Ajuste de Matrículas em 2017/S1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ajuste de Matrículas em 2017/S1"

Transcrição

1 1 Ajuste de Matrículas em 2017/S1 CRONOGRAMA DO AJUSTE DE MATRÍCULAS O Calendário Acadêmico (Resolução No. 62/16-CEPE) estabelece: a) 20/02 a 24/02: Período para os alunos solicitarem ajustes de matrículas junto às Coordenações de Cursos. IMPORTANTE: Os ajustes de matrículas deverão ser solicitados por meio do preenchimento de ficha de ajuste disponível na página do Curso ( e da entrega da mesma na Secretaria do Curso. A SECRETARIA RECEBERÁ A FICHA DE AJUSTE SOMENTE UMA ÚNICA VEZ. NÃO SERÁ PERMITIDA A SUBSTITUIÇÃO DE FICHAS PREVIAMENTE PREENCHIDAS E ENTREGUES À SECRETARIA. Portanto, pede-se encarecidamente o máximo de atenção e cuidado no seu preenchimento. b) 13/03: Prazo final para as Coordenações de Cursos cadastrarem as correções de matrículas no SIE. IMPORTANTE: Este período é de trabalho interno da Coordenação, não aceitando-se o recebimento de novas solicitações de ajustes. RECOMENDA-SE FORTEMENTE CONSULTAR O SEU COMPROVANTE DE MATRÍCULA TODOS OS DIAS, PORQUE ELE PODE MUDAR VÁRIAS VEZES ATÉ A FINALIZAÇÃO DO PERÍODO DE AJUSTE DE MATRÍCULAS (02/03 a 13/03). c) 14/03 e 15/03: Período para solicitação de matrícula em disciplinas isoladas ou eletivas, diretamente no DEPARTAMENTO que oferta a disciplina. Perguntas freqüentes: 1) Como solicitar o ajuste de matrículas? R: a aluna ou o aluno deve preencher a ficha de ajuste disponibilizada na página do Curso ( A ficha deverá ser entregue devidamente preenchida e assinada na Secretaria do Curso até o dia 24/02 (sexta-feira), 19:00 h. Eventuais observações, colocar no VERSO da ficha de ajuste. 2) O que é possível solicitar? R: O aluno pode solicitar 4 ações: Remoção de (Ação 01); Inserção de (Ação 02); Troca de (Ação 03); ou Troca de Turma (Ação 04). Na ficha de ajuste existe uma tabela distinta para cada uma das quatro ações. 3) Como representar uma disciplina em qualquer uma das tabelas da ficha de ajuste? R: Em qualquer uma das tabelas associadas às ações de ajuste, representar uma disciplina SEMPRE pelo seu código e pelo semestre em que é ofertada, considerando a matriz curricular do curso. Por exemplo, Estruturas de Concreto I tem por código TC037 e é ofertada no 7 o semestre.

2 4) O que significa Remoção de (Ação 01)? R: Nessa ação, a Coordenação vai remover INCONDICIONALMENTE as disciplinas que estiverem listadas na tabela, ou seja, apareceu na tabela será removida. Colocar somente o CÓDIGO da disciplina. 2 5) O que significa Inserção de (Ação 02)? R: Nessa ação, a Coordenação vai inserir na matrícula da aluna ou do aluno somente as disciplinas com vagas disponíveis na turma solicitada. Colocar o CÓDIGO e o SEMESTRE da disciplina dentro da matriz curricular do curso. 6) Como preencher a tabela de Inserção de disciplina (Ação 02)? R: Coloque as disciplinas e as turmas em ordem de preferência. A coluna SEMESTRE DISCIPLINA deve conter o semestre da disciplina dentro da matriz curricular do curso. Por exemplo, se quiser inserir a disciplina Estruturas de Concreto I (TC037), que é uma disciplina do 7º semestre, você deve colocar o número 7 na referida coluna. Para cada disciplina (linha da tabela), você verá que tem um campo para definir até 4 turmas. Só serão consideradas as turmas que forem colocadas na tabela. Caso não seja colocada nenhuma turma para uma dada disciplina, a disciplina não será inserida. SOMENTE para a disciplina de estágio supervisionado, não há a necessidade de se definir as turmas. 7) E se não houver vaga na turma que eu quero? Peço mesmo assim? R: PEÇA. A inserção de disciplinas fica condicionada à existência de vagas e a Coordenação é quem define a possibilidade ou não de aumento de vagas. O aumento de vagas será decidido a partir da procura na semana de ajustes e da disponibilidade de espaço físico. 8) E se a disciplina ofertar mais de 4 turmas? R: Preencha mais de uma linha da tabela com o código da disciplina. 9) Em que disciplinas/turmas eu posso me matricular? R: Você deve preferencialmente se matricular nas disciplinas/turmas ofertadas para o Curso de Engenharia Civil (02B). Excepcionalmente, em razão de conflito de horários, você pode se matricular em: a) turmas em disciplinas de outros cursos com o mesmo código de uma disciplina da matriz curricular do curso de Engenharia Civil, E/OU; b) turmas em disciplinas de outros cursos com código diferente das disciplinas da matriz curricular do curso de Engenharia Civil, desde que tenham sido adicionadas à matriz curricular do curso, E/OU; c) disciplinas Cálculo I (CM041) e Cálculo II (CM042) que, em conjunto, serão consideradas equivalentes às disciplinas Cálculo Diferencial e Integral I (CM201), Cálculo Diferencial e Integral II (CM202) e Cálculo III (CM043). 10) Como eu sei que disciplinas foram adicionadas à matriz curricular do curso e a quais disciplinas elas correspondem? R: É só consultar a tabela de equivalências a seguir.

3 Tabela de Equivalências Adição Curricular Adição Curricular Matriz Curricular CE009 Introdução à Estatística CE003 Estatística II CEG004 Expressão Gráfica I CD027 Expressão Gráfica I CI180 CI183 CI208 CI208 CMA111 Cálculo 1A 90 CM201 Cálculo Diferencial e Integral I CMA112 Geometria Analítica CM045 Geometria Analítica CMA211 Cálculo 2A 90 CM202 Cálculo Diferencial e Integral II CMA212 Álgebra Linear CM005 Álgebra Linear GA100 Topografia I GA069 Topografia I GA101 Topografia II GA070 Topografia II TT080 Economia de Engenharia TT007 Economia de Engenharia I TT081 Administração de Empresas TT008 Administração de Empresas de Engenharia I 3 11) Como eu devo fazer quando as turmas forem de outros cursos? R: Coloque a disciplina/turma também na sua ficha de ajuste. Caso os outros cursos liberem as turmas no sistema, nós mesmos providenciaremos as matrículas. Caso contrário, o aluno deverá ir pessoalmente ao curso/departamento para tentar se matricular. Normalmente, os cursos vão liberando as turmas no sistema ao longo do período de correções da matrícula. A Coordenação vai consultar o Sistema todos os dias para verificar se houve ou não liberação das turmas. 12) E se eu quiser me matricular em uma segunda disciplina (Inserção de ) somente se não houver vaga em uma primeira disciplina que eu quero me matricular? R: No caso de querer se matricular em uma disciplina somente se não conseguir a matrícula em uma outra, faça o seguinte: coloque a disciplina de preferência por primeiro e a segunda disciplina na linha logo abaixo e acrescente a palavra condicional na frente do código da segunda disciplina. Você será matriculado na segunda disciplina somente se não houver vaga na primeira disciplina. 13) E se na segunda disciplina também não tiver vaga e eu quiser então me matricular em uma terceira disciplina (Inserção de )? R: O raciocínio também é válido para mais de duas disciplinas, ou seja, a Coordenação tenta matricular você na primeira disciplina, não consegue, vai para a segunda, não consegue, vai para a terceira e assim por diante. Lembre-se sempre de acrescentar a palavra CONDICIONAL, a partir da segunda disciplina. 14) Devo usar a ficha de ajuste para solicitar a matrícula em TFC I ou TFC II? R: NÃO. A matrícula em TFC I e TFC II segue um procedimento distinto do procedimento adotado para o ajuste de matrículas.

4 15) O que significa Troca de (Ação 03)? R: Essa ação caracteriza a troca de uma disciplina (disciplina ORIGEM) por outra disciplina (disciplina DESTINO). A troca de disciplinas ocorrerá somente se houver vaga na disciplina DESTINO nas turmas solicitadas. Caso isso não ocorra, o aluno continua matriculado na disciplina ORIGEM. Recomenda-se que o aluno dê preferência para trocas de disciplinas de MAIOR semestre para disciplinas de MENOR semestre dentro da matriz curricular do curso. 16) O que significa Troca de Turma (Ação 04)? R: Essa ação caracteriza a troca de uma turma (turma ORIGEM) por outra turma (turma DESTINO) em uma mesma disciplina. A troca de turmas será considerada para disciplinas que apresentem horários diferentes, por exemplo, disciplinas de laboratório. Além disso, a troca ocorrerá somente se houver vaga na turma DESTINO. Caso não haja vaga na turma DESTINO, será mantida a matrícula na turma ORIGEM. EXCEPCIONALMENTE será considerada a troca de turmas de mesmo horário, no caso em que a troca seja de uma turma com MAIOR número de alunos para uma turma com MENOR número de alunos. 4 17) Não quero fazer a 01 de jeito nenhum e quero fazer a 02, como faço? R: Peça para remover a 01 (Ação 01) e para inserir a 02 (Ação 02). A 01 será removida e a 02 será inserida somente se houver vaga. 18) Quero trocar a 01 pela 02 somente se houver vaga na 02, como faço? R: Peça para trocar a 01 pela 02 (Ação 03). Se houver vaga na 02, a 02 será inserida na sua matrícula e a 01 será removida. Se não houver vaga na 02, a 01 será mantida. 19) Sou aluna ou aluno do currículo antigo (2A), como devo proceder? R: Você deve preencher a ficha de ajuste normalmente, inserindo as disciplinas (Ação 02) nas quais você deseja se matricular. 20) Perdi o período de matrícula pelo Portal do Aluno, como devo proceder? R: Você deve preencher a ficha de ajuste, inserindo as disciplinas (Ação 02) nas quais você deseja se matricular. A sua matrícula estará condicionada a existência de vagas. Por favor, entregar a ficha de ajuste na Secretaria do Curso até o dia 24/02. Essas fichas de ajuste serão as últimas a serem processadas no período de ajuste de matrículas. 21) Quando eu devo conferir o meu comprovante de matrícula para saber quais solicitações foram atendidas? R: Recomenda-se fortemente que o aluno consulte o seu comprovante TODOS OS DIAS, a partir de 02/03, porque o comprovante poderá mudar várias vezes durante o período de correção de matrícula, que se estende do dia 02/03 a 13/03. 22) Quando as correções serão finalizadas e eu poderei imprimir o meu comprovante definitivo de matrícula? R: Recomenda-se imprimir o seu comprovante de matrícula do primeiro semestre de 2017 imediatamente após o dia 13/03, quando todas as modificações já terão sido implantadas, para verificar possíveis erros. Caso a Coordenação termine o processamento antes do dia 13/03, ela emitirá um aviso para os alunos na página do curso ( e enviará um para a lista dos alunos.

5 5 FASE DE AJUSTE DE MATRÍCULAS CRITÉRIOS PARA PROCESSAMENTO O processamento das fichas de ajuste obedecerá ao seguinte procedimento: a) Até 24/02, todas as fichas de ajuste entregues na Coordenação terão os campos IRA, NÚMERO DE SEMESTRES CURSADOS e HORAS A INTEGRALIZAR preenchidos pela Coordenação. Estes três campos servem para auxiliar a Coordenação a entender a situação do aluno dentro do Curso e a definir as prioridades nos ajustes de matrículas; b) Em 02/03, todas as solicitações de ajuste de matrículas serão classificadas por número de semestres cursados e, para cada número de semestres cursados, as solicitações serão ordenadas em ordem decrescente de IRA; c) A Coordenação do Curso irá efetuar os ajustes no período de 02/03 a 13/03, iniciando com os alunos periodizados dentro de cada disciplina, depois os alunos com mais semestres cursados e avançando para os alunos com menos semestres cursados. Para os alunos com mesmo número de semestres cursados, a seqüência de registro avançará do maior IRA para o menor IRA. d) Não será feito o ajuste de matrícula para quem tiver perdido o período de solicitação de ajustes de matrículas (até 24/02). e) Não haverá ARRASTÃO. Estejam, portanto, BEM ATENTOS a datas e procedimentos. SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTROS CURSOS As matrículas dos alunos do curso de Engenharia Civil em disciplinas de outros cursos (por exemplo, CM041 e CM042), deverão ser solicitadas em conjunto com os demais ajustes até 24/02. É absolutamente necessário que o aluno indique a turma da disciplina. O registro de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos será realizado no período de ajuste (02/03 a 13/03) à medida que os outros cursos abram as vagas e as liberem no sistema. Nem todos os cursos liberam as vagas no sistema e o aluno tem que procurar pessoalmente o Departamento ou Curso que oferta a disciplina/turma Sugere-se consultar antecipadamente os cursos sobre a possibilidade de abertura de vagas para os alunos de Engenharia Civil e qual deve ser o procedimento para a matrícula. Novamente, insistimos que, mesmo para estes casos, a turma/disciplina seja INCLUÍDA na ficha de ajuste. As seguintes disciplinas poderão ser feitas em outros cursos, caso sejam ofertadas e tenham suas vagas disponibilizadas: 1)Todas as disciplinas que tenham o MESMO CÓDIGO das disciplinas da matriz curricular atual do curso de Engenharia Civil. Consultar a matriz curricular atual na página do curso ( 2) As disciplinas CM041 e CM042 do Departamento de Matemática. É importante destacar que a equivalência correta entre as disciplinas é CM041 + CM042 = CM201 + CM202 + CM043; 3) Todas as disciplinas que foram adicionadas à matriz curricular do curso, conforme tabela de equivalências a seguir.

6 Tabela de Equivalências Adição Curricular Adição Curricular Matriz Curricular CE009 Introdução à Estatística CE003 Estatística II CEG004 Expressão Gráfica I CD027 Expressão Gráfica I CI180 CI183 CI208 CI208 CMA111 Cálculo 1A 90 CM201 Cálculo Diferencial e Integral I CMA112 Geometria Analítica CM045 Geometria Analítica CMA211 Cálculo 2A 90 CM202 Cálculo Diferencial e Integral II CMA212 Álgebra Linear CM005 Álgebra Linear GA100 Topografia I GA069 Topografia I GA101 Topografia II GA070 Topografia II TT080 Economia de Engenharia TT007 Economia de Engenharia I TT081 Administração de Empresas TT008 Administração de Empresas de Engenharia I 6 OFERTA DE VAGAS EM DISCIPLINAS DA ENGENHARIA CIVIL PARA OUTROS CURSOS O curso de Engenharia Civil poderá abrir as eventuais vagas remanescentes para alunos de outros cursos a partir do dia 10/03. Prof. Julio Gomes Coordenador do Curso de Engenharia Civil 07 de fevereiro de 2017

Ajuste de Matrículas em 2016/S2

Ajuste de Matrículas em 2016/S2 1 Ajuste de Matrículas em 2016/S2 CRONOGRAMA DO AJUSTE DE MATRÍCULAS O Calendário Acadêmico (Resolução No. 49/15-CEPE) estabelece que: a) 05/08: Prazo final para os alunos solicitarem ajustes de matrículas

Leia mais

Ajuste de Matrículas em 2016/S1

Ajuste de Matrículas em 2016/S1 Ajuste de Matrículas em 2016/S1 CRONOGRAMA DO AJUSTE DE MATRÍCULAS O Calendário Acadêmico (Resolução No. 49/15-CEPE) estabelece que: a) 04/03: Prazo final para os alunos solicitarem ajustes de matrículas

Leia mais

Matrículas em 2017/S1

Matrículas em 2017/S1 1 Matrículas em 2017/S1 LIMITES DE CARGA DIDÁTICA MÁXIMA A carga horária máxima do curso de Engenharia Civil é de 540 horas no semestre, equivalente a 9 disciplinas de horas/semestre. Essa carga corresponde

Leia mais

Regras para Matrícula Acadêmica Web Matriz

Regras para Matrícula Acadêmica Web Matriz Regras para Matrícula Acadêmica Web 2019.1 Matriz 2019.1 Prezado aluno, É com muita satisfação que estamos dando início à rotina para a matrícula acadêmica. Para tanto, contaremos no próximo semestre letivo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 0 01/2011. Procedimentos de matrícula no Curso de Engenharia Química

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 0 01/2011. Procedimentos de matrícula no Curso de Engenharia Química INSTRUÇÃO NORMATIVA N 0 01/2011 Procedimentos de matrícula no Curso de Engenharia Química A Coordenação do Curso de Engenharia Química, baseada nas Resoluções 37/97-CEPE e nas decisões do Colegiado do

Leia mais

Manual SIGAA Matrícula Online

Manual SIGAA Matrícula Online Manual SIGAA Matrícula Online Esta funcionalidade permitirá ao usuário realizar uma matrícula on-line em componentes curriculares (disciplinas). Vale ressaltar que o ato de realizar a matrícula não vincula

Leia mais

DIRETORIA ACADÊMICA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS DAAF MANUAL DE MATRÍCULA 2019/1º

DIRETORIA ACADÊMICA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS DAAF MANUAL DE MATRÍCULA 2019/1º DIRETORIA ACADÊMICA DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS DAAF MANUAL DE MATRÍCULA 2019/1º APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser

Leia mais

Procedimentos de Matrícula Centro de Engenharias - UFPel

Procedimentos de Matrícula Centro de Engenharias - UFPel Procedimentos de Matrícula 2018.1 Centro de Engenharias - UFPel Cronograma 2018/1 Período Ação 16 a 19 de março Solicitação da matrícula online via COBALTO 20 de março Processamento das solicitações online

Leia mais

Solicitação de Matrícula

Solicitação de Matrícula Universidade Federal do Espírito Santo Novo Portal do Aluno Solicitação de Matrícula Núcleo de Processamento de Dados Maio/2011 0 Como é o procedimento para solicitar minha matrícula? O procedimento basicamente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Cronograma de Monitoria para

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS MANUAL DE MATRÍCULA.

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS MANUAL DE MATRÍCULA. SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E FINANCEIROS MANUAL DE MATRÍCULA 2018/1º Semestre APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos

Leia mais

Procedimentos de Matrícula Centro de Engenharias - UFPel

Procedimentos de Matrícula Centro de Engenharias - UFPel Procedimentos de Matrícula 2019-2 Centro de Engenharias - UFPel Atenção O curso GEOPROCESSAMENTO possui procedimentos diferentes para correção de matrícula, disponíveis no site do curso. Os procedimentos

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas ocorrerá em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase possuirá a estrutura a

Leia mais

Procedimentos de Matrícula Centro de Engenharias - UFPel

Procedimentos de Matrícula Centro de Engenharias - UFPel Procedimentos de Matrícula 2019.1 Centro de Engenharias - UFPel Atenção Neste semestre, o curso GEOPROCESSAMENTO terá sua correção online (piloto). Os procedimentos a seguir são para os demais cursos do

Leia mais

Onde devo fazer a matricula para o próximo semestre? Você deve acessar o site Entrar com seu Login e Senha.

Onde devo fazer a matricula para o próximo semestre? Você deve acessar o site  Entrar com seu Login e Senha. O que é GRR? GRR é sua identidade, registro na Universidade o número do GRR pode ser encontrado no comprovante de matrícula ou estampado na sua carteirinha. Onde devo fazer a matricula para o próximo semestre?

Leia mais

MANUAL DE MATRÍCULA Barbacena 2016

MANUAL DE MATRÍCULA Barbacena 2016 MANUAL DE MATRÍCULA Barbacena 2016 SUMÁRIO 1. MATRÍCULA... 2 2. ETAPAS DA MATRÍCULA... 3 3. FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE MATRÍCULA... 7 4. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS... 8 5. TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS... 8

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA A DISTÂNCIA - DEAD

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA A DISTÂNCIA - DEAD UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA A DISTÂNCIA - DEAD ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A MATRÍCULA DOS ALUNOS VETERANOS DO CURSO DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA

Leia mais

MANUAL DE MATRÍCULA 1º/2018

MANUAL DE MATRÍCULA 1º/2018 MANUAL DE MATRÍCULA 1º/2018 Barbacena 2017 SUMÁRIO 1. MATRÍCULA... 2 2. ETAPAS DA MATRÍCULA... 4 3. FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE MATRÍCULA... 8 4. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS... 9 5. TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS...

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2017.2 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários à realização

Leia mais

INFORMATIVO DE MATRÍCULA MODALIDADE PRESENCIAL 2019/2 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA SUA MATRÍCULA PARA O SEMESTRE

INFORMATIVO DE MATRÍCULA MODALIDADE PRESENCIAL 2019/2 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA SUA MATRÍCULA PARA O SEMESTRE INFORMATIVO DE MATRÍCULA MODALIDADE PRESENCIAL 2019/2 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA SUA MATRÍCULA PARA O SEMESTRE Para o segundo período letivo de 2019, a Unisul reservou quatro etapas para a matrícula

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora)

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora) REMATRÍCULA 2017/2 REMATRÍCULA 2017/2 Ao final de cada semestre letivo e nos prazos estabelecidos em Calendário de Graduação, o(a) acadêmico(a) deve renovar sua matrícula, mediante acesso ao Portal do

Leia mais

EDITAL Nº 16 de 09 DE FEVEREIRO DE 2017

EDITAL Nº 16 de 09 DE FEVEREIRO DE 2017 EDITAL Nº 16 de 09 DE FEVEREIRO DE 2017 Processo seletivo para o Programa de Monitoria no Período 2017/01 dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. A Diretoria e a Coordenação Acadêmica, através

Leia mais

EDITAL N.002/2017, de 11 de Abril de 2017.

EDITAL N.002/2017, de 11 de Abril de 2017. EDITAL N.002/207, de de Abril de 207. O COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CÂMPUS DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

I - à existência de vagas remanescentes das transferências internas;

I - à existência de vagas remanescentes das transferências internas; PORTARIA nº 82/2008 - FACULDADE DE ENGENHARIA/DTA Campus de Guaratinguetá DISPÕE SOBRE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIAS, FÍSICA (Licenciatura e Bacharelado) e LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE

Leia mais

Curso de Química - Diurno 12E

Curso de Química - Diurno 12E Atenção: 1. Como discutido na reunião aberta aos alunos, a Coordenação solicita que (se possível) o formulário de ajuste de matrícula seja entregue entre os dias 02 e 13 de julho. 2. Durante este período

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SANTA INÊS DIRETORIA ACADÊMICA SECRETARIA

Leia mais

INTRODUÇÃO ACESSANDO O MOODLE DA UFRGS SOLICITAÇÃO DE TURMA 1 COMO HABILITAR DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO NO MOODLE DA UFRGS

INTRODUÇÃO ACESSANDO O MOODLE DA UFRGS SOLICITAÇÃO DE TURMA 1 COMO HABILITAR DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO NO MOODLE DA UFRGS SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O MOODLE DA UFRGS... 4 SOLICITAÇÃO DE TURMA... 4 1 COMO HABILITAR DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO NO MOODLE DA UFRGS... 4 1.1 MODALIDADE EAD... 4 1.2 APOIO AO PRESENCIAL... 4

Leia mais

CONDIÇÕES DE OFERTA PARA CADASTRO DO CURSO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE ACADÊMICO Nome do curso Ciência da Computação Condições de Oferta do Curso

CONDIÇÕES DE OFERTA PARA CADASTRO DO CURSO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE ACADÊMICO Nome do curso Ciência da Computação Condições de Oferta do Curso CONEP UFSJ Parecer N o 066/2009 Aprovado em 02/12/2009 ANEXO A: ORIENTAÇÕES PARA OFERTA E CADASTRO DO CURSO CONDIÇÕES DE OFERTA PARA CADASTRO DO CURSO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE ACADÊMICO Nome do curso

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática RESOLUÇÃO Nº 01/2018 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática O Coordenador do Curso de Matemática, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período:

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: Universidade Federal do Oeste do Pará Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação Contato: sistemas.ctic@ufopa.edu.br Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: 2013.2 Índice 1. Apresentação

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia Processo Seletivo Simplificado de Reingresso para o 1º Semestre de 2018 ATO EDITAL 32/2017 Em

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos

Leia mais

1.2 - Ao LICOM caberá planejar, coordenar e executar as inscrições para , divulgando todas as informações pertinentes.

1.2 - Ao LICOM caberá planejar, coordenar e executar as inscrições para , divulgando todas as informações pertinentes. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO - PROGRAMA LICOM (LÍNGUAS PARA COMUNIDADE) NORMAS PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS,

Leia mais

EDITAL 02/2018 CCAU-UFERSA TRANSFERÊNCIA DE ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

EDITAL 02/2018 CCAU-UFERSA TRANSFERÊNCIA DE ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL 02/2018 CCAUUFERSA TRANSFERÊNCIA DE ESTRUTURA CURRICULAR DO A UFERSA, por intermédio da PróReitoria de Graduação (PROGRAD), torna público, para conhecimento dos interessados, as normas gerais para

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/1 Este documento contem informações sobre o processo de rematrícula. 1. INFORMAÇÕES & DATAS A Rematrícula ocorrerá somente via Web; O período

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL. Manual do Estagiário

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL. Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário 2º Semestre de 2018 Sumário 1 Informações gerais... 3 2 Anexo I... 5 TERMO

Leia mais

PORTARIA nº 073/ FEG/DTA

PORTARIA nº 073/ FEG/DTA PORTARIA nº 073/2009 - FEG/DTA DISPÕE SOBRE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIAS, FÍSICA (Licenciatura e Bacharelado) e LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE ENGENHARIA O Diretor da Faculdade

Leia mais

EDITAL PROMEC N.º 03/2019 INGRESSO COMO ALUNO ESPECIAL

EDITAL PROMEC N.º 03/2019 INGRESSO COMO ALUNO ESPECIAL PROCESSO DE INGRESSO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL NA MODALIDADE DE ALUNO ESPECIAL EDITAL PROMEC N.º 03/2019 INGRESSO COMO ALUNO ESPECIAL

Leia mais

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA: 50 Cabe ressaltar que a essas vagas serão acrescentados os alunos do FIES e PROUNI.

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA: 50 Cabe ressaltar que a essas vagas serão acrescentados os alunos do FIES e PROUNI. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE PALMAS CESUP Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia 1 Processo Seletivo de 2018 ATO EDITAL 01/2018 Em 30 de maio de 2018 O Presidente da Comissão

Leia mais

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA: 50 Cabe ressaltar que a essas vagas serão acrescentados os alunos do FIES e PROUNI.

NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA: 50 Cabe ressaltar que a essas vagas serão acrescentados os alunos do FIES e PROUNI. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE PALMAS CESUP Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia 1 Processo Seletivo de 2019 ATO EDITAL 02/2018 Em 01 de Outubro de 2018 O Presidente da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 009/2013 CONSEPE (Revogada pela Resolução 005/2014 CONSEPE)

RESOLUÇÃO Nº 009/2013 CONSEPE (Revogada pela Resolução 005/2014 CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 009/2013 CONSEPE (Revogada pela Resolução 005/2014 CONSEPE) Dispõe sobre os procedimentos para a matrícula de acadêmicos nos cursos de graduação a UDESC. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO- AMERICANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO- AMERICANO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO- AMERICANO Mantido pelo Instituto Euro-americanode Educação, Ciência e Tecnologia 1º Processo Seletivo de 2018 ATO EDITAL 31/2017 Em 26 de Setembro de 2017 O Coordenador da Comissão

Leia mais

INFORMATIVO ANO 2018 AVISOS

INFORMATIVO ANO 2018 AVISOS INFORMATIVO ANO 2018 AVISOS TABELA COMPLETA COM AS DATAS DOS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS APROVADOS PARA 2018 O Conselho de Ensino na Sessão Ordinária de 13 de dezembro de 2017, no uso de suas atribuições,

Leia mais

CURSOS OFERTADOS. LOCAL DE OFERTA: Quadra 1102 SUL Av. Joaquim Teotônio Segurado Conjunto 1 - Lotes 1 e 2 Plano Diretor Sul - Cidade: Palmas - TO

CURSOS OFERTADOS. LOCAL DE OFERTA: Quadra 1102 SUL Av. Joaquim Teotônio Segurado Conjunto 1 - Lotes 1 e 2 Plano Diretor Sul - Cidade: Palmas - TO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO TOCANTINS Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia 1 Processo Seletivo de 2019 ATO EDITAL 01/2018 Em 19 de Dezembro de 2018 O Presidente da Comissão

Leia mais

A admissão é feita por processo seletivo com base:

A admissão é feita por processo seletivo com base: INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO nº.014/2016 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA

Leia mais

Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Coordenação Acadêmica do ICET

Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Coordenação Acadêmica do ICET Edital Nº 06/27 Programa de Monitoria de Graduação/28-1 A Coordenação Acadêmica do, com base na Portaria nº 1606/26, de 08/06/26, no uso de suas competências, torna públicas as normas para o processo de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE: Estabelece o Currículo Pleno do Curso Diurno de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia.

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE: Estabelece o Currículo Pleno do Curso Diurno de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia. RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso Diurno de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

Matrícula. Modalidades de Matrícula Presencial Bacharelado e Tecnológico

Matrícula. Modalidades de Matrícula Presencial Bacharelado e Tecnológico Matrícula Modalidades de Matrícula Presencial Bacharelado e Tecnológico 1º Semestre de 2018 ALUNO PROGRESSÃO REGULAR: ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CIÊNCIAS CONTÁBEIS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS -

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULA

INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULA INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULA 2016-02 Prezados (as) Estudantes, Fiquem atentos às seguintes informações sobre os procedimentos para a renovação de matrícula do 2º semestre de 2016. Data/Horário Engenharia

Leia mais

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE

Leia mais

UNIDADES / CURSOS / MODALIDADES / ATO REGULATÓRIO / VAGAS / TURNOS UNIDADE ASA SUL CURSOS MODALIDADE ATO REGULATÓRIO. 2017, DOU de 04/04/2017.

UNIDADES / CURSOS / MODALIDADES / ATO REGULATÓRIO / VAGAS / TURNOS UNIDADE ASA SUL CURSOS MODALIDADE ATO REGULATÓRIO. 2017, DOU de 04/04/2017. CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia Processo Seletivo Simplificado de Reingresso para o 2º Semestre de 2017 ATO EDITAL 15 /2017 Em

Leia mais

Normas Gerais de Procedimento PPGCom/UFJF. Capítulo I Seleção. Art. 1 - Conforme o calendário a ser definido anualmente, o candidato deverá:

Normas Gerais de Procedimento PPGCom/UFJF. Capítulo I Seleção. Art. 1 - Conforme o calendário a ser definido anualmente, o candidato deverá: Normas Gerais de Procedimento PPGCom/UFJF Juiz de Fora, 1º de Julho de 2016 Capítulo I Seleção Art. 1 - Conforme o calendário a ser definido anualmente, o candidato deverá: I. Entregar: a) Requerimento

Leia mais

Sistema Acadêmico SIGAA

Sistema Acadêmico SIGAA Sistema Acadêmico SIGAA A partir de 2018, todos os processos acadêmicos do IFSC serão registrados através do novo sistema acadêmico SIGAA, adquirido junto à UFRN e adaptado para a realidade e os cursos

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS. Curso de Engenharia Ambiental UFMS/FAENG

INFORMAÇÕES GERAIS. Curso de Engenharia Ambiental UFMS/FAENG INFORMAÇÕES GERAIS Curso de Engenharia Ambiental UFMS/FAENG 2018-2 Calendário Escolar 2018-2 CALENDÁRIO LETIVO 2018-2: 23 A 27 DE JULHO ORIENTAÇÕES E RECEBIMENTO DE CARTAS DE ACEITE DE TCC I, TCC II E

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES 2016.2 Datas e fases de Inscrição 2016.2: 1ª fase, pré-inscrição: 09 a 13 de maio 2ª fase, solicitação de inscrição: 18 a 20 de maio 3ª fase, confirmação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. Dispõe sobre procedimentos operacionais de matrícula em disciplinas

Leia mais

1 DA REALIZAÇÃO Ao LICOM caberá planejar, coordenar e executar as inscrições para , divulgando todas as informações pertinentes.

1 DA REALIZAÇÃO Ao LICOM caberá planejar, coordenar e executar as inscrições para , divulgando todas as informações pertinentes. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO - PROGRAMA LICOM (LÍNGUAS PARA COMUNIDADE) NORMAS PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS,

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

SUPAC - Superintendência de Administração Acadêmica

SUPAC - Superintendência de Administração Acadêmica Considerações iniciais A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de inscrição em disciplinas. Ocorre em dois momentos: (1º)

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO nº.013/2015 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA

Leia mais

A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço:

A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço: INSCRIÇÕES A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço: R. Itapeva, 432 Bela Vista São Paulo SP CEP 01332-000 Horário de atendimento:

Leia mais

ATENÇÃO Geoespaciais. GA117 GA156 Posicionamentos GNSS em Tempo Real GA GA157 Processamento e Análise de Dados

ATENÇÃO Geoespaciais. GA117 GA156 Posicionamentos GNSS em Tempo Real GA GA157 Processamento e Análise de Dados ATENÇÃO A grade horária para o primeiro semestre de 2018 foi montada em função da aprovação do Ajuste Curricular do curso, conforme Portaria n 196, de 28 de agosto de 2017. O ajuste curricular inclui novas

Leia mais

EDITAL Nº 10/2018 RETIFICADO EM 03/12/208

EDITAL Nº 10/2018 RETIFICADO EM 03/12/208 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SANTA INÊS DIRETORIA ACADÊMICA SECRETARIA

Leia mais

2ª QUALQUER PROFESSOR PODE ABRIR UMA TURMA SEM

2ª QUALQUER PROFESSOR PODE ABRIR UMA TURMA SEM ATENÇÃO VETERANOS: DICAS PARA A MATRÍCULA 2017-2. IMPORTANTE, NÃO DEIXE DE LER O AVISO ABAIXO: QUEM TIVER PENDÊNCIAS COM A DEBIB, FAVOR PROCURAR O SETOR OU ENTRAR EM CONTATO IMEDIATAMENTE ATRAVÉS DOS TELEFONES

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS

OFERTA DE DISCIPLINAS OFERTA DE DISCIPLINAS INSTRUTORES Sérgio Guilherme Schlender Gloria Machado da Conceição. Coordenadoria de Oferta, Admissão e Relacionamento OFERTA DE DISCIPLINA QUAIS SÃO OS SETORES ENVOLVIDOS NA OFERTA?

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA NORMAS COMPLEMENTARES, Edital nº 01/2016 IME/UFG, PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DO Instituto de Matemática

Leia mais

A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço:

A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço: INSCRIÇÕES A coordenação do Processo Seletivo é feita pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares (CACR) no seguinte endereço: Rua Itapeva, 432 Bela Vista São Paulo SP CEP 01332-000 Horário de

Leia mais

Remanejamento Interno

Remanejamento Interno Remanejamento Interno Possibilidades Aluno de Licenciatura Aluno de Engenharia Inciso I mesmo polo a) mesmo curso A mudança é feita para outro horário, no mesmo curso e mesmo polo Licenciaturas Engenharias

Leia mais

MANUAL - ALUNO REGULAR DO PPGEA

MANUAL - ALUNO REGULAR DO PPGEA MANUAL - ALUNO REGULAR DO PPGEA Prezados alunos, este manual foi elaborado para ajudá-los a sanar as dúvidas mais frequentes em relação aos procedimentos utilizados no PPGEA. As orientações apresentadas

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - Nº016/2018 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO O Presidente da Comissão de

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE INSERÇÃO PROJETO DE MONITORIA ACADÊMICA

MANUAL PRÁTICO DE INSERÇÃO PROJETO DE MONITORIA ACADÊMICA MANUAL PRÁTICO DE INSERÇÃO PROJETO DE MONITORIA ACADÊMICA 2014 ACESSO AO SISTEMA Após acessar o site da UNIPAR www.unipar.br, deve-se acessar o link Diretorias Ensino Superior, e no campo Programa de Incentivo

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2018/2 Geoprocessamento. Centro de Engenharias - UFPel

Procedimentos de Matrícula 2018/2 Geoprocessamento. Centro de Engenharias - UFPel Procedimentos de Matrícula 2018/2 Geoprocessamento Centro de Engenharias - UFPel Cronograma correção de matrícula 2018/2 Período Ação 10 a 13 de Agosto Solicitação da matrícula online via COBALTO 14 de

Leia mais

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Semestrais 2018 (atualizado em 02/04)

Calendário Administrativo da Graduação Cursos Semestrais 2018 (atualizado em 02/04) Os períodos letivos estão definidos da seguinte forma: Início Término 1º Período Letivo de 2018 5/03/2018 14/07/2018 2º Período Letivo de 2018 8/08/2018 15/12/2018 Curso de Verão 14/01/2019 23/02/2019

Leia mais

1. MODALIDADES DE INGRESSO NO IFSUL CÂMPUS PELOTAS

1. MODALIDADES DE INGRESSO NO IFSUL CÂMPUS PELOTAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE EDITAL N 030/2017 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 O Instituto Federal

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas passará a ocorrer em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema em cada fase para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS O Diretor Geral da Faculdade ISAEBRASIL, credenciada pela Portaria MEC n. 439 de 29 de abril de 2015, por sua Comissão de Vestibular, instituída em caráter permanente pela Portaria ISAE n.º 02/2015 de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE:

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso Noturno de Engenharia Elétrica, Ênfase em Sistemas Eletrônicos Embarcados, do Setor de Tecnologia. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

GRADE HORÁRIA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

GRADE HORÁRIA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 GRADE HORÁRIA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 _ VERSÃO provisória Publicada em 14/04/2016 _ Início das aulas: 01 DE AGOSTO DE 2016 _ Observar na última página, a previsão de ofertas para o 1º Semestre/2017.

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

AJUSTE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURNO DIURNO

AJUSTE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURNO DIURNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - SETOR DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA AJUSTE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURNO DIURNO NOVA PERIODIZAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO:

Leia mais

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais,

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais, ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016 Informa e orienta a comunidade acadêmica quanto à Estrutura dos Cursos, Regime Escolar, Avaliação do Desempenho e Matrículas nos cursos de Graduação para 2017.1.

Leia mais

De 17/11/2017 a 8/12/2017 1º Período De 16/1/2018 a 29/1/2018 2º Período De 22/2/2018 a 2/3/2018 3º Período De 2/4/2018 a 5/4/2018 4º Período (*)

De 17/11/2017 a 8/12/2017 1º Período De 16/1/2018 a 29/1/2018 2º Período De 22/2/2018 a 2/3/2018 3º Período De 2/4/2018 a 5/4/2018 4º Período (*) INFORMATIVO DE MATRÍCULA WEB 2018/1 SIGA AS ORIENTAÇÕES E GARANTA A SUA MATRÍCULA A Unisul reservou quatro períodos para a matrícula dos estudantes veteranos dos cursos presenciais, para o primeiro semestre

Leia mais

Dispõe sobre Processo Seletivo Continuado das Faculdades FACEL para o 1º semestre de 2018.

Dispõe sobre Processo Seletivo Continuado das Faculdades FACEL para o 1º semestre de 2018. PROCESSO SELETIVO PRIMEIRO SEMESTRE 2018 EDITAL Nº 86/Diretor Geral/2017 Dispõe sobre Processo Seletivo Continuado das Faculdades FACEL para o 1º semestre de 2018. O presente Edital do Processo Seletivo

Leia mais

SISGRAD. Orientações para a Matrícula

SISGRAD. Orientações para a Matrícula SISGRAD Orientações para a Matrícula Seção Téc. de Graduação - IBB Ano 2013 RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: A renovação de matrícula é o ato mediante o qual o aluno mantém o seu vínculo com o curso. Utilizamos

Leia mais

MATRÍCULA INTERATIVA 2º sem 2011 FOUSP

MATRÍCULA INTERATIVA 2º sem 2011 FOUSP MATRÍCULA INTERATIVA 2º sem 2011 FOUSP A matrícula da FOUSP, MATRÍCULA INTERATIVA, para o 2º semestre de 2011 ocorrerá no período de 20 a 27 de junho de 2011. 1º - Os alunos poderão consultar na página

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais