Módulo 2 Seiso/Limpeza, Seiketsu/Asseio, Shitsuke/Disciplina, o 6º S Setsuyaku/Economia, o 5S no dia-a-dia e seus benefícios, exercícios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 2 Seiso/Limpeza, Seiketsu/Asseio, Shitsuke/Disciplina, o 6º S Setsuyaku/Economia, o 5S no dia-a-dia e seus benefícios, exercícios"

Transcrição

1 Módulo 2 Seiso/Limpeza, Seiketsu/Asseio, Shitsuke/Disciplina, o 6º S Setsuyaku/Economia, o 5S no dia-a-dia e seus benefícios, exercícios

2 Seiso Limpeza Conceito Sentido literal: retirar pó e sujeiras utilizando vassouras, aspirador, água, etc. Sentido do 5S: retirar pó e sujeiras utilizando vassouras, aspirador, água, deixando bem limpo. Não é só varrer por varrer. Não basta varrer tirando pó e sujeira: é importante que cada um, ao utilizar uma determinada máquina, ferramenta, instrumento, veículo, banco de dados, etc. o deixe na melhor condição de uso possível. Uma interpretação mais ampla do senso de limpeza considera os seguintes aspectos: não forçar (não utilizar uma máquina ou equipamento fora das suas especificações de projeto), não desperdiçar (não utilizar materiais e matérias primas além do necessário) e não variar (controlar com rigor o processo: temperatura, pressão, vazão etc.) de modo a ter qualidade de produto. Procedimento: 1 - Educar para não sujar 2 - Limpar instrumentos de trabalho após uso 3 - Conservar limpos mesas, gavetas, armários, equipamentos e móveis em geral 4 - Inspecionar enquanto executar a limpeza para garantir que fique bem limpo 5 - Descobrir e eliminar as fontes de sujeira Critério: só está limpo quando a limpeza ocorreu dentro do procedimento definido. Por exemplo: no ar condicionado não vemos a sujeira, a não ser depois de longo tempo. Mas como sabemos que suja, devemos planejar a limpeza.

3 Seiso Limpeza Como fazer Eliminar a sujeira, inspecionando para descobrir e atacando as fontes de problemas, é uma oportunidade de inspeção e de reconhecimento do ambiente. Seiso significa inspeção, zelo, a arte de tirar o pó. Cada pessoa deve limpar a sua própria área de trabalho e conscientizar o grupo para não sujar. O objetivo é manter o ambiente físico agradável. Mantenha tudo sempre limpo limpeza é forma de inspeção, ela possibilita a identificação de defeitos, peças quebradas, vazamentos, etc. O local de trabalho deve ser dividido em áreas de responsabilidade: cada um deve cuidar da sua área. Seguem algumas dicas para manter o ambiente continuamente limpo: Comece a observar a entrada da sua organização, que é o elo de ligação com a comunidade e logicamente com os clientes. Observe com atenção: A grama está cortada? Há lixo espalhado? O meio fio está pintado? O portão está com a tinta toda desbotada? Falta grama no jardim? Veja a imagem da sua organização pelos olhos do cliente. Realize diariamente a limpeza dos 3 minutos na sua área de trabalho.

4 Seiso Limpeza Como fazer O mais importante é não sujar! Evite a sujeira desnecessária. Lembre-se que ambiente limpo não é o que mais se limpa, é o que menos se suja! Limpar, lavar ou pintar o local de trabalho, corredores e banheiros (pisos, paredes, tetos, janelas, arquivos, armários, bancadas, máquinas, ferramentas e veículos) Providenciar lixeiras, cestos e cinzeiros em sua área de trabalho Solicitar à manutenção o conserto do que estiver quebrado Educar para não sujar Não permitir restos e detritos no chão

5 Seiso Limpeza Lista de verificação Após a implantação devemos verificar se não esquecemos de nada, e podemos perguntar à equipe: Paredes, teto, piso, máquinas, equipamentos estão limpos, isentos de poeira, cavaco, óleo, graxa, etc.? As instalações estão devidamente pintadas e identificadas? Existe poeira por trás ou por baixo dos objetos armazenados e dos móveis e utensílios? Existe vazamento de óleo ou produtos para o ambiente? Os equipamentos, móveis, etc. estão sempre sendo limpos após o uso? É boa prática estabelecer em cada local de trabalho um responsável pela limpeza, e que esta atividade seja realizada em rodízio por todos.

6 Seiso Limpeza Benefícios Causa boa impressão aos clientes Melhora a qualidade dos serviços Gera bem-estar pessoal O local de trabalho fica limpo e agradável Há redução de acidentes

7 Exercício cio Indique se é verdadeiro ou falso: 1 ( ) Não precisamos inspecionar a limpeza. 2 ( ) Uma interpretação mais ampla do senso de limpeza considera os seguintes aspectos: não forçar, não desperdiçar e não variar. 3 ( ) Conservar limpos suas mesas, gavetas, armários, equipamentos e móveis é dever do funcionário. 4 ( ) Objetos e documentos não devem ser guardados nos locais determinados após o uso. 5 ( ) A limpeza causa boa impressão aos clientes. 6 ( ) Limpar instrumentos de trabalho após o uso não é importante. 7 ( ) O pessoal responsável pela limpeza deve providenciar lixeiras e cestos para todas as áreas de trabalho. 8 ( ) Devemos limpar, lavar ou pintar o local de trabalho, corredores e banheiros (pisos, paredes, tetos, janelas, arquivos, armários, bancadas, máquinas, ferramentas e veículos).

8 Resposta do exercício cio Indique se é verdadeiro ou falso: 1 ( F ) Não precisamos inspecionar a limpeza. 2 ( V ) Uma interpretação mais ampla do senso de limpeza considera os seguintes aspectos: não forçar, não desperdiçar e não variar. 3 ( V ) Conservar limpos suas mesas, gavetas, armários, equipamentos e móveis é dever do funcionário. 4 ( F ) Objetos e documentos não devem ser guardados nos locais determinados após o uso. 5 ( V ) A limpeza causa boa impressão aos clientes. 6 ( F ) Limpar instrumentos de trabalho após o uso não é importante. 7 ( V ) O pessoal responsável pela limpeza deve providenciar lixeiras e cestos para todas as áreas de trabalho. 8 ( V ) Devemos limpar, lavar ou pintar o local de trabalho, corredores e banheiros (pisos, paredes, tetos, janelas, arquivos, armários, bancadas, máquinas, ferramentas e veículos).

9 Seiketsu Asseio Conceitos Sentido literal: manter as condições de trabalho favoráveis (físicas e mentais) para a saúde. Sentido do 5S: é a verificação de que o pensamento do 5S foi implementado ou não. Ou seja, é a verificação da implementação do 5S em toda empresa. É a verificação da excelência dos banheiros, sanitários, refeitórios, oficinas, escritórios, áreas operacionais, etc. Quando todas as áreas da organização estiverem bem limpas, diremos que a organização está asseada. Ao visitarmos uma empresa que atingiu o 5S nós a consideramos bonita e agradável. Procedimentos: 1 - Pensar e agir positivamente 2 - Manter bons hábitos e higiene pessoal 3 - Manter limpos e higienizados ambientes de uso comum 4 - Conservar o ambiente de trabalho com aspecto agradável 5 - Evitar qualquer tipo de poluição 6 - Melhorar as condições de trabalho Critério: não pode apenas estar limpo tem que parecer limpo.

10 Seiketsu Asseio Como fazer Conservar a higiene, tendo o cuidado para que os estágios da organização, ordem e limpeza já alcançados não retrocedam. Isto é feito através da padronização de hábitos, normas e procedimentos. Seiketsu significa padrões, ambientação, higiene, conservação, asseio. É a arte de manter em estado de limpeza. Padronização significa manter em estado de limpeza que, no contexto do 5S, inclui outras considerações, tais como: cores, formas, iluminação, ventilação, calor, vestuário, higiene pessoal e tudo o que causar uma impressão de limpeza. Manter condições favoráveis de saúde, no trabalho, em casa e pessoalmente refere-se à preocupação com a própria saúde em nível físico, mental e emocional. A aplicação do 3S citados anteriormente já faz com que o senso de saúde não seja abalado por outros aspectos que poderiam afetá-la. A padronização busca então manter os três primeiros Ss (organização, arrumação e limpeza) de forma contínua.

11 Seiketsu Asseio Como fazer A padronização, ou seja, a definição de métodos-padrão de trabalho é fundamental. Por exemplo: na pintura das paredes podem ser usados padrões de cores para cada setor ou para toda a empresa. A sinalização também é bastante importante: letras claras e grandes, pisos e tubulações pintados, marcas no piso de onde deve ficar as lixeiras, voltagem de cada tomada, indicadores de extintores de incêndio, definição do tamanho das setas que estão sendo utilizadas, tipos de etiquetas e corespadrão de máquinas. A partir do estabelecimento do que é certo, fica fácil para o funcionário saber o que está errado. As anomalias devem saltar aos olhos devido ao processo de padronização. Outros aspectos de padronização são o cuidado com a higiene pessoal, com o uniforme, etc. A folha de verificação deve refletir o padrão de cada área. A padronização busca criar um estado de limpeza. Não basta estar limpo é necessário também parecer limpo.

12 Seiketsu Asseio Como fazer Devemos definir qual o padrão ideal para o nosso ambiente de trabalho, buscando como objetivo a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Devemos nos preocupar com a ambientação, quebrando o peso da área de trabalho através de uso de aquários, plantas (auxiliam o relaxamento), salas para funcionários, paisagens... Em suma, tudo aquilo que possa contribuir positivamente para um bom ambiente. Esta é uma forma de desacelerar as pessoas. Manter tudo arrumado e limpo Mapear e eliminar fontes de risco Manter áreas comuns em excelentes conduções de higiene Cuidar da higiene pessoal Estar atento às condições de segurança e de saúde

13 Seiketsu Asseio Lista de verificação O local de trabalho é limpo, após a execução dos serviços, pelo próprios executantes? O ambiente é agradável para o trabalho? Há critérios para avaliação do 5S? Existe identificação no lado externo sobre o conteúdo do lado interno? Há quadros indicativos e decorativos nas paredes? Todos foram treinados? Todos obedecem as regras de segurança? Os uniformes estão limpos e bem passados? As condições sanitárias são excelentes? As mentes das pessoas estão em excelentes condições?

14 Seiketsu Asseio Benefícios Local de trabalho agradável Redução/ausência de acidentes e doenças Melhoria da qualidade de vida Pessoas mais saudáveis Melhoria na qualidade dos produtos e serviços

15 Exercício cio Indique se é verdadeiro ou falso: 1 ( ) Manter condições favoráveis de saúde no trabalho, em casa e pessoalmente não é obrigação do funcionário 2 ( ) A padronização busca manter os três primeiros Ss de forma contínua. 3 ( ) Os extintores de incêndio podem ser colocados em qualquer ambiente. 4 ( ) Deve-se manter as áreas comuns em excelentes condições de higiene. 5 ( ) A padronização não busca criar um estado de limpeza. 6 ( ) Devemos estar atentos às condições de segurança e de saúde. 7 ( ) Não devemos ter quadros indicativos e decorativos nas paredes. 8 ( ) Não basta estar limpo é necessário também parecer limpo.

16 Resposta do exercício cio Indique se é verdadeiro ou falso: 1 ( F ) Manter condições favoráveis de saúde no trabalho, em casa e pessoalmente não é obrigação do funcionário 2 ( V ) A padronização busca manter os três primeiros Ss de forma contínua. 3 ( F ) Os extintores de incêndio podem ser colocados em qualquer ambiente. 4 ( V ) Deve-se manter as áreas comuns em excelentes condições de higiene. 5 ( F ) A padronização não busca criar um estado de limpeza. 6 ( V ) Devemos estar atentos às condições de segurança e de saúde. 7 ( F ) Não devemos ter quadros indicativos e decorativos nas paredes. 8 ( V ) Não basta estar limpo é necessário também parecer limpo.

17 Shitsuke Disciplina Conceitos Sentido literal: treinamento da força mental, física e moral utilizando instruções e autotreinamento com força de vontade na busca da melhoria. Sentido no 5S: ter os empregados habituados a cumprir procedimentos operacionais, éticos e morais. Um assunto problemático nas empresas é o não-cumprimento de procedimentos operacionais, éticos e morais. Para alterar esta situação é necessário repetir inúmeras vezes as instruções. Não adianta falar uma vez somente: todo homem provavelmente esquecerá e o procedimento não será cumprido. Procedimentos operacionais ou instruções de trabalho devem ser simples, curtos e fáceis de entender. Deve-se utilizar ilustrações e desenhos, sempre que possível, para facilitar a comunicação. Procedimento: 1 - Compartilhar visão e valores 2 - Educar para a criatividade 3 - Ter padrões simples 4 - Melhorar comunicação em geral 5 - Treinar com paciência e persistência

18 Shitsuke Disciplina Como fazer Cumprir rigorosamente as normas e tudo o que for estabelecido pelo grupo. A disciplina é um sinal de respeito ao próximo. Significa auto-disciplina, educação, harmonia. A arte de fazer as coisas certas, naturalmente. Comprometimento com normas e padrões éticos, morais e técnicos e com a melhoria contínua em nível pessoal e organizacional. Uma pessoa auto-disciplinada discute até o último momento mas assim que a decisão for tomada, ela executa o combinado. Disciplina é a base de uma civilização e o mínimo para que a sociedade funcione em harmonia. É o caminho para a melhoria do caráter dos funcionários. Nós enxergamos a disciplina no 5S quando: Executamos a limpeza diária de 3 minutos como rotina Fazemos a medição periódica, utilizando a folha de verificação e colocando os resultados no gráfico de controle Não sujamos mais. E se sujamos, limpamos imediatamente Devolvemos ao seu local os instrumento que utilizamos Repintamos os letreiros que estão apagados e corrigimos a pintura do piso se aparecem falhas

19 Shitsuke Disciplina Como fazer Quando se quer fazer algo bem feito e com habilidade, o que se deve fazer? Praticar! Repetir! Atletas repetem lances. O estudante que almeja uma vaga na Universidade estuda, estuda e estuda. Artistas repetem ensaios. Disciplina é praticar e praticar para que as pessoas façam a coisa certa naturalmente. É uma forma de criar bons hábitos. Disciplina é um processo de repetição e prática. Assim estaremos no caminho certo. Praticar os 4Ss: Exercer sua responsabilidade, realizando seu trabalho com qualidade Dar idéias e sugestões para a melhoria contínua da qualidade do trabalho Respeitar as normas da empresa, direitos e deveres de cada um

20 Shitsuke Disciplina Lista de verificação As pessoas são pontuais, atendem os compromissos assumidos? Os objetos e documentos são guardados nos locais determinados após o uso? O relacionamento entre as pessoas é agradável? Os ambientes são avaliados com a freqüência estabelecida? Aquilo que se procura é acessado sem perda de tempo? Fica material sobre a mesa após encerrado o serviço? As instruções de trabalho são claras, simples e fáceis de entender? Por exemplo, se estivermos em uma estrada e virmos uma sinalização dizendo: Cuidado, mais adiante há uma curva perigosa, diminua a velocidade, se não você pode se acidentar e cair no abismo. Quando terminarmos a leitura provavelmente já estaremos caindo no abismo. Melhor seria : ATENÇÃO: CURVA PERIGOSA

21 Shitsuke Disciplina Benefícios Consolidação do 5S Estímulo ao auto-desenvolvimento Consolidação do trabalho em equipe Serviços dentro dos requisitos da qualidade Redução de controles

22 O 6º 6 S Setsuyaku Economia Quando os demais sensos estiverem incorporados no dia-a-dia das pessoas, a economia e o combate ao desperdício devem ser realizados por todos. Como fazer: Praticar o 5S Introduzir mudanças e melhorias de baixo ou nenhum investimento Contribuir com o combate ao desperdício e aumento da produtividade Ter responsabilidade ao administrar recursos escassos, principalmente tempo e dinheiro

23 O 8S Outros 2Ss tem sido acrescentados por algumas empresas para serem implementados antes dos 6Ss que citamos anteriormente: Shikari Yaro Senso de Determinação. Quando planejamos a implantação do 5S, sempre a primeira fase é o comprometimento da alta direção. Portanto realmente esse S já é utilizado na prática da implantação do 5S. Shido Senso de Educação. Treinamento. Também consideramos esta fase no planejamento do 5S logo após o comprometimento da alta administração. Portanto quando se fala de 8S estamos falando da seguinte seqüência: Shikari Yaro Senso de Determinação Shido Senso de Educação, Treinamento Seiri Senso de Organização Seiton Senso de Arrumação Seiso Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Asseio Shitsuke Senso de Disciplina Setsuyaku Senso de Economia

24 5S no dia-a-dia Antigamente bastava mandar fazer. Todavia no mundo atual é fundamental que se explique o por que fazer. Ou seja, há necessidade de explicações teóricas para poder convencer as pessoas, e isto vem se acentuando a cada geração. Elogiar e reconhecer após alguém fazer um determinado procedimento é muito importante para que as pessoas se motivem. Outro aspecto importante para implantar um procedimento é repetí-lo até que se obtenha o hábito. As chefias devem mostrar o que pode ser melhorado, para facilitar o trabalho da próxima vez. Devemos ter em mente que o elogio e o reconhecimento levam à motivação e a repetição leva ao hábito. Uma boa prática é a supervisão conversar sobre o 5S todos os dias por alguns minutos com a equipe, e a gerência realizar um evento ao menos uma vez ao mês. A coordenação do programa 5S deve sistematizar levantamento dados como: reclamações de clientes, não-conformidades identificadas, arrumação, limpeza, produtividade, custos, absenteísmo, etc. e fornecer estas informações aos supervisores, gerentes e diretores, para que estes possam conversar com os subordinados, publicar em quadros de aviso, jornais, etc.

25 5S no dia-a-dia Quando os procedimentos operacionais não forem cumpridos devemos buscar as causas e tomar ações para que as não-conformidades não voltem a ocorrer. O diagrama de Ishikawa, uma das sete ferramentas da qualidade, é muito útil para identificar causas de NCs e pode ser utilizado junto com brainstorming. Devemos utilizar ferramentas simples sempre que possível. A liderança deve coordenar a realização de ações preventivas buscando eliminar causas potenciais de não-conformidades. O custo-benefício da ação preventiva é maior que da corretiva. Todos devem realizar treinamento sobre o 5S periodicamente. Por exemplo: uma vez ao ano um novo treinamento para manutenção também seria boa prática. Como a implantação do 5S depende muito das lideranças serem comprometidas e serem capazes de conquistar seus subordinados para o programa, treinamentos para melhoria das competências em liderança, administração, planejamento e técnicas de comunicação deveriam ser aplicados, se necessário, aos profissionais que estejam exercendo ou venham a exercer funções de liderança. O cumprimento de horário faz parte da auto-disciplina, sendo que a direção deve dar o exemplo. Cumprir horários faz parte da conquista do primeiro estágio da qualidade.

26 Benefícios do 5S Eliminação do desperdício Otimização do espaço Racionalização do tempo Redução do stress das pessoas Redução de condições inseguras Prevenção de quebras Aumento da vida útil Padronização Prevenção da poluição Melhoria da qualidade Melhoria de relações humanas Incremento da eficiência Redução de acidentes Incentivo à criatividade Auto-disciplina Dignificação do ser humano Base para a qualidade total Etc.

27 Exercício cio Indique se é verdadeiro ou falso: 1 ( ) Seiketsu em seu sentido literal significa manter as condições de trabalho favoráveis (físicas e mentais) para a saúde. 2 ( ) Para conseguir que uma pessoa se motive não adianta elogiar e reconhecer a qualidade de um profissional após ele ter feito um bom trabalho. 3 ( ) Setsuyaku: Antes dos demais sensos serem incorporados no dia-a-dia das pessoas, a economia e o combate aos desperdícios devem ser realizados por todos. 4 ( ) São exemplos de perguntas a serem realizadas para verificação da implantação do Shitsuke: As pessoas são pontuais? Atendem aos compromissos assumidos? Os objetos e documentos são guardados nos locais determinados após o uso? 5 ( ) Com o 5S as anomalias saltam aos olhos devido ao processo de padronização. 6 ( ) São alguns dos benefícios do 5S: Otimização do espaço, Redução de acidentes, Prevenção da poluição. 7 ( ) Quando os procedimentos operacionais não forem cumpridos devemos conversar com o funcionário responsável para que as não-conformidades não voltem a ocorrer. 8 ( ) Para que o operador compreenda claramente a orientação ela deve ser o mais detalhada possível, por exemplo: Cuidado, mais adiante há uma curva perigosa, diminua a velocidade, se não você pode se acidentar e cair no abismo.

28 Respostas do exercício cio Indique se é verdadeiro ou falso: 1 ( V ) Seiketsu em seu sentido literal significa manter as condições de trabalho favoráveis (físicas e mentais) para a saúde. 2 ( F ) Para conseguir que uma pessoa se motive não adianta elogiar e reconhecer a qualidade de um profissional após ele ter feito um bom trabalho. 3 ( F ) Setsuyaku: Antes dos demais sensos serem incorporados no dia-a-dia das pessoas, a economia e o combate aos desperdícios devem ser realizados por todos. (depois da implantação do 5S) 4 ( V ) São exemplos de perguntas a serem realizadas para verificação da implantação do Shitsuke: As pessoas são pontuais? Atendem aos compromissos assumidos? Os objetos e documentos são guardados nos locais determinados após o uso? 5 ( V ) Com o 5S as anomalias saltam aos olhos devido ao processo de padronização. 6 ( V ) São alguns dos benefícios do 5S: Otimização do espaço, Redução de acidentes, Prevenção da poluição. 7 ( F ) Quando os procedimentos operacionais não forem cumpridos devemos conversar com o funcionário responsável para que as não-conformidades não voltem a ocorrer. (devemos pesquisar a causa-raíz para eliminá-la) 8 ( F ) Para que o operador compreenda claramente a orientação ela deve ser o mais detalhada possível, por exemplo: Cuidado, mais adiante há uma curva perigosa, diminua a velocidade, se não você pode se acidentar e cair no abismo. (quanto menos melhor - por exemplo diga apenas Curva perigosa )

29 Fim do Módulo 2

PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina

PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina Comissão de Gestão da Qualidade

Leia mais

INTRODUÇÃO A QUALIDADE

INTRODUÇÃO A QUALIDADE INTRODUÇÃO A QUALIDADE Profª Teresa Cristina Castilho Gorayeb - 2011 A P Definir as metas e os meios para atingi-los Treinar e educar o pessoal, e colocar o plano em ação AGIR VERIFICAR PLANEJAR

Leia mais

Housekeeping 5S. Gestão e otimização da produção. Gestão e Otimização da Produção. Marco Antonio Dantas de Souza

Housekeeping 5S. Gestão e otimização da produção. Gestão e Otimização da Produção. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão e otimização da produção Housekeeping 5S Marco Antonio Dantas de Souza MSc. Engenharia de Produção Engenheiro de Segurança do Trabalho 1 Fonte: www.tpfeurope.com/en_5sinfo.html 2 1 O é uma filosofia

Leia mais

Processo/Programa 8 S. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Processo/Programa 8 S. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Processo/Programa 8 S Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho O programa 5s ou processo 8`s Começaremos falando sobre os 5S, é uma prática desenvolvida no Japão, pelo engenheiro químico KAORU ISHIKAWA

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. Stefan A. Rohr. Patos de Minas MG

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. Stefan A. Rohr. Patos de Minas MG PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Stefan A. Rohr Patos de Minas MG OBJETIVO Esta aula permite que os alunos implementem o programa de qualidade 5S em uma granja, uma vez que fornece a base teórica para tal. O QUE

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL UNIFEBE Centro Universitário de Brusque Engenharia Civil Construção Civil II SISTEMA DE GESTÃO DA DEFESA CIVIL/SC 300 CASAS QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL Prof. Diogo Visconti GESTÃO DA QUALIDADE NORMALIZAÇÃO

Leia mais

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Os 5 sensos da qualidade Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Principal objetivo da Técnica dos 5S Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo os

Leia mais

OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte

OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte Desvendando o 5S... 2 OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte SEITON - senso de ordenação ou de arrumação SEISO

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

GRUPO SPEEDY PROGRAMA 5S

GRUPO SPEEDY PROGRAMA 5S PROGRAMA 5S 1 PROGRAMA 5S SPEEDY FILM Implementar programas internos de Segurança, Ordem, Limpeza e OPA(Observar, Planejar e Agir) 2 Qual o objetivo do 5S? GRUPO SPEEDY Melhoria no ambiente de trabalho;

Leia mais

Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios

Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios Indícios para 5S 2. Odor 3. Ruído TEMA 1. Iluminação 4. Vibração 5. Temperatura 6. Pó e poeira 7. Material tóxico, volátil e/ou explosivo

Leia mais

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano.

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. O Programa 5S é um conceito que foi trazido do oriente para melhorar a qualidade de qualquer ambiente de trabalho,

Leia mais

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços!

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Breve Histórico O Japão evoluiu muito o conceito de qualidade, mas na verdade ela vem da época dos artesãos. A revolução industrial introduziu

Leia mais

Sensibilizando para Organização e Limpeza

Sensibilizando para Organização e Limpeza Sensibilizando para Organização e Limpeza Origens 1 9 5 0 Kaoru Ishikawa Japão Pós-Guerra Também conhecido como Housekeeping... promove uma revolução dentro das empresas Objetivos Melhorar a qualidade

Leia mais

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I. Aula 24 Programa 5S

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I. Aula 24 Programa 5S DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I Aula 24 Programa 5S Origem 2 No Japão pós-guerra faltava tudo: Alimentos, roupas, Moradia, trabalhadores, Máquinas, equipamentos, Materiais, métodos de gestão. Não podia

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA O se baseia em cinco passos aparentemente muito simples para embasar o desenvolvimento da qualidade. São eles: organização, arrumação, limpeza,

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Prof.ª: Suziane Antes Jacobs

Prof.ª: Suziane Antes Jacobs Prof.ª: Suziane Antes Jacobs Introdução Filosofia de qualidade originária do Japão Objetivo: elevar a organização a um nível superior de qualidade Japonês Seiri Seiton Seiso Seiketsu Shitshuke Português

Leia mais

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios

Leia mais

Carga Horária : 80 horas

Carga Horária : 80 horas Carga Horária : 80 horas Sumário 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação) 8-

Leia mais

Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde. Profª Melissa Rodrigues de Lara

Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde. Profª Melissa Rodrigues de Lara Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde Com o fenômeno da globalização da economia, aliado ao código do consumidor, as exigências do mercado consumidor, coloca as empresas e hospitais em desafio frente aos novos

Leia mais

Apostila do curso de. OS 8S s Administrativos

Apostila do curso de. OS 8S s Administrativos Apostila do curso de OS 8S s Administrativos 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação)

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 5 S Introdução PROGRAMA 5 S Surgiu no Japão final da década de 60 - É a visão sistêmica de todos os agentes envolvidos no processo produtivo,

Leia mais

Gestão da Qualidade e 5S s. Gestão da Qualidade e 5S s SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA

Gestão da Qualidade e 5S s. Gestão da Qualidade e 5S s SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA O instrumento de gestão documental que autoriza a eliminação de documentos públicos ou determina a sua preservação é a TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS,

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA Os fundamentos do 5S e 8S ; Princípios de Gestão

Leia mais

OS CINCO SENSOS 5S E KAIZEN

OS CINCO SENSOS 5S E KAIZEN OS CINCO SENSOS 5S E KAIZEN Os cinco sensos, comumente chamados de 5S, são por assim dizer a porta de entrada de um Programa de Qualidade Total. Isto porque tem um grande efeito sobre a motivação para

Leia mais

Objetivos do curso. Durante este curso iremos:

Objetivos do curso. Durante este curso iremos: Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Housekeeping 5S Objetivos do curso Este curso é dirigido a todos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3 Prof. Fábio Arruda Observação: Tanto a melhoria contínua como a qualidade total são abordagens incrementais para se obter

Leia mais

1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação

1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação 1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação O Programa 10 S faz parte de uma proposta da gestão administrativa da Escola Saber. Este conceito resultou de uma evolução dos 5S, concebido no Japão, na década de 50,

Leia mais

Objetivo: Garantir a continuidade das ações de melhoria no ambiente de trabalho, visando a produtividade e bem estar dos colaboradores da Unidade.

Objetivo: Garantir a continuidade das ações de melhoria no ambiente de trabalho, visando a produtividade e bem estar dos colaboradores da Unidade. Definição: Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de manter padrões de organização e limpeza, agilizando atividades diárias e diminuindo tempo e custos. Objetivo: Garantir a continuidade das ações

Leia mais

OBJETIVOS. O que são os 5 S

OBJETIVOS. O que são os 5 S OBJETIVOS Preparar uma empresa, departamento, bairro, escola, cidade, ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. Histórico Concebido por Kaoru Ishikawa; 0 no Japão; Colocar

Leia mais

MELHORIA CONTÍNUA. 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise

MELHORIA CONTÍNUA. 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise MELHORIA CONTÍNUA 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise Eliminação de desperdícios, otimização do espaço e criação de um ambiente de trabalho agradável. Estes são alguns dos benefícios da

Leia mais

Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )

Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação - Monitores Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação Monitores 1 Capacitação Monitores Organização e funcionalidade O 5s é uma prática desenvolvida

Leia mais

Capacitação - Monitores. Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )

Capacitação - Monitores. Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação - Monitores Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação Monitores Gramado, RS - 2017 Capacitação Monitores Organização e funcionalidade O 5s é uma prática

Leia mais

Responsável: Gerente de Projetos e TI Revisado em:

Responsável: Gerente de Projetos e TI Revisado em: Responsável: Revisado em: Abrangência/Aplicação Área de Vendas: Todos os cargos. Área Técnica: Todos os cargos. Serviços Compartilhados: Todos os cargos. Objetivos Estabelecer critérios, responsabilidades,

Leia mais

Porque mudar é preciso!!

Porque mudar é preciso!! 5S Porque mudar é preciso!! COMO SURGIU: Após a Segunda Guerra (1950), o Japão, sem recursos, reuniu engenheiros japoneses e americanos para criar um método de combate ao desperdício Nosso Hospital SEIRI

Leia mais

PROGRAMA 5 S. Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

PROGRAMA 5 S. Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI PROGRAMA 5 S Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI RESUMO O programa 5s surgiu no Japão, na década de 50. É formado de 5 sensos, que em japonês todos

Leia mais

FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA 5S. Senso de Utilização

FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA 5S. Senso de Utilização FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA S BASE DATA COORDENADOR Senso de Utilização Verificar se existem materiais, mobiliários e equipamentos em excesso ou sem utilidade sobre mesas, armários, bancadas ou

Leia mais

Elaboração e implantação de um plano de manutenção produtiva total (TPM) em uma fazenda do município de Medeiros MG

Elaboração e implantação de um plano de manutenção produtiva total (TPM) em uma fazenda do município de Medeiros MG Elaboração e implantação de um plano de manutenção produtiva total (TPM) em uma fazenda do município de Medeiros MG Estefânia Paula da Silva (1) ; Rafaela Leite das Chagas (1) ; Rodrigo Caetano Costa (2)

Leia mais

Relembrando o conceito da Filosofia 5S

Relembrando o conceito da Filosofia 5S Desvendando o 5S... Relembrando o conceito da Filosofia 5S A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS VIZINHOS Qualidade Crescimento

Leia mais

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios.

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. PROGRAMA 5S INTRODUÇÃO O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. É fundamentado em 5 regras básicas que promovem intensa mobilização e educação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA.

UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA. UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA. MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO UNESP ÁGUAS DE LINDÓIA/SP SETEMBRO/2010 Introdução O entendimento

Leia mais

Vale destacar: VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S. O objetivo é mudar atitudes e comportamentos, com foco na eliminação de desperdícios.

Vale destacar: VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S. O objetivo é mudar atitudes e comportamentos, com foco na eliminação de desperdícios. VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S É a porta de entrada para qualquer programa de qualidade; É o ambiente da qualidade; A maior virtude do programa não é alcançada pela maioria das pessoas; O 5S não se

Leia mais

PROGRAMA 5S. Alessandra Cristina Toledo Miranda

PROGRAMA 5S. Alessandra Cristina Toledo Miranda PROGRAMA 5S Alessandra Cristina Toledo Miranda Realidade e Percepção Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir. Quando isso ocorre, deixamos de ver a bagunça, o desperdício, e todo tipo

Leia mais

Programa IFSC 5S. Equipe. Instituto de Física de São Carlos. Programa de Qualidade e Produtividade

Programa IFSC 5S. Equipe. Instituto de Física de São Carlos. Programa de Qualidade e Produtividade Instituto de Física de São Carlos Programa de Qualidade e Produtividade Programa IFSC 5S Equipe CGQP Ana Paula Ulian de Araújo Lírio Onofre Batista de Almeida Maria Helena Braga de Carvalho Marilza Aparecida

Leia mais

Motivos para Implantar os 5 S s

Motivos para Implantar os 5 S s O que é Programa 5S: O Programa 5S é uma ferramenta muito importante para a busca da Qualidade Total, no trabalho e na vida. Teve sua origem no Japão no fim da década de 60. Foi um dos fatores para a recuperação

Leia mais

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Prof. Alan Schmitt 1 O que é o Programa dos 5s? É um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos

Leia mais

CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS

CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS 2 8S é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de oito palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke, Shido,

Leia mais

Responsável: Supervisor Emissão e Processos Revisado em: 31/10/2016

Responsável: Supervisor Emissão e Processos Revisado em: 31/10/2016 Responsável: Revisado em: 31/10/2016 Objetivos Estabelecer critérios, responsabilidades, regras e procedimentos aos colaboradores na execução das suas atividades profissionais dentro da metodologia do

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018 12 Meses 12 Temas Metodologia 5 S SST Setembro de 2018 O que é? ( ) a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza),

Leia mais

OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S VSTREAM.WORDPRESS.PT

OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S  VSTREAM.WORDPRESS.PT OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S WWW.VALUESTREAM.PT VSTREAM.WORDPRESS.PT 1 OS 5S Seiri ( 整理 ) Seiton ( 整頓 ) Seiso ( 清掃 ) Seiketsu ( 清潔 ) Shitsuke ( 躾 ) Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso

Leia mais

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL A manutenção produtiva total, conhecida pela sigla TPM, que tem origem nas palavras em inglês total productive maintenance. 5 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA

Leia mais

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Apresentação da Professora. Aula 1. Contextualização. Organização da Aula. Função e Objetivos da Qualidade

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Apresentação da Professora. Aula 1. Contextualização. Organização da Aula. Função e Objetivos da Qualidade Técnicas e Ferramentas da Qualidade Aula 1 Apresentação da Professora Profa. Rosinda Angela da Silva Organização da Aula Visão geral da área de Qualidade A importância do uso de Ferramentas Qualificação

Leia mais

Uma pequena reflexão...

Uma pequena reflexão... Uma pequena reflexão... Nosso ambiente de trabalho poderia ser mais agradável? Não estamos guardando coisas que poderíamos jogar fora ou retirar do posto de trabalho? Nosso posto de trabalho está realmente

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 5S; 6 SIGMA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 5S; 6 SIGMA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA 5S; 6 SIGMA PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA O 5S se baseia em cinco passos aparentemente muito simples para embasar o desenvolvimento da qualidade. São eles: organização,

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIDADE

PROGRAMA DE QUALIDADE PROGRAMA DE QUALIDADE PALESTRA NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS Maria Luiza Abrantes São Carlos, 06 de junho de 2011. NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS COMO PERCEBEMOS? COMO AGIMOS A PARTIR DO QUE PERCEBEMOS? COMO RESPONDEMOS

Leia mais

Pilar: Empresa (Rotina)

Pilar: Empresa (Rotina) Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Pilar: Empresa (Rotina) 1. EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES 1.10 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E VESTIÁRIOS PARA OS MANIPULADORES:

Leia mais

CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE. Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski

CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE. Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski Email: ritadecassiagaieski@gmail.com CCQ Círculos de Controle de Qualidade Com o fenômeno da globalização

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profº Emerson Oliveira Técnico em Mecânica. Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade. Profº Emerson Oliveira Técnico em Mecânica. Gestão da Qualidade Profº Emerson Oliveira emerson.oliveira@ifsc.edu.br O que é qualidade? O termo qualidade tem sido confundido com luxo, beleza, virtudes, etiquetas, preço alto ou baixo, entre outros. Não que cada um desses

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO DO PROJETO Gestão de Projetos de Infraestrutura Luciano Rodrigues de Souza GESTÃO DO TEMPO Começar um trabalho sem planejá-lo primeiro, ou seja, partir para o AGIR antes do PENSAR em como agir. Fazer atividades

Leia mais

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (MPT) TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE (TPM)

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (MPT) TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE (TPM) MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (MPT) TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE (TPM) INTRODUÇÃO O sistema just-in-time é o tipo de sistema que utiliza o mínimo de estoque de matéria-prima quanto de produto acabado. Para

Leia mais

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Objetivo Apresentar novos conhecimentos técnicos a todos os participantes e que permita obter a máxima redução de custos, maior disponibilidade de equipamentos e aumento

Leia mais

Identidade Organizacional

Identidade Organizacional Política de Segurança de Alimentos Por ser uma indústria de alimentos, a São José Agroindustrial adota uma política de segurança na produção do açúcar que atende às exigências sanitárias vigentes e preserva

Leia mais

Introdução: Sistema da Qualidade Conceito

Introdução: Sistema da Qualidade Conceito 1 5S Introdução: A gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades.informações e documentos. A meta é a boa prestação

Leia mais

Origem. No JAPÃO. Tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991, através da Fundação Christiano Ottoni. Após a 2ª Guerra Mundial

Origem. No JAPÃO. Tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991, através da Fundação Christiano Ottoni. Após a 2ª Guerra Mundial 5S Origem No JAPÃO Tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991, através da Fundação Christiano Ottoni Após a 2ª Guerra Mundial Reconstrução do país ORIGENS: Japão Pós - guerra Reorganização O que

Leia mais

5S Aplicação. na Gestão

5S Aplicação. na Gestão 5S Aplicação na Gestão Praticamos?? Metodologia de trabalho 5S é uma metodologia de trabalho que usa uma lista de cinco palavras japonesas: Seiri utilização, seleção Seiton arumação ão,, ordem Seiso -

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Programa 5S. Profa. Reane Franco Goulart

Programa 5S. Profa. Reane Franco Goulart Programa 5S Profa. Reane Franco Goulart 1 Real Conceito do Programa 5S Devido ao novo cenário econômico mundial intensificado pela globalização fica mais intenso o código de defesa do consumidor em função

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS

Leia mais

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, em conformidade com a Lei nº 8.666 de 21.06.93 e demais alterações, através

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

SENAI-PE. Programa 5S

SENAI-PE. Programa 5S Programa 5S 2 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Presidente Jorge Wicks Côrte Real Departamento Regional do SENAI de Pernambuco Diretor Regional Antônio Carlos Maranhão de Aguiar Diretor

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA Bem vindos ao treinamento de TPM da... AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA AZ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA.

Leia mais

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção TPM. (Total Productive Maintenance): O TPM consiste em um procedimento de administração da manutenção que teve início por volta dos anos 50 e apresentou resultados expressivos na economia Japonesa na década

Leia mais

Grupo. Rua Costa Pinto, Nº273, Centro Camaçari- Bahia - cep: TEL.: /

Grupo. Rua Costa Pinto, Nº273, Centro Camaçari- Bahia - cep: TEL.: / Grupo Rua Costa Pinto, Nº273, Centro Camaçari- Bahia - cep: 42.800-040 TEL.: 71 3379-9044/3621-0528 - repisol@repisol.com.br M-SGI-001 Grupo MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO Comentários, críticas

Leia mais

Experiência na Implantação das Boas Práticas de Fabricação. Karla Ananias Nutricionista Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Experiência na Implantação das Boas Práticas de Fabricação. Karla Ananias Nutricionista Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos Experiência na Implantação das Boas Práticas de Fabricação Karla Ananias Nutricionista Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos Nutricionista Mestre e Ciência e Tecnologia de Alimentos Consultora em

Leia mais

REGULAMENTO 5S COLETIVO (ADMINISTRATIVO)

REGULAMENTO 5S COLETIVO (ADMINISTRATIVO) REGULAMENTO S COLETIVO (ADMINISTRATIVO) 1 REGRAS GERAIS PARA AUDITORIAS: 1.1 SENSO DE UTILIZAÇÃO E DESCARTE (SEIRI): Selecionar materiais, documentos, peças e equipamentos de acordo com a frequência de

Leia mais

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 Marcio Ferreira A Competição Global Antigamente Custo Operacional Preço da Venda Lucro Hoje Custo Operacional Preço de Mercado Lucro

Leia mais

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Quantas vezes não olhou para sua mesa e pensou: preciso fazer uma arrumação... Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Você pensou no 5s Origens do 5S

Leia mais

O conjunto das gestões

O conjunto das gestões O conjunto das gestões Temos: Gestão da integração Gestão do escopo Gestão do tempo Gestão dos recursos Gestão dos custos Gestão da qualidade Gestão ambiental Gestão de pessoas Gestão das comunicações

Leia mais

Gestão integrada em QSMS

Gestão integrada em QSMS Gestão integrada em QSMS POR DIANA ALVES Aula 1 O que significa QSMS? Fonte: noticias do trecho. Definição de QSMS: QSMS significa Qualidade e sistemas integrados (Qualidade, Segurança, Meio ambiente e

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Rita Agosto - 2014 Conteúdo Programático 1. Ferramentas de qualidade 1. Programa 5S qualidade, organização 2. Balanced Score Card (BSC) 1. Organização das informações em diversas ferramentas Introdução

Leia mais

A Base para a Qualidade Total

A Base para a Qualidade Total A Base para a Qualidade Total 1 HISTÓRIA Foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós-guerra; Surgiu com a necessidade de por ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após a derrota

Leia mais

REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS NA OPERAÇÃO COM GRANEIS SÓLIDOS NO PORTO DE CABEDELO. Maio, Cabedelo PB

REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS NA OPERAÇÃO COM GRANEIS SÓLIDOS NO PORTO DE CABEDELO. Maio, Cabedelo PB REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS NA OPERAÇÃO COM GRANEIS SÓLIDOS NO PORTO DE CABEDELO Maio, 2017 Cabedelo PB REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS NA OPERAÇÃO COM GRANEIS SÓLIDOS NO PORTO DE CABEDELO 1. OBJETIVO O

Leia mais

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM PROPRIEDADE RURAL. Palavras-chave: Ferramenta de qualidade, melhoria de ambiente de trabalho, 5 sensos.

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM PROPRIEDADE RURAL. Palavras-chave: Ferramenta de qualidade, melhoria de ambiente de trabalho, 5 sensos. APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM PROPRIEDADE RURAL Dionatan Schaefer Lauschner 1 ; Caroline Eliza Mendes 2 Palavras-chave: Ferramenta de qualidade, melhoria de ambiente de trabalho, 5 sensos. INTRODUÇÃO A

Leia mais

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS PLANEJADOS

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS PLANEJADOS UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO JANINI BARBOSA DE SOUZA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS PLANEJADOS LAGES

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 201 - Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos Estrutura Hierárquica de documentação de um Sistema de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente

Leia mais

SISTEMA 5S. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN

SISTEMA 5S. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN SISTEMA 5S Sâmara Pinto Souza, 3 Período Matrícula: 1011367282 Rio de Janeiro 2011 SISTEMA 5S Trabalho

Leia mais

Os cinco sensos 5Ss. Qualidade de Software. Cinco esses e cinco sensos. Resultados obtidos com a prática dos 5S

Os cinco sensos 5Ss. Qualidade de Software. Cinco esses e cinco sensos. Resultados obtidos com a prática dos 5S ORDEM E PROGRESSO Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Qualidade de 5S Slide Adaptado Nelson Suga Curso de Pós-Graduação Especialização em Informática UFPR Os cinco sensos 5Ss Objetivos do

Leia mais

Gestão da Manutenção.

Gestão da Manutenção. Gestão da Manutenção carloreg@sc.usp.br carlos.regattieri@fatec.sp.gov.br Definição de Manutenção ð A Função Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, destinadas a manter

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE II PROGRAMA 5S

Apostila de Treinamento UNIDADE II PROGRAMA 5S Apostila de Treinamento ABRIL D 2018 ORIGM IGNIFICADO DO 5 COLOCANDO M PRATICA O 5 RFLXÕ Origem Prática desenvolvida no Japão pós guerra com o objetivo de desenvolver padrões de limpeza e organização.

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

DISPOSITIVO PARA REALIZAR A RETIRADA E INSTALAÇÃO DOS PRATOS CENTRO PIÃO DOS VAGÕES

DISPOSITIVO PARA REALIZAR A RETIRADA E INSTALAÇÃO DOS PRATOS CENTRO PIÃO DOS VAGÕES DISPOSITIVO PARA REALIZAR A RETIRADA E INSTALAÇÃO DOS PRATOS CENTRO PIÃO DOS VAGÕES Autor: Warlisson Sousa de Almeida RESUMO Com a evolução dos tempos a técnica ferroviária foi sendo aperfeiçoada de tal

Leia mais

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Segurança, rendimento e preservação do meio ambiente Conservar o seu veículo em boas condições de funcionamento pode dar trabalho, mas é muito importante

Leia mais