VIOLÊNCIA DOMÉSTICA -VIOLÊNCIA CONJUGAL- Maria Perquilhas 20/05/2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIOLÊNCIA DOMÉSTICA -VIOLÊNCIA CONJUGAL- Maria Perquilhas 20/05/2011"

Transcrição

1

2 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA -VIOLÊNCIA CONJUGAL- Maria Perquilhas 20/05/2011

3 *A violência doméstica consiste numa conduta ou omissão que inflija reiteradamente sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos ou económicos, de modo directo ou indirecto (por meio de ameaças, enganos, coação ou outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado familiar ou que não habitando seja cônjuge ou companheiro, ex-cônjuge ou excompanheiro, ascendente ou descendente.

4 *Ou seja o termo doméstico, no âmbito da violência doméstica, não se confina apnas aos limites das paredes do lar, abrangendo a natureza das relações que envolvem determinadas pessoas. *A maior parte das vítimas são do sexo feminino (mulheres, crianças, adolescentes).

5 * A violência contra as mulheres é talvez a mais vergonhosa violação dos direitos humanos. Não conhece fronteiras geográficas, culturais ou de riqueza. Enquanto se mantiver, não poderemos afirmar que fizemos verdadeiros progressos em direcção à igualdade, ao desenvolvimento e à paz Kofi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas, *Acrescento: todo o tipo de violência!

6 Estabelece o artº 1º da Constituição da República Portuguesa que: Portugal é uma República soberana baseada na dignidade da pessoa humana. Tal implica desde logo a tomada de medidas para a sua prevenção, erradicação e punição cfr. Artº 9º, al. b) que fixa como tarefa fundamental do Estado garantir os direitos e liberdades fundamentais;

7 *Fazer respeitar e cumprir os princípios/direitos: * Da Igualdade (13º); *Do acesso ao direito e tutela jurisdicional efectiva (artº 20º); *Do direito à integridade pessoal (artº 25º) *Do desenvolvimento da personalidade (artº 26, nº 1º); *Da família, casamento e filiação (36º, todos da CRP).

8 Cerca de 83% das vítimas são mulheres ou melhor, cerca de 83% das vítimas que pedem ajuda são mulheres. Em 2001 do total de 1661 processos judiciais só em 61 deles foi aplicada a medida de afastamento dos agressores. A violência doméstica em Portugal representou ainda, na mesma data 11% do total dos homicídios, 3,3% do total da criminalidade e 23% do total das ofensas á integridade física.

9 A violência doméstica é uma realidade transversal à sociedade quer no que respeita à vítima quer no que respeita ao agressor. Relativamente à vítima de acordo com as estatísticas da APAV (2005) as vítimas mulheres situam-se maioritariamente entre os 26 e os 45 anos de idade. Destas, maioritariamente têm como habilitações literárias o primeiro ciclo (7,3%), a que se segue o secundário (6,8) em igualdade de percentagem com o superior (6,8%), preferindo a maioria não informar a suas habilitações literárias (61,8%).

10 Relativamente ao agressor maioritariamente do sexo masculino (89,9%) e por isso a este nos referimos tem idade compreendida entre os 36 e os 45 anos, sendo o nível de ensino maioritariamente o superior (6,8%), seguindo-se o primeiro ciclo (5,3%) sendo que 74% não quiseram prestar tal informação. A grande maioria dos processos respeita a crimes de violência doméstica (maus tratos físicos e psicológicos, ameaças, coação) e em 69% dos casos são praticados na residência comum do autor e da vítima.

11 O O aumento das queixas apresentadas tanto na PSP como na GNR reflectem uma maior censura social relativamente a este comportamento, mas também m maior confiança a por parte das vítimas v nas respostas existentes e bem assim e acima de tudo na consciencialização dos seus direitos e intolerável violação da condição de pessoa, de sujeito de direitos.

12 Muitos avanços foram alcançados ados nomeadamente com a existência de um auto de notícia padrão, formulário rio de avaliação de risco para ser utilizado na fase de inquérito por parte das forças de segurança a e com a criação do documento intitulado estatuto processual da vítima, v onde são explicitados os seus direitos e deveres.

13 Mas Mas mesmo assim, as vitimas, principalmente de um extracto social mais elevado e/ou de formação superior, sentem vergonha, receiam o cepticismo ou a incredulidade e por isso, ou também m por isso, ocultam a situação de mau trato. A A não apresentação de queixa significa, também m muitas vezes, a não aceitação da realidade negação.

14 *A violência conjugal verifica-se essencialmente em três aspectos: *1 - emocional psicológica: criticar negativamente atributos físicos da vítima, humilhar em público, difamar acusando-a de infidelidade, gritar de forma a amedrontar, ameaçar, intimidar, perseguir a vítima, ainda que silenciosamente, na rua ou no trabalho, ameaçar ou maltratar familiares ou amigos, destruir objectos importantes da vítima *2 física: empurrar bater, queimar, apertar pescoço *3 sexual: forçar a vítima a ter ou a assistir a relações sexuais contra a sua vontade quer com o agressor quer com terceiros, torturas sexuais

15 *O agressor pode também recorrer à imposição de isolamento social e relacional da vítima, ao controlo económico, dominando-a. *O ciclo da violência: *1ª fase: aumento da tensão intimidação e controlo, provocando medo. *2ª fase: explosão da violência - raiva e violência, provocando pânico, medo pela própria vida.

16 *3ª fase a da lua de mel: o agressor mostra arrependimento e promete mudança, levando a vítima a acreditar na mudança e no amor que ele lhe afirma. *Esta ambivalência confunde a vítima gerando incertezas e aumentando as suas dúvidas: será que não devo dar mais uma oportunidade? mas afinal ele gosta de mim? Provocando a cedência e a repetição do ciclo.

17 *Consequências da violência conjugal: *A violência conjugal não afecta apenas as vítimas directas tendo igualmente um efeito muito negativo nas outras pessoas que residem no espaço onde ocorre. As crianças e jovens que crescem numa família cujo relacionamento é violento em qualquer forma vêm afectados o seu processo de desenvolvimento, os seus relacionamentos sociais e os seus desempenhos escolares (Infelizmente esta realidade entra-nos pelos olhos dentro no tribunal de família nos P. Promoção e protecção e nos P. Tutelares Educativos).

18 Consequências pessoais da violência conjugal na vítima directa: 1 Físicas: traumatismos, dores crónicas, cansaço crónico, lesões do foro ginecológico, suicídio e homicídio. 2- Psicológicas: baixa auto-estima, vergonha, culpa, ansiedade, angústia, raiva, fobias, ataques de pânico, depressão, disfunções sexuais, confusão mental/dificuldades de concentração, perturbações no sono e ou alimentares e pensamentos suicidas.

19 *Consequências da violência conjugal em crianças e jovens: *Dificuldades emocionais; ansiedade, depressão, raiva, baixa auto-estima, alterações no comportamento, dificuldades aprendizagem/absentismo de escolar, aprendizagem de comportamentos violentos, agressivos e condutas desviantes.

20 Em casos de violência conjugal deve ser protegida a morada da vítima v quando é esta a abandonar o lar. Nos processos de regulação do exercício cio das responsabilidades parentais e de divórcio é comum a indicação da morada da sede das associações de apoio às s vítimas v como sendo a das requerentes/autoras. - Geralmente o agressor é um sedutor; após a agressão, reinicia-se uma fase de namoro, confundindo a vítima v e os próprios prios filhos.

21 -Tem Tem que ser analisado criteriosamente o benefício das visitas entre o agressor e as crianças, as, de harmonia com o disposto no artº 180º nº2 da O.T.M. que nos diz que será estabelecido um regime de visitas, a menos que excepcionalmente o interesse do menor o desaconselhe. - se as mesmas forem benéficas devem realizar-se em espaços neutros

22 *Em determinadas situações a verificação de violência doméstica, para além da proibição de visitas/contactos entre o agressor e os filhos, pode e deve determinar a inibição do exercício das responsabilidades parentais, a confiança da criança a uma instituição artº 1918º do Cód. Civil, a terceira pessoa (1907º Cód. Civil) e até o encaminhamento da criança para adopção artº 1978º do Cód. Civil o que pode ser requerido pelo M. P..

23 Têm que ser tomadas medidas de afastamento do agressor à vítima e se possível manter o agregado em casa, a fim de evitar a dupla punição ou sofrimento o decorrente da agressão seguido da saída de casa. A medida de afastamento está prevista no artº 200º do Cód. C Proc. Penal: proibição de permanência, de ausência e de contactos.

24 *As agressões são muitas vezes invocadas como fundamento/justificação para o incumprimento do regime de visitas fixado entre o agressor e os filhos. *É por vezes difícil a separação da vivência marido/mulher da de pai/filho. *Ao tribunal cabe a tarefa de averiguar se a invocada violência existiu ou se é pretexto para afastar os filhos do pai/mãe. *Tendo existido há que tentar perceber se os receios são legítimos para que a decisão seja adequada e justa.

25 *O divórcio a violência doméstica constitui sem dúvida um fundamento, mesmo após as alterações introduzidas ao regime legal do divórcio (a lei inglesa, que optou há muito por critérios objectivos inclui nas causas objectivas da ruptura da vida conjugal o comportamento de um dos cônjuges que por causa dele não seja expectável que o requerente continue a viver com o requerido (reservando uma alínea específica para o adultério) Lei reguladora do casamento, Parte I, 1. Divórcio (2), (b).

26 *" Violência Doméstica artº 152º do C. Penal *1. - Quem, de modo reiterado ou não, infligir maus-tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações de liberdade e ofensas sexuais: *a) Ao cônjuge ou ex-cônjuge; *b) A pessoa de outro ou do mesmo sexo com quem o agente mantenha ou tenha mantido uma relação análoga à dos cônjuges, ainda que sem coabitação;

27 *c) A progenitor de descendente comum em 1.º grau; *d) A pessoa particularmente indefesa, em razão de idade, deficiência, doença, gravidez ou dependência económica, que com ele coabite; *É punido com pena de prisão de um a cinco anos, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal. *2. - No caso previsto no número anterior, se o agente praticar facto contra menor, na presença de menor, no domicílio comum ou no domicílio da vítima é punido com pena de prisão de dois a cinco anos.

28 *3. - Se dos factos previstos no n.º 1 resultar: *a) Ofensa à integridade física grave, o agente é punido com pena de prisão de dois a oito anos; b) A morte, o agente é punido com pena de prisão de três a dez anos. *4. - Nos casos previstos nos números anteriores, podem ser aplicadas ao arguido as penas acessórias de proibição de contacto com a vítima e de proibição de uso e porte de armas, pelo período de seis meses a cinco anos, e de obrigação de frequência de programas específicos de prevenção da violência doméstica.

29 *5. - A pena acessória de proibição de contacto com a vítima pode incluir o afastamento da residência ou do local de trabalho desta e o seu cumprimento pode ser fiscalizado por meios técnicos de controlo à distância. *6. - Quem for condenado por crime previsto neste artigo pode, atenta a gravidade do facto e a sua conexão com a função exercida pelo agente, ser inibido do exercício do poder paternal, da tutela ou da curatela por um período de um a dez anos. *(...)

30 Contudo, são configuráveis outros tipos de crime: - Homicídio Qualificado (art. 132º, n.º2, alíneas a e b), do Código Penal); - Ofensas à integridade física qualificadas (art.º 145º do Código Penal); - Ameaça (art.153º do Código Penal); -Coacção (art.º 154º, n.º4 do Código Penal); -Sequestro (art. 158º do Código Penal); -Violação (art.º 164º do Código Penal); - Crimes sexuais contra menores (art.ºs 171º a 176º do Código Penal).

31 *Agravação em função da qualidade do agente (art. 177º do Código Penal). *Ou seja, existe uma relação de subsidiariedade expressa geral entre este normativo e os delitos apontados e a que caiba penalidade mais grave; A punição do artº 152º CP é o patamar mínimo de protecção/punição, ditado pela especial relação de confiança que deve existir entre quem partilha vivências afectivas.

32 *Qual o bem jurídico protegido pelo crime de violência doméstica? * O bem jurídico protegido é uma concretização do direito fundamental da integridade pessoal (artº 25º da CRP) e do direito ao livre desenvolvimento da personalidade (artº 26º, nº 1, ambos emanações directas do princípio da dignidade da pessoa humana. E encarando estes dispositivos

33 constitucionais não somente em uma perspectiva negativa abstencionista erga omnes, mas outrossim, de índole positiva prestacionista face ao Estado (André Lamas Leite, A Violência Relacional íntima: reflexões cruzadas entre o direito penal e a Criminologia, Revista Julgar, nº 12 (especial) Setembro-Dezembro de 2010.

34 *Nesta sequência, há que referir a Lei nº 112/2009 de 16 de Setembro que veio estabelecer o regime jurídico aplicável à prevenção da violência doméstica e à protecção e assistência às suas vítimas: onde é consagrado o estatuto da vítima, previsto programas específicos para a pessoa do agressor, medidas de coacção específicas e urgentes a aplicar ao agressor, possibilidade de detenção em circunstâncias menos exigentes que as previstas no atrº 257º do C. P. Penal, e atribui natureza urgente ao proc.

35 *As declarações para memória futura e a inquirição por videoconferência e com apoio especializado *Este diploma estabelece ainda um regime de especial protecção no trabalho, de preferência no acesso a benefícios RSI e à formação profissional; *As casas de abrigo - são unidades residenciais destinadas a acolhimento temporário a vítimas, acompanhadas ou não de filhos menores;

36 * Estas casas destinam-se a acolher e promover, durante a permanência na casa de abrigo 6 meses -, aptidões pessoais, profissionais e sociais das vítimas, susceptíveis de evitarem eventuais situações de exclusão social e tendo em vista a sua efectiva reinserção social (artº 63º). *Aos filhos menores das vítimas acolhidas nas casas de abrigo é garantida a transferência escolar, sem observância do numerus clausus, para estabelecimento escolar mais próximo da respectiva casa (artº 74º).

37 Consagar-se ainda a a obrigação de o Estado delinear objectivos e linhas de orientação curricular da educação pré-escolar, dos ciclos do ensino básico e secundário, os princípios orientadores de um programa de prevenção do crime de violência doméstica, de acordo com o desenvolvimento físico, emocional, psicológico e social das crianças que frequentem aqueles estabelecimentos de educação (artº 77º).

38 *Realizar campanhas de informação e se necessário realizar programas específicos de formação a docentes da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário, para que adquiram conhecimentos e técnicas que os habilitem a educar as crianças no respeito pelos direitos e liberdades fundamentais, contemplando ainda os profissionais de saúde, a formação do CEJ dos agentes de autoridade e dos técnicos do INML (artº79º).

39 *A par desta legislação de prevenção da violência doméstica, protecção e assistência às suas vítimas A Lei nº 104/2009, de 14 de Setembro estabelece o regime de concessão de indemnização às vítimas de crimes violentos e de violência doméstica. *Contudo, os seus pressupostos são exigentes (artº 5º) e o valor do adiantamento não pode exceder o equivalente à remuneração mínima mensal e apenas por seis meses.

40 Bem haja pela vossa atenção!

ENQUADRAMENTO PENAL CÓDIGO PENAL

ENQUADRAMENTO PENAL CÓDIGO PENAL ENQUADRAMENTO PENAL CÓDIGO PENAL Violência Doméstica 1 Quem, de modo reiterado ou não, infligir maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais:

Leia mais

Crime público desde Lei 7/2000 de Denúncia para além dos seis meses Lei aplicável: vigente no momento prática do último ato Tribunal

Crime público desde Lei 7/2000 de Denúncia para além dos seis meses Lei aplicável: vigente no momento prática do último ato Tribunal 1 Quem, de modo reiterado ou não, infligir maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais: a) Ao cônjuge ou ex-cônjuge; b) A pessoa de outro ou

Leia mais

IGUALDADE DE GÉNERO E NÃO DISCRIMINAÇÃO: VIOLÊNCIA DE GÉNERO. Marta Silva Núcleo Violência Doméstica/Violência de Género Janeiro 2009

IGUALDADE DE GÉNERO E NÃO DISCRIMINAÇÃO: VIOLÊNCIA DE GÉNERO. Marta Silva Núcleo Violência Doméstica/Violência de Género Janeiro 2009 IGUALDADE DE GÉNERO E NÃO DISCRIMINAÇÃO: VIOLÊNCIA DE GÉNERO Marta Silva Núcleo Violência Doméstica/Violência de Género Janeiro 2009 A violência contra as mulheres visibilidade e colocação do problema

Leia mais

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES Luísa e João 1 a 8 Na legislação timorense a difamação ou injúria não constituem crime. Nos termos do art. 35º da Lei nº 7/2010, de 7 de Julho, apenas se consideram crimes de violência doméstica: a) Os

Leia mais

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição (JusNet 7/1976), o seguinte:

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição (JusNet 7/1976), o seguinte: 1/7 Lei n.º 19/2013, de 21 de fevereiro, 29.ª alteração ao Código Penal, aprovado pelo Decreto- Lei n.º 400/82, de 23 de setembro, e primeira alteração à Lei n.º 112/2009, de 16 de setembro, que estabelece

Leia mais

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES Luísa e João 1 - A conduta do João constitui um crime; 2 - Crime de Violência Baseada no Género segundo a Lei Cabo-verdiana; 3 - Já foi contemplado como Crime de Maus tratos, no âmbito do Código Penal

Leia mais

A LEGISLAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA STICA:

A LEGISLAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA STICA: A LEGISLAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA STICA: Compatibilização do Código Penal e Diplomas Complementares às actuais manifestações do fenómeno. Bragança 25/06/2207 Maria João Taborda DIAP DO PORTO SECÇÃO

Leia mais

Ana Teresa Pinto Leal Procuradora da República

Ana Teresa Pinto Leal Procuradora da República Ana Teresa Pinto Leal Procuradora da República Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados Maio 2011 ( Redação segundo as regras no novo Acordo Ortográfico fico) 82% das vítimas v são do sexo feminino

Leia mais

Nª Ref. 03 /15 C.Istambul Lisboa, 26 de Março de

Nª Ref. 03 /15 C.Istambul Lisboa, 26 de Março de Ex.ma Sr.ª Coordenadora do Grupo de Trabalho - Implicações Legislativas da Convenção de Istambul, Dr.ª Carla Rodrigues, c/c Ex.mo Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, Ex.mo

Leia mais

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL LEI E PROCESSO CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL 2015 2ª Edição Actualização nº 3 CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Actualização nº 3 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA,

Leia mais

Stella Bettencourt da Câmara 21, novembro,2018

Stella Bettencourt da Câmara 21, novembro,2018 Stella Bettencourt da Câmara 21, novembro,2018 Mesa Redonda INVESTIGAÇÃO EM GERONTOLOGIA Violência Contra os Mais Velhos: Como, Quem e Porquê? Stella Bettencourt da Câmara scamara@iscsp.ulisboa.pt Stella

Leia mais

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES Gênero e Violência Doméstica contra à Mulher O que é Gênero: É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 659/XII/4.ª

PROJETO DE LEI N.º 659/XII/4.ª PROJETO DE LEI N.º 659/XII/4.ª Procede à alteração do Código Penal, criando os crimes de perseguição e casamento forçado em cumprimento do disposto na Convenção de Istambul Exposição de Motivos Nos últimos

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Penal ª Edição. Actualização nº 2

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Penal ª Edição. Actualização nº 2 DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Código Penal 2015 5ª Edição Actualização nº 2 1 LEI GERAL TRIBUTÁRIA CÓDIGO PENAL Actualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA,

Leia mais

Índice. Parte I. Violência contra a criança. Proteção jurídica da criança

Índice. Parte I. Violência contra a criança. Proteção jurídica da criança Índice Nota Prévia 11 Indicação sobre citações 13 Principais siglas e abreviaturas 15 Introdução 17 1. Objeto de investigação, metodologia e plano da exposição 17 1.1. Escolha do objeto de investigação

Leia mais

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL LEI E PROCESSO CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL 2015 2ª Edição Actualização nº 2 CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Actualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA,

Leia mais

1. Enquadramento legal do crime de Violência Doméstica

1. Enquadramento legal do crime de Violência Doméstica Anexos 1 1. Enquadramento legal do crime de Violência Doméstica Artigos da Constituição Portuguesa Artigo 9.º (Tarefas fundamentais do Estado) São tarefas fundamentais do Estado: a) Garantir a independência

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 353/XIII/2ª. Afirma a necessidade de regulação urgente das responsabilidades parentais em situações de violência doméstica

PROJETO DE LEI N.º 353/XIII/2ª. Afirma a necessidade de regulação urgente das responsabilidades parentais em situações de violência doméstica PROJETO DE LEI N.º 353/XIII/2ª Afirma a necessidade de regulação urgente das responsabilidades parentais em situações de violência doméstica Exposição de motivos Em 21 de Janeiro de 2013 a Assembleia da

Leia mais

AntoonVan Dyck, Sansão e Dalila (1630)

AntoonVan Dyck, Sansão e Dalila (1630) AntoonVan Dyck, Sansão e Dalila (1630) Constitui uma violação dos direitos fundamentais à vida, à liberdade, à segurança, à dignidade, à igualdade entre mulheres e homens, à não-discriminação e à integridade

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores membros do Governo INTERVENÇÃO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores membros do Governo «Tudo começa com gritos e nunca deve acabar num silêncio». Foi esta

Leia mais

Projecto-Lei n.º 173/XIII/1ª Reforça o regime sancionatório aplicável aos animais (altera o Código Penal) Exposição de motivos

Projecto-Lei n.º 173/XIII/1ª Reforça o regime sancionatório aplicável aos animais (altera o Código Penal) Exposição de motivos Projecto-Lei n.º 173/XIII/1ª Reforça o regime sancionatório aplicável aos animais (altera o Código Penal) Exposição de motivos a ser reconhecida de forma transversal na sociedade. constitui um facto incontestável

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 664/XII/4.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL

PROJETO DE LEI N.º 664/XII/4.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Grupo Parlamentar. PROJETO DE LEI N.º 664/XII/4.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Exposição de motivos O crime de violação atinge, sobretudo, mulheres e crianças.

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 522/XII/3.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL

PROJETO DE LEI N.º 522/XII/3.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 522/XII/3.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Exposição de motivos O crime de violação atinge, sobretudo, mulheres e crianças.

Leia mais

Rui Abrunhosa Gonçalves

Rui Abrunhosa Gonçalves Rui Abrunhosa Gonçalves ISOLAMENTO SOCIAL INTIMIDAÇÃO USO DOS FILHOS RECURSO AOS PRIVILÉGIOS DE MARIDO OU MASCULINOS PODER E CONTROLE COERÇÃO E AMEAÇAS MAUS TRATOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS CONTROLO ECONÓMICO

Leia mais

Projecto de Lei n.º 688/XIII/3.ª

Projecto de Lei n.º 688/XIII/3.ª Projecto de Lei n.º 688/XIII/3.ª Inclui o homicídio no contexto de relação de namoro nos exemplos padrão concernentes ao crime de homicídio qualificado. Exposição de motivos A violência no namoro consubstancia

Leia mais

GUIA PRÁTICO ACOLHIMENTO FAMILIAR

GUIA PRÁTICO ACOLHIMENTO FAMILIAR Manual de GUIA PRÁTICO ACOLHIMENTO FAMILIAR INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Acolhimento Familiar (33 V4.02) PROPRIEDADE Instituto

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Seção II - Das Medidas Protetivas de Urgência que Obrigam o Agressor Art. 22. Constatada

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimentos alternativos de investigação criminal Parte 3 Prof. Thiago Almeida . Hipóteses de abordagem em estado de flagrância: Art. 69, parágrafo único - Ao autor do fato que,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 62/XIII

PROJETO DE LEI N.º 62/XIII PROJETO DE LEI N.º 62/XIII 41ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 400/82, DE 23 DE SETEMBRO, CRIMINALIZANDO UM CONJUNTO DE CONDUTAS QUE ATENTAM CONTRA OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS

Leia mais

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES

FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIERES JURIDIQUES Luísa e João 1- À luz do ordenamento jurídico angolano, a conduta de João para com Luísa constitui, crime de violência doméstica e nas suas diferentes manifestações. 2- Violência psicológica, violência

Leia mais

Direitos das Crianças

Direitos das Crianças Direitos das Crianças Art.º 1º (a criança) Criança é todo o ser humano com menos de 18 anos de idade salvo quando, nos casos previstos na lei, atinja a maioridade mais cedo. Art.º 2º (não discriminação)

Leia mais

Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas

Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas Isabel Dias Audição Parlamentar - Assembleia da República 25.06.2013 Conceito de abuso de idosos/as Comportamento destrutivo dirigido a um/a idoso/a;

Leia mais

OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS

OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS Relatório Dezembro 2014 Visitas Íntimas Observatório dos Direitos Humanos http://www.observatoriodireitoshumanos.net/ dh.observatorio@gmail.com 1 I. Apresentação do caso

Leia mais

SÚMULA. ESTATÍSTICAS APAV relatório anual

SÚMULA. ESTATÍSTICAS APAV relatório anual SÚMULA ESTATÍSTICAS APAV relatório anual 2011 WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS Ações de sensibilização(1) & prevenção da violência e do crime violência no namoro violência domestica 19 624 participantes 421 ações

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, ALARGANDO AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE PRISÃO PREVENTIVA E LIMITANDO A APLICAÇÃO DA FIGURA DA SUSPENSÃO PROVISÓRIA

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º./XIII/1.ª REVÊ O REGIME SANCIONATÓRIO APLICÁVEL AOS CRIMES CONTRA ANIMAIS

PROJETO DE LEI N.º./XIII/1.ª REVÊ O REGIME SANCIONATÓRIO APLICÁVEL AOS CRIMES CONTRA ANIMAIS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º./XIII/1.ª REVÊ O REGIME SANCIONATÓRIO APLICÁVEL AOS CRIMES CONTRA ANIMAIS Exposição de motivos Os maus tratos a animais não humanos são um problema grave que é necessário

Leia mais

SECÇÃO III - Prestação de trabalho a favor da comunidade e admoestação

SECÇÃO III - Prestação de trabalho a favor da comunidade e admoestação Código Penal Ficha Técnica Código Penal LIVRO I - Parte geral TÍTULO I - Da lei criminal CAPÍTULO ÚNICO - Princípios gerais TÍTULO II - Do facto CAPÍTULO I - Pressupostos da punição CAPÍTULO II - Formas

Leia mais

DGRSP. Síntese Estatística da Atividade Operativa relativa à Vigilância Eletrónica 2012

DGRSP. Síntese Estatística da Atividade Operativa relativa à Vigilância Eletrónica 2012 DGRSP Síntese Estatística da Atividade Operativa relativa à Vigilância Eletrónica 2012 Direção de Serviços Estudos e Planeamento março 2013 ÍNDICE Nota Introdutória... 3 1. Pedidos de informação recebidos

Leia mais

Regulação das Responsabilidades Parentais: a nova lei em avaliação

Regulação das Responsabilidades Parentais: a nova lei em avaliação Regulação das Responsabilidades Parentais: a nova lei em avaliação Ana Catarina Fernandes Procuradora-Adjunta - Colaboradora do Observatório Permanente da Adopção 25 de Maio de 2012, CES-Coimbra 1 Evolução

Leia mais

PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS

PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS 1. Idade: DADOS PESSOAIS 2. Escolaridade completa 10. Rendimento mensal do agregado? Euros (aproximadamente) Obs: 3. Nacionalidade: 4. Concelho de residência

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE DO NORTE CESPU

INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE DO NORTE CESPU Página1 INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE DO NORTE CESPU Representações Sociais da Violência Conjugal e Resposta do Sistema Jurídico Este é um questionário absolutamente anónimo sobre Violência Conjugal,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 667/XIII 45.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, QUALIFICANDO O CRIME DE HOMICÍDIO COMETIDO NO ÂMBITO DE UMA RELAÇÃO DE NAMORO

PROJETO DE LEI N.º 667/XIII 45.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, QUALIFICANDO O CRIME DE HOMICÍDIO COMETIDO NO ÂMBITO DE UMA RELAÇÃO DE NAMORO PROJETO DE LEI N.º 667/XIII 45.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, QUALIFICANDO O CRIME DE HOMICÍDIO COMETIDO NO ÂMBITO DE UMA RELAÇÃO DE NAMORO Exposição de motivos A violência no namoro não é, infelizmente,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1151/XIII/4.ª 6.ª ALTERAÇÃO À LEI N

PROJETO DE LEI N.º 1151/XIII/4.ª 6.ª ALTERAÇÃO À LEI N PROJETO DE LEI N.º 1151/XIII/4.ª 6.ª ALTERAÇÃO À LEI N.º 112/2009, DE 16 DE SETEMBRO, QUE ESTABELECE O REGIME JURÍDICO APLICÁVEL À PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, À PROTEÇÃO E À ASSISTÊNCIA DAS SUAS

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 690/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, TORNANDO O HOMICÍDIO EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA NO NAMORO HOMÍCIDIO QUALIFICADO

PROJETO DE LEI N.º 690/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, TORNANDO O HOMICÍDIO EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA NO NAMORO HOMÍCIDIO QUALIFICADO Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 690/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, TORNANDO O HOMICÍDIO EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA NO NAMORO HOMÍCIDIO QUALIFICADO Exposição de motivos A violência no namoro é, incontestavelmente,

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 181/XI ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

PROJECTO DE LEI N.º 181/XI ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 181/XI ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Exposição de Motivos A última reforma do Código de Processo Penal suscitou controvérsia, polémica e desacordo dos vários agentes

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 745/XII/4.ª

PROJETO DE LEI N.º 745/XII/4.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 745/XII/4.ª ALTERA O CÓDIGO CIVIL, A LEI N.º 112/2009, DE 16 DE SETEMBRO, E A ORGANIZAÇÃO TUTELAR DE MENORES, GARANTINDO MAIOR PROTEÇÃO A TODAS AS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Leia mais

CÓDIGO PENAL. Artigo 1.º Objeto A presente Lei altera o Código Penal, reforçando a proteção jurídico-penal dos jornalistas no exercício de funções.

CÓDIGO PENAL. Artigo 1.º Objeto A presente Lei altera o Código Penal, reforçando a proteção jurídico-penal dos jornalistas no exercício de funções. ou por causa delas Artigo 1.º Objeto A presente Lei procede à alteração do Código Penal, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 400/82, de 23 de setembro, com as posteriores alterações, tornando crime público as

Leia mais

ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA DIREITO PENAL CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES

ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA DIREITO PENAL CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA DIREITO PENAL CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES 28-05-2014 1 C.F.A. DIREITO PENAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS CRIMES CONTRA A INTEGRIDADE FÍSICA Reconhecer a liberdade pessoal como um bem

Leia mais

Ex.ma Sr.ª Coordenadora do Grupo de Trabalho - Implicações Legislativas da Convenção de Istambul, Dr.ª Carla Rodrigues, c/c

Ex.ma Sr.ª Coordenadora do Grupo de Trabalho - Implicações Legislativas da Convenção de Istambul, Dr.ª Carla Rodrigues, c/c Ex.ma Sr.ª Coordenadora do Grupo de Trabalho - Implicações Legislativas da Convenção de Istambul, Dr.ª Carla Rodrigues, c/c Ex.mo Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, Ex.mo

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 345/XIII

PROJETO DE LEI N.º 345/XIII PROJETO DE LEI N.º 345/XIII Promove a regulação urgente das responsabilidades parentais e a atribuição de alimentos em situações de violência doméstica e de aplicação de medidas de coação ou de pena acessória

Leia mais

Direito das Crianças e Jovens Compilação de Legislação

Direito das Crianças e Jovens Compilação de Legislação Direito das Crianças e Jovens Compilação de Legislação Textos atualizados até Setembro de 2017 por Anabela Gonçalves Profª. Auxiliar na Escola de Direito da Universidade do Minho Licenciada em Direito;

Leia mais

CRIMES EM ESPECIAL TUTELA DA PESSOA E VIOLÊNCIA DE GÉNERO 2.º Semestre do Ano Lectivo de 2014/2015

CRIMES EM ESPECIAL TUTELA DA PESSOA E VIOLÊNCIA DE GÉNERO 2.º Semestre do Ano Lectivo de 2014/2015 CRIMES EM ESPECIAL TUTELA DA PESSOA E VIOLÊNCIA DE GÉNERO 2.º Semestre do Ano Lectivo de 2014/2015 1. Relevância e objectivos Pela primeira vez, no 2.º semestre do ano lectivo de 2012/2013, foi leccionada

Leia mais

PROGRAMA. 4. O conceito de crime e o processo penal: pressupostos materiais e processuais da responsabilidade penal.

PROGRAMA. 4. O conceito de crime e o processo penal: pressupostos materiais e processuais da responsabilidade penal. DIREITO PROCESSUAL PENAL PROGRAMA I INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1. O funcionamento real do sistema penal: os dados da PGR (2010), do Relatório Anual de Segurança Interna (2011) e o tratamento

Leia mais

SÍNTESE ESTATÍSTICA BIMESTRAL ATIVIDADE OPERATIVA DA DGRS

SÍNTESE ESTATÍSTICA BIMESTRAL ATIVIDADE OPERATIVA DA DGRS SÍNTESE ESTATÍSTICA BIMESTRAL ATIVIDADE OPERATIVA DA DGRS DSEP setembro 2012 Índice Índice... 1 1. Síntese de Pedidos recebidos... 2 2. Relatórios e Audições... 3 2. 1. Relatórios e audições no âmbito

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha Professor: Rodrigo J. Capobianco Lei 11.340/06 Protege a mulher a violência doméstica e familiar A violência doméstica não é somente a violência

Leia mais

PARECER DO C.S.M.P. ( Proposta de Lei n.º 272/XII)

PARECER DO C.S.M.P. ( Proposta de Lei n.º 272/XII) PARECER DO C.S.M.P. ( Proposta de Lei n.º 272/XII) I. INTRODUÇÃO Solicitou-nos a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República a elaboração de parecer

Leia mais

3. Roteiro de perguntas para serem aplicadas na tomada de declarações ou oitivas dasvítimas indiretas e testemunhas

3. Roteiro de perguntas para serem aplicadas na tomada de declarações ou oitivas dasvítimas indiretas e testemunhas 3. Roteiro de perguntas para serem aplicadas na tomada de declarações ou oitivas dasvítimas indiretas e testemunhas As questões abaixo contribuem para ilustrar comportamentos prévios de violência contra

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS FUNCIONÁRIOS RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO DA LEI. Artigo 1.º

CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS FUNCIONÁRIOS RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO DA LEI. Artigo 1.º CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS FUNCIONÁRIOS RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO DA LEI Adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 34/169, de 17 de dezembro de 1979 CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS FUNCIONÁRIOS

Leia mais

DGRSP SÍNTESE ESTATÍSTICA ATIVIDADE OPERATIVA DE REINSERÇÃO SOCIAL 2013

DGRSP SÍNTESE ESTATÍSTICA ATIVIDADE OPERATIVA DE REINSERÇÃO SOCIAL 2013 DGRSP SÍNTESE ESTATÍSTICA ATIVIDADE OPERATIVA DE REINSERÇÃO SOCIAL 2013 DSEP maio 2013 Índice 1. Síntese de pedidos recebidos... 2 2. Relatórios e audições... 3 2.1. Relatórios e audições no âmbito penal...

Leia mais

澳門特別行政區 REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU 澳門特別行政區第 8/2017 號法律修改 刑法典. Lei n.º 8/2017

澳門特別行政區 REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU 澳門特別行政區第 8/2017 號法律修改 刑法典. Lei n.º 8/2017 614 26 2017 6 26 澳門特別行政區 REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU 澳門特別行政區第 8/2017 號法律修改 刑法典 58/95/M6/2001 3/20066/200811/2009 2/2016 REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU Lei n.º 8/2017 Alteração ao Código

Leia mais

O crime de violência doméstica em Portugal. Evidência de violência de género e de desigualdade sexual a nível penal e processual-penal.

O crime de violência doméstica em Portugal. Evidência de violência de género e de desigualdade sexual a nível penal e processual-penal. O crime de violência doméstica em Portugal. Evidência de violência de género e de desigualdade sexual a nível penal e processual-penal. Sandra Tavares Professora Auxiliar da Escola do Porto da Faculdade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

Código Penal ª Edição Reimpressão. Atualização nº 6

Código Penal ª Edição Reimpressão. Atualização nº 6 Código Penal 2017 6ª Edição Reimpressão Atualização nº 6 1 UNIVERSITÁRIO Atualização nº 6 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78, 80 3000-167

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 24.9.2009 B7-0000/2009 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência das perguntas com pedido de resposta oral B7-0000/2009 e B7-0000/2009 nos termos do

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO DE TODAS AS PESSOAS CONTRA A TORTURA E OUTRAS PENAS OU TRATAMENTOS CRUÉIS, DESUMANOS OU DEGRADANTES

DECLARAÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO DE TODAS AS PESSOAS CONTRA A TORTURA E OUTRAS PENAS OU TRATAMENTOS CRUÉIS, DESUMANOS OU DEGRADANTES DECLARAÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO DE TODAS AS PESSOAS CONTRA A TORTURA E OUTRAS PENAS OU TRATAMENTOS CRUÉIS, DESUMANOS OU DEGRADANTES Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 3452 (XXX),

Leia mais

CONFERÊNCIA TRÁFICO DE SERES HUMANOS PREVENÇÃO, PROTECÇÃO E PUNIÇÃO O TRÁFICO DE SERES HUMANOS * ENQUADRAMENTO LEGAL GERAL

CONFERÊNCIA TRÁFICO DE SERES HUMANOS PREVENÇÃO, PROTECÇÃO E PUNIÇÃO O TRÁFICO DE SERES HUMANOS * ENQUADRAMENTO LEGAL GERAL CONFERÊNCIA TRÁFICO DE SERES HUMANOS PREVENÇÃO, PROTECÇÃO E PUNIÇÃO O TRÁFICO DE SERES HUMANOS * ENQUADRAMENTO LEGAL GERAL * Declaração Universal dos Direitos do Homem Artigo 1º Todos os seres humanos

Leia mais

SUMÁRIO 2. COMENTÁRIOS À LEI /2006 ARTIGO POR ARTIGO LEI , DE 7 DE AGOSTO DE 2006

SUMÁRIO 2. COMENTÁRIOS À LEI /2006 ARTIGO POR ARTIGO LEI , DE 7 DE AGOSTO DE 2006 1. INTRODUÇÃO... 23 1.1 Lei Maria da Penha: o porquê dessa denominação... 23 1.2 Trâmite perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos... 25 1.3 Situação atual... 27 2. COMENTÁRIOS À LEI 11.340/2006

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 976/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, REFORÇANDO O COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E SOBRE MENORES

PROJETO DE LEI N.º 976/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, REFORÇANDO O COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E SOBRE MENORES Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 976/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, REFORÇANDO O COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E SOBRE MENORES (46.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL) Exposição de motivos Em 2017,

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Dos crimes praticados contra crianças e adolescentes Arts. 225 a 244-B, ECA. Atenção para os delitos dos arts. 240 a 241 (A, B, C, D e E), bem como 244-B. Est. do Desarmamento

Leia mais

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Boletim CAO nº 01/2016 Quinta-feira, 14.04.2016 UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Desde a edição

Leia mais

Decreto-Lei n.º 323/2000 de 19 de Dezembro

Decreto-Lei n.º 323/2000 de 19 de Dezembro Decreto-Lei n.º 323/2000 de 19 de Dezembro A violência contra as mulheres tem sido tema abordado por inúmeros instrumentos internacionais, através dos quais os Estados se comprometeram a prosseguir por

Leia mais

DSEP ESTATÍSTICA Setembro 2010 Paula Martins

DSEP ESTATÍSTICA Setembro 2010 Paula Martins JOVEN S ALVO DE MEDIDAS TUTELARES EDUCATIVAS NA COMUNIDADE Setembro de 2010 1200 1000 1.028 800 600 400 200 0 31 Reparação ao ofendido (9534) 7 Realização de prestações económicas a favor da comunidade

Leia mais

Raiz do Processo Penal Português. Princípio da legalidade Art.º 219º n.º 1 da C.R.P.

Raiz do Processo Penal Português. Princípio da legalidade Art.º 219º n.º 1 da C.R.P. Raiz do Processo Penal Português Princípio da legalidade Art.º 219º n.º 1 da C.R.P. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Dever de investigar Art.º 262/2 CPP Dever de acusar Art.º 283/1 CPP PRINCÍPIO DA LEGALIDADE PRINCÍPIO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas Lei 9807/99 Lei de Proteção a vítimas e a testemunhas Profa. Letícia Delgado Lei de proteção a vítimas e testemunhas 1)Previsão legal: Lei 9807/1999 Estabelece normas

Leia mais

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV gav BRAGA

ESTATÍSTICAS APAV gav BRAGA ESTATÍSTICAS APAV gav BRAGA 2011 WWW.APAV.PT Índice trabalho desenvolvido pelo GAV de Braga 2 caracterização da vítima 6 caracterização do/a autor/a do crime 10 caracterização da vitimação 12 apoio prestado

Leia mais

Medidas de Protecção de Menores no Caso de Recrutamento para Profissões ou Exercício de Funções que Envolvam Contacto com Crianças

Medidas de Protecção de Menores no Caso de Recrutamento para Profissões ou Exercício de Funções que Envolvam Contacto com Crianças CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Medidas de Protecção de Menores no Caso de Recrutamento para Profissões ou Exercício de Funções que Envolvam Contacto

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 1113/XIII/4ª. Determina uma maior protecção para as crianças no âmbito de crimes de violência doméstica. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 1113/XIII/4ª. Determina uma maior protecção para as crianças no âmbito de crimes de violência doméstica. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 1113/XIII/4ª Determina uma maior protecção para as crianças no âmbito de crimes de violência doméstica Exposição de motivos Em 21 de Janeiro de 2013 a Assembleia da República aprovou

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º./XIII/4.ª

PROJETO DE LEI N.º./XIII/4.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º./XIII/4.ª PROTEGE AS CRIANÇAS QUE TESTEMUNHEM CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E TORNA OBRIGATÓRIA A RECOLHA DE DECLARAÇÕES PARA MEMÓRIA FUTURA NO DECORRER DO INQUÉRITO

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV alto ALENTEJO OESTE

ESTATÍSTICAS APAV alto ALENTEJO OESTE ESTATÍSTICAS APAV 2017 alto ALENTEJO OESTE Índice 1. Dados gerais 1 2. Caracterização da Vítima 6 3. Caracterização do Autor do Crime 12 4. Caracterização da Vitimação 14 Alto Alentejo Oeste 2017 70 Processos

Leia mais

Reacções da Vítima de Crime

Reacções da Vítima de Crime Reacções da Vítima de Crime As pessoas não reagem todas da mesma forma numa situação de vitimação. Podemos, contudo, prever algumas reacções, distribuídas por três fases distintas: durante o crime Quando

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Por que Maria da Penha? O ciclo da violência... 25

SUMÁRIO. 1. Por que Maria da Penha? O ciclo da violência... 25 SUMÁRIO 1. Por que Maria da Penha?... 21 2. O ciclo da violência... 25 3. Um olhar no tempo... 35 3.1. No passado... 35 3.2. Um novo tempo... 39 3.3. Sem mais tempo... 42 4. Tratados internacionais...

Leia mais

Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres

Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 1. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 1. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - A Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio (1948) já previa a criação de um tribunal

Leia mais

A Reforma do Código Penal Brasileiro ACRIERGS 2012

A Reforma do Código Penal Brasileiro ACRIERGS 2012 A Reforma do Código Penal Brasileiro ACRIERGS 2012 Reforma e Consolidação de Leis Os Ganhos da Consolidação e Atualização das Leis Penais Os riscos do açodamento Omissão de Socorro Art. 394. Deixar de

Leia mais

Código Civil. Paula Quintas ª Edição

Código Civil. Paula Quintas ª Edição Código Civil 2017 2ª Edição Paula Quintas Doutora em Direito Docente especialista em Direito do Trabalho Autora do blog Descodificando o Direito Mestre em Direito Pós-graduada em Estudos Europeus Professora

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 8 Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores Mecanismos reguladores dos direitos dos trabalhadores: O Código do Trabalho OBJECTIVO: Assumir direitos e deveres liberais enquanto cidadão activo.

Leia mais

O Processo de Concessão de Direito de Asilo:

O Processo de Concessão de Direito de Asilo: Assistente estagiário da FDUAN, pesquisador convidado no ILPI. O Processo de Concessão de Direito de Asilo: Uma Perspectiva Comparativa entre Angola e Noruega Riveraldo Adolfo SUMÁRIO i. Parte introdutória

Leia mais

Título Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça

Título Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral Direção-Geral da Administração da da Justiça - 2013 da Justiça DAS MEDIDAS DE COAÇÃO E DE GARANTIA PATRIMONIAL AS MEDIDAS DE COAÇÃO SÃO RESTRIÇÕES ÀS LIBERDADES DAS PESSOAS EM FUNÇÃO DE EXIGÊNCIAS

Leia mais

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993.

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA

Leia mais

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Matosinhos

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Matosinhos Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Matosinhos Relatório Anual de Atividades 2012 1. Caracterização Processual Tabela 1: Volume Processual Global - Ano 2012 Volume Processual Global Instaurados 472

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME [ ]

ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME [ ] ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME [2000-2012] WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS crianças e jovens vítimas de crime (2000-2012) vítima média de 59,8% do sexo feminino Entre 2000 e 2012 a APAV

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 10 Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores Mecanismos reguladores dos direitos dos trabalhadores: O Código do Trabalho OBJECTIVO: Assumir direitos e deveres liberais enquanto cidadão activo.

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE Grave violação dos direitos fundamentais de toda criança e adolescente, no entanto muito comum. Cerca de 10% das crianças e adolescentes que chegam

Leia mais