34. TUTELAS DE URGÊNCIA E O DEVIDO PROCESSO LEGAL URGENT TUTORIAL AND THE APPROPRIATE LEGAL PROCESS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "34. TUTELAS DE URGÊNCIA E O DEVIDO PROCESSO LEGAL URGENT TUTORIAL AND THE APPROPRIATE LEGAL PROCESS"

Transcrição

1 34. TUTELAS DE URGÊNCIA E O DEVIDO PROCESSO LEGAL URGENT TUTORIAL AND THE APPROPRIATE LEGAL PROCESS Autor: Ana Paula Costa da Silva Orientador: Prof. Ms. Diovani Vandrei Alvares Campus de Franca Faculdade de Direito, História e Serviço Social anapaulacds@hotmail.com Caderno de Pesquisa, Franca, SP, Brasil - eissn está licenciada sob Licença Creative Commons Palavras chave: Constituição. Devido Processo Legal. Tutelas de Urgência. Keywords: Constitution. Appropriate Legal Process. Urgent Tutorial. 1. INTRODUÇÃO Houve um tempo em que o Direito era de fato individualizado. Civilistas acreditavam que todos os méritos de suas incertezas poderiam ser solucionados apenas pelo Código Civil, tal qual os processualistas, penalistas e todos os demais. Todavia, juristas e estudiosos, perceberam com o tempo que o Direito é um todo-sistêmico, nas palavras de Claus Whilhelm Canaris: só a ordenação sistemática permite entender a norma questionada não apenas como um fenômeno isolado, mas como parte de um todo (CANARIS, 1989, p. 156). Ele é interdependente e na Constituição Federal está a base-fundamental para a sistematização necessária. Assim, viu-se a importância de que a Constituição recebesse o destaque e o valor que lhe era de direito. De fato: O intérprete deve buscar a aplicação do direito ao caso concreto, sempre tendo como pressuposto o exame da Constituição Federal. Depois, sim, deve ser consultada a legislação infraconstitucional a respeito do tema (NERY JUNIOR, 2004, p 25-26). O Direito Processual Civil encontra seus princípios não somente na legislação infraconstitucional que lhe é específica, mas também na Constituição Federal. Tanto o Processo Civil atua de forma a viabilizar a prática dos princípios especificados na Constituição, quanto à mesma propõe os princípios básicos que deverão nortear o processo. O que se vê é uma relação de interdependência que visa à efetivação de uma justiça constitucional a qual garante uma eficaz atuação da Carta.

2 O presente estudo analisa o Processo Civil em face da Constituição Federal, a saber: as tutelas de urgência em consonância com o Devido Processo Legal. Como citado por Juliano Vitor Lima, as tutelas de urgência objetivam, principalmente, a aplicação dos direitos garantidos constitucionalmente. (LIMA, 2008) 2. OBJETIVO Esta pesquisa tem por finalidade estudar o princípio de direito constitucional do devido processo legal e o instituto processual civil, da tutela de urgência. Faz uma alusão a importância de mesclar o conhecimento da Constituição às leis infraconstitucionais. Analisa o devido processo legal e seus aspectos. Sistematiza as tutelas de urgência. Explica a tutela cautelar e a cautelar liminar. Discorre sobre a tutela antecipada. Aborda a tutela de evidência. Finda ponderando sobre a tutela possessória e a possessória em sede liminar. 3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A importância do estudo do tema em questão reside na busca da aplicação dos direitos garantidos constitucionalmente para que se tenha uma justiça mais rápida de forma a afastar do Judiciário os problemas relativos à morosidade. Prioriza-se então, uma flexibilização procedimental em prol da efetiva tutela dos bens jurídicos fundamentais. Nas situações de urgência, entendendo-se estas como a situação apta a gerar dano irreparável ou de difícil reparação, a tutela, que geralmente está embasada no princípio da segurança jurídica (devido processo legal), muda de rumo, passando a procurar, mais que a segurança, a efetividade da jurisdição, a razão de ser do próprio Poder Judiciário. A preocupação é não deixar que a resposta estatal caia no vazio. (ALVES,1999, p ) O princípio do devido processo legal atua de forma a concretizar o Estado Democrático de Direito, seja através de seu viés procedimental ou seu viés substantivo. Aquele conceituado por Paulo Silveira Fernando: [...] maneira pela qual a lei, o ato administrativo, ou a ordem judicial, são executados (SILVEIRA, 1997, p. 80). Com relação ao devido processo legal substantivo, conclui Juliano Vitor Lima que: [...] o devido processo legal substantivo está relacionado à legalidade em todos os âmbitos seja legislativo, administrativo ou jurisdicional, não podendo, a sua identificação estar simplesmente relacionada ao princípio da razoabilidade (LIMA, 2008, p.60). Pondera ainda o autor que são critérios subjetivos os que são utilizados para definir a razoabilidade.

3 A pesquisa aborda ainda a sistematização das tutelas de urgência, possibilitando visualizar o cabimento e forma de utilização das tutelas: cautelares, cautelares em sede de liminar, antecipadas, de evidência, possessórias e possessórias em sede de liminar. 4. METODOLOGIA O método é de extrema importância porque demonstra o caminho utilizado pelo cientista na busca dos fins por ele almejados. É fundamental em uma pesquisa para ordená-la, precisá-la e torná-la mais rica, tornando-a efetivamente científica. A abordagem metodológica utilizada no tema escolhido será predominantemente o método dedutivo-bibliográfico. O aprofundamento do estudo da garantia constitucional do devido processo legal aplicado efetivamente às tutelas de urgência de modo a flexibilizar o procedimento das mesmas, visando à busca de decisões judiciais mais céleres, demonstram a aplicação mais evidente do método dedutivo no presente estudo. A pesquisa bibliográfica será bastante ampla. Principalmente através de informes jurídicos, teses de mestrado e livros buscou-se trabalhos sobre o tema em estudo de autores com pensamentos diversificados para que fosse possível chegar a uma conclusão que abordasse as tutelas de urgência e o devido processo legal de forma ampla. 5. CONCLUSÕES 1 Para um estudo aprofundado e efetivo do processo civil é necessário que primeiramente seja analisada a Constituição Federal. As tutelas de urgência devem ser analisadas sistematicamente com os princípios constitucionais, especificamente o estudado no presente artigo, o princípio do devido processo legal, para justificar as mesmas como instituto processual válido e eficaz. 2 As tutelas de urgência atuam contemporaneamente como métodos eficazes de resolução ou diminuição da morosidade jurisdicional. Tal se dá através da flexibilização procedimental do próprio processo sem deixar de lado os princípios que o efetivam. 3 O devido processo legal engloba dois aspectos: o procedimental e o substantivo. O procedimental se relaciona com a adequação ao próprio procedimento envolvendo a instauração, desenvolvimento e conclusão do processo. Ao passo que o substantivo envolve a matéria, o conteúdo da lei ou ato administrativo estar ou não em consonância com o duo process of Law.

4 4 As tutelas de urgência visam dar efetividade à jurisdição frente a situações de dano irreparável ou de difícil reparação. Sistematicamente estas tutelas se agrupam em satisfativas ou cautelares de acordo com a possibilidade das mesmas terem ou não a imutabilidade de coisa julgada material. 5 As tutelas cautelares almejam a manutenção do status quo do tempo da propositura da ação para que haja uma jurisdição efetiva. Elas atingem o direito material até que se tenha um provimento final. As cautelares liminares são permitidas quando existe risco no vigor das cautelares ou quando o réu possa tornar a medida ineficaz caso seja citado. 6 A tutela antecipada busca soluções mais rápidas para os litígios. Ele se dá mediante: fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação ou abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do réu. 7 As tutelas de evidência causam divergência entre os estudiosos. Quaisquer que sejam as opiniões dos mesmos, todos concordam que esta tutela visa a uma correspondência entre o provimento jurisdicional definitivo e o cumprimento do direito material posto em questão. 8 As tutelas possessórias estão diretamente relacionadas com a posse em benefício do possuidor e com a manutenção da paz social decorrente da transferência da posse por quaisquer meios. As possessórias liminares estão amplamente relacionadas com a já referida manutenção da posse. REFERÊNCIAS ALVES, Eliana Calmon. Tutelas de Urgência. Informe Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, v.11, n. 2, jul./dez BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Tutela Cautelar e Tutela Antecipada: Tutelas Sumárias e de Urgência (tentativa de sistematização). 2ª. São Paulo: Malheiros, CANARIS, Claus Whilhelm. Pensamento sistemático e conceito de sistema na ciência do direito. Trad. de A. Menezes Cordeiro. Lisboa: Gulbenkian, CARVALHO JÚNIOR, ODILAIR. Dos provimentos antecipatórios e do devido processo legal fls. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Direito de Vitória. Programa de pós-graduação em Direito. FIGUEIRA JUNIOR, Joel Dias.Tipologia das tutelas de urgencia. Revista da ESMESC: Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. Florianopolis. v.1. n.1. p Biblioteca(s): DPC. Assunto:Tutela Antecipada. FUX, Luis.Tutela de segurança e tutela de evidência: fundamentos da tutela antecipada. São Paulo: Saraiva, 1996 LIEBMAN, Enrico Túlio. Manuale di Diritto Processuale Civile. Milão,1968. LIMA, Juliano Vitor. As tutelas de urgência no Estado Democrático de Direito Adequação da urgência da tutela ao devido processo fls. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de pós-graduação em Direito. MARIOTTI, Alexandre. Princípio do Devido Processo Legal p. Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Direito.

5 NERY JUNIOR, Nelson. ANDRADE NERY, Rosa Maria. Código de Processo Civil comentado e legislação processual em vigor. 9ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do Processo Civil na Constituição Federal. 8ª ed. rev., ampl. e atual. com as novas súmulas do STF e com análise sobre a relativização da coisa julgada. São Paulo: Editora Revistados Tribunais,2004. SILVA, Irma da. As tutelas de urgência e a adequação do processo civil ao direito material. Trabalho de conclusão de curso Direito- Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Franca: UNESP, SILVEIRA, Paulo Fernando. Devido Processo Legal. 3ª ed., Belo Horizonte: Del Rey, VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil: direitos reais. 3ª ed. São Paulo: Atlas,2003.

A FUNÇÃO SOCIAL DA TUTELA ANTECIPADA NO PROCESSO DO TRABALHO COMO MEIO DE FACILITAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA

A FUNÇÃO SOCIAL DA TUTELA ANTECIPADA NO PROCESSO DO TRABALHO COMO MEIO DE FACILITAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA A FUNÇÃO SOCIAL DA TUTELA ANTECIPADA NO PROCESSO DO TRABALHO COMO MEIO DE FACILITAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA THE ROLE OF SOCIAL PROTECTION EARLY IN THE PROCESS WORK AS ACCESS TO JUSTICE FACILITATION MEDIA

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o Ementa: PARTE 1 INTRODUÇÕES: CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES; INTRODUÇÃO SOBRE O PROCESSO DE CONHECIMENTO; FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO; PARTE 2 PROCEDIMENTO COMUM: DA PETIÇÃO INICIAL; DA TUTELA

Leia mais

AS TUTELAS PROVISÓRIAS À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Irene Voigt¹; Lourdes Rosalvo da Silva dos Santos²

AS TUTELAS PROVISÓRIAS À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Irene Voigt¹; Lourdes Rosalvo da Silva dos Santos² AS TUTELAS PROVISÓRIAS À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Irene Voigt¹; Lourdes Rosalvo da Silva dos Santos² RESUMO: O presente trabalho visa o estudo da mudança legislativa, com o advento do Código

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR137 1. EMENTA: Aspectos gerais da execução. Liquidação de sentença. Execução de

Leia mais

SUMÁRIO 1 O DIREITO PROCESSUAL CIVIL

SUMÁRIO 1 O DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUMÁRIO Capítulo 1 O DIREITO PROCESSUAL CIVIL... 1 1. O Direito processual... 1 2. Posição enciclopédica do Direito processual civil... 2 3. A norma processual... 6 4. Fontes do Direito processual civil...

Leia mais

A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil - 2ª Edição SUMÁRIO

A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil - 2ª Edição SUMÁRIO A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil - 2ª Edição SUMÁRIO PARTE 1 A TUTELA PROVISÓRIA PREVISTA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA... 19 CAPÍTULO I TEORIA

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE 2 Na nova dinâmica do CPC, deixou de existir a ação cautelar que agora faz parte do processo de conhecimento como tutela. A liminar foi mantida principalmente nos procedimentos especiais

Leia mais

A TUTELA ANTECIPADA NO DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO

A TUTELA ANTECIPADA NO DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO LUCIANA NINI MANENTE Advogada em São Paulo Mestre e Doutoranda na PUC-SP Professora da pós-graduação "lato sensu" de Direito Processual Civil - COGEAE/PUC-SP A TUTELA ANTECIPADA NO DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO

Leia mais

A IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO

A IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO A IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO AUTORA: Gimene Vieira da Cunha Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas Advogada inscrita na OAB/RS sob o nº 80.830 Pós-Graduada

Leia mais

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida PROCESSO CIVIL V AULA 2 I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças Denis Domingues Hermida 1 INTRODUÇÃO CF. Art. 5º, XXXV, da Constituição

Leia mais

HORÁRIO E LOCAL DE ATENDIMENTO DE ALUNOS

HORÁRIO E LOCAL DE ATENDIMENTO DE ALUNOS PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CURSO: DIREITO PERÍODO LETIVO: 2017/2 TURMAS: 1 E 2 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II FPD 046 CARGA HORÁRIA TOTAL: 75 CRÉDITOS: 5 TEÓRICA: SIM PRÁTICA:

Leia mais

TIPOS DE PROCESSO. Os processos são classificados de acordo. com o tipo de provimento jurisdicional. pretendido / depende do tipo de

TIPOS DE PROCESSO. Os processos são classificados de acordo. com o tipo de provimento jurisdicional. pretendido / depende do tipo de TIPOS DE PROCESSO Os processos são classificados de acordo com o tipo de provimento jurisdicional pretendido / depende do tipo de resultado esperado pela parte Processo de Conhecimento é aquele em que

Leia mais

Renovação de Reconhecimento pela Portaria CEE/GP 211/08 de 28 de abril de D.O.E. 29/04/2008 Autarquia Municipal

Renovação de Reconhecimento pela Portaria CEE/GP 211/08 de 28 de abril de D.O.E. 29/04/2008 Autarquia Municipal DE DIREITO PROCESSUAL 2013 EMENTA Do Processo Cautelar: características, pressupostos, classificação e competência. Procedimentos cautelares comuns e específicos. Tutelas de urgência e da evidência no

Leia mais

MEDIDAS CAUTELARES EM ARBITRAGEM MARÍTIMA. Iwam Jaeger RIO DE JANEIRO

MEDIDAS CAUTELARES EM ARBITRAGEM MARÍTIMA. Iwam Jaeger RIO DE JANEIRO Iwam Jaeger iwam@kincaid.com.br RIO DE JANEIRO FONE: (55 21) 2276 6200 FAX: (55 21) 2253 4259 AV. RIO BRANCO, 25-1º andar 20090-003 - RIO DE JANEIRO RJ MEDIDAS CAUTELARES NO DIREITO MARÍTIMO O PODER GERAL

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE NOVO CPC COMUNICAÇÃO A comunicação dos atos processuais é realizada com ampla publicidade, para fins de informar aos envolvidos da movimentação do processo, em especial quando revestir-se

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Direito processual civil PETIÇÃO INICIAL - CONCEITOS Ato judicial da parte autora com a finalidade de provocar a jurisdição acerca de um pedido, isto é, a pretensão resistida. É

Leia mais

3. PROCESSO 3.1. Processo: a) processo e procedimento;

3. PROCESSO 3.1. Processo: a) processo e procedimento; 1 FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL PROGRAMA PARA O CONCURSO PÚBLICO PROFESSOR CLASSE A DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2017 1. JURISDIÇÃO

Leia mais

5. TUTELAS DE URGÊNCIA E A FAZENDA PÚBLICA URGENCY PROCEDURES AND THE EXCHEQUER

5. TUTELAS DE URGÊNCIA E A FAZENDA PÚBLICA URGENCY PROCEDURES AND THE EXCHEQUER 5. TUTELAS DE URGÊNCIA E A FAZENDA PÚBLICA URGENCY PROCEDURES AND THE EXCHEQUER Autor: Fernando Garcia Souza Orientador: Profa. Dra. Yvete Flávio da Costa Campus de Franca Faculdade de História, Direito

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Disciplina: Processo e Constituição Curso: Programa de Pós-Graduação em Direito

Leia mais

Sumário. Nota Prévia Daniel Mitidiero. João Gabriel Krás Couto

Sumário. Nota Prévia Daniel Mitidiero. João Gabriel Krás Couto Sumário Nota Prévia... 13 Daniel Mitidiero CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE: EFEITO VINCULANTE DA SENTENÇA PROFERIDA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL... 15 João Gabriel Krás Couto 1. Introdução... 15

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D- 17 PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO Disciplina: Processo e Jurisdição Curso: Programa de Pós-Graduação em Direito -

Leia mais

LIMINARES DE NATUREZA CAUTELAR Cautelar e Tutela Antecipada

LIMINARES DE NATUREZA CAUTELAR Cautelar e Tutela Antecipada LIMINARES DE NATUREZA CAUTELAR Cautelar e Tutela Antecipada o Semelhança advinda da sumariedade, medida cautelar e antecipação da tutela não se confundem. Distinguem as figuras no objetivo; a medida cautelar

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Garcia-Novo CPC e Processo do

Leia mais

Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela em Pedido Incontroverso.

Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela em Pedido Incontroverso. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação dos Efeitos da Tutela: Conceito, Requisitos, Conteúdo, Legitimidade, Antecipação de Tutela

Leia mais

Competência no Processo Civil

Competência no Processo Civil Competência no Processo Civil Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Conceito Princípio do juiz natural. A competência quantifica a parcela de exercício de jurisdição atribuída a determinado

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Civil

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. 39 e 40 de 2016 do TST. Conforme a Lei / ª edição Revista e atualizada

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. 39 e 40 de 2016 do TST. Conforme a Lei / ª edição Revista e atualizada Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho 39 e 40 de 2016 do TST Conforme a Lei 13.467/2017 3ª edição Revista e atualizada 2017 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DO CPC DE 2015 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 3º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional I Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Capacitar os alunos a manejar os Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a) Curso de Especialização em: DIREITO PROCESSUAL CIVIL b) Área: DIREITO c) Área temática (tema): DIREITO d) Linha de Pesquisa: INSTITUIÇÕES JURÍDICAS E APLICAÇÃO DO DIREITO e)

Leia mais

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO GRUPOS DE PESQUISA INSTITUCIONAL

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO GRUPOS DE PESQUISA INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE PROCESSUAL GRUPOS DE PESQUISA INSTITUCIONAL ÍNDICE Código Disciplina Página DIR 06-07846 GPI em Direito Processual Civil 2 DIR 06-07847 GPI em Direito Processual do Trabalho 3 DIR 06-07848

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Faculdade de Direito Teoria Geral do Processo 2 Professor Vallisney Grupo: Daniel Rezende (13/0106607), Leonardo Maia (13/0120171), Vitor Salazar (13/0137227), Diogo Eira (13/0107701).

Leia mais

CONCLUSÃO. Processo n

CONCLUSÃO. Processo n Gabinete da Presidência fls. 1 CONCLUSÃO Em 15 de maio de 2013, faço estes autos conclusos ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Eu,, escrevente, subscrevi.

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Civil

Leia mais

Apesar de os negros serem menos da metade dos usuários de drogas nos Estados Unidos, eles compõem muito mais da metade dos presos por causa de

Apesar de os negros serem menos da metade dos usuários de drogas nos Estados Unidos, eles compõem muito mais da metade dos presos por causa de Apesar de os negros serem menos da metade dos usuários de drogas nos Estados Unidos, eles compõem muito mais da metade dos presos por causa de drogas. Um em cada três jovens negros americanos serão presos

Leia mais

Prof. Anselmo Prieto Alvarez

Prof. Anselmo Prieto Alvarez Prof. Anselmo Prieto Alvarez apalvarez@pucsp.br Histórico 1-65 leis foram editadas reformando o CPC- Lei Federal de 11 de janeiro de 1973 2- Até 1994 foram 24 alterações. Histórico 3- A partir de 1994

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES

SUMÁRIO PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES SUMÁRIO Abreviaturas e siglas usadas...xxiii PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES 1. Processo, Família e Estado... 1 1.1. Advocacia e causas familiares... 1 1.2. Processo civil: objeto e aplicação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Tutela provisória I Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos Processo de conhecimento: crise de incerteza Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Tutela provisória

Leia mais

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas.

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Efetividade, Momento do Requerimento; Revogação e Modificação; Fungibilidade;

Leia mais

O DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS

O DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS JAQUELINE MIELKE SILVA O DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS Editora Verbo Jurídico Porto Alegre 2005 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Silva, Jaqueline

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR Disciplina: JUR1003 - DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO ESTRUTURA CURRICULAR STRICTO SENSU (por área de concentração-baseada na Res. Vigente do CCEPE)

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO ESTRUTURA CURRICULAR STRICTO SENSU (por área de concentração-baseada na Res. Vigente do CCEPE) NOME DO CURSO: DIREITO NÍVEL: [ x ] MESTRADO [ ] DOUTORADO LINHA DE PESQUISA: 1 ESTADO, CONSTITUCIONALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS PERÍODO DE VIGÊNCIA: para alunos MATRICULADOS a partir de 03 / 2013 DO CURSO

Leia mais

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves 1 Teoria Geral do Processo PLANO DE ENSINO Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 1. EMENTA 2 O Estado, o processo e a tutela jurisdicional. Fontes das normas processuais. Princípios

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Câmpus Jataí Curso: Direito Disciplina: Direito Processual Civil II Carga horária semestral: 64 horas Semestre/ano: 2º semestre de 2013 Turma/Turno:

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DE DESEMBARGADOR

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DE DESEMBARGADOR ( Agravo de Instrumento no. 041.2007.002068-4/001 Relator: Des. José Di Lorenzo Serpa Agravante: Município de Conde, representado por seu Prefeito Adv. Marcos Antônio Leite Ramalho Junior e outros Agravado:

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 19/05/2016 Número: 5042454-39.2016.8.13.0024 Classe: AÇÃO CIVIL PÚBLICA Órgão julgador: 6ª Vara de Fazenda

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/04/2018). Comunicação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/04/2018). Comunicação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/04/2018). Comunicação. A comunicação dos atos processuais é realizada com ampla publicidade, para fins de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO CURSO: DIREITO DISCIPLINA: PROCESSO CIVIL IV / TURMA B02

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Direito Processual Civil IV JUR 3314 Turma: C01 Prof.: Luiz Fernando Rodrigues Tavares GOIÂNIA 2012 1 OBJETIVO A disciplina

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO CURSO: DIREITO DISCIPLINA: PROCESSO CIVIL IV / TURMA B04

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão O artigo 489 do novo Código de Processo Civil, que estabelece regras para a fundamentação das

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Formação do Processo e Petição

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO PREFÁCIO Teresa Arruda Alvim Wambier CONDIÇÕES DA AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL...

Sumário APRESENTAÇÃO PREFÁCIO Teresa Arruda Alvim Wambier CONDIÇÕES DA AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL... Sumário APRESENTAÇÃO... 15 PREFÁCIO... 17 Teresa Arruda Alvim Wambier CONDIÇÕES DA AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL... 19 ARLETE INÊS AURELLI Considerações introdutórias:... 19 1. Natureza

Leia mais

I Identificação Direito Processual Civil II. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º. II Ementário

I Identificação Direito Processual Civil II. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º. II Ementário I Identificação Disciplina Direito Processual Civil II Código PRO0035 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º II Ementário Processo de conhecimento. Tutela Provisória de Urgência e Cautelar.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS FLÁVIO HUMBERTO PASCARELLI LOPES GABINETE DA PRESIDÊNCIA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS FLÁVIO HUMBERTO PASCARELLI LOPES GABINETE DA PRESIDÊNCIA fls. 81 PRESIDÊNCIA/SECRETARIA JUDICIÁRIA SUSPENSÃO DE LIMINAR OU ANTECIPAÇÃO DE TUTELA Nº 4001463-91.2018.8.04.0000 REQUERENTE: MUNICÍPIO DE MANAUS REQUERIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Leia mais

sumário Capítulo 1 introdução... 1 Capítulo 2 JurisDiÇÃo, princípios Do processo CiVil E CompEtÊNCia... 25

sumário Capítulo 1 introdução... 1 Capítulo 2 JurisDiÇÃo, princípios Do processo CiVil E CompEtÊNCia... 25 sumário Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 1 1. Aspectos Iniciais... 1 2. A Palavra Processo e seus Vários Significados... 2 3. O Processo Como Conjunto de Normas que Regula o Exercício da Jurisdição e o Conceito

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil. [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil.   [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Descomplicando o Novo Código de Processo Civil www.carreiradoadvogado.com.br www.carreiradoadvogado.com.br [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Página 1 Página 2 Sobre a Autora Flávia Teixeira Ortega

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Civil

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Noções introdutórias e históricas.

Leia mais

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 4º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional II Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Conhecer e BIBLIOGRAFIA BÁSICA discutir as funções dos 3 Poderes,

Leia mais

Cronograma Defesa de Dissertação ALUNO BANCA TÍTULO DA DISSERTAÇÃO DATA, HORÁRIO E SALA Tatiana Cláudia Santos Aquino Madruga

Cronograma Defesa de Dissertação ALUNO BANCA TÍTULO DA DISSERTAÇÃO DATA, HORÁRIO E SALA Tatiana Cláudia Santos Aquino Madruga Cronograma Defesa de Dissertação 2015 ALUNO BANCA TÍTULO DA DISSERTAÇÃO DATA, HORÁRIO E SALA Tatiana Cláudia Santos Aquino Madruga Prof. Dr. Geovany C. Jeveaux Profª. Drª. Carolina Bonadiman Esteves O

Leia mais

Efetivação de Direitos Fundamentais pelo Estado. Nível: Doutorado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3

Efetivação de Direitos Fundamentais pelo Estado. Nível: Doutorado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3 Efetivação de Direitos Fundamentais pelo Estado Nível: Doutorado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3 Ementa: Justiça e acesso à justiça. Estado Constitucional. Teoria dos direitos fundamentais.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde O Artigo 659, IX e X, da CLT contemplar, expressamente, as hipóteses de cabimento de medida liminar na seara

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.215.895 - MT (2010/0183418-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : ESTADO DE MATO GROSSO PROCURADOR : ANA CRISTINA COSTA DE ALMEIDA B TEIXEIRA E OUTRO(S) RECORRIDO : TRANSPORTES

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE GOIÁS. Professor Aldo Sabino. Processo Civil Conhecimento. Simulado Discursivas e objetivas

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE GOIÁS. Professor Aldo Sabino. Processo Civil Conhecimento. Simulado Discursivas e objetivas ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE GOIÁS Professor Aldo Sabino Processo Civil Conhecimento Simulado Discursivas e objetivas 1. (Magistratura-GO, 1999 e 2004, Prova Oral, Banca de Processo Civil)

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Estrutura do Código de Processo

Leia mais

Procedimentos Especiais Unidade I

Procedimentos Especiais Unidade I Procedimentos Especiais Unidade I 1. Introdução 1.1 Processo como entidade complexa. a)internamente o processo se manifesta como relação jurídica de direito público, entre o Estado-juiz e as partes Relação

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35 INTRODUÇÃO... 21 FLEXIBILIZAÇÃO... 25 1.1. Definição... 25 1.2. Flexibilização da norma... 27 1.3. Flexibilizar a interpretação e A aplicação da norma... 32 1.4. Flexibilização legal imposta pela via legislativa...

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA 1 Artigo 294 do Código de Processo Civil A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada,

Leia mais

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII):

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: ação autônoma do art. 304, CPC. Procedimento da tutela cautelar requerida em caráter antecedente. Tutela de evidência / 117 Professor:

Leia mais

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL Objetivo final do estudo da Herm. Jurídica Ponto de encontro entre o social e o jurídico Dinamismo da sociedade desafia o intérprete Novo padrão interpretativo: norma + contexto

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A EVOLUÇÃO JURÍDICA E LEGISLATIVA DO DIREITO AMBIENTAL NO PAÍS... 23

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A EVOLUÇÃO JURÍDICA E LEGISLATIVA DO DIREITO AMBIENTAL NO PAÍS... 23 CAPÍTULO 1 A EVOLUÇÃO JURÍDICA E LEGISLATIVA DO DIREITO AMBIENTAL NO PAÍS... 23 CAPÍTULO 2 PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO... 31 1. Introito... 31 2. Princípio da ubiquidade... 32 3. Princípio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Processo Civil de Conhecimento

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Processo Civil de Conhecimento CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Processo Civil de Conhecimento CÓDIGO GDIR1016 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL DE HORAS EM SALA

Leia mais

CAPÍTULO 1 DIREITO MARÍTIMO E PROCESSO CIVIL UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

CAPÍTULO 1 DIREITO MARÍTIMO E PROCESSO CIVIL UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PREFÁCIO CAPÍTULO 1 DIREITO MARÍTIMO E PROCESSO CIVIL UM DIÁLOGO NECESSÁRIO É clássica a afirmação de que o Estado, no exercício do seu poder soberano, exerce três funções: legislativa, administrativa

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VIGÉSIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº: 0050632-74.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: EUZENI FARIA GONÇALVES AGRAVADO: LEANDRO DE TAL Relator: Desembargador MARCELO LIMA BUHATEM Vistos, etc... D

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Constitucionais-Penais e Prof. Alexandre Demidoff Princípio da inafastabilidade da jurisdição: Direitos

Leia mais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais SUMÁRIO PARTE CÍVEL Introdução ao Juizado Especial Cível... 41 LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995 CAPÍTULO I Disposições Gerais Comentários... 49 Art. 1º... 50 Referências... 50 Comentários... 50

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Civil II. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º.

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Civil II. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º. PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Direito Processual Civil II Código PRO0035 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º II Ementário Processo e procedimento. Processo de conhecimento

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I FUNDAMENTOS

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I FUNDAMENTOS ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e Siglas Usadas........................................... XIII O Dom da Palavra................................................... XV Prefácio............................................................

Leia mais

1. Segundo a proporcionalidade pamprocessual (algumas vezes escrita como pan-processual ou panprocessual), é correto dizer que:

1. Segundo a proporcionalidade pamprocessual (algumas vezes escrita como pan-processual ou panprocessual), é correto dizer que: P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1. Segundo a proporcionalidade pamprocessual (algumas vezes escrita como pan-processual ou panprocessual), é correto dizer que: A)

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 3 Prof(a). Bethania Senra - A coisa julgada formal decorre da imutabilidade da sentença dentro do processo em que foi proferida, seja porque já não caibam mais recursos,

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

EFETIVIDADE DO PROCESSO E TÉCNICA PROCESSUAL

EFETIVIDADE DO PROCESSO E TÉCNICA PROCESSUAL STJ00064535 JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS BEDAQUE Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestre, doutor e livre docente pela Universidade de São Paulo, onde é Professor Titular. Professor

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

TUTELA ANTECIPADA E O PERIGO DE IRREVERSIBILIDADE DO PROVIMENTO JURISDICIONAL ANTECIPADO: A LUZ DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

TUTELA ANTECIPADA E O PERIGO DE IRREVERSIBILIDADE DO PROVIMENTO JURISDICIONAL ANTECIPADO: A LUZ DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL TUTELA ANTECIPADA E O PERIGO DE IRREVERSIBILIDADE DO PROVIMENTO JURISDICIONAL ANTECIPADO: A LUZ DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ROSSI, G. Resumo: Refere-se a antecipação os efeitos da sentença, do art. 273,

Leia mais

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO DENTRO DO PROCESSO CONSTITUCIONAL. Palavras-Chave: Estado Democrático de Direito, contraditório, processo constitucional.

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO DENTRO DO PROCESSO CONSTITUCIONAL. Palavras-Chave: Estado Democrático de Direito, contraditório, processo constitucional. O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO DENTRO DO PROCESSO CONSTITUCIONAL. Sabrina Gomes Martins 1 Resumo: O presente artigo defende uma posição democrática do princípio do contraditório sob a ótica do Estado Democrático

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais