FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS: SELEÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS: SELEÇÃO"

Transcrição

1 FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS: SELEÇÃO

2 SELEÇÃO Seleção de pessoas Depois do recrutamento devemos escolher dentre os candidatos, os que mais se enquadram ao perfil da vaga. Nesta etapa começa o processo de seleção. SELEÇÃO - É A ESCOLHA DO(S) CANDIDATO(S) MAIS ADEQUADO(S) PARA A ORGANIZAÇÃO, DENTRE OS CANDIDATOS RECRUTADOS, POR MEIOS DE VÁRIOS INSTRUMENTOS, AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DE DADOS. Evolução dos critérios de seleção: Pré-burocrático: base nas amizades; Burocrático: treinamento ou formação específica; Pós-burocrático : potencial do candidato, preferindo-se uma formação generalista, com enfoque no futuro.

3 Seleção de pessoas Qual a condição fundamental para a seleção ser um processo eficaz? Alinhar um cultura cada vez mais diversificada, heterogênea e globalizada com os objetivos organizacionais. Como assim? O profissional de RH não deve apenas contratar o candidato com as competências adequadas. Ele precisa procurar e investigar nesse profissional seus valores e analisar se estes são compatíveis com os da sua organização.

4 Seleção de pessoas Uma contratação malsucedida gera vários custos diretos, principalmente estes: Os custos do processo de R&S; Os custos de admissão; Os custos de integração; Os salários e benefícios pagos durante o período de integração; Os custos de desligamento.

5 Seleção de pessoas Qual a postura mais correta em um processo seletivo: candidato ou cliente? Se uma empresa possui um sistema desgastante de seleção, nenhum verdadeiro talento vai querer ingressar na empresa.

6 Etapas do processo seletivo 1- DELINEAMENTO DO PERFIL DO CARGO 2- TRIAGEM 2.1- Análise do currículo 2.2- Questionário de triagem 2.3-Entrevista de triagem 3- SELEÇÃO 3.1- Entrevista com o selecionador (profissional de RH) 3.2- Aplicação de provas, testes, dinâmicas, etc 3.3- Entrevista com o requisitante

7 Técnicas de seleção 1- ENTREVISTA 2- PROVA DE CONHECIMENTO OU CAPACIDADE 3- TESTES PSICOLÓGICOS 4- TESTES DE PERSONALIDADE 5- TÉCNICAS VIVENCIAIS 6-INVESTIGAÇÃO DO HISTÓRICO 7- EXAME MÉDICO

8 Técnicas de seleção de pessoal 1-ENTREVISTAS Requer preparação do entrevistador para que possa extrair o máximo de informações a respeito dele. Deve retratar aspectos de conteúdo pessoal e profissional. A entrevista de seleção tem, basicamente, os seguintes objetivos: a) Apresentar a proposta de emprego e a organização; b) Averiguar se o que consta no currículo corresponde à realidade e/ou elucidar pontos obscuros; c) Recompor a trajetória profissional do candidato; d) Conhecer os projetos e motivações do candidato; e) Verificar se o candidato possui as competências técnicas para o cargo; f) Verificar se o candidato possui as competências comportamentais; g) Conhecer um pouco a vida pessoal do candidato; h) Discutir questões práticas, como salário, benefícios, moradia, etc.

9 Amplitude do conceito de competência na entrevista Grupo Competências associadas Competência Mãe Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V Grupo VI Grupo VII Clareza Objetividade Comunicação escrita Comunicação verbal Comunicação oral Foco em pessoas Foco em resultados Comunicação Relacionamento interpessoal Bom humor Organização Planejamento Proatividade Cap. Análise e síntese Atenção concentrada Percepção Empatia Saber ouvir Imparcialidade Ética Comunicação Foco em resultados Relacionamento interpessoal Organização Percepção Empatia Ética

10 Técnica: entrevista Doze perguntas essenciais em uma entrevista de seleção: 1. Por que você escolheu esta profissão? 2. Como você avalia seu desenvolvimento profissional até a present data? 3. Quais são suas principais limitações profissionais? 4. Qual a sua meta profissional a longo prazo? 5. O que mais o irrita no ambiente de trabalho? 6. Qual foi a situação profissional mais difícil que vc resolveu?

