Obtenção de Estimativas para Amostragem Estratificada para Verificar a Disciplina de Estatística em Outros Cursos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Obtenção de Estimativas para Amostragem Estratificada para Verificar a Disciplina de Estatística em Outros Cursos"

Transcrição

1 Obtenção de Estimativas para Amostragem Estratificada para Verificar a Disciplina de Estatística em Outros Cursos Analu Cabral de Medeiros, 2 Aline Carla da Silva, 3 Kleber N. N. O. Barros UEPB/CCT/DE/ Bolsista PIBIC- Rua Baraúnas, 35, , Campina Grande - PB, Tel/fax: (83) analucabralm@hotmail.com 2 UEPB/CCT/DE/ Estudante - Rua Baraúnas, 35, , Campina Grande - PB, Tel/fax: (83) aline.not@hotmail.com 3 UEPB/CCT/DE/ Prof. Assistente Rua Baraúnas,35, ,Campina Grande - PB, Tel/fax: (83) napoleaok@hotmail.com RESUMO O plano de amostragem aleatória estratificada é utilizado com frequência nas mais variadas pesquisas, sejam elas de ordem qualitativa ou quantitativa. Dentre as aplicações da amostragem estratificada (AE) se destacam pesquisas de agrícolas, florestais (Péllico Neto & Brena, 997). Nesse plano de amostragem são produzidas variáveis auxiliares, onde são extraídas informações que reduzem as variâncias e aumentam a precisão das estimativas dos parâmetros. Com base na amostragem estratificada realizamos uma pesquisa para verificar algumas questões, como aprendizado e aceitação dos alunos em relação a disciplina de estatística para os cursos da área saúde e exatas; utilizando os estimadores tipo razão e regressão, analisaremos a relação entre as variáveis do estudo em questão. E conseguimos verificar alguns resultados como que a maior parte dos entrevistados disseram que a metodologia utilizada pelos docentes favorece na aprovação,e que a disciplina de Estatística tem uma importância grande para o seu curso PALAVRAS CHAVE: Amostragem Estratificada, Estimador tipo Razão, Estimador tipo Regressão. INTRODUÇÃO Quando uma população em estudo se divide em sub-populações ou estratos, é normal que a variável em estudo não seja homogênea entre eles, porém esse comportamento pode estar presente dentro de cada estrato. Dessa forma, a retirada da amostra uniforme por meio de sorteio poderia comprometer os resultados obtidos. Quanto menor a amostra maior seria a sua influência em relação ao total. Para evitar esse tipo de ocorrência adotamos um plano amostral estratificado em uma pesquisa realizada, tendo como população os centros CCBS e CCT do Campus I da UEPB; onde a estratificação foi feita por curso. Partindo do ponto que a disciplina de Estatística é utilizada na grande maioria dos cursos de todas da universidade. Realizamos um estudo a fim analisar o aprendizado dos alunos e a aceitação da disciplina nos cursos, levando em consideração a metodologia utilizada pelo docente, utilizando como instrumento de medida um questionário com cinco perguntas.

2 METODOLOGIA Criamos um questionário com o objetivo de sabermos a situação dos alunos que cursam a disciplina relacionada à estatística básica, estatística descritiva ou bioestatística. A partir desse questionário prosseguimos em algumas etapas: i. Entrevista com alunos das áreas que a estatística é aplicada; ii. Estratificação por curso; iii. Modelagem de Dados; iv. Tabulação dos dados (media variância e intervalo de confiança) v. Criação de gráficos; vi. Analise dos dados; Para fazermos a análise dos dados utilizamos a amostragem estratificada, que nos possibilita verificar melhor cada média, cada variância e seus intervalos de confiança. Quando duas ou mais variáveis são obtidas por questionário, o pesquisador pode se interessar por relacioná-las de alguma forma. Assim, se utiliza uma variável auxiliar, para melhorar as estimativas da variável de interesse. Seguindo está proposta, podemos utilizar dois estimadores comumente empregados em amostragem: o estimador tipo razão e o estimador tipo regressão O questionário era contido de 5 pergunta tais como: - Você foi aprovado na primeira vez que cursou alguma disciplina relacionada à estatística? 2.- De acordo com a escala abaixo qual a importância dessa disciplina para você? 3 - A metodologia utilizada pelo docente favoreceu o uso da disciplina em sua área? 4 - Como foi sua experiência com a disciplina? 5 - Sobre o professor lecionar a disciplina, você define como?. A tabela a seguir mostra as fórmulas para a amostragem estratificada simples, isto é, sem a utilização de estimadores tipo razão ou regressão, utilizando estimadores razão e utilizando estimadores do tipo regressão. Tabela Formulas de Amostragem Estratificada Médias Variâncias Intervalos de Confiança AE Simples h Ӯst = = hӯh = ӯh h ( h ӯh) Fórmulas AE estimador tipo razão AE estimador tipo regressão h= Ӯr= r μx Ӯreg= ӯ + b (μx ) s(ӯr) ( ) ( ) ( ) s(ӯreg)= ( 2 ) Ӯst ± t s(ӯst) Ӯr ± t v(ӯr) Ӯreg± v(ӯreg)

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO A partir de uma amostragem piloto com 33 alunos das áreas de saúde e exatas, onde dessas áreas foram escolhidos sete cursos: Fisioterapia, Enfermagem, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química e Química Industrial, Odontologia e Licenciatura em Computação. Com o critério de exclusão de alunos que não tenham cursado alguma disciplina relacionada à estatística. Calculamos utilizando o software R e analisamos suas médias, variâncias e Intervalos de confiança, percebendo que para esse determinado estudo da variável de interesse, o uso da amostra estratificada diminui o erro e aumenta a confiabilidade, com base nisso verificamos que 85% dos alunos foram aprovados na primeira vez que cursou alguma disciplina relacionada a estatistica, 35% deles avaliaram como regular a importancia da disciplina de estatistica para o desempenho na área. Tendo como variavel auxiliar a aprovação dos alunos. Média Erro Padrão Intervalo de Confiança P2 P [-30.00; 33.88] [0.709; 0.70] [0.229; 0.606] [ ; 24.89].82 0, [.89;.820] [0.630; 0.675] [-3.5; ] P , [0.599; ] [0.4594; 2.923] [-27.46; 3.349] P , [ ; ] [0.3855; ] P2= Importância da disciplina para os alunos. P3= A metodologia utilizada pelo docente. P4= A Experiência com a disciplina. P5= Método de Lecionar dos docente.

4 Figura - Aprovação dos Alunos na disciplina Mesmo tendo um alto nível de aprovação 85% dos alunos que foram aprovados, ainda percebemos que Figura 2: Metodologia favoreceu a compreensão da disciplina Verificamos que 52% dos alunos afirmaram que a metodologia utilizada pelo docente favoreceu a compreensão da disciplina, e 48% afirmaram o contrário que a metodologia não favoreceu a compreensão.

5 Figura 3: Metodologia do docente favoreceu na compreensão da disciplina Como vimos 43% dos alunos afirmaram que é regular a metodologia do docente ao ensinar os alunos a disciplina de estatística, já 2% afirmou que é péssima a metodologia de alguns docente. Figura 4: Grau de Importância da Disciplina Verificamos que 34% dos alunos afirmaram que é regular a importância da disciplina na carreira que estão cursando, já 9% desses alunos entrevistados afirmaram que é ótima a importância dessa disciplina para a carreira deles.

6 Figura 5: Método do docente lecionar a disciplina Podemos perceber que 49% dos alunos afirmaram que é regular o método de lecionar dos docentes, porém 9% dos entrevistados disseram que é péssimo o método de lecionar dos docentes.

7 CONCLUSÕES Neste trabalho investigou-se a relação dos alunos de alguns cursos da UEPB da area de saúde e exatas, com a disciplina de estatística, e com uma amostra piloto podemos verificar que os alunos dão uma importância acima da média à estatística, mas a porcentagem ainda é pequena quando relacionada ao nível de aprovação. E mais da metade dos alunos, ou seja, 52% afirmaram que a metodologia usada pelo docente favorece nos estudos, porém 9% desses alunos afirmou que o modo como o professor leciona e suas experiências com a disciplina é péssimo. REFERÊNCIAS. COCHRAN, W.. Sampling Techniques. John Wiley & Sons, Inc. NY, New York, COSTA, A. F. B, et. al.. Controle Estatístico de Qualidade. Atlas, São Paulo, SP, CRAWLEY, M. J.. The R Book. John Wiley & Sons, Chichester, West Sussex, England, PÉLLICO NETO, S. & BRENA, D. A.. Inventário Florestal. Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, SP, 997.

Técnicas de Amostragem

Técnicas de Amostragem Técnicas de Amostragem 1 Amostragem é o processo de seleção de uma amostra, que possibilita o estudo das características da população. Quando obtemos informações a partir de amostras e tentamos atingir

Leia mais

TIPOS DE AMOSTRAGEM Amostragem Probabilística e Não-Probabilística. Amostragem PROBABILÍSTICA: Amostragem Aleatória Simples: VANTAGENS:

TIPOS DE AMOSTRAGEM Amostragem Probabilística e Não-Probabilística. Amostragem PROBABILÍSTICA: Amostragem Aleatória Simples: VANTAGENS: TIPOS DE AMOSTRAGEM Amostragem Probabilística e Não-Probabilística. Amostragem PROBABILÍSTICA: Técnicas de amostragem em que a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento tem igual probabilidade

Leia mais

Amostragem e Distribuição Amostral. Tipos de amostragem, distribuição amostral de média, proporção e variância

Amostragem e Distribuição Amostral. Tipos de amostragem, distribuição amostral de média, proporção e variância Amostragem e Distribuição Amostral Tipos de amostragem, distribuição amostral de média, proporção e variância 1 AMOSTRAGEM Amostragem Probabilística ou Aleatória Amostragem Não Probabilística Amostragem

Leia mais

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM Ralph dos Santos Silva Departamento de Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro Sumário Amostragem estratificada Divisão da população em

Leia mais

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem)

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem) Amostragem: Em pesquisas científicas, quando se deseja conhecer características de uma população, é comum se observar apenas uma amostra de seus elementos e, a partir dos resultados dessa amostra, obter

Leia mais

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo.

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Amostragem Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departamento de Estatística INTRODUÇÃO Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é,

Leia mais

AMOSTRAGEM. Importância da Utilização da Amostragem Economia Tempo Operacionalidade

AMOSTRAGEM. Importância da Utilização da Amostragem Economia Tempo Operacionalidade AMOSTRAGEM O processo pelo qual se estabelece critérios de seleção e análise da fração da população que servirá para o estudo estatístico recebe o nome de amostragem, e ao conjunto de dados selecionados

Leia mais

Palestra - Matemática Aplicada

Palestra - Matemática Aplicada Palestra - Matemática Aplicada Marinho G. Andrade SME/ICMC/USP Maio de 2018 Marinho (SME/ICMC/USP) SME 0803 2018.1 1 / 23 Introdução Primeiras Ideias Visão geral da abordagem estatística dos problemas;

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS GCN 7901 ANÁLISE ESTATÍSTICA EM GEOCIÊNCIAS PROFESSOR: Dr. ALBERTO FRANKE CONTATO: alberto.franke@ufsc.br F: 3721 8595 CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA As pesquisas de opinião

Leia mais

Resumo Expandido RESUMO:

Resumo Expandido RESUMO: Resumo Expandido Título da Pesquisa: Definição da amostra da pesquisa Análise do mercado de trabalho de Bambuí MG. Palavras-chave: metodologia, amostragem, mercado de trabalho. Campus: Bambuí Tipo de Bolsa:

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO

PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO Andreza Jardelino da Silva 1,Ednário B. de Mendonça 2, Márcia Marciele dos Santos Silva 3, Kleber N. N. O. Barros 4 Departamento de Estatística,

Leia mais

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo.

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Amostragem Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departamento de Estatística INTRODUÇÃO Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é,

Leia mais

Método de amostragem por conglomerados em dois estágios para estimativa de população canina/felina domiciliada.

Método de amostragem por conglomerados em dois estágios para estimativa de população canina/felina domiciliada. étodo de amostragem por conglomerados em dois estágios para estimativa de população canina/felina domiciliada. Fernando Ferreira, Ricardo Augusto Dias, José Soares Ferreira Neto, arcos Amaku 1 de fevereiro

Leia mais

PROGRAMA/BIBLIOGRAFIA e NORMAS DE AVALIAÇÃO

PROGRAMA/BIBLIOGRAFIA e NORMAS DE AVALIAÇÃO PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA LEIC+LEE+LERCI (TagusPark) PROGRAMA/BIBLIOGRAFIA e NORMAS DE AVALIAÇÃO Secção de Estatística e Aplicações Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico Fevereiro 2006

Leia mais

A formação de Estatística na Licenciatura em Matemática*

A formação de Estatística na Licenciatura em Matemática* A formação de Estatística na Licenciatura em Matemática* Renan Marcel B. dos Santos (renan.marcel.santos@usp.br) SEMA FEUSP Org.: Nilson José Machado Setembro/2012 * Apoio parcial da Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

AMOSTRAGEM. É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas.

AMOSTRAGEM. É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas. AMOSTRAGEM É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas. Nos planejamentos amostrais, a coleta dos dados deve ser realizada

Leia mais

DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA LICENCIATURA: ENFERMAGEM; FISIOTERAPIA

DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA LICENCIATURA: ENFERMAGEM; FISIOTERAPIA Aula nº 1 Data: 3 de Outubro de 2002 1. INTRODUÇÃO: POPULAÇÕES, AMOSTRAS, VARIÁVEIS E OBSERVAÇÕES Conceito de Bioestatística e importância da disciplina no âmbito da investigação biológica. Limitações

Leia mais

PROGRAMA/BIBLIOGRAFIA e NORMAS DE AVALIAÇÃO

PROGRAMA/BIBLIOGRAFIA e NORMAS DE AVALIAÇÃO PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA LEIC+LEE+LERCI (TagusPark) PROGRAMA/BIBLIOGRAFIA e NORMAS DE AVALIAÇÃO Secção de Estatística e Aplicações Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico Fevereiro 2008

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2018/2019 UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto de Engenharia e Tecnologias (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL Nº 03/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL Nº 03/2017 ADITIVO I AO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA BOLSAS REMUNERADAS E VOLUNTÁRIAS DE MONITORIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (Página 01) Onde se lê: 1. DAS VAGAS 1.1 Conforme tabela abaixo. Projeto: Agregando a

Leia mais

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo Estatística Estatística Descritiva Ivonete Melo de Carvalho Conteúdo Definições; Tabelas e Gráficos; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão. Objetivos Diferenciar população e amostra. Elaborar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2016

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 Legislações Complementares: Resolução Nº 02/2016 Colegiado DEst Resolução Nº 03/2016 Colegiado DEst Resolução Nº 01/2017 Colegiado DEst RESOLUÇÃO Nº 01/2016 O Departamento de Estatística, tendo em vista

Leia mais

Inventário Florestal. Amostragem

Inventário Florestal. Amostragem Inventário Florestal Amostragem 1 Definição: Seleção de uma parte (amostra) de um todo (população), coletando na parte selecionada, algumas informações de interesse, com o objetivo de tirar conclusão (inferência)

Leia mais

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 12 24/10/17

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 12 24/10/17 Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 12 24/10/17 2º semestre / 2017 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br População Soma de todos os elementos que compartilham algum conjunto comum de características

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

EXPERIMENTOTECA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

EXPERIMENTOTECA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA EXPERIMENTOTECA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA Auricéia Farias BEZERRA 1, Maria Betania Hermengildo dos SANTOS 1 1 Departamento de Química, Universidade Estadual

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Amostragem Prof. Tarciana Liberal Departamento de Estatística INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados

Leia mais

Residentes em domicílios particulares permanentes na zona urbana do território brasileiro

Residentes em domicílios particulares permanentes na zona urbana do território brasileiro PLANO DE AMOSTRAGEM 09/02/2013 PROPOSTA FINAL Nilza Nunes da Silva (nndsilva@usp.br) 1 - INFORMAÇOES DO PROJETO POPULAÇÃO DE ESTUDO Residentes em domicílios particulares permanentes na zona urbana do território

Leia mais

AULA 4: DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES AMOSTRAIS. Gleici Castro Perdoná

AULA 4: DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES AMOSTRAIS. Gleici Castro Perdoná AULA 4: DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES AMOSTRAIS Gleici Castro Perdoná pgleici@fmrp.usp.br Exemplo 2. Sabe-se que o tempo gasto no exame de um paciente tem distribuição aproximadamente Normal, com média

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular - Resolução UNESP nº. 158, de 05/12/2012.

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular - Resolução UNESP nº. 158, de 05/12/2012. PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular - Resolução UNESP nº. 158, de 05/12/2012. Unidade Universitária: Curso: Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Departamento Responsável: Departamento

Leia mais

Probabilidade e Estatística (Aula Prática - 23/05/16 e 24/05/16)

Probabilidade e Estatística (Aula Prática - 23/05/16 e 24/05/16) Probabilidade e Estatística (Aula Prática - 23/05/16 e 24/05/16) Resumo: Veremos nesta aula tabelas, cálculos de porcentagem e gráficos; amostras e tipo de amostragem; Medidas de tendência central e medidas

Leia mais

Clóvis de Araújo Peres Cargo: Professor Titular de Estatística da USP UNIFESP Formação: PhD em Estatística pela Universidade WISCONSIN - USA

Clóvis de Araújo Peres Cargo: Professor Titular de Estatística da USP UNIFESP Formação: PhD em Estatística pela Universidade WISCONSIN - USA TÍTULO: ESTUDO ESTATÍSTICO PARA DETERMINAÇÃO DO ERRO DE MICROMEDIÇÃO DAS ÁREAS PILOTO DE CONTROLE E REDUÇÃO DE PERDAS DO SISTEMA DE ABASTECIEMNTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS. TEMA DO TRABALHO: ABASTECIMENTO

Leia mais

ESTATÍSTICA Amostragem. Lucas Schmidt

ESTATÍSTICA Amostragem. Lucas Schmidt ESTATÍSTICA Amostragem Lucas Schmidt lucas.breniuk@hotmail.com Técnicas de Amostragem Amostragem Probabilística: Amostragem aleatória simples Amostragem aleatória estratificada Amostragem aleatória por

Leia mais

Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFBA Departamento de Engenharia Agrícola

Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFBA Departamento de Engenharia Agrícola Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFBA Departamento de Engenharia Agrícola Disciplina: AGR116 Bioestatística Professor: Celso Luiz Borges de Oliveira Assunto: Estatística Descritiva Tema: Amostragem,

Leia mais

02/02/2016. Inferência Estatística DISCIPLINA: INVENTÁRIO FLORESTAL. População TEORIA DE AMOSTRAGEM (NOTAS DE AULA) Amostragem

02/02/2016. Inferência Estatística DISCIPLINA: INVENTÁRIO FLORESTAL. População TEORIA DE AMOSTRAGEM (NOTAS DE AULA) Amostragem UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ENGENHARIA FLORESTAL DISCIPLINA: INVENTÁRIO FLORESTAL TEORIA DE AMOSTRAGEM (NOTAS DE AULA) Prof. MsC. Cyro Matheus Cometti Favalessa Cuiabá 2014 São as

Leia mais

RESOLUÇÃO CADM 10/11, DE 22 DE JUNHO DE 2011

RESOLUÇÃO CADM 10/11, DE 22 DE JUNHO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO CADM 0/, DE DE JUNHO DE 0 Aprova planos de ensinos de disciplinas

Leia mais

O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO Ana Paula L. S. DIAS 1 ; Débora Cristina F. C. NEVES¹; Caroline F. C. SANTOS 2 ; Katia A. CAMPOS 2 ; Luciano P. CARVALHO²

Leia mais

Ensino da Estatística nos Ensinos Fundamental e Médio

Ensino da Estatística nos Ensinos Fundamental e Médio Ensino da Estatística nos Ensinos Fundamental e Médio 1. Introdução ¹ Aluna do Curso de Administração da UFV-CRP. e-mail: ana-cristina18@hotmail.com ² Professor Assistente da UFV-CRP. e-mail: hernani.junior@ufv.br

Leia mais

Amostragem Sistemática

Amostragem Sistemática CAPÍTULO VII Amostragem Sistemática Professor Gilson Fernandes da Silva Departamento de Engenharia Florestal Centro de Ciências Agrárias CCA/UFES 1 Introdução Por este processo, diferentemente do processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA: Análise de Experimentos em Fitotecnia CURSO: Mestrado (X) Doutorado (X) DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL:

Leia mais

O ALUNO CEGO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE DOIS EDUCADORES.

O ALUNO CEGO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE DOIS EDUCADORES. O ALUNO CEGO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE DOIS EDUCADORES. Pedro Fellype da Silva Pontes Graduando em matemática UEPB fellype.pontes@gmail.com Bolsista do

Leia mais

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Amostragem É o processo de seleção de amostras de uma população com o objetivo de fazer inferências sobre a população

Leia mais

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM Ralph dos Santos Silva Departamento de Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro Sumário Informações Auxiliares na Amostragem na Amostragem

Leia mais

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI Sumário PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI CAPÍTULO 1 O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo rumo a um modelo integral... 2 Que enfoques foram apresentados

Leia mais

Amostragem: Planejamento e Processos. Cap. 12 e 13 Introdução a Pesquisa de Marketing Naresh K. Malhotra

Amostragem: Planejamento e Processos. Cap. 12 e 13 Introdução a Pesquisa de Marketing Naresh K. Malhotra Amostragem: Planejamento e Processos Cap. 12 e 13 Introdução a Pesquisa de Marketing Naresh K. Malhotra Amostra ou Censo Amostra: Subgrupo dos elementos da população selecionados para participação no estudo.

Leia mais

BIOESTATÍSTICA AULA 4. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT

BIOESTATÍSTICA AULA 4. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT BIOESTATÍSTICA AULA 4 Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz Departamento de Estatística/ICET/UFMT Amostragem AMOSTRAGEM A amostragem é um campo da estatística que estuda técnicas de planejamento

Leia mais

Estatística: Conceitos e Organização de Dados

Estatística: Conceitos e Organização de Dados Estatística: Conceitos e Organização de Dados Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos Disciplina: Estatística Básica Professor: Fabrício Bueno Introdução

Leia mais

Probabilidade e Estatística. stica. Introdução. Prof.Ms. Carlos Henrique J.Costa.

Probabilidade e Estatística. stica. Introdução. Prof.Ms. Carlos Henrique J.Costa. Probabilidade e Estatística stica Introdução Prof.Ms. Carlos Henrique J.Costa Email: carloshjc@yahoo.com.br OS NÚMEROS NÃO MENTEM, MAS OS MENTIROSOS USAM NÚMEROS!!! ESTATÍSTICA Alguma definições... Ciência

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Intervalo Amostragem e inferência estatística População: consiste na totalidade das observações em que estamos interessados. Nº de observações na população é denominado tamanho=n.

Leia mais

Aspectos metodológicos de pesquisas domiciliares por amostra

Aspectos metodológicos de pesquisas domiciliares por amostra DPE DIRETORIA DE PESQUISAS COREN COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO Aspectos metodológicos de pesquisas domiciliares por amostra 06/05/11 Censo x pesquisas por amostra Censo: investiga todos os elementos

Leia mais

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Estatística Básica para Engenharia Prof. Mariana Albi 8 a Lista de Exercícios Assuntos: Inferência Estatística.

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura ( ) Licenciatura (Noturno) DISCIPLINA: Bioestatística ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA

Leia mais

MONTAGEM DE HIPÓTESES

MONTAGEM DE HIPÓTESES MONTAGEM DE HIPÓTESES Metodologia Científica Graduação Tecnológica O Enunciado das Hipóteses * Toda pesquisa científica consiste em enunciar e verificar hipóteses... Hipótese é: * uma suposição que se

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Amostragem É o processo de seleção de amostras de uma população com o objetivo de fazer inferências sobre a população

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa empírica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Amostragem Seminário de Investigação Métodos e Técnicas de Recolha e Tratamento de Dados

Amostragem Seminário de Investigação Métodos e Técnicas de Recolha e Tratamento de Dados Amostragem Seminário de Investigação Métodos e Técnicas de Recolha e Tratamento de Dados, 2012 Universo e amostra Quem inquirir / observar? 3 Cenários UNIVERSO Amostra Representativa Amostra sem garantia

Leia mais

META Estudar características de populações com base nas informações colhidas por amostras de dados selecionados aleatoriamente nestas populações.

META Estudar características de populações com base nas informações colhidas por amostras de dados selecionados aleatoriamente nestas populações. AMOSTRAGEM: POPULAÇÃO E AMOSTRA. TIPOS DE AMOSTRAGEM. AMOSTRA PILOTO. NÍVEL DE CONFIANÇA. ESTIMATIVA DA MÉDIA E PROPORÇÃO POPULACIONAL POR PONTO E POR INTERVALO. META Estudar características de populações

Leia mais

Disciplinas Eletivas 1

Disciplinas Eletivas 1 Disciplinas Eletivas 1 Syllabus Nome da disciplina: Pesquisa de Mercado e Opinião Série: 2 o ano Ensino Médio (1º semestre) Carga Horária Semanal: 75min Duração: semestral Docente(s) responsável(eis):

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia Informática 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

1 Introdução. 1.2 Importância da Utilização da Amostragem

1 Introdução. 1.2 Importância da Utilização da Amostragem Prof. Janete Pereira Amador 1 1 Introdução Um dos principais objetivos da maioria dos estudos, análises ou pesquisas estatísticas é fazer generalizações seguras com base em amostras, sobre as populações

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. Prof. Anderson Rodrigo da Silva

INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. Prof. Anderson Rodrigo da Silva INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Prof. Anderson Rodrigo da Silva anderson.silva@ifgoiano.edu.br Tipos de Pesquisa Censo: é o levantamento de toda população. Aqui não se faz inferência e sim uma descrição

Leia mais

TV VITÓRIA/FLEXCONSULT

TV VITÓRIA/FLEXCONSULT PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ESTADUAL TV VITÓRIA/FLEXCONSULT BALANÇO DOS PODERES Junho-Julho de 2012 * O Certificado de Qualidade da ABEP/ESOMAR (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa / European

Leia mais

Métodos de Amostragem Populações de Animais Silvestres Amostragem

Métodos de Amostragem Populações de Animais Silvestres Amostragem Métodos de Amostragem de Populações de Animais Silvestres Amostragem Sistema Natural Estrutura da amostragem: Lista das unidades para a amostragem (mapa da área por exemplo) Estrutura da amostragem População

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Curso de Administração de Empresas Disciplina: Estatística Professor: Ricardo Valgas Alunos: Augusto Escudero

Leia mais

Estatística Aplicada às Ciências Sociais

Estatística Aplicada às Ciências Sociais Objetivo de aprendizagem Estatística Aplicada às Ciências Sociais Técnicas de Amostragem e Fases do Método Estatístico Prof a. Dr a. Maria Joseane Silva UAEst/CCT/UFCG Ter conhecimento sobre as formas

Leia mais

Unidade VII Amostragem

Unidade VII Amostragem Unidade VII Amostragem Na última aula... Saber os motivos que levam o pesquisador a trabalhar com amostra e entender a importância da inferência. Saber identificar população, amostra e variável aleatória.

Leia mais

Carga Horária: Total: 60 h/a Semanal: 04 aulas Créditos: 04 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo pelas DCN: Básica

Carga Horária: Total: 60 h/a Semanal: 04 aulas Créditos: 04 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo pelas DCN: Básica DISCIPLINA: Estatística CÓDIGO: 2ECOM.005 Validade: a partir do 1º Semestre de 200 Carga Horária: Total: 60 h/a Semanal: 04 aulas Créditos: 04 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo pelas DCN: Básica

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL BRASIL MARÇO DE 2019 JOB0333

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL BRASIL MARÇO DE 2019 JOB0333 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL MARÇO DE 2019 JOB0333 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é monitorar a avaliação da administração

Leia mais

PLANO DE CONTEÚDO MÍNIMO (PCM) - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE COMPUTAÇÃO. Professora Rosana da Paz Ferreira CCB1052 (2018.2)

PLANO DE CONTEÚDO MÍNIMO (PCM) - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE COMPUTAÇÃO. Professora Rosana da Paz Ferreira CCB1052 (2018.2) PLANO DE CONTEÚDO MÍNIMO (PCM) - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE COMPUTAÇÃO Curso(s): Ciência da Computação Período: 2018.2 Professora: Rosana da Paz Ferreira Disciplina(s): CCB1052 Probabilidade e Estatística

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva C E N T R O D E M A T E M Á T I C A, C O M P U T A Ç Ã O E C O G N I Ç Ã O UFABC Estatística Descritiva Centro de Matemática, Computação e Cognição March 17, 2013 Slide 1/52 1 Definições Básicas Estatística

Leia mais

Aula 8 : Estimação de parâmetros

Aula 8 : Estimação de parâmetros UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MEAU- MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA ENG C 18 Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos Aula 8 : Estimação de parâmetros DOCENTE:CIRA SOUZA

Leia mais

Guia do inventário de florestas plantadas

Guia do inventário de florestas plantadas Parte I Índice Guia do inventário de florestas plantadas Cálculos do Inventário Florestal e suas Interpretações Índice 03...... Sobre a autora 04...... Introdução 06...... Cálculos 08...... Variância 10......

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA INFERENCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA INFERENCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA INFERENCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Recursos Humanos 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A distribuição dos tempos de permanência dos estudantes nos cursos de graduação de certa universidade é uma distribuição normal com média igual a 6 anos e desvio padrão igual

Leia mais

Bioestatística Aula 4

Bioestatística Aula 4 Bioestatística Aula 4 Anderson Castro Soares de Oliveira Anderson Bioestatística 1 / 32 Amostragem A amostragem é um campo da estatística que estuda técnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ANÁLISE DE EXPERIMENTOS EM FITOTECNIA ÁREA: DOMÍNIO ESPECÍFICO ( ) NÍVEL: MESTRADO ( X ) DOMÍNIO CONEXO (X ) DOUTORADO

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística IFBA Probabilidade e Estatística Versão 1 Allan de Sousa Soares Graduação: Licenciatura em Matemática - UESB Especilização: Matemática Pura - UESB Mestrado: Matemática Pura - UFMG Vitória da Conquista

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

Pesquisa Operacional II. Professor: Roberto César

Pesquisa Operacional II. Professor: Roberto César Pesquisa Operacional II Professor: Roberto César POPULAÇÃO E AMOSTRA População: refere-se ao grupo total. Amostra: é toda fração obtida de uma população (independente de seu tamanho). Quando usar Amostragem?

Leia mais

Amostragem. Amostragem. Técnica: possibilita realizar a pesquisa em universos infinitos.

Amostragem. Amostragem. Técnica: possibilita realizar a pesquisa em universos infinitos. Técnica: possibilita realizar a pesquisa em universos infinitos. A Estatística pode ser estendida ao estudo das populações chamadas infinitas nas quais não temos a possibilidade de observar todos os elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia Informática 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO BRASIL

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO BRASIL PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO DEZEMBRO DE 2008 JOB12-9 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Estatística

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Estatística Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004123A - Estatística Docente(s) Gladys Dorotea Cacsire Barriga Unidade Faculdade de Engenharia Departamento Engenharia de Produção

Leia mais

MEDIDAS DE DISPERSÃO. Professor Jair Wyzykowski. Universidade Estadual de Santa Catarina

MEDIDAS DE DISPERSÃO. Professor Jair Wyzykowski. Universidade Estadual de Santa Catarina MEDIDAS DE DISPERSÃO Professor Jair Wyzykowski Universidade Estadual de Santa Catarina Introdução INTRODUÇÃO A variabilidade entre elementos em torno do centro da distribuição é chamada medida de dispersão.

Leia mais

Amostras, amostragem e tamanho da amostra

Amostras, amostragem e tamanho da amostra Amostras, amostragem e tamanho da amostra Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais Inferência estatística: conhecer os parâmetros e fazer afirmações sobre a população com base

Leia mais

AULA 03 Estimativas e tamanhos amostrais

AULA 03 Estimativas e tamanhos amostrais 1 AULA 03 Estimativas e tamanhos amostrais Ernesto F. L. Amaral 03 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade

Leia mais

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA Jerniel da Silva Parente 1 1 Graduando em Matemática IFRR. Bolsistas do PIPICT. e-mail: jerni-p@hotmail.comr

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Intervalos de Confiança INTERVALOS DE CONFIANÇA.1 Conceitos básicos.1.1 Parâmetro e estatística Parâmetro é a descrição numérica de uma característica da população. Estatística é a descrição numérica de

Leia mais

Avaliaça o dos Professores 2013/1

Avaliaça o dos Professores 2013/1 Avaliaça o dos Professores 2013/1 A CPA, divulga a avaliação docente realizada no primeiro semestre de 2013 pelo alunos. Na UPM, no primeiro semestre de 2013, 8388 alunos dos cursos de graduação responderam

Leia mais

COMPORTAMENTO ASSITÓTICO DE ESTIMADORES DE MÁXIMA VEROSSIMILHANÇA

COMPORTAMENTO ASSITÓTICO DE ESTIMADORES DE MÁXIMA VEROSSIMILHANÇA COMPORTAMENTO ASSITÓTICO DE ESTIMADORES DE MÁXIMA VEROSSIMILHANÇA Felipe Matheus Gonçalves Costa (1); Divanilda Maia Esteves (2) 1 Universidade Estadual da Paraíba; felipematheusem@hotmail.com.br 2 Universidade

Leia mais

III AMOSTRAGEM E INTERVALO DE CONFIANÇA Conceito de Amostragem AMOSTRA ALEATÓRIA

III AMOSTRAGEM E INTERVALO DE CONFIANÇA Conceito de Amostragem AMOSTRA ALEATÓRIA III AMOSTRAGEM E INTERVALO DE CONFIANÇA 3.1- Conceito de Amostragem AMOSTRA ALEATÓRIA Consideremos uma população e observando alguns elementos queremos obter informações a respeito da mesma. Estes elementos

Leia mais

UMA ANÁLISE DESCRITIVA PARA MENSURAR AS AÇÕES DO SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PIBID/UFCG

UMA ANÁLISE DESCRITIVA PARA MENSURAR AS AÇÕES DO SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PIBID/UFCG UMA ANÁLISE DESCRITIVA PARA MENSURAR AS AÇÕES DO SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PIBID/UFCG Hydayane N. Pegado (1); Vitor Afonso. M. Trajano (2); Severino H. da Silva (3); Rosângela S. Nascimento

Leia mais

IC amostras pequenas e σ. IC amostras pequenas e σ. IC amostras pequenas e σ. IC para µ com Amostras Pequenas e σ Conhecido. Pequenas e σ Desconhecido

IC amostras pequenas e σ. IC amostras pequenas e σ. IC amostras pequenas e σ. IC para µ com Amostras Pequenas e σ Conhecido. Pequenas e σ Desconhecido Estatística II 6.08.017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Estatística II IC para µ com Amostras Pequenas e σ Conhecido Profa. Renata Gonçalves Aguiar

Leia mais

Curso(s): Licenciaturas em Engenharia (1º ciclo) Aulas Teóricas 30h. Ano Curricular Semestre: 2º ano 1º semestre Aulas Teórico-Práticas 45h

Curso(s): Licenciaturas em Engenharia (1º ciclo) Aulas Teóricas 30h. Ano Curricular Semestre: 2º ano 1º semestre Aulas Teórico-Práticas 45h UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA F A C U L D A D E D E E NGE N H ARIA Disciplina de Estatística Contexto da Disciplina Horas de Trabalho do Aluno Curso(s): Licenciaturas em Engenharia (1º ciclo) Aulas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina. Código Denominação Carga horária AT 1 AP 2 APS 3 Total 311 Estatística e Probabilidade 120h/a 120h/a.

PLANO DE ENSINO. Disciplina. Código Denominação Carga horária AT 1 AP 2 APS 3 Total 311 Estatística e Probabilidade 120h/a 120h/a. ANEXO II RESOLUÇÃO Nº 282/2007 CEPE PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO: 2008 ANO DO CURSO: 4 Curso: Matemática Modalidade: Licenciatura Turno: Noturno Centro: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas CCET

Leia mais

Noções de Amostragem

Noções de Amostragem Noções de Amostragem AMOSTRAGEM Amostragem: é a área da estatística que estuda técnicas e procedimentos para retirar e analisar uma amostra com o objetivo de fazer inferência a respeito da população de

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB2487-2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais