A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS LISTADOS NO TRABALHO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS LISTADOS NO TRABALHO."

Transcrição

1 DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro Vasconcelos e Felipe Marçal DATA: 17 / 12 / 2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º TURMA: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Capítulo 6 A colonização e a regionalização da América - Páginas 90 a 104 Capítulo 7- Etnia e demografia na América Páginas 110 a 120 (Estão excluídas as páginas 106 a 110) Capítulo 8 Geologia e relevo na América Páginas 131 a 139 Capítulo 10 Climas e coberturas vegetais na América Páginas 155 a 165 Capítulo 14- Países subdesenvolvidos com atividade industrial diversificada Páginas 219 a 233 (Estão excluídos Outros blocos econômicos do continente americano- página 233) Capítulo 15- Países subdesenvolvidos com atividade industrial pouco ou relativamente diversificada Páginas 238 a ORIENTAÇÕES O aluno deverá preparar-se para a prova de recuperação: Revendo as anotações feitas em sala de aula; Revendo os exercícios que foram aplicados durante o ano letivo; Estudando o conteúdo no livro didático com o auxílio dos respectivos mapas, gráficos e tabelas. 03. DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS Trabalho Valor: 20 pontos Data de entrega: 17 /12/2016 (no dia da prova final de Geografia) Prova Valor: 80 pontos A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas. A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS LISTADOS NO TRABALHO.

2 INSTRUÇÕES PARA RESOLUÇÃO DESSE EXERCÍCIO 01. Não é necessário copiar as questões. 02. Numere as respostas seguindo a mesma ordem da folha e destacando bem os números e os itens das questões. 03. O trabalho pode ser digitado, porém, se fizer manuscrito não dê respostas a lápis. Use caneta azul ou preta. 04. Entre uma questão e outra salte duas linhas e entre os itens uma linha. 05. Nas questões de múltipla escolha, copie a opção considerada como resposta. 06. Respostas completas e organização na elaboração do trabalho serão critérios de correção. 07. Faça o exercício com atenção e não copie dos colegas. Lembre-se que a melhor maneira de aprender a matéria é resolvendo os exercícios. Questão 01 a) JUSTIFIQUE a divisão do continente americano em América Anglo-Saxônica e América Latina. b) TRANSCREVA e RESOLVA o exercício de número 1 da página 104 do livro didático. c) CITE as áreas do continente americano onde ocorreram as colonizações de exploração e de povoamento. Questão 02 TRANSCREVA e RESOLVA as questões de número 1 a 5 da página 99 do livro didático. Questão 03 a) CITE os fatores que agravaram a questão da dívida externa dos países latino-americanos na década de b) EXPLIQUE o que foi o Consenso de Washington, CITE as medidas impostas por ele aos países latinoamericanos e APONTE as consequências da política adotada. Questão 04 Analise as pirâmides etárias a seguir. A partir da análise feita resolva as questões propostas: a) Considerando a pirâmide 1, DESCREVA o perfil etário da sua população, justificando e citando um exemplo no continente americano. b) CITE um país do continente americano com uma pirâmide etária equivalente a do gráfico 2 e justifique sua resposta.

3 Questão 05 ANALISE a distribuição da população pelo continente americano considerando as áreas com maiores e menores densidades demográficas, apresentando justificativas e exemplificando. Questão 06 Sobre a formação dos povos da América é INCORRETO afirmar que a) México, América Central ístmica e países andinos apresentam um elevado número de mestiços resultantes da miscigenação entre os brancos de origem espanhola e os indígenas. b) Antilhas e Brasil receberam um elevado número de africanos. Em vista disso, a miscigenação entre o branco europeu e o negro africano foi muito intensa. c) Bolívia, Peru e Guatemala são países latino-americanos com alta porcentagem de população indígena na composição da sua população. d) é incerta a origem dos primeiros habitantes da América, entretanto, acredita-se que teriam vindo do continente asiático, através do estreito de Bering. e) a presença de negros africanos na região sul dos Estados Unidos justifica o elevado número de mulatos nos estados sulinos Questão 07 a) EXPLIQUE os termos: PEA, setor primário, secundário e terciário. b) TRANSCREVA e RESOLVA os exercícios de número 1 e 2 da página 120 do livro didático. Questão 08 Analise a figura abaixo. A partir da análise feita resolva as questões propostas: a) CITE as placas tectônicas relacionadas ao continente americano entre as quais está ocorrendo o processo representado pela figura b) IDENTIFIQUE E EXPLIQUE o movimento tectônico representado pela figura. c) CITE as suas consequências no relevo do continente americano. c) CITE as suas consequências no relevo do continente americano.

4 Questão 09 Analise o mapa. A partir da análise feita e relacionando-a aos conhecimentos adquiridos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que a) as áreas indicadas com os números 1, 2 e 5 apresentam altitudes modestas e formas arredondadas. b) a letra A indica as montanhas Rochosas que se prolongam até o México. c) na área com legenda de +++ estão localizadas planícies importantes como a Central, Amazônica e Platina. d) o número 3 indica a Cordilheira dos Andes que atravessa toda a porção ocidental da América do Sul. e) o número 5 indica um planalto importante da América do Norte, os Apalaches, que se localiza na parte leste dos Estados Unidos Questão 10 IDENTIFIQUE e NOMEIE as formas de relevo do continente americano colocando os respectivos nomes nas linhas correspondentes. a) Planície localizada entre as montanhas Rochosas e os Apalaches sendo uma importante área agrícola tanto dos Estados Unidos quanto do Canadá. b) Compreende terras do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Na sua parte norte denomina-se Chaco e na parte sul é conhecida como Pampa. c) Relevo onde se localiza o Grand Canyon, uma das maravilhas da natureza nos Estados Unidos. d) Unidade do relevo que se localiza ao sul da Argentina, apresentando clima frio e seco. e) Planície localizada na região sudeste do Canadá, sendo atravessada pelo rio mais importante do país e concentrando as principais cidades e atividades econômicas.

5 Questão 11 EXPLIQUE de que forma a latitude, altitude, disposição do relevo e correntes marinhas influenciam no clima do continente americano. Dê exemplos. Questão 12 COPIE no trabalho o quadro a seguir, COMPLETANDO-o com as informações sobre o clima e a vegetação do continente americano. Tipo de clima Polar ou subpolar Frio continental Frio de montanha Temperado Oceânico Temperado Continental Equatorial Tropical Desértico ou Árido Semiárido Subtropical Mediterrâneo Locais de ocorrência Características climáticas Vegetação(ões) correspondente(s) Características da vegetação Questão 13 IDENTIFIQUE o tipo climático ou a formação vegetal descrita, colocando o nome no traço correspondente. a) Clima que se caracteriza por grande amplitude térmica diária e apresenta uma vegetação pobre, sendo muito comum a presença de cactáceas. b) Clima que ocorre no litoral da América do Norte, tanto na costa leste como na oeste, e no extremo sul do Chile. As chuvas são regulares e a vegetação correspondente é de florestas temperadas. c) Vegetação constituída por gramíneas que cobrem uniformemente o solo como um tapete verde. Nas áreas das planícies Centrais, nos Estados Unidos, foi quase totalmente substituída por uma agricultura moderna. d) Vegetação que ocorre nas áreas onde o clima é quente e semiúmido e as chuvas estão concentradas no verão. Ocorre principalmente no Brasil aonde os seus solos vêm sendo ocupados por uma agricultura empresarial. e) Tipo climático que ocorre nas áreas de transição do clima tropical para o clima temperado. Na área onde ocorre no Brasil a vegetação correspondente é a Mata das Araucárias.

6 As questões de número 14 e 15 devem ser respondidas com base na análise do mapa a seguir. Questão 14 Apenas nessas áreas é que encontramos uma definição clara das quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Há uma nítida distinção entre as localidades que sofrem influência marítima, de amplitude térmica menor, e no interior dos continentes, onde as variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas. SENE, Eustáquio de e MOREIRA, João Carlos. Espaço geográfico e globalização. SP. Ed. Scipione p 470. a) Dos tipos climáticos numerados no mapa de 1 a 7, INDIQUE o número referente àquele que mais corresponde à descrição feita. b) APONTE o fator que interfere nas condições climáticas das áreas indicadas com o número 2. Questão 15 Sobre a vegetação que ocorre na área indicada com o número 6,no mapa, é INCORRETO afirmar que a) é sempre verde e apresenta espécies de grande valor econômico. b) é a formação florestal que se apresenta mais devastada no planeta. c) suas espécies são latifoliadas. d) ocorre em áreas onde o clima é quente e úmido, pertendo ao grupo das florestas pluviais. e) apresenta elevada densidade e biodiversidade. Questão 16 a) CITE as características econômicas comuns ao México, Brasil e Argentina. b) EXPLIQUE o processo industrial do Brasil, Argentina e México conhecido como ISI (Industrialização por Substituição de Importação). APONTE os seus pontos positivos e negativos. c) CITE e EXPLIQUE o modelo econômico adotado em substituição ao ISI. Questão 17 a) EXPLIQUE o que são indústrias maquiadoras. CITE as áreas onde elas se estabelecem no México, especificando também: fatores que favorecem a sua instalação, mercado de consumo e setores nos quais há maior investimento. b) CARACTERIZE o México do ponto de vista econômico, analisando os principais setores da economia (agricultura, mineração, turismo).

7 Questão 18 a) CITE as quatro regiões geográficas da Argentina e CARACTERIZE as regiões do Pampa e da Patagônia. b) EXPLIQUE o que é o MERCOSUL, especificando: objetivo, países membros, consequências para a economia da Argentina e do Brasil. Questão 19 Sobre os Países Andinos é INCORRETO afirmar que a) o turismo, tanto quanto a exploração da prata, constitui importante fonte de renda para o Peru, devido ao seu rico patrimônio cultural como Machu Picchu e Cuzco. b) o Peru e a Bolívia são os dois países sul-americanos que não possuem saída para o mar, dificultando o comércio internacional. c) as regiões Sul e Sudeste do Brasil são abastecidas pelo gás natural da Bolívia, importante recurso natural do país. d) a Colômbia, país privilegiado pela sua localização geográfica, disputa com o Brasil a liderança no mercado mundial do café. e) Chile e Peru são os principais produtores de pescado da América Andina, favorecidos pela atuação da corrente fria de Humboldt ou do Peru. Questão 20 As condições naturais do Caribe, assim como sua posição em relação à organização econômica e geopolítica, contribuíram para o desenvolvimento de uma série de atividades econômicas voltadas para os mercados consumidores externos. Com relação ao texto anterior, podemos afirmar que a região caribenha NÃO se destaca: a) pela indústria do turismo. b) como paraíso fiscal. c) pela produção de bauxita d) pela pecuária intensiva e) pela produção primário-exportadora.

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro e Fábio Luiz DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA

Leia mais

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 1. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Capítulo 3 A regionalização

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco.

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18/12/2017 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 6º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas.

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Felipe Marçal DATA: 17/12/2016 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 6º ANO TURMA: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Fábio DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 7º TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 7º TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro e Fábio Luiz DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 7º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual

Leia mais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 : (Ensino fundamental) Professor: Yuri Disciplina: Geografia No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Monte McKinley, EUA Grand Canyon, EUA. Idaho, EUA Montes Apalaches, EUA e

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /12/2014 Bimestre: 4 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Ao lado da agricultura moderna, com técnicas avançadas,

Leia mais

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina:

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: O que são os fatores climáticos? Os fatores climáticos são responsáveis pela formação dos climas. Portanto, são eles que fazem o clima

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, 05/11/2018. 6º ano Turma: nº Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): Diego Oliveira Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado

Leia mais

FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7

FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7 FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7 Climas quentes Clima Equatorial Quente e úmido; Médias térmicas entre 24 a 28 C; Baixa amplitude térmica; Elevado índice pluviométrico, acima de 2.000 mm; Ex: Amazônia, Floresta

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA AULA 5 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS DO RELEVO CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Norte Planície da Sibéria Subsolo rico em petróleo e gás natural CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Sul

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) ÁSIA: BERÇO DE IMPÉRIOS MILENARES Império Otomano 1299-1923 Império Chinês 1250 a.c. - 1916 d.c.

Leia mais

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima Escola Estadual Senador Filinto Müller Tipos De Clima Trabalho De Geografia Tipos De Clima Nome: João Vitor, Wuanderson N:09, 23. Equatorial Clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas

Leia mais

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial.

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. Curso Completo Professor João Felipe Geografia Tipos de Clima No Brasil e no Mundo CLIMA EQUATORIAL Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. 1 Apresentam baixas pressões

Leia mais

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Módulo 9. A ECONOMIA INDUSTRIAL DA EUROPA Origens e Evolução da Industrialização Revolução Industrial Inglaterra, final do

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 8 ano Profº:Marcelo Tavares Disciplina: Geografia. Estudante:. No. "Foco, Força e Fé

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 8 ano Profº:Marcelo Tavares Disciplina: Geografia. Estudante:. No. Foco, Força e Fé 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 8 ano Profº:Marcelo Tavares Disciplina: Geografia Trabalho de Recuperação Estudante:. No. "Foco, Força e Fé Questão 01- Quais os principais critérios utilizados para a regionalização

Leia mais

No 2º trimestre estudamos matérias sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica:

No 2º trimestre estudamos matérias sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica: Nome Nº Série Ensino Turma 9º Fund. II Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Geografia Cláudio Roteiro I 2 o / 2017 26/06/2017 Tema Roteiro de estudo para a Prova Trimestral

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufsc 2013) A caracterização do clima de uma região depende de elementos como temperatura, umidade e pressão atmosférica. Há também fatores como a distância de uma região para o mar, correntes marítimas,

Leia mais

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA Profºs. Marcelo e Fernando Aluno (a):... Rua São Leopoldo 326-356 - Belenzinho - São Paulo-SP - CEP 03055-000 Telefones: (11) 2692 1196 - (11)

Leia mais

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia.

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia. Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO. ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSORA: Adriana Soares

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO. ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSORA: Adriana Soares LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSORA: Adriana Soares DATA: / / QUESTÃO 01 - A teoria da Deriva Continental, defendida por cientistas como Alfred Wegener, apontava que

Leia mais

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO Com a maior parte das terras localizadas no Hemisfério Norte, parte no Hemisfério Sul e totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich, esse continente é cortado pela Linha do Equador, na altura

Leia mais

. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos.

. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. IV - REVISA CAESP HUMANAS 6ºANO 3ºBIMESTRE Nome: N o Turma: Prof.(ª): ELIELTON FUCKS Data: / /. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. A vegetação é reflexo

Leia mais

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2018. LISTA DE GEOGRAFIA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6 1. Analise os dois climogramas que seguem e, pelas informações que eles apresentam e pelos seus conhecimentos sobre o tema, identifique a classificação climática e a cidade onde ocorrem. a) 1) Equatorial

Leia mais

América: Localização e regionalização

América: Localização e regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades do polo Norte até a Antártida. É separado

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS Tefe 3º 22 S 28 Thiruvanantha 8º 29 N 28 24 24 2 2 Temperaturas médias mensais sempre

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos.

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. Relevo de Santa Catarina Clima de Santa Catarina Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade

Leia mais

Geografia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: Questão 01 (Valor: 20 pontos)

Geografia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: Questão 01 (Valor: 20 pontos) Geografia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA

Leia mais

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Disciplina: Geografia Professor: Juliano América Central Caracterização A América Central é um istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Os assuntos trabalhados nestes Estudos

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS HUMANOS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS HUMANOS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS HUMANOS BLOCO 11 POPULAÇÃO ABSOLUTA América Latina: 47 unidades políticas. 2011 quase 500 milhões de habitantes Destaques: Brasil e México POPULAÇÃO ABSOLUTA POPULAÇÃO ABSOLUTA

Leia mais

Formações vegetais do mundo

Formações vegetais do mundo Climas do mundo Formações vegetais do mundo Fatores climáticos Latitude: Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações.

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): _ DATA: / / QUESTÃO 01 - A maior parte do Brasil se localiza na Zona Climática Intertropical, aquela que recebe a energia solar

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20 pontos

Leia mais

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia AMERICA DO SUL Hidrografia relevo Planícies sedimentares: do mundo, sendo o amazonas o de Orenoco maior extensão e volume de água no Amazônica planeta, com 6.296km Platina Bacia Platina Chaco, É a segunda

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II GEOGRAFIA PROFESSOR(A): RICARDO TEIXEIRA ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: TARDE / /2019 A NATUREZA DO BRASIL 1- O clima tropical típico ou continental apresenta duas estações

Leia mais

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas).

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). CLIMAS DO MUNDO ;;. V jlóyufrdcdf Latitude Tipos de Chuvas Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). Chuvas Frontais: é resultado do encontro

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Sobre a distribuição da população pelo continente americano, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Em seguida,

Leia mais

1. (FACERES) 2. (FATEC) 3. (UNIMES)

1. (FACERES) 2. (FATEC) 3. (UNIMES) 1. (FACERES) Característico das regiões localizadas em médias latitudes, como Buenos Aires, nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano. Tem chuvas abundantes e bem distribuídas, verões

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Sistema de Ensino CNEC - MG A maior parte da Europa está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre - 2018 Disciplina:Geografia Série: 2 ª série do Ensino Médio A/B Professor(a):Edson Objetivo: Favorecer ao aluno nova oportunidade para superar as dificuldades

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- O continente europeu se situa

Leia mais

Exercícios de Clima. 2º Período. Nome: Nº. e) Amazonas Tropical Continental

Exercícios de Clima. 2º Período. Nome: Nº. e) Amazonas Tropical Continental Exercícios de Clima 2º Período Nome: Nº 1º ano / Ensino Médio Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1 - Considere o mapa e o texto abaixo. A alternância de períodos chuvosos

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Na fotografia abaixo, vemos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso Este Estudo Autônomo é sobre o conteúdo da 2ª Etapa. Utilize as provas da etapa, o seu livro didático, o Geoatlas, os PowerPoints disponíveis no site da escola, folhas do conteúdo, e as atividades e registros

Leia mais

RELAÇÃO DOCONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DOCONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DATA:17 /12/2015 DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro Vasconcelos e Felipe Marçal VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ANO TURMA: A e B ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas Aluno(a): Série(Ano): Turma: Turno: Data: / / Professor(a): 1- Observe a figura abaixo. EXERCÍCIO ONLINE 6º ANO GEOGRAFIA

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação Final 35 pts 7º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns.

Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns. OS BIOMAS BIOMAS Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns. ECOSSISTEMA Comunidade de organismos (biocenose) junto com o ambiente físico e químico (biótopo) no qual

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Giselly Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

Geografia. Climas do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Climas do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Climas do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMATOLOGIA BRASILEIRA O clima é formado pelo conjunto de todos os fenômenos climáticos. Já o tempo é o estado

Leia mais

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS Anglo Atibaia 1º ano Aulas 42 46 Professor Marcelo Gameiro CLIMAS DO MUNDO Climas do mundo Baixa latitude Média latitude Alta latitude ZONA INTERTROPICAL ZONA TEMPERADA ZONA

Leia mais

SUBTROPICAL (SÃO GABRIEL - RS)

SUBTROPICAL (SÃO GABRIEL - RS) PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Analise as imagens.

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS Profº Gustavo Silva de Souza Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas

Leia mais

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Prof ª Gustavo Silva de Souza O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Professor (a): MARCIA

Professor (a): MARCIA COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2012 Disciplina: GEOGRAFIA Ano: 2012 Professor (a): MARCIA Turma: 1º ANO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos Geografia Física Turmas: T/R Chicão Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos Geografia Física Turmas TR 1 Sem Cartografia, escala, fuso horário, geologia e relevo 02/08 Dinâmica climática 16/08 Dinâmica

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 8º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A Inglaterra se interessou pelas colônias do sul, pois as condições climáticas eram favoráveis ao plantation. As colônias do sul possuíam trabalho escravo, fazendas de algodão

Leia mais

Prof.ª: Leila Fritz Ciências

Prof.ª: Leila Fritz Ciências Prof.ª: Leila Fritz Ciências 2018 Bioma: Uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes. (Clements, 1916) Tundra Tundra A tundra é o bioma mais jovem da Terra.

Leia mais

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil Revisão de Geografia 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO a) Conceito CONTEÚDO AS MASSAS DE AR Massas de ar são porções da atmosfera que se deslocam e carregam consigo as características dos lugares

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY

https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY Área aproximada de 42 milhões de km². Grande extensão latitudinal. Composta por 35 países e 18 territórios. Oceanos: Atlântico e Pacífico. Regionalizações

Leia mais

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6 Nome: Série:9º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal CAPÍTULOS 5 e 6 RECUPERAÇÃO 9º ANO 1. Explique como funciona as Monções na Ásia. 2. Em que parte da Ásia as Monções ocorrem?

Leia mais

Quais números representam, respectivamente, as cidades com maior e menor amplitudes térmicas anuais?

Quais números representam, respectivamente, as cidades com maior e menor amplitudes térmicas anuais? 16. Observe as cidades de mesma altitude, identificadas pelos números 1, 2, 3, 4 e 5 e localizadas no continente hipotético a seguir: Quais números representam, respectivamente, as cidades com maior e

Leia mais

TRABALHO DE GEOGRAFIA RECUPERAÇÃO FINAL 3,0 PONTOS

TRABALHO DE GEOGRAFIA RECUPERAÇÃO FINAL 3,0 PONTOS COLÉGIO CAESP EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, 1086 Fone/Fax (045) 3523.2887 CEP 85851-010 Foz do Iguaçu PR Brasil - www.caesp.net- e-mail:caesp@caesp.net TRABALHO DE

Leia mais

Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida.

Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida. Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida. TIPOS DE CHUVAS Chuvas Convectivas Ocorrem pela ascensão

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: ª série:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: ª série: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo AULA CLIMA MUNDO Prof. Diogo Máximo O clima de um lugar ou região é a sucessão habitual dos estados de tempo, ao longo do ano, sobre esse mesmo lugar ou região, ou seja, uma síntese anual do tempo. O estado

Leia mais

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais