Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral HISTÓRIA 6º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral HISTÓRIA 6º ano"

Transcrição

1 Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral HISTÓRIA 6º ano NOME: IMPRIMA AS FOLHAS. RESOLVA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO OU FOLHA DE FICHÁRIO; OS TESTES PODERÃO SER RESPONDIDOS NA PRÓPRIA FOLHA DE QUESTÕES; TODAS AS RESPOSTAS DEVERÃO SER MANUSCRITAS E A CANETA; A PROVA DE RECUPERAÇÃO SÓ PODERÁ SER FEITA MEDIANTE A ENTREGA DESSE ROTEIRO CONCLUÍDO. BOM ESTUDO!!! 1- Leia o texto e responda as questões: A História estuda fatos relativos aos [seres humanos] ao longo do tempo. O desenvolvimento das sociedades, a transmissão do conhecimento e da cultura, a construção e sucessão das civilizações e os acontecimentos anteriores aos fatos atuais são temas históricos que fazem par te da cultura da humanidade. [...] O termo historia vem do grego e significa "conhecimento por meio da indagação ou investigação". Por isso, o historiador deve ser crítico em relação aos fatos que estuda. É parte do ofício observar que as sociedades mudam com o tempo. [...] Apesar de a História concentrar o seu estudo em um tempo e lugar determinados, o historiador deve ter conhecimento geral que proporcione a ele um contexto amplo. Por exemplo, antigamente ensinava-se História do Brasil sem conexão com a História mundial. Hoje, as duas são ensinadas simultaneamente. Tudo o que permite reconstituir os acontecimentos e as formas de vida do passado é fonte histórica. As fontes materiais são monumentos, vestígios arqueológicos, documentos etc. Já as fontes imateriais são tradições, costumes, lendas e mitos. A História relaciona-se com diferentes ciências, de acordo com seu objeto de estudo. As ciências humanas, como Sociologia e Antropologia, são as mais próximas da História. Mas outras ciências também podem contribuir. A Biologia, por exemplo, pode auxiliar quem estuda a história da medicina. A Arqueologia, a Epigrafia (interpretação das inscrições), a Numismática (estudo das moedas) e a Papirologia (estudo dos papiros egípcios e grecoromanos) ajudam pesquisadores de História Antiga. Já quem se dedica à História Medieval usará como ciências auxiliares a Heráldica (estudo de brasões), a Diplomática (estudo de documentos) e a Paleografia (leitura de escrituras antigas). [...] Americano, Paula. "Quando crescer, vou ser...historiador!". In: Ciência Hoje das Crianças, ano 14, n Rio de Janeiro: SBPC, outubro/2001, p

2 a) De acordo com o texto, quais dos temas históricos fazem parte da cultura da humanidade? b) Como era ensinada a História do Brasil antigamente? E nos dias de hoje? c) Explique o que é uma fonte ou documento histórico mostrando exemplos de documentos escritos e não escritos. ] d) Qual a origem do termo História e o qual o significado dessa palavra? 2- Estudamos em sala de aula que o conceito de história tem um significado mais completo que a palavra. Baseado nesses estudos explique o significado do conceito de História: 3- Por que é importante estudar a História? 4- Quem são os historiadores? 5- Por que os historiadores podem ser chamados investigadores? 6- Qual o papel do historiador quando ele encontra uma fonte histórica? 7- Esses profissionais estudam o passado das sociedades, assim como outros. Mas, ao contrário de seus colegas, eles usam principalmente os documentos históricos para fazerem suas pesquisas. Identifique abaixo a alternativa que indica corretamente qual profissional está sendo citado acima: a) Detetive b) Arqueólogo c) Historiador d) Sociólogo 8- Leia o texto e responda as questões: Sítio arqueológico e um local no qual grupos humanos que viveram antes do início de nossa civilização (no período pré-histórico ou não) deixaram algum vestígio e testemunhos de suas atividades: Ferramentas, pinturas, sepulturas, marca de seus passos, fósseis, objetos de arte ou utilitários, ruínas de construções, etc. As pesquisas realizadas nesses sítios são feiras pelos arqueólogos que possuem técnicas para coordenar as escavações do terreno e fazer a identificação e datação dos vestígios encontrados. O estudo de um sítio arqueológico é minucioso e, em muitos casos, pode ser bem demorado. No Brasil existiam, no ano de 2008, sítios arqueológicos catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), mas somente seis sítios eram tombados e recebiam proteção sistemática para sua preservação: Sambaqui do Pindaí (em São Luiz, no Maranhão; Parque Nacional da Serra da Capivara (em São Raimundo Nonato, no Piauí); Inscrições Pré-Históricas do Rio Ingá (No município de Ingá, na Paraíba); Sambaqui da Barra do Rio Itapitangui (em Cananéia, São Paulo); Lapa da Cerca Grande (em Motozinhos Minas Gerais); e a Ilha do Cmpeche (em Florianópolis, Santa Catarina). A região da Lapa Vermelha, em Minas Gerais (no município de Lagoa Santa, a 40 km de Belo Horizonte), é apontada atualmente como um dos mais importantes sítios arqueológicos do continente americano. Lá foram encontrados importantes vestígios pré-históricos, especialmente um fóssio humano de cerca de onze mil anos conhecido com o Luzia, que aponta para novas teorias da evolução e ocupação das Américas pelos seres humanos.

3 a) Baseado na leitura do texto acima defina o que é sítio arqueológico. b) Quais os tipos de vestígios são possíveis encontrar nesses locais? c) Explique a profissão de arqueólogo mostrando a sua importância para a História. d) Quais as diferenças entre o trabalho de um historiador e de um arqueólogo? 9- Para facilitar os estudos os pesquisadores organizaram o tempo em períodos. Estabeleceram alguns marcos históricos. Qual é o principal marco histórico do mundo ocidental? 10- Como a criação do ser humano é explicada pelo criacionismo? 11- Sobre o evolucionismo responda: a) Quem criou essa teoria? b) Quando ela começou a ser divulgada? c) Qual a base dessa teoria? 12- Os Arqueólogos são muito importantes para o trabalho do historiador. Assinale a descrição que corresponde ao trabalho desse profissional: a. São cientistas que estudam o passado das sociedades a partir dos vestígios materiais. b. Especialistas em desvendar mistérios, muitas vezes criminosos, provocados por autores não identificados. c. Estudam o passado usando como principal material o documento histórico. d. Estudam o passado, usando a adivinhação como principal objeto de pesquisa. 13- As alternativas abaixo indicam os principais conceitos utilizados pelos historiadores para a construção de uma ciência histórica, exceto: a. Tempo cronológico e tempo histórico. b. Instituto do patrimônio histórico, artístico e cultural. c. Divisão dos períodos históricos. d. Fontes e memórias históricas. 14- Observe o mapa abaixo e responda as questões: a) De acordo com suas observações do mapa explique a teoria que tem como base a passagem por terra usando o território onde hoje é o Alasca.

4 b) Ainda usando suas observações no mapa acima, explique a teoria que tem como base as navegações pelo pacífico. c) Qual das duas teorias é mais aceita pelos cientistas e qual argumento eles usam para justificar que essa teoria é a correta? 15- Por que o Paleolítico é chamado de Idade da Pedra Lascada? 16- Escreva as características principais dos homens do Paleolítico. 17- Relacione o desenvolvimento da agricultura à formação das primeiras aldeias da história da humanidade. 18- Como surgiu a metalurgia e qual foi a importância dela para os seres humanos? 19- Além dos fósseis, quais descobertas fazem da África o berço da humanidade? 20- Como os primeiros habitantes do Brasil garantiam sua sobrevivência? 21- Explique o surgimento do comércio e da escrita. 22- Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica? a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos. b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo. c) Os homens aprenderam a controlar o fogo. d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros. e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos. 23- Leia o texto abaixo e responda as questões: "Interrogado sobre o governo, Confúcio respondeu: 'O governo é aquilo que é justo: por outras palavras, governar é retificar o povo'. O governante ideal é, portanto, aquele que cumpre bem seus deveres e conduz os homens à prática da virtude e à perfeição do espírito de tal maneira que haja uma harmonia perfeita: 'Que o príncipe seja príncipe; o súdito, súdito; o pai, pai; o filho, filho'." Mário Curtis Giordani. A China. In: História da Antigüidade oriental.petrópolis: Vozes, s.d. p a) Para Confúcio, qual é a função do Estado? b) Quais são as qualidades do governante ideal? c) Explique a frase final do texto. 24- Estudamos que no território onde hoje está a atual Índia também viveram civilizações que estão entre as mais antigas do mundo. Onde surgiram as primeiras cidades da Índia? Cite pelo menos duas características dessas cidades:

5 25- Qual a importância do Rio Amarelo na formação da civilização Chinesa? 26- O que são dinastias e como elas se relacionavam com a História Chinesa? 27- Quais foram as principais inovações ocorridas no Japão Antigo durante o período Yayoi? 28- Escolha qualquer uma das 3 grandes civilizações do extremo oriente que estudamos (Japão, China ou Índia) e escreva sobre suas características religiosas e divisão da sociedade: 29- Na civilização indiana, a estrutura social passou a ser organizada por meio do sistema de castas. Sobre esse sistema, é correto dizer que: a) os indivíduos passavam a pertencer a determinada casta a partir do momento em que era iniciado em rituais de purificação religiosa. b) os indivíduos estavam associados a castas de acordo com o seu nascimento. c) as castas eram definidas de acordo com o desempenho militar. d) as castas não tinham nenhuma relação com o sistema religioso hindu. e) nenhuma casta se considerava superior à outra. 30- Os cereais constituem as mais importantes culturas agrícolas da China. Entre os principais, destacam-se: a) o arroz e o milho b) o arroz e o trigo c) o arroz e a cevada d) o arroz e a aveia e) a cevada e o girassol

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta.

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a utilidade da História?

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis.

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis. COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA Organize uma rotina de estudos. Comece o quanto antes. Organize seu tempo para o estudo da

Leia mais

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares O legado dos nossos antepassados Prof. Leonardo Machado Palhares Periodização da Pré- História Paleolítico (2 milhões de anos a, aproximadamente, 12000 a.c.) : nome de origem grega (Palaiós- antigo; lithos=

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a) aluno(a), Esta

Leia mais

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL

O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL O BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES HISTÓRIA PRÉ-CABRALINA DO BRASIL Capítulo 10 BRASIL ocupação entre 15 a 40 mil anos Número de habitantes quando os portugueses aqui chegaram 4 a 5 milhões de nativos Sítios

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. DL - DOMÍNIO DE LINGUAGENS H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Leia mais

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Ensino Fundamental 2 Nome N o 6 o ano História Prof. Caco Data / / Ficha 5 OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL Norberto Luiz Guarinello I. Orientações: Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e explique a sua

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia e História ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA: O planeta Terra e sua superfície. Os

Leia mais

HISTÓRIA. Fundamentos da História: tempo, memória e cultura Parte 1. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Fundamentos da História: tempo, memória e cultura Parte 1. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Fundamentos da História: tempo, memória e cultura Parte 1 Profª. Eulália Ferreira Para começar.. O que podemos dizer acerca do que se entende por História? Palavra grega conhecimento advindo de

Leia mais

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo?

1) Como quais finalidades os seres humanos criaram unidades de medida para marcar o tempo? ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 1 O pensamento histórico e a consciência do tempo OBS: Responda no seu caderno para posterior visto. Prezados alunos, O

Leia mais

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4 Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: Os Estudos

Leia mais

Aula 1 de 4 Versão Aluno

Aula 1 de 4 Versão Aluno Aula 1 de 4 Versão Aluno O QUE É ARQUEOLOGIA? Arqueologia é a ciência que busca entender as culturas humanas a partir do estudo do registro arqueológico, que é o conjunto de todos os traços materiais da

Leia mais

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza.

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza. 1 (Ufsm 2015) No período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse tempo, por volta

Leia mais

A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA. Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais

A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA. Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais A PRÉ-HISTÓRIA A PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA Paleolítico: Pedra Lascada Mesolítico: Pedra Polida Neolítico: Idade dos Metais UTENSÍLIOS DE PEDRA LASCADA Lascas cortantes UTENSÍLIOS DE PEDRA POLIDA Anzóis de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: Os Estudos Autônomos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 05 / 05 / 206 UNIDADE I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0

Leia mais

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu.

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu. Pré-História Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de 3.100 a.c., período em que a escrita surgiu. Os conhecimentos que temos da Pré- História são derivados de fragmentos obtidos

Leia mais

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 1º - 2017 04/04/2017 Temas 1. A arte na Pré-História 2. A Pré-História sul-americana

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.)

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 1,4 milhões

Leia mais

Aula8 AS DISCIPLINAS AUXILIARES. Petrônio Domingues

Aula8 AS DISCIPLINAS AUXILIARES. Petrônio Domingues Aula8 AS DISCIPLINAS AUXILIARES META Demonstrar a necessidade de se vincular ao trabalho do historiador ao conhecimento de outras disciplinas e ciências. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

Imagem 1 disponível em: Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014.

Imagem 1 disponível em:  Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014. 6º Fabiana Unidade I História Leia a letra da música de Lulu Santos: Como uma onda. Após a leitura dedicada, utilize a letra da música como ponto de reflexão para responder as questões 01 e 02. Pontuação

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia/História ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 5 / 2019 CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA O planeta Terra e sua superfície

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: (valor 1,0) 1 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

a) Pode-se dizer que existe um calendário mais certo do que outro? Justifique sua resposta. R.:

a) Pode-se dizer que existe um calendário mais certo do que outro? Justifique sua resposta. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Existem diversas formas de sentir

Leia mais

MARIA FLORES. Disciplina: HISTÓRIA

MARIA FLORES. Disciplina: HISTÓRIA MARIA FLORES Disciplina: HISTÓRIA Graduada em História - FEF- UFSCAR SP Graduada em Pedagogia- ULBRA Especialista em Geo-História UFSCAR-SP Mestrado em sociologia- UFAL AL (incompleto) Aluna: Direito na

Leia mais

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura

INSTRUÇÃO: Leia o texto com atenção e responda às questões 01,02 e 03: A agricultura Geografia 7º ANO - Ensino Fundamental II NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ADRIANA RODRIGUES ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: GEOGRAFIA NOTA: INSTRUÇÃO:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia/História - ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 5 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro. A origem

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplinas: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Nome: Nº Turma: Querido(a) aluno(a),

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 Professor Marcos Antunes A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 www.professoredley.com.br HIPÓTESES PARA EXPLICAR O POVOAMENTO DA AMÉRICA O Povoamento da América O crânio de Luzia, encontrado em Lagoa Santa

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 08 /05/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40

Leia mais

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C.

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C. PRÉ-HISTÓRIA Linha do tempo 500.000 ac 1789 d. C. 1453 d. C. Atualidade Arq. Pré-História identifica dividido em período Anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais 2 milhões

Leia mais

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA Os caminhos da historiografia O estudo e registro da história ganha a condição de ciência a partir do século XIX. Até o século XX, os historiadores acreditavam

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas 7º ANO - PCA 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N o :

Leia mais

O QUE É HISTÓRIA? História dos egípcios, dos gregos, dos romanos: Mudanças e permanências no modo de vida desses povos numa determinada época.

O QUE É HISTÓRIA? História dos egípcios, dos gregos, dos romanos: Mudanças e permanências no modo de vida desses povos numa determinada época. O QUE É HISTÓRIA? História dos egípcios, dos gregos, dos romanos: Mudanças e permanências no modo de vida desses povos numa determinada época. O QUE É HISTÓRIA? História da arte, da ciência, do futebol,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Carol Av. Trimestral 01/07/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

1) ESTREITO DE BERING: A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering.

1) ESTREITO DE BERING: A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering. 1) ESTREITO DE BERING: A América começou a ser povoada quando os primeiros grupos humanos vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering. Essa travessia ocorreu na ultima glaciação, período em que o

Leia mais

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série O que é Patrimônio Cultural? Patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à nossa identidade, nossas ações, costumes,

Leia mais

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização 7º ANO 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes caçadores

Leia mais

Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE HISTÓRIA

Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE HISTÓRIA Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2017. LISTA DE HISTÓRIA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

HISTÓRIA INDÍGENA AULA 2 ANTES DO BRASIL...

HISTÓRIA INDÍGENA AULA 2 ANTES DO BRASIL... HISTÓRIA INDÍGENA AULA 2 ANTES DO BRASIL... Evolução de hominídios I Pesquisas arqueológicas indicam que os seres humanos descendem de uma linha de primatas que viviam na região central da África. Existem

Leia mais

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas:

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: 1 o.semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 5 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. Por que o território dos países costuma ser dividido em porções menores, como estados e municípios? Observe o mapa a seguir

Leia mais

6º ano Ensino Fundamental 1º bimestre de ª Chamada PROVA MULTIDISCIPLINAR I Arte, Ciências, Geografia e História

6º ano Ensino Fundamental 1º bimestre de ª Chamada PROVA MULTIDISCIPLINAR I Arte, Ciências, Geografia e História Página1 COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO 6º ano Ensino Fundamental 1º bimestre de 2016 2ª Chamada PROVA MULTIDISCIPLINAR I Arte, Ciências, Geografia e História Aluno: Série: 6 º ANO

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016-6º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula programada (Por que estudamos História?) Páginas Tarefa 1 Lembrar o passado: memória e história 10 e 11 Mapa Mental 3 O tempo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 6 / 3 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI ÁREA DO CONHECIMENTO Linguagens Matemática Ciências Humanas 2 TEMA 1º Bimestre Conhecendo a nossa história. 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES.

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES. OS PRIMEIROS SERES HUMANOS, AS PRIMEIRAS SOCIEDADES. Você já se interessou em saber como surgiram o Universo, o planeta Terra, os seres humanos? Ao longo da História, criaram-se explicações que geralmente

Leia mais

Colette Swinnen. Ilustrações de Loïc Méhée. Tradução Hildegard Feist

Colette Swinnen. Ilustrações de Loïc Méhée. Tradução Hildegard Feist Colette Swinnen Ilustrações de Loïc Méhée Tradução Hildegard Feist Para minhas filhas, Cécile e Marianne Copyright 2008 by Actes Sud Graf ia atualizada segundo o Acordo Ortográf ico da Língua Portuguesa

Leia mais

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GEOGRAFIA 7º ano

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GEOGRAFIA 7º ano Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GEOGRAFIA 7º ano NOME: IMPRIMA AS FOLHAS. RESOLVA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO OU FOLHA DE FICHÁRIO; OS TESTES PODERÃO SER RESPONDIDOS

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

Aula 2: A Pré-história

Aula 2: A Pré-história Aula 2: A Pré-história Pré-História Surgimento do homem na Terra; Período aprox. 1 milhão de anos atrás a 4.000 a.c ; A origem do homem Darwinismo A vida na Terra evoluiu das espécies simples para as mais

Leia mais

Conceitos Iniciais Pré-História. Prof.ª Maria Auxiliadora

Conceitos Iniciais Pré-História. Prof.ª Maria Auxiliadora Conceitos Iniciais Pré-História Prof.ª Maria Auxiliadora Conceitos Iniciais Histor (grego) = Investigação = História História = Fatos ==//== Historiografia = Interpretação da história Cronologia Biênio

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: //2017 Professor: Fernanda/ Iuri 1º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA DE SANTA LUZIA

A PRÉ-HISTÓRIA DE SANTA LUZIA A PRÉ-HISTÓRIA DE SANTA LUZIA Marcos Paulo de Souza Miranda Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Cadeira nº 93. Patrono: Orville Derby De acordo com a historiografia tradicional,

Leia mais

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo?

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo? 6º História Carol Av. Mensal 27/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 Caro (a) aluno (a), É tempo de rever os conteúdos estudados durante o ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade III

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade III HISTÓRIA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade III HISTÓRIA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 O que é um Fato Histórico? Quando ultrapassa

Leia mais

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 NOTA 1. Por que os pré-históricos pintavam os animais nas paredes das cavernas? (1,0) a. Porque acreditavam

Leia mais

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo.

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. Capítulo 01 - A Arte na Pré-História 01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. R Na pág. 09, na caixa de texto. 02. Os artefatos

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados no ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

A Cultura Gastronômica. A alimentação como impulso transformador

A Cultura Gastronômica. A alimentação como impulso transformador A Cultura Gastronômica A alimentação como impulso transformador CASCUDO, 2007 apud SCHILERS Toda a existência humana decorre do binômio Estômago e Sexo. A Fome e o Amor governam o mundo. Problematização

Leia mais

História Amauri Roteiro RE/I 2º/ /06/2017 Valor da avaliação. Roteiro de Estudos 0,5

História Amauri Roteiro RE/I 2º/ /06/2017 Valor da avaliação. Roteiro de Estudos 0,5 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 6º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data História Amauri Roteiro RE/I 2º/2017 26/06/2017 Tema Valor da avaliação Roteiro de Estudos 0,5 NOTA

Leia mais

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade 1 Construção da Identidade Social 3 Pré-História 5 A importância da História 6 A contagem do tempo 7 Identificando os séculos 8 Fontes históricas 10 Os primeiros habitantes

Leia mais

Disponível em acessado em 15 de março de 2018.

Disponível em   acessado em 15 de março de 2018. 1. Observando os grafismos, assinale a alternativa CORRETA. a) Não havia animais nesse período específico. b) Essas manifestações culturais não podem ser consideradas arte. c) Nada sabemos sobre essas

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA

LOCALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO CONTEMPORÂNEA PRÉ-HISTÓRIA COMO ESTUDAR? Arqueologia Antropologia. Química (Carbono 14). História DEFINIÇÃO HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA: - Visão positivista da História. - Teleologia (evolucionismo linear). - Critério divisor:

Leia mais

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados 2.1 A origem do homem A evolução humana Explicações para o surgimento do homem: Religiosa: criacionismo. O homem foi criado por um ser supremo.

Leia mais

Ciências. Matemática Escrever a tabuada do 2 ao 9 no caderno e estudar. 12/02 Redação. Português Exercícios das páginas 17 a 22. Literatura.

Ciências. Matemática Escrever a tabuada do 2 ao 9 no caderno e estudar. 12/02 Redação. Português Exercícios das páginas 17 a 22. Literatura. TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 02 a 05 de fevereiro Ciências Pesquisa no caderno sobre Galileu ou Newton ou 10/02 Kepler. O que esse cientista pensava sobre a origem do universo? (mínimo 10 linhas) Matemática

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Capítulo 1 O que é história? Capítulo 2 A história, o empo e o espaço? Capítulo 3 O ser humano em busca de suas origens. 1. Defina os termos: a) Fontes históricas. b) Patrimônios históricos. HISTÓRIA 6º

Leia mais

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO 2016 2 Antonio Carlos Brolezzi IME-USP 1. AS FONTES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ANTIGA E MEDIEVAL Dificuldades especiais para estudar a matemática das civilizações

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE-CDS DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA DA SILVA ALVES SÉRIE: 2 º ANO DO ENSINO MÉDIO TEMA: CULTURA A Humanidade começou a produzir cultura por volta de 40 mil anos

Leia mais

História 4 o ano Unidade 8

História 4 o ano Unidade 8 História 4 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Associe as colunas. (A) Vila de São Vicente (B) Vila de São Paulo de Piratininga ( ) a produção de cana-de-açúcar não prosperou. ( ) tinha clima e solo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 2º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho e Giulia Beraldo Valor 30 Roteiro

Leia mais

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 1

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 1 1. Leia atentamente: Quando nos referimos a homens, devemos esclarecer que esse termo se aplica à nossa espécie, chamada de Homo sapiens sapiens, surgida apenas entre 180 e 190 mil anos atrás, bem como

Leia mais

3 (COVEST) A História é um profeta com olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que será.

3 (COVEST) A História é um profeta com olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que será. 1ª Série - História Prof. Pedro Wilson Aluno(a):...Turma:... O domínio do passado não implica uma imagem de imobilidade social. É compatível com visões críticas de mudança histórica, e certamente com a

Leia mais

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental O povoamento da América Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Pré-História e Antiguidade Das cavernas para o mundo Professor Isaac Antonio Camargo 1 1 DAS CAVERNAS PARA O MUNDO A Pintura Rupestre, assim denominada por por usar a rocha como suporte

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA 80 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA Curso:Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série/Período: 1º Ano Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente

Leia mais

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões.

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. 2 1. Sobre a conhecida Idade dos Metais, na transição entre a Pré-História e a História, é possível afirmar que a. foi

Leia mais

Critérios para atuação do IPHAN no licenciamento de loteamentos Lúcia Juliani

Critérios para atuação do IPHAN no licenciamento de loteamentos Lúcia Juliani Critérios para atuação do IPHAN no licenciamento de loteamentos Lúcia Juliani Arqueóloga Diretora da A Lasca Arqueologia O que são sítios arqueológicos? Sítios arqueológicos representam os remanescentes

Leia mais

"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 6º ANO Prof.ª: Angélica Disciplina: História Estudante :. No. ATIVIDADE TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" Questão

Leia mais

Conteúdos: - REVISÃO PARA PROVA BIMESTRAL. - RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Conteúdos: - REVISÃO PARA PROVA BIMESTRAL. - RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS. Conteúdos: - REVISÃO PARA PROVA BIMESTRAL. - RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS. OBJETIVO da aula: - DIALOGAR CONTEUDOS E QUESTÕES PARA APRIMORAMENTO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. 2 3 PRÉ-HISTÓRIA. DE ONDE VIEMOS?

Leia mais

Apresente as diferenças entre o trabalho do historiador e o de um contador de histórias.

Apresente as diferenças entre o trabalho do historiador e o de um contador de histórias. Instruções Instruções ENSINO FUNDAMENTAL História Conteúdos do 6º Ano 1º/2º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Evelin Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 07/04/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de 1 2 01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade I Continente Americano 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Assunto: Regiões Brasileiras.

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 A A Aula 2.2 Conteúdo Pré-História II. 3 A A Habilidade Entender as idades

Leia mais