O Uso de Plantas Medicinais na Comunidade do km 48 no Município de Curuça, Pará.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Uso de Plantas Medicinais na Comunidade do km 48 no Município de Curuça, Pará."

Transcrição

1 O Uso de Plantas Medicinais na Comunidade do km 48 no Município de Curuça, Pará. The Use of Medicinal Plants in the Community of the km 48 in Municipio of Curuça, Para ROSARIO, Ligia Paula Cabral do 1 ; MODESTO, John Clayton do Vale 2; MEDEIROS,Luciano Ramos de 3;OLIVEIRA,Maria de Nazaré Nascimento De 4; ALMEIDA, Manoel Rodrigues De Neto 5 1 IFPA- Campus Castanhal,ligia.agronomia@yahoo.com; 2 IFPA- Campus Castanhal,johnmodesto@hotmail.com;3 IFPA- Campus Castanhal;luciano_ses@yahoo.com.br;4 IFPA- Campus Castanhal,naza.agroifpa@gmail.com;5 IFPA -Campus Castanhal; m.rodriguesa.neto@hotmail.com Resumo Seção Temática: 8. Biodiversidade e Bens Comuns O objetivo desta pesquisa é de levantar dados referentes às plantas medicinais mais utilizadas pelos entrevistados da comunidade do Km 48, no município de Curuçá, Pará. O presente trabalho foi realizado a partir da aplicação de um questionário semiestruturado com abordagem qualitativa. O levantamento abordou questões referentes ao uso de plantas medicinais. As três espécies que mais se destacaram foram o boldo (55, 5%), hortelã (27,7%) e o mastruz (16,6%). A forma de preparo de uso mais freqüente foi o chá (72, 2%), seguida de decocção (16,6%). Os materiais vegetais eram provenientes de produção caseira (88, 8%), Os responsáveis pela transmissão do conhecimento tradicional eram os pais (55,5%), avós (16,6%) e vizinhos (5,5%). Parte da planta mais referida foi a folha (55,5%). A maioria dos entrevistados acredita que o tratamento com espécies medicinais seja eficaz. Palavras-chave: Consumo; Remédio caseiro; Transferência de conhecimento. Abstract: The objective of this research is to raise data relating to medicinal plants used by the interviewees of the community of the Km 48, in the municipality of Curuçá, Para. The present work was carried out from the application of a structured questionnaire with qualitative approach. The survey addressed issues relating to the use of medicinal plants. The three species that stood out were the boldo (55,5%), mint (27.7 %) and the mastruz (16.6%). The form of preparation of more frequent use was the tea (72,2%), followed by decocção (16.6 %). The plant materials were derived from production homemade (88,8%), The responsible for the transmission of traditional knowledge were parents (55.5%), grandparents (16.6 %) and neighbors (5.5 %). Part of the plant most was the sheet (55.5 %). The majority of those interviewed believed that the treatment with medicinal species is effective. Keywords: Consumption; Home remedies; Information transfer.

2 Introdução Os espécimes medicinais, na região amazônica, é o fundamental meio de tratamento de enfermidades para a maioria das populações pobres, devido às influências culturais e ao custo restritivo dos produtos farmacêuticos. Para um grande número de pessoas carentes da zona rural e urbana nessa região, as plantas medicinais proporcionam o único meio de tratamento disponível, tanto para as doenças menos graves quanto para as mais sérias (ELISABETSKY & WANNAMACHE, 1993). O conhecimento tradicional e o seu uso pelos povos tradicionais da Amazônia que possuem uma gama de conhecimento para suprir suas necessidades terapêuticas, assim como perpetuar essas praticas ao longo das gerações. Na Amazônia, a relação das comunidades locais com as plantas medicinais é baseada no conhecimento geracional. Este é caracterizado pela transmissão do conhecimento empírico pelas populações tradicionais, implicando assim na preservação cultural, étnica e religiosa para a difusão das práticas adquiridas com os antepassados. De acordo com Delwinget al. (2007) e Albuquerque e Andrade (2002), o conhecimento acumulado pelas comunidades tradicionais, a partir da utilização das plantas, tem contribuído como poderosa ferramenta das quais desenvolvimentistas e conservacionistas podem se valer no planejamento de metas para manutenção e conservação dos recursos genéticos vegetais. Nesse sentido, os estudos etnobotânicos assumem expressiva relevância em razão de contribuírem para visualizar a interface entre as comunidades e esses recursos genéticos. Nesse aspecto, a legitimidade do saber popular na Amazônia e despertar para o fato de que a ciência formal não é a única fonte autêntica de saberes constituem algo com significativa importância. Sobre essa questão, Moreira e Carmo (2004) defendem que os conhecimentos sociais e biológicos obtidos nos sistemas agrários tradicionais, bem como aqueles desenvolvidos pelas ciências agrárias convencionais, podem combinar-se para melhorar tanto os agroecossistemas

3 tradicionais como os modernos, a fim de torná-los mais ecologicamente sustentáveis. Metodologia O estudo foi realizado no município de Curuçá, com os moradores do km 48, localizado na mesorregião do nordeste Paraense, a 130 km da cidade de Belém no Estado do Pará. O levantamento das informações sobre as plantas medicinais foi realizado no período de dezembro a janeiro desse ano e teve como público alvo os moradores totalizando 24 pessoas. Foi concretizado por meio de entrevista previamente elaborada, que consistiu de um questionário semiestruturado com abordagem qualitativa definida Posey (1987). A observação participante auxilia o pesquisador na identificação e obtenção de provas a respeito de objetivos sobre os quais os entrevistados não têm consciência, mas que orientam seu comportamento (LAKATOS; MARCONI, 1996, p. 79). Os questionamentos abordaram as questões sobre plantas medicinais: as espécimes usadas, modo de preparo, a proveniência das plantas,a transmissão de conhecimento e a parte mais usada do vegetal. Resultados e discussões As plantas mais citadas foram o boldo (55,5%), hortelã (27,7%), mastruz e alfavaca com (16,6%) estão situadas próximas aos locais de moradia (sítios), são de pequeno porte (ervas e semi-arbustivas), facilitando assim o cultivo, tratos culturais, retirada das folhas e/ou outras partes da planta para a preparação dos remédios caseiros. A forma de preparo mais recorrente foi o chá com (72,2%) dos relatos, seguida de decocção (16,6%) e (11,2%) de pomada utilizada por eles. O uso do chá é amplamente difundido, pois é considerado de fácil e rápido preparo. Dados semelhantes foram encontrados no trabalho de Arnous et al. (2005) em uma de suas pesquisas referem-se ao preparo do chá das plantas medicinais e revelam o fato de que na maioria das vezes a planta é utilizada de forma errônea, pois só as partes duras (raiz, caule e casca) devem ser cozidas.

4 A obtenção das espécies, em sua maioria, provém da produção caseira (88,8%) e apenas (11,2%) realizam a sua aquisição com conhecidos. Segundo Pilla et al. (2006) verificaram ocorrência similar, onde (54%) das plantas medicinais utilizadas eram cultivadas nos quintais das casas. Essas informações chamam a atenção para a tradição do cultivo próprio de espécies medicinais, o que denota a valoração do hábito de ter acesso fácil ao medicamento natural para as enfermidades recorrentes. As entrevistas no município de Curuçá ocorreram com pessoas, sendo que as (64,6%) são as maiores detentoras do saber popular de uso das espécies e os homens (35,4%) possuem menor domínio em relação a esses espécimes vegetal. Ceolin et al. (2010) garante, que a predominância do sexo feminino confirma a importância das mulheres na difusão da informação entre as gerações e a responsabilidade pela execução do cuidado em saúde na família, usar das plantas medicinais. Dos entrevistados, (65,5 %) afirmam ter aprendido com seus pais sobre as plantas medicinais, (16,6%) com avós (10,5%) com vizinhos e outros totalizam (7,4%). No que diz respeito às partes das plantas usadas para fins medicinais, os entrevistados destacaram a folha, com (55,5%), como a parte mais utilizada da planta e as demais, como raiz e caule (16,6%) e outros como flores, frutos e sementes, totalizaram 11,3%. Resultados similares foram obtidos por Fontana (2009), em que houve predominância da utilização das folhas. Isso ocorre devido às folhas serem de fácil coleta e por estarem disponíveis a maior parte do ano Castellucci et al., (2000). Conclusões As plantas de uso mais freqüentes foram boldo, hortelã e mastruz. A principal forma de preparo foi o chá. As plantas utilizadas, em sua maioria, provêm da produção caseira. A parte da planta mais utilizada é a folha. A maioria dos entrevistados acredita nas potencialidades dos espécimes vegetais.

5 Referências bibliográficas: ARNOUS, A. H.; SANTOS, A. S.; BEINNER, R. P. C. Plantas medicinais de uso caseiroconhecimento popular e interesse por cultivo comunitário. Revista espaço para a saúde, v. 6, n. 2, p. 1-6, ALBUQUERQUE, U. P.; ANDRADE, L. de, H. C. Conhecimento botânico tradicional e conservação em uma área de caatinga no estado do Pernambuco, nordeste do Brasil. Acta Botânica Brasílica, v. 16, n. 3, p , CEOLIN, T, et al. "Plantas medicinais: transmissão do conhecimento nas famílias de agricultores de base ecológica no Sul do RS." Rev Esc Enferm USP 45.1 (2011): CASTELLUCCI, S.; LIMA, M.I.S.; NORDI, N.; MARQUES, J.G.W. Plantas medicinais relatadas pela comunidade residente na Estação Ecológica de Jataí, município de Luís Antonio - SP; uma abordagem etnobotânica. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 3, n. 1, 2000 p DELWING, A. B.; FRANKE, L. B; BARROS, I. B. I. de; PEREIRA, F. S.; BARROSO, C. M. A etnobotânica como ferramenta da validação do conhecimento tradicional: manutenção e resgate dos recursos genéticos. In: II Congresso Brasileiro de Agroecologia. Revista Brasileira de Agroecologia, v.2, n.1, ELISABETSKY, E.; WANNAMACHER, L The Status of Ethnopharmacology in Brazil. Journal of Ethnopharmacology. v. 38, p FONTANA, P.D. Levantamento etnobotânica nas Regiões Central e Periferias do Município de Guarapuava, Paraná. Universidade Estadual do Centro-Oestecampus CEDETEG Guarapuava-P R, 37 p., LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Técnicas de pesquisa. 3ª edição. São Paulo: Atlas, MOREIRA, R. de C.T.; COSTA, L.C. do B.; COSTA, R.C.S.; ROCHA, E.A. Abordagem Etnobotânica acerca do Uso de Plantas Medicinais na Vila Cachoeira, Ilhéus, Bahia, Brasil. Acta Farmacêutica Bonaerense, v. 21 n. 3, p , PILLA, M.A.C.; AMOROZO, M.C. de M.; FURLAN, A. Obtenção e uso das plantas medicinais no distrito de Martim Francisco, Município de Mogi - Mirim, SP, Brasil. Acta Botânica Brasileira. v. 20, n. 4, p , POSEY, D.A. Etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO, B. Suma Etnológica Brasileira. Etnobiologia. 2 ed. Petrópolis: Vozes/FINEP: 15-25, 1987.

NOTA TÉCNICA. Uso de plantas medicinais em assentamento no sertão Paraibano

NOTA TÉCNICA. Uso de plantas medicinais em assentamento no sertão Paraibano NOTA TÉCNICA Uso de plantas medicinais em assentamento no sertão Paraibano Katiana de Sousa Vale 1, Marília Hortência Batista Silva Rodrigues 3, Ednaldo Barbosa Pereira Junior 2 Resumo: O pressente trabalho

Leia mais

Saberes populares e uso de plantas medicinais pelos moradores do Bairro Jardim do Éden na cidade de Confresa-MT

Saberes populares e uso de plantas medicinais pelos moradores do Bairro Jardim do Éden na cidade de Confresa-MT Saberes populares e uso de plantas medicinais pelos moradores do Bairro Jardim do Éden na cidade de Confresa-MT comunicação oral pesquisa concluída André Alves Barbosa IFMT campus Confresa - andre.barbosa.ifmt@hotmail.com

Leia mais

PERFIL DE USO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

PERFIL DE USO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB PERFIL DE USO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB CAVALCANTE, Nayara Costa 1 ; LEITE, Lays Cristina dos Anjos 1 ; LIMA, Abymaelson

Leia mais

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Uso de Plantas para o Tratamento da Malária

Leia mais

ESTUDO DA ETNOBOTÂNICA DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO BÁSICO, NO MUNICÍPIO DE SUMÉ, PARAÍBA, BRASIL

ESTUDO DA ETNOBOTÂNICA DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO BÁSICO, NO MUNICÍPIO DE SUMÉ, PARAÍBA, BRASIL ESTUDO DA ETNOBOTÂNICA DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO BÁSICO, NO MUNICÍPIO DE SUMÉ, PARAÍBA, BRASIL Cleomária Gonçalves da Silva 1 ; Maria das Graças Veloso Marinho 2 ; Alexandre Flávio Anselmo 3 ; Adriana

Leia mais

1 Mestranda em Ciência Animal, Universidade Estadual do

1 Mestranda em Ciência Animal, Universidade Estadual do 1 LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS COM AÇÃO ANTIPARASITÁRIA EM CÃES, NO MUNICÍPIO DE BARRA DO CORDA,MARANHÃO. ETHNOBOTANICAL SURVEY OF PLANTS WITH ANTIPARASITIC ACTION IN DOGS, IN THE MUNICIPALITY

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PLANTAS MEDICINAIS A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PLANTAS MEDICINAIS Cleomária Gonçalves da Silva (1); Joelma Gomes da Silva (2); Carina Seixas Maia Dornelas (3) Universidade Federal de Campina Grande,

Leia mais

Uso, formas de uso e indicação de plantas medicinais utilizadas no Assentamento Santo Antônio no município de Cajazeiras PB

Uso, formas de uso e indicação de plantas medicinais utilizadas no Assentamento Santo Antônio no município de Cajazeiras PB Uso, formas de uso e indicação de plantas medicinais utilizadas no Assentamento Santo Antônio no município de Cajazeiras PB Use, forms of use and indication of medicinal plants used in the Settlement San

Leia mais

O ESTUDO DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECIMENTO DE MORADORES DE UMA ZONA URBANA, DE CAMPINA GRANDE-PB

O ESTUDO DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECIMENTO DE MORADORES DE UMA ZONA URBANA, DE CAMPINA GRANDE-PB O ESTUDO DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECIMENTO DE MORADORES DE UMA ZONA URBANA, DE CAMPINA GRANDE-PB Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga; Luan Matheus

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA Flávia Monique Sales Nobrega (1), Suetônio Júnior Ferreira de Sousa (2)

Leia mais

Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga; José Adeildo de Lima Filho

Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga; José Adeildo de Lima Filho PESQUISA ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS COMO INSTRUMENTO DE DIFUSÃO DA FITOTERAPIA: CONHECIMENTO DE ALGUNS MORADORES DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO MIGUEL-PB Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza;

Leia mais

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE DE DOENÇAS NOS MUNICIPIOS DE CRATO E NOVA OLINDA- CE

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE DE DOENÇAS NOS MUNICIPIOS DE CRATO E NOVA OLINDA- CE RESUMOS EXPANDIDOS Página 28 de 93 USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE DE DOENÇAS NOS MUNICIPIOS DE CRATO E NOVA OLINDA- CE Márcia Jordana Ferreira Macêdo 1 ; Maria Aurea Soares de Oliveira

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE QUINTAIS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS E MONTADAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO.

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE QUINTAIS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS E MONTADAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO. CONHECIMENTO POPULAR SOBRE QUINTAIS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS E MONTADAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Autor (1); Catarina Pereira Ribeiro Co-autor (1); Maria Tália Silva Luna

Leia mais

Cultivo e uso de plantas medicinais pelos moradores de Alto Boa Vista MT

Cultivo e uso de plantas medicinais pelos moradores de Alto Boa Vista MT Cultivo e uso de plantas medicinais pelos moradores de Alto Boa Vista MT Cultivation and use of medicinal plants by the inhabitants of Alto Boa Vista MT BARBOSA, André Alves 1 ; SANTOS, Waldenyr Rodrigues

Leia mais

Utilização de plantas medicinais pelos moradores da Agrovila Paraíso do Rio Preto, município de Vila Rica - MT

Utilização de plantas medicinais pelos moradores da Agrovila Paraíso do Rio Preto, município de Vila Rica - MT Utilização de plantas medicinais pelos moradores da Agrovila Paraíso do Rio Preto, município de Vila Rica - MT Use of medicinal plants by the in habitants of paradise Agrovila do Rio Preto, municipality

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO QUE HABITA NAS PROXIMIDADES DAS HORTAS COMUNITÁRIAS NA CIDADE DE PALMAS TO.

INVESTIGAÇÃO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO QUE HABITA NAS PROXIMIDADES DAS HORTAS COMUNITÁRIAS NA CIDADE DE PALMAS TO. INVESTIGAÇÃO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO QUE HABITA NAS PROXIMIDADES DAS HORTAS COMUNITÁRIAS NA CIDADE DE PALMAS TO. Paulo Vitor de Sousa Silva 1 ; Guilherme Nobre Lima do Nascimento 2

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SOBRE O CULTIVO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SOBRE O CULTIVO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SOBRE O CULTIVO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS Ana Carolina Bezerra (1); Luana da Silva Barbosa (1); Camila Firmino de Azevedo (3);

Leia mais

Plantas medicinais em quintais e suas utilidades no Sertão Paraibano. Medicinal plants in yards and its uses in the backlands of Paraiba

Plantas medicinais em quintais e suas utilidades no Sertão Paraibano. Medicinal plants in yards and its uses in the backlands of Paraiba Plantas medicinais em quintais e suas utilidades no Sertão Paraibano Medicinal plants in yards and its uses in the backlands of Paraiba SARMENTO, M. I. A. 1 ; AUGUSTO, J. 2 ; VALE, K. S. 1 ; NÓBREGA, E.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE

A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE VIEIRA 1, Alysson Emmanuel Neves Rodrigues FARIAS 2, Déborah Nóbrega de MACEDO 3, Morgana Neves RESUMO O projeto Quintais de Saúde está sendo desenvolvido

Leia mais

INVESTIGAÇÃO ETNOBOTÂNICA DAS PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NAS HORTAS COMUNITÁRIAS DE PALMAS - TO

INVESTIGAÇÃO ETNOBOTÂNICA DAS PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NAS HORTAS COMUNITÁRIAS DE PALMAS - TO INVESTIGAÇÃO ETNOBOTÂNICA DAS PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NAS HORTAS COMUNITÁRIAS DE PALMAS - TO Paulo Vitor de Sousa Silva 1 ; Guilherme Nobre L. do Nascimento 2 ; 1 Aluno do Curso de Enfermagem; Campus

Leia mais

Estudo sobre a utilização de plantas medicinais no município de Cabaceiras PB

Estudo sobre a utilização de plantas medicinais no município de Cabaceiras PB Estudo sobre a utilização de plantas medicinais no município de Cabaceiras PB Study on the use of medicinal plants in the municipality of Cabaceiras- PB CAVALCANTI, Rayza Morganna Farias 1 ; CAVALCANTI,

Leia mais

Brazilian Applied Science Review

Brazilian Applied Science Review 1104 Desenvolvimento de software com orientações sobre o uso de plantas medicinais mais utilizadas do sul de Minas Gerais Development of software with guidelines on the use of medicinal plants most used

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MULHERES INTEGRANTES DE UM GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DO JARDIM QUARENTA EM CAMPINA GRANDE/PB.

UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MULHERES INTEGRANTES DE UM GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DO JARDIM QUARENTA EM CAMPINA GRANDE/PB. UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MULHERES INTEGRANTES DE UM GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DO JARDIM QUARENTA EM CAMPINA GRANDE/PB. Patrícia Regina Cardoso de Almeida, Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

RESGATE A VALORIZAÇÃO DA SABEDORIA E A CULTURA POPULAR DE UMA FARMÁCIA VIVA

RESGATE A VALORIZAÇÃO DA SABEDORIA E A CULTURA POPULAR DE UMA FARMÁCIA VIVA RESGATE A VALORIZAÇÃO DA SABEDORIA E A CULTURA POPULAR DE UMA FARMÁCIA VIVA Maria das Neves de Sá Catão RESUMO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA uepb.edu.br As plantas pelas civilizações faz parte da cultura,

Leia mais

Uso e Conservação de Recursos Genéticos de Plantas Medicinais por Comunidades Rurais

Uso e Conservação de Recursos Genéticos de Plantas Medicinais por Comunidades Rurais Uso e Conservação de Recursos Genéticos de Plantas Medicinais por Comunidades Rurais Osmar Alves Lameira 1 Os recursos genéticos de plantas medicinais, hoje se constituem em um fator da maior importância,

Leia mais

LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA

LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA Cleomária Gonçalves da Silva 1 ; Maria das Graças Veloso Marinho 2 ; Alexandre Flávio Anselmo

Leia mais

Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA a

Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA a Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA 28.09 a 01.10.2015 Cultivo e comercialização de plantas medicinais por agricultores familiares na região de Monte Bonito - Pelotas, RS Top grown

Leia mais

Usos múltiplos de espécies nativas do bioma Cerrado no Acampamento Terra Firme, Uberlândia (MG)

Usos múltiplos de espécies nativas do bioma Cerrado no Acampamento Terra Firme, Uberlândia (MG) Usos múltiplos de espécies nativas do bioma Cerrado no Acampamento Terra Firme, Uberlândia (MG) Multiple uses of native species of the Cerrado biome on Camp Terra Firme, Uberlandia (MG) Kita, Ana Marcela

Leia mais

005 - IDENTIFICAÇÃO E USO DA ESPINHEIRA-SANTA

005 - IDENTIFICAÇÃO E USO DA ESPINHEIRA-SANTA Uso e Conservacao dos Recursos Naturais Monferrer 005 - IDENTIFICAÇÃO E USO DA ESPINHEIRA-SANTA (Maytenus Ilicifolia Mart. ex Reiss.) EM QUATRO COMUNIDADES DA UCPEL NO RIO GRANDE DO SUL: PELOTAS; PIRATINI;

Leia mais

TAVARES MARTINS, Ana Cláudia Caldeira¹; COSTA da, Jessica Caroline Mendes¹

TAVARES MARTINS, Ana Cláudia Caldeira¹; COSTA da, Jessica Caroline Mendes¹ Usos e benefícios das plantas em comunidades rurais de Capanema, Pará, Brasil Uses and benefits of plants in rural communities of Capanema, Pará, Brazil LUCAS, Flávia Cristina Araújo¹; LEÃO, Victor Miranda¹;

Leia mais

LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO NA LINHA 188, DA ZONA DA MATA RONDONIENSE

LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO NA LINHA 188, DA ZONA DA MATA RONDONIENSE LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO NA LINHA 188, DA ZONA DA MATA RONDONIENSE Wesley da Cunha Alves 1, Andre Gusmão de Jesus 1, Dalvan Possimoser 1, Wanderson Cleiton Schmidt Cavalheiro 1, Sylviane Beck Ribeiro

Leia mais

RESGATANDO O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS ENTRE OS ALUNOS DE EJA DO IFRN SANTA CRUZ

RESGATANDO O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS ENTRE OS ALUNOS DE EJA DO IFRN SANTA CRUZ RESGATANDO O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS ENTRE OS ALUNOS DE EJA DO IFRN SANTA CRUZ Leandro Pontes do Nascimento 1, Lourival Confessor De Oliveira Neto 1, Naiara Silva Faustino 1, Leandro Silva

Leia mais

Tema Gerador: Políticas Públicas e Conjuntura

Tema Gerador: Políticas Públicas e Conjuntura Etnoconhecimento sobre plantas medicinais: Perfil dos consumidores na comunidade do Tajaçuaba em São Luís MA Ethnoknowledge on medicinal plants: Profile of consumers in the community of Tajaçuaba in São

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 FENOLOGIA DE ESPÉCIES DE INTERESSE PARA

Leia mais

USO DE PLANTAS MEDICINAIS: CONHECIMENTO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE RESUMO

USO DE PLANTAS MEDICINAIS: CONHECIMENTO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE RESUMO USO DE PLANTAS MEDICINAIS: CONHECIMENTO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE Antonio Barros de Souza 1 Laura Hévila Inocêncio Leite 2 RESUMO O presente trabalho teve como objetivo resgatar informações sobre

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA ETNOBOTÂNICA ASSOCIADA AO MEL DE ABELHA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA, PARAÍBA

A UTILIZAÇÃO DA ETNOBOTÂNICA ASSOCIADA AO MEL DE ABELHA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA, PARAÍBA A UTILIZAÇÃO DA ETNOBOTÂNICA ASSOCIADA AO MEL DE ABELHA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA, PARAÍBA José Sebastião de Melo Filho¹; José Ozildo dos Santos¹; Rosélia Maria de Sousa Santos¹; Maria Carmem Batista

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia A PESQUISA ETNOBOTÂNICA COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA PERCEPÇÃO LOCAL SOBRE O MEIO AMBIENTE Larissa Santos de Almeida;

Leia mais

LEVANTAMENTO DO USO DOS RECURSOS FLORESTAIS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JAMIL JEREISSATI-ACRE

LEVANTAMENTO DO USO DOS RECURSOS FLORESTAIS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JAMIL JEREISSATI-ACRE LEVANTAMENTO DO USO DOS RECURSOS FLORESTAIS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JAMIL JEREISSATI-ACRE Quétila Souza Barros 1 ; Augusto César Gomes Nagy 2 ; Eliane de Oliveira 3 ; Eduardo Pacca Luna

Leia mais

APLICAÇÕES DO MÉTODO DE VALORAÇÃO CONTINGENTE NO BRASIL: Um estudo de caso das regiões Norte e Nordeste

APLICAÇÕES DO MÉTODO DE VALORAÇÃO CONTINGENTE NO BRASIL: Um estudo de caso das regiões Norte e Nordeste APLICAÇÕES DO MÉTODO DE VALORAÇÃO CONTINGENTE NO BRASIL: Um estudo de caso das regiões Norte e Nordeste Leila Divina Cintra 1, Joana D arc Bardella Castro 2 1 Graduanda em Ciências Econômicas, Universidade

Leia mais

FITOTERAPIA NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

FITOTERAPIA NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL FITOTERAPIA NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL Roseli Turcatel Motter Centro Popular de Saúde Yanten Rua Maranhão, 1300 Caixa Postal 1005 Tel/fax: (45) 3264-2806 yanten@arnet.com.br CEP: 85.884-000 Medianeira

Leia mais

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO BENEFÍCIO NA MEDICINA TRADICIONAL, ASSOCIADO COM MEL DE ABELHA

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO BENEFÍCIO NA MEDICINA TRADICIONAL, ASSOCIADO COM MEL DE ABELHA O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO BENEFÍCIO NA MEDICINA TRADICIONAL, ASSOCIADO COM MEL DE ABELHA Marailze Pereira dos Santos (1); Leonardo Silva Pontes (2); Marcos Barros de Medeiros (3) Centro de Ciências

Leia mais

RELAÇÕES ETNOBOTÂNICAS NAS FORMAS E USOS DE ESPÉCIES VEGETAIS EM UMA COMUNIDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE URUCUIA NO NORTE DE MINAS GERAIS

RELAÇÕES ETNOBOTÂNICAS NAS FORMAS E USOS DE ESPÉCIES VEGETAIS EM UMA COMUNIDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE URUCUIA NO NORTE DE MINAS GERAIS RELAÇÕES ETNOBOTÂNICAS NAS FORMAS E USOS DE ESPÉCIES VEGETAIS EM UMA COMUNIDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE URUCUIA NO NORTE DE MINAS GERAIS Thamyres Sabrina GONÇALVES 1 sabrina5thamy@yahoo.com.br RESUMO: Território

Leia mais

O RESGATE DE SABERES DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DA BIOLOGIA

O RESGATE DE SABERES DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DA BIOLOGIA O RESGATE DE SABERES DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DA BIOLOGIA INTRODUÇÃO CARVALHO, E.G. de 1 JOAQUIM, W.M. 2 LOPES, K.A.R. 3 VELHO, N.M.R.C.de 4 O ensino de botânica tem enfrentado a falta de interesse

Leia mais

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE ESPÉCIES NATIVAS COM POTENCIAL PRODUTIVO DE FITOTERÁPICOS NA ZONA DA MATA RONDONIENSE

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE ESPÉCIES NATIVAS COM POTENCIAL PRODUTIVO DE FITOTERÁPICOS NA ZONA DA MATA RONDONIENSE LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE ESPÉCIES NATIVAS COM POTENCIAL PRODUTIVO DE FITOTERÁPICOS NA ZONA DA MATA RONDONIENSE Dalvan Possimoser 1 ; Andre Gusmão de Jesus 1 ; Sylviane Beck Ribeiro 1 ; Wanderson

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS UNIVERSITÁRIO CURITIBANOS CURSO DE CIÊNCIAS RURAIS MARINA GOETTEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS UNIVERSITÁRIO CURITIBANOS CURSO DE CIÊNCIAS RURAIS MARINA GOETTEN 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS UNIVERSITÁRIO CURITIBANOS CURSO DE CIÊNCIAS RURAIS MARINA GOETTEN LEVANTAMENTO DA ETNOFARMACOLOGIA/ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS NAS COMUNIDADES

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADE TRADICIONAL RIBEIRINHA. CUIABÁ MT

PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADE TRADICIONAL RIBEIRINHA. CUIABÁ MT PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADE TRADICIONAL RIBEIRINHA. CUIABÁ MT Rita Baldini da Costa 1 Bruna Gusmão Camilo 1 Aryele Messias Toro 1 Rubia Auxiliadora Corillo Munhões 1 Ediele Mayara do Vale Bastos 1

Leia mais

Projeto - Os saberes dos quintais: plantas que curam

Projeto - Os saberes dos quintais: plantas que curam Projeto - Os saberes dos quintais: plantas que curam Tema: Plantas Medicinais Público alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais. Justificativa: No Brasil, o termo quintais,

Leia mais

Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica. Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe

Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica. Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe FITOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Medicina Tradicional e Complementar Alternativa no Mundo A

Leia mais

ALGODOEIROS DE FUNDO DE QUINTAL DOS ESTADOS DO PARÁ E DO AMAPÁ

ALGODOEIROS DE FUNDO DE QUINTAL DOS ESTADOS DO PARÁ E DO AMAPÁ ALGODOEIROS DE FUNDO DE QUINTAL DOS ESTADOS DO PARÁ E DO AMAPÁ Vanessa Cavalcante de Almeida (Embrapa Algodão), Paulo Augusto Vianna Barroso (Embrapa Algodão / pbarroso@cnpa.embrapa.br), Joaquim Nunes

Leia mais

Levantamento das Espécies de Plantas Medicinais Utilizadas no Município de Quixadá- Ceará

Levantamento das Espécies de Plantas Medicinais Utilizadas no Município de Quixadá- Ceará Levantamento das Espécies de Plantas Medicinais Utilizadas no Município de Quixadá- Ceará Antônia Valéria Sousa Machado 1, Francisca Gleiciane Eloi da Silva 2, João Carlos da Costa Assunção 3, Ana Angélica

Leia mais

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE Luzanira de Souza Silva (1); Karoline Santos Venâncio (1); Eleneide Rodrigues de Moraes

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

PLANTAS MEDICINAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PLANTAS MEDICINAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cleomária Gonçalves da Silva 1 ; Alexandre Flávio Anselmo 2 ; Maria das Graças Veloso Marinho 3 ; Carina Seixas Maia Dornelas 4 Universidade Federal

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO. Plantas Medicinais. Ciências Vegetais EMENTA

IDENTIFICAÇÃO. Plantas Medicinais. Ciências Vegetais EMENTA COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA Km 47 da BR 110 Bairro Presidente Costa e Silva CEP: 59625-900 C. postal 137 Telefone (084)3315.1796 Telefax (084)3315.1778 e.mail: ppfsec@ufersa.edu.br

Leia mais

ESPÉCIES FORRAGEIRAS CULTIVADAS POR AGRICULTORES FAMILIARES NA AGROVILA TRÊS BOCAS, SANTA MARIA DO PARÁ, PARÁ.

ESPÉCIES FORRAGEIRAS CULTIVADAS POR AGRICULTORES FAMILIARES NA AGROVILA TRÊS BOCAS, SANTA MARIA DO PARÁ, PARÁ. ESPÉCIES FORRAGEIRAS CULTIVADAS POR AGRICULTORES FAMILIARES NA AGROVILA TRÊS BOCAS, SANTA MARIA DO PARÁ, PARÁ. Werlane Karine Nogueira de SOUSA* 1, Alaire Franco TAVARES 2, Ana Joyce Torres de OLIVEIRA

Leia mais

Cultivo e estudo de plantas medicinais. Introdução

Cultivo e estudo de plantas medicinais. Introdução 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Cultivo e estudo de plantas medicinais Braian Melo Rocha 1 ; Gabriel Lopes

Leia mais

A HORTA DA UATI NA VIDA DOS IDOSOS

A HORTA DA UATI NA VIDA DOS IDOSOS 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

HORTAS COMUNITÁRIAS E A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS

HORTAS COMUNITÁRIAS E A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS HORTAS COMUNITÁRIAS E A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS GT25 Interdisciplinaridade em CTS Klismam Marques dos Santos Maria Laura Martins Paulo Vitor de Sousa Silva Lúcia Helena Almeida Gratão Giuliana

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

NOÇÃO SOBRE FITOTERAPIA DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

NOÇÃO SOBRE FITOTERAPIA DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NOÇÃO SOBRE FITOTERAPIA DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Gabriele Fernanda da Conceição Santos¹; Pedro Augusto Tiburcio Paulino²; Carmem Lúcia de Arroxelas Silva³; Thayuanne

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CAMPO E NA CIDADE DE GOIOERÊ

A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CAMPO E NA CIDADE DE GOIOERÊ A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CAMPO E NA CIDADE DE GOIOERÊ Anderson De Vechi 1 ; Silvana Cassia Hoeller 2. RESUMO O motivo principal do estudo do tema foi buscar esclarecer como a população tem

Leia mais

ENSAIOS E CIÊNCIA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AGRÁRIAS E DA SAÚDE

ENSAIOS E CIÊNCIA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AGRÁRIAS E DA SAÚDE ENSAIOS E CIÊNCIA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AGRÁRIAS E DA SAÚDE PLANTAS MEDICINAIS Uso e cultivo domiciliar no município de Bauru-SP Lilian Cristiane Pisano, Giovana de Azevedo Paiva, Gleice dos Santos Pizelli

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR IDOSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE EM LAGOA SECA PB

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR IDOSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE EM LAGOA SECA PB A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR IDOSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE EM LAGOA SECA PB Luana da Silva Barbosa, Ana Carolina Bezerra, Kaline Lígia Nascimento, Gabrielly Ketly

Leia mais

Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido

Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido 312 Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido School and Embrapa Program: From Students of Semiarid Josiel Bezerra dos Santos 1 ; Lícia

Leia mais

Seção Temática: Biodiversidade e Bens Comuns

Seção Temática: Biodiversidade e Bens Comuns Ferramentas participativas para diagnóstico da agrobiodiversidade e identificação de agricultores guardiões Participatory tools for agrobiodiversity diagnosis and identification of guardians FONSECA, Maria

Leia mais

Botânicos, Farmacêuticos e Químicos: Dialogando saberes no estudo da flora brasileira. Marcelo Guerra Santos

Botânicos, Farmacêuticos e Químicos: Dialogando saberes no estudo da flora brasileira. Marcelo Guerra Santos Botânicos, Farmacêuticos e Químicos: Dialogando saberes no estudo da flora brasileira Marcelo Guerra Santos Gottlieb em entrevista ao jornal Ciência Hoje (1988): o biólogo é treinado na observação quase

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

USO DE PLANTAS CONDIMENTARES E AROMÁTICAS POR AGRICULTORES DA REGIÃO DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE- SC

USO DE PLANTAS CONDIMENTARES E AROMÁTICAS POR AGRICULTORES DA REGIÃO DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE- SC USO DE PLANTAS CONDIMENTARES E AROMÁTICAS POR AGRICULTORES DA REGIÃO DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE- SC USE OF CONDIMENTAR AND AROMATIC PLANTS AND HERBS BY FAMILY FARMS OF ALTO VALE DO RIO DO PEIXE, SANTA

Leia mais

Seção Temática: Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico

Seção Temática: Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico Soberania alimentar e agroecologia na comunidade São Francisco/Uruá em Autazes/Am. Food sovereignty and agroecology in the community São Francisco do Uruá, Autazes\Am Seção Temática: Estratégias de Desenvolvimento

Leia mais

Biodiversidade. Sociobiodiversidade

Biodiversidade. Sociobiodiversidade Conceitos Biodiversidade Bio significa vida e diversidade significa variedade. Então, biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar

Leia mais

Extensão rural em Agroecologia como ferramenta para construção do conhecimento agroecológico no Amazonas baseada no diálogo de saberes

Extensão rural em Agroecologia como ferramenta para construção do conhecimento agroecológico no Amazonas baseada no diálogo de saberes Extensão rural em Agroecologia como ferramenta para construção do conhecimento agroecológico no Amazonas baseada no diálogo de saberes Extension in Agroecology as a tool to build the agro-ecological knowledge

Leia mais

Construindo pontes entre saberes

Construindo pontes entre saberes Construindo pontes entre saberes Características do enfoque científico convencional Reducionismo Mecanicismo Universalismo Agroecossistema como objeto de organização do conhecimento na pesquisa em

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA FRORICULTURA DA ZONA URBANA E PERIURBANA DE BELÉM. Apresentação: Pôster

DIAGNÓSTICO DA FRORICULTURA DA ZONA URBANA E PERIURBANA DE BELÉM. Apresentação: Pôster DIAGNÓSTICO DA FRORICULTURA DA ZONA URBANA E PERIURBANA DE BELÉM Apresentação: Pôster Caroline Silva Ferreira 1 ; Danielle Pereira Mendonça 2 ; Fernanda Beatriz Bernaldo da Silva 3 ; Roberta Aparecida

Leia mais

O ESTUDO DA HISTÓRIA DA AGRICULTURA COMO MEIO DE CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS GENÉTICOS

O ESTUDO DA HISTÓRIA DA AGRICULTURA COMO MEIO DE CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS GENÉTICOS 91 O ESTUDO DA HISTÓRIA DA AGRICULTURA COMO MEIO DE CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS GENÉTICOS Fabiciana da Hora de Cristo¹; Iara Cândido Crepaldi²; Roberto Lisboa Romão 3 e Willian Moura de Aguiar 4. 1. Bolsista

Leia mais

Palavras-chave: Erveiros. Produtos de uso tradicional. Ver-o-Peso.

Palavras-chave: Erveiros. Produtos de uso tradicional. Ver-o-Peso. ORIENTAÇÃO TÉCNICA AOS ERVEIROS DO MERCADO VER-O-PESO QUANTO AO PREPARO E USO RACIONAL DE PRODUTOS DE USO TRADICIONAL Christian Neri Lameira (FIBRA) RESUMO: O uso de plantas medicinais pela população mundial

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FITOTERÁPICOS EM COMUNIDADE URBANA JOÃO PESSOA, PB, BRASIL

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FITOTERÁPICOS EM COMUNIDADE URBANA JOÃO PESSOA, PB, BRASIL CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FITOTERÁPICOS EM COMUNIDADE URBANA JOÃO PESSOA, PB, BRASIL RESUMO BARBOSA 1, Maxwell BARBOSA 2, Murillo MENEZES 3, Ícaro OLIVEIRA 4, João Centro de Ciências Médicas - CCM /Departamento

Leia mais

LEVANTAMENTO DE FRUTÍFERAS NATIVAS PRESENTES EM QUINTAIS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO/RS

LEVANTAMENTO DE FRUTÍFERAS NATIVAS PRESENTES EM QUINTAIS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO/RS LEVANTAMENTO DE FRUTÍFERAS NATIVAS PRESENTES EM QUINTAIS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO/RS Julio Roberto Pellenz (1)*, Débora Leitzke Betemps (2), Rodrigo Ferraz Ramos (1), Vanessa Luiza Langer (1),

Leia mais

LEVANTAMENTO ETNOBÔTANICO DA PLANTA MEDICINAL Aloe vera L. NA COMUNIDADE SÃO GONÇALO BEIRA RIO, CUIABÁ, MT

LEVANTAMENTO ETNOBÔTANICO DA PLANTA MEDICINAL Aloe vera L. NA COMUNIDADE SÃO GONÇALO BEIRA RIO, CUIABÁ, MT LEVANTAMENTO ETNOBÔTANICO DA PLANTA MEDICINAL Aloe vera L. NA COMUNIDADE SÃO GONÇALO BEIRA RIO, CUIABÁ, MT Aryele Messias Toro¹ Rúbia Auxiliadora Corillo Munhões¹ Bruna Gusmão Camilo 1 Ediele Vale 1 Rita

Leia mais

Danilo Diego de Souza 1 ; Flávio José V. de Oliveira 2 ; Nerimar Barbosa G. da Silva 3 ; Ana Valéria Vieira de Souza 4. Resumo

Danilo Diego de Souza 1 ; Flávio José V. de Oliveira 2 ; Nerimar Barbosa G. da Silva 3 ; Ana Valéria Vieira de Souza 4. Resumo 103 Conservação de umburana-de-cheiro em Banco Ativo de Germoplasma... Conservação de umburanade-cheiro em Banco Ativo de Germoplasma na Embrapa Semiárido Conservation umburana de cheiro in the germplasm

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017 TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA DE AGRICULTORES FAMILIARES NO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO, CANDIBA-BA 1 Brisa Ribeiro de Lima 2, Elcivan Pereira Oliveira 2, Enok Pereira Donato Júnior 2, Felizarda Viana Bebé 3,

Leia mais

11799 - A busca pelo resgate do conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais no IFPA - Campus Castanhal

11799 - A busca pelo resgate do conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais no IFPA - Campus Castanhal 11799 - A busca pelo resgate do conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais no IFPA - Campus Castanhal The search for the rescue of traditional knowledge about medicinal plants in IFPA Campus

Leia mais

PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS ÁREA: AGROECOLOGIA CORRENTE CORRENTE NÃO CORRENTE NÃO CORRENTE

PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS ÁREA: AGROECOLOGIA CORRENTE CORRENTE NÃO CORRENTE NÃO CORRENTE TÍTULO Ação Ambiental DISPONÍVEL NO SETOR: ACERVO/ PERGAMUM Acta Agronómica Não consta no acervo Acta Amazonica Acta Biológica Paranaense Acta Botanica Brasilica Acta Scientiarum PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO DE PLANTAS NO SERTÃO DO MOXOTÓ, PERNAMBUCO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO DE PLANTAS NO SERTÃO DO MOXOTÓ, PERNAMBUCO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO DE PLANTAS NO SERTÃO DO MOXOTÓ, PERNAMBUCO Agda Soares de Carvalho (1); Adrianne Teixeira Barros (2) 1 Graduanda do Curso de Ciências Biológicas.

Leia mais

SEBASTIANI, Renata 1 ; FONTANETTI, Anastácia 2. Tema Gerador: Educação em Agroecologia

SEBASTIANI, Renata 1 ; FONTANETTI, Anastácia 2. Tema Gerador: Educação em Agroecologia Difusão do conhecimento agroecológico através da disciplina de Botânica Cultural e Medicinal para alunos de Ciências Agrárias e Licenciatura Dissemination of agroecological knowledge through the discipline

Leia mais

Eixo Temático ET Educação Ambiental

Eixo Temático ET Educação Ambiental 567 Eixo Temático ET-13-029 - Educação Ambiental A ETONOBOTÂNICA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E VIVÊNCIA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃOD E JOVENS E ADULTOS SOBRE A TEMÁTICA

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 ASPECTOS FENOLÓGICOS DO NONI Morinda citrifolia

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR E USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR REZADEIRAS DO SEMIÁRIDO

CONHECIMENTO POPULAR E USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR REZADEIRAS DO SEMIÁRIDO CONHECIMENTO POPULAR E USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR REZADEIRAS DO SEMIÁRIDO Alexandra Pereira da Silva (1) Cícera Firmina da Silva (2) Karla Samantha Cavalcanti de Medeiros (2) Flávia Beatriz de Oliveira

Leia mais

CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE ZOOTERÁPICOS POR MORADORES DE UM BAIRRO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB

CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE ZOOTERÁPICOS POR MORADORES DE UM BAIRRO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE ZOOTERÁPICOS POR MORADORES DE UM BAIRRO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB José Adeildo de Lima Filho; Romildo Lima Souza; Luan Matheus Cassimiro; Raphael de Andrade Braga Instituto

Leia mais

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CUIDADO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CUIDADO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CUIDADO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Tayse Gabrielly Leal da Silva (1) ; Evanilza Maria Marcelino (2) ; Ellen Tatiana Santos de Andrade (3)

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS FENOLÓGICOS DA ESPECÍE Croton sacaquinha

Leia mais

Diagnóstico do uso de plantas medicinais no Povoado Vila 16 no município de Augustinópolis TO

Diagnóstico do uso de plantas medicinais no Povoado Vila 16 no município de Augustinópolis TO Diagnóstico do uso de plantas medicinais no Povoado Vila 16 no município de Augustinópolis TO Juliana de Paula Alves 1*, Daiana Lima de Andrade 2, Adriane Pereira Barros 3, Fernando José Sousa Borges 4,

Leia mais

Revista Brasileira de Meio Ambiente

Revista Brasileira de Meio Ambiente OPEN JOURNAL SYSTEMS ISSN: 2595-4431 Revista Brasileira de Meio Ambiente, v.3, n.1. 054-059 (2018) Revista Brasileira de Meio Ambiente Lima, Santos & Oliveira Plantas Alimentícias e Condimentícias dos

Leia mais

A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RESUMO EXPANDIDO A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEREIRA, Djalma Silva¹; PEREIRA, Elisângela Gonçalves²; SANTOS, Jaqueline Silva² ¹Mestrando do Programa

Leia mais

ARBORIZAÇÃO COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA E DE MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE

ARBORIZAÇÃO COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA E DE MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE ARBORIZAÇÃO COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA E DE MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE Francisca Evelice Cardoso de Souza¹, Andreza de Melo Mendonça 2, Ingrid Kethyane Beserra Holanda 3, Breno Veríssimo

Leia mais

PERFIL SOCIOECONÔMICO DE AGRICULTORES FAMILIARES QUE CONSERVAM VARIEDADES TRADICIONAIS DE FEIJÃO NO NORTE E NOROESTE DE MATO GROSSO

PERFIL SOCIOECONÔMICO DE AGRICULTORES FAMILIARES QUE CONSERVAM VARIEDADES TRADICIONAIS DE FEIJÃO NO NORTE E NOROESTE DE MATO GROSSO VALIGUZSKI, A. L.; VALIGUZSKI, F. A.; LEITE, C. L.; BISPO, R.R.; SOUZA, S. A. M. Perfil Socioeconômico De Agricultores Familiares Que Conservam Variedades Tradicionais De Feijão No Norte E Noroeste De

Leia mais

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO EM PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - SIPLAM

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO EM PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - SIPLAM 1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO EM PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - SIPLAM SILVA, Camila Gonçalves (1) ; MAIA, Alzira Elisa Dantas (2) ; GUERRA, Rinalda de Araújo

Leia mais

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM ERAZO,Rafael de Lima ¹; PEREIRA,Henrique dos Santos ² 1 Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, ra-fa-erazo@hotmail.com;

Leia mais

PRINCIPAIS ESPÉCIES MEDICINAIS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE ENFERMIDADES, PELOS MORADORES DA AGROVILA PARAÍSO DO RIO PRETO, MUNICÍPIO DE VILA RICA MT

PRINCIPAIS ESPÉCIES MEDICINAIS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE ENFERMIDADES, PELOS MORADORES DA AGROVILA PARAÍSO DO RIO PRETO, MUNICÍPIO DE VILA RICA MT PRINCIPAIS ESPÉCIES MEDICINAIS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE ENFERMIDADES, PELOS MORADORES DA AGROVILA PARAÍSO DO RIO PRETO, MUNICÍPIO DE VILA RICA MT Noelle Dalmagro da Silva (1) ; Waldenyr Rodrigues dos

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS E AGROECOLOGIA: RESGATANDO VALORES TRADICIONAIS A APARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PLANTAS MEDICINAIS E AGROECOLOGIA: RESGATANDO VALORES TRADICIONAIS A APARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PLANTAS MEDICINAIS E AGROECOLOGIA: RESGATANDO VALORES TRADICIONAIS A APARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Renata Alves de Brito 1 ; Murilo Leonardo da Cunha 2 ; Maria do Socorro Souto Braz 3 1, 2 Universidade

Leia mais

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE HELMINTÍASES

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE HELMINTÍASES O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE HELMINTÍASES Danielle Feijó de Moura (1); Dayane de Melo Barros (1); Juliane Suelen da Silva Santos, Tarcísio Pereira Silva Gomes (2); Claudinelly Yara Braz dos

Leia mais