TH-3. -Brasil República -Ecletismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TH-3. -Brasil República -Ecletismo"

Transcrição

1 TH-3 -Brasil República -Ecletismo

2 Arquitetura: BRASIL Neoclássico 1ª metade século XIX Ecletismo 2ª metade século XIX 1808 Chegada de D. João VI 1816 Missão Artística Francesa Fundação da Escola Real de Ciências Artes e Ofícios 1821 Retorno de D. João VI a Portugal 1822 Independência do Brasil Academia Imperial de Belas Artes 1888 Abolição Escravatura 1889 Proclamação da República Escola Nacional de Belas Artes

3 Proclamação da República Proclamação da República, 1893 Benedito Calixto

4 A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil. Proclamada a República do Brasil. A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro.

5 Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente.

6 Ecletismo 2ª metade Séc. XIX Edificações eram imitações de obras de maior prestígio, geralmente europeias. A burguesia nascente, que frequentava a Europa, incentivava o uso de elementos estrangeiros nas edificações nacionais. Rio de Janeiro: influência francesa São Paulo: influência italiana

7 Ecletismo 2ª metade Séc. XIX mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica Cada estilo histórico era adequado a uma função: - Clássico edifícios públicos / governos - Gótico edifícios religiosos - Barroco edifícios de lazer (ex.: teatros)

8

9 Grande Hotel Paulista, Rua São Bento, esq. Rua Boa Vista. O prédio foi edificado (1888) por José Fernandes Pinto, empreiteiro portugues, para José Estanislau do Amaral, pai de Tarsila do Amaral ( ). De aparência agradável, distingue-se pelo fato de não seguir rigorosamente o estilo neoclássico inaugurado pelo Grande Hotel, mas por se aproximar mais do Ecletismo

10 O centro de São Paulo há cem anos (exposição online). AHMWL. historico.sp.gov.br Imagem parcial do Largo de São Bento, em fins do século XIX (c. 1895). À direita, ao fundo, futuro Hotel Rebecchino. À esquerda, ao fundo, o Grande Hotel Paulista.

11 Arq. Giovani Battista Bianchi Colegio Estadual Campos Salles

12 Teatro Municipal SP, 1911 São Paulo ingressa numa época de modernidade, com ideais de progresso e cosmopolitismo - administrações dos prefeitos Antonio Prado ( ) e o barão Raimundo Duprat ( ). Durante este período é implementado na cidade os projetos dos planejadores urbanos franceses Bouvard e Cochet prolongam-se e alargam-se as avenidas e ruas e as várzeas pestilentas cedem lugar a parques providos de ar e luz, sol, alamedas e lagos graciosos, harmonizando-se paisagismo e arquitetura.

13 O centro da cidade ganha vida nova, um reforço enorme com a substituição dos lampiões a gás pela iluminação elétrica branca e feérica, fornecida pela Light and Power. Com as transformações ocorridas na cidade, houve a necessidade de criar espaços de cultura e lazer para os habitantes. Parque do Anhangabaú em 1915, com Theatro Municipal e o Hotel Esplanada. ( br/historico/1900.php)

14 O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, após oito anos de trabalho, o Teatro Municipal foi batizado pela ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, diante de uma multidão de 20 mil pessoas. São Paulo passa a se integrar ao roteiro internacional dos grandes espetáculos. Teatro Municipal, uma obra eclética, que foi construída e inaugurada em 12 de setembro de 1911.

15

16 A construção do Teatro Municipal foi considerada arrojada para a época. Recebeu influência da Ópera de Paris e sua arquitetura exterior tem traços renascentistas e barrocos do século XVII. Em seu interior, existem muitas obras de arte: Bustos, bronzes, medalhões, paredes decoradas, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores.

17

18 Teatro Municipal RJ

19 O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetônico das Obras de Reurbanização do Rio.

20 Ponte Viação Paranaguá (1888) No final do século XIX, na época caracterizada pela abertura de ferrovias, o traçado da estrutura de ferro, que liga Paranaguá a Curitiba, representou elemento exponencial, graças ao arrojo e verdadeira beleza de seus viadutos e pontes construídos na subida da serra. Obra do engenheiro Teixeira Soares, foi inaugurada em 1880 com a presença do Imperador.

21

22 Palácio de Cristal (Petrópolis, 1888) O palácio de Cristal, em Petrópolis, inaugurado pela princesa Isabel, lembra o pavilhão da Exposição Internacional de Londres de 1851, tanto pela técnica construtiva, quanto pelos materiais empregados: ferro fundido e cristal da Bélgica, é um monumento dos primórdios da industrialização brasileira.

23 Primeira construção pré-fabricada do Brasil, o Palácio foi encomendado à França, pelo Conde D'Eu, esposo da Princesa Isabel. A ideia era abrigar exposições de produtos agrícolas. A estrutura prémoldada de ferro fundido é um símbolo da Revolução Industrial.

24

25 Modernização do Processo construtivo Com a decadência do trabalho escravo e o início da imigração europeia, desenvolveu-se o trabalho remunerado e aperfeiçoaram-se as técnicas construtivas. As cidades e as residências são dotadas de serviços de água e esgoto, valendo-se de equipamentos importados. Surgem nessa época as casas urbanas com novos esquemas de implantação.

26 Implantação As primeiras transformações verificadas nas soluções de implantação visavam à libertação das construções dos limites do terreno. O esquema consistia em recuar o edifício dos limites laterais, conservando-o frequentemente sobre o alinhamento da via pública. Comumente o recuo era apenas de um dos lados; do outro, quando existia, reduzia-se ao mínimo.

27 As residências maiores eram enriquecidas com um jardim do lado. Esta novidade, que vinha introduzir um elemento paisagístico na arquitetura residencial, oferecia amplas possibilidades de arejamento e de iluminação, até então desconhecidas nas tradições construtivas do Brasil. Em alguns lugares foi necessário alterar os códigos municipais, que ainda determinavam a edificação no modelo colonial sobre o alinhamento do lote.

28 As casas conservavam uma altura discreta da rua, protegendo a intimidade e reservando o porão para os empregados e áreas de serviço. O contato do edifício com os jardins laterais, mais baixos, era resolvido por varandas apoiadas em colunas de ferro, com gradis e escadas com degraus de mármore. A arquitetura aproveitava o esquema da casa de porão alto, transferindo a entrada para a fachada lateral.

29 Próximas aulas: 1ª Guerra Mundial Futurismo Neoplasticismo

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX Pintura Brasileira século XIX Assim como a arquitetura, a pintura irá assimilar as mudanças sociais e políticas. Criaram-se neste período, no Brasil, empresas de mineração,

Leia mais

HISTÓRIA URBANÍSTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO (1554 A 1988)

HISTÓRIA URBANÍSTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO (1554 A 1988) unga-bidiiotnek Linga A/903935, António Rodrigues Porto HISTÓRIA URBANÍSTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO (1554 A 1988) índice CAPÍTULO I A fundação de São Paulo de Piratininga. O colégio e a igreja. Elevação

Leia mais

INSTALAÇÕES NA ARQUITETURA: Uma introdução. Marcelo de Andrade Roméro

INSTALAÇÕES NA ARQUITETURA: Uma introdução. Marcelo de Andrade Roméro INSTALAÇÕES NA ARQUITETURA: Uma introdução Marcelo de Andrade Roméro POPULAÇÃO DA TERRA Neolítico: A REVOLUÇÃO DA ARICULTURA Idade da pedra nova (8.000 a.c) Çatal Huyuk: a primeira cidade Planalto de Konya

Leia mais

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C Segundo Reinado 2ª Fase e Crise Prof. Thiago Aula 07 Frente C O Ouro Verde Inicialmente produzido no Vale do Paraíba (RJ/SP) depois se expande ao Oeste de São Paulo; Estrutura semelhante à da cana de Açúcar:

Leia mais

RELAÇÃO ARQUITETURA LOTE URBANO

RELAÇÃO ARQUITETURA LOTE URBANO HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO NO BRASIL II 6º período vespertino RELAÇÃO ARQUITETURA LOTE URBANO - 1900-1960 1900 a 1920 Alunos: Elham F, Flávia S, Laís C, Mateus C e Victória M. No Rio e em São

Leia mais

PENA PARQUE E PALÁCIO

PENA PARQUE E PALÁCIO PARQUE E PALÁCIO PENA O Palácio da Pena ergue-se no ponto mais alto da serra de Sintra, de onde se desfruta uma paisagem sublime sobre as colinas circundantes e sobre o Oceano Atlântico. O Palácio foi

Leia mais

Arquitetura do Ferro. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

Arquitetura do Ferro. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III Arquitetura do Ferro Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal BRASIL ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal RENASCIMENTO Europa 1400 A 1600 BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII ATÉ INÍCIO XIX Forte relação

Leia mais

À GLORIA DO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO. Peça de Arquitetura. A participação da Maçonaria e dos Maçons no Movimento Republicano. Antônio Carlos Rios

À GLORIA DO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO. Peça de Arquitetura. A participação da Maçonaria e dos Maçons no Movimento Republicano. Antônio Carlos Rios À GLORIA DO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO Peça de Arquitetura A participação da Maçonaria e dos Maçons no Movimento Republicano Antônio Carlos Rios Marechal Deodoro da Fonseca Iniciado na Maçonaria em

Leia mais

História da. Arquitetura no Brasil Império

História da. Arquitetura no Brasil Império História da Arquitetura no Brasil Império PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA Arquitetura Fatos importantes Apresentação Brasil Colônia (1500-1822) Império (1822-1889) República (1889-presente) I.

Leia mais

História e Geografia de Portugal

História e Geografia de Portugal 6.º Ano História e Geografia de Portugal Joana Simas Localização Tempo 2.ª metade do século XIX (1851-1900) Espaço Portugal: Portugal na segunda metade do século XIX Contextualização Aspetos Políticos

Leia mais

Colorir sobre o 7 de Setembro

Colorir sobre o 7 de Setembro Desenhos para Pintar e Colorir sobre o 7 de Setembro 7 de Setembro Olá amigos e amigas do SOESCOLA. Hoje trago para vocês algumas sugestões de Desenhos para Colorir com o tema da Independência do Brasil

Leia mais

PAISAGISMO EM PERNAMBUCO INTRODUZINDO UM ROTEIRO PARA REFLEXÃO...

PAISAGISMO EM PERNAMBUCO INTRODUZINDO UM ROTEIRO PARA REFLEXÃO... PAISAGISMO EM PERNAMBUCO INTRODUZINDO UM ROTEIRO PARA REFLEXÃO... LUIS GOES VIEIRA FILHO O paisagismo em Pernambuco não teve uma continuidade através de sua história como teve a arquitetura, com seus vários

Leia mais

Inserção de sistemas de construção industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira

Inserção de sistemas de construção industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira Inserção de sistemas de construção industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira Ana Beatriz de Figueiredo Oliveira anabeatrizfig@yahoo.com.br

Leia mais

A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa 1. A CRISE DA MONARQUIA: Elementos da crise: A luta anti-escravista A questão militar O movimento Republicano

Leia mais

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL estilos manuelino e barroco nos monastérios portugueses aula 2 / 3 Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes da UNESP 2 Santuário Bom Jesus de Braga Escadório do

Leia mais

Durante o séc. XIX ciência e civilização eram as palavras de ordem; incorporar a

Durante o séc. XIX ciência e civilização eram as palavras de ordem; incorporar a Fernanda Aparecida Henrique da Silva. Durante o séc. XIX ciência e civilização eram as palavras de ordem; incorporar a imagem de progresso e modernidade era o desafio da nascente República. Nos aspectos

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003734A - História da Arquitetura II - Do Brasil Colonial ao Moderno Docente(s) Ludmilla Sandim Tidei de Lima Pauleto Unidade Faculdade

Leia mais

BAILE DA ILHA FISCAL

BAILE DA ILHA FISCAL BAILE DA ILHA FISCAL A CAMINHO DA REPÚBLICA 1870 RIO DE JANEIRO fundação do Partido Republicano e lançamento do MANISFESTO REPUBLICANO por Quintino Bocaiúva SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS 1873

Leia mais

UMA CIDADE COM POTENCIAL RECONHECIDO

UMA CIDADE COM POTENCIAL RECONHECIDO Londrina Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 Foto: Acervo SEBRAE - Wilson Vieira / Paraná Turismo UMA CIDADE COM POTENCIAL RECONHECIDO Localizada no Norte do Estado, Londrina foi fundada em 1934.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Distribuição dos tempos letivos disponíveis para o 6 º ano de escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período *Início: 15 setembro 2014 *Fim: 16 dezembro 2014 *Início: 5

Leia mais

PAISAGISMO. Antonio Castelnou

PAISAGISMO. Antonio Castelnou PAISAGISMO Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Por PAISAGEM (do latim pagus = território rural; pelo fr. paysage) pode-se entender tudo aquilo que se vê ou que nossa visão alcança; objeto de nossa percepção,

Leia mais

Nome: João Lucas, Danilo, Bruno, Lucas e Paulo nº12, 6, 4, 18 e 23 9ºB PROFESSORA: Margarete. TEMA: Arquitetura e o mercado de trabalho

Nome: João Lucas, Danilo, Bruno, Lucas e Paulo nº12, 6, 4, 18 e 23 9ºB PROFESSORA: Margarete. TEMA: Arquitetura e o mercado de trabalho Nome: João Lucas, Danilo, Bruno, Lucas e Paulo nº12, 6, 4, 18 e 23 9ºB PROFESSORA: Margarete TEMA: Arquitetura e o mercado de trabalho TRABALHO DE ARTES O que é Arquitetura? Arquitetura se refere à arte

Leia mais

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ARTS AND CRAFTS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina: ICCC I Introdução à Construção Civil I Professora:

Leia mais

SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS ONDE TUDO COMEÇOU?

SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS ONDE TUDO COMEÇOU? A CAMINHO DA REPÚBLICA fatos que antecederam a P. da República 1870 RIO DE JANEIRO fundação do Partido Republicano e lançamento do MANISFESTO REPUBLICANO por Quintino Bocaiúva SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS

Leia mais

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno 3.4 O Largo da Matriz e seu entorno O Largo da Matriz é o primeiro espaço público da cidade, onde foi fundada a povoação no início do século XVII em torno da capela de Sant ana, de acordo com Grinberg

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior ARTE GÓTICA Professora Alba Baroni Arquiteta ARTE GÓTICA (1100 1300) No século XII a economia é fundamentada no comércio. O centro da vida social volta a ser a cidade. No inicio

Leia mais

A Criação de Espaços Particulares. Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos

A Criação de Espaços Particulares. Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos A Criação de Espaços Particulares dos jardins aos espaços condominiais Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos Sílvio Soares MACEDO PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e EDUNICAMP A paisagem das cidades

Leia mais

Vila Viçosa oferece a quem a visita um espólio de cultura, arte e beleza com os seus monumentos, solares, igrejas e museus. Nos Roteiros Turísticos

Vila Viçosa oferece a quem a visita um espólio de cultura, arte e beleza com os seus monumentos, solares, igrejas e museus. Nos Roteiros Turísticos Vila Viçosa oferece a quem a visita um espólio de cultura, arte e beleza com os seus monumentos, solares, igrejas e museus. Nos Roteiros Turísticos os visitantes podem encontrar dicas sobre os principais

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 0562 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Milão MAGNÍFICO CASTELO PARA VENDA NA LOMBARDIA DESCRIÇÃO

Leia mais

Thais Brandão Redatora Skype:

Thais Brandão Redatora   Skype: A arquitetura sacra de São Paulo Para quem gosta de arquitetura, cultura e história, visitar as Igrejas de São Paulo é um excelente passeio, há construções belíssimas por toda cidade. Hoje falarei de algumas,

Leia mais

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C Segundo Reinado 2ª Fase e Crise Prof. Thiago Aula 07 Frente C O Ouro Verde Inicialmente produzido no Vale do Paraíba (RJ/SP) depois se expande ao Oeste de São Paulo; Estrutura semelhante à da cana de Açúcar:

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVAS CÓDIGO: TAU079 CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 45 horas PROFESSOR: Marco Antônio

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º ANO SEGUNDO CICLO DO ENSINO BÁSICO ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL DOMÍNIO D PORTUGAL DO SÉCULO XVIII AO SÉCULO XIX DOMÍNIO E PORTUGAL DO SÉCULO XX ÍNDICE 1

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Titulo da Atividade: Viagem de Estudos a Belo Horizonte e Ano: 1º semestre 2017

Leia mais

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE 1 Em meados do séc. XIX o Brasil passou por um período de crescimento econômico, estabilidade social e incentivo às letras, ciência e arte por parte do imperador

Leia mais

A expansão cafeeira no Brasil.

A expansão cafeeira no Brasil. A expansão cafeeira no Brasil. - A expansão cafeeira reforçou a importação de escravos africanos no Brasil e gerou capitais para investir na indústria e transporte. - O café chegou ao Brasil, na segunda

Leia mais

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa O patrimônio cultural perpassa várias definições e qualificações, quanto a uso

Leia mais

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ART NOUVEAU Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 5 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

Onde ir em Juiz de Fora

Onde ir em Juiz de Fora Onde ir em Juiz de Fora Castelinho da CEMIG: O edifício da Cia. Mineira de Eletricidade, denominado "Castelinho", foi construído em 1890, quando ocorreu a inauguração do motor elétrico, que iria ser colocado

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 4º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º Ano do Ensino Médio J K L M N NOTURNO Professor: ICLEIA MORBECK

Leia mais

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo NEOCLASSICISMO Movimento cultural do fim do século XVIII, e início do século XIX (1780 1830), o NEOCLASSICISMO está identificado com a retomada da cultura clássica (Grécia e Roma) por parte da Europa Ocidental

Leia mais

Ícones do Ecletismo ao Art Déco

Ícones do Ecletismo ao Art Déco Ícones do Ecletismo ao Art Déco Resumo Através da disciplina Análise da Forma, foi analisado qual o intuito da utilização de ícones na Arquitetura e quais as mensagens estéticas que eles transmitem. Tomando

Leia mais

(1891), Santa Teresa de Guarani (1898), Guaramano (1944) e Guarani das Missões desde A sua emancipação ocorreu em 1959.

(1891), Santa Teresa de Guarani (1898), Guaramano (1944) e Guarani das Missões desde A sua emancipação ocorreu em 1959. GUARANI DAS MISSÕES 66 GUARANI DAS MISSÕES Guarani das Missões foi fundado em 1891 pelo governo federal, compreendia parte das terras da antiga Colônia Lucena. Abrangia uma área ao redor de dois mil lotes

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 1ª Série Ensino Médio Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE Línguas e Humanidades DISCIPLINA:História ANO:11ºA Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: _1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas *Compreender

Leia mais

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. 1. DIMENSÕES ESPACIAIS NA MORFOLOGIA URBANA. 1.1. A forma urbana: A noção de forma aplica-se a conjuntos

Leia mais

AULA Tema: Descobrindo a cidade do Recife através de suas paisagens e história Parte 1

AULA Tema: Descobrindo a cidade do Recife através de suas paisagens e história Parte 1 DETALHAMENTO DAS AULAS DE CAMPO DA ETAPA RECIFE DO PROJETO DE INTERCÂMBIO ESCOLAR RECIFE (COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE) / BREST (COLLÈGE-LYCÉE D IROISE EM BREST). AULA 1 17-10-2017 Tema: Descobrindo a

Leia mais

Sobre as janelas, há também detalhes em baixo relevo, de diferentes motivos (Figura 37 e Figura 38).

Sobre as janelas, há também detalhes em baixo relevo, de diferentes motivos (Figura 37 e Figura 38). 100 São evidentes os elementos do art nouveau, a estátua deusa da sabedoria, de inspiração romana - símbolo de liberdade. A figura feminina de cunho positivista, mãe da humanidade está posicionada na edificação,

Leia mais

Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar. roteiros de turismo rural.

Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar. roteiros de turismo rural. Bar Sherlock Construção de 1947, É aberta à visitação. com linguagem da X 722194 arquitetura Eclética e Y - 6884476 elementos do neoclássico. Em conservação, com poucas intervenções. Casa Kliemann X 722238

Leia mais

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes ARTE GÓTICA Prof. Nunes INTRODUÇÃO O termo GÓTICO deriva de uma confederação de TRIBOS BÁRBARAS que invadiu o Império Romano, os GODOS. Essa expressão foi cunhada pelos ITALIANOS DA RENASCENÇA que achavam

Leia mais

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889 Aula 15- A Crise do Império 1870-1889 15 de Novembro de 1889 Silêncio! Dom Pedro está governando o Brasil. z z z Proclamação da República A Questão Militar A Questão Religiosa Questão Abolicionista A

Leia mais

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX. História 4B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

De 1808 à Independência

De 1808 à Independência De 1808 à Independência Contexto Expansão militar de Napoleão Portugal desobedece Bloqueio Continental Chegada da Família Real 22/01/1808 28/01/1808: Carta Régia: a abertura dos portos às nações amigas.

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016 8º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As tensões na Colônia) Páginas Tarefa 1 As tensões na Colônia 10 e 11 Mapa Mental 2 A viradeira 12 Exerc. 1 a 5

Leia mais

ÁGORAS GREGAS FÓRUNS ROMANOS PIAZZE ITALIANAS PLACES ROYALES FRANCESAS PLAZAS MAYORES ESPANHOLAS SQUARES INGLESAS

ÁGORAS GREGAS FÓRUNS ROMANOS PIAZZE ITALIANAS PLACES ROYALES FRANCESAS PLAZAS MAYORES ESPANHOLAS SQUARES INGLESAS Evolução e Projeto ÁGORAS GREGAS FÓRUNS ROMANOS PIAZZE ITALIANAS PLACES ROYALES FRANCESAS PLAZAS MAYORES ESPANHOLAS SQUARES INGLESAS A PRAÇA COMO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E LAZER DOS HABITANTES URBANOS. Ágora

Leia mais

7 dias / 6 noites. Portugal Ferroviário. Programa de visita às atrações e linhas de Portugal

7 dias / 6 noites. Portugal Ferroviário. Programa de visita às atrações e linhas de Portugal 7 dias / 6 noites Portugal Ferroviário Programa de visita às atrações e linhas de Portugal Os caminhos de ferro são um dos mais importantes desenvolvimentos da Revolução Industrial e desde 1825 essa evolução

Leia mais

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Esta proposta considera a utilização de três imóveis localizados no coração do Centro Histórico

Leia mais

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei n

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais

ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13. Marcos Antunes. 2017

ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13. Marcos Antunes. 2017 ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13 Marcos Antunes. 2017 ABOLIÇÃO: A RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS DUROU ENQUANTO HOUVE A ESCRAVIDÃO: FUGAS, LEVANTES URBANOS E QUILOMBOS. O MOVIMENTO ABOLICIONISTA DUROU QUASE

Leia mais

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da

Leia mais

A Crise do Império MARCOS ROBERTO

A Crise do Império MARCOS ROBERTO A Crise do Império MARCOS ROBERTO A crise do 2º Reinado teve início já no começo da década de 1880. Esta crise pode ser entendida através de algumas questões: - Interferência de D. Pedro II em questões

Leia mais

Viseu: cidade museu, cidade jardim

Viseu: cidade museu, cidade jardim I. E. S. VALVERDE DE LUCERNA PEDDY-PAPER Viseu: cidade museu, cidade jardim Bem-vindos a Viseu, a capital do distrito português com o mesmo nome. Tu e todos os membros do teu grupo vão conhecer o centro

Leia mais

Campina Grande: olhares multifacetados de sua arquitetura. Vinicius Lima Nunes *

Campina Grande: olhares multifacetados de sua arquitetura. Vinicius Lima Nunes * Campina Grande: olhares multifacetados de sua arquitetura Vinicius Lima Nunes * Cadernos do CEOM - Ano 18, n. 21 - Museus: pesquisa, acervo, comunicação Localizada numa posição geográfica altamente privilegiada

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 5 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

Introdução. Guião de exploração dos recursos multimédia

Introdução. Guião de exploração dos recursos multimédia Introdução O guião de exploração dos recursos multimédia pretende fornecer ao professor a informação acerca dos recursos disponíveis, no que respeita aos temas abordados e à estrutura apresentada. Os materiais

Leia mais

O ARCO DO TRIUNFO DE SÃO PAULO

O ARCO DO TRIUNFO DE SÃO PAULO O ARCO DO TRIUNFO DE SÃO PAULO Por Douglas Nascimento 08/08/2014 Como toda cidade do mundo, São Paulo tem lá seus mistérios. E um dos que mais deixa o paulistano curioso é sobre um pouco explicado arco

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

CAMPUS PAU DOS FERROS FÉRIAS! UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO. O que é Férias. Direito a Férias. Nesta ediça o. Fe rias; Proclamaça o da Repu

CAMPUS PAU DOS FERROS FÉRIAS! UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO. O que é Férias. Direito a Férias. Nesta ediça o. Fe rias; Proclamaça o da Repu UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CAMPUS PAU DOS FERROS Boletim Informativo Ano I Novembro de 2013 Volume IV FÉRIAS! O que é Férias Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. Férias

Leia mais

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193)

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Disciplina Arte do Brasil aplicada a Museologia II Departamento Museologia Carga Horária Semanal Teórica 04 Prática 00 Unidade EDTM N o de Créditos 04

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco HISTÓRIA DA ARTE Arte gótica Renascimento Barroco ARTE GÓTICA O Gótico foi notadamente a expressão artística mais importante do final da Idade Média. Seu auge ocorre na Baixa Idade Média. Sua importância

Leia mais

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá Inventário de Bens Imóveis do Centro OBJETIVO Inventariar 400 Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá. MAPA CENTRO HISTÓRICO CENTRO HISTÓRICO ENTORNO BARÃO DE MELGAÇO ENTORNO BOA MORTE ENTORNO IPIRANGA ENTORNO

Leia mais

TECNICAS CONSTRUTIVAS I

TECNICAS CONSTRUTIVAS I Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TECNICAS CONSTRUTIVAS I Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO CIVIL Construção Civil

Leia mais

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Cultura Departamento do Patrimônio Histórico Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São

Leia mais

Administração Pública: Cidades João Pessoa, 2012.

Administração Pública: Cidades João Pessoa, 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL CTDR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA Disciplina: Gestão Municipal Profª Daniella de Oliveira Administração

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/2002

RESOLUÇÃO Nº 11/2002 RESOLUÇÃO Nº 11/2002 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 7.239/01-31

Leia mais

DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf

DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf DAU_1106_PRG_TRABALHO_FINAL_DE_GRADUAcAO_1.pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Disciplina: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA III - CCE0894 Carga horária: 40h/a Semestre/ano: 2016.2 Profa.: Larissa

Leia mais

Prof. José Augusto Fiorin

Prof. José Augusto Fiorin Alta idade média (Séculos v AO X) Baixa Idade Média (SÉCULOS XI AO XV) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO

Leia mais

Serviço Educativo Municipal de Paredes. PERCURSOS PELA HISTÓRIA Planificação

Serviço Educativo Municipal de Paredes. PERCURSOS PELA HISTÓRIA Planificação Serviço Educativo Municipal de Paredes PERCURSOS PELA HISTÓRIA Planificação Guia da Atividade 1.º ciclo Áreas do conhecimento: O Passado do meio local Duração: 1 dia ou parte do dia Descrição:» Visita

Leia mais

GUIA ARQUITETÔNICO DA RUA BOA VISTA. Aline Fortunato Ewerton Mendes Marla Rodrigues Rosane Fukuoka

GUIA ARQUITETÔNICO DA RUA BOA VISTA. Aline Fortunato Ewerton Mendes Marla Rodrigues Rosane Fukuoka GUIA ARQUITETÔNICO DA RUA BOA VISTA Aline Fortunato Ewerton Mendes Marla Rodrigues Rosane Fukuoka FAU-USP 2012 0 PREFÁCIO 3 1 INTRODUÇÃO 1.1 História da Rua Boa Vista 5 2 PERCURSO 2.1 Mapa do percurso

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 02 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

101

101 PORTO XAVIER 101 PORTO XAVIER Após a decadência do sistema reducional, o território onde se localiza o atual município de Porto Xavier, embora tenha permanecido poucos indígenas, recebeu a chegada gradativa

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável.

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Vivaldo Armelin Júnior 2017 Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Nota: Mais um lançamento do Portal VivaJesusBr, o terceiro volume da série sobre Nossa Senhora da Conceição

Leia mais

Figura 9- Ponte metálica sobre o rio Itapicuru. Fonte: Argollo (1900). As estações de São Francisco de Alagoinhas e de Juazeiro foram as edificações mais imponentes da Estrada de Ferro São Francisco. A

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

ACERVO ICONOGRÁFICO - FAMS

ACERVO ICONOGRÁFICO - FAMS Ano: 1929 Título: Companhia Docas de Santos - Planta geral do Porto de Santos mostrando em conjuncto o projecto de ampliação progressiva do caes e suas installações desde a Barra até a Ilha Barnabé Tipologia:

Leia mais

História B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História B: Aula 10. Europa no Século XIX. História B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

APLICAÇÃO DO ARCO DE OGIVA LANCEOLADA NA ARQUITETURA DE JUIZ DE FORA: IGREJA METODISTA CENTRAL 1

APLICAÇÃO DO ARCO DE OGIVA LANCEOLADA NA ARQUITETURA DE JUIZ DE FORA: IGREJA METODISTA CENTRAL 1 APLICAÇÃO DO ARCO DE OGIVA LANCEOLADA NA ARQUITETURA DE JUIZ DE FORA: IGREJA METODISTA CENTRAL 1 Ana Paula Silva Lemos Natalia Cristina Dias Richarles Jesus dos Santos Tais C. Gonçalves Palmieri Thiago

Leia mais

Brasil: Nasce a República

Brasil: Nasce a República Brasil: Nasce a República Apostila 1 Capitulo 1 1 Um novo país? Depois de 67 anos, Monarquia no Brasil foi substituída pela República. O país já havia ficado livre da escravidão um ano antes (1888). (Pintura

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo

Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo Porto Praça Gonçalves Zarco 4100-274 Porto Tel: 22 618 10 67 3ª a Domingo : 13.00 às 18.00 Encerra: 2ª Fª Escolas, reformados e deficientes: gratuito. Restante

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ano Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Departamento de Ciências Sociais e Humanas PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

15 dias/ 14 noites. O Norte Ibérico. O Norte da Península Ibérica como nunca foi visto!

15 dias/ 14 noites. O Norte Ibérico. O Norte da Península Ibérica como nunca foi visto! 15 dias/ 14 noites O Norte Ibérico O Norte da Península Ibérica como nunca foi visto! O norte da Península Ibérica tem um charme muito próprio e estando longe das estâncias balneares mais populares pode-se

Leia mais

EMENTA. Estudo da arquitetura e da cidade nos séculos XVI, XVII e XVIII na Europa com particular atenção a Portugal e no Brasil.

EMENTA. Estudo da arquitetura e da cidade nos séculos XVI, XVII e XVIII na Europa com particular atenção a Portugal e no Brasil. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA Curso de Arquitetura e Urbanismo PLANO DE ENSINO 2016/1 PLANO DE CURSO Ramo: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

PERCURSOS CULTURAIS. Marcas Gentes História Identidade Cultura. Património Caminhos Arte Memórias JANEIRO FEVEREIRO MARÇO

PERCURSOS CULTURAIS. Marcas Gentes História Identidade Cultura. Património Caminhos Arte Memórias JANEIRO FEVEREIRO MARÇO PERCURSOS CULTURAIS JANEIRO FEVEREIRO MARÇO Marcas Gentes História Identidade Cultura Património Caminhos Arte Memórias Desenho de um balaústre para a Capela da Senhora do Ó, por John Whitehead Arquivo

Leia mais