OS PRONOMES POSSESSIVOS: DA TRADIÇÃO GRAMATICAL AO USO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS PRONOMES POSSESSIVOS: DA TRADIÇÃO GRAMATICAL AO USO"

Transcrição

1 OS PRONOMES POSSESSIVOS: DA TRADIÇÃO GRAMATICAL AO USO Priscilla Teixeira MAMUS (UEM/UTFPR) 1 Introdução O estudo dos componentes linguísticos pertencentes a diversas classes gramaticais mostram a diversidade de tratamento que têm nas gramáticas e teorias linguísticas. Apesar dessa variedade, o ensino da língua materna tem privilegiado as concepções das gramáticas tradicionais nas escolas, deixando de lado aspectos relevantes apontados pelo uso da língua. O objetivo deste artigo, portanto, é verificar como os pronomes possessivos são abordados em um livro didático - utilizado em uma universidade federal que oferta curso de nível técnico integrado ao ensino médio, em uma gramática descritiva do português atual em sua forma culta, representando a tradição gramatical e, posteriormente, na gramática funcional de Castilho (2010) e no texto sobre os possessivos de Neves (2008). Além dessa análise mostrar melhor o funcionamento dos possessivos no português brasileiro (PB), poderá servir de apoio para o ensino da classe dos pronomes. Os exemplos apresentados no livro didático e na gramática tradicional são originais dessas obras. Nos dois seguintes, as características apontadas pelos autores foram exemplificadas a partir do corpus composto por elocuções formais e entrevistas orais (cujos informantes são professores de Maringá, PR), que fazem parte do Grupo de pesquisas FUNCPAR, com o objetivo de comprovar os dados apresentados a respeito dos pronomes possessivos a partir da análise da língua em situação real de uso. O presente trabalho integra um projeto maior que investiga o funcionamento das diferentes classes de palavras na língua em uso, realizado no âmbito do Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/Noroeste do Paraná, o FUNCPAR. 1 Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá e servidora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2 1. Os pronomes possessivos no livro didático Português: contexto, interlocução e sentido (ABAURRE; ABAURRE & PONTARA, 2008). O livro é dividido em Literatura, Gramática e Produção de texto. O item Gramática é subdividido em duas unidades: Classes de Palavras e Sintaxe. Os Pronomes encontram-se nas Classes de Palavras, onde são assim definidos: Pronome é a palavra variável que identifica, na língua, os participantes da interlocução (1ª e 2ª pessoas discursivas) e os seres, eventos ou situações aos quais o discurso faz referência (3ª p essoa discursiva). Dada a sua função referencial, os pronomes são importantes elementos para o estabelecimento da coesão textual. (ABAURRE; ABAURRE & PONTARA, 2008, p. 344). Ao tratar da função dos pronomes do enunciado, os pronomes são classificados como substantivos, quando ocupam o lugar deles, ou adjetivos, quando acompanham os substantivos, acompanhando-os ou seguindo-os, de forma a explicar a relação dos seres referidos pelos substantivos com as pessoas do discurso (p. 344). Em seguida, o livro trás o exemplo O meu foi almoçar, no qual o pronome possessivo refere-se ao gerente do personagem da tira, e é classificado como substantivo por estar no lugar de gerente. A partir daí, inicia-se e explanação dos tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos. Os pronomes de tratamento estão inseridos como subitem dos pronomes pessoais. No livro didático, a definição dos pronomes possessivos é a de que são aqueles que fazem referência às pessoas do discurso indicando uma relação de posse (p. 351). São apresentados no quadro a seguir: 1ª pessoa masc Fem 2ª pessoa masc Fem 3ª pessoa masc Fem Um possuidor Vários possuidores Um objeto Vários objetos Um objeto Vários objetos Meu Meus Nosso Nossos Minha Minhas Nossa Nossas Teu Teus Vosso Vossos Tua Tuas Vossa Vossas Seu Seus Seu Seus Sua Suas Sua Suas Quadro 1: Formas dos Pronomes Possessivos (p. 352)

3 Quanto ao emprego desses pronomes, aparecem antes do substantivo que determinam, na maioria das ocorrências. Se colocado depois, pode produzir efeito diferente, como no exemplo trazido no livro didático: Meu filho não anda de moto e Filho meu não anda de moto. No segundo caso, o possessivo colocado posteriormente ao substantivo mostra que o falante não admite que um filho seu ande de moto, e esse falante pode ou não ter esse filho. Em construções do tipo Ele beijou-me as mãos muito respeitosamente e Comprei-te o carro vê-se pronomes oblíquos com valor de possessivos. O livro não faz maiores explicações sobre essas construções. Em seguida são apresentadas as funções sintáticas dos possessivos, primeiramente com seu valor de pronome adjetivo, quando acompanha o substantivo. Dessa forma, são analisados, sintaticamente, como adjuntos adnominais. Se ocorrem como núcleo do sintagma nominal, passam a pronomes substantivos, os quais podem funcionar como Sujeito (As minhas são estas!), Predicativo do Sujeito (Estas compras são minhas), Vocativo (Ô meu, vê se não perturba!), Objeto Direto (Por falar em ingressos, Paulo só conseguir comprar o teu), Objeto Indireto (De todos os quadros que vi, gostei mais do teu), Complemente Nominal (Quanto ao livro, não tenho mais necessidade do teu), Adjunto Adverbial (Pinte aquela parede com o seu pincel, que eu pinto esta com o meu) e Agente da Passiva (Meu cachorrinho foi mordido pelo seu). Após os apontamentos, são apresentadas as atividades para que os alunos apliquem o conteúdo aprendido. Todas as atividades que envolvem pronomes apresentam uma tira e pedem para que o aluno identifique e transcreva o pronome e, em seguida, fazem uma pergunta interpretativa, de modo que o aluno deve observar como o pronome contribui com tal interpretação. As perguntas são, portanto, mais interpretativas, e não incitam à reflexão sobre as funções dos pronomes nas construções. Além disso, o único gênero analisado foi a tira. 2. Os pronomes possessivos conforme a Nova Gramática do Português Contemporâneo (CUNHA & CINTRA, 2001).

4 Conforme a gramática, os pronomes possessivos têm estreita relação com os pronomes pessoais, pois indicam algo determinado pelas pessoas gramaticais. No caso, indicam o que lhes cabe ou pertence. Logo os pronomes pessoais (eu, tu, ele, nós, vós, eles) têm seus correspondentes possessivos (meu, teu, seu, nosso, vosso, seu). Essas formas podem variar conforme o gênero e o número da coisa possuída e da pessoa que possui. O quadro dos pronomes possessivos apresentado no livro didático é exatamente igual ao da gramática. Embora o livro não faça a citação no momento em que apresenta o quadro, a gramática aparece nas referências bibliográficas. Isto é, é bem possível que os autores do livro tiveram como fonte de pesquisa essa gramática em análise. Quanto ao emprego desses pronomes, podem funcionar como pronome adjetivo ou pronome substantivo. No primeiro caso, a gramática diz que equivalem a um adjunto adnominal antecedido da preposição de (de mim, de nós, de si). Nos dois casos, acrescentam à noção de pessoa gramatical uma ideia de posse (p. 319). O exemplo trazido é Meu livro é este. Este livro é o meu. Sempre com suas histórias! Fazer das suas. Sem maiores explanações, segue-se para a concordância dos possessivos. Conforme Cunha & Cintra (2001), os possessivos concordam em gênero e número com o substantivo que designa o objeto possuído; e, em pessoa, com o possuidor do objeto em causa (p. 319). Se houver mais de um substantivo para determinar, concorda com o mais próximo: E o meu corpo, minh alma e coração. Sobre a posição dos pronomes possessivos, especificamente com função de pronome adjetivo, os gramáticos afirmam que, na maioria das vezes, eles precedem o substantivo. Podem, no entanto, vir pospostos quando o substantivo não é acompanhado de artigo definido (Esp erava notícias tuas); quando o substantivo está acompanhado por artigo indefinido, numeral, pronomes demonstrativo ou indefinido (Note este erro seu); quando é feita uma interrogação direta (Agora ouve -se menos ou é impressão minha?); quando há ênfase (Tu és digna filha minha!). Para finalizar a questão da posição dos pronomes adjetivos possessivos, os gramáticos salientam que o uso alternado na colocação deles pode causar diferentes efeitos de estilo (És meu único desejo, Ah! Fosse o desejo teu!). Nota-se o uso de exemplos, em sua maioria, retirados de obras literárias.

5 Em seguida, passam a tratar do emprego ambíguo do possessivo de 3ª pessoa. Os pronomes seu, sua, seus e suas podem ser usados para referirem-se a 3ª pessoa do singular ou do plural, para masculino o feminino. Além disso, concordam com o substantivo denotador do objeto possuído e, por isso, podem gerar dúvida com relação a quem possui. Exemplo: Em casual encontro com Júlia, Pedro fez comentários sobre os seus exames. Nesse exemplo trazido pela gramática em análise, há ambiguidade com relação se os comentários de Pedro foram sobre os exames dele ou de Júlia, ou ainda de ambos. Para evitar, então, essa ambiguidade, existem as formas dele(s), dela(s), de você(s), do senhor(a) etc. Existem também outros recursos para dar ênfase e reforçar o valor possessivo, como a palavra próprio ou mesmo (Que eu ache vida em tua própria morte) e as formas dele e dela para 3ª pessoa (Montaigne explica pelo seu modo dele a variedade deste livro). Os possessivos podem não exprimir relação de posse ou pertinência, real ou figurada (p. 323). Na língua moderna, segunda Cunha & Cintra (2001), podem assumir outros valores, a saber: indefinido (Tenho tido os meus vícios); indicando aproximação numérica (Tinha eu meus vinte anos / Entrou uma mulherzinha de seus quarentas anos); designando um hábito (Nos nossos dias, a bailarina chegava logo depois do almoço / Era lindo o bicho, com sua calma de passarinho manso). São salientados, também, valores afetivos dos possessivos, assim subdivididos: 1. Acentuam um sentimento: de respeito e polidez (Quer alguma coisa, minha senhora? / Não é assim, meus respeitáveis senhores?); de intimidade e amizade (Hoje, meu caro Antonio, temos de festejar / Dispõe de mim, meu velho, estou às suas ordens); de simpatia, interesse com referência a personagens, autor, clubes (Não sei para onde vou mandar o meu herói / Isto feito, meteu-se na cama, rezou uma ode do seu Horácio e fechou os olhos); de ironia, malícia, sarcasmo (Todos aqueles santo varões comiam, bebiam o seu vinho do Porto na copa / Na mesa do major jantei o meu frango, comi a minha boa posta de robalo, trabalho que afundou em mais de duas horas).

6 2. Acentuam afetividade a partir da expressão fazer uma das, ação passível de crítica (Com aquele gênio esquentado é capaz de fazer uma das dele / Você andou por aí fazendo das suas). Os pronomes pessoais nós e vós são empregados, por vezes, como plural de modéstia e majestade de forma cerimoniosa. Quando assim forem empregados, seus correlativos possessivos também o são: Este livro nada mais pretende ser do que um pequeno ensaio. Foi nosso escopo encontrar apoio na história do Brasil. Nunca vosso avô, meu senhor e marido, achou que me não fosse possível compreender o ânimo dum grande português. O uso dos pronomes possessivos acompanhados de formas cerimoniosas de tratamento (Vossa Excelência, Sua alteza) é explicado na parte que trata dos pronomes pessoais. A gramática trás outras características dos possessivos substantivados, que podem designar o que pertence a uma pessoa, no singular, e os parentes, compatriotas, companheiros, no plural. Exemplo do primeiro caso: A rapariga não tinha um minuto de seu, Eu não tenho de meu um momento. No segundo caso, tem-se: Saudades a todos os teus, Peço que transmitas, em nome de todos os meus, sinceros agradecimentos. Antes de encerrar a parte dos pronomes possessivos, a gramática trás o seu emprego pelo pronome oblíquo tônico. Explica que o substantivo pode vir acompanhado de um complemento nominal formado por preposição e pronome oblíquo tônico (locução prepositiva) e que esse complemento é, normalmente, substituído por um pronome possessivo: Em frente de ti = Em tua frente / Por causa de você = Por sua causa. 3. A concepção dos pronomes possessivos pela Nova Gramática do Português Brasileiro (CASTILHO, 2010). Castilho inicia o tópico Os possessivos retomando a definição tradicional dada a esses pronomes: estabelecer relação entre um possuidor e uma coisa possuída. A partir daí, apresenta sete exemplos nos quais destaca os possessivos e indica os participantes (possuidores e possuídos). Em seguida, explica as três lições que podem ser depreendidas do quadro.

7 Lição 1: em alguns exemplos, como (1) ah:: que bom as famílias agora podem permanecer com seus filhos o participante/possuído é humano. Assim, não é possível haver uma relação de posse; não é adequado o traço de posse entre dois participantes humanos, como é visto na tradição gramatical. Outro fator a ser observado é que o participante/possuído, além de poder ser coisa ou pessoa, sempre fará parte da 3ª pessoa. Lição 2: diferente do participante/possuído, o participante/possuidor pode estar em qualquer uma das pessoas gramaticais. Estudos sobre a reorganização no quadro dos pronomes pessoais do PB apontam para o desuso das formas da 2ª pessoa (tu e vós) na maior parte do país. Castilho (2010, p. 502) cita a pesquisa feita por Perini (1985), o qual observou a omissão de tu e vós na região central do Brasil e a entrada de você(s) na 2ª pessoa. Dessa forma, o uso dos possessivos também se ajustou: para 1ª pessoa, meu/nosso(s); para 2ª pessoa, seu/sua(s); para 3ª pessoa, dele/dela(s). Houve, então, o deslocamento da forma seu/sua(s) para 2ª pessoa e a inclusão da forma dele/dela(s) na 3ª pessoa. No corpus dessa pesquisa, não foram encontradas ocorrências de tu, e os possessivos seu e teu foram usados pelos falantes alternadamente, para 2ª e 3ª pessoas. Lição 3: a forma dele/dela(s), ao contrário do que acontece com as de 1ª e 2ª pessoas, concorda com o substantivo que designa o referente possuidor (2).. um cientista,.. ele era astrônomo,.. éh::... matemático,.. ele tinha várias formações... combinou-se todos esses.. conhecimentos dele. Ela favorece à solução da ambiguidade que seu/sua podem causar em construções como: Ô João, você sabia que seu filho Antonio perdeu seu carro? Para que não haja a dúvida se o carro pertence a João ou a Antonio, a construção fica: Ô João, você sabia que seu filho Antonio perdeu o carro dele? Sobre a substituição de seu por dele, Castilho cita a pesquisa de Oliveira e Silva (1996), os quais observaram que o possuidor com o traço /genérico/ constitui-se num fator

8 categórico para o uso da forma seu, como em Todos vão para seus lugares, em contraste com um possuidor /específico/ que seleciona dele: João vai para o lugar dele. Ao finalizar esse subitem, o autor afirma que os possessivos são uma classe, em sua maioria, dêitica, e que a definição tradicional de que estabelecem relação de posse entre dois termos (poss uidor e possuído) é inadequada, pois só se enquadra em poucas ocorrências. A relação estabelecida pelos possessivos é entre um referente e as pessoas do discurso. Castilho trata, em seguida, das propriedades dos pronomes possessivos, que são: gramaticais, semânticas e discursivas. A primeira propriedade gramatical apontada pelo autor é a atuação dos possessivos como constituintes Especificadores do sintagma nominal. Dentro do sintagma, sua posição pode variar entre antes e após o núcleo, nesta última condição com caráter enfático. A gramática normativa, como vimos, trata dessa propriedade de acompanhar o sintagma nominal como pronome adjetivo. Castilho salienta que a variação na colocação do pronome aparece apenas nas formas da 1ª e 2ª pessoas, pois dele é categoricamente posposto. Sobre a propriedade semântica, Castilho explica que Os sintagmas nominais especificados por possessivo se constituem numa realidade semanticamente complexa, em que o substantivo remete a um referente, privativamente da P3, ao qual atribui o papel semântico de /possuído/, enquanto o possessivo remete a qualquer uma das pessoas gramaticais, atribuindo-lhe o traço de /possuidor/. Isso quer dizer que o possessivo é um operador dêitico que seleciona dois escopos, sendo uma textual, referencial, e outro contextual, que são as pessoas do discurso. Os dois processos semânticos são simultâneos. Atuando como um fórico, os possessivos contribuem para a coesão do texto, assinalando a continuidade do tópico conversacional. (CASTILHO, p. 504) A contribuição que os pronomes possessivos dão à coesão textual diz respeito a sua propriedade discursiva. 4. Os Pronomes Possessivos (NEVES, 2008). Para Neves, existem construções com pronomes possessivos em que não há relação de posse, necessariamente. No excerto (1), retirado do corpus, o pronome indica que é o livro que Lamarck escreveu, e não que é um livro que ele possui. Logo, o uso de um pronome possessivo, por si só, não garante a indicação dessa relação entre um possuidor e a

9 coisa possuída. Além disso, toda relação possessiva se dá entre pessoas do discurso (p. 564). (3).. tem a foto de Lamarck aí,.. ele publicou em tá pessoal.. o seu livro que dizia a filosofia zoológica A natureza fórica dos possessivos faz que os elementos possuidores sejam recuperados na situação da enunciação, dependendo do contexto e dos participantes do discurso. Podem ser recuperados por anáforas e catáforas e por elementos fora do texto (exofóricos). No exemplo (4), o referente do pronome seu é recuperado fora do texto, na interlocução, já que faz parte de uma entrevista (4).. você acha fácil colocar o seu texto formatar o seu texto dentro desse padrã::o,.. você teve alguma dificulda::de,.. o que você acha desse padrã::o? Conforme a autora, a relação possessiva se exprime de diversas formas. Como já foi dito, tal relação ocorre entre o núcleo de um sintagma nominal e outra pessoa do discurso. No exemplo trazido por Neves (p. 566), observam-se três possibilidades de expressão da referenciação à pessoa de um possuidor : este ponto de vista foi alcançado através de reflexões comuns... não apenas minha e dele... mas minha dele dos alunos dos demais profissionais que conosco trabalham. O elemento possuído é o substantivo reflexões, e o possuidor pode ser expressado por preposição + substantivo (dos alunos, dos demais profissionais), por preposição + pronome pessoal (dele) e por pronome adjetivo possessivo (minha), situações representadas nos exemplos (5), (6) e (7). Neves salienta que não é em todo caso que essas diferentes formas de expressar possessividade são intercambiáveis. (5) a pergunta assim.. que seria.. a visão.. éh:: teocentrista dos portugueses. (6).. porque o semi-condutor/.. não tem nenhuma fotinha dele aí não,.. ou tem? (7).. como diz meu irmão,.. eu sou um pioramento genético. Outra forma de exprimir posse é pela utilização do termo próprio e suas flexões. A relação de posse expressa por ele pode ocorrer junto de um pronome possessivo

10 (8).. que que é um organismo autotrófico?... aque::le que produz o seu próprio alimento. nesse caso reforçando a indicação de posse. O termo, porém, não indica a pessoa do possuidor por si só. Se aparecer posposto, como na construção (9).. sabe de uma coisa de legislar em causa própria, não é possível identificar o possuidor da causa. A colocação do pronome possessivo pode variar o efeito de sentido na construção. No corpus da autora, foi identificada maior frequência do pronome seu no registro culto, apesar de tratar-se de língua falada. Dele apareceu mais em inquéritos mais conversacionais e menos formais. Foi identificado, também, que quando o possuidor é +humano, utilizou-se pronome de 3ª pessoa, preferencialmente, a forma dele, já que explicita mais o gênero e o número do participante/possuidor, se comparada com o pronome possessivo seu. No corpus deste artigo, teu(a) foi pouco encontrado tanto nas aulas quanto nas entrevistas, seu(a) teve ocorrência parecida e dele(a) foi mais encontrado na fala dos professores que dos entrevistados. O uso de dele, em alguns casos, pode ocorrer sem indicar posse. Em (10), em cima dele significa sobre ele: (10) a minha tese está sendo toda em cima dele. Também pode ser encontrado em expressões fixas como o sujeito vive na dele; fica na sua. Quando o termo possuído é neutro, ou seja, não indica gênero, há preferência pelo pronome seu: (11).. então deu cem pra cada um,.. então cada um vai ficar com o seu. Dele e seu, portanto, são formas de expressar relação de posse referente à 3ª pessoa.

11 Sobre as formas de expressão possessiva em referência à 2ª pessoa, o corpus da pesquisa de Neves, como o corpus desse artigo, indicou baixa frenquência de teu=de ti. O pronome seu foi utilizado em referência a você enquanto 2ª pessoa, concorrendo com de você e, por vezes, operando referência generalizada: (12).. vai lá na casa da sua ti::a,.. ai que li::nda essa orquídea,.. eu vou levar pra plantar em casa,.. aí pega um raminho da orquídea,.. vai lá na sua casa,.. e planta a orquídea... que que você fez?... você não reporduziu? Em referência à 1ª pessoa, a expressão possessiva é feita por meu, nosso e suas flexões, e também pela forma da gente: (13)... éh a tendên::cia da gente/.. acho que sobretudo nas ciências humanas é:: é no início se rebelar.. contra toda e qualquer tipo de padronização né, Vale ressaltar que o emprego de nosso ocorre representando não só a pessoa que fala mais as demais; pode incluir outras pessoas de diferentes formas. No exemplo seguinte, o professor falava do brasileiro e referiu-se a ele com o pronome nosso, ou seja, como é brasileiro, bem como seus ouvintes, na hora de fazer a relação de posse incluiu todos: (14)... o brasileiro é bo::m DEMAIS.. é bom DEMAIS... por que todo mundo GOSta ta::nto do brasileiro?.. admira o brasileiro?.. pelo simples fato,.. olham o nosso salário mínimo... quanto que é o salário mínimo? determinantes: Os possessivos do PB podem co-ocorrer, em um mesmo sintagma, com outros (15) peraí... esse é o nosso público alvo, (16).. QUAL será a nossa referência bibliográfica? Sobre a colocação do pronome possessivo no sintagma nominal com adjetivo, é encontrado anteposto e posposto as substantivo. Se anteposto, o adjetivo aparece imediatamente antes ou depois do substantivo, e há artigo definido apenas antes do possessivo: (17).. a durabilidade da preparação,

12 .. e a sua boa aparência.. vão depender.. de uma formulação adequadamente preparada, Se posposto, o adjetivo aparece adjacente ao substantivo e precedido de artigo indefinido ( um grande amigo meu). Com artigo definido o adjetivo ficou ao lado do possessivo (era o esporte predileto nosso). No corpus em análise, foi verificado adjetivo após o substantivo: (18).. QUAL será a nossa referência bibliográfica? Com o indefinidor qualquer, o possessivo ficou entre substantivo e adjetivo (qualquer negócio seu particular). A posposição do possessivo pode ser condicionada por um substantivo abstrato: (19)... então esse que é a preocupação nossa.. né, Em alguns casos, há uma preferência na ordem das posições dos elementos que compõem um sintagma nominal com pronome possessivo. Um dos casos é quando o pronome possessivo é antecedido por numeral cardinal e por qualquer (Eram três escritores nossos / Qualquer atividade nossa vai ser relacionada com...). Diferente do que a gramática tradicional apresenta, é limitado o emprego dos possessivos com função substantiva. Há ocorrências em que o substantivo ao qual o pronome faz relação de posse é retomado na própria construção. No exemplo (20), o pronome sublinhado não tem função substantiva, pois ele não substitui um nome. A recuperação de cem é feita na própria sentença. (20).. então deu cem pra cada um,.. então cada um vai ficar com o seu. (21).. aí eles passam essa visão pra gente que a área deles é um::ito mais difícil que a nossa. A análise dos sintagmas nominais com possessivos possibilita a verificação de seus valores semânticos. Como já visto,

13 Qualquer relação estabelecida entre os chamados possessivos e os substantivos com os quais esses elementos constroem um sintagma nominal. A partir daí, verificou-se que o chamado possuidor não necessariamente possui e que o chamado possuído não necessariamente representa algo de que alguém tem posse (NEVES, 2008, p. 607). As relações semânticas entre possessivos e substantivos são: 1 Posse: (223.. você acha fácil colocar o seu texto formatar o seu texto dentro desse padrã::o, (22).. nunca vou chamar você pra ir na minha casa, Essa é a relação mais recorrente no uso dos possessivos, fato que pode ter determinado a generalização da relação para todos os casos na tradição. 2 Pertença: relação mais ampla que a de posse e bipessoal. Conforme Neves, toda relação de posse indica pertença, mas nem toda pertença é posse. (24).. não tô tirando isso da minha cabeça,.. tá aqui (o possessivo remete ao todo). (25).. o seu público,.. como foi a recepção do texto,.. da da da::/ do artigo? (o possessivo remete ao includente classe, grupo ou ambiente). (26).. essas características que foram.. desenvolvidas ao longo da vida/do.. tempo das pessoas.. (o possessivo remete ao includente época ou fase) (27).. embora::.. alguma igreja católica mesmo recentemente colocou no... seu site que as espécies evoluem sim... eles acreditam na origem da vida, (o possessivo remete ao includente = da igreja). (28).. tem a foto de Lamarck aí,.. ele publicou em tá pessoal.. o seu livro que dizia a filosofia zoológica (execução, o livro que ele escreveu, relação de pertença). Para concluir, Neves (p.614) aponta que, por sua relação bipessoal, o funcionamento dos pronomes possessivos é complexo. Atuam na organização discursivo-textual por meio de elementos exofóricos de 1ª e 2ª pessoas e pela anáfora com possessivos de 3ª pessoa. A natureza argumental dos possessivos gera diferentes efeitos semânticos, ocasionando descrições semânticas mais detalhadas e complexas que as feitas por gramáticas tradicionais. Assim, o nome da (sub)classe não pode ser entendido como orientador na determinação das suas propriedades (p. 615).

14 Considerações finais Ao dar início às análises do livro didático e da gramática tradicional, constataram-se equivalências nos conceitos abordados por ambos. Inclusive o quadro dos pronomes possessivos dos dois é o mesmo. Considerando a ordem de publicação das obras, é possível que o livro didático tenha se ancorado na gramática de Cunha & Cintra (2001) para compor sua exposição. Vale ressaltar que essa questão foi observada após o início da análise do livro e da gramática. Tal exposição foi feita de forma sintetizada e trouxe a definição dos possessivos como os elementos que indicam relação de posse entre as pessoas do discurso, sem considerar outras relações semânticas que eles podem fazer. A gramática tradicional trata dessa relação como a coisa possuída e quem a possui, ou seja, também fala em posse. Quanto a outros valores dos possessivos, a gramática afirma que os possessivos podem assumir valores diferentes de posse e pertinência na língua moderna, e apresentam exemplos sobre os valores de indefinição, aproximação numérica, valores afetivos que acentuam sentimento, todos exemplos retirados de obras literárias. A propósito, a gramática só usa exemplos de textos de autores da literatura, sem considerar as diferentes formas que o uso da língua propicia aos seus constituintes. Já o livro didático usa somente o gênero tira, e também não problematiza os diferentes usos dos pronomes possessivos. Apesar da gramática tradicional apontar a ambiguidade do uso do pronome seu/sua, não tratou do uso frequente desse possessivo tanto para 3ª quanto para 2ª pessoa, importante variação analisada pelos funcionalistas. Além disso, reduziu a função da forma dele (e flexões) a resolver o problema da ambiguidade supracitada. Como foi visto, a forma tu não foi encontrada no corpus dessa pesquisa, e os possessivos seu e teu foram usados pelos falantes alternadamente, para 2ª e 3ª pessoas. Tanto o livro didático quanto a gramática tradicional apresentam as funções sintáticas dos possessivos com seu valor de pronome adjetivo, quando acompanham o substantivo (adjunto adnominal) e de pronome substantivo, quando ocorrem como núcleo do sintagma nominal. Os exemplos são apresentados de forma a corroborar com as explicações breves e sem problematização sobre a função de adjetivo e substantivo do

15 pronome. Diferente do que a gramática tradicional apresenta, Neves (2008) salienta que o emprego dos pronomes possessivos com função substantiva é limitado, pois foram comprovadas ocorrências em que o substantivo ao qual o pronome faz relação de posse é retomado na própria construção. As análises apresentadas por Castilho e Neves embasam os argumentos de que as definições apresentadas pelo livro didático e pela gramática tradicional são simplistas e estagnadas. Primeiramente, sobre a relação de posse propiciada pelos pronomes, Castilho (2010) salienta que não é possível haver relação desse tipo entre dois substantivos que representam seres humanos, por ser uma relação incoerente. Neves (2008) aponta que a relação pode ser de pertença, o que não significa, necessariamente, posse, e ressalta que a natureza argumental dos possessivos gera diferentes efeitos semânticos, ocasionando descrições semânticas mais detalhadas e complexas que as feitas por gramáticas tradicionais. Logo, falar em elementos possuidores e possuídos não é adequado, já que essa relação só é encontrada em determinadas ocorrências. A partir desse levantamento dos principais aspectos sobre os pronomes possessivos, sobretudo aqueles que vão além da gramática tradicional, é possível observar que o ensino desses pronomes deve considerar as múltiplas funções que eles têm nas situações reais de uso, levando em conta sua função semântica de posse e pertença, apresentada por Neves, e sua natureza fórica na organização discursivo-textual. Referências ABAURRE, M. L. M.; ABAURRE, M. B. M.; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. Ensino Médio, v2. São Paulo: Moderna, CASTILHO, A. T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, CUNHA, A. F. da & CINTRA, L. F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985 e MOURA NEVES, M.H. Os pronomes. In: Rodolfo Ilari; Maria Helena de Moura Neves. (Org.). Gramática do Português Culto Falado no Brasil. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE Pronomes...2 Pronomes Pessoais...2 Pronomes de Tratamento...3 Pronomes Possessivos...3 Pronomes Demonstrativos...3 Pronomes Indefinidos...4 Pronomes Relativos...4 Pronomes

Leia mais

Pessoais Do caso reto Oblíquo. Possessivos. Demonstrativos. Relativos. Indefinidos. Interrogativos

Pessoais Do caso reto Oblíquo. Possessivos. Demonstrativos. Relativos. Indefinidos. Interrogativos Pessoais Do caso reto Oblíquo Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos Os pronomes is indicam diretamente as s do discurso. Quem fala ou escreve, assume os pronomes eu ou nós, emprega

Leia mais

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Habilidades: Reconhecer os pronomes demonstrativos como marca em relação à posição, ao espaço e ao tempo no texto; Habilidades: Compreender os pronomes

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Turma Regular Semanal Manhã

Turma Regular Semanal Manhã A) ARTIGOS CORRELATOS CONCORDÂNCIA NOMINAL Introdução Leia a frase abaixo e observe as inadequações: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo. Note que as inadequações referem-se aos desajustes

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 1 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

Professora: Lícia Souza

Professora: Lícia Souza Professora: Lícia Souza Morfossintaxe: a seleção e a combinação de palavras Observe que, para combinar as palavras loucamente, louco e loucura com outras palavras nas frases de modo que fiquem de acordo

Leia mais

CASOS PARTICULARES S + S + A Obs:

CASOS PARTICULARES S + S + A Obs: 1) Regra geral Palavra que acompanha substantivo concorda com ele. Ex.: O aluno. Os alunos. A aluna. As alunas. Meu livro. Meus livros. Minha pasta. Minhas pastas. Garoto alto. Garotos altos. Garota alta.

Leia mais

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas.

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. Pág. 41 1 e 2 1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. c) Delimite as orações. Foi o presente

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias:

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: MORFOLOGIA A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: 1. SUBSTANTIVO Tudo o que existe é ser e cada ser tem

Leia mais

PARFOR 2014 CURSO INTENSIVO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA FLUP

PARFOR 2014 CURSO INTENSIVO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA FLUP PARFOR 2014 CURSO INTENSIVO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA FLUP Semântica 28/jan/2014 António Leal a.leal006@gmail.com AGENDA Semântica Frásica: Tempo (considerações gerais)

Leia mais

Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público. Profa. Msc. Leila Márcia Elias

Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público. Profa. Msc. Leila Márcia Elias Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público O que é Relato de Experiência? Faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das Um pouco de teoria... Observe: Estudo das classes de palavras Conjunções A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das I- João saiu, Maria chegou. II- João saiu, quando

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Prova de Português Comentada NCE

Prova de Português Comentada NCE Estado de Mato Grosso (MT) Auditoria Geral do Estado (AGE) - 2005 Nível Superior Prova de Português Comentada NCE Texto: EDUCAÇÃO: O FUTURO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS José Henrique Vilhena Folha de São Paulo

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 1 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 1 - I Pronomes pessoais Eu Tu 1 Você 2 / ele/ela A gente 3 Nós Vós 4 Eles/ elas

Leia mais

Construção de tabelas verdades

Construção de tabelas verdades Construção de tabelas verdades Compreender a Lógica como instrumento da ciência e como estrutura formal do pensamento, conhecendo e compreendendo as operações com os principais conceitos proposicionais

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBBILIDDE Quando estudamos algum fenômeno através do método estatístico, na maior parte das vezes é preciso estabelecer uma distinção entre o modelo matemático que construímos para

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes Como fazes os teus trabalhos escritos? Há dois métodos para fazer trabalhos 1-Vais à Net copias a informação, colas num novo documento, imprimes e já está! 2-Pesquisas informação em fontes diversas, retiras

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal: 207. Complete com eu ou mim : CLASSES DE PALAVRAS PRONOME: - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios; - para, viajar

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA

Leia mais

Sem o acento, uma frase como essa teria seu sentido alterado, pois, em "Saiu a francesa", "a francesa" é o sujeito da oração.

Sem o acento, uma frase como essa teria seu sentido alterado, pois, em Saiu a francesa, a francesa é o sujeito da oração. OBS.: A locução prepositiva "à moda de" tem uma peculiaridade: nela se costuma observar a elisão do substantivo feminino "moda", mas, mesmo nos casos em que isso ocorre, mantém-se o acento de crase. Ex.:

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

ENSINO DE GRAMÁTICA OU ANÁLISE LINGUÍSTICA? SERÁ QUE ESSA ESCOLHA É NECESSÁRIA?

ENSINO DE GRAMÁTICA OU ANÁLISE LINGUÍSTICA? SERÁ QUE ESSA ESCOLHA É NECESSÁRIA? 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ENSINO DE

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 11. Emprego de Pronomes Relativos e Pessoais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 11. Emprego de Pronomes Relativos e Pessoais Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 11 Emprego de Pronomes Relativos e Pessoais Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido

Leia mais

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA Fábio de Araújo Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução No decorrer da história da filosofia, muitos pensadores falaram e escreveram há cerca do tempo,

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO Questão : 08 19 25 A questão 08 do código 07, que corresponde à questão 19 do código 08 e à questão 25 do código 09 Assinale a alternativa incorreta em relação à regência nominal. a) São poucos os cargos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES NÍVEL: FUNDAMENTAL TURNO: MANHÃ GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES SUPLETIVO 2013 QUADRO DE PROVAS PORTUGUÊS PRÉDIO: SALA: NOME COMPLETO: RG: Nº DE INSCRIÇÃO:

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

ALGORITMOS PARTE 01. Fabricio de Sousa Pinto

ALGORITMOS PARTE 01. Fabricio de Sousa Pinto ALGORITMOS PARTE 01 Fabricio de Sousa Pinto Algoritmos: Definição 2 É uma sequência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. Algoritmos 3

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA PRIMEIRA PARTE: CONCORDÂNCIA NOMINAL I. Regra Geral II. Casos Particulares I) Regra Geral: Exemplo:

Leia mais

Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes

Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes Introdução Como foi explicitado no Projeto de Desenvolvimento de Produto, a minha intenção

Leia mais

Erros mais freqüentes

Erros mais freqüentes Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça

Leia mais

OLIMPVS.NET. Capítulo Áreas / Disciplinas

OLIMPVS.NET. Capítulo Áreas / Disciplinas VOLUME 1 GUIÕES INTERDISCIPLINARES Capítulo Áreas / Disciplinas 1 Psicólogos e diretores de turma 2 História; Geografia 3 Psicólogos e Diretores de Turma ; Geografia 4 Matemática; História 5 História 6

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo]

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] [Visionamento das fotos] [Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] E- Então o que é que achaste das fotos? E7- Boas. Tá fixe. E- Faz-te lembrar coisas boas ou más? E7-

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Provão. Português 4 o ano. Vida da gente. Texto

Provão. Português 4 o ano. Vida da gente. Texto Provão Português 4 o ano Texto Vida da gente Todos os dias nós jogamos fora muitas coisas de que não precisamos mais. Para onde será que elas vão? Será que daria para usá-las novamente? Todo dia da nossa

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

A SUBSTITUIÇÃO HIPERONÍMICA: O PAPEL ARTICULADOR NA CONTINUIDADE DO TEXTO

A SUBSTITUIÇÃO HIPERONÍMICA: O PAPEL ARTICULADOR NA CONTINUIDADE DO TEXTO A SUBSTITUIÇÃO HIPERONÍMICA: O PAPEL ARTICULADOR NA CONTINUIDADE DO TEXTO Amanda Luiza Vizoto de Oliveira Jhonatas Garagnani de Souza Juliano Cesar Teixeira Paula Fernanda Leite de Carvalho Robson Aparecido

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate )

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate ) 1 Roteiro de Áudio Episódio 1 A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade Programa Hora de Debate. Campanhas de prevenção contra DST: Linguagem em alerta SOM: abertura (Vinheta de abertura do

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905)

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Textos / Seminário de Orientação - 12 de Março de 2005 - Fernando Janeiro Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Assume-se que o objecto de uma teoria semântica é constituído

Leia mais

Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto

Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto Termos integrantes da oração Objeto direto e indireto Termos integrantes da oração Certos verbos ou nomes presentes numa oração não possuem sentido completo em si mesmos. Sua significação só se completa

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA 2 Aula 45 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA 3 Vídeo Arredondamento de números. 4 Arredondamento de números Muitas situações cotidianas envolvendo valores destinados à contagem, podem ser facilitadas utilizando o

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e

Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e escritos à maneira adequada do padrão da língua materna;

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP)

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) RESUMO A língua sofre constantemente uma invasão de novos vocábulos que

Leia mais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer multiplicar parcerias internacionais entrevista novo mba do norte [ JORGE FARINHA COORDENADOR DO MAGELLAN MBA] "É provinciano pensar que temos que estar na sombra

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Fabiana de Jesus Oliveira União de Ensino do Sudoeste do Paraná fabiana@unisep.edu.br Diversas são as pesquisas que têm mostrado que o ensino encontra-se

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Modalidade: Relato de experiência Izaias Cordeiro Néri Mestrando em Educação

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Modo: indicativo O modo indicativo expressa um fato de maneira definida, real, no presente, passado ou futuro, na frase afirmativa, negativa ou interrogativa. Presente Presente Passado (=Pretérito) Pretérito

Leia mais

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DA RESENHA NO ENSINO SUPERIOR

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DA RESENHA NO ENSINO SUPERIOR RESENHA Neste capítulo, vamos falar acerca do gênero textual denominado resenha. Talvez você já tenha lido ou elaborado resenhas de diferentes tipos de textos, nas mais diversas situações de produção.

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Nome: n.º 3ª série Barueri, / / 2009 Disciplina: ESTUDOS SOCIAIS 1ª POSTAGEM ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Querido aluno, segue a orientação para esta atividade. - Ler com atenção, responder

Leia mais

Códigos e linguagens. Remissão textual e pronomes

Códigos e linguagens. Remissão textual e pronomes Códigos e linguagens Remissão textual e pronomes Remissão textual Outro dia, decidi entrar no Orkut mesmo sabendo que há tempos ele não passa de um grande deserto virtual. Ao visitar comunidades e ler

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Peça de Teatro Sinopse Argumento

Peça de Teatro Sinopse Argumento 1 Peça de Teatro Sinopse Duas crianças da comunidade...(comunidade local onde será encenada a peça) se encontram, conversam à respeito de limpar a rua e ser útil de alguma forma para o meio em que habitam.

Leia mais

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL:

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL: Sessão 5/12: 1) AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ADVOCACIA PRIVADA: O objeto do requerimento não é uma tomada de posição, e sim abrir para o debate. Tentamos redigir o requerimento da forma mais neutra possível, sem

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais