BASES DE DADOS NO JORNALISMO DIGITAL: A RESOLUÇÃO SEMÂNTICA NAS NOTÍCIAS E REPORTAGENS SOBRE O ATAQUE À MARATONA DE BOSTON 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BASES DE DADOS NO JORNALISMO DIGITAL: A RESOLUÇÃO SEMÂNTICA NAS NOTÍCIAS E REPORTAGENS SOBRE O ATAQUE À MARATONA DE BOSTON 1"

Transcrição

1 Performances Interacionais e Mediações Sociotécnicas Salvador - 10 e 11 de outubro de 2013 BASES DE DADOS NO JORNALISMO DIGITAL: A RESOLUÇÃO SEMÂNTICA NAS NOTÍCIAS E REPORTAGENS SOBRE O ATAQUE À MARATONA DE BOSTON 1 Mariana Guedes Conde 2 Resumo: Este artigo objetiva discutir o uso das bases de dados no jornalismo, especificamente em notícias e reportagens relativas ao ataque à Maratona de Boston, ocorrido em abril de 2013, publicadas no site O Globo e no produto original para tablet O Globo a Mais levando em consideração aspectos relativos à resolução semântica, ao paradigma do jornalismo digital em bases de dados (JDBD) e ao modelo da pirâmide deitada no que diz respeito à contextualização e aprofundamento do conteúdo jornalístico digital. Os resultados apontam que são variadas os formatos para visualização de dados utilizados e que novos elementos têm surgido para a construção das notícias e reportagens, além do material de arquivo. Esses dados que revelam aprofundamento e contextualização também predizem o processo de apuração observado através do uso de fontes variadas. Palavras-chave: base de dados, jornalismo digital, resolução semântica. Abstract: This article discusses the use of databases in journalism, specifically on news and reports about the attack on the Boston Marathon occurred in April 2013, published on the website O Globo and original product for tablet O Globo a Mais considering the aspects of semantic resolution, the paradigm of digital journalism in databases (DJDB) and the pyramid lying model related to contextualization and deepening of digital news content. The results shows that the formats for data visualization are diverse and new elements have emerged for the construction of news and reports, in addition to the archive material. These data reveals that deepening and contextualization also predict the journalistic investigation process by varied sources. Keywords: database, digital journalism, semantic resolution. 1 Artigo submetido ao NT Sociabilidade, novas tecnologias e práticas colaborativas de produção de conteúdo do SIMSOCIAL Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). marianaguedesc@gmail.com.

2 1 INTRODUÇÃO Os estudos das bases de dados no jornalismo calcados no paradigma Jornalismo Digital em Base de Dados - JDBD (Barbosa, 2007) têm abordado aspectos dentre os quais as especificidades que as bases de dados conferem ao jornalismo digital no que diz respeito a apuração, produção e distribuição de informações. O jornalismo digital e a sua organização em bases de dados pode potencialmente propiciar um aprimoramento do conteúdo jornalístico calcado na produção de notícias com informações mais completas, contextualizadas e aprofundadas. Este artigo busca discutir o uso das bases de dados no jornalismo digital sob os aspectos da resolução semântica e da contextualização e aprofundamento noticiosos por ela potencializados. Deste modo, buscamos destacar e esclarecer alguns pontos relativos à estrutura da notícia na mídia digital, alicerçada nas propriedades ou características do jornalismo digital e em valores jornalísticos como objetividade, concisão, apuração etc., tais como o paradigma da pirâmide deitada (CANAVILHAS, 2007). Metodologicamente, partimos do conceito de resolução semântica de e funcionalidades e categorias do modelo de jornalismo digital em bases de dados já fixadas por Barbosa (2007) para observar notícias e reportagens na mídia digital. O corpus utilizado é composto por notícias e reportagens do site O Globo e do produto autóctone para tablet O Globo a Mais 3 relativas ao ataque à Maratona de Boston, ocorrido em abril de Os dados foram coletados durante aquele mês. 2 BASES DE DADOS E RESOLUÇÃO SEMÂNTICA: DELIMITAÇÕES CONCEITUAIS E ASPECTOS RELEVANTES A história do jornalismo na web passa por quatro fases distintas: a primeira ou fase da transposição, onde os produtos oferecidos constituíam reproduções dos jornais impressos; a segunda ou fase da metáfora, na qual os produtos para web começaram a experimentar alternativas e potencialidades oferecidas pela rede onde, mesmo ainda sendo cópia do impresso, pôde-se perceber a presença de links, o passou a ser utilizado como meio de 3 O "Globo a Mais" foi o primeiro vespertino para tablet do Brasil e um dos primeiros do mundo. Lançado em janeiro do ano passado, o jornal é publicado de segunda a sexta-feira, a partir das 18h.

3 comunicação entre jornalista e leitor e o hipertexto começou a ser explorado; e a terceira fase, caracterizada pela exploração das características da web, na qual surge o webjornalismo a partir de iniciativas empresariais e editoriais de criação de produtos exclusivos para a internet com a exploração de forma mais completa das potencialidades oferecidas pela web (MIELNICZUK, 2003; PALACIOS, 2003). O modelo de Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) surge durante a transição entre a terceira (Mielniczuk, 2003; Pryor, 2002) e a chamada quarta e atual geração de evolução, onde as bases de dados atuam também como um elemento estruturante (BARBOSA, 2007; BARBOSA, 2008; BARBOSA, RIBAS, 2008; BARBOSA, MIELNICZUK, LARRONDO, 2008). Segundo Barbosa (2008), a denominação Jornalismo Digital em Base de Dados baseia-se nas funcionalidades asseguradas pelas bases de dados para a construção e gestão de produtos jornalísticos digitais, estruturação e apresentação de conteúdos nos cibermeios, mais à frente apresentadas. Briggs (2007, p.48) aponta que os bancos de dados presentes em diversos websites de jornais são utilizados não apenas em coberturas jornalísticas, mas que cooperam na adoção de novos formatos de narrativa jornalística como, por exemplo, o formato alternativo de narrativa jornalística para coberturas básicas, onde a reportagem ou artigo é dividida em partes de leitura fácil e tituladas com expressões do tipo O que aconteceu, O que significa ou Próximos Passos. No entanto convém lembrar que as bases de dados, mesmo não constituindo um meio de comunicação em si, são remediadas 4 no sentido de que a internet garante a elas novas técnicas e linguagens para sua construção e aplicação na produção, coleta de informações, divulgação de conteúdo e que serão remediadas em função dos seus usos no jornalismo digital (BARBOSA, 2004b). A adoção de bancos de dados bem como dos chamados bancos de dados inteligentes e dinâmicos pode favorecer a inovação, permitindo a exploração de novos gêneros, a oferta de conteúdo mais diverso, a disponibilização/apresentação das informações de maneira diferenciada, mais flexível e dinâmica, além da produção descentralizada - outra das características que o jornalismo digital de terceira geração deve contemplar (BARBOSA, 2004b, p. 5). 4 O termo remediação (remediation) compreende o processo de renovação de velhos conteúdos efetuado pelos novos meios, de modo que alguma ligação permaneça entre os novos e os velhos meios podendo ocorrer em diferentes níveis, tais como: uma melhoria em relação ao meio anterior ou, em casos mais profundos, uma absorção do meio anterior pelo atual digital (BOLTER; GRUSIN, 1999). O autores destacam que o meio antigo permanece de alguma forma, pois o novo meio depende sempre do anterior.

4 Machado (2004, p.301) aponta que as bases de dados possuem as seguintes funções: 1) de formato para a estruturação da informação, 2) de suporte para modelos de narrativa multimídia e 3) de memória dos conteúdos publicados. O autor afirma serem os bancos de dados um novo formato no jornalismo digital e que é provavelmente no âmbito da construção das narrativas que o uso dos bancos de dados juntamente com os recursos de multimidialidade, hipertextualidade e interatividade 5 podem contribuir para as diversificação e diferenciação do conteúdo jornalístico digital de terceira geração (MACHADO, 2004a, 2004b, 2006). De modo complementar ao que foi exposto acima, trazemos o conceito de resolução semântica (FIDALGO, 2003, 2004, 2007) o qual no jornalismo digital inclui a estrutura organizativa, o formato e os modos de apresentação de uma notícia, além das noções de baixa e alta resolução, através das quais se pode perceber o nível de densidade informativa de uma notícia. Visando compreender como as bases de dados contribuem para o jornalismo, Fidalgo (2007) analisou as especificidades destas para organização e estruturação de informações na mídia digital através do conceito de resolução semântica, de onde vem que A resolução semântica de uma notícia aumentaria na medida em que o seu cruzamento com outras notícias, fossem elas de que tipo fossem, desse origem a novos dados, só acessíveis através desses cruzamentos de informação. Dito de um modo muito simples, significa que, pelo lado da classificação externa, a resolução semântica de uma notícia depende dos seus diferentes contextos, temporal, geográfico, histórico, cultural, social, económico e espiritual. Cabe à base de dados tornar visíveis esse contextos através da manifestação das relações efectivamente existentes e possíveis da notícia com todas as outras notícias (FIDALGO, 2007, p.108, grifo nosso). Faremos usos das apropriações apresentadas por Mielniczuk et al (2010) de uma atualização do conceito de resolução semântica para desenvolvimento das discussão e análise propostas neste artigo realizadas por Barbosa (2007) e Canavilhas (2007, 2008). 5 Juntamente com a personalização, a memória e atualização contínua, constituem elementos que conferem especificidades para o jornalismo digital (Bardoel & Deuze, 2000; Palacios, 1999, 2002).

5 3 RESOLUÇÃO SEMÂNTICA NO JORNALISMO DIGITAL: DESDOBRAMENTOS E APROPRIAÇÕES Barbosa (2007) delimita 18 funcionalidades 6 e 7 categorias 7 descritivas para o Modelo JDBD, sendo que as funções destacadas estão relacionadas à gestão interna dos produtos jornalísticos, aos processos de apuração e contextualização, à estruturação das informações, à composição das peças informativas, à recuperação das informações à apresentação dos conteúdos. Para este artigo elegemos quatro dessas funcionalidades, a saber: 1) Conformar padrões novos para a construção das peças informativas; 2) Permitir usos e concepções diferenciadas para o material de arquivo; 3) Garantir a flexibilidade combinatória e o relacionamento entre os conteúdos; e 4) Orientar e apoiar o processo de apuração, coleta, e contextualização dos conteúdos. A justificativa da escolha se dá pelo objetivo do trabalho que é discutir a resolução semântica no jornalismo digital perpassando questões acerca da estrutura do conteúdo jornalístico e conceitos como os de contextualização e aprofundamento de informações, de onde vem o modelo de pirâmide deitada que pretende atuar em conformidade com o conceito de resolução semântica e agrega algumas das funcionalidades aqui apresentadas. Quanto às categorias, acreditamos que o inter-relacionamento/hiperlinkagem e as densidade informativa e temática ajudam na construção das relações propostas para contemplar o objetivo desse artigo. A sucessão de informações na notícia digital, segundo Fidalgo (2004), pode ser melhor compreendida através do conceito de resolução semântica, pois tal contínuo de informações 6 A saber: 1 - Indexar e classificar as peças informativas e os objetos multimídia; 2 - Integrar os processos de apuração, composição e edição dos conteúdos; 3 - Conformar padrões novos para a construção das peças informativas; 4 - Agilizar a produção de conteúdos, em particular os de tipo multimídia; 5 - Propiciar categorias diferenciadas para a classificação externa dos conteúdos; 6 - Estocar o material produzido e preservar os arquivos (memória), assegurando o processo de recuperação das informações; 7 - Permitir usos e concepções diferenciadas para o material de arquivo; 8 - Garantir a flexibilidade combinatória e o relacionamento entre os conteúdos; 9 - Gerar resumos de notícias estruturados e/ou matérias de modo automatizado; 10 - Armazenar anotações semânticas sobre os conteúdos inseridos; 11 - Habilitar o uso de metadados para análise de informações e extração de conhecimento, seja por meio de técnicas estatísticas ou métodos de visualização e exploração como o data mining; 12 - Ordenar e qualificar os colaboradores e repórteres cidadãos ; 13 - Orientar e apoiar o processo de apuração, coleta, e contextualização dos conteúdos; 14 - Regular o sistema de categorização de fontes jornalísticas; 15 - Sistematizar a identificação dos profissionais da redação; 16 - Cartografar o perfil dos usuários; 17 - Transmitir e gerar informação para dispositivos móveis (celulares, computadores de mão, ipods, entre outros); 18 - Implementar publicidade dirigida (BARBOSA, 2007). 7 A saber: dinamicidade, automatização, inter-relacionamento/hiperlinkagem, flexibilidade, visualização, densidade temática e densidade informativa (BARBOSA, 2007).

6 não se adequa ao modelo da pirâmide invertida de estruturação do texto jornalístico tal qual empregada nos meios tradicionais. Apesar das perguntas do lead serem respondidas em uma notícia online, mediante base de dados a continuidade de informação pode ser feita de um modo diferente e não segundo a estrutura hierárquica da pirâmide invertida (FIDALGO, 2004, p. 05; 2007, p. 95). Essa reformulação passa a ser baseada na definição dos campos de classificação num processo determinado pela estrutura da base de dados, ou seja, o formato que se terá é aquele em que as notícias são dadas de forma lacunar, deficiente - num primeiro momento - para, em seguida, serem complementadas, modificadas e até corrigidas (MIELNICZUK et al, 2010, p.3). Utilizaremos as funcionalidades relativas à conformação de novos padrões para a construção de peças informativas e à orientação e apoio do processo de apuração, coleta e contextualização de conteúdo. De acordo com Barbosa (2008), as bases de dados suportam a produção das chamadas hipernarrativas. O conceito, apresentado por Lev Manovich (2001), associa os conceitos de hipertextualidade e multimidialidade. A hipernarrativa possui uma existência material base de dados e uma desmaterializada o sintagma e são construídas a partir de blocos de informações. A construção é guiada pelo leitor que pode interferir na sequência da narrativa e construir uma linearidade particular, numa estrutura multilinear (PALACIOS, 1999, p.4), graças à hipertextualidade, ou seja, à presença de links nas notícias. Para Mielniczuk (2003) os caminhos oferecidos pelo hipertexto permitem que diferentes leitores, ainda que diante do mesmo hipertexto, tenham ao final lido textos distintos, o que contribui para o processo de personalização da notícia. A personalização neste aspecto refere-se, portanto, à configuração do produto jornalístico de acordo com os interesses particulares do usuário, ou seja, a interação do leitor com a publicação onde este elege o seu próprio percurso de leitura, o que se dá por meio do hipertexto. Baseado no exposto, Canavilhas (2001) afirma que a capacidade de conduzir a própria leitura leva o leitor a assumir um papel proativo na notícia ao estabelecer a sua própria pirâmide invertida. Canavilhas (2007, 2008) considera a resolução semântica, em uma arquitetura de quatro níveis de informação, na definição do nível de contextualização, no qual é acrescentada mais informação sobre cada uma das questões fundamentais, com links documentais e links de definição. A partir deste nível aumenta a resolução semântica da notícia (Fidalgo, 2004), com links para blocos de informação internos (arquivo) (CANAVILHAS, 2008, p.159).

7 Baseado na organização da notícia em blocos de informação com links, característico do jornalismo na web, o autor nos traz então o conceito de pirâmide deitada. O modelo da pirâmide deitada a notícia evolui em níveis de leitura desde um primeiro nível com informações essenciais até um quarto nível com informações mais detalhadas, assemelhando-se ao perfil de uma pirâmide horizontal onde a base representa um volume maior de informação. Na acepção de Canavilhas (2007), a quantidade (e variedade) de informação disponibilizada é variável de referência, com a notícia a desenvolver-se de um nível com menos informação para sucessivos níveis de informação mais aprofundados e variados sobre o tema em análise (p.36). Estes níveis estariam assim definidos: a unidade base (lead, que deve responder o essencial: o que, quando, quem e onde), o nível de explicação (que complementa a informação essencial do lead e deve responder ao por que e ao como, complementando a informação essencial), o nível de contextualização (mais informação em diferentes formatos) e o nível de exploração (com ligação ao arquivo da publicação e/ou arquivos externos 8 ). Já nos referimos aqui ao nível de contextualização e a sua relação com o conceito de resolução semântica que se dá através da ligação para blocos de informação internos (arquivo). Nos trabalhos desenvolvidos (2008a, 2008b) temos duas acepções que podem ser complementares no que concerne ao nível de contextualização da pirâmide deitada, respectivamente: 1) mais informação em outros formatos (imagem, áudio, vídeo, som); 2) mais informação através de links para arquivos internos, o que o equipara com o nível de explicação também apresentado. A relação com a primeira funcionalidade destacada, portanto, se estabelece aqui juntamente com a apropriação do conceito de resolução semântica por Canavilhas (2007, 2008) e as categorias de densidade informativa e densidade temática: segundo Barbosa (2007) a pirâmide deitada permite organizar as peças informativas em conformidade com o conceito de resolução semântica (FIDALGO, 2004). As densidades informativa e temática, respectivamente, estão relacionadas às complementações, alterações, contextualizações e aprofundamentos possibilitados pela sucessão de notícias no meio digital e às novas 8 Palacios (2003) aponta como memória a possibilidade de disponibilização online de toda informação anteriormente produzida e armazenada, através de arquivos digitais, com sistemas sofisticados de indexação e recuperação de informação (p.25), possibilitada pela potencial ausência de limites físicos na web.

8 tematizações, que fogem às mais comuns (como política, esportes, economia) possibilitadas pelo uso das bases de dados. Sabemos que o aumento da resolução semântica também está associado ao cruzamento de informações em bases de dados capazes de gerar frequentemente novas informações com valor noticioso (FIDALGO, 2007, p.107), o que nos aponta que estas relações, alicerçadas nos diversos contextos de uma notícia, surgem a partir de outras notícias (anteriores ou não) e que a base de dados será responsável por originar e tornar visíveis novos dados a partir destes. A partir daqui trazemos as funcionalidades relacionadas aos usos e concepções diferenciados para o material de arquivo e a flexibilidade combinatória entre os conteúdos a fim de gerar novos dados e novas informações, como exposto, e que também estão na pirâmide deitada. A outra funcionalidade destacada aqui orientar e apoiar o processo de apuração, coleta e contextualização de conteúdos diz respeito ao emprego das bases de dados como fontes no jornalismo, o que será retomado mais à frente. A categoria hiperlinkagem perpassa os aspectos mencionados relativos a hipertextualidade, hipernarrativa e incorporação de material de arquivo em diferentes formatos. 4 APROFUNDAMENTO E CONTEXTUALIZAÇÃO NO JORNALISMO Autores como Teun Van Dijk (1996) reconheceram na estrutura do texto jornalístico (ou no discurso da notícia) estruturas fixas relacionadas aos contextos social, cultural e cognitivo vigentes, o que resultou em um modelo de notícia baseada em um caráter estrutural (temático e esquemático), constituindo-se como uma das bases teóricas principais para o estudo da estrutura do texto jornalístico, em especial a notícia. Os esquemas para a estrutura da notícia do jornal impresso de Van Dijk (1996) nos trazem elementos que podem ser relacionados com os presentes na pirâmides invertida e deitada. Sabemos que não há consenso sobre que elemento do lead deve vir primeiro na notícia, este variando conforme o grau de relevância atribuído a cada pergunta. Os esquemas que apresentam a pirâmide invertida colocam o lead no topo, seguido do sublead, de dados secundários e de informações menos importantes que devem ficar para o último parágrafo. O sublead prediz um aprofundamento do lead ao responder as perguntas como e por que.

9 Na pirâmide deitada percebemos um esquema semelhante ao da pirâmide invertida no qual o primeiro nível, ou a unidade base, corresponde ao lead e deverá responder ao essencial: o que, quando, quem e onde. Esta unidade base pode ser uma hard news e evoluir ou não para um formato mais elaborado. O nível seguinte, nível de explicação, corresponde ao como e ao por que e completa a informação essencial sobre o acontecimento (CANAVILHAS, 2006). Nossa primeira inferência é que a pirâmide invertida encontra-se na pirâmide deitada, ou seja, os primeiros níveis correspondem aos itens mais relevantes do acontecimento e a contextualização deve ocorrer durante todo o processo. É importante ressaltar que elementos como consequências, avaliação, circunstâncias, contexto, eventos anteriores e motivação/explicação já eram tidos por Van Dijk (1996) como elementos estruturais da notícia 9. O conceito de contextualização da pirâmide deitada pode ser relacionado ao de background trazido por Van Dijk (1996) no diagrama representativo da estrutura esquemática da notícia do qual fazem parte as circunstâncias, história, contexto e eventos anteriores do acontecimento. O background deve fornecer os contextos social, político e histórico 10 ou a condição geral dos eventos. Pode ser do tipo histórico, quando organiza eventos do passado e do presente; tratar de eventos prévios, ou seja, que precedem o evento principal e é tomado como causa ou condição deste; e o contexto, que organiza a informação sobre a ocorrência noticiada, sendo o evento principal o elemento significativo. A afirmação de Lage (1997) de que no processo de hierarquização do texto não há descontextualização do fato, o contexto surge após o relato do mais importante também nos leva a pensar nesse termo quando tratado dentro da pirâmide deitada. Mar de Fontcuberta (1999, p ) aponta que um acontecimento se faz num determinado contexto (geográfico, histórico etc.) que ajuda à sua compreensão, e que os contextos são múltiplos. Segundo ela, a contextualização é de dois tipos: diacrônica (explica a sucessão de fatos anteriores à notícia e com ela relacionados) e sincrônica (explica as circunstâncias geográficas, políticas, sociais etc., em que se produziu a notícia). Na mídia digital grande parte da contextualização diacrônica ocorre através de ligações hipertextuais para material de arquivo, o mesmo podendo ocorrer para parte de contextualização sincrônica. 9 Ver Diagrama representativo da estrutura temática de uma notícia (macrossemântica) e Diagrama representativo da estrutura esquemática da notícia (macrossintaxe) em Van Dijk (1996). 10 Organizando as informações históricas (eventos do passado) relacionadas à notícia, foca na história não recente da situação atual e seus acontecimentos, ela não pode ser o evento principal (VAN DIJK, 1996).

10 5 ANÁLISE DE ALGUNS ELEMENTOS DO CORPUS: O ATAQUE À MARATONA DE BOSTON O corpus deste trabalho é composto por notícias e reportagens publicadas durante o mês de abril de 2013 no site O Globo (globo.com) e no Globo a Mais relativas ao ataque à maratona de Boston, nos EUA. O Globo a Mais, vespertino para tablets publicado de segunda a sexta-feira, traz reportagens, principais notícias do dia, dicas culturais, colunas, galeria de imagens, constituindo-se em um produto exclusivo para os dispositivos móveis com sistema IOS. Em abril de 2013, o produto foi premiado no concurso The Best of Digital Design na categoria de portfólios de Olimpíadas 2012 por excelência digital. Durante a 117º edição da Maratona de Boston em 15 de abril de 2013, três pessoas morreram e 176 ficaram feridas após duas explosões junto à linha de chegada, sendo considerado este o pior atentado desde os ataques da Al Qaeda em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. As explosões ocorreram no momento em que milhares de corredores terminavam a 117ª edição da maratona, considerada a mais antiga do mundo, disputada desde 1897, e com cerca de 27 mil participantes. Além da concentração de atletas e espectadores devido à prova, a biblioteca pública de Boston e hotéis de quatro e cinco estrelas ficam localizados nas imediações. Devido à extensão do corpus especialmente no que se refere às notícias da web optamos por destacar elementos isolados que julgamos interessantes e pertinentes à discussão proposta, sem pretensões de analisar a qualidade da cobertura ou algo equivalente. 5.1 NOTÍCIAS DA WEB: COBERTURA DO SITE OGLOBO.COM No dia 18 de abril, a matéria da Reuters intitulada Polícia busca ao menos 2 homens vistos em fotos de atentado em Boston, publicada no site do Globo, revela o uso de dados fotografias dos possíveis suspeitos pelo jornalismo como forma de auxiliar a investigação e o perigo que envolve a divulgação de dados falsos ou imprecisos neste sentido. Fotos postadas pelo New York Post mostravam possíveis suspeitos do atentado. Um caso semelhante ocorreu na sequência de um atentado na Olimpíada de Atlanta, em 1996, no qual o segurança Richard Jewell foi preso e acabou se mostrando inocente.

11 Um aspecto interessante observado na cobertura dos ataques à maratona de Boston é o uso das fontes em matérias como As histórias de cinco vítimas dos atentados em Boston 11 e Relatos de testemunhas dos atentados em Boston 12. A diversidade das fontes, neste caso, e os recursos utilizados para o tratamento de informações (Figura 1), certamente conferem um aumento da resolução semântica da notícia ao predizer uma apuração mais rica e maior aprofundamento do acontecimento e estarem geralmente em veja também. Figura 1 - Uso das fontes na cobertura da web Figura 1 - O testemunho de um participante da maratona serve como informação para contextualizar e aprofundar as notícias da web sobre o ataque à maratona de Boston. Na editoria Mundo (seção infográfico ) do site O Globo foi criado um especial intitulado O mapa da caçada aos suspeitos de Boston 13 com os seguintes itens: Suspeitos, com nomes, informações e situação (capturado ou não, morto) dos principais suspeitos do atentado; Caçada, com um mapa contendo indicações sobre local da explosão, de assaltos, perseguições e outros confrontos; e Cronologia, com listagem dos acontecimentos desde o dia 18 de abril de 2013, dispostos em uma linha de tempo interativa, na qual o leitor tem uma visão geral dos acontecimentos arranjados por dia e por hora (Figuras 2 e 3). Este especial surge muitas vezes durante a cobertura como notícias relacionadas ou veja também. Outros elementos infográficos fizeram parte da cobertura do ataque: o Veja o local da explosão da fábrica de fertilizantes no Texas e Pressão e explosão 14 (Figuras 4 e 5). 11 Disponível em: 12 Disponível em: 13 Disponível em: 14 Disponível em:

12 Os infográficos são percebidos aqui como um formato alternativo para apresentar um fato jornalístico através de dados presentes no mapa e na linha do tempo, utilizados no processo de apuração e produção de outras notícias para o próprio site, de onde vem o cruzamento e combinação entre informações para gerar novos dados e elementos como estes. A disposição do mapa e da cronologia/linha do tempo, especificamente, permite ao leitor a visualização dos contextos principalmente geográfico e cultural, ampliando a resolução semântica e resultando em complemento e contextualização da informação. O mapa interativo localiza geograficamente diversos acontecimentos como roubo de veículos, perseguição e captura de suspeitos (Figuras 4 e 5). A possibilidade de contextualização geográfica através de links internos, como por exemplo, com o infográfico O local da explosão na maratona de Boston (Figura 4) surge já no início da cobertura 15, no dia 15 de abril de A cronologia situa os acontecimentos em ordem de ocorrência e permite uma visualização mais geral dos fatos. Somado a isso, matérias como Maratona de Boston é a mais tradicional do mundo 16 também contextualizam temporal e historicamente o evento. Figura 2 - O mapa da caçada aos suspeitos de Boston (Caçada) Figura 2 - Mapa publicado na seção "infográfico" da editoria Mundo no site O Globo. 15 Na notícia Google lança site especial para ajudar a identificar vítimas de explosões em Boston disponível em: 16 Disponível em:

13 Figura 3 - O mapa da caçada aos suspeitos de Boston (Cronologia) Figura 3 - Cronologia publicada na seção "infográfico" da editoria Mundo no site O Globo. Figura 4 - O local da explosão em Boston Figura 4 - Mapa interativo apontando o local da explosão em Boston publicado no site O Globo.

14 Figura 5 - Mapa da explosão da fábrica de fertilizantes do Texas Figura 5 - Mapa interativo com dados sobre a explosão de uma fábrica no Texas publicado no site O Globo. Outro exemplo interessante da coberta de O Globo na web é a criação de uma página intitulada Caçada em Boston - Acompanhe os acontecimentos de Boston em tempo real 17 onde foi disponibilizado o feed do Twitter e um Live Blog, além de vídeos sobre os principais acontecimentos. Além disso, a divulgação da criação de um site para ajudar na identificação de vítimas e fornecimento de informações sobre elas 18, o Google Persona Finder REPORTAGENS NO TABLET: COBERTURA NO GLOBO A MAIS Na cobertura de O Globo a Mais percebemos cinco reportagens sobre os ataques à maratona de Boston publicadas durante o mês de abril intituladas Lições de Nova York/ Para não repetir NY, de 16/04; Terror em família/pesadelo americano, de 19/04; Semana do medo, de 19/04; Sete dias, sete dúvidas/um ataque, sete dúvidas, de 22/04 e Todo mundo em pânico, de 23/ Disponível em: 18 Disponível em: 19 Disponível em: 20 Os dois títulos separados por barra distinguem o título da capa e da reportagem interna.

15 A reportagem Para não repetir Nova York, de capa, traz um infográfico animado sobre as possíveis causas do ataque: Maratona de suspeitas. Seis fotografias ilustram elementos que podem ter motivado o ataque em Boston, como dia de impostos e protestos (dia anterior) e independência de Israel e dia do patriota. É importante frisar aqui que as reportagens do Globo a Mais têm trazido links que remetem aos conteúdos da web, a partir do que se podem pensar os conceitos apresentados, como resolução semântica, contextualização de informações, pirâmide deitada etc. Figura 6 - Maratona de suspeitas Figura 6 - Infográfico com possíveis causas do ataque à maratona. A reportagem Pesadelo americano, da capa do dia 19/04, faz uma relação entre o chamado sonho americano que motiva os imigrantes a tentar a vida nos EUA e o fato de dois desses imigrantes, irmãos chechenos, serem suspeitos dos ataques. A reportagem dedicase à vida dos rapazes, a família, o país de origem e a caçada pelos Estados Unidos, além de links para outras notícias na web. Há uma galeria de imagens com treze fotografias, documentos (como o histórico escolar de um deles) e cartazes de Procura-se. Aqui há uma contextualização social e cultural, permitida até mesmo pela linha editorial do produto, que se propõe a ser também mais reflexivo e analítico. No mesmo dia 19, o Globo a Mais publicou uma linha do tempo 21 que abrangeu a semana em que ocorreram os ataques, de segunda a sexta-feira (15 a 19/04), destacando acontecimentos relacionados tais como a caçada pelos dois jovens suspeitos do ataque, as 21 A nomeação do formato vem do próprio produto.

16 cartas com veneno endereçadas a Obama e a explosão de uma fábrica no Texas. A linha do tempo interativa trouxe pequenos textos e imagens sobre histórias, momentos, recomendações acerca dos fatos. Figura 7 - Linha do tempo: Semana do medo Figura 7 - Linha do tempo publicada no Globo a Mais do dia 19 de abril de A linha passa na horizontal e as colunas rolam na vertical. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os elementos apontados neste estudo para ilustrar o uso e a visualização de dados no jornalismo digital nos mostram uma infinidade de opções para a produção de conteúdo jornalístico e o aprofundamento e contextualização deste conteúdo. O próprio ambiente da web potencializa a inter-relação e o cruzamento de notícias e informações ou dados, o que é capaz de aumentar a resolução semântica de uma notícia e ocorre com frequência no caso observado. Quanto ao uso dos links, principalmente os internos que remetem a conteúdo do próprio site devemos ressaltar que a simples presença deles não indica necessariamente a contextualização de um acontecimento, pois podem apenas estar relacionados a uma mesma seção de notícias.

17 Os mapas, os relatos e os infográficos observados no corpus aumentam a resolução semântica ao propiciar principalmente a contextualização dos acontecimentos e a visualização de dados apurados. No entanto, é relevante pensar conceitos como contextualização e aprofundamento, por exemplo, bastante amplos e que precisam ser melhor trabalhados quando tratamos de mais informação, que é o que a pirâmide deitada propõe haver na leitura de uma notícia na web. Em todos estes aspectos retratados com base na cobertura dos ataques à maratona de Boston percebemos elementos capazes de ilustrar o que foi discutido no aporte teórico utilizado para este artigo. A facilidade de compor novos formatos não é uma novidade na na mídia digital, especialmente na web. No entanto, é valido observar como isso ocorre em produtos como o Globo a Mais, com edições fixas e fechadas, mas que fazem cada vez mais uso de links externos para notícias ou especiais da web e a evolução do uso de elementos textuais ou não para o aumento da resolução semântica tanto na web quanto em dispositivos móveis. Referências BARBOSA, S. Modelo Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) em Interação com a Convergência Jornalística. In: Textual & Visual Media. Revista de la Sociedad Española de Periodística. Madrid. V a. p: BARBOSA, S.; RIBAS, B. Mapeamento conceitual e metodológico preliminar sobre as bases de dados no ciberjornalismo. In: DIAZ NOCI, Javier; PALACIOS, Marcos. Metodologia para o estudo dos cibermeios: Estado da arte & perspectivas. Salvador: EDUFBA. 2008b. p BARBOSA, S.; MIELNICZUK, L.; LARRONDO, A. Narrativa jornalística e base de dados: discussão preliminar sobre gêneros textuais no ciberjornalismo de quarta geração. In: Anais VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). São Bernardo do Campo/SP, 2008c. (CD-ROM). BARBOSA, S. Jornalismo digital em ambientes dinâmicos. Propriedades, rupturas e potencialidades do Modelo JDBD. In: 5.º Congresso das Ciências da Comunicação, da Associação Portuguesa das CIências da Comunicação (SOPCOM), 2007, Braga. 5º SOPCOM - Comunicação e Cidadania - Programa Geral COMUNICAÇÕES, RESUMOS. Braga: Universidade do Minho, p BARBOSA, Suzana. Jornalismo digital em base de dados (JDBD): um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. Salvador: Facom/ UFBA, [Tese de doutorado]

18 BARBOSA, Suzana. Banco de Dados como metáfora para o jornalismo digital de terceira geração. In: Ciências da Comunicação em Congresso na Covilhã. III Sopcom, VI Lusocom, II Ibérico, UBI (CD-ROM), 2004a. BARBOSA, Suzana. Identificando remediações e rupturas no uso de bancos de dados no jornalismo digital. In: II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2004, Salvador. II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Salvador: Agecom, 2004b. BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding new media. Cambridge: The MIT Press, BRIGGS, Mark. Jornalismo 2.0: Como sobreviver e prosperar. Um guia cultural na era da informação. Knight Center for Journalism in the Americas, Disponível em: Acesso em 28 de março de CANAVILHAS, João. Webnotícia: Propuesta de Modelo Periodístico para la WWW. Coleção Estudos em Comunicação. Covilhã: Livros Labcom, [e-book]. Disponível em: CANAVILHAS, João Messias. Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. In: BARBOSA, Suzana (Org.). Jornalismo digital de terceira geração. Covilhã: Universidade de Beira Interior - Labcom, Disponível: barbosa_suzana_jornalismo_digital_terceira_geracao.pdf. Acesso em: 29 ago.2011 CANAVILHAS, José Messias. Webjornalismo: considerações gerais sobre jornalismo na web Disponível em: Acesso em: 29 ago.2011 FIDALGO, António. A resolução semântica no jornalismo online. In: BARBOSA, S. (Org.). Jornalismo digital de terceira geração. Coleção Estudos em Comunicação. Covilhã: Livros Labcom, [e-book]. p Disponível em: Acesso em 13 de março de Do poliedro à esfera: os campos de classificação. A resolução semântica no jornalismo online. In: Anais do II SBPJor. Salvador-BA, (CD-ROM).. Sintaxe e semântica das notícias on-line. Para um jornalismo assente em base de dados. In: LEMOS, André et al. (Orgs.). Mídia.Br. Livro da Compós, Porto Alegre: Meridional, p Sintaxe e semântica das notícias on-line. Para um jornalismo assente em base de dados. In:FIDALGO, António; SERRA, Paulo (Orgs.). Informação e Comunicação Online. Jornalismo Online. Volume 1. Covilhã: Universidade da Beira Interior/Portugal, 2003.p

19 LAGE, Nilson. O lead clássico como base para automação do discurso informativo. In: XX Congresso da Intercom. Santos-SP, Machado, E. O Jornalismo Digital em Base de Dados. Florianópolis: Calandra, O banco de dados como espaço de composição de narrativas multimídia. In: Anais do II SBPJor. Salvador-BA/Brasil, 2004b. MACHADO, Elias. Banco de dados como formato no jornalismo digital. In: Ciências da Comunicação em Congresso na Covilhã. III Sopcom, VI Lusocom, II Ibérico, UBI (CD- ROM), 2004a. MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na web - Uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Salvador: Facom/ UFBA, [Tese de doutorado] MIELNICZUK, Luciana; BARBOSA, Suzana; DALMASO, Silvana; FIGUEIREDO, Diogo. Estudos iniciais sobre o conceito de resolução semântica no jornalismo digital, Disponível em: a_barbosa.pdf PRYOR, Larry. The third wave of online journalism Disponível em: Acesso em: 17 ago PALACIOS, Marcos. Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo online: o lugar da memória. In: PALACIOS, M.; MACHADO, E. (Org.). Modelos de jornalismo digital. Salvador: Calandra, Disponível em: Acesso em: 17 ago.2011 VAN DIJK, T.A. La noticia como discurso: comprensión, estructura y producción de la información. Tradução de Guillermo Gal. Barcelona: Paidos,

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo WEBJORNALISMO Aula 04: Características do Webjornalismo Prof. Breno Brito Características do webjornalismo O webjornalismo apresenta algumas características específicas em relação a aspectos que quase

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1

Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1 Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1 Ana Carolina Fernandes MAXIMIANO 2 Bruno da SILVA 3 Rita de Cássia Romeiro PAULINO 4 Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com ANIMAÇÕES WEB AULA 2 conhecendo a interface do Adobe Flash professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com O layout do programa A barra de ferramentas (tools) Contém as ferramentas necessárias para desenhar,

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

WEBJORNALISMO. Aula 03: Contextualizando o webjornalismo. Conceitos e Nomenclaturas

WEBJORNALISMO. Aula 03: Contextualizando o webjornalismo. Conceitos e Nomenclaturas WEBJORNALISMO Aula 03: Contextualizando o webjornalismo Prof. Breno Brito Conceitos e Nomenclaturas Jornalismo digital Jornalismo eletrônico Ciberjornalismo Jornalismo on-line Webjornalismo 2 Prof. Breno

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado Escola Básica e Secundária de Velas Planificação de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Curso Profissional de Técnico de Secretariado 10º C MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Microsoft Excel Conteúdos

Leia mais

FACULDADE SATC CURSO DE JORNALISMO PROJETO EDITORIAL PORTAL SATC

FACULDADE SATC CURSO DE JORNALISMO PROJETO EDITORIAL PORTAL SATC FACULDADE SATC CURSO DE JORNALISMO PROJETO EDITORIAL PORTAL SATC 1. Contexto A transmissão e o acesso às informações é uma preocupação constante do ser humano. Ser bem informado e informar bem são, portanto,

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

O TEXTO DA MÍDIA DIGITAL

O TEXTO DA MÍDIA DIGITAL PACOTE DE NOTÍCIAS no dreamweaver O TEXTO DA MÍDIA DIGITAL União das principais características das mídias "anteriores : - Agilidade (rádio) - rapidez na atualização de conteúdo e na formatação do layout

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURTAS METRAGENS DOCUMENTÁRIOS REPORTAGENS JORNALÍSTICAS PARA VEÍCULOS IMPRESSOS (CDC) e TIRAS DE DESENHO EM QUADRINHOS (QCiência) - INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURTAS METRAGENS DOCUMENTÁRIOS REPORTAGENS JORNALÍSTICAS PARA VEÍCULOS IMPRESSOS (CDC) e TIRAS DE DESENHO EM QUADRINHOS (QCiência) - INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL Equipe A³ Elton Sacramento Eveline Almeida Gabriela Yu 1 1. Introdução O site escolhido foi o ARCA Brasil (http://www.arcabrasil.org.br/), uma ONG que promove o bem-estar

Leia mais

Semântica para Sharepoint. Busca semântica utilizando ontologias

Semântica para Sharepoint. Busca semântica utilizando ontologias Semântica para Sharepoint Busca semântica utilizando ontologias Índice 1 Introdução... 2 2 Arquitetura... 3 3 Componentes do Produto... 4 3.1 OntoBroker... 4 3.2 OntoStudio... 4 3.3 SemanticCore para SharePoint...

Leia mais

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Objetivos Diferenciar as diversas formas de armazenamento Compreender o que é e como definir a porcentagem de agregação Conhecer a possibilidade da utilização de

Leia mais

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SESC 2015 VERTENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SESC 2015 VERTENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SESC 2015 VERTENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL O Sesc Unidade Barra Mansa, torna público o Edital referente ao Congresso de Educação Física Sesc 2015,

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

JORNALISMO NA INTERNET

JORNALISMO NA INTERNET UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO JORNALISMO NA INTERNET Coord. Prof. Dr. Marcos Palacios Equipe: Susana Barbosa Carla Schwingel Salvador, 2002 1. Definição

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

O quadro S.O.S Mais Você já é sucesso e cativou os telespectador do programa.

O quadro S.O.S Mais Você já é sucesso e cativou os telespectador do programa. Estudo Exploratório O quadro S.O.S Mais Você já é sucesso e cativou os telespectador do programa. Com dicas e informações sobre saúde, alimentação, bem estar, corpo, curiosidades e muito mais, o quadro

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de TIC Módulos 1,2,3-10.ºD CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA Ano Letivo 2015-2016 Manual adotado:

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PROJETO DE LEI Nº 030/2013 Estabelece a modernização do Disque Denúncia por meio de novas tecnologias e mantendo o anonimato. A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo D E C R E T A Art. lº

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

VIII PRÊMIO ANATEC REGULAMENTO

VIII PRÊMIO ANATEC REGULAMENTO VIII PRÊMIO ANATEC REGULAMENTO 1. DO PRÊMIO O Prêmio ANATEC é uma iniciativa da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES DE PUBLICAÇÕES - ANATEC e é organizado pela GARRIDO MARKETING. O prêmio tem amplitude nacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

APOLO NEWS: um novo meio de aproveitar tudo o que a internet oferece 1

APOLO NEWS: um novo meio de aproveitar tudo o que a internet oferece 1 APOLO NEWS: um novo meio de aproveitar tudo o que a internet oferece 1 Igor Samuel de Oliveira PRADO 2 Juscelino Ribeiro de OLIVEIRA Júnior 3 Shaianna da Costa ARAÚJO 4 Orlando Maurício de Carvalho BERTI

Leia mais

O dilema no uso da internet rica

O dilema no uso da internet rica 44 :: Webdesign O dilema no uso da internet rica Nós sabemos que a tentação é grande diante das mais diversas pirotecnias tecnológicas, mas o bom senso deve prevalecer na hora de se definir os rumos de

Leia mais

Este documento tem o objetivo de esclarecer alguns procedimentos e definir parâmetros para facilitar o processo.

Este documento tem o objetivo de esclarecer alguns procedimentos e definir parâmetros para facilitar o processo. Prezado Curador, Em dezembro de 2010 o INCT-HVFF (INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos) teve um projeto aprovado junto ao CNPq, no âmbito do programa Reflora, cujo objetivo é aumentar a base informacional

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS Revista Interdisciplinaridade INTERDISCIPLINARIDADE é uma revista de periodicidade anual, cujo volume de cada ano será publicado em outubro e poderão ser realizadas

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

Escolha do tópico: TRANSFUSÃO SANGUÍNEA / DOAÇÃO DE SANGUE / SISTEMA ABO E RH.

Escolha do tópico: TRANSFUSÃO SANGUÍNEA / DOAÇÃO DE SANGUE / SISTEMA ABO E RH. Design pedagógico do objeto de aprendizagem Solidariedade sanguínea. Escolha do tópico: TRANSFUSÃO SANGUÍNEA / DOAÇÃO DE SANGUE / SISTEMA ABO E RH. 1- A quais estratégias e atividades atende cada objetivo

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

PowerPoint 2007 Prof. André Alencar P á g i n a 1 POWERPOINT 2007

PowerPoint 2007 Prof. André Alencar P á g i n a 1 POWERPOINT 2007 P á g i n a 1 POWERPOINT 2007 Principais dicas: 1. O PowerPoint é um software de criação de apresentações. Com ele é possível criar uma sucessão de slides para serem apresentados na forma de uma exposição,

Leia mais

SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER

SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS) foi customizado pelo IBICT, e o objetivo principal do projeto foi organizar a informação científica

Leia mais

GEOTARGET PERNAMBUCO NOTÍCIAS

GEOTARGET PERNAMBUCO NOTÍCIAS GEOTARGET PERNAMBUCO NOTÍCIAS GEOTARGET: o que é? É uma forma de comprar mídia na internet. A compra por Geotarget permite o direcionamento das peças publicitárias para determinadas áreas geográficas.

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho.

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho. Para submissão de trabalhos é necessário que você esteja inscrito no evento. Você deve realizar seu cadastro acessando a opção Cadastrar, quando disponível. É imprescindível que você guarde suas informações

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

Regulamento Selo 2015

Regulamento Selo 2015 Regulamento Selo 2015 INTRODUÇÃO O Selo Escola Protetora do Meio Ambiente é uma atividade do Programa Carahá de Cara Nova. O Programa originou-se da campanha Carahá de Cara Nova do Correio Lageano, que

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

PRÊMIO CNH INDUSTRIAL DE JORNALISMO ECONÔMICO

PRÊMIO CNH INDUSTRIAL DE JORNALISMO ECONÔMICO PRÊMIO CNH INDUSTRIAL DE JORNALISMO ECONÔMICO REGULAMENTO EDIÇÃO 2015 O Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico é um concurso cultural, promovido pela CNH Industrial, que tem como objetivo valorizar

Leia mais

Portal de conteúdos Linha Direta

Portal de conteúdos Linha Direta Portal de conteúdos Linha Direta Tecnologias Educacionais PROMOVEM SÃO Ferramentas Recursos USADAS EM SALA DE AULA PARA APRENDIZADO SÃO: Facilitadoras Incentivadoras SERVEM Necessárias Pesquisa Facilitar

Leia mais

O PAPEL DA AGÊNCIA DE JORNALISMO DA UEPG NO FOMENTO À PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS NA WEB

O PAPEL DA AGÊNCIA DE JORNALISMO DA UEPG NO FOMENTO À PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS NA WEB 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA O PAPEL DA

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Tarefas Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

ANÁLISE QUALITATIVA DE DADOS

ANÁLISE QUALITATIVA DE DADOS ANÁLISE QUALITATIVA DE DADOS Gabriela Rodrigues A expressão é correntemente utilizada nas Ciências Sociais, particularmente entre a Antropologia e a Sociologia, e refere-se a um conjunto de técnicas de

Leia mais

PESQUISA SOBRE O PERFIL DE ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DE UM SITE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

PESQUISA SOBRE O PERFIL DE ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DE UM SITE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PESQUISA SOBRE O PERFIL DE ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DE UM SITE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR Wesley Humberto da Silva (Fundação Araucária), André Luis Andrade Menolli (Orientador) e-mail: wesleyhumberto11@mail.com

Leia mais

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR Central Cliente Questor (CCQ) O que é a Central Cliente Questor? Já é de seu conhecimento que os Usuários do sistema Questor contam com uma grande ferramenta de capacitação e treinamento no pós-venda.

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03.

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03. ARTIGO CIENTÍFICO Texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento (ABNT/NBR 6022:2003). 2.1.1 Modelo de artigo COMO

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Rádio e TV, Bacharelado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Rádio e TV, Bacharelado Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Rádio e TV, Bacharelado DOS FUNDAMENTOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS Art. 1º. Os Trabalhos

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE. Informação - Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Aplicações Informáticas B

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE. Informação - Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Aplicações Informáticas B Prova 303 2015 Informação - Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Aplicações Informáticas B 12º Ano de Escolaridade Despacho normativo n.º 6-A/2015 1. Introdução O presente documento visa

Leia mais

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br A solução para a sua marca está aqui! Editora www.editoranovagestao.com.br Publicações customizadas Revistas Edição de textos Jornais Diagramação Projeto gráfico revisão Criação de layouts Criação de textos

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

1. Apresentação Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 2. Do objeto Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 3.

1. Apresentação Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 2. Do objeto Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia 3. 1. Apresentação Por meio do presente edital, o Festival de Fotografia de Tiradentes/Foto em Pauta, a Editora Tempo d Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora realizam, no corrente ano de 2015, a primeira edição

Leia mais

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro 10 de setembro JCL Tecnologia 2009 Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website 1 Hamilton Junior Multimídia Designer APRESENTAÇÃO Meu trabalho consiste em criar conceitos e a partir

Leia mais