Candidatura ao Curso Básico de Música Regime Integrado ou Articulado 1º grau/5º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Candidatura ao Curso Básico de Música Regime Integrado ou Articulado 1º grau/5º ano"

Transcrição

1 Ano Lectivo de Candidatura ao Curso Básico de Música Regime Integrado ou Articulado 1º grau/5º ano - Regime Supletivo 1º grau/ 5º, 6º e 7º anos INFORMAÇÕES DO CANDIDATO Nome Completo Cartão Cidadão n.º Data de Nascimento / / Idade a 31 de Agosto de 2015 Morada Localidade Código Postal - Telefone Fixo Telemóveis Pai: Mãe: Nome Enc. Ed. do Encarregado de Educação em letra maiúscula LEGÍVEL (Obrigatório) Nº Todas as comunicações após esta inscrição, para gestão deste processo, serão efetuadas por . REGIME EM QUE SE INCREVE Supletivo Articulado (Só para quem vai frequentar o 5º ano de escolaridade) Integrado (Só para quem vai frequentar o 5º ano de escolaridade) Regime Supletivo: podem existir até 2 anos de desfasamento entre os conhecimentos musicais e o ano de escolaridade que o aluno irá frequentar. Exemplo: 6º ano/1º grau; 7º ano/1º grau. Não há qualquer relação entre a EMCN e a escola de ensino regular. Regime Articulado: Neste regime os alunos frequentam as aulas de música na EMCN. Só se pode articular com escolas com currículo 100% nacional. Os alunos realizam o plano de estudos constante na Portaria n.º 225/2012 de 30 de Julho Regime Integrado: o grau de conhecimentos musicais é obrigatoriamente equivalente ao ano de escolaridade que o candidato irá frequentar no próximo ano letivo. Os alunos frequentam a totalidade do plano curricular do ensino na EMCN. Instrumento em que se inscreve Sabe tocar? SIM NÃO Se respondeu SIM Indique abaixo o título das 2 últimas peças trabalhadas 1-2- Frequenta este ano, ou frequentou em anos anteriores, alguma escola de música? SIM NÃO Se respondeu SIM à questão anterior, indique o nome da escola: Se NÃO sabe tocar o instrumento em que se inscreveu ou se não tiver vaga, considera a possibilidade de mudar a sua inscrição para outro instrumento? SIM NÃO Este ano lectivo frequenta o ano de escolaridade na Escola (ensino regular) Nota: A inscrição só será considerada válida se a ficha de candidatura estiver corretamente preenchida e for acompanhada da cópia da Cédula Pessoal/Bilhete de Identidade/ Cartão de Cidadão /Passaporte ou Autorização de Residência do candidato e declaração de matrícula. Tomei conhecimento das informações inerentes à candidatura, do Regulamento das Provas e do repertório de referência. Assinatura do Encarregado de Educação Data: RESERVADO AOS SERVIÇOS POR FAVOR NÃO ESCREVA NESTE ESPAÇO Recebido a A funcionária N.º de candidatura / / Documentos entregues: BI, Cartão de Cidadão ou outro Declaração de matrícula Candidatura informatizada a / / Por N.º de processo (verificar Base de Dados antes de atribuir)

2 ADMISSÕES AO CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO - ANO LETIVO 2015/2016 O documento que se segue aplica-se a todos os regimes de frequência. Os candidatos para o regime integrado serão seleccionados numa listagem própria, ocupando as primeiras vagas nos respectivos instrumentos, de acordo com as necessidades da escola e dos seus projectos pedagógicos. Os candidatos que não obtenham vaga para o regime integrado ou que fiquem seleccionados e peçam alteração de regime, integram a listagem geral dos restantes candidatos ao regime articulado ou supletivo, de acordo com a sua classificação. O número de alunos por turma para o curso de música em regime integrado é de 18 alunos (5º ano) e de 16 alunos (7º ano). Para 2015/2016, prevêe-se a existência de vaga unicamente no 5º ano. 1. Provas a realizar CANDIDATOS QUE TOCAM Realizam-se em primeiro lugar os testes de instrumento. Os candidatos que obtiverem classificação abaixo de 50% no teste de instrumento serão eliminados. Os candidatos que obtiverem uma classificação de mais de 70% na prova de instrumento, estão dispensados de realizar o teste de FM e integram a lista de primeira prioridade. Realizam teste de admissão a FM os candidatos, ao 1º grau, que obtiverem uma classificação entre 50% e 70% no instrumento. A classificação final será o resultado da média ponderada de 70% para o instrumento e 30% para a FM. Estes candidatos integram a segunda lista de prioridades. Os candidatos do 2º ao 5º grau realizam obrigatoriamente prova de FM para determinar o grau que poderão frequentar (a legislação permite apenas um desfasamento até 2 anos). CANDIDATOS QUE NÃO TOCAM (só 1º grau) Realizam-se em primeiro lugar os testes de instrumento, de acordo com a inscrição realizada. Aos candidatos que não tocam o instrumento a que concorrem, o júri ou considera o candidato apto e atribui-lhe uma classificação superior a 49% ou dará um parecer de não apto para o instrumento a que se candidatou.

3 Tonal, Coordenação motora Os candidatos que não tocam realizam obrigatoriamente teste de FM, sendo eliminados os que tiverem classificação inferior a 30%. A classificação final dos candidatos que não tocam o instrumento a que se candidatam é obtida pela classificação do teste de FM (com ponderação de 30%), mais a classificação obtida na prova de aptidão de instrumento (com ponderação de 70%). Estes candidatos integram a segunda lista de prioridades. Os candidatos que obtiverem o parecer de Não Apto no teste do instrumento e no entanto obtiverem no teste de FM classificação superior a 70%, passam a integrar a Lista de Espera LE, (podendo candidatarse a outro instrumento onde se abram vagas na 2ª fase, caso tenham seleccionado essa opção na ficha de inscrição). 2. Conteúdos e critérios das provas As provas de instrumento para os candidatos que não tocam (apenas para o 1º grau) são efectuadas para avaliar a aptidão física e motora para o instrumento escolhido, assim como o sentido rítmico e melódico do candidato. É ainda avaliada a atitude e concentração. Os critérios abaixo enumerados são todos avaliados para 100%. Para os candidatos que tocam, as provas destinam-se a avaliar as competências já adquiridas, nomeadamente nos aspectos rítmicos, tonais, coordenação motora e expressividade, assim como os aspectos de concentração e atitude. As obras indicativas do nível de dificuldade estão disponíveis nos serviços administrativos. ALUNOS QUE NÃO TOCAM 100% Sentido rítmico Sentido melódico/tonal Coordenação físico-motora ALUNOS QUE TOCAM 100% Aptidão 50% Sentido rítmico Sentido melódico/tonal Coordenação físico-motora Competências 50% Rítmica

4 Expressividade A prova de Formação Musical (candidatos ao 1º grau) consta de três testes de identificação auditiva, que avaliam a aptidão musical, realizadas em sala de aula. Apenas será necessário identificar, para cada 2 excertos relativos a ritmo, melodia e harmonia, se os mesmos são iguais ou diferentes. A prova de Formação Musical (candidatos do 2º ao 5º grau) será uma prova escrita auditiva, seguida de prova oral à primeira vista, ambas de dificuldade progressiva, para determinação do grau que o candidato está apto a frequentar, das quais será afixado um modelo e respectivas cotações. ADMISSÕES AO CURSO SECUNDÁRIO DE INSTRUMENTO E COMPOSIÇÃO 3. Provas a realizar Realizam-se em primeiro lugar os testes de instrumento ou composição, de acordo com o curso. Os candidatos que obtiverem classificação abaixo de 50% no teste de instrumento ou de composição serão eliminados. Todos os candidatos que obtiverem 50 % ou mais realizam prova de FM. Todos os candidatos que obtiverem em FM uma classificação inferior a 40% e na prova anterior tenham obtido uma classificação maior que 70%, serão objecto de reapreciação por parte dos dois júris, de forma a deliberar sobre a sua eventual admissão. Os candidatos com classificação de instrumento ou composição entre 50% e 70% serão eliminados caso obtenham a FM menos de 40%. O resultado final será obtido pela média ponderada de 70% para o instrumento ou composição e 30% para a FM. 4. Conteúdos e critérios das provas As provas destinam-se a avaliar as competências já adquiridas, de acordo com os critérios específicos definidos para cada instrumento e composição, assim como os aspectos de concentração e motivação demonstrados. O conteúdo da prova de instrumento é o definido de acordo com o conselho pedagógico e está disponível na página da internet da escola e nos serviços administrativos. Para o curso de composição deverá ser apresentado ao júri um portefólio com trabalhos já desenvolvidos anteriormente, de qualquer género ou âmbito. A prova de FM consta de um conjunto de 3 provas, escrita (auditiva e teórica) e oral, das quais será afixado um modelo e respectivas cotações. ADMISSÕES CURSO SECUNDÁRIO DE CANTO Realizam-se em primeiro lugar os testes de canto. Os candidatos que obtiverem classificação abaixo de 50% no teste de canto serão eliminados.

5 Os candidatos com classificação igual ou superior a 50 % serão seriados. Os que já frequentaram, no mínimo, 2 anos de uma escola de música do ensino especializado, realizam prova de FM para determinar o grau que poderão frequentar nesta disciplina. Os candidatos que nunca frequentaram nenhuma escola serão inscritos no 6º grau de FM cantores. 5. Conteúdos e critérios das provas As provas destinam-se a avaliar as competências já adquiridas, de acordo com os critérios específicos definidos para canto, assim como os aspectos de concentração e motivação demonstrados. O conteúdo da prova de canto é o definido de acordo com o conselho pedagógico e está disponível na página da internet da escola e nos serviços administrativos. 6. Prazos, datas e vagas Os candidatos deverão prestar toda a atenção às datas de inscrição e às datas de chamada, a afixar na escola e na página da net, e às provas a realizar. Os prazos e datas serão publicados em documento específico. Na primeira fase, (maio) será criada uma lista seriada por curso, assim como uma Lista de Espera (LE). Candidatam-se a uma segunda fase (em setembro, após conclusão das matrículas dos candidatos com vaga) os candidatos não colocados, seguidos dos candidatos em LE.

Candidatura ao Curso Secundário de Música: Instrumento (6º grau) / Composição (1º ano)

Candidatura ao Curso Secundário de Música: Instrumento (6º grau) / Composição (1º ano) Ano Lectivo de 2015-16 Candidatura ao Curso Secundário de Música: Instrumento (6º grau) / Composição (1º ano) INFORMAÇÕES DO CANDIDATO Nome Completo Data de Nascimento / / Idade a 31 de Agosto de 2015

Leia mais

ADMISSÕES AOS CURSOS OFICIAIS - ANO LETIVO 2017/2018 CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO

ADMISSÕES AOS CURSOS OFICIAIS - ANO LETIVO 2017/2018 CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO ADMISSÕES AOS CURSOS OFICIAIS - ANO LETIVO 2017/2018 CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO O documento que se segue aplica-se a todos os regimes de frequência. Os candidatos para o regime integrado serão selecionados

Leia mais

REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O 1.º GRAU / 5.º ANO ANO LETIVO 2019 / 2020

REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O 1.º GRAU / 5.º ANO ANO LETIVO 2019 / 2020 CALENDARIZAÇÃO GERAL: DATA Reunião de esclarecimentos escolas: Fontes Pereira de Melo; Clara de Resende 06 de maio de 2019 às 18h00 Inscrições 1.ª chamada Até 20 de maio de 2019 Provas de seleção aptidão

Leia mais

REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O 1.º GRAU / 5.º ANO ANO LETIVO 2018 / 2019

REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O 1.º GRAU / 5.º ANO ANO LETIVO 2018 / 2019 CALENDARIZAÇÃO GERAL: DATA Reunião de esclarecimentos escolas: Fontes Pereira de Melo; Clara de Resende e Francisco Torrinha 18 de maio de 2018 às 18h30 Inscrições 1.ª chamada Até 22 de maio de 2018 Provas

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO

CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO 2012 / 2015 CURSO DE NÍVEL II, COM EQUIVALÊNCIA AO 9ºANO DURAÇÃO DO CURSO Elaborado respeitando integralmente na Portaria nº1112/95 de 12 de Setembro de 1995, o Curso Básico

Leia mais

REGULAMENTO PROVAS DE INGRESSO 5º AO 10º ANO do Ano 2017/18

REGULAMENTO PROVAS DE INGRESSO 5º AO 10º ANO do Ano 2017/18 REGULAMENTO PROVAS DE INGRESSO 5º AO 10º ANO do Ano 2017/18 REGULAMENTO Para ingressar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, como se trata de uma Escola Artística de ensino vocacional e especializado,

Leia mais

REGULAMENTO DA ADMISSÃO AO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO

REGULAMENTO DA ADMISSÃO AO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO REGULAMENTO DA ADMISSÃO AO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO A Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense estabeleceu um protocolo para o ensino especializado da música em regime articulado com

Leia mais

PROVA DE ADMISSÃO AO CURSO BÁSICO DE MÚSICA. Regulamento ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS

PROVA DE ADMISSÃO AO CURSO BÁSICO DE MÚSICA. Regulamento ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS PROVA DE ADMISSÃO AO CURSO BÁSICO DE MÚSICA Regulamento ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS Prova de Admissão ao Curso Básico de Música - Regulamento - 1.º Enquadramento legal e âmbito a) De acordo

Leia mais

REGULAMENTO PROVAS DE INGRESSO 5º AO 10º ANO

REGULAMENTO PROVAS DE INGRESSO 5º AO 10º ANO REGULAMENTO PROVAS DE INGRESSO 5º AO 10º ANO REGULAMENTO O ingresso dos candidatos nesta escola de ensino vocacional de música será determinado através de provas de admissão nos termos do Art.º 8º, da

Leia mais

Artigo 1.º Condições para requerer a inscrição. Artigo 2.º Inscrição

Artigo 1.º Condições para requerer a inscrição. Artigo 2.º Inscrição REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DA LICENCIATURA EM MÚSICA DA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA AOS MAIORES DE 23 ANOS Nos termos do

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO

CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO 2013 / 2014 CURSO DE NÍVEL II, COM EQUIVALÊNCIA AO 9ºANO DURAÇÃO DO CURSO Elaborado respeitando integralmente na Portaria nº1112/95 de 12 de Setembro de 1995, o Curso Básico de Instrumento tem a duração

Leia mais

Prova de Admissão ao Curso Básico de Música

Prova de Admissão ao Curso Básico de Música Prova de Admissão ao Curso Básico de Música - REGULAMENTO - 1.º Enquadramento legal e âmbito a) De acordo com a Portaria n.º 225/2012, de 30 de julho, podem ser admitidos no Curso Básico de Música, em

Leia mais

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DO PORTO

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DO PORTO Ano letivo de 2016/2017 PROVAS DE ADMISSÃO/AFERIÇÃO REGULAMENTO 1. Nos termos do número 2 do artigo 40.º do Regulamento Interno do Conservatório de Música do Porto, tornam-se públicas as Normas que regulam

Leia mais

Ano letivo de 2018/2019 PROVAS DE ADMISSÃO/AFERIÇÃO REGULAMENTO

Ano letivo de 2018/2019 PROVAS DE ADMISSÃO/AFERIÇÃO REGULAMENTO Ano letivo de 2018/2019 PROVAS DE ADMISSÃO/AFERIÇÃO REGULAMENTO 1. Nos termos do número 2 do artigo 40.º do Regulamento Interno do Conservatório de Música do Porto, tornam-se públicas as Normas que regulam

Leia mais

CANDIDATOS À 1ª MATRÍCULA NO CONSERVATÓRIO 2018/19 CURSO BÁSICO DE MÚSICA (2º e 3º ciclos do Ensino Básico)

CANDIDATOS À 1ª MATRÍCULA NO CONSERVATÓRIO 2018/19 CURSO BÁSICO DE MÚSICA (2º e 3º ciclos do Ensino Básico) CANDIDATOS À 1ª MATRÍCULA NO CONSERVATÓRIO 2018/19 CURSO BÁSICO DE MÚSICA (2º e 3º ciclos do Ensino Básico) CONDIÇÕES GERAIS Para admissão à frequência de qualquer dos cursos ministrados neste Conservatório

Leia mais

Academia de Música de Vilar do Paraíso. Curso Básico Música e Dança. Regulamento de Provas de Seleção. Secção I. Provas de Seleção: Inscrições

Academia de Música de Vilar do Paraíso. Curso Básico Música e Dança. Regulamento de Provas de Seleção. Secção I. Provas de Seleção: Inscrições Academia de Música de Vilar do Paraíso Curso Básico Música e Dança Regulamento de Provas de Seleção Secção I Provas de Seleção: Inscrições 1º Podem ser admitidos no Curso Básico de Música e no Curso Básico

Leia mais

ANEXO I - MATRIZES GERAIS - Anexo I Matrizes Gerais Admissão de Novos Alunos 2016/2017 Página 1 de 6

ANEXO I - MATRIZES GERAIS - Anexo I Matrizes Gerais Admissão de Novos Alunos 2016/2017 Página 1 de 6 ANEXO I - MATRIZES GERAIS - Anexo I Matrizes Gerais Admissão de Novos Alunos 2016/2017 Página 1 de 6 1. ADMISSÕES/AFERIÇÕES I. CURSO BÁSICO DE MÚSICA A. 1.º ANO DE ESCOLARIDADE / INICIAÇÃO I Alunos que

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 2010 / 2013 CURSO DE NÍVEL III, COM EQUIVALÊNCIA AO 12ºANO

CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 2010 / 2013 CURSO DE NÍVEL III, COM EQUIVALÊNCIA AO 12ºANO CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 2010 / 2013 CURSO DE NÍVEL III, COM EQUIVALÊNCIA AO 12ºANO 1 Normas e conteúdos REGULAMENTO DE ACESSO As provas de acesso ao curso de dança acontecem

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DECIMA SEGUNDA FORMAÇÃO 2013/2016 CURSO DE NÍVEL IV, COM EQUIVALÊNCIA AO 12ºANO REGULAMENTO DE ACESSO 1 Normas e conteúdos As provas de acesso ao

Leia mais

REGULAMENTO DA ADMISSÃO AO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO

REGULAMENTO DA ADMISSÃO AO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO REGULAMENTO DA ADMISSÃO AO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO A Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense estabeleceu um protocolo para o ensino especializado da música em regime articulado com

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 2009 / 2012 CURSO DE NÍVEL III, COM EQUIVALÊNCIA AO 12ºANO

CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 2009 / 2012 CURSO DE NÍVEL III, COM EQUIVALÊNCIA AO 12ºANO CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 2009 / 2012 CURSO DE NÍVEL III, COM EQUIVALÊNCIA AO 12ºANO 1 Normas e conteúdos REGULAMENTO DE ACESSO As provas de acesso ao curso de intérprete

Leia mais

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos maiores de 23 anos e do Concurso Especial dos Estudantes

Leia mais

PROVA DE ADMISSÃO AO CURSO BÁSICO DE MÚSICA REGULAMENTO _Ano Letivo

PROVA DE ADMISSÃO AO CURSO BÁSICO DE MÚSICA REGULAMENTO _Ano Letivo PROVA DE ADMISSÃO AO CURSO BÁSICO DE MÚSICA REGULAMENTO _Ano Letivo 2017 2018 1.º Enquadramento legal e âmbito a) De acordo com a Portaria n.º 225/2012, de 30 de julho, podem ser admitidos no Curso Básico

Leia mais

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência REGULAMENTO DO CONCURSO LOCAL PARA A MATRÍCULA E INSCRIÇÃO NO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE LICENCIADO EM MÚSICA, MINISTRADO PELA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA, DO INSTITUTO POLITÉCNICO

Leia mais

ANEXO I - MATRIZES GERAIS - Anexo I Matrizes Gerais Admissão de Novos Alunos 2019/2020 Página 1 de 6

ANEXO I - MATRIZES GERAIS - Anexo I Matrizes Gerais Admissão de Novos Alunos 2019/2020 Página 1 de 6 ANEXO I - MATRIZES GERAIS - Anexo I Matrizes Gerais Admissão de Novos Alunos 2019/2020 Página 1 de 6 1. ADMISSÕES/AFERIÇÕES I. 1.º CICLO/INICIAÇÃO MUSICAL A. 1.º ANO DE ESCOLARIDADE / INICIAÇÃO I Regimes

Leia mais

EDITAL (Maio de 2014) A NOSSA MISSÃO

EDITAL (Maio de 2014) A NOSSA MISSÃO EDITAL (Maio de 2014) A Presidente e Diretora Pedagógica do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. Luiz Peter Clode (CEPAM), Dra. Maria Tomásia Alves, no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Condições para requerer a inscrição

Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Condições para requerer a inscrição REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS, DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE DOS MAIORES DE 23 ANOS, PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA SUPERIO R DE SAÚDE ATLÂNTICA Artigo 1.º

Leia mais

NECESSÁRIA/DISPONIBILIZADA:

NECESSÁRIA/DISPONIBILIZADA: Calendário de Matrículas 18 de abril a 20 de junho Horário 2ª, 3ª, 5ªe 6ª feira, das 9h:30m às 11h:00 e das 14h:00 às 16h:00m (4ª feira das 9h:30m às 11h:00) DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA/DISPONIBILIZADA: 1

Leia mais

AUDIÇÕES 2.ª CHAMADA ANO LETIVO 2017/2018 REGULAMENTO

AUDIÇÕES 2.ª CHAMADA ANO LETIVO 2017/2018 REGULAMENTO 404238 Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional AUDIÇÕES 2.ª CHAMADA ANO LETIVO 2017/2018 REGULAMENTO Artigo 1.º: Objeto O presente regulamento estabelece as regras e procedimentos gerais a

Leia mais

ESCOLA DE ARTES SAMP. Calendário de Provas de Avaliação e Admissão

ESCOLA DE ARTES SAMP. Calendário de Provas de Avaliação e Admissão ESCOLA DE ARTES SAMP Calendário de Provas de Avaliação e Admissão 2016/ Calendário Geral Aprovação e afixação de matrizes de Até 31 de dezembro de 2016 provas e regulamento de admissões Inscrição para

Leia mais

CANDIDATOS À PRIMEIRA MATRÍCULA NO CONSERVATÓRIO 2018/19 CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA

CANDIDATOS À PRIMEIRA MATRÍCULA NO CONSERVATÓRIO 2018/19 CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA CANDIDATOS À PRIMEIRA MATRÍCULA NO CONSERVATÓRIO 2018/19 CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA CONDIÇÕES GERAIS Para admissão à frequência de qualquer dos cursos ministrados neste Conservatório de Música (CMACG)

Leia mais

ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO modelo articulado CURSO BÁSICO DE MÚSICA

ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO modelo articulado CURSO BÁSICO DE MÚSICA R E G I Ã O A U T Ó N O M A D A M A D E I R A GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CONSERVATÓRIO ESCOLA PROFISSIONAL DAS ARTES DA MADEIRA, ENG.º LUIZ PETER CLODE2 Ano letivo 2019/2020 ENSINO

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE INSTRUMENTISTA

CURSO PROFISSIONAL DE INSTRUMENTISTA CURSO PROFISSIONAL DE INSTRUMENTISTA 2009 / 2012 CURSO DE NÍVEL III, COM EQUIVALÊNCIA AO 12ºANO O que seria a música sem aqueles, os que lhe dão a vida e o sentimento, os que lhe trazem a fama e o amor?

Leia mais

a) Titular de curso de 1º ciclo em Educação Física, Ciências do Desporto ou designações correlatas em instituição universitária;

a) Titular de curso de 1º ciclo em Educação Física, Ciências do Desporto ou designações correlatas em instituição universitária; Mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens 1. Prazos de Candidatura -1ª Fase de candidatura proposta de 1 a 30 de Maio reservada unicamente a candidatos provenientes da CPLP (Comunidade dos Países

Leia mais

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência. Artigo 3.º Provas

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência. Artigo 3.º Provas REGULAMENTO DO CONCURSO LOCAL PARA A CANDIDATURA À MATRÍCULA E INSCRIÇÃO NO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE LICENCIADO EM TECNOLOGIAS DA MÚSICA MINISTRADO PELA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DO INSTITUTO

Leia mais

Despacho normativo n.º 6/2018, de 12 de Abril

Despacho normativo n.º 6/2018, de 12 de Abril Guia de MATRÍCULAS Guia de MATRÍCULAS Despacho normativo n.º 6/2018, de 12 de Abril DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA Número de Identificação Fiscal (NIF) da criança ou aluno e do Encarregado de Educação; Número

Leia mais

Artigo 1º. Condições de acesso

Artigo 1º. Condições de acesso Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade dos Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica para a Frequência do Ensino Superior na Escola Superior de Educação

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO POR MÉRITO

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO POR MÉRITO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO POR MÉRITO ÍNDICE OBJECTO 3 ÂMBITO 3 CONCEITO 3 COMPETÊNCIAS 4 VALOR DA BOLSA 4 NÚMERO DE BOLSAS A ATRIBUIR 4 DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS 4 ADMISSÃO 4 CRITÉRIOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR JÚRI NACIONAL DE EXAMES EXAMES NACIONAIS E EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO DE 2008/2009

Leia mais

REGULAMENTO. Matrículas e Renovação de matrículas 2012/2013. Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional

REGULAMENTO. Matrículas e Renovação de matrículas 2012/2013. Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional REGULAMENTO Matrículas e Renovação de matrículas 2012/2013 Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional De acordo com o despacho 14026/2007 na sua redação atual Regulamento de

Leia mais

Cursos Técnico Superiores Profissionais

Cursos Técnico Superiores Profissionais Regulamento Cursos Técnico Superiores Profissionais (Regulamento Candidatura e Ingresso) Versão Data Alteração Ratificação 1.0 16-12-2014 Conselho Técnico Científico 2.0 07-11-2014 Adaptação ao D.L. 63/2016,

Leia mais

REGULAMENTO PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS 2015 Artigo 1º

Leia mais

Regulamentos. 19 de Março 2010

Regulamentos. 19 de Março 2010 Regulamentos PROVAS ESPECIALMENTE DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO POR CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS 19 de Março 2010 Pelo Decreto-Lei n. 64/2006, de 21 de Março,

Leia mais

FICHA INSCRIÇÃO Junta(-te) na Onda 2019

FICHA INSCRIÇÃO Junta(-te) na Onda 2019 Inscrição N.º Exma. Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Loures NOTA: Esta ficha de inscrição só será considerada válida se no ato da inscrição anexar TODOS os documentos solicitados. Identificação

Leia mais

LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017

LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017 LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017 1. A candidatura de acesso ao curso de Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro exige a satisfação de um

Leia mais

CANDIDATOS À 1ª MATRÍCULA NO CONSERVATÓRIO

CANDIDATOS À 1ª MATRÍCULA NO CONSERVATÓRIO Ano letivo 2018/19 CURSO DE INICIAÇÃO MUSICAL Ensino especializado da música CANDIDATOS À 1ª MATRÍCULA NO CONSERVATÓRIO CONDIÇÕES GERAIS Podem ser admitidos à frequência do curso de Iniciação musical os

Leia mais

DESPACHO N.º 12/2015-IPL

DESPACHO N.º 12/2015-IPL DESPACHO N.º 12/2015-IPL A publicação do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que cria os cursos técnicos superiores profissionais, conduziu à necessidade de proceder à revisão do regime jurídico dos

Leia mais

MATRÍCULA: 1º CICLO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

MATRÍCULA: 1º CICLO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR MATRÍCULA: 1º CICLO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Indique, por ordem de preferência (1ª;2ª;3ª;4ª,5ª e 6ª), os estabelecimentos de ensino que pretende que o(a) aluno(a) frequente. Escola Básica Irmãos Passos Escola

Leia mais

Fax a

Fax a - 1 - - 21 2099970 Fax 212025699 www.esbb.pt E-mail: presidente.esbb@netvisao.pt Praceta Maria Helena Vieira da Silva 2835 220 Vale da Amoreira ALUNOS QUE FREQUENTARAM em 2010/2011 a Escola Secundária

Leia mais

REGULAMENTO DA UNIVERSIDADE LUSÍADA NORTE (PORTO)PARA ATRIBUIÇÃO DA BOLSA LUSÍADA PORTO DE CONHECIMENTO

REGULAMENTO DA UNIVERSIDADE LUSÍADA NORTE (PORTO)PARA ATRIBUIÇÃO DA BOLSA LUSÍADA PORTO DE CONHECIMENTO REGULAMENTO DA UNIVERSIDADE LUSÍADA NORTE (PORTO)PARA ATRIBUIÇÃO DA BOLSA LUSÍADA PORTO DE CONHECIMENTO Artigo 1.º Objecto O presente Regulamento prevê as regras para o concurso, apreciação e atribuição

Leia mais

Sócio Nº. Nome. Morada. Data de nascimento / / (dia/mês/ano) Naturalidade Nacionalidade. Nº Cont. Nª Pessoas do Agregado Familiar

Sócio Nº. Nome. Morada. Data de nascimento / / (dia/mês/ano) Naturalidade Nacionalidade. Nº Cont. Nª Pessoas do Agregado Familiar FOTO FICHA DE INSCRIÇÃO Sócio Nº INSCRIÇÃO RENOVAÇÃO Inscrição em / / Dados do Aluno Morada Localidade Telefone/Telemóvel Data de nascimento / / (dia/mês/ano) Sexo Naturalidade Nacionalidade Nº. Cartão

Leia mais

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2018 Legislação de Referência: Decreto-Lei nº 139/2012,

Leia mais

Mod H - FICHA DE INSCRIÇÃO

Mod H - FICHA DE INSCRIÇÃO PROCESSO Nº CRECHE PRÉ-ESCOLAR CATL Data da Inscrição / / Anulação da inscrição / / Ass. E.E. Admitido em / / Ass. E.E. Saído em / / Ass. E.E. Anulação da frequência / / Ass. E.E. N.º da apólice de seguro:

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição )

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição ) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei

Leia mais

Artigo 1º. Objecto e âmbito

Artigo 1º. Objecto e âmbito REGULAMENTO DO CONCURSO LOCAL PARA A MATRÍCULA E INSCRIÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÙSICA (ESTUDOS MUSICAIS APLICADOS) MINISTRADO PELA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE COIMBRA. Artigo 1º Objecto e âmbito

Leia mais

EDITAL. 1. Candidatura:

EDITAL. 1. Candidatura: Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Curso de Licenciatura em Enfermagem

Leia mais

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos. (Versão aprovada em reunião do Conselho Científico de 15 de Janeiro de 2010)

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos. (Versão aprovada em reunião do Conselho Científico de 15 de Janeiro de 2010) Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos (Versão aprovada em reunião do Conselho Científico de 15 de Janeiro de 2010) Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos Regulamento Pelo Decreto-Lei

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS

PROJETO DE REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS PROJETO DE REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS 2014 1 CAPÍTULO I - ÂMBITO Art.º 1.º (ÂMBITO) O presente Regulamento estabelece o regime de funcionamento dos Cursos Técnicos Superiores

Leia mais

Nome da Mãe: Data Nascimento: / / Estado Civil:

Nome da Mãe: Data Nascimento: / / Estado Civil: DATA DE INSCRIÇÃO / / ANO LETIVO SALA SAÍDA EM / / FICHA DE INSCRIÇÃO N.º ALUNO DADOS DA CRIANÇA Nome Completo: Nome por que é tratado: Data de Nascimento: / / Sexo: F M CC/Boletim Nascimento: NIF: NISS:

Leia mais

Regulamento aprovado pelo Presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão

Regulamento aprovado pelo Presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão REGULAMENTO Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos de primeiro ciclo do ISEG dos maiores de 23 anos Regulamento aprovado pelo Presidente do Instituto

Leia mais

TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito

TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito PORTARIA N.º 401/2007, DE 5 DE ABRIL, ALTERADA PELA PORTARIA N.º 232-A/2013, DE 22 DE JULHO, E REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA

Leia mais

Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado

Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos concursos especiais de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado Artigo 1.º Objecto e âmbito O presente regulamento estabelece

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição )

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição ) EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO O presente regulamento define as normas específicas aplicáveis à candidatura e ingresso, através

Leia mais

REGULAMENTO PROVAS DE INGRESSO 2º AO 12º ANO

REGULAMENTO PROVAS DE INGRESSO 2º AO 12º ANO REGULAMENTO PROVAS DE INGRESSO 2º AO 12º ANO Ano 2014 2 REGULAMENTO Para ingressar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, como se trata de uma Escola Artística de ensino vocacional e especializado,

Leia mais

EDITAL. Educação Pré-Escolar (Despacho n.º 1902/2010, publicado no DR 2.ª série, n.º 18 de 27 de Janeiro);

EDITAL. Educação Pré-Escolar (Despacho n.º 1902/2010, publicado no DR 2.ª série, n.º 18 de 27 de Janeiro); EDITAL 1. Torna-se pública a abertura de concurso para admissão aos Cursos da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo conducentes ao grau de Mestre em: Educação Pré-Escolar

Leia mais

CURRÍCULO ACOMPANHAMENTO E IMPROVISAÇÃO Departamento de Cordas, Teclas e Canto. Escola de Música Orfeão de Leiria Conservatório de Artes

CURRÍCULO ACOMPANHAMENTO E IMPROVISAÇÃO Departamento de Cordas, Teclas e Canto. Escola de Música Orfeão de Leiria Conservatório de Artes Escola de Música Orfeão de Leiria Conservatório de Artes Programa elaborado pela professora Rute Martins CURRÍCULO ACOMPANHAMENTO E IMPROVISAÇÃO Departamento de Cordas, Teclas e Canto Índice 1. Caracterização

Leia mais

Regulamento Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior

Regulamento Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Regulamento Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Titulares de um diploma de técnico superior profissional Artigo 1.º Âmbito São abrangidos pelo concurso especial os titulares de

Leia mais

Direção de Serviços da Região do Alentejo Agrupamento de Escolas de Vendas Novas DADOS DO(A) ALUNO(A):

Direção de Serviços da Região do Alentejo Agrupamento de Escolas de Vendas Novas DADOS DO(A) ALUNO(A): BOLETIM DE MATRÍCULA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Ano letivo 20 /20 DADOS DO(A) ALUNO(A): NOME: Data de Nascimento: - - Cartão de Cidadão B.I. Cédula Passaporte Nº: E Emissora: Emissão - - Validade: - - NATURALIDADE

Leia mais

AVISO - MATRÍCULAS NO PRÉ-ESCOLAR. As inscrições decorrem de 15 de abril a 15 de junho.

AVISO - MATRÍCULAS NO PRÉ-ESCOLAR. As inscrições decorrem de 15 de abril a 15 de junho. AVISO - MATRÍCULAS NO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO - 2015/2016 As inscrições decorrem de 15 de abril a 15 de junho. www.portaldasescolas.pt A ESCOLA DISPONIBILIZA COMPUTADOR PARA O EFEITO. O ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

1.º Condições para requerer a inscrição

1.º Condições para requerer a inscrição REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO DOS MAIORES DE 23 ANOS Nos termos do

Leia mais

Projecto de Regulamento. Oficina de Teatro Eç'agorA

Projecto de Regulamento. Oficina de Teatro Eç'agorA Projecto de Regulamento Oficina de Teatro Eç'agorA Preâmbulo O teatro, para além da sua vertente lúdica, é um excelente mecanismo para estimular o nosso autoconhecimento, o interrelacionamento e a capacidade

Leia mais

EDITAL. Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo de Ensino Básico

EDITAL. Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo de Ensino Básico EDITAL 1. Torna-se publica a abertura de concurso para admissão aos Cursos de mestrado de habilitação para a docência da Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Leia mais

3. Os prazos para candidatura, seleção, seriação, matrícula, inscrição e reclamação são os fixados no anexo 1;

3. Os prazos para candidatura, seleção, seriação, matrícula, inscrição e reclamação são os fixados no anexo 1; EDITAL 1. Faz-se público que estão abertas, candidaturas para a admissão ao Curso de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde, a iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2016/2017, em organização conjunta

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS

ANEXO I REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS ANEXO I REGULAMENTO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS ANO LETIVO 2017/2018 1 PREÂMBULO A Academia de Música de Costa Cabral é uma escola que faz parte integrante da rede de escolas do ensino artístico do Ministério

Leia mais

DESPACHO. Ensino Básico

DESPACHO. Ensino Básico DESPACHO A realização de exames nacionais nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ciclo e dos exames de equivalência à frequência dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e das disciplinas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO JOÃO DO ESTORIL Departamento 1º Ciclo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO JOÃO DO ESTORIL Departamento 1º Ciclo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO JOÃO DO ESTORIL Departamento 1º Ciclo ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO Serão tidos em consideração os elementos de avaliação a seguir enumerados, essenciais para o desenvolvimento do

Leia mais

Admissões para Creche e Pré-escolar 2017 / 2018

Admissões para Creche e Pré-escolar 2017 / 2018 Admissões para Creche e Pré-escolar 2017 / 2018 1ª Fase: Pré-candidatura Decorre até 31 de Janeiro de 2017. - Ficha de candidatura devidamente preenchida e assinada (disponível no site: http://www.externatoasvp.pt);

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (edição )

EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (edição ) EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 107/2008

Leia mais

A V I S O MATRÍCULAS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

A V I S O MATRÍCULAS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO A V I S O MATRÍCULAS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Informam-se os Srs. Encarregados de Educação que o período de matrículas para o 1º Ano de Escolaridade, do próximo ano letivo de 2016/2017, decorre

Leia mais

EDITAL. 3. Os prazos para candidatura, seleção, seriação, matrícula, inscrição e reclamação são os fixados no anexo 1;

EDITAL. 3. Os prazos para candidatura, seleção, seriação, matrícula, inscrição e reclamação são os fixados no anexo 1; EDITAL 1. Faz-se público que estão abertas candidaturas para a admissão ao Curso de Mestrado em Gerontologia Social, a iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2014/2015, em organização conjunta da Escola

Leia mais

ANO LETIVO 2015/2016

ANO LETIVO 2015/2016 ORIENTAÇÕES PARA A CANDIDATURA AOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA (Portaria n.º 401/2007, de 5 de abril, alterada pela Portaria n.º 232-A/2013, de 22 de julho, e pelo Decreto-

Leia mais

ANEXOS AO REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO,

ANEXOS AO REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, ANEXOS AO REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO PARA TITULARES DE CURSOS SUPERIORES, MÉDIOS E PÓS SECUNDÁRIOS ANO LETIVO 2015/2016 Anexos

Leia mais

Universidade do Minho PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

Universidade do Minho PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE Universidade do Minho PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA ELECTRÓNICA INDUSTRIAL E COMPUTADORES 1 Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR JÚRI NACIONAL DE EXAMES EXAMES NACIONAIS E EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO DE 2010/2011

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição )

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição ) EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (edição 2014-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR JÚRI NACIONAL DE EXAMES EXAMES NACIONAIS E EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO DE 2009/2010

Leia mais

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos Regulamento Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de

Leia mais

Artigo 1.º (Objetivo e âmbito) 1. O presente regulamento aplica-se ao Curso de Licenciatura em Enfermagem

Artigo 1.º (Objetivo e âmbito) 1. O presente regulamento aplica-se ao Curso de Licenciatura em Enfermagem REGULAMENTO DAS PROVAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS, DOS MAIORES DE 23 ANOS

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTNADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS.

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTNADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS. Regulamento Nos termos da lei e dos estatutos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), procede-se à atualização do Regulamento das Provas Especialmente Adequadas

Leia mais

Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado

Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento estabelece as normas a obedecer nos regimes de

Leia mais

Concurso Especial para Acesso e Ingresso no Ensino Superior do Estudante Internacional. Regulamento

Concurso Especial para Acesso e Ingresso no Ensino Superior do Estudante Internacional. Regulamento Concurso Especial para Acesso e Ingresso no Ensino Superior do Estudante Internacional Regulamento (Publicado no Diário da República, 2.ª série N.º 110 8 de Junho de 2015) Artigo 1.º Objecto O presente

Leia mais

CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO

CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO EDITAL 1. Faz-se público que está aberto concurso para admissão ao Curso de Mestrado em Gestão Artística e Cultural, a iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2014/2015 na Escola Superior de Educação do

Leia mais

Regulamento de Provas de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior de Maiores de 23 Anos

Regulamento de Provas de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior de Maiores de 23 Anos INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA Regulamento de Provas de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior de Maiores de 23 Anos Capítulo I Artigo 1º Âmbito e objecto

Leia mais

Boletim de Matrícula

Boletim de Matrícula Ano Letivo 2016/2017 Agrupamento / Escola: Localidade: Vai frequentar: Pré-escolar Boletim de Matrícula Estabelecimento de Ensino a Frequentar 1º ano do 1º Ciclo AP Pré-Escolar / 1ºAno do 1ºCiclo Inscrição

Leia mais