UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES DANÇA: INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO AMANDA LOBÔSCO PINTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES DANÇA: INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO AMANDA LOBÔSCO PINTO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES DANÇA: INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO AMANDA LOBÔSCO PINTO Orientador: Prof. Nelsom Jose de Veiga de Magalhães Niterói Junho/2005

2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES DANÇA: INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO Objetivos: Abordar essa temática analisando a dança como um suporte psicopedagógico, enfatizando a importância da estimulação corporal como desenvolvimento percepto - cognitivo e humano. Contribuindo para a socialização e realização pessoal.

3 Dedicatória Dedico este trabalho aos meus pais que foram educadores fundamentais nessa minha caminhada.

4 Agradecimentos À Deus que nunca me abandonou e está sempre presente em minha vida. À meus pais Lana e Carlos por terem me ensinado à valorizar o conhecimento e respeitar o próximo. Aos meus irmãos e namorado pelo apoio e paciência. Aos meus amigos, por compartilhar os momentos para essa importante conquista. À todos os professores que passaram pela minha história. À todas as pessoas que passaram por mim, com as quais aprendi muito. Muito obrigada!

5 Não nos importa o movimento pelo movimento, o gesto apenas por objetivos físicos. Nos importa o movimento integrado com a participação da alma: um corpo liberto, expresso em gestos, desenhando emoções no espaço, esculpindo o ar de prazer. José de Anchieta (apud Bregolatto, p.5, 2000)

6 RESUMO O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a dança e sua função para a educação. Apresentamos a dança como um recurso psicopedagógico, analisando a importância da obra de Henri Wallon para os aspectos da motricidade humana e explicando a relação entre história cultural do corpo e libertação corporal. Reconhecemos a Dança e Educação como uma aprendizagem com possibilidades de trocas culturais e ressignificação corporal, a partir de abordagens teóricas e práticas sobre um novo olhar para o corpo. Palavras-chave: dança e educação; recurso psicopedagógico; trocas culturais e ressignificação corporal.

7 METODOLOGIA A monografia aborda reflexões a partir de pesquisa teórica sobre o tema, sendo um estudo bibliográfico, apontando um Programa de Sugestões para desenvolver o trabalho de Dança na Escola.

8 SUMÁRIO 1 Introdução II A importância da obra de Henri Wallon para o estudo da motricidade humana 2.1 Aspectos da motricidade humana para Wallon Os estágios do desenvolvimento segundo Henri Wallon Wallon e a Educação III Corpo: Ação e Emoção 3.1 O Corpo como patrimônio que o homem possui e o Movimento como manifestação vital da pessoa humana IV Dança e Educação 4.1 Dança como instrumento psicopedagógico Sugestões para programa de dança na escola V Conclusão Considerações finais VI - Bibliografia 6.1 Bibliografia citada... 40

9 09 I Introdução Desde que iniciei o curso de pós-graduação em Psicopedagogia e um trabalho de dança (balé clássico) com crianças de 3 a 8 anos, me interessei em realizar o trabalho monográfico baseado no tema dança, enfocando a sua importância como um instrumento educacional, ou seja, psicopedagógico, para que se pense-a com novos olhares, permitindo um entrelaçamento entre corpo e mundo. Atualmente, a atividade física está mudando o seu enfoque de um trabalho puramente biológico, abordando pressupostos mais humanos ( dimensão psicológica, social, cognitiva e afetiva). Nesse sentido, passa-se a focar a relevância e o significado que o movimento tem para o ser humano, as possibilidades de as atividades motoras poderem oferecer retorno social para o indivíduo. Essa visão vem modificando a atuação profissional de atividades físicas. Hoje estamos repensando os valores educacionais, buscando subsídios para uma renovação pedagógica, uma educação que priorize a todos, que se preocupe em formar cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Mas a realidade educacional é bem diferente, essa filosofia só é encontrada em livros e leis educacionais. Como trabalhar a dança como suporte psicopedagógico?

10 10 Dentre inúmeras formas de trabalhar a atividade física, destacam-se os procedimentos utilizados na dança, pois esses possibilitam as crianças ampliarem suas experiências e explorarem seu próprio corpo, possibilitando melhora em seu desenvolvimento, afirma Cintra (2002). A dança propiciando criar, estimular novas situações de relacionamento de grupo, entretenimento e excitação, favorece também, o trabalho motor, ao realizar as coreografias e exercícios, e o trabalho mental, ao memorizá-los. Os gestos e os movimentos são construídos através de experiências sensoriais e representação do percebido, do vivenciado e do que é significativo. Estas vivências possibilitarão ao aluno o conhecimento do seu corpo, sentindo que é através deste que se comunica com o outro, percebendo que o corpo expressivo é que o contextualiza no mundo. A contribuição de Cintra (2002), mostra que toda criança, com ou sem retardo mental, precisa de estímulos para aprender a se arrastar, engatinhar, sentar, andar, falar. Só que os adultos, apesar de intuitivamente trabalharem nesse sentido, não se dão conta do que fazem. A cada brincadeira nova, a ida ao circo ou ao parque de diversões, a cada música que cantamos e dançamos, a cada atividade que realizamos, estamos estimulando-as e essa estimulação tem um efeito surpreendentemente bom. A dança sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de proporcionar-lhes a conscientização de que o que os move é interior, são os esforços, e não somente alavancas entre ossos e músculos e que ter direito à educação é ter direito de desejo e de movimento. Portanto, essa pesquisa, tem como objetivo analisar aspectos da motricidade humana e mostrar a importância da estimulação corporal como desenvolvimento percepto-cognitivo da criança e como desenvolvimento humano. Como também, investigar como ação corporal, ressaltada pela dança, poderá contribuir para a socialização e

11 11 realização social, auto-estima, expressão do corpo e dos sentimentos para o ser humano no seu desenvolvimento educacional e humano. Por fim, contribuir para que essa temática seja explorada no campo educacional. A partir desses questionamentos e do meu grande interesse pela arte de dançar, procuro primeiro, através de uma pesquisa teórica, buscar na obra de Henri Wallon a importância dos aspectos da motricidade humana e de sua contribuição para a educação, que será explicitada no primeiro capítulo. Já no segundo capítulo, dialogamos sobre o corpo histórico e a liberdade de atuação corporal. Enfatizando no terceiro capítulo, a possibilidade de integrar ao processo educacional a ação corporal, entendendo o valor da dança como instrumento psicopedagógico¹. No intuito de ajudar a refletir mais sobre essa questão, na conclusão, parto do pressuposto de que devemos repensar os valores educacionais e buscar subsídios para uma renovação pedagógica, na qual, propicie para nossos alunos uma educação que se preocupe à formar cidadãos capazes de socializar seus conhecimentos em função dos interesses coletivos, transformando-os e contribuindo para uma integração qualitativa ao meio social. ¹ Estratégia de ajuda que se situa na fronteira da psicologia e psicopedagogia. Sua área de atuação engloba as habilidades cognitivas, perceptivas, motoras, lingüísticas e os fatores emocionais que se inter-relacionam com o processo de ensino aprendizagem.

12 12 II - A importância da obra de Henri Wallon para o estudo da motricidade humana Henri Wallon foi um dos teóricos que tentou mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio, portanto, entende o desenvolvimento humano como um processo dinâmico. Essa concepção, chamada interacionista, busca explicar os processos pelos quais a criança raciocina e que estariam presentes na forma como ela se apropria de conhecimento. O interacionismo aborda o conhecimento produzido pelas interações do sujeito com o meio, os fatores internos e externos que se relacionam continuamente, formando uma complexa combinação de influências. Sabemos que os estudos científicos são produzidos a partir de um contexto político, econômico e cultural, e dessa forma, devemos pensar que esse autor viveu em um momento histórico, em uma determinada cultura e seus estudos não devem ser vistos como verdades definidas, devem ser analisados e podem ser questionados. Isto posto, vamos conhecer alguns dos principais pontos da teoria de Henri Wallon.

13 13 Henri Wallon ( ), nasceu em Paris, França, em Médico, psicólogo e filósofo, ao longo de sua carreira se aproximou cada vez mais da educação, apesar de sua teoria ser até hoje pouco divulgada nos meios educacionais. Desenvolveu vários estudos da neurologia, enfatizando a plasticidade do cérebro. Seu estudo contemplou os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligência, propondo uma pesquisa integrada do desenvolvimento, uma psicogênese da pessoa completa, como nos explica Galvão (1995). Sugerindo assim, o estudo da criança contextualizada com pilares metodológicos na teoria genética e na análise comparativa, recorrendo a campos de conhecimento como a neurologia, psicopatologia, antropologia e psicologia animal e método de pesquisa de observação pura, conhecendo a criança no contexto a qual está inserida. Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças. Participou ativamente das propostas de reforma do sistema educacional francês, notadamente, na coordenação do projeto Reforma do Ensino, conhecido como Langevin-Wallon que consiste num conjunto de propostas equivalente à nossa Lei de Diretrizes e Bases. Pode-se caracterizar sua abordagem como decorrente de uma visão epistemológica, psicogenética, biossocial, genética, marxista e dialética, relata Galvão (1993). Segundo Dantas (apud LA TAILLE, OLIVEIRA e DANTAS, 1992), a gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social, a sua teoria do desenvolvimento cognitivo considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo). O organismo é visto como condição primeira do pensamento, pois toda a função psíquica supõe um componente orgânico. Mas não é condição suficiente, o objeto de ação mental

14 14 vem de fora, do ambiente no qual o sujeito está inserido. O homem é determinado fisiológica e socialmente, sujeito às disposições internas e às situações exteriores. Nesse sentido, Henri Wallon (1970) reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança. O desenvolvimento da criança é marcado por contradições e conflitos, é descontínuo, modificando, transformando o seu comportamento em geral. Esse estudo, centrado na criança contextualizada, é resultado da maturação e das condições ambientais, pois marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas, provoca em cada etapa profundas mudanças nas anteriores. Percebemos assim que, a passagem dos estágios de desenvolvimento não se dá linearmente, por ampliação, mas por reformulação, instalando-se no momento da passagem de uma etapa a outra, crises que afetam a conduta da criança. Para Wallon, na visão de Fontes (2003), o indivíduo utilizando sua inteligência age sobre o meio, transformando o e sendo por ele transformado. O desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz dela, assim, os conhecimentos presentes na cultura contribuem para formar o contexto de desenvolvimento, que se dá de forma descontínua, por rupturas e retrocessos que são baseados com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Pois na teoria walloniana a emoção é a base da inteligência, é o primeiro vínculo social do indivíduo com o meio. A emoção é fisiológica, social e se transforma numa linguagem social e condiz com a personalidade do sujeito exemplo: o choro, através desse o bebê começa a ter contato com o ambiente que o cerca e com as experiências o contextualiza. A idéia walloniana é o que o ambiente e a criança influenciam-se reciprocamente e que cada criança estabelece um sistema próprio de relação com o meio, a cada momento. Isto

15 15 pode ser observado nas atividades em que ela se envolve, na forma como interage com os demais, no tempo que dedica a cada atividade, no significado que atribui a aspectos da situação, nos locais e objetos que seleciona para brincar. Cada meio ambiente estabelece determinadas condições (meios) de desenvolvimento para a criança e esta vai selecionar, dentre os elementos nele disponíveis, aqueles que seriam condições para a realização de seus objetivos, Wallon (1970). Percebida como marxista, significa que a natureza é anterior ao pensamento, a existência antecede o conhecimento tanto na história das espécies vivas como na gênese da criança. A dialética aqui ressaltada é uma disciplina da razão para apreender a realidade em seus eventuais conflitos e contradições, como o estudo das relações entre o biológico e o psíquico. O psiquismo, a consciência, é inexplicável sem seus determinismos que são de duas ordens: fisiológica e social. É indispensável conhecer os determinantes de toda a conduta, sem antes reduzir esta conduta a alguns determinantes, sejam eles fisiológicos ou sociais. É preciso também estudar a conduta, o fato psíquico, sendo preciso imaginar concretamente um dispositivo de observação. A criança no início do desenvolvimento não está empenhada na "construção do real" mas sim em constituir-se a si mesma, em explorar o corpo, em verificar os próprios limites físicos para só depois se entregar à exploração sistemática do mundo externo. O desenvolvimento da pessoa para Wallon (1970) não começa cognitivamente. Em quase todo o primeiro ano de vida a atividade da criança está voltada para a sensibilidade interna, a princípio visceral e depois afetiva. O período emocional corresponde ao predomínio da motricidade expressiva que a manifesta. Ante de modificar o ambiente físico, o movimento atua sobre o meio humano em forma de comunicação. O primeiro instrumento usado pela criança é o adulto e, neste sentido, ela é um ser social, afirma Dantas (apud LATAILLE, OLIVEIRA e DANTAS, 1992).

16 Aspectos da motricidade humana para Wallon Para Wallon (1970), a psicogênese da motricidade se confunde com a psicogênese da pessoa. Pois para o autor é através do ato motor que o ato mental se desenvolve. Na atividade muscular, Wallon (1970), identifica duas funções: a cinética e a postural. A cinética, é caracterizada pelo movimento visível, mudanças de posição corporal, exemplo: levantar de uma cadeira. Já a postural, caracteriza-se pela manutenção da posição assumida e pela mímica, estando ela ligada a gestos e a atividade intelectual. Ao mesmo tempo em que expressamos por gestos nossas reflexões, a função postural dá sustentação à atividade de reflexão mental, obtendo uma relação de reciprocidade, explica Fontes (2003). O ato motor cinético, a partir de domínio de signos culturais, tende a se reduzir e se interiorizar em ato mental, fortalecendo as funções intelectuais. Essa inibição do ato motor é caracterizada por Wallon em motricidade expressiva da mímica, para o autor é através da expressividade que o indivíduo atua sobre o outro. O movimento, inicialmente, conduz o pensamento. Assim é que, para Wallon (apud LA TAILLE, OLIVEIRAe DANTAS, 1992) o ato mental se desenvolve a partir do ato motor, passando em seguida a inibi-lo, sem deixar de ser atividade corpórea. Para Wallon (1970) o desenvolvimento tem seu início na relação do organismo do bebê recém-nascido, movimentos impulsivos, também chamados de descargas motoras, com o meio que as interpreta. Nesta fase distinguem-se apenas estados de bem-estar ou de desconforto. São as reações do ambiente humano, representado pela mãe, motivadas pela interpretação da mímica do bebê que permitem distinguir as emoções básicas, porém essa não é casual, é um recurso biológico da espécie que garante sua sobrevivência. Assim sendo, a dimensão motora dá condição ao organismo para o desenvolvimento da dimensão afetiva.

17 17 A criança atua primeiramente, não no mundo físico, mas no ambiente humano. A mobilização do outro se faz pela emoção. A vida psíquica é resultado do encontro da vida orgânica com o meio social. Esse processo de desenvolvimento está ancorado no desenvolvimento neurológico, como sua condição e limite. A maturação orgânica é considerada condição para o desenvolvimento e permite descrevê-lo em estágios sucessivos e integrados. 2.2 Os estágios do desenvolvimento segundo Henri Wallon Henri Wallon elaborou cinco estágios para o desenvolvimento infantil. Felipe (apud CRAIDY e KAERCHER, 2001) explica que a cada estágio de desenvolvimento infantil há uma reformulação e não simplesmente uma adição ou reorganização dos estágios anteriores, ocorrendo um tipo particular de interação entre o sujeito e o ambiente que é explicitado pelos seguintes estágios: IMPULSIVO EMOCIONAL (0-1 ANO) predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente; SENSÓRIO-MOTOR E PROJETIVO (1-3 ANOS) exploração do mundo físico predominando as relações cognitivas com o meio, e o termo projetivo, refere-se ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar; PERSONALISMO (3-6 ANOS APROXIMADAMENTE) ocorre a construção da consciência de si através das interações sociais e relações afetivas; CATEGORIAL (6-11 ANOS APROXIMADAMENTE) interesse pelo conhecimento e conquista do mundo exterior, maior visibilidade do aspecto cognitivo; e PURBEDADE E ADOLESCÊNCIA ( DOS 11 ANOS EM DIANTE) identidade autônoma ( discriminação dos limites de sua autonomia e dependência), maior nível de abstração. O estágio impulsivo-emocional, é primeiramente caracterizado pelo momento impulsional, que é quando o bebê estabelece relações internas e externas através da interação social. Sua vida psíquica começa a ser construída através de seus movimentos físicos, ordenando assim, sua relação com o outro, necessidade fisiológica

18 18 Os movimentos de equilíbrio, pressão e locomoção e as reações posturais irão traduzir meios de expressão e formas de comunicação mais elaboradas, garantindo assim a passagem para um segundo momento, caracterizado como momento emocional. Nessa fase, as transformações das descargas motoras em meio de expressão e comunicação estabelecem-se às expressões emotivas de dor, de tristeza e de alegria. A comunicação com o meio é feita através do choro, do sorriso, da raiva, da alegria entre muitos outros. A palavra afetivo é entendida como uma capacidade de satisfazer suas necessidades e solicitações. A partir daí, surge o início da vida psíquica, onde aparecem as primeiras representações mentais nas quais estarão embutidas as primeiras marcas de sua individualidade. Trata-se, portanto, de uma fase de construção do sujeito, predominando as relações emocionais do sujeito com o ambiente, a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva, Felipe (apud CRAIDY e KAERCHER, 2001). Para Wallon (1970), o tônus é a fonte da educação nas comunicações com o meio externo, porque é através dele que a criança consegue expressar suas emoções, erguendo-se ou relaxandose. Não podemos, contudo, esquecer de falar sobre as atividades circulares que são aquelas atividades repetidas que promoverão aprendizados importantes para a criança passar ao estágio sensório motor, como: olhar, pegar, andar etc. O estágio sensório-motor caracteriza-se pela investigação e pela exploração da realidade exterior bem como pela aquisição da aptidão simbólica e pelo início da representação., ocorre neste período uma intensa exploração do mundo físico. Há uma predominância da atividade de exploração, de manipulação, que põe a criança em contato com o mundo físico e, portanto, é predominantemente intelectual, voltada para um aspecto mais objetivo, é o momento em que a inteligência dedica-se a construção da realidade.

19 19 É essa ação motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das funções mentais, é uma fase de reconhecimento espacial dos objetos, de si mesma e de maior diversidade das relações com o meio. O movimento espontâneo se transforma aos poucos em gestos significativo. A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar. Segundo Dourado e Prandini (2000), no estágio sensório-motor, a criança realiza um extenso e diferenciado acordo entre as percepções e os movimentos. Esta relação em sua forma mais simples é o ato reflexo, ou seja, a uma determinada excitação corresponde um determinado movimento. Com a maturação neurológica, os reflexos são inibidos e a criança se torna capaz de realizar exercícios sensório-motores que conduzem a um duplo resultado: ligar o efeito perceptível aos movimentos próprios para produzi-los, e diversificar os movimentos e os efeitos possíveis. Coordenando mutuamente os campos sensorial e motor, completa-se o arranjo funcional da atividade conforme as suas atividades objetivas. A etapa projetiva é aquela que caracteriza a forma do funcionamento mental da criança, que ocorre quando o ato mental projetase em atos motores. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores se dá, portanto, a partir do desenvolvimento das dimensões motora e afetiva. É a comunicação emocional que dá acesso ao mundo adulto, ao universo das representações coletivas. A inteligência surge depois da afetividade, e a partir das condições de desenvolvimento motor, e se alterna e conflitua com ela, completa Dourado e Prandini (2000). Podemos dizer também que para Wallon (1970), outra forma que permite a exploração do mundo é a linguagem, sendo ela fator decisivo para o desenvolvimento psíquico da criança. A fala e a conduta representativa confirmam uma nova relação com o real, exemplo: ao falarmos a palavra carro para a criança, essa significará sem precisar ver o objeto. Para começarmos a explicar sobre o estágio do personalismo, é importante compreender que a sua tarefa central é a de que a construção do eu corporal é a condição para a construção do eu psíquico.

20 20 É a fase do enriquecimento do eu e da construção da personalidade, e também o momento em que a criança aprende a distinguir o que é seu com o que é do outro. Descoberta de si mesmo, como um ser diferente dos outros, construção da própria subjetividade por meio das atividades de oposição, expulsão do outro, e ao mesmo tempo de sedução, assimilação do outro, e de imitação. O interesse da criança é dirigido para as pessoas, predominando as relações afetivas. Há uma mistura afetiva e pessoal, que refaz, no plano do pensamento, a indiferenciação inicial entre inteligência e afetividade (FELIPE, apud CRAIDY e KAERCHER, p. 28, 2001). O estágio categorial é enfatizado pelo seu desenvolvimento intelectual. A diferenciação nítida entre o eu e o outro dá condições estáveis para a exploração mental do mundo físico, mediante atividades de agrupamento, seriação, classificação e categorização em vários níveis de abstração até chegar ao pensamento categorial. A organização do mundo físico em categorias bem mais definidas possibilita também uma compreensão mais crítica de si mesmo. Nessa fase devemos lembrar que a criança passa a ter pensamentos pares, que são aqueles que quando ela tem um pensamento próprio, sabe, porém, que outras pessoas podem ter pensamentos opostos ao dela. Mas, só a partir da emergência do pensamento categorial será possível à criança operar com um sistema de relações. O pensamento distinguirá novos planos, com a diferenciação do que pertence à realidade, ao mito, à religião, e estabelecerá hierarquia nas operações mentais (nomear, agrupar, comparar), preparando a segunda etapa deste estágio, que é quando a criança passa a se utilizar com mais segurança de categorias como instrumentos do pensamento para ordenar o mundo. Após os 9, 10 anos a formação de categorias intelectuais possibilita a criança a identificação, a análise, a definição e a classificação dos objetos ou das situações. Ela pode analisar as características dos objetos ou acontecimentos, fazer comparações e assimilações

21 21 sistemáticas e coerentes. Toma conhecimento a respeito de si própria e, cada vez mais, tem condições de se posicionar diante de situações conflituosas que emergem do meio. Imprime às suas relações com o meio uma maior visibilidade do aspecto cognitivo, completa Felipe (apud CRAIDY e KAERCHER, 2001). A criança mantém com o adulto e o mundo uma relação mais estável; porém, por volta dos 11, 12 anos, esse equilíbrio rompe-se bruscamente, instalando-se uma crise, a chamada crise da puberdade. Wallon (1970) constata que a puberdade é um fato biológico intimamente relacionado com os aspectos psicológicos e sociais do desenvolvimento. O estágio da puberdade e da adolescência separa a criança do adulto que ela tende a ser. Nessa fase ocorrem modificações fisiológicas que vem acompanhadas por transformações psíquicas. A exploração de si mesmo ocorre como uma identidade autônoma, mediante atividades de confronto, auto-afirmação, questionamentos, ao mesmo tempo em que se submete e se apóia nos grupos de pares, contrapondo-se aos valores, tais como, interpretados pelos adultos com quem vive. Domínio de categorias cognitivas de maior nível de abstração, nas quais a dimensão temporal toma relevos, possibilitando uma discriminação mais clara dos limites de sua autonomia e de sua dependência. O espírito de responsabilidade é definido com um sentimento que se deve desenvolver no adolescente, Wallon (1970). Portanto, Wallon (apud DOURADO e PRANDINI, 2000) ressalta que a evolução da espécie humana fez do homem um ser geneticamente social, desenvolvendo nele aptidões específicas. A função simbólica é a aptidão específica da espécie humana que se refere ao poder de encontrar, para um objeto, a sua representação e, para esta representação, um signo. O desenvolvimento deste potencial pela espécie tem na sua base a vida em sociedade que pressupõe objetivos comuns e necessidade de comunicação. Assim, o desenvolvimento da inteligência se processa em um organismo a priori capaz disso, dependendo para tanto de seu encontro com o meio social.

22 22 Para Wallon (apud FONTES, 2003) a função da inteligência reside na explicação e definição da realidade, que não será possível sem o uso da linguagem, instrumento e suporte indispensável aos progressos do pensamento. A relação dialética entre pensamento e linguagem é fundamental para a construção do conhecimento, e é através da linguagem que a emoção acessa e constrói a atividade intelectual. 2.3 Wallon e a Educação Quando a criança é pequena ela demanda proximidade, como pegar, apalpar, etc. - é a afetividade epidérmica. Já a demanda da criança na fase categorial refere-se mais ao plano intelectual, para que o adulto a ajude a compreender melhor o exterior é a forma cognitiva da afetividade. Na fase da adolescência, a demanda é priorizada pelo respeito às idéias, pela solidariedade, pela justiça é a exigência racional das relações afetivas. Wallon para Almeida (apud DOURADO e PRANDINI, 2000), afirma que o estudo da criança exige igualmente o estudo do meio ou dos meios em que ela se desenvolve. O meio é o conjunto mais ou menos duradouro das circunstâncias nas quais se desenvolvem as pessoas. A idade adulta será a integração dos resultados da passagem pelos vários estágios. Portanto, a responsabilidade da escola não é só pelo momento que acolhe o aluno; porque sua atuação tem reflexos posteriores. Para Almeida (apud DOURADO e PRANDINI, 2000), segundo Wallon o homem completo só é concebido em sua forma universal se ele tiver o poder de compreender, ponderar e escolher. Por isso, para o autor, uma educação humanista deve considerar todas as disposições que constituem o homem completo, mesmo estando desigualmente repartidas entre os indivíduos, pois qualquer indivíduo potencialmente pode se desenvolver em qualquer direção, a depender de seu aparato biológico e das condições em que vive.

23 23 O Projeto Langevin-Wallon ( apud DOURADO e PRANDINI, 2000) propunha uma educação integral do pré escolar até a universidade e tinha na sua gênese a preocupação com a formação dos valores éticos e morais, pois considerava a escola um espaço social adequado para tal. Visando uma educação preocupada com a formação geral sólida, para a autonomia, a cidadania e a orientação profissional, fundamentadas pelos princípios de justiça, igualdade e respeito à diversidade, o projeto sistematizou e sugeriu etapas consecutivas que priorizassem aspectos e necessidades específicas de cada faixa etária, respeitando o desenvolvimento afetivo, cognitivo de socialização e maturação biológica de cada indivíduo. Podemos dizer que, a escola como função primordial, deve dar acesso a cultura visando exercer as disposições que constituem o homem completo. Dessa forma, a cultura é função primordial da educação formal, pois ela é a expressão do florescimento das criações e das aptidões do homem genérico, universal, sejam manuais, corporais, estéticas, intelectuais ou morais, afirma Dourado e Prandini (2000). Wallon (apud DOURADO e PRANDINI, 2000) acreditava que todos deveriam ter oportunidades iguais, inclusive ao respeito à singularidade, e para isso seria necessário haver escola para todos onde cada um pudesse encontrar, segundo suas aptidões, todo o desenvolvimento intelectual, estético e moral que fosse capaz de assimilar. O autor compreende que:...o meio e a cultura condicionam os valores morais e sociais que a criança incorporará, e que devem ser cultivados os valores de solidariedade e justiça. Insiste na importância de o professor conhecer as condições de existência de seu aluno, para saber quais os valores que nela estão sendo cultivados, nos outros meios em que está imersa, e saber como cultivar aqueles que são seu objetivo: (WALLON, apud DOURADO e PRANDINI p. 10, 2000). De acordo com Vayer (1984): o desenvolvimento da criança, o que a criança é presentemente, é, em todos os casos, o resultado atual das relações e comunicações que estão sempre presentes e condicionam esse desenvolvimento: a pessoa da criança, isto é, seu corpo enquanto meio da relação, o mundo das outras pessoas, a realidade das coisas: (VAYER, P.17, 1984)

24 24 É através das relações mútuas do organismo e do meio que a imagem do corpo organizase como núcleo central da personalidade. A atividade motora e sensório-motora, à qual o indivíduo explora o meio, é essencial no seu crescimento. A prática da dança proporciona ao educando ampla consciência corporal em relação ao mundo e a sua evolução da criatividade, da liderança, da cooperação e de exteriorizar seus sentimentos. Devemos, então, considerar a dialética entre dança e educação, e sugerir a aplicação da dança, estudo central dessa pesquisa, como suporte ao desenvolvimento cognitivo-motor do aluno, mostrando que o corpo pode ser utilizado na aprendizagem. A pessoa possuindo amplo conhecimento sobre seu próprio corpo através da prática da dança, possibilitará buscar sua personalidade e garantirá uma consciência corporal sobre o seu mundo e o mundo do outro. Já compreendemos o desenvolvimento humano a partir da teoria de Henri Wallon, e ressaltamos que o ato mental se desenvolve a partir do ato motor, e que o movimento corporal está relacionado diretamente ao crescimento do indivíduo como forma de exteriorizar seus sentimentos. Agora, compreenderemos que os gestos e movimentos têm um significado cultural e se acrescentou ou modificou através da história social. Não é possível compreender o mundo, sem compreender a si próprio. Não é possível compreender o constante movimento deste círculo territorial que é a Terra, no qual cada um e tudo está inserido flutuando no universo, se não compreender que os órgãos dos sentidos viabilizam o processo que leva a pessoa a agir. (BREGOLATO, p. 39, 2000).

25 25 III O Corpo: Ação e Emoção O Corpo como patrimônio que o homem possui e o Movimento como manifestação vital da pessoa humana A intenção desse capítulo é mostrar que a AÇÃO CORPORAL tem o objetivo de envolver o indivíduo no seu mundo, a sua história é retratada no seu corpo. O corpo em movimento trabalhando e permitindo ser trabalhado, considerará o ser em sua totalidade, CORPO: AÇÃO E EMOÇÃO. Ao se pensar o corpo, podemos pensá-lo como puramente biológico como fez Vargas (apud DAOLIO, 1994, p.41), afirmando que todos os seres humanos possuem uma constituição biológica semelhante, composta por cerca de 50 trilhões de células, um esqueleto com cerca de 12 quilos e pouco mais de 200 ossos, um coração que bate numa velocidade de 60 a 80 vezes por minuto e que num século de trabalho constante terá batido quatro bilhões de vezes e bombeado 600 mil toneladas de sangue. Entretanto, não são essas semelhanças que definem o corpo

26 26 humano, pois segundo undo Daolio (1994), a natureza do homem não está restrita somente ao nível biológico, mas é eminentemente cultural. A partir desse fato, Geertz (apud DAOLIO, 1994, p.32) sustenta que a capacidade mental do homem, durante sua evolução, foi permitindo certos comportamentos culturais, como a utilização de ferramentas, o convívio social, o início da linguagem, que determinaram a evolução final do organismo humano. Dessa forma, a cultura, mais que conseqüência de um sistema nervoso estruturado, seria um ingrediente para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, podemos considerar que a espécie humana só chegou a se constituir como tal pela concorrência simultânea de fatores culturais e biológicos. É a perspectiva da cultura que dá o caráter de humanidade ao homem, sendo ela um mecanismo de controle ou um sistema organizado de símbolos significantes. Pode-se afirmar para Daolio (1994), que a natureza do homem é ser um ser cultural, ao mesmo tempo, fruto e agente da cultura. Geertz (apud DAOLIO, 1994) completa: Não dirigido por padrões culturais (...) o comportamento do homem seria virtualmente ingovernável, um simples caos de atos sem sentido e de explosões emocionais, e sua experiência não teria praticamente qualquer forma. A cultura, a totalidade acumulada de tais padrões, não é apenas um ornamento da existência humana, mas uma condição essencial para ela, a principal base de sua especialidade. (DAOLIO, 1994, p. 35) Inseridas essas colocações, torna-se difícil pensar a natureza humana como exclusivamente biológica e desvinculada da cultura, portanto é possível discutir o corpo como uma construção cultural, sendo o homem portador de especificidades culturais no seu corpo. Podemos dizer especificidades, porque cada sociedade se expressa diferente por meio de corpos diferentes, devido também, aos distintos padrões culturais e a singularidade do indivíduo.

27 27 Daolio (1994), enfatiza que o mesmo patrimônio biológico humano universal configurase de diferentes maneiras em virtude dos vários usos e dos diversos significados que cada grupo determinado vai conferindo ao corpo ao longo do tempo. Existe um conjunto de significados que cada sociedade escreve nos corpos dos seus membros ao longo do tempo, significados estes que definem o que é corpo de maneiras variadas. Sabendo que a cultura ordena o universo por meio da organização de regras sobre a natureza, Rodrigues (apud DAOLIO, 1994, p. 37) afirma que, o homem não consegue apreender o mundo tal como ele é em sua objetividade, por sua concepção estar limitada à sua humanidade, a forma como a sociedade treinou os órgãos dos sentidos dos seus indivíduos. Evidenciando, assim, que cada cultura pode enfatizar ou limitar um ou alguns sentidos. Isto posto, é imprescindível compreender a importância do controle do uso do corpo, não só como condição de humanidade, mas também pela construção da própria noção de corpo e natureza. Segundo Mass (apud DAOLIO, 1994, p.80), uma determinada forma de uso do corpo pode influenciar a própria estrutura fisiológica dos indivíduos. É necessário, então, entender os princípios, valores e normas que levam os corpos a se manifestar de determinada maneira. É preciso compreender os símbolos culturais que estão representados no corpo. Portanto, fica evidente que, o que importa é a forma como cada corpo é construído, cuidado, educado, concebido, valorizado, enfim, representado, conclui Daolio (1994). A psicomotricidade, representada nesse trabalho como contribuição para a socialização e realização social, auto-estima, expressão do corpo e dos sentimentos, direcionada para contribuição da formação de uma educação completa, atuará no corpo, implicando atuar na sociedade a qual esse está inserido. Considerando, assim, o homem como sujeito da vida social. Rodrigues (apud DAOLIO, 1994), conclui:

28 28 Tornar-se humano é tornar-se individual, individualidade esta que se concretiza no e por meio do corpo, (...) o mais natural, o mais concreto, o primeiro e mais normal patrimônio que o homem possui. Rodrigues (apud DAOLIO, 1994, p.36). Ao abordarmos a importância do conhecimento do próprio corpo, compreendemos que ele é o elo de contato com o mundo. Fonseca (1983), afirma que estudos biológicos por si só impossibilitariam a explicação do movimento global do ser humano, pois não pode ser explicado através dos ossos, das articulações e dos músculos. O corpo não é uma máquina posta em movimento por um psiquismo que habilita o cérebro. (FONSECA, 1983, p.10). Para o autor, o estudo do movimento exige a consideração da subjetividade que o realiza, temos que procurar as relações e os determinismos biopsicossociais que presidem à elaboração motora do ser humano. Isto posto, Fonseca (1983) relata: O homem não é um atlas de anatomia, nem as páginas de um tratado de fisiologia nos permitem perceber a execução de um movimento, a ciência analítica pode predizer os movimentos de uma máquina, mas não os movimentos do homem. Somente a posteriori se podem indicar os elementos que contribuíram para a realização do movimento. Não se pode esquecer que a causa do movimento está fora do indivíduo.(fonseca, 1983, p.11). Podemos compreender que o movimento é uma manifestação vital da pessoa humana, e o bom desenvolvimento mental aliado ao motor poderá levar o indivíduo à exploração do mundo exterior. As diferenças de ambiente familiar e meio social em que vive, definirão seu comportamento, o que vem a provar que cada um é único e deve ser respeitado.

29 29 Com esse fim, as influências no processo do desenvolvimento psicomotor vem mostrar a sua fundamental importância para os primeiros anos de vida de uma criança, tocando no ponto fundamental dessa pesquisa, pois se quisermos uma maturação normal na criança, é necessário promover um ambiente favorável, e ele é o âmbito familiar e escolar, assim estando atento para que a capacidade futura da criança não seja afetada, prejudicando sua aprendizagem da leitura e da escrita. Para continuarmos nosso estudo, devemos analisar a aplicação de um trabalho, no qual a dança, apresentada como instrumento psicopedagógico, visa desenvolver as habilidades motoras e cognitivas quanto resgatar valores culturais.

30 30 IV Dança e Educação 4.1 Dança como instrumento psicopedagógico Percebemos que existe relações entre certas alterações mentais e alterações motoras. O desenvolvimento de uma criança depende de sua capacidade de movimentar-se e experimentar sensações, portanto, o ato motor promove aprendizagens que facilitarão futuras aquisições básicas do indivíduo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) apontam a dança como um bloco de conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física, as Leis de Diretrizes e bases da Educação Nacional 9394/96 reconhecem a arte como disciplina curricular e o documento de Arte reconhece a dança como uma das linguagens artísticas a ser desenvolvida pelas escolas, nesse sentido, podemos dizer que a dança vem conquistando espaço na área de educação. Mas, ainda há uma carência de livros e artigos escritos em português que reflitam sobre uma nova fonte de conhecimento: a Dança- Educação.

31 31 Mas afinal o que é Dança-Educação? Apesar de pouco difundida no Brasil, tem se mostrado internacionalmente como uma nova área de conhecimento que busca unir duas áreas: Dança e Educação com objetivos em comum onde todas as pessoas podem experimentar o fascínio da arte dançante sem discriminação de raça, sexo, etc., em locais variados como praças, ruas e escolas, construindo e socializando conhecimentos e movimentos corporais, explica Cunha (1992). E a Dança-Educação no contexto escolar? Segundo Cunha (1992), a dança na escola não deve priorizar estilos que buscam a execução de movimentos corretos e perfeitos dentro de um padrão técnico imposto pelo professor. Deve, sim, partir do pressuposto que o movimento é uma forma de expressão e comunicação do aluno e para que este se torne um cidadão crítico, participativo e responsável precisará aprender a expressar-se nas diferentes linguagens, entre elas a corporal. Com oportunidade para conhecer e desenvolver sua auto-expressão, aprendendo a pensar em termos de movimento e adquirir o domínio do mesmo. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos nossos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o seu próprio desenvolvimento. É a partir dessa perspectiva que a dança, representada nessa pesquisa como mais uma possibilidade de tornar o indivíduo, seja ele uma pessoa com necessidades especiais ou não, atuará como um instrumento psicopedagógico para tornar esse sujeito mais alegre, criativo, autorealizado e com aprendizagem social ativa. Dessa forma, muitas aprendizagens podem depender da harmonia entre Dança/Educação, ressaltando que o corpo humano possui várias formas de linguagem e expressividade de seus sentimentos e sensações, com uma carga histórico-cultural herdada pelas gerações.

32 32 Nesse sentido, o processo educativo deve englobar todas as formas didáticas para auxiliar o aprendizado, enfatizadas nesse trabalho através da Dança, com objetivo de integrar e socializar, e também, como suporte para o desenvolvimento motor na aprendizagem. A dança na aprendizagem exigirá do professor dinamicidade, criatividade e muita pesquisa das vivências socioculturais, pois a dança, hoje, retrata as ansiedades, idéias, necessidades e interesses da nossa época, aliadas à forte necessidade do ser humano de extrapolar a sua essência em evasões positivas e significativas nas circunstâncias de sua vida real. (NANNI, p. 180, 2002). Ao se pensar em ações educacionais, é necessário desenvolver meios com intuito de melhor aprendizado ao encontro das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas. Aplicandoas, devemos observar: os alunos, as disponibilidades, as aceitações, o local a ser aplicado as aulas e o respeito ao curso (Dança) e desse às outras disciplinas. O papel da escola para esse trabalho deve ser de sustentação ao professor e alunos, na função de oportunizar a socialização do saber, permitindo que o aprendizado ocorra de todas as formas possíveis. É importante ressaltar que, as aulas de dança poderão perder sua importância se forem executadas somente como uma atividade de técnica de exercitação de habilidades ou perfomance. O processo criativo deve estar aliado a essas técnicas, e ao avaliar a aula, o professor deve respeitar as individualidades, participação, e os benefícios que a dança está promovendo para o aluno. A dança permite desenvolver valores físicos através dos movimentos corporais motores (saltos, corridas e outros) e psicomotores (corpo, emoção e ação), quando há movimentos de coordenação entre braços, pernas, cabeça e tronco. Também possui valores morais e

33 33 socioculturais trazidos pelas danças folclóricas. Traz também, valores mentais através da concentração e do raciocínio a partir das seqüências coreográficas, Bregolato (2000). O corpo pode realizar movimentos mesmo havendo limitações físicas, e nesses casos, seus benefícios também são terapêuticos. Portanto, dançar não é privilégio de alguns, mas um excelente método capaz de auxiliar na formação pedagógica e capaz de desenvolver em seus praticantes uma consciência corporal enquanto sujeito transformador do tempo e do espaço. A sensibilidade e a criatividade são subsídios para o professor trabalhar com alunos especiais, e isso, vai ensinar os demais alunos a participarem com eles nas atividades. A solidariedade é um princípio educativo que desenvolve o humanismo e que prepara a criança para a ação coletiva. A educação também pode contribuir para a formação de pessoas autoconfiantes, que acreditem em si mesmas. A possibilidade de atuar no mundo de forma significativa, ajuda a construir a sua realidade a dos outros. Saber que o que se vive é também obra da própria autoria, gera autonomia, o que dá muito mais significado à vida. (BREGOLATO, p. 31, 2000). Na escola, o ensino da dança visa ao processo corporal, criativo, autônomo e social. É de fundamental importância que haja um planejamento profundo e consciente dos objetivos a serem alcançados e que permitam ao aluno desenvolver sua personalidade através de conhecimentos, de suas habilidades, de seus comportamentos frente ao mundo que o cerca e da própria consciência corporal sobre as individualidades e limitações. Através das atividades de Dança, pretendemos que a criança evolua quanto ao domínio de seu corpo, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, novas formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. A variedade de atividades que a dança nos possibilita deverá permitir a máxima integração com os processos de ensino-aprendizagem a fim de estar atendendo aos objetivos gerais propostos,

34 34 criando oportunidades para a criança se expressar, se mover, ser criativa, espontânea e conviver com os colegas e com ela mesma, explica Verderi (1998). A dança, nessa perspectiva, pode ser utilizada como estratégia educacional, um fator de estimulação e educação. Abordando o sentido interdisciplinar, essa arte poderá viabilizar condições de facultar às crianças descobertas de suas possibilidades de movimentos, desenvolver necessidades de observação, compreensão e apreensão do mundo. Para Cintra (2002), a criança compreendendo o mundo, se relacionará melhor consigo, com os outros e com o ambiente. É importante ressaltar que o mundo da dança, até pouco tempo atrás, era um território só para os corpos perfeitos, "perfeitos" tanto no que se refere à ausência de deficiência física, quanto aqueles corpos definidos a partir do padrão exigido pelo balé clássico. Porém, esse trabalho além de mostrar a união entre dança e educação, amplia essa nova proposta para a educação especial, reconhecendo-a não só como instrumento pedagógico, mas também como suporte para a luta de uma educação inclusiva. E é nesse contexto que o corpo diferente vem se apresentado e novas propostas de trabalho vêm sendo elaboradas de modo a explorar e respeitar cada corpo. Considerando que a deficiência significa a antítese cultural do corpo saudável e apto, o que acontece quando uma pessoa com deficiência apresenta-se no papel de dançarino? Assistir a um corpo deficiente dançando nos força a ver com uma dupla visão e ajuda-nos a reconhecer que, enquanto uma perfomance de dança é calcada nas capacidades físicas de um dançarino, essa não é limitada por ele. A relação da dança com a deficiência é um extraordinário campo, por meio do qual podem ser exploradas as construções sobrepostas da habilidade física do corpo, subjetividade e visibilidade cultural. A criança, para Verderi (1998) necessita de experiências que possibilite o aprimoramento de sua criatividade e interpretatividade, atividades que favoreçam a sensação de alegria, que a