11 Técnica: entrevista Doze perguntas essenciais em uma entrevista de seleção: 7. Em seu último emprego, quais foram as suas realizações mais importantes? 8. Qual objetivo que vc não conseguir atingir em seu último emprego? 9. Dentre os gerentes com quem vc trabalhou, qual foi o melhor e o pior? Por quê? 10. Por que você saiu (ou deseja sair) de seu emprego atual? 11. O que você sabe sobre nossa empresa? 12. O que o faz querer trabalhar conosco?

12 Técnica: entrevista O que fazer se a resposta não trouxe o comportamento a ser investigado Resposta do candidato Insistência do selecionador Sempre precisei fazer isso Conte uma situação específica Não me recordo de nenhuma Você como coordenador de uma equipe não teria passado por alguma situação na qual os resultados não estavam satisfatórios, ou não houve algum momento em que o clima de sua equipe passou por alguma instabilidade? Relembre alguma situação similar. Nossa! Fazia diversas vezes, até em situações que nem eram relativas a minha área Cansei de fazer isso naquela empresa, mas as pessoas não tinham jeito, tanto que nos últimos tempos nem mais fazia isso, o que me levou a procurar outra oportunidade. Muito bem, primeiro relate alguma sobre a sua área e depois vamos ouvir sobre essa que vc mencionou que não era da sua área. Mas por que vc concluiu que as pessoas não tinham mais jeito? Conte um problema em que ocorreu isso e como vc agiu.

13 Técnica: entrevista Em relação ao formato, as entrevistas podem ser: ESTRUTURADAS SEMIESTRUTURADAS NÃO ESTRUTURADAS

14 Técnica: prova de conhecimento 2- PROVAS DE CONHECIMENTO 2.1- Quanto a área de conhecimento: gerais ou específicas GERAIS- avaliam o grau de cultura do candidato. Pode ser uma simples redação e/ou uma prova de matemática. Estas provas tem baixa correlação com o desempenho do candidato, mas servem para entender o universo pessoal e profissional do candidato. ESPECÍFICAS- avaliam os conhecimentos profissionais, imprescindíveis para o bom desempenho no cargo Quanto a maneira como são aplicadas, as provas podem ser: ORAIS ESCRITAS DE REALIZAÇÃO

15 Técnica: testes psicológicos 3- TESTES PSICOLÓGICOS São instrumentos padronizados que servem de estímulo a um comportamento por parte do examinado. Visam predizer o comportamento humano, na base do que foi revelado na situação de teste. Santos define os testes psicológicos como provas no sentido de avaliar um atributo qualquer, uma aptidão(inteligência),uma atitude(o campo de interesse, a estabilidade emocional) ou um traço de personalidade (dominância, agressividade, a introversão, etc). Os teste psicológicos podem ser divididos em: 3.1 TESTES PSICOMÉTRICOS: medem a inteligência(aptidão verbal, Aptidão numérica, aptidião espacial, memória associativa, etc.

16 Técnica: testes psicológicos 3.2 TESTES DE APTIDÕES: avaliam habilidades isoladas, como raciocínio, percepção, memória ou atenção. Ex: teste de atenção concentrada(ac) aplicado a motoristas, vigilantes. 3.3 TESTES DE PERSONALIDADE: indicam estados temperamentais, Necessidades, pressões ou conflitos emocionais. Podem ser: projetivos, expressivos ou objetivos.( PROJETIVOS: partem do princípio de que a pessoa projetará seu inconsciente nas figuras ou outros estímulos que receber. TESTE DE APERCEPÇÃO TEMÁTICA(TAT): mostra figuras e pede para contar histórias TESTE DE RORSCHACH: cartões com manchas diferentes.

17 Técnica: testes psicológicos EXPRESSIVOS: as pessoas expressam sua personalidade por meio de seus movimentos corporais e manuais. TESTE PSICODIAGNÓSTICO MIOCINÉTCO ou PSICOTESTE ANÁLISES GRAFOLÓGICAS

18 Técnicas de seleção de pessoal 4- TÉCNICAS VIVENCIAIS São técnicas que criam situações para os candidatos interagirem e participarem ativamente avaliando assim seu comportamento social em situações pré-selecionadas. Podem ser: PROVAS SITUACIONAIS: estão relacionadas às tarefas do cargo. EX: Teste de digitação, direção ou operação de algum equipamento DINÂMICAS DE GRUPO: envolve jogos de grupo, com situações estruturadas, relativas ou não ao cargo com os integrantes. É uma técnica muito utilizada, pois permite observar problemas de relacionamento, integração social, liderança, etc. OBJETIVOS: didáticos (comunicação entre as pessoas); recreativos (descontração); reforçadores (fortalecer relacionamento) e sócio-terapêuticos (solucionar problemas de vida em pequenos grupos).

19 Técnicas de seleção de pessoal 4- TÉCNICAS VIVENCIAIS DINÂMICAS DE GRUPO: analisa as relações indivíduo/grupo, grupo/grupo e grupos/instituições. A eficácia desse instrumento depende: Número- não deve ser inferior a 6 ou superior a 12 participantes; Os gestores das áreas devem participar; Conhecer com profundidade o perfil exigido.

20 Técnicas de seleção de pessoal 4- TÉCNICAS VIVENCIAIS PSICODRAMA OU DRAMATIZAÇÃO (role-playing): tem como pressuposto a expressão de personalidade mediante um papel social atribuído, e o candidato deve expressar-se de acordo com linguagem e dimensões deste papel. 5- EXAME MÉDICO O médico deverá ter conhecimento da função para avaliar as condições de saúde do candidato. A avaliação de saúde é acompanhada de exames clínicos específicos de acordo com a legislação e política da empresa.

21 Resultado do processo seletivo Os candidatos devem ser informados de forma clara sobre as decisões da empresa; No primeiro contato com o candidato a empresa deve esclarecer a política e os critérios de seleção para a função em questão; Em casos especiais, devem-se recomendar melhorias ou investimentos Pessoais/profissionais, com o esclarecimento das razões da escolha Ou rejeição, de maneira a evitar traumas ou frustrações; No caso dos candidatos contra-indicados a transmissão de resultados de seleção devem ser claras, pois além da desinformação por parte dos critérios, existe também a frustração.

22 ATIVIDADE DEFINIR UM CARGO PARA CADA DUPLA E EM SEGUIDA ESTABELECER: O TIPO DE RECUTAMENTO. AS FONTES DE RECUTAMENTO DETALHAR AS TÉCNICAS APRESENTAR OS RESULTADOS.

23 REFERÊNCIAS FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, CARVALHO, Ieda Maria Vecchioni; PASSOS, Antônio Eugênio V. Mariani; SARAIVA, Suzana Barros Corrêa. Rio de Janeiro: Editora FGV, PEARSON EDUCATION DO BRASIL. Administração de RH. São Paulo: Pearson,

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Garantindo a eficácia na formação da sua equipe jurídica Consultora: Fabiana Marin Rodigheri Principais desafios do RH no escritório que atua com processos

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL. Estabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal no âmbito da Empresa.

MANUAL DE PESSOAL. Estabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal no âmbito da Empresa. ANUAL D PSSOAL ÓD : 5 RT : 09.07.2010 ÓDULO 5: RCRUTANTO SLÇÃO VG: 09.07.2010 1 CAPÍTULO 1: APRSNTAÇÃO 1 FNALDAD stabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal

Leia mais

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Gestão de Pessoas Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Aula 3 Recrutamento e Seleção Apresentando: O subsistema de Recrutamento e Seleção; A atividade de plano de Cargos e Salários; A Avaliação de

Leia mais

Integrando Gestão de Pessoas à Gestão de Negócios Oficina: Seleção por Competências

Integrando Gestão de Pessoas à Gestão de Negócios Oficina: Seleção por Competências Oficina: Seleção por Competências Adriana Cristina Ferreira Caldana CONTRATAMOS PELAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS DEMITIMOS PELAS DEFICIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS Habilidades Personalidade Integrando Gestão de Pessoas

Leia mais

Recrutamento e seleção.

Recrutamento e seleção. Recrutamento e seleção. www. 1 Recrutamento e Seleção. Distinguir os dois conceitos é fundamental! Recrutamento é divulgar as vagas disponíveis e atrair candidatos interessados nessas vagas; Seleção é

Leia mais

Agregar Pessoas = Recrutamento e Seleção

Agregar Pessoas = Recrutamento e Seleção Agregar Pessoas = Recrutamento e Seleção Provimento / provisão de pessoas: métodos utilizados para se preencher uma vaga em aberto. Espera-se que, ao final do processo, a organização esteja abastecida

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Nome: Data: 12/07/2016 1. O Banco de Talentos é uma ferramenta que é resultado: (A) Da gestão de desempenho. (B) Da gestão por competências. (C) Da gestão da aprendizagem organizacional. (D) Da aplicação

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Recrutamento e Seleção 1. (CESPE/STJ/Analista/2012) A seleção de pessoas procura solucionar dois problemas básicos nas organizações:

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Recrutamento e Seleção. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Recrutamento e Seleção 1. (CESPE/MI/Assistente Técnico Administrativo/2013) No contexto dos processos de agregar pessoas, percebe-se

Leia mais

Administração. Recrutamento e Seleção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Recrutamento e Seleção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Recrutamento e Seleção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX RECRUTAMENTO E SELEÇÃO São as atividades relacionadas à provisão de pessoas para a organização,

Leia mais

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin Gestão em Enfermagem Profª Patricia Bopsin Não se pode atribuir ao dimensionamento toda a responsabilidade pela qualidade de assistência, entretanto, quando realizado de forma INADEQUADA representa um

Leia mais

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução 336 ANAIS IX SIMPAC MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO Hugo Barros Guimarães 2, Amanda Tinoco Silva Pena Magalhães 3, Michele

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade Versão: 1 Pg: 1/6 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho Coordenador da Qualidade 22/08/2016 DE ACORDO Dra. Débora Salles Supervisora da Qualidade 22/08/2016 APROVADO POR Dr. Renato

Leia mais

Seleção em Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana

Seleção em Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana Seleção em Recursos Humanos Dra. Adriana Caldana SELEÇÃO Processo de escolha de indivíduos com qualificações relevantes para preencher vagas existentes ou projetadas SELEÇÃO Análise do cargo Descrição

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal Para desenvolver suas atividades a empresa precisa de pessoas, as. quais constituem os seus recursos humanos. Elas são fundamentais para que a empresa possa atingir seus objetivos

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento GRH119 CH TEÓRICA

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento GRH119 CH TEÓRICA ESCOLA DE NEGÓCIOS, DIREITO E HOSPITALIDADE PLANO DE ENSINO CURSO DISCIPLINA CÓDIGO Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento GRH119

Leia mais

Título POLÍTICA DE CRESCIMENTO INTERNO

Título POLÍTICA DE CRESCIMENTO INTERNO : Pág.: 1 de 6 1. FINALIDADE Estabelecer diretrizes e critérios que viabilizem os processos de crescimento por meio do recrutamento interno, visando engajar e/ou promover profissionais alinhados com a

Leia mais

O Serviço Social da Indústria divulga nesta quarta-feira 18/09/2013 a seguinte Errata do Comunicado de Processo Seletivo nº 23/2013: ONDE SE LÊ:

O Serviço Social da Indústria divulga nesta quarta-feira 18/09/2013 a seguinte Errata do Comunicado de Processo Seletivo nº 23/2013: ONDE SE LÊ: O Serviço Social da Indústria divulga nesta quarta-feira 18/09/2013 a seguinte Errata do Comunicado de Processo Seletivo nº 23/2013: ONDE SE LÊ: 4.3 3ª ETAPA: Avaliação de Habilidades/Atitudes (30 Pontos):

Leia mais

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO

GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO GESTÃO DE DE PESSOAS RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO É o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora

Leia mais

R & S D E S U C E S S O

R & S D E S U C E S S O R &S DE SUCESSO SOBRE A AUTORA Sônia Padilha Manoel Cofundadora da GP RESULT - a melhor plataforma de Consultoria para Recursos Humanos. Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação

Leia mais

Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

Leia mais

Training Course MBA - RECRUTAMENTO & SELEÇÃO MELHORES PRÁTICAS

Training Course MBA - RECRUTAMENTO & SELEÇÃO MELHORES PRÁTICAS MBA - RECRUTAMENTO & SELEÇÃO MELHORES PRÁTICAS DESCRIÇÃO Ter equipas qualificados e motivadas desempenha um papel crucial para garantir o sucesso futuro de uma organização. Recrutar o pessoal errado tem

Leia mais

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE Geovana Aparecida Cardoso SOUZA 1 Jeferson Moreira BICALHO 2 Gilson

Leia mais

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista.

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista. Gestão de Pessoas EVOLUÇÃO 1) 1900 1950 Relações Industriais Divisão do trabalho Especialização Legal Burocrática Mecanicista Visão Microscópica Reducionista Não considerava a organização informal Fábricas

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá alex84economista@gmail.com RESUMO: Ser aprovado em um concurso público é o sonho de milhares

Leia mais

1. DO PROCESSO SELETIVO

1. DO PROCESSO SELETIVO Os procedimentos adotados pela AGIR para o recrutamento e seleção de pessoal se pauta pelas melhores práticas, comprovadas pelas escolas de gestão de pessoas, com o intuito de adicionar ao seu quadro,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO Thainá Andrade NUNES 1 Thayná Eloyza Peixoto ALVES 2 Gilson Rodrigo Silvério POLIDORIO 3 RESUMO: Esse trabalho procurou

Leia mais

Sumário Uma introdução à entrevista... 1 O processo de comunicação interpessoal... 16

Sumário Uma introdução à entrevista... 1 O processo de comunicação interpessoal... 16 1 Uma introdução à entrevista... 1 Características fundamentais das entrevistas... 1 Duas partes... 1 Objetivo... 1 Interacional... 2 Perguntas... 2 Exercício nº 1 O que é e o que não é uma entrevista?...

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS Disciplina Disciplina GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS GESTÃO DE CARREIRA E PESSOAS 36 horas Carga Horária 36 horas Período 31/7/2017 a 26/8/2017 Unidade 3 Recrutamento, Treinamento Professor e Desenvolvimento

Leia mais

DOCUMENTO REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

DOCUMENTO REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL Página 1/5 REVISÃO DATA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES 00 01.01.2017 Emissão 01 18.06.2018 Revisão e formatação do documento ELABORAÇÃO: Simone Alves de Souza Gestora de Recursos Humanos APROVAÇÃO: Katia T Butalo

Leia mais

Administração de Recursos Humanos

Administração de Recursos Humanos Administração de Recursos Humanos Material Teórico Recrutamento e Seleção de Pessoal e Planejamento de Recursos Humanos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Cristiane Fontana Revisão Textual: Profa.

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 3. Comunicação. Contextualização. Motivação dos Talentos Humanos. Instrumentalização

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 3. Comunicação. Contextualização. Motivação dos Talentos Humanos. Instrumentalização Gestão de Recursos Humanos Aula 3 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Comunicação nas empresas Motivação dos talentos humanos Comunicação Processo de comunicação Contextualização Barreiras

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O SUCESSO DA SUA FUTURA UNIDADE COMEÇA EM RECRUTAR AS PESSOAS CERTAS INTRODUÇÃO A entrevista não é uma prova de força ou um exercício para o ego. É uma chance para que você encontre

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

Acreditamos que a grande maioria das empresas que utilizam a Descrição de Cargo como um instrumento sério de gestão, não a realizam com foco nos resultados que se esperam da posição descrita. Até hoje

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 224 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

TÉCNICAS DE SELEÇÃO. Esses testes também são aplicados nos casos de transferências, promoções e treinamentos.

TÉCNICAS DE SELEÇÃO. Esses testes também são aplicados nos casos de transferências, promoções e treinamentos. TÉCNICAS DE SELEÇÃO As técnicas de avaliação visam dar condições ao selecionador de avaliar alguns aspectos como: estilo e liderança; velocidade de raciocínio e ação; iniciativa; criatividade; espontaneidade;

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Política de Recrutamento e Seleção

Política de Recrutamento e Seleção POLÍTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Arquivo: Política de Recrutamento e Seleção_v1 Pg. 1/6 SUMÁRIO PÁGINA 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. PREMISSAS... 3 4. FORMAS DE RECRUTAMENTO... 3 5. ETAPAS

Leia mais

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar?

O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? WORKSHOP DIAMOND O que torna uma empresa um lugar ruim para se trabalhar? DEMISSÃO SEM RESPEITO FALTA DE QUALIDADE DE VIDA FALTA DE RECONHECIMENTO METAS INATINGÍVEIS LÍDERES DESPREPARADOS IGNORAR AS DEMANDAS

Leia mais

2º Encontro. Recrutamento & Seleção: quanto custa contratar um profissional

2º Encontro. Recrutamento & Seleção: quanto custa contratar um profissional 2º Encontro Recrutamento & Seleção: quanto custa contratar um profissional Agenda 09:00 Início: Apresentação 09:10 10:15 Recrutamento e Seleção: Quanto custa contratar um profissional 10:15 Break 10:15

Leia mais

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Objetivo do Programa Atrair e reter jovens potenciais através de um programa desafiador e estruturado, para que no futuro eles venham a compor o quadro de lideranças

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DEFINIÇÃO Processo complexo, atrelado às propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

Plano de Carreira e Retenção de Talentos com Apresentação de Case de Sucesso

Plano de Carreira e Retenção de Talentos com Apresentação de Case de Sucesso Plano de Carreira e Retenção de Talentos com Apresentação de Case de Sucesso Agenda A Empresa Histórico e Estatísticas do Programa Recrutamento e Seleção Programa de Treinamento Programa de Acompanhamento

Leia mais

EDITAL Nº 05/2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL Nº 05/2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL Nº 05/2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Pró-Reitora Acadêmica da Rede Metodista de Educação do Sul, no uso de suas atribuições, torna público o PROCESSO SELETIVO

Leia mais

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo BBP RH Fundada em 2012 para atender as demandas de Recrutamento e Seleção de Profissionais, existentes dentro dos Condomínios do grupo BBP, a BBP RH Corporativo oferece aos Clientes, soluções personalizadas.

Leia mais

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde BG068 Disciplinas Optativas Código Disciplina Temas Especiais de Genética Aplicada a Psicologia 60 60 0 0 0 0 0 4 BG067 saúde HP363 A Clínica da Psicanálise HP364 A Ética da Psicanálise HP365 A Observação

Leia mais

Formem duplas e pergunte a sua dupla.

Formem duplas e pergunte a sua dupla. Formem duplas e pergunte a sua dupla. Qual seu tipo de música predileta. Qual seu hobbie. Conte uma coisa que ninguém ou quase ninguém sabe a seu respeito. Já falamos sobre... - esocial - Jovens Aprendizes

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

REGRAS GERAIS DE SELEÇÃO PÚBLICA

REGRAS GERAIS DE SELEÇÃO PÚBLICA REGRAS GERAIS DE SELEÇÃO PÚBLICA Público Alvo: Candidatos interessados nos cargos constantes no Edital de Publicação de Vagas. Objetivo: Apresentar as normas e diretrizes que regem o processo seletivo

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS Jaison Osni Orelo Prof. Giovana Fischer Wilwert Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0054) Prática do Módulo V 18/10/2012

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

A CABEÇA DE QUEM CONTRATA:

A CABEÇA DE QUEM CONTRATA: A CABEÇA DE QUEM CONTRATA: Angústias e dilemas dos grandes executivos do país para contratação de profissionais Março / 2017 METODOLOGIA PESQUISA QUANTITATIVA Amostra: 220 entrevistas online PESQUISA QUALITATIVA

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

SANTA CATARINA. 1. Preâmbulo

SANTA CATARINA. 1. Preâmbulo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR DE SANTA CATARINA PROCESSO SELETIVO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Recrutamento e Seleção Inteligente

Recrutamento e Seleção Inteligente Recrutamento e Seleção Inteligente A MUV RH A Muv Recursos Humanos foi criada em 2012 a partir da vontade de inovar dos sócios. Aliamos conhecimentos da Psicologia e da Tecnologia, assim tocamos nossos

Leia mais

EDITAL nº 005/2009 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR/A DE ATIVIDADE EXTRACURRICULAR

EDITAL nº 005/2009 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR/A DE ATIVIDADE EXTRACURRICULAR EDITAL nº 005/2009 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR/A DE ATIVIDADE EXTRACURRICULAR A Gestão de Pessoas do Centro Universitário Metodista e a Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua;

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; QUEM SOMOS A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; Especializada em Vida e Previdência, possui portfólio completo para assegurar nossos clientes e seus familiares dos

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

EDITAL nº 153/2011 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE

EDITAL nº 153/2011 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE EDITAL nº 153/2011 ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO LEO SCHNEIDER EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE A Coordenadoria de Graduação e a Gestão de Pessoas do Centro Universitário Metodista, do IPA, no uso de suas atribuições,

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2013 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL Nº. 001/2013 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL Nº. 001/2013 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Vice-Direção Acadêmica do e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, tornam público o PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

PSICÓLOGO - ÁREA CLÍNICA LÍNGUA PORTUGUESA

PSICÓLOGO - ÁREA CLÍNICA LÍNGUA PORTUGUESA PSICÓLOGO - ÁREA CLÍNICA LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de texto Aulas Cursos VIP 100% em Vídeo Aulas (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa #8 - Compreensão e Interpretação de Textos,

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH INDICE INÍCIO DA ENTREVISTA... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA TODOS OS TIPOS DE CARGO... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA O NÍVEL DE GESTÃO... FINAL DA ENTREVISTA... 03 04 05 06 RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Srs. Gestores,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL Nº 001/2017 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL Nº 001/2017 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Direção Pedagógica do e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, tornam público o PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

II JORNADA DE AVALIAÇÃO PSICOLÒGICA DETRAN /RS

II JORNADA DE AVALIAÇÃO PSICOLÒGICA DETRAN /RS II JORNADA DE AVALIAÇÃO PSICOLÒGICA DETRAN /RS Os limites da técnica na avaliação psicológica para fins de habilitação Adriana Sylla Pereira Santos adrianasps@terra.com.br Os limites da técnica na avaliação

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS SEM EXPERIÊNCIA: CRITÉRIOS UTILIZADOS PELOS RECRUTADORES E SELECIONADORES

CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS SEM EXPERIÊNCIA: CRITÉRIOS UTILIZADOS PELOS RECRUTADORES E SELECIONADORES CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS SEM EXPERIÊNCIA: CRITÉRIOS UTILIZADOS PELOS RECRUTADORES E SELECIONADORES Renara Soares Antunes * Taisa Trombetta Demarco ** Resumo O objetivo do artigo foi analisar os critérios

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026 1/7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão dos Indicadores 02 Revisão geral do documento 03 Item 4.1: Foi inserida uma aprovação final da após o Gestor escolher o

Leia mais

Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA

Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA Regulamento PROGRAMA TRAINEE GRUPO CINDAPA 2018 SUMÁRIO 1 QUEM SOMOS 2 A MARCA DA SEGURANÇA 2 MISSÃO 2 VISÃO 2 VALORES 2 O PROGRAMA 3 OBJETIVO 3 VAGAS 3 REQUISITOS 3 CONHECIMENTOS 3 HABILIDADES 4 ATITUDES

Leia mais

TSP. - Toyota Sales Profile - Ferramenta para identificar o Perfil de Vendas Toyota

TSP. - Toyota Sales Profile - Ferramenta para identificar o Perfil de Vendas Toyota TSP - Toyota Sales Profile - Ferramenta para identificar o Perfil de Vendas Toyota Background 1. Mapeamento do Perfil Vendedor e Gerente de Vendas (competências Técnicas e Comportamentais), 2. Criação

Leia mais

ADM29008 Administração para Engenharia

ADM29008 Administração para Engenharia ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Henrique 2016/1 Roteiro... Introdução Métodos de Seleção: Avaliação curricular Prova objetiva Dinâmica em grupo Entrevista Referências... Introdução... Provisão

Leia mais

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia Faculdades Integradas do Vale do Ribeira Unisepe Curso de Psicologia Manual de Orientações aos alunos Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA Coordenação de Psicologia 2018 1 INFORMAÇÕES AO ALUNO INGRESSANTE

Leia mais

EDITAL Nº 001/2011 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL Nº 001/2011 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL Nº 001/2011 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Vice-Direção Acadêmica do e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, tornam público o PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

Seleção de pessoal. Para julgar com eficácia esses dois aspectos, é necessária, então, a coleta de dados do candidato sobre seus/suas:

Seleção de pessoal. Para julgar com eficácia esses dois aspectos, é necessária, então, a coleta de dados do candidato sobre seus/suas: Seleção de pessoal A etapa de seleção de pessoas é a que dá início a tudo, inserindo capital humano dentro da organização e fornecendo o recurso essencial para o funcionamento do PMC. O ponto principal

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E COACHING FESPSP - SLAC Curso de Especialização lato sensu: Gestão Pública Elio Jaradanovski Silvia Ferreira Mac Dowell Discipl: Gestão de Pessoas Profa. Silvia Ferreira Mac

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais