Tabela 01: Eficácia de um medicamento em mg/(ml/hora) em relação ao tempo (em horas). Tempo (t) Eficácia (E) / / /27 9/2 21/8

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tabela 01: Eficácia de um medicamento em mg/(ml/hora) em relação ao tempo (em horas). Tempo (t) Eficácia (E) / / /27 9/2 21/8"

Transcrição

1 Sessão 01: Introduzindo o conceito de taxa média de variação, taxa de variação instantânea e velocidade. Fonte: LARSON EDWARDS, Cálculo com aplicações, p. 139, Problema nº 13, adaptado. Data: 19/04/2010, horário; 07h30min.. Turma: T14, Cálculo A Atividade 01: Situação-Problema de Medicina - A eficácia de um analgésico t horas depois de entrar na corrente sanguínea é dada por E = 1 (9t t2 t 3 ; 0 tt 4,5). Determine a taxa média de variação de E nos intervalos indicados e compare essa taxa com a taxa de variação instantânea nos extremos dos intervalos: (a) [0,1], (b) [1,2], (c) [2,3], (d) [3,4]. Tabela 01: Eficácia de um medicamento em mg/(ml/hora) em relação ao tempo (em horas). Tempo (t) Eficácia (E) / / /27 9/2 21/8 Objetivo da atividade: Definir taxa média de variação e taxa instantânea de variação. Conhecimentos Prévios: Coeficiente angular da reta secante, coeficiente angular da reta tangente, medida de um segmento, cálculo do limite de funções. Dinâmica da aula: Questões dos alunos e a explicação do professor; questionamento do professor e explicação dos alunos. Um aluno (Mateus), pergunta: Professor: Como definiremos taxa média de variação? Explicação do Professor: Para cada intervalo [t, t+δt] vamos calcular a taxa média de variação, que é igual ao quociente da diferença, entre as ordenadas da extremidade e da origem e a diferença entre as abscissas da extremidade e da origem do intervalo, isto é:.

2 Outro aluno (Gustavo) pergunta como tirar ΔE, Δt e da tabela acima. Resposta: No primeiro intervalo [0,1], t varia de 0 a 1 e E varia de 0 a. Δt = a diferença entre a extremidade 1 e a origem 0 = Δt = 1-0 = 1 e, ΔE = a diferença entre a extremidade e a origem 0 = ΔE = - 0 =. Portanto; Assim, vocês podem tirar a taxa média de variação nos outros intervalos. Foi dado um tempo para que os alunos pudessem resolver essa atividade. Outro aluno (Tiago) pergunta como achar a taxa de variação instantânea. Resposta: A taxa de variação instantânea é dada pelo limite da taxa média de variação quando Δt 0. Como vocês já conhecem limites, podem determinar a taxa de variação instantânea nas extremidades dos intervalos. Literalmente, podemos calcular a taxa de variação média e a taxa de variação instantânea utilizando a função E. A) Dar a t um acréscimo Δt que corresponde a E um acréscimo ΔE: B) Isolar ΔE: E = ( 1 ) (9(tt + tt) + 3(tt + 27 tt)2 - (tt + tt) 3 - (9 t + 3t 2 - t 3 )) C) Dividir tudo por Δt: Dividir ΔE por Δt para achar a taxa média de variação, isto é,. Então: No intervalo [0, 1], temos Δt = 1-0 = 1. Portanto, confere com o calculado na tabela. Outro aluno (Paulo Henrique) pergunta: Professor, e a taxa de variação instantânea?

3 A taxa de variação instantânea será vista agora, como foi dito acima é o limite da taxa média de variação quando Δt 0, ou seja: D) Tomar o limite da taxa média de variação Que é a derivada de E no instante t, isto é: Se (Derivada de E em relação a t) No instante t = 0 = 1/3. No instante t = 1 = 4/9. A resolução do problema acima foi completada pelos alunos. Solução esperada pelo professor: a) A taxa de variação média no [0,1] é 11/27 e a taxa de variação instantânea nos extremos do intervalo são: E'(0) = 1/3, E'(1) = 4/9. b) A taxa de variação média no [1,2] é 11/27 e a taxa de variação instantânea nos extremos do intervalo são: E'(1) = 4/9, E'(2) = 1/3. c) A taxa de variação média no [2,3] é 5/27 e a taxa de variação instantânea nos extremos do intervalo são: E'(2) = 1/3 e E'(3) = 0. d) A taxa de variação média no [3,4] é -7/27 e a taxa de variação instantânea nos extremos do intervalo são: E'(3) = 0 e E'(4) = -5/9. Considerações: 1. Quando a taxa de variação média é positiva, a concentração do analgésico está aumentando, e negativa quando a concentração está diminuindo. A taxa de variação média acontece no intervalo [t, t + Δt]. 2. A taxa de variação instantânea se dá no instante t. A taxa de variação instantânea representa a derivada de E no instante t, se positiva, a concentração do analgésico é crescente e, se negativa decrescente. Ela pode ser observada pela inclinação da reta

4 tangente à curva de E no ponto considerado. Quando inclinada para a direita, positiva e quando inclinada para a esquerda, negativa. Pois, mesmo nos intervalos não desenvolvidos pelo professor, indicando possivelmente a compreensão da tarefa. Na 2ª sessão, concretizamos os grupos de tres alunos, onde um lê a situaçãoproblema, outro coordena o caminho de solução e o terceiro opera o computador. Os grupos institucionalizados foram dez. Foi dado para cada grupo um livro do software maple contendo as instruções de como operar esse software, para ser utilizado na resolução dos problemas que serão propostos. Pergunta feita pelo professor: Que contribuições o software maple ajudará para atingir os objetivos propostos? O software maple tem uma de suas aplicabilidades no cálculo diferencial e integral. Com o software maple poderemos resolver problemas que envolvem limites, derivadas, integrais, traçar gráficos de retas, curvas em 2D e 3D, na qual terão uma visão plana ou espacial conforme o tipo de problema proposto. É uma importante ferramenta para complementar o processo de ensino-aprendizagem do Cálculo A. O que será analisado? Os alunos, seu potencial, suas dúvidas, seus acertos, como compreendem o que é taxa média de variação e o que é taxa instantânea de variação. Como será analisado? Será analisada a situação-problema eficácia de um analgésico na corrente sanguínea procurando fazer com que os alunos vejam, entendam, compreendam e calculem a taxa média de variação e velocidades com o uso do software maple, utilizando o livro do software maple como guia de orientação. Segundo Polya e Dante, a situação-problema proposta que é um problema de medicina será acompanhada de quatro fases, isto é: Na primeira fase temos que compreender o problema para poder resolvê-lo. Na segunda fase, quais as incógnitas? t, E, ΔE, Δt, e Quais os dados: Os intervalos de variação e os pontos extremos do intervalo e a função Na terceira fase vamos usar a função para podermos alcançar o objetivo de eficácia de um medicamento.

5 Na quarta fase fazendo um retrospecto da solução, verificando os cálculos para se ter certeza que o analgésico foi eficaz, t horas depois de ter entrado na corrente sanguínea. A aluna Ana se dirige ao professor e faz a seguinte pergunta: O senhor pode mostrar graficamente onde está a taxa média de variação no 1º intervalo [0, 1] e a taxa de variação instantânea na extremidade em t = 1. Resposta: Vamos fazer a demonstração no software maple: Agora, vamos trabalhar com letras para expressar as incógnitas, isto é: O intervalo de tempo [t, t+δt], Δt = t+ Δt - t ; O incremento da função ΔE = E + ΔE - E. Depois de ter chegado à incógnita, usar os números adequados da tabela acima para calcular esta razão. A razão de variação nos dá a eficácia do analgésico no intervalo [t, t+δt]. A taxa média de variação representa o coeficiente angular da reta secante à curva de E no ponto A (0, 0) e B (1, 11/27), isto é:

6

7 Figura 02: Curva de eficácia de um analgésico. Observação: A notação graf:=plot(...) significa que o gráfico naquela situação está pronto. Solução apresentada por dois grupos de alunos: A eficácia (E, em escala de 0 a 1) de um analgésico t horas depois de entrar na corrente sanguínea é dada por EE = (1 27)(9tt + 3tt 2 tt 3 ), 0 tt 4. Determine a taxa de variação média de E nos intervalos indicados e compare essa taxa com a taxa de variação instantânea nos extremos do intervalo: (a) [0, 1], (b) [1, 2], (c) [2, 3], (d) [3, 4] Solução:

8 Na segunda parte da sessão os grupos 07 e 09 apresentaram a solução pelo software maple. Os outros grupos fizeram as tarefas com sem o uso do software maple. Todos os grupos realizaram a tarefa. Demonstraram que houve uma aprendizagem significativa, pois o novo conhecimento foi ancorado nos conhecimentos prévios já existentes na sua estrutura mental. Houve participação total dos grupos, pois, a resolução de problemas é muito importante para o novo aprendizado. As taxas de variação instantânea nas extremidades dos intervalos:

9 Considerações do Professor: A teoria de Ausubel é uma teoria cognitiva e, busca explicar teoricamente o processo de aprendizagem na ótica cognitivista. Significa como o indivíduo se situa e organiza o seu mundo. Preocupa-se com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação envolvida na cognição. Para Moreira a estrutura cognitiva de um indivíduo é um complexo organizado resultante do processo cognitivo através dos quais adquire e utiliza o conhecimento. Para Ausubel, novas idéias e informações podem ser apreendidas e retidas na medida em que conceitos relevantes e inclusivos estejam claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo e sirvam de ancoradouro a novas idéias e conceitos. Para MOREIRA, 2005, p Quando novas informações adquirem significado para o indivíduo através da interação com esses conceitos, sendo por eles assimilados e contribuindo para sua diferenciação, elaboração e estabilidade, a aprendizagem é dita significativa. Acredito que a aprendizagem significativa aconteceu, pois, os conceitos de taxa média (coeficiente angular da reta secante) e taxa instantânea (coeficiente angular da reta tangente) se apoiaram nos conceitos subsunçores, já existente na estrutura cognitiva dos alunos. Portanto, os estudantes demonstraram que entenderam o que é taxa média de variação e o que é taxa instantânea de variação.

Sessão 08: Introduzindo, ponto de inflexão e concavidade na curva de crescimento logístico de epidemias.

Sessão 08: Introduzindo, ponto de inflexão e concavidade na curva de crescimento logístico de epidemias. 7.6.8. Sessão 08: Introduzindo, ponto de inflexão e concavidade na curva de crescimento logístico de epidemias. Data: 21/05/2010, Horário: 07h30min.. Turma: T14 do Curso de Engenharia Elétrica, Cálculo

Leia mais

Sessão 03: Introduzindo os conceitos de Máximos e Mínimos.

Sessão 03: Introduzindo os conceitos de Máximos e Mínimos. 7.6.3. Sessão 03: Introduzindo os conceitos de Máximos e Mínimos. Data: 26/04/2010, horário: 07h30min.. Turma: T14 do curso de Engenharia Elétrica, Cálculo A MTM 1019. 7.6.3.1. Atividade 03: Situação Problema

Leia mais

Sessão 05: Taxa de variação instantânea de restauração de Oxigênio em um lago.

Sessão 05: Taxa de variação instantânea de restauração de Oxigênio em um lago. 7.6. Descrição das atividades em sala de aula: 7.6.5. Sessão 05: Taxa de variação instantânea de restauração de Oxigênio em um lago. Data: 30/04/2010, Horário: 07h30min, Turma: T14 do Curso de Engenharia

Leia mais

MAT146 - Cálculo I - Taxas de Variação. Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira

MAT146 - Cálculo I - Taxas de Variação. Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Obserque que até o momento, tem sido visto apenas como uma notação dx para a derivada da equação y = f (x). O que faremos agora é interpretar

Leia mais

Continuidade e Limite

Continuidade e Limite Continuidade e Limite Antônio Calixto de Souza Filho Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo 20 de maio de 2013 1 Remoção da indeterminação 0 0 2 3 Propriedades da derivada Derivada

Leia mais

Taxa de variação e reta tangente A reta tangente ao gráfico de y = f (x) em P(x 0, y 0 ) é dada por

Taxa de variação e reta tangente A reta tangente ao gráfico de y = f (x) em P(x 0, y 0 ) é dada por Motivação: Reta Tangente Taxa de variação e reta tangente A reta tangente ao gráfico de y = f (x em P(x 0, y 0 é dada por y f (x 0 = m tan (x x 0, desde que o limite que define o coeficiente angular,m

Leia mais

DERIVADA. Aula 02 Matemática I Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli

DERIVADA. Aula 02 Matemática I Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli DERIVADA Aula 02 Matemática I Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli No instante que o cavalo atravessou a reta de chegada, ele estava correndo a 42 mph. Como pode ser provada tal afirmação? Uma fotografia

Leia mais

CÁLCULO I. Conhecer a interpretação geométrica da derivada em um ponto. y = f(x 2 ) f(x 1 ). y x = f(x 2) f(x 1 )

CÁLCULO I. Conhecer a interpretação geométrica da derivada em um ponto. y = f(x 2 ) f(x 1 ). y x = f(x 2) f(x 1 ) CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 0: Taxa de Variação. Derivadas. Reta Tangente. Objetivos da Aula Denir taxa de variação média e a derivada como a taxa

Leia mais

A Derivada. Derivadas Aula 16. Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil

A Derivada. Derivadas Aula 16. Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil Derivadas Aula 16 Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil 04 de Abril de 2014 Primeiro Semestre de 2014 Turma 2014104 - Engenharia Mecânica A Derivada Seja x = f(t)

Leia mais

Sessão 04: Introduzindo a modelagem matemática em um problema de máximos e mínimos.

Sessão 04: Introduzindo a modelagem matemática em um problema de máximos e mínimos. 7.6. Descrição das atividades em sala de aula 7.6.4. Sessão 04: Introduzindo a modelagem matemática em um problema de máximos e mínimos. Cálculo Um curso moderno com aplicações, Problema nº 42 Data: 28/04/2010,

Leia mais

Derivadas e Taxas de Variação. Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

Derivadas e Taxas de Variação. Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. Derivadas e Taxas de Variação Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. 1 Derivadas e Taxas de Variação O problema de encontrar a reta tangente a uma curva e o problema para encontrar a

Leia mais

1.1 DERIVADA COMO RETA TANGENTE E TAXA DE VARIAÇÃO

1.1 DERIVADA COMO RETA TANGENTE E TAXA DE VARIAÇÃO 1 PLANO DE AULA II - DERIVADAS Essa aula tem como principal objetivo, introduzir o conceito de derivadas, de uma maneira rápida, para que, quando o professor fazer uso dos softwares na resolução de problemas

Leia mais

Da figura, sendo a reta contendo e B tangente à curva no ponto tem-se: é a distância orientada PQ do ponto P ao ponto Q; enquanto que pois o triângulo

Da figura, sendo a reta contendo e B tangente à curva no ponto tem-se: é a distância orientada PQ do ponto P ao ponto Q; enquanto que pois o triângulo CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL AULA 09: INTEGRAL INDEFINIDA E APLICAÇÕES TÓPICO 01: INTEGRAL INDEFINIDA E FÓRMULAS DE INTEGRAÇÃO Como foi visto no tópico 2 da aula 4 a derivada de uma função f representa

Leia mais

Capítulo 4 - Derivadas

Capítulo 4 - Derivadas Capítulo 4 - Derivadas 1. Problemas Relacionados com Derivadas Problema I: Coeficiente Angular de Reta tangente. Problema II: Taxas de variação. Problema I) Coeficiente Angular de Reta tangente I.1) Inclinação

Leia mais

A velocidade instantânea (Texto para acompanhamento da vídeo-aula)

A velocidade instantânea (Texto para acompanhamento da vídeo-aula) A velocidade instantânea (Texto para acompanamento da vídeo-aula) Prof. Méricles Tadeu Moretti Dpto. de Matemática - UFSC O procedimento que será utilizado neste vídeo remete a um tempo em que pesquisadores

Leia mais

Estudar mudança no valor de funções na vizinhança de pontos.

Estudar mudança no valor de funções na vizinhança de pontos. Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Fundamentos para a Análise Estrutural Código: AURB006 Turma: A Período Letivo: 007- Professor:

Leia mais

Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa

Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Diferenciação Numérica Diogo Pineiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Engenaria de Computação e Automação ttp://www.dca.ufrn.br/ diogo

Leia mais

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Controle e Automação ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 2ª Série Cálculo I Engenharia de Controle e Automação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Campus Caçapava do Sul Curso de Licenciatura em Ciências Exatas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto Matemática

Campus Caçapava do Sul Curso de Licenciatura em Ciências Exatas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto Matemática Campus Caçapava do Sul Curso de Licenciatura em Ciências Exatas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto Matemática Bolsista: Leriana Afonso Plano de Aula Conceitos/Conteúdos:

Leia mais

12. Diferenciação Logarítmica

12. Diferenciação Logarítmica 2. Diferenciação Logarítmica A diferenciação logarítmica é uma técnica útil para diferenciar funções compostas de potências, produtos e quocientes de funções. Esta técnica consiste em executar os seguintes

Leia mais

Capítulo 5 Derivadas Parciais e Direcionais

Capítulo 5 Derivadas Parciais e Direcionais Capítulo 5 Derivadas Parciais e Direcionais 1. Conceitos Sabe-se que dois problemas estão relacionados com derivadas: Problema I: Taxas de variação da função. Problema II: Coeficiente angular de reta tangente.

Leia mais

DERIVADA. A Reta Tangente

DERIVADA. A Reta Tangente DERIVADA A Reta Tangente Seja f uma função definida numa vizinança de a. Para definir a reta tangente de uma curva = f() num ponto P(a, f(a)), consideramos um ponto vizino Q(,), em que a e traçamos a S,

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU

Cálculo Diferencial e Integral I Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU Cálculo Diferencial e Integral I Faculdade de Engenaria, Arquiteturas e Urbanismo FEAU Prof. Dr. Sergio Pilling Parte 1 - Limites Definição e propriedades; Obtendo limites; Limites laterais. 1) Introdução

Leia mais

x = 3 1 = 2 y = 5 2 = 3 Aula Teórica 3 ATIVIDADE 1 Professor Responsável: Profa. Maria Helena S. S. Bizelli

x = 3 1 = 2 y = 5 2 = 3 Aula Teórica 3 ATIVIDADE 1 Professor Responsável: Profa. Maria Helena S. S. Bizelli Aula Teórica 3 ATIVIDADE. Represente, no plano cartesiano xy descrito abaixo, os dois pontos (x 0,y 0) = (,) e (x,y ) = (3,5).. Trace a reta r que passa pelos pontos e, no plano cartesiano acima. 3. Determine

Leia mais

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II DERIVADAS PARCIAIS. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II DERIVADAS PARCIAIS. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques 7 DERIVADAS PARCIAIS TÓPICO Gil da Costa Marques Fundamentos da Matemática II 7.1 Introdução 7. Taas de Variação: Funções de uma Variável 7.3 Taas de variação: Funções de duas Variáveis 7.4 Taas de Variação:

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo LCE0130 Cálculo Diferencial e Integral

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo LCE0130 Cálculo Diferencial e Integral Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo LCE0130 Cálculo Diferencial e Integral Profa. Dra. Andreia Adami deiaadami@terra.com.br Continuidade de uma função Intuitivamente

Leia mais

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel - 3 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel O que é a cinemática? Ramo da mecânica que descreve o movimento da partícula a partir do comportamento da sua posição, velocidade e aceleração, sem entrar

Leia mais

AULA 30/05/2017 MÁXIMOS E MÍNIMOS, ESTUDO COMPLETO DE FUNÇÕES, APLICAÇÃO DE DERIVADA

AULA 30/05/2017 MÁXIMOS E MÍNIMOS, ESTUDO COMPLETO DE FUNÇÕES, APLICAÇÃO DE DERIVADA AULA 30/05/2017 MÁXIMOS E MÍNIMOS, ESTUDO COMPLETO DE FUNÇÕES, APLICAÇÃO DE DERIVADA As derivadas têm inúmeras aplicações. Com o estudo da primeira e da segunda derivada podemos esboçar o gráfico de uma

Leia mais

O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA

O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA Carolini Cunha Silva Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro carolinicunha@yahoo.com.br Ana Paula Rangel de Andrade Instituto

Leia mais

POTENCIALIDADE DE APLICAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ENGENHARIA, UTILIZANDO O SOFTWARE MAPLE

POTENCIALIDADE DE APLICAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ENGENHARIA, UTILIZANDO O SOFTWARE MAPLE Categoria Exposição de Painel POTENCIALIDADE DE APLICAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ENGENHARIA, UTILIZANDO O SOFTWARE MAPLE Cláudia Gomes de Oliveira Santos (UniEVANGÉLICA); João Victor Gomes

Leia mais

GILVANDRO CORREIA DE MELO JÚNIOR UMA ABORDAGEM SOBRE TAXA DE VARIAÇÃO E DERIVADA

GILVANDRO CORREIA DE MELO JÚNIOR UMA ABORDAGEM SOBRE TAXA DE VARIAÇÃO E DERIVADA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEÁTICA - DM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA GILVANDRO CORREIA DE MELO JÚNIOR UMA

Leia mais

Escrita correta de resultados em notação

Escrita correta de resultados em notação Notas de Aula Laboratório de Física 1 e A Escrita correta de resultados em notação científica e confecção de gráficos 1 Prof. Alexandre A. C Cotta 1 Departamento de Física, Universidade Federal de Lavras,

Leia mais

Para identificar intervalos de crescimento e decrescimento de uma função analisamos o comportamento de sua primeira derivada.

