Biomarcadores em Cancro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biomarcadores em Cancro"

Transcrição

1 Estágio Ciência Viva i3s - ERiC ERiC Expression Regulation in Cancer Biomarcadores em Cancro Prémio ATG - All Time GABBAs Sequeira José, Pontes Diogo Palavras-Chave: Cancro EMT Droga X Biomarcadores Abstract O grande desafio do cancro centra-se na existência de poucas terapias direccionadas, o que o torna numa das maiores causas de morte a nível mundial. A grande mortalidade é, principalmente, derivada de um diagnóstico tardio, o que dificulta o seu tratamento. Deste modo, a necessidade de descobrir novas formas de diagnóstico, menos invasivas e que permitam uma deteção do cancro num estado inicial, leva à investigação de novos biomarcadores. 1. Introdução Biomarcadores são genes, transcritos e/ou proteínas que podem ser medidos experimentalmente, que permitem identificar fenómenos associados ao funcionamento do organismo. Um exemplo de um biomarcador poderá ser a Carboxiemoglobina (COHb), que é usada para medir a quantidade de monóxido de carbono no sangue. Os biomarcadores podem ser utilizados para monitorizar o desenvolvimento de um cancro ou prever a resposta a determinados tratamentos. O cancro gástrico é o terceiro cancro mais mortal e o quinto com maior incidência no Mundo, dado o seu diagnóstico ser tardio e existirem poucas terapias dirigidas. A única terapia existente para cancro gástrico é o anticorpo Trastuzumab que tem como alvo a proteína HER2, que por sua vez poderá estar sobre-expressa em cancro gástrico. Desta forma, a proteína HER2 pode ser considerada um biomarcador para a escolha de uma terapia dirigida para pacientes com cancro gástrico. De qualquer forma, o problema da utilização deste biomarcador, é que a sobre-expressão de HER2 só está presente em 20% dos pacientes com cancro gástrico e pode ainda existir resistência ao anticorpo Trastuzumab em alguns destes casos. Uma das alterações que está associada à progressão do cancro, levando à formação de metástases é a Transição Epitelial-Mesenquimal (EMT). Este é um processo celular durante o qual células epiteliais perdem polaridade e sofrem alterações que alteram a sua morfologia e organização, adquirindo características mesenquimais, tais como morfologia fibroblastoide e aumento das capacidades migratória e invasiva. O processo reverso, Transição Mesenquimal-Epitelial (MET), também poderá ocorrer quando células mesenquimais readquirem polaridade e diminuem as suas capacidades migratórias e invasivas. Pensa-se

2 que com a ocorrência de EMT, as células de cancro poderão migrar e invadir outros órgãos; nestes órgãos, as células de cancro poderão então sofrer MET e readquirir polaridade estabelecendo metástases. Embora já bastante investigada, esta associação entre EMT, MET e progressão de cancro ainda gera controvérsia. A Caderina-E é uma proteína envolvida na adesão celular e a sua perda de expressão está associada à ocorrência de EMT. A expressão de Fibronectina aumenta com a perda da expressão da Caderina-E. Assumindo que o processo EMT está associado à progressão do cancro, estudando biomarcadores de EMT e o efeito de drogas sobre estes, é possível, teoricamente, descobrir novas terapias dirigidas para cancro. Células E MCF10A Células M MCF10A+TGFβ1 Fig.1 Células Epiteliais (E) e Mesenquimais (M) 2. Ob j e t i v o d a a t i v i d a d e e x p e r i m e n t a l Durante o estágio, a atividade experimental tinha como objetivo testar uma nova droga e o seu efeito ao longo do tempo em marcadores de EMT/MET em células epiteliais. A droga e o seu alvo não serão mencionados neste Relatório dado estarem sob a alçada de um projeto de colaboração e serem potencialmente patenteáveis. O efeito da droga foi avaliado às 24, 48, 72 e 96 horas, usando as células epiteliais da linha celular humana de mama normal imortalizada denominada MCF10A (Anexo 1 Informação sobre MCF10A). Uma das questões que se levantou foi como alcançar e demonstrar o objetivo, pelo que se delinearam 3 etapas: 1. Etapa 1: Cultivar células, usando a técnica de cultura celular; 2. Etapa 2: Quantificar a expressão de marcadores EMT/MET selecionados, usando as técnicas de extração de ácidos ribonucleicos (RNA) e PCR quantitativo em tempo real (qrt-pcr); 3. Etapa 3: Identificar o local nas células onde os marcadores EMT/MET selecionados são (ou não) expressos, usando a técnica de imunocitoquímica.

3 3. Técnicas: As técnicas usadas para a atividade experimental foram: 1) cultura celular; 2) extração de RNA; 3) transcrição reversa; 4) PCR quantitativo em tempo real e ainda; 5) imunocitoquímica Cultura Celular 1. A Cultura Celular permite-nos ter disponível células para utilizar durante toda as experiências. Requer uma linha celular imortalizada (neste caso, MCF10A), um meio adequado com nutrientes e antibióticos e ainda uma estufa que mantenha uma temperatura adequada ao crescimento celular assim como os níveis de CO 2 estáveis. 2. Em relação às células, estas necessitam de ser retiradas regularmente dos frascos em que crescem, evitando crescimento excessivo. As células são retiradas dos frascos usando a enzima tripsina que quebra as ligações inter-células. Seguidamente, estas células individualizadas são ressuspendidas em meio de crescimento novo e colocadas em novos frascos para crescimento contínuo sem restrições de espaço Extração de RNA Outra das técnicas desenvolvidas foi a extração do RNA, utilizando o reagente TRIpure. Esta técnica é utilizada para se obter o RNA para a realização do qrt-pcr. Para isso, é necessário a utilização dos reagentes TRIpure, clorofórmio, isopropanol e etanol a 75% (diluído em água). Para proceder à extração do RNA é necessário: Retirar o meio das células e acresentar o TRIpure para a lise celular, usando 1ml por cada 10cm 2 de área ocupada pelas células; Homogenizar e ressuspender num eppendorf, acrescentando o clorofórmio, num rácio de 0.2ml por cada 1ml de TRIpure usado anteriormente; Incubar durante 10min e centrifugar por mais 10min a 12,000 x g, a 4ºC, para permitir a separação do RNA, DNA e proteínas por solubilidade; Transferir o RNA para um novo eppendorf e acrescentar 0.6ml de isopropanol por cada 1ml de TRIpure utilizado inicialmente; Homogenizar, incubar à temperatura ambiente por 10 minutos e centrifugar a 12,000 x g, a 4ºC durante 10min; Remover o sobrenadante e lavar o pellet de RNA com 0.5ml de etanol 75%. Centrifugar durante 5min a 8,000 x g a 4ºC; Remover o etanol usando uma micropipeta e deixar o restante evaporar; Ressuspender o pellet em água sem contaminantes como enzimas que clivam o RNA (água RNAsefree), quantificar RNA usando o espectrofotómetro NanoDrop e guardar a -80ºC numa arca congeladora.

4 3.3. Transcrição reversa Outra técnica realizada foi a transcrição reversa. Esta técnica permite a conversão do RNA em DNA complementar (cdna), uma molécula mais estável que o RNA que poderá então para ser utilizada no qrt- PCR. Para a realização da transcrição reversa é necessário: 1) sequências de oligonucleótidos chamados random primers para conversão de todas as moléculas de RNA em cdna; 2) enzima transcriptase reversa (chamada SuperScript II); 3) enzima inibidora de RNAses, que evita a degradação do RNA (chamada RNAseIN); 4) Dithiothreitol (DTT) para estabilização das enzimas; 5) dntps, que são os quatro tipos de deoxinucleótidos de DNA, necessários para a construção da nova cadeia de cdna e; 6) água RNAse-free. Para esta técnica existe, igualmente, um protocolo a seguir: Homogenizar e centrifugar todos os compostos antes de serem usados e manter as amostras em gelo; Adicionar a um eppendorf 1μg de RNA e 1μl de random primers (0.1ug/ul). Incubar a 70ºC durante 10min e colocar no gelo durante 2min; Preparar uma solução com 4μl de Buffer (5x), 2μl de DTT (100mM), 1μl de dntps (10mM), 0.2μl de RNAseIn (40 Unidades/µL), 0.75μl de RT-SuperScript (200 unidades/µl) e 0.75μl de água RNAsefree; Desta solução, adicionar 8 μl aos eppendorfs que já contêm o RNA e random primers; Homogeneizar e incubar durante 1 hora a 37ºC num termociclador; Guardar o cdna gerado a -20ºC numa arca congeladora PCR quantitativo em tempo real Uma outra técnica utilizada foi o PCR quantitativo em tempo real. Esta técnica é baseada no princípio da reação em cadeia da polimerase (PCR) e é utilizada para amplificar zonas de ácidos nucleicos (determinadas pelas sequências de oligonucleótidos/sondas usados) e quantificar o material genético (DNA/RNA) obtido. Para a sua realização é necessário: 1) sondas fluorescentes desenhadas para detetar determinados genes; 2) Master Mix comercial que contem DNA polimerase e dntps numa solução tamponizada; 3) água RNAse-free; 4) placa de 96 poços e; 5) película para selar a placa. Para a correta realização de qrt-pcr é necessário respeitar um protocolo, a saber: Preparar uma solução com 17 μl de Master Mix (2x), 11.9 μl de H 2 O, 3.4 μl de cdna (a 50 ng/ μl obtido anteriormente) e 1.7 μl de sonda (20x) (para cada amostra, sendo que os volumes indicados serão para a realização de três réplicas técnicas por cada sonda selecionada); Transferir 10 μl da solução para cada poço correspondente na placa; Selar a placa e manter a 4ºC até ser processada pelo técnico, que colocará a placa num termociclador chamado 7500 System que permite a deteção de fluorescência emitida pelas sondas quando estas se ligam a cdna.

5 3.5. Imunocitoquímica Uma outra técnica utilizada foi imunocitoquímica. Esta técnica permite a identificação da expressão de marcadores através das interações anticorpo-antigene e a sua localização nas células. A imunocitoquímica assenta ainda na realização da fixação e bloqueio das ligações em excesso de proteínas, possibilitando a ligação específica dos anticorpos selecionados. Para esta técnica é necessário utilizar: 1) solução PBS para lavagens (phosphate buffered saline); 2) BSA (albumina de soro bovino, diluída a 5%); 3) metanol (permite a fixação das células e seu conteúdo); 4) Vectashield com DAPI (solução de montagem com tinta que intercala e marca o DNA com fluorescência); 5) anticorpos primários selecionados e ainda; 6) anticorpos secundários com diferentes fluorescências. Tal como para as outras técnicas, foi necessário seguir um procedimento: Remover o meio da cultura das células, que foram crescidas em lamelas de vidro de 10 mm por 10 mm; Lavar três vezes as células em lamelas com PBS; Fixar as células em lamelas com metanol durante 10min, em gelo; Lavar 3x as lamelas com células usando solução PBS; Colocar BSA durante 30min; Remover BSA e incubar as células em lamelas com solução diluída do anticorpo primário (anti-ecaderina e anti-fibronectina, ambos a 1:50) durante 1h; Repetir o processo para o anticorpo secundário (1:500), mas no escuro, para preservar a fluorescência emitida por este anticorpo; Lavar as lamelas com células com PBS; Montar as lamelas com células numa lâmina com 3μl de Vectashield+DAPI colocando uma lamela maior no topo; Selar com verniz as extremidades das lamelas; Guardar as lâminas com as lamelas em caixas opacas a -20ºC numa arca congeladora. 4. Resultados e Discussão da Experiência Para a realização da experiência foram estabelecidos 4 time points (24h, 48h, 72h e 96h), sendo que foi preparada uma placa de 6 poços para cada time point, incluindo: - Três poços com células para adição de DMSO (Dimethyl sulfoxide, o solvente da droga) ao meio normal de cultura: 2 poços para recolha de células para extração de RNA e 1 poço com lamelas para imunocitoquímica (Fig.2); - Três poços com células para adição de Droga X ao meio normal de cultura: : 2 poços para recolha de células para extração de RNA e 1 poço com lamelas para imunocitoquímica (Fig.2);

6 DMSO Lamelas DMSO RNA DMSO RNA X Lamelas X RNA X RNA Fig. 2 - Esquema das Placas utilizadas na Experiência No final de cada time point foi necessário fixar as lamelas, para imunocitoquímica, e tripsinizar os restantes poços com recolha de células, para extração de RNA e quantificação de marcadores EMT/MET por qrt- PCR. No que diz respeito à imunocitoquímica, foram testados dois marcadores: Caderina-E (marcador epitelial) e Fibronectina (marcador mesenquimal). Já para qrt-pcr foram testados os seguintes marcadores: - CDH1 (gene que codifica a proteína Caderina-E, marcador epitelial); - FN1 (gene que codifica a proteína Fibronectina, marcador mesenquimal); - SNAI1 (gene que codifica a proteína Snail, marcador mesenquimal); - SNAI2 (gene que codifica a proteína Slug, marcador mesenquimal); - ZEB1 (gene que codifica a proteína Zeb1, marcador mesenquimal); - ZEB2 (gene que codifica a proteína Zeb2, marcador mesenquimal); - Marcador Y (gene que codifica uma proteína Y que é alvo da droga em estudo); - GAPDH (gene que codifica a proteína GAPDH e que funciona como controlo endógeno); No que diz respeito ao qrt-pcr, foi necessário quantificar a expressão de marcadores de EMT/MET, por comparação da expressão destes genes com o respetivo controlo (células em contacto com DMSO vs. células em contacto com a droga X, Fig.3 e 4). Fig.3 - A expressão dos genes não sofreu alteração

7 Y Fig.4 No que diz respeito ao gene Y, ao contrário do esperado, uma vez que se acredita que este gene é inibido pela droga X, a sua expressão génica não sofreu alterações; no caso do gene SNAI1, verificou-se uma diminuição da sua expressão às 72h, tendo normalizado às 96h. Já no caso do gene ZEB2, verificou-se um aumento da sua expressão às 24h, tendo sido normalizada às 48h. Já nos resultados da imunocitoquímica, foram obtidas imagens de microscopia de fluorescência de células Epiteliais (E) MCF10A na presença de DMSO ou Droga X ao longo do tempo. A imunocitoquímica foi realizada fazendo a marcação de Caderina-E a verde, Fibronectina a vermelho e a azul o DAPI. [Fig.5] Droga X DMSO Fig.5

8 5. Discussão e conclusão Quando fomos integrados no grupo ERiC (Expression Regulation in Cancer, i3s), informaram-nos sobre os resultados obtidos em experiências anteriores com esta droga. Ao longo do estágio continuámos essa mesma investigação, tendo chegado a resultados inconclusivos, uma vez que, ao contrário do esperado, a droga não inibiu o gene Y comparativamente com os resultados obtidos, previamente pelo grupo. Assim sendo, acreditamos que é necessário continuar a investigação, realizando réplicas, utilizando a droga X em diferentes concentrações, fazendo reboosts da droga X (acrescentando X às 72h por exemplo), aumentando o número de time points testados (testar a droga durante 168h por exemplo) e utilizando técnicas laboratoriais diferentes (Western blot por exemplo). 6. Anexos Anexo Bibliografia EMT as the ultimate survival mechanism of cancer cells - Neha Tiwari, Alexander Gheldof, Marianthi Tatari, Gerhard Christofori; Role of cancer microenvironment in metastasis: focus on colon cancer - Gout S, Huot J Procedimentos Adaptações a partir do arquivo do IPATIMUP 8. Agradecimentos Sara Teles, Patrícia Oliveira, Ana Sofia Valente, Carla Oliveira, ERiC Expression Regulation in Cancer, Luís Cirnes, Pedro Veloso, Cláudia Moreira, Ciência Viva, i3s, IPATIMUP

NextGeneration ECO One-Step RT-qPCR Kit

NextGeneration ECO One-Step RT-qPCR Kit DNA EXPRESS BIOTECNOLOGIA NextGeneration ECO One-Step RT-qPCR Kit Kit para uso em RT-PCR em tempo real quantitativo (RT-qPCR) em único tubo contendo NextGeneration Transcriptase Reversa M-MLV RNAse Minus

Leia mais

Hibridação in situ por fluorescência FISH

Hibridação in situ por fluorescência FISH Universidade Estadual de Londrina Departamento de Biologia Geral Laboratório de Citogenética Animal - LACA Hibridação in situ por fluorescência FISH O protocolo descrito a seguir foi baseado nos procedimentos

Leia mais

HEMOCENTRO RP TÉCNICA

HEMOCENTRO RP TÉCNICA P. 1/9 1. OBJETIVO Genotipar os Alelos HLA em alta resolução. 2. APLICAÇÃO Aplica-se a amostras de DNA de pacientes e doadores. 3. RESPONSABILIDADE Assistentes de Laboratório, Técnicos, Aprimorandos, Bolsistas

Leia mais

EXTRAÇÃO DE DNA DE SANGUE (LEUCÓCITOS)

EXTRAÇÃO DE DNA DE SANGUE (LEUCÓCITOS) EXTRAÇÃO DE DNA DE SANGUE (LEUCÓCITOS) A) Obtenção de Leucócitos 1. Coletar 5mL de sangue em tubos contendo EDTA potássio (50uL de EDTA (k 3) a 15%). O EDTA é uma substância anticoagulante. Existem outras

Leia mais

Para 1L de meio triptona ou peptona 16g (1,6%) extrato de levedura 10g (1%) NaCl 5g (0,5%)

Para 1L de meio triptona ou peptona 16g (1,6%) extrato de levedura 10g (1%) NaCl 5g (0,5%) Preparação de meio líquido - triptona ou peptona - extrato de levedura 1º Dissolver a triptona e o extrato; 2º Acrescentar o cloreto de sódio e acertar o volume; 3º Após tudo dissolvido e com volume correto,

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc.

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc. Tecnologia do DNA recombinante John Wiley & Sons, Inc. Tópicos Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes Construção e triagem de bibliotecas de DNA Análise molecular de DNA, RNA

Leia mais

Estudo de um Polimorfismo no Gene da Cadeia Pesada β da Miosina (CPβM)

Estudo de um Polimorfismo no Gene da Cadeia Pesada β da Miosina (CPβM) Estudo de um Polimorfismo no Gene da Cadeia Pesada β da Miosina (CPβM) Ana Luísa Carvalho Departamento de Zoologia, Universidade de Coimbra Introdução: Neste trabalho pretende-se analisar um polimorfismo

Leia mais

Hibridação in situ fluorescente em corte histológico (Câncer de Próstata)

Hibridação in situ fluorescente em corte histológico (Câncer de Próstata) Hibridação in situ fluorescente em corte histológico (Câncer de Próstata) FISH em tecido incluído em parafina: Four Colour PTEN Deletion Probe O protocolo de FISH descrito abaixo é recomendado para cortes

Leia mais

Extracção de ADN de mancha de sangue por Chelex 100. Protocolo experimental:

Extracção de ADN de mancha de sangue por Chelex 100. Protocolo experimental: Extracção de ADN de mancha de sangue por Chelex 100 1. Num tubo eppendorf misturar 1ml de água desionizada estéril com uma mancha de sangue com aproximadamente 3mm²; 2. Incubar à temperatura ambiente no

Leia mais

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori PCR Prof. Dr. Fábio Gregori Laboratório de Biologia Molecular Aplicada e Sorologia VPS-FMVZ-USP 1 Reação em Cadeia pela Polimerase Amplificação in vitro de DNA BANDA DNA (amplificado) DNA Agente infeccioso

Leia mais

Hibridação in situ fluorescente em corte histológico (Câncer de Próstata)

Hibridação in situ fluorescente em corte histológico (Câncer de Próstata) Hibridação in situ fluorescente em corte histológico (Câncer de Próstata) FISH em tecido incluído em parafina: Four Colour PTEN Deletion Probe O protocolo de FISH descrito abaixo é recomendado para cortes

Leia mais

Em nossos experimento serão utilizadas células SH SY5Y, uma sublinhagem de células de neuroblastoma SK-N-SH, figura 1.

Em nossos experimento serão utilizadas células SH SY5Y, uma sublinhagem de células de neuroblastoma SK-N-SH, figura 1. Procedimentos Em nossos experimento serão utilizadas células SH SY5Y, uma sublinhagem de células de neuroblastoma SK-N-SH, figura 1. As células serão submetidas a estresse oxidativo por meio do tratamento

Leia mais

BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL

BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL Departamento de Bioquímica Instituto de Química USP Apostila de protocolos Parte A BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL QBQ 036N 05 Professores Carlos T. Hotta Ronaldo B. Quaggio Esta apostila foi desenvolvida originalmente

Leia mais

Exercício 1. Calcule a concentração dos reagentes listados abaixo em mol L -1 Tabela 1. Propriedades de ácidos inorgânicos e hidróxido de amônio.

Exercício 1. Calcule a concentração dos reagentes listados abaixo em mol L -1 Tabela 1. Propriedades de ácidos inorgânicos e hidróxido de amônio. ATIVIDADE 2 - CÁLCULO DE CONCENTRAÇÃO Exercício 1. Calcule a concentração dos reagentes listados abaixo em mol L -1 Tabela 1. Propriedades de ácidos inorgânicos e hidróxido de amônio. Exercício 2. Calcule

Leia mais

Por que razão devemos comer fruta? Determinação da capacidade antioxidante da pêra abacate.

Por que razão devemos comer fruta? Determinação da capacidade antioxidante da pêra abacate. Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Química Laboratório de Investigação GRAQ Por que razão devemos comer fruta? Determinação da capacidade antioxidante da pêra abacate. Lara Sofia

Leia mais

TÉCNICA TESTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES *4

TÉCNICA TESTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES *4 CENTRO REGIONAL DE HEMOTERAPIA DO HCFMRP - USP TÉCNICA TESTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES *4 TEIH - 3.2 REV.: 04 P.: 01/06 1. Objetivo Consiste em colocar o soro a ser testado em contato

Leia mais

Extração de DNA/RNA Viral. Instruções de uso K204

Extração de DNA/RNA Viral. Instruções de uso K204 Extração de DNA/RNA Viral Instruções de uso K204 Revisão: Novembro/2018 ÍNDICE Finalidade... 3 Princípio de Ação... 3 Apresentação... 3 Reagentes... 4 Equipamentos e Insumos Operacionais... 4 Condições

Leia mais

Diagnóstico Virológico

Diagnóstico Virológico Diagnóstico Virológico Para que serve? Importância do Diagnóstico Laboratorial Diferenciação de agentes que causam a mesma síndrome clínica Identificação de patógenos novos Diferenciação de fases de doença

Leia mais

Drielly Cristina Braite Gabriella Borba Lívia B. Eslabão Luiza P. Rodrigues Tatiane Casarin

Drielly Cristina Braite Gabriella Borba Lívia B. Eslabão Luiza P. Rodrigues Tatiane Casarin Drielly Cristina Braite Gabriella Borba Lívia B. Eslabão Luiza P. Rodrigues Tatiane Casarin Ferramentas mais rápidas e mais sensíveis, de base molecular, são de grande valor. A extração e a purificação

Leia mais

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador PCR Reação de Polimerase em Cadeia Termociclador REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Técnica que permite a amplificação da quantidade de DNA específico utilizando a enzima Taq DNA polimerase, sequências

Leia mais

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Menu do dia: -DNA RNA proteína - Sequenciação de genomas (Clonagem, electroforese em gel) - Transcritoma (Microarrays) - Organismos

Leia mais

Cargo: D-41 Técnico Laboratório - Biotecnologia - Análise de Proteínas

Cargo: D-41 Técnico Laboratório - Biotecnologia - Análise de Proteínas da Prova Prática QUESTÃO 1: Cargo: D-41 Técnico Laboratório - Biotecnologia - Análise de Proteínas Apresenta-se abaixo um protocolo para preparação de géis SDS-PAGE a ser utilizado em uma análise de confirmação

Leia mais

BacBio. Crescimento, Renovação Celular e Reprodução: da teoria à prática. Coimbra, 2012/2013. Sandra Gamboa Andreia Quaresma Fernando Delgado

BacBio. Crescimento, Renovação Celular e Reprodução: da teoria à prática. Coimbra, 2012/2013. Sandra Gamboa Andreia Quaresma Fernando Delgado BacBio Crescimento, Renovação Celular e Reprodução: da teoria à prática Coimbra, 2012/2013 Sandra Gamboa Andreia Quaresma Fernando Delgado Escolher Ciência PEC282 ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA BacBio

Leia mais

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética!

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Mais uma vez vais vestir a tua bata de cientista e investigador e preparar o teu dia a dia no laboratório. Hoje é um dia especial, vais receber a

Leia mais

FISH. Tratamento com Pepsina (opcional pular para passo 8) Fluorescence in situ hybridization Protocolo p/ 10 lâminas

FISH. Tratamento com Pepsina (opcional pular para passo 8) Fluorescence in situ hybridization Protocolo p/ 10 lâminas FISH Fluorescence in situ hybridization Protocolo p/ 10 lâminas Tratamento com RNAse 1. Lavar as lâminas em tampão PBS 1x durante 5 min. em temperatura ambiente (shaker); 2. Desidratar as lâminas em série

Leia mais

CATÁLOGO DE KITS DE EXTRAÇÃO

CATÁLOGO DE KITS DE EXTRAÇÃO CATÁLOGO DE KITS DE EXTRAÇÃO KITS DE EXTRAÇÃO BIOPUR A extração de DNA é o primeiro passo para diferentes procedimentos na Biologia Molecular. Este processo é parte fundamental para se obter alta eficiência

Leia mais

Catálogo de Kits de Extração

Catálogo de Kits de Extração Catálogo de Kits de Extração Kits de Extração Biopur A extração de DNA é o primeiro passo para diferentes procedimentos na Biologia Molecular. Este processo é parte fundamental para se obter alta eficiência

Leia mais

Declaração de Conflito de Interesse. Adriana da Silva Santos Duarte Sem conflitos de interesse a declarar

Declaração de Conflito de Interesse. Adriana da Silva Santos Duarte Sem conflitos de interesse a declarar Declaração de Conflito de Interesse Adriana da Silva Santos Duarte Sem conflitos de interesse a declarar Banco de DNA, RNA e Células Como Arquivar Adriana da Silva Santos Duarte Bióloga- Hemocentro/Unicamp

Leia mais

Apostila de aula prática REAÇÃO EM CADEIA PELA POLIMERASE (PCR)

Apostila de aula prática REAÇÃO EM CADEIA PELA POLIMERASE (PCR) 1 Universidade Federal Fluminense Instituto Biomédico Departamento de Microbiologia e Parasitologia Curso: Medicina Veterinária Disciplina: Virologia III (MIP00071) Apostila de aula prática REAÇÃO EM CADEIA

Leia mais

Polimerase Chain Reaction PCR

Polimerase Chain Reaction PCR Polimerase Chain Reaction PCR Reação em cadeia da polimerase Técnica in vitro utilizada para sintetizar muitas cópias de DNA Amplificar uma seqüência alvo específica Termociclador DNA molde dntp DNA polimerase

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão - POP

Procedimento Operacional Padrão - POP Página 1 de 10 Biobanco Procedimento Operacional Padrão para: Extração de RNA total de sangue POP: V. 1.0 Nome: Extração de RNA total de sangue Efetiva: dezembro, 22 autora: Erika Regina Manuli Aprovação

Leia mais

Imunoensaios no laboratório clínico

Imunoensaios no laboratório clínico Imunoensaios no laboratório clínico Onde pesquisamos Ag e Ac?? Imunoensaios detecção e quantificação de antígeno e anticorpo: Doenças infecciosas: diagnóstico da doença diferenciação da fase da doença

Leia mais

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO FABIANA SEIXAS email: fabianak@ufpel.edu.br ABORDAGENS... BIBLIOTECAS DE DNA -Bibliotecas de DNA Genômico -Bibliotecas de cdna TÉCNICAS DE HIBIDIZAÇÃO -Hibidização em

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão - POP

Procedimento Operacional Padrão - POP Página 1 de 10 IMT-POP-BB-0 Biobanco Procedimento Operacional Padrão para: Extração de DNA de sangue total POP: V. 1.0 Nome: Extração de DNA em sangue total Efetiva: dezembro, 22 autora: Erika Regina Manuli

Leia mais

Alunos: Carlos Guilherme Reis, Roberta Silveira Professora: Fabiana Seixas Disciplina: Biologia Molecular

Alunos: Carlos Guilherme Reis, Roberta Silveira Professora: Fabiana Seixas Disciplina: Biologia Molecular Alunos: Carlos Guilherme Reis, Roberta Silveira Professora: Fabiana Seixas Disciplina: Biologia Molecular O que é PCR? Aplicações Técnicas: -Nested-PCR e artigos relacionados -PCR-Elisa e artigos relacionados

Leia mais

Protocolo de extração de DNA de tecido vegetal: (Doyle & Doyle, 1987)

Protocolo de extração de DNA de tecido vegetal: (Doyle & Doyle, 1987) Protocolo de extração de DNA de tecido vegetal: (Doyle & Doyle, 1987) PROCEDIMENTOS 1. Preparo do Material» Primeiro verifique se todas as soluções estão preparadas;» Ligue o banho-maria a 65ºC;» Prepare

Leia mais

Kit de Clonagem Flex-C

Kit de Clonagem Flex-C Kit de Clonagem Flex-C Instruções de Uso DESCRIÇÃO O Kit de Clonagem Flex-C é altamente eficiente, rápido e de fácil uso para clonagem por PCR. A enzima Flex-C permite a clonagem direta de qualquer fragmento

Leia mais

Princípios e Aplicações da Técnica de PCR

Princípios e Aplicações da Técnica de PCR Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas XVIII Semana Acadêmica da Biologia- UFSC Curso teórico-prático Princípios e Aplicações da Técnica de PCR Prof. Dr. Rafael D Rosa Departamento

Leia mais

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 02. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ BIOLOGIA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 02. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ BIOLOGIA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO PROVA TIPO Cargo (Nível Médio NM): 0. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ BIOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES PROVA

Leia mais

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante Bases e aplicações da tecnologia do DNA recombinante Por quê entender a Tecnologia do DNA recombinante? y y Doenças: diagnóstico, prognóstico e tratamento Compreensão dos mecanismos biológicos y y y organismos

Leia mais

Z O O N O S E S E A D M I N I S T R A Ç Ã O S A N I T Á R I A E M S A Ú D E P Ú B L I C A LEPTOSPIROSE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Z O O N O S E S E A D M I N I S T R A Ç Ã O S A N I T Á R I A E M S A Ú D E P Ú B L I C A LEPTOSPIROSE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL Z O O N O S E S E A D M I N I S T R A Ç Ã O S A N I T Á R I A E M S A Ú D E P Ú B L I C A LEPTOSPIROSE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL 1. PESQUISA DIRETA DE ESPIROQUETA Urina / Soro / LCR Visualização de espiroquetas

Leia mais

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas Prof. Dr. Silas

Leia mais

Hibridação de ácidos nucleicos. de cromossomo a chip de DNA

Hibridação de ácidos nucleicos. de cromossomo a chip de DNA Hibridação de ácidos nucleicos de cromossomo a chip de DNA Hibridação de ácidos nucleicos Pareamento complementar de bases entre duas fitas simples de ácido nucleico DNA DNA RNA RNA DNA - RNA Hibridação

Leia mais

Concurso Público Edital nº 342/2013. Técnico de Laboratório Biotecnologia - Análise de Proteínas. Leia com atenção as Instruções

Concurso Público Edital nº 342/2013. Técnico de Laboratório Biotecnologia - Análise de Proteínas. Leia com atenção as Instruções D-41 Concurso Público 2014 - Edital nº 342/2013 Técnico de Laboratório prova prática/discursiva Leia com atenção as Instruções 1. Você recebeu do fi scal um caderno de respostas da prova prática/discursiva

Leia mais

ESTUDO DA INFLAMAÇÃO ATRAVÉS DA VIA DE EXPRESSÃO GÊNICA DA GLUTATIONA PEROXIDASE EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS

ESTUDO DA INFLAMAÇÃO ATRAVÉS DA VIA DE EXPRESSÃO GÊNICA DA GLUTATIONA PEROXIDASE EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS ESTUDO DA INFLAMAÇÃO ATRAVÉS DA VIA DE EXPRESSÃO GÊNICA DA GLUTATIONA PEROXIDASE EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS ALUNA: Roberta Gomes Batista ORIENTADOR: Profa. Dra. Flávia de Sousa Gehrke UNIVERSIDADE PAULISTA

Leia mais

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7 Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica Aula 7 DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genoma Transcriptoma Proteoma DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genômica Transcriptômica Proteômica Regiões codantes,

Leia mais

MIR-142-3P AS A BIOMARKER OF BLASTOCYST IMPLANTATION FAILURE A PILOT STUDY

MIR-142-3P AS A BIOMARKER OF BLASTOCYST IMPLANTATION FAILURE A PILOT STUDY MIR-142-3P AS A BIOMARKER OF BLASTOCYST IMPLANTATION FAILURE A PILOT STUDY Edson Borges Jr 1 ; Amanda Setti Raize 1, Daniela Paes de Almeida Ferreira Braga 1 ; Murilo Vieira Geraldo 2 ; Rita de Cássia

Leia mais

Preparação do gel de poliacrilamida

Preparação do gel de poliacrilamida Preparação do gel de poliacrilamida Materiais: - álcool 70% (limpeza) - SDS 10% - água Milli-Q - APS 10% - acrilamida/ bisacrilamida 40% - TEMED - tampão Tris-HCl, ph 8,8 e 6,8 - vidros 1º Limpar os vidros

Leia mais

Profa. Dra. Fernanda de Rezende Pinto

Profa. Dra. Fernanda de Rezende Pinto Profa. Dra. Fernanda de Rezende Pinto Urina / Soro / LCR Visualização de espiroquetas lâmina microscópio de campo escuro (objetivas: 10x e 20x) Espiroqueta x leptospira Resultado: Soro: encontrar uma ou

Leia mais

Manipulação e análise de expressão génica

Manipulação e análise de expressão génica Curso de formação avançada em Manipulação e análise de expressão génica 1. INFORMAÇÃO BASE: 1.1. Nome do curso: Manipulação e análise da expressão génica 1.2. Tipo de curso: Formação avançada com grande

Leia mais

Universidade de Évora ICAAM Laboratório de Microbiologia do Solo 18/07/ /07/2011

Universidade de Évora ICAAM Laboratório de Microbiologia do Solo 18/07/ /07/2011 Universidade de Évora ICAAM Laboratório de Microbiologia do Solo Ana Neves José Neto 18/07/2011-22/07/2011 Responsável: Solange Oliveira Investigadoras: Marta Laranjo Ana Alexandre Rizóbios são bactérias

Leia mais

ID Gene Bluetongue Duplex

ID Gene Bluetongue Duplex 1279 Certified management system ID Gene Bluetongue Duplex Ref: IDBTV-50 / IDBTV-100 50 / 100 testes PCR Real Time para a detecção qualitativa do Vírus da Língua Azul (BTV) Amostra adequada: sangue total

Leia mais

Fagocitose LABORATÓRIO 1. Suspensão de antígenos: hemácea de galinha + hemácea de carneiro (HG e HC) a 0,5%

Fagocitose LABORATÓRIO 1. Suspensão de antígenos: hemácea de galinha + hemácea de carneiro (HG e HC) a 0,5% LABORATÓRIO 1 Fagocitose Suspensão de antígenos: hemácea de galinha + hemácea de carneiro (HG e HC) a 0,5% 1. Injetar 1 ml de suspensão de HG + HC a 0,5% via intraperitoneal em um camundongo. 2. Esperar

Leia mais

ZytoDot CEN 7 Probe. Para a deteção dos satélites alfa humanos do cromossoma 7 por meio de hibridação in situ cromogénica (CISH)

ZytoDot CEN 7 Probe. Para a deteção dos satélites alfa humanos do cromossoma 7 por meio de hibridação in situ cromogénica (CISH) ZytoDot CEN 7 Probe C-3008-400 40 (0,4 ml) Para a deteção dos satélites alfa humanos do cromossoma 7 por meio de hibridação in situ cromogénica (CISH).... Para utilização em diagnóstico in vitro em conformidade

Leia mais

ZytoDot. Para a deteção dos satélites alfa humanos do cromossoma 17 por meio de hibridação in situ cromogénica (CISH)

ZytoDot. Para a deteção dos satélites alfa humanos do cromossoma 17 por meio de hibridação in situ cromogénica (CISH) ZytoDot CEN 17 Probe C-3006-400 40 (0,4 ml) Para a deteção dos satélites alfa humanos do cromossoma 17 por meio de hibridação in situ cromogénica (CISH).... Para utilização em diagnóstico in vitro em conformidade

Leia mais

Conceitos Básico sobre Biologia molecular

Conceitos Básico sobre Biologia molecular Conceitos Básico sobre Biologia molecular UFMS Mestre: Paula Cristhina Niz Xavier INTRODUÇÃO A biologia molecular tem aplicação expressiva na pesquisa de marcadores genéticos úteis no diagnóstico laboratorial.

Leia mais

PURIFICAÇÃO PARCIAL DOS ANTICORPOS PRESENTES NO SORO NORMAL ATRAVÉS DA PRECIPITAÇÃO DA FRAÇÃO GAMA- GLOBULINA COM SULFATO AMÔNIO

PURIFICAÇÃO PARCIAL DOS ANTICORPOS PRESENTES NO SORO NORMAL ATRAVÉS DA PRECIPITAÇÃO DA FRAÇÃO GAMA- GLOBULINA COM SULFATO AMÔNIO PURIFICAÇÃO PARCIAL DOS ANTICORPOS PRESENTES NO SORO NORMAL ATRAVÉS DA PRECIPITAÇÃO DA FRAÇÃO GAMA- GLOBULINA COM SULFATO AMÔNIO Priscila Diniz Lopes Doutoranda em MV, área de concentração Patologia Animal

Leia mais

Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo

Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo Realização experimental a microescala (baseado no protocolo de Williamson 1 ) A reacção entre o butan-1-ol e o ácido acético glacial (ou ácido etanoico)

Leia mais

Relatório do estágio Novos biomarcadores em cancro gástrico : Cancro Gástrico e a expressão da caderina-e

Relatório do estágio Novos biomarcadores em cancro gástrico : Cancro Gástrico e a expressão da caderina-e Relatório do estágio Novos biomarcadores em cancro gástrico : Cancro Gástrico e a expressão da caderina-e Ana Moreira, João Cardoso Introdução O cancro gástrico é particularmente mortífero devido a diversos

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Genoma! O genoma de um organismo

Leia mais

CONTROLE Rh Monoclonal

CONTROLE Rh Monoclonal CONTROLE Rh Monoclonal PROTHEMO Produtos Hemoterápicos Ltda. Controle negativo das classificações Rh - Hr PARA TESTES EM LÂMINA OU TUBO Somente para Uso Diagnóstico IN VITRO Conservar entre: 2-8 C Não

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Biologia

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Biologia 1 a QUESTÃO: Cada vez mais a técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR - polimerase chain reaction) tem sido utilizada no diagnóstico de doenças parasitárias. Por essa técnica, regiões específicas

Leia mais

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 Introdução a Biologia i Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Corpo Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

HEMOCENTRO RP TÉCNICA

HEMOCENTRO RP TÉCNICA P.: 01/05 1. OBJETIVO Isolar linfócitos T e B para realização de prova cruzada. 2. APLICAÇÃO Aplica-se às amostras de sangue com heparina ou ACD de doadores candidatos a transplante renal. *1 3. RESPONSABILIDADES

Leia mais

BIOPUR KIT EXTRAÇÃO MINI SPIN VÍRUS DNA/RNA

BIOPUR KIT EXTRAÇÃO MINI SPIN VÍRUS DNA/RNA 1. USO PRETENDIDO BIOPUR KIT EXTRAÇÃO MINI SPIN VÍRUS DNA/RNA Instruções de Uso O BIOPUR Kit Extração Mini Spin Vírus DNA/RNA é a ferramenta ideal para a rápida preparação de ácido nucléico viral (HCV,

Leia mais

PCR em Tempo Real / PCR quantitativa (qpcr)

PCR em Tempo Real / PCR quantitativa (qpcr) em Tempo Real / quantitativa (q) Dra. Elisabet Marti Serrano emartiserrano@gmail.com (Polymerase Chain Reaction) Amplificação in vitro de uma sequência específica de DNA - Primers o iniciadores - DNA polimerase

Leia mais

PROTOCOLO DE UTILIZAÇAO

PROTOCOLO DE UTILIZAÇAO PROTOCOLO DE UTILIZAÇAO Hibridação para cortes de tecidos preservados em parafina Materiais fornecidos: DNA marcado com moléculas fluorescentes (sonda). Buffer(tampão) de Hibridação Reativos para preparar

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão - POP

Procedimento Operacional Padrão - POP Página 1 de 12 Biobanco Procedimento Operacional Padrão para: Processamento de Sangue POP: V. 1.0 Nome: Extração de DNA em sangue total Efetiva: dezembro, 22 autora: Erika Regina Manuli Aprovação Profa.

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA Augusto Schneider Carlos Castilho de Barros Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas TÉCNICAS Citologia Histologia Imunohistoquímica/imunofluorescência Biologia

Leia mais

BIOPUR KIT EXTRAÇÃO MINI SPIN VÍRUS DNA/RNA

BIOPUR KIT EXTRAÇÃO MINI SPIN VÍRUS DNA/RNA BIOPUR KIT EXTRAÇÃO MINI SPIN VÍRUS DNA/RNA Instruções de Uso 1. USO PRETENDIDO O BIOPUR Kit Extração Mini Spin Vírus DNA/RNA é a ferramenta ideal para a rápida preparação de ácido nucléico viral (HCV,

Leia mais

Métodos de Pesquisa e Diagnóstico dos Vírus

Métodos de Pesquisa e Diagnóstico dos Vírus Métodos de Pesquisa e Diagnóstico dos Vírus Estratégias Isolamento em sistemas vivos Pesquisa de antígeno viral Pesquisa de anticorpos Pesquisa do ácido nucléico viral (DNA ou RNA) Pré requisitos para

Leia mais

Ajustar o ph para 7,4. Filtrar o meio em 0,22 µm no fluxo e depois acrescentar o antibiótico/antimicótico. Armazenar de 2ºC a 8ºC.

Ajustar o ph para 7,4. Filtrar o meio em 0,22 µm no fluxo e depois acrescentar o antibiótico/antimicótico. Armazenar de 2ºC a 8ºC. ANEXO I - SOLUÇÕES A Para expansão dos hibridomas Meio de cultura (solução-estoque) Meio RPMI - Roswell Park Memorial 10,4 g Institute (Gibco, Invitrogen) NaHCO 3 2 g HEPES 4,68 g Antibiótico/antimicótico

Leia mais

8/9/2010. O que é? É a técnica de citogenética molecular

8/9/2010. O que é? É a técnica de citogenética molecular FISH Hibridização in situ por Fluorescência Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br FISH O que é? É a técnica de citogenética molecular Utiliza sondas de DNA marcadas com fluorescência para detectar anomalias

Leia mais

Como detectar OGMs? Critérios para métodos para detectar OGMs. Como detectar OGMs? Bioensaios. Western blot 5/10/2011

Como detectar OGMs? Critérios para métodos para detectar OGMs. Como detectar OGMs? Bioensaios. Western blot 5/10/2011 Como detectar OGMs? Critérios para métodos para detectar OGMs Prof. Alan McBride Biotecnologia, CDTec UFPel 2011.2 O que é um OGM? Organismos vivos, tais como plantas, animais e microorganismos, cujo material

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Por que seqüenciar genomas? O seqüenciamento de genomas é o primeiro passo para obter uma descrição completa da composição molecular de cada organismo, pois todas

Leia mais

ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE COM ALGAS IMOBILIZADAS

ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE COM ALGAS IMOBILIZADAS ESCOLA SECUNDÁRIA /3 GARCIA DE ORTA Utilização e organização dos laboratórios escolares Oficina de Formação ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE COM ALGAS IMOBILIZADAS ANA LUÍSA SANTOS ÍNDICE pág. ÍNDICE 2 GUIÃO FORNECIDO

Leia mais

Vírus da Peste suína Clássica - VPSC. Diagnóstico Laboratorial

Vírus da Peste suína Clássica - VPSC. Diagnóstico Laboratorial Vírus da Peste suína Clássica - VPSC Diagnóstico Laboratorial Freitas, T. R. P. 2009 Diagnóstico laboratorial Variabilidade dos sinais clínicos e das lesões post- mortem Doenças confundíveis Exame diferencial

Leia mais

Cultura de Células Animais. Aula 4 - Fases do Crescimento Celular. Prof. Me. Leandro Parussolo

Cultura de Células Animais. Aula 4 - Fases do Crescimento Celular. Prof. Me. Leandro Parussolo Cultura de Células Animais Aula 4 - Fases do Crescimento Celular Prof. Me. Leandro Parussolo NOVA CÉLULA Introdução A dinâmica de uma cell é + bem compreendida examinandose o curso de sua vida; divisão

Leia mais

COMER OU NÃO COMER? EIS A QUESTÃO! O PAPEL DA AUTOFAGIA A BIOLOGIA TUMORAL

COMER OU NÃO COMER? EIS A QUESTÃO! O PAPEL DA AUTOFAGIA A BIOLOGIA TUMORAL Universidade Federal do Rio Grande do Sul Laboratório de Sinalização e Plasticidade Celular COMER OU NÃO COMER? EIS A QUESTÃO! O PAPEL DA AUTOFAGIA A BIOLOGIA TUMORAL Msc. Eduardo Cremonese Filippi Chiela

Leia mais

Detecção de IL-1 por ELISA sanduíche. Andréa Calado

Detecção de IL-1 por ELISA sanduíche. Andréa Calado Detecção de IL-1 por ELISA sanduíche Andréa Calado andreabelfort@hotmail.com ELISA O teste identifica e quantifica Ag ou Ac, utilizando um dos dois conjugados com enzimas; PRINCIPAIS TIPOS: INDIRETO:

Leia mais

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA Aula 7 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br DOGMA DA BIOLOGIA CELULAR Genoma Transcriptoma

Leia mais

TRANSCRIÇÕES GÊNICAS. BIOLOGIA Keffn Arantes

TRANSCRIÇÕES GÊNICAS. BIOLOGIA Keffn Arantes TRANSCRIÇÕES GÊNICAS BIOLOGIA Keffn Arantes Tipos de RNA RNA mensageiro (RNAm) A formação do RNAm chama-se transcrição e é semelhante à replicação do DNA. Tipos de RNA RNA transportador (RNAt) Também chamado

Leia mais

Actividade nº 2. Actividade laboratorial: Preparação de soluções e sua diluição

Actividade nº 2. Actividade laboratorial: Preparação de soluções e sua diluição Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2008/2009 Actividade nº 2 Protocolo Experimental Data: 9/10/2008 Duração: 135 min Actividade laboratorial: Preparação

Leia mais

HEMOCENTRO RP TÉCNICA

HEMOCENTRO RP TÉCNICA P. 1/6 1. OBJETIVO Amplificar os genes HLA-A, B, C, DRB1, e DQA1/DQB1 para posterior identificação dos seus respectivos grupos alélicos. *1 2. APLICAÇÃO Aplica-se às amostras de DNA genômico de doadores

Leia mais

Ficha de protocolo do QIAsymphony SP

Ficha de protocolo do QIAsymphony SP Fevereiro de 2017 Ficha de protocolo do QIAsymphony SP circdna_2000_dsp_v1 e circdna_4000_dsp_v1 Este documento é a ficha de protocolo do QIAsymphony circdna_2000_dsp_v1 e circdna_4000_dsp_v1, versão 1,

Leia mais

Este ácido pode ser obtido por reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético:

Este ácido pode ser obtido por reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético: Título do Vídeo: Síntese do ácido acetilsalicílico Nome dos participantes: Arthur Silva, Helena Costa, Tiago Moreira Professor responsável: Clara Tomé Escola: Escola Secundária da Boa Nova-Leça da Palmeira

Leia mais

PRÁTICA: ANÁLISES CLÍNICAS - COLESTEROL TOTAL E COLESTEROL HDL PARTE A - DOSAGEM BIOQUÍMICA DE COLESTEROL TOTAL (CT)

PRÁTICA: ANÁLISES CLÍNICAS - COLESTEROL TOTAL E COLESTEROL HDL PARTE A - DOSAGEM BIOQUÍMICA DE COLESTEROL TOTAL (CT) CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA BIOQUÍMICA Profas. Roziana Jordão e Alexandra Salgueiro PRÁTICA: ANÁLISES CLÍNICAS - COLESTEROL TOTAL E COLESTEROL HDL I Objetivos Determinar colesterol total

Leia mais

Disciplina Biologia Celular

Disciplina Biologia Celular Disciplina Biologia Celular Profª Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva Curso de Biotecnologia FISMA / FEA Aula 3: Tecnologia da Biologia Celular Parte II Bio Cel Profª Cristina 1 1- Citoquímica Estudo

Leia mais

Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo

Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo Projeto Ciência Viva INTRODUÇÃO À QUÍMICA VERDE, COMO SUPORTE DA SUSTENTABILIDADE, NO ENSINO SECUNDÁRIO PL 3.4 Identificação e síntese de substâncias com aromas e sabores especiais Síntese do acetato de

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO Aula 5 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós Graduação em Agronomia Disciplina de Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Prof. PhD. Antonio Costa de Oliveira Gabriela

Leia mais

Métodos Cito-Histoquímicos

Métodos Cito-Histoquímicos Ciências Biomédicas Laboratoriais Métodos Cito-Histoquímicos Aula 6 2016/17 João Furtado jffurtado@ualg.pt Gab. 2.06 na ESSUAlg Sumário Métodos de Evidenciar Lípidos Introdução Os Métodos Corantes Lipossolúveis

Leia mais

Cultura de Células. Culturas primárias x linhagens celulares. Diferentes tipos celulares podem crescer em cultura 15/03/2018

Cultura de Células. Culturas primárias x linhagens celulares. Diferentes tipos celulares podem crescer em cultura 15/03/2018 Cultura de Células Diferentes tipos celulares podem crescer em cultura Claudia Mermelstein fibroblastos mioblastos oligodendrócitos Culturas primárias x linhagens celulares Culturas primárias x linhagens

Leia mais

2. Aplicabilidade: Bioquímicos/biomédicos do setor de imunologia

2. Aplicabilidade: Bioquímicos/biomédicos do setor de imunologia 1. Sinonímia: HIV triagem, HIV teste rápido 2. Aplicabilidade: Bioquímicos/biomédicos do setor de imunologia 3. Aplicação clínica Utilizado para investigar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.

Leia mais

TÉCNICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR

TÉCNICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR TÉCNICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR Lívia Ferreira S. Verzola 2016 2 TÉCNICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR Mais do que um complexo conjunto de técnicas que geram conflitos intelectuais, sociais e religiosos, a manipulação

Leia mais

Créditos. Introdução. Sumário. Agradecimento. Introdução. Análise de Expressão Gênica. Tecnologia de Microarray

Créditos. Introdução. Sumário. Agradecimento. Introdução. Análise de Expressão Gênica. Tecnologia de Microarray Créditos Biológicos: Expressão Gênica Estagiário PAE: Pablo Andretta Jaskowiak Professor: Ricardo J. G. B. Campello Partes destes slides são baseadas em materiais de Ivan Gesteira Costa Filho http://www.cin.ufpe.br/~igcf/

Leia mais

Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição

Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição Medidas dos níveis de mrna O nível de mrna de uma célula reflete (as vezes de forma grosseira) os níveis de proteínas da mesma.

Leia mais

E SE UM BLOOM DE CIANOBACTÉRIAS TE BATESSE À PORTA?

E SE UM BLOOM DE CIANOBACTÉRIAS TE BATESSE À PORTA? E SE UM BLOOM DE CIANOBACTÉRIAS TE BATESSE À PORTA? Com a colaboração de: Piedade Barros Maria do Rosário Martins Escola Superior Tecnologias da Saúde do Porto - Porto TRABALHOS Efectuar uma cultura laboratorial

Leia mais

DEFINIÇÕES EM EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR E CONCEITOS BÁSICOS EM BIOLOGIA MOLECULAR

DEFINIÇÕES EM EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR E CONCEITOS BÁSICOS EM BIOLOGIA MOLECULAR DEFINIÇÕES EM E DEFINIÇÕES EM E CONCEITOS BÁSICOS EM BIOLOGIA PARA QUE SERVE ESTA AULA 1. DEFINIÇÕES EM CONCEITUAÇÃO DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE, TAXONOMIA E FILOGENIA 2. CONCEITOS EM BIOLOGIA APRESENTAR (REVER)

Leia mais

LABORATÓRIO DE PARCERIA EXTERNA TELEFONE: / 6112

LABORATÓRIO DE PARCERIA EXTERNA TELEFONE: / 6112 Vitamina K, soro Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem. Colher sangue em 1 tubo de 4 ml sem gel separador - Imediatamente após a coleta, envolver o tubo com papel alumínio.

Leia mais