PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 18/5/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Espaço orgânico e natural O que faz a cozinha de um país? Neste imenso Brasil, temos uma rica culinária regionalizada, e é quase impossível generalizar sobre o assunto comida num território marcado por difenças tão grandes. Um gaúcho acostumado ao seu charque pode não tomar suco de kiwi todos os dias e passar a vida sem provar um mingau de tapioca com açaí, sem ver um araçá, um cambucá, um sapoti, um jenipapo. Historicamente, a herança legada pelos colonos portugueses, em nosso país, sofreu as naturais adaptações ao meio físico e recebeu, inicialmente, a contribuição trazida pelo indígena. As mandiocas, as frutas, as pimentas, os produtos da caça e da pesca foram misturando-se ao azeite de oliva, ao bacalhau seco, aos ensopados e à doçaria. Com a chegada dos escravos africanos a Salvador, para as plantações de cana-de-açúcar, foram incorporados aos nossos pratos o azeite de dendê, o coco, camarão seco e muita coisa mais, formando o caldeirão de culturas indígena, portuguesa e africana, que viria a caracterizar nossa cozinha. Cada região fez o que pôde com suas riquezas alimentícias. No entanto, cortando o Brasil de norte a sul, impera um rio, um fluxo constante: a comidinha de todo dia, a básica, do almoço, do jantar, que varia, mas tem como rei o arroz com feijão, este sim, hábito nacional. Qual seria, então, o cardápio típico do brasileiro médio e urbano Brasil afora? Café com leite e pão no café da manhã, um pedaço de queijo fresco e uma talhada de mamão. Almoço e jantar são parecidos, mas utilizam produtos da estação, encontrados em feiras e supermercados. Temos os docinhos de casamento, bem portugueses, sem nos esquecermos da comida de rua, como o maravilhoso pastel de feira, a garapa, o acarajé, as vitaminas dos bares. O novo século trouxe muita novidade, muito salmão, ovas jamais vistas, verduras e frutas nunca dantes experimentadas. Isso nos leva a pensar que, daqui a décadas, poderemos ter incorporado muitos outros hábitos alimentares. Aí, então, será outra conversa. Por enquanto, com uma cabeça de vantagem, ganha o arroz com feijão. Adaptado de Vamos comer, Nina Horta. 1ª impressão, exclusiva do Ministério da Educação Fundamental. Vocabulario: charque: carne bovina cortada em mantas (churasco) Parte I Escreva quais foram os alimentos incorporados à cozinha brasileira com a chegada dos escravos africanos a Salvador. 2. De acordo com o texto, a cozinha brasileira tem muita influência de outras culturas. Dessa forma, quais são as culturas que caracterizam a cozinha brasileira.

2 Parte II Faça a análise do substantivo Brasil que aparece no primeiro parágrafo, seguindo o itens a seguir. substantivo próprio ou comum; substantivo simples ou composto; substantivo primitivo ou derivado; substantivo concreto ou abstrato; substantivo coletivo; feminino ou masculino; grau normal, aumentativo ou diminutivo; singular ou plural; classificação quanto ao número de sílabas; classificação quanto à posição da sílaba tônica. Brasil: 2. Faça o que se pede. a) Classifique as palavras destacadas como adjetivo ou substantivo. Um cego velho pedia esmolas na rua. Um velho pedia esmolas na rua. b) Leia o trecho a seguir, circule os artigos e separe-os classificando-os em definidos e indefinidos. Um bebê urbano pode tomar suco de kiwi todos os dias e passar a vida sem provar um mingau de tapioca com açaí, sem ver um araçá, um cambucá, um sapoti, um jenipapo.

3 3. Leia as frases a seguir e observe as palavras destacadas. a) A criança ralou o joelho ao cair. b) O jovem venceu o concurso de redação. c) Na minha fazenda tem cavalo. d) O papagaio da minha vizinha é macho. Agora, classifique os substantivos destacados no grupo correto de acordo com o gênero. Substantivo uniforme comum de dois gêneros: Substantivo uniforme sobrecomum: Substantivo uniforme epiceno: Substantivo biforme: Se o sentimento é legítimo, este dura para sempre; e qualquer reencontro, será como a primeira vez. (Eliseu de Oliveira). Boa prova!! Beijos. Tia Marisa.

4

5 AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE MATEMÁTICA 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 18/5/2011 Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Espaço orgânico e natural Parte I Qual seria, então, o cardápio típico brasileiro médio e urbano Brasil a fora? Café com leite e pão no café da manhã, um pedaço de queijo fresco e uma talhada de mamão. Almoço e jantar são parecidos, mas utilizam produtos da estação, encontrados em feiras e supermercados. Leia com atenção! E a seguir, faça o que se pede. Paula foi a sua nutricionista porque estava fora do seu peso. A nutricionista receitou-lhe três alimentos que ela deveria comer em horários alternados. Observe as indicações da nutricionista: Mamão de 6 m 6 horas Queijo de 4 em 4 horas Suco de 3 em 3 horas Se ela comeu os três alimentos juntos às 8 horas da manhã, a que horas ela voltará a comer os três alimentos juntos? 2. Pedro e Ricardo são primos e gostam de almoçar na casa dos avós. Pedro vai a cada 4 dias e Ricardo a cada 3 dias. Hoje os dois almoçaram juntos com os avós, daqui a quantos dias os dois almoçarão juntos, novamente, na casa dos avós?

6 Parte II Observe os números e escreva: Divisores de 8 = Divisores de 12 = Divisores de 7 = Divisores de 10 = 2. Encontre os divisores comuns dos números a seguir. a) D (15) = { } b) D (12) = { } D (20) = { } D (18) = { } DC (15 e 20) = { } DC (12 e 18) = { } 3. Determine: a) M (12) = { } M (8) = { } M (12, 8) = { } MMC = 4. Escreva V se for verdadeiro e F se for falso. ( ) O número 1 é divisor de todos os números naturais. ( ) O maior divisor de qualquer número natural é o número ( ) O menor divisor de um número natural é o número ( ) O maior divisor de um número natural é o próprio número. ( ) 2 e 6 são divisores de 15.

7 AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE CIÊNCIAS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 18/5/2011 Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Espaço orgânico e natural Parte I Leia o texto O que faz a cozinha de um país e depois responda às questões a seguir corretamente. Os escravos africanos chegaram a Salvador para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, um vegetal até hoje muito cultivado. No interior do citoplasma de uma célula vegetal encontramos uma estrutura única. a) Qual é o nome desta estrutura que encontramos apenas nas células vegetais? b) Para que serve esta estrutura? Parte II A grande maioria ou quase totalidade das células tem dimensões microscópicas, medidas em micrômetros. Pinte a única alternativa correta em cada questão a seguir. Muita atenção! a) Em relação ao citoplasma de uma célula, qual alternativa mostra sua verdadeira função. Responsável pela reprodução da célula. Responsável pelas atividades da célula. Responsável em proteger e envolver a célula. Responsável pela oxigenação da célula.

8 b) Que estrutura funciona como centro das atividades celulares, bem como é responsável pelas semelhanças entre pais e filhos? Membrana Citoplasma Núcleo Nucléolo c) A sequência de formação de um organismo é: Célula tecido sistema órgão organismo Organismo sistema órgão tecido célula Tecido organismo órgão célula sistema Célula tecido órgão sistema - organismo 2. Hoje, sabe-se que todos os seres vivos são formados de minúsculas partículas chamadas células. a) O que é um ser vivo multicelular? b) Cite quatro exemplos seres vivos unicelulares. 3. Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Identifique o tipo de tecido de acordo com a sua função. a) Tecido que permite a nossa locomoção: b) Tecido que recobre o corpo, formando os pelos, a pele e as unhas: c) Tecido que participa da coordenação das atividades do nosso organismo: d) Tecido encarregado da sustentação e união de outros tecidos e órgãos entre si: Boa Prova! Beijos, Tia Lela

9 AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE HISTÓRIA / GEOGRAFIA 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 18/5/2011 Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Espaço orgânico e natural Parte I O texto fala sobre a diversidade culinária em nosso país citando pratos típicos vindos de todos os lugares do mundo. Retire do texto alimentos que foram incorporados aos nossos pratos com a chegada dos africanos. Parte II Responda com atenção o que se pede a seguir. a) Explique o que era um engenho e como era dividido. b) Quais atividades os africanos realizavam nas caldeiras?

10 2. Observe o mapa e faça o que se pede. a) Pinte os continentes de cores diferentes e faça uma legenda. b) Escreva o nome dos oceanos e pinte. 3. No mapa da América faça o que se pede. a) Localize e escreva no mapa o nome de cada parte do continente americano. b) Pinte da cor que preferir a parte da América onde o Brasil está localizado e escreva o nome de todos os países que fazem fronteira com o Brasil. Boa prova! Beijos tia Paty.

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 18/5/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Espaço orgânico

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 11/5/2011 Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 20/10/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 31/8/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 15/9/2010 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 8/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE Leia o texto com atenção. Meu quarto Sei que tenho um privilégio: um quarto só para mim. Antigamente vovó Teca dormia aqui comigo, mas depois que ela foi morar com o tio Gilberto

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 8/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE. Parte I

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE. Parte I AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IX PROVA TAREFA 4 Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 21/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 4 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 21/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 18/5/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Água, vida e progresso

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 31/8/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO V Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 9/6/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 1/6/2011 Valor da prova: 3,0

Leia mais

Leia: Turquia. Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira

Leia: Turquia. Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e 4ºA e B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira Leia: No Brasil, são cinco sedes do Colégio Sion: Sion Batel e Sion Solitude,

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VI PROVA TAREFA 1 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 17/8/2011 Valor da prova:

Leia mais

Colégio Equipe de Juiz de Fora

Colégio Equipe de Juiz de Fora Colégio Equipe de Juiz de Fora TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2017 DISCIPLINA: História PROFESSOR(A) : Maiara e Joice SÉRIE: 4º ANO. TURMA: VALOR: 15,0 PONTOS ALUNO(a): NOTA: ORIENTAÇÕES: _ O TRABALHO DEVE SER

Leia mais

Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre

Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre UNO Avaliação Ciências 3º ano 3º bimestre 1 Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Unidade 3- Cuidando da alimentação. Objetivos gerais:

Leia mais

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 1 PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal Série: 4o ano (3a série) Período: TARDE Data: 17/8/2011 Leia os quadrinhos com atenção!

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 16/3/2011 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 20/06 a 03/07/2017 É melhor tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso,

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IX 3 o BIMESTRE Eixo temático O tempo e o vento Disciplina/Valor Português

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Leia o texto com atenção. De carro ou de trem? Camila e Jorge iam de São Paulo ao Rio de Janeiro, no fim de semana, visitar

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

02. Observe, compare os alimentos das refeições representadas abaixo e responda. Refeição 1 Refeição 2

02. Observe, compare os alimentos das refeições representadas abaixo e responda. Refeição 1 Refeição 2 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Como é o seu dia? Será que é parecido com o dia da personagem do texto, a Mariana?

Como é o seu dia? Será que é parecido com o dia da personagem do texto, a Mariana? PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 Mariana

Leia mais

Preocupação com a alimentação saudável

Preocupação com a alimentação saudável Preocupação com a alimentação saudável Projeto: Nossa alimentação nossa vida Você cuida da sua alimentação? Nosso objetivo é conhecer os alimentos e incentivar as pessoas a comerem alimentos mais saudáveis.

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 9/9/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Aprendendo e relacionando Leia o texto Disciplina/Valor Português

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 19/9/2009 Valor da prova: 8,0 Nota: Eixo temático

Leia mais

Data: / /2013. Identifique os artigos que aparecem na tira e escreva a sua classificação.

Data: / /2013. Identifique os artigos que aparecem na tira e escreva a sua classificação. Colégio João Paulo I Porque pensar diferente faz bem Nome: Data: / /2013 REVISÃO DE PORTUGUÊS 5º Ano 3 Bimestre 1ª Questão: Leia a tira: Identifique os artigos que aparecem na tira e escreva a sua classificação.

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Leia o texto abaixo com atenção. Robôs na indústria automobilística Você já deve ter visto robôs em filmes como O homem bicentenário e Guerra nas estrelas. No cinema, eles

Leia mais

REVISÃO ON- LINE 2º BIMESTRE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS 6º. ANO EF

REVISÃO ON- LINE 2º BIMESTRE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS 6º. ANO EF Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo Penha Colégio Francisco Telles Colégio São Vicente de Paulo Jundiaí Aluno: Nº.: Data: / / 2º. Bimestre Ensino Fundamental

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 4/11/2011 Valor da prova:

Leia mais

23/08/2010. Miscigenação de povos, durante e após a colonização; Deixando marcas na sociedade, misturando seus hábitos aos praticado no país;

23/08/2010. Miscigenação de povos, durante e após a colonização; Deixando marcas na sociedade, misturando seus hábitos aos praticado no país; e no Mundo Agosto de 2010 Formação da cozinha brasileira Miscigenação de povos, durante e após a colonização; Deixando marcas na sociedade, misturando seus hábitos aos praticado no país; A cozinha brasileira

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a avaliação TRIMESTRAL de HISTÓRIA - 1ª Etapa Unidade 2 Europa,

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Leia o trecho com atenção. Vicente era um menino pobre que tinha um pangaré. O pangaré era preto, bem feio, bem magro e bem velho. O cavalo servia para puxar a carroça do pai de

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 11/8/2010 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR II Unidade Portugal Série: 4 o ano Período: MANHÃ Data: 28/3/2012 PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Leia o texto com atenção e responda ao que se

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 3º BIMESTRE 1ºANO 05/10 Português 06/10 Matemática 07/10 História / Inglês 08/10 Geografia 09/10 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 3º BIMESTRE 1ºANO 05/10 Português 06/10 Matemática 07/10 História / Inglês 08/10 Geografia 09/10 Ciências 1ºANO 05/10 Português 06/10 Matemática 07/10 História / Inglês 08/10 Geografia 09/10 Ciências Interpretação de texto / Ditado / Frases / Alfabeto maiúsculo / (ge,gi) / (ce,ci,ç) / (h,ch,lh) / (al,el,il,ol,ul)

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES MENSAIS 2º Bimestre 2 o ano A

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES MENSAIS 2º Bimestre 2 o ano A 2º Bimestre 2 o ano A História Livro: P. 32 até a 36, p. 38 e 39. Caderno: A famílias são diferentes; A família e A família no tempo. Data Comemorativa: Dia do Índio, Chegada dos portugueses ao Brasil

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Culturas nativas Leia o texto com atenção. Disciplina/Valor Português

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 27/4/2011 PORTUGUÊS

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS R RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 6º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português TEXTO I 1) O anúncio de telefone celular acima apresenta a palavra dancei em situações diferentes. Leia

Leia mais

Cronograma de Avaliações 2º ano A P1 2º Bimestre / 2017

Cronograma de Avaliações 2º ano A P1 2º Bimestre / 2017 Cronograma de Avaliações 2º ano A P1 2º Bimestre / 2017 Português 08/05 15/05 Leitura e interpretação; Produção de texto; Poema (pp. 39,53 e 73). Gramática: Frases afirmativas e negativas, sinais de acentuação

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da Realização: 05/08/2013

Disciplina: Língua Portuguesa Data da Realização: 05/08/2013 Ficha da semana 4º Ano A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a Professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 06/06 a 19/06/2017 Amigos são aqueles que ajudam a nos colocar de pé quando nossas

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2008. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IX 3 o BIMESTRE Eixo temático O tempo e o vento Disciplina/Valor Português

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO II 1 o BIMESTRE Eixo temático O campo e a cidade Disciplina/Valor Português

Leia mais

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates * Exemplos de Cardápios Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates Café da manhã típico de quatro brasileiros que consomem alimentos in natura ou minimamente processados Repare

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IX PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 3/10/2009 Valor da prova: 6,0 Nota: Eixo temático

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VII Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 18/8/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE. Mutirão

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE. Mutirão Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE Eixo temático Tempo de semear Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Veja atentamente a letra de uma canção infantil bem conhecida: DIREÇÃO: Ano: 2 Ef a) Marque a alternativa que

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades. Abraham

Leia mais

SUBSTANTIVO. Profa. Luana Lemos

SUBSTANTIVO. Profa. Luana Lemos SUBSTANTIVO Profa. Luana Lemos CONCEITO Dá-se o nome de SUBSTANTIVO a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros. Em relação à formação das palavras podem ser simples,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 5 / 8 / 2016

Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 5 / 8 / 2016 Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 5 / 8 /

Leia mais

Sobradinho - DF, 5 de setembro de 2018 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 2º TRIMESTRE / 2018

Sobradinho - DF, 5 de setembro de 2018 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 2º TRIMESTRE / 2018 Sobradinho - DF, 5 de setembro de 2018 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA Senhores Pais, ou responsáveis, 2º TRIMESTRE / 2018 Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres,

Leia mais

Cardápios Hipertrofia

Cardápios Hipertrofia Cardápios Hipertrofia Estas informações são meramente educativas e deve sempre procurar um profissional qualificado para fazer um acompanhamento personalizado às suas necessidades. Os cardápios podem ser

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens.

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Avaliação: Professor(a): Cleudinaldo Guimarães Aluno(a): Nº: Turma: Data: NOTA Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Questão 1 - CIÊNCIAS 30

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 23/6/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS BIMESTRAIS º Bimestre 2º ANO A/B/C

CALENDÁRIO DE PROVAS BIMESTRAIS º Bimestre 2º ANO A/B/C 2º ANO A/B/C 02/06 PORTUGUÊS Leitura e interpretação de texto; parágrafo; substantivo (gênero, número e grau), adjetivo, antônimo e sinônimo, pronome pessoal, acentuação gráfica (agudo, circunflexo e til),

Leia mais

UNIDADE: 01. Observe as imagens que representam os quatro grupos de alimentos.

UNIDADE: 01. Observe as imagens que representam os quatro grupos de alimentos. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 07 / 05 / 03 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0

Leia mais

Dieta e Dicas para Emagrecimento Saudável Vol.01 Para mulheres

Dieta e Dicas para Emagrecimento Saudável Vol.01 Para mulheres Dieta e Dicas para Emagrecimento Saudável Vol.01 Para mulheres Seu Biotipo Emagrecer não deve requerer sacrifícios e sim disciplina. O emagrecimento deve respeitar o seu biotipo para que seja benéfico.

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. Lavar as mãos. Água uma. Lava uma. Mão. Mão.

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. Lavar as mãos. Água uma. Lava uma. Mão. Mão. Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE Eixo temático Perceber e atuar Leia o texto: Uma Lava outra, lava uma lava outra,

Leia mais

Escola Adventista de Americanópolis

Escola Adventista de Americanópolis Escola Adventista de Americanópolis Cronograma de Avaliações 2º Bimestre/2017 Professora: Givailde Turma: 5º ano A/C Disciplina Data Conteúdo Onde Encontrar Português e Produção textual 11/05/2017 18/05/2017

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I Aluno: 1- A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO (a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR (a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão está relacionada aos seguintes conteúdos: Capítulo 02 Os tecidos do corpo humano

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1- Complete a cantiga de roda, escrevendo nas linhas nomes de cinco colegas de classe que iniciem

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 28 / 8 / 2017 QUESTÃO 1 OBSERVE a imagem. a) CITE um

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 4 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Relacione as colunas. (A) Colonos portugueses (B) indígenas e africanos escravizados ( ) Vieram para o Brasil com o objetivo

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 26/10/2011 PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático A ótica da vida

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 Todas as riquezas das coisas e do mundo não valem um bom amigo.

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE. Parte I

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE. Parte I AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO X PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 19/10/2011 PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Principais substâncias presentes na matéria viva Carboidratos 1 a 2% Sais minerais 1% Proteínas 10 a 15% Lipídios 2 a 3% Água 75 a 85% Composição

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 6 / 2018 1) LEIA, com atenção: O TRABALHO NO CAMPO O campo, também chamado de zona rural, é utilizado

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE. SUBSTANTIVO 6º Ano. Prof.ª: Caliana Medeiros

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE. SUBSTANTIVO 6º Ano. Prof.ª: Caliana Medeiros COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE SUBSTANTIVO 6º Ano Prof.ª: Caliana Medeiros DEFINIÇÃO Classe de palavra variáveis que designam seres, coisas, lugares, instituições, nações, estados, qualidades e ações. Concretos

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 13/5/2009 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: O homem Um cientista vivia

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / JUNHO 2018 (MATUTINO)

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / JUNHO 2018 (MATUTINO) (MATUTINO) 2º ANO GRAMÁTICA: Estudar os assuntos: Acento agudo; acento circunflexo; emprego do til; cedilha. No livro Descobrindo a gramática, as págs. 56 a 62 / 67 a 70 / 76 a 80 / 86 a 90. No livro Assim

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 7º PROFESSORA: MÁRCIA SANTI ALUNO(A): Nº: TURMA: ABCDE I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos de recuperação

Leia mais

CARDÁPIO DIETA QUEBRA GORDURA SECAR 8 KG MÊS

CARDÁPIO DIETA QUEBRA GORDURA SECAR 8 KG MÊS CARDÁPIO DIETA QUEBRA GORDURA SECAR 8 KG MÊS Esse é o cardápio da Dieta Quebra Gordura para emagrecer até 8 quilos em um mês! Se você quiser saber todas as dicas sobre a dieta está aqui DIETA QUEBRA GORDURA

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

1) Observe os desenhos e indique em qual visão cada um deles foi feito (vertical, oblíqua e frontal)

1) Observe os desenhos e indique em qual visão cada um deles foi feito (vertical, oblíqua e frontal) PARA CASA DA SEMANA 2º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Substantivos. Funções Sintáticas: Sujeito: Vendas crescem no final do ano. Predicativo do Sujeito: Ele é engenheiro.

Substantivos. Funções Sintáticas: Sujeito: Vendas crescem no final do ano. Predicativo do Sujeito: Ele é engenheiro. Classes Gramaticais Substantivos Funções Sintáticas: Sujeito: Vendas crescem no final do ano. Predicativo do Sujeito: Ele é engenheiro. Objetos: Compraram livros / Acredita-se em duendes. Complemento

Leia mais

Criança Não Trabalha. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro. Leia esta letra de música para fazer as lições:

Criança Não Trabalha. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro. Leia esta letra de música para fazer as lições: COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ º ano Semana de 8 a 12 de abril º ano A, B e C quinta-feira Leia esta letra de música para fazer as lições: Criança Não Trabalha

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã. AVALIAÇÃO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. O cachorrinho engraçadinho

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã. AVALIAÇÃO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. O cachorrinho engraçadinho Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã AVALIAÇÃO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE Eixo temático Natureza amiga Leia o texto. Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0 Hist/Geo

Leia mais

Componente Curricular. Data. Conteúdos Leitura e interpretação de textos. Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos.

Componente Curricular. Data. Conteúdos Leitura e interpretação de textos. Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos. Sobradinho - DF, 31 de julho de 2018 Assunto: Cronograma de Avaliações do 2º Trimestre-AV2 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de avaliações do 2º trimestre AV2. Solicitamos que

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 4/11/2011 Valor da prova:

Leia mais

Rio, 07/12/11 Circular n 189/12. Assunto: CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA FINAL 1 ANO (101)

Rio, 07/12/11 Circular n 189/12. Assunto: CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA FINAL 1 ANO (101) Rio, 07/12/11 Circular n 189/12 Assunto: CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA FINAL 1 ANO (101) 1º 07h30/08h20 Matemática Est. Soc. Português 2º 08h20/09h10 Inglês Alemão Ciências 3º 09h10/10h00

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 12/09 a 25/09/2017 As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leia mais