Para identificar intervalos de crescimento e decrescimento de uma função analisamos o comportamento de sua primeira derivada. O CONCEITO DE DERIVADA (continuação) Funções Crescentes e Decrescentes Existe uma relação direta entre a derivada de uma função e o crescimento desta função. Em geral, temos: Se, para todo x ]a, b[ tivermos

Leia mais

Exemplo 1. Suponhamos que a concentração c(t) (em mg/100 ml) de um certo metabólito em um meio líquido de cultura seja expressa pela equação,

Exemplo 1. Suponhamos que a concentração c(t) (em mg/100 ml) de um certo metabólito em um meio líquido de cultura seja expressa pela equação, Exemplos sobre Variação de Funções Exemplo 1. Suponhamos que a concentração c(t) (em mg/1 ml) de um certo metabólito em um meio líquido de cultura seja expressa pela equação, ( t ) ( ) +, c ( t) = t onde

Leia mais

Fundamentos de Matemática II DERIVADAS PARCIAIS7. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques

Fundamentos de Matemática II DERIVADAS PARCIAIS7. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Gil da Costa Marques DERIVADAS PARCIAIS7 Gil da Costa Marques 7.1 Introdução 7. Taas de Variação: Funções de uma Variável 7.3 Taas de variação: Funções de duas Variáveis 7.4 Taas de Variação: Funções de mais do que duas Variáveis

Leia mais

Para ilustrar o conceito de limite, vamos supor que estejamos interessados em saber o que acontece à

Para ilustrar o conceito de limite, vamos supor que estejamos interessados em saber o que acontece à Limite I) Noção intuitiva de Limite Os limites aparecem em um grande número de situações da vida real: - O zero absoluto, por eemplo, a temperatura T C na qual toda a agitação molecular cessa, é a temperatura

Leia mais

Deslocamento e espaço percorrido a partir de gráficos velocidade-tempo

Deslocamento e espaço percorrido a partir de gráficos velocidade-tempo 3.ºB: Velocidade e gráficos posição-tempo (de movimentos retilíneos) Deslocamento e espaço percorrido a partir de gráficos velocidade-tempo 1 É possível determinar o valor da velocidade, v, de um movimento

Leia mais

Cálculo diferencial de Funções de mais de uma variável

Cálculo diferencial de Funções de mais de uma variável MATERIAL DIDÁTICO Professora Sílvia Victer CÁLCULO 2 Cálculo diferencial de Funções de mais de uma variável 1. Funções de mais de uma variável 2. Limites de funções de mais de uma variável 3. Continuidade

Leia mais

TRABALHO 1 CURSO DE VERÃO CÁLCULO I NOME DO ACADÊMICO: =, no ponto x = 2?

TRABALHO 1 CURSO DE VERÃO CÁLCULO I NOME DO ACADÊMICO: =, no ponto x = 2? TRABALHO CURSO DE VERÃO CÁLCULO I NOME DO ACADÊMICO: Questão 0 Ache a derivada das seguintes funções: 0 y 0 y 5 5 y e) y y Questão 0 Qual é a derivada da função, no ponto? Questão 0 Se, calcule () f Questão

Leia mais

Unidade 5 Diferenciação Incremento e taxa média de variação

Unidade 5 Diferenciação Incremento e taxa média de variação Unidade 5 Diferenciação Incremento e taa média de variação Consideremos uma função f dada por y f ( ) Quando varia de um valor inicial de para um valor final de, temos o incremento em O símbolo matemático

Leia mais

2.1 Visualizando - Visualize um gráfico com uma função linear, y = ax + b - Neste caso, a taxa de crescimento é o valor de a, já que sabemos que:

2.1 Visualizando - Visualize um gráfico com uma função linear, y = ax + b - Neste caso, a taxa de crescimento é o valor de a, já que sabemos que: 1. O que é uma taxa? Universidade Federal de Alagoas Instituto de Ciências e Biológicas e da Saúde BIOB-003 Biomatemática Prof. Marcos Vinícius Carneiro Vital - Em poucas palavras, podemos descrever uma

Leia mais

Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais

Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Taxas de Variação:

Leia mais

TEORIA CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 812EE 1 INTRODUÇÃO

TEORIA CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 812EE 1 INTRODUÇÃO CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 81EE 1 TEORIA 1 INTRODUÇÃO Os assuntos tratados a seguir são de importância fundamental não somente na Matemática, mas também na Física, Química, Geografia, Estatística

Leia mais

As Primitivas de f'(x) são o conjunto: { f(x): f(x)=2x + K, K real }= {..2x + 1.., 2x + 1/2,..2x + 0..,2x + 1/3,..2x }

As Primitivas de f'(x) são o conjunto: { f(x): f(x)=2x + K, K real }= {..2x + 1.., 2x + 1/2,..2x + 0..,2x + 1/3,..2x } 1 of 6 27/11/2006 00:48 Derivada Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Na matemática, a derivada de uma função é o conceito central do cálculo diferencial. A derivada pode ser usada para determinar

Leia mais

Aula 4 Derivadas _ 1ª Parte

Aula 4 Derivadas _ 1ª Parte 1 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Aula 4 Derivadas _ 1ª Parte Professor Luciano Nóbrega UNIDADE 1 DERIVADA CONHECIMENTOS PRÉVIOS 2 y y 0 INCLINAÇÃO DA RETA A inclinação de uma reta ou, em outras palavras,

Leia mais

Derivadas 1

Derivadas 1 www.matematicaemexercicios.com Derivadas 1 Índice AULA 1 Introdução 3 AULA 2 Derivadas fundamentais 5 AULA 3 Derivada do produto e do quociente de funções 7 AULA 4 Regra da cadeia 9 www.matematicaemexercicios.com

Leia mais

Determinação de uma tangente para o gráfico de uma função. O coeficiente angular da reta tangente em P é

Determinação de uma tangente para o gráfico de uma função. O coeficiente angular da reta tangente em P é Revisão Determinação de uma tangente para o gráfico de uma função f '( x 0) = O coeficiente angular da reta tangente em P é Taxas de variação: derivada em um ponto A expressão abaixo é chamada de quociente

Leia mais

3 A Reta Tangente Definição: Seja y = f(x) uma curva definida no intervalo. curva y = f(x). A reta secante s é a reta que passa pelos pontos

3 A Reta Tangente Definição: Seja y = f(x) uma curva definida no intervalo. curva y = f(x). A reta secante s é a reta que passa pelos pontos 3 A Reta Tangente Definição: Seja y = f(x) uma curva definida no intervalo (a, b) Sejam P(p, f(p)) e Q(x, f(x)) dois pontos distintos da curva y = f(x). A reta secante s é a reta que passa pelos pontos

Leia mais

A derivada de uma função

A derivada de uma função Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 A derivada de uma função Supona que a função f está definida em todo um intervalo aberto contendo o ponto a R. Dizemos que f é derivável no

Leia mais

13. Taxa de variação Muitos conceitos e fenômenos físicos, econômicos, biológicos, etc. estão relacionados com taxa de variação.

13. Taxa de variação Muitos conceitos e fenômenos físicos, econômicos, biológicos, etc. estão relacionados com taxa de variação. 3. Taxa de variação Muitos conceitos e fenômenos físicos, econômicos, biológicos, etc. estão relacionados com taxa de variação. Definição : Taxa de variação média. Considere x variável independente e y

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: CÁLCULO APLICADO A CINEMÁTICA

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: CÁLCULO APLICADO A CINEMÁTICA PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: CÁLCULO APLICADO A CINEMÁTICA TÓPICOS A SEREM ABORDADOS O que é cinemática? Posição e Deslocamento

Leia mais

PROFESSOR PAULO ENSINANDO NA LINGUAGEM DO ALUNO ILHA FÍSICA FacebooK: ILHA FÍSICA Youtube: ILHA FÍSICA TIRA DÚVIDAS DE

PROFESSOR PAULO ENSINANDO NA LINGUAGEM DO ALUNO ILHA FÍSICA  FacebooK: ILHA FÍSICA Youtube: ILHA FÍSICA TIRA DÚVIDAS DE PROFESSOR PAULO ENSINANDO NA LINGUAGEM DO ALUNO ILHA FÍSICA www.ilhafisica.wordpress.com FacebooK: ILHA FÍSICA Youtube: ILHA FÍSICA TIRA DÚVIDAS DE FÍSICA AULA 02 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS DA MECÂNICA Nesta

Leia mais

LIMITES E DERIVADAS COM O SOFTWARE MATHEMATICA 10.3

LIMITES E DERIVADAS COM O SOFTWARE MATHEMATICA 10.3 Sociedade Brasileira de Matemática Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades LIMITES E DERIVADAS COM O SOFTWARE MATHEMATICA 10.3 Cláudio Firmino Arcanjo Secretaria de Estado da de Alagoas

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Cálculo com Geometria Analítica I Prof a : Msc. Merhy Heli Rodrigues Aplicações da Derivada

Universidade Federal de Pelotas Cálculo com Geometria Analítica I Prof a : Msc. Merhy Heli Rodrigues Aplicações da Derivada 1) Velocidade e Aceleração 1.1 Velocidade Universidade Federal de Pelotas Cálculo com Geometria Analítica I Prof a : Msc. Merhy Heli Rodrigues Aplicações da Derivada Suponhamos que um corpo se move em

Leia mais

XXV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA

XXV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA XXV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA MINI-CURSO A Uso do computador no ensino-aprendizagem de Matemática: uma proposta com o software graph. Prof. Ms. Carlos Roberto Ferreira O objetivo deste mini-curso

Leia mais

Roteiro do Experimento Força de Atrito Variável Parte II

Roteiro do Experimento Força de Atrito Variável Parte II A) Introdução ao experimento Experimentos Virtuais de Mecânica Roteiro do Experimento Força de Atrito Variável Parte II Na Parte I da análise do experimento, as grandezas cinemáticas relativas ao movimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO. Realização:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO. Realização: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO Realização: Fortaleza, Fevereiro/2010 1. LIMITES 1.1. Definição Geral Se os valores de f(x) puderem

Leia mais

ANEXOS Anexo A: Esboço de Curvas Anexo B: Exemplos Extras Anexo C: Aplicação do Software SLD

ANEXOS Anexo A: Esboço de Curvas Anexo B: Exemplos Extras Anexo C: Aplicação do Software SLD ANEXOS Anexo A: Esboço de Curvas Anexo B: Exemplos Extras Anexo C: Aplicação do Software SLD ANEXO A Critérios para determinar o comportamento de uma função através do estudo da derivada. Vamos relembrar

Leia mais

A NOÇÃO DE DERIVADA DE UMA FUNÇÃO COM RECURSO AO SOFTWARE GEOGEBRA

A NOÇÃO DE DERIVADA DE UMA FUNÇÃO COM RECURSO AO SOFTWARE GEOGEBRA A NOÇÃO DE DERIVADA DE UMA FUNÇÃO COM RECURSO AO SOFTWARE GEOGEBRA Pedro Mateus, Marlene Alves Dias Universidade Anhanguera de São Paulo (Brasil) pzulu1010@yahoo.com.br, alvesdias@ig.com.br Palavras-chave:

Leia mais

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2 Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho Geometria Analítica Tarefa 2 Cursista: Jocimar de Avila Tutora: Danúbia 1 S u m á r i o Introdução.....................................

Leia mais

A DERIVADA E SUAS APLICAÇÕES NA CIÊNCIA XX INIC / XVI EPG / VI INID - UNIVAP 2016

A DERIVADA E SUAS APLICAÇÕES NA CIÊNCIA XX INIC / XVI EPG / VI INID - UNIVAP 2016 A DERIVADA E SUAS APLICAÇÕES NA CIÊNCIA XX INIC / XVI EPG / VI INID - UNIVAP 2016 Geisibel Ramos de Almeida 1, Edilaine Barbosa do Amaral 2, Maria Teodora Ferreira 3 1 Faculdade Bilac, R. Francisco Paes,

Leia mais

7. Diferenciação Implícita

7. Diferenciação Implícita 7. Diferenciação Implícita ` Sempre que temos uma função escrita na forma = f(), dizemos que é uma função eplícita de, pois podemos isolar a variável dependente de um lado e a epressão da função do outro.

Leia mais

Derivadas. Derivadas. ( e )

Derivadas. Derivadas. ( e ) Derivadas (24-03-2009 e 31-03-2009) Recta Tangente Seja C uma curva de equação y = f(x). Para determinar a recta tangente a C no ponto P de coordenadas (a,f(a)), i.e, P(a, f(a)), começamos por considerar

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais. Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais

Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais. Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Taas de Variação:

Leia mais

7 - Gagné. O Pressuposto. A teoria de Gagné. Diferenças dos behavioristas

7 - Gagné. O Pressuposto. A teoria de Gagné. Diferenças dos behavioristas 7 - Gagné Robert M. Gagné 1916-2002 Estágio Curricular Supervisionado em Física II 1/47 2/47 A teoria de Gagné origem nos quadros de treinamento militar durante a 2a Guerra Mundial estendida para todos

Leia mais

Aproximações Lineares e Diferenciais. Aproximações Lineares e Diferenciais. 1.Aproximações Lineares 2.Exemplos 3.Diferenciais 4.

Aproximações Lineares e Diferenciais. Aproximações Lineares e Diferenciais. 1.Aproximações Lineares 2.Exemplos 3.Diferenciais 4. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Aproximações Lineares

Leia mais

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel - 4 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Movimento não uniforme: vetor velocidade variável Quando a velocidade instantânea varia no tempo, dizemos que o movimento é acelerado. A aceleração é produzida

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO

COLÉGIO SÃO JOÃO GUALBERTO RESOLUÇÃO COMENTADA Prof.: Pedro Bittencourt Série: 1ª Turma: A Disciplina: Física Nota: Atividade: Avaliação mensal 1º bimestre Valor da Atividade: 10 Instruções Esta avaliação é individual e sem consulta.

Leia mais

Plano Cartesiano e Retas. Vitor Bruno Engenharia Civil

Plano Cartesiano e Retas. Vitor Bruno Engenharia Civil Plano Cartesiano e Retas Vitor Bruno Engenharia Civil Sistema cartesiano ortogonal O sistema cartesiano ortogonal é formado por dois eixos ortogonais(eixo x e eixo y). A intersecção dos eixos x e y é o

Leia mais

Parte II. Determinemos a variação do lucro, quando o custo do trabalho passa de 0 para 5 mil euros.

Parte II. Determinemos a variação do lucro, quando o custo do trabalho passa de 0 para 5 mil euros. Funções reais a duas variáveis reais Parte II III. Derivadas [ELL] Voltemos ao exemplo da função lucro a uma variável. Numa determinada empresa concluiu se que o lucro anual, em milhares de euros, é dependente

Leia mais

CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior

CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Objetivos da Aula CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 4: Aproximações Lineares e Diferenciais. Regra de L Hôspital. Definir e calcular a aproximação linear

Leia mais

Funções de várias variáveis

Funções de várias variáveis GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CÂMPUS JUAZEIRO/BA COLEG. DE ENG. ELÉTRICA PROF. PEDRO MACÁRIO DE MOURA CÁLCULO II 2015.2 Funções de várias variáveis

Leia mais

DERIVADAS Prof. Ricardo Luiz Araújo 28/03/2016

DERIVADAS Prof. Ricardo Luiz Araújo 28/03/2016 1 - Revisão a) Nomenclatura da derivada Sendo uma função dada da seguinte forma: y=f(x) a derivada desta função pode ser referenciada das seguintes maneiras: (deve ser lida como efe linha de f(x) ) ou

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AULA PRÁTICA No DERIVADAS PROFS. ANGELO BATTISTINI E SELMO TORQUETTO NOME RA TURMA NOTA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AULA PRÁTICA No DERIVADAS PROFS. ANGELO BATTISTINI E SELMO TORQUETTO NOME RA TURMA NOTA !!! INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2015 AULA PRÁTICA No. 11 - DERIVADAS NOTA PROFS. ANGELO BATTISTINI E SELMO TORQUETTO NOME RA TURMA NOTA! Objetivos: Utilizar o conceito de derivada em uma aplicação prática,

Leia mais

CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida

CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 2: Aproximações Lineares e Diferenciais Objetivos da Aula Definir e calcular a aproximação linear de uma função derivável; Conhecer e determinar

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ. Matemática 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ. Matemática 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho GEOMETRIA ANALÍTICA: DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOSE EQUAÇÃO DA RETA Tarefa 2 Cursista:

Leia mais

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 6: Funções

Acadêmico(a) Turma: Capítulo 6: Funções 1 Acadêmico(a) Turma: Capítulo 6: Funções Toda função envolve uma relação de dependência entre elementos, números e/ou incógnitas. Em toda função existe um elemento que pode variar livremente, chamado

Leia mais

MAT 0143 : Cálculo para Ciências Biológicas

MAT 0143 : Cálculo para Ciências Biológicas MAT 0143 : Cálculo para Ciências Biológicas Aula 10/Quarta 02/04/2014 Sylvain Bonnot (IME-USP) 2014 1 Resumo Aula 8 1 Informações gerais: Site: o link do MAT 0143 na pagina seguinte http://www.ime.usp.br/~sylvain/courses.html

Leia mais

s: damasceno.

s:  damasceno. Matemática II 6. Pro.: Luiz Gonzaga Damasceno E-mails: damasceno@yahoo.com.br damasceno@interjato.com.br damasceno@hotmail.com http://www.damasceno.ino www.damasceno.ino damasceno.ino - Derivadas Considere

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

A Derivada e a Inclinação de um Gráfico

A Derivada e a Inclinação de um Gráfico UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I A Derivada e a Inclinação

Leia mais

(x 2, y 2 ) se aproxima cada vez mais do ponto (x 1, y 1 ), a declividade da reta secante varia em quantidades cada vez menores e, de fato, aproxima-s

(x 2, y 2 ) se aproxima cada vez mais do ponto (x 1, y 1 ), a declividade da reta secante varia em quantidades cada vez menores e, de fato, aproxima-s CENTRO FEDERAL DE EDUCACAO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA Aula de Derivada Definição da Primeira Derivada Nesta seção, é definida a primeira derivada de uma função e são examinadas várias interpreta-

Leia mais

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica

Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 3º ano Geometria Analítica Tarefa 02 Cursista: Maria Amelia de Moraes Corrêa Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes 1 S u m

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

MAT146 - Cálculo I - Extremos Locais e Globais. Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira

MAT146 - Cálculo I - Extremos Locais e Globais. Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Vimos que a derivada de uma função em um ponto é a inclinação da reta tangente ao gráfico da função neste ponto. Usaremos agora a derivada

Leia mais

Na aula anterior vimos a noção de derivada de uma função. Suponha que uma variável y seja dada como uma função f de uma outra variável x,

Na aula anterior vimos a noção de derivada de uma função. Suponha que uma variável y seja dada como uma função f de uma outra variável x, Elementos de Cálculo Dierencial Na aula anterior vimos a noção de derivada de uma unção. Supona que uma variável y seja dada como uma unção de uma outra variável, y ( ). Por eemplo, a variável y pode ser

Leia mais

Derivada. Capítulo Retas tangentes e normais Número derivado

Derivada. Capítulo Retas tangentes e normais Número derivado Capítulo 3 Derivada 3.1 Retas tangentes e normais Vamos considerar o problema que consiste em traçar a reta tangente e a reta normal a uma curvay= f(x) num determinado ponto (a,f(a)) da curva. Por isso

Leia mais

Programa de Ensino de Semestre

Programa de Ensino de Semestre Pró-Reitoria de Graduação Programa de Ensino de 2013 1 Semestre Nome do Curso Engenharia Civil Engenharia Mecânica Engenharia Elétrica Código do Curso 02-120 02-121 02-122 Nome da Disciplina Cálculo Diferencial

Leia mais

Introdução às medidas físicas ( ) Aulas 6 e 7 Queda livre

Introdução às medidas físicas ( ) Aulas 6 e 7 Queda livre Introdução às medidas físicas (43005) Aulas 6 e 7 Queda livre Grupo: Nome: Nome: Nome: Introdução: Qual é o objetivo do experimento? Qual é o método que usará para atingir seu objetivo? Medidas Experimentais:

Leia mais

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau.

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Esboço de Plano de Aula Bolsista: Rafael de Oliveira. Duração: 120 minutos. Conteúdo: Equações do 1º Grau. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Objetivo geral: Permitir

Leia mais

Matemática I Tecnólogo em Construção de Edifícios e Tecnólogo em Refrigeração e Climatização

Matemática I Tecnólogo em Construção de Edifícios e Tecnólogo em Refrigeração e Climatização 35 Funções A função é um modo especial de relacionar grandezas. Por eemplo, como escrevemos o deslocamento de um móvel em movimento retilíneo variado dependendo do tempo? E se o móvel está em movimento

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A. Aula nº 1 do plano nº 12

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A. Aula nº 1 do plano nº 12 ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A Aula nº do plano nº Resolver os eercícios 35, 355, 358, 360, 36, 364 das páginas 67 a 7 Conceito de derivada de uma função

Leia mais

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari MATEMÁTICA II Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS Considere a função f x : R R tal que y = f(x). Então: Derivada: Mede a taxa de variação de

Leia mais

DIFERENCIAIS E O CÁLCULO APROXIMADO

DIFERENCIAIS E O CÁLCULO APROXIMADO BÁRBARA DENICOL DO AMARAL RODRIGUEZ CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI CRISTIANA ANDRADE POFFAL DIFERENCIAIS E O CÁLCULO APROXIMADO 1 a Edição Rio Grande 2017 Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Leia mais

A Derivada e a Inclinação de um Gráfico. A Derivada e a Inclinação de um Gráfico

A Derivada e a Inclinação de um Gráfico. A Derivada e a Inclinação de um Gráfico UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I A Derivada e a Inclinação

Leia mais

O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS. Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow²

O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS. Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow² O USO DO GEOGEBRA COMO INTRODUÇÃO NO ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIAS Virgínia Moreira de Freitas¹ Orientador (a): Liliane Martinez Antonow² 1 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de

Leia mais

Professora Bruna FÍSICA A. Aula 14 Velocidades que variam sempre da mesma forma. Página 189

Professora Bruna FÍSICA A. Aula 14 Velocidades que variam sempre da mesma forma. Página 189 FÍSICA A Aula 14 Velocidades que variam sempre da mesma forma Página 189 INTRODUÇÃO O que já vimos até agora? Movimento Uniforme (velocidade constante) gráficos s x t, gráficos v x t e função horária.

Leia mais

1) = 4 +8) =7 4 +8) 5 4) 8. Derivada da Função Composta (Regra da Cadeia)

1) = 4 +8) =7 4 +8) 5 4) 8. Derivada da Função Composta (Regra da Cadeia) 8. Derivada da Função Composta (Regra da Cadeia) Regra da Cadeia (primeira notação): Se e são funções diferenciáveis e = é a função composta definida por )=), então é diferenciável e é dada por )=) = ).

Leia mais