Uma Nova ERA para a Energia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma Nova ERA para a Energia"

Transcrição

1 Manuel Pinho Ministro da Economia e da Inovação Uma Nova ERA para a Energia 9 O actual contexto energético europeu, caracterizado por uma crescente procura e excessiva dependência externa de combustíveis fósseis, exige uma mudança importante e urgente para uma nova economia de baixo teor carbónico. Neste sentido, a Presidência Portuguesa da União Europeia apresentou um modelo de longo prazo para todo o sector energético, dando resposta aos objectivos estabelecidos no SET Plan e, simultaneamente, cumprindo as metas propostas para A «nova ERA para a energia», centrada na promoção dos pilares de Eficiência energética, Renováveis e tecnologias de produção limpas e numa infra-estrutura Avançada, constitui uma estratégia concreta e exequível de como cumprir os objectivos expressos para Os desafios são exigentes, mas a Europa está bem posicionada para assumir a liderança mundial no que se pode chamar a nova revolução industrial no sector energético.

2 10 The current European context in energy, characterized by a growing demand and an excessive external dependency on fossil fuels requires an important and urgent change, towards a new economy of low carbon contents. In this sense, the Portuguese Presidency of the European Union presented a long-term model for the whole energy sector, thus responding to the objectives established in the SET Plan, and at the same time complying with the goals set for The «new ERA for energy», centred in promoting the pillars of Energetic Efficiency, Renewable and clean production technologies and an Advanced infrastructure, constitutes a concrete and feasible strategy in order to comply with the goals set for The challenges are demanding, but Europe is well positioned to assume world leadership in what can be called the new industrial revolution in the energy sector.

3 Com o preço do petróleo a superar a marca histórica dos 100 dólares por barril, as questões relativas à segurança de abastecimento energético, à estabilidade de preços e à sustentabilidade ambiental assumiriam uma prioridade absoluta na Política Energética Europeia. O actual contexto energético europeu, caracterizado por uma crescente procura e excessiva dependência externa de combustíveis fósseis, exige uma mudança importante e urgente para uma nova economia de baixo teor carbónico. US$ (2007)/ bbl O preço do petróleo duplicou em apenas 3 anos ( ) OPEC crisis Asian crisis Iraq/Iran War 1 st Gulf War Demand recovery % 20% 15% 10% 5% 0% -5% 1970 OPEC crisis OECD countries GDP annual growth rate (current prices) A Europa está actualmente empenhada em desenvolver uma agenda ambiciosa, identificando tecnologias e estratégias de governação que suportem esta profunda mudança, sem que isso afecte negativamente o crescimento da economia europeia. A aposta num mercado interno de energia competitivo e diversificado e numa definição das conhecidas metas « » para a redução de emissões e aumento das renová- Picos históricos do preço do petróleo foram acompanhados de importantes redução no crescimento do PIB e aumentos na inflação 1990 Iraq/Iran War OECD countries inflation rate veis e da eficiência energética marcam, de forma fundamental, a agenda Europeia até Em Novembro de 2007, o mais recente passo na definição da Estratégia Europeia para a Energia foi dado com a apresentação do SET Plan (Strategic Energy Technology Plan) pela Comissão Europeia do Plano Estratégico para as Tecnologias Energéticas. O SET Plan é mais ambicioso que as metas « » e define um novo modelo energético baseado numa redução do teor carbónico através da promoção de tecnologias como as renováveis ou a captura e sequestro de carbono (CCS carbon capture & storage). O SET Plan procura igualmente estabelecer os modelos de governação e de implementação apropriados de modo a coordenar o equilíbrio entre a oferta e a procura de energia nos diferentes Estados-Membros. Reconhecendo a necessidade de dar continuidade às medidas tomadas para 2020, o Conselho Europeu da Primavera, em Março de 2007, lançou o desafio para uma redução da ordem dos % das emissões de GEE (Gases de Efeitos de Estufa) até 2050 relativamente aos níveis de referência de Estas metas indicativas constituem um novo marco capital na estratégia europeia. A questão principal que se coloca é a de saber o que uma redução de 60-80% das emissões de GEE, aliadas às directrizes definidas no SET Plan, podem significar para o modelo energético de futuro. Importa por isso analisar em termos concretos as implicações e desenvolver as medidas necessárias para assegurar o seu cumprimento. Neste sentido, a Presidência Portuguesa da União Europeia apresentou um modelo de longo prazo para todo o sector energético, dando resposta aos objectivos estabelecidos no SET Plan e, simultaneamente, 11

4 12 cumprindo as metas propostas para A «nova ERA para a energia», centrada na promoção dos pilares de Eficiência energética, Renováveis e tecnologias de produção limpas e numa infra-estrutura Avançada, constitui uma estratégia concreta e exequível de como cumprir os objectivos expressos para Não existe nenhuma «bala de prata» que por si só consiga resolver todos os desafios relativos à segurança de abastecimento e à redução de emissões. Porém, uma aposta num mix equilibrado de tecnologias actuais ou em fase final de desenvolvimento, coordenada com uma forte promoção de I&D em novas tecnologias limpas para sua implementação a médio prazo poderá assegurar o cumprimento dos objectivos de redução de emissões e de consumo de energia pretendidos. Esta estratégia de wedges assenta fundamentalmente na contribuição parcelar e complementar de todos os sectores da economia: transportes, residencial, indústria e energia. De acordo com os modelos de previsão desenvolvidos, uma forma concreta de garantir a desejada redução de 60-80% das emissões até 2050 pode passar por: 1. suprimir a quase totalidade das emissões actuais do sector eléctrico; 2. minimizar em 40% as emissões do sector dos transportes; 3. atenuar em 25% as emissões associadas à indústria; 4. tender para zero as emissões relativas ao sector residencial. Embora ambiciosos estes objectivos podem ser atingidos através de uma política concertada que imponha até 2050, entre outras medidas, a adopção das seguintes metas: Duplicar os objectivos de eficiência energética definidos para 2020, i. e., obter em 2050 uma melhoria dos níveis de eficiência da ordem dos 40%; Alargar o peso relativo das fontes de energia renovável para 1/3 do total da energia final consumida em 2050; Reduzir a dependência europeia de combustíveis fósseis em 40%. Apesar de estabelecer metas globais concretas de âmbito europeu, a visão de «uma nova ERA para a energia» requer flexibilidade entre Estados-Membros. A cada Estado-Membro deve ser facultada a possibilidade de definição individual de estratégias que melhor reflictam as respectivas opções de política energética, a capacidade das diferentes entidades nacionais envolvidas e a disponibilidade de recursos. Em qualquer dos casos, esta visão também exige um olhar para as políticas europeias de forma transversal, implementando as estruturas e políticas de governação que garantam a necessária coordenação entre os esforços nacionais e comunitários.

5 Os desafios são exigentes, mas a Europa está bem posicionada para assumir a liderança mundial no que se pode chamar a nova revolução industrial no sector energético. A crescente consciencialização dos cidadãos europeus para a problemática tanto das alterações climáticas como da dependência excessiva de combustíveis fósseis tem garantido uma aceitação pública cada vez maior na necessidade de convergência urgente para uma economia de baixo teor carbónico. Paralelamente, a tendência crescente dos preços do petróleo, gás natural e carvão, associada à progressiva maturação tecnológica, tem tornado mais competitivas do que nunca antes foram as fontes de energia renovável e outras formas de produção mais limpas de energia. Neste contexto, se a Europa actuar de forma célere, poderá assegurar a desejada «first mover advantage», em particular na inovação tecnológica. Esta posição de liderança poderá ter importantíssimos reflexos na economia, podendo mesmo viabilizar investimentos na ordem dos triliões de euros e a criação de mais de 1,5 milhões de novos empregos na indústria e no sector da investigação. Dada a necessidade de atrair o investimento privado numa escala sem precedentes e de vencer as barreiras naturais implícitas às alterações tecnológicas no sector da energia, os Governos dos diferentes Estados-Membros e a Comissão Europeia devem definir os sinais prioritários, nomeadamente os referentes à adopção de objectivos futuros vinculativos, à definição de modelos regulatórios estáveis e à criação dos incentivos correctos devidamente alinhados com o modelo pretendido. Um aumento do orçamento e outros recursos públicos para I&D é outra medida crucial para dinamizar o investimento no sector da energia. Em conjunto, todos teremos que investir mais e melhor. Embora toda esta perspectiva seja condição necessária à mudança de paradigma, importa não esquecer que as decisões a serem tomadas pela Europa devem ser consideradas à escala global. As alterações climáticas não são um problema local, mas sim verdadeiramente global, à escala planetária. Presentemente, a Europa é responsável por cerca de 14% do total das emissões globais do planeta e por 16% do consumo de combustíveis fósseis. Deste modo, uma resposta unilateral, sem estar devidamente contextualizada com as políticas tomadas noutros pontos do globo, seria potencialmente redutora para a resolução do problema global e fortemente penalizadora para a competitividade europeia. As projecções de emissões e dos padrões de consumo de energia para 2050 levam a concluir que a Europa deve actuar já na promoção de uma economia de baixo teor carbónico. Os resultados das medidas tomadas hoje só serão 13

6 visíveis daqui a vários anos. Tal como factualmente demonstrado no Review on the Economics of Climate Change da autoria de Sir Nicholas Stern, apesar de o custo da acção para a redução de emissões ser elevado, o custo da inacção é ainda superior, não só em termos ambientais mas também a nível económico. Em conclusão, a Europa deve actuar e actuar já. Beneficiando de uma mudança dianteira para uma economia de baixo teor carbónico e estabelecendo os standards na tecnologia e na inovação, a Europa pode liderar o Mundo na nova revolução na energia. Todos nós devemos olhar para este desafio de forma responsável como uma oportunidade para construir um novo modelo energético mais independente e sustentável. 14

COMUNICAÇÃO PROFERIDA PELO DR

COMUNICAÇÃO PROFERIDA PELO DR COMUNICAÇÃO PROFERIDA PELO DR. JORGE CRUZ MORAIS, ADMINISTRADOR DA EDP E PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ENERGIA, DURANTE O I CONGRESSO NACIONAL DE SEGURANÇA E DEFESA, NO DIA 24 DE JUNHO DE 2010

Leia mais

ENERGIA LIMPA PARA TODOS OS EUROPEUS

ENERGIA LIMPA PARA TODOS OS EUROPEUS ENERGIA LIMPA PARA TODOS OS EUROPEUS Green Business Week Lisboa, 15-17 março 2017 Paula Pinho Head of Unit Energy Policy Coordination European Commission DG ENERGY OPORTUNIDADE O SISTEMA ENERGÉTICO DO

Leia mais

O Porquê das Energias Eólica e Hídrica

O Porquê das Energias Eólica e Hídrica edp sinta a nossa energia O Porquê das Energias Eólica e Hídrica Pedro Neves Ferreira, Director de Planeamento Energético 0 Tendências Globais Tendências globais em energia Tendências em Renováveis 1 Crescimento

Leia mais

PLANO NOVAS ENERGIAS (ENE 2020)

PLANO NOVAS ENERGIAS (ENE 2020) PLANO NOVAS ENERGIAS (ENE 2020) 0 Metas da União Europeia para 2020 20% 20% 20% Peso das Renováveis no consumo de energia final Redução do consumo de energia final Redução de gases de efeito de estufa

Leia mais

O rumo para uma UE mais sustentável, competitiva e de baixo carbono

O rumo para uma UE mais sustentável, competitiva e de baixo carbono O rumo para uma UE mais sustentável, competitiva e de baixo carbono Sines, 2 Junho 2014 Humberto D. ROSA Diretor, DG Ação Climática Comissão Europeia Climate Action 1 súmula Clima e energia: situação atual

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0341/61. Alteração. Flavio Zanonato em nome do Grupo S&D

PT Unida na diversidade PT A8-0341/61. Alteração. Flavio Zanonato em nome do Grupo S&D 9.12.2015 A8-0341/61 61 N.º 2 2. Insta a Comissão e os Estados-Membros a garantir que todas as propostas legislativas que fazem parte da União da Energia seguem o processo legislativo ordinário, envolvendo

Leia mais

Alterações climáticas: perspetiva e tendências

Alterações climáticas: perspetiva e tendências Alterações climáticas: perspetiva e tendências LIPOR, 28 Setembro 2015 Humberto D. ROSA Diretor, DG Ação Climática Comissão Europeia Climate Action 1 súmula Clima e energia: situação atual e tendências

Leia mais

Actividades e Realizações da UE. Actividades e Realizações da UE

Actividades e Realizações da UE. Actividades e Realizações da UE Actividades e Realizações da UE Actividades e Realizações da UE Como gasta a UE o seu dinheiro? Orçamento da UE para 2010: 141,5 mil milhões de euros = 1,20% do Rendimento Nacional Bruto Acção da UE na

Leia mais

Portugal está no 14º lugar dos países com melhor desempenho climático

Portugal está no 14º lugar dos países com melhor desempenho climático Portugal está no 14º lugar dos países com melhor desempenho climático 2018-12-10 20:02:37 O Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (Climate Change Performance Index(CCPI)) é um instrumento destinado

Leia mais

Política de Coesão

Política de Coesão Política de Coesão 2014-2020 Carla Leal, Coordenadora do NAA Ílhavo 14 Dezembro 2011 Política de Coesão 2014-2020 Propostas apresentadas pela Comissão Europeia Abordagem estratégica Disposições comuns

Leia mais

Algarve Plano de Ação Regional. Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia

Algarve Plano de Ação Regional. Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Algarve 2014-2020 Plano de Ação Regional Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Capacitação Regional Capacitação, Modernização e Racionalidade dos Serviços 16/1/2013 1 A Politica de Coesão 2014-2020

Leia mais

Eficiência energética: o pior cego... António Gomes Martins

Eficiência energética: o pior cego... António Gomes Martins Eficiência energética: o pior cego... António Gomes Martins "Fazer mais com menos" Competitividade (e emprego) a UE poderia poupar anualmente 20% do consumo actual 60 mil milhões de euros liderar nos serviços

Leia mais

As prioridades da Europa em matéria de clima e de energia: o rumo a seguir Apresentação de J.M. Barroso,

As prioridades da Europa em matéria de clima e de energia: o rumo a seguir Apresentação de J.M. Barroso, As prioridades da Europa em matéria de clima e de energia: o rumo a seguir Apresentação de J.M. Barroso, Presidente da Comissão Europeia, ao Conselho Europeu de 20-21 de março de 2014 As prioridades da

Leia mais

A próxima geração de políticas de coesão para o período

A próxima geração de políticas de coesão para o período A próxima geração de políticas de coesão para o período 2014-2020 Seminário Fundos Estruturais: Prioridade máxima para a Coesão Social EAPN Portugal 20 março 2013 Painel 2 Quirino Mealha - REPER Portugal

Leia mais

CIDADES, ENERGIA E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

CIDADES, ENERGIA E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL FORUM 2012 Governação e Gestão das Cidades à luz da Estratégia EU 2020 EIXO ATLÂNTICO VIANA DO CASTELO CIDADES, ENERGIA E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL Joaquim Borges Gouveia, DEGEI U. AVEIRO Luís Castanheira.

Leia mais

Economia de Baixo Carbono: Oportunidade na reforma do sector da energia Maria da Graça Carvalho e Ana Pipio

Economia de Baixo Carbono: Oportunidade na reforma do sector da energia Maria da Graça Carvalho e Ana Pipio Introdução É fundamental adaptarmos o debate europeu e global sobre as alterações climáticas e a segurança energética à missão de construir uma sociedade de baixo carbono. A reforma do sector da é uma

Leia mais

Clean Energy Energia Limpa para todos os Europeus A visão da Indústria Petrolífera

Clean Energy Energia Limpa para todos os Europeus A visão da Indústria Petrolífera Clean Energy Energia Limpa para todos os Europeus A visão da Indústria Petrolífera António Comprido Secretário-Geral www.apetro.pt Green Business Week Conferência: Descarbonização da Economia Centro de

Leia mais

CARTA DE COMPROMISSO PARA O FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL EM PORTUGAL

CARTA DE COMPROMISSO PARA O FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL EM PORTUGAL CARTA DE COMPROMISSO PARA O FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL EM PORTUGAL A Comissão Europeia reconheceu que a sustentabilidade e a transição para uma economia mais segura, neutra em carbono e resiliente ao clima,

Leia mais

A Política Energética da União Europeia

A Política Energética da União Europeia Seminário da Associação de Municípios do Oeste O Sector da Energia num Futuro Sustentável Caldas da Rainha, 29 de Outubro 2007 A Política Energética da União Europeia Nuno Ribeiro da Silva Conteúdo 1.

Leia mais

Alterações Climáticas Pós Copenhaga

Alterações Climáticas Pós Copenhaga Alterações Climáticas Pós Copenhaga Júlia Seixas mjs@fct.unl.pt Seminário Nacional Eco-Escolas 1 Sumário 1. Um passado pesado 2. Mitigação: do Business as Usual à super redução 3. Expectativas no Pós-Copenhaga

Leia mais

Proposta de Intervenção de S. Exa. a SEAE no Seminário Energia e Cidadania CIEJD, 23 de Março de 2009

Proposta de Intervenção de S. Exa. a SEAE no Seminário Energia e Cidadania CIEJD, 23 de Março de 2009 Proposta de Intervenção de S. Exa. a SEAE no Seminário Energia e Cidadania CIEJD, 23 de Março de 2009 A Importância de um esforço colectivo para um paradigma energético sustentável Cumprimentos Como é

Leia mais

As Energias Renováveis nas Orientações de Médio Prazo

As Energias Renováveis nas Orientações de Médio Prazo As Energias Renováveis nas Orientações de Médio Prazo 2009-2012 Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo

Leia mais

Ordem dos Engenheiros Encontro Nacional de Engenharia Civil

Ordem dos Engenheiros Encontro Nacional de Engenharia Civil 1 Ordem dos Engenheiros Encontro Nacional de Engenharia Civil Estratégia Nacional de Energia Barragens e Mini-Hídricas Luís Braga da Cruz (FEUP) PORTO 21 de Maio de 2011 2 Índice 1. Estratégia Nacional

Leia mais

PROTOCOLO DE QUIOTO, UM DESAFIO NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

PROTOCOLO DE QUIOTO, UM DESAFIO NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PROTOCOLO DE QUIOTO, UM DESAFIO NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Compromissos ambientais Compromissos ambientais Protocolo de Quioto Objectivos da Directiva FER 2001/77 CE Metas Indicativas

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0341/1. Alteração. Gianluca Buonanno em nome do Grupo ENF

PT Unida na diversidade PT A8-0341/1. Alteração. Gianluca Buonanno em nome do Grupo ENF 9.12.2015 A8-0341/1 1 Considerando F F. Considerando que a União da Energia deve constituir um novo modelo energético para a Europa, baseado em alicerces legislativos transversais sólidos e em objetivos

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 593/XI/2.ª

PROJECTO DE LEI N.º 593/XI/2.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 593/XI/2.ª PROMOVE A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SECTOR DOS EDIFÍCIOS ATRAVÉS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENERGIA PARA BENEFÍCIO DOS CONSUMIDORES Exposição de Motivos

Leia mais

O Hidrogénio no Novo Paradigma Energético Oportunidades para Portugal

O Hidrogénio no Novo Paradigma Energético Oportunidades para Portugal O Hidrogénio no Novo Paradigma Energético Oportunidades para Portugal Plano Intervenção Guião Hidrogénio Novo Vector Energético Motores da Economia do Hidrogénio Incursão na Tecnologia Desafios / Oportunidades

Leia mais

Estratégia º Programa Quadro Tema ENERGIA

Estratégia º Programa Quadro Tema ENERGIA 7º Programa Quadro Tema ENERGIA Enquadramento do Programa de Trabalhos 2013: oportunidades para a I&D no sector da energia em Portugal Paulo Ferrão Delegado Nacional tema Energia Estratégia 2020 5 Grandes

Leia mais

A Industria. Nuno Ribeiro da Silva

A Industria. Nuno Ribeiro da Silva 11 02 10 A Industria Nuno Ribeiro da Silva Conteúdo 1. Energia um sector transversal 2. Panorama energético e ambiental actual 2 Conteúdo 1. Energia um sector transversal 2. Panorama energético e ambiental

Leia mais

Política de Coesão da UE

Política de Coesão da UE da UE 2014 2020 Propostas da Comissão Europeia da União Europeia Estrutura da apresentação 1. Qual é o impacto da política de coesão da UE? 2. A que se devem as alterações propostas pela Comissão para

Leia mais

ENERGIA DO HIDROGÊNIO: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESVERDEAMENTO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

ENERGIA DO HIDROGÊNIO: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESVERDEAMENTO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA XI ENCONTRO NACIONAL DA ECOECO Araraquara-SP - Brasil ENERGIA DO HIDROGÊNIO: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESVERDEAMENTO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA Filipe Lube (Governo do Estado do Espírito Santo) - filipelube1412@hotmail.com

Leia mais

Política de. Coesão da UE Propostas da Comissão Europeia. Política de. coesão

Política de. Coesão da UE Propostas da Comissão Europeia. Política de. coesão Política de Coesão da UE 2014 2020 Propostas da Comissão Europeia Política de coesão Estrutura da apresentação 1. Qual é o impacto da política de coesão da UE? 2. A que se devem as alterações propostas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TERRITORIAIS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO E BAIXO CARBONO

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TERRITORIAIS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO E BAIXO CARBONO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TERRITORIAIS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO E BAIXO CARBONO UMA PERSPECTIVA DE INVESTIGAÇÃO APLICADA ÀS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Vítor

Leia mais

Na reunião de 18 de Maio de 2009, o Conselho (Assuntos Gerais e Relações Externas) aprovou as Conclusões apresentadas em Anexo à presente nota.

Na reunião de 18 de Maio de 2009, o Conselho (Assuntos Gerais e Relações Externas) aprovou as Conclusões apresentadas em Anexo à presente nota. CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 18 de Maio de 2009 9909/09 DEVGEN 147 ENER 187 ENV 371 COAFR 172 NOTA de: Secretariado-Geral data: 18 de Maio de 2009 n.º doc. ant.: 9100/09 Assunto: Conclusões do

Leia mais

O Autoconsumo e a sua Envolvente

O Autoconsumo e a sua Envolvente O Autoconsumo e a sua Envolvente Tendências e Tecnologias para o Autoconsumo Lisboa, 29 de Janeiro de 2015 Energia: É um denominador comum transversal a toda a sociedade, com impacto direto

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda. Figueiredo Ramos. (ESTG - Instituto Politécnico da Guarda)

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda. Figueiredo Ramos. (ESTG - Instituto Politécnico da Guarda) Figueiredo Ramos (ESTG - ) 17.05.2011 CONTEÚDO 1. Introdução. Perspectiva energética: história e futuro 2. Temperatura vs concentração de CO2 3. Tecnologias de conversão 4. Preocupações internacionais

Leia mais

TRAJETÓRIAS DE DESCARBONIZAÇÃO E IMPACTOS NA MATRIZ ENERGÉTICA

TRAJETÓRIAS DE DESCARBONIZAÇÃO E IMPACTOS NA MATRIZ ENERGÉTICA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA EM PORTUGAL Consumers Profiles & Energy Efficiency Energy Transitions Policy Support New Technologies & Low Carbon Practices TRAJETÓRIAS DE DESCARBONIZAÇÃO E IMPACTOS NA MATRIZ ENERGÉTICA

Leia mais

A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013

A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013 A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013 Apresentação pública do Documento elaborado pelo Grupo de Peritos criado pelo Despacho n.º 7164/2010 do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural

Leia mais

Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso. 07 de Fevereiro de 2014

Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso. 07 de Fevereiro de 2014 Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso 07 de Fevereiro de 2014 Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Ave 2014-2020 (PEDI AVE) deve assumir-se

Leia mais

O Mar no próximo QFP

O Mar no próximo QFP O Mar no próximo QFP 2014-2020 Fórum do Mar José Manuel Fernandes Deputado ao Parlamento Europeu Estratégia Europa 2020 A guia das próximas perspectivas financeiras Estratégia Europa 2020 2020 Crescimento

Leia mais

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO TENDÊNCIAS ANTÓNIO MOUSINHO

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO TENDÊNCIAS ANTÓNIO MOUSINHO O TRANSPORTE RODOVIÁRIO TENDÊNCIAS ANTÓNIO MOUSINHO O TRANSPORTE RODOVIÁRIO NA UE 1. INTRODUÇÃO 2. SITUAÇÃO ACTUAL 3. MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 4. TRANSPORTES ENERGIA E AMBIENTE 5. INFRAESTRUTURAS 6. CONCLUSÕES

Leia mais

Regulação, Sustentabilidade e Eficiência Energética. O PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica)

Regulação, Sustentabilidade e Eficiência Energética. O PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica) Regulação, Sustentabilidade e Eficiência Energética O PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica) IV Conferência Anual da RELOP Vitor Santos Brasília, 1 de Julho de 2011 Agenda

Leia mais

A APOSTA NA ENERGIA SUSTENTÁVEL

A APOSTA NA ENERGIA SUSTENTÁVEL A APOSTA NA ENERGIA SUSTENTÁVEL OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A ECONOMIA PORTUGUESA COIMBRA 25 Maio 202 6ª EXPO ENERGIA 8 Novembro 20 Painel Mercados emergentes nas energias renováveis: Tendências tecnológicas

Leia mais

Interpelação ao Governo Portugal 2030 Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Assembleia da República, 25 de janeiro de 2018

Interpelação ao Governo Portugal 2030 Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Assembleia da República, 25 de janeiro de 2018 Interpelação ao Governo Portugal 2030 Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Assembleia da República, 25 de janeiro de 2018 Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Os fundos

Leia mais

AS ENERGIAS RENOVÁVEIS E A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MITIGAÇÃO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

AS ENERGIAS RENOVÁVEIS E A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MITIGAÇÃO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS VIII Congresso da Geografia Portuguesa AS ENERGIAS RENOVÁVEIS E A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MITIGAÇÃO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS Instituto Nacional de Administração,IP Unidade de Investigação e Consultoria

Leia mais

A Política Energética será uma questão de cidadania?

A Política Energética será uma questão de cidadania? DEBATER A EUROPA Periódico do CIEDA e do CIEJD, em parceria com GPE, RCE e o CEIS20. N.1 Junho/Dezembro 2009 Semestral ISSN 1647-6336 Disponível em: http://www.europe-direct-aveiro.aeva.eu/debatereuropa/

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 13 de Fevereiro de /09 ENER 38 ENV 60 RELEX 98 ATO 17 POLGEN 12 NOTA. Secretariado-Geral do Conselho

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 13 de Fevereiro de /09 ENER 38 ENV 60 RELEX 98 ATO 17 POLGEN 12 NOTA. Secretariado-Geral do Conselho CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 13 de Fevereiro de 2009 5964/09 NOTA de: para: Assunto: ENER 38 ENV 60 RELEX 98 ATO 17 POLGEN 12 Secretariado-Geral do Conselho Delegações Comunicação da Comissão intitulada"segunda

Leia mais

11º Congresso Nacional de Contratação Pública Eletrónica

11º Congresso Nacional de Contratação Pública Eletrónica 11º Congresso Nacional de Contratação Pública Eletrónica EDP e a Economia Digital E D P V a l o r U n i d a d e d e P r o c u r e m e n t G l o b a l Lisboa, 26 de Setembro de 2017 0 Os processos de compra

Leia mais

Livro Verde sobre a eficiência energética

Livro Verde sobre a eficiência energética Livro Verde sobre a eficiência energética Fazer mais com menos Integrado na estratégia de Lisboa Paula Abreu Marques Comissão Europeia Direcção Geral da Energia e dos Transportes 1 Antecedentes: O Livro

Leia mais

O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade

O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade "A caminho da EUROPA 2020" Conferência Crescer & Competir Porto, 6 dezembro 2013 Virgílio Martins Unidade G3 Portugal Direção-Geral Política

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 3 de Dezembro de 2008 (11.12) (OR. fr) 16775/08 RECH 411 COMPET 551

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 3 de Dezembro de 2008 (11.12) (OR. fr) 16775/08 RECH 411 COMPET 551 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 3 de Dezembro de 2008 (11.12) (OR. fr) 16775/08 RECH 411 COMPET 551 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Conselho (Competitividade) de 1-2 de Dezembro de 2008 n.º doc. ant.:

Leia mais

Programa Energia Inteligente Europa (EIE)

Programa Energia Inteligente Europa (EIE) Programa Energia Inteligente Europa (EIE) -Participação Nacional Porto, Fevereiro de 2014 Isabel Soares 1 Programa comunitário Energia Inteligente - Europa Apoio a políticas da UE em matéria de energias

Leia mais

Orçamento Plurianual da UE

Orçamento Plurianual da UE Orçamento Plurianual da UE 2014/2020 José Manuel Fernandes Deputado ao Parlamento Europeu Estratégia Europa 2020 A guia das próximas perspetivas financeiras Estratégia Europa 2020 Crescimento Inteligente

Leia mais

Contribuições Setoriais para a Descarbonização da Economia Transportes

Contribuições Setoriais para a Descarbonização da Economia Transportes Contribuições Setoriais para a Descarbonização da Economia Transportes António Comprido Secretário-Geral www.apetro.pt Green Business Week Conferência: Descarbonização da Economia Centro de Congressos

Leia mais

Europa 2020 e o QUADRO FINANCEIRO APÓS S Maria da Graça a Carvalho UTL 3 Dezembro 2010

Europa 2020 e o QUADRO FINANCEIRO APÓS S Maria da Graça a Carvalho UTL 3 Dezembro 2010 Europa 2020 e o QUADRO FINANCEIRO APÓS S 2013 Maria da Graça a Carvalho UTL 3 Dezembro 2010 Futuro Orçamento da UE A União Europeia toma decisões diárias que têm um impacto directo sobre as vidas de 500

Leia mais

PPEC 2007 Balanço e Resultados. Pedro Verdelho Lisboa, 11 Fevereiro 2011

PPEC 2007 Balanço e Resultados. Pedro Verdelho Lisboa, 11 Fevereiro 2011 PPEC 2007 Balanço e Resultados Pedro Verdelho Lisboa, 11 Fevereiro 2011 Agenda 1. Enquadramento 2. O PPEC 3. Resultados do PPEC 2007 ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos 2 Agenda 1. Enquadramento

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 27.7.2011 B7-0000/2011 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência da pergunta com pedido de resposta oral B7-0000/2011 apresentada nos termos do n.º

Leia mais

Enquadramento da utilização da biomassa na União Europeia

Enquadramento da utilização da biomassa na União Europeia Enquadramento da utilização da biomassa na União Europeia Cristina Santos 1 Enquadramento na EU 2 Disponibilidades 3 Estratégia nacional 1 Enquadramento Directiva 2001/77/CE relativa às energia renováveis

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 20 20

PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 20 20 1 PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 20 20 Contributo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Março de 2011 2 A implementação da Estratégia EUROPA 2020 prevê a preparação, pelos Estados

Leia mais

A Política Europeia de Competitividade

A Política Europeia de Competitividade A Política Europeia de Competitividade 2007-2013 Aveiro 12/11/2008 Agradecimentos/Introdução Senhor Secretário de Estado, António Castro Guerra, Senhor Gestor do PO "Factores de Competitividade" Nelson

Leia mais

Case study. CGD Programa Caixa Carbono Zero EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. CGD Programa Caixa Carbono Zero EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 CGD Programa Caixa Carbono Zero EMPRESA Fundada em 1876, a Caixa Geral de Depósitos é o Banco que lidera o maior grupo financeiro Português. Presente em 23 países e 4 continentes, detém

Leia mais

Eficiência Energética nos Setores Público e Privado: Balanço dos Apoios no ciclo e Perspetivas

Eficiência Energética nos Setores Público e Privado: Balanço dos Apoios no ciclo e Perspetivas Eficiência Energética Alto Minho 2014-2020 Ponte de Lima, 2014.07.15 Eficiência Energética nos Setores Público e Privado: Balanço dos Apoios no ciclo 2007-2013 e Perspetivas 2014-2020 João Marrana Vogal

Leia mais

PARECER (a remeter à Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus) Iniciativa Europeia: COM (2010) 343 final

PARECER (a remeter à Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus) Iniciativa Europeia: COM (2010) 343 final PARECER (a remeter à Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus) Iniciativa Europeia: COM (2010) 343 final Comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu

Leia mais

Acelerar o combate às alterações climáticas: o contributo da economia circular

Acelerar o combate às alterações climáticas: o contributo da economia circular Acelerar o combate às alterações climáticas: o contributo da economia circular Ana Sofia Vaz ECONOMIA CIRCULAR Porquê? Os Novos Desafios da Engenharia GEE Fonte: LIDERAR A TRANSIÇÃO: Plano de Ação para

Leia mais

Orçamento da UE e perspetivas financeiras

Orçamento da UE e perspetivas financeiras Orçamento da UE e perspetivas financeiras 06 de julho de 2013 José Manuel Fernandes Deputado ao Parlamento Europeu O atual modelo de financiamento As receitas e despesas orçamentais da UE estão limitadas

Leia mais

Seminário WAVE A Estratégia de Lisboa e o Desenvolvimento

Seminário WAVE A Estratégia de Lisboa e o Desenvolvimento CONNECTING INNOVATION TO PEOPLE 5 de Junho de 2009 Seminário WAVE A Estratégia de Lisboa e o Desenvolvimento GABINETE DO COORDENADOR NACIONAL DA ESTRATÉGIA DE LISBOA E DO PLANO TECNOLÓGICO TOPICOS Estratégia

Leia mais

\ A NECESSIDADEDE MINIMIZAR OS CUSTOS DE ENERGIA NAS EMPRESAS

\ A NECESSIDADEDE MINIMIZAR OS CUSTOS DE ENERGIA NAS EMPRESAS \ A NECESSIDADEDE MINIMIZAR OS CUSTOS DE ENERGIA NAS EMPRESAS Como Atingir a Eficiência Energética nas Empresas NPF 27 e 28 de Junho de 2006 \Sumário Introdução Política Energética para Portugal Energia

Leia mais

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010 Desafios, Estratégias e Instrumentos de Sustentabilidade para o Ambiente Urbano Carla Silva Serpa, 20/11/2010 SUMÁRIO: APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE URBANA O PAPEL DO AMBIENTE

Leia mais

PROGRAMA QUADRO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO HORIZON 2020 ( ) 2020)

PROGRAMA QUADRO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO HORIZON 2020 ( ) 2020) PROGRAMA QUADRO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO HORIZON 2020 (2014-2020) 2020) Maria da Graça a Carvalho Centro Jean Monet 5 Abril 2012 Índice Mundo Multipolar na investigação e inovação Horizonte

Leia mais

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Railroute 2050: Para um sistema de transportes mais sustentável, eficiente e inteligente XI Congresso ADFERSIT 17-18 outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Agenda

Leia mais

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas?

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Cristina de Azevedo Vogal executiva do ON.2 O Novo Norte Metas : Objectivo Indicador Meta 2010 Sistema Regional de Inovação Apoio

Leia mais

Desafios e oportunidades no mercado internacional

Desafios e oportunidades no mercado internacional Bioenergia: Desafios e Oportunidades de Negócios Desafios e oportunidades no mercado internacional Eduardo Leão Sousa Diretor Executivo da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) São Paulo, 27 de

Leia mais

Design para a sustentabilidade: Novos desafios

Design para a sustentabilidade: Novos desafios Design para a sustentabilidade: Novos desafios Rui Frazão INETI/CENDES Workshop ECO-DESIGN Lisboa, Março 2009 Lisboa E-Nova/AMB3E Desenvolvimento sustentável não é um estado fixo de harmonia, mas antes

Leia mais

Energy Security Insight

Energy Security Insight Energy Security Insight gosto 2017 Petróleo «a duas velocidades» coloca em risco segurança energética global Guiné Equatorial avança com primeiro FLNG de África Curso de eficiência energética da NTO disponível

Leia mais

Iniciativa para avaliação do potencial e impacto do hidrogénio em Portugal

Iniciativa para avaliação do potencial e impacto do hidrogénio em Portugal Iniciativa para avaliação do potencial e impacto do hidrogénio em Portugal Workshop O hidrogénio na transição para uma economia de baixo carbono: elaboração do roteiro português Lisboa, 13 de março 2017

Leia mais

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO. de

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 16.9.2011 C(2011) 6362 final RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO de 16.9.2011 relativa à iniciativa de programação conjunta no domínio da investigação «Mares e Oceanos Sãos e Produtivos»

Leia mais

Transportes e Alterações Climáticas

Transportes e Alterações Climáticas Transportes e Alterações Climáticas XI CONGRESSO DA ADFERSIT Os Transportes, a Energia e o Ambiente Setembro de 2013 Sessão Paralela Inovação Ambiental e Sistemas de Transporte 17 de Outubro 2013 Índice

Leia mais

A política energética no contexto das dinâmicas globais João Nuno Mendes

A política energética no contexto das dinâmicas globais João Nuno Mendes ALGUMAS TENDÊNCIAS DE FUNDO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS SOBRE A POLÍTICA ENERGÉTICA Neste contexto, salientem-se algumas tendências de fundo, que deverão ter implicações importantes sobre a formulação das

Leia mais

Plataforma Mineira de Bioquerosene Farm to Fly Value Chain

Plataforma Mineira de Bioquerosene Farm to Fly Value Chain Plataforma Mineira de Bioquerosene Farm to Fly Value Chain *O setor representa cerca de 1% do PIB brasileiro ou R$32 bilhões de reais, gera aproximadamente 684 mil empregos, que representa 0,7% do mercado

Leia mais

A exploração e distribuição dos recursos energéticos

A exploração e distribuição dos recursos energéticos A exploração e distribuição dos recursos energéticos Não renováveis carvão petróleo gás natural Combustí veis fósseis Recursos energéticos urânio solar eólica Renováveis hídrica ondas e marés geotérmica

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável Política Energética Desenvolvimento Sustentável...development that meets the needs of the present generation without compromising the ability of future generations to meet their own needs. Brundtland Commission,

Leia mais

Livro Verde sobre a Coesão Territorial Europeia 1

Livro Verde sobre a Coesão Territorial Europeia 1 Reflexão do CNADS sobre o Livro Verde sobre a Coesão Territorial Europeia 1 (tirar partido da diversidade territorial) 1. A Comissão Europeia publicou recentemente o Livro Verde sobre a Coesão Territorial

Leia mais

Energia Solar Para A Paz Mundial 1

Energia Solar Para A Paz Mundial 1 Energia Solar Para A Paz Mundial 1 Miguel Centeno Brito 2 Laboratório de Aplicações Fotovoltaicas e Semicondutores Departamento Física Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa A sobrevivência da

Leia mais

Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros

Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros Workshop Projecto Alter-Motive Centro de Informação Urbana de Lisboa 27 de Outubro de 2010 Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros Francisco Ferreira franciscoferreira@quercus.pt

Leia mais

Case study. Estratégia LIPOR 2M MENOS RESÍDUOS, MENOS CARBONO EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. Estratégia LIPOR 2M MENOS RESÍDUOS, MENOS CARBONO EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 Estratégia LIPOR 2M MENOS RESÍDUOS, MENOS CARBONO EMPRESA A LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, é a entidade responsável pela gestão, valorização e

Leia mais

O futuro do transporte rodoviário de passageiros: A visão da ANTROP

O futuro do transporte rodoviário de passageiros: A visão da ANTROP O futuro do transporte rodoviário de passageiros: A visão da ANTROP Transportes & Negócios 9.º ciclo de Seminários Alargar os horizontes Transporte de passageiros 31 de Maio de 2007 Luís Cabaço Martins

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Ministro Bento Albuquerque

Ministério de Minas e Energia Ministro Bento Albuquerque Visão Geral Ministério de Minas e Energia Ministro Bento Albuquerque Apresentação para o ABDIB Fórum 2019 Estratégias para a Retomada da Infraestrutura 21/05/2019-14h30 Este documento foi preparado pelo

Leia mais

Planejamento e Segurança Energética Contextualização e Panorama

Planejamento e Segurança Energética Contextualização e Panorama Lavinia Hollanda Coordenadora de Pesquisa Agosto 2015 Planejamento e Segurança Energética Contextualização e Panorama Cenário Global Economia mundial Crescimento global * de 3,4% em 2014, maior parte em

Leia mais

Mitigação de alterações climáticas: como desenvolver uma estratégia

Mitigação de alterações climáticas: como desenvolver uma estratégia Mitigação de alterações climáticas: como desenvolver uma estratégia Júlia Seixas FCT-UNL, E.Value S.A. Mitigação de alterações climáticas? Fonte: IPCC, 2007 Agenda: 1. Mitigação de alterações climáticas

Leia mais

CPLP DA ENERGIA. que contributos a RELOP e os seus associados podem dar. Jorge Vasconcelos. NEWES, New Energy Solutions

CPLP DA ENERGIA. que contributos a RELOP e os seus associados podem dar. Jorge Vasconcelos. NEWES, New Energy Solutions que contributos a RELOP e os seus associados podem dar Jorge Vasconcelos NEWES, New Energy Solutions VII Conferência Annual da RELOP Cidade da Praia 4 de Setembro de 2014 1. A ENERGIA NA LUSOFONIA - PORQUÊ?

Leia mais

III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM

III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM Fernando Leite, Administrador Delegado da LIPOR Porto 23 e 24 de Outubro de 2008 Centro de

Leia mais

Horizonte Mafalda Dourado Coordenadora Adjunta dos Ponto de Contato Nacional PT

Horizonte Mafalda Dourado Coordenadora Adjunta dos Ponto de Contato Nacional PT Mafalda Dourado Coordenadora Adjunta dos Ponto de Contato Nacional PT PME, inovação no centro da Estratégia EU2020 COSME Fundos Regionais - abordagem integrada a todo o ciclo de I&I TRL 0-3 TRL 4-8 TRL

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo do Governo As propostas de Plano e Orçamento para 2005 e das Orientações de Médio Prazo para 2005-2008, agora em discussão, assinalam um novo ciclo para os Açores, após a fase do ciclo da Nova Autonomia

Leia mais

FUTURA POLÍTICA DE COESÃO E EUROPA Luís Madureira Pires

FUTURA POLÍTICA DE COESÃO E EUROPA Luís Madureira Pires FUTURA POLÍTICA DE COESÃO E EUROPA 2020 Luís Madureira Pires Faro, 9 Jun 2011 TÓPICOS Calendário da negociação do próximo período de programação (pós 2013) Elementos essenciais do novo pacote Fundos Estruturais

Leia mais

Jailson Bittencourt de Andrade Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento São Paulo, SP, 21 de Março de 2017

Jailson Bittencourt de Andrade Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento São Paulo, SP, 21 de Março de 2017 SEPED Secretaria de Mudança do e Segurança Hídrica Reflexos e Impactos para a Sociedade Estratégias e InstrumentosEconômicos Aplicados à Política de Mudança do no Brasil Jailson Bittencourt de Andrade

Leia mais

Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas 2ª Reunião da CT Energia Rio de Janeiro, 17 de abril de 2017 Título da Palestra Título do Evento Objetivo em 2017 Elaborar um documento com sugestões de caminhos

Leia mais

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio Avaliação e Controlo dos Efeitos Significativos ifi no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN Paulo Areosa Feio Directiva 2001/42/CE relativa aos efeitos de certos planos e programas no ambiente

Leia mais

Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (RUCI) na Região de Aveiro

Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (RUCI) na Região de Aveiro Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (RUCI) na Região de Aveiro Artur Rosa Pires Cristina Roque da Cunha Eunice Dilena Fernandes Luísa Pinho Patrícia Romeiro Congresso Região de Aveiro Aveiro,

Leia mais

Desafios e Desenvolvimentos nos Enquadramentos Legais dos Sectores Energéticos

Desafios e Desenvolvimentos nos Enquadramentos Legais dos Sectores Energéticos Desafios e Desenvolvimentos nos Enquadramentos Legais dos Sectores Energéticos Maputo, 5 e 6 de dezembro de 2016 Índice Objectivo Situação Atual Desafios e Desenvolvimentos Conclusões 2 Índice Objectivo

Leia mais

Compras Públicas Ecológicas: o papel do consumidor Estado. Paula Trindade LNEG

Compras Públicas Ecológicas: o papel do consumidor Estado. Paula Trindade LNEG Compras Públicas Ecológicas: o papel do consumidor Estado Paula Trindade LNEG Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas Alfragide, 26 Novembro 2009 Potencial das Compras Públicas Sustentáveis

Leia mais