FICHA LIMPA E O COMBATE A CORRUPÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FICHA LIMPA E O COMBATE A CORRUPÇÃO"

Transcrição

1 FICHA LIMPA E O COMBATE A CORRUPÇÃO Saiba o que é a Lei da Ficha Limpa, aprenda a avaliar os candidatos na hora de votar.

2 LEI DA FICHA LIMPA CIDADANIA E VOTO CONSCIENTE De iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa tem o objetivo de combater a corrupção eleitoral e aumentar a idoneidade dos candidatos,a seguir confira os desdobramentos do combate á corrupção eleitoral.

3 IMPEACHEMENT A poucos dias do pleito eleitoral, que acontecerá no próximo dia 02 de outubro, chegou o momento crucial do exercício de cidadania, o voto consciente. Nesse momento de crise socioeconômica e politica, o desacreditar na politica brasileira e as insatisfações com os representantes eleitos são imensas, diante dos inúmeros escândalos de envolvidos políticos em crime de corrupção dentre outros. Recentemente acompanhamos o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, a nação com os olhos voltados para Brasília emergida numa profunda crise institucional. O processo consistiu em uma questão processual aberta com vistas ao impedimento da continuidade do mandato de Dilma Rousseff como a Presidente da República do Brasil. Iniciou-se com a aceitação, em 2 de dezembro de 2015, pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo

4 IMPEACHEMENT Cunha, de denúncia por crime de responsabilidade oferecida pelo procurador de justiça aposentado Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal, e se encerrou no dia 31 de agosto de 2016, resultando na destituição de Dilma do cargo. No entanto, ao votar pela destituição de Dilma Rousseff, o Senado decidiu dividir a votação, aplicando apenas a pena de perda do cargo (aprovada por 61 senadores), mas não a inabilitação para exercício de funções públicas (42 senadores votaram por essa condenação, não formando o quórum de 2/3 da Casa, necessário para esse tipo de medida). Assim, Dilma Rousseff tornou-se o segundo Presidente da República a sofrer impeachment no Brasil, sendo Fernando Collor o primeiro em 1992.

5 FICHA LIMPA Hoje temos uma ferramenta poderosa, instrumentalizada na forma da Lei Complementar nº 135, ou Lei Ficha Limpa, determina a inelegibilidade, durante o período de oito anos, de políticos condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, dentre outros critérios. Essa lei nasceu em dezembro de 2010 por iniciativa popular, com a Campanha da Ficha Limpa, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Eles desenvolveram esta campanha por conta das manifestações de diversos setores da sociedade, pedindo maior rigor para as candidaturas políticas e no combate à corrupção. A Lei da Ficha Limpa surgiu como forma de impedir os candidatos que têm problemas na Justiça, sendo vedadas suas nomeações. Também visa proteger a moralidade no exercício do mandato, exigindo mais transparência dos candidatos.

6 FICHA LIMPA A corrupção afeta toda a sociedade, de forma direta ou indireta, como na saúde, educação, no trabalho honesto, nos impostos, no desenvolvimento social, educacional e humano. Os anseios da sociedade buscam ressaltar a importância popular no controle e combate à corrupção eleitoral, além das principais realizações e mudanças trazidas pela Lei da Ficha Limpa. Quando a corrupção é constante no corpo político e tolerada pela sociedade, as pessoas mais necessitadas sofrem de forma direta com seus efeitos, haja vista que as estruturas dos poderes instituídos se ocupam, por vezes, com temas que lhes rendem vantagens, tornando quase inoperantes os interesses públicos vitais. Muitos hospitais públicos deixam de atender pacientes na forma devida em decorrência de desvios de recursos da saúde para outras rubricas orçamentárias mais facilmente manipuladas.

7 FICHA LIMPA Em 2014, um levantamento da Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que existiam no Brasil, atualmente, processos de potenciais inelegíveis devido à Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, e por outras condenações. Por conseguinte, são considerados crimes eleitorais todas aquelas condutas que, durante o processo eleitoral, atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto ou mesmo os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento eleitoral, passando pelas fases de registro de candidatos, propaganda eleitoral, "voto de cabresto" (abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública), dia da votação, apuração, até a diplomação dos eleitos. Nesse contexto, a campanha da Ficha Limpa foi lançada em 2008, mediante iniciativa popular, reunindo diversas assinaturas. Em 2009, chegou ao Congresso Nacional e no ano de 2010 foi sancionada a Lei Complementar 135/2010, conhecida

8 FICHA LIMPA Além do acréscimo das hipóteses de inelegibilidade absoluta e do aumento da duração do impedimento para se candidatar a cargo eletivo, a grande alteração trazida pela Lei da Ficha Limpa foi a dispensa de trânsito em julgado das decisões para aplicação da inelegibilidade aos que incorrerem nas infrações tipificadas na Lei Complementar 64/90. Assim, pode-se concluir que a participação do cidadão na política de seu país é decisiva. O direito ao voto secreto e o poder de eleger e ser eleito para cargos públicos de forma honesta são fundamentais para o combate à corrupção. Além disso, deve haver constante fiscalização por parte dos órgãos públicos e a efetiva aplicação da Lei da Ficha Limpa, a fim de que os direitos fundamentais sejam resguardados e que se mantenha concretizado o Estado Democrático de Direito.

9 CONFIRA OS CRIMES QUE CARACTERIZAM FICHA SUJA A Lei Ficha Limpa ainda proíbe a candidatura de quem for condenado, em decisão sem a possibilidade de recurso pelos crimes: Crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; Contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; Contra o meio ambiente e a saúde pública; Eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; Abuso de autoridade, nos casos em que haver condenação á perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; De lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; De tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos e equiparados; De redução à condição análoga à de escravo; Contra a vida e dignidade sexual; Praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

10 COMO SABER SE UM CANDIDATO ESTÁ INELEGÍVEL Apesar de serem muitos os crimes que podem impedir uma candidatura, é possível descobrir facilmente se algum candidato que exerce função pública teve as contas do seu mandato rejeitadas por irregularidade insanável, o que pode deixar o candidato inelegível por 8 anos. Em ano eleitoral, o Tribunal de Contas da União encaminha ao Tribunal Superior Eleitoral a lista dos gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas, incluindo os prefeitos em exercício. Ter as contas rejeitadas não constitui um fator definitivo para tornar o candidato inelegível, mas é possível utilizar essa informação para anexar à petição que pode levar à impugnação de sua candidatura.

11 COMO SABER SE UM CANDIDATO ESTÁ INELEGÍVEL A impugnação da candidatura só ocorre definitivamente quando a Câmara dos Vereadores também rejeita as contas desse candidato. Veja a lista dos gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCU. Para procurar o nome de um prefeito basta abrir a lista no seu navegador, clicar na tecla Ctrl e logo depois na tecla F no teclado do seu computador e escrever o nome do prefeito e apertar Enter. Conheça tudo o que diz a Lei de Inelegibilidade. E ainda a Justiça Eleitoral criou 11 aplicativos para smartphones e dispositivos móveis para as Eleições O eleitor poderá acompanhar os processos, informações dos candidatos, saber onde votar ou justificar, acessar os resultados e muito mais. Acesse os aplicativos já disponíveis:

12 FICHA LIMPA MUNICIPAL Agora é Lei Você sabia que no município de Santos tem a Lei Ficha Limpa Municipal, que é de autoria do Vereador Cacá Teixeira, Lei n.º 3.249, de 03 de março de 2016, tem como objetivo complementar a Lei Ficha Limpa Federal e Estadual cuja atuação é restrita para cargos eletivos. Já a Lei Ficha Limpa Municipal estabelece regras para disciplinar nomeação para cargos em comissão e funções gratificadas no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo. Essa lei tem por objetivo proteger a moralidade administrativa e evitar o abuso do poder econômico e político, estabelecendo critérios para essas nomeações, explica o autor da propositura, o vereador Carlos Teixeira Filho. Confira o vídeo da sessão na Câmara Municipal de Santos

13 VOCÊ SABE QUAL É PAPEL DO PREFEITO? Eles aplicam o orçamento da sua cidade em Saúde, Educação, Transporte, Saneamento, Urbanismo e outras benfeitorias que se façam necessárias ao município e sua população. Em 2016, escolhe muito bem o prefeito da sua cidade!

14 O PREFEITO E A EDUCAÇÃO Na educação, o Prefeito deve construir e cuidar das creches, pré-escolas, escolas de ensino fundamental médio, da merenda e material escolar e do transporte dos alunos até a escola e da escola para casa. Fique ligado aos planos do seu candidato a prefeito para a educação! Cacá Teixeira Vereador 45637

15 O PREFEITO E A SAÚDE Na área da saúde, o Prefeito deve providenciar e manter a prestação de serviços de saúde em sua cidade, coordenar e planejar ações do SUS em âmbito geral, administrar hospitais, centros e postos de saúde entre outras funções. Não esqueça de ver o que o seu candidato planeja para a saúde da população Santista!

16 O PREFEITO E O URBANISMO No quesito urbanismo, o Prefeito deve manter a limpeza da cidade, promovendo a coleta de lixo. Deve gerenciar o transporte coletivo para a população, promover a iluminação pública, a pavimentação e manutenção das ruas, a desobstrução dos bueiros e outros meios de escoamento das águas da chuva, a conservação das praças e jardins e tudo mais que for necessário para manter Santos linda e habitável.

17 $$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$ O PREFEITO E AS FINANÇAS As finanças do município são responsabilidade do Prefeito que deve arrecadar recursos da população através dos impostos, como o IPTU, ISS e ITBI, deve também, administrar e aplicar esses recursos nas melhorias da cidade e do bem estar da população. $

18 O PAPEL DO VEREADOR O vereador propõe leis e fiscaliza a sua aplicação, indica ou requer ações da administração, como por exemplo as obras públicas, porém, não tem o poder de realizá-las diretamente. Ele também deve estar atento às demandas da população durante todo o seu mandato e deve fiscalizar e prevenir abusos de autoridade e superfaturamento. Fique atento aso projetos do seu candidato a vereador! Dê uma olhada no site do Cacá Teixeira e conheça os projetos dele:

19 A FICHA LIMPA DO VEREADOR CACÁ TEIXEIRA A lei do Vereador Cacá Teixeira (PSDB) tem como objetivo o combate à corrupção eleitoral, proteger a moralidade administrativa e evitar o abuso do poder econômico e político por parte dos cargos comissionados no poder executivo e legislativo. Os noticiários diariamente divulgam os números alarmantes dos desvios de verbas públicas, Cacá luta para regaste da moralização das instituições e a permanecia do Estado Democrático de Direito, para exercício pleno da cidadania.

20

D E C L A R A Ç Ã O PARA ELEIÇÕES 2012

D E C L A R A Ç Ã O PARA ELEIÇÕES 2012 D E C L A R A Ç Ã O PARA ELEIÇÕES 2012 Nome do Candidato: Nome do pai: Nome da mãe: Partido Político ou Coligação: Cargo a que concorre: ( ) Prefeito ( ) Vice-Prefeito ( ) Vereador Município: Declaro,

Leia mais

DECRETO N.º DE 15 DE MAIO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas disposições legais, e

DECRETO N.º DE 15 DE MAIO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas disposições legais, e DECRETO N.º 35610 DE 15 DE MAIO DE 2012 Institui o regime FICHA LIMPA como requisito para o ingresso em cargo ou emprego público no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município do Rio

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90 Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Inelegibilidade 3º Condições de elegibilidade CF, art. 14 4º ao 8º Alguns casos de inelegibilidade

Leia mais

PROJETO DE EMENDA A LEI ORGÂNICA Nº 13/2011

PROJETO DE EMENDA A LEI ORGÂNICA Nº 13/2011 PROJETO DE EMENDA A LEI ORGÂNICA Nº 13/2011 Acrescenta o art. 109-A ao Capítulo II do Título IV da Lei Orgânica do Município. A Câmara Municipal de São Paulo PROMULGA: Art. 1º Fica acrescido o art. 109

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 001/15/2017

PROJETO DE LEI Nº 001/15/2017 PROJETO DE LEI Nº 001/15/2017 Súmula: Institui a Ficha Limpa Municipal na nomeação de secretários, diretores e cargos comissionados para a administração direta (Prefeitura e Câmara Municipal) e na administração

Leia mais

LEI DAS INELEGIBILIDADES (Lei Complementar 64/90)

LEI DAS INELEGIBILIDADES (Lei Complementar 64/90) INELEGIBILIDADE - Impedimento de ser votado ou forma de sanção. -Podemser: constitucionais (art.14 da CF); infraconstitucionais( 1º da LC 64/90). I - Inelegibilidades absolutas: para qualquer cargo (os

Leia mais

INELEGIBILIDADE LC 64/90

INELEGIBILIDADE LC 64/90 LC 64/90 PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA Estabelece, de acordo com o art. 14, 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências. Art. 1º São inelegíveis:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 01 /2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE GO APROVA:

PROJETO DE LEI Nº 01 /2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE GO APROVA: PROJETO DE LEI Nº 01 /2015 Institui a Lei da Ficha Limpa Municipal para o ingresso no serviço público, seja em emprego, cargo efetivo ou cargo comissionado no âmbito da administração direta, autárquica

Leia mais

PROJETO FICHA LIMPA. Kiyoshi Harada

PROJETO FICHA LIMPA. Kiyoshi Harada PROJETO FICHA LIMPA Kiyoshi Harada PROJETO FICHA LIMPA Kiyoshi Harada Jurista, professor e especialista em Direito Financeiro e Tributário pela USP. O Projeto de Lei Complementar n 518/2009, que altera

Leia mais

Projeto de Resolução nº, de 2012 (Do Sr. Nelson Marquezelli)

Projeto de Resolução nº, de 2012 (Do Sr. Nelson Marquezelli) Projeto de Resolução nº, de 2012 (Do Sr. Nelson Marquezelli) Estabelece as hipóteses de impedimento para nomeação, designação ou contratação, em comissão, de funções, cargos e empregos na Câmara dos Deputados.

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani.

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani. Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani Nº da aula: 12 Causas de inelegibilidade infraconstitucionais (ou legais)

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 036, DE 2018 (Do Sr. Daniel Rodrigues da Silva)

PROJETO DE LEI Nº 036, DE 2018 (Do Sr. Daniel Rodrigues da Silva) PROJETO DE LEI Nº 036, DE 2018 (Do Sr. Daniel Rodrigues da Silva) Institui a "ficha limpa na administração" em nomeação de servidores a cargos comissionados no âmbito da administração direta, autárquica

Leia mais

COMENTÁRIOS LEI FICHA LIMPA LC 64/90 Art. 1º

COMENTÁRIOS LEI FICHA LIMPA LC 64/90 Art. 1º COMENTÁRIOS À LEI DA FICHA LIMPA Autor: Luiz Gustavo Arruda Camargo Luz, advogado especialista em direito eleitoral, membro da Comissão de Direito Político e Partidário da Ordem dos Advogados do Brasil,

Leia mais

11/07/2017 DIREITOS POLÍTICOS CONCEITO NACIONALIDADE X CIDADANIA

11/07/2017 DIREITOS POLÍTICOS CONCEITO NACIONALIDADE X CIDADANIA DIREITOS POLÍTICOS PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA CONCEITO Direito Político é o conjunto de normas que disciplinam os meios necessários ao exercício da soberania popular A nacionalidade é o vínculo que se

Leia mais

Direito. Constitucional. Direitos Políticos

Direito. Constitucional. Direitos Políticos Direito Constitucional Direitos Políticos Regime Político no Brasil CF, art. 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos

Leia mais

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira

Direitos Políticos. Profª Bruna Vieira Direitos Políticos Profª Bruna Vieira Direitos Políticos 1. Conceito: grupo ou conjunto de normas que disciplinam a atuação da soberania popular. 2. Previsão constitucional: artigos 14, 15 e 16. 3. Fundamento:

Leia mais

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução Introdução Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III

Leia mais

O PT E A POSIÇÃO DE SUJEITO RÉU NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

O PT E A POSIÇÃO DE SUJEITO RÉU NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF Página 511 de 543 O PT E A POSIÇÃO DE SUJEITO RÉU NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF Thaiane Dutra Luz Costa (UESB/LAPADis/PPGLIN/CAPES) Maria da Conceição Fonseca-Silva

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Direitos Políticos O QUE SÃO OS DIREITOS POLÍTICOS? É o conjunto de direitos que possibilitam as diversas formas de exercício da soberania popular. Fonte: 2.bp.blogspot.com

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Inelegibilidades: Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Inelegibilidade 3º Condições de elegibilidade CF, art. 14 4º ao 8º Alguns casos de inelegibilidade 9º Lei complementar

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Direitos políticos Questões Fábio Ramos FGV CGE/MA AUDITOR DO ESTADO 2014 01- A Constituição Federal estabelece que, em determinadas situações, projetos de lei aprovados pelo legislativo devem ser ratificados

Leia mais

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) Brasília, 04 de outubro de 2007 Índice 1. Apresentação 2. Metodologia 3. Número de políticos cassados

Leia mais

ORIENTAÇÕES ELEGIBILIDADE

ORIENTAÇÕES ELEGIBILIDADE ORIENTAÇÕES ELEGIBILIDADE AS ELEIÇÕES DE 2018 Eugênio Aragão Ex-ministro da Justiça Ex-Subprocurador-Geral da República e Procurador-Geral Eleitoral Doutor em Direito e Professor da unb Gabriela S. S.

Leia mais

POLITICA DE INDICAÇÕES DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, DIRETORIA EXECUTIVA E COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO E RISCOS

POLITICA DE INDICAÇÕES DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, DIRETORIA EXECUTIVA E COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO E RISCOS POLITICA DE INDICAÇÕES DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, DIRETORIA EXECUTIVA E COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO E RISCOS 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pela Assembleia Geral

Leia mais

Direitos Políticos. Prof. ª Bruna Vieira

Direitos Políticos. Prof. ª Bruna Vieira Direitos Políticos Prof. ª Bruna Vieira 1. Conceito: grupo ou conjunto de normas que disciplinam a atuação da soberania popular. 2. Previsão constitucional: artigos 14, 15 e 16. 3. Fundamento: artigo 1º

Leia mais

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS 1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS DIREITOS POLÍTICOS e REGIME DEMOCRÁTICO O REGIME DEMOCRÁTICO como princípio:

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Esquema Lei Complementar nº 64/90 Direito Eleitoral Prof. Pedro Kuhn Direito Eleitoral ESQUEMA DA LEI COMPLEMENTAR 64/90 INELEGÍVEIS PARA QUALQUER CARGO a) os inalistáveis

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO AMAZONAS Processo nº 0600309-25.6.04.0000 Requerente: Ministério Público Eleitoral Requerido:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL (TJ-MG / JUIZ / FUNDEP / 2014)

DIREITO ELEITORAL (TJ-MG / JUIZ / FUNDEP / 2014) DIREITO ELEITORAL 61. Sobre os direitos políticos, assinale a alternativa INCORRETA. a) Direitos políticos são as prerrogativas e os deveres inerentes à cidadania. Englobam o direito de participar direta

Leia mais

Prefeitura Municipal de Seabra publica:

Prefeitura Municipal de Seabra publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2038 Prefeitura Municipal de publica: Lei Municipal N 634/2019. de 03 de abril de 2019-Dispõe sobre a denominação da Praça existente entre as ruas São Pedro e Cezar Ferreira

Leia mais

Verificação: Diretoria Executiva e Conselho de Administração

Verificação: Diretoria Executiva e Conselho de Administração Revisão 00 Página 1 de 7 TÍTULO Política de Indicações NOTAS Data de Emissão: 07/06/2018 Vigência: A partir de sua aprovação pela Assembleia de Acionistas Elaboração: Cíntia Portela Dória Quartin Fernanda

Leia mais

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos

Aula 17. Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos Curso/Disciplina: Direitos Fundamentais Aula: Direitos Fundamentais - 17 Professor (a): Monitor (a): Beatriz Assef Aula 17 Direitos Individuais: Direitos da Nacionalidade e Direitos Políticos 2. Direitos

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 94, DE 2015 Altera o art. 14 da Constituição Federal, para acrescentar hipótese de inelegibilidade. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0602127-60.2018.6.13.0000 em 15/08/2018 18:18:47

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Responsabilidade do Presidente da

Leia mais

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional 1. João, Vereador que possuía a idade mínima para candidatura quando

Leia mais

No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar

No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar o sistema eleitoral nacional, proporcionando, segundo

Leia mais

Conforme prometido na aula passada, agora será apresentado um esquema de inexigibilidade reflexa:

Conforme prometido na aula passada, agora será apresentado um esquema de inexigibilidade reflexa: Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Inelegibilidade Reflexa (Grau de Parentesco) - Militares - Lei 64/90 - Perda ou suspensão dos Direitos Políticos / Aula 26 Professor: Luis

Leia mais

Cooperativismo e as Eleições 2018

Cooperativismo e as Eleições 2018 Cooperativismo e as Eleições 2018 Fabíola Nader Motta Relações Institucionais da OCB 18 de julho de 2018 Contexto atual Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília...

Leia mais

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1 DIREITOS POLÍTICOS Prof. Fábio Ramos prof.fabioramos@hotmail.com Conjunto de normas que disciplinam as formas de exercício da soberania popular. Princípio da Soberania Popular: Art. 1º, par. único: Todo

Leia mais

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição 01 Q213351 Direito Constitucional Direitos Políticos BETA Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRT 11ª Região (AM)Prova: Analista Judiciário Execução de Mandados Willian, inglês, maior de trinta e cinco anos de

Leia mais

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCEITO: O direito democrático de participação do povo no governo, por seus representantes, acabou exigindo a formação de um conjunto de normas legais permanentes, que recebe a denominação de direitos

Leia mais

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA Resolução Eleitoral Nº 001/10 NORMAS PARA AS CONVENÇÕES ELEITORAIS DE 2010 A Comissão Executiva, ad referendum do do Partido Popular Socialista, em reunião realizada no dia 09 de abril de 2010, na cidade

Leia mais

1. Possui certificação técnica em governança corporativa expedida por entidade reconhecida? ( ) sim ( ) não

1. Possui certificação técnica em governança corporativa expedida por entidade reconhecida? ( ) sim ( ) não Cadastro para verificação dos requisitos legais e estatutários exigidos para indicação de Diretor ou Conselheiro de Administração de Empresa Pública ou Sociedade de Economia Mista municipais, com receita

Leia mais

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Reforma as instituições político-eleitorais, alterando os arts. 14, 17, 57 e 61 da Constituição Federal, e cria regras temporárias para vigorar no período de transição para o novo modelo, acrescentando

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2017/2 CURSO DE DIREITO 7º PERÍODO. Questão 1

PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2017/2 CURSO DE DIREITO 7º PERÍODO. Questão 1 Questão Emanuel Rocha, brasileiro, casado, empresário, resolve doar para o Instituto Criança Feliz vinte computadores novos, formalizando um contrato de doação que, em sua cláusula sétima, estipula que

Leia mais

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES ELEIÇÕES 2018 PRESIDENTE (04 anos) 1 reeleição GOVERNADOR (04 anos) 1 reeleição SENADOR (08 anos) sem limite DEPUTADO FEDERAL (04 anos) sem limite DEPUTADO ESTADUAL/DISTRITAL (04 anos) sem limite PRINCIPAIS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEITORAL COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL REGIONAL DIRETOR-FINANCEIRO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CREA-PR A Comissão Eleitoral Regional do Crea-PR, instituída pela Decisão

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITOS POLÍTICOS PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira Twitter: @profmateuss Canal

Leia mais

Direitos Eleitoral - Parte 1

Direitos Eleitoral - Parte 1 Direitos Eleitoral - Parte 1 Com base no Código Eleitoral- Lei 4737/65, Lei n. 9.096/95, Lei 13165/2015, entre outras fontes do direito eleitoral e em questões de provas anteriores do Qconcursos.com. 1.

Leia mais

PASSATEMPOS CAÇA-PALAVRAS

PASSATEMPOS CAÇA-PALAVRAS Desafio 1 Em cinco minutos, tente encontrar 13 palavras relacionadas à educação cívica e cidadania. Horizontais 7 Palavras Verticais 6 palavras Desafio 2 Neste desafio, as palavras estão escondidas na

Leia mais

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União;

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 31 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 31 PODER EXECUTIVO Crime de responsabilidade: Próprio: Infração político-

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ações Especiais Eleitorais. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Ações Especiais Eleitorais. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais Prof. Karina Jaques Ações Especiais Eleitorais - Ação de Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura - AIRC O objetivo da AIRC é impedir que determinado

Leia mais

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90.

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90. Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 03 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 03 3.3. Inelegibilidade na LC 64/90 Como dito na aula passada, as hipóteses de

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes Cartilha Política para Crianças e Adolescentes A política é fundamental para todos nós, porque é através dela que as decisões que podem melhorar ou piorar nossas vidas são tomadas. Isto porque vivemos

Leia mais

Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política

Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política Brasília 2015 Sumário Introdução... 03 Tempo Televisivo e Propaganda Partidária...04 Período Eleitoral...06 Doações, Prestação de Contas

Leia mais

Zurich Corporate Conference Guarujá SP 21 e 22 de outubro de 2015

Zurich Corporate Conference Guarujá SP 21 e 22 de outubro de 2015 Zurich Corporate Conference 2015 Guarujá SP 21 e 22 de outubro de 2015 O Momento Polí,co e a Conjuntura Jurídica Origem em Requerimento Julgamento do TCU O procedimento no Superior Tribunal Eleitoral Aberto

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA Democracia: conceito e história

Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA Democracia: conceito e história Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA 1.1. Democracia: conceito e história 1.2. Atributos da democracia: soberania popular, legitimação do poder pela expressão livre da maioria, pluralismo, proteção de minorias,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: 1 Quinta-feira Ano V Nº 1393 Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Decreto Nº. 002 De 03 De Janeiro De 2017 - Delega competência para a expedição de Portarias aos Secretários Municipais. Decreto Nº.

Leia mais

BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010

BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010 BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010 Projetos de interesse do Ministério Público são discutidos em reunião do grupo de entidades representativas da instituição. Entre os assuntos debatidos,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com o Art. 5º da Constituição Federal, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade é garantido: a) Somente aos brasileiros

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COLÉGIO ELEITORAL ESPECIAL COMISSÃO ELEITORAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COLÉGIO ELEITORAL ESPECIAL COMISSÃO ELEITORAL COLÉGIO ELEITORAL ESPECIAL COMISSÃO ELEITORAL OFÍCIO- Nº 005/2012 COMISSÃO ELEITORAL/UFAC Ao Senhor Eduardo Henrique de Almeida Aguiar Procurador da República Av. Epaminondas Jacome, nº 3017, Centro NC

Leia mais

1º SIMULADO DE DIREITO ELEITORAL P/ TRE/RS E TRE/AC FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC)

1º SIMULADO DE DIREITO ELEITORAL P/ TRE/RS E TRE/AC FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) Prezados(as) Alunos(as)! Visando ajudar a todos os concurseiros nesta corrida em prol da aprovação nestes 2 concursos de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vigentes, TRE/RS e TRE/AC, disponibilizo abaixo

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam).

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam). Indiretas Já! Como assim? Indiretas Já? O texto está errado? Não, infelizmente não. Com as recentes descobertas da operação Lava Jato que apontam a realização de crime comum pelo Presidente da República,

Leia mais

Direitos políticos. Introdução. Previsão normativa. Exercício da soberania popular

Direitos políticos. Introdução. Previsão normativa. Exercício da soberania popular Direitos políticos Introdução É senso comum dizer que o voto é um ato de exercício da cidadania, pois é por meio dele que elegemos nossos representantes. Mas você conhece quais são as regras para se eleger

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONCURSO TRE RJ 2017 AULAO BENIFICENTE DIA PROF. RODRIGO SOUZA

REGIMENTO INTERNO CONCURSO TRE RJ 2017 AULAO BENIFICENTE DIA PROF. RODRIGO SOUZA 1. Analise as proposições e após marque a opção mais adequada: I O Estado do Rio de Janeiro corresponde a uma zona eleitoral. II O Advogado nomeado juiz substituto na justiça eleitoral fica impedido para

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 19

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 19 COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 17 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 19 CAPÍTULO I DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia

Leia mais

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr.

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr. PODER EXECUTIVO 3ª aula Prof. Raul de Mello Franco Jr. SUBSÍDIOS do PRESIDENTE, do VICE e dos MINISTROS São fixados pelo CN, por decreto-legislativo (art. 49, VIII, CF). Devem ser fixados em parcela única.

Leia mais

Projeto modifica modelo de gestão dos fundos de pensão. Por Murilo Souza

Projeto modifica modelo de gestão dos fundos de pensão. Por Murilo Souza Por Murilo Souza Texto chega à Câmara cerca de dois meses após a aprovação do relatório final da CPI dos Fundos de Pensão, que sugere o indiciamento de 145 suspeitos de envolvimento em esquemas de corrupção

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 CAPÍTULO I DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia

Leia mais

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril Samir Oliveira Co nfira abaixo as principais propostas contidas no relatório sobre a reforma política que poderá ir a votação nos

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. UNIDADE 1 Direito Eleitoral Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15/07/1965)

DIREITO ELEITORAL. UNIDADE 1 Direito Eleitoral Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15/07/1965) DIREITO ELEITORAL SUMÁRIO UNIDADE 1 Direito Eleitoral Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15/07/1965) UNIDADE 2 Órgãos da Justiça Eleitoral (TSE, TREs, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais) 2.1 Composição

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais CADASTRO DE ADMINISTRADOR Diretor ou Conselho de Administração (b) Conformidade com o Decreto

Leia mais

LUCIENI PEREIRA AUDITORA DO TCU PRESIDENTE DA ANTC ENTIDADE DA REDE MCCE

LUCIENI PEREIRA AUDITORA DO TCU PRESIDENTE DA ANTC ENTIDADE DA REDE MCCE 6 de agosto de 2014 LUCIENI PEREIRA AUDITORA DO TCU PRESIDENTE DA ANTC ENTIDADE DA REDE MCCE Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral: Conquistas e Desafios para Eleições Limpas PROJETO DE LEI 6.316,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais: Ação de Impugnação de Registro de Candidaturas (AIRC), Ação de Investigação Eleitoral (AIJE) e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) - Parte 2 Prof.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR464 Direito Eleitoral

Programa Analítico de Disciplina DIR464 Direito Eleitoral 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL

ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL ÓRGÃOS (art.118, CF e art. 12, CE) 1. Tribunal Superior Eleitoral: órgão máximo da Justiça Eleitoral, com sede na capital federal e jurisdição em todo o território nacional. 2. Tribunais Regionais Eleitorais:

Leia mais

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE Voto não tem preço, tem consequências.

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE Voto não tem preço, tem consequências. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE Voto não tem preço, tem consequências. omos o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Sapartidário, uma rede formada por entidades da sociedade

Leia mais

SUMÁRIO 1 ASPECTOS MATERIAIS E PROCESSUAIS DAS INFRAÇÕES PENAIS ELEITORAIS... 25

SUMÁRIO 1 ASPECTOS MATERIAIS E PROCESSUAIS DAS INFRAÇÕES PENAIS ELEITORAIS... 25 1 ASPECTOS MATERIAIS E PROCESSUAIS DAS INFRAÇÕES PENAIS ELEITORAIS... 25 1.1. CONCEITO DE INFRAÇÃO PENAL ELEITORAL... 26 1.2. NATUREZA JURÍDICA DAS INFRAÇÕES PENAIS ELEITORAIS... 27 1.3. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ PROJETO DE LEI Nº. 22/2006 INSTITUI A CÂMARA MIRIM NO MUNICÍPIO DE JURANDA E ESTABELECE NORMAS PARA SEU FUNCIONAMENTO. O VEREADOR JOSÉ MOLINA NETTO PROPÔS, A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA,, APROVOU E EU,

Leia mais

VOTO RESPONSÁVEL GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO 2012

VOTO RESPONSÁVEL GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO 2012 VOTO RESPONSÁVEL GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO 2012 VOTO RESPONSÁVEL Índice 2 Introdução 4 as leis 6 o cidadão na gestão pública 14 o QUE é controle social? 15 transparência

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5

S u m á r i o. Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5 S u m á r i o Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil... 1 Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5 2.1. Conceito... 5 2.2. Poder Normativo... 5 2.3. Interpretação da Legislação Eleitoral...

Leia mais

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Representação por Captação Ilícita de Sufrágio Professor: Bruno Gaspar Monitora: Gabriela Paula Aula 33 REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

Comentários à Prova de Analista Judiciário Área Administrativa do TRE/MA provas em

Comentários à Prova de Analista Judiciário Área Administrativa do TRE/MA provas em à Prova AJAA à Prova de Analista Judiciário Área Administrativa do TRE/MA provas em 31.08.2015 Sobre as mesas receptoras assinale a alternativa correta: a) Em caso de ausência do presidente da mesa não

Leia mais

NACIONALIDADE. Em qualquer hipótese, a nacionalidade deverá ser requerida pelo estrangeiro.

NACIONALIDADE. Em qualquer hipótese, a nacionalidade deverá ser requerida pelo estrangeiro. Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL Ano/Turma: 1º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 TEXTO 02 NACIONALIDADE Nacionalidade é o vínculo jurídico-político

Leia mais

VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016

VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016 VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016 1. A PEC 40/2016 VISA EXCLUSIVAMENTE O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)? Resposta: NÃO. O objetivo da proposta é estabelecer um padrão mínimo de organização e

Leia mais

MPRJ DISTRIBUIÇÃO DOS ELEITORES NAS ELEIÇÕES Eleitoral

MPRJ DISTRIBUIÇÃO DOS ELEITORES NAS ELEIÇÕES Eleitoral O na defesa do regime democrático Compreendendo os desafios de 2016 por meio de um diagnóstico das eleições de 2012 A defesa do regime democrático é prerrogativa do Ministério Público assegurada pelo art.

Leia mais

Cotas para mulheres?

Cotas para mulheres? Cotas para mulheres? Direito: PEC propõe alterar a Constituição Federal para que, nas eleições para Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas dos Estados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 52, DE (Do Sr. Paulo Teixeira e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 52, DE (Do Sr. Paulo Teixeira e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 52, DE 2011. (Do Sr. Paulo Teixeira e outros) Altera os artigos 48 e 84 da Constituição Federal, prevendo a obrigatoriedade de apresentação do Programa de Metas e Prioridades

Leia mais

COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS CADASTRO DE DIRETOR

COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS CADASTRO DE DIRETOR COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS CADASTRO DE DIRETOR Em conformidade com a Lei 13.303, de 30 de junho de 2016. Verificação dos requisitos e vedações legais e estatutários exigidos para indicação

Leia mais

PROJETO FICHA LIMPA A EMENDA SAIU PIOR QUE O SONETO. Renan Longuinho da Cunha Mattos

PROJETO FICHA LIMPA A EMENDA SAIU PIOR QUE O SONETO. Renan Longuinho da Cunha Mattos PROJETO FICHA LIMPA A EMENDA SAIU PIOR QUE O SONETO Renan Longuinho da Cunha Mattos PROJETO FICHA LIMPA A EMENDA SAIU PIOR QUE O SONETO Renan Longuinho da Cunha Mattos Advogado, especialista em Direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Sumário DIREITO CONSTITUCIONAL Rodrigo Perin Nardi Do Direito Constitucional... 25 Constituição... 29 Poder Constituinte... 33 Controle de Constitucionalidade... 41 Fundamentos Constitucionais dos Direitos

Leia mais

São instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular (poder de cada membro da sociedade estatal de escolher os seus

São instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular (poder de cada membro da sociedade estatal de escolher os seus São instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular (poder de cada membro da sociedade estatal de escolher os seus representantes no governo por meio do sufrágio universal

Leia mais