CURSO TJMG Oficial de Apoio Judiciário Nº 02

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO TJMG Oficial de Apoio Judiciário Nº 02"

Transcrição

1 CURSO TJMG Oficial de Apoio Judiciário Nº 02 DATA DISCIPLINA ONLINE DISCIPLINA Informática PROFESSOR Pablo Leonardo MONITOR Gabriela Mendes AULA - 02/07 ATENÇÃO: o Professor disponibiliza, em seu website, apostilas que contêm os slides utilizados em sala de aula. Partes das notas constantes neste resumo foram extraídas e transcritas das apostilas supramencionadas, as quais podem ser acessadas em: PROTOCOLOS Regras de comunicação. Os computadores que usam e os que oferecem serviços devem usar os mesmos protocolos. Conjunto de regras que devem ser seguidas para que computadores possam se comunicar 1. - TCP/IP Trata se de um conjunto de protocolos que ganhou esse nome devido aos seus dois principais protocolos: TCP e IP. Em questões de prova, devem ser indicados como o mais importante conjunto de protocolos. O conjunto TCP/IP é o principal conjunto de protocolos da Internet e também da Intranet e Extranet. Seus protocolos podem ser divididos em 4 camadas, como ilustrado no quadro abaixo. 4 Aplicação HTTP, SSL, HTTPS, TELNET, SSH, FTP, DNS, DHCP, SMTP, POP3, IMAP 3 Transporte TCP, UDP 2 Rede IP 1 Física Ethernet, Wi fi, modem. 1 IDEM.

2 HTTP: Protocolo de transferência de hipertexto. Porta 80. Não é seguro, pois não criptografa as informações antes de elas serem enviadas. Utilizado para pegar os dados do site e transferir para o computador. Perigoso porque pode sofrer atuação do sniffer (farejador de informações que trafegam desprotegidas pela web). HTTPS (HTTP + SSL 2 ): Protocolo de transferência de hipertexto e criptografia de dados. Seguro, mas não 100%. Porta 443. Telnet: conexão remota sem criptografia. Porta 32. Conexão remota com outro computador. Exigências: ambos os computadores devem ter instalado um software que permita a comunicação. Computadores devem estar em rede. O computador cliente deve ter acesso (permissão) ao servidor. criptografado. SSH: Conexão remota criptografada. Porta 22. Assim como o Telnet, serve para fazer conexão remota. A diferença é que este é DNS: resolução de nomes (converte domínio em IP). Porta 53. O domínio de um site é um endereço simbólico. O endereço real é o IP e a conversão daquela neste é feito pelo protocolo DNS por meio da resolução de nomes. DHCP: atribui endereço IP aos computadores de uma rede. Portas 67 e 68. FTP: Protocolo de transferência de arquivos. Porta 20 e 21. Transferência de arquivos por download e upload. INTRANET Tem a mesma base da internet, mas difere-se por ser uma rede privada. Tem como características: Rede privada; 2 Protocolo criptográfico.

3 Usa os mesmos protocolos, serviços e softwares da Internet; É restrita aos funcionários de uma empresa, mas não ao seu espaço físico; É uma plataforma de rede independente, ou seja, não depende da Internet para existir; É implantada com o objetivo de agilizar a comunicação dentro de uma empresa e criar um ambiente de colaboração entre os funcionários. EXTRANET Existem dois conceitos para extranet: 1 Quando a Intranet de uma empresa pode ser acessada por alguém que não faça parte do quadro de funcionários da mesma (ex. aluno que acessa a intranet da Universidade para ter acesso a suas notas e faltas) 2 Quando existe a comunicação entre duas ou mais Intranets, desde que sejam de filiais de uma mesma empresa. FIREWALL Sistema de segurança que filtra os dados que entram e saem de um computador ou uma rede. Atua como se fosse um porteiro, filtrando o que pode ou não ser acessado (ex. bloqueio de facebook). Não detecta a presença de vírus Filtra tanto de dentro pra fora quanto de fora pra dentro. Pode ser usado para bloquear alguns sites ou recursos da rede. Pode ser utilizado como software ou combinação de hardware e software, jamais um hardware sozinho. VPN Rede privativa virtual. Túnel de criptografia É utilizada nos casos em que se deseja fazer uma comunicação confidencial através de uma rede pública.

4 COOKIES São pequenos arquivos de texto que são gravados pelo site visitado no computador cliente. É por causa desse armazenamento que após fazermos uma busca sobre alguma coisa ou produto, todos os demais sites que pesquisamos se personalizem conforme as preferências, oferecendo aqueles mesmos produtos e/ou coisa. Armazenam as preferências de navegação do usuário; Têm relação direta com a privacidade do usuário; Podem ser excluídos e também bloqueados. CHAT Conversação em tempo real popularmente conhecida como bate papo. Comunicação síncrona as pessoas devem estar conectadas simultaneamente. Permite o envio de arquivos, vídeo conferência, etc. Programas usados para chat: ICQ, Facebook Messenger, whatsapp, hangouts, etc. Obs.: o fato de os recursos permitirem o envio de conversas off-line não faz destas o chat. O chat pressupõe que as pessoas estejam online. WEBLOG Também conhecido por blog, trata-se de diário virtual. Não requer o conhecimento de toda a linguagem de internet que são necessários para a criação de um website. É de fácil publicação, sendo que o criador escreve mensagens que são postadas. REDES SOCIAIS Trata-se de sites de relacionamento, que visam a agrupar pessoas que possuem interesse comum. Atualmente, vêm sendo utilizadas, também, para fins de publicidade, dado seu dinamismo. Ex.: Orkut, Google +, MySpace, Facebook, Twitter, FourSquare, Instagram

5 WIKIPEDIA Trata-se de uma enciclopédia online. É gratuita, livre, não confiável e baseada no conceito de colaboração. Tudo que tem wiki em seu nome é baseado no conceito de colaboração. Correio eletrônico não é criptografado. Não é em tempo real; Não é seguro; Comunicação assíncrona; Para usar o correio eletrônico é necessário que o usuário possua uma caixa postal quando a capacidade se esgota, o usuário deixa de receber s. Os endereços postais seguem os padrões: usuário@dominio / usuário@subdomínio.domínio 3 Qualquer tipo de arquivo pode ser enviado em anexo. Caracteres possíveis: A a Z, 0 a 9, -, _,., Caractere SPAM Mensagem enviada em massa sem que seus destinatários tenham solicitado ou autorizado. O spam não é definido pelo seu conteúdo (ex.: conteúdo pornográfico). Define-se por ter sido enviado em massa sem solicitação ou autorização. PHISHING SCAM Mensagem maliciosa que induz o usuário a clicar sobre hiperlinks maliciosos que o direcionarão a sites falsos com o intuito de roubar suas informações. Costumam ser mensagens que contêm erros de português. 3 Termo anterior ao domínio. Traz a ideia de organização. Ex.: fulano@supremo.com.br -> fulano@produção.supremo.com.br

6 WEBMAIL O webmail é um serviço da web que nos permite ler e escrever mensagens usando um navegador (browser). Pode ser utilizado, ainda um software de correio eletrônico, que é específico para e- mail. Principais softwares de correio eletrônico: outlook express, windows live mail (versão que substitui o outlook), Microsoft outlook (ferramenta paga), mozilla thunderbird (além de gratuito, é livre). SOFTWARES CLIENTES DE CORREIO ELETRÔNICO Para utilizar um cliente de , é necessário que o usuário possua, pelo menos, uma caixa postal. Os softwares clientes são capaz de gerenciar diversas contas, simultaneamente. Pastas padrão (não podem ser excluídas ou renomeadas): - caixa de entrada: mensagens recebidas, - caixa de saída: mensagens enviadas, mas que ainda não saíram do computador, - itens enviados: mensagens enviadas e que já saíram do computador, - rascunho: mensagens que foram salvas sem serem enviadas. É possível que haja, ainda, a pasta lixo eletrônico, que é para onde são enviadas as mensagens classificadas como spam. JANELA DE ENVIO DE De Para CC CCO 4 Assunto Anexos Bianca Poli, Fred Eder Pablo, Janaína Reunião hoje Assuntos.docx 4 Cópia carbonada oculta.

7 Cópia, em regra, tem objetivo apenas de dar conhecimento. Os destinatários são aqueles que constam no campo Para. No exemplo acima, Pablo vê todos os sujeitos, salvo a Janaína, a qual, por sua vez, pode ver todos, salvo Pablo. Os demais são visíveis a todos. Responder: envia uma resposta ao remetente da mensagem Responder a todos: envia uma resposta ao remetente e a todos os outros destinatários, salvo os ocultos. Quando uma mensagem é respondida, os anexos são excluídos. Encaminhar: encaminha uma cópia fiel (texto e anexos) da mensagem a outros destinatários. PROTOCOLOS DE SMTP envio (saída). Porta 25. Único protocolo de envio de s existente. Logo, em uma questão de prova, é a única possibilidade de assertiva verdadeira em se tratando de protocolo de entrada de . POP3- recebimento (entrada). Transfere as mensagens para o cliente. Porta 110. Protocolos de entrada: finalidade puxa para o computador todos os s recebidos, de modo que a caixa postal nunca será estourada. Desvantagem: como ele traz a mensagem ao computador do usuário, ela não pode mais ser visualizada por outro computador. IMAP recebimento (entrada). Mantém as mensagens no servidor. Porta 143. Similar ao POP3, mas não puxa as mensagens, apenas as visualiza. Como a mensagem não é transferida ao computador, pode ser visualizada de mais de um computador, inclusive, simultaneamente. Desvantagem: Requer conexão o tempo todo. SISTEMA OPERACIONAL Faz todo o gerenciamento do software e do hardware. O Sistema Operacional é o principal software de um computador. Também pode ser definido como um conjunto de programas. Os programas que formam o S.O. são classificados em 3 categorias: Aplicativos: softwares que auxiliam o usuário na realização de suas tarefas. Exemplos: editores de texto, planilhas eletrônicas, calculadora.

8 Utilitários: Softwares que são usados na manutenção do sistema. Exemplos: Firewall, Desfragmentador de discos, Restauração do Sistema. Kernel: Núcleo do S.O. É considerado o software mais importante do mesmo. As funções do Sistema Operacional são: Gerenciar o Hardware Gerenciar os Softwares Servir de Interface para que o usuário possa interagir com o Sistema EXEMPLOS DE SISTEMA OPERACIONAL: MS DOS, WINDOWS, LINUX. UNIX, MAC OS, ios, ANDROID, WINDOWS PHONE, etc. O nome do arquivo válido no Windows é formado por nome + extensão, que não pode passar de 255 caracteres. Há, contudo, caracteres que são proibidos. :<>?/ \* Mouse no Windows Botão primário (principal) Botão secundário (auxiliar) Na prática, falamos em botão esquerdo e botão direito. Todavia, é mais técnico falar em botão primário e secundário, pois as funções podem ser alteradas (p.e. para pessoas canhotas). Menu *: Tela de boas-vindas: tela que exibe nome de usuário ao iniciar o computador.

9 Podem ser criadas várias contas para o mesmo computador, o que é recomendável quando há mais de uma pessoa compartilhando a mesma máquina. LOGON: Entrar no sistema. LOGOFF: Encerra a sessão de utilização atual e retorna o Windows para a tela de boas vindas para que um outro usuário possa de logar. TROCAR DE USUÁRIOS: Retorna o sistema para a tela de boas vindas sem encerrar a sessão de utilização atual. Tipos de conta: Administrador Usuário

INTERNET PROF. PABLO LEONARDO

INTERNET PROF. PABLO LEONARDO INTERNET pablo@estudotop.com.br pabloleonardo.silva@gmail.com Youtube: Informática passo a passo Facebook: Estudo top Periscope: @professor_pablo www.estudotop.com.br PROF. PABLO LEONARDO INTERNET Rede

Leia mais

Informática. Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke.

Informática.   Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke. Informática E-mail: Conceitos Gerais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática E-MAIL: CONCEITOS GERAIS O correio eletrônico tornou-se popular devido a sua grande facilidade em

Leia mais

Informática. Redes de Computadores e Internet

Informática. Redes de Computadores e Internet Informática Redes de Computadores e Internet Classificação Redes (Distância) - Rede de Área Pessoal PAN - Rede Local LAN - Rede Metropolitana MAN - Rede de Longa Distância WAN Servidores X Clientes - Servidor

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Informática. 09- Considere a figura a seguir:

Informática. 09- Considere a figura a seguir: Informática 01- Ao utilizar o editor de apresentações Impress, do pacote Libre Office, é possível cronometrar a apresentação quando exibida. Este recurso é acessível por meio da opção Cronometrar, presente

Leia mais

Noções de Informática TRT PE. Prof. Márcio Hunecke

Noções de Informática TRT PE. Prof. Márcio Hunecke Noções de Informática TRT PE Prof. Márcio Hunecke Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10) Menu Iniciar e Barra de Tarefas Logoff / Sair, Bloquear e Trocar usuário Lixeira (Restaurar,

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo:

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo: Informática 01- Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que 2 ou mais computadores possam compartilhar recursos físicos e lógicos. Quanto

Leia mais

Informática. Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke.

Informática.   Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke. Informática E-mail: Conceitos Gerais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CORREIO ELETRÔNICO Mozilla Thunderbird é um cliente de e-mails e notícias da Mozilla Foundation,

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL

CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL CONCEITO DE INTERNET CLOUD COMPUTING WEB CONEXÃO MODEM PROVEDOR BACKBONE NÚMERO IP REDE WIRELESS ENDEREÇO MAC BROWSER HTML URL DOMÍNIO DOMÍNIO DE NÍVEL MÁXIMO PROTOCOLOS CONJUNTO TCP/IP HTTP HTTPS TELNET

Leia mais

Informática Questões Aulas 08, 09 e 10 Prof. Márcio Hunecke

Informática Questões Aulas 08, 09 e 10 Prof. Márcio Hunecke Oficial de Justiça Informática Questões Aulas 08, 09 e 10 Prof. Márcio Hunecke Informática Questões Aula 8 1. (2017 FAURGS TJ-RS Analista Judiciário Área Administrativa (Administração; Ciências Contábeis;

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

DESCONTOS DE ATÉ 50%

DESCONTOS DE ATÉ 50% Quer participar das promoções do Ponto dos Concursos e ganhar descontos imperdíveis em tempo real durante este evento? DESCONTOS DE ATÉ 50% Neste exato momento o professor Marco Antonio Macarrão (32 98475-5021)

Leia mais

Noções de Informática TRT SP. Prof. Márcio Hunecke

Noções de Informática TRT SP. Prof. Márcio Hunecke Noções de Informática TRT SP Prof. Márcio Hunecke Edital Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10). Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 2010,

Leia mais

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS Professor Reinaldo professorreinaldoalves@gmail.com 1. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Outlook Express a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Dicas para Prova TRE (TO)

Dicas para Prova TRE (TO) Dicas para Prova TRE (TO) Noções de Informática Márcio Hunecke EDITAL CESPE 5 alternativas 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014 Dezembro 1969 Junho 1970 Março 1972 Julho 1977 INFORMÁTICA 1 MODEM Modem é o equipamento responsável pela conexão do seu Micro/Note/PDA ao sistema de telecomunicações. DIAL UP ADSL 3G 01 - O serviço de

Leia mais

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas

INFORMÁTICA. Com o Professor: Rene Maas INFORMÁTICA Com o Professor: Rene Maas Arquivos anexados a mensagens de e-mail podem conter vírus, que só contaminarão a máquina se o arquivo anexado for executado. Portanto, antes de se anexar um arquivo

Leia mais

Informática. Aplicativos de Comunicação Instantânea. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Aplicativos de Comunicação Instantânea. Professor Márcio Hunecke. Informática Aplicativos de Comunicação Instantânea Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA Aplicativos de comunicação instantânea, também

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 32/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 38/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

INFORMÁTICA Professor: Daniel Garcia

INFORMÁTICA Professor: Daniel Garcia INFORMÁTICA Professor: Daniel Garcia Recado do prof. Daniel Garcia: Vou focar neste material nos principais tópicos para prova da Policia Rodoviária Federal, levando sempre em conta os estilos de prova

Leia mais

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke. Informática Mozilla Thunderbird Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MOZILLA THUNDERBIRD O Mozilla Thunderbird é a ferramenta de correio eletrônico gratuita, baseado em software

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 14/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Informática. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Informática. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Informática Polícia Legislativa Câmara dos Deputados Período: 2007-2017 Sumário Informática... 3 Windows... 3 Impress... 3 WLAN - Redes Sem Fio (Wi-Fi, Bluetooth, etc.)...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 92/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 92/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 92/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aplicações Gerais de Informá5ca

Aplicações Gerais de Informá5ca Aplicações Gerais de Informá5ca Prof. Marcos V. O. de Assis mvoassis@gmail.com marcos.assis@ufpr.br hap://mvoassis.wordpress.com O que vimos até agora? Introdução à Informá5ca Estrutura geral do Computador

Leia mais

Professores: Jeferson Bogo & Renato Mafra Informática. Navegadores

Professores: Jeferson Bogo & Renato Mafra Informática. Navegadores Navegadores Um navegador (web browser ou browser), é um aplicativo permite que os usuários tenham acesso a documentos virtuais da Internet (hipertexto ou hipermídia), também conhecidos como páginas da

Leia mais

Navegadores. Navegador ( Web Browser ou Browser) Conceitos

Navegadores. Navegador ( Web Browser ou Browser) Conceitos Folheto Número 1 Navegadores Um navegador, também conhecido pelos termos em inglês web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos

Leia mais

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico).

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). CLIENTE DE EMAIL - OUTLOOK (Microsoft Office). - Outlook Express (Windows). - Mozilla Thunderbird (Soft Livre). - Eudora. - IncredMail.

Leia mais

INFORMÁTICA. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

INFORMÁTICA. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV INFORMÁTICA 01. Analise as seguintes afirmações relativas a conceitos de Internet. I - O SPAM é caracterizado pela utilização indevida do servidor POP de uma empresa ou outra entidade para enviar uma grande

Leia mais

Curso Técnico em Informática

Curso Técnico em Informática COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Curso Técnico em Informática Disciplina: Informática Instrumental

Leia mais

Informática. Outlook Express. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Outlook Express. Professor Márcio Hunecke. Informática Outlook Express Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática OUTLOOK EXPRESS O Outlook Express é a ferramenta de e-mail que vem junto com o Windows XP e não pode ser

Leia mais

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche.

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche. sem que para tanto, o usuário necessite ter muito conhecimento no assunto. Vale citar que o Windows XP já vem com um firewall, que apesar de não ser tão eficiente, é um bom aliado na segurança. Para ativá-lo,

Leia mais

Get Connected Noções básicas de informática

Get Connected Noções básicas de informática Informática Básica/Aplicada Get Connected Noções básicas de informática Redes de Computadores e Internet Adaptado por Kleber Rezende Março 2017 Agenda Redes de computadores. Internet. Navegação na Internet.

Leia mais

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE PROVA A Caros alunos, neste domingo (29 de ABRIL/18) foi aplicada pelo IBFC a prova do concurso da PM-PB para os cargos de Soldado e Bombeiro (nível médio), dessa forma, segue os comentários para esclarecimentos

Leia mais

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada:

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada: 1. O tipo mais comum de conexão à Internet, considerada banda larga por meio de linha telefônica e normalmente oferecida com velocidade acima de 1 Mbps, utiliza a tecnologia A. ADSL. B. Dial Up. C. HFC

Leia mais

Correio eletrônico ( ) O correio eletrônico é um serviço básico de comunicação em rede,para o intercâmbio de mensagens eletrônicas.

Correio eletrônico ( ) O correio eletrônico é um serviço básico de comunicação em rede,para o intercâmbio de mensagens eletrônicas. Monster Concursos Correio eletrônico (e-mail) #Considerações iniciais O correio eletrônico é um serviço básico de comunicação em rede,para o intercâmbio de mensagens eletrônicas. Até os dias atuais percebe-se

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet.

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet. INFORMÁTICA Acerca de serviços e ferramentas da Internet, julgue os itens a seguir: 01. Atualmente, para que softwares de correios eletrônicos possam funcionar adequadamente, uma versão de um software

Leia mais

Construção de Sites. Introdução ao Universo Web. Prof. Nícolas Trigo

Construção de Sites. Introdução ao Universo Web. Prof. Nícolas Trigo Construção de Sites Introdução ao Universo Web Prof. Nícolas Trigo trigo.nicolas@gmail.com CONCEITOS BÁSICOS Internet à conglomerado de redes de computadores que permite o acesso a informações e a transferência

Leia mais

CORREIO ELETRÔNICO

CORREIO ELETRÔNICO CORREIO ELETRÔNICO 475. O botão Enviar/rec... permite ao usuário enviar as mensagens que estão armazenadas na Caixa de Saída. 476. Suponha um e-mail enviado para zedascouves@verduras.com.br. A segunda

Leia mais

PF + ABIN Informática Questões 2. Prof. Rafael Araujo

PF + ABIN Informática Questões 2. Prof. Rafael Araujo A figura acima ilustra uma janela do Excel 2003 contendo uma planilha com dados de rentabilidade de fundos de investimento do BB, cotados no dia 12/5/2008. Considerando essa janela, julgue o item subseqüente.

Leia mais

E-mail (eletronic mail )

E-mail (eletronic mail ) E-mail (eletronic mail ) alice@gmail.com bob@yahoo.com.br Alice escreve uma carta Entrega no correio da sua cidade Que entrega pra o carteiro da cidade de Bob Bob responde também através de carta 1 Processo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 98/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Internet 10 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Internet 10 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5540 - Internet 10 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Conceito 1.1. Um Pouco de História: a Origem da Internet... 23 1.1.1. A Internet no Brasil... 25 1.2. WWW... 25 1.3. HTML...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior CAMADA DE APLICAÇÃO Alyson Pereira Barbosa Erisvaldo dos

Leia mais

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01 APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET O processo de Navegação na Internet Aula 01 O processo de Navegação na Internet. USUÁRIO A CONEXÃO PROVEDOR On-Line EMPRESA

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS INFORMÁTICA PARA CONCURSOS Prof. BRUNO GUILHEN Vídeo Aula VESTCON MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. A CONEXÃO USUÁRIO PROVEDOR EMPRESA DE TELECOM On-Line A conexão pode ser

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

Informática. Polícia Rodoviária Federal

Informática. Polícia Rodoviária Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Informática Período: 2008-2017 Sumário Informática... 3 Dispositivos de Entrada e Saída... 3 Windows Vista... 3 Excel... 3 Writer... 4 Calc... 8 Impress... 10 Mozilla Firefox...

Leia mais

Acerca de sistema operacional e do ambiente Microsoft Office 2010, julgue os itens a seguir.

Acerca de sistema operacional e do ambiente Microsoft Office 2010, julgue os itens a seguir. 1 - ( Prova: CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário - Área Judiciária / Noções de Informática / Microsoft Word; ) Acerca de sistema operacional e do ambiente Microsoft Office 2010, julgue os itens a

Leia mais

a) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F.

a) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F. Para orientar os estudos, o professor Fabio Augusto separou uma bateria de questões de Informática visando a prova para escrevente do dia 2. Ao final de cada questão confira o gabarito comentado pelo especialista.

Leia mais

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto S.O. em ambiente gráfico e modo de texto Sistema Operativos: 1 @ Ms-Dos @ Windows 95, @ Windows 98, @ Windows ME, @ Windows XP, @ Windows NT, @ Windows 2000, @ Windows Vista @ Windows 7/8 e 10 @ Unix,

Leia mais

Internet 9 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Internet 9 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4854 - Internet 9 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. A Origem da Internet... 21 1.2. A Trajetória da Internet no Brasil... 22 1.3. O Que é a Word Wide Web?...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Plano de Aula - Internet 10 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Internet 10 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Internet 10 - cód. 5540 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 Internet - Conceito Aula 2 Continuação do Capítulo 1 Internet - Conceito Aula 3 Capítulo 2 Navegadores Aula 4 Capítulo 3 Internet

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 02/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE E SOFTWARE

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE E SOFTWARE CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE E SOFTWARE Conceitos Básicos A Informática é a informação automática, ou seja, é a utilização de algumas técnicas para o tratamento de informações por meio de um computador.

Leia mais

Revisão de Informática

Revisão de Informática Revisão de Informática Prof. Sérgio Spolador https://www.facebook.com/profsergiospolador Internet / Intranet TCP/IP TCP Transmission Control Protocol IP Internet Protocol (ENDEREÇAMENTO) IPV4 32 bits IPV6

Leia mais

Plano de Aula - Internet 9 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Internet 9 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Internet - cód. 4854 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 Introdução Aula 3 Capítulo 2 Navegadores Aula 4 Continuação do Capítulo 2 Navegadores 1.1.

Leia mais

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke. Informática Mozilla Thunderbird Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MOZILLA THUNDERBIRD O Mozilla Thunderbird é a ferramenta de correio eletrônico gratuita, baseado em software

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 02/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs

Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs Colégio Pe. João Bagozzi Formação de Educadores Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs http://blog.portalpositivo.com.br/ticbagozzi Projeto: Quem não se comunica, se trumbica... Objetivos e

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

Noções de Informática TRT RJ. Prof. Márcio Hunecke

Noções de Informática TRT RJ. Prof. Márcio Hunecke Noções de Informática TRT RJ Prof. Márcio Hunecke Conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários Tipos de software: Básico, Aplicativo e Utilitário Compactadores

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Locaweb

Proposta Comercial. Produto:  Locaweb Proposta Comercial Produto: Email Locaweb Sumário Sobre a Locaweb... Locaweb em Números... Soluções Proposta... 4 Principais Características... 4 Principais Benefícios... 5 Condições Comerciais... 6 Prazos

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Observe a janela do Windows Explorer do Windows Vista abaixo:

INFORMÁTICA. 02. Observe a janela do Windows Explorer do Windows Vista abaixo: INFORMÁTICA 01. Ao ligarmos o computador, uma série de testes é feita na máquina para constatar que todos os seus componentes estão funcionando. O sistema básico de entrada/saída, executado por um computador

Leia mais

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares Internet - Navegação Conceitos 1 Internet A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conetados, que oferece inúmeros serviços. Cada computador está ligado a uma rede que por sua vez

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 2/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Informática. Software. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Software. Professor Márcio Hunecke. Informática Software Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA SOFTWARE O COMPUTADOR Um sistema computacional é formado basicamente por duas estruturas.

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. O processo de Navegação na Internet A CONEXÃO USUÁRIO

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre as pessoas. Anteriormente

Leia mais

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Arquitetura de Rede Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Tipos de arquiteturas Cliente-Servidor Peer-to-Peer Arquitetura Híbrida Cliente-Servidor

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Bom simulado! Professor Ravel Silva https://www.facebook.com/professorravelsilva

Bom simulado! Professor Ravel Silva https://www.facebook.com/professorravelsilva Orientações aos alunos: 1. Este simulado visa auxiliar os alunos que estão se preparando para o cargo de Assistente em Administração da UFBA Nível Médio. 2. O Simulado contém 15 questões estilo UFBA (Certo

Leia mais

Caderno Informática 50 Questões Modelo CESPE

Caderno Informática 50 Questões Modelo CESPE Caderno Informática 50 Questões Modelo CESPE Nos itens que avaliam noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão,

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1 - (FEPESE 2017 CIDASC) O ícone/botão do Windows 10 ao lado, localizado por padrão na parte inferior direita da tela do Windows, refere-se: a) ao Chat online. b) à Central de Ajuda.

Leia mais

Rede de Computadores Modelo OSI

Rede de Computadores Modelo OSI Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL

Leia mais

WWW = WORLD WIDE WEB

WWW = WORLD WIDE WEB Internet WWW = WORLD WIDE WEB DOWNLOAD/UPLOAD Navegadores Motores de Busca Dica de Pesquisa 1) Frases explícitas: professortonzera, informática para concursos 2) Professortonzera facebook 3) Pesquisas

Leia mais

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall (definições) Por que do nome firewall? Antigamente, quando as casas eram feitas de madeira o fogo era um grande problema, pois se alastrava facilmente

Leia mais

Laboratório - Uso do Wireshark para observar o handshake triplo do TCP

Laboratório - Uso do Wireshark para observar o handshake triplo do TCP Laboratório - Uso do Wireshark para observar o handshake triplo do TCP Topologia Objetivos Parte 1: Preparar o Wireshark para capturar pacotes Selecionar uma interface apropriada da placa de rede para

Leia mais

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Manual do Usuário USU Unidade de Suporte ao Usuário GINF Gerência de Informática Setembro/2010 ATENÇÃO : A Unidade de Suporte ao Usuário do CREA-SP se isenta

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

3. INFORMÁTICA. 02. FCC-Pref.do RJ-Sec M. da Fazenda - Agente de Trabalhos de Engenharia)

3. INFORMÁTICA. 02. FCC-Pref.do RJ-Sec M. da Fazenda - Agente de Trabalhos de Engenharia) 72 - Informática 3. INFORMÁTICA I. O protocolo FTP, integrante do conjunto de protocolos TCP/IP, é responsável pela autenticação dos usuários de correios eletrônicos no processo de envio de mensagens de

Leia mais

Concurso PM-PE Prova de Informática 2014

Concurso PM-PE Prova de Informática 2014 Concurso PM-PE Prova de Informática 2014 Prova de Informática para oficiais comentada pelo professor Jeferson Bogo, do curso Gran Cursos Online. Obs.: a questão de número 30 foi anulada. 25. (PM-PE 2014,

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

Simulado Aula 02 INSS INFORMÁTICA. Prof. Márcio Hunecke

Simulado Aula 02 INSS INFORMÁTICA. Prof. Márcio Hunecke Simulado Aula 02 INSS INFORMÁTICA Prof. Márcio Hunecke Informática Pragas Virtuais 1. Phishing é um método de envio de mensagens eletrônicas que tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição

Leia mais

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO)

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) Wanderléa Teixeira Gnoato Lodi gnoatow@yahoo.com.br 10 de Outubro de 2011 Roteiro de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais