Sessão Solene de Boas Vindas aos Candidatos e Abertura do 2.º Estágio de Agente de Execução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sessão Solene de Boas Vindas aos Candidatos e Abertura do 2.º Estágio de Agente de Execução"

Transcrição

1 Sessão Solene de Boas Vindas aos Candidatos e Abertura do 2.º Estágio de Agente de Execução Dia 26 de Março de 2011 Auditório 1 da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa José Magalhães Secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária Presidente da Câmara dos Solicitadores Caro representante da Ordem dos Advogados Presidente da Comissão Para a Eficácia da Execuções - Mestre Paula Meira Lourenço Caros Magistrados, Agentes de Execução, Advogados, Solicitadores e Oficiais de Justiça, Minhas senhoras e meus senhores, Gostaria de saudar a decisão de realizar esta Sessão Solene de Boas Vindas aos Candidatos e Abertura do 2.º Estágio de Agente de Execução e agradeço o convite para nela representar o MJ e poder usar da palavra. Faço votos, em primeiro lugar, de que o estágio que hoje se inicia possa já contar com os contributos do que se passou no 1.º. Refiro-me tanto a os contributos derivados das dificuldades inerentes à elaboração, ex novo, de um estágio com estas características, exigentes e multidisciplinares, como aos contributos decorrentes do que correu bem e por isso deve ser repetido e acarinhado. Gostaria de sublinhar o muito que já se conseguiu em cerca de um ano e sete meses, fruto da simplificação operada, que denota uma maior coordenação e capacidade de realização do que existia até então. Ninguém deve ser historiador da sua própria acção, mas ninguém é isento do dever de reflectir sobre a experiência vivida. A prática ensina-nos que há aperfeiçoamentos a fazer, um caminho a percorrer, mas temos de ter plena certeza de que as opções essenciais estão correctas e correspondem aos objectivos que nos propusemos de uma justiça mais célere e simples. E à pergunta: qual é o caminho certo? eu respondo que este é o caminho certo. Nenhuma mudança legislativa só por sí pode salvar a acção executiva. Principalmente num cenário em que o país não tem recursos disponíveis para implementar reformas profundas que implicariam um gasto público desmedido.

2 Assim aconteceu em 2003 com os resultados que sabemos. Não julgo que haja margem de manobra para voltar à década de 90. O caminho só tem um sentido em frente. Em frente mas não mecanicamente e menos ainda sem mudanças. Há zonas em que é de facto possível simplificar e melhorar a legislação. Depois, é indispensável melhorar a deontologia e a formação dos agentes, sempre e sempre mais Exercer bem a disciplina sempre e sempre melhor Mas concluo da experiência do feito e não feito nestes meses que as alterações substanciais a alcançar são de organização do trabalho e de comunicação electrónica entre as várias entidades envolvidas, o mais fidedigna e coordenada possível. Saliento o esforço e a cooperação que temos sentido da parte da Câmara dos Solicitadores, do Ministério das Finanças e do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Sem eles não nos era possível ter tudo o que se conseguiu neste período e que ofereço a julgamento de mérito, sem juízos meus: Acesso a informação sobre bens, as mais recentes, do registo predial, Citações editais electrónicas, Citações electrónicas de credores públicos, Penhoras electrónicas, Comunicações e notificações directas e electrónicas entre mandatários e agentes de execução, Operacionalização da Lista Pública de Execuções, Anúncios de venda electrónicos, Pagamentos multibanco. São já milhões de actos praticados por via electrónica, com redução de tempo e de custos para todos. Estou certo que, quer do lado do Ministério da Justiça, quer do da Câmara dos Solicitadores, todos terão consciência que Portugal é, hoje, neste âmbito, um exemplo interessante para a Europa. O mérito pelo esforço de coordenação e de realização também tem de ser estendido à Comissão para a Eficácia das Execuções e à sua Presidente. Algumas das medidas informáticas têm sido coordenadas no seio da CPEE e isso não seria possível sem a sua composição democrática envolvendo todos os stake-holders do processo executivo, que pode facilmente ser melhorada, fazendo cessar polémicas que desviam a atenção do essencial.

3 Também aqui o modelo de trabalho cooperativo que adoptámos merece avaliação e julgo ter méritos. A CPEE, em cerca de dois anos de actividade efectiva, já marcou o panorama da eficácia da acção executiva em Portugal, tornando-se um elemento fundamental na deontologia e disciplina dos agentes de execução, na disseminação de boas práticas e na coordenação de esforços de todos os envolvidos. Esse era o objectivo e está a ser atingido, ainda que com as dificuldades financeiras inerentes ao período que todos nós, sem excepção, temos vivido nos últimos tempos. Mas o êxito não nos deve enfeitiçar nem desvalorizar dificuldades a venver. Há muito a realizar e muito mais a mudar, tornando mais eficazes os parcos meios colocados à disposição desta entidade. Se olharmos para as estatísticas oficiais não nos podemos vangloriar ainda dos resultados. Contudo, sabemos, que os país real das execuções não é aquele que as estatísticas oficiais retratam. Por exemplo, e para que percebam o porquê desta minha afirmação, sabemos que existem hoje mais de processos sem movimento processual registado na aplicação dos tribunais há mais de 1 ano e 3 meses. Ou seja, mais de 10% da pendência está oficialmente parada há mais de um ano e 3 meses. Mas não se pense que esses processos não têm sido movimentados. O que acontece é que, como não era obrigatório o uso da aplicação informática antes de 2009 pelos agentes de execução a informação da extinção do processo nunca foi enviada ao CITIUS e este nunca comunicou ao sistema de estatísticas o encerramento do processo. Este é um problema cuja resolução está em curso e me mereceu prioridade, porque sem números fiáveis não temos instrumentos mensuráveis para a adopção das medidas correctas. Já o disse em Julho do ano passado. Mas agora repito-o com dados que reforçam a conclusão e com uma imagem muito clara do que se pode fazer para se resolver o problema, no tempo necessário, que não será, com certeza, instantâneo, quando falamos em 7 anos de falsas pendências acumuladas. Por isso, em 17 de Fevereiro o Governo aprovou a Resolução do Conselho de Ministros n.º 17/2011, publicada em 4 de Março, que aprova as orientações e medidas prioritárias tendentes à concretização de reformas com vista ao melhoramento da eficiência operacional da justiça. Uma das medidas consideradas prioritárias na área da simplificação processual e melhoria organizativa foi a formalização de um grupo dinamizador da detecção e liquidação de processos de execução, visando em especial os que tenham carácter inviável ou cujo pagamento se encontre por registar nos sistemas informáticos.

4 Esta medida tornou -se possível pela publicação da Portaria n.º 1148/2010, de 4 de Novembro, que veio estabelecer procedimentos claros para evitar dois dos maiores estrangulamentos da acção executiva: A falta de impulso processual, pelo exequente, no início da acção e a Falta de informação, essencialmente estatística, que permita o registo da extinção da execução nos sistemas informáticos da Câmara dos Solicitadores e do Ministério da Justiça. Contudo, é necessário informar, em primeiro lugar, os grandes exequentes e os seus mandatários, e, não menos importante, os agentes de execução e os tribunais com maior número de execuções pendentes para que todos tenham informação uniforme. O grupo dinamizador da detecção e liquidação de processos começará a trabalhar sob esta nova fórmula nos próximos dias. Aliás, ele já existe na prática, embora numa dimensão mais reduzida. Trata-se de formalizar uma cooperação que já vem sendo desenvolvida no sentido de eliminar falsas pendências, questão técnica sem relevância política. Neste momento de austeridade, cumpre divulgar o sentido público deste grupo que irá actuar sem qualquer direito a remuneração adicional ou ao pagamento de ajudas de custo que não possam ser pagas no âmbito da entidade nele representada. Para finalizar não posso deixar de vos dizer que acreditamos nas dezenas de pessoas que connosco têm colaborado e que nos afirmam que a acção executiva melhorou visível e significativamente desde Setembro de 2009 fruto das mudanças legislativas e do investimento informático do Ministério, da Câmara e de todos os envolvidos. Reafirmo a necessidade de consolidar, robustecer e expandir o uso da informática em geral na justiça e, em particular, na acção executiva. Reafirmo a necessidade de articular, em conjunto com todos, o trabalho prático, diário, de todos, para que, paulatinamente se reponha a veracidade estatística e se tenha oficialmente um panorama real do que se passa na acção executiva e do trabalho dos agentes de execução e dos tribunais. Há hoje um vasto consenso sobre a necessidade de utilização das oportunidades facultadas pela rápida expansão das redes electrónicas e das novas tecnologias de informação e comunicação, que importa usar em larga escala para fornecer um cada vez melhor serviço público de Justiça. Há hoje um vasto consenso sobre a necessidade de eficiência operacional e de medição da produtividade real de todos os envolvidos no sistema de justiça. O investimento e o esforço humano em que continuaremos a apostar nestas duas vertentes permitiram já uma significativa redução de tempos e custos e uma poupança de recursos aos juízes, aos procuradores, aos agentes de execução, aos advogados, aos solicitadores, aos oficiais de justiça, mas, sobretudo, aos cidadãos e às empresas.

5 Não há boa alternativa para este caminho. Para o êxito destes objectivos é essencial a vossa colaboração, que agradeço.

VII Encontro do Conselho Superior da Magistratura Évora, 26 de Novembro de 2010

VII Encontro do Conselho Superior da Magistratura Évora, 26 de Novembro de 2010 Desmaterialização Processual e Tramitação VII Encontro do Conselho Superior da Magistratura Évora, 26 de Novembro de 2010 Electrónica: caminhos, vantagens e obstáculos Desmaterialização Processual e Tramitação

Leia mais

X Congresso dos ROC. Ordem dos Revisores Oficiais de Contas

X Congresso dos ROC. Ordem dos Revisores Oficiais de Contas X Congresso dos ROC Ordem dos Revisores Oficiais de Contas Dia 22 de Outubro de 2010 Museu do Oriente Intervenção no encerramento da conferência José Magalhães Secretário de Estado da Justiça e da Modernização

Leia mais

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Em 5 de Julho de 2005, o Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto

Leia mais

A actividade fiscalizadora do agente de execução. 1ª Conferência Internacional Promover a Eficácia das Execuções

A actividade fiscalizadora do agente de execução. 1ª Conferência Internacional Promover a Eficácia das Execuções A actividade fiscalizadora do agente de execução 1ª Conferência Internacional Promover a Eficácia das Execuções A Fiscalização através de meios informáticos A Fiscalização através de meios informáticos

Leia mais

Desmaterialização de processos nos Tribunais

Desmaterialização de processos nos Tribunais CITIUS Ministério Público Desmaterialização de processos nos Tribunais Permite: Melhorar o acesso à Justiça: Para as partes e mandatários poderem praticar actos judiciais on-line e relacionar-se com os

Leia mais

61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES

61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES 61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES - 61 RECOMENDAÇÕES: 1. MEMBRO DO GOVERNO RESPONSÁVEL PELA ÁREA DA JUSTIÇA (26 Recomendações) A) APROVAÇÃO/PUBLICAÇÃO DA

Leia mais

17 MEDIDAS PARA DESBLOQUEAR A REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA

17 MEDIDAS PARA DESBLOQUEAR A REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA 17 MEDIDAS PARA DESBLOQUEAR A REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA I. Ganhar tempo e acelerar a acção executiva, com mais automatismos nas aplicações informáticas. 1. A entrega electrónica do requerimento executivo

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO da EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA

SIMPLIFICAÇÃO da EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA SIMPLIFICAÇÃO da ACÇÃO EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA Setembro de 2008 A Importância da Acção Executiva O sistema de execuções judiciais/processo executivo é um factor essencial para o bom

Leia mais

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010.

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em  Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010. Porquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a PORTO

Leia mais

Simplificação da Acção Executiva Regulamentação

Simplificação da Acção Executiva Regulamentação Simplificação da Acção Executiva Regulamentação Perguntas & Respostas 27 de Março de 2009 1. Porque razão é importante ter uma acção executiva/cobrança judicial de dívidas célere e eficaz? Uma acção executiva

Leia mais

Seminário Internacional

Seminário Internacional Seminário Internacional Reforma Judiciária: as leis processuais e a reorganização dos tribunais UMA NOVA VISÃO PARA A AÇÃO EXECUTIVA Armando A Oliveira Câmara dos Solicitadores As crises O agente de execução

Leia mais

DÉLÉGATION PERMANENTE DU PORTUGAL AUPRÈS DE L'UNESCO. Portugal. Debate de Política Geral da 39ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO

DÉLÉGATION PERMANENTE DU PORTUGAL AUPRÈS DE L'UNESCO. Portugal. Debate de Política Geral da 39ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO Portugal Debate de Política Geral da 39ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO Intervenção do Senhor Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (1 de novembro de 2017- de tarde) Senhora Presidente da

Leia mais

PONTO DE SITUAÇÃO: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DESTINATÁRIO RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES SIM NÃO

PONTO DE SITUAÇÃO: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DESTINATÁRIO RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES SIM NÃO PONTO DE SITUAÇÃO: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DESTINATÁRIO RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EECUÇÕES SIM NÃO A) APROVAÇÃO/PUBLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO 1. Portaria conjunta dos membros do Governo

Leia mais

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça O projecto de Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça foi seleccionado como um dos 10

Leia mais

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Sintese de Diplomas CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Síntese dos Diplomas Decreto-Lei n.º 38/2003, de 8 de Março, que bem se pode apelidar de

Leia mais

PROCESSOS DISCIPLINARES DOS AGENTES DE EXECUÇÃO

PROCESSOS DISCIPLINARES DOS AGENTES DE EXECUÇÃO ANEXO XII DADOS ESTATÍSTICOS DO GRUPO DE GESTÃO DA COMISSÃO PARA A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES: PROCESSOS DISCIPLINARES DOS AGENTES DE EXECUÇÃO PROCESSOS DISCIPLINARES 40 0 04 00 0 0 40 0 0 009 00 0 0 FIG.

Leia mais

A ACTIVIDADE DO AGENTE DE EXECUÇÃO O CONTRIBUTO DOS SOLICITADORES E DA CPEE

A ACTIVIDADE DO AGENTE DE EXECUÇÃO O CONTRIBUTO DOS SOLICITADORES E DA CPEE A ACTIVIDADE DO AGENTE DE EXECUÇÃO O CONTRIBUTO DOS SOLICITADORES E DA CPEE ANA CABRAL MEMBRO DO GRUPO DE GESTÃO DA COMISSÃO PARA A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES JORNADA INTERNACIONAL DE SOLICITADORIA 6 DE OUTUBRO

Leia mais

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução ACÇÃO EXECUTIVA - 2009 NOVOS PROCEDIMENTOS E FUNCIONALIDADES H@BILUS - destino dos actos dos agentes de execução Lista Pública de Execuções (art.ºs 16.-A, 16.º-B e 16.º-C do DL n.º 201/2003, de 10/09,

Leia mais

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Versão 2 Setembro de 2013 - 2 - Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Alterada

Leia mais

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa RODOLFO VERMELHO Agente de Execução Cédula n.º 5357 Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa A Tramitação da Acção Executiva e a Probabilidade da Recuperação do Crédito 02 de Abril de

Leia mais

Tomada de posse do Director-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo

Tomada de posse do Director-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo Tomada de posse do Director-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças Fernando Teixeira dos Santos - 16 de Janeiro de 2008 - Senhores

Leia mais

ACESSO AO DIREITO / ACESSO À JUSTIÇA AS DUAS FACES DE JANUS

ACESSO AO DIREITO / ACESSO À JUSTIÇA AS DUAS FACES DE JANUS ACESSO AO DIREITO / ACESSO À JUSTIÇA AS DUAS FACES DE JANUS I - Introdução Debater a Reforma da Justiça é, reflectir também sobre o seu governo e, necessariamente, sobre o Estado. Hoje, a luta pela justiça

Leia mais

"Equipas de ~geração vão acelerar pendências nos tribunais fiscais"

Equipas de ~geração vão acelerar pendências nos tribunais fiscais Pág: II Corte: 1 de 5 AMARELA PEDROSO SECRETÁRIA DE ESTADO DA JUSTIÇA "Equipas de ~geração vão acelerar pendências nos tribunais fiscais" O Governo identificou os Tribunais Administrativos e Fiscais como

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACE AO NOVO REGIME DA DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE ENTIDADES COMERCIAIS

A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACE AO NOVO REGIME DA DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE ENTIDADES COMERCIAIS A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACE AO NOVO REGIME DA DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE ENTIDADES COMERCIAIS O DL 76-A/2006 de 29/3 que Actualiza e flexibiliza os modelos de governo das sociedades anónimas,

Leia mais

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática,

Leia mais

Citações e Notificações no Quadro do Regulamento (CE) Nº 1393/2007 de 13 de novembro de 2007

Citações e Notificações no Quadro do Regulamento (CE) Nº 1393/2007 de 13 de novembro de 2007 Citações e Notificações no Quadro do Regulamento (CE) Nº 1393/2007 de 13 de novembro de 2007 JORNADAS DE ESTUDOS DOS AGENTES DE EXECUÇÃO Carvoeiro 5/6 outubro 2012 CARLOS DE MATOS O Regulamento (CE) n.

Leia mais

Protocolo. - Estado Português, através do Ministério da Justiça, neste acto representado pela Sra. Ministra da Justiça;

Protocolo. - Estado Português, através do Ministério da Justiça, neste acto representado pela Sra. Ministra da Justiça; Protocolo Entre: - Estado Português, através do Ministério da Justiça, neste acto representado pela Sra. Ministra da Justiça; - Câmara dos Solicitadores, neste acto representada pelo respectivo Presidente;

Leia mais

DIA EUROPEU DAS ESTATÍSTICAS ESTATÍSTICAS OFICIAIS, UM BEM PÚBLICO INE, LISBOA 20/10/2017 INTERVENÇÃO DA SENHORA MINISTRA DA PRESIDÊNCIA

DIA EUROPEU DAS ESTATÍSTICAS ESTATÍSTICAS OFICIAIS, UM BEM PÚBLICO INE, LISBOA 20/10/2017 INTERVENÇÃO DA SENHORA MINISTRA DA PRESIDÊNCIA DIA EUROPEU DAS ESTATÍSTICAS ESTATÍSTICAS OFICIAIS, UM BEM PÚBLICO INE, LISBOA 20/10/2017 INTERVENÇÃO DA SENHORA MINISTRA DA PRESIDÊNCIA E DA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Senhora Presidente do Conselho

Leia mais

Ministério Público CEJ 17/07/2008

Ministério Público CEJ 17/07/2008 Ministério Público CEJ 17/07/2008 CITIUS Ministério Público Desmaterialização de Processos Judiciais Perguntas & Respostas sobre a Aplicação informática para os Magistrados do Ministério Público 1. O que

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março DIPLOMAS - LEI N.º 41/2013, de 26 de junho: aprova o CPC - PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março - DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 36/2013, de 12 de

Leia mais

Exmos Senhores Ministros Exmos Senhores Secretários de Estado Minhas Senhoras e meus Senhores

Exmos Senhores Ministros Exmos Senhores Secretários de Estado Minhas Senhoras e meus Senhores Intervenção do Governador do Banco de Portugal na apresentação pública do projecto de Informação Empresarial Simplificada Lisboa, 30 de Abril de 2007 Exmos Senhores Ministros Exmos Senhores Secretários

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL. Reforma Judiciária: As leis processuais e a reorganização dos tribunais UMA NOVA VISÃO PARA A AÇÃO EXECUTIVA PLANO DE AÇÃO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL. Reforma Judiciária: As leis processuais e a reorganização dos tribunais UMA NOVA VISÃO PARA A AÇÃO EXECUTIVA PLANO DE AÇÃO SEMINÁRIO INTERNACIONAL Reforma Judiciária: As leis processuais e a reorganização dos tribunais UMA NOVA VISÃO PARA A AÇÃO EXECUTIVA PLANO DE AÇÃO 4 de abril de 2012 Agenda e objetivo Introdução Apresentar

Leia mais

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA

TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Eduardo Paiva e Helena Cabrita Juízes de Direito TEXTOS DE APOIO ÀS ACÇÕES DE FORMAÇÃO MINISTRADAS NO ÂMBITO DA REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA Câmara dos Solicitadores 2009 1 APLICAÇÃO DA REFORMA NO TEMPO

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA

PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA PROTOCOLO PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA Considerando que: Ao Estado compete assegurar o acesso aos tribunais, garantindo

Leia mais

O Senhor Desembargador JOSÉ MARIA SOUSA PINTO cessa hoje as suas funções de Vice-Presidente deste Tribunal da Relação de Lisboa ao fim de um mandato

O Senhor Desembargador JOSÉ MARIA SOUSA PINTO cessa hoje as suas funções de Vice-Presidente deste Tribunal da Relação de Lisboa ao fim de um mandato Exmo. Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Exma. Senhora Procuradora-Geral da República Exmo. Senhor Vice-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Exma. Senhora Bastonária da Ordem dos Advogados

Leia mais

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003 1/5 Decreto-Lei n.º 202/2003, de 10 de Setembro, Regula o regime das comunicações por meios telemáticos entre as secretarias judiciais e os solicitadores de execução previsto no Código de Processo Civil

Leia mais

DISCURSO DE ABERTURA PRESIDENTE DA ASG-PLP JOÃO RUI AMARAL

DISCURSO DE ABERTURA PRESIDENTE DA ASG-PLP JOÃO RUI AMARAL XII Encontro da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP) Dili, 26 a 28 de Setembro de 2011 DISCURSO DE ABERTURA DO PRESIDENTE DA ASG-PLP JOÃO RUI AMARAL (SECRETÁRIO-GERAL

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 3/2000 Entidade Gestora de Mercados, Sistemas e Serviços

Regulamento da CMVM n.º 3/2000 Entidade Gestora de Mercados, Sistemas e Serviços Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 3/2000 Entidade Gestora de Mercados, Sistemas e Serviços O Decreto-Lei n.º 394/99, de 13 de Outubro, instituiu

Leia mais

Portaria 279/2013 de 26.08

Portaria 279/2013 de 26.08 Portaria 279/2013 de 26.08 Em destaque : Alterações aos procedimentos para inclusão na lista pública de execuções Artºs 2º, 3º e 4º Início do procedimento : Notificação/citação ( consoante o caso ), de

Leia mais

Promotores da eficácia da acção executiva

Promotores da eficácia da acção executiva CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PROMOVER A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES AUDITÓRIO DO ISCSP, da UTL -18/06/2010 PAINEL 9 ANÁLISE E PROSPECTIVA DA CPEE Jorge Almeida Promotores da eficácia da acção executiva Em 2003

Leia mais

Sindicato dos Oficiais de Justiça

Sindicato dos Oficiais de Justiça Regulamenta os meios electrónicos de identificação do executado e dos seus bens e da citação electrónica de instituições públicas, em matéria de acção executiva É expressamente proibido a publicação deste

Leia mais

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Natureza e finalidade: Procedimento Extrajudicial O Procedimento extrajudicial pré-executivo é um procedimento de natureza facultativa que se

Leia mais

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos Incentivos excepcionais para o descongestionamento das pendências judiciais, desistência de acções executivas por dívida de custas e alteração do regime fiscal dos créditos incobráveis para efeitos do

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017 OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO (MP) COMARCA DE PORTALEGRE (2016/2017) DECLARAÇÃO INTRODUTÓRIA O Ministério Público enquanto

Leia mais

DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS

DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS ENTIDADES DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ENQUADRAMENTO LEGAL NOVAS REGRAS/NOVOS PROCEDIMENTOS TRAMITAÇÃO ELECTRÓNICA 1 I. ENTIDADES DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA 2 I. ENTIDADES DO MINISTÉRIO

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL DE CONTAS. O papel da governação na melhoria da administração pública e o desenvolvimento nacional

REPÚBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL DE CONTAS. O papel da governação na melhoria da administração pública e o desenvolvimento nacional REPÚBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL DE CONTAS O papel da governação na melhoria da administração pública e o desenvolvimento nacional 1 INTRODUÇÃO 2 GOVERNAÇÃO ; SUMÁRIO 3-O PAPEL DO EXECUTIVO ANGOLANO NA MELHORIA

Leia mais

Senhor Desembargador Presidente Xavier Forte,

Senhor Desembargador Presidente Xavier Forte, Intervenção do Presidente do Supremo Tribunal Administrativo Conselheiro Manuel Fernando dos Santos Serra Na Tomada de Posse do Presidente do Tribunal Central Administrativo Sul Lisboa, 21 de Novembro

Leia mais

Compromisso com as Pessoas: Mais e Melhor Vida

Compromisso com as Pessoas: Mais e Melhor Vida Sessão de Abertura Congresso APIFARMA 2018 Compromisso com as Pessoas: Mais e Melhor Vida João Gomes Esteves Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da APIFARMA É com muito gosto que hoje me encontro aqui

Leia mais

Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais. Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os

Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais. Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais INSOLVÊNCIAS Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os credores, verão

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DA SESSÃO DE ENCERRAMENTO DA REUNIÃO DE TIMOR-LESTE COM OS PARCEIROS DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSAIS CIVIS

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSAIS CIVIS CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSAIS CIVIS Fevereiro 2006 ÍNDICE 1. Boas Vindas 3 2. Horário e Funcionamento 4 3. Metodologia das Sessões 5 4. Programa 6 5. Calendarização das Sessões 7 6. Objectivos

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

Que futuro? João Tiago Silveira. Conferência Justiça Económica em Portugal Fundação Francisco Manuel dos Santos e Associação Comercial de Lisboa

Que futuro? João Tiago Silveira. Conferência Justiça Económica em Portugal Fundação Francisco Manuel dos Santos e Associação Comercial de Lisboa JOÃO TIAGO SILVEIRA Que futuro? João Tiago Silveira Conferência Justiça Económica em Portugal Fundação Francisco Manuel dos Santos e Associação Comercial de Lisboa Dados sobre a Justiça no futuro Processos

Leia mais

Plano de actividades 2015/2016

Plano de actividades 2015/2016 Plano de actividades 2015/2016 TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE SETÚBAL Artigo 94.º, n.º 6 alínea a), da Lei 62/2013, de 26 de agosto Período 01.09.2015 a 31.08.2016 Índice I. Nota introdutória... 2 II.

Leia mais

Factor humano: Sua centralidade na consolidação do Estado de Direito Democrático em Moçambique

Factor humano: Sua centralidade na consolidação do Estado de Direito Democrático em Moçambique Factor humano: Sua centralidade na consolidação do Estado de Direito Democrático em Moçambique Comunicação de Sua Excelência Armando Emílio Guebuza, Presidente da República de Moçambique, na cerimónia

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 11/2009 Interpretação do art. 189º do EOA O Senhor Advogado, Dr.... vem solicitar que o emita parecer sobre a factualidade que passamos a enunciar: a. O Senhor Advogado consulente foi notificado,

Leia mais

As suas questões. sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia

As suas questões. sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia As suas questões sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia PORQUÊ UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA (TJUE)? Para construir a Europa, os Estados (actualmente 27) celebraram entre si Tratados

Leia mais

Legislação Consolidada. Diploma

Legislação Consolidada. Diploma Diploma Regulamenta os meios electrónicos de identificação do executado e dos seus bens e da citação electrónica de instituições públicas, em matéria de acção executiva Portaria n.º 331-A/2009 de 30 de

Leia mais

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição Deliberação pública Deliberação 20140510.11.5 Definição do procedimento adotado pela Câmara dos Solicitadores quando lhe é diretamente solicitado uma desassociação de agente de execução Tendo em consideração

Leia mais

Requerimento Executivo

Requerimento Executivo Requerimento Executivo 09/2008 CITIUS Requerimento Executivo No sentido de melhorar os instrumentos colocados à disposição dos utilizadores do sistema de Justiça, o Ministério da Justiça melhorou a aplicação

Leia mais

Resumo da intervenção Miguel Romão Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Resumo da intervenção Miguel Romão Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Luanda, 8 de Abril de 2014 GLOBALIZAÇÃO E COOPERAÇÃO EM MATÉRIA CIVIL E COMERCIAL ENTRE SISTEMAS DE JUSTIÇA Resumo da intervenção Miguel Romão Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Leia mais

Diploma DRE. Capítulo I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto

Diploma DRE. Capítulo I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto Diploma Regulamenta o acesso electrónico da Comissão para a Eficácia das Execuções (CPEE) à informação disponível no sistema de informação de suporte à actividade dos tribunais (Citius) e no sistema de

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL. Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho

REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL. Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho Enquadramento geral do RPCE O Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho, entrou em vigor, a 16 de Outubro de 2006, em 4 tribunais:

Leia mais

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS O Conselho de Ministros, reunido em mais uma Sessão Ordinária, esta quintafeira, 1 de Julho de 2010, aprovou os seguintes diplomas: 1. Projecto de Proposta de Lei que

Leia mais

DECISÕES APROVADAS CONJUNTAMENTE PELO PARLAMENTO EUROPEU E PELO CONSELHO

DECISÕES APROVADAS CONJUNTAMENTE PELO PARLAMENTO EUROPEU E PELO CONSELHO 30.6.2009 Jornal Oficial da União Europeia L 168/35 DECISÕES APROVADAS CONJUNTAMENTE PELO PARLAMENTO EUROPEU E PELO CONSELHO DECISÃO N. o 568/2009/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 18 de Junho

Leia mais

Proposta de Lei n.º 246/X, sobre partilha de informação e tratamento de dados no sistema de justiça. Perguntas & Respostas 6/3/2009

Proposta de Lei n.º 246/X, sobre partilha de informação e tratamento de dados no sistema de justiça. Perguntas & Respostas 6/3/2009 Proposta de Lei n.º 246/X, sobre partilha de informação e tratamento de dados no sistema de justiça Perguntas & Respostas 6/3/2009 1. Para que serve e porque razão é necessária a Lei sobre a partilha de

Leia mais

Exm.º Senhor Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, na qualidade de entidade empossante.

Exm.º Senhor Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, na qualidade de entidade empossante. Exm.º Senhor Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, na qualidade de entidade empossante. 1) Exm.º Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, 2) Exm.ª Senhora Procuradora-Geral da República,

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 2015-2018 PROMOVER O ACESSO AO DIREITO E À JUSTIÇA Qualidade no acesso à justiça REFORÇAR A TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Resolução em prazo razoável MELHORAR O TEMPO

Leia mais

O Desenvolvimento dos Mercados de Valores: Elementos Chave

O Desenvolvimento dos Mercados de Valores: Elementos Chave O Desenvolvimento dos Mercados de Valores: Elementos Chave Fernando Teixeira dos Santos Discurso na Sessão de Abertura das Jornadas Públicas El desarrollo en los mercados de valores: Elementos clave República

Leia mais

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONCEDIDA APÓS O CONSELHO POR SUA EXCELÊNCIA A DR.ª LINDIWE SISULU,

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONCEDIDA APÓS O CONSELHO POR SUA EXCELÊNCIA A DR.ª LINDIWE SISULU, CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONCEDIDA APÓS O CONSELHO POR SUA EXCELÊNCIA A DR.ª LINDIWE SISULU, MINISTRA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COOPERAÇÃO DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL E PRESIDENTE DO CONSELHO DE MINISTROS

Leia mais

Sua Excelência Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos,

Sua Excelência Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos, Sua Excelência Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos, Excelentíssima Primeira-Dama da República de Angola, Drª Ana Paula dos Santos, Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente

Leia mais

Um Dia com a Justiça Eletrónica: -As Tecnologias de Informação e Comunicação no setor da Justiça

Um Dia com a Justiça Eletrónica: -As Tecnologias de Informação e Comunicação no setor da Justiça Um Dia com a Justiça Eletrónica: -As Tecnologias de Informação e Comunicação no setor da Justiça 27 de junho de 2012 Auditório, ISCSP Patrocinadores Prata Patrocinadores Bronze Universidades Co-Financiamento

Leia mais

DATA 2 8 FEV REPUBLICA PORTUGUESA

DATA 2 8 FEV REPUBLICA PORTUGUESA REPUBLICA PORTUGUESA GABINETE DA MINISTRA DA JUSTIÇA ENT-DSPJ/2D19/1S27 ai/dj/2b13 Exmo. Senhor Diretor-Geral da Política de Justiça Av. D. João II, n. 1.08.01 E Torre H - Pisos 2 e 3 - Campus Justiça

Leia mais

RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE PRINCÍPIOS DAS ESTATÍSTICAS OFICIAIS

RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE PRINCÍPIOS DAS ESTATÍSTICAS OFICIAIS RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE PRINCÍPIOS DAS ESTATÍSTICAS OFICIAIS Adrião Simões Ferreira da Cunha * Pelo seu interesse como quadro de referência para a engenharia dos Sistemas Estatísticos Nacionais,

Leia mais

Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO

Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO "Artigo 38.º Extensão do regime dos reconhecimentos de assinaturas e da Autenticação e tradução de documentos 1 - Sem prejuízo

Leia mais

Documento de consulta

Documento de consulta Documento de consulta Acção comunitária para reduzir as desigualdades no domínio da saúde Pedido de informação Serve o presente documento para enviar um pedido de informação aos principais parceiros que

Leia mais

Posse da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde Lisboa, Palácio Foz

Posse da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde Lisboa, Palácio Foz Posse da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde 2004-2010 Lisboa, Palácio Foz 19-01-2005 Senhor Director-Geral e Alto Comissário da Saúde Senhores Membros da Comissão de Acompanhamento PROF.

Leia mais

PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS ADVOGADOS

PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS ADVOGADOS PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS ADVOGADOS Entendo o Advogado como um filósofo. Um filósofo do Direito e da Justiça, atento e paciente, perspicaz e empenhado. Um cidadão a quem, pela sua Formação e pelas características

Leia mais

Senhora Presidente da Assembleia da República. Senhor Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas. Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares

Senhora Presidente da Assembleia da República. Senhor Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas. Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares Senhora Presidente da Assembleia da República Senhor Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares Senhores Vice-Presidentes da Assembleia da República e Senhores

Leia mais

SIMPLIFICAR E MELHORAR A LEI A A V A L I A Ç Ã O D E I M P A C T O E M P O R T U G A L

SIMPLIFICAR E MELHORAR A LEI A A V A L I A Ç Ã O D E I M P A C T O E M P O R T U G A L SIMPLIFICAR E MELHORAR A LEI A A V A L I A Ç Ã O D E I M P A C T O E M P O R T U G A L AVALIAÇÃO DE IMPACTO NORMATIVO Processo metodologicamente organizado em base científica por meio do qual se procura

Leia mais

Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa

Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa 1 Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa (CJCPLP) PROGRAMA DE ACTIVIDADES BIÉNIO 2010-2012 I. Intercâmbio de informações entre os órgãos membros da Conferência a) Promover

Leia mais

A Agenda Urbana a debate. Theatro Circo Braga, 8-9 de Junho Intervenção de Ana Paula Laissy

A Agenda Urbana a debate. Theatro Circo Braga, 8-9 de Junho Intervenção de Ana Paula Laissy A Agenda Urbana a debate Theatro Circo Braga, 8-9 de Junho 2017 Intervenção de Ana Paula Laissy Ex.mos Senhores presidentes da Câmara de Braga e do Eixo Atlântico Ex.mos Representantes dos governos de

Leia mais

2.º RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES (ABRIL DE 2010/ MARÇO DE 2011)

2.º RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES (ABRIL DE 2010/ MARÇO DE 2011) 2.º RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES (ABRIL DE 2010/ MARÇO DE 2011) ÍNDICE SIGLAS UTILIZADAS... 6 PARTE I - O 2.º ANO DE ACTIVIDADE DA COMISSÃO PARA A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES... 8 1. INTRODUÇÃO... 8 2. O

Leia mais

CHECK AGAINST DELIVERY

CHECK AGAINST DELIVERY REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DO TRABALHO, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA A MINISTRA DO TRABALHO, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL NA 106ª CONFERÊNCIA DA OIT, EM GENEBRA, SUÍÇA

Leia mais

É com muita satisfação que participo hoje no encerramento do Seminário dedicado à Eco-Condução promovido pelo IMTT.

É com muita satisfação que participo hoje no encerramento do Seminário dedicado à Eco-Condução promovido pelo IMTT. Senhor Presidente do IMTT, Ilustres convidados, Minhas Senhoras e Meus Senhores, É com muita satisfação que participo hoje no encerramento do Seminário dedicado à Eco-Condução promovido pelo IMTT. Gostaria,

Leia mais

Comarca do Porto Porto - Inst. Central - 1ª Secção de Execução - J3 CONCLUSÃO Questão prévia: Valor da causa:

Comarca do Porto Porto - Inst. Central - 1ª Secção de Execução - J3 CONCLUSÃO Questão prévia: Valor da causa: 372407808 CONCLUSÃO - 09-09-2016 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão de Direito Filomena Jesus Vieira Pacheco) =CLS= Questão prévia: Atenta a data da propositura dos presentes embargos de executado,

Leia mais

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!!

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!! ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE) MANHÃ DeontologiaProfissional (10Valores) GRELHADECORRECÇÃO 10deAbrilde2013 QUESTÕES 1. Podia Álvaro assumir o patrocínio dos autores? Justifique, pormenorizadamente,

Leia mais

SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL NOVA LEI EM 2008

SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL NOVA LEI EM 2008 Nº1 Setembro de 2009 SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL NOVA LEI EM 2008 O ano de 2008 foi particularmente relevante para o Sistema Estatístico Nacional devido à publicação da sua nova Lei A Lei Nº 22/2008,

Leia mais

A MODERNIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA JUSTIÇA. Prof. João Bilhim ( ISCSP / UTL )

A MODERNIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA JUSTIÇA. Prof. João Bilhim ( ISCSP / UTL ) e justiça O que o sector da justiça em Portugal tem a ganhar com o desenvolvimento da SI 12 e 13 de Janeiro de 2004 Fundação Calouste Gulbenkian A MODERNIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA JUSTIÇA Prof.

Leia mais

OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROGRAMA E CONDIÇÕES OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DO DL N.º 269/98, DE 1 DE SETEMBRO - A INJUNÇÃO - Solicitadores Agentes de execução Solicitadores e Agentes de Execução Estagiários Janeiro Porto Departamento

Leia mais

Ano Europeu das. Pessoas com Deficiência. Carta Compromisso

Ano Europeu das. Pessoas com Deficiência. Carta Compromisso Ano Europeu das Pessoas com Deficiência Carta Compromisso Governo Civil, 15 de Julho de 2003 Preâmbulo O Conselho da União Europeia proclamou o ano 2003 Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, através

Leia mais

CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE FLUXOS MIGRATÓRIOS DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ADOPÇÃO DO RESPECTIVO REGULAMENTO

CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE FLUXOS MIGRATÓRIOS DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ADOPÇÃO DO RESPECTIVO REGULAMENTO CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE FLUXOS MIGRATÓRIOS DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ADOPÇÃO DO RESPECTIVO REGULAMENTO Os Ministros responsáveis pela segurança da Comunidade de Países de Língua

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 194/IX SOBRE A CONSTITUIÇÃO EUROPEIA

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 194/IX SOBRE A CONSTITUIÇÃO EUROPEIA PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 194/IX SOBRE A CONSTITUIÇÃO EUROPEIA Considerando o Relatório sobre os Trabalhos da Convenção sobre o Futuro da Europa e sobre o Projecto de Tratado que estabelece uma Constituição

Leia mais

Portaria n.0 994/99, de 5 de Novembro

Portaria n.0 994/99, de 5 de Novembro Reforma do Tesouro Público Portaria n.0 994/99, de 5 de Novembro No\ termos do disposto no n." 2 do artigo 40." do regime da tesouraria do Estado, aprovado pelo Decreto-Lei n." 191199, de 5 de Junho, as

Leia mais

ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS. ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7

ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS. ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7 ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7 ANEXO ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 11 título i Ordem dos Advogados 11 capítulo i

Leia mais

Guia Prático > > > Pág. 257

Guia Prático > > > Pág. 257 Guia Prático > > > Pág. 257 Nota Introdutória O novo regime introduzido pelo Decreto-Lei n. o 38/2003, de 8 de Março, vulgarmente designado por Reforma da Acção Executiva, constitui uma profunda inovação

Leia mais

JUSTIÇA LENTA, JUSTIÇA DISTANTE, JUSTIÇA CARA. A - Especialização para qualidade da Justiça e reforma do mapa judiciário?

JUSTIÇA LENTA, JUSTIÇA DISTANTE, JUSTIÇA CARA. A - Especialização para qualidade da Justiça e reforma do mapa judiciário? JUSTIÇA LENTA, JUSTIÇA DISTANTE, JUSTIÇA CARA A - Especialização para qualidade da Justiça e reforma do mapa judiciário? A realidade tornou-se demasiado complexa para que a dominemos por completo, tornando

Leia mais

Senhores coordenadores, docentes, auditores e funcionários do CEJ Minhas Senhoras e Meus Senhores

Senhores coordenadores, docentes, auditores e funcionários do CEJ Minhas Senhoras e Meus Senhores Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Senhora Ministra da Justiça Senhora Procuradora-Geral da República Excelências Saúdo ainda e especialmente Suas Excelências o Presidente do Supremo Tribunal

Leia mais