Procedimento para gestão de reclamações e queixas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Procedimento para gestão de reclamações e queixas"

Transcrição

1 Procedimento para gestão de reclamações e queixas Objectivo: dar a estudantes, agentes ou outras pessoas a possibilidade de reclamarem sobre o serviço e dar aos mesmos a oportunidade de serem devidamente tidos em consideração. Monitorização: 1. a partir dos questionários dos estudantes 2. a partir de métodos mais informais (falar com estudantes ou agentes) 3. a partir dos comentários do departamento de Vendas e Marketing Política: 1. Fornecer e operar um procedimento de reclamações claro e útil para estudantes, agentes, familiares e outras pessoas que trabalhem connosco. 2. Fazer com que estas pessoas saibam que existe uma política deste tipo. As reclamações são uma oportunidade de melhorar a qualidade dos nossos serviços e qualquer cliente tem o direito de reclamar. As normas a seguir apresentadas destinam-se a assegurar que o nosso procedimento de reclamações está rapidamente disponível, é fácil de utilizar, é confidencial e justo: Qualquer pessoa que reclame: Será tratada com respeito Receberá um agradecimento por ter chamado a atenção sobre o assunto Terá a sua reclamação convenientemente levada em consideração Cada reclamação: Será cuidadosamente analisada Será tratada de forma rápida e profissional Será tratada de forma confidencial para evitar qualquer embaraço ou preconceito em relação às pessoas que efectuam a reclamação Procedimento de gestão de reclamações - estudantes Os estudantes podem abordar qualquer membro do pessoal sobre a sua reclamação antes de a realizar por escrito. No caso de uma reclamação grave, os estudantes podem falar pessoalmente com o Gestor do Centro ou com o Director de Estudos. A melhor forma para os estudantes efectuarem uma reclamação se estiverem de qualquer forma insatisfeitos é realizá-la por escrito. Os estudantes poderão encontrar um formulário de reclamações para preencherem na recepção. Espera-se que os funcionários da Bloomsbury International incentivem os estudantes a levantar quaisquer problemas que possam ter, e lhes expliques como podem realizar uma reclamação, e se necessário, ajudem no processo para garantir que as opiniões dos estudantes são levantadas correctamente e obtêm um resultado satisfatório.

2 Soluções e ressarcimento Se tiver ocorrido uma falha de comunicação, o ressarcimento e solução irão incluir: Um pedido de desculpas Uma explicação Informações sobre as medidas tomadas como resultado da reclamação Garantia de que a situação não irá ocorrer novamente Por vezes, os estudantes sentem vergonha ou embaraço de reclamar. Por vezes, não lhes foi dito antes da sua chegada que têm a oportunidade de mudar de turma/alojamento se não estiverem satisfeitos. Durante o primeiro dia de admissão, é dito aos novos estudantes que falem com o Director de Estudos se não estiverem satisfeitos com a sua turma. É-lhes dito que se tiverem qualquer outro problema, devem falar com um membro do pessoal na recepção. Se necessitarem de falar com um responsável pelo bem-estar, ser-lhes-á agendada uma reunião. Na realidade, os estudantes nem sempre se sentem confortáveis em reclamarem com as pessoas que determinámos no nosso procedimento. Muitas vezes reclamam junto da pessoa com a qual se sentem mais confortáveis ou quando surge uma oportunidade de falarem sobre o seu problema a alguém. Por conseguinte, é importante que sejamos todos responsáveis por lidar com a reclamação inicial mesmo que isso signifique dizer ao estudante com quem deve falar sobre o problema e assegurar-lhe que queremos ajudar. As pessoas que serão os decisores e coordenadores principais de comentários negativos são as seguintes: Problemas de alojamento Problemas com aulas/professor/problemas académicos Problemas com o edifício Outras reclamações Gestor do Centro Director de Estudos Gestor do Centro Gestor do Centro Estas são as pessoas que fundamentalmente têm o maior número de informações para poderem tomar medidas da forma mais eficaz mas isto não significa que são as únicas pessoas que podem tratar da reclamação inicial. É importante que, se um estudante nos fizer uma reclamação, não ignoremos de imediato a reclamação e digamos ao estudante que este necessita de falar com outra pessoa. Se formos o destinatário dessa informação, devemos assegurar o estudante que serviremos de ligação com a pessoa que irá por fim poder ajudá-lo e tentar agendar algum tempo para que possam falar.

3 Quando um estudante faz uma reclamação: 1. Escute cuidadosamente e tome notas se for apropriado. Faça perguntas apropriadas e faça um resumo para verificar se foram compreendidas. 2. Pergunte se o estudante pretende fazer uma reclamação por escrito, dê-lhe um formulário de reclamações e ofereça-se para ajudar, se necessário. 3. Quando todas as informações tiverem sido reunidas, se não for possível resolver o problema no momento, peça ao estudante para voltar mais tarde para verificar o progresso e diga-lhe o que tenciona fazer. 4. Se necessário, sirva de ligação com outro pessoal e agende uma hora para que o estudante fale com outro membro do pessoal, caso seja apropriado. 5. Actualize o aluno relativamente ao progresso da reclamação. 6. Quando a reclamação tiver sido resolvida, certifique-se casualmente de que o estudante está satisfeito. Se ainda existir um problema, podem ser apresentadas soluções alternativas. Monitorize a situação até que o estudante esteja totalmente satisfeito. 7. Mantenha um registo da reclamação e arquive-a na pasta de reclamações. Aconselhamento quanto à forma de gerir as reclamações É importante que, quando ouvirmos uma reclamação pela primeira vez, não façamos de imediato um juízo de valor sobre a situação tal como a vemos. Em todo o caso, terá de ser enviada uma resposta num prazo de 24 horas mesmo que seja apenas a informar que a situação está a ser investigada. É provável que o procedimento não esteja concluído nesta fase. Se um estudante estiver zangado, este tem de ter a oportunidade de expressar a sua insatisfação, pelo que é essencial que escutemos activamente o que este está a dizer e tentemos obter uma ideia clara e completa da situação. Isto pode envolver colocar questões pertinentes de modo a obter informações mais completas. Pode ser necessário resumir o que um estudante disse para garantir que o significado é claro. O estudante tem de saber que serão tomadas medidas, mesmo que seja que o ouvinte irá comunicar a reclamação a uma pessoa que possa ajudar. Gerir reclamações por resolver: Na eventualidade pouco provável do estudante não ficar totalmente satisfeito com o resultado, devem ser-lhe oferecidas duas medidas adicionais que podem ser tomadas: 1. Enviar uma carta a solicitar uma reunião formal com o Director Executivo ou qualquer outro membro da equipa de gestão sénior. Solicitar a ajuda de uma entidade de arbitragem independente: 2. Para mais informações sobre o procedimento de gestão de reclamações para estudantes da English UK, consulte Este é um serviço completamente imparcial e objectivo gerido de forma independente.

4 Procedimento de gestão de reclamações - agentes Os agentes podem realizar reclamações por fax, ou telefone. Reúna informação e estabeleça contacto com o Reitor/Director de Estudos/professores/estudante/coordenadores da família de acolhimento sempre que apropriado. Certifique-se de que foi recolhido o maior número de informações possível. Responda por escrito ao agente e arquive a resposta. Explique as informações que reuniu e ofereça uma solução/explicação. Arquive na pasta AGENTES, para que seja possível aceder facilmente à correspondência no futuro. Mantenha-se em comunicação com o agente até o problema ter sido resolvido. Conserve toda a correspondência em arquivo e envie cópias a outros membros do pessoal sempre que apropriado. Procedimento de gestão de reclamações Famílias de acolhimento As reclamações de famílias de acolhimento serão realizadas através dos coordenadores. Reúna o maior número de informações possível e tome notas sempre que for necessário. Utilize o formulário de reclamações. Contacte o estudante e obtenha uma ideia clara do seu ponto de vista. Se existir um problema de desentendimento cultural ou verbal que possa ser corrigido através da alteração do comportamento do estudante, faça uso de grande sensibilidade para garantir que este compreende que tipo de comportamento é aceitável. Se o estudante contra-argumentar, contacte os coordenadores e explique a nova evidência. Verifique as suas respostas. Sirva de ligação entre os coordenadores e o estudante para garantir que o problema está resolvido. Caso não seja possível encontrar uma solução, peça aos coordenadores para terem em consideração uma semana de aviso se tal for do melhor interesse do estudante. Se o coordenador trocar de família de acolhimento, certifique-se de que a nova família tem conhecimento do problema anterior, caso tal seja apropriado. Se tiver uma reclamação ou queixa, preencha o formulário apresentado a seguir e entregue-o ao Director de Estudos ou Gestor do Centro e estes irão contactá-lo relativamente à sua reclamação ou colocá-lo-ão em contacto com a pessoa que o possa ajudar.

5 Complaint Please complete this and hand it to the Director of Studies or Centre Manager and they will contact you regarding your complaint or put you in contact with the person who is best able to help you. Name: Date: How to contact you: Please give us the details of your complaint (please ask if you need help to complete this). Your complaint: A solution you would like:

6 Complaint action taken Please complete and file in the complaints folder in the Directors office when completed. Person dealing with the complaint: Date received: Response to the complaint: Action taken: Solution: Please complete additional sheet if required

Política de Tratamento de Reclamações # LDC POL

Política de Tratamento de Reclamações # LDC POL Política de Tratamento de Reclamações # LDC POL 2018 004004 1.Apresentação 1.1 Definição de uma reclamação 1.2 De Onde as reclamações vêm 2. Nossos princípios de tratamento de reclamações 2.1. Visibilidade

Leia mais

Procedimento de Queixas Guia a ser seguida pelos queixosos (Complaints Procedure A Guide for Complainants)

Procedimento de Queixas Guia a ser seguida pelos queixosos (Complaints Procedure A Guide for Complainants) Português (Portuguese) Procedimento de Queixas Guia a ser seguida pelos queixosos (Complaints Procedure A Guide for Complainants) O nosso compromisso O nosso objectivo é de fazer as coisas correctamente,

Leia mais

Procedimento de Queixas Guia a ser seguida pelos queixosos

Procedimento de Queixas Guia a ser seguida pelos queixosos Procedimento de Queixas Guia a ser seguida pelos queixosos O nosso compromisso O nosso objectivo é de fazer as coisas correctamente, para todos os nossos residentes, pacientes e clientes, bem como os seus

Leia mais

Como lidar com as reclamações (nas redes sociais)

Como lidar com as reclamações (nas redes sociais) Como lidar com as reclamações (nas redes sociais) CloudEvasion CloudEvasion AUTOR : CloudEvasion DESIGN: CloudEvasion Indice Introdução O reclamante simpático O reclamante agressivo O reclamante pagador

Leia mais

PODER DA EQUIPA DE ENFERMAGEM PARA DETENÇÃO DE INDIVÍDUOS SOB TRATAMENTO PARA DOENÇA MENTAL EM REGIME DE INTERNAMENTO

PODER DA EQUIPA DE ENFERMAGEM PARA DETENÇÃO DE INDIVÍDUOS SOB TRATAMENTO PARA DOENÇA MENTAL EM REGIME DE INTERNAMENTO PODER DA EQUIPA DE ENFERMAGEM PARA DETENÇÃO DE INDIVÍDUOS SOB TRATAMENTO PARA DOENÇA MENTAL EM REGIME DE INTERNAMENTO (Secção 5(4) da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. Nome do doente 2. Nome da pessoa responsável

Leia mais

DETENÇÃO DE DOENTES QUE JÁ ESTÃO INTERNADOS

DETENÇÃO DE DOENTES QUE JÁ ESTÃO INTERNADOS DETENÇÃO DE DOENTES QUE JÁ ESTÃO INTERNADOS (Secção 5(2) da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. Nome do doente 2. Nome da pessoa responsável pelo seu tratamento Porque não posso sair do hospital? Foi internado

Leia mais

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO (Secção 2 da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. NOME DO DOENTE 2. NOME DO RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO (O SEU MÉDICO 3. NOME DO HOSPITAL E ENFERMARIA Porque fui internado?

Leia mais

Manual de Atendimento Faça a Diferença

Manual de Atendimento Faça a Diferença Manual de Atendimento Faça a Diferença Sempre consigo, a cuidar de si Apresentação e Imagem 1 - Regras de Apresentação Pessoal 1.1 - Higiene Pessoal: Cumprimento de regras básicas de higiene; Cabelo limpo

Leia mais

Contato pós-venda com o cliente

Contato pós-venda com o cliente Contato pós-venda com o cliente 1. Contato pós-venda O que é? O contato feito no momento pós-venda tem como objetivo principal fidelizar o cliente. É uma maneira de mostrar ao público que compra os produtos

Leia mais

INTERNAMENTO HOSPITALAR POR ORDEM JUDICIAL SEM RESTRIÇÕES

INTERNAMENTO HOSPITALAR POR ORDEM JUDICIAL SEM RESTRIÇÕES INTERNAMENTO HOSPITALAR POR ORDEM JUDICIAL SEM RESTRIÇÕES (Secção 37 da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. NOME DO DOENTE 2. NOME DA PESSOA RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO (O SEU MÉDICO 3. NOME DO HOSPITAL

Leia mais

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Avaliação de Necessidades EHC

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Avaliação de Necessidades EHC Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Avaliação de Necessidades EHC Apresentamos aqui informações sobre a Avaliação de Necessidades de Educação, Saúde e Cuidados (Avaliação de Necessidades

Leia mais

Transferência para o hospital de um detido EM PRISÃO PREVENTIVA (com ou sem restrições)

Transferência para o hospital de um detido EM PRISÃO PREVENTIVA (com ou sem restrições) Transferência para o hospital de um detido EM PRISÃO PREVENTIVA (com ou sem restrições) (Secção 48 da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. Nome do doente 2. Nome da pessoa responsável pelo seu tratamento (o

Leia mais

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação 1/5 Acção Responsabilidade Documentos As reclamações de clientes de obras em curso serão tratadas pela Obra e encaminhadas para a para registo no sistema 1 As reclamações podem ser documentos provenientes

Leia mais

Resolução de disputas, reclamações e chargebacks. De vez em quando, pode haver problemas com um pedido. Se isso acontecer, estamos aqui para ajudar.

Resolução de disputas, reclamações e chargebacks. De vez em quando, pode haver problemas com um pedido. Se isso acontecer, estamos aqui para ajudar. Resolução de disputas, reclamações e chargebacks. De vez em quando, pode haver problemas com um pedido. Se isso acontecer, estamos aqui para ajudar. Situações possíveis 1 2 Disputas e reclamações Se um

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A Connect International, Marketing e Comunicação, Lda. respeita a sua privacidade. Esta Política de Privacidade descreve quem somos, para que finalidades podemos usar os seus dados,

Leia mais

Política de confidencialidade de estudantes

Política de confidencialidade de estudantes Política de confidencialidade de estudantes (Contacto por parte de terceiros) Todos os estudantes têm o direito à confidencialidade de informações. A equipa da Bloomsbury International não transmitirá

Leia mais

Obrigações de controlo de fornecedor externo. Reclamações de clientes

Obrigações de controlo de fornecedor externo. Reclamações de clientes Obrigações de controlo de fornecedor externo Reclamações de clientes Nota importante: No caso de fornecedores regulamentados, o fornecedor tem de cumprir todos os requisitos específicos definidos pelo

Leia mais

Melhores práticas para as organizações de TI. Área de Service Desk

Melhores práticas para as organizações de TI. Área de Service Desk Melhores práticas para as organizações de TI Área de Service Desk Rafaela Miranda; Tito Vieira Outubro 2006 Centro de Informática Prof. Correia de Araújo 2 Índice 1 Service Desk...5 1.1 Considerações ITIL...5

Leia mais

PROCEDIMENTO DOS Nº: COMPROMISSO: 12 SUB COMPROMISSO Nº:

PROCEDIMENTO DOS Nº: COMPROMISSO: 12 SUB COMPROMISSO Nº: Marcos Rogério Afonso Certificação (43) 4009-0780 1 1/1 PROCEDIMENTO DOS Nº: 12.01.01 COMPROMISSO: 12 SUB COMPROMISSO Nº: 01 PALAVRA CHAVE: Reclamações e Responsável / CSI / Satisfação do Cliente MELHORIAS.

Leia mais

Enviar dinheiro em segurança

Enviar dinheiro em segurança Enviar dinheiro em segurança É este o seu caso? Vai enviar dinheiro para uma pessoa ou para uma empresa, e: está a utilizar uma empresa que não é um banco nem uma sociedade de crédito imobiliário. Nesse

Leia mais

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Revisões Anuais

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Revisões Anuais Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Revisões Anuais O que é a Revisão Anual? Se o seu filho tem um plano de Educação, Saúde e Cuidados (plano EHC, na sigla em inglês), a autoridade

Leia mais

Sobre o EthicsPoint Relato - Geral Relato de Segurança e Confidencialidade Sugestões e boas práticas

Sobre o EthicsPoint Relato - Geral Relato de Segurança e Confidencialidade Sugestões e boas práticas Sobre o EthicsPoint Relato - Geral Relato de Segurança e Confidencialidade Sugestões e boas práticas Sobre o EthicsPoint O que é o EthicsPoint? O EthicsPoint é uma ferramenta de relato completa e confidencial,

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade A Associação Portuguesa de Arbitragem respeita a privacidade dos seus associados e das pessoas com que interaja. Esta Política de Privacidade descreve quem somos, para que finalidades

Leia mais

Ajudamos a evitar disputas e chargebacks.

Ajudamos a evitar disputas e chargebacks. Ajudamos a evitar disputas e chargebacks. De vez em quando, algo pode correr mal com um pedido. Apresentamos o nosso guia prático para ajudar a evitar disputas e chargebacks. Os problemas costumam classificar-se

Leia mais

Em Março/Abril, o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia, realiza os Censos 2011.

Em Março/Abril, o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia, realiza os Censos 2011. CENSOS 2011 INFORMAÇÃO AOS CIDADÃOS Em Março/Abril, o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia, realiza os Censos 2011. O objectivo dos Censos

Leia mais

INTERNAMENTO HOSPITALAR POR ORDEM JUDICIAL COM RESTRIÇÕES

INTERNAMENTO HOSPITALAR POR ORDEM JUDICIAL COM RESTRIÇÕES INTERNAMENTO HOSPITALAR POR ORDEM JUDICIAL COM RESTRIÇÕES (Secções 37 e 41 da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. NOME DO DOENTE 2. NOME DA PESSOA RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO (O SEU MÉDICO 3. NOME DO HOSPITAL

Leia mais

Como requerer justificações e revisões

Como requerer justificações e revisões Como requerer justificações e revisões Acerca deste folheto Este folheto explica como requerer justificações para decisões e revisões de decisões, quando o Procurador-Geral (PG) decide não proceder à acusação.

Leia mais

Sugestões/Reclamações/Informações/Elogios Circuito de Acolhimento, Registo e Tratamento

Sugestões/Reclamações/Informações/Elogios Circuito de Acolhimento, Registo e Tratamento I. NOTA INTRODUTÓRIA Sendo o nosso principal objectivo prestar cuidados de saúde de qualidade e personalizados, não podemos descurar a forma como acolhemos, orientamos e comunicamos com os utentes. Asseguramos

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Esta política é para pessoas cujos dados pessoais estão a ser usados como parte do negócio da TLC.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Esta política é para pessoas cujos dados pessoais estão a ser usados como parte do negócio da TLC. Como usamos os seus dados pessoais Introdução POLÍTICA DE PRIVACIDADE Esta política é para pessoas cujos dados pessoais estão a ser usados como parte do negócio da TLC. Sempre que recolhermos dados pessoais

Leia mais

Perguntas frequentes. Sobre a EthicsPoint. Comunicações Geral

Perguntas frequentes. Sobre a EthicsPoint. Comunicações Geral Sobre a EthicsPoint Comunicações Geral Segurança e confidencialidade das comunicações Sugestões e melhores práticas Sobre a EthicsPoint O que é a EthicsPoint? A EthicsPoint é uma ferramenta de comunicações

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSULTOR

REGULAMENTO DO CONSULTOR De forma a assegurar o bom funcionamento das atividades de consultoria, o GIAGI Consultores em Gestão Industrial Lda. define um conjunto de regras para serem adotadas pelos consultores e seguidamente apresentadas,

Leia mais

Conheça a nossa nova Política de Privacidade e Proteção de Dados

Conheça a nossa nova Política de Privacidade e Proteção de Dados Conheça a nossa nova Política de Privacidade e Proteção de Dados O NewCo Portugal compreende que a utilização dos seus dados pessoais requer a sua confiança. Estamos sujeitos aos mais elevados padrões

Leia mais

DECLARAÇÃO DE CONFIDENCIALIDADE. Qual é o objetivo da recolha de dados? Qual é a base jurídica do tratamento de dados?

DECLARAÇÃO DE CONFIDENCIALIDADE. Qual é o objetivo da recolha de dados? Qual é a base jurídica do tratamento de dados? DECLARAÇÃO DE CONFIDENCIALIDADE Esta declaração refere-se ao tratamento de dados pessoais no contexto de investigações em matéria de auxílios estatais e tarefas conexas de interesse comum levadas a cabo

Leia mais

ANEXO J. Descrição da tarefa de avaliação por pares e linhas orientadoras para a. formulação de feedback

ANEXO J. Descrição da tarefa de avaliação por pares e linhas orientadoras para a. formulação de feedback Avaliação Formativa num Ambiente Virtual de Aprendizagem - Anexos ANEXO J Descrição da tarefa de avaliação por pares e linhas orientadoras para a formulação de feedback Avaliação por Pares da tarefa Reflexão

Leia mais

Lembre-se dos seus direitos:

Lembre-se dos seus direitos: Os seguintes direitos e regalias são-lhe garantidos ao abrigo da lei da Inglaterra e do País de Gales e em concordância com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Lembre-se dos seus direitos: 1. Informe

Leia mais

Regras básicas para ótimas mensagens

Regras básicas para ótimas mensagens Regras básicas para ótimas mensagens (Outlook) Índice Regras básicas para ótimas mensagens: o que não deve fazer... 3 Conselhos para Grupos de Contactos... 4 Como redirecionar pessoas... 4 Como ser removido

Leia mais

Retorno de informação do cliente

Retorno de informação do cliente International Organization for Standardization International Accreditation Forum Data: 13 de janeiro de 2016 Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Retorno de informação do cliente

Leia mais

Garantia Atraso / Abandono e Perda de Partida

Garantia Atraso / Abandono e Perda de Partida Garantia Atraso / Abandono e Perda de Partida Caro (a) Segurado (a), Lamentamos o incidente ocorrido durante a sua viagem, mas ficamos satisfeitos por poder-lhe oferecer a possibilidade de aceder on-line

Leia mais

CARTA DO CLIENTE A NOSSA MISSÃO

CARTA DO CLIENTE A NOSSA MISSÃO CARTA DO CLIENTE A NOSSA MISSÃO Disponibilizamos recrutamento, selecção e recursos humanos relacionados da mais alta qualidade que apoiarão o crescimento de uma função pública de classe mundial. OS NOSSOS

Leia mais

Os Padrões Éticos e Profissionais Globais

Os Padrões Éticos e Profissionais Globais Os Padrões Éticos e Profissionais Globais Existem cinco padrões. Todos os membros devem demonstrar ser capazes de: Agir com integridade Isto significa ser honesto e directo em tudo o que faz. Este padrão

Leia mais

Assistência financeira Sumário

Assistência financeira Sumário Assistência financeira Sumário A Montefiore Medical Center reconhece que existem momentos em que os s terão dificuldades em pagar pelos serviços prestados. O Auxílio financeiro oferece descontos para pessoas

Leia mais

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES FUNDAMENTOS DO ATENDIMENTO DE QUALIDADE Quem, na atualidade não foi obrigado a enfrentar fila no banco, ou em uma repartição pública...? Viver e trabalhar em uma sociedade global é um grande desafio para

Leia mais

TRATAMENTO COMUNITÁRIO SOB SUPERVISÃO PARA DOENTES AO ABRIGO DA SECÇÃO 3

TRATAMENTO COMUNITÁRIO SOB SUPERVISÃO PARA DOENTES AO ABRIGO DA SECÇÃO 3 TRATAMENTO COMUNITÁRIO SOB SUPERVISÃO PARA DOENTES AO ABRIGO DA SECÇÃO 3 (Secção 17A da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. NOME DO DOENTE 2. NOME DO RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO (O SEU MÉDICO RESPONSÁVEL

Leia mais

Ferramenta de Comunicação com os clientes

Ferramenta de Comunicação com os clientes Ferramenta de Comunicação com os clientes By Citeve Índice 1 Enquadramento... 3 2 Comunicação com o cliente... 3 2.1- Fluxo de pedidos de cliente... 3 2.2- Tratamento de reclamações... 8 2.3 -Avaliação

Leia mais

Documentos para Registro

Documentos para Registro Agronegócios e Gestão Pós-Colheita 29 Maio - 11 Junho, 2018 Documentos para Registro Para completar e enviar seu registro ao Comitê de Admissões para avaliação, certifique-se de que todos os documentos

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Identificação _MI_010 Título Certidão de Matrícula Data de criação 22-12-2011 Elisabete Saragoça Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos relacionados Documentos

Leia mais

APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA NO CLUBE

APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA NO CLUBE APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA NO CLUBE A força do seu clube está nos associados. Ao pedir suas opiniões regularmente, você demonstra que está aberto a mudanças e possibilita que eles o ajudem a criar uma experiência

Leia mais

Dispositivo interno de alerta anticorrupção

Dispositivo interno de alerta anticorrupção No âmbito da legislação anticorrupção e do Código de Conduta Anticorrupção adotado pelo Grupo, decidiu-se disponibilizar a todas as partes interessadas do Grupo um dispositivo interno de alerta anticorrupção,

Leia mais

Garantia Uniplaces A proteger os nossos senhorios mais dedicados.

Garantia Uniplaces A proteger os nossos senhorios mais dedicados. Garantia Uniplaces A proteger os nossos senhorios mais dedicados. Todos os anos, a Uniplaces ajuda milhares de senhorios a arrendar as suas casas e quartos e a maximizar o seu rendimento de forma segura

Leia mais

PG 06.An. Gestão, Planeamento e Execução da Empreitada 1 / 5. Acção Responsabilidade Documentos

PG 06.An. Gestão, Planeamento e Execução da Empreitada 1 / 5. Acção Responsabilidade Documentos 1 / 5 1 A intenção de adjudicação é recepcionada pela Direcção Comercial / Orçamentação que dá conhecimento à Direcção Jurídica e Direcção Coordenação de Produção, aguardando adjudicação. Se a intenção

Leia mais

Seguro Vida - URGENTE 16 messages

Seguro Vida - URGENTE 16 messages Seguro Vida - URGENTE 16 messages To: Mon, Jan 25, 2016 at 12:31 PM Conforme N/conversa, venho por este meio solicitar o cancelamento dos seguros de vida cujas apolices 15.00390725 e 15.00390739, na data

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Apoio psicológico ao estudante e inserção na vida ativa

PROCEDIMENTO OPERATIVO Apoio psicológico ao estudante e inserção na vida ativa Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à atividade de agendar e corresponder à solicitação de uma consulta psicológica do GAEIVA, pelos estudantes da ESEP. Aplicável ao agendamento e divulgação, aos estudantes

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (A VENCEDORA) respeita a sua privacidade e agradece a sua confiança que deposita em nós. Nesta Política de Privacidade explicamos quem somos, para que finalidades

Leia mais

Politica de Privacidade - Website 1 de maio de 2018

Politica de Privacidade - Website 1 de maio de 2018 Politica de Privacidade - Website 1 de maio de 2018 Este aviso de privacidade informa-o sobre as informações que recolhemos quando utiliza o nosso site. Ao recolher essa informação, estamos atuando como

Leia mais

Assembleia de Pais/EE do EdL. Data de elaboração: setembro de 2017

Assembleia de Pais/EE do EdL. Data de elaboração: setembro de 2017 Assembleia de Pais/EE do EdL Data de elaboração: setembro de 2017 Agenda A ARPEE Sou RPEE E agora? Glossário Termo EdL RPEE EE ARPEE OT Descrição Externato da Luz Representante de Pais e Encarregados de

Leia mais

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Apoio SEN

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Apoio SEN Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Apoio SEN Apoio SEN em escolas convencionais Apresentamos aqui informações sobre o apoio que as escolas convencionais devem oferecer a crianças

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE UTILIZAÇÃO DO NOSSO SÍTIO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE UTILIZAÇÃO DO NOSSO SÍTIO POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE UTILIZAÇÃO DO NOSSO SÍTIO A Sociedade de Rolamentos, SDR, S.A., doravante designada por SDR, respeita a privacidade dos seus visitantes do sítio www.sdr.pt e empreendemos

Leia mais

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Planos de Educação, Saúde e Cuidados

Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Planos de Educação, Saúde e Cuidados Serviço de Informação, Orientação e Apoio SEND de West Sussex Planos de Educação, Saúde e Cuidados Apresentamos aqui informações sobre planos de Educação, Saúde e Cuidados, além de algumas informações

Leia mais

Formulário do Pedido de Avaliação

Formulário do Pedido de Avaliação Formulário do Pedido de Avaliação Programa de Desenvolvimento Profissional Contínuo para os Mediadores de Seguros Junho de 2017 Ao abrigo do Sistema de Garantia de Qualidade para os Mediadores de Seguros

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Apoio psicológico ao estudante e inserção na vida ativa

PROCEDIMENTO OPERATIVO Apoio psicológico ao estudante e inserção na vida ativa Página 1 de 8 I ÂMBITO Aplicável à atividade de agendar e corresponder à solicitação de uma consulta psicológica do GAEIVA_AE, pelos estudantes da ESEP. Aplicável ao agendamento e divulgação, aos estudantes

Leia mais

Política de Denúncia de Irregularidades

Política de Denúncia de Irregularidades Política de Denúncia de Irregularidades POLÍTICA DE DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES 1. Visão geral A Amcor está empenhada em manter os mais elevados padrões de práticas éticas e relacionamentos honestos, bem

Leia mais

Transformando em Realidade!

Transformando em Realidade! Transformando em Realidade! Guia para o Desenvolvimento de Projetos de Clube Os Lions clubes que organizam projetos de serviços comunitários significativos causam um impacto positivo nas vidas das pessoas

Leia mais

Política de Privacidade Website

Política de Privacidade Website Preâmbulo Pedíamos-lhe que leia atentamente esta Política de Privacidade para saber como será tratada a sua Informação Pessoal quando utilizar o nosso site. Se tem alguma pergunta relativa às nossas práticas

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE EXAMES

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE EXAMES Página1 REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE EXAMES INTRODUÇÃO Preâmbulo 1. O presente regulamento foi elaborado com o objectivo de regular todos os procedimentos de realização dos exames, antes do seu início

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

LINHAS DE ORIENTAÇÃO PROCEDIMENTOS QUALIFOR PARA RECLAMAÇÕES & RECURSOS

LINHAS DE ORIENTAÇÃO PROCEDIMENTOS QUALIFOR PARA RECLAMAÇÕES & RECURSOS LINHAS DE ORIENTAÇÃO PROCEDIMENTOS QUALIFOR PARA RECLAMAÇÕES & RECURSOS ENQUADRAMENTO O programa QUALIFOR é o programa acreditado FSC do Grupo SGS. SGS é uma empresa internacional especializada em ensaios

Leia mais

AULA 14 Marketing de Serviços

AULA 14 Marketing de Serviços AULA 14 Marketing de Serviços Pontos fundamentais que gerentes devem questionar sobre o comportamento de reclamação do cliente Por que os clientes reclamam? Qual é a proporção de clientes insatisfeitos

Leia mais

Guia para Realizar um Bem-sucedido Workshop de Iniciativa de Qualidade de Clube GUIA DO FACILITADOR

Guia para Realizar um Bem-sucedido Workshop de Iniciativa de Qualidade de Clube GUIA DO FACILITADOR Guia para Realizar um Bem-sucedido Workshop de Iniciativa de Qualidade de Clube GUIA DO FACILITADOR PREPARAÇÃO PARA O WORKSHOP META A meta geral deste workshop é facilitar uma discussão aberta com os associados

Leia mais

MEMORIAL HERMANN SURGICAL HOSPITAL KINGWOOD POLÍTICA

MEMORIAL HERMANN SURGICAL HOSPITAL KINGWOOD POLÍTICA Página 1 de 6 MEMORIAL HERMANN SURGICAL HOSPITAL KINGWOOD POLÍTICA TÍTULO DA POLÍTICA: Política de Faturação e Cobrança DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/1/2018 VERSÃO: 1 FINALIDADE DA POLÍTICA: A presente política