35 35 partir daí, ela possa retratar e canalizar o seu humor, seu temperamento, através da liberdade de movimento, livre expressão, e desenvolvimento de outras dimensões contidas no inconsciente. 4.2 Sugestões para programa de dança na escola O trabalho consiste, primeiramente, em o professor elaborar o objetivos propostos partindo das experiências dos próprios alunos, utilizando-os de forma lúdica como meio para a integração do grupo. Pois ao ingressar na escola a criança já traz consigo um conhecimento amplo a respeito de seu corpo, mas muitas vezes não o foi despertado, Cunha (1992). O professor, deverá saber aproveitar esses conhecimentos e a partir deles, promover novos conhecimentos mais complexos. O ritmo musical também deverá ser cuidadosamente selecionado, para que se possa introduzir movimentos fáceis de serem executados e de acordo com os objetivos a serem atingidos. É necessário, porém, observar a faixa etária e o nível de desenvolvimento motor dos alunos. Esses movimentos devem se aproximar dos movimentos executados pelos participantes no seu cotidiano. De acordo com Nanni (2002): a seleção dos conteúdos de uma perspectiva dinâmica de desenvolvimento harmônico voltado para o crescimento integral do aluno e que envolve área psicomotora afetiva, cognitiva ajustando e auto-realizando o aluno ao mundo em que vive, portanto, sua seleção deverá ser ajustada à realidade escolar. O conteúdo envolve: desenvolvimento de processos mentais; tratamento da informação. (...) a definição dos conteúdos são temas vitais no trabalho a ser realizado pelo professor junto com o aluno: (NANNI, 2002, p. 155).

36 36 Para a avaliação da dança como atividade escolar, deverá ser utilizado o método de observação a partir da descrição do comportamento motor por uma identificação dos padrões de movimentos estipulados anteriormente e a classificação das habilidades e perfomances processadas. O professor tem que saber explorar o potencial do aluno, possibilitando seu desenvolvimento natural e favorecer o despertar da criatividade, partindo, entretanto, do respeito as diferenças, valorização da participação de todos, e busca pela autoconfiança desafiando e estimulando a superação de seus próprios limites. Um programa que busque desenvolver a educação através da dança e do movimento teria grandes chances de ser bem sucedido se atingir metas tais como: a) desenvolver por meio do movimento a consciência de um indivíduo integral: corpo, mente e emoção centralizados; b) ampliar o repertório de movimento; c) facilitar o autoconhecimento corporal por meio da interação social; d) observar e analisar o movimento, e) promover a formação estética; f) favorecer que os participantes possam opinar sobre as atividades realizadas; g) buscar técnicas propícias, levando-se em conta a singularidade de cada corpo e h) produzir conhecimento a partir da experiência e divulgar. É sugerido que os professores que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais tenham ou desenvolvam as seguintes qualidades: a) estabilidade emocional; b) capacidade de relacionar/respeitar o aluno com necessidades educacionais especiais; c) senso de humor e habilidade para jogar/brincar; d) franqueza e honestidade; e) resistência e vigor.

Henry Wallon. Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa ARQUIVO VI

Henry Wallon. Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa ARQUIVO VI Henry Wallon Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia 2º período Profª Renatha Costa renathakcosta@gmail.com ARQUIVO VI 2016.2 A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social. O ser

Leia mais

Introdução à obra de Wallon

Introdução à obra de Wallon Henri Wallon Introdução à obra de Wallon A atividade da criança: conjunto de gestos com significados filogenéticos de sobrevivência. Entre o indivíduo e o meio há uma unidade indivisível. A sociedade é

Leia mais

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

TEORIAS DA APRENDIZAGEM TEORIAS DA APRENDIZAGEM Professora Mônica Caetano Vieira da Silva UNIDADE DE ESTUDO 08 HENRI WALLONS E A PSICOGÊNESE DA PESSOA Henri Wallon nasceu na França em 1879. Dedicou-se ao estudo da medicina, filosofia

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Mariana Roncarati Mestranda em Educação - UNIRio/ CAPES; Psicomotricista Uni-IBMR; Especialista em Educação Infantil PUC-Rio m_roncarati@hotmail.com

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos ORIENTAÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Modelo Mecanicista: o importante não é o que há dentro do organismo, senão

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Kamila Pimentel dos Santos Leila Márcia Azevedo Nunes Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas - UFAM Práticas Pedagógicas inclusivas

Leia mais

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena A RELAÇÃO FESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO CESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA; nayannalp@hotmail.com Orientador (a): Prof. Dra.

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA (3 A 5 ANOS) NA PERSPECTIVA DE HENRY WALLON.

AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA (3 A 5 ANOS) NA PERSPECTIVA DE HENRY WALLON. AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA (3 A 5 ANOS) NA PERSPECTIVA DE HENRY WALLON. Simone Galiani Milan. Gilza Maria Zauhy Garms. Faculdade de Ciências

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aisi Anne F. SILVEIRA 1 ; Sindynara FERREIRA 2 ; Gabriely FERREIRA 3 RESUMO Visto a relevância deste tema nos dias atuais, objetivou-se com este trabalho, um levantamento

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA

PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA Leila Maria de Souza Cavalcanti RESUMO: Com base em estudos sobre a temática, o presente artigo busca dissertar

Leia mais

HENRI WALLON. IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: - Editora:

HENRI WALLON. IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição:  - Editora: CURSO ONLINE DE PEDAGOGIA ESPÍRITA HENRI WALLON IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: www.ide.org.br - Editora: www.ideeditora.com.br HENRI WALLON Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Material Para Concurso Assunto: Resumo Referencial Curricular Nacional - RCN OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL São objetivos específicos da Educação Infantil de acordo com o Referencial Curricular Nacional

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens Movimento humano e linguagens A linguagem está envolvida em tudo o que fazemos, ela é peça fundamental para a expressão humana. Na Educação

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MARISA BELMUDES MARTINEZ Falar do processo de desenvolvimento cognitivo do homem é nos fazer refletir sobre nossa própria maneira de construir o conhecimento. Esse

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

OS EFEITOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

OS EFEITOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS OS EFEITOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS SILVA, Thayssa Lorrane Falce da 1 LEITE, Regina Aparecida de Almeida 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências

Leia mais

PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL

PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL ISBN 978-85-7846-516-2 PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL Evandro Camargo Email: evandrocamargo6@yahoo.com.br Danielle Nunes Lopes Email:

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Q U A D R O C O M P A R A T I V O D A S C O N C E P Ç Õ E S D E A P R E N D I Z A G E M Teóricos Piaget Vygotsky Wallom Dados pessoais Jean Piaget (1896 1980), pesquisador e filósofo

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS SOCIO-AFETIVO PSICO-MOTOR Estabelecer uma relação afetiva com base no seu desenvolvimento global; Favorecer a compreensão da sua relação com os outros;

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira PROJETO SEMANA DO BEBÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DESENVOLVIDA COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS NA ESCOLA FRANCISCO COELHO DA SILVEIRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA-PE Maria da Soledade Solange

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 1. Crescer a brincar ANO ESCOLAR 2016/2017

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 1. Crescer a brincar ANO ESCOLAR 2016/2017 Crescer a brincar Educadora de Infância: Daniela Caiado Auxiliares de Ação Educativa: Fátima Soares e Marlene Esteves ANO ESCOLAR 2016/2017 Página 1 de 5 Áreas Objetivos Estratégias Recursos Humanos e

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

Ar t e-e d u c a ç ã o

Ar t e-e d u c a ç ã o Ar t e-e d u c a ç ã o 99 100 1º Co n g r e s s o In t e g r a d o do Co n h e c i m e n t o: Vi d a, So c i e d a d e e Fu t u r o A p r á t i c a d o e n s i n o d e a r t e n a s a l a d e a u l a:

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME 1 AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME Heloisa Elesbão Sandra Mara Mayer Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC heloisaelesbao@bol.com.br Resumo:

Leia mais

Partir á descoberta!

Partir á descoberta! Partir á descoberta! TEMA:Partir á descoberta! EDUCADORA DE INFÂNCIA: Deolinda Alves AUXILIARES DE AÇÃO EDUCATIVA: Paula Santos e Ondina Gomes ANO ESCOLAR 2018/2019 Página 1 de 7 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS D 4.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE FACCAT

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Projetos I semestre GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil

Projetos I semestre GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil GA/B e G1/2 O SAPO CURIOSO - SONS E TEXTURAS Professoras Gislaine Esteves e Aline Brasil Usando a literatura como apoio, os grupos 1/2 e A/B adotaram o livro O Sapo Curioso para nortear o Projeto. O objetivo

Leia mais

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU O meu mundo! Educadora de Infância: Sofia Marques Auxiliar da ação educativa: Idalina Alexandre Auxiliar da ação educativa: Manuela Oliveira Página 1 de 5 INTRODUÇÃO O plano de atividades é, como o nome

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. OFICINA DE LUDICIDADE

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.  OFICINA DE LUDICIDADE OFICINA DE LUDICIDADE O QUE É LÚDICO?? O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE Cleysiele Ferreira Duarte, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), gleyzieleduarte@gmail.com PALAVRAS-CHAVE: Lúdico; Psicomotricidade;

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN

A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN Rondinelli S. Oliveira¹ Sapiens, rondinelli_oliveira@hotmail.com Étel Rógere da Silva² Sapiens, etel.rogere@yahoo.com.br

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Sergio Celio Klamt * Lilian Kelly Brizolla Isquierdo Gonçalves** 1 Eduarda Oliveira *** 1 RESUMO O presente

Leia mais

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS Yasmin Dolores Lopes / yasdelopes@gmail.com Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Leia mais

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA A visão de educação da Escola Sonho de Criança é de concepção humanista, já que valoriza o ser humano no desenvolvimento das suas potencialidades. Acreditamos

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANO SILVA CAROLINE PEREIRA DA SILVA FLÁVIA BARNER COUTO ISABELA JAPYASSU JULIANA RIGHI MARINA MARQUES Sequência didática abordando o conteúdo de Geometria

Leia mais

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Rosemeire Chagas Matias de Oliveira (Autor) meirebeatriz@hotmail.com Patrícia Formiga

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte LINGUAGEM, CORPO E ESCOLA: A INSERÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS CORPORAIS

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte LINGUAGEM, CORPO E ESCOLA: A INSERÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS CORPORAIS ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 103 A 107 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte LINGUAGEM, CORPO E ESCOLA: A INSERÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS CORPORAIS Sandra Salete

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 LUCIANA DE SALES ANTIQUEIRA PLANEJAMENTO ANUAL 2018 ILHA SOLTEIRA SP PLANEJAMENTO ANUAL Objetivos do CCI para 2018: Valorizar na criança o desenvolvimento de sua identidade e aceitação das diferenças (étnicas,

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Para que se possa compreender de forma mais ampla o tema da afetividade na educação infantil, entendemos que primeiramente faz-se necessário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE TRABALHO - GRUPO JACARÉ (2017) 1) Apresentação O agrupamento

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 4.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física para o 1.º Ciclo do Ensino

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

5. Como os Professores Percebem estes Alunos.

5. Como os Professores Percebem estes Alunos. 5. Como os Professores Percebem estes Alunos. Verificamos que existiam na totalidade das falas dos professores entrevistados, dois tipos de respostas que enfatizavam visões diferentes a respeito de como

Leia mais

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky Profa. Elisabete Martins da Fonseca Recapitulando... Em nossa última aula apresentamos as contribuições de Jean Piaget. Lançamos uma reflexão

Leia mais

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O APRENDER Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O conhecimento O Conhecimento é o resultado da relação de dois elementos básicos: Um sujeito conhecedor e um objeto conhecido É uma construção contínua,

Leia mais

TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul RESUMO

TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul RESUMO TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul Nairtavares12@gmail.com RESUMO O presente trabalho possui informações referentes à prática na Educação

Leia mais

OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO

OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO PAULO FREIRE, PIAGET, VYGOTSKY & WALLON 01. De acordo com Paulo Freire quando trata da importância do ato de ler, para a construção da visão crítica são indispensáveis: (A) Trabalhar

Leia mais

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais;

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais; IDENTIDADE E AUTONOMIA Samara da Silva Machado Silandra Badch Rosa Ulbra Cachoeira do Sul samarasilva_machado@hotmail.com RESUMO O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica:

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Para iniciar uma proposta de atividades para a área de conhecimento linguagem na perspectiva histórico-cultural vale ressaltar a importância

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE Sandra Regina RICCI Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás sandraricci@brturbo.com.br

Leia mais

SEMED São Luis-Ma.

SEMED São Luis-Ma. A LINGUAGEM MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL¹ Kátia Regina dos Santos Castro Coordenadora Pedagógica em Educação Infantil SEMED São Luis-Ma Katia.castro4@gmail.com.br

Leia mais

TÍTULO: O BRINCAR NO PROJETO O CÍRCULO DO AMOR E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

TÍTULO: O BRINCAR NO PROJETO O CÍRCULO DO AMOR E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL TÍTULO: O BRINCAR NO PROJETO O CÍRCULO DO AMOR E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Educação Física INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE

Leia mais

Projeto: Brincando Eu também Aprendo.

Projeto: Brincando Eu também Aprendo. VÁRZEA GRANDE MATO GROSSO Parceria: OSC- ASSOCIAÇÃO SOCIAL CIVIL ABAIUC- ASCA E EMEB SENHORA DIRCE LEITE DE CAMPOS Projeto: Brincando Eu também Aprendo. Introdução Durante muito tempo, a brincadeira no

Leia mais