Unidade IV. Administração do Relacionamento. Prof. MSc. Marcelo Zambon

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade IV. Administração do Relacionamento. Prof. MSc. Marcelo Zambon"

Transcrição

1 Unidade IV Administração do Relacionamento com o Cliente Prof. MSc. Marcelo Zambon

2 Objetivos desta unidade Compreender os requisitos das pessoas que interagem com os clientes. Saber sobre (1) os fatores que causam a satisfação e a insatisfação dos clientes e (2) saber como evitar a insatisfação. Compreender o sentido e a importância do e-relacionamento e das novas regras da economia.

3 Objetivos desta unidade Compreender o sentido e a importância de conhecer os processos de: Compra racional; Compra por impulso; Dissonância cognitiva. Refletir sobre o que fazer se a dissonância ocorrer. O papel do profissional de administração O papel do profissional de administração e marketing no tocante a dissonância.

4 Requisitos exigidos dos que interagem com os clientes Interagir é mais do que vender. Qual a importância prática de pensar nos requisitos exigidos dos funcionários que interagem com os clientes? Quando os clientes entram em contato com a organização, eles querem comunicar-se com pessoas e ser atendidos por pessoas.

5 Perfil dos Atendentes Espera-se que detenham: Auto-suficiência técnica; Habilidade de comunicação; Cortesia e empatia; Capacidade de gerenciar crises; Autonomia para resolver problemas.

6 Para refletir: uma revisão! O que significar ouvir o cliente? Para que isso serve? O que se pode fazer de melhor quando se houve o cliente? Por que há requisitos para quem atende? O que é habilidade de comunicação? Há um perfil perfeito de atendimento?

7 Pense nisso Só tem Cliente fiel quem tem Funcionário Fiel. Os líderes precisam, primeiro, garantir a lealdade de seus funcionários para então conquistar a dos clientes.

8 Satisfação e insatisfação dos clientes Após a compra a satisfação depende do desempenho da oferta em relação às expectativas. Pergunta: Como os clientes formam suas expectativas? Com base em experiências de compras anteriores, conselhos de amigos, informações, promessas de profissionais de marketing, concorrentes...

9 Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de Expectativa Há anos, realizou uma campanha denominada Sem Surpresas. Entretanto, os hóspedes continuavam encontrando uma infinidade de problemas. Medida: cancelaram a campanha. O Caso: quando se chama a atenção do cliente para certas expectativas, elas, no mínimo devem ser atingidas.

10 Instrumentos para avaliação da satisfação dos clientes 1. Sistemas de reclamações e sugestões. 2. Pesquisas de satisfação de clientes. 3. Compras simuladas. 4. Análise de clientes perdidos.

11 Interatividade Há um perfil perfeito de atendimento ou de atendente? a) ( ) Não, há uma aproximação que se dá caso a caso. b) ( ) Sim, pois sempre há um modelo adequado para cada caso. c) ( ) Não, pois os modelos perfeitos de atendimento não são aplicáveis. d) ( ) Sim, pois, os modelos perfeitos são aplicáveis.

12 E-relacionamento Ferramentas Tecnológicas de Gestão de Clientes: soluções tecnológicas que servem como canais de acesso dos clientes às organizações. Economia: tem apresentado muitas Economia: tem apresentado muitas mudanças, novas oportunidades de investimento, novos mercados, novas tecnologias relacionadas...

13 E-relacionamento Relacionamento por meio eletrônico, já que está presente no cotidiano das grandes organizações, na maioria das médias, e é cada vez mais comum nas pequenas. Desse contexto nascem algumas indagações (a seguir):

14 Indagações importantes: O que é a gestão do e-relacionamento? Quais os novos perigos da Era do e- relacionamento? Os clientes e as organizações conseguem falar a mesma língua? Como as organizações devem agir no e- relacionamento?

15 Marketing de Permissão O que é? Para que serve? Como se relaciona com o e- relacionamento? Quais os riscos de não praticá-lo?

16 Marketing de Relacionamento O que é? Importância? Para que serve? Quem o utiliza? Quando e como é utilizado?

17 Permissão de Relacionamento Pense: A organização tem permissão para relacionar-se com o cliente? Como consegui-la? Como administrá-la? Importância do sigilo, de preservar a imagem do cliente... E da organização...

18 Entendendo a Gestão do (e-)relacionamento com o cliente Pode ser entendida como o gerenciamento dos meios utilizados para estabelecer e mensurar os contatos com os clientes. Considera se que cada contato pode ter Considera-se que cada contato pode ter como origem o cliente ou a própria organização.

19 CRM O CRM é uma estratégia de negócios que visa entender, antecipar e administrar as necessidades dos clientes atuais e potenciais. Não é um conceito novo. Apenas quando associado a TI é que é visto como recente. Novos bisavôs já o praticavam.

20 Vantagens do CRM 1. Reduzir custos com propaganda. 2. Diminuir os riscos de comunicações, que podem confundir ou irritar o públicoalvo. 3. Melhorar a abordagem de clientes específicos por concentrar-se em suas necessidades e na capacidade de atendê-las. 4. Aumentar a capacidade de mensurar o resultado de determinada campanha. 5. Dar suporte à organização para competir por meio dos serviços e diferenciais agregados que fornece não apenas por preço.

21 Vantagens do CRM 6. Acelerar o processo de desenvolvimento e comercialização de produtos. 7. Utilizar mais eficientemente o Data Base Marketing (que armazena, processa e distribuí informações relevantes para quaisquer áreas organizacionais solicitantes). 8. Dimensionar melhor o investimento (redução de gastos com clientes de baixo valor e incrementos com os mais lucrativos). 9. Realizar a customização de massa; 10.Etc.

22 Interatividade Resumidamente: Qual a importância do Marketing de Permissão? a) ( ) Vender mais. b) ( ) Garantir acesso de qualidade aos clientes. c) ( ) Gerar retorno da propaganda, permitindo que o cliente entre em contato com a empresa. d) ( ) Proporcionar comunicações mais volumosas.

23 Novas regras da economia que norteiam o relacionamento entre organizações e clientes Nova economia descreve um conjunto de forças que apareceram na última década e exigem novas práticas de marketing e negócios. A economia hoje é híbrida (composta( de elementos novos e antigos). Veja um a um nos próximos slides os principais elementos deste tópico:

24 1. A Matéria perde sua importância Produtos maiores e mais pesados não são, necessariamente, mais caros... Exemplo 01: os automóveis têm menos valor agregado que os computadores e estes menos valor que os softwares de computador. Exemplo 02: o valor da internet está na informação, nos serviços, entretenimento etc., não nos computadores que a alimenta...

25 2. Ocorre a aceleração do tempo e o colapso Em função do ritmo do dia-a-dia, as pessoas têm menos tempo disponível para realizar suas tarefas do cotidiano. O total de horas despendido em frente ao computador, para fins pessoais e profissionais, cresce. Compras podem ser feitas 24h por dia. Em qualquer lugar do mundo, a qualquer Em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora é possível ter acesso a conteúdos específicos de própria autoria e de outros.

26 2. Ocorre a aceleração do tempo e o colapso Motivos para tal realidade: Quantidade de informações disponíveis. Qualidade das informações disponíveis. Fontes de informações de inseguras a muito seguras. Entretenimento visual e sonoro. Possibilidade de desenvolver relacionamento a distância. Busca por prazer.

27 3. Importe-se com as pessoas Antes de clientes são pessoas. O capital intelectual é mais valioso que o dinheiro. O sucesso depende d das boas relações entre: funcionários e clientes. Pessoas felizes são mais produtivas. Clientes felizes são clientes melhores.

28 4. Clientes também são recursos: transforme-os em vendedores Clientes bem atendidos e surpreendidos, podem tornar-se fonte segura de comunicação positiva da organização. A Publicidade versus a Propaganda. Quando melhor for a imagem da organização na mente do cliente, melhor...

29 5. Quanto maior for a participação de mercado, possivelmente, maior será o valor Internet: quem apostou na participação através dela, possivelmente, teve mais chances de crescimento do que os que não o fizeram. Na internet o sucesso ocorre com a Na internet, o sucesso ocorre com a participação de mercado e as relações advindas de tal participação.

30 6. Infomediário A internet é capaz de facilitar o contato entre quem produz e quem consome, o que destrói muitas estruturas intermediárias. A rede põe fim em muitos intermediários e cria outros. O que justifica a criação do infomediário é a necessidade de eficiência ao acessar conteúdos cada vez mais numerosos e dispersos.

31 7. Customização em Massa e Aumento de Valor É mais fácil customizar a informação do que os bens materiais (Fiore, 2001). A customização em massa não é fácil, especialmente no mercado tradicional. Por outro lado, customizar a informação chega a ser algo feito automaticamente na rede.

32 8. Acessibilidade: espaço e tempo Com a internet ocorre uma reconfiguração da ação de consumo. Acessa-se conteúdos 24h por dia. Compra-se a qualquer hora. Quase tudo está virtualmente disponível em qualquer lugar, a todo o momento. O espaço da prateleira da rede é O espaço da prateleira da rede é ilimitado.

33 9. Compradores ou vendedores Com a internet, os compradores tem maior poder de barganha, por sua vez, os vendedores devem melhorar as ofertas, condições, preços etc. As pessoas passam a ser: cada vez As pessoas passam a ser: cada vez mais clientes, indo além de ser consumidoras.

34 Interatividade Por que é importante estudar os novos contextos da economia em especial no tocante a internet e tecnologia? a) ( ) Porque representam o mercado. b) ( ) Porque a internet está presente na vida de todos. c) ( ) Porque representam o contexto atual da humanidade, suas tendências e evolução. d) ( ) Porque precisamos da economia e da internet.

35 Compra racional, Compra por impulso, Dissonância cognitiva Compra racional programada, baseada em necessidades bem definidas. Compra por impulso sem programação, não baseada em necessidades. Ocorre um impulso (desejo) que se transmuta em compra. Dissonância cognitiva refere-se exatamente ao processo final cognitivo e emocional da diferença entre o que se esperava e o que ocorreu.

36 Dissonância Cognitiva O termo dissonância cognitiva é proveniente dos estudos e posicionamentos de Festinger (1957), com a obra A Theory of Cognitive Dissonance.

37 Dissonância Cognitiva Na dissonância cognitiva: após o consumo, cria-se um ambiente psíquico, uma predisposição à julgamentos negativos (em relação ao produto consumido), o que interfere na etapa imediatamente anterior à compra (Giglio, 2002:162). Tal interferência pode ser entendida como risco porque pode evitar que o cliente repita a compra do produto, ou pode fazer com que ele não compre mais o produto em determinada loja comprando de um concorrente.

38 Dissonância Cognitiva A dissonância ocorre quando o consumidor faz uma comparação dos resultados da compra com o pós-compra e chega a uma constatação diferente e inferior à expectativa previamente estabelecida. Ela pode representar um sentimento de arrependimento.

39 Dissonância Cognitiva É o oposto do que os profissionais de marketing desejam.

40 Compra por Impulso Envolve três conceitos de compra: 1. Conceito tradicional compra não planejada, movida pelo próprio ambiente. 2. Conceito comportamental simples motivada por elementos emocionais (felicidade, tristeza, entusiasmo...). 3. Conceito comportamental exagerado 3. Conceito comportamental exagerado como doença, um tipo de distúrbio que deve ser acompanhado e tratado medicamentosamente.

41 A Dissonância Cognitiva não pode ser eliminada Conforme a teoria de Festinger (1957), os profissionais de Administração e Marketing Não Podem eliminar a dissonância. O l d f é t dê l O que eles podem fazer é, entendê-la afim contorná-la.

42 O que fazer quando a dissonância cognitiva ocorre? É uma questão de consciência. A organização deve mostrar exatamente os benefícios que o consumidor pode esperar do produto. Rever e melhorar as táticas de venda pode ajudar. Realizar pesquisas constantes sobre o comportamento dos clientes, identificando índices de satisfação.

43 Dicas do que fazer... Fale a verdade para o cliente. Não o induza ao erro. Estimule a conhecer as vantagens do produto. Apresente comparações dentre produtos (ele poderá sentir-se mais seguro). Etc.

44 Algumas reflexões Pense Será que o cliente sabe o que quer? Será que a segmentação pode ajudar a conhecer o cliente? Será que a diferenciação é boa para a empresa? Será que a empresa está preparada para ouvir o cliente? Será que os profissionais estão prontos para contornar a dissonância cognitiva? Etc.

45 Interatividade Por que é importante conhecer a dissonância cognitiva? a) ( ) Para desenvolvê-la. b) ( ) Para aproveitar de seu potencial. c) ( ) Para atrair clientes novos. d) ( ) Para minimizar sua ocorrência.

46 ATÉ A PRÓXIMA!

Capítulo 12 Reflexões sobre compra racional ou impulsiva e a dissonância cognitiva

Capítulo 12 Reflexões sobre compra racional ou impulsiva e a dissonância cognitiva Administração do Relacionamento com clientes Capítulo 12 Reflexões sobre compra racional ou impulsiva e a dissonância cognitiva Fortaleza, maio de 2011 www. Compra racional (planejada, pensada); Compra

Leia mais

Capítulo 11 Novas regras da economia e o e-relacionamento

Capítulo 11 Novas regras da economia e o e-relacionamento Administração do Relacionamento com clientes Capítulo 11 Novas regras da economia e o e-relacionamento Fortaleza, maio de 2011 www. A gestão do relacionamento com o cliente pode ser entendida como o gerenciamento

Leia mais

Compra Racional x Compra por Impulso e dissonância UNIP. Prof. Lucio G. Chaves 1

Compra Racional x Compra por Impulso e dissonância UNIP. Prof. Lucio G. Chaves 1 Compra Racional x Compra por Impulso e dissonância UNIP Prof. Lucio G. Chaves 1 Duas condições são fundamentais para se compreender o processo de compra de um cliente. A primeira é que ele, ao praticar

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade II Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Neste módulo: Entendimento e importância da segmentação de mercado: O que são atributos valorizados

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management 1 CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo 2 Mercado 3 CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos

Leia mais

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?!

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! Avisos legais Redistribuição Você concorda que não irá copiar, redistribuir ou explorar comercialmente qualquer parte

Leia mais

Marketing Digital. A importância da sua empresa ter presença digital

Marketing Digital. A importância da sua empresa ter presença digital A importância da sua empresa ter presença digital Índice Introdução Dados sobre usuários de internet no Brasil Vantagens da presença Online Papel da agência de 03 07 09 15 2 Introdução Ser dono de um negócio

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Visual Merchandising:

Visual Merchandising: 1 Visual Merchandising: Tendências, aprendizados e casos 4- O Consumidor e o Merchandising no Varejo Jose Augusto Domingues 1. Universo da Pesquisa de Varejo e VM 2 Design 1. Arquitetura 2. Layout 3. Ambientação

Leia mais

RAD 1404 Pesquisa de Marketing. Semana 9. Pesquisa de Satisfação de Clientes. Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho

RAD 1404 Pesquisa de Marketing. Semana 9. Pesquisa de Satisfação de Clientes. Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 9 Pesquisa de Satisfação de Clientes Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Satisfação O que é satisfação? Definições "Satisfação é a resposta de completude do consumidor.

Leia mais

Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon

Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA Prof. Ms. Marcelo Zambon Objetivos gerais Preparar o discente para entender e utilizar o marketing no cotidiano da organização. Capacitar para o desenvolvimento de novos

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado,

Leia mais

Capítulo 5 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade

Capítulo 5 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade Capítulo 5 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade slide 1 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões: 1. O que é valor

Leia mais

QUATRO ESTRATEGIAS MATADORAS PARA GERENCIAR SEUS LEADS E AUMENTAR SUAS VENDAS. Melhor do que divulgar é se comunicar - Figueiredo

QUATRO ESTRATEGIAS MATADORAS PARA GERENCIAR SEUS LEADS E AUMENTAR SUAS VENDAS. Melhor do que divulgar é se comunicar - Figueiredo QUATRO ESTRATEGIAS MATADORAS PARA GERENCIAR SEUS LEADS E AUMENTAR SUAS VENDAS Melhor do que divulgar é se comunicar - Figueiredo Se você não está seguindo essas 4 dicas, você provavelmente está perdendo

Leia mais

Cliente também é Lead!

Cliente também é Lead! Ricardo Heidorn CEO da Seekr Cliente também é Lead! Como utilizar os benefícios do Marketing de Conteúdo, em diferentes mídias, para atender em escala e diminuir custos. A felicidade não está nos produtos,

Leia mais

Vantagem Competitiva com SI

Vantagem Competitiva com SI Vantagem Competitiva com SI CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

Compra racional versus compra por impulso e a dissonância cognitiva

Compra racional versus compra por impulso e a dissonância cognitiva Compra racional versus compra por impulso e a dissonância cognitiva Ao final deste capítulo, o leitor deve compreender o sentido e a importância de se conhecer o processo de compra racional, de compra

Leia mais

PROFISSÃO ADVOGADO CAPTAÇÃO ÉTICA E GESTÃO COMERCIAL. Templates de apoio / Evento

PROFISSÃO ADVOGADO CAPTAÇÃO ÉTICA E GESTÃO COMERCIAL. Templates de apoio / Evento PROFISSÃO ADVOGADO CAPTAÇÃO ÉTICA E GESTÃO COMERCIAL Templates de apoio / Evento GABRIELA FORNELLS Profissional de Marketing e Comunicação, Consultora e Professora. Formada pela UFPR em Administração de

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Faça seu planejamento de maneira rápida usando o IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode te ajudar a antecipar diversas situações e deixar

Leia mais

FRUSTAÇÕES SÃO CONSEQUENCIAS DE: FALTA DE CRIATIVIDADE FALTA DE OTIMISMO FALTA DE TRABALHO DURO

FRUSTAÇÕES SÃO CONSEQUENCIAS DE: FALTA DE CRIATIVIDADE FALTA DE OTIMISMO FALTA DE TRABALHO DURO A ARTE DE OUVIR NÃO! FAZ PARTE DA ROTINA DE QUALQUER VENDEDOR LEVAR VÁRIOS NÃOS PRECISAMOS CONTORNAR UMA OBJEÇÃO ANTES DO SIM CONHECIMENTO E TÉCNICAS MOTIVAÇÃO E BRILHO NOS OLHOS VOCÊ SERÁ IMBATÍVEL!!!!

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS Soluções Empresariais para Advogados A Importância do Planejamento Estratégico O planejamento estratégico

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes Com um mercado cada vez mais disputado e cheio de novas opções fica mais difícil conquistar e fidelizar os clientes. Algumas

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental Marketing Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de Marketing Análise ambiental Bibliografia : Princípios de Marketing KOTLER e ARMSTRONG; Marketing Criando valor para o cliente CHURCHILL JR e PETER;

Leia mais

Atendimento Emocional. Psicólogo Ivson Pereira

Atendimento Emocional. Psicólogo Ivson Pereira Atendimento Emocional Psicólogo Ivson Pereira Ivson da Silva Pereira Licenciatura em Psicologia pela Unesp/Assis. Formação de Psicólogo pela Unesp/Assis. Aperfeiçoamento em Ludoterapia. Especialista Profissional

Leia mais

M Í D I A K I T

M Í D I A K I T MÍDIA KIT 2017 N O S S O O B J E T I V O Organizar, evoluir e manter a sua empresa no topo. As verticais que oferecemos tem como objetivo aumentar o valor agregado significativamente, mantendo sua empressa

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES FUNDAMENTOS DO ATENDIMENTO DE QUALIDADE Quem, na atualidade não foi obrigado a enfrentar fila no banco, ou em uma repartição pública...? Viver e trabalhar em uma sociedade global é um grande desafio para

Leia mais

Cadeia de valor: agregando valor

Cadeia de valor: agregando valor MSc. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br www.paulorodrigues.pro.br Mestre em Engenharia de Produção A principal preocupação de empresas, tanto de produto como de serviços, tem se voltado para

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Sistemas de informação que têm por finalidade facilitar as relações da organização com seus clientes atuais e

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

VENDA ASSISTIDA NOS TEMPOS DA NOVA GERAÇÃO DE CONSUMIDORES. Maio/16

VENDA ASSISTIDA NOS TEMPOS DA NOVA GERAÇÃO DE CONSUMIDORES. Maio/16 VENDA ASSISTIDA NOS TEMPOS DA NOVA GERAÇÃO DE CONSUMIDORES Maio/16 Os clientes têm o controle do relacionamento As regras tradicionais de Marketing, Vendas e Serviço estão mudando rapidamente A jornada

Leia mais

POSSUI ACESSO A INTERNET.

POSSUI ACESSO A INTERNET. 75% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA POSSUI ACESSO A INTERNET. 150 milhões de clientes em todo Brasil A SUA PROCURA Principais Serviços Nossa satisfação é ver nosso cliente surpreendido com a qualidade dos nossos

Leia mais

O que é a Pirâmide de Maslow?

O que é a Pirâmide de Maslow? Escala de Maslow O que é a Pirâmide de Maslow? A Pirâmide de Maslow, também chamada de hierarquia das necessidades de Maslow, é um conceito criado na década de 50 pelo psicólogo norte americano Abraham

Leia mais

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE Entre os 5 maiores canais de Negócios do Youtube no Brasil. facebook.com/ederson.une facebook.com/fabiano.laurindo.54 facebook.com/fernandokibing instagram.com/tiagoalmeida_oliveira

Leia mais

Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Capítulo 1. Sistemas de Informação

Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Capítulo 1. Sistemas de Informação Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 1 Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital 2 1

Leia mais

OS 5 PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS PELAS EMPRESAS POTIGUARES EM 2016

OS 5 PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS PELAS EMPRESAS POTIGUARES EM 2016 OS 5 PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS PELAS EMPRESAS POTIGUARES EM 2016 SUMÁRIO 1. Não saber delegar 2. Ausência de práticas de fidelização 3. Falta de gestão financeira 4. Marca mau posicionada no mercado 5.

Leia mais

Todo vendedor quer vender mais. Mas será que está fazendo a coisa certa pra conseguir?

Todo vendedor quer vender mais. Mas será que está fazendo a coisa certa pra conseguir? www.agendor.com.br Todo vendedor quer vender mais. Mas será que está fazendo a coisa certa pra conseguir? Vender mais é algo que todo mundo quer e precisa. Hoje o vendedor é responsável não apenas pelo

Leia mais

Introdução. Pesquisas profundas nos mostram que quanto melhor uma organização fornece feedback contínuo, mais ela se destaca da concorrência.

Introdução. Pesquisas profundas nos mostram que quanto melhor uma organização fornece feedback contínuo, mais ela se destaca da concorrência. Introdução Retorno sobre o investimento. Não importa o seu título no trabalho, todas as entregas precisam ser mais benéficas e rentáveis para a empresa. Quando feito em tempo real, o feedback contínuo

Leia mais

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento Sumário Introdução... 03 Afinal, o que é Omni-Channel?... 06 Quais são as suas vantagens?... 09 Como entregar uma

Leia mais

CONHECENDO A SAÚDE DA SUA OPERAÇÃO PELOS NÚMEROS

CONHECENDO A SAÚDE DA SUA OPERAÇÃO PELOS NÚMEROS CONHECENDO A SAÚDE DA SUA OPERAÇÃO PELOS NÚMEROS Introdução 03 Por que mensurar a qualidade do atendimento 05 Como mensurar 07 O que fazer com as informações obtidas 13 Conclusão 18 1 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

Análise dos mercados consumidores

Análise dos mercados consumidores Análise dos mercados consumidores Capítulos 6 Luciano Mendes Análise de mercados consumidores O objetivo do marketing é atender e satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes-alvo melhor do que

Leia mais

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Comportamento do consumidor Parte 03 Marketing e outros estímulos Marketing Produto Preço Praça Promoção Outros Econômico Tecnológico Político Cultural Modelo do comportamento do comprador Caixa preta

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

O guia do gerente de categoria para varejo centrado no cliente

O guia do gerente de categoria para varejo centrado no cliente PROFISSIONAIS DE GERENCIAMENTO DA CATEGORIA O guia do gerente de categoria para varejo centrado no cliente Melhor execução com insights do cliente no centro Sua categoria teve uma baixa de 2% na semana

Leia mais

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE Introdução 03 Importância de um bom atendimento ao cliente 05 Como melhorar esse processo 07 Ferramentas importantes

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz.

Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz. Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz. Sistema Integrado de Gestão ERP online Olá, tudo bem? Se você está em busca de métodos e alternativas para conquistar novos clientes

Leia mais

GUIA DESCOMPLICADO: COMO GERENCIAR SUA REDE DE LOJAS DE MÓVEIS?

GUIA DESCOMPLICADO: COMO GERENCIAR SUA REDE DE LOJAS DE MÓVEIS? GUIA DESCOMPLICADO: COMO GERENCIAR SUA REDE DE LOJAS DE MÓVEIS? INTRODUÇÃO 3 CENTRALIZE O GERENCIAMENTO COM UM SOFTWARE 5 MANTENHA A QUALIDADE EM TODA A SUA REDE 10 ANALISE OS CANAIS DE VENDA DE CADA LOJA

Leia mais

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity Parte 4 Construindo Marcas fortes Cap. 9 - Criação de Brand Equity Agenda Marca conceito e importância Branding Gestão da Marca Brand equity; Decisões de Marca; Customer Equity. MARCA Nome, termo, sinal,

Leia mais

Descubra o verdadeiro valor de sua organização de suporte ao cliente

Descubra o verdadeiro valor de sua organização de suporte ao cliente Descubra o verdadeiro valor de sua organização de suporte ao cliente 1 Uma ótima experiência do cliente ajuda a criar relacionamentos duradouros, mas, mesmo assim, muitas organizações de suporte não têm

Leia mais

CANVAS Aprenda a fazer o Canvas da sua empresa em poucos minutos!

CANVAS Aprenda a fazer o Canvas da sua empresa em poucos minutos! CANVAS Aprenda a fazer o Canvas da sua empresa em poucos minutos! Sumário 1. Canvas... 2. O que é o Canvas?... 3. Qual a importância do Canvas para o seu negócio?... 4. Como construir o Canvas?... 5. Segmentos

Leia mais

ABORDAGEM. A revolução do relacionamento com o cliente. Parte 01. ebook elaborado por: Marcelo Burattini.

ABORDAGEM. A revolução do relacionamento com o cliente. Parte 01. ebook elaborado por: Marcelo Burattini. ABORDAGEM OMNICHANNEL A revolução do relacionamento com o cliente. Parte 01 ebook elaborado por: Marcelo Burattini Este ebook foi elaborado pela em parceria com a BumpYard BUMPYARD Índice Introdução 03

Leia mais

OLÁ AQUI É O EDSON OLIVEIRA E SE VOCÊ ESTÁ ASSISTINDO ESSA APRESENTAÇÃO É PORQUE VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA ATRAIR MAIS CLIENTES, COBRAR MAIS

OLÁ AQUI É O EDSON OLIVEIRA E SE VOCÊ ESTÁ ASSISTINDO ESSA APRESENTAÇÃO É PORQUE VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA ATRAIR MAIS CLIENTES, COBRAR MAIS OLÁ AQUI É O EDSON OLIVEIRA E SE VOCÊ ESTÁ ASSISTINDO ESSA APRESENTAÇÃO É PORQUE VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA ATRAIR MAIS CLIENTES, COBRAR MAIS PELOS SEUS SERVIÇOS E ALCANÇAR A MARCA DE R$100.000,00

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade II DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja operação é realizar a gestão dos estoques

Leia mais

. Fraseologia adequada e expressões indesejáveis

. Fraseologia adequada e expressões indesejáveis Objetivo: Criar uma conscientização prática, através de exemplos, técnicas, gestão de relacionamento e reconhecimento de perfis de clientes para a excelência no atendimento. Público-Alvo: atendentes, balconistas,

Leia mais

Fundamentos de Marketing Sessão 18 07/05/18

Fundamentos de Marketing Sessão 18 07/05/18 Fundamentos de Marketing Sessão 18 07/05/18 1º semestre / 2018 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br 65% dos negócios das empresas vêm mantendo clientes satisfeitos. Custa cinco vezes mais conquistar um novo

Leia mais

Curso de Reforma Íntima e Cura. Defeitos e vícios conceitos, características e... como combater? (3) Por. Marco Bechara

Curso de Reforma Íntima e Cura. Defeitos e vícios conceitos, características e... como combater? (3) Por. Marco Bechara Curso de Reforma Íntima e Cura Defeitos e vícios conceitos, características e... como combater? (3) Por Marco Bechara (Encontro 14) 04 JUL / 2015 13. Impaciência: Princípios para a Reforma Íntima - INTEGRIDADE

Leia mais

Dica 1 Planeje como você quer ser percebido

Dica 1 Planeje como você quer ser percebido Comunicar-se com o seu cliente é parte essencial do seu negócio mas muitas vezes é negligenciado pelos empresários e empreendedores. Um bom atendimento ao cliente ou uma comunicação bem definida podem

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Como elevar o nível de satisfação no chat

Como elevar o nível de satisfação no chat Como elevar o nível de satisfação no chat Dalila Silva Analista de Suporte - Resultados Digitais 2016 - Estagiária 2017 - Assistente 2018 - Analista Júnior 2019 - Analista Sênior 2 1 O que é satisfação?

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO

MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING DE RELACIONAMENTO CRM Customer Relationship Management O que é? É a junção do Marketing com a Tecnologia da Informação, com o objetivo de prover meios EFICAZES e PRODUTIVOS de reconhecer, atender

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

VENDAS! COMO SER A MELHOR CONSULTORA...

VENDAS! COMO SER A MELHOR CONSULTORA... VENDAS! COMO SER A MELHOR CONSULTORA... O resultado do nosso negócio é proveniente de uma relação pessoal face a face e verdadeira: UMA AMIZADE Vendas fantásticas dependem de uma habilidade de pensar do

Leia mais

Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados

Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados Ter uma boa gestão de estoque na farmácia é fundamental para assegurar o fluxo de vendas e garantir um bom retorno financeiro. O gerenciamento

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de de trabalho Objetivos Em geral, quando imaginamos possibilidades de trabalho e carreira, criamos na nossa cabeça uma imagem genérica, pouco nítida. Temos dificuldade em distinguir

Leia mais

POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5

POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5 ÍNDICE POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5 COMO ANDA SEU RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS?... 6 PROFISSIOMAIS

Leia mais

dis i c s ipl i i pl na i FU F NDA D MENTO T S O DE G DE ES G TÃ T O E-BUSINESS

dis i c s ipl i i pl na i FU F NDA D MENTO T S O DE G DE ES G TÃ T O E-BUSINESS disciplina FUNDAMENTOS DE GESTÃO E-BUSINESS A Internet e o E-Business A Internet tem sido utilizada por um número crescente de pessoas e empresas para a realização dos mais diferentes tipos de tarefas,

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA:

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: 25.10.2018 REVISÃO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS Origem do Marketing marketing envolve a identificação

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE: SAIBA COMO MENSURAR E OTIMIZAR OS SEUS RESULTADOS

ATENDIMENTO AO CLIENTE: SAIBA COMO MENSURAR E OTIMIZAR OS SEUS RESULTADOS ATENDIMENTO AO CLIENTE: SAIBA COMO MENSURAR E OTIMIZAR OS SEUS RESULTADOS Introdução 03 A importância das métricas 05 As 6 métricas fundamentais para o atendimento 09 Como medir a satisfação dos clientes

Leia mais

Regional Metropolitana Aparecida de Goiânia. Cursos com os menores preços de mercado! Agenda. Jan/Jun

Regional Metropolitana Aparecida de Goiânia. Cursos com os menores preços de mercado! Agenda. Jan/Jun Regional Metropolitana Aparecida de Goiânia Faça a DIFERENÇA nagestão suaempresa! da Cursos com os menores preços de mercado! Agenda Jan/Jun 2017 Classificação dospequenosnegócios Microempreendedor Individual

Leia mais

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth Marketing Academy Talent Development for Business Growth Marketing Classes Promoção Manuela Palma Novo 3M Confidential 16 September 3M 2015. All Rights Reserved. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO Estratégia

Leia mais

TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH

TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH 31 99739-3169 Uma homenagem para a Thais Plaza, que esta semana perdeu seu querido pai. Nosso carinho e a certeza de que ele vai encontrar um

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

As pessoas podem não lembrar o que você fez ou disse, mas sempre lembrarão de como se sentiram. Tony Hsieh

As pessoas podem não lembrar o que você fez ou disse, mas sempre lembrarão de como se sentiram. Tony Hsieh As pessoas podem não lembrar o que você fez ou disse, mas sempre lembrarão de como se sentiram. Tony Hsieh Sandra Candido Pareschi Soares Diretora de Vendas Independente Mary Kay Nossa Agenda O que é pós-venda?

Leia mais

Unidade III. Administração do Relacionamento. Prof. MSc. Marcelo Zambon

Unidade III. Administração do Relacionamento. Prof. MSc. Marcelo Zambon Unidade III Administração do Relacionamento com o Cliente Prof. MSc. Marcelo Zambon Objetivos desta unidade Discutir os riscos na atividade de ouvir os clientes. Sensibilizar para a importância de ouvir

Leia mais

GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS. O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana!

GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS. O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana! GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana! SUMÁRIO SOBREO O AUTOR... 2 INTRODUÇÃO... 3 PRINCÍPIOS BÁSICOS...

Leia mais

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados.

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados. Novembro, 2016 Como aumentar a captação e retenção de clientes? Aumente a captação de clientes O segredo do sucesso para todo negócio é simples: aumentar as receitas e diminuir as perdas. Para aumentar

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE APRESENTAÇÃO A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas

Leia mais

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor Gerenciamento de relacionamento com o UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas de 18/10/2011.

Leia mais

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX Introdução...3 Entenda o poder do BuyBox...5 Os 4 fatores que vão te ajudar a conseguir o Buy Box...10 Invista em tecnologia para precificação!...

Leia mais

Programa de Workshops Sprinklr LATAM

Programa de Workshops Sprinklr LATAM Programa de Workshops Sprinklr LATAM 1 2017 Sprinklr. Sprinklr. Todos reservados Todosos osdireitos direitos reservados Workshop de Monitoramento Entendendo percepções da marca e outros temas de forma

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTRODUÇÃO Durante muito tempo a Tecnologia da Informação foi tratada apenas como um pequeno

Leia mais

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Módulo 4 Gerenciamento de equipe de vendas Tema 18 - Contornando Objeções com Equipe de Vendas INTRODUÇÃO A todo momento estamos negociando, seja

Leia mais

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI SUMÁRIO PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI 1 MARKETING, MARKETING E MARKETING: VISÃO GERAL... 1 1.1 Produção, consumo e marketing... 2 1.2 Definições e concepções de marketing... 4 1.3 Esquemas de marketing: os

Leia mais

Composto de Mkt: Produto

Composto de Mkt: Produto Composto de Mkt: Produto Naotake Fukushima : UFPR : R$16,75 Naotake Fukushima : UFPR : R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal

Leia mais

GUIA COMPLETO SOBRE ATENDIMENTO ONLINE PARA EMPRESAS B2B

GUIA COMPLETO SOBRE ATENDIMENTO ONLINE PARA EMPRESAS B2B GUIA COMPLETO SOBRE ATENDIMENTO ONLINE PARA EMPRESAS B2B Introdução 03 Importância do atendimento 05 Benefícios de se ter um bom atendimento 08 Os maiores desafios 10 Ferramentas importantes 13 Dicas para

Leia mais