Quando os mortos não descansam: ações para divulgar, conhecer e salvaguardar a arte funerária das cidades de Porto Alegre e Pelotas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quando os mortos não descansam: ações para divulgar, conhecer e salvaguardar a arte funerária das cidades de Porto Alegre e Pelotas."

Transcrição

1 Luiza Fabiana Neitzke Professora do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza visitas guiadas aos Cemitérios de Porto Alegre pelo Programa Viva o Centro a Pé da Prefeitura Municipal. Membro Fundador e Conselheira Fiscal da ABEC Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Participa da AGS Association for Gravestone Studies. Associada na Defender Defesa Civil do Patrimônio Histórico. Curadora da Exposição Arte Imortalizada no Silêncio e organizadora do 1º Fórum de Arte Funerária de Porto Alegre. Quando os mortos não descansam: ações para divulgar, conhecer e salvaguardar a arte funerária das cidades de Porto Alegre e Pelotas. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho 1 1 Professora do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza visitas guiadas aos Cemitérios de Porto Alegre pelo Programa Viva o Centro a Pé da Prefeitura Municipal. Membro Fundador e Conselheira Fiscal da ABEC Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Participa da AGS Association for Gravestone Studies. Associada na Defender Defesa Civil do Patrimônio Histórico.

2 O artigo trata de um conjunto de ações promovidas no Estado do Rio Grande do Sul Brazil, para divulgar, conhecer e proteger os acervos de arte funerária do Cemitério São José I de Porto Alegre (1888) e do Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas (1855). Estas necrópoles sofrem com a descaracterização decorrente da intempérie, vandalismo e destruição promovida por uma empresa construtora de cemitérios modernos. A construção do Crematório Metropolitano de Porto Alegre transformou o Cemitério São José II, datado de 1913 e antes repleto de obras de arte, em um estacionamento privado. A problemática do Cemitério São José II, ao servir como um alerta para a preservação da arte funerária do Rio Grande do Sul mobilizou um conjunto de ações praticadas atualmente para salvaguardar o acervo do Cemitério São José I. Estas práticas, que constituem visitas guiadas, exposições de arte, reportagens em jornais locais, a distribuição de relatórios e documentos para os órgãos públicos e um fórum de discussão sobre arte funerária, são resultado da atuação conjunta da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais - ABEC e da Red Iberoamericana de Valoración y Gestión de Cementerios Patrimoniales, bem como dos projetos de pesquisa desenvolvidos junto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo é que estes elementos pedagógicos aproximem os habitantes do seu patrimônio funerário, para evitar que este lhes siga invisível, e estender a mobilização desenvolvida na cidade de Porto Alegre para cidade de Pelotas, que possui um cemitério histórico em processo de total deterioração e também ameaçado pela mesma construtora que desertificou o Cemitério São José II. Palavras-chaves: Cemitério São José de Porto Alegre, Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, Arte Funerária, Preservação de acervos funerários, Ações educativas em cemitérios. Os Cemitérios como museus e a paisagem funerária da cidade Curadora da Exposição Arte Imortalizada no Silêncio e organizadora do 1º Fórum de Arte Funerária de Porto Alegre.

3 Ao abordar o tema cemitérios, a afirmação mais comum, encontrada em textos teóricos, reportagens, documentários, divulgação, e mesmo em um consenso popular diz: os cemitérios são museus a céu aberto. A partir desta sentença, podemos pensar que os cemitérios não são apenas uma construção arquitetônica ou um prédio único em seu valor histórico, social e artístico, mas um conjunto de bens, reunido em um determinado espaço, que funciona como uma reserva técnica, dentro deste museu. Esta reserva técnica é composta por túmulos, que deveriam ser devidamente inventariados e avaliados em seu valor patrimonial bem como devidamente conservados ou ao menos, protegidos das ações mecânicas promovidas pela mão humana, tal como os furtos, depredações ou demolições empregadas para novos usos destes espaços. Atualmente, no Estado do Rio Grande do Sul Brasil e também em outras regiões do País enfrenta-se uma problemática constante de manutenção dos acervos funerários, que ameaça a sua preservação, para que estes permaneçam até as futuras gerações. Esta problemática é complexa, mas dentre seus principais fatores poderíamos citar a ausência de políticas públicas efetivas de preservação da arte funerária, que deveriam prever o conhecimento dos bens cemiteriais pelas administrações municipais sejam eles públicos ou privados uma vez que são os túmulos os documentos pétreos que monumentalizam a memória da cidade ao registrarem a efetiva presença daqueles que construíram e desenvolveram o espaço urbano, social, histórico, político, religioso e militar da comunidade:

4 Preservando-se os cemitérios, guarda-se a identidade cultural de um povo, seus meios de existência e todas suas criações e manifestações criando um conceito mais profundo, o da cidadania, que se explica no sentimento de pertencer a um grupo, comunidade, povo ou nação. (Araújo, 2008:49). Se nutrir-se da memória é nutrir-se da fonte da imortalidade, os monumentos funerários foram erguidos para evocar os mortos do esquecimento, trazê-los à tona, impedir com que fossem simplesmente ignorados. A pedra e o mármore serviam na maioria das vezes de suporte a uma sobrecarga de memória. (Le Goff, 1990: 378 e 373). A educação patrimonial no Brasil, ainda não prevê ações sistemáticas de conhecimento, divulgação e preservação dos bens funerários, o que acarreta uma perda substancial destes acervos. Os trabalhos são ainda muito recentes e por desconhecimento do que se têm, os cemitérios têm sofrido todo o tipo de abuso e dilapidação: deslocamento indevido de túmulos, retirada completa de jazigos, demolições, subtração de peças por furto ou por ação temporal (bem como para venda para antiquários por interesse dos proprietários), pichações, quebra das peças. Os problemas de conservação prevêem também a corrupção estrutural dos jazigos proveniente da ação de chuvas, ventos, sol, poluição, vegetação e raízes que crescem descontroladas. Algumas práticas religiosas indevidas, como grande quantidade de velas acesas ou ainda a profanação tumular podem comprometer a permanência dos bens funerários.

5 Ao explanar sobre a situação atual da conservação e as ações e documentos que podem amparar a preservação de cemitérios no Brasil e no mundo, a historiadora Elisiana Trilha Castro nos elucida: Esses documentos destacam o valor dos cemitérios e de seus elementos materiais enfatizando também os seus elementos imateriais, como importantes para o conhecimento da trajetória humana. Assim como outros bens, já comumente preservados, ao tema cemiterial faltaria, na perspectiva destes documentos, pesquisa, divulgação e ações educativas para a valoração destes bens que causam estranheza quando são apontados como patrimônios de uma cidade ou grupo social. A pesquisa sobre o tema da patrimonialização aponta que apesar da resistência maior acerca da presença destes bens, algumas iniciativas neste setor (...) caminham para mudanças nesta conceituação. (Castro, 2010:05). Os problemas enfrentados pelos cemitérios e seus acervos perpassam questões burocráticas e administrativas. E o túmulo enquanto um bem privado tem sua responsabilidade atribuída totalmente aos familiares, que tal como as administradoras dos cemitérios nem sempre possuem interesse em manter as obras nas necrópoles. O conjunto destes fatores, aliado ao custo de manutenção e anuidade tumular, à mudança de costumes, de postura religiosa, cultural e filosófica de uma sociedade pósmoderna que vivencia o câmbio constante de seus valores e ainda o momento de uma troca do sentido do que é a retenção da memória antes perene e terrena, hoje virtual e

6 impalpável - propiciou para o crescimento da cidade e modernização ambicionada pela especulação imobiliária outras idéias de uso para os terrenos dos cemitérios. Estes terrenos se tornaram áreas supervalorizadas. Como não existe um controle do que o cemitério guarda, o arrendamento e a venda dos terrenos para novos usos tornouse um valioso interesse por parte das administradoras e construtoras de cemitérios parque, cemitérios verticais e de crematórios. A área do cemitério, compreendida como uma zona de interesse cultural, hoje é uma área de risco, ameaçada pela ação desertificadora, padronizante e descaracterizadora do acervo e do entorno, por meio da derrubada dos jazigos sem nenhum critério, empreendida pelas construtoras. Propostas para proteção dos acervos dos cemitérios Ao perceber estas condições para a arte funerária do Rio Grande do Sul e analisar acervos ameaçados, propomos aqui a apresentação de ações educativas a partir do projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) intitulado A descaracterização da arte funerária e o apagamento da memória: Cemitérios de Porto Alegre e Pelotas (de 1880 aos nossos dias). O projeto iniciado em 2010 tem sua conclusão prevista para o segundo semestre de 2014, onde deverá oferecer um amplo relatório sobre a situação das necrópoles, bem como ter apontado e efetivado soluções para contenção dos problemas. As ações educativas provenientes deste projeto, até aqui já promoveram a parceria entre a UFRGS, a Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC), a Red

7 Iberoamericana de Valoración y Gestión de Cementerios Patrimoniales (RED), e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde trabalharemos a pesquisa de extensão com alunos e professores desta mesma universidade. Os trabalhos são desenvolvidos em três necrópoles diferentes: no Cemitério São José I (1888) e no o Cemitério São José II (1923) na capital Porto Alegre, e no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Pelotas. Estes cemitérios vivenciam diversos problemas na sua preservação e conservação e o presente estudo propõem práticas para mudar o modo de pensar em torno dos cemitérios. O objetivo é promover a educação patrimonial para a população, os órgãos públicos e os envolvidos com a manutenção dos cemitérios. O desconhecimento do valor dos acervos funerários deixou lacunas irreparáveis na história da arte funerária gaúcha. A subtração de túmulos inteiros, gradualmente, ocasionou a transformação do Cemitério São José II em um estacionamento privado. Obras da Marmoraria Casa Aloys ( ) - a mais atuante marmoraria no Estado do Rio Grande do Sul - premiadas com medalha de ouro em concursos de arte, desapareceram. A capela do cemitério de Pelotas desaba e as peças em bronze foram saqueadas. Estes casos são o resultado do desconhecimento das práticas de preservação e valor dos bens funerários. Os problemas devem ser contidos ao passo em que a divulgação dos acervos é realizada e a população toma conhecimento dos fatos relativos aos cemitérios de sua cidade. Esta divulgação objetiva também a tomada de posição dos órgãos públicos responsáveis pela preservação e manutenção dos acervos, diante das catástrofes patrimoniais ocorridas.

8 Processo de transformação Por volta do ano de 2003, Porto Alegre visualizou a perda gradual de um importante conjunto histórico: o Cemitério São José II, cujas atividades iniciaram em Os Cemitérios São José I e São José II pertencem a Comunidade de Alemães Católicos São José (1871) e foram arrendados pela empresa Cortel S/A 2. A Cortel empreendeu a construção do Crematório Metropolitano no terreno do cemitério São José II e transformou a área histórica e artística deste cemitério, repleta de túmulos ricamente adornados em um estacionamento da rede Safe Park. Trata-se de um deserto onde os carros circulam sobre a área onde estavam os antigos túmulos. A memória do cemitério foi apagada do imaginário da população, que desconhece completamente que ali havia um cemitério repleto de arte, história e cultura. 2 Empresa fundada em 1963, atuante no ramo da construção e urbanização, dedicou-se a trabalhar com cemitérios a partir de Sua proposta prima por cemitérios verticais e cemitérios parques. Pioneira nestas tipologias arquitetônicas cemiteriais, tão difundidas no período contemporâneo, opta pela total ausência de signos funerários ou escatológicos, e do túmulo tradicional de chão, do tipo monumento ou carneira. É difusora do modelo de cemitério asséptico pós-moderno.

9 Figura 1: Cemitério São José II (1913). Imagem mostra acervo já em processo de descaracterização (construção de cemitério vertical ao fundo), porém ainda com uma parcela considerável de jazigos em granito com esculturas em mármore e bronze. Fotografia: Maria Elizia Borges (ABEC Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais)

10 Figura 2: Cemitério São José II (1913). Desertificação: Cemitério foi transformado em estacionamento. Ao fundo, carros estacionados em uma tarde de domingo ao lado da Capela Histórica, bem inventariado do município. Fotografia: Luiza FN Carvalho em Personalidades importantes da história de Porto Alegre tiveram seus jazigos removidos: o atuante líder teuto e grande Mestre da Casa Aloys, Jacob Aloys Friederichs, o Prefeito Alberto Bins, o doador da área do Cemitério, Hugo Metzler e o Padre Aloys Kades. Estes Senhores, por importante atuação na história da Comunidade São José tiveram sua presença evocada em um Memorial, que conserva uma peça de cada um dos antigos monumentos tumulares demolidos.

11 Figura 3: Cemitério São José II exemplo de túmulo demolido. Mausoléu-capela com gaúcho caracterizado como alegoria da Fé. Túmulo de Jacob Aloys Friederichs. Fotografia: Maria Elizia Borges (ABEC Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais)

12 Figura 4: Cemitério São José II exemplo de peça tumular mantida no Memorial do cemitério. Medalhão de Jacob Aloys Friederichs que se encontrava em seu mausoléu. A única peça que restou do conjunto tumular e agora permanece exposta à ação direta do tempo, fora do túmulo. O medalhão faz parte da proposta do Memorial do Cemitério São José. Este espaço não respeitou quaisquer critérios de ambiência ou caracterização original das peças e seu deslocamento dos túmulos. Fotografia: Luiza FN Carvalho em

13 Figura 5: Cemitério São José II exemplo de túmulo reconstruído no Memorial do Cemitério. O túmulo do Padre Aloys Kades, importante líder religioso para a Comunidade São José foi reconstruído no espaço do Memorial. Foram mantidas as placas em bronze do túmulo original, mas a estrutura em granito bruto foi totalmente perdida. Fotografia: Luiza FN Carvalho em A empresa Cortel trabalha hoje na derrubada e apagamento do Cemitério São José I, o setor mais antigo. Os cemitérios da Comunidade São José estão divididos em dois terrenos localizados na Avenida Oscar Pereira. A derrubada dos seus acervos se dá gradualmente: os túmulos, na medida em que são negociados com os familiares são retirados e para o terreno é dado um novo uso quando este atinge a área necessária de desertificação: construção do crematório,

14 construção de urnas funerárias verticais padronizadas e do estacionamento. No Cemitério São José I está sepultado o pintor e litógrafo Pedro Weingärtner ( ), um dos artistas mais importantes para história da arte do Rio Grande do Sul. Weingärtner deixou uma ampla obra pictórica, cujas temáticas são as cenas regionais do Rio Grande do Sul e de Roma e também a mitologia. Suas pinturas e litografias nos permitem visualizar o cotidiano do cidadão gaúcho, na figura dos imigrantes e colonizadores do século XIX e início do século XX. Seu túmulo está ameaçado pela subtração gradual e crescente dos monumentos do Cemitério São José I, assim como o jazigo de Miguel Friederichs, fundador da Casa Aloys em 1884.

15 Figura 6: Cemitério São José II Imagem do Google Maps desertificação. No terreno antes ocupado pela arte funerária, hoje um estacionamento deserto, um cemitério vertical e na ponta inferior, o Crematório Metropolitano. Verificamos ainda alguns túmulos remanescentes. Imagem obtida em 02 de agosto de Figura 7: Cemitério São José I lápide funerária da Família Weigärtner. O belo relevo em mármore do anjo Grecoromano está ameaçado pela desertificação do Cemitério São José I. Fotografia: Luiza FN Carvalho em

16 Figura 8: Cemitério São José I acervo datado do fim do século XIX e início do século XX ameaçado. Conjunto de túmulos remanescentes do São José I. São várias obras importantes para o conhecimento da produção da Marmoraria Casa Aloys. Fotografia: Luiza FN Carvalho em

17 Figura 9: Cemitério São José I desertificação. A parte frontal do terreno já se encontra totalmente descaracterizada pela derrubada dos antigos túmulos. Fotografia: Luiza FN Carvalho em No Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, que pertence ao hospital, os problemas são de preservação e conservação do conjunto funerário, atacado por diversos saques de bronze que ocasionaram a total descaracterização do acervo de peças menores, como medalhões, caracteres de identificação, crucifixos, molduras fotográficas, alças e mesmo obras maiores como portas e esculturas. A capela do cemitério já perdeu todo o teto e a porta está arrombada por um buraco. Dentro, apenas os restos do telhado desabado sobre o túmulo da doadora da Capela do Bonfim: a Senhora Zeferina Gonçalves da Cunha. O cemitério de Pelotas é amplo e conta com áreas culturais e sociais diferentes em seu

18 território: católicos, alemães, israelitas. Na parte frontal do terreno do cemitério da Santa Casa está localizado o Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, construído e administrado pela Cortel S/A. Estaria a Cortel interessada no terreno do antigo cemitério de Pelotas? Figura 10: Cemitério Santa Casa de Misericórdia de Pelotas interior da Capela do Nosso Senhor do Bonfim. O teto da capela desabou e a falta de manutenção ocasionou a ruína da capela datada de Fotografia: Luiza FN Carvalho em 17 de setembro de 2010.

19 Figura 11: Cemitério Santa Casa de Misericórdia de Pelotas lápide da Senhora Zeferina Gonçalves da Cunha. A sepultura da doadora da capela se encontra sob os escombros e vegetação. Fotografia: Luiza FN Carvalho em 17 de setembro de As ações na prática A partir das situações aqui exemplificadas, descreveremos a primeira etapa de ações educativas e de denúncia desenvolvidas no projeto de pesquisa pelo PPGAVI/UFRGS, que data do 1º semestre de 2010 e seus resultados iniciais: 1. Conhecimento do objeto de pesquisa Cemitérios São José: obtenção de dados por meio de documentos históricos; Fotografias do Cemitério São José II antes de ser

20 transformado em um estacionamento onde pudemos conhecer algumas das obras de arte funerária que não existem mais neste cemitério; Inventário fotográfico do que ainda resta de arte funerária nos Cemitérios São José. 2. Análise dos dados: os materiais coletados foram analisados e utilizados para produção de relatórios de pesquisa, artigos e uma carta de alerta sobre a problemática. Até o momento foram produzidos os textos: 1. A Arte Funerária nos Cemitérios São José I e II em Porto Alegre: patrimônio em risco; 2. Exemplos da descaracterização da arte funerária nos Cemitérios São José de Porto Alegre; 3. Memória lapidar ameaçada: obras da Casa Aloys nos Cemitérios São José I e II de Porto Alegre; 4. Entre a lembrança e o esquecimento: implicações do descaso patrimonial para arte funerária do Rio Grande do Sul; 5. Quando os mortos não descansam: ações para divulgar, conhecer e salvaguardar a arte funerária de Porto Alegre e Pelotas. 6. Carta da problemática do Cemitério São José de Porto Alegre Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais e Red Iberoamericana de Valoración y Gestión de Cementerios Patrimoniales. 3. Distribuição do material: os relatórios, artigos e a carta constituem um material educativo, distribuídos aos órgãos públicos responsáveis pela gestão do patrimônio cultural no Rio Grande do Sul. A Carta da Problemática foi entregue ao gabinete da Governadora, Sra.Yeda Crusius e aos demais representantes do poder público. Os artigos são publicados em eventos acadêmicos para que a discussão seja propiciada neste meio.

21 Os primeiros resultados desta ação educativa constituem: 1. Arte Imortalizada no Silêncio: exposição de 23 aquarelas de Arte Funerária da artista Laky Gatti, que divulgou a arte funerária dos cemitérios de Porto Alegre para a comunidade (agosto de 2010). As aquarelas foram acompanhadas de textos que privilegiaram aspectos artísticos, históricos e semiológicos das respectivas obras; 2. Fórum de Arte Funerária e Patrimônio de Porto Alegre - Monumentos para as futuras gerações: conhecer, inventariar e preservar: o Fórum constituiu o primeiro evento sobre este enfoque no Rio Grande do Sul. A partir do evento, a comunidade e representantes do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do IPHAE Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual puderam tomar conhecimento da situação dos acervos funerários de Porto Alegre (17 de agosto de 2010). 3. Inquérito instaurado pelo Ministério Público: para averiguar a situação dos Cemitérios São José. Ação da Promotoria do Meio Ambiente (julho agosto de Processo 69/2010). O inquérito foi promovido após a entrega dos relatórios elaborados durante este projeto de pesquisa. 4. Ampla divulgação das ações na Web: por meio de sites e blogs, que vincularam as notícias de divulgação do Fórum de Arte Funerária e citaram o caso do Cemitério São José, em nível nacional e mesmo mundial blog da Red Iberoamericana de Cementerios Patrimoniales. Reportagens em jornais impressos locais também citaram o caso ou mesmo a

22 importância da preservação dos acervos cemiteriais (Diário da Manhã, 13/08/2010 e Diário Popular, 16/08/2010). 5. Por resultado da distribuição da Carta da Problemática do Cemitério São José, elaborada no IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, o Secretário Estadual da Cultura, Sr. Cézar Prestes designou o IPHAE Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual para cuidar do caso. No dia 25 de agosto de 2010, a diretora do IPHAE, Sra. Maria Beatriz Kother e o arquiteto do IPHAE, Sr. Angelo Braghirolli, acompanhados de alunos do Curso de Arquitetura da PUC-RS visitaram os cemitérios São José para conhecer a situação das necrópoles. As visitas guiadas aos cemitérios de Porto Alegre Nas necrópoles de Porto Alegre, uma das ações mais efetivas até o momento são as visitas guiadas aos cemitérios da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Cemitério Evangélico, que diferente dos casos em risco apresentados aqui, procuram zelar e divulgar seu patrimônio. As visitas fazem parte do programa e caminhadas por pontos históricos da cidade - Viva o Centro a Pé - da Prefeitura Municipal e contam com três edições realizadas até o momento, sempre nos sábados pela manhã. As caminhadas foram realizadas em novembro de 2008, junho de 2009 e abril de Contaram com centenas de participantes, que interessados nos acervos, descobrem as obras de arte guardadas nos cemitérios. Estes passeios têm suscitado o interesse da população pela arte funerária, que tem se mostrado

23 crescente. Por conta da visita, muitos participantes desenvolveram o costume de frequentar os cemitérios e passaram a desenvolver atividades artísticas em torno da arte funerária, tais como a fotografia ou mesmo a exposição de aquarelas Arte Imortalizada no Silêncio, da referida aquarelista Elisabeth Laky Gatti. A grande procura por estes passeios fez com que se tornasse parte integrante do roteiro da Prefeitura e o programa inclui em seu roteiro informações importantes sobre os principais artistas e marmorarias atuantes, bem como a análise da iconografia e iconologia dos túmulos mais importantes ou curiosos dos cemitérios. Jazigos de personalidades importantes para a cultura gaúcha são apresentados ao público. Continuidade das ações Os próximos passos nas ações educativas prevêem: 1. A continuidade da distribuição dos documentos produzidos na pesquisa os artigos, relatórios e a Carta da Problemática do Cemitério São José para a administração municipal de Porto Alegre. 2. Junto dos cursos de Conservação e Restauro, Museologia e Antropologia da UFPEL, está em andamento a elaboração de projetos de extensão e pesquisa no Cemitério de Pelotas, para revitalizar a área e resguardar o que resta do acervo.

24 3. Pelo Curso de Conservação e Restauro da UFPEL, será elaborada uma exibição de slides do acervo do Cemitério São José com imagens das esculturas e túmulos que existiam no local e das sepulturas que ainda resistem no seu setor antigo. Estes slides serão enviados para vários mailings para fins de conhecimento da sua situação. 4. Está prevista uma nova edição da visita guiada aos cemitérios de Porto Alegre para o dia 30 de outubro de 2010, desta vez em outras duas necróples igualmente importantes culturalmente: o Cemitério São Miguel e Almas que possui obras dos artistas Alfred Adloff e André Arjonas e das marmorarias Casa Aloys e Lonardi ( ) e o Cemitério Evangélico II, importante para se conhecer a tipologia moderna dos jazigos monumentais de chão. 5. Apresentação de artigos sobre educação patrimonial e arte funerária em eventos acadêmicos neste segundo semestre de 2010 na Universidade Federal de Pelotas até o momento, duas comunicações deverão ser apresentadas nos próximos meses: Os Sinos de São José 3 dobram pelo seu cemitério: resultados da primeira etapa de pesquisa sobre os Cemitérios da Comunidade de Alemães Católicos São José de Porto Alegre no XII Encontro de Pós-Graduação (ENPÓS) em novembro e a comunicação Lapsos de memória: amostragem dos principais 3 Os Sinos de São José Sankt Josefsglocken: revista mensal da Comunidade de São José publicada desde A idéia é fazer uma referência à este boletim informativo, uma vez que as ações desenvolvidas para salvaguardar o que ainda resta do patrimônio destes cemitérios são amplamente divulgadas na Web e por s enviados à lista de discussão sobre o tema cemitérios no Yahoo Grupos (cemitérios@yahoo.com.br). Os s são intitulados como Os Sinos de São José, referência direta a este informativo.

25 problemas para preservação de acervos em cemitérios do Rio Grande do Sul no Seminário em Patrimônio Cultural (IAD/UFPEL) em outubro. 5. Aulas sobre os cemitérios são ministradas nos cursos do Instituto de Ciências Humanas da UFPEL, contribuindo para formação discente e para o aumento de pesquisas em arte funerária. Conclusão Procuramos exemplificar aqui, a situação de risco de cemitérios das cidades de Porto Alegre e Pelotas no Estado do Rio Grande do Sul e apresentar um resumo das ações desenvolvidas até o momento para divulgar o patrimônio em perda constante. A preocupação com a preservação da memória das necrópoles em processo de descaracterização tornou urgente a práticas educativas, para que de alguma forma possa se estancar os danos e a destruição dos acervos por parte da falta de consciência dos valores destes bens. Para realização da pesquisa histórica, a parte prática do projeto tornou-se a primeira medida a ser executada no cronograma do projeto de pesquisa desenvolvido junto à UFRGS. Ao visitar as necrópoles e presenciar sua descaracterização, um questionamento se colocou para pesquisa: como pesquisar um objeto que está desaparecendo? Na medida em que uma pesquisa na área de História, Teoria e

26 Crítica de Arte se ampara na obtenção de dados em arquivos históricos e principalmente na observação e diálogo com o próprio objeto, a situação se mostrou inviável sem uma tomada de providências: o projeto previsto para atuar durante quatro anos corre o risco de presenciar o total apagamento de mais um cemitério O São José I, caso não sejam tomadas atitudes efetivas por parte dos órgãos públicos para estancar a ação da construtora Cortel. Estes pensamentos movem o sentido das ações práticas. O objetivo da pesquisa não é somente fornecer um relatório do que havia nos cemitérios, dos percalços que os cemitérios enfrentam e do que aconteceu no decorrer do estudo, mas provocar a reflexão em torno dos objetos aqui analisados, suscitando seu resgate para comunidade e seu reconhecimento. As respostas até o presente momento, tem se mostrado positivas. É cada vez mais crescente o número de pessoas interessadas na situação destes cemitérios, para conhecêlos e também trabalhar na sua valorização. Na UFPEL organizamos um projeto de pesquisa entre os cursos do Instituto de Ciências Humanas e agora rumamos à elaboração de outros projetos para inventariar as principais obras de Pelotas e diagnosticar seu atual estado de conservação, para propor soluções para manutenção destes bens. A participação das universidades e das associações que pesquisam cemitérios mostra-se fundamental na consolidação destas propostas de intervenção. Referências bibliográficas:

27 ARAÚJO, Thiago Nicolau. Túmulos celebrativos de Porto Alegre. Múltiplos olhares sobre o espaço cemiterial ( ). Porto Alegre: Edipuc, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS. RED IBEROAMERICANA DE VALORACIÓN Y GESTIÓN DE CEMENTERIOS PATRIMONIALES. Carta da problemática do Cemitério São José. Elaborada no IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS. Piracicaba, Distribuído aos órgãos do poder público. Piracicaba: mimeo, 4pgs, ATARÃO, Jonas Jornada. Blog Casa Aloys. Disponível em: [Acesso em 29 de agosto de 2010]. BORGES, Maria Elizia. Arte funerária no Brasil ( ): ofício de marmoristas italianos em Ribeirão Preto. Belo Horizonte: C/Arte, BERNAL BOTERO, Diego Andrés. Blog da Red Iberoamericana de Cementerios Patrimoniales. Disponível em: [Acesso em 29 de agosto de 2010]. CARVALHO, Luiza Fabiana Neitzke de. Entre a lembrança e o esquecimento: implicações do descaso patrimonial para a arte funerária do Rio Grande do Sul. In: XIX ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS. Cachoeira/BA, Anais do XIX Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. Disponível em: Pgs Memória lapidar ameaçada: obras da Casa Aloys nos Cemitérios São José I e II de Porto Alegre. In: XI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS. Novo Hamburgo/RS, pgs.. Os Sinos de São José dobram pelo seu cemitério: resultados da primeira etapa de pesquisa sobre os Cemitérios da Comunidade de Alemães

28 Católicos São José de Porto Alegre. In: XII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENPÓS/UFPEL. Pelotas/RS, pgs.. Lapsos de memória: amostragem dos principais problemas para preservação de acervos em cemitérios do Rio Grande do Sul. In: SEMINÁRIO EM PATRIMÔNIO CULTURAL - IAD/UFPEL. Pelotas/RS, A Arte Funerária nos Cemitérios São José I e II em Porto Alegre: patrimônio em risco. Relatório distribuído aos órgãos do poder público. Porto Alegre: mimeo, 12 pgs, Exemplos da descaracterização da arte funerária nos Cemitérios São José de Porto Alegre. Relatório distribuído aos órgãos do poder público. Porto Alegre: mimeo, 12 pgs, A descaracterização da Arte Funerária e o apagamento da memória: Cemitérios de Porto Alegre e Pelotas (de 1880 aos nossos dias). Projeto de pesquisa junto ao Curso de Doutorado em História, Teoria e Crítica de Arte, sob orientação do Prof. Dr. Francisco Marshall. Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/UFRGS..A antiguidade clássica na representacão do feminino: pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre ( ). Dissertação (Mestrado em História, Teoria e Crítica de Arte) Porto Alegre: PPGAV/UFRGS, O Cemitério da Santa Casa: contribuições para história da arte funerária em Pelotas. Monografia (Especialização em Patrimônio Cultural) Pelotas: IAD/UFPel, CASTRO, Elisiana Trilha. Cemitérios em destaque: iniciativas nacionais e internacionais pela preservação do patrimônio funerário. In: IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS. Piracicaba, pgs.

29 . Hier Ruht in Gott: inventrio de cemitérios de imigrantes alemães da região da grande Florianópolis. Blumenau: Nova Letra, LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Unicamp, SANTOS, Augusto. Arte funerária em Fórum na Capital. In: Diário da Manhã. Ano 32 Nº51. Pelotas: 13 de agosto de 2010, p.12. SANTO, Amanda. A arte sobre a morte. In: Diário Popular. Ano 120 Nº340. Pelotas: 16 de agosto de 2010, p.1 capa do caderno Zoom. VÁRIOS. Centenário da Comunidade São José de Pôrto Alegre RS Porto Alegre: sem editora indicada, 1971.

Proteção da arte funerária Inventário dos Cemitérios São José I e II Porto Alegre/RS

Proteção da arte funerária Inventário dos Cemitérios São José I e II Porto Alegre/RS MINISTÉRIO PÚBLICO RS PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE IC 69/2010 Proteção da arte funerária Inventário dos Cemitérios São José I e II Porto Alegre/RS Profa. Doutoranda Luiza Fabiana Neitzke

Leia mais

ISSN 2236-0719. Organização Ana Maria Tavares Cavalcanti Maria de Fátima Morethy Couto Marize Malta

ISSN 2236-0719. Organização Ana Maria Tavares Cavalcanti Maria de Fátima Morethy Couto Marize Malta ISSN 2236-0719 Organização Ana Maria Tavares Cavalcanti Maria de Fátima Morethy Couto Marize Malta Universidade Estadual de Campinas Outubro 2011 Apresentação de Mesa-Redonda - 5 Carlos Gonçalves Terra

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM 1.1. TÍTULO DO PROJETO: Programa História e Memória Regional 1.2. CURSO: Interdisciplinar 1.3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) /PROPONENTE 1.3.1.

Leia mais

GASTRONOMIA E PATRIMÔNIO CULTURAL LONDRINENSE

GASTRONOMIA E PATRIMÔNIO CULTURAL LONDRINENSE GASTRONOMIA E PATRIMÔNIO CULTURAL LONDRINENSE Evelyn Nunomura* Isadora Fernanda Rossi* Gilberto Hildebrando* Sonia Maria de Oliveira Dantas* Leandro Henrique Magalhães** Mirian Cristina Maretti** *Acadêmicos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: e os museus com isso? Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG)

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: e os museus com isso? Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: e os museus com isso? Marisa Damas Vieira Comunicadora/ Produtora Cultural Rosani Moreira Leitão Antropóloga/ Coordenadora de Antropologia Museu Antropológico da Universidade

Leia mais

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL META Indicar as leis preservacionistas que recomendam a proteção do patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: detectar as principais referências internacionais

Leia mais

Caminhos para Análises de Políticas de Saúde

Caminhos para Análises de Políticas de Saúde Caminhos para Análises de Políticas de Saúde Tatiana Wargas de Faria Baptista Ruben Araujo de Mattos Este texto integra o material Caminhos para análise de políticas de saúde, produzido com apoio da Faperj,

Leia mais

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal 1. Introdução O patrimônio cultural de cada comunidade pode ser considerado a sua cédula de identidade. Por isso, cada vez mais os municípios necessitam

Leia mais

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE A INSTITUIÇÃO A Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre, instalada em Curitiba, Paraná, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, recentemente

Leia mais

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias C/H Memória Social 45 Cultura 45 Seminários de Pesquisa 45 Oficinas de Produção e Gestão Cultural 45 Orientação

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014 Outubro/2014 Período 1 a 31 de outubro de 2014 Museu da Energia de São Paulo promove curso gratuito sobre Educação Patrimonial Essencial para o desenvolvimento cultural, tema será apresentado em um evento

Leia mais

A Oficina O lixo conta nossa História e suas raízes. O lixo conta nossa História

A Oficina O lixo conta nossa História e suas raízes. O lixo conta nossa História A Oficina O lixo conta nossa História e suas raízes. O Centro Histórico-Cultural Santa Casa oferece a oficina O lixo conta nossa História, atividade cultural sócio-educativa concebida por Amanda Mensch

Leia mais

HISTÓRIAS EM REDE. Programa de valorização da relação do indivíduo com a empresa, sua identidade, seus vínculos e o sentimento de pertencimento.

HISTÓRIAS EM REDE. Programa de valorização da relação do indivíduo com a empresa, sua identidade, seus vínculos e o sentimento de pertencimento. HISTÓRIAS EM REDE Programa de valorização da relação do indivíduo com a empresa, sua identidade, seus vínculos e o sentimento de pertencimento. O Programa O programa HISTÓRIAS EM REDE é um novo olhar sobre

Leia mais

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PATRULHENSE PROJETO DE

Leia mais

TEMPO AO TEMPO, NO MUSEU HERING "TIME TO TIME" IN HERING'S MUSEUM. Em Blumenau, a história e as tradições são preservadas de muitas formas e

TEMPO AO TEMPO, NO MUSEU HERING TIME TO TIME IN HERING'S MUSEUM. Em Blumenau, a história e as tradições são preservadas de muitas formas e TEMPO AO TEMPO, NO MUSEU HERING "TIME TO TIME" IN HERING'S MUSEUM Marli Rudnik Em Blumenau, a história e as tradições são preservadas de muitas formas e uma delas é através do acervo e das exposições dos

Leia mais

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Carmen Maria Nunes da Rosa 1. Universidade Federal de Pelotas Resumo: O presente trabalho trata das atividades, desenvolvidas pelo projeto Elaboração

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

CIRCULAR Nº 2 / 2013 PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS MÓVEIS EM TERRITÓRIO NACIONAL

CIRCULAR Nº 2 / 2013 PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS MÓVEIS EM TERRITÓRIO NACIONAL CIRCULAR Nº 2 / 2013 PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS MÓVEIS EM TERRITÓRIO NACIONAL 1. Legislação aplicável 1.1. Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, que estabelece as bases da política e do

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

REGULAMENTO DE VIAGEM DE ESTUDOS

REGULAMENTO DE VIAGEM DE ESTUDOS REGULAMENTO DE VIAGEM DE ESTUDOS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Florianópolis (SC), 2013 1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA INSTITUIÇÃO Mantenedora: Sistema Barddal de Ensino Grupo UNIESP Mantida: Faculdades

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Secretaria de Estado da Cultura

Secretaria de Estado da Cultura Secretaria de Estado da Cultura UPPM Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico GTC SISEM-SP Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo MUSEUS E PATRIMÔNIO Os museus

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM SALA DE AULA BRUNA EVELIN LOPES SANTOS CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA

Leia mais

CEDOPE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DE HIS- TÓRIA DOS DOMÍNIOS PORTUGUESES

CEDOPE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DE HIS- TÓRIA DOS DOMÍNIOS PORTUGUESES CEDOPE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DE HIS- TÓRIA DOS DOMÍNIOS PORTUGUESES SÉCULOS XV A XIX O CEDOPE tem como objetivo central constituir-se em centro de pesquisas relativas à história do universo

Leia mais

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA Pedro Henrique Santos da Silva - Bianca dos Santos Cristovão - Luciana Maria da Silva* - RESUMO O Programa Institucional

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 14/09/2012-16:47:15 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR

Leia mais

1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais

1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais 1. II Conferência Nacional de Cultura II CNC e Pré-conferências setoriais Nos dias 11 a 14 de março, o Ministério da Cultura e seus órgãos vinculados realizarão II Conferência Nacional de Cultura (II CNC).

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal Nuno Gomes Cefamol Associação Nacional da Indústria de Moldes MEMMOLDE NORTE As rápidas

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

Processo de Tombamento do Teatro São Vicente de Assis e a sociedade. local 1

Processo de Tombamento do Teatro São Vicente de Assis e a sociedade. local 1 Processo de Tombamento do Teatro São Vicente de Assis e a sociedade local 1 Rodrigo Modesto Nascimento Mestre Unesp de Assis O tombamento do Teatro São Vicente 2 de Assis foi solicitado pela Prefeitura

Leia mais

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E A FIDELIZAÇÃO DE SEUS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS Vitor Roberto Krüger Gestão da Comunicação Empresarial e Relações

Leia mais

Curso de Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Curso de Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA Curso de Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

PLANO DIRETOR MUNICIPAL PLANO DIRETOR MUNICIPAL Todos os municípios têm por atribuição constitucional a responsabilidade de exercer o controle sobre o uso e ocupação do solo, e criar condições para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO AMBIENTAL

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO AMBIENTAL Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO AMBIENTAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração Empresarial Meio Ambiente. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo

Leia mais

II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas apara o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Rede IDEEA

II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas apara o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Rede IDEEA II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas apara o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Rede IDEEA Salvador, Bahia Brasil, 19 e 20 de novembro de 2009 Mobilização Mundial Conferências

Leia mais

Programa de Diálogo Intercultural para as Relações Étnico-Raciais da UNESCO no Brasil

Programa de Diálogo Intercultural para as Relações Étnico-Raciais da UNESCO no Brasil Programa de Diálogo Intercultural para as Relações Étnico-Raciais da UNESCO no Brasil Bases Fundamentais Convenção para a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais Consolida princípios

Leia mais

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas Ano I Número 6 setembro 2014 3 Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias página 4 6 Encontro Prêmio São Paulo

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL Alexandre Soares dos Santos 1. Jose Dorival Gleria 2. Michele Silva Sacardo 3. RESUMO Saber se as dissertações e teses,

Leia mais

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA Campanha Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas SEDE NACIONAL DA CAMPANHA REDE NACIONAL FEMINSTA DE SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS Avenida Salgado Filho, 28, cj 601. Porto

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

Projeto InformAÇÃO. Equipe: Anderson Martins Juvenildo Vaz Rayça Cavalcante Sólon Gomes

Projeto InformAÇÃO. Equipe: Anderson Martins Juvenildo Vaz Rayça Cavalcante Sólon Gomes Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará. Campus Canindé Projeto InformAÇÃO Equipe: Anderson Martins Juvenildo Vaz Rayça Cavalcante Sólon Gomes Sumário executivo: Os alunos do Curso

Leia mais

ARTE#OCUPASM/2013 Evento Internacional na cidade de Santa Maria - RS - Brasil

ARTE#OCUPASM/2013 Evento Internacional na cidade de Santa Maria - RS - Brasil ARTE#OCUPASM/2013 Evento Internacional na cidade de Santa Maria - RS - Brasil O arte#ocupasm/2013 aborda as formas de EXISTIR JUNTOS na contemporaneidade, habitando com diferentes ações artísticas o largo

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

Analise histórica comparativa do relato de uma professora alagoana sobre sua formação docente e o ensino de matemática no primário durante o século XX

Analise histórica comparativa do relato de uma professora alagoana sobre sua formação docente e o ensino de matemática no primário durante o século XX Analise histórica comparativa do relato de uma professora alagoana sobre sua formação docente e o ensino de matemática no primário durante o século XX Miriam Correia da Silva¹ Mercedes Carvalho² RESUMO

Leia mais

Arte e Cinema pelos posters. Convocatória

Arte e Cinema pelos posters. Convocatória Arte e Cinema pelos posters Convocatória Posters de filmes sempre foram uma referência sobre costumes, moda, design, tipologia. Narram, dessa forma, aspectos da cultura do período histórico em que foram

Leia mais

[X] Nacional [ ] Regional [ ] Estadual [ ] Municipal [ ] Outra/ Especificar

[X] Nacional [ ] Regional [ ] Estadual [ ] Municipal [ ] Outra/ Especificar ANEXO I - FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título do projeto: O Ensino de Ciência Política Pesquisador responsável: Audren Marlei Azolin Contatos: Telefones: 41 3022-2488 /

Leia mais

CARTILHA D. JOTINHA A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL

CARTILHA D. JOTINHA A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL CARTILHA D. JOTINHA A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL Universidade Federal de Goiá/Faculdade de Artes Visuais Rodrigo Cesário RANGEL Rodrigoc_rangel@hotmail.com

Leia mais

Acervos patrimoniais e a sustentabilidade cultural: Diretrizes e Práticas no Brasil Mação- Portugal

Acervos patrimoniais e a sustentabilidade cultural: Diretrizes e Práticas no Brasil Mação- Portugal JORNADAS DE ARQUEOLOGIA IBEROAMERICANA * II JORNADAS DE ARQUEOLOGIA TRANSATLÂNTICA - 2014 Acervos patrimoniais e a sustentabilidade cultural: Diretrizes e Práticas no Brasil Mação- Portugal Contexto Grupo

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

O Cemitério Municipal São Jose: espacialidade, religiosidade e seus vários enfoques culturais

O Cemitério Municipal São Jose: espacialidade, religiosidade e seus vários enfoques culturais O Cemitério Municipal São Jose: espacialidade, religiosidade e seus vários enfoques culturais Fernando Michelis - fermichelis_@hotmail.com Resumo O Cemitério Municipal São Jose localizado na cidade de

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO FOTOGRÁFICO AROUCA GEOPARK: PAISAGENS E CULTURA

REGULAMENTO DO CONCURSO FOTOGRÁFICO AROUCA GEOPARK: PAISAGENS E CULTURA Olhares Contemporâneos Associação de Fotografia REGULAMENTO DO CONCURSO FOTOGRÁFICO AROUCA GEOPARK: PAISAGENS E CULTURA CAPÍTULO I - APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS Art.º. 1º. O concurso fotográfico AROUCA GEOPARK:

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS URBANOS - NEURB CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E FINALIDADE

REGIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS URBANOS - NEURB CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E FINALIDADE Preâmbulo Os representantes do CONFAUeD, reunidos em assembléia, no dia 30 de junho de 2011, para instituição dos regimentos dos seus laboratórios e núcleos, após deliberação aprovou o REGIMENTO INTERNO

Leia mais

TOTVS S.A. CNPJ/MF 53.113.791/0001-22 NIRE 35.300.153.171 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 28 DE OUTUBRO DE 2014

TOTVS S.A. CNPJ/MF 53.113.791/0001-22 NIRE 35.300.153.171 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 28 DE OUTUBRO DE 2014 TOTVS S.A. CNPJ/MF 53.113.791/0001-22 NIRE 35.300.153.171 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 28 DE OUTUBRO DE 2014 1. - DATA, HORA E LOCAL DA REUNIÃO: Realizada no dia 28 de outubro

Leia mais

Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 02

Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 02 Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 02 Chamada artigos A série Caderno Temático de Educação Patrimonial é uma publicação da Casa do Patrimônio de João Pessoa, uma parceria entre a Superintendência

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas; 1 COOPERATIVISMO TAMBÉM SE APRENDE DA ESCOLA Luiza Maria da Silva Rodrigues 1 Edaiana Casagrande Santin 2 Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Leia mais

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA 1. APRESENTAÇÃO Com base nos valores da economia solidária e da cultura livre, o Estúdio Gunga empresa de comunicação focada na criação de sites, editoração gráfica,

Leia mais

Programa Museu na Escola PREMISSAS INTRODUÇÃO

Programa Museu na Escola PREMISSAS INTRODUÇÃO O Programa Museu na Escola é uma iniciativa do Museu da Família no sentido de promover processos museológicos em escolas e outras instituições de ensino visando à preservação da memória e a educação patrimonial.

Leia mais

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: economia solidária da teoria a prática a experiência UFRB/INCUBA e sociedade Danilo Souza de Oliveira i

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: economia solidária da teoria a prática a experiência UFRB/INCUBA e sociedade Danilo Souza de Oliveira i EMPREENDEDORISMO SOCIAL: economia solidária da teoria a prática a experiência UFRB/INCUBA e sociedade Danilo Souza de Oliveira i INTRODUÇÃO Entre as inúmeras formas de diálogo que a UFRB (Universidade

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Curta Saneamento Básico

Curta Saneamento Básico Curta Saneamento Básico Justificativa: As temáticas propostas pela Campanha da Fraternidade (CF) têm como objetivo conscientizar a sociedade em relação a problemas sociais que afetam a população brasileira,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PELA EDUCAÇÃO - MPEDUC ESCOLA COM PARTICIPAÇÃO APRESENTAÇÃO O Ministério Público pela Educação MPEDUC é um projeto que foi desenvolvido em parceria pelo Ministério Público Federal/Procuradoria

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Arqueologia em construção

Arqueologia em construção Carta produzida pelo Grupo de Trabalho Arqueologia de Contrato Coletivo de estudantes do PPGARQ- MAE-USP Arqueologia em construção A Semana de Arqueologia tem como objetivos o debate, a troca de informações

Leia mais

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale]

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] Os Seminários Internacionais Museu Vale FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] O propósito desta introdução, além de apresentar a oitava

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ivone Aparecida Borges (1) Coordenadora de projetos, professora de Biologia e Educadora Ambiental no Centro Operacional de

Leia mais

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso.

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso. RESUMO Email Marketing: Pós-Graduação em Arquitetura Contemporânea 1 Silvia Fernanda Santos de SENA 2 Thiago Jerohan Albuquerque da Cruz 3 Fernando Israel FONTANELLA 4 Universidade Católica de Pernambuco,

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Ações de Mídia Cidadã Audiovisuais no Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Ações de Mídia Cidadã Audiovisuais no Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) Ações de Mídia Cidadã Audiovisuais no Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) Rafael José BONA 1 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 2 Fabrícia Durieux ZUCCO 3 Universidade

Leia mais

Conversando sobre Museu. >> Saiba mais e faça sua inscrição

Conversando sobre Museu. >> Saiba mais e faça sua inscrição Conversando sobre Museu Edição Nº 4 Florianópolis, 02 de maio de 2012 O ciclo de discussão Conversando sobre Museu, uma iniciativa do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), da Fundação Catarinense de Cultura

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem O Projeto e-jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

Carta de Projetos SÃO PAULO 2016

Carta de Projetos SÃO PAULO 2016 Carta de Projetos SÃO PAULO 2016 1. Parcerias Institucionais Se sua empresa acredita que pode ser agente ativa de uma transformação social, envolvendo moradores de comunidades precárias em todo o Brasil,

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Social

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO 1. Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 5 O documento "Declaração sobre o ambiente humano" está disponível na Biblioteca Virtual da Acesse esse documento e, após realizar uma leitura atenta, identifique

Leia mais

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Políticas

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

Valéria Carrilho da Costa

Valéria Carrilho da Costa A FOLIA NA ESCOLA: ENTRE CORES E CANTOS Valéria Carrilho da Costa gmacala@netsite.com.br Prefeitura Municipal de Uberlândia E.M. Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa Relato de Experiência Resumo O projeto

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais