Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMA COMPUTACIONAL PARA CAPTURA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS Felipe Gomes Pegoraro [PIBIC/CNPQ], Fábio Kurt Schneider [orientador], Gabriel Kovalhuk[colaborador] Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial Campus Curitiba Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Avenida Sete de Setembro, Curitiba/PR, Brasil - CEP felipe.pegor@gmail.com, fabio.ks@utfpr.edu.br, kovalhuk@utfpr.edu.br Resumo - Este artigo apresenta uma especificação de um sistema computacional de baixo custo para a realização de captura e processamento de imagens. São especificadas a plataforma computacional envolvendo hardware e software e o dispositivo sensor utilizado. Por fim, é mostrado um possível caso de uso do sistema, que consiste na contagem de células em um fluido com uso de visão computacional. Palavras-chave: Sistema Computacional; Sensor de Imagem Abstract - This paper shows a specification of a low cost computing system for image acquisition and processing. A computational platform including hardware, software and an image sensor device is specified. Lastly, a possible application for the system is showed, which consists in the automated counting of cells in a fluid with the use of computer vision. Keywords: Computing System; Image Sensor INTRODUÇÃO Este artigo tem por finalidade apresentar as especificações de um sistema eletrônico de baixo custo a ser utilizado para de captura e processamento de imagens. Essas especificações englobam um dispositivo sensor para realizar a captura das imagens com alta resolução, o qual possui também um pré-processador que realiza algumas etapas de pré-processamento nas imagens adquiridas e uma plataforma computacional, a qual é utilizada para adquirir as imagens do sensor e posteriormente processá-las. O sistema foi especificado de forma a possuir baixo custo, baixo consumo de energia e flexibilidade. Dessa forma o sistema operacional escolhido foi Linux sendo executado por um processador ARM. Para a realização dos testes de validação da plataforma foi utilizado um kit de desenvolvimento denominado BeagleBoard-XM[1]. As aplicações possíveis desse sistema envolvem a automação de tarefas relacionadas à área médico-hospitalar as quais são realizadas de maneira visual por operadores. Nesse artigo se apresenta como uma dessas tarefas a contagem de células imersas em líquidos com o uso de uma câmara de Neubauer.

2 METODOLOGIA A partir da análise dos requisitos do sistema se decidiu pelo uso de determinados componentes de hardware e software para sua composição, os quais são apresentados nessa seção. Também é apresentado um breve resumo da técnica de contagem de células sanguíneas com o uso de uma câmara de Neubauer, procedimento esse que se espera ser possível automatizar com o uso desse sistema. Figura 1. Diagrama da plataforma computacional utilizada. Plataforma Computacional. A plataforma computacional utilizada tem seus principais componentes apresentados na Figura 1, a qual permite que seja realizada de maneira fácil a aquisição de uma imagem por meio de um sensor de imagem através de uma interface de programação de aplicativos (API) que abstrai a lógica de comunicação direta com o hardware. Além disso, é possível que a imagem adquirida passe por etapas de processamento através de interfaces e funções próprias para isso, o que permite que se desenvolva o software com elevado nível de abstração, ou seja, sem a necessidade de ter que desenvolver códigos em linguagem assembly, mas sim com o uso de funções de alto nível gerenciadas dentro do sistema operacional. A seguir estão apresentados os componentes dessa plataforma e uma breve explanação para a escolha do uso de cada um. Microprocessador e interfaces. Para o processamento e exibição das imagens obtidas decidiu-se utilizar uma placa de desenvolvimento BeagleBoard-XM[1]. Essa placa é um sistema computacional que engloba um microprocessador ARM -Cortex operando a uma frequência de 1GHz com acesso a 512MB de memória RAM. Devido a isso, ela é capaz de operar com distribuições Linux. Ela também oferece acesso a diversas interfaces, sendo as mais úteis para o caso especificado neste artigo portas para comunicação com dispositivos USB, interface HDMI para conexão de um dispositivo de exibição de vídeo e uma interface para controle de sensores de imagem e aquisição de imagens através destes. Sensor de imagem. Optou-se por usar como dispositivo de captura um conector LI-5M03[2] produzido pela Leopard Imaging, a qual possui um sensor de imagem MT9P031[3], o qual é produzido pela Aptina. Essa escolha se deu pela facilidade de utilizar esse conector com a placa de desenvolvimento escolhida, devido ao fato de ele utilizar a interface para sensores de imagem presente nesta para comunicação com o microprocessador. Há também a

3 disponibilidade de um driver de dispositivo desse sensor utilizando essa interface feito para o sistema operacional utilizado no sistema. Isso permite que o sistema operacional acesse as funcionalidades do sensor, funcionalidades estas que são expostas para um software executado no espaço de memória do usuário através de chamadas de sistema ou através de bibliotecas que utilizem essas chamadas de sistema internamente. Sistema operacional. O sistema operacional utilizado foi a distribuição Linux Ångström[4], a qual é voltada para sistemas embarcados e possui suporte para a BeagleBoard-xM. O processo de geração uma imagem funcional desse sistema para utilização na placa de desenvolvimento escolhida é simples, podendo ser feita através do website Narcissus ( As imagens geradas dessa forma podem ser então carregadas em um cartão SD com uma tabela de partições previamente configurada[5]. Essa tabela deve possuir uma partição com um filesystem FAT32, na qual serão carregados os arquivos de boot do sistema operacional e outra com um filesystem ext3, na qual serão carregados os arquivos do sistema de arquivos raíz (rootfs) do usuário. Os pacotes necessários para o desenvolvimento da aplicação, como a biblioteca OpenCV e o driver de dispositivo do sensor podem ser então carregados com o uso do gerenciador de pacotes Open PacKaGe Management[6] (opkg). Biblioteca Open Source Computer Vision Library (OpenCV). A biblioteca OpenCV expõe através de sua função cvcapturefromcamera[7] uma interface que possibilita a utilização de funcionalidades do kernel do sistema operacional relacionadas à aquisição de imagens através de um dispositivo sensor em um nível de abstração maior que o que seria obtido com o uso de chamadas de sistema para acessar o hardware diretamente, como a ioctl em um sistema Linux. Ela também provê através da função cvsetcaptureproperty[7] uma interface para controle dos registradores do sensor que são utilizados por seu pré-processador para a obtenção de parâmetros a serem utilizados nas etapas de captura e pré-processamento das imagens, algo que também deveria ser feito com o uso da chamada de sistema ioctl. Software para aquisição de imagens. Foi desenvolvido um software para testar a aquisição de imagens do dispositivo sensor e a alteração de parâmetros destas. Para isso foi utilizada a interface de captura de imagens da biblioteca OpenCV assim como funcionalidades que permitem a exibição das imagens capturadas em tempo real para o usuário (funções cvnamedwindow e cvshowimage[7]) e a gravação de arquivos em disco com essas imagens (função cvsaveimage[7]). Figura 2. Diagrama de uma câmara de Neubauer.

4 Contagem de células em fluidos com uso de câmara de Neubauer. A contagem de células em uma amostra líquida para aferição da densidade destas nessa amostra é um procedimento que pode ser realizado com o uso de uma câmara de Neubauer[8]. Um diagrama desse tipo de câmara é apresentado na Figura 2 e consiste de um compartimento de espessura conhecida (usualmente de 0,1mm) sobre o qual são talhadas linhas de maneira a formar um quadriculado. As células são então contadas dentro dos quadrados de diferentes áreas que formam esse quadriculado, conforme pode ser visto na figura 2, na qual os quadrados pequenos centrais possuem cada um uma área de 2,5μm², os quadrados centrais maiores (em destaque) são formados por 16 desses quadrados pequenos e possuem área de 40μm², os quadrados periféricos menores (em destaque) possuem área de 62,5μm² e os quadrados formados por 16 destes possuem uma área de 1mm². Concentração= Número de Células ( Volume ). ( Proporção de Diluição ) (1) Aferição da concentração de células em uma amostra líquida. Após feita a contagem das células da amostra colocada na câmara de Neubauer, é possível calcular a concentração dessas células na amostra com o uso da equação (1). Concentração= ( Número de Células ). N ( Número de Quadrados Contados ). ( Proporção de Diluição ) (2) Como a área de um quadrado periférico grande é de 1mm² e a profundidade da câmara é de usualmente 0,1mm, temos que o volume desse quadrado é de 0,1mm³, o que equivale a 10^(-4) mililitros. Desse modo, quando considerada a contagem de células nesses quadrados, é possível fazer a aferição da concentração de células em relação a um mililitro da amostra com o uso da equação (2), na qual o parâmetro N será igual a O mesmo pode ser feito nos quadrados de 2,5μm² de área parametrizando N com 4.10⁶, nos quadrados de 40μm² de área parametrizando N com 2,5.10⁵ e nos quadrados de 62,5μm² de área 1 parametrizando N com 1,6.10⁵. RESULTADOS E DISCUSSÃO Com o uso do sistema especificado foi realizada a captura de imagens de lâminas com câmaras de Neubauer, com o objetivo de demonstrar a possibilidade de utilização dele para a automação desse processo. Figura 3. Imagem de câmara de Neubauer capturada com objetiva de aumento de 10x.

5 Figura 4. Imagem de câmara de Neubauer capturada com objetiva de aumento de 4x. Essas imagens foram capturadas com o uso de diferentes lentes objetivas para compor um sistema óptico. Nas figuras 3 e 4 pode-se observar imagens de uma seção de uma câmara de Neubauer capturada com uma objetiva de distância focal de 160mm e aumento de 10x e 4x, respectivamente. Foi possível capturar imagens utilizando a capacidade máxima do sensor em termos de resolução, a qual é de 5Mpixels (2592x1944), conforme o objetivo. Observou-se que o sensor utilizado possuía algum defeito de fabricação ou sujeira em sua superfície, o que causou o aparecimento de manchas pretas nas imagens obtidas. Todavia, a prova de conceito do funcionamento foi realizada com sucesso. CONCLUSÕES As imagens capturadas com o uso do sistema especificado podem ser utilizadas para a aplicação proposta neste artigo e também por outras eventuais aplicações de automação de obtenção de informações a partir de uma imagem com o uso de visão computacional e algoritmos de processamento de imagens. O custo total do sistema foi em torno de USD 225,00, o que atende aos objetivos propostos. Levando isso em consideração, podemos afirmar que os objetivos dessa especificação foram atingidos. Uma possível continuação desse trabalho seria a implementação efetiva de algoritmos de visão computacional e o uso destes com os elementos de hardware e software especificados, para validar de maneira mais evidente a capacidade do sistema. Um exemplo disso é a aplicação desse sistema na contagem de células em um fluído que pode ser utilizada em trabalhos de pesquisa e desenvolvimento [9] AGRADECIMENTOS O presente trabalho foi realizado com o apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). REFERÊNCIAS [1] BeagleBoard-xM Rev C System Reference Manual. Disponível em: Acesso em 19/09/2012 [2] MT9P031 Image Sensor Aptina. Disponível em: Acesso em 19/09/2012

6 [3] LI-5M03 HD CAMERA BOARD. Disponível em Acesso em 10/09/2012 [4] The Angström Distribution. Disponível em: Acesso em 19/09/2012. [5] LinuxBootDiskFormat. Disponível em: Acesso em: 19/09/2012. [6] opkg Open PacKaGe Management. Disponível em: Acesso em: 19/09/2012 [7] OpenCV v2.4.2 documentation. Disponível em Acesso em 19/09/2012. [8] BIRREN, B.et al. Genome Analysis: A Laboratory Manual, v.2. Cold Spring Harbor: Cold Spring Harbor Laboratory Press, p [9] KOVALHUK, G.; MAURICIO, C. R. M.; GAMBA, H. R.; SCHNEIDER, F. K. Contador de Células Vermelhas de Sangue de Animais Silvestres Baseado em Plataforma com Processador RISC. Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2012, aceito.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Implementação de uma lupa digital baseada em captura de imagens Deivide Possamai, Fernando

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Implementação de uma lupa digital baseada em captura de imagens Deivide Possamai, Fernando Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Implementação de uma lupa digital baseada em captura de imagens Deivide Possamai, Fernando Fernandes Bolsista: MEC/SESu Ciência da Computação 2011. Orientador:

Leia mais

Programação de Periféricos

Programação de Periféricos Programação de Periféricos Componentes Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Apresentação Raspberry pi Sistema Operacional embarcado Atividade Raspberry pi Sistema computacional

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional Roteiro

Leia mais

Aula 4 Hardware & Software

Aula 4 Hardware & Software Aula 4 Hardware & Software DIM0103 Introdução à Informática Profº Pedro Alexandre Nessa aula você verá... Hardware x Software Componentes e Periféricos Programas Sistema Operacional Segurança da Informação

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Entrada e Saída

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Entrada e Saída Introdução aos Sistemas Operacionais Subsistema de Entrada e Saída Eleri Cardozo FEEC/Unicamp Entrada e Saída O subsistema de entrada e saída é responsável pela interface entre o sistema operacional e

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira Introdução aos Sistemas Operacionais Ricardo Ramos de Oliveira E-mail: ricardo.ramos@ifsuldeminas.edu.br Cadastro Wiki USP Endereço: http://garapa.intermidia.icmc.usp.br/mediawiki Objetivos Conceituar

Leia mais

Menores dimensões físicas e maior flexibilidade: Introdução ao mais recente Target Embarcado System on Module

Menores dimensões físicas e maior flexibilidade: Introdução ao mais recente Target Embarcado System on Module 1 Menores dimensões físicas e maior flexibilidade: Introdução ao mais recente Target Embarcado System on Module Marcela Trindade Engenheiro de Vendas National Instruments System on Module (SOM) sbrio-9651

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Eleri Cardozo FEEC/Unicamp 1 Definição de Sistema Operacional Um sistema operacional é um gerenciador de recursos de hardware ou uma máquina virtual que oferece uma

Leia mais

O que é um Sistema Embarcado? Sistemas Embarcados Aula Inaugural. Exemplo de Sistema Embarcado. Fator Impulsionador: Internet. Conteúdo da Disciplina

O que é um Sistema Embarcado? Sistemas Embarcados Aula Inaugural. Exemplo de Sistema Embarcado. Fator Impulsionador: Internet. Conteúdo da Disciplina O que é um Sistema Embarcado? Sistemas Embarcados Aula Inaugural Prof. Hugo Vieira Neto Sistema Computacional Embarcado Sistema computacional: processador + memória + periféricos Embarcado: faz parte de

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Sistemas Digitais: Introdução

Sistemas Digitais: Introdução Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Digitais: Introdução DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio 1 Objetivo: Projetar Sistemas

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA. Fundamentos de Hardware e Software

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA. Fundamentos de Hardware e Software CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Fundamentos de Hardware e Software Sumário O que é BIOS? Origem do Termo Funcionamento Sequência de Funcionamento Inicialização do Computador Recursos Atualização ou Upgrade

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Sistema de Computação Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Informática I. Aula /09/2006 1

Informática I. Aula /09/2006 1 Informática I Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ 06/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação de Dados

Leia mais

Instrumentos Analógicos e Digitais

Instrumentos Analógicos e Digitais Instrumentos Analógicos e Digitais Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Como capturar imagens de alta resolução?

Como capturar imagens de alta resolução? Perguntas frequentes sobre captura de imagens com câmeras de alta resolução que utilizam conexão USB. O Laudo & Imagem oferece a opção de captura de imagens de câmeras de alta resolução que utilizam a

Leia mais

Hardware Livre Arduino. Givanaldo Rocha de Souza

Hardware Livre Arduino. Givanaldo Rocha de Souza Hardware Livre Arduino Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Tópicos Hardware Livre Sistemas Embarcados Microcontroladores Plataforma Arduino Introdução Exemplos Cubieboard

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS JOSÉ EDUARDO LIMA DOS SANTOS SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DO SENSOR KINECT PARA MEDIDAS DE DISTÂNCIA

AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DO SENSOR KINECT PARA MEDIDAS DE DISTÂNCIA AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DO SENSOR KINECT PARA MEDIDAS DE DISTÂNCIA Paulo R. S. Custódio 1, Gustavo C. Silva 2, Helosman V. Figueiredo 3 1,3 Universidade do Vale do Paraíba, paulo55866@gmail.com 2 PROBES

Leia mais

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Apresentação Kleber Rocha Bastos Luan Silva Santana Wellington Assunção Azevedo Graduado em Engenharia de Computação pela FAINOR Graduado em

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Conceitos Básicos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Tecnologia da

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Circuitos Elétricos 1 80 Lógica Combinacional 80 Física Geral 80 Comunicação

Leia mais

Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto

Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto Engenharia de Software I Informática 2006 Profa. Dra. Itana Gimenes RUP: Projeto Artefatos Modelo de Projeto: Lista de classes de

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE ROTAS PARA AR.DRONE UTILIZANDO DELPHI XE 10

ESTABELECIMENTO DE ROTAS PARA AR.DRONE UTILIZANDO DELPHI XE 10 ESTABELECIMENTO DE ROTAS PARA AR.DRONE UTILIZANDO DELPHI XE 10 Aluno(a): Rafael Ronaldo Rahn Orientador: Mauro Marcelo Mattos Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

Informática básica SOFTWARE.

Informática básica SOFTWARE. Informática básica SOFTWARE isabeladamke@hotmail.com Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o computador (programas) Instruções codificadas necessárias para

Leia mais

Introdução. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Introdução. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Introdução Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Roteiro Informações úteis Motivação Definições Revisão de arquitetura 2 Contato Site da disciplina www.gta.ufrj.br/~cruz/courses/eel770 Email cruz@gta.ufrj.br

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO Componentes do Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade Unidade de Lógicoaritmética Controle Processadores com Finalidades Cache Especiais de

Leia mais

Professores: Bruno Fontana da Silva e Maria Cláudia de Almeida Castro Data: 22/08/2014

Professores: Bruno Fontana da Silva e Maria Cláudia de Almeida Castro Data: 22/08/2014 Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Santa Catarina Campus São José Área de Telecomunicações ICO60801 Introdução à Computação Avaliação Teórica Hardware, bits e bytes

Leia mais

Informática I. Aula Aula 18-19/06/06 1

Informática I. Aula Aula 18-19/06/06 1 Informática I Aula 18 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 18-19/06/06 1 Correção da Prova 1 1. Qual dispositivo é considerado o primeiro ancestral do computador? Que operações podem ser realizadas

Leia mais

SISTEMA DE RASTREAMENTO COM CAPTAÇÃO E TRANSMISSÃO DE DADOS

SISTEMA DE RASTREAMENTO COM CAPTAÇÃO E TRANSMISSÃO DE DADOS SISTEMA DE RASTREAMENTO COM CAPTAÇÃO E TRANSMISSÃO DE DADOS Gustavo Carlos da Silva 1, Mariana M. S. Mendonça 2, Alessandro Corrêa Mendes 3 1 PROBES Pesquisa e Desenvolvimento LTDA, gustavo_carlos@ymail.com

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Competências: SOP 1. Compreender as abstrações de um sistema operacional e operar um sistema operacional Unix/Linux como

Leia mais

APOSTILA 2 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS

APOSTILA 2 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS APOSTILA 2 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS ESTRUTURA DE UM SISTEMA OPERACIONAL Um sistema operacional não é um bloco único e fechado de software executando sobre o hardware. Na verdade, ele é composto

Leia mais

Implementação da Especificação de Tempo Real Java para o EPOS

Implementação da Especificação de Tempo Real Java para o EPOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso de Ciências da Computação Implementação da Especificação de Tempo Real Java para o EPOS ANDERSON LUIS ZAPELLO Florianópolis, julho de 2005 ANDERSON LUIS ZAPELLO

Leia mais

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0040-A Horário: 4N Aula 01-26/07/2017 Plano de ensino Professor www.linkedin.com/in/pierredantas/ TÓPICOS Conceitos gerais. Evolução

Leia mais

SISTEMAS EMBARCADOS. Apresentação da disciplina e dos critérios de avaliação. Prof. André Schneider de Oliveira

SISTEMAS EMBARCADOS. Apresentação da disciplina e dos critérios de avaliação. Prof. André Schneider de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) SISTEMAS EMBARCADOS Apresentação da disciplina e dos critérios de avaliação Prof. André Schneider de Oliveira

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Identificar os recursos de Hardware necessários para execução do software planejado na unidade curricular de Programação Orientada a Objetos e Laboratório de Redes

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Conceitos Gerais Definição e Características dos SOs. Na Aula Anterior... Nesta Aula. O Escopo dos SOs 16/08/2016

Conceitos Gerais Definição e Características dos SOs. Na Aula Anterior... Nesta Aula. O Escopo dos SOs 16/08/2016 GSI018 Sistemas Operacionais Compilador Assembler Linker Loader Navegador Web Editor de Texto GDBS Planilha de Cálculo Editor de Imagens 16/08/2016 Conceitos Gerais Definição e Características dos SOs

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

OpenWrt: modelagem do

OpenWrt: modelagem do Instituto Federal do Ceará Essas apresentação possui um acumulado de informações de mais de 9 meses de pesquisa e desenvolvimento em redes mesh utilizando o firmware Openwrt. OpenWrt: modelagem do 1 código

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO Sistema Operacional Conteúdo retirado do livro Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo

Leia mais

Disciplina: Sistemas Operacionais

Disciplina: Sistemas Operacionais Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais Parte 1: Introdução aos Conceitos de Sistemas Operacionais Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Conceito Fundamental

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Conheça a Placa JaguarBoard

Conheça a Placa JaguarBoard Conheça a Placa JaguarBoard JaguarBoard é o primeiro Computador de Placa Única baseado em arquitetura X86. Para garantir a qualidade desse dispositivo a Lojamundi realizou diversos testes e assim pode

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Em que consiste um sistema operacional: a. Um conjunto de

Leia mais

Controle a Distância de um Barco com Arduino+Bluetooth

Controle a Distância de um Barco com Arduino+Bluetooth Controle a Distância de um Barco com Arduino+Bluetooth Wagner Y. Nishi [Voluntário PIBIC/UTFPR], Marcio Mendonça [orientador] Coordenação de Engenharia Elétrica Campus Cornélio Procópio Universidade Tecnológica

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores 2018.1 Computador O computador é uma máquina que realiza processamento de dados automaticamente. Ela é formada por um hardware e um software. O Engenho Analítico é o primeiro

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Desenvolvendo para Android Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

ANÁLISE DE DADOS DE LINHA DE PRODUÇÃO

ANÁLISE DE DADOS DE LINHA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ANÁLISE DE DADOS DE LINHA DE PRODUÇÃO Allan Marcel Ehrat Prof. Miguel Alexandre Wisintainer, Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1.Introdução

Leia mais

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES. O Objeto da presente licitação é a Aquisição de Microcomputadores a ser realizada de forma parcelada.

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES. O Objeto da presente licitação é a Aquisição de Microcomputadores a ser realizada de forma parcelada. ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES O Objeto da presente licitação é a Aquisição de Microcomputadores a ser realizada de forma parcelada. Justificativa: Se faz necessária à compra dos Microcomputadores abaixo especificados

Leia mais

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Estrutura do SO Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Seção 1.1 Introdução 2 Usuários Aplicações Utilitários Linguagem de Comandos Núcleo do Sistema ou kernel Rotinas do Sistema Operacional Hardware

Leia mais

Estudo de alternativas tecnológicas

Estudo de alternativas tecnológicas Estudo de alternativas tecnológicas Oficinas de Integração 3-2º. Sem. 2011 Prof. Heitor S. Lopes Prof. João A. Fabro Funções do engenheiro Entender o problema para poder determinar os requisitos necessários

Leia mais

BeagleBone Black + Windows Embedded Compact

BeagleBone Black + Windows Embedded Compact BeagleBone Black + Windows Embedded Compact Olá pessoal! Este é mais um tutorial da Lojamundi, e vamos ensinar como instalar o sistema operacional Windows Embedded no fantástico embarcado BeagleBone Black.

Leia mais

TÍTULO: CONTROLADOR DE PROCESSOS E DISPOSITIVOS COM REDUNDÂNCIA DE OPERAÇÃO POR PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO I2C

TÍTULO: CONTROLADOR DE PROCESSOS E DISPOSITIVOS COM REDUNDÂNCIA DE OPERAÇÃO POR PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO I2C TÍTULO: CONTROLADOR DE PROCESSOS E DISPOSITIVOS COM REDUNDÂNCIA DE OPERAÇÃO POR PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO I2C CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES):

Leia mais

Organização de Computadores Computação paralela; Sistema de entrada e saída (I/O); Suporte a Sistema operacional. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Computação paralela; Sistema de entrada e saída (I/O); Suporte a Sistema operacional. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Computação paralela; Sistema de entrada e saída (I/O); Suporte a Sistema operacional Professor: Francisco Ary Computação Paralela Capacidade de um sistema computacional executar

Leia mais

Módulo. de captura, filtragem e redirecionamento de mensagens DirectX. Giovani Chaves Orientador: Mauro Marcelo Mattos

Módulo. de captura, filtragem e redirecionamento de mensagens DirectX. Giovani Chaves Orientador: Mauro Marcelo Mattos Módulo de captura, filtragem e redirecionamento de mensagens Giovani Chaves Orientador: Mauro Marcelo Mattos Sumário Módulo de captura, filtragem e redirecionamento de mensagens Módulo de captura, filtragem

Leia mais

Sistemas Operacionais. Introdução a Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais. Introdução a Sistemas Operacionais Introdução a arliones.hoeller@ifsc.edu.br baseado no material do Prof. Fröhlich em http://www.lisha.ufsc.br/~guto 1 Sistemas de computação Hardware CPU + memória + dispositivos de E/S Aplicações Objetivo

Leia mais

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And

Leia mais

Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Engenharia de Produção Automação Robótica I

Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Engenharia de Produção Automação Robótica I Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Engenharia de Produção Automação Robótica I Prof. Me. Filipo Novo Mór ProfessorFilipo at gmail dot com filipomor.com Na Aula de Hoje Uma breve descrição do processo

Leia mais

Técnicas de Processamento Paralelo na Geração do Fractal de Mandelbrot

Técnicas de Processamento Paralelo na Geração do Fractal de Mandelbrot Técnicas de Processamento Paralelo na Geração do Fractal de Mandelbrot Bruno Pereira dos Santos Dany Sanchez Dominguez Esbel Tomás Evalero Orellana Universidade Estadual de Santa Cruz Roteiro Breve introdução

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA VIGÊNCIA: 2018/2-2018/2 PROGRAMA DA DISCIPLINA DISCIPLINA: SISTEMAS EMBARCADOS I CODCRED CARGA HORÁRIA MÓDULO 4459004 60 30 EMENTA: Introdução a Sistemas Embarcados. Projeto e desenvolvimento de hardware

Leia mais

Bruno Ribeiro da Silva. A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura

Bruno Ribeiro da Silva. A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura Bruno Ribeiro da Silva A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, Fevereiro de 2007 1 Bruno Ribeiro da Silva

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Introdução a Sistemas Operacionais Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Plano de Aula Introdução aos Sistemas Operacionais Fundamentação Teórica Evolução Histórica Características

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação Correção da AV1 de Prof. Fred Sauer

Introdução à Ciência da Computação Correção da AV1 de Prof. Fred Sauer Introdução à Ciência da Computação Correção da AV1 de 2018-2 Prof. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com 1ª questão 1 (0,9 ponto) Assinale a definição CORRETA: ( ) Um ALGORITMO é um script

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais 1 Introdução aos Sistemas Operacionais 1.1 O que é um sistema operacional 1.2 História dos sistemas operacionais 1.3 O zoológico de sistemas operacionais 1.4 Conceitos sobre sistemas operacionais 1.5 Chamadas

Leia mais

MSP430 Lab 05 Biblioteca básica para comunicação com o Display do Nokia5110

MSP430 Lab 05 Biblioteca básica para comunicação com o Display do Nokia5110 MSP430 Lab 05 Biblioteca básica para comunicação com o Display do Nokia5110 Imagem do Display Neste Lab trataremos da rotina de implementação de um código para comunicação entre o MSP430 e um display gráfico.

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Aula 2 Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte2.pdf Organização de Computadores I Aula 2 1/29 Tópicos de Computação. de um Sistema de Computação..

Leia mais

Hardware - Processador

Hardware - Processador Hardware - Processador O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o

Leia mais

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Instalação e Organização de Computadores Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Prof. Diego Pereira

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Cap. 12 Gerência de Dispositivos 1

Cap. 12 Gerência de Dispositivos 1 Arquitetura de Sistemas Operacionais Técnico em Informática MBI-1 e NBI-1 Gerência de Dispositivos Cap. 12 Gerência de Dispositivos 1 Introdução Sumário Acesso ao Subsistema de Entrada e Saída Subsistema

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC).

Leia mais

Sistemas de Computação e de Informação

Sistemas de Computação e de Informação Sistemas de Computação e de Informação SLIDE 9 Professor Júlio Cesar da Silva juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva Linguagens de Programação Os computadores

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Apresentação Android e IDEs Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Linguagens de Programação Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira Prof.

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

Prof. André Rabelo LÓGICA DIGITAL INTRODUÇÃO

Prof. André Rabelo LÓGICA DIGITAL INTRODUÇÃO Prof. André Rabelo LÓGICA DIGITAL INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Um sistema pode ser definido como sendo um conjunto de elementos que são interligados de alguma maneira para compor um todo e assim realizar funcionalidade

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 3

Sistemas Operacionais Aula 3 Sistemas Operacionais Aula 3 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais