Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012"

Transcrição

1 Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012 Professor: Alberto Pires

2 TEMAS / CONTEÚDOS OBJECTIVOS METODOLOGIA 1º Período I Comunicação e Cultura audiovisual 1 1 Imagem e Comunicação Os diferentes meios de comunicação audiovisual. 1.2 A imagem como mediação. Compreender o papel transformador dos meios na natureza e conteúdos da mensagem audiovisual. Conhecer os meios de transmissão audiovisual Entender a capacidade transfiguradora do audiovisual face à realidade Exercício de Auto-avaliação dos alunos através da recolha da opinião dos alunos sobre o posicionamento comparativo de vários meios de comunicação. Explanação teórica sobre a história da comunicação, os conceitos de comunicação e os diferentes meios e características dos vários meios de comunicação. (Imprensa, rádio, televisão, cinema, internet) 5 blocos Documentários sobre jornais, internet e futuro das comunicações. 1.3 Cultura de massas e suportes tradicionais Entender a posição da arte face à comunicação de massas e o modo como a partir dela se pode construir a distância crítica em relação ao universo audiovisual Documentários sobre a arte moderna e a influência da comunicação no panorama artístico do século XX. Exercício individual Pop, recorrendo a colagens e formas de reprodução sobre imagens fortes da actualidade. II As estruturas sonoras 10 blocos 1 - Emissão e percepção sonoras. 1.1 Emissão e propagação do som Percepção do som 1.3 Órgão de recepção 1.4 Som versus ruído Elementos do som 1.6 Estruturas básicas Reconhecer a necessidade de uma vibração para existir onda sonora. As formas e meio de propagação. O ouvido O som organizado relativamente aos restantes. Documentário sobre o fenómeno físico do som e sobre o funcionamento do ouvido humano. 1 bloco Explanação teórica sobre as várias características do som.

3 2 Som e reprodutibilidade. Tecnologias do som A acústica Registo e amplificação Fidelidade sonora 2.4 Escuta e suportes A relação microfone gravador câmara. Som directo e som gravado. 2.6 Som e voz A acústica como o domínio da reflexão, da refracção e da absorção da onda sonora. As diferentes fontes sonoras. As várias formas de gravação As características do som. Frequência, intensidade e timbre. Melodia, harmonia, homofonia e polifonia Aulas teóricas sobre as várias características do som. 3 História da música 4 - Funções do som na relação com a imagem. 4.1 Combinações entre som e imagem. Referir a existência dos diferentes géneros de música. A função informativa e de orientação interna e externa. Documentários sobre música clássica e Jazz Visionamento de filmes demonstrativos das diferentes funções do som e combinações entre som e imagem.

4 TEMAS / CONTEÚDOS OBJECTIVOS METODOLOGIA 2º Período III As estruturas visuais 28 blocos III (a) Forma e função das imagens 1. A Formação da imagem 1.1. Leis da óptica: reflexão, refracção 1.2 Leis da percepção Compreender os mecanismos fisiológicos e psicológicos de recepção e percepção das imagens Visionamento de documentário sobre óptica. Visualização de figuras impossíveis. Discussão em grupo dos efeitos percepcionados. 2. O Conceito de imagem: etimologia e história 2.1. Origem e polissemia etimológica da noção de imagem 2.2. Os códigos de semelhança Compreender o conceito de mimesis enquanto conceito central dos dispositivos representacionais. Compreender os elementos formais que na imagem participam de uma relação mimética com a realidade e potenciam essa relação. Análise em grupo do conceito de cópia e original. Discussão sobre o quadro de Magritte (Ceci n est pas une pipe) Desenhar de forma mais esquemática um personagem ou objecto. Representar os sentimentos (medo, tristeza, alegria, fadiga. Aula teórica referindo exemplos de cada signo. 1 bloco 2.3 Os signos A cor 2.4 A percepção da cor 2.5 A estética da cor 2.6 valor expressivo e simbólico da cor. Os diferentes tipos de signos. Ícones, indícios e símbolos Criação, através da recolha de imagens, de uma composição em que estejam presentes os vários tipos de signos Visionamento de documentário sobre a cor. Exemplos de utilização simbólica das cores. 3. Tipologia das imagens 3.1. Imagem figurativa vs imagem abstracta 3.2. Imagem fixa vs imagem em movimento 3.3 Movimento das imagens e imagens em movimento 3.4 Elementos estruturais do movimento na imagem 3.5 O espaço plural. A multiplicidade de ângulos na imagem móvel. Distinguir ente figuração e abstracção, fluidez e movimento Identificar os diferentes elementos que permitem reconhecer o movimento na imagem Através de fotografias, observar os elementos que constroem o movimento na imagem fixa. Divisão da turma em 2 grupos. Elaboração de um guião. Criar uma sequência de imagens e gravá-la de duas formas distintas, com e sem movimento, e usando vários ângulos. Visionar o resultado final. Exercício em grupo a contar para a avaliação.

5 3.6 A profundidade de campo 3.7 Profundidade e perspectiva. As diferentes focais 4 Imagem, representação e narração A Instituição da ficção. 4.2 Protocolos de leitura: o género. 4.3 A relação Documentário /Ficção Compreender os conceitos de profundidade de campo. Compreender os valores expressivos associados a cada objectiva. Compreender o estatuto da imagem como condicionadora e desencadeadora de outras imagens. Entender a existência de certos sistemas de fixação formal e narrativa das imagens Fotografar o mesmo objecto ou situação com diferentes objectivas e comparar os resultados. 1 bloco Visionamento dos vários géneros cinematográficos existentes e sobre documentários 3 Blocos 5 - Imagem e ideologia 5.1 A imagem como vector ideológico 5.2 Situação histórica. A 2º guerra como mobilização geral das imagens e dos sons Tipologia da intervenção audiovisual. Publicidade e propaganda Construção e retórica da imagem publicitária. Objectivos, estratégias e destinatários A relação audiovisual na criação de efeitos de persuasão. III (b) A Natureza selectiva das imagens 6 - Campo e enquadramento 6.1 Enquadramento e espectador. Uma relação histórica A ditadura do enquadramento Enquadramento e fora de campo. Identificar a imagem como veículo de ideologias. Reconhecer conteúdos ideológicos das imagens e identificá-las enquanto explícitos e implícitos Reconhecer os objectivos, estratégias e destinatários na mensagem publicitária. Compreender a noção de enquadramento como moldura do olhar Compreender a existência do mundo for a de campo e como ele se pode pressentir. Visionamento de documentários e do filme Os ídolos do estádio Ficha de avaliação sobre a importância da propaganda no regime nazi. 6 blocos Aula teórica sobre as várias componentes deste fenómeno. Exibição de documentários sobre anúncios publicitários.. Reenquadrar fotografias com outras molduras por forma a visualizar a alteração do seu sentido. Exercício individual, avaliado e entregue depois ao aluno, para permitir analisar a compreensão do problema.

6 TEMAS / CONTEÚDOS OBJECTIVOS METODOLOGIA 3º Período III (b) A Natureza selectiva das imagens 15 blocos 1. Luz e sombra 1.1 Natureza e propriedades da luz 1.2 Objectivos e funções da luz 1.3. A estruturação da luz: tipologia Entender a natureza conjugada da luz e da sombra como operadores plásticos e dramáticos da imagem. Exemplos práticos de iluminação de objectos. Registo fotográfico e vídeo e discussão dos resultados. Visionamento de documentários sobre os efeitos e os cuidados a observar na iluminação 2 A composição audiovisual 2.1 O que é o tempo 2.2 medidas e natureza do tempo. Tempo objectivo e subjectivo 2.3 A relação espaço tempo, a acção, o movimento 3.Montagem e continuidade A montagem - Categorias da composição audiovisual -Fragmentação e ligação Tipologia do fragmento. plano, cena, sequência, raccord. Formas de continuidade. Compreender o conceito de duração do tempo. Reconhecer que a duração objectiva de um acontecimento pode ser maior ou menor que a indicada pelo relógio Perceber a importância do cinema como paradigma arqueológico de articulação das imagens. Os diversos tipos de montagem Listagem pelos alunos de situações e acontecimentos cuja duração seja superior ou inferior que a sua duração objectiva. Visionamento de filmes em que a câmara e a montagem interpretem a duração de um acontecimento. Visionamento analítico do filme o Couraçado Potenkine. Visionamento de documentários sobre montagem. Discussão teórica referindo vários exemplos 4 O dispositivo televisivo O Vídeo, além da televisão 5 A intervenção das novas tecnologias 5.1 Os novos suportes e equipamentos 5.2 o mundo digital 5.3 A interactividade e a manipulação 5.4 Os efeitos digitais 5.5 Os novos arquivos Caracterizar o sistema televisivo posto em prática pela televisão A experiência do vídeo como fuga ao modelo televisivo Entender as novas fronteiras marcadas pelo digital entre a potenciação das imagens, dos sons e da sua manipulação Introduzir a problemática do digital. Compreender as potencialidades oferecidas pelo digital sobre os arquivos tradicionais de imagens e sons. Perceber as diferenças entre televisão e cinema. Análise em grupo sobre as diferenças. Visionamento de documentários sobre os vários tipos de programação televisiva Documentar os efeitos digitais na articulação entre a as imagens e os sons. Discutir os propósitos e consequências. Visitar arquivos de imagens e sons Auto-avaliação final dos alunos sobre a metodologia posta em prática ao longo do ano lectivo.

Escola Artistica Soares dos Reis

Escola Artistica Soares dos Reis Escola Artistica Soares dos Reis PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina Imagem e som B 11º Ano Ano lectivo 2011/12 Joana Castelo TEMAS/CONTEÚDOS METODOLOGIA Unidades lectivas 1ª Periodo I COMUNICAÇÃO E CULTURA

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL. Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA. Planificação ano lectivo 2009/2010

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL. Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA. Planificação ano lectivo 2009/2010 ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA Planificação ano lectivo 2009/2010 Prof. Adriana Rocha 1º Período CONTEÚDOS OBJECTIVOS ESTRATÉGIAS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE IMAGEM E SOM B. 1ª Periodo

PLANIFICAÇÃO DE IMAGEM E SOM B. 1ª Periodo ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS PORTO PLANIFICAÇÃO DE IMAGEM E SOM B 11 ºA e 11º B TEMAS/CONTEÚDOS METODOLOGIA Unidades lectivas 1ª Periodo I COMUNICAÇÃO E CULTURA AUDIOVISUAL IMAGEM E COMUNICAÇÃO

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS DISCIPLINA DE IMAGEM E SOM B - 12º Ano Ano lectivo 2011 / 2012 : Nuno Lacerda PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS DISCIPLINA DE IMAGEM E SOM B - 12º Ano Ano lectivo 2011 / 2012 : Nuno Lacerda PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS DISCIPLINA DE IMAGEM E SOM B - 12º Ano Ano lectivo 2011 / 2012 : Nuno Lacerda PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período Imagem e Som B 12º 2011/2012 I - Práticas da imagem e do som:

Leia mais

Elenco Modular / Gestão de horas Carga Horária Semanal 2 blocos 90m 1º PERÍODO. Grupo 300 Página 1 de 8

Elenco Modular / Gestão de horas Carga Horária Semanal 2 blocos 90m 1º PERÍODO. Grupo 300 Página 1 de 8 Escola Secundária de Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém MÓDULOS DURAÇÃO Elenco Modular / Gestão de horas Carga Horária Semanal 2 blocos 90m 1º PERÍODO 7 13 semanas 1º PERÍODO: 26 aulas 7º MOD. 26 Aulas

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA IMAGEM Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA IMAGEM Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA IMAGEM Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D Planificação Anual 2017-2018 Disciplina: Animação 10º K2 Professor: José Manuel da Costa Duarte 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Animaçãoinsere-se

Leia mais

ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL PROGRAMA Disciplina de Imagem e Som A 11º e 12º ANOS João Mário Grilo (coordenador) Margarida Medeiros 2006

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 2017/ 2018 ANO: 5 º de Escolaridade

EDUCAÇÃO VISUAL 2017/ 2018 ANO: 5 º de Escolaridade EDUCAÇÃO VISUAL 2017/ 2018 ANO: 5 º de Escolaridade ANO: 5º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2017/2018 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 2016/ 2017 ANO: 5 º de Escolaridade

EDUCAÇÃO VISUAL 2016/ 2017 ANO: 5 º de Escolaridade EDUCAÇÃO VISUAL 2016/ 2017 ANO: 5 º de Escolaridade ANO: 5º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2016/2017 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica

Leia mais

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA - CANTANHEDE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DO 1.º CEB - ATIVIDADES LÚDICO-EXPRESSIVAS - EXPRESSÃO MUSICAL Planificação Anual 1 e 2º Anos 2015/2016 Blocos

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º ANO 2016/2017

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º ANO 2016/2017 Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio 150320 EDUCAÇÃO VISUAL 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º ANO 2016/2017 Metas Curriculares- Domínios de referência Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Atividades/

Leia mais

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º Ano Disciplina: Comunicação Visual Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES SECUNDÁRIO DISCIPLINA: OFICINA DE MULTIMÉDIA B ANO: º ANO LECTIVO 00/0 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS

Leia mais

Carga Horária Semanal 2 blocos 90m + 1 bloco 45m 1º PERÍODO 1 33h 1º PERÍODO: 62 aulas 2 24h 2º MOD. 18 aulas. 3º PERÍODO: 48 aulas

Carga Horária Semanal 2 blocos 90m + 1 bloco 45m 1º PERÍODO 1 33h 1º PERÍODO: 62 aulas 2 24h 2º MOD. 18 aulas. 3º PERÍODO: 48 aulas ELENCO MODULAR/GESTÃO DE HORAS MÓDULOS DURAÇÃO Carga Horária Semanal 2 blocos 90m + 1 bloco 45m 1º PERÍODO 1 33h 1º MOD. 44 aulas 1º PERÍODO: 62 aulas 2 24h 2º MOD. 18 aulas 3 24h 2º PERÍODO 4 24h 2º PERÍODO:

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 034/2009 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 26/06/2009. João Carlos Zanin, Secretário Aprova o projeto pedagógico

Leia mais

[Critérios Específicos de Avaliação Disciplina de Projecto e Tecnologias _11º ano D1/D2/D3] 1. Introdução à disciplina. 2- Objectivos da disciplina

[Critérios Específicos de Avaliação Disciplina de Projecto e Tecnologias _11º ano D1/D2/D3] 1. Introdução à disciplina. 2- Objectivos da disciplina Departamento das Expressões e da Representação Curso de Comunicação Audiovisual Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Projecto e Tecnologias _11º ano Diurno e Nocturno [Critérios Específicos de Avaliação

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 5ºANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 5ºANO PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 5ºANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno é capaz de: Distinguir características de vários materiais riscadores (lápis de grafite, lápis de cor, lápis de cera,

Leia mais

AGR UPAMENTO DE ESCO LAS ANSEL MO DE AN DR ADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES - Grupo 240 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: EV 6.

AGR UPAMENTO DE ESCO LAS ANSEL MO DE AN DR ADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES - Grupo 240 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: EV 6. AGR UPAMENTO DE ESCO LAS ANSEL MO DE AN DR ADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES - Grupo 240 PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina: EV 6.º ano 2014/2015 METAS DE APRENDIZAGEM OBJETIVOS ESPECÍFICOS CONTEÚDOS ATIVIDADES

Leia mais

Planificação anual de Oficina Multimédia B - 12ºano

Planificação anual de Oficina Multimédia B - 12ºano CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS Turma D Planificação anual de Oficina Multimédia B - 12ºano Professor: Carlos Dias 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina Esta disciplina é da componente

Leia mais

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º)

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) www.atbrilhantes.pt geral@atbrilhantes.pt (+351) 969 926 017 514 862 794 Quinta das Pontes, Sta. Eufémia, S/N, 3230-300, Penela Apresentação do projeto e dos

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Dulce Direitinho Disciplina: Educação Visual Ano: 5.º Turma: A Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Dulce Direitinho Disciplina: Educação Visual Ano: 5.º Turma: A Ano letivo: Planificação Anual Professora: Dulce Direitinho Disciplina: Educação Visual Ano: 5.º Turma: A Ano letivo: 2014-2015 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Discurso

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

Planificação Modular de Português

Planificação Modular de Português /Competências transversais a diversos módulos a abordar ao longo do ano: Mobilizar conhecimentos prévios. Compreender enunciados orais e escritos Expressar-se oralmente e por escrito com correcção e clareza,

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/17 Design, Comunicação e Audiovisuais 1.º Ano (175 horas 234 aulas)

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/17 Design, Comunicação e Audiovisuais 1.º Ano (175 horas 234 aulas) Curso Profissional: Técnico Multimédia PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/17 Design, Comunicação e Audiovisuais 1.º Ano (175 horas 234 aulas) Elenco Modular Designação Duração Referência (horas) 1-Fotografia Digital

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

As TIC em ambiente educativo. António Moreira

As TIC em ambiente educativo. António Moreira As TIC em ambiente educativo António Moreira 2010-2011 O Didáctico o que é? Uma opinião muito difundida pretende que exista uma enorme diferença entre o facto de se aprender e o facto de se divertir...

Leia mais

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4 MATRIZ CURRICULAR Disciplinas Obrigatórias Nome da disciplina CrT CrP Total de créditos SEMESTRE I Teorias e estéticas da arte Teorias e estéticas clássicas do cinema e Teorias e estéticas contemporâneas

Leia mais

CURTAS SADINAS. Análise de Imagem

CURTAS SADINAS. Análise de Imagem CURTAS SADINAS INTRODUÇÃO Pretende-se com este leque de iniciativas dinamizar sessões que permitam aos formandos reflectir sobre os media, a imagem estática e em movimento, numa perspectiva crítica e cultural.

Leia mais

Departamento das Expressões e da Representação Curso de Comunicação Audiovisual Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Projeto e Tecnologias _11º ano

Departamento das Expressões e da Representação Curso de Comunicação Audiovisual Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Projeto e Tecnologias _11º ano Departamento das Expressões e da Representação Curso de Comunicação Audiovisual Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Projeto e Tecnologias _11º ano Áreas tecnológicas constituintes da disciplina de Projeto

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

Planificação anual Metas curriculares

Planificação anual Metas curriculares Planificação anual Metas curriculares Conteúdos Temáticos Objetivos Curriculares Domínios Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades Calendarização Materiais/suportes Objetivo geral (1) 1.1 1.2 Técnica

Leia mais

Modalidade: Outras formas de formação não inseridas no CNQ. Objectivos

Modalidade: Outras formas de formação não inseridas no CNQ. Objectivos Modalidade: Outras formas de : 100h Estrutura: 12 Módulos Local: Fábrica das Cores Formadores: António Rendeiro ; Andreia Nunes Objectivos Gerais 1. Adquirir competências técnicas de fotografia em contexto

Leia mais

Planificação Anual. Atividades /Estratégias. Calendarização. Avaliação

Planificação Anual. Atividades /Estratégias. Calendarização. Avaliação Planificação Anual Professor: Helena Cristina Pina Nunes Tomás Disciplina: Educação Visual Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio /Objetivos Descritores de Desempenho Atividades /Estratégias Avaliação

Leia mais

FAZ E GRAVA A TUA MÚ SICA

FAZ E GRAVA A TUA MÚ SICA FAZ E GRAVA A TUA MÚ SICA LOCAL RESTART BELÉM DATAS 26 a 29 de Março HORÁRIO 10h-13h e 14h-17h HORAS 24 h VAGAS 14 participantes (mín. 6) PÚBLICO-ALVO Todos os jovens interessados em aprender criatividade,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS (L) RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL INTERNO N.º 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO DOMÍNIOS PROCEDIMENTOS Representação Discurso Projeto Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos e acontecimentos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA IMAGEM Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA IMAGEM Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA IMAGEM Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 12/CGRAD/2015 de 09/09/2015 Fornecer meios para formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades

Leia mais

DIREÇÃO-GERAL DE ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS

DIREÇÃO-GERAL DE ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS DIREÇÃO-GERAL DE ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO 135525 - AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS ESCOLA BASICA DE 2o E 3o CICLOS COM SECUNDÁRIO CUNHA RIVARA DE ARRAIOLOS

Leia mais

Planificação Anual. Professora:Rosalina Madruga Disciplina:Educação Visual Ano:5.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora:Rosalina Madruga Disciplina:Educação Visual Ano:5.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora:Rosalina Madruga Disciplina:Educação Visual Ano:5.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Discurso D5

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2016/2017 1.º Período PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: DCA ANO: 12.º CURSO: Profissional Técnico de Multimédia Total de s Previstas: 76 Set. MÓDULO 7 Audiovisuais Out. Introdução ao Audiovisual:

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL

ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO Índice COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Competências Gerais e Específicas da Educação Artística Dimensões das Competências Específicas Competências Especificas do 3º ciclo - Comunicação

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES (EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA) 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 TÉCNICA METAS. 1º PERÍODO 1) Reconhecer

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO-2015-2016 DOMÍNIOS Representação Discurso Projeto PROCEDIMENTOS Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos

Leia mais

Planificação Anual. Calendarização. Atividades /Estratégias. Avaliação

Planificação Anual. Calendarização. Atividades /Estratégias. Avaliação Planificação Anual Professor: Helena Cristina Pina Nunes Tomás Disciplina: Educação Visual Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio /Objetivos Descritores de Desempenho Atividades /Estratégias Avaliação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 JOSÉ CARDOSO PIRES. Cursos de Educação e Formação

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 JOSÉ CARDOSO PIRES. Cursos de Educação e Formação Conteúdos temáticos ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 JOSÉ CARDOSO PIRES Cursos de Educação e Formação PORTUGUÊS Tipo 2 - PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 128 blocos (2 anos) Ano letivo 2014/2015 Competências e Procedimentos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO DOMÍNIOS Representação Discurso Projeto PROCEDIMENTOS Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos e acontecimentos

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS ARTES VISUAIS - GRUPO de RECRUTAMENTO -

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 6º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS Alargamento da compreensão a géneros formais e públicos do oral. Criação de autonomia

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 12/CGRAD/2015 de 09/09/2015 Fornecer meios para formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação. Teste Diagnóstico prova teórico-prática

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação. Teste Diagnóstico prova teórico-prática ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: EDUCAÇÃO VISUAL ANO: 8º ANO LECTIVO 010/011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4º ANO Expressão Físico-motora Perfil de Aprendizagens ATIVIDADES RÍTMICAS

Leia mais

Índice 7º ANO 2009/2010 ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL

Índice 7º ANO 2009/2010 ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL Índice COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Competências Gerais e Específicas da Educação Artística Dimensões das Competências Específicas Competências Especificas do 3º ciclo - Visual Competências

Leia mais

Conteúdos / Critérios de Avaliação 2018/2019 Curso Profissional de Técnico de Multimédia Disciplina DCA 10.º ANO

Conteúdos / Critérios de Avaliação 2018/2019 Curso Profissional de Técnico de Multimédia Disciplina DCA 10.º ANO Conteúdos / Critérios de Avaliação 2018/2019 Curso Profissional de Técnico de Multimédia Disciplina DCA 10.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DATAS 17-09-18 a 22-10-18 22-10-18 a 28-11-18 MÓDULO / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

ENSINO BÁSICO 2º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO de EDUCAÇÃO VISUAL 5º ano

ENSINO BÁSICO 2º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO de EDUCAÇÃO VISUAL 5º ano DOMÍNIOS Representação Discurso Projeto PROCEDIMENTOS Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos e acontecimentos que aludem ao que se quer comunicar

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Perícia e manipulação. Deslocamentos e equilíbrios. Subdomínio: Jogos (Meta 2) Jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

Metas curriculares de Educação Visual

Metas curriculares de Educação Visual AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Departamento de Artes e Tecnologias Educação Visual Ano Letivo - 2015/2016 3º

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO - 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Técnica T7 - Desenhar objetos simples presentes no espaço envolvente, utilizando materiais básicos de desenho técnico

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO PLANIFICAÇÃO Objetivos gerais: EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO PLANIFICAÇÃO COMPREENDER CONCEITOS TEÓRICO-CIENTÍFICOS DO FENÓMENO LUZ-COR. RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA LUZ-COR NA PERCEÇÃO DO MEIO ENVOLVENTE. DISTINGUIR CARACTERÍSTICAS

Leia mais

DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - 12.º ano ANO LETIVO 2015/2016

DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - 12.º ano ANO LETIVO 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - 12.º ano ANO LETIVO 2015/2016 SEQUÊNCIA DE ENSINO _ APRENDIZAGEM Nº1 ATIVIDADES INICIAIS: AULAS: 5 - Diagnóstico da aquisição das competências iniciais; Apresentação/Objectivos

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Planificação Curricular de Educação Visual - 5º ano -

Planificação Curricular de Educação Visual - 5º ano - Planificação Curricular de Educação Visual - 5º ano - Material Propriedades. 1.Conhecer materiais riscadores e respetivos suportes físicos. 1.1: Distinguir características de vários materiais riscadores

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL 8º Ano 3.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL 8º Ano 3.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL 8º Ano 3.º CICLO Instrumentos de Avaliação Ponderação (%) Ponderação por domínio Domínios Capacidades/Conhecimentos Técnica T8 OBJETIVO GERAL (1): Compreender

Leia mais

REGULAMENTO DO I FESTIVAL REGIONAL DE CINEMA E LITERATURA

REGULAMENTO DO I FESTIVAL REGIONAL DE CINEMA E LITERATURA REGULAMENTO DO I FESTIVAL REGIONAL DE CINEMA E LITERATURA I DAS APRESENTAÇÕES E OBJETIVOS Art. 1º - O Curso de Letras do Centro Universitário UNIVATES, por meio do Projeto Institucional Tecnologia e Letramento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SOM Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SOM Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SOM Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Jazz e Música Moderna 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires - GRUPO DE RECRUTAMENTO - Cód. 600 CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE PRÉ IMPRESSÃO PLANIFICAÇÃO A LONGO

Leia mais

PLANIFICAÇÕES PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE DESIGN, COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAIS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES)

PLANIFICAÇÕES PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE DESIGN, COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAIS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) PLANIFICAÇÕES CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE MULTIMÉDIA PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE DESIGN, COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Módulo 6 GUIONISMO E STORYBOARD Tipos

Leia mais

Planificação anual 5.º ano ATIVIDADES (UNIDADES TEMÁTICAS) RECURSOS AVALIAÇÃO. Diagnóstico

Planificação anual 5.º ano ATIVIDADES (UNIDADES TEMÁTICAS) RECURSOS AVALIAÇÃO. Diagnóstico Educação Visual Planificação anual 5.º ano Domínios Objetivos gerais Conteúdos ATIVIDADES (UNIDADES TEMÁTICAS) RECURSOS AVALIAÇÃO 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO T5 TÉCNICA 1. Conhecer materiais respetivos suportes

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Educação Visual Planificação anual - 7º Ano Ano letivo 2017/2018 Domínios Metas Curriculares Objectivos gerais Descritores de desempenho Conteúdos Recursos Avaliação Calendarização Técnica Representação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5 p.1/5 SÓCIO-AFECTIVA 1. Dinâmica do Grupo 2. Dinâmica Individual 0. Aprofundar a dinâmica do Grupo Reconhecimento da nova realidade do Grupo. Comunicação com o outro e com o Grupo. Argumentação e negociação

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO

EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO REPRESENTAÇÃO R 5 TECNICA T5 ESCOLA EB 23 LUÍS DE CAMÕES ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 2014/2015 EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO DOMÍNIO Objetivos Gerais METAS CURRICULARES Descritores de desempenho CONTEÚDOS Atividades

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo 2017/2018 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Secção de Informática OFICINAS MULTIMÉDIA B 12.º Ano AV1 CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Profa. Dra. Carolina Mandaji

Profa. Dra. Carolina Mandaji Profa. Dra. Carolina Mandaji cfernandes@utfpr.edu.br força aglutinadora e estabilizadora dentro de uma determinada linguagem, um certo modo de organizar as ideias, meios e recursos expressivos, suficientemente

Leia mais

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA Objectivos 1 2 Objectivos Caracterizar os diferentes tipos de media existentes Definir o conceito de multimédia Diferenciar o conceito de multimédia Diferenciar

Leia mais

Planificação a longo prazo

Planificação a longo prazo Planificação a longo prazo Ano letivo 2015/2016 2º Ciclo do ensino básico Área curricular: Educação Visual Ano de escolaridade: 5ºAno Conteúdos Objetivos Gerais Descritores de desempenho Avaliação Materiais

Leia mais

Metas curriculares de Educação Visual

Metas curriculares de Educação Visual AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Departamento de Artes e Tecnologias Educação Visual Ano Letivo - 2016/2017 3º

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 Perfil de Aprendizagens Bloco 1 PERÍCIAS E MANIPULAÇÕES Lançar e receber uma bola com cada uma

Leia mais

CURSO TURNO SEM. DISCIPLINA CH PROFESSOR EMENTA

CURSO TURNO SEM. DISCIPLINA CH PROFESSOR EMENTA Publicidade e Propaganda e e 7º e 8º Influenciadores Digitais & Produtores de Conteúdo 40 vagas por * Processos de Produção, Captação e Edição em Televisão e Vídeo 50 vagas* 50 vagas* Prof. Wesley (Aulas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LETIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LETIVO 2016 / 2017 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LETIVO 2016 / 2017 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - 2015/2018 DISCIPLINA: Português Docente Francisca Costa Manual: Português Claro, 2º

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS FRANCÊS 9º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 Produção Interação O aluno Compreensão Francês - 9º

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º Ano Disciplina: Educação Visual Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Técnica

Leia mais