Solos: 7. O processo de desertificação e comprometimento do solo; 6. Conservação e cultivo do solo; 3. Principais solos agrícolas;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Solos: 7. O processo de desertificação e comprometimento do solo; 6. Conservação e cultivo do solo; 3. Principais solos agrícolas;"

Transcrição

1 Alexandre souza Geografia fisíca Solos: 1. Componentes; 2. Classificações; 3. Principais solos agrícolas; 4. Solos do Brasil; 5. Degradação dos solos; 6. Conservação e cultivo do solo; 7. O processo de desertificação e comprometimento do solo; 8. Poluição do solo;

2

3 ESTUDOS DE SOLOS IMPORTÂNCIA: é o substrato sobre o qual se estabelece a sociedade desenvolvendo suas atividades econômicas e explorando os recursos disponíveis, e para outros fins.

4 Fatores de formaçãoelementos formadores do solo 1. Material de origem (rocha-mãe) 2. Microorganismo 3. Relevo 4. Clima 5. tempo

5 Intemperismo quimico

6

7 Intemperismo físico

8 Intemperismo físico

9 Intemperismo físico ambiente semi-árido

10 Solo Camada superficial da crosta terrestre, é um complexo composto de materiais minerais e orgânicos. Componentes 1. Água 25% 2. Ar 25% 3. Matéria orgânica 4% 4. Minerais 45%

11

12

13 Classificações do solo - Quanto à origem Eluviais Aluviais - Quanto às zonas climáticas Zonais Interzonais Azonais

14 Solos Zonais Latossolo (clima quente e úmido; muito profundo; extremamente lixiviado; pobre em minerais e pouco fértil). Desértico (clima árido; raso; horizonte A arenoso; pouco fértil). Podzol (clima temperado ou frio; pouco profundo; horizonte B enriquecido pela acumulação de óxidos de ferro e húmus; férteis, porém ácidos). Solos de Pradaria ou Brunizem/ Tchernozion (clima temperado subúmido; raso; muito fértil; horizonte A rico em matéria orgânica e cálcio). Solos de Tundra (clima frio; raso; fertilidade média).

15 A E B Latossolo (clima quente e úmido; muito profundo; extremamente lixiviado; pobre em minerais e pouco fértil).

16 Desértico (clima árido; raso; horizonte A arenoso;fértil).

17 Solos Interzonais Hidromórfico (local alagado, de grande umidade; espessura média; fértil, quando drenado). Salinos ou Halomórficos (local árido ou semi-árido e proximidades do mar ; alta concentração de sais solúveis baixa fertilidade).

18 Solos Azonais Litossolo (locais de alta declividade; assentado diretamente sobre a rocha alterada). Regossolo (locais de colinas e declives suaves; raso). Aluvial (ocorre sobre sedimentos recentes das planícies de inundações; ausência do horizonte B; quando os sedimentos são transportados pelo vento, formam-se os solos loess; raso). Cambissolo (com incipiente desenvolvimento no horizonte B).

19 Principais solos agrícolas Löess Tchernozion Podzol Nitossolo Vermelho / Terra Roxa Massapê / Latossolo

20 Löess Características - É resultado da ação eólica; - É formado por grânulos finos compostos por argila, quartzo e cálcio - Apresenta uma coloração amarela. - É típico de áreas de relevo suave e clima subúmido. - Por ser pouco lixiviado, concentra grande quantidade de calcário. - Aparece principalmente em extensas áreas ao norte da China, nos pampas argentino e uruguaio.

21 Tchernozion Características - É rico em material orgânico (húmus), por isso apresenta solo escuro. - Aparece em áreas de climas temperados. - Apresenta grande fertilidade. - É encontrado na Ucrânia e recebe grandes lavouras de trigo e girassóis. - Também é encontrado na Europa Central, nas pradarias do Canadá e do EUA, no pampa argentino, entre outras regiões.

22 Podzol Características - É arenoso, ácido e possui grande volume de óxido de ferro e húmus no horizonte B. - Aparece em áreas recobertas por florestas boreais ou taiga das áreas de médias e altas altitudes, como no norte da Rússia e Canadá.

23 Latossolo Características - É típico de áreas tropicais. - Possui coloração avermelhada e alaranjada em virtude da maior ou menor presença de óxido de ferro. - Geralmente é profundo e poroso. - apresenta grande diferenciação entre suas camadas, a não ser a mais superficial que geralmente é recoberta por farta quantidade de matéria orgânica. - É constantemente lixiviado, devido a alta pluviosidade. - Na maioria das vezes, possui o cerrado como vegetação..

24 Nitossolo Vermelho Características - São oriundos da decomposição do basalto e do diabásio, rochas de origem vulcânica, típicas de áreas tropicais. - Aparecem no sul do Brasil. - A terra roxa é encontrada no Planalto Meridional do Brasil, tendo sido explorada para a monocultura do café.

25 Basalto

26 Massapê Características - Solo de cor escura, com alto teor de argila, formado basicamente pela decomposição do granito em áreas tropicais, sob intensa ação das estações seca (enrijecido) e úmida (pegajoso). - No Brasil aparece no litoral nordestino, tendo sido explorado desde os primórdios da colonização pela lavoura canavieira.

27 (UPFE-2001) A palavra solo' pode ser empregada para designar formas de utilização do espaço terrestre pelas coletividades humanas, mas também pode ser compreendida como um corpo natural onde habita uma grande quantidade de seres vivos, dele se utilizando. Sobre esse tema, podemos dizer que: 1)o solo é formado pela ação de desagregação de uma rocha matriz, causada pelos agentes intempéricos. 2)a parte superficial do solo sofre de forma mais intensa as forças do intemperismo e, por isso, é formada por partículas em geral menores do que as encontradas em áreas mais profundas. 3)as características dos solos e os seus tipos variam de um local para outro. 4)as encostas mais íngremes de áreas tropicais úmidas apresentam, em geral, solos rasos e pouco produtivos. 5)os solos desenvolvidos em terrenos vulcânicos, como as áreas basálticas, são de baixa fertilidade e só se prestam ao cultivo de culturas temporárias. Estão corretas: A)1, 2, 3, 4 e 5 B)1, 2, 3 e 4 apenas C)1 e 5 apenas D)1 e 3 apenas E)2, 3 e 4

28

29 Solos do Brasil

30

31 Degradação dos solos A erosão dos solos consiste na retirada ou no transporte destes ou parte de seus componentes. Principais agentes de erosão do solo: 1.Chuva 2. Vento 3. Animais 4. Seres humanos 5. Desmatamento

32 Tipos de degradação dos solos Aceleração da erosão, com esgotamento dos solos; Lixiviação; Laterização; Voçorocas; Assoreamento de rios e nascentes; Desmoronamento de encostas; Salinização excessiva;

33 Lixiviação - É a lavagem dos solos pelas águas pluviais. - É típico de áreas tropicais, onde a camada superficial do solo fica rica em húmus. - Na região amazônica, o solo é bastante lixiviado, tornando-se pobre e fertilizado pelos restos vegetais. O desmatamento impede a formação dessa camada de húmus, intensificando o processo de lixiviação. UFPE 2003 A Amazônia brasileira, uma das principais regiões do País, está fadada ao subdesenvolvimento. O distanciamento físico entre ela e as demais regiões e as condições naturais extremamente adversas impedem ou dificultam consideravelmente qualquer tentativa governamental de promover o crescimento econômico regional. É praticamente impossível pensar em desenvolvimento num espaço geográfico caracterizado por um clima com elevadas temperaturas médias mensais, uma umidade relativa do ar excessiva e solos bastante lixiviados.

34 Laterização Ocorre nas regiões onde há as duas estações bem definidas (seca e chuvosa). Deve-se à concentração de hidróxido de ferro e alumínio no solo, que forma uma crosta dura de ferrugem chamada de laterita, que dificulta o manuseio da terra. No Brasil, o solo laterítico é denominado canga e aparece principalmente nas chapadas da região centro-oeste.

35 Voçorocas Correspondem a profundos sulcos ou rasgões provocados pelo processo de erosão que podem atingir dezenas de metros de comprimento e tendem a se aprofundar com as chuvas. São resultado de atividades humanas, que alteram a cobertura do solo, aumentando o escoamento superficial das chuvas concentradas. As áreas de voçorocas tornam-se praticamente estéreis, não permitindo o plantio agrícola.

36 ATENÇÃO O aparecimento de voçorocas pode ser evitado e controlado com o plantio de vegetação rasteira (gramínea), que diminui a velocidade das águas e o escoamento superficial, com a construção de degraus (taludes) nas encostas dos morros, com barreiras de madeira ou pedra na cratera, para evitar que diversos materiais passem a se depositar nela.

37 Assoreamento de rios e nascentes A falta de cobertura vegetal faz com que as chuvas carreguem maior quantidade de sedimentos que são depositados em rios e áreas de nascentes, diminuindo a vazão dos cursos fluviais. Desse modo, aumentam as enchentes e inundações.

38 Deslizamento de encostas É associado à perda de solos nas áreas de encostas. Esse fenômeno ocorre devido ao acúmulo de água no interior do solo, que provoca um rompimento do equilíbrio de retenção do solo. Neste momento, grandes quantidades de terra deslizam até o sopé dos morros. Para evitar que esse fenômeno aconteça em áreas de ocupação humana é necessário realizar obras de contenção de encosta, bem como promover o reflorestamento do local.

39 Salinização excessiva Ocorre em áreas tropicais e quentes, áridas e semi-áridas onde a evaporação da água se dá rapidamente e os sais nela contidos vão sendo acumulados no solo. A alta concentração de sais no solo pode endurecê-lo, tornando-o improdutivo

40 A degradação dos solos provocada pelo a ação humana decorre de uma série de práticas e atitudes inadequadas cobrir a terra produtiva com concreto e construções, desmatamento (provoca erosão e esgotamento dos nutrientes), queimadas, exploração excessiva, não utilização de terraceamento e curva de nível, monoculturas prolongadas, aumento de áreas para pastagens (provocam compactação) e outras -, ocasionam a perda de nutrientes e de matéria orgânica.

41 A degradação na terra induzida pelo homem, é composta por cinco fatores: 1. Degradação das populações animais e vegetais no semi-árido. 2. Degradação do solo, que pode ocorrer por efeito físico: água, vento e compactação mecanização. 3. Degradação da cobertura vegetal. 4. modificações nas condições de recarga. 5. Degradação de infra-estrutura econômica e da qualidade de vida dos assentamentos humanos.

42

43

44 1. sulcos 2. ravinas 3 e 4. voçoroca Erosão

45 Conservação e erosão dos solos Nos solos pobres em nutrientes. acidez do solo. Técnicas de manejo. controle biológico como minhocas, larvas e insetos. Manter o solo coberto com vegetação. Irrigação (falta de água) Drenagem (excesso de água) calagem. Adubação com máteria orgânica.

46 1. As ações antrópicas, em face da expansão da agropecuária e da industrialização, são as principais responsáveis pelo rompimento do equilíbrio dos geossistemas, com graves conseqüências para as propriedades do solo e para a qualidade das águas superficiais. Sobre esse tema, podemos afirmar: 0-0 o solo funciona como um reservatório de água, cuja dinâmica é fundamental para o entendimento da participação da superfície terrestre no ciclo hidrológico. 1-1 o uso e o manejo adequado do solo, com vistas à conservação de suas características físicas, químicas e biológicas, têm um papel essencial nos processos de conservação da qualidade e da quantidade de água. 2-2 os processos de erosão do solo advindos de práticas agrícolas incorretas podem desencadear um outro processo denominado assoreamento, que se verifica nos reservatórios de água. 3-3 as indústrias extrativas minerais, por empregarem uma pequena quantidade de mão-de-obra, não provocam erosão dos solos; esse fato pode ser constatado na Região Norte do Brasil. 4-4a utilização da vegetação natural e plantada nas encostas pode ser uma alternativa de proteção ao solo contra os processos erosivos decorrentes das atividades agrícolas.

47

48 Cultivo e Conservação do solo Plantio direto Rotação de cultura Pousio ou Afolhamento Terraceamento Curva de nível Pára-choque-protetor

49 Plantio direto Técnica que consiste em plantar diretamente sobre os restos de plantas da colheita anterior (no Brasil, tem sido muito utilizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste). No entanto, esse tipo de técnica exige maior quantidade de herbicidas. Rotação de culturas Consiste em alternar o plantio de uma cultura (em mesmo campo) com outra, para evitar que sempre sejam retirados os mesmos componentes do solo.

50 Pousio ou Afolhamento Deixa-se um campo sem cultivar por um período, para que ele descanse, enquanto outros estão sendo ocupados. Na nova semeadura ocorre uma rotação de culturas e um deles fica sem qualquer cultivo. Essa prática é muito eficiente em evitar o esgotamento do solo.

51 Terraceamento São cortes nas vertentes das montanhas, formando degraus para evitar a intensificação da erosão do solo e também, para expandir as áreas agrícolas, pois esses terraços são cultivados. É muito utilizado no Sudeste Asiático, no Japão, na China e nas montanhas da Indonésia e Filipinas.

52 Curva de nível São linhas que ligam pontos de mesma cota altimétrica, sobre as quais se faz a semeadura, estabelecendo-se assim, fileiras de plantas. Isso permite que a água das chuvas escorra mais lentamente, diminuindo a devastação do solo.

53 Pára-choque-protetor É utilizada para combater a erosão eólica. Consiste no plantio de árvores dispostas em fileiras, formando uma espécie de quebra-vento.

54 A desertificação provoca três tipos de impactos : 1. Ambientais: correspondem à destruição da fauna e da flora, redução significativa da disponibilidade de recursos hídricos e perda física e química dos solos. 2. Sociais: caracterizam-se pelas migrações das populações afetadas pela desertificação. Essas migrações desestruturam famílias e acarretam sérios problemas às zonas urbanas, para onde se deslocam as pessoas na busca de melhores condições de vida. 3. Econômicos: relacionam-se ao aumento da pobreza e da violência nas cidades, visto que a maior parte das pessoas afetadas pela desertificação (cerca de 200 milhões de um total de 1 bilhão) habita em países pobres vivendo em precárias condições de vida.

55 A desertificação ecológica do RS

56

57

58

59

60

61 FIM

SOLOS. Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.

SOLOS. Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia ramo da geografia que estuda os solos Formação do solo Decomposição da

Leia mais

Formação e uso do solo

Formação e uso do solo Formação e uso do solo Aula 2 AGOSTO 2015 Profa. Luciana 05 F A T O R E S D E F O R M A Ç Ã O D E S O L O FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS SOLOS ROCHA PARENTAL TEMPO CLIMA BIOSFERA RELEVO

Leia mais

- Para compreender os solos (conceitos e processos importantes)

- Para compreender os solos (conceitos e processos importantes) Os Solos - Para compreender os solos (conceitos e processos importantes) - Solo: camada superficial, resultante de rocha decomposta ou triturada. Mistura-se a matéria orgânica. - Intemperismo: ação decompositora

Leia mais

Solos. Página 1 com Prof. Giba

Solos. Página 1 com Prof. Giba Solos O solo, a camada superficial da crosta terrestre, é um complexo composto de materiais minerais e orgânicos. A ciência que trata de seu estudo é a pedologia. Os solos se formam inicialmente pela desintegração

Leia mais

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO Baseia-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo em que se encontram os solos. solos zonais são aqueles em relevos estáveis,

Leia mais

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO Baseia-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo em que se encontram os solos. solos zonais são aqueles em relevos estáveis,

Leia mais

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra Geologia e conservação de solos Luiz José Cruz Bezerra SOLO É a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.

Leia mais

SOLOS. Prof Robert ROC

SOLOS. Prof Robert ROC SOLOS Para o Geólogo, o solo é visto como o produto da alteração das rochas na superfície in: Decifrando a terra Formação e Evolução dos Solos Os solos representam basicamente a ação das forças exógenas

Leia mais

GEOGRAFIA. Solos. Prof ª. Ana Cátia

GEOGRAFIA. Solos. Prof ª. Ana Cátia GEOGRAFIA Solos Prof ª. Ana Cátia - CAMADAS DO SOLO Solos . TIPOS DE SOLOS - ARGILOSO: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br SOLOS Solo é o substrato onde os seres humanos constroem suas vidas, por sobre a astenosfera (Crosta), abaixo da atmosfera. O solo é produto da intemperização

Leia mais

MÓDULO 03 GEOGRAFIA II

MÓDULO 03 GEOGRAFIA II MÓDULO 03 GEOGRAFIA II Ação da água Oscilações de temperatura Atuação dos seres vivos (animais e vegetais) ROCHA Com o tempo ocorre a desintegração e a decomposição Os minerais vão se quebrar em pequenos

Leia mais

Solos e suas várias importâncias

Solos e suas várias importâncias SOLOS Solos e suas várias importâncias Fornecer alimentos, madeira e terra para construções. Capacidade de decompor resíduos e purificar a água. Capacidade de regular as enchentes. Na paisagem, produzindo

Leia mais

Professora: Jordana Costa

Professora: Jordana Costa Professora: Jordana Costa Você já pensou na importância dos solos para a humanidade e outros seres vivos, ou em como se eria o planeta e a vida caso eles não existissem? O solo é a base para o desenvolvimento

Leia mais

ENTENDO PEDOLOGIA SOLO DEFINIÇÕES

ENTENDO PEDOLOGIA SOLO DEFINIÇÕES PEDOLOGIA ENTENDO PEDOLOGIA SOLO DEFINIÇÕES : É a camada arável da terra. É a camada superficial da crosta É a camada em contato direto e indireto como meio ecológico. É a rocha bem triturada, decomposta

Leia mais

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo SOLO CONSERVAÇÃO Erosão Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo Assoreamento: Depósito de acúmulo de sedimentos nos cursos d água, geralmente provocada, principalmente, pela

Leia mais

ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE. Aula 4 Meio Ambiente Terrestre

ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE. Aula 4 Meio Ambiente Terrestre ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE Aula 4 Meio Ambiente Terrestre PARTE I CARACTERÍSTICAS DO SOLO A Litosfera e o Solo O solo é um dos componentes da LITOSFERA, a qual constitui um dos três ambientes

Leia mais

T.D. de Geografia Prof. Kaynam Sobral

T.D. de Geografia Prof. Kaynam Sobral T.D. de Geografia 11.05.18. Prof. Kaynam Sobral 1 (FAMECA-SP/2011) Segundo dados das Nações Unidas, este fenômeno é responsável por impedir o aproveitamento de solos correspondentes a 6 milhões de hectares

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 A DINÂMICA EXTERNA DO RELEVO RELEVO modelado da crosta terrestre, que se originou a partir do tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos e é modelado

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 6 - Poluição e Degradação do Solo. Professor: Sandro Donnini Mancini. Outubro, 2018

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 6 - Poluição e Degradação do Solo. Professor: Sandro Donnini Mancini. Outubro, 2018 Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 6 - Poluição e Degradação do Solo Professor: Sandro Donnini Mancini Outubro,

Leia mais

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André Economia Rural: os solos Geografia 7º ano Professor André Solo camada superficial das terras emersas do planeta, com espessura que varia de alguns centímetros a alguns metros. É a parte da crosta terrestre

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características SOLOS DO BRASIL Tipos de solo e suas características O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de chão ou terra. É um elemento natural e de fundamental importância para

Leia mais

MANEJO E INDICADORES DA QUALIDADE. Professores: ELIANE GUIMARÃES PEREIRA MELLONI ROGÉRIO MELLONI

MANEJO E INDICADORES DA QUALIDADE. Professores: ELIANE GUIMARÃES PEREIRA MELLONI ROGÉRIO MELLONI MANEJO E INDICADORES DA QUALIDADE Módulo: DO SOLO Professores: ELIANE GUIMARÃES PEREIRA MELLONI ROGÉRIO MELLONI PEDOLOGIA Idade em anos Solos material mineral e/ou orgânico inconsolidado na superfície

Leia mais

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO O SOLO E OS SERES HUMANOS O solo é formado pelo desgaste de rochas formadas a milhões de anos; O solo é responsável pela moradia fixa do ser humano, pois, é dele que é produzido

Leia mais

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo)

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo) NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar Alterações físicas e químicas (intemperismo) Físico (Altera o tamanho) Químico (Altera a composição) Intemperismo Físico

Leia mais

Solo. Solo=f (rocha matriz, clima, relevo, biosfera e tempo)

Solo. Solo=f (rocha matriz, clima, relevo, biosfera e tempo) Erosão Ciclo hidrológico Erosão superficial Definições: É a remoção das camadas superficiais do solo pelas ações do vento e da água. A erosão envolve o processo de destacamento e transporte de partículas

Leia mais

Aluno(a): Número: Turma: Professor(a): Wagner Oliveira Data: Conceito:

Aluno(a): Número: Turma: Professor(a): Wagner Oliveira Data: Conceito: Material Extra - III TRIMESTRE - 3º Ano Ensino Médio Aluno(a): Número: Turma: Professor(a): Wagner Oliveira Data: Conceito: Habilidades: - Identificar e analisar os processos de formação do interior da

Leia mais

SOLO. Erosão e deposição. Rocha ÍGNEA. Fusão parcial

SOLO. Erosão e deposição. Rocha ÍGNEA. Fusão parcial SEDIMENTO REGOLITO Pedogênese Intemperismo Erosão e deposição Litificação Rocha SEDIMENTAR Rocha ÍGNEA Solidificação Fusão parcial Metamorfismo Rocha METAMÓRFICA INTEMPERISMO Manto de Intemperismo (regolito)

Leia mais

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 5. Organização da Aula. Uso dos Solos. Contextualização. Solos. Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 5. Organização da Aula. Uso dos Solos. Contextualização. Solos. Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental Aula 5 Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno Organização da Aula Degradação e conservação dos solos Manejo inadequado Processos erosivos Práticas conservacionistas

Leia mais

Formação do Solo. Luciane Costa de Oliveira

Formação do Solo. Luciane Costa de Oliveira Formação do Solo Luciane Costa de Oliveira Solo É o sustentáculo da vida e todos os organismos terrestres dele dependem direta ou indiretamente. É um corpo natural que demora para nascer, não se reproduz

Leia mais

Estudos Ambientais. Solos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP

Estudos Ambientais. Solos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP Estudos Ambientais Solos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP Objetivos da aula Definir os conceitos de solo e intemperismo Compreender o processo de formação do solo Conhecer os tipos de solos existentes.

Leia mais

Manejo do solo e preservação ambiental

Manejo do solo e preservação ambiental Manejo do solo e preservação ambiental O solo fértil É o que permite o bom desenvolvimento de certas plantas. Manejo do solo É o conjunto de medidas que devem ser tomadas durante o cultivo que visam a

Leia mais

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado Definição Compreende-se como sendo uma Unidade Territorial com características naturais bem marcantes e que o individualizam. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado como sinônimo para identificar

Leia mais

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras Atividades As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras chaves importantes. Aula 11 4.1. Solos da Amazônia A região da Amazônia, em sua maior parte,

Leia mais

Condições edáficas do Nordeste para empreendimentos florestais. Prof. Paulo Rogério Soares de Oliveira UFRN

Condições edáficas do Nordeste para empreendimentos florestais. Prof. Paulo Rogério Soares de Oliveira UFRN Condições edáficas do Nordeste para empreendimentos florestais Prof. Paulo Rogério Soares de Oliveira UFRN Dezembro de 2011 Introdução Edafologia é a ciência que trata da influência dos solos em seres

Leia mais

Agentes Externos ou Exógenos

Agentes Externos ou Exógenos RELEVO Relevo Terrestre Agentes Internos Agentes Externos Tectonismo Vulcanismo Abalos Sísmicos Intemperismo Erosão Agentes Externos ou Exógenos Em síntese, pode-se afirmar que os agentes exógenos realizam

Leia mais

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova Prof. Matheus Agropecuária Prof. Matheus Agronegócio e Economia Modernização Agrária no Brasil: Séc. XX: diversificação e

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA ALTERNATIVAS AMBIENTAIS COMO SOLUÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA ESCASSEZ HIDRICA Luiz Henrique Ferraz Miranda Engenheiro Florestal Chefe do Escritório Regional

Leia mais

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO É uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condições ambientais semelhantes, cada bioma é representado por um tipo de vegetação. Um bioma

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas.

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas. Conteúdo: Constituição do Solo mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas água húmus ar Solo é o nome dado à parte superficial da litosfera constituída pela mistura de matéria

Leia mais

Minerais & Rochas. são substâncias sólidas de composição. química bem definida, presentes na crosta. terrestre. Podem ser.

Minerais & Rochas. são substâncias sólidas de composição. química bem definida, presentes na crosta. terrestre. Podem ser. Minerais & Rochas são substâncias sólidas de composição química bem definida, presentes na crosta terrestre. Podem ser. são agregados naturais sólidos de duas ou mais espécies de minerais. Podem ser divididas

Leia mais

DEGRADAÇÃO DOS SOLOS

DEGRADAÇÃO DOS SOLOS DEGRADAÇÃO DOS SOLOS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS AO TEMA 15 de Abril é dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881-07/07/1960) DEGRADAÇÃO DOS SOLOS:

Leia mais

Fatores de Formação de Solos

Fatores de Formação de Solos Fatores de Formação de Solos De onde vem o solo? O solo resulta da ação simultânea do clima e organismos que atuam sobre um material de origem (rocha), que ocupa determinada paisagem ou relevo, durante

Leia mais

2. (UFPR) Cite e explique quais são os fatores que participam do processo de formação dos solos.

2. (UFPR) Cite e explique quais são os fatores que participam do processo de formação dos solos. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 1º Ano

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos: Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas

Leia mais

Solos. Professora: Jordana Costa

Solos. Professora: Jordana Costa Professora: Jordana Costa Você já pensou na importância dos solos para a humanidade e outros seres vivos, ou em como seria o planeta e a vida caso eles não existissem? O solo é a base para o desenvolvimento

Leia mais

Revisão: conceitos e generalidades

Revisão: conceitos e generalidades CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CAMPUS DE POMBAL - PB Disciplina: Recuperação de Áreas Degradadas e Biorremediação Professor: José Cleidimário

Leia mais

Hidrologia Bacias hidrográficas

Hidrologia Bacias hidrográficas Hidrologia Bacias hidrográficas 1. Introdução 2. Bacia hidrográfica 2.1. Definição e conceitos 2.2. Caracterização de bacias hidrográficas 3. Comportamento hidrológico da bacia hidrográfica 3.1. Enxurrada

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 COMO AS ROCHAS SE FORMAM? A litosfera é a camada de rocha que existe sobre o manto, ou seja, a nossa crosta terrestre, que se transforme e se cria por meio do vulcanismo

Leia mais

Ademar Barros da Silva Antônio Raimundo de Sousa Luciano José de Oliveira Accioly

Ademar Barros da Silva Antônio Raimundo de Sousa Luciano José de Oliveira Accioly 18 Sistema de Produção de Banana para a Zona da Mata de Pernambuco Solos Ademar Barros da Silva Antônio Raimundo de Sousa Luciano José de Oliveira Accioly O ambiente de produção de banana depende das condições

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano Rochas, solo e vida no meio terrestre CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano O solo, a camada superficial da Terra, é um dos principais suportes da vida. A sua espessura, composição e propriedades variam

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características O solo Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de

Leia mais

Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013

Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013 Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013 Edicarlos Damacena de Souza Marcos Henrique Dias Silveira mhds@ufmt.br O solo não é uma herança que recebemos de nossos pais,

Leia mais

Clima(s) CLIMAS - SOLOS E AGRICULTURA TROPICAL. Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural UC: Agricultura Tropical.

Clima(s) CLIMAS - SOLOS E AGRICULTURA TROPICAL. Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural UC: Agricultura Tropical. CLIMAS - SOLOS E AGRICULTURA TROPICAL Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural UC: Agricultura Tropical Óscar Crispim Machado (omachado@esac.pt) ESAC, abril de 2012 Clima(s) Aula 5 Zonas

Leia mais

GEOTÉCNICA Bibliografia

GEOTÉCNICA Bibliografia GEOTÉCNICA Formação de Solos - Solos Residuais - Solos Transportados Bibliografia: Notas de aula (apostila) de Geotécnica, Prof. Reno Reine Castello (1998) Chiossi, N. J. (1979); Geologia Aplicada à Engenharia

Leia mais

Fatores de Formação do Solo. Unidade III - Fatores de Formação do Solo

Fatores de Formação do Solo. Unidade III - Fatores de Formação do Solo Unidade III - SILVA J.R.T., 2005 1. Material de Origem. 2. Clima. 3. Relevo. 4. Organismos Vivos. 5. Tempo. Estudo da influência de cada fator é difícil Interdependência entre eles. Fatores Ativos: Clima

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=ejyyhuxkn8y

https://www.youtube.com/watch?v=ejyyhuxkn8y https://www.youtube.com/watch?v=ejyyhuxkn8y Definição é a camada superficial da crosta terrestre formada por quatro elementos principais: a, o, a e os. Possui importância fundamental para variadas atividades

Leia mais

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas Bioma: área do espaço geográfico, distribuída em várias partes do mundo, que apresenta uniformidade da fitofisionomia vegetal e de seus organismos associados; Principais determinantes do padrão de cada

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características O solo SOLO Parte mais superficial e fina da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. É fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta.

Leia mais

Manejo de solos para piscicultura

Manejo de solos para piscicultura Manejo de solos para piscicultura Formação e características para instalação de reservatórios Pesquisador Silvio Tulio Spera Área de Uso, manejo, conservação e classificação de solos Formação e morfologia

Leia mais

2. Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540:

2. Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: 1. Observe as figuras a seguir: O modo como a sociedade humana tem ocupado o espaço rural e urbano provoca impactos socioambientais negativos. Tendo como referência a interpretação e a análise das situações

Leia mais

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos Geotécnica Ambiental Aula 2: Revisão sobre solos Fatores de Formação As propriedades e características do solo são função dos fatores de formação Material de Origem Solos derivados de granitos x basaltos

Leia mais

Importância do Manejo de Solos

Importância do Manejo de Solos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO IMPORTÂNCIA DO SOLO O seu uso adequado, além de garantir o suprimento de água para Importância do Manejo de Solos as culturas, criações e comunidades; previne a erosão

Leia mais

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 14.1 Conteúdo As formas do relevo.

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo.

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. 2 Habilidades: Aula 1: Diferenciar as formas de relevo da

Leia mais

Formação dos Solos. Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Geologia Básica de Engenharia

Formação dos Solos. Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Geologia Básica de Engenharia Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil Formação dos Solos Disciplina: Geologia Básica de Engenharia Professora: Carolina Angélica Ghelli email: carolinaghelli@gmail.com

Leia mais

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Infiltração de água no solo Processo pelo qual a água penetra no solo através de sua superfície. Fatores que afetam a infiltração Tipo de solo Umidade atual do solo Condutividade

Leia mais

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 Ciclo da erosão RETIRADA TRANSPORTE SEDIMENTAÇÃO OU DEPOSIÇÃO A EROSÃO É UM PROCESSO NATURAL De uma forma simplificada, existe uma tendência em considerar a erosão como algo

Leia mais

Curso: Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica

Curso: Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica Curso: Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica Série: 1E Disciplina: Geografia Professora: Solange ATIVIDADE EXTRACLASSE - REFERENTE SEMANA 23/07 A 27/07 As atividades deverão ser entregues na

Leia mais

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24 PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia: Texto e Mapa de Biomas a) O que

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS VOÇOROCAS DA SERRA DA FORTALEZA EM CAMPOS GERAIS, SUL DE MINAS GERAIS

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS VOÇOROCAS DA SERRA DA FORTALEZA EM CAMPOS GERAIS, SUL DE MINAS GERAIS 87 ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS VOÇOROCAS DA SERRA DA FORTALEZA EM CAMPOS GERAIS, SUL DE MINAS GERAIS Welder Junho Batista¹ Dr. Lineo Gaspar Júnior² ¹weldertiao@yahoo.com.br ²lineo.gaspar@unifal-mg.edu.br

Leia mais

GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL

GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL (26/10/2016 às 15h ) 1) Há um domínio morfoclimático brasileiro, que está situado em zona climática temperada, mas ainda sob efeito dos trópicos, por isso in uenciado por um

Leia mais

Degradação ambiental - conceitos, causas e abrangência

Degradação ambiental - conceitos, causas e abrangência CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CAMPUS DE POMBAL - PB Disciplina: Recuperação de Áreas Degradadas e Biorremediação Professor: José Cleidimário

Leia mais

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia Biomas do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Biomas Biomas: conjunto de diversos ecossistemas. Ecossistemas: conjunto de vida biológico. Biomassa: é quantidade

Leia mais

Colégio São Paulo. Bioma. adapt ações. Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas

Colégio São Paulo. Bioma. adapt ações. Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas Colégio São Paulo Bioma se adapt ações Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas Pantanal - O clima é quente e úmido, no verão, e frio e seco, no inverno; - A maior parte dos solos do Pantanal são arenosos

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos.

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. Exercitando Ciências Tema: Solos Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. 1. O solo é um componente terrestre essencial para os seres vivos e também para a realização

Leia mais

Problemas ambientais globais. Gestão da Floresta Desertificação. 1º Ano Eng.ª Ambiente /2017. Tipos de florestas e sua importância

Problemas ambientais globais. Gestão da Floresta Desertificação. 1º Ano Eng.ª Ambiente /2017. Tipos de florestas e sua importância Problemas ambientais globais Gestão da Floresta 1º Ano Eng.ª Ambiente - 2016/2017 1 Tipos de florestas e sua importância virgens resultantes ( old-growth forests ) da reflorestação ( second-growth forests

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II 1 Trimestre/2019 Orientações de Estudo: Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais; Faça

Leia mais

CONSEQUÊNCIAS DA DEGRADAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS. MSc. AUGUSTO HEINE

CONSEQUÊNCIAS DA DEGRADAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS. MSc. AUGUSTO HEINE CONSEQUÊNCIAS DA DEGRADAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS MSc. AUGUSTO HEINE CONSEQUÊNCIAS: EROSÃO DESMATAMENTO DESERTIFICAÇÃO PRÁTICAS AGRÍCOLAS POLUIÇÃO DO SOLO POLUIÇÃO DA ÁGUA POLUIÇÃO DO AR PERDA DA BIODIVERSIDADE

Leia mais

Os vertisolos - Expandem-se e Contraem-se constantemente com a variação da humidade

Os vertisolos - Expandem-se e Contraem-se constantemente com a variação da humidade A análise de solos Os Solos O solo é o resultado da complexa interacção dos processos físicos, químicos e biológicos variados que actuam na pedra ou sedimento ao longo do tempo; Os solos são produtos das

Leia mais

Grandes Ecossistemas do Brasil

Grandes Ecossistemas do Brasil Grandes Ecossistemas do Brasil Principais Ecossistemas do Brasil Floresta Amazônica Mata Atlântica Mata da Araucárias Caatinga Cerrado Pampas (Campos Sulinos) Zona dos Cocais Pantanal Manguezais Grandes

Leia mais

ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO

ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O

Leia mais

VEGETAÇÃO BRASILEIRA. DIVIDE-SE EM: 1) Formações florestais ou arbóreas 2) Formações arbustivas e herbáceas 3) Formações complexas e litorâneas

VEGETAÇÃO BRASILEIRA. DIVIDE-SE EM: 1) Formações florestais ou arbóreas 2) Formações arbustivas e herbáceas 3) Formações complexas e litorâneas VEGETAÇÃO BRASILEIRA DIVIDE-SE EM: 1) Formações florestais ou arbóreas 2) Formações arbustivas e herbáceas 3) Formações complexas e litorâneas Floresta Amazônica ou Equatorial Características: Latifoliada,

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

O solo. Cap. 6 Cuidando do solo Prof. Klicia

O solo. Cap. 6 Cuidando do solo Prof. Klicia O solo Cap. 6 Cuidando do solo Prof. Klicia Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O solo é a camada mais superficial da crosta

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia. A estrutura do

Leia mais

QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EMISSÃO DOS GEE ( RETENÇÃO DE CALOR)

QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EMISSÃO DOS GEE ( RETENÇÃO DE CALOR) AQUECIMENTO GLOBAL QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EMISSÃO DOS GEE ( RETENÇÃO DE CALOR) CHINA GRANDE EMISSÃO DO GEE DEZ SINAIS DE ALARME DO AQUECIMENTO GLOBAL AUMENTO DO NÍVEL DOS OCEANOS TUVALU refugiados

Leia mais

GEOGRAFIA Geral e do Brasil

GEOGRAFIA Geral e do Brasil Banco de Questões 23 GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4. a edição Paulo Roberto Moraes BANCO DE QUESTÕES 6 Solos 1. (UNIMONTES MG) Sobre os tipos de solos e suas características, assinale a alternativa incorreta.

Leia mais

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6

ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6 1. Analise os dois climogramas que seguem e, pelas informações que eles apresentam e pelos seus conhecimentos sobre o tema, identifique a classificação climática e a cidade onde ocorrem. a) 1) Equatorial

Leia mais

Prof. lucasmarqui. Rochas e Solos Geologia

Prof. lucasmarqui. Rochas e Solos Geologia Rochas e Solos Geologia Nosso planeta, a Terra, existe a aproximadamente 4,5 bilhões de anos e trabalha como um sistema de muitos componentes interativos, tanto sob sua superfície como em sua atmosfera

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 5º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Página: www.lnascimento.com.br Origem e Formação dos Solos: Os solos se originam

Leia mais

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo Centro Universitário do Triângulo CONCEITO DE SOLO Sistema Brasileiro de Classificação do Solo Definições e Conceitos de Solo É uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas

Leia mais

Desmatamento. Dentre as principais dos atos de desmatamento, destacam-se:

Desmatamento. Dentre as principais dos atos de desmatamento, destacam-se: Desmatamento Ainda que o seja sempre lembrado, o desmatamento no Brasil teve um início real durante a instalação da de cana de açúcar em terras brasileiras. Assim, o desmatamento ocorre devido: A derrubada

Leia mais

Materiais inorgânicos. Materiais orgânicos

Materiais inorgânicos. Materiais orgânicos SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura 6. Importância O solo é a camada mais superficial e mais fina da crosta terrestre, e é indispensável para a manutenção da vida na Terra

Leia mais