Leia mais

Sempre a cuidar de si

Sempre a cuidar de si Janeiro 2017 Sempre a cuidar de si www.allianz-advance-medical.pt Aceda e descubra os serviços médicos que temos para si Quer falar com um médico? Tem dúvidas sobre um diagnóstico? Precisa de ajuda para

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade O Grupo ProCME respeita a privacidade dos seus clientes e fornecedores. Esta Política de Privacidade descreve quem somos, para que finalidades podemos usar os seus dados, como os

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA FAZER UM REQUERIMENTO E COMPLETAR O FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO

ORIENTAÇÕES PARA FAZER UM REQUERIMENTO E COMPLETAR O FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO ORIENTAÇÕES PARA FAZER UM REQUERIMENTO E COMPLETAR O FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO QUAL É A FUNÇÃO DO TRIBUNAL DO TRABALHO E DISCRIMINAÇÃO? O Tribunal do Trabalho e Discriminação (Tribunal) ouve casos e faz

Leia mais

Quem é o responsável pelo tratamento? Quem pode contactar?

Quem é o responsável pelo tratamento? Quem pode contactar? Política de Privacidade Esta Política de Privacidade aplica-se a todos os dados pessoais recolhidos, através do domínio eventoperfeito.pt Deve ler com atenção esta Política de Privacidade. Ela foi redigida

Leia mais

Desenvolvendo a habilidade de Atrair, Convidar e Iniciar Consultoras para seu Time e seu Diretorado- Passo a Passo

Desenvolvendo a habilidade de Atrair, Convidar e Iniciar Consultoras para seu Time e seu Diretorado- Passo a Passo Desenvolvendo a habilidade de Atrair, Convidar e Iniciar Consultoras para seu Time e seu Diretorado- Passo a Passo Nada acontece até que você venda algo! Mary Kay Ash Seja ESPECIALISTA em: Em Observar

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE Site

POLÍTICA DE PRIVACIDADE Site POLÍTICA DE PRIVACIDADE Site www.autodromodoalgarve.com A Parkalgar garante aos visitantes deste site ( Utilizador ou Utilizadores ) o respeito pela sua privacidade. A visita ao site www.autodromodoalgarve.com

Leia mais

R e g u l a m e n t o

R e g u l a m e n t o Regulamento Geral de Funcionamento da Formação R e g u l a m e n t o de funcionamento da F o r m a ç ã o Inter-Empresas M I S S Ã O, O B J E C T I V O S E V A L O R E S Missão: Contribuir para o desenvolvimento

Leia mais

Gabinete do Procurador-Geral. Como tomamos as decisões de proceder à acusaçãokarnego

Gabinete do Procurador-Geral. Como tomamos as decisões de proceder à acusaçãokarnego Como tomamos as decisões de proceder à acusaçãokarnego 1 Acerca deste folheto Este folheto explica de que forma o Gabinete do Procurador-Geral (PG) toma decisões sobre a acusação. A decisão de proceder

Leia mais

English in Action. Bem-vindo ao Programa English in Action! Por que escolher este programa. Principais vantagens do English in Action.

English in Action. Bem-vindo ao Programa English in Action! Por que escolher este programa. Principais vantagens do English in Action. Tudo o que você precisa saber sobre o programa English in Action Bem-vindo ao Programa English in Action! O English in Action é um programa de colocação em uma empresa ou organização com o objetivo de

Leia mais

SAMPLE TEMPLATE* PACTO ENTRE PAIS E A ESCOLA

SAMPLE TEMPLATE* PACTO ENTRE PAIS E A ESCOLA School-Parent Compact SAMPLE TEMPLATE* NOTE : Each school receiving funds under Title I, Part A of the Elementary and Secondary Education Act (ESEA) must develop a written school-parent compact jointly

Leia mais

Nordigal - Indústria De Transformação Alimentar, S.A. POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE UTILIZAÇÃO DO WEB SITE

Nordigal - Indústria De Transformação Alimentar, S.A. POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE UTILIZAÇÃO DO WEB SITE Nordigal - Indústria De Transformação Alimentar, S.A. POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE UTILIZAÇÃO DO WEB SITE V 1. 0 - m a i o / 2 0 1 8 P á g i n a 2 5 A Nordigal - Indústria De Transformação Alimentar,

Leia mais

Se me inscrever gratuitamente, posso actualizar para me aperfeiçoar mais tarde?

Se me inscrever gratuitamente, posso actualizar para me aperfeiçoar mais tarde? CEGUEIRA A NÍVEL GLOBAL: PLANEAMENTO E GESTÃO DE SERVIÇOS DE CUIDADOS OCULARES LONDON SCHOOL OF HYGIENE & TROPICAL MEDICINE Actualizar FAQ O que é actualizar para aperfeiçoar? Na maioria dos cursos, terá

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade A Lactogal respeita a privacidade dos seus clientes, fornecedores e candidatos. Esta Política de Privacidade descreve quem somos, para que finalidades podemos usar os seus dados,

Leia mais

Serviços Sociais para Crianças e Famílias. Quem ajudamos?

Serviços Sociais para Crianças e Famílias. Quem ajudamos? Serviços Sociais para Crianças e Famílias Quem ajudamos? O objectivo dos Serviços Sociais é ajudar os pais a olhar pelas suas famílias, especialmente em alturas difíceis, e garantir que as crianças recebem

Leia mais

Como Cobrar Dinheiro de Pessoas que lhe Devem Criado por Sabrina L. Furtado, Cassio Dinelli, Revisões wikihow

Como Cobrar Dinheiro de Pessoas que lhe Devem Criado por Sabrina L. Furtado, Cassio Dinelli, Revisões wikihow Como Cobrar Dinheiro de Pessoas que lhe Devem Criado por Sabrina L. Furtado, Cassio Dinelli, Revisões wikihow 1 Métodos: Recolhendo o Dinheiro Este artigo oferece dicas sobre como cobrar dinheiro de pessoas

Leia mais

A Informação de Usabilidade e os Dados Pessoais são designadas na presente Política de Privacidade por Dados do Utilizador.

A Informação de Usabilidade e os Dados Pessoais são designadas na presente Política de Privacidade por Dados do Utilizador. POLÍTICA DE PRIVACIDADE 1. RECOLHA E TRATAMENTO DE DADOS DO UTILIZADOR No âmbito da disponibilização do website alojado em www.gympro.pt ( Site ) e do fornecimento das informações, recursos e serviços

Leia mais

Programa Eco-Escolas. Direcção Regional do Ambiente. III Encontro Regional de Eco-Escolas Calheta 2 de Outubro de 2009

Programa Eco-Escolas. Direcção Regional do Ambiente. III Encontro Regional de Eco-Escolas Calheta 2 de Outubro de 2009 Programa Eco-Escolas Direcção Regional do Ambiente III Encontro Regional de Eco-Escolas Calheta 2 de Outubro de 2009 Programa Eco-EscolasEscolas A metodologia do Programa Eco-Escolas envolve a adopção

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC&PEFC SGF

REGULAMENTO DO GRUPO DE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC&PEFC SGF REGULAMENTO DO GRUPO DE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC&PEFC Código: 02 Índice 1. Estrutura do Grupo... 3 2. Admissão ao Grupo... 4 3. Permanência no Grupo... 4 4. Saída do Grupo... 5 5. Expulsão do Grupo...

Leia mais

Boletim 25: Procedimentos para Gestão de Reclamações

Boletim 25: Procedimentos para Gestão de Reclamações SUMÁRIO EXECUTIVO Objetivo: Estabelecer os requerimentos para a gestão e solução de Reclamações recebidas pelos funcionários da Fitch Ratings de acordo com as leis, normas e regulamentações aplicáveis.

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A DELGADO E ASSOCIADOS - SOCIEDADE DE ADVOGADOS, R.L. (adiante DA) é uma sociedade de advogados que disponibiliza o website www.delgado.pt aos seus visitantes (adiante utilizadores,

Leia mais

Questionário de Satisfação do Sócio

Questionário de Satisfação do Sócio Capítulo 7 Questionário de Satisfação do Sócio Sócios que não estejam satisfeitos com certos aspectos do clube poderão se desvincular. Um levantamento anual poderá ajudar a obter sugestões de melhorias,

Leia mais

eurocover CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA

eurocover CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA eurocover CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA Qualquer encomenda ou compra, implica a aceitação por parte do cliente das condições comerciais abaixo descritas. Estas aplicam-se às relações comerciais entre a Eurocover

Leia mais

Como pode a minha empresa aderir os Princípios do Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar? Lista de verificação rápida para PME

Como pode a minha empresa aderir os Princípios do Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar? Lista de verificação rápida para PME Como pode a minha empresa aderir os Princípios do Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar? Lista de verificação rápida para PME Como posso implementar os Princípios do Código de Boas

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Processo Empréstimo Interbibliotecas

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Processo Empréstimo Interbibliotecas Página:1/8 1. Objectivo Assegurar o intercâmbio e o acesso a outros fundos documentais e bibliográficos, de forma a satisfazer as necessidades dos clientes internos da Biblioteca. Definições CLIENTE: Organização

Leia mais

Nº Versão/Data: Validade: /10/2015 OUTUBRO/2016 MKT. 02 CRIAÇÃO MACROPROCESSO MARKETING E COMUNICAÇÃO PROCESSO CRIAÇÃO

Nº Versão/Data: Validade: /10/2015 OUTUBRO/2016 MKT. 02 CRIAÇÃO MACROPROCESSO MARKETING E COMUNICAÇÃO PROCESSO CRIAÇÃO 1 de 9 CRIAÇÃO MACROPROCESSO E COMUNICAÇÃO PROCESSO CRIAÇÃO CRIAÇÃO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 Preenchimento do Formulário... 2 4.2 ANÁLISE

Leia mais

Desafiar as Convenções

Desafiar as Convenções Código de Conduta Hiscox I. Valores Hiscox e Normas de Conduta Dinâmico Valores Respeito Determinado na decisão, atento na execução Perspicaz Integridade Fiéis à nossa palavra Essência Desafiar as Convenções

Leia mais

Cuidado de árvores jovens GERENCIADOR DE PROJETO DE SERVIÇO

Cuidado de árvores jovens GERENCIADOR DE PROJETO DE SERVIÇO PROJETO DE SERVIÇO Cuidado de árvores jovens Todos os Lions clubes são autônomos e, portanto, cada Lions clube é uma entidade independente e responsável por realizar seus próprios eventos e cumprir a legislação

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Comércio 2011/ º ano Turma I. Disciplina: Comercializar e Vender. Módulo 7

Curso Profissional de Técnico de Comércio 2011/ º ano Turma I. Disciplina: Comercializar e Vender. Módulo 7 Curso Profissional de Técnico de Comércio 2011/2014 11º ano Turma I Disciplina: Comercializar e Vender Módulo 7 Trabalho realizado por: Ana Teixeira Nº21217 11ºI Índice Introdução... 3 Exercícios realizados

Leia mais