A propósito de operações com fracções: Modelos para pensar 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A propósito de operações com fracções: Modelos para pensar 1"

Transcrição

1 Professores dos º e 2º Ciclos do Ensino Básico A propósito de operações com fracções: Modelos para pensar Em sentido abrangente, modelos são representações usadas para resolver problemas ou explorar relações. Podem estar directamente associados a acções realizadas para lidar com uma determinada situação ou representar estratégias mais gerais no sentido em que as particularidades do contexto já não são consideradas. Pensemos, por exemplo, na seguinte questão: Um autocarro parte de uma paragem com 2 pessoas. Na paragem seguinte entram, na seguinte 2, depois quatro e na última sai uma. Quantas pessoas continuam a viagem no autocarro? Para responder a esta questão, um aluno pode apoiar se em vários tipos de representações de que as seguintes constituem exemplos 2 : Utilizando uma categorização de Gravemeijer adoptada por Fosnot e Dolk (2002), a primeira imagem pode considerar se um modelo de pensar pois representa a acção dos alunos envolvidos na situação concreta. Na terceira imagem, o desenho do autocarro desaparece e o que prevalece são as relações entre os números que, neste caso, incluem as operações adição Adaptação de um documento elaborado em 200/2006 pela equipa do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (PFCM) da ESE/IPS que teve por referência as seguintes publicações: Fosnot, C & Dolk, M. (200). Young mathematicians at work: Consctructing multiplication and division. Heinemann: Portsmouth; Fosnot, C & Dolk, M. (2002). Young mathematicians at work: Constructing fractions, decimals, and percents. Heinemann: Portsmouth. 2 Imagens extraídas de Fosnot e Dolk (200). Modelos (p. de 6)

2 Professores dos º e 2º Ciclos do Ensino Básico e subtracção. A recta numérica nela incluída, constitui, assim, um modelo para pensar pois é um modelo generalizado de estratégias que podem ser usadas independentemente de se tratar, ou não, de entradas e saídas de um autocarro. É importante que ao longo da aprendizagem da matemática, em especial no que se relaciona com o desenvolvimento do sentido de número, o professor ajude os alunos a evoluírem de modelos de pensar para modelos para pensar. Uma forma de caminhar neste sentido, que envolve um processo de generalização, é propor lhes tarefas com contextos diversos e em que diferentes modelos surgem como recursos favoráveis para facilitar o pensamento e delinear estratégias de resolução. Há vários modelos que podem ser úteis na aprendizagem das operações com números racionais representados sob a forma de fracção. Entre estes estão a tabela de razões, a linha numérica dupla, o relógio e o modelo rectangular. Tabela de razões Consideremos a seguinte tarefa: O João acabou de adoptar um gatinho e está interessado em saber onde poderá comprar lhe comida a um bom preço. Descobriu que na loja da Sr.ª Maria vendiam conjuntos de 20 latas de comida de gato por 2 euros cada conjunto e que na loja do Sr. Manuel a mesma marca de comida era vendida em embalagens de 2 latas ao preço de euros cada embalagem. Onde deve o João comprar a comida para o seu gatinho? A tabela de razões, que tem subjacente um raciocínio proporcional, pode ser útil para ajudar os alunos a pensarem sobre esta tarefa, como ilustram as tabelas e 2: Nº de latas Preço Nº de latas Preço , 0,, 7,7, 2, Tabela Tabela 2 Modelos (p. 2 de 6)

3 Professores dos º e 2º Ciclos do Ensino Básico A tabela de razões deve ser introduzida na sala de aula pelo professor. Na tarefa do gatinho, pode ser usada, nomeadamente como instrumento para ajudar os alunos a compreenderem o significado de fracções equivalentes. A tabela de razões pode, também, ser útil para facilitar a resolução de tarefas envolvendo a divisão de fracções e ajudar a dar sentido ao procedimento de cálculo associado. Suponha se, por exemplo, a seguinte situação: Usámos de uma lata de tinta para pintar da parede de uma sala. Que quantidade de tinta será necessária para pintar toda a parede? Estamos na presença de uma questão em que está em jogo a divisão de por. Duas possibilidades para lhe responder são ilustradas pelas seguintes tabelas de razões. Quantidade de tinta usada Parte da parede pintada Quantidade de tinta usada 2 Parte da parede pintada 2 Tabela Tabela Linha numérica dupla A linha numérica dupla é um modelo poderoso de cálculo que envolve dois tipos de registos que variam consoante as especificidades das tarefas: um dos tipos está localizado na parte superior da linha e o outro na parte inferior. Consideremos, por exemplo, a seguinte a tarefa: Todos os anos a Escola Agarra a Lua organiza uma corrida de 2km. Para apoiar os participantes, a Junta de Freguesia monta três postos de Modelos (p. de 6)

4 Professores dos º e 2º Ciclos do Ensino Básico distribuição de bebidas ao longo do percurso: um no primeiro quarto, outro a meio e o último a do início. Costuma, também, colocar placas que assinalam outras partes do percurso para os corredores saberem se ainda falta muito, ou não, para chegar à meta.a questão é saber onde se deverão colocar os postos de distribuição de bebidas e as placas sinalizadoras. Para ajudar os alunos a resolverem esta tarefa, o professor pode desenhar no quadro uma linha e registar na parte do plano situada por cima da linha os números 0 km (o início da corrida) e 2 km: o final da corrida (ver figura ). 0 km 0 2 km 2 km Figura Na parte inferior da linha representam se números que correspondem a partes do percurso. Por exemplo, 2 representa metade da corrida, o que corresponde a 2 quilómetros. Este valor é registado no alinhamento da fracção 2 na parte superior da linha (ver figura ). O professor pode pedir aos alunos para indicarem o número de quilómetros correspondente a, 8,, etc. do percurso, ao mesmo tempo que vai marcando o respectivo número de quilómetros na linha. Esta representação pode, também, ser explorada para adicionar ou subtrair números representados sob a forma de fracção, calculando distâncias entre vários pontos. Por exemplo, pode ser representado como 2+ 2 ou seja 2. Quando os alunos tiverem já alguma familiaridade com a linha numérica dupla, pode haver vantagens significativas em serem eles próprios a indicar os números que devem colocar se no final da linha, de modo a que estes sejam facilitadores da identificação de Modelos (p. de 6)

5 Professores dos º e 2º Ciclos do Ensino Básico estratégias de cálculo. Além disso, este modelo é também útil quando se trabalha o conceito de percentagem. Relógio O modelo do relógio pode ajudar a adicionar e a subtrair números representados sob a forma de fracções como quartos, terços, sextos e fracções com denominador 60 e 2 (note se que em 60 minutos há doze minutos). Usando este modelo, os alunos operam com os números, pensando em como quinze minutos, em como vinte minutos, em 6 como dez minutos, em 2 como cinco minutos e em 60 como um minuto. Por exemplo, para calcular +, pensam em da hora e da hora e adicionam vinte minutos com quinze minutos. Os minutos são representados pela fracção. Uma alternativa é pensarem que minutos 60 cabem 2 vezes em 60 minutos e 7 vezes em minutos e, por isso, + é igual a 7 2. A figura 2 constitui uma representação desta estratégia. Figura 2 Modelos (p. de 6)

6 Professores dos º e 2º Ciclos do Ensino Básico Modelo rectangular Tal como acontece com a multiplicação e divisão de números inteiros, também a multiplicação e divisão de números representados sob a forma decimal ou de fracção podem ser modeladas através de disposições rectangulares, tal como ilustram as figuras e. 0, 0,8 0, 8 x 0, = 0,0 x 2 = 0 Figura Figura Em síntese, todos os modelos apresentados têm as suas potencialidades e limitações. No entanto, são instrumentos poderosos para ajudar os alunos a pensar matematicamente e que devem ser primeiramente desenvolvidos no interior de contextos significativos de investigação. À medida que os alunos vão usando os modelos para representar as suas acções, importa que o professor os ajude a evoluir para representações generalizadas das suas estratégias de cálculo. Esta via poderá promover e facilitar a evolução dos modelos de pensar para modelos para pensar, modelos de relações numéricas, isto é, instrumentos matemáticos. Equipa do PFCM da ESE/IPS de Setúbal Fevereiro, 200 Modelos (p. 6 de 6)

Proposta de trabalho Visita de estudo e distribuição de baguetes: Parte 1

Proposta de trabalho Visita de estudo e distribuição de baguetes: Parte 1 Proposta de trabalho Visita de estudo e distribuição de baguetes: Parte 1 O episódio O problema da distribuição de baguetes passa se numa turma de 5º ano de escolaridade em que os alunos tinham apenas

Leia mais

Proposta de trabalho Visita de estudo e distribuição de baguetes: Parte 1

Proposta de trabalho Visita de estudo e distribuição de baguetes: Parte 1 Proposta de trabalho Visita de estudo e distribuição de baguetes: Parte 1 O episódio O problema da distribuição de baguetes passa se numa turma de 5º ano de escolaridade em que os alunos tinham apenas

Leia mais

Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número: algumas reflexões

Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número: algumas reflexões Click to edit Master title style Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número: algumas reflexões Joana Brocardo ESE de Setúbal Seminário final do PFCM Julho 2010

Leia mais

Ideias associadas à aprendizagem dos números racionais PROF. RANILDO LOPES

Ideias associadas à aprendizagem dos números racionais PROF. RANILDO LOPES Ideias associadas à aprendizagem dos números racionais PROF. RANILDO LOPES REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS FRACCIONÁRIOS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS FRACCIONÁRIOS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS

Leia mais

Comunicação matemática: Para onde caminhar? Programa de Formação Contínua em Matemática 2010/2011

Comunicação matemática: Para onde caminhar? Programa de Formação Contínua em Matemática 2010/2011 Comunicação matemática: Para onde caminhar? Programa de Formação Contínua em Matemática 2010/2011 Uma vez que ensinar é comunicar, muitos professores dirão provavelmente: Os meus alunos e eu comunicamos

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro.

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Capítulo 1 Números Naturais Múltiplos e Divisores Se um número natural é múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Números primos e números compostos Decomposição de um número em factores primos

Leia mais

RESUMO MATEMÁTICA 6ºANO

RESUMO MATEMÁTICA 6ºANO RESUMO MATEMÁTICA ºANO ESTATÍSTICA MÉDIA para calcular a média de um conjunto de valores, divide-se a soma de todos esses valores pelo número total de dados. MODA é o dado que ocorre com maior frequência,

Leia mais

Como manuais escolares abordam o tema Números Racionais

Como manuais escolares abordam o tema Números Racionais Como manuais escolares abordam o tema Números Racionais Joana Brocardo, Catarina Delgado, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires Numa revista temática focada no impacto da investigação nas aprendizagens,

Leia mais

Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 10]

Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 10] Página 1 de 6 Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 10] Curso financiado por: União Europeia Fundo Social Europeu 2005/11/09

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS ESCOLA E.B. /3 DE PEDROUÇOS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS GRUPO DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA º CICLO PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 6º ANO Ano

Leia mais

ACTIVIDADE Nº II. Fracções. Números racionais

ACTIVIDADE Nº II. Fracções. Números racionais ACTIVIDADE Nº II Nome do Formando: Data: / / Fracções. Números racionais A D. Maria tem um terreno que quer dividir pelos 7 sobrinhos. Cada sobrinho ficou com a sétima parte do terreno ou um sétimo do

Leia mais

Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 8]

Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 8] Página 1 de 6 Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 8] Curso financiado por: União Europeia Fundo Social Europeu 2005/11/03

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: NÚMEROS. ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO. PERÍMETRO Tempo Previsto: 5 semanas C O M P E T Ê N C I AS E S P E C Í F I C A S : A compreensão das propriedades das operações e a aptidão para usá-las

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: Ângulos. Triângulos. COMPETÊNCIAS ESPECÌFICAS: Tempo Previsto: 3 semanas. A aptidão para realizar construções geométricas, nomeadamente, ângulos e triângulos, bem como para descrever

Leia mais

Tarefas sobre Números 1º Ciclo

Tarefas sobre Números 1º Ciclo Tarefas sobre Números 1º Ciclo Joana Brocardo Escola Superior de Educação de Setúbal Lurdes Serrazina Escola Superior de Educação de Lisboa Exemplo de notas para o professor Comprando gasolina: notas para

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO Temas Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa Semelhança de figuras Números racionais 10 14 8 Apresentação/Revisões/Testes/Correcções

Leia mais

Programa de Matemática 4º ano

Programa de Matemática 4º ano Programa de Matemática 4º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Diferentes significados da divisão

Diferentes significados da divisão www.viajarnamatematica.ese.ipp.pt Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico 2008/2009 Diferentes significados da divisão Agrupamentos e divisão

Leia mais

Algoritmos alternativos da multiplicação

Algoritmos alternativos da multiplicação Algoritmos alternativos da multiplicação Método da Gelosia (janela veneziana) O método de gelosia aparece no primeiro livro de aritmética impresso em Treviso (a Itália) em 1478. Este procedimento foi introduzido

Leia mais

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 Objetivo(s) Produzir conhecimento acerca dos números racionais, principalmente, seus diferentes significados, representações e operações. Desenvolvimento da práxis pedagógica

Leia mais

Visita de estudo e distribuição de baguetes* (I)

Visita de estudo e distribuição de baguetes* (I) Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º ciclos 2007-2008 Visita de estudo e distribuição de baguetes* (I) 1. O episódio a seguir apresentado passa-se numa turma de 5º ano de escolaridade

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2 i Temas Sub-temas Objectivos 1.º PERÍODO Apresentação 1 Teste Diagnóstico 2 Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. Obter números, a partir de outros, por composição e decomposição; Números

Leia mais

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/!

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/! Pontifícia Universidade Católica de Goiás Professor: Ms. Edson Vaz de Andrade Fundamentos de Matemática No estudo de Física frequentemente nos deparamos com a necessidade de realizar cálculos matemáticos

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão.

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão. MATEMÁTICA 4º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordená-los em

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais MATEMÁTICA 5º ANO Página 1 de 11 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais NÚMEROS E OPERAÇÕES

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 6.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LECTIVO 2011/2012 Compreender a noção de volume. VOLUMES Reconhecer

Leia mais

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas.

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas. Metas de Isometrias Noção e propriedades da reflexão, da rotação e da translação Simetrias axial e rotacional Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geométricas no plano. Identifica o

Leia mais

Informação - Ficha de Avaliação Global de Matemática 3.º ano. 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 2016

Informação - Ficha de Avaliação Global de Matemática 3.º ano. 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 2016 Agrupamento de Escolas de Marrazes Cód. 1609 Informação - Ficha de Avaliação Global de Matemática.º ano 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 2016 O presente documento divulga informação relativa à ficha

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Lourinhã. Tarefa Divisores: abordagem no 1.º Ciclo. 4.º ano

Agrupamento de Escolas da Lourinhã. Tarefa Divisores: abordagem no 1.º Ciclo. 4.º ano Agrupamento de Escolas da Lourinhã Tarefa Divisores: abordagem no 1.º Ciclo 4.º ano VII Seminário das Escolas Híbridas 15 de março de 2012 Divisores: abordagem no 1.º Ciclo 4.º ano Aplicada no início de

Leia mais

Extraído do capítulo 3 do livro Young Mathematicians at work: Constructing Fraction, Decimals and Percents de Catherine Fosnot e Maarten Dolk

Extraído do capítulo 3 do livro Young Mathematicians at work: Constructing Fraction, Decimals and Percents de Catherine Fosnot e Maarten Dolk Extraído do capítulo 3 do livro Young Mathematicians at work: Constructing Fraction, Decimals and Percents de Catherine Fosnot e Maarten Dolk ESTRATÉGIAS DE EQUIVALÊNCIA DAS CRIANÇAS Vamos agora visitar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 1.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade / Tema) Números e Operações

Leia mais

Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 6]

Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 6] Página 1 de 6 Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 6] Curso financiado por: União Europeia Fundo Social Europeu 2005/11/07

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B. Ano Letivo: 2012/ Introdução / Finalidades. 2. Metas de Aprendizagem

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B. Ano Letivo: 2012/ Introdução / Finalidades. 2. Metas de Aprendizagem DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B Ano Letivo: 0/0. Introdução / Finalidades A disciplina de Matemática tem como finalidade desenvolver a: compreensão de conceitos, relações,

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de Disciplina: Matemática 1.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade / Tema) Números e Operações Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

Sequência da apresentação

Sequência da apresentação Sequência da apresentação Mal entendidos dos alunos relativos às frações. Os diferentes significados das frações. Diferentes tipos de unidade. Exemplos de tarefas para a reconstrução da unidade e exploração

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Matemática 5º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUB-TÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período Compreender as propriedades das operações e usá-las no cálculo. Interpretar uma

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

Prova de Avaliação Sumativa Externa (PASE)

Prova de Avaliação Sumativa Externa (PASE) Código de Envelope Código de Prova Prova de Avaliação Sumativa Externa (PASE) Dados de Identificação Nome do(a) Aluno(a) Data de Nascimento: / / Escola A preencher pelo aluno (não escrevas o teu nome):

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.º ANO ANO LECTIVO 2008/2009 1.º PERÍODO Avaliação diagnóstica. Poliedros

Leia mais

LOS SIGNIFICADOS DE LOS NÚMEROS FRACCIONÁRIOS

LOS SIGNIFICADOS DE LOS NÚMEROS FRACCIONÁRIOS LOS SIGNIFICADOS DE LOS NÚMEROS FRACCIONÁRIOS Prof. Maria José Ferreira da Silva zeze@pucsp.br Porque as dificuldades no ensino? Porque as dificuldades na aprendizagem? GRANDEZAS Quantificar significa

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PRÁTICAS ESSENCIAIS DE APRENDIZAGEM

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PRÁTICAS ESSENCIAIS DE APRENDIZAGEM PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 1ºPERÍODO MATEMÁTICA - 7º ANO DOMÍNIOS, SUBDOMÍNIOS E CONTEÚDOS Domínio: Números e operações Números racionais números inteiros números racionais

Leia mais

Apêndice B - Sistemas Numéricos

Apêndice B - Sistemas Numéricos Página 1 de 5 Microcontroladores PIC on-line GRÁTIS! Indice Sistema de desenvolvimento Contacte-nos Apêndice B Sistemas Numéricos Introdução B.1 Sistema numérico decimal B.2 Sistema numérico binário B.3

Leia mais

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola EBI de Mões Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática Ano: 7º Carga

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo. Matemática 5ºANO

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo. Matemática 5ºANO Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido de número, a compreensão dos números e das operações, e a capacidade de cálculo mental e escrito, bem como a de utilizar estes conhecimentos

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

1. PERÍODO PLANIFICAÇÃO

1. PERÍODO PLANIFICAÇÃO 1 1. PERÍODO PLANIFICAÇÃO Meses Tema/Tópico Objectivos específicos Actividades Capacidades transversais Objectivos gerais Setembro GEOMETRIA Orientação espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas

Leia mais

43 x 2 = = (40 x 2) + (3 x 2) = = 86

43 x 2 = = (40 x 2) + (3 x 2) = = 86 Local: Campus UFABC São Bernardo do Campo Rua Arcturus, 03 - Jardim Antares - SBC Carga horária: 32 h (20h presenciais e 12h à distância) Datas do curso: 21/05; 04/06; 11/06; 25/06; 02/07 Horário: 8h às

Leia mais

Encontrando o melhor caminho

Encontrando o melhor caminho Reforço escolar M ate mática Encontrando o melhor caminho Dinâmica 8 9º Ano 2º Bimestre Professor DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Geométrico Teorema de Pitágoras DINÂMICA

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18 Escola Secundária de Lousada Planificação anual disciplina de Matemática Ano: 8º Ano lectivo: 01-013 CALENDARIZAÇÃO Nº de aulas de 5 minutos previstas 1 1º Período º Período 3º Período 9 7 DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano.

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano. ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 3º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

Dos inteiros aos reais

Dos inteiros aos reais Dos inteiros aos reais Ordenação de números inteiros relativos Para além dos números positivos, na vida real utilizam-se outros números para representar situações, tal como temperatura negativas, saldos

Leia mais

EBI/JI FIALHO DE ALMEIDA - CUBA ANO LECTIVO 2007/2008

EBI/JI FIALHO DE ALMEIDA - CUBA ANO LECTIVO 2007/2008 BI/JI FIALH ALMIA - CUBA AN LCTIV 2007/2008 esenvolver o conhecimento do espaço esenvolver a capacidade de resolver problemas - Cilindro de evolução. Círculo. º Identificar os elementos de uma circunferência

Leia mais

1. Qual o número que vem a seguir? 2. Onde pensas colocar o 40? 50? 63? 75? 3. (Apontando para uma casa vazia) Qual o número que pensas estar aqui?

1. Qual o número que vem a seguir? 2. Onde pensas colocar o 40? 50? 63? 75? 3. (Apontando para uma casa vazia) Qual o número que pensas estar aqui? Padrões numéricos Constrói-se uma grelha 10 10 suficientemente grande para que todos alunos a consigam ver. Em cada casa da grelha representamos um número; começamos pelo 0 e continuamos até ao 25, por

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até vinte objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 9; contagens progressivas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º ANO ANO LECTIVO 2009/2010 DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS E CÁLCULO 1.º PERÍODO

Leia mais

UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE

UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE Sociedade Brasileira de Matemática Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 1º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares UNIDADE 1 Geometria e medida Organização

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores.

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Há dois casos possíveis: º) Frações com denominadores iguais OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. Exemplos:

Leia mais

Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais

Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais Diferentes significados de um mesmo conceito: o caso das frações. 1 Cleiton Batista Vasconcelos e Elizabeth Belfort Muitos conceitos matemáticos podem ser

Leia mais

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO 2017-2018_ Planificação Mensal Português 3 º ano MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO setembro outubro História da numeração Numeração romana Recorda a dezena e a centena Números

Leia mais

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números. . Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em

Leia mais

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior. Ano Lectivo 2008/2009. Ficha de Exercícios/Problemas N.º 2

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior. Ano Lectivo 2008/2009. Ficha de Exercícios/Problemas N.º 2 Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 2008/2009 Ficha de Exercícios/Problemas N.º 2 Razão. Proporção. Regra de três simples. Percentagens. Proporcionalidade Directa.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 6.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LECTIVO 2012/2013 Compreender a noção de volume. VOLUMES Reconhecer

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A ESCOLA SECUNDÁRIA COM º CICLO D. DINIS º ANO DE MATEMÁTICA A Tarefa nº (Plano de trabalho nº ) Comece por seguir as sugestões seguintes de forma a responder às questões propostas, registando todas as tentativas.

Leia mais

Programa de Matemática 3º ano

Programa de Matemática 3º ano Programa de Matemática 3º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 1.º PERÍODO Tema/Subtema Objetivos Essenciais de Aprendizegem Aulas previstas (45 min) Aprendizagens

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO A aula de hoje: as rotinas Procedimentos de sondagem nas séries iniciais sobre: Os conhecimentos que os alunos têm a respeito da

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.:

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 0- Observe a figura: Em quantas partes

Leia mais

Aprendizagem da divisão e comunicação matemática

Aprendizagem da divisão e comunicação matemática Aprendizagem da divisão e comunicação matemática O João vendeu os seus jogos de consola, em segunda mão, a 8 cada um. Conseguiu realizar um total de 328 nessa venda. Quantos jogos vendeu? Divisão: um caminho

Leia mais

indica em quantas partes iguais foi dividido o bolo indica quantas partes do todo se pretende destacar ou referir

indica em quantas partes iguais foi dividido o bolo indica quantas partes do todo se pretende destacar ou referir Tema de vida: A Europa somos cidadãos europeus Nome do Formando: Data: / / Este bolo de aniversário está dividido em oito partes iguais. Quantas dessas partes têm a letra A? é uma fracção.. é o denominador..

Leia mais

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 5 ºANO 1º Período 2º Período 3º

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO Matemática / 7º ano Página 1 de 5 Documentos Orientadores: PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa, Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC e Aprendizagens

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica Eugénio de Castro 3º Ciclo Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica Eugénio de Castro 3º Ciclo Planificação Anual Objetivos essenciais de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e atitudes transversais a todos os temas Raciocínio matemático Desenvolver a capacidade de abstração e de generalização, e de compreender

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 05/06 5º Ano de escolaridade

Leia mais

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3 1 Prof. Ranildo Lopes U. E. PROFª HELENA CARVALHO Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! Pegue o material no http://uehelenacarvalho.wordpress.com ESTUDANDO A POTENCIAÇÃO E SUAS PROPRIEDADES POTENCIAÇÃO

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: telefone: PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO EM Disciplina:

Nome: N.º: endereço: data: telefone:   PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO EM Disciplina: Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO EM 2012 Disciplina: MateMática Prova: desafio nota: QUESTÃO 11 Veja o que Marcelo descobriu, em um livro de história da matemática:

Leia mais

Informação - Ficha de Avaliação Global de Matemática 4.º ano. 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 2016

Informação - Ficha de Avaliação Global de Matemática 4.º ano. 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 2016 Agrupamento de Escolas de Marrazes Cód. 1609 Informação - Ficha de Avaliação Global de Matemática.º ano 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 016 O presente documento divulga informação relativa à ficha de

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e de Avaliação Números e Operações Números Sistema de decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até ao milhão Conhecer a romana Descodificar o sistema de decimal Adicionar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 110 - Grupo 1.ºCiclo Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

A DIVISÃO. a b = c se e só se existe um inteiro c, único, tal que a = b c

A DIVISÃO. a b = c se e só se existe um inteiro c, único, tal que a = b c A DIVISÃO. Conceitos Dados a, b inteiros, com b 0 diz-se que a b = c se e só se existe um inteiro c, único, tal que a = b c Então, b divide a ou a é dividido por b. Ao número a chama-se dividendo; ao número

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO MENSAL - Matemática 2.º Ano /2016

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO MENSAL - Matemática 2.º Ano /2016 Domínio: Geometria e Medida - NO2 Localização e orientação no espaço Direções no espaço relativamente a um observador. Voltas inteiras, meias voltas, quartos de volta, viragens à direita e à esquerda.

Leia mais

Aprendizagem da divisão e comunicação matemática

Aprendizagem da divisão e comunicação matemática Aprendizagem da divisão e comunicação matemática O João vendeu os seus jogos de consola, em segunda mão, a 8 cada um. Conseguiu realizar um total de 328 nessa venda. Quantos jogos vendeu? Divisão: um caminho

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro / outubro Domínios/ s Números e Operações Números Naturais Adição

Leia mais

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Professores - 2º ano 5º encontro 19/10/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Leitura do texto: Jogos e resoluções de

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo do

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 4º ANO PERCURSO TEMÁTICO A

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 4º ANO PERCURSO TEMÁTICO A PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 4º ANO PERCURSO TEMÁTICO A Finalidades do ensino da Matemática (págs. 2 e 3) Objectivos gerais do ensino da Matemática (págs. 4 a 6) Competências Essenciais no Currículo Regional

Leia mais