Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente"

Transcrição

1 Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Tutorial Editor-Gerente AGOSTO 2015

2 Editor-Gerente Configurando as ferramentas Este tutorial apresenta 5 grandes grupos de configuração e outras ferramentas: Seções: Inclusão, edição e exclusão de seções da revista. Expediente: Criação do expediente da revista. Formulário de avaliação: Criação de formulários de avaliação. Idiomas: Definição dos idiomas de apresentação do sistema para o usuário. s: Administração dos s automatizados do fluxo editorial

3 Editor-Gerente Configurando as ferramentas Ferramenta SEÇÕES Título da seção: nome da seção. Abreviatura: abreviatura da seção, que facilitará identificá-la no sistema. Políticas da seção: espaço para descrever o conteúdo da seção. Formulário de avaliação: permite escolher um formulário específico, se for o caso. -Indexação: informações para orientação da coleta dos dados. -- Restrições: restringe as submissões a editores e editores de seção. Contador de Palavras: limita o número de palavras do resumo. Sumário e Sobre: configura como a seção entrará no sumário e no menu Sobre. Editores de Seção: designa um editor para a seção que criada.

4 A definição das seções que a revista terá é configurada em Seções. É aqui que as criamos, editamos ou excluímos.

5 2. 1. A seção Artigo já está criada. Para criar uma nova, como Resenhas e Revisão de Literatura, Estudos, Relatórios de Pesquisa, Editorial, Resumos de Teses ou Dissertações, Entrevistas, Dossiê, Temas Livres, clicar em 1. Incluir seção. Utilizaremos os campos da 2. ação para editar, excluir ou ordenar.

6 1. 2. Se a seção tiver um formulário de avaliação específico, 1. selecioná-lo. Em caso de editoriais e apresentação, não são necessário 2. avaliadores, nem 3. resumos. Em caso de resenhas, também se deve marcar: 3. não exigir resumos 3.

7 1. 2. Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) 4. Não existe na versão em que utilizamos no portal de treinamento 3. Um comentário conciso deverá ser preenchido no 1. metadado. Marcar a 2. restrição para especificar se é uma seção específica para editores (Editorial, Apresentação, etc.) Após o cadastro dos editores em Expediente, a relação de editores aparecerá nos Editores de seção disponíveis, permitindo clicar no link 3. INCLUIR que aparecerá em Ação. O editor inserido aparecerá em Editores desta seção. Marcar se o editor da seção estará autorizado a 4. edição e avaliação nesta seção. Se marcado, poderá editar e indicar avaliador.

8 Editor-Gerente Configurando as ferramentas Ferramenta EXPEDIENTE Registro: define se o expediente será elaborado automaticamente pelos sistema, a partir dos papéis, ou se o Editor-Gerente criará o expediente manualmente. Criação manual do expediente: o Editor-Gerente monta o expediente criando cargos e incluindo membros. Para criar o expediente, é necessário que os membros estejam cadastrados na revista.

9 A nomeação de todos os membros do fluxo editorial que aparecerá no menu SOBRE é feita no Expediente.

10 2 1 3 É importante 1. registrar se a equipe editorial que aparecerá em 2. Sobre a Revista será composta automaticamente pelo sistema, a partir dos papéis definidos pelo Editor-Gerente, ou se o Editor- Gerente montará a lista manualmente. Para montar a lista manualmente, clicar em 3. criar cargo/título para a equipe editorial

11 3 1 2 Título do papel editorial ou de um novo campo, como Comitê Científico Aqui é possível criar papéis para a 1. Equipe Editorial e 2. novos campos que farão parte do Equipe em Sobre a revista (Contato e Equipe Editorial já foram criados pelo sistema), por exemplo: Equipe técnica, conselho consultivo, comitê editorial, comitê científico, etc. Definir se os 3. s serão divulgados junto à relação dos membros.

12 Após a criação dos papéis da Equipe Editorial, será necessário incluir os 1. membros. É possível 2. editar o papel criado, 3. excluí-lo, ou 4. definir a ordem na relação que ficará online

13 1 Ao clicar em 1. incluir membro, será possível escolher na lista de usuários cadastrados na revista. Só se pode incluir membro já cadastrado no sistema.

14 1 Basta localizar o nome na lista e clicar em 1. incluir o membro. Na tela seguinte será possível incluir mais membros.

15 Editor-Gerente Configurando as ferramentas Ferramenta FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO Criação: cria formulários de avaliação que servirão de ferramenta para a apresentação do resultado da avaliação à revista. Edição de campos: cria e edita campos de diversos tipos para a auxiliar o avaliador/parecerista.

16 Os formulários de avaliação que auxiliam o parecerista (avaliador) é feito em Formulário de avaliação.

17 1 É possível criar vários formulários; por exemplo, um para cada seção. Clicar em 1. criar novo formulário.

18 1 2 Primeiro criamos o formulário, dando um 1. título. Uma descrição é desejável e poderá funcionar como lembrete. Depois 2. salvar, para que o sistema habilite os demais campos

19 1 Clicar em 1. editar para criar os campos do formulário.

20 1 Clicar em 1. campos para abrir a página de configuração dos tipos.

21 1 2 Certifique-se de que está editando o formulário correto no 1. menu de navegação. Depois clique em 2. criar novo campo.

22 1 2 3 O formulário é criado campo a campo (pergunta a pergunta). Escreva a primeira 1. pergunta e especifique a sua 2. obrigatoriedade. Em seguida, defina o 3. tipo (detalhes no próximo slide). Este tutorial criará um campo de seleção, um botão de rádio e um menu de opções.

23 Editor Gerente Configurando as ferramentas Os tipos de campos do formulário de avaliação são: Texto curso cria uma caixa de texto curta, com limite de 40 caracteres, incluindo o espaço. Texto em uma linha cria uma caixa de texto longa, com limite de 120 caracteres, incluindo o espaço, em uma única linha. Texto longo cria uma caixa de texto multilinha sem limite de tamanho. Próprio para campos como Comentários. Campo de seleção cria uma ou mais opções de resposta, permitindo a marcação de mais de uma resposta. É necessário criar as opções. Botão de rádio cria duas ou mais opções de resposta, permitindo a marcação de apenas uma resposta. É necessário criar as opções. Campo de menu de opções cria uma lista de respostas, permitindo a escolha de somente uma. É necessário criar as opções.

24 Escreva a 1. pergunta e especifique a sua 2. obrigatoriedade. Em seguida, escolha o 3. botão de rádio e clique em 4. incluir opção de resposta.

25 4 1 3 É possível criar uma opção com 1. uma só palavra ou com 2. uma frase inteira. Também é possível 3. excluir opções e alterar a 4. ordem em que as opções aparecerão na tela. Sempre 5. salvar para a próxima tela. 2 5

26 As telas são idênticas ao botão de rádio, apenas a visualização do formato será diferente.

27 As telas são idênticas. Apesar de a visualização do formato ser parecida com o botão de rádio, a forma de resposta será diferente.

28 É possível 1. editar, excluir ou reordenar os campos, bem como 2. copiar uma ou mais de uma pergunta para outro formulário. Para tanto, basta 3. marcar a pergunta e clicar em 4. copiar. Clique em 5. visualizar para ver como ficou o formulário.

29 Aparência do formulário.

30 Editor-Gerente Configurando as ferramentas Ferramenta IDIOMAS Define os idiomas nos quais o portal da revista será apresentada aos usuários.

31 Aqui definimos as opções de idiomas.

32 1 Marcar as opções de idioma para a página da revista. Definir o 1. idioma principal, que será o padrão exibido sempre que um usuário entrar na página.

33 A caixa IDIOMA, com o menu de opção apresentará os idiomas selecionados.

34 Editor-Gerente Configurando as ferramentas Ferramenta S Permite visualizar e editar os s padrão do sistema, que serão enviados no fluxo editorial.

35 É possível visualizar e editar os s do sistema.

36 Aqui definimos as opções de s.

37 Uma breve apresentação do é exibida na 1. parte superior. Os conteúdos podem ser alteradas, mas o 2. vocabulário restrito - entre chaves {$código} ; {#código} ) jamais pode ser modificado ou excluído.

38 Editor-Gerente Configurando as ferramentas PRÓXIMA AULA: Outras ferramentas (passeio para apresentação): navegador de arquivos; ferramenta de leitura; estatísticas; plugins; importar/exportar Cadastramento de usuários

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Manual Criação de Formulário de Avaliação

Manual Criação de Formulário de Avaliação Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Criação de Formulário de Avaliação Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2013 Formulário de Avaliação

Leia mais

Manual para Submissão de Textos no SEER (Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas)

Manual para Submissão de Textos no SEER (Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas) Manual para Submissão de Textos no SEER (Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas) O objetivo deste manual é capacitar pesquisadores e autores que desejam submeter seus textos à revista Horizonte

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

CASOS: 1. SUBMISSÃO ARQUIVADA - EXCLUIR - INCLUIR EM OUTRO NÚMERO/VOLUME

CASOS: 1. SUBMISSÃO ARQUIVADA - EXCLUIR - INCLUIR EM OUTRO NÚMERO/VOLUME CASOS: 1. SUBMISSÃO ARQUIVADA - EXCLUIR - INCLUIR EM OUTRO NÚMERO/VOLUME 2. EDIÇÕES 2.1. INCLUIR EDIÇÃO 2.2. NOTIFICAR USUÁRIOS 2.3. ANTERIORES 2.4. FUTURAS 2.2. DESPUBLICAR EDIÇÃO A página inicial do

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

O Editor também agenda as submissões para publicação, organiza o Sumário e publica a edição, como parte do Processo de Publicação.

O Editor também agenda as submissões para publicação, organiza o Sumário e publica a edição, como parte do Processo de Publicação. Editores O Editor administra todo o processo editorial e de publicação. O Editor define, em conjunto com o Editor Gerente, as políticas e procedimentos utilizados na revista, em Configuração da revista.

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Tutorial [ cadastro de usuário e submissão de artigo ] [ ]

Tutorial [ cadastro de usuário e submissão de artigo ] [   ] Tutorial [ cadastro de usuário e submissão de artigo ] [ www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br ] Tutorial [ cadastro de usuário e submissão de artigo ] Fazendo o cadastro slide 3 Efetuando a submissão slide

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente"

Manual de Acesso ao Moodle - Discente "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso localizado

Leia mais

EXERCÍCIOS. Exercícios AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

EXERCÍCIOS. Exercícios AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO EXERCÍCIOS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Exercícios Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Definição de Exercícios 2. Como criar um Exercício 3. Como editar um Exercício já criado 2

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema

Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2012 Para incluir Equipe

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

SEER. Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS NO SEER. O tutorial 19/05/2008. de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2)

SEER. Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS NO SEER. O tutorial 19/05/2008. de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS NO SEER Você conhece o? Bem-vindo aos 5 passos de submissão de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Processo de submissão Visão geral dos passos de submissão PASSO 1 Iniciar submissão PASSO 2 Inclusão

Leia mais

Manual processo editorial

Manual processo editorial Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual processo editorial Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2012 Sumário Submissão do manuscrito pelo Autor

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

Base de Conhecimento no SEI/UFMT

Base de Conhecimento no SEI/UFMT Base de Conhecimento no SEI/UFMT Esse documento visa instruir sobre a utilização de bases de conhecimento no SEI/UFMT, conforme os seguintes tópicos: O que é "Base de Conhecimento"? 1 Como visualizar as

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5 Índice 1. Introdução 3 1.1. O que fazer primeiro? 3 2. Cadastro de produtos e serviços 4 3. Cadastro de status da proposta 5 4. Como incluir uma proposta comercial 6 4.1. Alterando informações comerciais

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Este manual tem como objetivo auxiliar o docente na utilização do Portal Acadêmico, permitindo o acesso as rotinas acadêmicas através de ambiente WEB, flexibilizando

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

TUTORIAL. Fórum dediscussão. (papelestudante) AVA/UNESP. (versão3.3)

TUTORIAL. Fórum dediscussão. (papelestudante) AVA/UNESP. (versão3.3) TUTORIAL Fórum dediscussão (papelestudante) AVA/UNESP (versão3.3) Livro Moodle/UNESP (versão 3.3) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Sandro Roberto Valentini Vice-Reitora Sérgio

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND 1 Índice Introdução... 3 Gerenciar CND... 4 Agendar CND...5 Relação de CND...6 Download...6 Publicar...7 Excluir...8 Visualizar...8 Inclusão Manual...8 Emissão Rápida...9

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Enquete Parte II Inserindo questões

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Enquete Parte II Inserindo questões possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Enquete Parte II Inserindo questões República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 3www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP HABITACIONAL

www. inf.br Outubro/2008 3www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP HABITACIONAL 3 www. HABISP. Outubro/2008 inf.br TREINAMENTO HABISP MÓDULO CADASTRO HABITACIONAL 1 FICHA DE CADASTRO HABITACIONAL O acesso ao instrumental de cadastro pode ser feito de duas formas. Conforme as figuras

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

PORTAL PCRJ. guia rápido

PORTAL PCRJ. guia rápido Antes de começar Certifique-se de que a opção Alternar controles de edição esteja marcada para ter um preview das alterações que estão sendo realizadas na página. A maioria das operações será realizada

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 Sumário APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 NÍVEIS DE ACESSO SEGURANÇA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 DADOS PESSOAIS - ALTERAÇÃO DO PRÓPRIO CADASTRO...9

Leia mais

SAGUI : MÓDULO CARGOS E FUNÇÕES. ~~~~~ Gestor do Módulo Cargos e Funções ~~~~~

SAGUI : MÓDULO CARGOS E FUNÇÕES. ~~~~~ Gestor do Módulo Cargos e Funções ~~~~~ SAGUI : MÓDULO CARGOS E FUNÇÕES ~~~~~ Gestor do Módulo Cargos e Funções ~~~~~ Fevereiro 2017 2 Conteúdo 1. Lista de termos utilizados: esclarecimento de termos utilizados no manual...3 2. Módulo Cargos

Leia mais

Figura 1 Tela de Edição da Disciplina

Figura 1 Tela de Edição da Disciplina TAREFA Para criar uma Tarefa, selecione a opção ATIVAR EDIÇÃO e vá ao tópico ou unidade desejada, clique em ACRESCENTAR UMA ATIVIDADE OU RECURSO e selecione o tipo de tarefa que desejar. Figura 1 Tela

Leia mais

Sistema de Marcação de Consulta

Sistema de Marcação de Consulta Sistema de Marcação de Consulta Sumário 1. CADASTRO 2 a. CADASTRO DE HOSPITAL i. HOSPITAL ii. IMAGEM iii. JUNTA MÉDICA b. CADASTRO DE PLANO DE SAÚDE c. CADASTRO DE ESPECIALIDADE d. CADASTRO DE MÉDICO i.

Leia mais

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor Manual do Usuário - Produtor 1 2 Material de Treinamento AgriTrace Rastreabilidade Vegetal Produtor: Cadastro e Expedição. Versão 1.0 3 4 1. OBJETIVO... 6 2. APLICAÇÕES/ LOCALIDADES... 6 3. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Sistema SIEC Manual Operacional

Sistema SIEC Manual Operacional Sistema SIEC Manual Operacional Universidade do Estado de Mato Grosso * Este manual esta disponível via sistema através do menu relatórios (Manual do Usuário). 1 O SIEC (Sistema de Inscrição para Eventos

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Autor. Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2013

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Autor. Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2013 Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Autor Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2013 Sumário Sobre a função Autor 3 Submissão do manuscrito

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

Manual de utilização Zeus Direto

Manual de utilização Zeus Direto Manual de utilização Help Desk Unidade de Negócios D. Center 1 1. Configurando o Sistema... 3 2. Descritivo das Funções... 4 Diretório de Pedidos... 4 Diretório de Retornos... 5 3. Reativação de Arquivos...

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Atualização de Cadastros de Funcionários

Atualização de Cadastros de Funcionários Atualização de Cadastros de Funcionários Atualização de Cadastros de Funcionários Agora os clientes dos escritórios contábeis, além de incluir novos funcionários, poderão realizar a atualização das informações

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor Manual do Usuário - Produtor 1 2 Material de Treinamento AgriTrace Rastreabilidade Vegetal Produtor: Cadastro e Expedição. Versão 1.1 3 4 1. OBJETIVO... 6 2. APLICAÇÕES/ LOCALIDADES... 6 3. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS Tutorial SUBMISSÃO DE ARTIGOS Bem-vindo aos 5 passos de submissão de artigos no Sistema D Eletrônico de Editoração de Revistas Powered by Conteúdo do Tutorial Este tutorial apresenta a simulação dos passos

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Tutorial do Portal do Docente

Tutorial do Portal do Docente Tutorial do Portal do Docente Este Tutorial tem como objetivo auxiliar o docente na utilização do Portal do Docente, permitindo o acesso as rotinas acadêmicas através de ambiente WEB, flexibilizando e

Leia mais

Para acessar o diário de classe, você deverá acessar o Sistema Acadêmico menu Professor submenu Diário de Classe. (Figur a 1)

Para acessar o diário de classe, você deverá acessar o Sistema Acadêmico menu Professor submenu Diário de Classe. (Figur a 1) Plano de Curso O Plano de Curso é uma funcionalidade do Diário de Classe, que tem como finalidade possibilitar o preenchimento online dos elementos previstos para acompanhamento acadêmico da turma ministrada

Leia mais

Tutorial do novo módulo Conteúdo do Portal Publicação de Documentos

Tutorial do novo módulo Conteúdo do Portal Publicação de Documentos Tutorial do novo módulo Conteúdo do Portal Publicação de Documentos Clique para adicionar texto José Maria Reis e Tássio Campos Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da DGTI Localização Dentro do SUAP,

Leia mais

Document Portal 1. Document Portal

Document Portal 1. Document Portal 1 O da Lexmark oferece uma maneira de utilizar formulários nos seus negócios. Configure para a tela de toque, selecione os documentos e pressione Iniciar. O é uma solução de software que oferece funcionalidade

Leia mais

Como configurar o computador para impressão de etiquetas e formulário de 40 colunas

Como configurar o computador para impressão de etiquetas e formulário de 40 colunas DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB APLICATIVO IMPETIQ Procedimento Gestor PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº Versão do Documento Nº 1.0 Data da Revisão 06/09/2016 Data de Publicação 06/09/2016

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND 1 Índice Introdução... 3 Gerenciar CND... 4 Agendar CND...5 Relação de CND...6 Download...7 Publicar...7 Excluir...8 Visualizar...8 Inclusão Manual...8 Emissão Rápida...9

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Como realizar uma avaliação de desempenho no SIRH Metadados

Como realizar uma avaliação de desempenho no SIRH Metadados Como realizar uma avaliação de desempenho no SIRH Metadados Número do Artigo: 2929 Classificação: Não classificado Última Atualização: Thu, Jul 13, 2017 10:52 AM Acesse: > Menu: Cadastramento / Pessoas

Leia mais

Processo de submissão

Processo de submissão Processo de submissão O autor deve iniciar sua interação com a revista na página de cadastro Visão geral dos passos de submissão PASSO 1 Iniciar submissão PASSO 2 Inclusão de metadados PASSO 3 Transferência

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR

M A N U A L D O ADMINISTRADOR M A N U A L D O ADMINISTRADOR O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico) para consulta via internet. E-SIC Versão 1.06 Sumário Introdução

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

4 Entre em contato com a equipe de suporte pelo telefone (11) ou pelo e informe o ocorrido.

4 Entre em contato com a equipe de suporte pelo telefone (11) ou pelo  e informe o ocorrido. 1 1. Dúvidas Gerais 1.1. Não recebi o e-mail de confirmação Aguarde por volta de 15 minutos e verifique sua caixa de entrada, caso ainda não tenha recebido verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico.

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

AUTOR. Tutorial para utilização da plataforma OJS 3.01 do Portal de Periódicos da UFT

AUTOR. Tutorial para utilização da plataforma OJS 3.01 do Portal de Periódicos da UFT AUTOR Tutorial para utilização da plataforma OJS 3.01 do Portal de Periódicos da UFT SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER-OJS 3.0 Esta é a atualização de software mais abrangente, uma vez

Leia mais

Manual do Aplicativo de Configuração

Manual do Aplicativo de Configuração Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores

Leia mais

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Caminho: Configurações > Campos Adicionais>Campos Adicionais OS Referência: FOS24 Versão: 2018.12.03 Como Funciona: Através do sistema é possível

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

TUTORIAL FGV WIKI Professor

TUTORIAL FGV WIKI Professor TUTORIAL FGV WIKI Professor 1. Cadastro Para ser cadastrado no http://wiki.fgv.br o usuário será convidado a participar de um projeto Wiki ou em outros casos será cadastrado previamente com os mesmos dados

Leia mais

Pesquisa de Satisfação - MicrovixERP. Visão Geral sobre o tutorial Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação - MicrovixERP. Visão Geral sobre o tutorial Pesquisa de Satisfação Tutorial Pesquisa de Satisfação - MicrovixERP Visão Geral sobre o tutorial OS 60212 Cadastro da ŀtutorial Este tutorial tem por objetivo esclarecer a nova rotina de pesquisa de satisfação que visa levantar

Leia mais

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67 Manual do Sistema Desenvolvido por: Página 1 de 67 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. CADASTRAR ESCRITÓRIO... 4 3. ACESSAR O IADOC... 5 3.1 LOGIN... 5 4. TELA PRINCIPAL... 7 5. PROCESSO...10 5.1 CADASTRAR

Leia mais

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0 Guia do Usuário Portal Web: Foxwin-Acesso Assunto: Guia do Usuário Portal Web Produto: Foxwin-Acesso Versão Doc.: 1.0 Data: 26/09/2017 ÍNDICE 1. Introdução ao Portal Web... 1 2. Solicitação do 1º acesso...

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Universidade Federal do Espírito Santo Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Núcleo de Processamento de Dados Maio/2012 Apresentação O presente tutorial visa explicar

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS):

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS): PROCESSO PARA CADASTRAMENTO DE DEPENDENTES 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Dados Cadastrais Servidores e Dependentes

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

Resumo de operação do site ARTESPAÇO IMÓVEIS PENÁPOLIS (admin)

Resumo de operação do site ARTESPAÇO IMÓVEIS PENÁPOLIS (admin) Resumo de operação do site 1 Índice Acessando o admin:... 3 Tela inicial... 3 Resumo das funções do administrador:... 4 Sobre nós... 4 Clientes... 5 Características... 7 Incluindo Imóveis... 8 Editando

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

Gerador de Relatório do PPD. SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0

Gerador de Relatório do PPD. SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0 Gerador de Relatório do PPD SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0 Ago2017 Guia Rápido SVMPS1 Manual Bem Vindo / Sobre este documento A aplicação é para emitir relatório de faturamento da conta de ar condicionado

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

ENVIO DE . Envio de AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

ENVIO DE  . Envio de  AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO ENVIO DE E-MAIL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Envio de E-mail Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. E-mail 2. Como enviar um e-mail. 2 1. E-mail Utilizar o AVA 1, Ambiente Virtual de Aprendizagem,

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais