EXERCÍCIOS DE APOIO PARA A COMPETÊNCIA 1.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIOS DE APOIO PARA A COMPETÊNCIA 1."

Transcrição

1 EXERCÍCIOS DE APOIO PARA A COMPETÊNCIA 1. 1.Empregue corretamente as vírgulas nas frases seguintes, mesmo quando se tratar de caso facultativo e justifique-as. A)Ele gritou mas ninguém ouviu. B)Tenho maçãs laranjas goiabas e pêssegos. C)Antes do almoço as colegas conversavam bastante. D)Carregou o piano porque era forte. E)Porque era forte carregou o piano. F) Preferiu estudar à tarde deixando o trabalho para a noite. G)As crianças pediram refrescos no entanto não foram atendidas. H)Descansados os jogadores fizeram uma boa partida. I) A Física ou melhor a Matemática era a sua grande paixão. J)Os pedreiros os serventes os engenheiros buscavam fazer o melhor possível. K) Se andarem ligeiro alcançarão a caravana o que tranquilizará os organizadores da festa. L) Ninguém esperava que mesmo com medidas tão antipáticas ele viesse a prejudicar tantas pessoas. ( ) M) O jovem chamou os amigos e para surpresa geral disse que se casaria logo. N) Com o aumento dos impostos decisão que chocou os contribuintes e desagradou aos adversários políticos o governo confirmava que nada tinha de popular. 0) O tigre que é um animal perigoso deve ficar isolado para que os visitantes do zoo não corram qualquer risco. P) Amigo precisamos de uma participação mais ostensiva ousada inteligente. Q) Vejamos se com as solicitações do eleitorado ele se dispõe a alterar o projeto. R) Como foi combinado estou trazendo as informações necessárias ao que pretendemos escrever. S) Entregou ao cliente as notas fiscais e para que não restassem dúvidas despachou imediatamente as mercadorias. ( ) 2. Pontue adequadamente as frases seguintes e justifique o procedimento. A) Eles tinham um sonho que parecia irrealizável a paz B) Quem contrariando decisões superiores encomendou o papel C) Quanta desgraça meu Deus D) Ignoro qual foi o resultado portanto ficarei em silêncio E) Eu tinha três pedidos a fazer ele mais de dez

2 F) Disse Napoleão Elevamo-nos acima daqueles que nos ofendem perdoando-lhes G) Recebeu muitos elogios estava no entanto triste H) Puxa Você ainda não entendeu I) Alguém um amigo resolveu ampará-lo J) Estava escrito na porta A fé remove montanhas k) Embora estivesse para chover foi ao jogo de boliche L) Respondi a seu pai que não haveria necessidade de tanto planejamento porque pelo que pude observar todos já sabiam exatamente o que fazer M) Fortaleza 15 de agosto de 2009 N) Não se vive sem ar sem luz sem pão sem amor O) Desconheço quem lhe contou o incidente P) Caiu não se machucou porém Q) Minha mãe que é muito sensível percebeu o perigo e meu pai chamou a Polícia R) A boa educação é moeda de ouro em toda parte tem valor (Padre Vieira) S) Não grite que o quarto é pequeno T)Comeu tanta feijoada que passou mal 3. Acentue se for correto: Andreia Andreiazinha farois lençois lençoizinhos reus - papeis ceu tramoia - plateia paranoico paranoia estreio estreia Coreia epopeia androide apoia apoio assembleia idéia 4. Acentue as palavras graficamente se a norma o permitir: Egoismo ruina sair saiu saiste boiuna Piaui piauiense distraiu raiz raizes atrai-los - rainha Coreau bau Cauipe suino Bocaiuva sauva 5. Assinale os itens corretos. a) Faz dez dias que não durmo direito; faz cinco que não trabalho. b) Está havendo muitas guerras no mundo atualmente. c) Costuma haver abalos de terra nesta região.

3 d) Haviam vários passageiros feridos. e) Já houve duas guerras neste século. Haverão outras? f) Poderá haver muitas críticas a esse trabalho. g) Como chovem promessas durante uma campanha eleitoral! h) Como chove durante nossa campanha! i) Os pais dos alunos faiscavam de raiva. j) Fazem noites frigidíssimas no pólo Sul! 6. Use os verbos em destaque no presente do indicativo: a) Reformar-se colchões velhos e pregar-se botões. b) Aqui se planejar o futuro do País; é um lugar onde não se poder cometer equívocos. c) Dever se investigar todas as pistas, dever se acreditar em todas as informações. d) Acho que se dever intensificar as buscas aos corpos das pessoas que se afogaram. e) Necessitar-se de bons profissionais de venda, mas exigir-se referências. f) Não se dever perdoar aos corruptos nem se poder desobedecer às leis. g) Chegaram os turistas; tratar-se de suecos. h) Já não se assistir a jogos de futebol tão bons quanto antigamente. 7. Use os verbos em destaque no pretérito perfeito do indicativo: a) Ainda não se pagar aos trabalhadores nem se obedecer às ordens. b) Acabar-se com as brigas, começar as intrigas. c) Um cardume de submarinos povoar nossos mares durante a guerra. d) O pessoal ainda não vir, a turma não avisar vocês? e) Um bando de pombos pousar no beiral do telhado. f) Acontecer uma série de problemas durante a viagem. g) Acontecer muitos problemas durante a viagem.

4 h) Não se poder responsabilizar os pais da criança pelo acidente. i) Até que enfim se poder obter as informações desejadas. j) Nunca ocorrer tantos acidentes nesta esquina quanto agora. 8. Assinale o(s) item em desacordo com a norma culta. Indique a existência da crase, usando o acento no a quando for o caso: A) Obedeça a sinalização, é o que pedem as placas nas rodovias. B) Não desobedeça a ninguém, nem mesmo aquele que a você não obedece. C) Telefonei a ela e depois a você, a todos os nossos amigos. D) Escreveram a ti antes de escreverem a mim; refiro-me a Ifigênia. E) Você não deve ir a festa nem a recepção alguma: é a recomendação médica. F) Fui a casa, apanhei a mala e voltei a casa de Manuel. G) Os turistas ficaram bom tempo a contemplar aquela bonita praia. H) Quem for aquela praia, dê um pulo aqueles quiosques para comer acarajés. I) O fato aconteceu a 20 de abril, e não a 5 de março. J) Entreguei o documento a V. Exª e não a quem me mandaram entregar. K) Essa blusa é idêntica a que acabei de ver na outra loja, aquela a que ontem fomos. L) Ninguém fez nenhuma alusão a nada, muito menos aquilo. M) Não é permitido entrada a mulheres nem a crianças. N) Vendo a vista e a prazo, ou seja, a dinheiro e a prestação. O) Vesti-me as pressas e saí a procura de meus amigos. P) Estudamos a tarde e trabalhamos a noite. Q) O avião pousou a zero hora, e não a uma hora. R) Mantenha-se a direita, e não a esquerda. S) Nesta lavanderia não há máquinas de lavar: só se lava a mão. T) Tenho um carro a álcool e outro a gasolina.

5 U) O rapaz usava bigode a Hitler e chapéu a Napoleão. V) Estávamos ali, frente a frente, cara a cara com o inimigo. X)Virgílio vive a custa da mulher; seu filho vive a expensas da avó. Terminaram por ir, com o dinheiro de uma e de outra, a um baile a antiga, onde todos se trajavam a 1960, e a medida que iam vendo os outros convidados, reconheciam felizes a superioridade dos próprios trajes. 9. ESAF AUDITOR FISCAL DO TESOURO NACIONAL Indique o período que apresenta colocação pronominal contrária às regras da norma padrão. a) Causou-lhe decepção a reação inesperada da irmã, embora não lhe ficasse querendo mal por isso. b) Ai! Nem me quero lembrar dos dias em que andavam se agredindo sem quê nem porquê! c) Ninguém dirigiu-se ao chefe, em ocasiões como aquela, dando-se ares de tanta importância! d) Depois de algum tempo, os amigos se reencontraram, muitos sem nem o terem desejado. e) Nunca lhe darei tanto dinheiro, que o faça tornar-se um beberrão. 10. ESAF TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO ATENDENTE JUDICIÁRIO Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de pronomes. a) José, espere-me um pouco; eu quero ir consigo à audiência. b) Ele não mim informou da presença do juiz eleitoral na cerimônia. c) A mim me parece que a constituição deve ser referendada por um plebiscito. d) Lembro-me de ti a todo momento; sinto uma profunda saudade de você. e) Já recebi o recado de que aqueles processos são para mim despachar. 11. ESAF CONSELHO DE JUSTIÇA FEDERAL Marque a alternativa em que há erro quanto à colocação de pronome oblíquo átono. a) Para Josefa, que encorajou-me a repetir estas histórias, ofereço este livro. b) Pedro arriou o feixe de lenha, voltou-se para os filhos e sorriu. c) Infelizmente, não lhe foi possível dominar as divagações. d) As linhas irregulares da costura tumultuaram-se no avesso da roupa. e) O esgotamento, confundiu-se com a fome, ia envolvendo o velho lenhador. 12. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL MG AUXILIAR JUDICIÁRIO Assinale a opção em que a colocação do pronome sublinhado esteja correta, segundo o registro escrito culto: a) Os vizinhos haviam pedido-me muita atenção ao atravessar a rua. b) Mesmo considerando que éramos famosos, ninguém veio receber-nos. c) Fariam-me um grande favor não contando as novidades a meus pais. d) Pelo que pudemos entender, ninguém vai-nos denunciar ao delegado. e) O aluno logo interessou-se pelo assunto, assim que a argüição começou.

6 EXERCÍCIOS DE REVISÃO- COMPETÊNCIA 1 GABARITO COMENTADO 1.Empregue corretamente as vírgulas nas frases seguintes, mesmo quando se tratar de caso facultativo e justifique-as. A)Ele gritou, mas ninguém ouviu. Usar vírgula antes das conjunções adversativas, explicativas e conclusivas. B)Tenho maçãs, laranjas, goiabas e pêssegos. Usar vírgula entre termos paralelos de uma série. Entre os dois últimos, pode-se usar vírgula ou e. C)Antes do almoço, as colegas conversavam bastante. Usar vírgula para realçar adjunto adverbial deslocado. D)Carregou o piano porque era forte. A oração principal antecede à adverbial causal em um período de orações curtas. Não há vírgula. A ordem é direta. E)Porque era forte, carregou o piano. Usar vírgula se a oração adverbial anteceder à principal. F) Preferiu estudar à tarde, deixando o trabalho para a noite. Usar vírgula antes de oração reduzida de gerúndio que denota consequência em relação à anterior. G)As crianças pediram refrescos, no entanto não foram atendidas. Usar vírgula antes das conjunções adversativas, explicativas e conclusivas. H)Descansados, os jogadores fizeram uma boa partida. Usar vírgula se a oração adverbial anteceder à principal. I) A Física, ou melhor, a Matemática era a sua grande paixão. As expressões ou melhor, aliás, ou seja, isto é, a saber e por exemplo são postas entre vírgulas. J)Os pedreiros, os serventes, os engenheiros buscavam fazer o melhor possível. Usar vírgula entre termos paralelos de uma série. Entre os dois últimos, pode-se usar vírgula ou e. K) Se andarem ligeiro, alcançarão a caravana, o que tranquilizará os organizadores da festa. Usar vírgula se a oração adverbial anteceder à principal./ Usar vírgula antes do aposto o. L) Ninguém esperava que, mesmo com medidas tão antipáticas, ele viesse a prejudicar tantas pessoas. Usar vírgulas para realçar termo deslocado que fragmente a estrutura básica da frase. M) O jovem chamou os amigos e, para surpresa geral, disse que se casaria logo. Usar vírgulas para realçar termo deslocado que fragmente a estrutura básica da frase.. N) Com o aumento dos impostos, decisão que chocou os contribuintes e desagradou aos adversários políticos, o governo confirmava que nada tinha de popular. Usar vírgula antes do aposto decisão./ Usar vírgulas para realçar termo deslocado que fragmente a estrutura básica da frase.. 0) O tigre, que é um animal perigoso, deve ficar isolado para que os visitantes do zoo não corram qualquer risco. Usar vírgulas para separar as orações adjetivas explicativas (expõem informações sobre um ou mais elementos de forma generalizadora, referem-se a algo que é único ou já constante do texto em momentos anteriores. P) Amigo, precisamos de uma participação mais ostensiva, ousada, inteligente. Usar vírgula para realçar vocativos / Usar vírgula entre termos paralelos de uma série. Q) Vejamos se, com as solicitações do eleitorado, ele se dispõe a alterar o projeto. Usar vírgulas para realçar termo deslocado que fragmente a estrutura básica da frase. R) Como foi combinado, estou trazendo as informações necessárias ao que pretendemos escrever. Usar vírgula se a oração adverbial anteceder à principal S) Entregou ao cliente as notas fiscais e, para que não restassem dúvidas, despachou imediatamente as mercadorias. Usar vírgula se a oração adverbial anteceder à principal 2. Pontue adequadamente as frases seguintes e justifique o procedimento. A) Eles tinham um sonho que parecia irrealizável: a paz. Usar dois-pontos antes do aposto se a frase puder ser encerrada após ele. B) Quem, contrariando decisões superiores, encomendou o papel? Usar vírgula se a oração adverbial anteceder à principal ou estiver intercalada. C) Quanta desgraça, meu Deus! Usar vírgula para realçar o vocativo.

7 D) Ignoro qual foi o resultado, portanto ficarei em silêncio. Usar vírgula antes das conjunções adversativas, explicativas e conclusivas. E) Eu tinha três pedidos a fazer; ele, mais de dez. Usar ponto-e-vírgula entre orações coordenadas se uma delas ou mais contiver vírgula. / Usar vírgula para marcar a elipse do verbo. F) Disse Napoleão: Elevamo-nos acima daqueles que nos ofendem perdoando-lhes. Usar dois-pontos para anunciar fala. / Não usar vírgula antes da oração reduzida de gerúndio se ela indicar modo em relação à anterior. / Usar aspas para transcrever discurso de outrem. G) Recebeu muitos elogios; estava, no entanto, triste. Usar ponto-e-vírgula entre orações coordenadas se uma delas ou mais contiver vírgula. /Usar vírgulas para assinalar conjunções deslocadas. H) Puxa! Você ainda não entendeu?! Usar exclamação para assinalar emoção. Usar interrogação e exclamação se houver uma pergunta com emoção (admiração, indignação...). I) Alguém, um amigo, resolveu ampará-lo. Usar vírgula para assinalar aposto. J) Estava escrito na porta A fé remove montanhas. Usar aspas para transcrever passagens. k) Embora estivesse para chover, foi ao jogo de boliche. Usar vírgula para assinalar oração adverbial que anteceda à principal. L) Respondi a seu pai que não haveria necessidade de tanto planejamento porque, pelo que pude observar, todos já sabiam exatamente o que fazer. Usar vírgulas para assinalar orações intercaladas. M) Fortaleza, 15 de agosto de Usar vírgula para assinalar topônimos. N) Não se vive sem ar, sem luz, sem pão, sem amor. Usar vírgula entre elementos paralelos de uma série. O) Desconheço quem lhe contou o incidente. Não deve haver vírgula entre oração principal e subjetiva, objetiva direta ou indireta, completiva nominal. P) Caiu; não se machucou, porém. Usar ponto-e-vírgula entre orações coordenadas se um delas ou mais contiver vírgula./ Usar vírgula para assinalar a conjunção deslocada. Q) Minha mãe, que é muito sensível, percebeu o perigo e meu pai chamou a Polícia Não se pode restringir um elemento que é único (mãe). A oração é, portanto, adjetiva explicativa. R) A boa educação é moeda de ouro: em toda parte tem valor. (Padre Vieira) Usar aspas para transcrever discurso de outrem. / Os dois-pontos podem anteceder a uma justificativa, causa, explicação. S) Não grite que o quarto é pequeno. A ausência da vírgula antes do que faz da segunda oração uma substantiva objetiva direta. A presença da vírgula antes do que faz da segunda oração uma coordenada explicativa. T) Comeu tanta feijoada que passou mal. A oração adverbial consecutiva está depois da principal. A ordem é direta. 3. Acentue se for correto: Andreia (Os ditongos abertos tônicos não têm mais acentos em paroxítonas). Andreiazinha (A sílaba tônica é a penúltima zi. As paroxítonas não têm acento quando terminam em a, e, o, seguidos ou não de s ou em em, ens, e sim as oxítonas) faróis lençóis (Os ditongos abertos tônicos só não têm acento em paroxítonas. As duas palavras são oxítonas) lençoizinhos (A sílaba tônica é a penúltima zi. As paroxítonas não têm acento quando terminam em a, e, o, seguidos ou não de s ou em em, ens, e sim as oxítonas)

8 reus - papeis ceu (Os ditongos abertos tônicos só não têm acento em paroxítonas. As três palavras são monossílaba tônica, oxítona e monossílaba tônica, respectivamente) tramoia - plateia paranoico paranoia estreio estreia Coreia epopeia androide apoia apoio assembleia ideia (Os ditongos abertos tônicos não têm acento em paroxítonas) 4. Acentue as palavras graficamente se a norma o permitir: Para o i e o u de um hiato ter acento gráfico, é preciso que 1. seja tônico; 2. seja a segunda vogal do hiato; 3. esteja só ou acompanhado de s na sílaba; 4. não anteceda a nh ; 5. não esteja após ditongo em palavra paroxítona. Assim, egoísmo ruína sair saiu saíste boiuna Piauí piauiense distraiu raiz raízes atraí-los - rainha Coreaú baú Cauipe suíno Bocaiuva saúva 5. Assinale os itens corretos. O verbo haver no sentido de existir / ocorrer ou, como o verbo fazer, denotando tempo, é são impessoal, bem como seus auxiliares, permanecendo também estes no singular. Os verbos de fenômenos da natureza, quando não têm sujeitos expressos, são impessoais e permanecem no singular. As frases assinaladas de vermelho estão corretas, bem como os verbos entre parênteses. a) Faz dez dias que não durmo direito; faz cinco que não trabalho. b) Está havendo muitas guerras no mundo atualmente. c) Costuma haver abalos de terra nesta região. d) Haviam vários passageiros feridos. (Havia) e) Já houve duas guerras neste século. Haverão outras? (Haverá) f) Poderá haver muitas críticas a esse trabalho. g) Como chovem promessas durante uma campanha eleitoral! h) Como chove durante nossa campanha! i) Os pais dos alunos faiscavam de raiva. j) Fazem noites frigidíssimas no pólo Sul!

9 6. Use os verbos em destaque no presente do indicativo: Os termos sublinhados são os sujeitos. Observe que eles não têm preposição e que os verbos devem concordar com eles. Já nas frases em que o sujeito não é identificado, os verbos permanecem no singular. a) ReformaM-se colchões velhos e pregam-se botões. b) Aqui se planeja o futuro do País; é um lugar onde não se podem cometer equívocos. c) DeveM-se investigar todas as pistas, deve-se acreditar em todas as informações. d) Acho que se devem intensificar as buscas aos corpos das pessoas que se afogaram. e) Necessita-se de bons profissionais de venda, mas exigem-se referências. f) Não se deve perdoar aos corruptos nem se pode desobedecer às leis. g) Chegaram os turistas; trata-se de suecos. h) Já não se assiste a jogos de futebol tão bons quanto antigamente. 7. Use os verbos em destaque no pretérito perfeito do indicativo: Os termos sublinhados são os sujeitos. Observe que eles não têm preposição e que os verbos devem concordar com eles. Já nas frases em que o sujeito não é identificado, os verbos permanecem no singular. Se um substantivo coletivo anteceder a um adjunto adnominal, o verbo pode concorrer com qualquer um dos dois termos (itens C e E). Se o verbo anteceder ao sujeito, concorda com o termo mais próximo (item F). a) Ainda não se pagou aos trabalhadores nem se obedeceu às ordens. b) Acabou-se com as brigas, começaram as intrigas. c) Um cardume de submarinos povoou / povoaram nossos mares durante a guerra. d) O pessoal ainda não veio, a turma não avisou vocês? e) Um bando de pombos pousou/ pousaram no beiral do telhado. f) Aconteceu uma série de problemas durante a viagem. g) AconteceRAM muitos problemas durante a viagem. h) Não se puderam responsabilizar os pais da criança pelo acidente.

10 i) Até que enfim se puderam obter as informações desejadas. j) Nunca ocorreram tantos acidentes nesta esquina quanto agora. 8. Assinale o(s) item em desacordo com a norma culta. Indique a existência da crase, usando o acento no a quando for o caso: Observação: As orientações a seguir são exemplificadas nos itens da questão, exceto a 9 e a 10, que têm exemplos imediatos. Casos de crase: 1. A crase quase sempre ocorre antes de substantivo feminino Não pode haver indefinição, e é preciso que haja a preposição a. 2. Pode ocorrer também na primeira letra da palavra aquele, na de suas variações e na de aquilo. Basta que haja preposição a. Substituir o pronome por palavra masculina ajuda a perceber a necessidade da crase. 3. Pode resultar da junção de preposição a e pronome demonstrativo a(s) antes do relativo que. 4. Pode resultar da junção de preposição a e locução a(s) qual(is). 5. Ocorre quando houver subentendida a locução à moda de. 6. Ocorre em locuções adverbiais, adjetivas, prepositivas e conjuntivas que sejam femininas e não denotem indefinição nem tenham palavra repetida. 7. Ocorre antes das palavras casa e distância se houver preposição a e se elas forem especificadas. 8. Ocorre antes de nome de mulher se houver preposição a e se o nome inspirar intimidade com o produtor da frase. Não deve ocorrer antes de nomes ilustres ou de nomes santos. 9. É facultativa após a preposição até, que indica limite de espaço ou de tempo, se houver preposição a. Ex.: Vou até a farmácia. / Vou até à farmácia. 10. É posta antes de nome de cidade especificada mesmo que seja masculino, mas é necessária a preposição a. Antes de outros nomes próprios de lugares, haverá crase se forem femininos, se aceitarem artigo e se existir a preposição a. Ex.: Fui à São Paulo dos grandes museus. / Fui à Fortaleza de Aírton Monte. / Fui à França. / Fui a Fortaleza. (Recomenda-se, nos dois últimos exemplos, comparar com: Vim da França e Vim de Fortaleza. O da é contração de preposição e artigo, por isso, o à será usado, sinalizando-se para o primeiro exemplo a existência de preposição e artigo. O de é apenas preposição, sinalizando-se para o segundo exemplo apenas a existência de preposição a )

11 A) Obedeça à sinalização, é o que pedem as placas nas rodovias. O verbo exige preposição a. O substantivo é feminino e está no mesmo número (singular) do artigo. B) Não desobedeça a ninguém, nem mesmo àquele que a você não obedece. As palavras ninguém e você não são substantivos femininos. A preposição exigida pelo verbo se une apenas à primeira letra da palavra aquele. Substituir àquele por palavra masculina ajuda a perceber a necessidade das duas crases: Não desobedeça... nem mesmo ao desconhecido. C) Telefonei a ela e depois a você, a todos os nossos amigos. As palavras ela, você e todos não são substantivos femininos. D) Escreveram a ti antes de escreverem a mim; refiro-me a Ifigênia /à Ifigênia. As palavras ti e mim não são substantivos femininos. A crase antes do nome de mulher é facultativa: depende da existência ou da falta de intimidade do emissor com a mulher. E) Você não deve ir a festa nem a recepção alguma: é a recomendação médica. O pronome alguma indefine a festa e a recepção. O a após os dois-pontos é apenas artigo. F) Fui a casa, apanhei a mala e voltei à casa de Manuel. Ocorre crase antes da palavra casa se houver preposição a e ela for especificada. O verbo apanhar não exige preposição. G) Os turistas ficaram bom tempo a contemplar aquela bonita praia. Contemplar não é substantivo feminino, e sim verbo. H) Quem for àquela praia, dê um pulo àqueles quiosques para comer acarajés. Pode ocorrer crase também na primeira letra das palavras aquele e variações e aquilo. Basta que haja preposição a. Substituir àquela praia e aqueles quiosques ajuda a perceber a necessidade das duas crases: Quem for ao Rio, dê um pulo aos bares da Lapa. I) O fato aconteceu a 20 de abril, e não a 5 de março. Dias são masculinos. J) Entreguei o documento a V. Exª, e não a quem me mandaram entregá-lo. Os termos não são constituídos de substantivos femininos, e sim de pronome de tratamento e de pronome indefinido. K) Essa blusa é idêntica à que acabei de ver na outra loja, aquela a que ontem fomos. A crase pode resultar da junção de preposição a e pronome demonstrativo a(s) antes do relativo que. Substituir blusa e loja por palavras masculinas ajuda a perceber a necessidade das duas crases: Esse boné é idêntico ao que acabei de ver no outro bazar, aquele a que fomos ontem. L) Ninguém fez nenhuma alusão a nada, muito menos àquilo. Nada não é substantivo feminino, e sim pronome indefinido. Quanto à palavra aquilo, veja a substituição: Ninguém fez nenhuma alusão a nada, muito menos ao fato. M) Não é permitido entrada a mulheres nem a crianças. As palavras mulheres e crianças, flexionadas no plural, não têm o artigo as antes de si. N) Vendo à vista e a prazo, ou seja, a dinheiro e à prestação.

12 As duas locuções adverbiais femininas recebem acento grave. O) Vesti-me às pressas e saí à procura de meus amigos. A locução adverbial feminina e a locução prepositiva feminina recebem acento grave. P) Estudamos à tarde e trabalhamos à noite. As locuções adverbiais femininas recebem acento grave. Q) O avião pousou à zero hora, e não à uma hora. R) As locuções adverbiais femininas recebem acento grave. S) Mantenha-se à direita, e não à esquerda. T) As locuções adverbiais femininas recebem acento grave. U) Nesta lavanderia, não há máquinas de lavar: só se lava à mão. A locução adverbial feminina recebe acento grave. V) Tenho um carro a álcool e outro à gasolina. A segunda locução adverbial é feminina e recebe acento grave. W) O rapaz usava bigode à Hitler e chapéu à Napoleão. Está subentendida a locução à moda de. X) Estávamos ali, frente a frente, cara a cara com o inimigo. As locuções têm palavras repetidas, e as primeiras não têm artigo antes. X)Virgílio vive à custa da mulher; seu filho vive a expensas da avó. Terminaram por ir, com o dinheiro de uma e de outra, a um baile à antiga, onde todos se trajavam à 1960, e à medida que iam vendo os outros convidados, reconheciam felizes a superioridade dos próprios trajes. A primeira locução (à custa de) é prepositiva e feminina, como a segunda, mas esta não tem artigo plural antes do substantivo plural expensas, por isso não tem crase. A terceira locução (à antiga) é adjetiva e feminina. A quarta (À 1960) tem subentendida a expressão à moda de. A quinta (à medida que) é conjuntiva e feminina. ANTES DE COMENTARMOS AS QUATRO QUESTÕES A SEGUIR, LEMBRAMOS QUE A PRÓCLISE CONSISTE EM POSICIONAR O PRONOME ANTES DO VERBO; A ÊNCLISE, EM POSICIONÁ-LO APÓS O VERBO, COM HÍFEN; A MESÓCLISE, DENTRO DO VERBO, APÓS A LETRA R. 9. ESAF AUDITOR FISCAL DO TESOURO NACIONAL Indique o período que apresenta colocação pronominal contrária às regras da norma padrão. a) Causou-lhe decepção a reação inesperada da irmã, embora não lhe ficasse querendo mal por isso. - EM INÍCIO DE FRASE, USAR ÊNCLISE. / O EMBORA E O NÃO, CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA E PALAVRA NEGATIVA, EXIGEM PRÓCLISE. b) Ai! Nem me quero lembrar dos dias em que andavam se agredindo sem quê nem porquê! - SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO AUXILIAR, FAÇA APENAS PRÓCLISE A ELE, POIS PALAVRA NEGATIVA (NEM) É ATRATIVA. SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO PRINCIPAL (INFINITIVO), USE PRÓCLISE OU ÊNCLISE A ELE. NO SEGUNDO CASO, FAÇA PRÓCLISE AO AUXILIAR ANDAVAM, DEVIDO À PRESENÇA DO QUE. QUANTO AO GERÚNDIO, FAÇA PRÓCLISE OU ÊNCLISE A ELE, INDIFERENTEMENTE. c) Ninguém dirigiu-se ao chefe, em ocasiões como aquela, dando-se ares de tanta importância! FAÇA APENAS PRÓCLISE NO PRIMEIRO CASO, POIS PRONOME INDEFINIDO (NINGUÉM) É PALAVRA ATRATIVA. NO SEGUNDO CASO, FAÇA ÊNCLISE, POIS O VERBO ESTÁ APÓS UMA VÍRGULA.

13 d) Depois de algum tempo, os amigos se reencontraram, muitos sem nem o terem desejado.- FAÇA PRÓCLISE OU ÊNCLISE AO PRIMEIRO VERBO, POIS NÃO HÁ PALAVRA ATRATIVA. QUANTO À LOCUÇÃO VERBAL, SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO AUXILIAR, FAÇA APENAS PRÓCLISE A ELE, POIS PALAVRA NEGATIVA (NEM) É ATRATIVA. SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO PRINCIPAL (PARTICÍPIO), USE APENAS PRÓCLISE A ELE. e) Nunca lhe darei tanto dinheiro que o faça tornar-se um beberrão. O Nunca, advérbio de tempo e palavra negativa, exige próclise. O que, pronome relativo, também a exige. O infinitivo tornar admite próclise ou ênclise. 10. ESAF TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO ATENDENTE JUDICIÁRIO Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de pronomes. a) José, espere-me um pouco; eu quero ir consigo à audiência. - APÓS VÍRGULA, FAZER ÊNCLISE. O CONSIGO SÓ PODE SER USADO COMO PRONOME REFLEXIVO, E PODE-SE ACRESCENTAR A ELE A PALAVRA MESMO E VARIAÇÕES. EX.: JOÃO PENSOU CONSIGO (MESMO). b) Ele não mim informou da presença do juiz eleitoral na cerimônia. O PRONOME OBLÍQUO TÔNICO SÓ PODE SER USADO COM PREPOSIÇÃO. O ÁTONO É USADO COM VERBO. ASSIM, DEVEMOS TER: ELE NÃO ME INFORMOU... c) A mim me parece que a constituição deve ser referendada por um plebiscito. O ME É OBJETO DIRETO PLEONÁSTICO. A LETRA INICIAL DE CONSTITUIÇÃO DEVE SER MAIÚSCULA, MAS O ENUNCIADO DA QUESTÃO SE LIMITA AO USO DOS PRONOMES. d) Lembro-me de ti a todo momento; sinto uma profunda saudade de você. O ME É ENCLÍTICO PORQUE O VERBO ESTÁ NO INÍCIO DA FRASE. O ERRO DO ITEM É O USO DE DOIS TRATAMENTOS DIFERENTES PARA O DESTINATÁRIO: TI E VOCÊ. e) Já recebi o recado de que aqueles processos são para mim despachar. O MIM NÃO PODE SER SUJEITO, E SIM O EU. 11. ESAF CONSELHO DE JUSTIÇA FEDERAL Marque a alternativa em que há erro quanto à colocação de pronome oblíquo átono. a) Para Josefa, que encorajou-me a repetir estas histórias, ofereço este livro. O QUE EXIGE PRÓCLISE, POIS É PRONOME RELATIVO. b) Pedro arriou o feixe de lenha, voltou-se para os filhos e sorriu. APÓS VÍRGULA, FAZ-SE ÊNCLISE. c) Infelizmente, não lhe foi possível dominar as divagações. PALAVRA NEGATIVA (NÃO) EXIGE PRÓCLISE. d) As linhas irregulares da costura tumultuaram-se no avesso da roupa. NÃO HÁ PALAVRA ATRATIVA (PALAVRA NEGATIVA, ADJUNTO ADVERBIAL, CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA, PRONOME RELATIVO, INDEFINIDO, DEMONSTRATIVO) NEM A FRASE É INTERROGATIVA, OPTATIVA OU EXCLAMATIVA. ASSIM, É POSSÍVEL A PRÓCLISE OU A ÊNCLISE. e) O esgotamento, confundiu-se com a fome, ia envolvendo o velho lenhador. APÓS VÍRGULA, A ÊNCLISE DEVE OCORRER. AS VÍRGULAS ESTÃO ERRADAS, MAS O ENUNCIADO DA QUESTÃO SE LIMITA AO USO DE PRONOMES. 12. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL MG AUXILIAR JUDICIÁRIO Assinale a opção em que a colocação do pronome sublinhado esteja correta, segundo o registro escrito culto: a) Os vizinhos haviam pedido-me muita atenção ao atravessar a rua. Jamais fazer ênclise com particípio, futuro do presente ou do pretérito. SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO AUXILIAR, FAÇA PRÓCLISE OU ÊNCLISE A ELE, POIS NÃO HÁ PALAVRA ATRATIVA. SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO PRINCIPAL (PARTICÍPIO), USE APENAS A PRÓCLISE A ELE. b) Mesmo considerando que éramos famosos, ninguém veio receber-nos. SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO AUXILIAR, FAÇA APENAS PRÓCLISE, POIS PRONOME INDEFINIDO (NINGUÉM) É PALAVRA ATRATIVA. SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO PRINCIPAL (INFINITIVO), USE PRÓCLISE OU ÊNCLISE A ELE. c) Fariam-me um grande favor não contando as novidades a meus pais.

14 Jamais fazer ênclise com particípio, futuro do presente ou do pretérito. Use a mesóclise com o futuro, pois, em início de frase, também não é possível a próclise. d) Pelo que pudemos entender, ninguém vai-nos denunciar ao delegado. SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO AUXILIAR, FAÇA APENAS PRÓCLISE, POIS PRONOME INDEFINIDO (NINGUÉM) É PALAVRA ATRATIVA. SE PREFERIR LIGAR O PRONOME AO PRINCIPAL (INFINITIVO), USE PRÓCLISE OU ÊNCLISE A ELE. e) O aluno logo interessou-se pelo assunto, assim que a argüição começou. FAÇA APENAS PRÓCLISE, POIS CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA (LOGO) É PALAVRA ATRATIVA. SUCESSO NOS SEUS ESTUDOS! GRANDE ABRAÇO, RITACY

Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto

Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto Termos integrantes da oração Certos verbos ou nomes presentes numa oração não possuem sentido completo em si mesmos. Sua significação só se completa

Leia mais

CRASE. CONCEITO - É a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`).

CRASE. CONCEITO - É a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`). CRASE CONCEITO - É a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`). A crase pode ocorrer entre: 1) Preposição A e os artigos A, AS Há limites a+a tolerância humana

Leia mais

Período composto por subordinação

Período composto por subordinação Período composto por subordinação GRAMÁTICA MAIO 2015 Na aula anterior Período composto por coordenação: conjunto de orações independentes Período composto por subordinação: conjunto no qual um oração

Leia mais

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA...

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... Sumário PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... 3 1.1. Fonema...3 1.2. Classificação dos fonemas...4 1.3. Encontros vocálicos...5 1.4. Encontros consonantais...5 1.5. Dígrafos...6 1.6. Dífono...7 1.7.

Leia mais

Sem o acento, uma frase como essa teria seu sentido alterado, pois, em "Saiu a francesa", "a francesa" é o sujeito da oração.

Sem o acento, uma frase como essa teria seu sentido alterado, pois, em Saiu a francesa, a francesa é o sujeito da oração. OBS.: A locução prepositiva "à moda de" tem uma peculiaridade: nela se costuma observar a elisão do substantivo feminino "moda", mas, mesmo nos casos em que isso ocorre, mantém-se o acento de crase. Ex.:

Leia mais

Crase. Regra Geral. Maria vai a + a festa. Maria vai à festa

Crase. Regra Geral. Maria vai a + a festa. Maria vai à festa Crase Regra Geral prep artigo Maria vai a + a festa Maria vai à festa 1. Em locuções adverbiais de que participam palavras femininas: às vezes à toa à vontade às cegas à tarde / à noite / à beça / às moscas

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE Pronomes...2 Pronomes Pessoais...2 Pronomes de Tratamento...3 Pronomes Possessivos...3 Pronomes Demonstrativos...3 Pronomes Indefinidos...4 Pronomes Relativos...4 Pronomes

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Modo: indicativo O modo indicativo expressa um fato de maneira definida, real, no presente, passado ou futuro, na frase afirmativa, negativa ou interrogativa. Presente Presente Passado (=Pretérito) Pretérito

Leia mais

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das Um pouco de teoria... Observe: Estudo das classes de palavras Conjunções A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das I- João saiu, Maria chegou. II- João saiu, quando

Leia mais

Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra, 12/0 035 341 Thaís Fernanda, 10/0 124 739 Murilo Papa, 12/0 038 901 Waysman Venâncio da Silva, 12/0 023 903

Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra, 12/0 035 341 Thaís Fernanda, 10/0 124 739 Murilo Papa, 12/0 038 901 Waysman Venâncio da Silva, 12/0 023 903 Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra, 12/0 035 341 Thaís Fernanda, 10/0 124 739 Murilo Papa, 12/0 038 901 Waysman Venâncio da Silva, 12/0 023 903 Vade Mecum Brasília, DF 2012 4 10 Leandro Guimarães Faria

Leia mais

CRASE TEORIA. REGRA GERAL A crase ocorrerá sempre que o termo anterior exigir a preposição a e o termo posterior admitir o artigo a ou as.

CRASE TEORIA. REGRA GERAL A crase ocorrerá sempre que o termo anterior exigir a preposição a e o termo posterior admitir o artigo a ou as. CRASE TEORIA (Aluna do Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe da Universidade Estácio de Sá) Crase é a fusão da preposição a com o artigo a ou com o a inicial dos pronomes demonstrativos aquele, aquela,

Leia mais

Erros mais freqüentes

Erros mais freqüentes Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça

Leia mais

c) O verbo ficará no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural.

c) O verbo ficará no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural. Concordância Verbal a) O verbo vai para a 3ª pessoa do plural caso o sujeito seja composto e anteposto ao verbo. Se o sujeito composto é posposto ao verbo, este irá para o plural ou concordará com o substantivo

Leia mais

NONA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

NONA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco NONA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco Período Composto 1.Orações Subordinadas Adverbiais. 2. Apresentação das conjunções adverbiais mais comuns. 3. Orações Reduzidas. As orações subordinadas

Leia mais

Língua Portuguesa. Prof. Pablo Alex L. Gomes. Quem é você? Por que ninguém ligou? NÃO deve ser usado em perguntas INDIRETAS

Língua Portuguesa. Prof. Pablo Alex L. Gomes. Quem é você? Por que ninguém ligou? NÃO deve ser usado em perguntas INDIRETAS Língua Portuguesa Prof. Pablo Alex L. Gomes É utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas. Utilizado em abreviaturas: Sr. (senhor), Sra. (senhora), Srta. (senhorita), p. (página). Em

Leia mais

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER Vejamos os exemplos de concordância do verbo ser: 1. A cama eram (ou era) umas palhas. Isto são cavalos do ofício. A pátria não é ninguém: são todos. (Rui Barbosa).

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte II Período

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal: 207. Complete com eu ou mim : CLASSES DE PALAVRAS PRONOME: - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios; - para, viajar

Leia mais

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA-4º ANO

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA-4º ANO Disciplina : Língua Portuguesa Professora: Nilceli Barueri, / 08 / 2010 2ª postagem Nome: n.º 4º ano ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA-4º ANO Queridos alunos, aqui está a segunda postagem de Língua Portuguesa.

Leia mais

Português- Prof. Verônica Ferreira

Português- Prof. Verônica Ferreira Português- Prof. Verônica Ferreira 1 Com relação a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir. No trecho que podemos chamar de silenciosa (l.15-16), o termo de silenciosa

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 1 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 19 por

Leia mais

CRASE. Entregue o documento à advogada.

CRASE. Entregue o documento à advogada. CRASE A crase é a fusão de duas vogais da mesma natureza. Sua representação se dá por meio do chamado acento grave sobre a letra a, tornando acentual esta vogal. Assim, o acento grave é o sinal que indica

Leia mais

CASOS PARTICULARES S + S + A Obs:

CASOS PARTICULARES S + S + A Obs: 1) Regra geral Palavra que acompanha substantivo concorda com ele. Ex.: O aluno. Os alunos. A aluna. As alunas. Meu livro. Meus livros. Minha pasta. Minhas pastas. Garoto alto. Garotos altos. Garota alta.

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul NÚMERO DA VAGA: 22 venho por meio deste pedir a anulação

Leia mais

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA PRIMEIRA PARTE: CONCORDÂNCIA NOMINAL I. Regra Geral II. Casos Particulares I) Regra Geral: Exemplo:

Leia mais

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br As orações subordinadas adverbiais recebem essa denominação porque expressam uma circunstância da oração a que se subordinam. Essa circunstância é a função

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas.

Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL 9º ANO - PORTUGUÊS Caro aluno, seguem abaixo os assuntos para a prova de exame. É só um lembrete, pois os mesmos estão nas apostilas do primeiro bimestre, segundo e terceiro

Leia mais

Deve-se analisar a frase e sublinhar todas as formas verbais nelas existentes. Assim sendo, a frase fica:

Deve-se analisar a frase e sublinhar todas as formas verbais nelas existentes. Assim sendo, a frase fica: Revisão sobre: - Orações complexas: coordenação e subordinação. - Análise morfológica e análise sintáctica. - Conjugação verbal: pronominal, reflexa, recíproca, perifrástica. - Relação entre palavras.

Leia mais

Profª.: Elysângela Neves

Profª.: Elysângela Neves Profª.: Elysângela Neves Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

H) Final: funciona como adjunto adverbial de finalidade. Conjunções: a fim de que, para que, porque.

H) Final: funciona como adjunto adverbial de finalidade. Conjunções: a fim de que, para que, porque. H) Final: funciona como adjunto adverbial de finalidade. Conjunções: a fim de que, para que, porque. Ex. Ele não precisa do microfone, para que todos o ouçam. I) Proporcional: funciona como adjunto adverbial

Leia mais

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos)

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos) I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. Hoje. domingo e o tempo. bom. Por isso nós. todos fora de casa.. a passear à beira-mar.. agradável passar um pouco de tempo

Leia mais

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL Concordância nominal é a concordância de nomes entre si. A que vai nos interessar particularmente é a concordância do adjetivo com o substantivo. Primeiro caso: Preste atenção a este

Leia mais

Período composto. Orações subordinadas adverbiais

Período composto. Orações subordinadas adverbiais Período composto Orações subordinadas adverbiais Orações subordinadas Orações que mantém relação de dependência sintática e semântica entre a oração subordinada e a oração principal. Ex.: Eu tenho dúvida

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2010 CRASE

Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2010 CRASE Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2010 CRASE 1º caso: Preposição A + artigo feminino A Ela irá à festa. (Ela irá ao parque.) 2º caso: Preposição A + pronome demonstrativo Aquela Fomos

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 5 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 5 I Querer + verbo Achar + que Eu quero Eu acho Você/ ele/ ela quer Você/ ele/

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

1. (FUVEST-SP) Em Queria que me ajudasses, o trecho destacado pode ser substituído por:

1. (FUVEST-SP) Em Queria que me ajudasses, o trecho destacado pode ser substituído por: COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA AVALIAÇÃO: EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR(A): ANA PAULA DA VEIGA CALDAS ALUNO(A) DATA: / / TURMA: M SÉRIE: 9º ANO DATA PARA ENTREGA:

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

O objeto direto preposicionado pode ocorrer quando: Estiver representando nomes próprios. Ex.: Sempre quis viajar a Fernando de Noronha.

O objeto direto preposicionado pode ocorrer quando: Estiver representando nomes próprios. Ex.: Sempre quis viajar a Fernando de Noronha. Em alguns casos, o objeto direto pode ser introduzido por preposição: é o chamado objeto direto preposicionado. Nesses casos, o verbo é sempre transitivo direto, e seu complemento é, obviamente, um objeto

Leia mais

Funções do "que" e do "se"

Funções do que e do se Funções do "que" e do "se" Há muitas dúvidas quanto ao emprego do que e do se, pois podem ser empregados em várias funções morfossintáticas. Portanto, iremos analisar cada termo individualmente, a fim

Leia mais

Tyll, o mestre das artes

Tyll, o mestre das artes Nome: Ensino: F undamental 5 o ano urma: T ata: D 10/8/09 Língua Por ortuguesa Tyll, o mestre das artes Tyll era um herói malandro que viajava pela antiga Alemanha inventando golpes para ganhar dinheiro

Leia mais

As palavras: QUE, SE e COMO.

As palavras: QUE, SE e COMO. As palavras: QUE, SE e COMO. Enfocaremos, nesse capítulo, algumas particularidades das referidas palavras. Professor Robson Moraes I A palavra QUE 1. Substantivo aparece precedida por artigo e exerce funções

Leia mais

Caro aluno! O CURSO AVANÇADO DE PORTUGUÊS (FGV) está voltado para o concursando que se destina a realizar as provas da banca FGV. Nossa estratégia é

Caro aluno! O CURSO AVANÇADO DE PORTUGUÊS (FGV) está voltado para o concursando que se destina a realizar as provas da banca FGV. Nossa estratégia é Caro aluno! O CURSO AVANÇADO DE PORTUGUÊS (FGV) está voltado para o concursando que se destina a realizar as provas da banca FGV. Nossa estratégia é que o aluno NÃO DECORE NADA em Língua Portuguesa. Se

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Nominal Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.: Os nossos dois brinquedos

Leia mais

Orações reduzidas. Bom Estudo!

Orações reduzidas. Bom Estudo! Orações reduzidas Bom Estudo! Orações reduzidas São orações construídas com as formas nominais do verbo infinitivo (terminação em -r), gerúndio (terminação em -ndo) e particípio (terminação em -ado/ -ido),

Leia mais

Português 5º ano Ens. Fund. I. 1. Observe a imagem e assinale a alternativa correta.

Português 5º ano Ens. Fund. I. 1. Observe a imagem e assinale a alternativa correta. Português 5º ano Ens. Fund. I 1. Observe a imagem e assinale a alternativa correta. a) A paisagem mostra uma zona urbana. b) A paisagem representa uma zona rural. c) Essa tela não representa um texto.

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre O CASO DA CALÇADA DO JASMIM UM CRIME? Terça-feira, seis de Maio. São catorze horas. A D. Odete não é vista no seu bairro desde hoje de manhã. As janelas da sua casa estão abertas, mas o correio de hoje

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas.

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. Pág. 41 1 e 2 1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. c) Delimite as orações. Foi o presente

Leia mais

Professora Verônica Ferreira

Professora Verônica Ferreira Professora Verônica Ferreira 1- Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Técnico Administrativo (questão nº 1) Disciplina: Português Assuntos: Crase; Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 11 por

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

EMPREGO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES

EMPREGO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES EMPREGO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES ASPECTOS TEÓRICOS. POR QUE /POR QUÊ / PORQUE / PORQUÊ a) POR QUE: Equivale a POR QUAL MOTIVO ou a pelo qual e variações; vem também depois de EIS e DAÍ. b) POR QUÊ: Equivale

Leia mais

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 1 1. Objetivos: Ensinar que Jacó fez trabalho duro para ganhar um prêmio Ensinar que se nós pedirmos ajuda de Deus, Ele vai nos ajudar a trabalhar com determinação para obter

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

Exemplo: O pedido tem a finalidade de atender as necessidades previstas. O pedido tem a finalidade de atender às necessidades previstas.

Exemplo: O pedido tem a finalidade de atender as necessidades previstas. O pedido tem a finalidade de atender às necessidades previstas. Projeto Falar Bem O projeto Falar Bem está sendo desenvolvido na ECEME, no corrente ano, com o objetivo de observar e analisar palestras e instruções, a fim de reunir dados para a elaboração de uma crítica

Leia mais

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Língua Portuguesa

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Língua Portuguesa 01. Alternativa (E) Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Língua Portuguesa Alternativa que contém palavras grafadas de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP 02. Alternativa

Leia mais

MATÉRIA: Língua Portuguesa. PROFESSOR: Karla Gomes. SÉRIE: 3º ano. TIPO: Trabalho de Recuperação - 2ª etapa

MATÉRIA: Língua Portuguesa. PROFESSOR: Karla Gomes. SÉRIE: 3º ano. TIPO: Trabalho de Recuperação - 2ª etapa MATÉRIA: Língua Portuguesa PROFESSOR: Karla Gomes SÉRIE: 3º ano TIPO: Trabalho de Recuperação - 2ª etapa QUESTÃO 01- (ITA SP) Leia com atenção a seguinte frase de um texto publicitário: Esta é a escola

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Aluno (a): Turma: 2º Ano Professora: Data de entrega: Valor: 20 pontos CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Leitura e interpretação de textos

Leia mais

Aula 05. Locução Adjetiva = expressão que tem a mesma função: qualificar o substantivo.

Aula 05. Locução Adjetiva = expressão que tem a mesma função: qualificar o substantivo. RESUMÃO 2º SIMULADO DE PORTUGUÊS Aula 05 Adjetivo e suas flexões Adjetivo = palavra que qualifica o substantivo. Locução Adjetiva = expressão que tem a mesma função: qualificar o substantivo. Os adjetivos

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

Adjunto adnominal. Os dois primeiros colocados disputarão a medalha de ouro. adj. adn. adj. adn. adj. adn. adj. adn. adj: adn.

Adjunto adnominal. Os dois primeiros colocados disputarão a medalha de ouro. adj. adn. adj. adn. adj. adn. adj. adn. adj: adn. Professor Jailton Adjunto adnominal é o termo da oração que sempre se refere a um substantivo que funciona como núcleo de um termo, a fim de determiná-lo, indeterminá-lo ou caracterizá-lo. adj. adn. adj.

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros s de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 14 por completo

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 11. Emprego de Pronomes Relativos e Pessoais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 11. Emprego de Pronomes Relativos e Pessoais Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 11 Emprego de Pronomes Relativos e Pessoais Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido

Leia mais

PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

PORTUGUÊS PARA CONCURSOS PORTUGUÊS PARA CONCURSOS Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética Fonema Letra Sílaba Número de sílabas Tonicidade Posição da sílaba tônica Dígrafos Encontros consonantais Encontros vocálicos Capítulo 2

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Nesse tutorial veremos como deve ser empregado o verbo nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, bem como suas formas nominais. MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

CURIOSIDADES GRÁFICAS

CURIOSIDADES GRÁFICAS CURIOSIDADES GRÁFICAS 1. USO DOS PORQUÊS POR QUE: usado em frases interrogativas diretas e indiretas; quando equivale a pelo qual e flexões e quando depois dessa expressão vier escrita ou subentendida

Leia mais

Valor Semântico de Conectivos. Coordenadas e Adverbiais

Valor Semântico de Conectivos. Coordenadas e Adverbiais Valor Semântico de Conectivos Coordenadas e Adverbiais As conjunções coordenativas, que encabeçam orações coordenadas, independentes, são de cinco tipos: 1. Aditivas: e, nem, não só...mas também, não só...como

Leia mais

Página 556 01. a) Porque concordam com o substantivo tarefas (plural). b) Porque concorda com extinção (singular).

Página 556 01. a) Porque concordam com o substantivo tarefas (plural). b) Porque concorda com extinção (singular). Página 556 a) Porque concordam com o substantivo tarefas (plural). b) Porque concorda com extinção (singular). c) Sim, porque concorda com tarefas [uma tarefa das tarefas mais tradicionais e importantes

Leia mais

Língua Portuguesa. O texto abaixo serve de base para as questões de 16 a 20. Leia-o atentamente. Depois, responda às perguntas.

Língua Portuguesa. O texto abaixo serve de base para as questões de 16 a 20. Leia-o atentamente. Depois, responda às perguntas. Língua Portuguesa O texto abaixo serve de base para as questões de 16 a 20. Leia-o atentamente. Depois, responda às perguntas. O rápido e grande avanço observado no ambiente da produção, por meio do surgimento

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

Pessoais Do caso reto Oblíquo. Possessivos. Demonstrativos. Relativos. Indefinidos. Interrogativos

Pessoais Do caso reto Oblíquo. Possessivos. Demonstrativos. Relativos. Indefinidos. Interrogativos Pessoais Do caso reto Oblíquo Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos Os pronomes is indicam diretamente as s do discurso. Quem fala ou escreve, assume os pronomes eu ou nós, emprega

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias:

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: MORFOLOGIA A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: 1. SUBSTANTIVO Tudo o que existe é ser e cada ser tem

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

A regra geral de concordância verbal é bastante simples: o verbo concorda com o núcleo (ou os núcleos) do sujeito. Desse modo, temos:

A regra geral de concordância verbal é bastante simples: o verbo concorda com o núcleo (ou os núcleos) do sujeito. Desse modo, temos: Concordância Na aula de hoje, estudaremos os principais tipos e ocorrências de itens relacionados à concordância verbal cobrados nos vestibulares do país. Nesse sentido, é válido lembrar que serão observadas

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas.

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. Acentuação Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. sílaba tônica - pronunciada com maior intensidade.

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais