O PAPEL DO AUTOR NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PAPEL DO AUTOR NA FORMAÇÃO DO LEITOR"

Transcrição

1 O PAPEL DO AUTOR NA FORMAÇÃO DO LEITOR Vanessa Alves do Prado (Universidade Estadual Paulista, Marília, SP) Apoio Financeiro: Secretaria de Estado da Educação/Bolsa Mestrado Com o objetivo de compreender os fatores que podem suscitar a transformação do leitor por meio de um gênero discursivo escrito por um autor, busquei o artigo acadêmico intitulado Considerações sobre o estatuto de leitor crítico, de Dagoberto Buim Arena que trata sobre a formação do leitor e apresenta o papel do autor como sujeito de um dos lados da ponte lançada na comunicação discursiva. A escolha deste tema que contempla a leitura de um texto e a análise de uma escrita tem o objetivo de refletir acerca dos elementos constitutivos do gênero do discurso, tais como o conteúdo, o estilo e a construção composicional e como os recursos expressivos podem mapear o texto de forma a conduzir e modificar o pensamento do leitor e contribuir para a sua formação. A análise do artigo selecionado fundamenta-se na perspectiva bakhtiniana de linguagem e no conceito vygotskiano de homem, da mesma forma, baseia-se nas ideias de leitura e escrita como produção e atribuição de sentido, germes para a transformação da mentalidade do sujeito pela apropriação de novos conhecimentos. Palavras-chave: Formação do leitor, Leitura, Artigo acadêmico

2 O PAPEL DO AUTOR NA FORMAÇÃO DO LEITOR Neste artigo faço uma análise do comportamento do autor no momento de sua produção escrita e do leitor que age a serviço da atribuição do sentido e recupera toda a significação criada pelo autor. Com o objetivo de compreender os fatores que podem suscitar transformação no leitor a partir do gênero escrito, este texto procura esclarecer, segundo Bakhtin (1995; 2003), a dialética encontrada nos recursos expressivos do gênero artigo acadêmico Considerações sobre o estatuto de leitor crítico, de Dagoberto Buim Arena. Para escrever, o autor precisa decidir para quem será endereçado o texto, ou seja, quem será o destinatário. A partir disso, o gênero do discurso é selecionado e ajustado ao conteúdo que o autor quer transmitir, de determinada forma e com certo estilo. Por meio das perguntas o que, para quem, para que, como, onde e quando, realizadas pelo autor e pelo leitor, o gênero ganha a sua função social nas relações reais de comunicação entre os interlocutores. O leitor também escolhe o gênero discursivo e busca no texto respostas para as suas perguntas, dialoga com o autor por meio das palavras escritas de outros e do próprio eu que escreve. O leitor não somente extrai sentido do texto, ele joga com a significação e atribui sentido à criação do autor. Nesse processo dialógico, o leitor é modificado pelo autor porque realiza afirmações e refutações não apenas com os conhecimentos diante dos olhos, mas com os conhecimentos prévios, segundo Smith (1989). Nesse sentido, é preciso contextualizar no tempo e no espaço o texto a ser lido e descobrir quem é o autor, como ele escreve, por que escreve, para quem escreve, quando escreve e onde escreve. Assim, a compreensão dos aspectos estruturais e linguísticos planejados pelo autor servirão como conhecimentos prévios para a leitura do texto. Sem autor não haveria produção de texto e sem esse a leitura se resumiria a outros níveis de leitura, que diferencia da perspectiva de leitura deste artigo. Passo agora a anunciar como está organizado este artigo. Primeiramente, apresento a definição de gênero discursivo de acordo com a perspectiva bakhtiniana de linguagem e busco compreender a linguagem nas interações verbais mediante os estudos referentes à produção e leitura de textos. Posteriormente, trato dos aspectos gerais do artigo acadêmico selecionado e realizo uma descrição minuciosa da estrutura e do conteúdo do texto. Na análise do artigo selecionado verifico o papel do autor na (trans) formação do leitor segundo os referencias teóricos apresentados e, ao final, apresento as conclusões e as referências.

3 A linguagem e o gênero do discurso De acordo com Bakhtin (1995), a verdadeira substância da língua é constituída pela interação verbal por meio das enunciações. O diálogo, entre todas as formas de comunicação, é uma das formas mais importantes de interação verbal, seja ele em voz alta ou como discurso escrito que é de certa maneira parte integrante de uma discussão ideológica em grande escala: ele responde a alguma coisa, refuta, confirma, antecipa as respostas e objeções potenciais, procura apoio, etc. (BAKHTIN, 1995, p. 123). O caráter dialético da língua promove uma corrente comunicativa ininterrupta propiciada pelos gêneros do discurso que são, segundo Bakhtin (2003), enunciados relativamente estáveis dos diferentes campos da atividade humana ligados à linguagem. Os enunciados ou gêneros orais e escritos, primários e secundários, refletem as finalidades de cada campo por meio do seu conteúdo, estilo e construção composicional. Os gêneros primários (considerados mais simples) são formados nas situações imediatas de comunicação e os gêneros secundários são considerados mais complexos e elaborados e são predominantemente os escritos. Entretanto, em cada enunciado, o estilo reflete a individualidade do falante ou daquele que escreve e está centrado no sentido dado pelo sujeito-autor que, escolhe entre tantos gêneros e recursos linguísticos, os mais adequados para comunicar a sua ideia ao leitor. Para Bakhtin (2003), o objetivo real da comunicação é a ativa posição responsiva, quando o ouvinte ou leitor compreende o que o falante fala ou o autor escreve e ocupa a posição responsiva com uma concordância, discordância ou complemento. A resposta ou réplica nem sempre vem depois do enunciado pronunciado ou escrito, ela pode vir também como compreensão responsiva silenciosa, por meio de ações ou nos discursos seguintes, o que gera a alternância dos sujeitos do discurso. O falante ou autor faz uso de enunciados passados que já foram alheias e que perdido a referência podem ser próprios ou quase próprios. De acordo com Bakhtin (2003, p. 293), as palavras podem entrar no nosso discurso a partir de enunciações individuais alheias, mantendo em menor ou maior grau os tons e ecos dessas enunciações individuais. No momento da produção do enunciado real escolhemos a palavra para dar ao discurso não somente a significação pretendida, mas a expressividade pretendida que pode vir de uma palavra ecoada do discurso alheio e compenetrada da expressão individual, quando apropriada pelo falante ou escrevente ou como palavra criada com chances de futuros elos discursivos no discurso dos outros.

4 O outro exerce um papel fundamental na comunicação discursiva. O autor produz o enunciado direcionado ou endereçado, como afirma Bakhtin (2003), para o seu destinatário que pode ser qualquer sujeito participante das situações reais de comunicação oral, escrita ou face a face. O gênero é produzido ao considerar as particularidades do seu destinatário: a forma, o tema e o estilo do enunciado são definidos pelo autor para atenderem as expectativas do outro para o qual o enunciado foi criado ou reacentuado, por isso, o falante ou autor posiciona-se como destinatário e responde as possíveis perguntas do outro. A escrita e a produção do sentido O homem possui além da experiência individual (ontogênese), a experiência do gênero humano ao longo da história (filogênese), transmitida mediante a linguagem. Neste movimento dialético e constante entre ontogênese e filogênese, o homem se apropria dos objetos materiais e imateriais da cultura, o que o faz evoluir e que evolui a história da humanidade. A escrita ocupa um lugar muito importante no desenvolvimento cultural do sujeito. De acordo com Vigotskii (1988, p. 184), a escrita é um sistema de símbolos e signos cujo domínio significa uma virada critica em todo o desenvolvimento cultural do sujeito. Isso equivale dizer que o domínio da escrita resulta no desenvolvimento das funções psíquicas superiores. A aprendizagem da escrita é uma aprendizagem da história da humanidade e para que haja a apropriação dessa função especificamente humana e a constituição do sujeito como sujeito-autor é preciso considerar as relações interpsíquicas (entre os sujeitos) que serão transformadas em função intrapsíquica. Segundo Vygotsky (1994, p. 20 tradução minha), o meio é a fonte do desenvolvimento do sujeito e o papel do entorno nesse desenvolvimento é possível porque existe a relação entre dois ou mais sujeitos. O desenvolvimento da linguagem é resultante do processo de evolução da humanidade. Conforme Bakhtin (1995), a linguagem somente pode ser vista como um fenômeno diacrônico resultante da criação social e da relação entre signo e realidade. Por conseguinte, a constituição do autor ocorre apenas quando o signo é flexível e se apresenta à consciência do sujeito inacabado como signo ideológico compreendido pelo contexto. Os indivíduos não recebem a língua pronta para ser usada; eles penetram na corrente da comunicação verbal [...]. (BAKHTIN, 1995, p. 108)

5 A enunciação é resultante da interação entre os sujeitos e a palavra é a materialização dessa relação. A significação não está na palavra, o sentido é decorrente de uma construção de ordem interacional entre texto e leitor porque o autor, no momento da sua produção, elabora um projeto: decide o que quer dizer (conteúdo), como dizer (estilo) e a forma de dizer (construção composicional) e cabe ao leitor recuperar as sinalizações planejadas pelo produtor, a fim de atribuir sentido ao texto. O autor não escreve tudo, ele supõe que o leitor possua conhecimentos prévios, por isso, o objeto do discurso pode aparecer de forma lacunar, implícito e incompleto no texto, restando ao leitor à atribuição do sentido. O sujeito-autor é inconcluso assim como o seu discurso. A cada novo enunciado, o autor constrói e reconstrói uma forma inovada de refletir sobre a língua, sobre o tema e sobre as finalidades do gênero. A cada nova apropriação, um novo enunciado transforma as palavras-alheias em palavras-próprias-alheias e palavras-próprias. Escrever é produzir sentido e o texto é a manifestação das trocas verbais entre autor e leitor. Para ser autor é preciso assumir a posição de leitor e escrever um gênero que cumpra uma finalidade e que corresponda às expectativas do leitor. O leitor também exerce um comportamento particular diante dos diferentes gêneros discursivos, esses satisfazem os seus interesses e o transformam a cada nova leitura. Algumas considerações sobre a leitura Ler o texto pode ser uma atitude aparentemente igual para todos, entretanto, o texto pode ser lido de maneiras diferentes e por leitores diferentes que compartilham do mesmo material escrito, mas são diferenciados pelas atividades intelectuais aplicadas na atribuição do sentido. Ler é, a princípio, ter condições de se apropriar do legado escrito, da memória da humanidade. A leitura é uma prática cultural que modifica o comportamento do leitor e transforma a mentalidade do homem. Ler é atribuir sentido e compreender é requisito para realizar a leitura. Para ler é necessário fazer perguntas; compreender é saber fazer perguntas, porque o sentido não brota da palavra, é o próprio leitor que o atribui e assim o faz devido ao conhecimento prévio ou, de acordo com Smith (1989, p. 103), a informação não-visual, que é o conhecimento que já temos em nosso cérebro, relevante para a linguagem e para o tema do que estamos lendo [...]

6 Foucambert (1998, p. 120) afirma que a compreensão é um processo, não um resultado; é o processo de questionamento recíproco de um capital gráfico diante dos olhos e de um capital semântico atrás dos olhos. O resultado é a significação atribuída ao texto, a mudança que o texto provocou nas representações do leitor. A atitude de ler exige do leitor a necessidade, o interesse, a busca pelo conhecimento, a transformação como ser humano e a mudança como leitor. Não lemos somente quando não temos nada para fazer ou tão-somente por hábito, nem mesmo lemos apenas o que gostamos ou o que nos dá prazer. Lemos porque temos interesse sobre determinado assunto e vamos para o texto com o sentido. A formação do leitor é derivada do desequilíbrio e da superação das condições cotidianas e não-cotidianas do ser humano e, para Foucambert (1998, p. 32) formar é entrar num processo de transformação da realidade e, portanto, de si mesmo. Desse modo, pode-se dizer que atribuir sentido é pouco diante da grandiosidade do poder da leitura em modificar o sujeito. A atribuição do sentido ocorre quando há conhecimentos prévios sobre o conteúdo, as chamadas informações não-visuais e que, de acordo com Smith (1989, p. 86), quanto mais informações não-visuais um leitor possui, menos informação visual necessita. Quanto menos informação não-visual estiver disponível por detrás dos olhos mais informação visual será necessária. Quanto mais sentido os leitores atribuem para o que leem, menos informações visuais são necessárias. Em busca de conhecimentos prévios para lermos o texto Considerações sobre o estatuto de leitor crítico, de Dagoberto Buim Arena, apresento os aspectos gerais do texto. O artigo acadêmico Aspectos gerais do texto O capítulo 28 Considerações sobre o estatuto de leitor crítico, de Dagoberto Buim Arena, com 14 páginas, tem início na página 409 até a página 422 e faz parte do livro intitulado Formações de educadores: artes e técnicas, ciências políticas, impresso pela Editora UNESP na cidade de São Paulo em 2006, que conta com 640 páginas e tem como organizadora a professora e pesquisadora Raquel Lazzari Leite Barbosa. Esse livro é tema do VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores: Modo de ser: Artes e técnicas, Ciências e políticas, ocorrido na cidade de Águas de Lindóia-SP, no mês de setembro de 2005, e é destinado aos educadores das escolas pública e privada, desde a educação básica até a superior, o que inclui os formandos e pesquisadores da área.

7 O autor do artigo acadêmico Considerações sobre o estatuto de leitor crítico organizou o texto da seguinte maneira: Introdução, A tecnologia da escrita ocidental, A cultura impressa e os modelos de abordagem do escrito, O leitor sênior e os gêneros do discurso, A educação literária o leitor crítico, O leitor seletivo e refinado, Conclusão e Referências Bibliográficas. Estrutura e conteúdo do artigo acadêmico A Introdução tem início na página 409 com a explicação do autor, em primeira pessoa do singular, sobre a difícil tarefa de escrever acerca da constituição do leitor crítico sem definir de maneira clara e sucinta a existência dos atributos desse leitor que são constituídos num longo percurso do sujeito na escola e na sociedade. Nesse sentido, o autor aponta a dúvida que o fez refletir sobre o estatuto do leitor crítico: o complemento do verbo ler como complemento do leitor crítico. De acordo com Buim (2006), o verbo ler sempre será um verbo transitivo porque depende de um material escrito, de um gênero discursivo para estabelecer relações. Entretanto, o autor alerta para o fato de que a expressão leitor crítico é relativa, em meio à razoável estabilidade dos gêneros discursos e, portanto, das necessidades e motivos que levam o leitor a ler. No terceiro parágrafo é apresentada a síntese das partes que seguem a introdução e, no último, a explicação de que as formas ideais de leitor crítico podem variar de época para época e que essa expressão pode ceder lugar a outra, denominada pelo autor de leitor sênior, sempre considerando a inconclusibilidade do leitor e a instabilidade dos gêneros discursivos. As atitudes do leitor podem variar para cada movimento social. Para um grupo, a leitura crítica é a realizada com domínio de conhecimentos políticos e, para outro, o leitor ideal é o que lida com os diversos gêneros do discurso, o que inclui também a escrita dos gêneros. Em ambos os modos, as relações humanas estão presentes e podem fazer flutuar as possíveis idealizações de leitor crítico. No item A tecnologia da escrita ocidental é resgatado o sistema de escrita como invenção e reinvenção por aqueles que leem, porque o escrito é organizado pelo autor e reorganizado pelo leitor, que ao ler, se reorganiza intelectualmente. Buim (2006) cita as palavras alheias de Vigotski (2001) e se apropria das de McLuhan (1969) enquanto palavras alheias-próprias para explicar a mudança dos sentidos, dos modos e das formas da escrita a

8 cada nova geração e as transformações do pensamento do homem por meio da produção escrita de significados. O autor apresenta duas grandes transformações que ocorreram na história da leitura e nos modos de ler. A compreensão do mundo pelos ouvidos passou à compreensão do mundo pelos olhos e a leitura da escrita manuscrita para a escrita impressa. Em recuo, o autor faz uma citação de Eisenstein (1998) para comprovar a importância da imprensa que se configurou como uma revolução de nova tecnologia para a mudança do homem em relação à cultura e em relação às ideias. Destaca ainda a relevância dos estudos da autora citada a respeito do comportamento variável do leitor em relação aos materiais impressos e como as formas de uso do leitor são determinantes para a criação do escritor que, ao escrever, seleciona um gênero e pensa nos futuros leitores de seu texto. Ao apresentar o perfil de leitores dos textos literários, Buim (2006) nos remete à ideia enraizada ao longo da história de que o leitor crítico e pleno era o leitor de literatura. Uma nova citação em recuo de Eisenstein (1998) faz prosseguir a ideia de que os leitores literários e, portanto, considerados leitores ideias e críticos não foram, na França do século XVII, os trabalhadores, mas os ociosos que buscavam o prazer e o lazer mediante a leitura, uma ideia perpetuada séculos depois com o conceito de leitor que sabe fruir. (BUIM, 2006, p. 412) A maneira como o leitor é considerado pelas pesquisas e por muitos estudos que vinculam leitura e literatura é criticado pelo autor, que coloca em questão o que é ser leitor. Para resolver o problema de como o modo e o acesso da produção escrita afetam o pensamento do homem, o autor retoma Eisenstein (1998) que afirma pouco saber como os materiais impressos afetam o comportamento do homem e assegura, pelas palavras de Goody (1988), a evolução do modo de pensar pelo uso da língua e de suas diferentes formas escritas de manifestação, o que nos leva a pensar que a transição do leitor para leitor sênior está pautada na mudança dos processos cognitivos, a partir dos modos de operar os materiais impressos. Sobre isso, o autor defende que o uso das tecnologias, e entre elas a da língua escrita, transforma os processos cognitivos que podem contribuir [...] para a formação do leitor sênior, considerado, de certo modo, o leitor crítico. Para finalizar este item, o autor recupera as ideias dos autores citados e as conclusões realizadas ao longo do texto e, de acordo com as discussões realizadas até o momento, Buim (2006, p. 414) elabora a tese de que

9 [...] o leitor crítico, tal como foi construído pelos estudos do século XX, é resultado da ação do trabalho educativo específico em determinada área do saber ou das artes, e que o pressuposto para a elevação a essa categoria estaria na competência exigente de produzir leitura que seria a característica do leitor sênior. No último parágrafo de A tecnologia da escrita ocidental, o autor anuncia o próximo item que tratará sobre as características da formação do leitor crítico. O item A cultura impressa e os modelos de abordagem do escrito é iniciado com a distinção de dois modos de abordar o escrito: a atribuição do sentido e a tradução da escrita em sons, uma prática que perdurou por muito tempo, mas sabemos hoje que é inadequada para refletir sobre a formação do leitor. Buim (2006) cita Bajard (2002) e Foucambert (1998) para tratar a respeito do problema da prática de libertação do som. Discute, pela visão de Foucambert (1998), os três modelos de leitura: ascendente, descendente e interativo (que integra os dois outros modelos, separando o código do sentido), que, evidentemente, são opostos ao significado compreendido por Foucambert a respeito do que é interação e do que é ler. A partir da citação em recuo de Foucambert (1998), Buim (2006) enumera três afirmações importantes sobre o processo da leitura e escreve a própria compreensão acerca da leitura como relações estabelecidas entre sujeito e texto, ancoradas pelos conhecimentos por detrás dos olhos e em constante movimento, não apenas pela atribuição do sentido às marcas gráficas, mas pela transformação do próprio leitor. Diante desse processo de leitura, o autor critica o modo como a leitura é pensada e praticada na escola: uma leitura que somente avalia a relação entre perguntas (realizadas por outros) e respostas e não leva em consideração a mudança do pensamento do aprendiz e o desenvolvimento das novas funções psíquicas, capazes de modificar o cérebro e o modo de agir daquele que lê. Uma nova citação é introduzida. Foucambert (1998) busca em Goody e Vigotsky o apoio para argumentar a respeito do desenvolvimento do pensamento abstrato por meio da linguagem escrita e Buim (2006, p ) afirma com base nas proposições de Foucambert que o leitor crítico, em oposição a um leitor não crítico, seria o leitor que opera com a linguagem escrita em situações de elaborações do pensamento abstrato, consideradas superiores, a ponto de transformar o modo de pensar. Em O leitor sênior e os gêneros do discurso, o autor anuncia que fará neste tópico uma ligação entre as ideias de Foucambert e Bakhtin (2003) no que se refere ao leitor sênior. Se para Foucambert, o leitor juntamente com o uso da escrita opera de tal forma com o seu pensamento que é capaz de transformar a si mesmo e os outros, essa transformação só pode

10 ocorrer quando o sujeito lida com os gêneros primários e secundários, de acordo com a perspectiva bakhtiniana, e, principalmente, com os gêneros secundários, que se formam nas condições mais complexas de comunicação. A fim de validar essa conexão entre ambos os autores citados, Buim (2006) apresenta, nas palavras de Bakhtin (2003), a possível definição acerca da natureza dos gêneros do discurso. Para o autor do texto aqui analisado, a formação do leitor crítico ou leitor sênior, que transforma a si mesmo e os outros, tem as condições favoráveis para a produção da leitura e do pensamento reflexivo nas relações com os gêneros do discurso secundários e com os outros. O autor apresenta, ainda, a oposição existente entre o leitor sênior, homem de uma sociedade grafo-eletrônica e o leitor da antiguidade, apoiado na memorização e nos gêneros primários e orais. Face ao exposto, Buim (2006) afirma que ler é uma ação que envolve complexos mecanismos mentais, abstratos, construídos pelo aprendiz progressivamente [...] com funções construídas pela intenção de compreender e refletir. Esses mecanismos mentais e abstratos não são revelados ao outro com aspecto material, como, por exemplo, com a leitura oral decodificada, mas são organizados no cérebro do leitor como perguntas e respostas, responsáveis por organizar a própria compreensão e estabelecer ligações com o acervo cultural detrás dos olhos. Esses são os mecanismos que, ao encontro dos avanços tecnológicos, fazem do leitor um leitor crítico ou eficiente, produtor de novas formas de pensar. Diferentemente dessa linha de raciocínio, a afirmação de Colomer e Camps (2002), em citação recuada, aponta a descontextualização como fator que desvincula o pensamento da linguagem e que pode impedir o acesso aos níveis superiores de abstração. No último parágrafo desse item, o autor do texto faz uma discussão sobre as críticas realizadas ao leitor da tela do computador e, para entender o fundamento da crítica e demonstrar a instabilidade que há nela, Buim (2006) relembra a crítica feita à revolução do impresso com Gutenberg, que também utilizou de uma técnica desestabilizadora das velhas práticas e modificou a mentalidade do homem e as novas configurações sobre o modo de ler. Parece que outra revolução está acontecendo, conclui. O autor inicia o último item do seu artigo A educação literária o leitor crítico, o leitor seletivo e refinado, traçando os caminhos que tentam delinear o leitor crítico e, para isso, volta ao passado e compreende a expressão leitor crítico como o leitor seletivo e apreciador dos textos literários, vínculo esse estabelecido desde a revolução do material impresso em consonância com a disseminação da produção dos textos literários. Com isso, o

11 leitor, especificamente, o leitor crítico passou ser sinônimo de leitor dos gêneros literários e dos textos dos autores consagrados. Com as novas tecnologias, o conceito de leitor crítico caminha para a formação de um leitor de diferentes áreas e com variações de desempenho, visto que é improvável acreditar na existência de um leitor expert em todas as áreas. De acordo com Buim (2006, p. 421), há uma educação específica em cada área, mas não um leitor crítico com estatuto padrão e hegemônico. Na Conclusão, o autor revisa as teses anunciadas na introdução, na qual adiantou a instabilidade das características do leitor crítico como conceito criado histórico e socialmente e refaz todo o percurso, ao apontar objetivo de cada item abordado. Para finalizar, Buim (2006) afirma ser os gêneros do discurso o instrumento para a formação do leitor sênior, crítico e expert que muda constantemente. Nas Referências Bibliográficas, na página 422, são registrados todos os dados do texto dos autores citados: autor, título, cidade de publicação, editora e ano de publicação. O papel do autor na (trans) formação do leitor Para compreender o papel do autor na transformação do leitor busco apoio em Bakhtin (2003) e na perspectiva do gênero do discurso como pontapé inicial da mudança do sujeito. Buim (2006), ao ser convidado para compor o livro Formações de educadores: artes e técnicas, ciências políticas e solicitado a escrever sobre o estatuto do leitor crítico, teve a incumbência de adequar o seu discurso falar sobre o leitor crítico a um gênero, mais especificamente, o gênero aqui denominado como artigo acadêmico. Como o gênero do discurso é, para Bakhtin (2003), enunciados dos diferentes campos da atividade humana, Buim (2006) sendo professor universitário, pesquisador e colaborador de pesquisas 1, escreveu para os destinatários professores e pesquisadores o artigo acadêmico composto pelos três elementos defendidos por Bakhtin (2003): conteúdo, construção composicional e estilo. O conteúdo, embora tenha sido delimitado pelos organizadores do evento, expressa a trajetória dos estudos e pesquisas que o autor realiza e já realizou e a maestria com que ele diz o que deve dizer e o que quer dizer. Ainda que o artigo acadêmico tenha uma estrutura relativamente estável, a sua construção composicional demonstra as escolhas do autor e a composição em um gênero que apresenta determinada sequência de itens, mas que o autor 1 As informações sobre o autor foram pesquisadas através do Currículo Lattes/Plataforma Lattes no dia 20/10/2009.

12 organiza à sua maneira: introduz, desenvolve discussões e parte para a definição ou conclusão do tema. A composição à sua maneira ou o estilo é a marca individual que o autor deixa no seu texto, o como ele escreve e assim o faz porque domina a língua e suas variações. Partindo dos três elementos constitutivos dos gêneros, nesse caso, um gênero escrito e secundário, é possível refletir sobre os recursos utilizados pelo autor para interagir com o leitor do seu texto e transformá-lo, ou seja, desenhar pela forma escrita a dialética da leitura ao longo da história para que esse conhecimento chegasse até o leitor e o fizesse refletir, ao conectar os conhecimentos prévios aos novos conhecimentos advindos do texto escrito. A reprodução dos conhecimentos acumulados pela humanidade e a discussão desses conhecimentos pelo autor oferecem condições para o leitor se apropriar de novos conhecimentos e transformar as relações com o mundo e consigo mesmo. Face ao exposto, objetivo identificar o que ficou para trás de todo o detalhamento do artigo de Buim (2006): a intenção do autor em fazer um mapeamento para que o leitor seja capaz de alcançar a conclusão do texto ao utilizar a mesma linha de pensamento daquele que escreve. Para responder ao problema sobre o estatuto do leitor crítico ou o que é um leitor crítico, Buim (2006) realiza um percurso para resolver a questão posta, que tem início na introdução, quando anuncia o que vai fazer e qual a linha de pensamento a ser considerada, perpassa os tópicos ao longo do texto e é finalizada na conclusão. O autor trava um diálogo, em primeira pessoa, com o leitor e o direciona para as possíveis hipóteses refletidas pelo próprio autor, a partir dos estudos de outros autores. No item A tecnologia da escrita ocidental, Buim (2006) se apropria das ideias de Vigotski, McLuhan, Eisenstein e Goody e dialoga com esses autores, instaurando as palavras alheias dos outros e as palavras próprias-alheias que são ideias próprias constituídas e percebidas como ideias de outros. Há outros momentos, como, por exemplo, quando trata sobre a compreensão no decurso da história, o autor enuncia as palavras-alheias, que no instante da objetivação perdeu a referência e se tornou palavras-próprias, que vieram de leituras prévias de autores como Manguel, Chartier, Smith, entre outros. Assim como o autor, o leitor entra nesse processo de construção da subjetividade quando lê os textos dos autores, se apropria e objetiva também pelo escrito. Ao tratar sobre a escrita impressa, as formas de operar do homem e o comportamento do leitor em relação ao texto e a suas finalidades, Buim (2006) explica o que aqui neste artigo é visto claramente: As formas de usar, como leitor, o sistema de escrita orientam também a criação, pelo escritor, de determinados gêneros dirigidos a certos perfis de leitores. (BUIM,

13 2006, p ) Isso significa que o perfil do leitor os professores, pesquisadores e estudantes de licenciaturas do artigo em discussão influenciou a escolha do gênero artigo acadêmico feita por Buim (2006). Buim (2006) volta ao século XX e apresenta os laços existentes entre leitura e literatura, o que exime a leitura do povo por não se classificar na categoria ler literatura e consumir livros. Para um leitor mais experiente e conhecedor mínimo do assunto, o período por não ler literatura ou por não consumir livros, o povo nem pode ser leitor, muito menos leitor crítico, ou, como quero tratar aqui, leitor sênior (BUIM, 2006, p. 412) não soa como uma afirmação defendida por Buim (2006) já que, previamente, tratou sobre o ponto de vista literário e direcionou o leitor para os fatos históricos, fazendo-o compreender o texto na sua totalidade. Isso explica a significação que há no texto e não na frase. Após percorrer alguns fatos da história, o autor chama a atenção do leitor para o problema a ser buscado na conexão entre os modos de compreensão do escrito e o modo de pensar do homem, reposta ou indícios a serem encontrados na história da leitura, do livro e da literatura. Mais uma vez, o autor trata sobre o que também buscamos: como o autor, por meio do material escrito, afeta o modo de pensar do leitor, provocando mudanças no seu pensamento? Buim (2006, p. 412) utiliza as citações de alguns autores para provar ou avançar nas suas discussões ou como ele mesmo afirma à medida que o leitor se aprofunda no domínio do uso da língua, em suas diferentes manifestações, modifica seu próprio modo de operar o seu pensamento [...] Antes de atuar como autor ou escritor, Buim (2006) também é leitor de outros autores que utilizam a língua para produzir sentido. O leitor se apropria das palavras do outro, se apropria do sentido e utiliza a língua e a escrita para objetivar tudo o que aprendeu ou está a aprender. Todas as referências citadas no artigo em análise são, a princípio, discussões entre Buim (2006) e os outros autores. Quando o leitor mergulha no texto, ele também participa das discussões e coloca autores de outras experiências que já teve e que não estão citados no texto, mas fazem parte do seu pensamento, seja como palavras-alheias ou palavras próprias. No gênero, o foco não é apenas o conteúdo. A forma como o autor organiza o seu texto faz surgir marcas do estilo. É possível verificar a marca do estilo quando o autor no item A cultura impressa e os modelos de abordagem do escrito utiliza palavras que agem como metáforas é o caso de flashes, linkadas e relinkadas, na tentativa de se fazer entender pelo seu interlocutor. Ao delinear a leitura com bases nos seus estudos, o autor lança críticas à didática na escola que trabalha com a formação do leitor, ou melhor, com a não formação do leitor. Essa

14 crítica está fundamentada por tudo o que o autor entende ser leitura e língua, dito ao longo do texto com o apoio de autores tais como Foucambert, Vygotski, Eisenstein, Bakhtin e outros que não são referenciados no texto, mas que podem estar na cabeça do autor como palavraspróprias e identificadas pelo leitor que ainda mantêm na sua cabeça as palavras-próprias alheias. Em O leitor sênior e os gêneros do discurso, Buim (2006) cita Bakhtin e afirma que o gênero do discurso produz um diálogo entre os interlocutores capaz de transformar o próprio eu, o outro e o gênero. Mais adiante, quando o autor estabelece relações entre leitura e linguagem, de acordo com a perspectiva bakhtiniana e vygotskiana, realiza também uma analogia entre produzir leitura como visão virtual e estar diante da televisão, com o intuito de oferecer ao leitor formas de entender a visão virtual da leitura como uma lógica flexível de escolhas para criar o próprio texto. (BUIM, 2006) Buim (2006) se apropria também das ideias de Lévy sobre as críticas às tecnologias que superam as práticas antigas e esclarece ao leitor, por meio da comparação com o conflito gerado pela invenção de Gutenberg, a resistência às tecnologias atuais. Por fim, no último item abordado A educação literário o leitor crítico, o leitor seletivo e refinado, o autor trata com maiores detalhes sobre a definição criada de leitor crítico a partir da literatura, o que julga uma definição insuficiente visto o percurso que realizou para definir leitura, leitores, comportamentos e gêneros discursivos. O autor finaliza o texto com a discussão originária do problema e conclui que o estatuto de leitor crítico, criada pela visão literária de fundo histórico, não se sustenta, pelo contrário, o leitor crítico ou sênior é o que atua com diferentes gêneros discursivos de acordo com suas necessidades e interesses. O autor trilha na conclusão todos os caminhos percorridos no texto, todas as ideias defendidas e criticadas que oferecem uma provável resposta ao problema do texto. O problema não é somente do autor, o leitor na interação com o texto também compartilha do mesmo problema e espera, ao final do texto, poder elaborar a própria resposta com ajuda dos pressupostos teóricos e argumentos apresentados pelo autor e se apropriar de novos conhecimentos capazes de transformar a si mesmo e as relações com o mundo. Conclusão A fim de compreender o papel do autor na (trans) formação do leitor, foi verificada a relevância do gênero do discurso como elemento central para estabelecer a interação verbal

15 entre os interlocutores. Apoiados na perspectiva de escrita como produção do sentido e de leitura como atribuição do sentido, autor e leitor mergulham na verdadeira corrente comunicativa da linguagem: a língua com função social e movida pela interação verbal. O autor escreve quando tem algo a dizer a alguém, o seu destinatário, e utiliza do gênero discursivo para transmitir suas ideias e seus conhecimentos. O leitor tem a necessidade de conhecer e seleciona um gênero na busca de responder as suas dúvidas. Nesse processo de escrever e ler, o autor e o leitor estabelecem um diálogo por meio das palavras escritas. Primeiramente, foi apresentada a concepção de gênero discursivo como ação dialógica fundamentada na perspectiva bakhtiniana de linguagem e as concepções de estudiosos que tratam sobre a produção e leitura de textos. As ideias de homem, desenvolvimento cultural e aprendizagem, conceitos estudados pelos autores que fazem parte da Teoria Histórico- Cultural, também foram mencionados a fim de basear a transformação do sujeito por via humanização. Alguns apontamentos sobre a atividade de ler foram discutidos a partir dos estudos de Foucambert (1998), Smith (1989) e Eisenstein (1998) e colaboraram para compreender como o leitor age diante do texto. Posteriormente, a descrição do artigo acadêmico de Buim (2006) pareceu driblar o pensamento em voz alheia, entretanto, a atitude responsiva ocorreu no momento da leitura e a escrita foi refutada, confirmada, antecipada e complementada por ideias de outros. De acordo com Foucambert (1998, p. 111), um texto nunca existe sozinho, mas por referência, oposição ou contribuição a outros textos, com os quais ele abre um diálogo no mais das vezes implícito. O próprio artigo do autor explica o comportamento do leitor diante do texto e o papel do autor na transformação do leitor, por meio dos gêneros discursivos. Ao realizar a análise do artigo acadêmico de Buim (2006), uma ponte foi estabelecida para vincular as concepções de gênero, autor e leitor à forma, conteúdo e estilo que o autor utiliza na tentativa de fazer refletir e modificar o leitor. Referências ARENA, D. B. Considerações sobre o estatuto de leitor crítico. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.) Formação de educadores: artes e técnicas, ciências políticas. São Paulo: UNESP, BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, BAKHTIN, Mikhail. (V. N. Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995, p

16 FOUCAMBERT, J. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R. e LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4.ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: Universidade de São Paulo, 1988, p VYGOTSKY, L. S. El problema del entorno. (mimeo). Tradução cubana para o texto The problem of the environment. In: VAN DER VEER, R. e VALSINER, J. The Vygotsky Reader, 1994, p SITE

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público. Profa. Msc. Leila Márcia Elias

Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público. Profa. Msc. Leila Márcia Elias Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público O que é Relato de Experiência? Faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

O REGISTRO COMO INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR

O REGISTRO COMO INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR Título do artigo: O REGISTRO COMO INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR Área: Educação Infantil Selecionadora: Heloisa Magri 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 1 O registro do professor tem

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS?

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS? SEMINÁRIO DE PESQUISA OBJETIVO DEBATER E PROBLEMATIZAR QUESTÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INAFANTIL, BEM COMO ESTABELECER DIÁLOGO COM TEÓRICOS DA PEDAGOGIA, DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS Adailton Almeida Barros - adailton.almeida.barros@gmail.com (UNESPAR/FECILCAM) PIBID Subprojeto/Língua Inglesa

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA

LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA Casou-se em 1924. Pesquisou profundamente sobre o comportamento e desenvolvimento humanos. Dizia que o conhecimento é decorrente da interação da história social e pessoal. Escreveu

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

Como ler um artigo científico

Como ler um artigo científico Como ler um artigo científico Baseado no texto Leitura Eficiente de Artigos Científicos Dra. Renata Fortes (USP São Carlos) (http://www.cse.ogi.edu/~dylan/efficientreading.html) Disciplina: Metodologia

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MARÇO 2013 Expectativas de Aprendizagem de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática Pedagogia Profa. Luciana Miyuki Sado Utsumi Comunicação matemática e resolução de problemas PCNs, RCNEI e a resolução de problemas Consideram aspectos fundamentais, como: As preocupações acerca do ensino

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

7 Conclusões e caminhos futuros

7 Conclusões e caminhos futuros 7 Conclusões e caminhos futuros Esta pesquisa teve como objetivo estudar a interação em um fórum de discussão online de um curso híbrido de formação de professores de inglês, com ensino presencial e a

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste documento é informar a estrutura e a informação esperadas num texto de Trabalho de Graduação. O conteúdo do texto deverá ser

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES ANÁLISE DE REQUISITOS PARA RELATOR E AVALIADOR DA BANCA EXAMINADORA ESBOÇO ESQUEMÁTICO CONSIDERAÇÕES INICIAIS Esta breve análise pretende abordar

Leia mais

Apresentação de Seminário

Apresentação de Seminário UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Campus de Marília Departamento de Ciência da Informação Apresentação de Seminário Profa. Marta Valentim Marília 2012 Introdução O seminário

Leia mais

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Em ação! PARTE 1: (5 minutos) Procure alguém que você não conhece ou que conhece

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

O que há de diferente no Common Core? Susan Pimentel

O que há de diferente no Common Core? Susan Pimentel O que há de diferente no Common Core? Susan Pimentel 2 Menor número de parâmetros, mais exigentes e mais claros As deficiências mais comuns dos 3 parâmetros estaduais tradicionais Deficiência Familiar:

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA Profª. Ms. Marilce da Costa Campos Rodrigues - Grupo de estudos e pesquisas em Política e Formação Docente: ensino fundamental

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Hans J. Vermeer Skopos and commission in translational action

Hans J. Vermeer Skopos and commission in translational action Hans J. Vermeer Skopos and commission in translational action 1 Synopsis? Introdução de conceitos importantes para a Skopostheorie de Vermeer: Skopos - termo técnico para o objectivo ou propósito da tradução;

Leia mais

A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA: PRÁTICAS CONJUNTAS

A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA: PRÁTICAS CONJUNTAS A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA: PRÁTICAS CONJUNTAS ROCHA, Wanessa Cristina Manhente 1 ; NASCIMENTO, Juliana Barbosa 2 ; COSTA, Keila Matida de Melo 3 ; ELIAS, Carime Rossi 4 Palavras-chaves: Linguagem.

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Capítulo 1 x Você está aqui. IÉIA GERAL E SEUS TÓPICOS COMPREENENO E PRATICANO A partir deste momento, vamos trilhar um caminho que vai levá-lo a redigir organizadamente. Há muitas formas de se alcançar

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

LEITURA E ESCRITA: HABILIDADES SOCIAIS DE TRANSCREVER SENTIDOS

LEITURA E ESCRITA: HABILIDADES SOCIAIS DE TRANSCREVER SENTIDOS LEITURA E ESCRITA: HABILIDADES SOCIAIS DE TRANSCREVER SENTIDOS Driely Xavier de Holanda Kátia Fabiana Lopes de Goes Valmira Cavalcante Marques Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba

Leia mais

Novas possibilidades de leituras na escola

Novas possibilidades de leituras na escola Novas possibilidades de leituras na escola Mariana Fernandes Valadão (UERJ/EDU/CNPq) Verônica da Rocha Vieira (UERJ/EDU/CNPq) Eixo 1: Leitura é problema de quem? Resumo A nossa pesquisa pretende discutir

Leia mais

ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA).

ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA). ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA). Alinne da Silva Rios Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: alinnerios@hotmail.com Profa. Ms. Leila

Leia mais

REVEL NA ESCOLA: LINGUÍSTICA APLICADA A CONTEXTOS EMPRESARIAIS

REVEL NA ESCOLA: LINGUÍSTICA APLICADA A CONTEXTOS EMPRESARIAIS MÜLLER, Alexandra Feldekircher. ReVEL na Escola: Linguística Aplicada a Contextos Empresariais. ReVEL. v. 11, n. 21, 2013. [www.revel.inf.br]. REVEL NA ESCOLA: LINGUÍSTICA APLICADA A CONTEXTOS EMPRESARIAIS

Leia mais

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e Apresentação Este livro tem o objetivo de oferecer aos leitores de diversas áreas do conhecimento escolar, principalmente aos professores de educação infantil, uma leitura que ajudará a compreender o papel

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

RESUMOS DE PROJETOS... 1202 RELATOS DE EXPERIÊNCIA... 1205 ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 1207

RESUMOS DE PROJETOS... 1202 RELATOS DE EXPERIÊNCIA... 1205 ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 1207 1201 RESUMOS DE PROJETOS... 1202 RELATOS DE EXPERIÊNCIA... 1205 ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 1207 1202 RESUMOS DE PROJETOS ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LETRAS: IDENTIDADES E CRENÇAS

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Susana Lazzaretti Padilha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus Cascavel susana.lap@hotmail.com

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Métodos qualitativos: Pesquisa-Ação

Métodos qualitativos: Pesquisa-Ação Métodos AULA 12 qualitativos: Pesquisa-Ação O que é a pesquisa-ação? É uma abordagem da pesquisa social aplicada na qual o pesquisador e o cliente colaboram no desenvolvimento de um diagnóstico e para

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento

O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento A contribuição do interesse e da curiosidade por atividades práticas em ciências, para melhorar a alfabetização de

Leia mais

Unidade 9: Diálogos deliberativos

Unidade 9: Diálogos deliberativos Unidade 9: Diálogos deliberativos Como podemos utilizar as sínteses de evidências? Informar os grupos de interesse Divulgação da síntese de políticas Informações adaptadas derivadas da síntese Meios de

Leia mais

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR Alexsandro de Melo Silva 1, Leon Cavalcante Lima², Arlyson Alves do Nascimento 3. ¹Instituto Federal de

Leia mais

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa Situação 4 HQ Recomendada para 7a/8a ou EM Tempo previsto: 4 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Apresentação Histórias em quadrinhos (HQ), mangás e tirinhas

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Aula Anterior. Capítulo 2

Aula Anterior. Capítulo 2 Capítulo 2 Clique Ciclo para de Vida editar e o estilo do Organização título do mestre Projeto O Ciclo de vida do projeto Características do ciclo de vida do projeto Relações entre o ciclo de vida do projeto

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

O TEXTO COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA

O TEXTO COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA O TEXTO COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA Maria Lúcia C. Neder Como já afirmamos anteriormente, no Texto-base, a produção, a seleção e a organização de textos para a EAD devem

Leia mais

Preparação do Trabalho de Pesquisa

Preparação do Trabalho de Pesquisa Preparação do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Pesquisa Bibliográfica Etapas do Trabalho de Pesquisa

Leia mais

PESSOAS ORGANIZACIONAL

PESSOAS ORGANIZACIONAL #7 #8 CULTURA GESTÃO DE PESSOAS ORGANIZACIONAL ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição de cultura 3. A cultura organizacional 4. Níveis da cultura organizacional 5. Elementos da cultura organizacional 6. Dicas

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções:

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: PROJETO DE PESQUISA Antonio Joaquim Severino 1 Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: 1. Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho

Leia mais