PROGRAMA URBIS. Gerenciamento de Projetos PLANO DE ENSINO I. EMENTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA URBIS. Gerenciamento de Projetos PLANO DE ENSINO I. EMENTA"

Transcrição

1

2 PROGRAMA URBIS CURSO: MODALIDADE: PROFESSOR: Gerenciamento de Projetos Curso Temático Augusto Pereira PLANO DE ENSINO I. EMENTA Ação e processos gerenciais e desempenho organizacional; gerência de projetos: conceituação básica; fases e dimensões técnicas de um projeto; planos de ação; comportamentos gerenciais de excelência. II. OBJETIVO Identificar e discutir criticamente as modernas tecnologias de gerenciamento de projetos, tendo como recorte contextual e conceitual a disciplina da gestão social inserida no universo operativo do Terceiro Setor. III. CARGA HORÁRIA 24 horas aula IV. METODOLOGIA Exposição dialogada entremeada com exercícios práticos e vivenciais, aproveitando, sempre que possível a experiência e as expectativas dos participantes.

3 V. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Gerência de Projetos: visão introdutória Natureza e conceitos básicos; a função planejamento e seus produtos; gerenciamento de projetos x gerenciamento de rotinas; capacidade pessoal e institucional da organização de produto social: variáveis intercorrentes; responsabilidades. O papel do gerente de projetos Autoridade x responsabilidade em uma equipe multifuncional; perfis de excelência; a questão da liderança situacional; administração de conflitos como estratégia de crescimento pessoal e profissional; a dimensão técnica: produzir, administrar, empreender e integrar. A ação e os processos gerenciais Projeto: os desafios gerenciais; o ciclo de vida de um projeto: características e requisitos gerenciais; a lógica e a dinâmica de planejar: produzir planos; o trabalho em si: gerenciar planos a estrutura; os temas e as oportunidades de gestão. VI. PROFESSOR BRIEFING CURRICULAR Mestre em Economia de Empresas e profissional de Gestão Pública, com experiência em organizações públicas, governamentais e não governamentais, tendo atuado nas áreas de Desenvolvimento Institucional, Gestão e Educação Corporativa e Gestão Social, desenvolvendo trabalhos como Gestor Público, Consultor técnico e docente.

4 1. INTRODUÇÃO A constatação que o mundo está em permanente mudança, sugere uma também permanente reflexão sobre os paradigmas que podem sustentar as ações das organizações. O mundo jamais foi estático. Nossa época, contudo, se comparada a outras anteriores, revela uma velocidade e uma profundidade crescentes nos processos de mudança, com efeitos poderosos sobre todos. Perceber, compreender e adaptar-se à mudança constitui um dos maiores desafios e responsabilidade do gestor. Este gestor organizacional vive no mundo das realizações e aí, é comum o juízo que o sucesso ou fracasso de um projeto em relação ao seu objetivo é motivado pelo gerente deste conjunto de ações. Ele, o gerente, é considerado o responsável por planejar, implementar e ajustar o projeto. Envolve-se com inúmeras atividades, pessoas e, muitas vezes, com volumes financeiros expressivos. Apesar desta responsabilidade ele não tem poder para alcançar sozinho os objetivos do projeto, isto é, seus objetivos. Ele depende de seus superiores, subordinados e outros gerentes para identificar e por em prática de forma integrada a melhor combinação dos recursos produtivos à disposição do projeto. No mundo das Organizações, a pressão por resultados adequados aos interesses e metas estabelecidos é, ao mesmo tempo um desafio e uma constante fonte de stress a exigir do gerente a expressão de habilidades múltiplas. O ambiente externo também pressiona. Nas últimas décadas, o desenvolvimento sócioeconômico mundial tem introduzido no trabalho de gestão das organizações algumas questões que não entravam no processo decisório e eram irrelevantes para o sucesso dos projetos. Muitas dessas questões se tornaram cruciais, e o que antes era uma opção hoje pode ser obrigatório. Portanto, os elementos a serem gerenciados se multiplicam dia a dia com impacto direto sobre o nível e a abrangência da responsabilidade profissional dos gerentes de projetos. Neste cenário, abordar o tema: Gerenciamento de Projetos, impõe uma perspectiva mais abrangente que extrapole as orientações e premissas contidas em documentos como manuais, e outros livros técnicos considerados relevantes na formação do Gerente de Projetos.

5 O propósito deste curso é, portanto, identificar e descrever visões e práticas, geralmente aceitas e aplicáveis à maioria dos projetos. Isto não significa, entretanto, que os conhecimentos e práticas descritos são ou devem ser aplicados uniformemente em todos os projetos; a equipe de gerência do projeto é sempre responsável pela escolha daquilo que é mais apropriado para um projeto específico.

6 2. CONCEITOS RELEVANTES O que é um projeto? Um projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados (ONU). Podemos dizer que projetos são compostos de processos. Um processo é uma série de ações que geram resultados específicos. O que é Gerenciamento de Projetos? É forma de gerenciamento baseada na aplicação de um conjunto de ferramentas de trabalho que permitem que a organização desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade pré-determinados. Não pode e não deve ser confundido com gerenciamento da rotina. Podemos dizer que o grande desafio do gerenciamento de projetos é atingir, e se possível até exceder, as necessidades e expectativas das partes envolvidas, com relação aos objetivos do projeto. Seu propósito é transformar uma parcela da realidade, diminuindo ou eliminando um déficit ou solucionando um problema. Atingir e ou exceder as necessidades e expectativas das partes envolvidas, invariavelmente envolve buscar o equilíbrio entre demandas concorrentes, a saber: Escopo, prazo, custo e qualidade; Diferentes necessidades e expectativas das partes envolvidas; Necessidades concretas e expectativas.

7 Portanto, no dia a dia de uma Organização, é importante saber gerenciar projetos: Quando temos de desenvolver um produto complexo; em outras palavras, quando temos de alcançar um objetivo que implica em agir em relação a um problema, intervindo em várias causas ao mesmo tempo. Quando é necessário controlar prazos e custos. Quando é necessário compartilhar recursos específicos e ou especiais. Quais os benefícios obtidos pelo gerenciamento de projetos? Por ser uma técnica aplicável em qualquer tamanho de organização e, dentro destas, permitir equacionar a realização de qualquer conjunto de atividades inter-relacionadas, quer tenha este uma alta complexidade e alto custo ou não, o gerenciamento de projetos tem se mostrado eficaz em conseguir os resultados desejados dentro do prazo e orçamento definidos ou necessários. Entre os principais benefícios podem ser assim destacados: Permite rever e estruturar toda a solução metodológica escolhida; Permite a construção de cenários e a antecipação de situações adversas; Permite a identificação, a definição, o planejamento e a análise de viabilidade de possíveis ações preventivas e corretivas; Aumenta o controle da gestão de todas as fases a serem implementadas devido ao grau de detalhamento; Torna mais ágil o processo decisório por ampliar o nível de conhecimento das alternativas possíveis e viáveis; Permite a identificação da melhor alocação e utilização dos recursos, orientando as revisões da estrutura do projeto se necessário; Permite a estimativa confiável de orçamentos; Documenta o projeto, facilitando seu monitoramento, a avaliação de resultados, a prestação de contas, bem como, o planejamento de futuros projetos.

8 O que é responsabilidade do gerenciamento de projetos? O gerenciamento de projetos, ou seja, o conjunto das ações da equipe de profissionais responsável por fazer a gestão do projeto, tem de ser capaz de assumir as seguintes atribuições: Gerenciar Escopo: cuidar da área que engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados, provendo todo o tipo de trabalho necessário, garantindo que o seu todo seja sempre beneficiado. Gerenciar Tempo: cuidar da área que engloba os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo. Gerenciar Custo: cuidar da área que engloba os processos requeridos para assegurar que um projeto seja concluído de acordo com seu orçamento previsto. Gerenciar Qualidade: cuidar da área que engloba os processos requeridos para assegurar que os produtos e serviços sejam produzidos com o método e para finalidade previstos, promovendo o controle através de avaliação permanente (diagnósticos, monitoramento, resultados, impactos e qualidade percebida). Gerenciar os Recursos Humanos: cuidar da área que engloba os processos requeridos para assegurar que ocorra o uso e participação mais efetivo das pessoas necessárias ao projeto. Gerenciar Comunicação: cuidar da área que engloba os processos requeridos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas. Gerenciar os Riscos: cuidar da área que engloba os processos requeridos para assegurar a identificação, análise e tomada de decisão que irão minimizar e ou eliminar as conseqüências de fatos e ou eventos adversos. Gerenciar Aquisições: cuidar da área que engloba os processos requeridos para adquirir bens e serviços não disponíveis na Organização, promovendo o necessário gerenciamento dos suprimentos e contratos. Gerenciar Integração: cuidar da área que engloba os processos que irão assegura o ambiente necessário à gestão dos conflitos, principalmente entre os objetivos e as alternativas do projeto, com a finalidade de atingir ou mesmo exceder as necessidades e expectativas de todas as partes envolvidas.

9 O que é um projeto de sucesso? Um projeto bem sucedido é aquele que é realizado conforme o planejado. Isto pode ser resumido pela seguinte lista de quesitos: 1. ser concluído dentro do tempo previsto; 2. ser concluído dentro do orçamento estimado e previsto; 3. ter utilizado os recursos eficientemente, sem desperdícios; 4. ter atingido a eficácia desejada; 5. ser concluído com o mínimo aceitável de alterações em seu escopo; 6. ter sido aceito sem restrições significativas pelo contratante ; 7. ter sido concluído sem ocorrência de interrupção ou prejuízo da rotina; 8. não ter agredido a cultura da organização

10 3. O PAPEL DO GERENTE DE PROJETO Só aqueles que se encontraram totalmente consigo mesmo neste mundo podem dar-se conta de suas qualidades. Só os que se dão conta de suas qualidades podem conduzir outros para que dêem conta de suas qualidades. Só os que conduzem a outros para que se dêem conta de suas qualidades podem dar-se conta das coisas Sun Tzu 3.1. AUTORIDADE X RESPONSABILIDADE EM UMA EQUIPE MULTIFUNCIONAL Autoridade para quê? Para nos limites do projeto (ações que dão efetividade à gestão social) e suas premissas, em qualquer nível, delegar as operações para o profissional adequado. Responsabilidade em relação a que? Mediar os conflitos entre os diferentes profissionais, com suas habilidades, personalidades e abordagens técnicas, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho onde cada um possa expressar e exercer seu potencial máximo. Vamos discutir, refletir e compreender melhor o contexto proposto acima. Ichack Adizes em seus livros Os ciclos de vida das organizações: como e porque as empresas crescem e morrem e How to solve mismanagement crisis, em português Como resolver crises de antigerência, ao fazer reflexões sobre O que é de fato gerência? O que ela faz?..., isto é, qual sua responsabilidade e qual a abrangência de sua autoridade, diz: Isso me fez parar para pensar. Que é gerência? Na Iuguslávia, se alguém gerencia como fazemos nos EUA, pode ser processado criminalmente e até mandado para a prisão. Gerenciar como conhecemos é ilegal lá. Na Iuguslávia, a gerência recomenda aos trabalhadores o que pode ser feito e são os subordinados que tomam as decisões finais.

11 Podemos nos perguntar: Então, este gerente Iuguslavo não tem Responsabilidades? Não tem autoridade? Para responder essas e outras perguntas, Adizes continua refletindo e analisa o que sempre aprendemos nos livros textos, onde a gerência tem a responsabilidade de planejar, decidir, organizar, controlar e motivar. Diz ele: Na verdade o gerente ideal: É um produtor de resultados, excelente administrador, empreendedor e integrador. Inicia as ações sistematicamente, integrando os recursos humanos para esse fim. Delega e desenvolve os mercados da organização, suas instalações de produção, finanças e recursos humanos de maneira contínua e sistemática. Diversamente de um solitário, auto-avalia-se pela qualidade do desempenho do grupo que dirige; pelo desempenho coletivo e individual dos seus próprios membros na realização das respectivas metas, e pelo grau em que ele próprio tenha facilitado o cumprimento das metas. (...) Escuta cuidadosamente, sempre que o tempo permite, o que se diz e o que não se diz. É alerta para a necessidade de mudar. Cautelosa, seletiva e sistematicamente introduz a mudança de maneira planejada. Não teme recrutar subordinados inteligentes e ousados; busca o potencial de cada um e é capaz de identificá-lo. É suficientemente autoconfiante e realizado para respeitar as pessoas que agem tal como ele próprio. Não manifesta ansiedade através de queixas. Ao contrário, oferece crítica construtiva. Treina sistematicamente. Resolve conflitos como um estadista, buscando consenso pela elevação das aspirações e expectativas do pessoal e apelando para sua consciência social. É, ao mesmo tempo, analítico e voltado para a ação; Sensível, sem demonstrar abertamente as emoções.

12 Busca resultados, mas não à custa do método. Busca a máxima integridade do método, mas não à custa dos necessários resultados de curto prazo. Não monopoliza as informações nem as utiliza como fonte de poder. Seus subordinados não têm medo de comunicar falha, pois sabem que ele será razoável e animador. Promove aqueles que tem potencial gerencial e encoraja a criatividade construtiva. Sua Organização é uma estrutura bem integrada e voltada para o cumprimento das metas; Seus membros cooperam e aceitam-se plenamente uns aos outros e aceitam, também, o julgamento dos gerentes. Não é facilmente observável qualquer comportamento anti-funcional por parte dos subordinados. Com este rico detalhamento ele conclui que nenhum indivíduo pode ter todas as qualidades que são necessárias para uma gerência eficaz. O gerente eficaz, sem falhas, não existe. Vale reforçar essa reflexão lendo as palavras escritas por um outro autor, Peter Drucker. Diz ele: Uma característica peculiar da alta gerência é que exige uma diversidade de capacidades e, acima de tudo, de temperamentos. Exige a capacidade de analisar de pensar, de ponderar alternativas e harmonizar dissensões. Mas exige também a capacidade de ação rápida e decisiva, de audácia e coragem intuitiva.exige que esteja à vontade com idéias abstratas, conceitos, cálculos e números. Exige também a percepção das pessoas, consciência humana, empatia, respeito e interesse, absolutamente vivo, pelas pessoas. Certas tarefas exigem que um Homem trabalhe por si e sozinho. Outras são tarefas de representação e cerimonial externo, que exigem o convívio com o protocolo e as multidões. Parece certo concluir que a procura por indivíduos que possuam todas as qualidades, características e estilos comportamentais que são necessários para a gerência eficaz, está fadada ao fracasso. Principalmente porque estarão sendo exigidas demasiadas características de personalidade para desempenhar bem os inúmeros papéis gerenciais, e também, porque algumas das características exigidas são incompatíveis.

13 Se por um lado é consenso que esse Gerente perfeito ou Gerente de Livro, não existe e não pode ser buscado por nenhuma instituição, ou mesmo ser a meta de qualquer profissional, por outro lado, fica evidente também, que toda organização precisa e busca uma gerência perfeita. As Organizações precisam que as gerências, em todos os níveis gerenciais, se relacionem com os ambientes externo e interno, com a tecnologia e com as pessoas simultaneamente, e no mesmo grau de perfeição. Uma conclusão parece possível: Qualquer organização ficará extraordinariamente limitada se depender do que qualquer indivíduo possa fazer, mesmo supondo-se que seja uma pessoa notavelmente competente. Assim, a gerência eficaz possui um gerente que compreende a complexidade dos requerimentos da organização e não cuida do sucesso sozinho. Ele reúne uma equipe que é complementar, isto é, capaz de desempenhar papéis necessários e suficientes para que se opere eficaz e eficientemente, a curto e longo prazo. Esse gerente sabe reconhecer a necessidade de diferentes estilos e opiniões, aceita o conflito como faceta inevitável e desejável da gerência. desta visão. Vamos ver alguns outros conceitos complementares que podem ajudar na construção 3.2. MANDO, PODER, AUTORIDADE E LIDERANÇA. Se tivermos que definir o conceito de Mando, diríamos que não é outra coisa senão a atitude que assume uma pessoa que diretamente governa a outras. Assim definido este conceito é extremamente amplo e pode englobar tanto o gerente de uma Organização como o cabeça" de uma quadrilha, o chefe de uma oficina ou o diretor de uma escola, o general de um exército ou a mãe que manda seu filho comprar algo no armazém. Exercer o mando não significa apenas emitir constantemente ordens aos supervisionados, mas sim dirigir, mostrar a direção e o propósito que fundamenta a atividade que o grupo realiza. Portanto, é uma função do chefe, gerente ou diretor que, além disso, deve assumir a responsabilidade pelo trabalho de seus supervisionados e, junto com eles, planejar e controlar as tarefas para alcançar eficiência e eficácia.

14 O conceito de Mando se complementa com os de Poder e Autoridade. Falamos de Poder para exprimir a influência que se exerce sobre os demais. Assim, podemos dizer que A tem poder sobre B quando consegue que B faça algo que não faria de outra maneira. Em outras palavras, quando A pode influenciar a B para alcançar o fim perseguido por ele (A). Portanto, poder tem a ver com as relações entre duas ou mais pessoas onde o comportamento de uns é afetado pelo comportamento dos outros. poder. Autoridade, por outro lado, de define como o direito institucionalizado para empregar o Esta noção de poder legítimo outorgado a uma pessoa está unida à posição que ela ocupa dentro da organização e ao reconhecimento que o resto dos membros da organização lhe conferem. A autoridade distingue o comportamento dos indivíduos como participantes das organizações do seu comportamento fora das mesmas. A autoridade proporciona à organização sua estrutura forma, define seus comportamentos e rege as relações entre seus membros. Ao mencionar a palavra liderança provavelmente a primeira coisa que nos vem à mente é a influência que uma pessoa pode exercer sobre outras de uma forma natural, como resultado de uma espécie de autoridade que, como algo mágico, emana dessa pessoa. A liderança representa um domínio fundado em uma personalidade poderosa, na aceitação do grupo e no conhecimento de um tema determinado. Porém, é também um processo através do qual uma pessoa influencia outras para que a sigam em suas decisões. Este processo exige habilidade para conseguir que as pessoas façam o que o líder quer, pelo fato que elas querem fazer, e habilidade para que as pessoas façam o que é necessário ser feito. Em linhas gerais a função do líder é manter constante clima o clima emocional do grupo frente às constantes mudanças da realidade, dirigindo o grupo até a obtenção das suas objetivos e respectivas metas. Dentro desta perspectiva o líder que tem êxito apresenta as seguintes características: Conhece em profundidade seu trabalho e sua área de atuação. Mantém-se em dia com os desenvolvimentos, tendências e teorias.

15 Conhece seus colegas, inclusive, suas habilidades, deficiências, expectativas e metas; Compartilha uma visão de trabalho, de excelência e de realização; Demonstra com suas palavras e ações uma força de caráter; 3.3. O CONFLITO COMO UMA FACETA INEVITÁVEL DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Estudos de terapeutas organizacionais e psicólogos como Maslow, McCleland e Reading, ao descreverem necessidades dos indivíduos e tentar predizer comportamentos, sugerem o vínculo de duas situações pessoais com um ambiente altamente produtivo: Desejo real Ausência de conflito Ou seja, os indivíduos em uma organização se mostram extremamente produtivos quando estão tomados por um desejo real por realizar algo e, ao mesmo tempo, experimentam uma sensação de ausência de conflito interno (pessoal) e, portanto, estão em harmonia com o ambiente de trabalho. No entanto, como vimos, devido à complexidade das funções gerenciais para que haja uma boa gerência, eficiente e eficaz, é preciso reunir pessoas que pensem diferentemente, acolhendo num mesmo ambiente de trabalho habilidades complementares, personalidades diversas e motivações de várias origens. Podemos mais uma vez concluir, também, que tal situação torna a existência de conflito uma faceta inevitável e desejável da gerência. dos conflitos. Esta aparente contradição ou situação paradoxal é o centro do processo de administração Assim, não basta estar atento aos níveis e ocorrência de conflitos durante o processo gerencial, é preciso compreender sua origem e prover o ambiente organizacional necessário à negociação dos conflitos técnicos (originados de posturas fundamentadas em critérios e formação profissionais), bem como, cuidar do clima organizacional para que haja contribuição significativa na eliminação dos conflitos internos dos membros das equipes (originados da sensação de atendimento ou não das necessidades humanas).

16 Ricardo Vargas, ao sistematizar anotações sobre este tema, cita Kerzner e destaca sete potenciais fontes de conflitos durante o gerenciamento de projetos (ações que dão efetividade à gestão pública): Conflitos de prioridades no projeto; Conflitos a respeito de procedimentos administrativos; Conflitos de opiniões técnicas e de desempenho; Conflitos de recursos humanos (incompatibilidade); Conflitos sobre custos e orçamentos; Conflitos sobre gestão da agenda de trabalhos; Conflitos pessoais (internos). Vargas conclui a referência, destacando que cabe ao gerente de projeto lidar com conflitos e administrá-los, fazendo com que cada projeto se beneficie, permanentemente, das discussões e dos diferentes pontos de vista, evitando que os conflitos gerem perda de produtividade ou descontrole para o projeto. Ainda sugere que podem ser considerados aspectos positivos do conflito: Força mudanças; Aumenta a criatividade e o surgimento de novas opções; Melhora as comunicações se ambas as partes estiverem interessadas em ganhos mútuos; Aumenta a energia e a coesão do grupo; Promove o balanceamento entre poder e influência, quando associado às técnicas de efetiva resolução de problemas; Explicita as metas. Quanto aos aspectos negativos, cita:

17 Aumentam a agressividade e a hostilidade; O desejo de ser vencedor pode bloquear a criação de novas alternativas; Informações relevantes podem não ser compartilhadas; Causa estresse por expor a equipe a ambiente desfavorável; Pode causar perda de status ou posição caso haja disputa real; As discussões podem ganhar conotação pessoal.

18 4. O CICLO DE VIDA DO PROJETO Como os projetos possuem por definição um caráter único, eles estão primordialmente ligados a um grau de incerteza. Assim, dividir um projeto em fases visa, antes de tudo, um melhor controle gerencial. O conjunto de fases de um projeto é conhecido como ciclo de vida do projeto. Cada fase é marcada pela conclusão de um ou mais processos, que compõem a fase, e a produção dos produtos da fase.ou subprodutos do projeto. Todos estes produtos são tangíveis e verificáveis, podendo ser avaliados quanto à sua adequação. O produto final do Projeto também é normalmente chamado de resultado, por ocasião do planejamento deste projeto normalmente recebe o nome de Objetivo Geral. Portanto, ao final da vida do projeto, o que se espera é que o Objetivo Geral tenha sido alcançado, ou seja, que tenhamos obtido o resultado esperado com a realização do projeto. Da mesma forma, se pensarmos em cada fase isoladamente, cada subproduto ou produto da fase, é normalmente chamado de resultado da fase, o qual tem a função de permitir o alcance dos objetivos específicos planejados para a fase. Essa forma de abordar a composição de um projeto, nos permite usar o conceito de ciclo de vida do projeto para enxergar o projeto como algo dinâmico, ou seja, processos de trabalho contínuos e interligados. Assim, ao conceber o projeto a partir do seu ciclo de vida, é possível definir com bom nível de precisão, entre outras coisas: Que trabalho técnico deve ser feito em cada fase; Quem deve estar envolvido em cada fase. Tais informações são essenciais como ferramentas de gestão.

19 Tradicionalmente as fases que compõem o ciclo de vida de um projeto são: Fase de início do projeto Fase de planejamento do projeto Fase de execução do projeto Fase de controle do projeto Fase de fechamento do projeto

20 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DRUCKER, PETER, Administração: tarefas, Responsabilidades e Práticas. São Paulo. LIVRARIA PIONEIRA EDITORA PIONEIRA ICHACK,ADIZES, COMO RESOLVER AS CRISES DE ANTIGERÊNCIA SÃO PAULO. ICHACK,ADIZES, OS CICLOS DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES: COMO E PORQUE AS EMPRESAS CRESCEM E MORREM.SÃO PAULO. PIONEIRA VARGAS, RICARDO, GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTABELECIMENTO DIFERENCIAIS COMPETITIVOS.6ED.,RIO DE JANEIRO, BRASPORT, 2005.

21 6. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DRUCKER, PETER, ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS. SÃO PAULO. LIVRARIA PIONEIRA EDITORA Dividido em cinco partes, de leitura independente, aborda temas como liderança, missão e desempenho organizacional, relacionamento interpessoal, processo decisório. Desenvolve o texto intercalando sua s abordagens e entrevistas ou caos de profissionais envolvidos com a gestão do terceiro setor. PIONEIRA ICHACK,ADIZES, COMO RESOLVER AS CRISES DE ANTIGERÊNCIA SÃO PAULO. Aborda as conseqüências da falta de gestão, mostrando como o comportamento do gerente de projetos origina tal crise. Explica cada papel que um gerente de projetos deveria desempenhar e coloca em discussão o trabalho em equipe, mostrando a necessidade de prover uma equipe complementar, multiprofissional, onde cada um desses papéis possa ser realmente obtido por meio da somatória das diversas habilidades individuais. COMPETITIVOS. VARGAS, RICARDO, GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTABELECENDO DIFERENCIAIS 6ed.,Rio de Janeiro, Brasport, Aborda de forma didática os conceitos envolvidos na técnica de gerenciamento de projetos, mostrando os benefícios que uma organização pode obter com o uso da mesma. Mostra com clareza os desafios deste gerenciamento e detalha todas as etapas e ferramentas mais utilizadas

22 ANEXO. DINÂMICA DE GRUPO A ARCA DE NOÉ 1 Absalão era um justo. Um estudioso e um especialista. Um apaixonado pela organização bélica, pelo uso de armas avançadas, como lanças de grande alcance, setas orientadas, e a última novidade de então, lançamento de pedras. Com o correr dos anos passou a se preocupar também com os assuntos humanos. Notava que o Criador já não era tão reverenciado, os filósofos ridicularizados e que ocorria uma total inversão de valores: acreditava-se mais na energia e precipitação dos jovens do que na ponderação dos idosos. Um dia estava passeando pela ravina, imerso em seus pensamentos quando, em meio a um estouro, uma nuvem de fumaça, ouviu uma voz tonitruante: Absalão!!! Aturdido, ele se prostrou. Era o Criador, ao vivo e, pelo visto, insatisfeito com alguma coisa. Absalão, não estou nada contente com os homens. Tinha certeza que o trinômio adão-eva-serpente ia acabar dando nisso... Em represália, farei chover 40 dias e 40 noites, até que a terra seja coberta por água. Como desejo que uma nova humanidade nasça de um homem inteligente, prático e com objetivos, ordeno que construa um barco onde entrará com sua família, mais um casal de cada ser vivo. Terá 4 meses para completar esse empreendimento. Ao trabalho, meu filho! Absalão ergueu-se lívido. O Criador o elegera como o pai de uma nova humanidade. Que responsabilidade! Mas havia um pequenino problema: barcos e navegação eram coisas que desconhecia. Amaldiçoou não ter se interessado nunca por essa área. Rebuscando na memória lembrou que conhecia um engenheiro naval, muito competente. Noé era seu nome, e que poderia resolver essa parte. Chamou-o à sua presença e lhe disse que queria encomendar um barco, o maior que já tinha feito, no mais curto prazo de entrega possível. Barco, mas para que tipo de carga e de navegação? - quis saber Noé. Para uma grande carga e águas pesadas. Pretendo navegar durante muito tempo, levando a família e nossos animais de estimação. E olha que gostamos praticamente de todos os animais que existem... 1 Baseado em artigo de Mike Berger - Management Revew, adaptado para o Jornal do BANESPA)

23 O.K. Senhor - respondeu Noé. Já entendi o que deseja. Acredito que com tábuas de 5 polegadas, 10 bons carpinteiros e um mês de trabalho puxado, o barco poderá ser entregue. Perdão, meu caro Noé, mas como pode ter certeza de que 5 polegadas serão suficientes, de que os homens serão capazes de concluir o trabalho nesse período de tempo e que não acontecerá nenhum imprevisto? Senhor, esses carpinteiros são meus velhos conhecidos e... Desculpe-me, Noé - interrompeu Absalão - mas esse empreendimento é por demais importante. Para que eu possa tomar uma decisão, dizer vai em frente, preciso fazer algumas consultas. Concorda comigo? Claro, o Senhor é dono da bola. Fico no aguardo de suas ordens. Mas quem poderá me assessorar nesse negócio de madeiras, carpinteiros, pensou Absalão, lembrando-se de Roboão, que o tinha auxiliado na cruzada santa das três pedras, quando tinha feito uma excelente seleção de lanceiros. Roboão era o homem, e tratou de chamá-lo. Bem, chefe, se o engenheiro disse que 10 carpinteiros são suficientes, isso significa que precisamos de, no mínimo, 15. Logo começam as faltas, doenças, férias, turn-over. E para selecionar esses 15, temos que explorar um universo de pelo menos 200 homens. Precisarei de alguns auxiliares para cumprir essa tarefa. Tens carta branca, Roboão. Confio na tua experiência no campo do recrutamento. Também achei a proposta de 10 homens muito simplista. Ao trabalho e mantenha-me informado! Obrigado pela confiança, chefe. Sairei a campo imediatamente. Nessa noite Absalão dormiu satisfeito. Decorridas apenas 24 horas depois de recebida a missão do Senhor, tinha o técnico e o especialista em pessoal. No dia seguinte Roboão informou que cinco homens estavam percorrendo o povoado, recrutando carpinteiros, oferecendo 5 dinheiros. Dez examinadores estavam a postos para a fase de seleção. Um pequenino problema, chefe - informou Roboão - não quero responsabilidade com numerário, já me bastam os problemas com o pessoal. Sugiro a contratação de um gerente. Bem lembrado, Roboão, mas não conheço nenhum e o cargo exige alguém de absoluta confiança. Chefe, se me permite, gostaria de indicar Judas, que funcionou como nosso tesoureiro nas três últimas batalhas.

24 Não, não Roboão. Sempre tive uma desconfiança que esse sujeito é capaz de vender a própria mãe por algumas moedas. Pensemos em outro; de preferência um especialista, me entende? Claro chefe. Faremos uma seleção também para esse cargo. Sairei a campo. Como o empreendimento crescia de vento em popa, Absalão adquiriu, para abrigar as equipes de recrutamento e seleção, uma grande cabana, já com divisórias e tapetes e contratou, também, o pessoal de zeladoria e segurança, marcando o início da operação em grande escala. Senhor presidente -falou a graciosa recepcionista -está aí o Dr. Noé, trazendo alguns desenhos e.. Minha filha, já lhe falei para não nos interromper. Diga ao Dr. Noé que volte depois do almoço. Absalão voltou à entrevista com um candidato ao cargo de gerente de material, Jacob, seu velho conhecido de carreira. Sabe que pode confiar em mim - disse Jacob - jamais sumiu uma flecha ou lança quando em meus cuidados, mas precisarei de um almoxarifado adequado e, para o controle, alguns arquivos, prateleiras e pessoal de apoio. Acho razoável, Jacob. Encomende tudo e fale com Roboão sobre o pessoal que vai necessitar. Nesse momento entrou Cloé, a secretária executiva do Presidente, informando que Noé tinha telefonado, insistindo que determinados desenhos tinham de ser aprovados com urgência. Esse chato! Resmungou Absalão. Está cansado de saber que, sozinho, não posso me responsabilizar pela aprovação dos desenhos! Ele pode ser bom de projetos mas nada entende de custos nem de administração por objetivos. Diga que vou nomear um grupo de trabalho, o GT- Arca, que deverá me dar um parecer dentro de, no máximo, uma semana. Quinze dias depois o organograma já se encontrava na mesa do Presidente. Dele constava uma diretoria administrativa (DA), uma financeira (DF) e uma de construção (DC). A DC já tinha montado um setor de controle de qualidade, para medida de espessura da madeira e análise de fungos e cupins, tendo máquinas para medir a elasticidade e flexibilidade. A administração já tinha elaborado as provas para seleção de arquivistas de plantas, provas de seleção para a seleção do pessoal de seleção e recrutamento, pessoal de apoio e outras. Tudo corria a contento. Mesmo cansado, Absalão não se furtou a receber Noé em sua residência. Desculpe-me aborrecê-lo, mas tenho de comunicar que o projeto está pronto e o GT-Arca não

25 teve seus membros escolhidos. O material já está comprado mas o controle de qualidade não o liberou e os carpinteiros ainda não foram contratados. Gostaria que me autorizasse a começar com os meus carpinteiros, que já conheço e... Não se preocupe meu caro Noé - atalhou Absalão - falarei amanhã com a DC e apressarei a contratação do pessoal. Você sabe, apesar de ser o presidente, preciso respeitar a ordem hierárquica. Da chefia deve vir o exemplo do cumprimento das normas. Não se preocupe, temos ótimos profissionais. Boa noite! Noé saiu meio confuso. Estava acostumado a tratar com seus clientes em cima, cobrando, e agora se via às voltas com normas, instruções, exames de seleção. Realmente não dava para entender mas, que fazer se não esperar? 25 Dia Manhã linda, Cloé anunciou a chegada de Roboão. Chamou-me chefe? Roboão, não quero incomodá-lo nem desfazer de seu belíssimo trabalho, mas, pelos relatórios, temos 500 pessoas contratadas e Noé me informa que ainda não foram contratados os carpinteiros para o corte. A reclamação procede? Ora chefe, Noé é um alienado! Não consegue compreender a complexidade que é o recrutamento. Ocorre que, apesar de termos aumentado o salário para 6 dinheiros, todos os candidatos que se apresentaram foram reprovados no psicotécnico. Mas estamos entrevistando novos elementos. Certo Roboão. Toque como achar melhor. Confio no seu trabalho. 40 Dia O presidente, na primeira reunião da diretoria, relatou que o Empreendimento era um sucesso. Havia trabalho e emprego para todos. A DA informou que havia feito um convênio com a Escola Superior de Carpintaria e criado um Departamento de RH com a finalidade de retreinar os carpinteiros para a técnica naval e, no horário ocioso, treinar datilógrafas, secretárias, auxiliares administrativos e contínuos.

26 A DC ponderou que faltava pessoal para desenho e a eficiência dos carpinteiros deixava muito a desejar. Apenas um mostrava desempenho razoável e que Noé, para ganhar tempo, estava cortando árvores em horário extra. Fiscalize essas horas extras e trate de incrementar o treinamento - determinou o presidente. TREINAR É INVESTIR NO FUTURO. 80 Dia Noé apareceu na secretaria geral e, lá chegando, encontrou o comandante de operação do Barco, que já esperava há duas horas, mais um subcomandante nível-3, o imediato, o pré-imediato, dois assistentes e três assessores. Noé - disse o comandante - que sucede que seu projeto não anda? Assim, como poderei treinar meus homens? Acabo de requisitar um simulador de barco, para ir tentando quebrar o galho. Apresse-se, meu filho! Noé balançou a cabeça e retirou-se vagarosamente. Tudo que tinha era meia dúzia de desenhos. E pensar que havia dado um prazo de 30 dias para entregar o barco pronto! Estava arrasado e se sentia um incompetente. Onde errara? Assim não é possível! - desabafou o presidente com Cloé - Faltam apenas 40 dias e agora a divisão de importação me informa que há greve no transporte e a madeira só deverá chegar daqui a 10 dias! Convoque uma reunião de emergência. Vou despedir o setor de carpintaria e contratar outro. Se não fosse Roboão, estaria perdido... Por favor, minha filha, envie já o seguinte fax: DE: ABSALÃO PARA: JEOVÁ SOLICITO PRORROGAÇÃO PRAZO. DIFICULDADES INTRANSPONÍVEIS. CRISE INTERNACIONAL MADEIRA. PROSTRAÇÕES Demorou um pouco para vir a resposta: DE: JEOVÁ PARA: ABSALÃO CONCEDIDO PRAZO DE 5 DIAS IMPRORROGÁVEIS. ELEVAÇÃO DE ÁGUA EM CONTAGEM REGRESSIVA. Absalão, desesperado, partiu para a reunião, enquanto Cloé correu para o telefone para contar as últimas para as amigas.

27 82 Dia O presidente pediu que Cloé fizesse uma ligação para Roboão. Roboão? Absalão! Escuta, com mil demônios, como está o recrutamento dos carpinteiros? Está difícil, chefe. Não há jeito de passarem nos testes. O exame do reconhecimento dos tipos genéticos de cupim tem reprovado todo mundo. Vamos experimentar abaixar o nível para ver se conseguimos alguma coisa. 100 Dia Presidente, informou a DF, dentro de uma semana vencem nossos empréstimos internacionais e nossos recursos para pagá-los são insuficientes. A situação é crítica. Como solução alternativa, sugiro uma redução de pessoal. Na minha área é impossível - Falou o comandante de operações - sem meus homens o barco sequer sairá do porto. E que me dizem desse tal de Noé, perguntou a DC : Que fez ele até agora? Senhores, falou gravemente o presidente, a situação do nosso empreendimento é razoável, mas temos de tomar uma decisão firme com relação ao projeto do barco... Presidente, não quero interromper o fio de seu pensamento, mas verifiquei que em nossos registros não constam os exames de admissão do Sr. Noé, nem ele apresentou o seu diploma de engenheiro naval para anotação. Nesse caso, a culpa é minha. Quando o convidei ainda não existiam as normas de admissão. Concordo que seja demitido. Anotem essa decisão. Noé ficou furioso com a notificação de demissão. Sequer quis lutar por seus direitos. Seu único desejo era sair dali o mais depressa possível e o melhor caminho era o fluvial. Partiu para a floresta e falou com 5 amigos: Pessoal, vamos cortar algumas árvores, não precisa ser das muito grossas, construir um barco e ir para o sul. Mas Noé, não sabemos manejar a serra e muito menos construir barcos! Deixem comigo - respondeu Noé - ensinarei a maneira mais prática de cortar a madeira e bastará seguir seus desenhos. E como a viagem pode ser longa, vamos levar alguns animais para nos alimentarmos. Mãos à obra, rapazes! Era só lasca que voava. Em poucos dias, o casco do barco começou a tomar forma.

28 125 Dia Absalão acordou preocupado. A madeira finalmente tinha chegado mas só havia três carpinteiros. Rumou para o escritório e notou que nuvens pesadas cobriam o céu. Cloé não estava, só chegava às 10 horas. Correu ao Escritório Geral. Mas que diabo há aqui? Não tem ninguém nessa joça? Quem é você? - perguntou, dirigindo-se a uma assustada moça que mexia com alguns papéis, fingindo estar trabalhando. Sou uma digitadora, senhor. Há dias que ninguém aparece. Não sei o que está sucedendo. Absalão, pálido, correu ao fax e ele próprio passou uma mensagem: DE: ABSALÃO PARA: JEOVÁ DIFICULDADES. PROJETISTAS ATRASARAM EMPREENDIMENTO. PEÇO NOVA PRORROGAÇÃO. A resposta veio imediatamente: DE: JEOVÁ PARA: ABSALÃO PRORROGAÇÃO INDEFERIDA E como que a confirmar a mensagem, alguns pingos começaram a cair. Choveu, choveu...absalão ficava perdido, dias e dias, olhando a chuva que caia, em companhia de Jacob, Cloé, Roboão e mais alguns carpinteiros. Uma manhã, chuvosa como todas as outras, Jacob veio gritando: Chefe, veja que coisa mais estranha, parece um grande barco flutuando sobre as águas. Será uma ilusão minha? Veja, na proa... está escrito... ARCA DE NOÉ

29 GERENCIAMENTO DE PROJETOS O Roteiro das Aulas Um ponto de referência; O Contexto das reflexões e discussões; O Ambiente de Gestão; O Papel do Gerente: Comportamentos; Habilidades; Compromissos; A lógica e a dinâmica de planejar (produzir planos); O Trabalho (em si!): gerenciar os planos: A estrutura; Os temas e as oportunidades de gestão. Um Projeto Organizacional gera políticas/missões, programas, projetos e ações... Enfim, planos a serem implementados!

30 O plano só se completa na ação, nunca antes!!!»a ação exige um cálculo de último momento que completa o plano. Esse cálculo é uma forma de improvisação necessária!»o problema consiste, no momento da ação, no domínio da improvisação sobre o plano ou do plano sobre a improvisação. Qual é o papel de um plano? O plano é uma mediação entre conhecimento e a ação! De que depende a força dessa mediação? QUAL É A GRANDE QUESTÃO??? Minha ação diária completa meu plano Ou é uma completa improvisação?

31 A força dessa mediação depende... entre outras coisas......das características da organização, as quais determinam as possibilidades dessa mediação, isto é, da existência dos meios!...da existência de uma demanda real por planejamento, como reflexo da alta responsabilidade, isto é, do compromisso com os resultados! Uma Organização Social não pode (e não consegue!!!)...ser melhor que a capacidade pessoal e institucional que o sustenta. Isto é... SER MELHOR QUE A SUA CAPACIDADE DE GERENCIAR! A capacidade pessoal da Organização Social depende principalmente: Do seu Desenho Organizativo. Do Domínio das Ciências e Técnicas de Gestão Social; Da Experiência; e Da Capacidade de Liderança. A capacidade institucional da Organização Social depende:

32 UMA CONSTATAÇÃO: Hoje, o recurso mais escasso é a capacidade de gerenciar!!! Isto cria e alimenta um circulo vicioso e tem algumas implicações... Uma Organização não pode ser melhor que sua seleção de problemas (foco de ação)......a seleção de problemas, e seu processamento técnico, social e político, não podem ser melhor que os métodos utilizados e que o sistema de planejamento que a gera e alimenta......os métodos e técnicas não podem ser melhores que os meios permitidos pela qualidade do desenho organizativo......a qualidade do desenho organizativo não pode ser melhor que o permitido pelas regras do jogo social e político no qual ela está inserida (macroorganizativo)... Elevar a qualidade da gestão social, portanto, pode significar a necessidade de reformar e (talvez!) revolucionar regras de um jogo social.

33 A TESE: Os resultados de uma Organização Social podem ser previsíveis e de alta qualidade, na medida que se eleva a capacidade de gerenciar e se redesenha a própria organização social. O que é Gerência? NOS LIVROS: PLANEJA DECIDE ORGANIZA CONTROLA MOTIVA A questão que se Coloca é (???): É POSSÍVEL FAZER TUDO AO MESMO TEMPO? O que faz a Gerência? A A gerência Gerencia!!! Isto Significa Desempenhar 4( Quatro) Papéis Fundamentais... Ela tem que: 1. ADMINIST RAR 2. EMPREE

34 PERCEBAM: Gerente X Gerência Cada papel é necessário (!!!), e juntos são suficientes para que exista uma boa gerência. Sem um desses papéis podemos verificar um certo padrão de anti-gerência.... Portanto pode surgir um conflito: GERENTE X GERÊNCIA Neste Conflito De Qual Lado Ficamos? VEJAMOS: Se gerenciar é produzir,administrar,empreender e integrar......então: A BOA GERÊNCIA É FEITA POR MEIO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL A GERÊNCIA ADEQUADA INTEGRA DIFERENTES ESTILOS E OPINIÕES, CONVIVE COM OS CONFLITOS E OS ADMINISTRA Produzir É ATINGIR OBJETIVOS É SER EFICAZ!!! E X I G E: 1º CONHECIMENTO 2º DOMÍNIO DO PROCESSO (O QUE, COMO E POR QUÊ?) SIGNIFICA FOCAR A ENERGIA NOS RESULTADOS

35 Administrar É ATINGIR OBJETIVOS ÉFAZER FAZER É SER EFICIENTE E X I G E 1º. MÉTODO 2º. DOMÍNIO DOS SISTEMAS (COMO?) SIGNIFICA FOCAR A ENERGIA NO SERVIR Empreender É ELABORAR ESTRATÉGIAS É IDENTIFICAR OPORTUNIDADES E X I G E: 1º. DISCERNIMENTO 2º. ARROJO (CAPACIADE DE CORRER RISCOS) SIGNIFICA FOCAR A ENERGIA NA MUDANÇA A COMO FONTE DE CRESCIMENTO Integrar É TORNAR OS RISCOS COLETIVOS É HARMONIZAR METAS E X I G E: 1º.DESPRENDIMENTO 2º.SENSIBILIDADE 3º.GENEROSIDADE 4º.ÉTICA SIGNIFICA FOCAR A ENERGIA NA SUSTENTABILIDADE DA ORGANIZAÇÃO ÃO

36 O Que é Anti Gerência? É A PESSOA CERTA NO LUGAR ERRADO!!! O que é gerenciamento de projetos?...é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a organização desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade pré-determinados. CICLO DE VIDA DO PROJETO Características do ciclo de vida do projeto: Início (proposta). Planejamento do projeto (detalhamento). Execução do projeto (implementação). Controle do projeto(gerenciamento da mudança). Fechamento do projeto (sustentabilidade).

37 FASE DE INÍCIO DO PROJETO Necessidades a serem atendidas; Interesses envolvidos no projeto; Premissas e restrições; Estudo de caso - Definir o projeto. FASE DE PLANEJAMENTO DO PROJETO Planejamento do escopo do projeto; Planejamento do cronograma; Planejamento do orçamento; Planos complementares. PLANEJAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO Definição do escopo do projeto. Construção da estrutura de decomposição do trabalho. Elaboração da declaração de escopo do projeto. PLANEJAMENTO DO CRONOGRAMA DO PROJETO Construir o quadro de precedências. Definição de atividades. Estimativa de duração das atividades. Definir datas. Seqüenciamento das atividades. Representação gráfica. Estudo de caso - Construir um cronograma. Identificar armadilhas a serem evitadas.

38 PLANEJAMENTO DO ORÇAMENTO Planejamento dos recursos. Estimativa dos custos. Estudo de caso. (desenvolver o orçamento, Quadro de Usos e Fontes / Fluxo de Caixa) FASE DE EXECUÇÃO DO PROJETO Implementação dos Planos FASE DE CONTROLE DO PROJETO Controle do Projeto: Acompanhamento do projeto. Monitoramento do progresso. Análise de desvios. Ajustes do progresso. Relatórios do projeto. PLANOS COMPLEMENTARES Plano de qualidade no projeto; Plano dos recursos humanos; Plano das comunicações; Plano de riscos; Plano de contratações. FASE DE FECHAMENTO DO PROJETO Fechamento administrativo. Encerramento de contratos. Entrega do produto. Revisão pós projeto.

39 MATRIZ DE TEMPO DE COVEY U R G Ê N C I A I M P I SIM URGENTES E IMPORTANTES NÃO NÃO URGENTES E IMPORTANTES II O R SIM PRODUÇÃO CAPACIDADE DE PRODUÇÃO T Â N C I NÃO III PRODUÇÃO URGENTES E NÃO IMPORTANTES LIXO IMPRODUTIVO NÃO URGENTES NÃO IMPORTANTES IV A

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará GUIA DO SGD Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará em vigor em todas as empresas do Sistema Eletrobrás ainda este ano. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS A T R A N S

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor Djair Picchiai Campus São Paulo Março 2010 AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Todo diretor, gerente, chefe e encarregado exercem estas sete funções administrativas, a saber:

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER O PAPEL DO LÍDER O Que é Um Líder? Atualmente, e cada vez mais, as empresas investem nos funcionários, pois acreditam que essa é a melhor forma para a obtenção de bons resultados. Equipes são treinadas,

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

VALUE BASED MANAGEMENT (Gerenciamento Baseado no Valor - GBV) - PARTE ll

VALUE BASED MANAGEMENT (Gerenciamento Baseado no Valor - GBV) - PARTE ll VALUE BASED MANAGEMENT (Gerenciamento Baseado no Valor - GBV) - PARTE ll! Como implantar com sucesso?! Quais os passos para sua implantação?! O foco na criação de valor para o acionista. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

Líder: o fio condutor das mudanças

Líder: o fio condutor das mudanças Líder: o fio condutor das mudanças Por Patrícia Bispo para o RH.com.br Para quem imagina que liderar pessoas significa apenas delegar ordens e cobrar resultados a qualquer custo, isso pode significar o

Leia mais

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Este plano descreve como serão administrados os processos de aquisição de bens e serviços neste projeto. As perguntas a serem respondidas no plano são: o

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Assuntos ligados a pessoas que devem estar na pauta dos Conselhos de Administração

Assuntos ligados a pessoas que devem estar na pauta dos Conselhos de Administração 2º Encontro para Conselheiros Painel 02 Assuntos ligados a pessoas que devem estar na pauta dos Conselhos de Administração Neste painel, os convidados destacaram os desafios de inserir esse tema de forma

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração à Teoria Geral da Administração Disciplina: Modelo de Gestão Página: 1 Aula: 01 Página: 2 O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP.

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. Nesta fase busca-se o refinamento dos objetivos do projeto e detalhamento do melhor caminho

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

QUALIDADE Noções iniciais

QUALIDADE Noções iniciais Este segmento do curso é baseado no livro: JURAN, J.M. A qualidade desde o projeto. São Paulo: Thomson, 1992. QUALIDADE Noções iniciais Questões de qualidade e gerenciamento de qualidade são preocupações

Leia mais

Prof. Clovis Alvarenga Netto

Prof. Clovis Alvarenga Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Março/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 05 Organização da produção e do trabalho Pessoas e sua Organização em Produção e Operações

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

Unidade II GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres

Unidade II GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres Unidade II GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS Professora Ani Torres Gestão de Pessoas Conjunto de métodos, políticas,técnicas e práticas definidos com o objetivo de orientar o comportamento humano

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais