Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC"

Transcrição

1 Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

2 CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log (diário de bordo), que é uma página da web em que um ou vários autores escrevem artigos. Em 1994 o norte-americano Justin Hall cria os primeiros sites em formato de blog. Com o surgimento de ferramentas de publicação, os blogs se popularizaram a partir de Eles foram considerados por diversos autores um fenômeno do século 21. A blogosfera significa o conjunto de blogs na Internet. Ela possibilitou uma profunda alteração na comunicação, pois transformou pessoas comuns em produtores de informações. Os blogs permitem a interação e a cooperação constante entre emissor e receptor onde quer que estejam.

3 CONCEITOS O blog é concebido como um espaço em que o escrevente pode expressar o que quiser na atividade da (sua) escrita, como escolhas de imagens e de sons que compõe o todo do texto vinculado pela internet. (KOMESU, 2005, p.113) Os blogs são ambientes virtuais de criação, edição e publicação, de fácil utilização, que contém várias ferramentas de auxílio à publicação, sendo estas em grande maioria gratuitas... (GOMES, 2005). Resumindo, o blog é uma ferramenta virtual de aprendizagem, presente na web, que promove uma nova forma de interagir, conhecer, pensar, escrever e ler. Os mais conhecidos... No mundo: Blogger e WordPress; No Brasil: WEBNODE, UOL Blog, Blogger.

4 ESTRUTURA DE UM BLOG Pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica - É como uma página de notícias que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. Nos blogs os artigos aparecem em ordem cronológica inversa, ou seja, os textos mais recentes aparecem primeiro.

5 ESTRUTURA DE UM BLOG É um site interativo, em que os leitores podem fazer comentários de artigos publicados.

6 ESTRUTURA DE UM BLOG Os blogs podem conter textos, imagens e vídeos

7 CARACTERÍSTICAS DE UM BLOG Para Vygotsky (1987, p. 17) a colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na comunicação. Tem como principal característica A INTERATIVIDADE, já que todos os assuntos podem ser comentados, através dos posts, girando uma forma de conhecimento atrativa e interessante. O conteúdo: O conteúdo e tema dos blogs: notícias, educação, cursos, enquetes, links, vídeos, figuras, sons, upload de arquivos, textos. O conteúdo e tema dos blogs: notícias, educação, cursos, enquetes, links, vídeos, figuras, sons, upload de arquivos, textos. Conteúdo pessoal pode ser privado e público.

8 O QUE SÃO BLOGUEIROS? São pessoas que utilizam o blog como ferramenta de divulgação para determinado assunto pessoal ou profissional e despertam interesse dos visitantes O QUE SÃO POSTS? Textos escritos nos blogs escritos pelo autor do blog ou por uma lista de membros que ele convide ou autorize a postar mensagens. Esses textos, geralmente são acompanhados de data e horário da postagem e, de um link para acesso direto e permanente para aquele texto específico, possibilitando discussão e troca de ideias através dos comentários que podem ser lidos e escritos por qualquer pessoa.

9 CATEGORIZAÇÃO DOS BLOGS BLOGS INDIVIDUAIS O controle e a autonomia dos posts pertencem apenas a um autor/criador desse ambiente midiático. BLOGS COLETIVOS - Mais de uma pessoa pode fazer postagens: o que permite uma múltipla manutenção do blog Primo (2008) categoriza os blogs em quatro tipos, ressaltando que essa classificação foi feita depois do surgimento dos blogs, e o mérito desta consiste em mostrar como o blog pode ser usado de diversas formas, por diversos usuários e para diversos fins. São eles: PROFISSIONAL, PESSOAL, GRUPAL E ORGANIZACIONAL

10 BLOG PROFISSIONAL Blog individual escrito por uma pessoa com especialização em determinada área, na qual atua profissionalmente. Não importa se esse profissional possui educação formal em sua área de atuação.

11 BLOG PESSOAL Trata-se de uma produção individual, mas que se diferencia dos blogs profissionais, por não ser guiada por objetivos e estratégias bem definidas e em consonância com o trabalho do autor, Ao contrário disso, as motivações principais que movem o blogueiro são o prazer de expressar-se e interagir com outras pessoas

12 BLOG GRUPAL São blogs produzidos pelo menos por duas pessoas. O foco é voltado para um tema de interesse comum ao grupo. Os posts tanto podem ser escritos de forma individual, onde cada participante escreve seu texto separadamente, quanto assinado por todo grupo. Um blog grupal pode ser criado por um grupo de amigos, estudantes de um grupo de estudos ou, até mesmo, por um grupo de apoio para auxiliar pessoas com determinadas dificuldades.

13 BLOG ORGANIZACIONAL OU INSTITUCIONAL São, também, blogs coletivos, mas esses blogueiros tem um cuidado especial com seus textos por saberem que irão assiná-los como membros de uma organização ou seja, tudo que for escrito não será tomado como a postura de alguém em particular, mas como fala da organização. O blog organizacional, ou institucional, funciona como forma de divulgação de produtos e serviços e/ou comunicação entre uma corporação e seus clientes e fornecedores.

14 CUIDADOS NO USO DE BLOGS 1) Nunca poste imagens sem citar a fonte. No caso de fotos, você tem que ter a autorização para o uso de imagens 2) Utilize músicas ou sons que são de domínio público para evitar problemas com direitos autorais 3) Poste você, professor, as produções dos alunos, pois assim você evita os crimes virtuais, como o de pirataria; reprodução de músicas, livros e outras produção artísticas sem autorização do autor. O Guia para o Uso Responsável da Internet pretende ser uma bússola de navegação para crianças, pais e professores interessados em tirar o melhor de suas experiências na web. Reúne dicas, orientações, sugestões de links, vídeos, reportagens, histórias em quadrinhos e algumas reflexões sempre atualizadas com o que há de mais novo no mundo virtual. Um dos objetivos desse Guia é aproximar quem nasceu antes e quem nasceu depois do surgimento da internet para que a tecnologia seja usada de forma saudável e participativa por crianças e adultos.

15 EDUBLOGS Um blog educativo tem como principal função fornecer conhecimento para pessoas que procuram assuntos mais voltados para a educação escolar. Um blog educativo tem como principal função fornecer conhecimento para pessoas que procuram assuntos mais voltados para a educação escolar.

16 OS BLOGS NA EDUCAÇÃO Professores e alunos de todos os níveis de ensino descobrem na criação de blogs uma outra forma de aprender, de ensinar, de informar, de conhecer, de compartilhar, de publicar, de comunicar. Como afirma Lévy (1993, p.7) novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática Os blogs educacionais, em geral, podem ser utilizados de duas formas: - Como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, para publicação de conteúdos e comunicação entre os autores dentro e fora da escola - Como uma espécie de mural escolar, com registros sobre trabalhos e projetos desenvolvidos na instituição e eventos realizados ao longo do ano, funcionando como difusor de informações. Conforme Silva & Albuquerque (2009).

17 PASSOS PARA FAZER UM BLOG Passo 1 - Defina um assunto e tema a ser desenvolvido pela turma, pois servem para orientar ou facilitar as pesquisas. Passo 2 - Defina quais os objetivos que pretende alcançar com este tema. Passo 4 - Desperte a curiosidade em descobrir ou redescobrir mais sobre o assunto. Solicite que os alunos emitam comentários referentes ao tema proposto. Passo 3 - Selecione os recursos que seus alunos poderão utilizar (textos, imagens, artigos e links para pesquisa). Passo 5 - Finalize a aula com uma boa avaliação sobre o trabalho (se realmente atingiu seus objetivos).

18 BLOGS EDUCACIONAIS VANTAGENS POSSIBILIDADES - Facilidade de uso - Gratuito - Autoria compartilhada -Acesso de qualquer lugar (internet) - Publicação cronológica - Integra outras ferramentas da web Interatividade (comentários) - Não são necessários conhecimentos de programação - Produção de textos, narrativas e poemas - Análise de obras literárias - Opiniões e debates sobre atualidades - Relatórios de visitas - Publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos - Hipertextos

19 BLOGS EDUCACIONAIS

20 EXEMPLOS

21 EXEMPLOS EXEMPLOS

22 EXEMPLOS EXEMPLOS

23 EXEMPLOS EXEMPLOS

24 EXEMPLOS EXEMPLOS

25 EXEMPLOS EXEMPLOS

26 EXEMPLOS

27 EXEMPLOS EXEMPLOS

28 REFERÊNCIAS

O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO O QUE É UM BLOG? Contração das palavras inglesas web b (rede) e log (diário de bordo); Página web de atualização rápida, organizada de forma cronológica, tendo como foco a temática

Leia mais

Blog. Blog da escola: ferramenta de apoio. e comunicação entre toda comunidade escolar. POIE SOLANGE ASEVEDO RIBEIRO

Blog. Blog da escola: ferramenta de apoio. e comunicação entre toda comunidade escolar. POIE SOLANGE ASEVEDO RIBEIRO Blog da escola: ferramenta de apoio e comunicação entre toda comunidade escolar. Blog POIE SOLANGE ASEVEDO RIBEIRO Blog da escola: ferramenta de apoio e comunicação entre toda comunidade escolar. Blog

Leia mais

Utilização de blogues em contexto educativo

Utilização de blogues em contexto educativo Utilização de blogues em contexto educativo Vamos ver: O que éum blogue? Características dos blogues Blogue como actividade de ensino-aprendizagem Tipos de Blogues Exemplos de blogues Palavras relacionadas:

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOTICIANDO UM FATO Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano Língua Portuguesa Gênero

Leia mais

Gêneros Jornalísticos

Gêneros Jornalísticos Texto Jornalístico Narrando o cotidiano Gêneros Jornalísticos Obrigatoriedade de serem interessantes e motivadoras para o leitor, ou seja, definidas por sua forma mais vendável Há também uma corrente que

Leia mais

TECNOLOGIAS AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO Utilizadas no mundo inteiro por pessoas de todas as idades, as redes sociais são meios de comunicação entre os usuários e de difusão de conteúdo, como notícias, artigos, vídeos,

Leia mais

USO DE BLOG EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA

USO DE BLOG EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE FÁTIMA HELENA DA FONSECA MIRANDA USO DE BLOG EM EDUCAÇÃO

Leia mais

Como exibir vídeos do Youtube sem sugestões inadequadas

Como exibir vídeos do Youtube sem sugestões inadequadas Como exibir vídeos do Youtube sem sugestões inadequadas Objetivo deste tutorial Orientar o professor nas etapas da publicação de vídeos do youtube em um blog. Com isso é possível criar uma página de apresentação

Leia mais

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS A tarefa de construção de materiais interativos é um desafio, uma vez que é pequeno o tempo de experiência da maioria dos profissionais de educação no planejamento de materiais

Leia mais

BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Carine Leal Klein carine_leal@homatmail.com Eva Rita Machado Ferreira Crestani evarita.ferreira@hotmail.com Aline Locatelli alinelocatelli@upf.br

Leia mais

Tutorial: Como postar artefatos do portfólio no Moodlerooms

Tutorial: Como postar artefatos do portfólio no Moodlerooms 2018 NEAD/FBMG - Página 1 de 9 Portfólio é um repositório de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante, no caso de ambientes educacionais. É uma ferramenta inestimável no desenvolvimento acadêmico

Leia mais

ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE...

ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE... ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE... Ainda não tem uma fanpage no Facebook, mas planeja criar uma. Já tem uma fanpage, mas ainda não realiza um trabalho consistente. O objetivo é... Mostrar quais os elementos

Leia mais

Apêndice D. Blog Intercâmbio UNIFESP

Apêndice D. Blog Intercâmbio UNIFESP 86 Apêndice D Produto da Pesquisa A Internacionalização do Ensino Superior na Universidade Federal de São Paulo: O Programa Ciências sem Fronteiras na graduação em Saúde Blog Intercâmbio UNIFESP 87 BLOG:

Leia mais

objetivo geral justificativa

objetivo geral justificativa introdução O Moodle é uma plataforma e-learning, na qual o aluno tem a possibilidade de interagir e acompanhar as atividades do Colégio via internet. É uma ferramenta de ensino e aprendizagem on-line com

Leia mais

Portal do Curso. Portal do Curso

Portal do Curso. Portal do Curso Guia do Moodle Apresentação Entre as diversas tecnologias usadas no Ensino a Distância (EaD), encontram-se os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), que têm o objetivo de permitir que os

Leia mais

BLOGS COMO APOIO A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMICA

BLOGS COMO APOIO A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMICA BLOGS COMO APOIO A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMICA Silvia Ferreto da Silva Moresco Patricia Alejandra Behar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA APLICADA

Leia mais

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí NTE/Ijuí Curso: Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica O Uso

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Tutorial Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem SUMÁRIO 1. Apresentação...3 2. Portal UNA-SUS/UFSC...4 3. Portal do curso...5 4. Página

Leia mais

REVISTA ELETRÔNICA DO REGIOCOM 1

REVISTA ELETRÔNICA DO REGIOCOM 1 RESUMO Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação REVISTA ELETRÔNICA DO REGIOCOM 1 Giane Soares FAGUNDES 2 Gabriela de Mello SILVA 3 Margareth de Oliveira MICHEL 4 Universidade

Leia mais

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRODUTO FINAL BLOG - ENSINO EM LIBRAS RÚBIA CARLA DA SILVA PONTA GROSSA 2014 BLOG - ENSINO

Leia mais

mídia kit digital 2017

mídia kit digital 2017 Construindo inspiração com você. mídia kit digital 2017 www.revistahabitare.com.br Um portal segmentado A Revista Habitare conta com um portal exclusivo onde traz inspiração e informação para os interessados

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 Lenilda de Oliveira Silva*, Renato Pereira Aurélio** *IFES; E-mail: lenildaoliveira.posifes@gmail.com **IFES; CEFET-MG;

Leia mais

Fap Tecnologias Educacionais Trabalho de Final de Curso Blog Teach Me Now

Fap Tecnologias Educacionais Trabalho de Final de Curso Blog Teach Me Now Fap 0459- Tecnologias Educacionais Trabalho de Final de Curso Blog Teach Me Now Enéas C. Versehgi Waldair C.A.V.Vince Fap 0459- Tecnologias Educacionais Trabalho de Final de Curso Blog Teach Me Now Resumo:

Leia mais

DÉBORA AMORIM DE CARVALHO ROSANA APARECIDA RAVAGLIA SOARES RONALDO FIGUEIRÓ

DÉBORA AMORIM DE CARVALHO ROSANA APARECIDA RAVAGLIA SOARES RONALDO FIGUEIRÓ DÉBORA AMORIM DE CARVALHO ROSANA APARECIDA RAVAGLIA SOARES RONALDO FIGUEIRÓ VOLTA REDONDA 2014 PRODUTO DE MESTRADO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE AUTORES Débora

Leia mais

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir!

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir! Criando fórum Criando fórum O fórum é uma ferramenta muito utilizada em cursos a distância por permitir a discussão de um tema específico de modo assíncrono, ou seja, a interação entre os participantes

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEUSP

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEUSP FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEUSP Disciplina: Metodologia do Ensino de Português: A Alfabetização Professor: Nilce da Silva Aluno: Nathália Reis Ramos Número USP: 5120500 Plano de

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Filme: Enquanto a tristeza não vem

Filme: Enquanto a tristeza não vem Filme: Enquanto a tristeza não vem Gênero: Documentário Diretor: Marco Fialho Elenco: Sérgio Ricardo Ano: 2003 Duração: 20 min Cor: Colorido Bitola: vídeo País: Brasil Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/filme.asp?cod=2677

Leia mais

O HIPERTEXTO E A ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR

O HIPERTEXTO E A ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR 359 de 665 O HIPERTEXTO E A ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR Leatrice Ferraz Macário (UESB) Márcia Helena de Melo Pereira (UESB) RESUMO O uso de mídias sociais em ambientes pedagógicos pode ser uma importante

Leia mais

USO DE WEBLOG NO ENSINO DE GENÉTICA

USO DE WEBLOG NO ENSINO DE GENÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO USO DE WEBLOG NO ENSINO DE GENÉTICA VOTORANTIM 2011 MARÍLIA GABRIELA FERREIRA SINZATO USO DE WEBLOG NO

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO SANTIAGO, Irlene; GRYNSZPAN, Danielle INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta a reestruturação do site ABC na Educação Científica

Leia mais

Ferramentas gratuitas para produção de e-books

Ferramentas gratuitas para produção de e-books Ferramentas gratuitas para produção de e-books O que é E-book? Se você consegue estabelecer a diferença entre uma carta e um e-mail, certamente sabe, por analogia, que livros e e-books se encaixam no mesmo

Leia mais

Sobre a plataforma O Google Sala de Aula

Sobre a plataforma O Google Sala de Aula Maio de 2018 Agenda 1. Introdução sobre a plataforma 2. Propósitos e usuários 3. Realizando o primeiro acesso 4. Navegação guiada 5. Resgate do material enviado na edição anterior 6. Normas de conduta

Leia mais

Blogues educacionais

Blogues educacionais Maria João Almeida Projectos TIC na Educação: âmbito, compromissos e parcerias Encontro Regional do CC TIC da Universidade de Aveiro 12 de Novembro de 2010 O que é um Blogue? ferramenta Web 2.0 plataforma

Leia mais

OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO

OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO INTRODUÇÃO 167 A aprendizagem de uma segunda língua no ambiente escolar pode parecer, inicialmente, um grande desafio aos olhos do aprendiz

Leia mais

Este módulo apresenta como você deve utilizar as informações disponíveis na Internet, de forma ética e de acordo com as leis existentes.

Este módulo apresenta como você deve utilizar as informações disponíveis na Internet, de forma ética e de acordo com as leis existentes. ÉTICA E SEGURANÇA NA WEB Este módulo apresenta como você deve utilizar as informações disponíveis na Internet, de forma ética e de acordo com as leis existentes. Também conhecerá algumas dicas de segurança

Leia mais

PROJETO F5 ATUALIZE ESSA IDÉIA!

PROJETO F5 ATUALIZE ESSA IDÉIA! PROJETO F5 ATUALIZE ESSA IDÉIA! Objetivos Gerais: Devido à facilidade ao mundo virtual nos dias de hoje e aos avanços tecnológicos é necessário que o Escotismo se adapte a esta realidade e cresça, para

Leia mais

Tutorial de uso das Comunidades de Prática Otics

Tutorial de uso das Comunidades de Prática Otics Tutorial de uso das Comunidades de Prática Otics Última atualização: 01/02/2012 Sumário Comunidades de Prática... 3 Portal... 3 Criação... 4 Estrutura... 9 Componentes... 10 Créditos... 17 2 Comunidades

Leia mais

COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA CONQUISTAR MAIS ALUNOS

COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA CONQUISTAR MAIS ALUNOS COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA CONQUISTAR MAIS ALUNOS QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TER UM PERFIL OU UMA PÁGINA DA SUA ESCOLA? As redes sociais são um excelente canal para se aproximar da comunidade escolar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL UM TUTORIAL PARA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA FEIRA CIÊNCIA VIVA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL Infogr.am/pt-br Autor: Calvin da Silva Cousin Orientação: Profª Drª Sílvia Porto Meirelles Leite SUMÁRIO 1. O

Leia mais

O uso das TIC numa perspectiva de mediação pedagógica

O uso das TIC numa perspectiva de mediação pedagógica O uso das TIC numa perspectiva de mediação pedagógica Profa. Márcia de Borba Campos FACIN/PUCRS marciabc@inf.pucrs.br Tecnologias de Informação e Comunicação 1 Ferramentas Síncronas Assíncronas Síncrona

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Guia de Acesso ao Ambiente de Aprendizagem para Formação dos Professores na Modalidade a Distância Professor, durante o período do curso

Leia mais

Pesquisa de opinião: Portal de Comunicação 1. Gabriele FLESCH 2 Camila BORNIGER 3 Adriana STÜRMER 4 Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Pesquisa de opinião: Portal de Comunicação 1. Gabriele FLESCH 2 Camila BORNIGER 3 Adriana STÜRMER 4 Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS Pesquisa de opinião: Portal de Comunicação 1 Gabriele FLESCH 2 Camila BORNIGER 3 Adriana STÜRMER 4 Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS RESUMO O processo de levantamento de informações e de identificação

Leia mais

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Aula 02 Vínculo entre práticas educativas e processos comunicacionais Ensino e Aprendizagem Inovadores Educar é colaborar para que

Leia mais

A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem

A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem A.1 Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal Metodista através endereço: http://moodle.metodista.br/moodle-iza/login/index.php

Leia mais

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA TUTORIAL BÁSICO DO ROODA ACESSO AO ROODA O ROODA é disponibilizado via Web (https://ead.ufrgs.br/rooda/). Após entrar no ROODA você deve fazer o LOGIN (sua identificação) e digitar uma SENHA (criada e

Leia mais

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários.

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários. O Moodle (Dynamic Learning Environment Modular Object-Oriented) é uma plataforma de aprendizagem livre que pode ser copiada, usada e modificada por qualquer pessoa (REALI, et al., 2013). Ele dispõe de

Leia mais

Ferramentas Colaborativas. Prof. Dr. paulo Rech Wagner

Ferramentas Colaborativas. Prof. Dr. paulo Rech Wagner Ferramentas Colaborativas Prof. Dr. paulo Rech Wagner prwagner@pucrs.br Aprendizagem Colaborativa Avanço das TICs mais facilidades de interação e recursos para atividades colaborativas. Construção coletiva

Leia mais

Manual do Usuário financiamento e realização: nuted

Manual do Usuário financiamento e realização: nuted http://homer..edu.ufrgs.br/rooda Manual do Usuário financiamento e realização: Manual do Usuário - Índice página 2 página 3 página 4 A2 Atividades Bate Papo Conceitos Configurações Pessoais Contatos Dados

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Primeiros Passos.

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Primeiros Passos. Ambiente Virtual de Aprendizagem Primeiros Passos www.eadcetacvet.com.br Primeiro Acesso Este é um pequeno manual para que você possa interagir com o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da CETACVET.

Leia mais

Tutorial_Portfólio_01: Como criar um portfólio no Blackboard

Tutorial_Portfólio_01: Como criar um portfólio no Blackboard O uso de portfólios na educação constitui uma estratégia que tem procurado corresponder às necessidades de se aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, de modo a assegurar o progresso

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

Aprender.pl. plataforma didática. Manual do Aluno. Cursos Livres. Versão 1.0

Aprender.pl. plataforma didática. Manual do Aluno. Cursos Livres. Versão 1.0 Aprender.pl plataforma didática Manual do Aluno Cursos Livres Versão 1.0 Abril de 2017 Índice Geral Índice Geral... 2 Seja bem vindo!... 3 1- Instruções para o primeiro acesso... 3 1.1Acessando o ambiente

Leia mais

Administrando site em WordPress. Lucia Costa

Administrando site em WordPress. Lucia Costa Administrando site em WordPress Lucia Costa OWordPress é utilizado como plataforma de desenvolvimento de sites, loja virtual, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos

Leia mais

DECRETO N.º541/2017.

DECRETO N.º541/2017. ESTADO DE ALAGOAS MUNICÍPIO DE PENEDO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º541/2017. Regulamenta os procedimentos e normas relacionados com a produção, execução a cargo da SECOM, demais secretarias, instituições

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

POLITEIA EDIÇÃO MANUAL DE IMPRENSA

POLITEIA EDIÇÃO MANUAL DE IMPRENSA POLITEIA EDIÇÃO 2018 MANUAL DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO DA IMPRENSA Estar na imprensa significa realizar atividades relacionadas à Comunicação. Dentre essas tarefas, estão o jornalismo, maketing, audiovisual

Leia mais

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0;

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Ferramentas da Web Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Podem ser sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube;

Leia mais

O que é educação a distância?

O que é educação a distância? Manual do Aluno O que é educação a distância? É uma modalidade educacional na qual professores e alunos estão separados no espaço e no tempo, mas podem interagir e serem avaliados por meio das tecnologias

Leia mais

Multimídia. Home Theater NO BRASIL: DA INTERNET ATUAL CENÁRIO VEJA AS EXCELENTES OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO QUE A INTERNET OFERECE A SUA EMPRESA

Multimídia. Home Theater NO BRASIL: DA INTERNET ATUAL CENÁRIO VEJA AS EXCELENTES OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO QUE A INTERNET OFERECE A SUA EMPRESA Home Theater Multimídia VEJA AS EXCELENTES OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO QUE A INTERNET OFERECE A SUA EMPRESA CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR EM TAMANHO REAL ATUAL CENÁRIO DA INTERNET NO BRASIL: A WEB é

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

Há 13 anos atrás houve um boom de interesse das pessoas por troca de informações pela internet, tornando 2004 o ano das redes sociais. Na época foram criados os sites Flickr, Orkut e Facebook, que se tornaram

Leia mais

A Sociologia em rede:

A Sociologia em rede: A Sociologia em rede: Experiências, caminhos e possibilidades da utilização das tecnologias informacionais como ferramentas pedagógicas nas aulas de Sociologia Rogerio Mendes de Lima Simone da Costa Lima

Leia mais

PLANO TIC E S C O L A B Á S I C A D O 1 º C I C L O C O M P RÉ- E S C O L A R DO C A M P O D E B A I X O P O R T O S A N T O 2012/2013

PLANO TIC E S C O L A B Á S I C A D O 1 º C I C L O C O M P RÉ- E S C O L A R DO C A M P O D E B A I X O P O R T O S A N T O 2012/2013 PLANO TIC 2012/2013 E S C O L A B Á S I C A D O 1 º C I C L O C O M P RÉ- E S C O L A R DO C A M P O D E B A I X O P O R T O S A N T O Coordenador TIC Diretor de Escola Élvio Rui Sousa ESCOLA ESCOLA BÁSICA

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

Nós do Psicologia Viva queremos sempre melhorar a qualidade dos serviços que oferecemos.

Nós do Psicologia Viva queremos sempre melhorar a qualidade dos serviços que oferecemos. Nós do Psicologia Viva queremos sempre melhorar a qualidade dos serviços que oferecemos. Estamos investindo ainda mais na qualidade das informações que já divulgamos em nosso blog para que ele seja mais

Leia mais

Uso de Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática. Fábio E. Kaspar Nº Usp: Ricardo O. Teles Nº Usp:

Uso de Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática. Fábio E. Kaspar Nº Usp: Ricardo O. Teles Nº Usp: Uso de Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática Fábio E. Kaspar Nº Usp: 7991166 Ricardo O. Teles Nº Usp: 7991444 Sumário Terminologia Introdução Evolução das tecnologias Benefícios da M-learning M-learning

Leia mais

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual Atividades e Recursos Escola Médica Virtual Atividades Escola Médica Virtual Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de Penedo 1 Segunda-feira Ano V Nº 574 Prefeitura Municipal de Penedo publica: Decreto N.º541/2017 - Regulamenta os procedimentos e normas relacionados com a produção, execução a cargo

Leia mais

Inteligência Competitiva em Empresas em Rede Volume, Qualidade e Velocidade das informações

Inteligência Competitiva em Empresas em Rede Volume, Qualidade e Velocidade das informações Inteligência Competitiva em Empresas em Rede Volume, Qualidade e Velocidade das informações https://scholar.google.com.br/scholar?q=redes+empresariais+estruturadas&hl=pt- BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart&sa=X&ved=0CBoQgQMwAGoVChMIos3NxZbgyAIVQh4eCh0PEw3j

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

Introdução. A quem se destina este livro. Sobre o que este livro é (e não é)

Introdução. A quem se destina este livro. Sobre o que este livro é (e não é) Bem-vindo ao maravilhoso mundo do Windows 10! Este livro da série Passo a Passo foi feito para que você possa usá-lo da maneira que preferir. Ao lê-lo do início ao fim, seguindo a ordem dos capítulos,

Leia mais

Informática Aplicada à Educação. Pedagogia - 1o Período 04/11/2015

Informática Aplicada à Educação. Pedagogia - 1o Período 04/11/2015 Informática Aplicada à Educação Pedagogia - 1o Período 04/11/2015 Agenda 1- A importância da internet na educação 2- WebQuest 3- Preparação para a próxima aula 2 Agenda 1- A importância da internet na

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

BLOG DA REVISTA LUPA 1. Marcel Rodrigues Queiroz Ayres Dantas 2 Samuel Anderson Rocha BARROS 3 Tarcízio Roberto da SILVA 4 Beatriz Muniz RIBAS 5

BLOG DA REVISTA LUPA 1. Marcel Rodrigues Queiroz Ayres Dantas 2 Samuel Anderson Rocha BARROS 3 Tarcízio Roberto da SILVA 4 Beatriz Muniz RIBAS 5 BLOG DA REVISTA LUPA 1 Marcel Rodrigues Queiroz Ayres Dantas 2 Samuel Anderson Rocha BARROS 3 Tarcízio Roberto da SILVA 4 Beatriz Muniz RIBAS 5 Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. www.revista-lupa.blogspot.com

Leia mais

Boletim Interno PSI e Newsletter BVS Comunicação no contexto da Fonte de Informação nº 5

Boletim Interno PSI e Newsletter BVS Comunicação no contexto da Fonte de Informação nº 5 BIREME São Paulo, 24 de março de 2009 Boletim Interno PSI e Newsletter BVS Comunicação no contexto da Fonte de Informação nº 5 Gerência de Gestão Administrativa (GA) Silvia de Valentin Unidade de Comunicação

Leia mais

Centro Digital Aula 3

Centro Digital Aula 3 Centro Digital Aula 3 Dê um duplo clique na Aula 01 no Menu, irá abrir a pagina modelo, faça as alterações a seguir: Utilize alinhamento Justificado, tamanho de fonte 16. 2 Clique em Editar Conteúdo abaixo:

Leia mais

Guia de utilização do e-proinfo para membros da comunidade PROINFO TEC

Guia de utilização do e-proinfo para membros da comunidade PROINFO TEC Guia de utilização do e-proinfo para membros da comunidade PROINFO TEC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E MÍDIAS EDUCAIONAIS Goiânia Agosto de 2010 2 ÍNDICE 1 Acessar

Leia mais

YouTube. Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas

YouTube. Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas YouTube Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas 2005: Chad Jurley e Jawed Karim Alternativa para compartilhar vídeos com a família 2006: comprado pelo Google Nova maior plataforma de entretenimento

Leia mais

Formação de professores e tecnologia: construindo o site institucional

Formação de professores e tecnologia: construindo o site institucional Formação de professores e tecnologia: construindo o site institucional Luma Cristina Ferreira de Oliveira¹, Carla Conti de Freitas² ¹Universidade Estadual de Goiás, ²Universidade Estadual de Goiás Resumo:

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Gravatar. ❶ Como inserir uma imagem juntamente com o meu nick name? ❷ Primeiramente o que é o Avatar, Gravatar? ❸ Sim mas, o que é Gravatar?

Gravatar. ❶ Como inserir uma imagem juntamente com o meu nick name? ❷ Primeiramente o que é o Avatar, Gravatar? ❸ Sim mas, o que é Gravatar? ❶ Como inserir uma imagem juntamente com o meu nick name? ❷ Primeiramente o que é o Avatar, Gravatar? ❸ Sim mas, o que é Gravatar? ❹ Como funciona? ❺ Quais as vantagens de se utilizar um Gravatar? Gravatar

Leia mais

INTRODUÇÃO. Tirar um projeto do papel envolve planejamento e muito trabalho. E o lançamento de um blog do absoluto zero não costuma ser diferente.

INTRODUÇÃO. Tirar um projeto do papel envolve planejamento e muito trabalho. E o lançamento de um blog do absoluto zero não costuma ser diferente. INTRODUÇÃO Tirar um projeto do papel envolve planejamento e muito trabalho. E o lançamento de um blog do absoluto zero não costuma ser diferente. Você terá que passar por algumas etapas se quiser realmente

Leia mais

ÉTICA E SEGURANÇA NA WEB

ÉTICA E SEGURANÇA NA WEB ÉTICA E SEGURANÇA NA WEB Este módulo apresenta como você deve utilizar as informações disponíveis na Internet, de forma ética e de acordo com as leis existentes. Além disso, dá algumas dicas de segurança

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Divulgação Massiva De Qualidade

Divulgação Massiva De Qualidade Divulgação Massiva De Qualidade IDEIAS TESTADAS E APROVADAS PARA ALCANÇAR MAIS PESSOAS (SEM FAZER SPAM) Você tem um blog, site negócio online, ou empresa e gostaria de conhecer um modelo testado e aprovado

Leia mais

Guias úteis ferramentas para gerir eventos nas redes sociais.

Guias úteis ferramentas para gerir eventos nas redes sociais. Guias úteis 12+1 ferramentas para gerir eventos nas redes sociais www.omnitel.pt omnitel@omnitel.pt 2 de 16 O que encontrarás neste guia? A presença do Twitter nos eventos é uma realidade diária. Não apenas

Leia mais

CHECK-LIST COMO CONSTRUIR UM CANAL DE SUCESSO

CHECK-LIST COMO CONSTRUIR UM CANAL DE SUCESSO CHECK-LIST COMO CONSTRUIR UM CANAL DE SUCESSO Índice Introdução Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 03 04 06 09 15 2 Introdução Você sabe falar sobre algum assunto específico? Tem alguma habilidade

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 CELEM SILVA 2, JOSÉ F. MARTINS 3, HERNANDA TONINI 4 RESUMO: O acesso a informações é um dos principais instrumentos na atualidade para o crescimento profissional

Leia mais

POSTS QUE GERAM MAIS ENGAJAMENTO NO FACEBOOK. Juliano Torriani

POSTS QUE GERAM MAIS ENGAJAMENTO NO FACEBOOK. Juliano Torriani POSTS QUE GERAM MAIS ENGAJAMENTO NO FACEBOOK Juliano Torriani Olá, Sou Juliano Torriani e neste ebook vou te mostrar alguns exemplos de posts que mais geram engajamento no Facebook e que vão fazer a sua

Leia mais