DP-DS80D DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL. Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora Para Windows 7, 8

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DP-DS80D DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL. Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora Para Windows 7, 8"

Transcrição

1 DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DP-DS80D Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora Para Windows 7, 8 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

2 Precauções de segurança Leia atentamente o Manual do Utilizador da impressora antes da utilização e siga as instruções. Note que o teor das instruções de utilização e das precauções de segurança corresponde às normas de segurança em vigor no momento da elaboração do Manual do Utilizador. Modificações Por motivos de segurança não efetue modificações às impressoras DP-DS80D ou aos conteúdos dos programas de controlo e ao CD da impressora DP-DS80D. Direitos de Autor Os direitos de autor, marcas registadas ou quaisquer outros direitos de propriedade intelectual relativos aos documentos, programas ou outros itens fornecidos juntamente com este produto pertencem à Dai Nippon Printing Co., Ltd. ou aos respetivos titulares dos direitos. Com exceção dos casos previstos pela lei aplicável, estes não podem ser copiados ou utilizados sem autorização da Dai Nippon Printing Co., Ltd. Microsoft e Windows são marcas comerciais registadas da Microsoft Corporation válidas nos EUA e noutros países. LEADTOOLS Direitos de Autor (C) 2008 LEAD Technologies, Inc. Dai Nippon Printing Co., Ltd.

3 Conteúdos Capítulo 1 - Instalação Preparação da Impressora e do computador Anfitrião Instalar o Pacote do Programa de Controlo (Driver Package) Instalar o Programa de Controlo da Impressora Instalar um Programa de Controlo para um Dispositivo Não especificado 9 Capítulo 2 - Propriedades Abrir as Propriedades da Impressora Explicação das Funções de Configuração da Impressão Layout (Disposição da página) Advanced Options (Opções Avançadas) Paper/Quality (Papel/Qualidade) Option (Opções) Color Adjustment (Ajuste da cor) Informação da Impressora Valores predefinidos para várias definições Color Management (Gestão da Cor) Image size (Tamanho da imagem) Orientação da impressão Método de impressão Layout múltiplo Exemplo de utilização da aplicação de layout múltiplo Impressão dupla 33 Capítulo 3 - Atualizar o Programa de Controlo 36 Capítulo 4 - Eliminar o Programa de Controlo 45 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

4 Capítulo 1 - Instalação Fases de Instalação A instalação é realizada de acordo com os seguintes 3 passos. Os detalhes de cada passo são apresentados numa página posterior. PASSO 1 Preparar a impressora e o computador 1.1 Preparação da Impressora e do computador Anfitrião Do not connect the USB cable at this step Não ligue o cabo USB neste momento PASSO 2 Instalar o pacote do programa de controlo Controlo (Driver Package) 1.2 Instalar o Pacote do Programa de Insert the accessory CD into the disk drive and install the driver package Insira o CD acessório na unidade de CDs e instale o pacote do programa de controlo PASSO 3 Instalar o programa de controlo da impressora 1.3 Instalar o Programa de Controlo da Impressora Conecte o cabo USB, ligue a impressora (ON) e instale o programa de controlo da impressora (printer driver). Depois de concluída a instalação, reinicie o computador. 1 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

5 1.1 - Preparação da Impressora e do computador Anfitrião Certifique-se de que a alimentação elétrica da impressora DP-DS80D DS80D está desligada (OFF). Tenha à mão um cabo USB. Não ligue a impressora ao computador por meio do cabo USB neste momento. De modo a instalar o programa de controlo, inicie sessão com direitos de administrador. As explicações que se seguem são fornecidas com base no pressuposto da utilização de direitos de administrador Instalar o Pacote do Programa de Controlo (Driver Package) Insira o CD fornecido na unidade de CDs. Inicie o Explorador e clique na unidade correspondente. [Se a função de Reprodução Automática estiver ativa, clique em Open folder to view files - using Windows Explorer (Abrir a pasta para visualizar os ficheiros - utilizando o Explorador do Windows)]. No Windows 8, se a Reprodução Automática estiver ativa, clique na mensagem Tap to choose what happens with this disc. (Digitar para escolher o que acontece com este disco.) e, de seguida, clique em Open folder to view files - File Explorer (Abrir a pasta para visualizar os ficheiros - utilizando o Explorador do Windows). Selecione as pastas seguintes a partir do CD fornecido. *Certifique-se de selecionar a pasta que corresponde ao seu Sistema operativo. DP-DS80D DS80D =Windows7... Unidade de CDs:\Driver\DP-DS80D\English\7 Windows 8... Unidade de CDs:\Driver\DP-DS80D\English\8 Fig Pasta "Driver Package" (Pacote do Programa de Controlo) 2 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

6 Na pasta selecionada, faça duplo clique sobre o ficheiro DriverInstall.CMD. (Dependendo do seu sistema operativo, a extensão.cmd pode não ser exibida). Será selecionado automaticamente o melhor Instalador do Pacote do Programa de Controlo (Driver Package) para o seu sistema operativo (32 ou 64 bit). Fig Ficheiro de Instalação Se surgir a janela de Controlo de Conta de Utilizador (User Account Control), clique em Yes (Sim). Fig Controlo de Conta de Utilizador (User Account Control) Quando surgir a janela Welcome to the Device Driver Installation Wizard!, clique em Next> (Seguinte). Fig Iniciar o Assistente de Instalação 3 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

7 Se surgir a janela de confirmação de Segurança do Windows, clique em Install this driver software anyway. Fig Janela de Confirmação de Segurança do Windows No Windows 8, clique em Install (Instalar). Fig 1.5.ii - Confirmação de Segurança do Windows (Windows 8) Isto inicia a instalação do Pacote do Programa de Controlo (Driver Package). Aguarde até que a instalação esteja concluída. Quando surgir a janela Completing the Device Driver Installation Wizard, clique em Finish (Concluir). Fig Conclusão do Assistente de Instalação 4 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

8 1.3 - Instalar o Programa de Controlo da Impressora Ligue a impressora ao computador utilizando o cabo USB e ligue a impressora. A impressora será reconhecida e deve iniciar a instalação do programa de controlo. * Se necessário, consulte o manual da impressora DP-DS80 para a conexão. Quando a instalação do programa de controlo iniciar, será exibida a mensagem Installing device driver software por cima da barra de tarefas. A mensagem não aparecerá no Windows 8. Passe à página 7. Fig Mensagem de Instalação do Programa de Controlo Clicar sobre esta mensagem abre a janela Driver Software Installation (Instalação do Software de Controlo) e será exibido o estado de instalação do programa de controlo. Clique em Close (Fechar) para encerrar a janela. Fig "Driver Software Installation" (Instalação do Software de Controlo) * Acerca de Skip obtaining driver software from Windows Update (Saltar obtenção do software de controlo a partir do Windows Update) Se a definição do Sistema Operativo for para obter o software de controlo a partir do Windows Update, primeiro irá procurar o programa de controlo através do Windows Update, pelo que irá demorar mais tempo para concluir a instalação. Se clicar em Skip obtaining driver software from Windows Update (Saltar obtenção do software de controlo a partir do Windows Update), o tempo necessário para concluir a instalação será menor (Dependendo do Sistema Operativo, pode demorar algum tempo a concluir a instalação). Clique em Skip obtaining driver software from Windows Update que se encontra na janela Driver Software Installation (Instalação do Software de Controlo). Fig Skip obtaining driver software from Windows Update (Saltar obtenção do software de controlo a partir do Windows Update) 5 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

9 Quando surgir a janela de confirmação, clique em Yes (Sim). Fig Skip getting driver software from Windows Update (Saltar obtenção do software de controlo a partir do Windows Update) Algum tempo após o início da instalação, a mensagem Your device is ready to use (O seu dispositivo está pronto a utilizar) irá surgir sobre a barra de tarefas e a instalação do programa de controlo da impressora estará concluída. Fig Mensagem de Instalação do Programa rama de Controlo Concluída Clicar sobre esta mensagem abre a janela Driver Software Installation (Instalação do Software de Controlo) e será exibida a mensagem Your device is ready to use (O seu dispositivo está pronto a utilizar). Clique em Close (Fechar) para encerrar a janela. (Se a janela Driver Software Installation for apresentada desde o início da instalação, a mensagem acima não será apresentada.) Fig Instalação do Software de Controlo concluída 6 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

10 Clique em Start (Iniciar), de seguida em Control Panel (Painel de Controlo) e abra o painel de controlo. No Windows 8, faça duplo clique sobre o ecrã Iniciar (Start), clique à direita em "All apps" e selecione o painel de controlo (control panel). Clique em View devices and printers (Ver dispositivos e impressoras) no painel de controlo. Fig Painel de controlo Verifique se a impressora DP-DS80D DS80D é apresentada na janela de Dispositivos e Impressoras (Devices and Printers). Nota: No Windows 8, o ícone da DP-DS80D não aparece se a impressora estiver offline (se a impressora ligada não estiver conectada). Agora, a instalação do programa de controlo da impressora DP-DS80D DS80D está concluída. Fig Janela "Devices and Printers" (Dispositivos e Impressoras) Quando a instalação do programa de controlo da impressora estiver concluída, certifique-se de reiniciar o computador. 7 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

11 Se a instalação do programa de controlo da impressora DP-DS80D DS80D não tiver sido bem sucedida, a mensagem Device driver software was not successfully installed surgirá sobre a barra de tarefas. Fig Mensagem de Programa de Controlo não instalado Clicar sobre esta mensagem abre a janela Driver Software Installation (Instalação do Software de Controlo) e será exibida a mensagem Device driver software was not successfully installed (O software de controlo do dispositivo não foi instalado com sucesso). Clique no botão Close (Fechar). (Se a janela Driver Software Installation for apresentada desde o início da instalação, a mensagem acima não será apresentada.) Se a instalação do programa de controlo não for bem sucedida, consulte a secção seguinte "1.4 Instalar um Programa de Controlo para um Dispositivo Não Especificado" e instale o programa de controlo da impressora. Fig Se o Programa de controlo não for instalado com sucesso 8 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

12 1.4 - Instalar um Programa de Controlo para um Dispositivo Não especificado Antes de instalar o Pacote do Programa de Controlo (Driver Package), conecte a impressora (Ligada - ON) ao computador de modo a criar um dispositivo "Não especificado" (Unspecified) na janela Devices and Printers (Dispositivos e Impressoras). Utilizando este método é possível instalar o programa de controlo da impressora. Além disso, quando um programa de controlo não é corretamente instalado mas o dispositivo "Não especificado" (Unspecified) é criado utilizando o método de conectar uma impressora depois de instalar o pacote do programa de controlo (Driver Package) do procedimento de instalação normal do programa de controlo da impressora, pode utilizar o programa de controlo utilizando o método seguinte. 1. Instalar o Pacote do Programa de Controlo (Driver Package) Se o pacote do programa de controlo ainda não tiver sido instalado, siga o procedimento apresentado em Instalar o Pacote do Programa de Controlo (Driver Package). Depois de instado o pacote do programa de controlo, a instalação do programa de controlo da impressora para o dispositivo "Não especificado" (Unspecified) pode ser concluída automaticamente. 2. Instalar um programa de controlo para um Dispositivo Não especificado (Unspecified ) No dispositivo "Não especificado" (Unspecified) da janela "Devices and Printers" (Dispositivos e Impressoras), clique com o botão direito do rato sobre "Photo Printer" e em "Troubleshoot" (Resolução de Problemas) no menu pendente. Fig Photo Printer como dispositivo não especificado (unspecified) 9 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

13 Quando surgir a janela Install a driver for this device, clique em Apply this fix (Aplicar esta correção). Isto irá procurar automaticamente o programa de controlo e iniciar a instalação. Fig Aplicar a Correção Quando o programa de controlo estiver instalado, surgirá a mensagem Troubleshooting has completed (A resolução de problemas foi concluída). Clique em Close the troubleshooter para fechar a resolução de problemas. Fig Fechar a Resolução de Problemas 10 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

14 Verifique se a impressora DP-DS80D DS80D é exibida na janela "Devices and Printers" (Dispositivos e Impressoras). Nota: No Windows 8, o ícone da DP-DS80D não aparece se a impressora estiver offline (se a impressora ligada não estiver conectada). Agora, a instalação do Programa de Controlo da Impressora DP-DS80D está concluída. Fig Janela "Devices and Printers" (Dispositivos e Impressoras) Quando a instalação do programa de controlo da impressora estiver concluída, certifique-se de reiniciar o computador. 11 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

15 Capítulo 2 - Propriedades Utilizando as propriedades do Programa de Controlo da DP-DS80D DS80D é possível alterar várias definições da impressora. Antes de colocar em funcionamento, certifique-se de que conhece corretamente os conteúdos. Para a utilização é necessário iniciar sessão com direitos de administrador. Dependendo da aplicação utilizada, é necessária a configuração das definições da impressora a partir da aplicação. 2.1 Abrir as Propriedades da Impressora 1. Clique em "Start" (Iniciar) ==> "Control Panel" (Painel de Controlo) ==> abra o painel de controlo No Windows 8, clique com o botão direito do rato sobre o ecrã "Start" (Iniciar) ==> All apps ==> Control Panel ==> abra o painel de controlo 2. No painel de controlo, clique em "View devices and printers" (Ver dispositivos e impressoras) abra a janela "Devices and Printers" (Dispositivos e Impressoras) 12 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

16 3. Clique com o botão direito do rato sobre o ícone da DP-DS80D DS80D e, a partir do menu pendente, clique em "Printer properties" (Propriedades da impressora) abra a janela "Properties" (Propriedades). Nota: No Windows 8, o ícone da DP-DS80D DS80D não aparece se a impressora estiver offline (se a impressora ligada não estiver conectada). 4. Irá surgir a janela "Properties" (Propriedades) da DP-DS80D. 13 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

17 2.2 Explicação das Funções de Configuração da Impressão A partir da janela "Properties" (Propriedades), clicando em "Preferences" é possível alterar várias definições de impressão Layout (Disposição da página) Output image depending on print direction Ex.) For (8x5), (8x6) Portrait Pint paper exit slot Landscape For (8x10), (8x12) Fig Layout tab Orientation Assign print orientation as vertical or horizontal Output images of the original image without rotation are shown at the right Original image orientation Imagem de saída dependendo do sentido de impressão Ex.: Para (8x5), (8x6) Portrait (Retrato) Slot de saída do papel impresso Landscape (Paisagem) Para (8x10), (8x12) Fig Separador "Layout" (Disposição da página) Orientation (Orientação) Define a orientação da impressão como vertical ou horizontal. As imagens de saída da imagem original sem rotação são exibidas à direita Orientação da imagem original Impressão dupla Isto designa se a impressão dupla segue a orientação longa ou curta ou está desligada (Off). Se no separador "Paper Supply Method" (Método de Fornecimento de Papel), em Papel/Qualidade, for selecionado o (tabuleiro de) papel cortado é possível selecionar a impressão dupla com orientação longa/curta. Longa A impressão dupla é realizada seguindo a orientação longa. Curta A impressão dupla é realizada seguindo a orientação curta. 14 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

18 Page Order (Ordem das páginas) Quando imprimir várias imagens na aplicação é possível definir a ordem. Ex.: Ordem de impressão N.º 1 N.º 2 N.º 3 Normal Inversa Pages per Sheet (Páginas por folha) Imprime o tamanho fracional designado. Na maioria das situações defina para 1. (Exceto quando definido para 1, defina a qualidade de impressão para 300 x 300 dpi ou 600 x 600 dpi.) Ex.: Tamanho fracional 1 (Completo) 4 (1/4 do tamanho) 9 (1/9 do tamanho) 15 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

19 2.2.2 Advanced Options (Opções Avançadas) Clicando em [Advanced] na janela "Layout", é possível realizar várias configurações utilizando "Advanced Options" (Opções Avançadas). Fig Definições Avançadas Fig Separador "Advanced Options" (Opções Avançadas) Paper Size (Tamanho do papel) Pode designar o tamanho do papel. Faça o tamanho do papel corresponder ao tamanho do meio com que a impressora está equipada Com a DP-DS80D, DS80D, os tamanhos de papel que podem ser designados por meio da seleção de rolo de papel / papel cortado (tabuleiro) em Papel/Qualidade diferem de acordo com a tabela abaixo. : Pode ser selecionado Paper Size (Tamanho do papel) (5x3,5) (5x7) (6x4) (6x4) x2 (6x8) (6x9) (8x10) (8x12) (8x4) (8x4)x2 (8x4)x3 (8x5) (8x5)x2 (8x5)_(8x4) (8x6) (8x6)x2 (8x6)_(8x4) (8x6)_(8x5) (8x8) (8x8)_(8x4) Tamanho A4 (8x10,50) (8x10,75) Rolo de papel Papel cortado 16 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

20 [Programa de Controlo da Impressora DP-DS80D] Manual de Instruções para Windows 7, 8 Copy Count (Número de Cópias) Pode designar o número de vezes que uma imagem será impressa. Print Quality (Qualidade de Impressão) Pode designar a qualidade de impressão. A qualidade de impressão deve corresponder às definições da impressora. Print Quality Função (Qualidade de Impressão) 300 x 300 dpi Impressão em modo de alta velocidade 300 x 600 dpi Impressão em modo de alta qualidade * Se a aplicação não permitir definir uma resolução de aspeto assimétrico, defina para 600x600 dpi. *Quando executa o comando "Print Test Page" (Imprimir Página de Teste) nas propriedades da impressora em Windows 8, dependendo das especificações do SO, a relação largura/altura impressa da marca de impressora é diferente. 600 x 600 dpi Impressão em modo de alta qualidade (O programa de controlo da impressora converte para dados 300x600 dpi e envia para a impressora.) Método ICM Método ICM ICM Disabled (ICM desativada) ICM Handled by Host System (ICM gerida pelo Sistema anfitrião) ICM Handled by Printer (ICM gerida pela impressora) Função Sincronizada com Color Management: None nas opções de papel Sincronizada com Color Management: ICM nas opções de papel. Efetua a gestão da cor com o programa de controlo. Equivale à definição ICM Handled by Host System. ICM Intent Designa o método de saída quando utilizar a ICM. Tenha sempre o perfil ICC da impressora DP-DS80D definido para Picture. Não utilize noutras definições. Advanced Printing Features (Funcionalidades de Impressão Avançadas) Deve estar sempre definido para Enabled. Não utilize noutras definições. Pages per Sheet Layout (Disposição de Páginas por folha) Quando "Pages per Sheet" (Páginas por folha) é definido para várias páginas por folha, o sentido de disposição de uma imagem tem de ser especificado. Border (Margem) Síncrona com a opção de margem nas opções de papel. Overcoat Finish (Acabamento final) O acabamento final para a superfície impressa pode ser selecionado por entre os dois tipos seguintes. Overcoat Finish Função (Acabamento final) Glossy Termina a impressão com um acabamento brilhante. Mate Termina a impressão com um acabamento mate (não brilhante). Substitua a impressora da versão correspondente ao "Overcoat Finish" (Acabamento final) por uma que não corresponda e, aquando da utilização ligando-a à mesma porta USB, quando substituir as impressoras, reinicie o computador. Print Re-try Dependendo da versão utilizada, Disable pode ser a única opção. Define se, caso ocorra um erro na impressora, os dados de impressão na memória da impressora são impressos após recuperação do erro ou não são impressos. 17 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

21 [Programa de Controlo da Impressora DP-DS80D] Manual de Instruções para Windows 7, 8 Print Re-try Disable Após a recuperação de um erro, os dados de imagem apagados têm de ser reenviados. Enable Função Os dados para impressão que se encontram na memória da impressora são limpos em caso de erro da impressora. Quando utilizar uma aplicação que possua uma função de recuperação de erros, selecione esta opção. Os dados para impressão que se encontram na memória da impressora são mantidos em caso de erro da impressora. Após a recuperação de um erro, o processo de impressão é retomado com os dados guardados. Contudo, se a alimentação elétrica for desligada, os dados não serão guardados. Substitua a impressora da versão correspondente a "Print Re-try" (Acabamento final) por uma versão não correspondente e, aquando da utilização ligando-a à mesma porta USB, quando substituir as impressoras, reinicie o computador. 18 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

22 [Programa de Controlo da Impressora DP-DS80D] Manual de Instruções para Windows 7, 8 De acordo com o teor do erro da impressora, a alimentação da impressora tem de ser novamente ligada em caso de recuperação de erro. Neste caso, não depende de uma configuração do Print Re-try e os dados de impressão que se encontram na memória da impressora são eliminados. O funcionamento por definição de "Print Re-try" em cada erro é apresentado abaixo. Função erro de "Re-try" para Impressão dupla Teor do erro Definição "Print Re-try" é Disable Definição "Print Re-try" é Enable Lado em que o Erro ocorre Frente Verso Frente Verso em Paper End (Papel acabou) Ribbon End (Fita acabou) Reenvie os dados de imagens não impressas após a recuperação do erro. - O processo de impressão é retomado utilizando dados que - Cover Open (Tampa aberta) Paper Jam (papel encravado) (*1) Ribbon Error (Erro da fita) (*1) Paper Definition Error (Erro de definição do papel) Scrap Box Error (Erro do coletor de desperdícios) Data Error (Erro de dados) Head Voltage Error (Erro de Tensão da Cabeça) Head Position Error (Erro de Posição da Cabeça) Power Supply Fan Stop (Paragem da ventoinha da fonte de alimentação) Cutter Error (Erro do x-ato) Abnormal Head Temp. (Temp. Anormal da Cabeça) Abnormal Media Temp. (Temp. Anormal do Meio) Ribbon Tension Error (Erro de Tensão do Friso) RFID Module Error (Erro do Módulo RFID) Abnormal motor Temp. (Temp. Anormal do motor) System Error (Erro do sistema) A recuperação de erros requer que a alimentação elétrica da impressora seja desligada. Assim, os dados de impressão na memória da impressora são apagados independentemente da configuração da função "Print Re-try". Reenvie os dados de imagens não impressas após a reiniciação da impressora. Independentemente das definições de "Print Re-try", uma vez resolvido o erro, o processo de impressão é retomado utilizando dados que se encontram atualmente na memória da impressora. Depois de resolvido o erro, reenvia os dados de impressão, incluindo a imagem frontal Uma vez que a resolução do erro requer que a impressora seja desligada, os dados de imagens na memória serão apagados independentemente da configuração da função "Print Re-try". Além disso, embora a parte frontal esteja concluída, a impressão será interrompida, pelo que, depois de reiniciar a impressora, volte a reenviar os dados de imagem para ambos os lados da impressão. se encontram atualmente na memória da impressora após recuperação do erro. Quando é efetuada a operação de inicialização do papel, este é impresso após esta operação. A recuperação de erros requer que a alimentação elétrica da impressora seja desligada. Assim, os dados de impressão na memória da impressora são apagados mesmo que a função "Print Re-try" esteja definida para "Enable". Reenvie os dados de imagens não impressas após a reiniciação da impressora. Independentemente das definições de "Print Re-try", uma vez resolvido o erro, o processo de impressão é retomado utilizando dados que se encontram atualmente na memória da impressora. Se o erro ocorrer na parte posterior, a impressão do verso continuará depois de resolvido o erro. Nos casos em que os consumíveis impedem a elaboração de impressões normais como, por exemplo, devido a um encravamento do papel, reenvia os dados de imagem para ambos os lados da impressora. Uma vez que a resolução do erro requer que a impressora seja desligada, mesmo que "Print Re-try" esteja definido para "enabled" (ativado) ao desligar a impressora irá apagar os dados da memória. Além disso, embora a parte frontal esteja concluída, a impressão será interrompida, pelo que, depois de reiniciar a impressora, volte a reenviar os dados de imagem para ambos os lados da impressão. *1: Depois de uma paragem devido a erro de papel ou de fita deve proceder à eliminação da causa de erro de acordo com o manual do utilizador da impressora. 19 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

23 2.3.3 Paper/Quality (Papel/Qualidade) Fig Separador "Paper/Quality" (Papel/Qualidade) "Paper Source" (Fonte de papel) Pode ser selecionado "Roll paper" (Rolo de papel) ou (tabuleiro) "Cut paper" (Papel cortado). A impressão dupla apenas pode ser realizada quando é selecionado (tabuleiro) "Cut paper" (Papel cortado). Se for selecionado um tamanho de papel válido apenas para "Roll paper" (Rolo de papel) ou (tabuleiro) "Cut paper" (Papel cortado) na definição do tamanho de papel em "Advanced Options" (Opções Avançadas), então "Paper Supply Method" (Método de Fornecimento de Papel) será desativado. Color Selecione a impressão a cores (Color). Não utilize para impressão a preto e branco (Black and white) Option (Opções) Fig Separador "Option" (Opções) de Fig Definição de nitidez (Sharpness) papel Border (Margem) Permite selecionar com ou sem margem (a seleção significa com margem). Sincronizada com a margem em Definições Avançadas. Sharpness (Nitidez) Processos para 11 níveis de nitidez (Fig ). 0 (Definição inicial) significa que não há qualquer processamento de nitidez. Menos (-) desfoca a imagem, e Mais (+) aumenta a nitidez. Color Adjustment (Ajuste da Cor) None (Nenhum) Sincronizado com "ICM Method" (Método ICM) em Definições Avançadas. Selecionar este item desativa a ICM e o separador "Color Adjustment" e a gestão da cor não ocorre a partir do programa de controlo. Handled by Driver Selecionar este item desativa o ICM e "Color Adjustment" (Ajuste da Cor) é ativado. São apresentados os valores de regulação para "gamma", "brightness", "contrast" e "chroma". ICM Sincronizada com "ICM Method" (Método ICM) em Definições Avançadas (ICM Handled by Host System). Selecionar este item ativa a gestão de cor a partir do programa de controlo. ICM & Driver Se selecionar isto, a ICM (gestão de cor) e o Color Adjustment (Ajuste da Cor) serão ativados. "About" (Acerca de) Apresenta a versão do programa de controlo. 20 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

24 2.2.5 Color Adjustment (Ajuste da cor) Se selecionar a opção "Handled by Driver" em Option (Opções), os respetivos valores de ajuste da cor no separador "Color Adjustment" (Ajuste da cor) refletem-se na imagem. Fig Separador "Color Adjustment" (Ajuste da cor) Os intervalos de definição no separador "Color Adjustment" (Ajuste da cor) são os seguintes: Item de Valor de regulação regulação Gamma -100(escuro) ~ 100(claro) (0 significa sem regulação; Gamma 2,0 ~ 0,5) Regula a densidade dos realces na imagem. Quanto maior for o valor gamma, mais brilhantes são os realces. Caixa de seleção sincronizada ON: Coloca o RGB ao mesmo valor OFF: Coloca o RGB em valores diferentes Brightness -100(escuro) ~ 100(claro) (0 significa sem regulação) Regula o brilho da imagem. Quanto mais elevado for o valor, maior será o brilho geral da imagem. Caixa de seleção sincronizada ON: Coloca o RGB ao mesmo valor OFF: Coloca o RGB em valores diferentes Contrast -100(fraco) ~ 100(intenso) (0 significa sem regulação) Regula o contraste da imagem. Quanto mais elevado for o valor, maior será o contraste. Caixa de seleção sincronizada ON: Coloca o RGB ao mesmo valor OFF: Coloca o RGB em valores diferentes Chroma -100(fraco) ~ 100(intenso) (0 significa sem regulação) Regula a saturação de cores da imagem. 21 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

25 Informação da Impressora Abrindo o separador "Printer Information" (Informação da Impressora) é possível consultar o estado da impressora. Fig Separador "Printer Information" (Informação da Impressora) Exibição Media Type Media Quantity Printer Status Life Counter Firmware Version Serial No. Color Control Data "Printer Status" (Estado da impressora) Offline Waiting (A aguardar) Printing (A imprimir) Head Cooling (Arrefecimento da cabeça) Door Open Paper End (Papel acabou) Ribbon End (Fita acabou) Paper Jam (Encravamento de papel) Ribbon Error (Erro da fita) Paper Size Setting Error System Error (Erro do sistema) Unit Paper Jam Supply area Unit Paper Jam Feed area Unit Paper Jam Shell area Unit Paper Jam Delivery area Unit Tray Out Unit Cover Open Unit Hardware Error Conteúdos Exibe o tipo de fita que se encontra instalada na impressora. Exibe a quantidade de folhas restante na fita. Exibe o estado da impressora. A informação apresentada é a seguinte: Exibe o número de impressões da impressora. Exibe a versão de firmware da impressora. Exibe o número de série da impressora. Exibe a versão dos dados de controlo da cor e o teste por soma. Método de recuperação Ligue a impressora ao computador e ligue a impressora. Aguarde por favor. A impressão irá reiniciar automaticamente. Feche a porta da impressora. Coloque papel novo. Coloque fita nova. Retire o papel encravado e reintroduza-o o corretamente. Recoloque corretamente a fita. Verifique a definição do tamanho de papel e o tamanho da fita. Reinicie a impressora e o computador. Se não recuperar após a reinicialização, contacte o centro de assistência técnica. Reinicie a impressora. O papel será ejetado automaticamente. Consulte o Manual do Utilizador da Unidade Dupla para mais informações Instale o tabuleiro de papel cortado. Feche a tampa da unidade. Reinicie a impressora e o computador. Se não recuperar após a reinicialização, contacte o centro de assistência técnica. 22 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

26 [Programa de Controlo da Impressora DP-DS80D] Manual de Instruções para Windows 7, Valores predefinidos para várias definições Os valores predefinidos para cada opção (no momento da instalação) são apresentados abaixo. Se o programa de controlo da impressora não funcionar corretamente após alterar as opções, reponha as predefinições, Nota) De acordo com o Service Pack e o ambiente de SO utilizado, o valor predefinido no momento da instalação pode diferir do da tabela seguinte. Separador Opções Predefinição Layout Paper/Quality (Papel/Qualidade) Opcional Color (A cores) Ajuste "Advanced" (Clique no botão [Advanced] do separador "Layout") Orientation (Orientação) Portrait (Retrato) Print on Both Sides (Imprimir em ambos os lados) None (Nenhum) Page Order (Ordem das páginas) Front to Back (Normal) Pages per Sheet (Páginas por folha) 1 "Paper Source" (Fonte de papel) Roll Paper (Rolo de papel) Color (A cores) Color (A cores) Border (Margem) Disable Sharpness (Nitidez) 0 (Predefinição) Color Adjustment (Ajuste da Cor) ICM Gamma 0 Brightness 0 Contrast (Contraste) 0 Chroma 0 Paper Size (Tamanho do papel) 8 x 10 Papel/Impressão Copy Count (Número de Cópias) 1 Print Quality (Qualidade de Impressão) 300 x 300 dpi ICM Handled by Grafismo Host System (ICM Image Color Método ICM gerida pelo Sistema Management anfitrião) Documento Opcional ICM Intent Advanced Printing Features (Funcionalidades de Impressão Avançadas) Pages per Sheet Layout (Disposição de Páginas por folha) Funcionalidades da Impressora Border (Margem) Overcoat Finish (Acabamento final) Print Re-try Pictures Enable Right then Down (Direita e depois para baixo) Disable Glossy Disable Tabela Valores de Impressão Predefinidos 2.4 Color Management (Gestão da Cor) Em [Color Management], isto designa o perfil de cor. A predefinição na instalação associa [DS80 _xxxx]. xxxx é um número com 4 dígitos referente à versão. Passo 1. Clique no separador Color Management (Gestão da Cor) em Printer Properties (Propriedades da Impressora) e clique no botão Color Management. Passo 2. Selecione a impressora (printer): DP-DS80D por entre um dispositivo. 23 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

27 24 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

28 2.5 Image size (Tamanho da imagem) Dependendo do tamanho de papel designado no programa de controlo, o tamanho da imagem e o número de pixeis serão os seguintes. Modelo Tamanho Paper Size (Tamanho do papel) (polegadas) Área de impressão (mm) 300x300 DPI N.º de pontos DP-DS80D (5x3.5) 1 3,5 x 5 92,1 x 131, x 1548 (6x4) 1 4 x 6 105,0 x 156, x 1844 (5x7) 1 5 x 7 131,1 x 181, x 2138 (6x8) 1 6 x 8 156,1 x 206, x 2436 (6x9) 1 6 x 9 156,1 x 232, x 2740 (8x4) 8 x 4 207,3 x 104, x 1236 (8x5) 8 x 5 207,3 x 130, x 1536 (8x6) 8 x 6 207,3 x 155, x 1836 (8x8) 8 x 8 207,3 x 206, x 2436 (8x10) 8 x ,3 x 257, x 3036 (8x10,50) 2 8 x 10,5 207,3 x 269, x 3186 (8x10,75) 2 8 x 10,75 207,3 x 269, x 3186 Tamanho A4 8 x 11,7 207,3 x 297, x (8x12) 8 x ,3 x 307, x x600 DPI N.º de pontos 2176 x x x x x x x x x x x x x x Apenas rolo de papel Com a impressora DP-DS80D, DS80D, o tamanho do papel (tamanho de saída) pode ser definido para menos de 8 polegadas, mas o consumível utilizado será consumível com a largura em polegadas. 2 Apenas papel cortado O número de pontos da imagem para (8x10,5) e (8x10,75) é o mesmo. A imagem gerada difere consoante mostrado abaixo. (8x10,5) (8x10,75) Cut Paper Papel cortado Cut position is different about 0.25 inch A posição de corte é diferente cerca de 0,25 polegadas. 25 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

29 2.6 Orientação da impressão A relação entre a imagem gerada pela aplicação e a imagem impressa (orientação de saída) de acordo com as definições do programa de controlo ("Layout orientation" - Orientação de Layout) é a apresentada na tabela seguinte. Estas são limitadas pelo facto de a imagem original não ser rodada pela aplicação e aumentada ou diminuída dentro do tamanho da imagem que é selecionado a partir da tabela 2.5 Image size (Tamanho da imagem). A relação entre a imagem gerada pela aplicação e a imagem impressa aquando da impressão simples é afetada pelas definições do programa de controlo. Imagem original Definição do programa de controlo Orientation (Orientação) Paper Size (Tamanho do papel) (8x4), (8x5), (8x6) Imagem gerada Impressão pela aplicação (Sentido de alimentação ) (8x10), (8x12) Imagem gerada pela aplicação Impressão (Sentido de alimentação ) Portrait (Retrato) Landscape (Paisagem) Portrait (Retrato) Landscape (Paisagem) Quando proceder à impressão Dupla, a definição do Programa de controlo (Paper Size (Tamanho do papel), Print Direction (Sentido de impressão), Duplex-printing (Impressão dupla), Print Orientation (Orientação de impressão) afeta a relação entre a imagem gerada pela aplicação e a impressão efetuada pela impressora (sentido de impressão de trás para a frente), conforme na página seguinte. 26 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

30 A relação entre a imagem gerada pela aplicação e a imagem impressa aquando da impressão dupla é afetada pelas definições do programa de controlo. (Direção de união) Imagem original Definições do programa de controlo Tamanho do papel (8x4), (8x5) <incluindo layout múltiplo> Tamanho do papel (8x10), (8x10,5), (8x10,75), (8x12) Orientation (Orientação) Sent. impressão Imagem gerada pela aplicação Virar sobre Impressão (Sent. de impressão ) Sent. impressão Imagem gerada pela aplicação Virar sobre Frente Verso Frente Verso Frente Verso Frente Portrait (Retrato) Vert. Longo Vert. Impressão (Sent. de impressão ) Verso Frente Verso Longo Curto Curto Horiz. Longo Horiz. Longo Curto Curto Landscape (Paisagem) Vert. Longo Vert. Longo Curto Curto Horiz. Longo Horiz. Longo Curto Curto 27 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

31 2.7 Método de Impressão Layout múltiplo Quando a impressora DP-DS80D DS80D utiliza um consumível de tamanho 8x12, 8x10, é possível um layout com 2 ou 3 imagens. Com a definição de papel do programa de controlo da impressora é possível um layout com várias imagens, com os seguintes tamanhos de imagem. Designação do "Layout" Definição de papel do programa de controlo (layout) Tamanho da imagem (mm) Observações Rolo de papel (8x4) x 2 (8x5) x 2 (8x6) x 2 (8x5)_(8x4) (8x6)_(8x4) (207,3 x 104,6) x 2 (207,3 x 130,0) x 2 (207,3 x 155,4) x 2 (207,3 x 130,0) x (207,3 x 104,6) (207,3 x 155,4) x (207,3 x 104,6) (207,3 x 155,4) x (207,3 x 130,0) (8x6)_(8x5) Apenas consumível tamanho 8x12 (8x8)_(8x4) (207,3 x 206,2) x (207,3 x 104,6) Apenas consumível tamanho 8x12 (8x4) x 3 (207,3 x 104,6) x 3 Apenas consumível tamanho 8x12 Papel cortado (8x4) x 2 (8x5) x 2 (207,3 x 104,6) x 2 (207,3 x 130,0) x 2 (8x6) x 2 (207,3 x 155,4) x 2 Apenas consumível tamanho 8x12 (8x4) x 3 (207,3 x 104,6) x 3 Apenas consumível tamanho 8x12 O Layout múltiplo é possível nas seguintes condições. 1. O tamanho do papel do programa de controlo da impressora está definido para um dos tamanhos acima. 2. São enviadas várias imagens a partir da aplicação. Nota) Uma vez que o layout com várias imagens ocorre dependendo de cada um dos trabalhos, este funciona quando existem várias imagens para 1 trabalho. Se pretender imprimir a mesma imagem, certifique-se de enviar os dados da imagem para cada cópia a imprimir. A impressora imprime 2 ou 3 imagens de cada vez e o papel é cortado no momento da saída. <Padrões de layout com várias imagens> São possíveis as seguintes combinações para os padrões de layout com várias imagens. Layout para 1 folha com 2 imagens do mesmo tamanho ==> x2 Corte à medida que a folha sai 28 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

32 Layout para 1 folha com 3 imagens do mesmo tamanho ==> x3 Corte à medida que a folha sai Layout para 1 folha com 2 imagens de tamanho diferentes (apenas "Roll Paper") ==> (8x6)_(8x4) etc. Corte à medida que a folha sai (Quando é utilizado papel cortado, não pode ser atribuídas 2 imagens de tamanho diferente numa folha). Cuidados de impressão de 2 imagens de tamanho diferente numa folha Quando imprimir 2 imagens de tamanho diferente em 1 folha, serão cortados 2,5 cm na parte superior e inferior da 2ª imagem, quando a imagem está a ser gerada. Quando criar a imagem original, tenha em atenção os seguintes pontos. Ex.: Quando o layout está definido para (8x6)_(8x4) O programa de controlo gera a imagem de layout pela ordem 1, 2. 1 Cria duas imagens de 8 x 6 polegadas 8 polegadas (20,3 cm) 8 polegadas (20,3 cm) 6 polegadas (15,2 cm) 1ª imagem 2ª imagem Corte de 2,5 cm na parte superior e inferior 2 O programa de controlo de seguida organiza as 2 imagens de diferente tamanho a partir de 1 como uma imagem (8x10) e envia-a a para a impressora. 8 polegadas (20,3 cm) 4 polegadas (10,1 cm) 6 polegadas (15,2 cm) Ex.: Exemplo da geração da imagem original. Aquando do envio da imagem original para o programa de controlo, as 1ª e 2ª imagens são criadas com o mesmo tamanho, pelo que deve ter em consideração o espaço que será cortado à 2ª imagem. 8 polegadas (20,3 cm) 8 polegadas (20,3 cm) 29 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

33 6 polegadas (15,2 cm) Adicione previamente a área a cortar 1ª imagem 2ª imagem 30 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

34 2.7.2 Exemplo de utilização da aplicação de layout múltiplo Este é um exemplo utilizando o Windows Explorer Passo 1. Selecione 2 ou mais Passo 5. Clique em Advanced. imagens=>clique em Print (Imprimir). Passo 2. Selecione Fit picture to frame (Ajustar a imagem à moldura) e clique em Options (Opções). Passo 6. Defina "Paper Size" (Tamanho do papel) para (6x4)x2. De seguida, clique em OK nas janelas dos passos 6=>5, regressando à janela apresentada no Passo 2. Passo 3. Clique em Printer Properties (Propriedades da Impressora). Passo 7. Clique em Print (Imprimir). Passo 4. No menu pendente Orientation (Orientação), selecione Portrait (Retrato). 31 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

35 32 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

36 2.7.3 Impressão dupla A impressão dupla é possível na DP-DS80D DS80D quando é selecionado "cut paper" (papel cortado). A impressão dupla pode ser realizada nas seguintes condições. 1. Selecione Cut paper (tray) em "Paper Supply Method" (Método de Fornecimento de Papel) que se encontra no separador Papel/Qualidade. 2. Selecione a orientação Short-edge (Longa) ou Long-edge (Curta) em "Duplex Printing" (Impressão dupla) no separador Layout. Uma vez que a execução da impressão Dupla depende de trabalho para trabalho, apenas funciona quando há 2 (frente e verso) ou mais imagens num único trabalho. Quando haja um número impar de imagens em 1 trabalho, o verso da página final ficará a branco. O método de impressão é o mesmo mo que é utilizado em Exemplo de utilização da aplicação de layout múltiplo. 33 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

37 Cuidados de utilização do layout múltiplo na Impressão Dupla Quando utilizar o layout múltiplo na impressão dupla, as imagens serão dispostas da seguinte forma. Se houver imagens restantes nas imagens transmitidas, o programa de controlo irá inserir imagens de dados vazias no layout. A impressora irá imprimir os dados vazios sob a forma de imagens em branco. 34 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

38 Em casos como os anteriores, em que há imagens restantes de 1 ou 2 impressões, se não desejar imprimir imagens em branco a partir da impressora, então pode usar a aplicação para alterar o tamanho do consumível de layout múltiplo conforme mostrado abaixo, e enviar os dados de imagem sob a forma de um trabalho distinto. Even number of prints image Send on 1 job Odd number of prints (remainder of 1 print) Front data lay out on 1 image Paper size change Back data lay out on 1 image blank Número par de impressões Imagem Enviar em 1 trabalho N.º impar de impressões (restantes de 1 impressão) Dados frontais dispostos em 1 imagem Alteração do tamanho do papel Dados posteriores dispostos em 1 imagem em branco Odd number of prints (remainder of 1 print) N.º impar de impressões (restantes de 1 35 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

39 Capítulo 3 - Atualizar o Programa de Controlo Quando eliminar o programa de controlo da impressora, inicie sessão com direitos de administrador, tal como fez aquando da instalação do programa de controlo. Para atualizar o programa de controlo da impressora, siga os passos apresentados de seguida. 1. Eliminar o Programa de Controlo (1) Antes de eliminar o programa de controlo da impressora, encerre todas as restantes aplicações. Além disso, na janela Devices and Printers (Dispositivos e Impressoras), selecione o ícone da impressora que pretende eliminar; verifique na parte inferior da janela se não existem documentos em lista de espera e inicie a eliminação do programa de controlo. Nota: No Windows 8, o ícone da DP-DS80D DS80D não aparece se a impressora estiver offline (se a impressora ligada não estiver conectada). Se não conseguir estabelecer ligação à impressora com a alimentação ligada, elimine o dispositivo seguindo o procedimento referido na página seguinte. Fig Janela Devices and Printers (Dispositivos e Impressoras) com o ícone DP-DS80D selecionado (2) Clique em Start (Iniciar) - Control Panel (Painel de controlo) e, de seguida, em View devices and printers no painel de controlo. Na janela Devices and Printers (Dispositivos e Impressoras), selecione a impressora DP-DS80D, DS80D, exiba o menu pendente clicando com o botão direito do rato e clique em Remove device (Remover dispositivo). No Windows 8, clique com o botão direito do rato sobre o ecrã "Start" (Iniciar), clique à direita em "All apps", clique em "Control Panel" (Painel de Controlo) e clique em "View devices and printers" no Painel de Controlo. 36 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

40 Fig Janela "Devices and Printers" (Dispositivos e Impressoras); Menu da DP-DS80D que surge clicando com o botão direito do rato 37 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

41 No Windows 8, o ícone da DP-DS80D DS80D não aparece se a impressora estiver offline (se a impressora ligada não estiver conectada). Se não conseguir estabelecer ligação à impressora com a alimentação ligada, elimine o dispositivo seguindo o procedimento abaixo. (i) Clique com o botão direito do rato numa zona vazia da janela "Devices and Printers" (Dispositivos e Impressoras) e clique em "Device Manager" (Gestor de Dispositivos). Fig 3.2.i - Janela "Devices and Printers" (Dispositivos e Impressoras); Menu que surge clicando com o botão direito do rato numa zona vazia do ecrã (ii) Clique selecionando "Show hidden devices" (Mostrar dispositivos ocultos) no menu "View" (Ver). Fig 3.2.ii - Menu "Show hidden devices" (Mostrar dispositivos ocultos) (iii) Clique com o botão direito do rato sobre "DP-DS80D" DS80D" em "Printers" (Impressoras) e clique em "Uninstall" (Desinstalar). Fig 3.2.iii - Janela "Devices Manager" (Gestor de Dispositivos); "Printers" (Impressoras) - Menu da DP-DS80D DS80D que surge clicando com o botão direito do rato (iv) Quando surgir a janela "Confirm Device Uninstall" (Confirmar desinstalação do dispositivo), clique em OK. 38 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

42 Fig 3.2.iv - Janela "Confirm Device Uninstall" (Confirmar desinstalação do dispositivo) 39 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

43 (3) Quando surgir a janela Are you sure you want to remove this device? (Tem a certeza de que pretende eliminar este dispositivo?), clique em Yes (Sim). Fig Janela de confirmação da eliminação do dispositivo (Remove device) (4) Depois de a impressora DP-DS80D DS80D ter sido eliminada, selecione outra impressora (por exemplo: Fax) e clique em Print server properties (Propriedades do servidor de impressão) que se encontra na barra de menus. Fig Janela Devices and Printers (Dispositivos e Impressoras) apresentando o menu Print server properties (Propriedades do servidor de impressão) 40 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

44 (5) Quando surgir a janela Print Server Properties (Propriedades do servidor de impressão), clique no separador "Drivers". A partir da lista de programas de controlo da impressora instalados selecione DP-DS80D DS80D e clique no botão Remove (Eliminar). Fig Janela "Print Server Properties" (Propriedades do servidor de impressão) (6) Quando surgir a janela "Remove Driver and Package", selecione Remove driver only e clique no botão "OK". A remoção do pacote do programa de controlo é explicada na secção seguinte 2. Desinstalar o Pacote do Programa de Controlo (Driver Package). Fig Janela "Remove Driver and Package" 41 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

45 (7) Quando surgir a janela de confirmação Print Server Properties (Propriedades do servidor de impressão), clique no botão "Yes" (Sim). Fig Janela de confirmação "Print Server Properties" (Propriedades do servidor de impressão) (8) Na janela "Print Server Properties", confirme que a DP-DS80D DS80D foi eliminada e clique no botão Close (Fechar). Depois de eliminar o programa de controlo da impressora, desinstale o pacote do programa de controlo (Driver Package). Fig Janela "Print Server Properties" (Propriedades do servidor de impressão) 42 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

46 2. Desinstalar o Pacote do Programa de Controlo (Driver Package) (1) Clique em Start (Iniciar), de seguida em Control Panel (Painel de Controlo) e abra o painel de controlo. Clique em Uninstall a program (Desinstalar um programa) no painel de controlo. No Windows 8, clique com o botão direito do rato sobre o ecrã "Start" (Iniciar), clique à direita em "All apps", clique em "Control Panel" (Painel de Controlo) e clique em "Uninstall a program" (Desinstalar um programa) no Painel de Controlo. Fig Painel de controlo (2) Quando surgir a janela Uninstall or change a program (Desinstalar ou alterar um programa), faça duplo clique sobre Windows Driver Package - Dai Nippon Printing DP-DS80D DS80D (mm/dd/aaaa x.x.x.x) (mm/dd/aaaa = à data, x.x.x.x = à versão). Fig "Uninstall a program" (Desinstalar um programa) 43 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

47 (3) Quando surgir a janela "Uninstall Driver Package" (Desinstalar Pacote do Programa de Controlo), clique em Yes (Sim). A Desinstalação iniciará. Quando a desinstalação do pacote do programa de controlo (driver package) estiver concluída, reinicie o computador. Fig Janela de confirmação de desinstalação 3. Instalar a atualização do programa de controlo da impressora Depois de eliminar a impressora e o respetivo programa de controlo, instale o novo programa de controlo da impressora. Para os passos de instalação, consulte o Capítulo 1 - Instalação. 4. Reiniciar o computador Quando a instalação do programa de controlo da impressora estiver concluída, certifique-se de reiniciar o computador. (Não proceda à impressão imediatamente após a instalação. Primeiro reinicie o computador). 44 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

48 [Programa de Controlo da Impressora DP-DS80D] Manual de Instruções para Windows 7, 8 Capítulo 4 - Eliminar o Programa de Controlo Para os passos necessários para eliminar o programa de controlo da impressora, consulte o Capítulo 3 1. Eliminar o Programa de Controlo e 2. Desinstalar o Pacote do Programa de Controlo (Driver Package). 45 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

49 [Programa de Controlo da Impressora DP-DS80D] Manual de Instruções para Windows 7, 8 Dai Nippon Printing Co., Ltd.

DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DS-RX1

DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DS-RX1 DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DS-RX1 Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora Para Windows 7, 8 Dai Nippon Printing Co., Ltd. 06 de março de 2013 Ver.1.11 Precauções de segurança

Leia mais

DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DS-RX1. Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora Para Windows Vista

DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DS-RX1. Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora Para Windows Vista DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DS-RX1 Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora Para Windows Vista Dai Nippon Printing Co., Ltd. 30 de outubro de 2012 Ver.1.10 Precauções de segurança

Leia mais

DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DS40 DS80. Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora. Para Windows 7, 8

DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DS40 DS80. Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora. Para Windows 7, 8 DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DS40 DS80 Manual de Instruções - Programa de Controlo da Impressora Para Windows 7, 8 Dai Nippon Printing Co., Ltd. 11 de março de 2013 Ver. 3.21 Precauções de segurança

Leia mais

DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DP-DS620 DP-DS620 (A) Programa de Controlo da Impressora - Manual do Utilizador Para Windows 7, 8

DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DP-DS620 DP-DS620 (A) Programa de Controlo da Impressora - Manual do Utilizador Para Windows 7, 8 DNP IMPRESSORA DE FOTOGRAFIAS DIGITAL DP-DS620 DP-DS620 (A) Programa de Controlo da Impressora - Manual do Utilizador Para Windows 7, 8 Dai Nippon Printing Co., Ltd. 20 de novembro de 2014 Ver. 1.0.0.0

Leia mais

Manual de instruções da unidade da impressora

Manual de instruções da unidade da impressora Manual de instruções da unidade da impressora Para Windows 7 DS-RX1 Ver.1.01 Em relação aos direitos autorais Os direitos autorais para o Manual de Instruções da Unidade da Impressora DS-RX1, a Unidade

Leia mais

DS-RX1 Manual de instruções da unidade da impressora Para Windows 7

DS-RX1 Manual de instruções da unidade da impressora Para Windows 7 DS-RX1 Manual de instruções da unidade da impressora Para Windows 7 Version 1.01 Em relação aos direitos autorais Os direitos autorais para o Manual de Instruções da Unidade da Impressora DS-RX1, a Unidade

Leia mais

Printer Driver. Guia de instalação Este guia descreve a instalação do controlador da impressora para o Windows 7, Windows Vista e Windows XP.

Printer Driver. Guia de instalação Este guia descreve a instalação do controlador da impressora para o Windows 7, Windows Vista e Windows XP. 4-417-503-81(1) Printer Driver Guia de instalação Este guia descreve a instalação do controlador da impressora para o Windows 7, Windows Vista e Windows XP. Antes de utilizar este software Antes de utilizar

Leia mais

Printer Driver. Antes de utilizar o controlador da impressora, certifique-se de que lê o ficheiro Readme. Antes de utilizar o software 4-539-577-71(1)

Printer Driver. Antes de utilizar o controlador da impressora, certifique-se de que lê o ficheiro Readme. Antes de utilizar o software 4-539-577-71(1) 4-539-577-71(1) Printer Driver Guia de instalação Este manual descreve a instalação dos controladores da impressora para o Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP e. Antes de utilizar o software

Leia mais

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador Comece aqui Alinhar os tinteiros sem um computador Certifique-se de que segue os passos descritos na Folha de Instalação para instalar o hardware. Para optimizar a qualidade de impressão, proceda do modo

Leia mais

PartyPrint ver. 1.5 UE

PartyPrint ver. 1.5 UE DNP PartyPrint ver. 1.5 UE Procedimento de Configuração 2013 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão. 1.0.0 Índice 1 PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO... 1 Preparação para a instalação:... 1 [Windows 8]... 2 [Windows

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Controlador da impressora

Controlador da impressora 2-699-392-71 (1) Controlador da impressora Manual de instalação Este manual descreve a instalação e utilização dos Controladores da Impressora para o Windows XP e. Antes de utilizar este Software Antes

Leia mais

Português. Informações sobre segurança

Português. Informações sobre segurança Este manual inclui: Informações sobre segurança na página 35. Resolução de problemas de configuração na página 36. Mais informações sobre a impressora na página 40. Informações sobre segurança Utilize

Leia mais

DNP. PartyPrint ver. 1.5 UE. Arranque Rápido. 2014 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão.1.0.0

DNP. PartyPrint ver. 1.5 UE. Arranque Rápido. 2014 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão.1.0.0 DNP PartyPrint ver. 1.5 UE Arranque Rápido 2014 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão.1.0.0 Sobre o Party Print O sistema Party Print é composto por vários programas que são instalados no seu computador

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS Manual do Utilizador para DS150E 1 ÍNDICE Componente principal.....3 Instruções de instalação.... 5 Configurar o Bluetooth...26 Programa de diagnóstico....39 Escrever no ECU (OBD)...86 Digitalizar.89 Histórico......94

Leia mais

D4600 Duplex Photo Printer

D4600 Duplex Photo Printer KODAK D4000 Duplex Photo Printer D4600 Duplex Photo Printer Guia do driver da impressora Janeiro de 2015 TM/MC/MR Licenciado a partir da Eastman Kodak Company: Kodak Kodak Alaris Inc. 2400 Mount Read Blvd.,

Leia mais

Instalação de Impressora

Instalação de Impressora 1 Instalação de Impressora Daruma (Modelo DR700M) Windows 7 Você vai precisar de: Procedimentos: 1. Impressora Térmica Daruma (DR700M); 2. Fonte de alimentação (obs.: se as tomadas disponíveis no local

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções para instalar o EmbroideryEditor Requisitos do sistema no computador: * Sistema

Leia mais

Este manual inclui: Informações de segurança na página 35. Resolução de problemas da configuração na página 36. Obter mais informações na página 40.

Este manual inclui: Informações de segurança na página 35. Resolução de problemas da configuração na página 36. Obter mais informações na página 40. Este manual inclui: Informações de segurança na página 35. Resolução de problemas da configuração na página 36. Obter mais informações na página 40. Informações de segurança Utilize apenas a fonte de alimentação

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Como utilizar o P-touch Transfer Manager

Como utilizar o P-touch Transfer Manager Como utilizar o P-touch Transfer Manager Versão 0 POR Introdução Nota importante O conteúdo deste documento e as especificações do produto estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. A Brother reserva

Leia mais

Verificar o conteúdo da embalagem

Verificar o conteúdo da embalagem Verificar o conteúdo da embalagem suporte de papel CD-ROM do guia do Utilizador e do software da impressora pacote de tinteiros (contém tinteiros a cores e preto.) Utilização diária Instalação cabo de

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

2400 Series Primeiros passos

2400 Series Primeiros passos Conteúdo 2400 Series Primeiros passos Consute o Guia do usuário completo no CD para obter informações mais detalhadas sobre as seguintes tarefas: Configurando a impressora Conhecendo a impressora Colocando

Leia mais

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS GUIA DE CONSULTA RÁPIDA DA INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS 1/6 Copyright 2003-2004 Nokia. Todos os direitos reservados. Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS DO SISTEMA...3 3. INSTALANDO

Leia mais

Solucionando Problemas

Solucionando Problemas Solucionando Problemas Por favor leia as sugestões abaixo quando a digitalização não está a processarse como esperava ou se encontrar qualquer problema no funcionamento do scanner. Se as soluções abaixo

Leia mais

TCI S5-USB. Cabo de Programação STEP5 - USB. Manual de Instalação

TCI S5-USB. Cabo de Programação STEP5 - USB. Manual de Instalação TCI S5-USB Cabo de Programação STEP5 - USB Manual de Instalação O cabo de programação TCI S5-USB foi projetado para atender a necessidade de conectar a uma porta USB do computador a família de PLC s Siemens

Leia mais

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como actualizar este firmware. Se não tiver a certeza de que pode executar correctamente

Leia mais

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisito do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação... 6 5. Iniciar a utilização do Ladibug...

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS ReadMe_Driver.pdf 11/2011 Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS Descrição O driver da D4000 Printer é um driver da impressora MICROSOFT personalizado para uso com a D4000 Duplex Photo

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Câmara Digital Guia de Software

Câmara Digital Guia de Software Câmara Digital / Câmara Digital Guia de Software Todos os direitos reservados. Esta publicação não pode ser integral ou parcialmente reproduzida, arquivada nem transmitida por qualquer processo electrónico,

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Obrigado por escolher o CalDigit VR, por favor, siga as seguintes instruções para uma instalação rápida do seu CalDigit VR.

Obrigado por escolher o CalDigit VR, por favor, siga as seguintes instruções para uma instalação rápida do seu CalDigit VR. 1 Obrigado por escolher o CalDigit VR, por favor, siga as seguintes instruções para uma instalação rápida do seu CalDigit VR. Conteúdo do produto: - CalDigit VR - Modulos de Drive CalDigit (2 unid) - Cabo

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 Manual de instalação do software Português LB9155001 Funcionalidades P-touch Editor Controlador da impressora P-touch Address Book (apenas Windows ) Introdução Torna

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Windows 98 e Windows Me

Windows 98 e Windows Me Windows 98 e Windows Me "Etapas preliminares" na página 3-27 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-28 "Outros métodos de instalação" na página 3-28 "Solução de problemas do Windows 98 e Windows

Leia mais

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Versão 1.0 www.displr.com Índice 1- Requisitos mínimos do sistema... 3 2- Preparação da instalação... 3 3- Assistente de instalação... 4 3.1 Bem-vindo

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação do Min200E Conexão USB

STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação do Min200E Conexão USB STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação do Min200E Conexão USB Esse STK ensinará como você deve instalar o driver conversor do Modem MIN200E USB em ambiente que utiliza o sistema operacional

Leia mais

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo Índice Lumitester PD-20 Software de controlo Manual de uso Muito obrigado por comprar o aparelho Lumitester PD-20. Antes de pôr em operação este manual deve ser lido na sua totalidade para o uso seguro

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Instalando o Driver USB para Mini-impressoras Daruma Windows XP

STK (Start Kit DARUMA) Instalando o Driver USB para Mini-impressoras Daruma Windows XP STK (Start Kit DARUMA) Instalando o Driver USB para Mini-impressoras Daruma Windows XP Esse STK ensinará como você deve instalar o driver conversor das Mini-impressoras DR600/DR700 USB em ambiente que

Leia mais

ClassPad Add-In Installer

ClassPad Add-In Installer Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS Po ClassPad Add-In Installer Manual de Instruções http://world.casio.com/edu/ http://classpad.net/ ClassPad Add-In Installer O ClassPad Add-In Installer permite-lhe

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação da FS700/MACH Conexão USB

STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação da FS700/MACH Conexão USB STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação da FS700/MACH Conexão USB Esse STK ensinará como você deve instalar o driver conversor das Impressoras Fiscais FS700/MACH USB em ambiente que utiliza o

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE SISTEMA MULTIFUNÇÕES DIGITAL Página INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO INSTALAR O DRIVER DA IMPRESSORA LIGAÇÃO A UM COMPUTADOR 9 CONFIGURAR O CONTROLADOR DA IMPRESSORA 0 COMO

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software por meio de uma conexão USB ou de rede. A conexão de rede não está disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF. Fluxograma

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA. Instalar o Nokia Connectivity Cable Drivers

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA. Instalar o Nokia Connectivity Cable Drivers MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA Instalar o Nokia Connectivity Cable Drivers Índice 1. Introdução...1 2. Requisitos...1 3. Instalar O Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da instalação...2 3.2

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Windows. Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-1. Prepare-se

Windows. Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-1. Prepare-se Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT- Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-. Se você não tiver

Leia mais

Manual de Instalação Placa PVR-TV 713X

Manual de Instalação Placa PVR-TV 713X Manual de Instalação Placa PVR-TV 713X CONTEÚDO Ver 2.0 Capítulo 1: Instalação do hardware da placa de PVR-TV 713X TV...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Requisitos do sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

TCI 322. Conversor de Interface USB para RS422/RS485. Manual de Instalação

TCI 322. Conversor de Interface USB para RS422/RS485. Manual de Instalação TCI 322 Conversor de Interface USB para RS422/RS485 Manual de Instalação O conversor de interface TCI 322 é um dispositivo versátil que permite a partir de uma porta USB do computador ter-se uma interface

Leia mais

Manual do PDFCreator Versão 1

Manual do PDFCreator Versão 1 Manual do PDFCreator Versão 1 O PDFCreator é um software livre que permite criar documentos em formato PDF a partir outras aplicações. Centro de Formação de Penalva e Azurara www.cfpa.pt 2006 Índice Índice...

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

Processo de atualização para DEH e AVD (linha de 2012)

Processo de atualização para DEH e AVD (linha de 2012) Processo de atualização para DEH e AVD (linha de 2012) Observações NOTA 1: Contacte o centro de apoio técnico da Pioneer, caso tenha dificuldade em seguir as instruções apresentadas. NOTA 2: Ao efetuar

Leia mais

Guia de Solução de Problemas do HASP

Guia de Solução de Problemas do HASP Guia de Solução de Problemas do HASP 1 Escritório corporativo: Trimble Geospatial Division 10368 Westmoor Drive Westminster, CO 80021 EUA www.trimble.com Direitos autorais e marcas registradas: 2005-2013,

Leia mais

Manual do Utilizador MAC OS

Manual do Utilizador MAC OS Manual do Utilizador MAC OS Impressoras de Rede / Sistemas Operativos MAC OS Versão 1.1, Setembro de 2012 Quaisquer duvidas podem ser esclarecidas através do email: si@esmae-ipp.pt Serviços de Informática,

Leia mais

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O PEUGEOT ALERT ZONE GUIA DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO P ARA TABLET COM ECRÃ TÁCTIL O presente documento descreve o procedimento para comprar, descarregar e instalar as actualizações e bases de dados do mapa

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Xerox ColorQube 8700 / 8900 Painel de controle

Xerox ColorQube 8700 / 8900 Painel de controle Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário. 3 5 Liberação da porta

Leia mais

IceData500. Manual do utilizador. Agosto 2004 Versão 1.1

IceData500. Manual do utilizador. Agosto 2004 Versão 1.1 IceData500 Manual do utilizador Agosto 2004 Versão 1.1 Índice Instalação dos Microfiltros... 3 Microfiltro simples...3 Microfiltro duplo...3 Instalação do Modem em Windows... 4 Estado do ícone DSL...5

Leia mais

EMP Multi Screen Adjustment. Guia de Funcionamento

EMP Multi Screen Adjustment. Guia de Funcionamento EMP Multi Screen Adjustment Guia de Funcionamento Simbologia Utilizada no Manual 1 IMPORTANTE Indica operações que podem provocar danos ou ferimentos se não se tiver os cuidados devidos. NOTA Indica informações

Leia mais

Capítulo. Comunicação de Dados Capítulo 9

Capítulo. Comunicação de Dados Capítulo 9 Capítulo 9 Capítulo Este capítulo descreve o que é preciso saber para transferir programas entre a fx-7400g PLUS e certos modelos de calculadoras científicas com função de gráficos CASIO ligados com um

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES OBRIGADO por ter adquirido a aplicação ClickFree Backup. Estas instruções foram reunidas para o ajudar a utilizar o produto, mas de um modo geral esperamos que

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TE100-PIP

Guia de Instalação Rápida TE100-PIP Guia de Instalação Rápida TE100-PIP V2 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Configurar o Servidor de Impressão 3 4. Adicione a Impressora ao seu PC 5 Troubleshooting 7 Version

Leia mais

Os clientes devem fornecer todos os materiais de operação necessários quando solicitados pelo engenheiro.

Os clientes devem fornecer todos os materiais de operação necessários quando solicitados pelo engenheiro. Análise Lista de de Verificação Dados OpenLAB da Instalação somente A.01.01 Estação de Obrigado por adquirir a solução de software da Agilent. Esta lista de verificação é usada pelo engenheiro que efetua

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Manual do Usuário TLP-2844

Manual do Usuário TLP-2844 Manual do Usuário TLP-2844 Índice Introdução... 3 Documentação/Acessórios... 4 Instalando o ribbon... 5 Instalando a etiqueta... 12 Utilização do Zebra Designer... 17 2 Introdução: Parabéns por ter adquirido

Leia mais

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Da instalação até a impressão Da instalação até a impressão para Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Mac OS 8.6 à 9.1 e Mac OS X Abril 2001

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

DieboldPrinters 1.6.0.0. Manual de Instalação. Windows 7 e Windows 8 32 e 64 bits

DieboldPrinters 1.6.0.0. Manual de Instalação. Windows 7 e Windows 8 32 e 64 bits DieboldPrinters 1.6.0.0 Manual de Instalação Windows 7 e Windows 8 32 e 64 bits Introdução... 2 Descompactando o pacote DieboldPrinters 1.6.0.0... 2 Conectando a impressora... 2 Instalando impressora Plug&Play...

Leia mais

KODAK D4000 Duplex Photo Printer. Photo Printer. D4000 Duplex Photo Printer. Guia do usuário do aplicativo de calibração

KODAK D4000 Duplex Photo Printer. Photo Printer. D4000 Duplex Photo Printer. Guia do usuário do aplicativo de calibração Advance/Load Rewind/Unload KODAK D4000 Duplex Photo Printer Photo Printer D4000 Duplex Photo Printer Guia do usuário do aplicativo de calibração Novembro de 2011 Eastman Kodak Company Rochester, New York

Leia mais

TCI 7200-U USB-PPI Cable

TCI 7200-U USB-PPI Cable TCI 7200-U USB-PPI Cable Cabo de Programação USB S7-200 Manual de Instalação O cabo de programação TCI 7200-U USB-PPI Cable foi projetada para atender a necessidade de conectar a uma porta USB do computador

Leia mais

INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS

INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS 1/6 Copyright 2003-2004 Nokia. Todos os direitos reservados. Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS DO SISTEMA...3 3. INSTALAÇÃO

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TE100-PIU

Guia de Instalação Rápida TE100-PIU Guia de Instalação Rápida TE100-PIU V2 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Configurar o Servidor de Impressão 3 4. Adicione a Impressora ao seu PC 5 Troubleshooting 7 Version

Leia mais

Guia de actualização de firmware

Guia de actualização de firmware Modelo N.º Guia de actualização de firmware Este manual explica como actualizar o firmware do controlador da máquina e o firmware PDL. Pode descarregar estas actualizações a partir do nosso sítio Web.

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Atualização para Windows 8.1

Atualização para Windows 8.1 Atualização para Windows 8.1 Português Atualização para Windows 8.1 Antes de começar Antes de começar, prepare o seu Tesla W8 Recomendamos seguir estes passos preliminares para preparar o seu tablet antes

Leia mais

Aplicação OS Update. Manual de Instruções. (Sistema operativo ClassPad versão 2.20) Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS

Aplicação OS Update. Manual de Instruções. (Sistema operativo ClassPad versão 2.20) Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS Para a ClassPad 300/ClassPad 300 PLUS Po Aplicação OS Update (Sistema operativo ClassPad versão 2.20) Manual de Instruções http://world.casio.com/edu/ http://classpad.net/ Aplicação OS Update A aplicação

Leia mais

Resposta às FAQ's do Serviço de Impressão

Resposta às FAQ's do Serviço de Impressão Resposta às FAQ's do Serviço de Impressão 1. Acesso 1.1 Como me identifico para levantar os trabalhos nas impressoras? A identificação junto da impressora é feita digitando o seu nome de utilizador (número

Leia mais

Aplicação OS Update (Ver. 2.0)

Aplicação OS Update (Ver. 2.0) Para ClassPad 300 Po Aplicação OS Update (Ver. 2.0) Manual de Instruções RJA510188-4 http://classpad.net/ Aplicação OS Update A aplicação OS Update executa um processo de vários passos que realiza as seguintes

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398X-R1 - UPS 600-1000-1600VA 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 1.3 Ligar a UPS... 3 2.0 Software

Leia mais

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Este tutorial mostra a instalação e configuração passo a passo do SQLServer 2008 express R2. Antes de instalar o SQL Server 2008 Express R2 Antes

Leia mais

Como iniciar o P-touch Editor

Como iniciar o P-touch Editor Como iniciar o P-touch Editor Versão 0 POR Introdução Nota importante O conteúdo deste documento e as especificações do produto estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. A Brother reserva o direito

Leia mais

Guia de inicialização

Guia de inicialização 2. Configuração da impressora Guia de inicialização 1. Verifique o conteúdo da embalagem Unidade da impressora Cabo de alimentação (*) Suporte do papel Bandeja de papel (*) CD (*) Driver da impressora

Leia mais

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Instalando o Gerenciador de Conteúdo Magellan. 1. Baixe o Gerenciador de Conteúdo Magellan de www.magellangps.com. 2. Dê um duplo clique no arquivo CM_Setup que foi

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Este documento descreve o processo de criação de um perfil de saída

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais