AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL. Plano de Atividades Educativas de Complemento Curricular AECC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL. Plano de Atividades Educativas de Complemento Curricular AECC"

Transcrição

1 PAA 2016/2017: ANEXO III AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL Plano de Atividades Educativas de Complemento Curricular AECC Despacho Normativo nº 10-A/2015, de 19 de junho, artigo 7º alínea b) e artigo 13º, alínea a) Ano letivo 2016/2017

2 ÍNDICE 1. NATUREZA E ÂMBITO NO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO MODALIDADES DO PLANO DE AECC - TERMOS E CONCEITOS PROCEDIMENTOS PARA AS MODALIDADES DE AECC... 5

3 1. NATUREZA E ÂMBITO A apresentação do Plano de Atividades de Complemento Curricular (AECC) dos alunos enquadra-se no estipulado no Despacho Normativo nº 4-A/2016, de 19 de junho, e visa criar as condições necessárias para a plena ocupação durante o período da sua permanência no respetivo estabelecimento escolar. 2. NO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO No caso de ausência de curta duração 1 do docente titular de turma observam-se as seguintes regras por esta ordem: a. O professor titular pode permutar com o professor das atividades de enriquecimento curricular (AEC) exclusivamente no tempo correspondente à duração desta; b. O professor titular pode permutar com outro docente do mesmo grupo de recrutamento; c. O docente é substituído por um docente do apoio educativo, ou por outro docente disponível; d. Os alunos são distribuídos pelos restantes docentes do estabelecimento de ensino; e. Os alunos ficam à guarda da auxiliar orientados por um docente que se encontrar ao serviço no estabelecimento; f. Sempre que a ausência for previsível é obrigatório entregar os respetivos planos de aula. 1 Considera -se ausência de curta duração a que não for superior a 5 dias letivos na educação pré -escolar e no 1.º ciclo do ensino básico ou a 10 dias letivos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e no ensino secundário (Ponto 5, Art. 82º do ECD)

4 3. MODALIDADES DO PLANO DE AECC - TERMOS E CONCEITOS Permuta de aulas Entende-se por permuta a troca efetiva de serviço entre dois docentes considerando-se em primeira prioridade a troca entre docentes do conselho de turma e em segunda prioridade a troca entre docentes do mesmo grupo de recrutamento ou com habilitação para o mesmo. Reposição de aulas Entende-se por reposição de aulas a modalidade que visa estabelecer o equilíbrio entre o número de aulas previstas e dadas de uma turma numa determinada disciplina resultantes de faltas pontuais dadas pelo professor responsável. i. A reposição de aulas vai resultar num acréscimo da carga horária semanal da turma e carece do conhecimento por escrito por parte do encarregado de educação. ii. A reposição da aula carece de planificação prévia e pode ser utilizada para lecionação de conteúdos novos devendo ser vista como uma oportunidade para o cumprimento das planificações. Substituição de aulas Entende-se por substituição de aula a modalidade em que um professor é substituído por outro do mesmo grupo de recrutamento ou com habilitação para o mesmo. i. A substituição de aula visa o cumprimento de um plano de aula estabelecido pelo professor que está a faltar A aula é numerada e sumariada pelo professor que a leciona. ii. Pode dar uma aula de substituição o docente que se encontre em outras atividades, sem prejuízo para os alunos, em tempos equiparados a atividade letiva do seu horário. iii. Um professor pode ainda, por sua iniciativa, propor-se a substituir um docente ausente utilizando os tempos de compensação do seu horário.

5 Distribuição dos alunos por outras turmas Entende-se por distribuição dos alunos por outras turmas a modalidade que promove a oportunidade de, na ausência do professor da sua turma, poder usufruir das aprendizagens junto de uma turma que esteja a ter a mesma disciplina. Esta modalidade deve ser orientada pelo professor que irá estar ausente. Pode destinar-se apenas a alguns alunos da turma e carece, sempre que possível, de articulação prévia com o professor da turma a que o aluno irá assistir. Orientação dos alunos por um docente sob a supervisão de um assistente operacional Entende-se por orientação dos alunos por um docente sob a supervisão de um assistente operacional a modalidade que promove junto dos alunos a oportunidade de utilização do espaço da aula em que o professor está ausente para a realização de trabalhos e outras atividades comunicadas pelo seu professor. 4. PROCEDIMENTOS PARA AS MODALIDADES DE AECC 1) PERMUTA DE AULAS a) A permuta entre docentes da mesma turma implica a troca de duas disciplinas no horário da turma. Esta permuta deve ocorrer na mesma semana não se alterando a carga horária semanal das disciplinas permutadas e não deve resultar numa sobrecarga horária diária superior a 90 minutos salvo situações devidamente analisadas.

6 b) A permuta entre docentes do mesmo grupo de recrutamento ou com habilitação corresponde à troca entre serviços dos docentes envolvidos. Esta permuta pode ocorrer em semanas diferentes e corresponder a troca de serviços desde que respeitadas as habilitações para o seu exercício. c) A efetivação da permuta carece da formalização de um pedido, por parte dos docentes envolvidos, ao diretor através do preenchimento do anexo I com um mínimo de 48 horas de antecedência a ser autorizado até 24 horas antes da sua concretização. A mesmo pedido deve ser efetuado eletronicamente d) Da autorização anterior, deverá ser dado conhecimento aos alunos através dos professores envolvidos na permuta ou do Diretor da Turma e conhecimento à coordenadora dos assistentes operacionais para verificação do dever de assiduidade. e) Esta medida implica: - a contabilização da aula; - a verificação de presença dos alunos com registo de falta para os ausentes. 2) REPOSIÇÃO DE AULAS a) A reposição de aula carece da formalização de um pedido ao diretor através do preenchimento do anexo II com um mínimo de 5 dias úteis de antecedência. b) A autorização provisória do pedido deve ser comunicada no prazo de dois dias úteis após a sua entrega e implica a disponibilização do plano de execução ao professor responsável para divulgação junto dos alunos e encarregados de educação. c) A autorização de execução do plano torna-se efetiva após informação prévia aos encarregados de educação e confirmação das respetivas tomadas de conhecimento. d) Quando um docente proceda à reposição das aulas em falta no prazo estabelecido a falta é anulada. e) Esta medida implica: - a anulação da marcação de ausência dos docentes cumprido o previsto na alínea d); - a contabilização e numeração da aula; - a verificação de presença dos alunos com registo de falta para os ausentes. 3) SUBSTITUIÇÃO DE AULAS a) Sempre que a ausência de um docente seja previsível, o mesmo deve entregar nos serviços administrativos a comunicação da sua ausência e o respetivo plano de aula.

7 b) Após a comunicação da falta à direção esta deve verificar a existência de um professor nas condições definidas para efetuar a substituição comunicando -lhe o serviço a efetuar e o plano de aula. c) O professor que vai faltar deve ser informado sobre quem o vai substituir. d) Esta medida implica: - a marcação de ausência do docente; - a contabilização da aula; - a verificação de presença dos alunos com registo de falta para os ausentes. 4) DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR OUTRAS TURMAS a) Quando um docente por motivos previsíveis não cumpra o serviço letivo que lhe é atribuído pode de forma articulada com outros docentes promover a participação dos seus alunos nas aulas de outras turmas a ocorrer no momento da sua ausência. b) Esta modalidade pode destinar-se a apenas alguns alunos da turma e deve resultar de uma articulação prévia com os professores das turmas a que o aluno irá assistir. c) A implementação desta modalidade no 2.º ou 3.º ciclos prevê uma comunicação ao diretor de turma através do anexo III. d) O professor responsável deve diligenciar para verificação do cumprimento do dever de assiduidade por parte dos alunos comunicando a mesma ao Diretor de Turma. e) Após comunicação o Diretor de Turma deve efetuar o registo no anexo III e entregar o mesmo na direção. f) Esta medida implica: - a marcação de ausência do docente; - a não contabilização da aula; - a verificação de presença dos alunos indicados. 5) ORIENTAÇÃO DOS ALUNOS POR UM DOCENTE SOB A SUPERVISÃO DE UM ASSISTENTE OPERACIONAL a) Quando um docente não cumpra o serviço letivo que lhe está atribuído pode, através dos meios que considerar mais adequados, comunicar à escola a necessidade de manter os alunos na sala de aula, supervisionados por um Assistente Operacional. b) A aplicação desta medida carece da necessidade de os alunos estarem na posse de todos os materiais para a realização da tarefa. c) Esta medida implica: - a marcação de ausência do docente; - a não contabilização da aula.

8 6) TEMPOS DE COMPENSAÇÃO O Tempo de Compensação poderá contemplar as seguintes atividades: a. Aulas de consolidação das aprendizagens; b. Aulas de preparação para a realização de provas finais e exames nacionais; c. Coadjuvação em sala de aula; d. Substituição de aulas; e. Outras atividades. Operacionalização; - As medidas previstas nas alíneas a), b), c) e d) são consideradas se aplicadas à totalidade da turma por iniciativa dos docentes em coordenação com o respetivo conselho de turma ou coordenador; - Compete ao docente informar o respetivo coordenador e registar os tempos de compensação lecionados; - Compete ao coordenador informar mensalmente a Direção das compensações ministradas pelos docentes do seu departamento; - Compete à Direção elaborar um relatório trimestral com a síntese dos dados comunicados por todos os coordenadores. - As medidas previstas na alínea e) são aplicadas por iniciativa da Direção. 7) ATIVIDADES EDUCATIVAS DE COMPLEMENTO CURRICULAR (AECC). a) Sempre que não se verifique a existência de substituição de aula devem ser comunicadas aos alunos as atividades educativas de complemento curricular disponíveis e quais as que melhor se adequam aos seus objetivos. b) Enquadram-se no número anterior, todas as atividades previstas em cada departamento para ocupação dos alunos, nomeadamente, um conjunto de ofertas educativas (Clubes, projetos, biblioteca, sala do aluno ) para suprir as necessidades de ocupação dos alunos em caso de ausência imprevista do docente; c) O aluno poderá optar pela frequência dos espaços previstos na alínea anterior, incluindo o recurso ao espaço exterior/recreio; d) Compete aos assistentes operacionais o encaminhamento dos alunos para as atividades pretendidas e o auxílio aos docentes responsáveis na execução das mesmas. e) Esta medida implica: - a marcação de ausência do docente; - a não contabilização da aula.

9 Todas as medidas que implicaram atividade letiva não prevista no horário do docente, devem ser comunicadas ao AO do piso no momento da sua realização.

10 ANEXOS: ANEXO 1: PEDIDO DE PERMUTA ANEXO 2: COMPENSAÇÃO DE AULAS ANEXO 3: DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR OUTRAS TURMAS ANEXO 4: REGISTO DE ALTERAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE

11 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE TAMEL Escola Sede: Escola Básica e Secundária Vale Tamel Tel ANEXO 1 PERMUTA I. IDENTIFICAÇÃO DOS DOCENTES ENVOLVIDOS NA PERMUTA Indicar em A. o nome do docente que promove a permuta e nas restantes linhas o nome dos docentes envolvidos na permuta. NOME ASSINATURA A. B. C. D. II. IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE PERMUTA Permuta no Conselho de Turma Permuta no Grupo de Recrutamento III. IDENTIFICAÇÃO DAS AULAS PERMUTADAS Identificar as aulas em que o docente identificado em A irá estar ausente. Turma Disciplina Data Hora Professor que leciona a aula IV. IDENTIFICAÇÃO DA REPOSIÇÃO DAS AULAS PERMUTADAS Identificar as aulas em que o docente identificado em A irá repor as aulas identificadas no ponto III. As aulas a repor deverão manter a correspondência numérica anterior. Turma Disciplina Data Hora Professor que leciona a aula V. PEDIDO DE PERMUTA Data do pedido: Deferido/Indeferido em: O Responsável: 2 MOD 85/DIR/2015

12 Nº5 /DIR/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE TAMEL Escola Sede: Escola Básica e Secundária Vale Tamel Tel ANEXO 2 - COMPENSAÇÃO DE AULAS I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Indicar os dados referentes à necessidade de compensação de aulas. Docente: Disciplina: Turma: N.º de aulas previstas N.º de aulas dadas II. AULAS DE COMPENSAÇÃO Indicar as datas e os dias em que vão ocorrer as aulas. Data Hora Sala III. PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO Data do pedido: Deferido/Indeferido em: O Responsável: IV. COMUNICAÇÃO AO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO O deferimento do pedido é provisório tornando-se efetivo após comunicação aos encarregados de educação. Foi assegurada a comunicação aos encarregados de educação? SIM NÃO O responsável: (MOD Nº6/DIR/2015) 3 MOD 86/DIR/2015

13 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE TAMEL Escola Sede: Escola Básica e Secundária Vale Tamel Tel ANEXO 3 - DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR OUTRAS TURMAS 2016 I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Indicar os dados referentes à distribuição dos alunos por outra sala. Docente: Turma: Disciplina: Data previsível da ausência do docente: Hora: Alunos a distribuir: II. DADOS PARA A DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS Para cada aluno ou grupo de alunos, deverão ser indicados os dados da aula a que deve assistir. IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS TURMA A ASSISTIR SALA DOCENTE RESPONSÁVEL III. COMUNICAÇÃO AO DIRETOR DE TURMA Data da comunicação: O docente: O diretor de turma: IV. COMUNICAÇÃO À DIREÇÃO ALUNOS AUSENTES: Data da comunicação: O docente: O diretor de turma: 3 MOD 86/DIR/2015Nº7/DIR/2015)

14 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE TAMEL Escola Sede: Escola Básica e Secundária Vale Tamel Tel ANEXO 4 - REGISTO DE ALTERAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE Deverão constar deste registo as alterações ao horário dos docentes. Após o registo estar completo deve o mesmo ser entregue na direção. DOCENTE DATA HORA TURMA AO ( 3 MOD 86/DIR/2015 MOD Nº8/DIR/2015)

Este plano estrutura-se em duas modalidades que se enumeram:

Este plano estrutura-se em duas modalidades que se enumeram: Conteúdo A NO PRÉ-ESCOLAR...3 B NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO...4 C - 2º E 3º CICLOS E ENSINO SECUNDÁRIO...4 1. PERMUTA...4 2. ATIVIDADES EDUCATIVAS DE COMPLEMENTO CURRICULAR (ACC)...5 E - PLANO ORGANIZATIVO

Leia mais

Plano de Atividades de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (PAOPTE)

Plano de Atividades de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (PAOPTE) 2015 2016 Plano de Atividades de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (PAOPTE) Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto Cinfães Plano de Atividades de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (PAOPTE) 2015/2016

Leia mais

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES POTE

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES POTE Agrupamento de Escolas da Trofa ANO LETIVO 2012-2013 PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES POTE 2012 2013 2 Índice Conteúdo 1. ENQUADRAMENTO LEGAL... 3 2. OBJETIVO... 3 3. CONCEITOS... 3 4. OPERACIONALIZAÇÃO...

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões

Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões 2012-2013 1 I. PRINCÍPIOS O Despacho Normativo n.º 13-A/2012, de 5 de junho, na alínea e) do ponto 2º do artigo 3.º prevê a organização de um conjunto de atividades

Leia mais

REGULAMENTO DA OCUPAÇÃO DOS ALUNOS

REGULAMENTO DA OCUPAÇÃO DOS ALUNOS REGULAMENTO DA OCUPAÇÃO DOS ALUNOS Tendo em vista criar condições para o efetivo cumprimento das metas de aprendizagem, o presente regulamento estabelece as regras e princípios orientadores a observar,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Rio Arade PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LETIVOS (OTL)

Agrupamento de Escolas Rio Arade PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LETIVOS (OTL) Agrupamento de Escolas Rio Arade PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LETIVOS (OTL) Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] ÍNDICE Nota introdutória... 3 I. CONCEITOS... 4 II. OPERACIONALIZAÇÃO... 5 Ponto 1. Pré

Leia mais

AUSÊNCIA DE CURTA DURAÇÃO MAPA DE ACAL FALTA POR MOTIVOS PREVISTOS. Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres

AUSÊNCIA DE CURTA DURAÇÃO MAPA DE ACAL FALTA POR MOTIVOS PREVISTOS. Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres ENQUADRAMENTO CONCEITOS Compete ao Órgão de Gestão do agrupamento de escolas a aprovação do Plano de Atividades de Acompanhamento de Alunos que visa assegurar acompanhamento dos alunos do ensino básico

Leia mais

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES Agrupamento de Escolas de Vila Flor PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES 2018/2019 O Diretor do Agrupamento propôs ao Conselho Pedagógico, o qual aprovou, o seguinte conjunto de atividades de natureza

Leia mais

REGULAMENTO. atividades de enriquecimento curricular. agrupamento de escolas da abelheira VIANA DO CASTELO

REGULAMENTO. atividades de enriquecimento curricular. agrupamento de escolas da abelheira VIANA DO CASTELO De acordo com o disposto no artigo 7.º do Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de junho, Consideram-se AEC no 1.º ciclo do ensino básico as atividades educativas e formativas que incidam na aprendizagem da

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo

Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo ESTRUTURAS DE APOIO EDUCATIVO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) Organização 1. As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) encontram-se enquadradas por despacho próprio. 2. As AEC visam

Leia mais

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES (POTE)

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES (POTE) PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES (POTE) Susana Fernandes 2011/2012 ÍNDICE ENQUADRAMENTO 2 CONCEITOS 3 OPERACIONALIZAÇÃO 3 ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS DE OCUPAÇÃO 4 OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES 5 REGISTO

Leia mais

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES Agrupamento de Escolas de Vila Flor PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES 2016/2017 Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR - 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR - 346184

Leia mais

Ocupação Plena dos Tempos Escolares PLANO ANUAL 2009/2010. prof. [Escolher a data] 1 Projecto Educativo

Ocupação Plena dos Tempos Escolares PLANO ANUAL 2009/2010. prof. [Escolher a data] 1 Projecto Educativo 1 Projecto Educativo Ocupação Plena dos Tempos Escolares PLANO ANUAL 2009/2010 Marinha Grande, 05 de Setembro de 2009 ESPR 2008-2011 prof. [Escolher a data] 2 Critérios de Avaliação Índice I. ENQUADRAMENTO

Leia mais

Regulamento das Visitas de Estudo

Regulamento das Visitas de Estudo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA Regulamento das Visitas de Estudo Índice 1. Definição... 3 2. Objetivos... 3 3. Procedimentos Pedagógicos... 3 4. Aprovação e autorização... 4 5. Planificação...

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Regulamento das visitas de estudo 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada e realizada fora do espaço físico da Escola ou da sala de aula,

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS

CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO 2013-2014 CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS I. CUMPRIMENTO PELO PROFESSOR 1. As faltas dos professores são consideradas em segmentos letivos de 50 minutos. 2. Os registos

Leia mais

REGIMENTO Do Conselho de Turma

REGIMENTO Do Conselho de Turma REGIMENTO Do Conselho de Turma ÍNDICE Artigo 1.º Disposições gerais 3 Secção I Coordenação de diretores de turma 3 Artigo 2.º Composição 3 Artigo 3.º Exercício de funções do coordenador de diretores de

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE

DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE - A distribuição do serviço docente é da responsabilidade da Diretora, ouvidos os grupos de recrutamento, tendo em conta a defesa da qualidade do ensino e os legítimos interesses

Leia mais

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 ÍNDICE 1. Definição.3 2. Objetivos.3 3. Procedimentos Pedagógicos..3 4. Aprovação e Autorização.4 5. Planificação...5 6. Organização..6 7. Outras situações

Leia mais

ANEXO XIII CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS

ANEXO XIII CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS ANEXO XIII CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS JUNHO 2018 ÍNDICE ARTIGO 1.º - PRINCÍPIOS 3 ARTIGO 2.º - HORÁRIOS DAS TURMAS 3 ARTIGO 3.º - HORÁRIOS DOS PROFESSORES 4 2 ARTIGO 1.º - PRINCÍPIOS O presente

Leia mais

Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo

Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo AGRUPAMENTO DE PROENÇA-A-NOVA - 160799 Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca Direcção Regional de Educação do Centro Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo 2010/2011

Leia mais

2- A matriz curricular de referência dos cursos vocacionais do ensino básico de 3º ciclo é a seguinte:

2- A matriz curricular de referência dos cursos vocacionais do ensino básico de 3º ciclo é a seguinte: DE: CONSELHO PEDAGÓGICO PARA: CONSELHO GERAL ANEXO VI REGULAMENTO INTERNO CURSOS VOCACIONAIS DE NÍVEL BÁSICO Artigo 1º Âmbito e definição 1- Os cursos vocacionais de nível básico visam desenvolver a escolarização

Leia mais

PLANO ANUAL DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES

PLANO ANUAL DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES ESCOLA MARTIM DE FREITAS PLANO ANUAL DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES Ano lectivo 2010-2011 Cumprindo o estipulado no Despacho nº 19 117/2008, de 17 de Julho e Despacho 11 120-B/2010, de 6 de Julho,

Leia mais

Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares

Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares 2015-2019 2015-2019 Despacho n.º 5328/2011 Diário da República, 2.ª série N.º 61 28 de Março de 2011 Artigo 15.º Ocupação plena de tempos escolares 1 O agrupamento/escola

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO (AEC) (Anexo do Regulamento Interno)

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO (AEC) (Anexo do Regulamento Interno) REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO (AEC) (Anexo do Regulamento Interno) Novembro/2015 Capítulo I Introdução Considerando a importância do desenvolvimento

Leia mais

Regulamento das Visitas de Estudo e Aulas de Campo. Aprovado em Conselho Pedagógico [janeiro de 2015]

Regulamento das Visitas de Estudo e Aulas de Campo. Aprovado em Conselho Pedagógico [janeiro de 2015] 1 Regulamento das Visitas de Estudo e Aulas de Campo Aprovado em Conselho Pedagógico [janeiro de 2015] 2 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada

Leia mais

PLANO DE OCUPAÇÃO INTEGRAL DOS TEMPOS ESCOLARES

PLANO DE OCUPAÇÃO INTEGRAL DOS TEMPOS ESCOLARES PLANO DE OCUPAÇÃO INTEGRAL DOS TEMPOS ESCOLARES 2018-2019 IMSQUA00603 Página 1 INTRODUÇÃO Nos termos do artº 13º, ponto 3, do Despacho Normativo nº 10-B/2018, de 6 de julho, compete ao diretor, no âmbito

Leia mais

Critérios de elaboração de horários das turmas, distribuição de serviço docente. e reduções para o desempenho de cargos de natureza pedagógica

Critérios de elaboração de horários das turmas, distribuição de serviço docente. e reduções para o desempenho de cargos de natureza pedagógica Critérios de elaboração de horários das turmas, distribuição de serviço docente e reduções para o desempenho de cargos de natureza pedagógica 1 Critérios de elaboração de horários, distribuição de serviço

Leia mais

PROJETO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE

PROJETO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE PROJETO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE 2014/2015 INTRODUÇÃO Considerando que os objetivos educacionais definidos na Lei de Bases do Sistema Educativo visam a formação pessoal e social das crianças e jovens,

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO(AEC)

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO(AEC) DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO ALENTEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE MARVÃO CÓDIGO 13564 ANO LETIVO 2017/2018 REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO(AEC)

Leia mais

AUSÊNCIAS PREVISTAS Pré-escolar ou 1º ciclo

AUSÊNCIAS PREVISTAS Pré-escolar ou 1º ciclo PLANO DE OCUPAÇÃO PLENA DE TEMPOS ESCOLARES DOS ALUNOS (POPTE) (Aplicação do artigo 15º do Despacho nº 5328/2011 de 28 de março) A fim de garantir a ocupação plena dos alunos dos ensinos básico e secundário,

Leia mais

Conselhos de turma do ensino secundário. Conselhos de turma dos cursos profissionais

Conselhos de turma do ensino secundário. Conselhos de turma dos cursos profissionais REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE TURMA Artigo 1.º Disposições gerais 1. O conselho de turma é a estrutura que organiza o trabalho de gestão curricular de cada turma do agrupamento de escolas. 2. A dinâmica

Leia mais

Regulamento das visitas de estudo

Regulamento das visitas de estudo Regulamento das visitas de estudo 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada e realizada fora do espaço físico da Escola ou da sala de aula,

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro. Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro. Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular DGEstE Direção de Serviços da Região Centro Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Ano Letivo 2015/2016 Página2 Introdução Considerando: 1. A importância das

Leia mais

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5)

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) 2016-2017 Anexo 5 (Regulamento AEC(s)) Considerando a importância do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular no 1º

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS Ano letivo de 2017-2018 Sede do Agrupamento: Escola Secundária D. Pedro V Estrada das Laranjeiras, 122 Telefone: 217 246 060 http://ael.edu.pt/ EB1/JI António Nobre

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF)

REGULAMENTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) REGULAMENTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento aplica-se

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA. Regulamento dos Cursos Vocacionais do Ensino Básico

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA. Regulamento dos Cursos Vocacionais do Ensino Básico AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA Regulamento dos Cursos Vocacionais do Ensino Básico 2015-2017 1 (Anexo X A) Regulamento dos Cursos Vocacionais do Ensino Básico Artigo 1º Âmbito 1- Os cursos vocacionais

Leia mais

Plano de Ocupação dos Alunos

Plano de Ocupação dos Alunos Plano de Ocupação dos Alunos 2014-2015 Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO...3 2 - CONCEITOS...4 3. OPERACIONALIZAÇÃO...4 3.1. NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR...

Leia mais

PLANO ANUAL DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES

PLANO ANUAL DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES PLANO ANUAL DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES 2011/2012 No cumprimento do estipulado pela alínea c) do art.º 15.º do Despacho n.º 5328/2011 de 28 de março, vem a Escola Secundária Eça de Queirós (ESEQ)

Leia mais

JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 27 de setembro de 2013

JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 27 de setembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 27 de setembro de 2013 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Despacho n.º 143/2013 Dá nova redação ao Despacho

Leia mais

Introdução. Análise. Relatório Síntese Despacho nº /2008, de 17 de Julho 2

Introdução. Análise. Relatório Síntese Despacho nº /2008, de 17 de Julho 2 Relatório Síntese Despacho n.º 19 117/2008, de 17 de Julho 2009/2010 I Introdução O presente relatório foi redigido a partir das informações enviadas pelos estabelecimentos de ensino e posteriormente sistematizadas

Leia mais

Regulamento de Funcionamento

Regulamento de Funcionamento ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º Ciclo Regulamento de Funcionamento A portaria nº 644-A/2015, de 24 de agosto, define as regras a observar no funcionamento das atividades de enriquecimento curricular

Leia mais

ORIENTAÇÕES referentes à organização do ano letivo

ORIENTAÇÕES referentes à organização do ano letivo 1 Preâmbulo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARES (cód. 150459) ORIENTAÇÕES referentes à organização do ano letivo 2014-2015 Tendo em consideração os critérios de elaboração dos horários aprovados em sede de

Leia mais

Regulamento das visitas de estudo. (Outubro/2014)

Regulamento das visitas de estudo. (Outubro/2014) Regulamento das visitas de estudo (Outubro/2014) 1 ÍNDICE 1. Definição ----------------------------------------------------------------------------------------------------------- 3 2. Objetivos -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO. Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO. Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular 1º CICLO 2011 2012 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º Ciclo Ano Letivo 2011 / 2012 Regimento

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DOS HORÁRIOS

CRITÉRIOS GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DOS HORÁRIOS São competências da Diretora, em conformidade com o disposto no nº 4, alíneas a), c) e d), do artigo 20 do Dec.-Lei nº 75/2008 (republicado em 2 de Julho de 2012, pelo Decreto-Lei nº 137/2012), respetivamente:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Despacho Normativo n.º xx/2012 O Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro, na redação que confere ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores

Leia mais

PLANO DE OCUPAÇÃO INTEGRAL DOS TEMPOS ESCOLARES

PLANO DE OCUPAÇÃO INTEGRAL DOS TEMPOS ESCOLARES PLANO DE OCUPAÇÃO INTEGRAL DOS TEMPOS ESCOLARES 2011-2012 Francisco Vitorino Águeda, 6 de setembro de 2011 Página 1 1 - INTRODUÇÃO Nos termos do artº 15º, pontos 1 a 3 do Despacho nº 5328/2011, de 28 de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SENHORA DA HORA REGULAMENTO VISITAS DE ESTUDO/ATIVIDADES 2014/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SENHORA DA HORA REGULAMENTO VISITAS DE ESTUDO/ATIVIDADES 2014/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SENHORA DA HORA REGULAMENTO DE VISITAS DE ESTUDO/ATIVIDADES 2014/2018 0/6 Definição 1. Visita de estudo é uma atividade curricular, organizada por professores para alunos, realizada

Leia mais

OCUPAÇÃO PLENA DE TEMPOS ESCOLARES P L A N O A N U A L

OCUPAÇÃO PLENA DE TEMPOS ESCOLARES P L A N O A N U A L Ano Letivo 12 13 OCUPAÇÃO PLENA DE TEMPOS ESCOLARES P L A N O A N U A L Praça Carolina Santiago 4910-603 VILARELHO TEL.258 719 250 FAX 258 721 303 E-Mail: secretaria@eb23-caminha.rcts.pt I OCUPAÇÃO PLENA

Leia mais

Índice Jardins de Infância Escolas do 1.º Ciclo Escola Básica 2,3 de D. Pedro II Escola Secundária...

Índice Jardins de Infância Escolas do 1.º Ciclo Escola Básica 2,3 de D. Pedro II Escola Secundária... AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA MOITA REGIME DE FUNCIONAMENTO DO AGRUPAMENTO, CRITÉRIOS PARA A CONSTITUIÇÃO DAS TURMAS, DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE, ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE HORÁRIOS DAS CRIANÇAS, ALUNOS

Leia mais

PLANO ANUAL DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES

PLANO ANUAL DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES PLANO ANUAL DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES 2010/2011 No cumprimento do estipulado pela alínea c) do art.º 13.º do despacho n.º 13599/2006, de 28 de Junho, alterado pelos despachos 17860/2007, de

Leia mais

REGULAMENTO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

REGULAMENTO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas do Crato 2014/ 2016 REGULAMENTO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO Setembro 2014 (a incluir no RI 2013-2017) 1 REGULAMENTO DO CURSO VOCACIONAL DE 3º CICLO Conteúdo Artigo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO Aprovado em Conselho Pedagógico de 4 de julho de 2016 A Presidente do Conselho Pedagógico Introdução O projeto educativo, enquanto documento filosófico, consagra princípios

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

REGULAMENTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR REGULAMENTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR De acordo com o Projeto Educativo do Colégio do Castanheiro, as Atividades de Enriquecimento Curricular (doravante referidas como AEC) assumem particular

Leia mais

ANEXO 16 Regulamento Interno REGIME DE FUNCIONAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO/INTERCÂMBIOS ESCOLARES

ANEXO 16 Regulamento Interno REGIME DE FUNCIONAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO/INTERCÂMBIOS ESCOLARES ANEXO 16 Regulamento Interno REGIME DE FUNCIONAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO/INTERCÂMBIOS ESCOLARES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA 2011/2014 ÌNDICE 1. CONCEITO 2 2. CONCEPÇÃO 2 3. ORGANIZAÇÃO 3 4. FUNCIONAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO VISITAS DE ESTUDO

REGULAMENTO VISITAS DE ESTUDO BAIXA DA BANHEIRA REGULAMENTO VISITAS DE ESTUDO E OUTRAS ATIVIDADES DE COMPLEMENTO CURRICULAR DEZEMBRO 2011 1. INTRODUÇÃO O presente Regulamento visa fornecer orientações a todos os intervenientes nas

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO E ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS

CRITÉRIOS GERAIS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO E ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS CRITÉRIOS GERAIS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO E ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS ANO LETIVO 2015/2016 No âmbito da distribuição de serviço docente o Conselho Pedagógico reafirma o primado da importância fulcral

Leia mais

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO 2016/2017 Agrupamento de Escolas do Levante da Maia Critérios de Distribuição de Serviço ÍNDICE 1. PRINCÍPIOS DE AUTONOMIA PEDAGÓGICA E ORGANIZATIVA 1.1. Enquadramento legal 1.2.

Leia mais

REGULAMENTO DA SALA DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR

REGULAMENTO DA SALA DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR REGULAMENTO DA SALA DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR I. Disposições Gerais: Artigo 1º Objeto 1. O presente documento regulamenta a organização e o funcionamento da Sala de Ocorrência Disciplinar do Agrupamento

Leia mais

Faltas e sua natureza

Faltas e sua natureza Faltas e sua natureza 1. A falta é a ausência do aluno a uma aula ou a outra atividade de frequência obrigatória ou facultativa caso tenha havido lugar a inscrição, a falta de pontualidade ou a comparência

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES (OPTE)

PLANO DE ACTIVIDADES DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES (OPTE) ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO VISEU PLANO DE ACTIVIDADES DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES (OPTE) PLANO DE ORGANIZAÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO Conselho Executivo Ano lectivo 2007/2008 ÍNDICE Pag.

Leia mais

Reuniões de Avaliação 1º Período 2011/2012 Uniformização de Critérios de Avaliação

Reuniões de Avaliação 1º Período 2011/2012 Uniformização de Critérios de Avaliação Reuniões de Avaliação 1º Período 2011/2012 Uniformização de Critérios de Avaliação 1. Os alunos devem ser avaliados a todas as disciplinas/áreas disciplinares e áreas curriculares não disciplinares, exceto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Centro Escolar de Arruda dos Vinhos

REGIMENTO INTERNO. Centro Escolar de Arruda dos Vinhos REGIMENTO INTERNO Centro Escolar de Arruda dos Vinhos 1 Artigo 1.º Definição 1. A Biblioteca Escolar Luísa Ducla Soares situa-se no Centro Escolar de Arruda dos Vinhos, do Agrupamento de Escolas de Arruda

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ. Ano Letivo

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ. Ano Letivo AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ Ano Letivo 2012.2013 REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Ano Letivo 2012.2013 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO a) As Atividades de Enriquecimento

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS O presente regulamento define a organização, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos Profissionais. Os Cursos Profissionais constituem uma Modalidade de Educação,

Leia mais

1 Objetivo e âmbito. 2 Acrónimos e definições. 3 Documentos de referência

1 Objetivo e âmbito. 2 Acrónimos e definições. 3 Documentos de referência 1 Objetivo e âmbito Aplica-se a todos os ciclos de estudos da ESSEM, estabelecendo a metodologia e responsabilidades para a realização das atividades de lecionação, de avaliação da aprendizagem e acompanhamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS CEF I - CONTEXTUALIZAÇÃO

Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS CEF I - CONTEXTUALIZAÇÃO REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS CEF I - CONTEXTUALIZAÇÃO Este Regulamento define a organização, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos de Educação e Formação, no que diz respeito ao Regime

Leia mais

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA REGIMENTO DA ASSEMBLEIA Triénio 2018/2021 Vila do Porto, 24 de setembro de 2018 Artigo 1º Primeira sessão da assembleia 1.1 Os trabalhos da primeira sessão de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNANDO PESSOA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNANDO PESSOA AEC S 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNANDO PESSOA. [Regulamento Atividades de Enriquecimento Curricular] 1 Art.º 1º Âmbito de aplicação 1- O presente regulamento define as orientações a observar nos

Leia mais

(Anexo 13 - Regulamento das visitas de estudo)

(Anexo 13 - Regulamento das visitas de estudo) (Anexo 13 - ) Artigo 1.º Definição 1-Visita de estudo é uma atividade curricular, organizada por professores para alunos, realizada fora do espaço escolar, destinada a desenvolver competências e explorar

Leia mais

Faltas e sua natureza. 2. Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, há tantas faltas quantos os tempos de ausência do aluno.

Faltas e sua natureza. 2. Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, há tantas faltas quantos os tempos de ausência do aluno. Faltas e sua natureza 1. A falta é a ausência do aluno a uma aula ou a outra atividade de frequência obrigatória ou facultativa caso tenha havido lugar a inscrição, a falta de pontualidade ou a comparência

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA CRITÉRIOS GERAIS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO E ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA CRITÉRIOS GERAIS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO E ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA CRITÉRIOS GERAIS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO E ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS ANO LETIVO 2016/2017 A distribuição do serviço docente da Escola Secundária da Ramada (doravante designada

Leia mais

Intro Página 1. Luis Fernandes. 1 de maio de :52

Intro Página 1. Luis Fernandes. 1 de maio de :52 Intro Página 1 Luis Fernandes 1 de maio de 2017 17:52 Referencial de Articulação versão 15062016 2 de maio de 2017 08:26 Articulação 15062016 Referencial Articulação global Página 2 Referencial Articulação

Leia mais

1º Período. Os Conselhos de Turma de avaliação sumativa interna realizar-se-ão de 17 de dezembro a 23 de dezembro de 2013.

1º Período. Os Conselhos de Turma de avaliação sumativa interna realizar-se-ão de 17 de dezembro a 23 de dezembro de 2013. ANO LETIVO 2013/2014 REUNIÕES DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA GUIÃO 1º Período A avaliação sumativa interna destina -se a: a) Informar o aluno e o seu encarregado de educação sobre o desenvolvimento da aprendizagem

Leia mais

Câmara Municipal das Caldas da Rainha REGULAMENTO AEC 2011/201

Câmara Municipal das Caldas da Rainha REGULAMENTO AEC 2011/201 Câmara Municipal das Caldas da Rainha REGULAMENTO AEC 2011/201 /2012 Considerando a importância do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico para o desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Atividades de Tempos Livres. A Tempo Inteiro

REGULAMENTO INTERNO. Atividades de Tempos Livres. A Tempo Inteiro REGULAMENTO INTERNO Atividades de Tempos Livres A Tempo Inteiro 2016.17 REGULAMENTO INTERNO Atividades de Tempos Livres O Regulamento Interno constitui-se como um instrumento de orientação das atividades

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO BÁSICO Regulamento dos Cursos Vocacionais do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOGADOURO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOGADOURO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO (GRUPO 110) 2012/2013 REGIMENTO DO CONSELHO DE DOCENTES DO 1º CICLO REGIMENTO DO DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO REGIMENTO DO CONSELHO DE ANO 1º

Leia mais

A emissão de parecer favorável obedecerá à apreciação dos seguintes parâmetros:

A emissão de parecer favorável obedecerá à apreciação dos seguintes parâmetros: As visitas de estudo são: Atividades curriculares, decorrentes do Projeto Educativo de Agrupamento e enquadráveis no âmbito do desenvolvimento dos Projetos Curriculares de Agrupamento e de Turma; Estratégias

Leia mais

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO DO CONSELHO PEDAGÓGICO APRESENTADA AO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO DO CONSELHO PEDAGÓGICO APRESENTADA AO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO DO CONSELHO PEDAGÓGICO APRESENTADA AO CONSELHO GERAL DO

Leia mais

Artigo 1º -Âmbito e definição. Artigo 2º - Destinatários e acesso

Artigo 1º -Âmbito e definição. Artigo 2º - Destinatários e acesso Índice Artigo 1º -Âmbito e definição... 2 Artigo 2º - Destinatários e acesso... 2 Artigo 3º - Organização curricular... 2 Artigo 4º - Articulação curricular e coordenação do curso... 2 Artigo 5º - Funcionamento

Leia mais

REVISÃO - ANEXO VI REGULAMENTO INTERNO CURSOS VOCACIONAIS DE NÍVEL BÁSICO

REVISÃO - ANEXO VI REGULAMENTO INTERNO CURSOS VOCACIONAIS DE NÍVEL BÁSICO REVISÃO - ANEXO VI REGULAMENTO INTERNO CURSOS VOCACIONAIS DE NÍVEL BÁSICO Artigo 1º Âmbito e definição 1- Os cursos vocacionais de nível Básico visam desenvolver a escolarização básica, promovendo a participação

Leia mais

Introdução: Objectivos 1. Aulas de substituição

Introdução: Objectivos 1. Aulas de substituição 2009-2010 1 Introdução: Tendo em conta as orientações da tutela, as indicações do PE de Agrupamento enquanto documento orientador da política educativa da escola, as propostas dos grupos e subgrupos disciplinares

Leia mais

REGULAMENTO DA SALA DE ESTUDO

REGULAMENTO DA SALA DE ESTUDO REGULAMENTO DA SALA DE ESTUDO I. Disposições Gerais: Artigo 1º Objeto 1. O presente documento regulamenta a organização e o funcionamento da Sala de Estudo (SE) do Colégio São Filipe (CSF). Artigo 2º Âmbito

Leia mais

COLÉGIO JOSÉ ÁLVARO VIDAL ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANEXO AO REGULAMENTO INTERNO

COLÉGIO JOSÉ ÁLVARO VIDAL ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANEXO AO REGULAMENTO INTERNO COLÉGIO JOSÉ ÁLVARO VIDAL ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANEXO AO REGULAMENTO INTERNO Ano Letivo 2016/2017 ÍNDICE Artigo 1º Objetivos...03 Artigo 2º Atividades de Enriquecimento Curricular...03

Leia mais

CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO E CONSTITUIÇÃO DE TURMAS

CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO E CONSTITUIÇÃO DE TURMAS CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO E CONSTITUIÇÃO DE TURMAS Anexo ao PE JULHO 2016 2016.2017 SUMÁRIO 1. PRINCÍPIOS DE AUTONOMIA PEDAGÓGICA E ORGANIZATIVA 1.1. Enquadramento legislativo 1.2. Operacionalização

Leia mais

Actividades de Enriquecimento Curricular Regimento

Actividades de Enriquecimento Curricular Regimento Actividades de Enriquecimento Curricular Regimento 2010-2011 REGIMENTO DAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Considerando a importância do desenvolvimento de Actividades de Enriquecimento Curricular

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO Ano Letivo 2018/2019 Agrupamento de Escolas da Benedita Alcobaça Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DOMINIOS E OBJETIVOS DO PROJETO EDUCATIVO, METAS E ESTRATÉGIAS PARA A MELHORIA...

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S S A N T O S S I M Õ E S

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S S A N T O S S I M Õ E S AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES ANEXO 2 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) Artigo 1.º Âmbito O presente anexo ao Regulamento Interno aplica-se a todos os estabelecimentos de ensino do 1.º

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS HORÁRIOS DOS ALUNOS

ORGANIZAÇÃO DOS HORÁRIOS DOS ALUNOS ANEXO2 ORGANIZAÇÃO DOS HORÁRIOS DOS ALUNOS Dentro dos limites estabelecidos pelo Despacho Normativo n.º 10-A/2015, de 19 de junho, e demais legislação em vigor, o AESP concretiza as condições do exercício

Leia mais

Raul Dória Escola Profissional do Comércio, Escritórios e Serviços do Porto. Regulamento das. Atividades/Visitas de Estudo

Raul Dória Escola Profissional do Comércio, Escritórios e Serviços do Porto. Regulamento das. Atividades/Visitas de Estudo Raul Dória Escola Profissional do Comércio, Escritórios e Serviços do Porto Regulamento das Atividades/Visitas de Estudo 10 de outubro 2015 Regulamento das Atividades/Visitas de Estudo Artigo 1º Definição

Leia mais

Regulamento. Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF)

Regulamento. Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) Regulamento Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) Artigo 1.º Âmbito O presente anexo ao Regulamento

Leia mais

Plano de Melhoria

Plano de Melhoria Plano de Melhoria 1 Enquadramento O presente Plano de Melhoria resulta, simultaneamente, das orientações emanadas da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, que assentam nas sugestões do Conselho Nacional

Leia mais

3º CICLO 2015/2016. Rua Oliveira do Arco, nº Souselas. Telemóveis: Telefone:

3º CICLO 2015/2016. Rua Oliveira do Arco, nº Souselas. Telemóveis: Telefone: 3º CICLO 2015/2016 Rua Oliveira do Arco, nº 6-8 3020-871 Souselas Telemóveis: 916364499 961357103 Telefone: 239 913 4981 Artigo 1º - Âmbito e definição... pág.3 Artigo 2º - Destinatários e acesso... pág.3

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS MEDIDAS DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR ANO LETIVO 2015/2016 INDÍCE 1. Introdução.. 3 2. Medidas de promoção do sucesso escolar.....3 3. Apoio ao estudo no 1.º

Leia mais

ANEXOS DO REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TRIGAL DE SANTA MARIA

ANEXOS DO REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TRIGAL DE SANTA MARIA ANEXOS DO REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TRIGAL DE SANTA MARIA Aprovado na reunião de 15 de Dezembro de 2015 A presidente do Conselho Geral, Ana Maria Antunes Gonçalves Oliveira Página 1

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA PRÁTICA SIMULADA DOS CURSOS VOCACIONAIS (9º ANO)

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA PRÁTICA SIMULADA DOS CURSOS VOCACIONAIS (9º ANO) Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica ESPECÍFICO DA PRÁTICA SIMULADA DOS CURSOS VOCACIONAIS (9º ANO) Rua António Silva Marinho, 117. 4100-064. PORTO Tel. 22 610 6 1 94 / 5. Fax: 22 610 61 96 E-mail:

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL Atividades de Enriquecimento Curricular - 2015/2016 1 Nos termos do Decreto Lei nº 212/2009, de 3 de setembro e do Despacho n.º 9265-B/2013 de 15 de julho, o

Leia mais