TABELAS ESTATÍSTICAS Em geral, uma tabela estatística deve apresentar a seguinte estrutura: Título; Corpo; Rodapé.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TABELAS ESTATÍSTICAS Em geral, uma tabela estatística deve apresentar a seguinte estrutura: Título; Corpo; Rodapé."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TABELAS E GRÁFICOS Departamento de Estatística Luiz Medeiros

2 TABELAS ESTATÍSTICAS Em geral, uma tabela estatística deve apresentar a seguinte estrutura: Título; Corpo; Rodapé.

3 O título deve conter o suficiente para compreender os seguintes elementos fundamentais: Fato fenômeno observado Espaço Geográfico local ou região onde o fato ocorreu Época que se refere a data ou ao tempo em que o fato foi observado O corpo é reservado para o registro dos dados. O rodapé é reservado para observações pertinentes à tabela, bem como para a identificação da fonte de dados. Obs: Caso as laterais estejam fechadas, chamamos de quadro.

4 De um modo geral, em uma tabela estatística devem ser considerados os seguintes itens: Elementos essenciais: Título: Indicação que precede a tabela e que contém a designação do fato observado, o local e a época em foi registrado; Cabeçalho: Parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas; Coluna Indicadora: Parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas. Corpo da Tabela: Conjunto de colunas e linhas que contém as informações sobre a variável em estudo.

5 Elementos complementares: Fonte: Indicação da entidade responsável pelo fornecimento do conjunto de dados ou pela sua elaboração; Notas: Informações de natureza geral destinadas a conceituar ou esclarecer o conteúdo das tabelas ou a indicar a metodologia adotada no levantamento ou na elaboração dos dados; Chamadas: Informações da natureza específica sobre determinada parte da tabela, que tem como objetivo conceituar ou esclarecer sobre os dados obtidos.

6 Exemplo: Identifique os elementos da seguinte tabela:

7 SÉRIES ESTATÍSTICAS As séries estatísticas consistem na apresentação das informações (variáveis estatísticas) em formas de tabelas, objetivando sintetizar os dados estatísticos observados e tornando-osos mais compreensivos. Uma tabela e mesmo um gráfico deve apresentar o cabeçalho, o corpo e o rodapé.

8 Classificação das Séries Série temporal, cronológica, evolutiva ou histórica É a série estatística em que os dados são observados segundo a época de ocorrência. O tempo é variável e o fato e o local são fixos.

9 Série geográfica ou de localização É a série estatística em que os dados são observados segundo a localidade de ocorrência. O local varia e o tempo e o fato são fixos.

10 Série Específica Os dados são agrupados segundo a modalidade de ocorrência. Fato variável, tempo e local fixos.

11 Série Mista É uma combinação de duas ou mais dos 3 tipos de séries anteriores.

12 EXEMPLO A Motorola esta interessada em comparar o orçamento projetado e o real a cada ano, entre 1990 e Os dados encontram-se na tabela abaixo: Construa um título adequado para a tabela; Indique o tipo de série estatística.

13 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA Quando se estuda uma massa de dados é de frequente interesse resumir as informações de variáveis. Costuma-se, se, frequentemente, para uma melhor compreensão dos mesmos, distribuí-los em valores ou classes determinando-se o número de indivíduos pertencentes a cada valor ou classe. Com isso, podemos resumir e visualizar um conjunto de dados sem precisar levar em conta os valores individuais. Uma distribuição de frequência pode ser apresentada por meio de tabelas ou gráficos

14 Uma tabela de frequências pode representar e caracterizar um dos tipos de frequências ilustrados na figura abaixo:

15 Definições 1) Dados Brutos: Conjunto de dados que ainda não foram numericamente organizados, obtidos após a crítica dos valores. 2) Rol: É um arranjo dos dados brutos em ordem crescente. 3) Amplitude Total (AT): É a diferença entre o maior e o menor valor observado. AT = X máx X mín 4) Frequência simples absoluta (f i ): É o número de repetições de um valor individual ou de uma classe de valores específica. Σ f i =n

16 5) Frequência Relativa (fr i ): Representa a proporção de observações de um valor individual ou de uma classe, em 5) relação ao número total de observações. fr i =f i /n Σ fr i =1 6) Frequência Absoluta Acumulada Crescente (F ab j ): A frequência absoluta acumulada abaixo de uma classe ou de um valor individual é a soma da frequência simples absoluta dessa classe ou desse valor individual com as frequências simples absolutas das classes ou dos valores individuais anteriores. Em outras palavras, é o total acumulado até aquela classe ou aquele valor individual, daí a expressão abaixo de. Assim, F j ab = f 1 + f f j

17 7) Frequência Relativa Acumulada Crescente (Fr ab j ): Analogamente à frequência absoluta acumulada abaixo de, a frequência relativa acumulada abaixo de uma classe ou de um valor individual é a soma da frequência simples relativa dessa classe ou desse valor individual com as frequências simples relativas das classes ou dos valores individuais anteriores. Ou seja, 7) Fr j ab = fr 1 + fr fr j

18 8) Frequência Absoluta Acumulada Decrescente (F ac j ): A frequência absoluta acumulada acima de uma classe ou de um valor individual representa o número de observações existentes além da classe ou do valor individual. Em outras palavras, é a soma da frequência simples absoluta da classe ou do valor individual com as frequências simples absolutas das classes ou dos valores individuais posteriores. 8) 9) Frequência Relativa Acumulada Decrescente (Fr ac j ): A frequência relativa acumulada acima de uma classe ou de um valor individual representa a proporção de observações existentes além da classe ou do valor individual. Em outras palavras, é a soma da frequência simples relativa da classe ou do valor individual com as frequências simples relativas das classes ou dos valores individuais posteriores. Obs: Para expressar as frequências relativas em termos percentuais, multiplica-se seu valor por cem.

19 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA POR VALOR Utilizada para dados de uma variável qualitativa ou discreta (quando os valores se repetirem com uma certa frequência). Considera-sese os diferentes valores das observações ou categorias e o número de vezes (frequência) que cada valor aparece nos dados.

20

21

22

23 Exemplo:

24 Exemplo De acordo com a Secretária de Turismo da Paraíba, os quatro estados com maior participação no número de turistas que desembarcaram no aeroporto de João Pessoa em 2009 foram: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Bahia (BA) e Paraná (PR). Os dados de uma amostra de 30 turistas abordados no aeroporto são apresentados a seguir: SP BA BA SP RJ BA SP SP PR PR RJ SP SP RJ PR RJ SP RJ SP BA SP RJ PR SP BA SP PR BA SP SP Qual a classificação dessa variável? Organize os dados em uma tabela com f i, fr i.

25 Exemplo: Contou-se o número de erros de impressão da primeira página de um jornal durante 30 dias, obtendo-se os resultados abaixo: Construa uma distribuição de frequência completa.

26 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA POR INTERVALO OU CLASSES Os dados são agrupados em classes Considera-sese a frequência em cada classe (nº de observações pertencentes) Quando se tem uma variável aleatória contínua

27

28 Para a construção de uma distribuição de frequência por intervalo é necessário algumas definições adicionais. 10) Número de classes (k): Não existe uma fórmula exata para o cálculo do número de classes. Seja n o tamanho da amostra, temos: 1- K raiz(n) 2- Fórmula de Sturges: k = 1 + 3,3 log10(n) Obs1: É aconselhável que n seja superior a 50 para que possa ser obtido um padrão representativo da distribuição. Obs2: Arredondar o número de classes para o inteiro mais próximo. 11) Amplitude das classes (h): É a divisão entre a amplitude total e o número de classes. h=at / k Obs: Não se pode arredondar a amplitude das classes (h) para menos.

29 10) Limites das Classes: São os números extremos das classes. Utilizaremos a seguinte representação: LI i LS i ( Compreende todos os valores de LI i a LS i, excluindo LS i ) 11) Ponto Médio (X médio ): É a média aritmética entre o limite superior, denotado por LS i, e o limite inferior, denotado por LI i. O ponto médio será denotado por X médio, onde X médio = (LI i +LS i )/2

30 Exemplo

31

32 Exemplo : Os dados abaixo representam o Preço (R$) do produto A vendido em 25 diferentes estabelecimentos. A partir da distribuição de freqüência que iremos construir podemos observar diversas características deste conjunto de dados como, por exemplo, identificar qual a faixa de preços com maior frequência. Dados Brutos: 20,5-19,5-15,6-24,1-9,9-15,4-12,7-5,4-17,0-28,6-16,9-7,8-23,3-11,8-18,4-13,4-14,3-19,2-9,2-16,8-8,8-22,1-20,8-12,6-15,9 Rol: 5,4-7,8 8,8 9,2-9,4 9,9 11,8 12,6 12,7 13,4 14,3 15,4 15,6 15,9 16,8 16,9 17,0 18,4 19,2 19,5 20,5 20,8 22,1 24,1 28,6

33 Exemplo Os dados abaixo representam o valor da hora de trabalho de 30 profissionais de Estatística na cidade de João Pessoa. 20,5 9,5 15,3 17,2 24,1 19,9 15,4 12,7 7,4 16,5 15,3 26,2 14,9 7,8 23,3 15,9 11,8 18,4 13,4 14,3 16,2 16,7 9,2 16,8 9,8 20,1 17,8 17,1 12,6 15,9 Qual a classificação dessa variável? Organize os dados em uma tabela completa.

AT = Maior valor Menor valor

AT = Maior valor Menor valor UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TABELAS E GRÁFICOS Departamento de Estatística Luiz Medeiros DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA Quando se estuda uma massa de dados é de frequente interesse resumir as informações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Departamento de Estatística Tarciana Liberal Quando se estuda uma massa de dados é de freqüente interesse resumir as informações de variáveis. Costuma-se, freqüentemente,

Leia mais

Negócios II - Estatística -- Séries Estatísticas Slide 1 de 34

Negócios II - Estatística -- Séries Estatísticas Slide 1 de 34 Séries Estatísticas Introdução à Tabelas Estatísticas Definição de Séries Estatísticas Distribuição de Frequências Dados brutos dados em rol Limite de classes Amplitude total Número de classes amplitude

Leia mais

AT = X MÁX - X MÍN. Σ F i =n

AT = X MÁX - X MÍN. Σ F i =n UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA Quando se estuda uma massa de dados é de frequente

Leia mais

Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos

Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações Marcelo de Souza Lauretto marcelolauretto@usp.br www.each.usp.br/lauretto *Parte do conteúdo baseada

Leia mais

Cap 1 - Bioestatística Cap V Princípios de estatística

Cap 1 - Bioestatística Cap V Princípios de estatística Estatística Geral (Tabelas e frequencias) Item: Tabulação de dados (cronograma) Cap 1 - Bioestatística Cap V Princípios de estatística Profº: Glauco Vieira de Oliveira ICET/CUA/UFMT Estruturação Cabeçalho

Leia mais

Distribuição de Frequências

Distribuição de Frequências Distribuição de Frequências Prof. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística - Universidade Federal da Paraíba - UFPB Distribuição de Frequências É uma série estatística utilizada para

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Estatística Descritiva Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Por que devo estudar estatística?

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS Relacionam categorias ou classes de valores, juntamente com contagens (ou frequência) do número de valores que se enquadram em cada categoria. Tabela de distribuição de frequência Considere o seguinte

Leia mais

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina. 24 de abril de 2017

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha  Universidade Estadual de Londrina. 24 de abril de 2017 RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017 e gráficos Apresentação de dados A apresentação de dados estatísticos

Leia mais

1 Estatística Descritiva

1 Estatística Descritiva 1 Estatística Descritiva A estatística descritiva é parte da estatística que lida com a organização, resumo e apresentação de dados. Esta é feita por meio de: Tabelas; Gráficos; Medidas Descritivas (média,

Leia mais

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha 03 de maio de Universidade Estadual de Londrina

RESUMO DE DADOS. Lucas Santana da Cunha   03 de maio de Universidade Estadual de Londrina RESUMO DE DADOS lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 03 de maio de 2017 e gráficos A apresentação de dados estatísticos tem que ser feito de forma organizada,

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de abril de 2017 É o que está sendo medido em uma população,

Leia mais

É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as freqüências (repetições de seus valores).

É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as freqüências (repetições de seus valores). DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1 TABELA PRIMITIVA E ROL Tabela primitiva ou de dados brutos: é uma tabela ou relação de elementos que não foram numericamente organizados. É normalmente a primeira tabela a

Leia mais

CURSO DE ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM -

CURSO DE ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM - CURSO DE ESTATÍSTICA STICA DESCRITIVA Adriano Mendonça Souza Departamento de Estatística - UFSM - A imaginação é mais importante que o conhecimento Albert Einstein Estatística stica?!? Conjunto de técnicas

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 26 de março de 2018 Londrina 1 / 32 Definição Tipos de variáveis Definição

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 2 Definições Básicas: Freqüência, Dados Brutos e Rol Organização de dados quantitativos: Tabelas de distribuição de freqüência para dados agrupados e não agrupados em classes

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística 1 Introdução Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise

Leia mais

8/20/2010 MEDIDAS DE POSIÇÃO

8/20/2010 MEDIDAS DE POSIÇÃO BIOESTATÍSTICA 4 MEDIDAS DE POSIÇÃO As medidas de tendência central são assim denominadas por indicarem um ponto em torno do qual se concentram os dados. Este ponto tende a ser o centro da distribuição

Leia mais

Métodos Estatísticos Básicos

Métodos Estatísticos Básicos Aula 2 - Distribuição de frequências Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Março de 2014 Distribuição de frequência Tabela primitiva (dados brutos): é uma tabela com a relação

Leia mais

Estatística: Conceitos e Organização de Dados

Estatística: Conceitos e Organização de Dados Estatística: Conceitos e Organização de Dados Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos Disciplina: Estatística Básica Professor: Fabrício Bueno Introdução

Leia mais

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população.

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população. CPAR - UFMS A Estatística: é a ciência que estuda, mediante métodos quantitativos, as populações que se obtém com síntese da observação de unidades estatísticas (Ibarrola et. Al, 2006). População: qualquer

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA A Estatística refere-se às técnicas pelas quais os dados são "coletados", "organizados","apresentados" "apresentados" e"analisados" "analisados". Pode-se dividir a ciência Estatística

Leia mais

CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA

CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS PROFESSORA: GARDÊNIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA MOSSORÓ/RN 2015 1 POR QUE ESTUDAR

Leia mais

ESTATÍSTICA APLICADA

ESTATÍSTICA APLICADA ESTATÍSTICA APLICADA TEMA I ESTATÍSTICA DESCRITIVA SUMÁRIO: CLASSIFICAÇÃO DOS DADOS SEGUNDO A ESCALA DISTRIBUIÇÕES DE FREQUENCIA PARA DADOS CONTÍNUOS. DISTRIBUIÇÃO EM CLASSES Distribuição para Dados Quantitativos

Leia mais

2EMA007 ESTATÍSTICA A

2EMA007 ESTATÍSTICA A 2EMA007 ESTATÍSTICA A Prof.: Tiago V. F. Santana tiagodesantana@uel.br sala 07 www.uel.br/pessoal/tiagodesantana Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística TVFS (UEL) Estatística 1 /

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2 Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Primeira etapa da análise: Resumo dos dados: organizar, descrever e resumir os dados coletados Estatística

Leia mais

Distribuiçã o de Freque nciã

Distribuiçã o de Freque nciã Distribuiçã o de Freque nciã Prof a Ms. Mara Cynthia 1. Organização de Dados Quando se procede a um levantamento de dados, a informação obtida de cada elemento da população (ou da amostra) é registrada

Leia mais

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS RESUMO DE DADOS 1 TIPOS DE VARIÁVEIS Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos de uma população. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas

Leia mais

Distribuição de Frequências

Distribuição de Frequências UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL UFMS Curso: Administração Disciplina: Estatística Aplicada a Administração Distribuição de Frequências Msc. Maurício Vargas da Silveira Paranaíba, Novembro de

Leia mais

Estatística Descritiva: organização dos dados 1 SÉRIES ESTATÍSTICAS

Estatística Descritiva: organização dos dados 1 SÉRIES ESTATÍSTICAS Universidade Estadual de Alagoas UNEAL Campus II Santana do Ipanema Curso: Zootecnia. Disciplina: Estatística Básica. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística Descritiva: organização

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS 1

APRESENTAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS 1 APRESENTAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS 1 A. Tabelas Para que seja possível conhecer onde ocorre a maior incidência ou prevalência de determinadas doenças e o momento em que elas ocorrem, podem-se

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010 ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA 2EMA010 Prof.: Tiago V. F. Santana tiagodesantana@uel.br sala 07 www.uel.br/pessoal/tiagodesantana Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística TVFS (UEL)

Leia mais

1ª Lista de Estatística Básica. Professor: Alessandro Monteiro

1ª Lista de Estatística Básica. Professor: Alessandro Monteiro 01. O que é estatística? 02. Quais que elementos que compõe uma tabela estatística? 03. Uma tabela estatística pode ser fechada, ou seja, ser delimitada nos extremos? Justifique. 04. Quais os tipos de

Leia mais

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017 Bioestatística Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 28 de agosto de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Conceitos Básicos de Estatística 3 Introdução Introdução A Estatística é a

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PROFESSORAS: GRAZIELLE JENSKE e CRISTIANE BONATTI

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PROFESSORAS: GRAZIELLE JENSKE e CRISTIANE BONATTI CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI CURSO: ENGENHARIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PROFESSORAS: GRAZIELLE JENSKE e CRISTIANE BONATTI Séries Estatísticas Os resultados estatísticos são apresentados

Leia mais

É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as frequências (repetições de seus valores).

É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as frequências (repetições de seus valores). RESUMO Uma distribuição de frequência é um método de se agrupar dados em classes de modo a fornecer a quantidade (e/ou a percentagem) de dados em cada classe Com isso, podemos resumir e visualizar um conjunto

Leia mais

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Aula 1 Professor: Carlos Sérgio

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Aula 1 Professor: Carlos Sérgio Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 1 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO GERAL (NOTAS DE AULA) 1 A Estatística Para algumas

Leia mais

Bioestatística Aula 2

Bioestatística Aula 2 Bioestatística Aula 2 Anderson Castro Soares de Oliveira Anderson Bioestatística 1 / 60 Estatística Descritiva Um dos objetivos da Estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir

Leia mais

BIOESTATÍSTICA AULA 2. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT

BIOESTATÍSTICA AULA 2. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT BIOESTATÍSTICA AULA 2 Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz Departamento de Estatística/ICET/UFMT Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA Um dos objetivos da Estatística é sintetizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ MEDIDAS DESCRITIVAS Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições

Leia mais

Unidade II Estatística descritiva

Unidade II Estatística descritiva Unidade II Estatística descritiva 2.1. Apresentação de dados 2.1.1 Séries estatísticas 2.1.2 Tabelas 2.1.3 Gráficos 2.2. Distribuições de freqüências e gráficos 2.2.1 Tabelas de classificação simples 2.2.2

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2019 Estatística Descritiva e Análise Exploratória Etapas iniciais. Utilizadas para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade

Leia mais

Organização dos Dados Construção de Tabelas. Prof.: Joni Fusinato

Organização dos Dados Construção de Tabelas. Prof.: Joni Fusinato Organização dos Dados Construção de Tabelas Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Dados Brutos ou Tabela Primitiva Mostra os dados sem uma organização prévia. Dificulta a

Leia mais

Organização de dados

Organização de dados Organização de dados Coletar dados podem envolver diversas atividades tais como experimentos em laboratório, observações de campo, pesquisa de opinião, exame de registros históricos,... A quantidade de

Leia mais

EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1

EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1 EXERCÍCIOS SEÇÃO 1 - ESTATÍSTICA 1 1. População ou universo é: a) Um conjunto de pessoas; b) Um conjunto de elementos quaisquer c) Um conjunto de pessoas com uma característica comum; d) Um conjunto de

Leia mais

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO AULA UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO As tabelas estatísticas, geralmente, condensam informações de fenômenos que necessitam da coleta de grande quantidade de dados numéricos. No caso

Leia mais

Cálculo das Probabilidades e Estatística I

Cálculo das Probabilidades e Estatística I Cálculo das Probabilidades e Estatística I Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução O que é Estatística? Coleção de

Leia mais

ESTATÍSTICA. Distribuição de Frequência

ESTATÍSTICA. Distribuição de Frequência Distribuição de Frequência 1 Em estatística, a distribuição de frequência é um arranjo de valores que uma ou mais variáveis tomam em uma amostra. Cada entrada na tabela contém a frequência ou a contagem

Leia mais

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Professor Jorge Luiz A. Ferreira Estatística Descritiva Definição o É a parte da Estatística que procura somente descrever e avaliar um certo grupo, sem tirar

Leia mais

3. Análise Descritiva (ou Análise Exploratória)

3. Análise Descritiva (ou Análise Exploratória) Disciplina: 221171 3. Análise Descritiva (ou Análise Exploratória) Resumindo a informação Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Análise Descritiva Objetivo: Sintetizar uma série

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Séries Estatísticas Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique e Prof. Douglas Mandaji Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade

Leia mais

Título Cabeçalho. Corpo. Rodapé

Título Cabeçalho. Corpo. Rodapé Universidade Estadual de Alagoas UNEAL. Campus II Santana do Ipanema. Curso: Licenciatura em Pedagogia. Disciplina: Estatística Aplicada à Educação. Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva Estatística

Leia mais

Distribuição de frequências:

Distribuição de frequências: Distribuição de frequências: Uma distribuição de frequências é uma tabela que reúne o conjunto de dados conforme as frequências ou as repetições de seus valores. Esta tabela pode representar os dados em

Leia mais

Bioestatística. Parte I. Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos. Abril, 2011

Bioestatística. Parte I. Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos. Abril, 2011 Bioestatística Parte I Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos Universidade Federal do Maranhão Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva email:alcione.miranda@gmail.com Abril, 2011 1 / 57 Sumário Introdução

Leia mais

Estatística Aplicada à Educação. Prof. Bertolo

Estatística Aplicada à Educação. Prof. Bertolo Estatística Aplicada à Educação Prof. Bertolo Variáveis. P.47 Seja o fenômeno sexo, haveria, pois, dois resultados possíveis: masculino ou feminino. O fenômeno total de filhos também possui um número determinado:

Leia mais

GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Turma C1 Lista de Exercícios 1/2018 Profa. Ana Maria Farias

GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Turma C1 Lista de Exercícios 1/2018 Profa. Ana Maria Farias GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Turma C1 Lista de Exercícios 1/018 Profa. Ana Maria Farias 1. Faça cada um dos cálculos indicados a seguir, apresentando os resultados com (i) casas decimais

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DE POSIÇÃO E DISPERSÃO Departamento de Estatística Luiz Medeiros Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos.

Leia mais

Estatística descritiva básica: Medidas de tendência central

Estatística descritiva básica: Medidas de tendência central Estatística descritiva básica: Medidas de tendência central ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações Marcelo de Souza Lauretto marcelolauretto@usp.br www.each.usp.br/lauretto *Parte do conteúdo

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa

Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Profa. Isabel Espinosa Unidade I ESTATÍSTICA DESCRITIVA Profa. Isabel Espinosa Estatística Veremos nesta unidade: Variáveis Tabela de frequência Gráficos Medidas de tendência central - media,mediana e moda Medidas de dispersão

Leia mais

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I ESTATÍSTICA Profa. Ana Carolina Bueno Estatística Interpretar processos em que há variabilidade. Estatísticas indica qualquer coleção de dados quantitativos, ou ainda, ramo da matemática que

Leia mais

TABELA É um quadro que resume um conjunto de dados tabulados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. Quantidade Título:

TABELA É um quadro que resume um conjunto de dados tabulados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. Quantidade Título: Tabelas e Gráficos TABELA É um quadro que resume um conjunto de dados tabulados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. Quantidade Título: de Elementos Elemento Dados ou xi Freqüência

Leia mais

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números?

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números? Estatística Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: lessavaleria@gmail.com 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística

Leia mais

Jairo Garcia. Jairo Garcia

Jairo Garcia. Jairo Garcia Componente curricular no Plano de Curso CURSO TÉCNICO ADMINISTRAÇÃO Qualificação no 2º Módulo: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Algumas das atividades: Coletar dados estatísticos; e Controlar atividades por meio

Leia mais

Estatística Aplicada à Sistemas de Informação

Estatística Aplicada à Sistemas de Informação ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. INTRODUÇÃO A estatística descritiva se constitui num conjunto de técnicas que objetivam descrever, analisar e interpretar os dados numéricos de uma população ou amostra. As tabelas

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Estatística Descritiva

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Estatística Descritiva Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Estatística Descritiva Professora Renata Alcarde Piracicaba fevereiro 2014 Renata Alcarde Estatística Geral 27 de Fevereiro de 2014

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Luiz Felix O termo estatística Provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em

Leia mais

SS714 - Bioestatística

SS714 - Bioestatística SS714 - Bioestatística Silvia Shimakura silvia.shimakura@ufpr.br Página da disciplina: http://www.leg.ufpr.br/doku.php/disciplinas:ss714 ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade

Leia mais

Análise Exploratória e Estimação PARA COMPUTAÇÃO

Análise Exploratória e Estimação PARA COMPUTAÇÃO Análise Exploratória e Estimação MONITORIA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO Médias Média Aritmética (valor médio de uma distribuição) n x = 1 n i=1 x i = 1 n x 1 + + x n Média Aritmética

Leia mais

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo

Estatística. O que é Estatística? Estatística pode ser: Estatística Descritiva. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo Estatística Estatística Descritiva Ivonete Melo de Carvalho Conteúdo Definições; Tabelas e Gráficos; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão. Objetivos Diferenciar população e amostra. Elaborar

Leia mais

SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E

SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E Séries Estatísticas 1- Tabela... 2- Elementos de uma Distribuição de Freqüência... 3- Gráficos Estatísticos... 4- Classificação dos Gráficos... 5- Histograma... 6- Tipos

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos CONCEITOS BÁSICOS Variável

Leia mais

Método Estatístico Tabelas e Gráficos. Prof.: Joni Fusinato

Método Estatístico Tabelas e Gráficos. Prof.: Joni Fusinato Método Estatístico Tabelas e Gráficos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Método Estatístico Técnica que visa estruturar e organizar as etapas que devem ser estabelecidas

Leia mais

Unidade II Estatística descritiva

Unidade II Estatística descritiva Unidade II Estatística descritiva 2.1. Apresentação de dados 2.1.1 Séries estatísticas 2.1.2 Tabelas 2.1.3 Gráicos 2.2. Distribuições de reqüências e gráicos 2.2.1 Tabelas de classiicação simples 2.2.2

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos Coleta de dados Há várias maneiras

Leia mais

Colégio Lapa Rua Guaicurus, 1467 Bairro Lapa CEP Página 1

Colégio Lapa Rua Guaicurus, 1467 Bairro Lapa CEP Página 1 Colégio Lapa Rua Guaicurus, 1467 Bairro Lapa CEP 05033-002 Página 1 SUMÁRIO ESTATÍSTICA... 3 Introdução... 3 A natureza dos métodos estatísticos... 4 População... 4 Amostragem... 4 Amostragem aleatória

Leia mais

SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS

SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Cronograma Dados qualitativos 1 Dados qualitativos 2 Para sintetizarmos as informações

Leia mais

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências.

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências. Estatística 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências Renata Souza Técnicas de Estatística Descritiva técnicas para extrair informações

Leia mais

SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS

SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS SINTETIZANDO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Cronograma Dados qualitativos 1 Dados qualitativos 2 3 Para sintetizarmos as informações

Leia mais

Tabela. Estatística Aplicada à Gestão. Tabela 07/08/2016. Prof. Me. Reginaldo César Izelli.

Tabela. Estatística Aplicada à Gestão. Tabela 07/08/2016. Prof. Me. Reginaldo César Izelli. Estatística Aplicada à Gestão E-mail: reginaldo.izelli@fatec.sp.gov.br Um dos objetivos da Estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir, para que tenhamos uma visão global

Leia mais

Curso de Estatística para Engenheiros

Curso de Estatística para Engenheiros Curso de Estatística para Engenheiros Representação Gráficas das Séries e Distribuição de Freqüências 1 Objetivos do Capítulo: Observar as diferentes maneiras de resumir e apresentar os dados coletados;

Leia mais

PARTE 1- INTRODUÇÃO VERSÃO: JANEIRO DE 2017

PARTE 1- INTRODUÇÃO VERSÃO: JANEIRO DE 2017 COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS ESTATÍSTICA APLICADA PARA PESQUISA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (BASEADO NO MATERIAL DE AULA DO PROFESSOR

Leia mais

Conceitos Iniciais 1. Conceito de Estatística É uma técnica científica, uma metodologia adotada para se trabalhar com dados, com elementos de pesquisa. Um processo estatístico constitui se nas seguintes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Tarciana Liberal Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de freqüências e gráficos. Pode ser

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA Suponhamos termos feito uma coleta de dados relativos às estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos de um colégio A, resultando a

Leia mais

Aula 2: Resumo de Dados

Aula 2: Resumo de Dados Aula 2: Resumo de Dados Professor: José Luiz Padilha da Silva email: jlpadilha@ufpr.br Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná Curitiba, 2018 José Luiz Padilha da Silva (UFPR) ce003

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Probabilidade e Estatística Prof. Dr.Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Estatística Descritiva Distribuição de frequência Para obter informações de interesse sobre a característica

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS

DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS 1 Dados Brutos: são os dados tomados como eles são, de forma desorganizada. Indica-se por x i Rol: são os dados organizados em ordem crescente ou decrescente. Tamanho da amostra:

Leia mais

Aula 3 Distribuição de Frequências.

Aula 3 Distribuição de Frequências. 1 Estatística e Probabilidade Aula 3 Distribuição de Frequências. Professor Luciano Nóbrega Distribuição de frequência 2 Definições Básicas Dados Brutos são os dados originais que ainda não foram numericamente

Leia mais

Número de erros de impressão durante 50 dias

Número de erros de impressão durante 50 dias EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1) Contou-se o número de erros de impressão da primeira página de um jornal durante 50 dias, obtendo-se os resultados abaixo: 8 11 8 12 14 13 11 14 14 15 6 10 14 19 6 12 7 5 8 8 10

Leia mais

Método Estatístico Tabelas e Gráficos. Prof.: Joni Fusinato

Método Estatístico Tabelas e Gráficos. Prof.: Joni Fusinato Método Estatístico Tabelas e Gráficos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Método Estatístico Técnica que visa estruturar e organizar as etapas que devem ser estabelecidas

Leia mais

INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES

INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES DESCRIÇÃO DOS DADOS CONTÍNUOS Trazem informações que expressam a tendência central e a dispersão dos dados. Tendência Central: Média ( x ), Mediana ( Md ),

Leia mais

Fernando de Pol Mayer

Fernando de Pol Mayer Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo:

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo: ESTATÍSTICA- I 1- INTRODUÇÃO -A Estatística é a parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr.   Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.ufrgs.br/~viali/ Coleção de números n estatísticas sticas O número n de carros vendidos no país aumentou em 30%. A taxa de desemprego atinge, este mês,

Leia mais

Sintetizando dados qualitativos e quantitativos

Sintetizando dados qualitativos e quantitativos Sintetizando dados qualitativos e quantitativos Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Cronograma 1. Dados qualitativos 2. Dados quantitativos 2/48 INTRODUÇÃO Para sintetizarmos as informações

Leia mais

POR QUE ESTUDAR ESTATÍSTICA?

POR QUE ESTUDAR ESTATÍSTICA? Prof. Gilberto Gil POR QUE ESTUDAR ESTATÍSTICA? Estatística é a arte e a ciência de coletar, analisar, apresentar, e interpretar dados, para que se tomem decisões sob incerteza. PRINCIPAIS CONCEITOS Na

Leia mais

ESTATÍSTICA. Aula 2 Distribuição de Frequência e Histograma. Fernando Arbache

ESTATÍSTICA. Aula 2 Distribuição de Frequência e Histograma. Fernando Arbache ESTATÍSTICA Aula 2 Distribuição de Frequência e Histograma Fernando Arbache Distribuição de Frequência Distribuição de Frequência ou Histograma: É construído através de gráfico de colunas Representa a

Leia mais