INSALUBRIDADE & PERICULOSIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSALUBRIDADE & PERICULOSIDADE"

Transcrição

1 INSALUBRIDADE & PERICULOSIDADE AS NOVAS INTERPRETAÇÕES DO TST ODEMIRO J B FARIAS

2 INTRODUÇÃO As equivocadas interpretações da legislação e da jurisprudência, cometidas por alguns peritos nas suas conclusões periciais, me levou a escrever essa matéria. Antes de tudo, temos que entender o fato de não ser atribuição do perito as dilações na interpretação da lei ou da jurisprudência nas suas conclusões periciais. O limite perscrutável da atuação pericial, na produção da prova técnica, limita-se a informar ao juízo das condições observadas no local de trabalho do empregado reclamante. Interpretar legislação, doutrina ou jurisprudência é papel dos advogados, nas respectivas peças iniciais ou nas teses de contestação e do magistrado, ao final, para fundamentar a sua convicção no momento da prolação da sentença. As equivocadas e impertinentes interpretações dos peritos, no texto de fundamentações e conclusão do Laudo Pericial, causam, antes de tudo, conturbação processual que resulta na impugnação da prova técnica produzia pelo expert, que produziu o laudo ao arrepio da lei processual para, ao final, se não ocorrer a impugnação por desconhecimento do procurador da parte prejudicada, causar uma injustiça a uma das partes litigantes.

3 A NORMA REGULAMENTADORA 15 CONCEITOS INICIAIS A Portaria de 1978 regulamentou a Lei de 1977 com a criação das Normas Regulamentadoras. Via de regra, afora a criação de tantas outras normas, depois dessa data inicial, as originais em pouco foram modificadas no seu texto original. Para início do assunto vamos a algumas considerações sobre a NR-15: Vejamos o texto inicial e atual da NR-15 no ponto que nos interessa: DA BASE DE CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE A NR-15 em seu texto inicial esclarece que o trabalhador exposto a agentes insalubres no seu local de trabalho tem o direito ao recebimento de um adicional em seu salário no importe de dez, vente ou até quarenta por cento do salário mínimo regional. Assim era o texto inicial: O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a: 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo; 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio; 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo; Hoje o entendimento sobre a base de cálculo é diferente daquele que a NR-15 estabeleceu em Com a promulgação da CF em 1988 os tribunais modificaram a base de cálculo para a insalubridade. Matéria que veremos em outra oportunidade.

4 DA INCIDÊNCIA DE MAIS DE UM RISCO O item abaixo descrito descreve que, havendo mais de um tipo de agente insalubre, classificado com diferente graduação de exposição, deverá ser considerado somente o de maior grau, não permitindo com isso a somatória de diferentes graduações No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa. DA DESOBRIGAÇÃO AO PAGAMENTO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE O item 15.4 esclarece que a empresa fica desobrigada ao pagamento do adicional de insalubridade se adotar medidas que eliminem ou neutralizem o agente insalubre e que essa eliminação ou neutralização, após as medidas adotadas, deverão ser comprovadas através de Avaliação Pericial por órgão competente A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer: a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; b) com a utilização de equipamento de proteção individual.

5 OS RISCOS BIOLÓGICOS NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 14 (Aprovado pela Portaria SSST n.º 12, de 12 de novembro de 1979) AGENTES BIOLÓGICOS Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja Insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa. Insalubridade de grau máximo Trabalho ou operações, em contato permanente com: CONCEITOS DE EXPOSIÇÃO EXPOSIÇÃO: A Maneira, forma e tempo em que o empregado fica no local de trabalho exposto a agentes insalubres, pode representar maior prejuízo a saúde do trabalhador e a consequente obrigação do empregador no pagamento do respectivo adicional de insalubridade ao empregado exposto. FORMAS DE EXPOSIÇÃO: CONTÍNUA: Quando a exposição a determinado agente ocorre todos os dias. PERMANENTE: Quando a exposição acontecer durante toda a jornada de trabalho OCASIONAL: Quando a exposição acontece algumas vezes durante toda a jornada de trabalho. INTERMITENTE: Quando a exposição acontece algumas vezes, durante toda a jornada de trabalho, sem tempo certo de momento e sem tempo certo de exposição. EVENTUAL: Quando ocorre de vez em quando, sem dia e hora certa, sem tempo definido de exposição. CONTÍNUA e PERMANENTE: A exposição a determinado(s) agente(s) ocorre todos os dias e durante o dia todo. OCASIONAL e ITERMITENTE: Quando a exposição ocorre todos os dias, sem hora certa e algumas vezes durante a Jornada de Trabalho.

6 ENTENDIMENTOS JURISPRUDENCIAIS AS SÚMULAS DO TST O TST Tribunal Superior do Trabalho, através dos tempos, vem fazendo as devidas interpretações jurisprudenciais nos assuntos de Saúde e Segurança no trabalho através das Súmulas, no apaziguamento das divergências de interpretação e da aplicação das leis nos tribunais inferiores. Nas matérias de interpretação das normas descritas na NR-15, são diversas Súmulas que fazem a interpretação dos aspectos relacionados com o tempo e a forma de exposição do trabalhador aos agentes insalubres nos locais de trabalho. Recentemente o TST anunciou duas súmulas que trouxeram interpretações favoráveis aos empregados, na exposição aos riscos biológicos quando estendeu o direito ao adicional os empregados que trabalham na limpeza de locais com grande volume de pessoas e uma segunda interpretação quando reconheceu o direito do empregado, contrariando entendimento anterior e descrito nas normas regulamentadoras, ao recebimento, acumulado, do direito ao adicional de insalubridade e periculosidade.

7 Relacionado ao tempo e forma de exposição temos o que segue: EXPOSIÇÃO INTERMITENTE E O DIREITO AO ADICIONAL SÚMULA 47 do TST: Súmula nº 47 do TST INSALUBRIDADE (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e O trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional. No mesmo sentido a SÚMULA 364 do TST Súmula nº 364 do TST ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. EXPOSIÇÃO EVENTUAL, PERMANENTE E INTERMITENTE (cancelado o item II e dada nova redação ao item I) - Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e Tem direito ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco. Indevido, apenas, quando o contato dá-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido. (ex-ojs da SBDI-1 nºs 05 - inserida em e DJ ) O texto das súmulas supra descritas esclarecem que o direito do empregado existe mesmo quando a exposição ocorre de maneira ocasional e intermitente, ou seja, todos os dias em algumas ocasiões diárias. O direito ao adicional não existe se essa exposição ocorre eventualmente, mesmo que de forma habitual, por curto período de tempo. Pelo texto sumulado, concluímos, por exemplo, que os ministros do TST não obedecem o Anexo 14 da Norma Regulamentadora n. 15, na parte que condiciona a percepção do adicional de insalubridade por risco biológico ao contato permanente do trabalhador. Observamos que os julgados do egrégio tribunal, se fundamentados na Súmula n. 47, não excluem o contato intermitente da percepção do respectivo adicional.

8 Para análise da periculosidade, o raciocínio é idêntico. Vejamos a Súmula 364 do TST: Faz jus ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco. Indevido, apenas, quando o contato dá-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido. Em sintonia com essa súmula, observamos o seguinte julgado: EMENTA: RECURSO DE REVISTA. ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. SÚMULA 364, I/TST. A jurisprudência desta Corte, consubstanciada na Súmula 364, I/TST, é no sentido de que tanto o contato permanente como o intermitente geram o direito ao adicional de periculosidade, Incidência da Súmula 364, I/TST. Recurso de revista provido. (RR 22 22/ ) Em recente ação trabalhista, representando o empregado, fui surpreendido pelo texto de um Laudo Pericial, em exposição a RISCO BIOLÓGICO, quando o i.e expert do juízo assim relatou o seu entendimento:...inexiste o direito do adicional de insalubridade porque o empregado estava exposto de forma ocasional e intermitente ao riscos biológico e o seu local de trabalho na operação da retroescavadeira ficava a uma distância de 3 metros da abertura da galeria de esgoto

9 AS ZELADORAS E A EXPOSIÇÃO AOS RISCOS BIOLÓGICOS Outra Interpretação do TST, dessa vez em relação a exposição e contatos com riscos biológicos, entendeu o tribunal que empregados no exercício de limpeza de banheiros, em locais com grande volume e movimentação de pessoas tem o direito ao adicional de insalubridade, nos termos da NR-14. A concessão do adicional de insalubridade ao trabalhador depende de cada caso concreto, conforme as condições reveladas em laudo específico por um perito. O entendimento é da Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao negar recurso de revista interposto pelo Estado do Rio Grande do Sul e confirmar a uma servente terceirizada o direito ao recebimento da parcela, em grau máximo, pela higienização de banheiros. Segundo a decisão regional, é impossível distinguir, sob o aspecto biológico, o lixo recolhido nas ruas das cidades daquele retirado das fábricas, empresas ou residências, uma vez que todos os detritos são lixo urbano. O TRT ressaltou que os componentes são idênticos e estão presentes nos resíduos e dejetos sanitários, materiais em decomposição, objetos cortantes, etc, sobretudo quando a atividade do empregado envolve a limpeza de banheiros, como foi o caso dos autos.

10 DA ACUMULAÇÃO DE DIREITOS DISTINTOS INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Em decisão recente da 7ª Turma do TST, entendeu-se pela inaplicabilidade do art. 193, 2º da CLT, em face do mandamento constitucional que não impõe qualquer limitação à percepção em conjunto dos dois adicionais, bem como pelo fato da prevalência, no plano do ordenamento jurídico interno, das Convenções nºs 148 e 155 da OIT que tratam na matéria: RECURSO DE REVISTA. CUMULAÇÃO DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. POSSIBILIDADE. PREVALÊNCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS E SUPRALEGAIS SOBRE A CLT. JURISPRUDÊNCIA CONSOLIDADA DO STF QUANTO AO EFEITO PARALISANTE DAS NORMAS INTERNAS EM DESCOMPASSO COM OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS. INCOMPATIBILIDADE MATERIAL. CONVENÇÕES NOS 148 E 155 DA OIT. NORMAS DE DIREITO SOCIAL. CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE. NOVA FORMA DE VERIFICAÇÃO DE COMPATIBILIDADE DAS NORMAS INTEGRANTES DO ORDENAMENTO JURÍDICO Entenderam os componentes da Sétima Turma, em decisão unanima que a previsão dos direitos, do adicional de insalubridade e do adicional de Periculosidade tem objetivos distintos. O Adicional de Insalubridade tem por objetivo a proteção da Saúde e o Adicional de Periculosidade protege a vida do Trabalhador. Considerando então a distinção dos objetivos, não se vislumbra norma legal que impeça o recebimento cumulado dos direitos. Normas internacionais O relator explicou que a opção prevista na CLT é inaplicável também devido à introdução no sistema jurídico brasileiro das Convenções 148 e 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), "que têm status de norma materialmente constitucional ou, pelo menos, supralegal", como foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal. A Convenção 148 "consagra a necessidade de atualização constante da legislação sobre as condições nocivas de trabalho", e a 155 determina que sejam levados em conta os "riscos para a saúde decorrentes da exposição simultânea a diversas substâncias ou agentes". Tais convenções, afirmou o relator, superaram a regra prevista na CLT e na Norma Regulamentadora 16 do Ministério do Trabalho e Emprego, no que se refere à percepção de apenas um adicional quando o trabalhador estiver sujeito a condições insalubres e perigosas no trabalho. Portanto, Não há mais espaço para a aplicação do artigo 193, parágrafo 2º, da CLT, ressaltou o relator.

DIREITO DO TRABALHO. Insalubridade e periculosidade. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Insalubridade e periculosidade. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Insalubridade e periculosidade Prof. Hermes Cramacon Atividades insalubres art. 189 CLT São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições

Leia mais

ATIVIDADES PERIGOSAS OU INSALUBRES PROFESSOR LEANDRO ANTUNES ATIVIDADES OU OPERAÇÕES INSALUBRES Art. 189 Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou

Leia mais

SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO

SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO Súmula nº 39 do TST PERICULOSIDADE (mantida) - Res. Os empregados que operam em bomba de gasolina têm direito ao adicional

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Adicionais Parte I Prof. Cláudio Freitas ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE (v. art.7º, XXXIII da CRFB/88) 1- INSALUBRIDADE CLT. Art. 189 - Serão consideradas

Leia mais

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Aula 12 Segurança e medicina do trabalho.

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Aula 12 Segurança e medicina do trabalho. Aula 12 Segurança e medicina do trabalho. Conteúdo Programático desta aula Segurança e medicina do trabalho: evolução e objetivos da segurança e medicina do trabalho, insalubridade e periculosidade, prevenção

Leia mais

RUBENS CENCI MOTTA - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina

RUBENS CENCI MOTTA - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina RUBENS CENCI MOTTA gumiermotta@gumiermotta.com - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina Legal e Perícia Médica; Certificado pela Associação Médica

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte I. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte I. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Prof. Cláudio Freitas - Base legal: artigo 7º, XXXIV, CRFB/88 e artigos 189 a 197 da CLT. - Adicional de Insalubridade: Observações:

Leia mais

Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. PARECER

Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. PARECER CRO-RJ ASJUR / 2017 Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. Pareceristas: ALEXANDRE PESSOA e RAUL BARRETO PARECER No intuito de dirimir dúvidas suscitadas

Leia mais

ADICIONAIS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

ADICIONAIS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES ADICIONAIS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRANSFERÊNCIA Súmula nº 43 do TST TRANSFERÊNCIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Presume-se abusiva a transferência de que trata o 1º do art. 469 da

Leia mais

CURSO DE ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL AGOSTO 2011

CURSO DE ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL AGOSTO 2011 CURSO DE ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL AGOSTO 2011 Prof. Homero Batista Mateus da Silva Tema: Segurança e medicina do trabalho Plano de trabalho: 1. Súmulas:17,39,47,70,80,132 I e II, 137, 139, 162, 191,

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

Manifesto 03. Atividades insalubres e perigosas DAS ATIVIDADES INSALUBRES OU PERIGOSAS

Manifesto 03. Atividades insalubres e perigosas DAS ATIVIDADES INSALUBRES OU PERIGOSAS Manifesto 03 Segurança e Saúde no Trabalho Atividades insalubres e perigosas DAS ATIVIDADES INSALUBRES OU PERIGOSAS Art. 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Insalubridade deve ser pago Integral ou Proporcional em dias de faltas

Orientações Consultoria De Segmentos Insalubridade deve ser pago Integral ou Proporcional em dias de faltas Orientações Consultoria De Segmentos em dias de faltas 02/07/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 4 5.

Leia mais

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 1 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. Segundo a Portaria Ministerial número 3214 de 08 de junho de 1978, na sua Norma Regulamentadora de número

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO COMO BASE INDEXADORA DO CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE UMA ANÁLISE EM FACE DA EDIÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE N

A UTILIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO COMO BASE INDEXADORA DO CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE UMA ANÁLISE EM FACE DA EDIÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE N A UTILIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO COMO BASE INDEXADORA DO CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE UMA ANÁLISE EM FACE DA EDIÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE N.º 4 PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Luna Schmitz 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo LEI Nº 6.814

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo LEI Nº 6.814 Estado do Espírito Santo LEI Nº 6.814 Dispõe sobre o pagamento do Adicional de Insalubridade e de Periculosidade aos servidores do Município de Vitória, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: MAIO DE 2017 à MAIO DE 2018. Empresa: GLACIAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SORVETES LTDA Responsável Técnico: REGINALDO BESERRA ALVES Engº Segurança no Trabalho CREA 5907-D/ PB INTRODUÇÃO A elaboração

Leia mais

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PREVISÃO LEGAL O pagamento de adicional de periculosidade, encontra-se determinado pela Constituição Federal,

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Tecnólogo Mecatônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Tecnólogo Mecatônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Tecnólogo Mecatônica - Aula 02 NR 6 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone/fax (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. a) O adiantamento da gratificação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa,

Leia mais

LAUDO DE PERICULOSIDADE

LAUDO DE PERICULOSIDADE LAUDO DE PERICULOSIDADE Empresa: LOIO SORVETES LTDA - FILIAL. Equipe Técnica Executora: Ana Priscilla de Oliveira Gomes Engª de Segurança no Trabalho CREA 18952 INTRODUÇÃO A elaboração do Laudo Técnico

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: MAIO DE 2017 à MAIO DE 2018. Empresa: ABREU LOIO SORVETES LTDA EPP (MATRIZ) Responsável Técnico: REGINALDO BESERRA ALVES Engº Segurança no Trabalho CREA 5907-D/ PB INTRODUÇÃO A elaboração do

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO Parte 2 Prof ª. Eliane Conde O aviso prévio indenizado ou não, projeta a extinção do contrato de trabalho para o término deste (artigo 487, 1º da CLT), devendo ser anotado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO PROCESSO nº 0011550-28.2014.5.01.0008 (RO) RECORRENTE: SEARA ALIMENTOS LTDA RECORRIDO: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego. Jornadas Especiais. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego. Jornadas Especiais. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego Jornadas Especiais Prof. Guilherme de Luca PERÍODOS DE DESCANSO Efeitos conexos do contrato INTRAJORNADA Art. 71 CLT. Em qualquer

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado Trabalhista, Sócio no escritório Geromes e Menegaldo Sociedade de Advogados, Professor em diversos cursos de

Leia mais

Insalubridade Os Riscos Biológicos em Estabelecimentos de Serviços de Saúde. Histórico e Legislação

Insalubridade Os Riscos Biológicos em Estabelecimentos de Serviços de Saúde. Histórico e Legislação Insalubridade Os Riscos Biológicos em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Histórico e Legislação Interpretação de normas jurídicas para: - Advogados - Assistentes Técnicos (Médicos e Engenheiros do Trabalho)

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE KRAFOAM DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS LTDA SASMET SERVIÇO DE ASSESSORIA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ELABORADO POR APROVADO POR EMPRESA: DATA Paloma de Paula

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE.

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. VIGÊNCIA: JANEIRO DE 2016 à JANEIRO DE 2017 Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA FILIAL 03 Responsável Técnico: Reginaldo Beserra Alves Engº Segurança do Trabalho CREA 5907

Leia mais

EMENTA ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. TRABALHADOR RURAL EM LAVOURA DE CANA-DE-AÇÚCAR. EXPOSIÇÃO A CALOR EXCESSIVO.

EMENTA ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. TRABALHADOR RURAL EM LAVOURA DE CANA-DE-AÇÚCAR. EXPOSIÇÃO A CALOR EXCESSIVO. Em 16 de outubro de 2011 a Laurentiz sociedade de advogados em sede de recurso de revista obteve êxito em condenação de Usina a pagar adicional de insalubridade a trabalhador rural. Vejamos a decisão:

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE PANIFICADORA CONDE LTDA CONDE DO PÃO FILIAL 3 SASMET SERVIÇO DE ASSESSORIA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ELABORADO POR APROVADO POR EMPRESA: DATA Ana Priscilla de

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: JANEIRO DE 2018 à JANEIRO DE 2019 Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA FILIAL II Responsável Técnico: Reginaldo Beserra Alves Engº Segurança do Trabalho CREA 5.907

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS Professor Leandro Antunes É o conjunto de princípios, regras e instituições destinado a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMMHM/jca/bav/msm/nt

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMMHM/jca/bav/msm/nt A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMMHM/jca/bav/msm/nt RECURSO DE REVISTA. RECURSO INTERPOSTO ANTES DA LEI Nº 13.015/2014. EQUIPARAÇÃO SALARIAL. EMPREGADO PÚBLICO. FUNDAÇÃO. OJ 297 DA SBDI-1. O Tribunal Regional,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde EMBARGOS NO TST embargos infringentes embargos de divergência 1) Embargos infringentes (CLT, art. 894, I, a c/c art. 2 º,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

SALÁRIOS E ADICIONAIS

SALÁRIOS E ADICIONAIS SALÁRIOS E ADICIONAIS Salário Valor do salário Salário Minimo é o pagamento realizado diretamente pelo empregador ao empregado, como retribuição pelo seu trabalho A estipulação do valor do salário hoje,

Leia mais

Participação nos Lucros e Resultados da Empresa

Participação nos Lucros e Resultados da Empresa Participação nos Lucros e Resultados da Empresa É um contrato em virtude do qual o empregador se compromete a distribuir, como um acréscimo ao pagamento do salário normal entre os assalariados da empresa,

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMALB/rhs/scm/AB/ri

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMALB/rhs/scm/AB/ri A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMALB/rhs/scm/AB/ri RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DAS LEIS N os 13.015/2014, 13.105/2015 E 13.467/2017. ESTABILIDADE PRÉ-APOSENTADORIA PREVISTA EM NORMA COLETIVA. O

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Acórdão nº 3.395/2013 Segunda Câmara

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Acórdão nº 3.395/2013 Segunda Câmara 1.6. Determinar à que: TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Acórdão nº 3.395/2013 Segunda Câmara 1.6.2. ao estimar o custo de contratação, adote como base, preferencialmente, os preços praticados em contratações

Leia mais

COMUNICADO IMPORTANTE

COMUNICADO IMPORTANTE COMUNICADO IMPORTANTE Ribeirão Preto, 10 de Março de 2017. SINDICATO DOS TRABALHADORES INSTRUTORES DIREITORES EM AUTO ESCOLA CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES A E B DESPACHANTES E ANEXOS DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE.

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. VIGÊNCIA: FEVEREIRO DE 2015 à FEVEREIRO DE 2016 Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA MATRIZ Equipe Técnica Executora: Reginaldo Beserra Alves Engº Segurança do Trabalho CREA

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte V. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte V. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais. Parte V Prof. Cláudio Freitas - DONO DA OBRA. OJ 191 DA SDI-1 DO TST. NOV ORIENTAÇÃO (2017) OJ-SDI1-191 CONTRATO DE EMPREITADA. DONO DA OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE PANIFICADORA CONDE LTDA SASMET SERVIÇO DE ASSESSORIA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ELABORADO POR APROVADO POR EMPRESA: DATA Ana Priscilla de Oliveira Gomes Engenheira

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança Prof ª. Eliane Conde Mandado de Segurança Fundamento legal: art. 5º, LXIX e LXX, da CF e Lei nº 12.016/09 conceder-se-á

Leia mais

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PREVISÃO LEGAL O pagamento de adicional de insalubridade, encontra-se determinado pela Constituição Federal,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte 2 Prof.ª Eliane Conde A Justiça do Trabalho não tem competência para processar e julgar Ação de Cobrança ajuizada por profissional

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO FONTE DE NOTÍCIAS

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO FONTE DE NOTÍCIAS Prezados (as) Senhores (as), Para conhecimento, reproduzimos informações de diversas fontes, referentes à área de Segurança, Saúde e Medicina no Trabalho. INFORMATIVO 001-15 DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO PORTARIA

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

Insalubridade Periculosidade

Insalubridade Periculosidade Insalubridade Periculosidade Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho Jaques Sherique sherique@gbl.com.br Criação de uma Norma Regulamentadora NECESSIDADE Publicação no Diário Oficial MTE / DSST ENTIDADE

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Apuração Horas e DSR para empregado Horista

Orientações Consultoria De Segmentos Apuração Horas e DSR para empregado Horista 13/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares... 6 6. Referências... 6 7.

Leia mais

TEMA: PROVAS (1) CASO MARIO GUEDES

TEMA: PROVAS (1) CASO MARIO GUEDES AULA PRÁTICA TEMA: PROVAS (1) CASO MARIO GUEDES. Equiparação salarial. Estudo da Súmula 06 do TST. Ônus da prova. Condição personalíssima. Equiparação em cadeia. Cerceamento de defesa; (2) CASO LINDINALVA.

Leia mais

A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMCB/ean PREPOSTO. ADVOGADO. ATUAÇÃO SIMULTÂNEA. REVELIA.

A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMCB/ean PREPOSTO. ADVOGADO. ATUAÇÃO SIMULTÂNEA. REVELIA. A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMCB/ean RECURSO DE REVISTA. PREPOSTO. ADVOGADO. ATUAÇÃO SIMULTÂNEA. REVELIA. Este Tribunal tem se orientado no sentido de que é possível a atuação simultânea nas funções de advogado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 2ª TURMA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 2ª TURMA PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 2ª TURMA PROCESSO TRT - RO - 0010593-60.2013.5.18.0017 RELATOR : DESEMBARGADOR PLATON TEIXEIRA DE AZEVEDO FILHO RECORRENTE(S)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO PROCESSO nº 0011529-27.2015.5.03.0084 (RO) RECORRENTE: WEMERSON GUTIERRES RODRIGUES RECORRIDO: MULTIPLA DISTRIBUIDORA E LOGISTICA

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Aspectos Técnicos e Práticos

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Aspectos Técnicos e Práticos INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE Aspectos Técnicos e Práticos 1ª edição 1994 2ª edição 1995 3ª edição 1997 4ª edição 1998 5ª edição 2000 6ª edição 2002 7ª edição 2004 8ª edição 2007 9ª edição 2009 10ª edição

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r3/wm/r/ri

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r3/wm/r/ri A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r3/wm/r/ri RECURSO DE REVISTA. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. CONTATO COM CIMENTO. PEDREIRO. Esta Corte tem entendimento pacífico, nos termos da Orientação Jurisprudencial

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE SUMÁRIO 1. Conceitos...3 2. Embasamento legal e agentes...4 3. Equipamentos de Proteção Individual...8 4. Normas Regulamentadoras...9 5. Sinopse...10 2 1. CONCEITOS ADICIONAL

Leia mais

O Ministério Público do Trabalho opinou pelo não conhecimento do recurso de revista (seq. 6). É o relatório. I CONHECIMENTO

O Ministério Público do Trabalho opinou pelo não conhecimento do recurso de revista (seq. 6). É o relatório. I CONHECIMENTO A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Epr/Mp/nc/iv RECURSO DE REVISTA. ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E DE PERICULOSIDADE. AUSÊNCIA DE PROVA PERICIAL. A jurisprudência deste Tribunal é clara no sentido de que, para

Leia mais

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados A INCIDÊNCIA DE IMPOSTO NA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS Roque Calixto Choairy Pinto Advogado de Almeida Guilherme Advogados e Natalia Barbieri Bortolin Advogada de Almeida Guilherme Advogados Os

Leia mais

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário.

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário. BOLETIM SINDICAL 03 DE 2009 TEMA: Convenção coletiva de trabalho ENVIADO EM 24 de abril de 2009 1. Dando continuidade ao boletim sindical nº 002/2009 no qual abordamos as premissas básicas do processo

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (Ac. (5ª Turma) GMCB/am/

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (Ac. (5ª Turma) GMCB/am/ A C Ó R D Ã O (Ac. (5ª Turma) GMCB/am/ RECURSO DE REVISTA. 1. HORAS EXTRAORDINÁRIAS. REGIME 12 X 36. INVALIDADE. PREVISÃO EM NORMA COLETIVA. PROVIMENTO. Esta Corte Superior tem entendimento de que, havendo

Leia mais

ROTEIRO PARA PEDIR ADMINISTRATIVAMENTE OS ADICIONAIS (PARA FILIADOS)

ROTEIRO PARA PEDIR ADMINISTRATIVAMENTE OS ADICIONAIS (PARA FILIADOS) LINK 1 As Delegacias Sindicais também poderão protocolar requerimentos administrativos para suas bases, de acordo com os modelos próprios para as DS. Seguem abaixo o modelo de requerimento para o filiado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO A C Ó R D Ã O 3ª Turma ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. A análise do conjunto probatório evidenciou não estarem caracterizadas condições de trabalho insalubres, razão pela qual não há que se falar no pagamento

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

Aula 07. O preposto da empresa deve ser empregado desta. Exceto quando se tratar de microempresa ou pequeno empresário.

Aula 07. O preposto da empresa deve ser empregado desta. Exceto quando se tratar de microempresa ou pequeno empresário. Turma e Ano: Master B 2015 Matéria / Aula: Direito Processual do Trabalho Professor: Leandro Antunes Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 07 Assunto: procedimentos 1 O preposto da empresa deve

Leia mais

TEMA: ESTABILIDADES 1 ESTABILIDADE DA GESTANTE SUM 244 GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 88 e 196 da SBDI 1) Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 I O

Leia mais

AMAZON SAND IND. E COM. DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA

AMAZON SAND IND. E COM. DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA AMAZON SAND IND. E COM. DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA ELABORAÇÃO: Eng Seg. Reginaldo Beserra Alves Setembro - 2011 1 LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE 1. Apresentação A elaboração do Laudo Técnico de Periculosidade

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Gab Des Jorge Fernando Gonçalves da Fonte Avenida Presidente Antonio Carlos 251 10o andar - Gabinete 17 Castelo RIO

Leia mais

A C Ó R D Ã O SDI Recurso de embargos conhecido e provido.

A C Ó R D Ã O SDI Recurso de embargos conhecido e provido. A C Ó R D Ã O SDI-1 GMCB/cf EMBARGOS EM RECURSO DE REVISTA. INTERPOSIÇÃO SOB A ÉGIDE DA LEI Nº 13.015/2014. ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE. CUMULAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. PROVIMENTO. 1. A respeito

Leia mais

PROCESSO Nº TST-AIRR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Dr/Vb/gr/mm

PROCESSO Nº TST-AIRR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Dr/Vb/gr/mm A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Dr/Vb/gr/mm AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. CALOR EXCESSIVO. MOTORISTA DE ÔNIBUS. A indicação de mácula a norma

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Sentença Normativa Poder normativo (função atípica) Competência: extensão territorial do conflito TRT=

Leia mais

Procedimento Comum Ramir Fernandes de Oliveira Filho SÃO PAULO PREVIDÊNCIA - SPPREV

Procedimento Comum Ramir Fernandes de Oliveira Filho SÃO PAULO PREVIDÊNCIA - SPPREV fls. 158 Processo: 1035901-91.2016.8.26.0053 - Procedimento Comum Requerente: Ramir Fernandes de Oliveira Filho Requerido: SÃO PAULO PREVIDÊNCIA - SPPREV Vistos. Ramir Fernandes de Oliveira Filho, qualificado(s)

Leia mais

I) Resolução 171 do TST - Cancela a OJ 293 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais e dá nova redação à Súmula 353 do TST.

I) Resolução 171 do TST - Cancela a OJ 293 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais e dá nova redação à Súmula 353 do TST. I) Resolução 171 do TST - Cancela a OJ 293 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais e dá nova redação à Súmula 353 do TST. 353. EMBARGOS. AGRAVO. CABIMENTO (incorporada a Orientação Jurisprudencial

Leia mais

PARECER TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO PERICIAL

PARECER TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO PERICIAL PARECER TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO PERICIAL RECLAMADA: LK PRESTADORA DE SERVIÇOS RECLAMANTE: ANTONIO GONÇALVES AUTOS: 0010136-20.2013.5.12 1ª VARA DO TRABALHO DE CHAPECÓ OBJETIVOS Atendendo ao

Leia mais

Direito do Trabalho. Periculosidade e Insalubridade

Direito do Trabalho. Periculosidade e Insalubridade Direito do Trabalho Periculosidade e Insalubridade Insalubridade Art. 189 Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL Procuradoria Federal junto ao IF Sudeste MG

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL Procuradoria Federal junto ao IF Sudeste MG DESPACHO nº 52/2013-AGU/PGF/PFE IF SUDETE MG 1 Ref.: Processo administrativo: nº 23355.000114/2013-68 2 Consulente: Diretoria Geral do câmpus Barbacena Autos processuais recebidos em gabinete: 11/03/2013

Leia mais

IMPUGNAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO PERICIAL

IMPUGNAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO PERICIAL IMPUGNAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO PERICIAL AUTOS: 21.160/2014 5ª Vara do Trabalho de Curitiba RECLAMANTE: VALESKA I K DE MEDEIROS RECLAMADA: ODONTOVILLE CLINICA ODONTOLÓGICA 1. DOS PEDIDOS Em sede de petição

Leia mais

Acórdão Inteiro Teor ORIGEM Tipo: RR Número: Ano: 1998 PROC. Nº TST-RR / A C Ó R D Ã O 5ª TURMA

Acórdão Inteiro Teor ORIGEM Tipo: RR Número: Ano: 1998 PROC. Nº TST-RR / A C Ó R D Ã O 5ª TURMA Acórdão Inteiro Teor ORIGEM Tipo: RR Número: 416166 Ano: 1998 PROC. Nº TST-RR-416.166/1998.4 A C Ó R D Ã O 5ª TURMA RECURSO DE REVISTA. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA. A Constituição da República, em seus

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 2ª Região 71ª Vara do Trabalho de São Paulo Capital Proc. n.º

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 2ª Região 71ª Vara do Trabalho de São Paulo Capital Proc. n.º Termo de Audiência Aos vinte e nove dias do mês de novembro de 2013, às 11h, na sala de audiências desta Vara, na presença e por ordem do MM. Juiz do Trabalho, Dr. JORGE EDUARDO ASSAD, foram apregoados

Leia mais

RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. HORAS EXTRAS. PERÍODO DESTINADO À TROCA DE UNIFORME. TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR. SÚMULA 366 DO TST.

RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. HORAS EXTRAS. PERÍODO DESTINADO À TROCA DE UNIFORME. TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR. SÚMULA 366 DO TST. A C Ó R D Ã O 7.ª Turma GMDMA/LPS/eo RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. HORAS EXTRAS. PERÍODO DESTINADO À TROCA DE UNIFORME. TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR. SÚMULA 366 DO TST. 1.1. Hipótese em que

Leia mais

Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Tema: Remuneração, salário e benefícios.

Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Tema: Remuneração, salário e benefícios. Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Início: 1º de agosto de 2012. Término: 12 de dezembro de 2012. Total: 20 aulas de 1h45 Tema: Remuneração, salário e benefícios.

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. GARANTIA CONSTITUCIONAL DE ESTABILIDADE PROVISÓRIA DA GESTANTE. PROTEÇÃO DA MATERNIDADE E DO NASCITURO. DEMORA NO AJUIZAMENTO DA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 10a Turma RECURSO ORDINÁRIO. INTERVALO INTRAJORNADA. CONCESSAO PARCIAL. O intervalo intrajornada tem como finalidade a segurança e a saúde do trabalhador. Depois de diversos estudos, chegou-se

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 2ª Turma GMJRP/rg

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 2ª Turma GMJRP/rg A C Ó R D Ã O 2ª Turma GMJRP/rg ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. FUNDAÇÃO CASA. UNIDADES DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. Discute-se, no caso, se o reclamante, agente de segurança, que mantém contato direto com

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - Lei nº 8.212/91 Art. 28, 8º e 9º - Decreto nº 3.048/99 Art. 214, 4º a 16 - Salário-de-contribuição

Leia mais

Revista Jurídica, Ano XV, n. 24, 2015, v1, Jan. jun., Anápolis/GO, UniEVANGÉLICA

Revista Jurídica, Ano XV, n. 24, 2015, v1, Jan. jun., Anápolis/GO, UniEVANGÉLICA POSSIBILIDADE DE PERCEPÇÃO CUMULADA DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE POSSIBILITY OF CUMULATIVE PERCEPTION THE UNSANITARY AND ADDITIONAL DANGER Ana Carolina Soria Vulcano 1 Resumo: O presente

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Mdm/Vb/nc/al

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Mdm/Vb/nc/al A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Mdm/Vb/nc/al RECURSO DE REVISTA. HORAS EXTRAS. INTERVALO INTERSEMANAL DE 35 HORAS. O entendimento pacificado desta Corte é o de que os intervalos previstos nos artigos 66

Leia mais

O TRT, às fls. 202/215, negou provimento ao recurso ordinário interposto pela reclamada.

O TRT, às fls. 202/215, negou provimento ao recurso ordinário interposto pela reclamada. A C Ó R D Ã O 6ª Turma KA/tbc RECURSO DE REVISTA. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. PERÍCIA TÉCNICA. OBRIGATORIEDADE. Nos termos do art. 195, 2.º, da CLT a realização de perícia técnica para a apuração da insalubridade

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE EI: 0.04.2005 ANUAL DE PESSOAL ÓD: 20 CAP: ÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE CAPÍTULO : APRESENTAÇÃO FINALIDADE Estabelecer as normas de concessão de adicional de insalubridade e de

Leia mais

Acórdão-3ªC RO

Acórdão-3ªC RO Acórdão-3ªC RO 0000849-98.2013.5.12.0052 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. É devido o pagamento de adicional de insalubridade em grau médio ao agente comunitário de saúde que exerce

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prazos Processuais Prof ª. Eliane Conde Prazo processual é o período de tempo

Leia mais

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL)

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL) TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL) kilmagalindoprof@yahoo.com.br PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUÍDO Soberano Primário Permanente Inicial / inaugural Ilimitado

Leia mais

Riscos Adicionais conforme NR-10

Riscos Adicionais conforme NR-10 1 DDS Riscos Adicionais - Umidade Riscos Adicionais conforme NR-10 a) altura; b) ambientes confinados c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas. NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

Leia mais

MESA REDONDA: USO DO EQUIPAMENTO DE RX MÓVEL E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA MAX CARRION BRUECKNER

MESA REDONDA: USO DO EQUIPAMENTO DE RX MÓVEL E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA MAX CARRION BRUECKNER MESA REDONDA: USO DO EQUIPAMENTO DE RX MÓVEL E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA MAX CARRION BRUECKNER Insalubre ou perigoso é o que a lei (em sentido amplo) diz que é perigoso ou insalubre. INSALUBRIDADE CLT, Art.

Leia mais