Vitamina D. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. Volume 2. Série de Publicações ILSI Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vitamina D. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. Volume 2. Série de Publicações ILSI Brasil"

Transcrição

1 Volume 2 Série de Publicações ILSI Brasil Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Vitamina D Bárbara Santarosa Emo Peters, Lígia A. Martini Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos Comitê de Nutrição ILSI Brasil Julho 2009

2 2 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008)

3 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 3 1 Introdução Com a revolução industrial na Inglaterra, várias famílias imigraram da vida rural para o trabalho nas fábricas das cidades industriais, e o raquitismo se converteu em uma epidemia por toda a Europa (National Academy of Sciences, 2003). Durante o século XIX, casos esporádicos de tratamentos para o raquitismo foram reportados, mas de pouca eficácia. Em 1882, por exemplo, um médico polonês observou que as crianças em Varsóvia padeciam de raquitismo grave e que essa doença era praticamente desconhecida nas zonas rurais. Após pesquisar durante algum tempo crianças da cidade e da zona rural, o médico concluiu que os banhos de sol curavam a enfermidade. Cinco anos mais tarde, um pesquisador francês reportou cura entre aqueles a quem foi administrado um remédio caseiro, o óleo de fígado de bacalhau. Nenhum destes tratamentos, porém, chamou muita atenção, em parte porque o conhecimento médico era que os indivíduos necessitavam somente de quantidades suficientes de proteínas, lipídeos e carboidratos para a manutenção da saúde. Mas, em pouco tempo, pesquisadores que estudaram as causas da pelagra e do beribéri começaram a suspeitar que esses macronutrientes pudessem não ser a solução, e que, na realidade, havia mais sobre os alimentos comuns do que aparentava ter (National Academy of Sciences, 2003). No final do século XIX e início do século XX, vários estudos se voltaram novamente ao raquitismo, que continuava sendo um grave problema na Escócia e em outras partes do norte da Europa. Alguns pesquisadores voltaram ao tema da duvidosa informação a respeito da luz solar. Em 1892, o cientista britânico T. A. Palm encontrou uma relação entre a distribuição geográfica do raquitismo e a proporção de luz solar na região. Em 1913, H. Steenbock e E. B. Hart, da Universidade de Wisconsin, acharam dados mais consistentes em relação à vitamina D ao mostrarem que cabras produtoras de leite mantidas em ambientes fechados perdiam grande quantidade de cálcio esquelético quando comparadas a cabras mantidas ao ar livre. Seis anos depois, em 1919, o cientista alemão K. Huldschinsky realizou um experimento inovador, e curou o raquitismo de crianças utilizando luz ultravioleta produzida artificialmente. Dois anos depois, os pesquisadores Alfred F. Hess e L. F. Unger, da Universidade de Columbia, mostraram que a cura de doenças como o raquitismo podia ocorrer com a exposição solar (National Academy of Sciences, 2003).

4 4 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) No campo da nutrição, o médico inglês Sir Edward Mellanby acreditava ainda que o raquitismo ocorresse devido a alguma deficiência dietética. Em 1918, induziu o raquitismo em cães, mantendo-os em espaços fechados e apenas se alimentando de aveia. Quando os animais foram curados recebendo óleo de fígado de bacalhau, Mellanby acreditou que a cura se devia à vitamina A, identificada nos óleos (National Academy of Sciences, 2003). Elmer V. McCollum, ao se inteirar dos experimentos de Mellanby, decidiu levá-los mais adiante. Estudando também a vitamina A, ele observou que, aquecendo e oxigenando o óleo de fígado de bacalhau, este deixava de curar a xeroftalmia, mas para surpresa de todos, continuou sendo eficaz contra o raquitismo. Aparentemente, o responsável era um nutriente essencial desconhecido. Na publicação de suas pesquisas em 1922, McCollum seguiu o nome das vitaminas em ordem alfabética e, como recentemente haviam sido descobertas e nomeadas as vitaminas A, B e C, ele chamou esse novo milagre de vitamina D (National Academy of Sciences, 2003; Pike, 2004). Mais tarde, outros estudos mostraram que, irradiando alguns alimentos com luz ultravioleta, estes funcionavam contra o raquitismo tão bem quanto o óleo de fígado de bacalhau. A partir daí, começou a busca para encontrar nos alimentos e na pele qual era a substância exata ativada pela irradiação ultravioleta (Holick, 2003; National Academy of Sciences, 2003; Pike, 2004). 2 Estrutura Inicialmente, a vitamina D foi identificada como vitamina tradicional, ou seja, uma substância essencial que o nosso organismo não pode produzir e que podemos obter somente a partir dos alimentos. Mas, ao contrário de vitaminas essenciais como a A, E e C, que os seres humanos têm que obter diretamente dos alimentos, a vitamina D pode ser produzida pelo organismo por meio de uma reação fotossintética ao expor a pele à luz solar. Além disso, devido à sua estrutura química ser semelhante aos hormônios esteróides, ela é considerada um hormônio. A vitamina D é encontrada em duas formas (figura 1): como ergocalciferol (vitamina D 2 ), produzida pelas plantas, e como colecalciferol (vitamina D 3 ), produzida no tecido animal pela ação da luz ultravioleta (290 a 310nm) no 7-dehidrocolesterol na pele humana (Miller e Portale, 1999). Estima-se que 80 a 90% da vitamina D corpórea é adquirida pela síntese cutânea, e o restante pela ingestão de alimentos que contenham essa vitamina (Holick, 1999).

5 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 5 FIGURA 1 - ESTRUTURA QUÍMICA DO ERGOCALCIFEROL (VITAMINA D 2 ) E DO COLECALCIFEROL (VITAMINA D 3 ). 3 Metabolismo A vitamina D é um pró-hormônio biologicamente inativo, que para se tornar ativo deve passar por duas sucessivas hidroxilações: primeiro no fígado, no carbono 25, formando a 25- hidroxivitamina D (25-OHD 3 ) denominada calcidiol, depois em outros tecidos, como na próstata, no tecido mamário e no cólon, mas principalmente nos rins, no carbono 1, formando a forma ativa da vitamina D, a 1,25-dihidroxivitamina D [1,25-(OH) 2 D 3 ], conhecida como calcitriol (Holick, 1999; Miller e Portale, 1999). O metabolismo e a ação da vitamina D estão ilustrados na figura 2.

6 6 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) FIGURA 2 - METABOLISMO E AÇÃO DA VITAMINA D. pele Luz solar Colecalciferol (Vitamina D3) D 3 ) 7-dehidrocolesterol fígado Ingestão alimentar VitaminaD3 (peixe, carne) Vitamina D3D Vitamina D2 (plantas 3 e suplementos Vitamina vitamínicos) D2D 2 25-hidroxivitamina D3 D 3 (calcidiol) intestinos rim 1,25-dihidroxivitamina D3 D 3 (calcitriol) Adaptado de Nowson & Margerison, Funções A vitamina D, por meio de suas ações no intestino, rim, osso e glândulas paratireóides, é um hormônio fundamental para a homeostase do cálcio e o desenvolvimento de um esqueleto saudável. Além disso, receptores desse hormônio podem ser encontrados em quase todos os tecidos do organismo, e outras ações não relacionadas ao metabolismo mineral têm sido imputadas a ele. Da mesma forma que o cálcio, também foram estabelecidas health claims para a vitamina D. A tabela 1, na página seguinte, apresenta as funções aceitas e não aceitas para essa vitamina.

7 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 7 TABELA 1 - FUNÇÕES ACEITAS E NÃO ACEITAS PELO COMITÊ DE CIENTISTAS LÍDERES E PELO CONSELHO DO UK JOINT HEALTH CLAIM INITIATIVE. Efeito Necessário Contribuição Função Função Recomendado Recomendado estrutural normal pelo Comitê pelo Conselho Funções aceitas Absorção e X X Sim Sim utilização de cálcio e fósforo Divisão celular X X Sim Sim Ossos X X Sim Sim Funções não aceitas Pele X X Não Não Dados inconsistentes Sistema imune X X Não Não Adaptado: JHCL, Dados inconsistentes 4.1 Absorção e utilização do cálcio e do fósforo Manter a homeostase do cálcio é vital para o funcionamento normal do sistema nervoso, o crescimento ósseo e para manter a densidade óssea. A vitamina D é essencial para uma eficiente utilização do cálcio e do fósforo pelo organismo (Holick, 2004). Quando os níveis séricos de cálcio diminuem, a glândula paratireóide secreta paratormônio (PTH). A elevação desse hormônio aumenta a atividade da enzima 25(OH)D 3-1α-hidroxilase no rim, levando a um incremento da produção do calcitriol para que o cálcio sérico seja normalizado por meio: Do aumento da eficiência do intestino delgado na absorção desse mineral provindos da dieta (DeLuca, 1988; Reichel e cols.,1989). O calcitriol aumenta a absorção de cálcio no intestino delgado, principalmente no duodeno e no jejuno, e também a de fósforo dietético ao longo do intestino curto, mas principalmente no jejuno e no íleo (Chen e cols.,1974); Do aumento da reabsorção de cálcio filtrado pelos rins;

8 8 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) Da mobilização de cálcio dos ossos quando não há cálcio dietético suficiente para manter os níveis séricos de cálcio normais. O PTH irá mobilizar os monócitos da medula óssea para formar osteoclastos maduros (Merke e cols., 1986; Holick, 1995). Esses osteoclastos serão estimulados, por uma variedade de citocinas e outros fatores, a aumentar a mobilização do estoque de cálcio dos ossos. 4.2 Divisão celular A proliferação celular é a divisão rápida de células; já a diferenciação celular é o resultado da especialização das células em funções específicas. Em geral, a diferenciação celular leva à diminuição da proliferação. Enquanto a proliferação celular é essencial para o crescimento e a especialização, uma descontrolada proliferação das células associada a mutações específicas pode acarretar doenças como o câncer. A forma ativa da vitamina D, o calcitriol, possui funções em diversos tecidos como próstata, mamas, cólon e rins (Stumpf e cols., 1979). As funções fisiológicas exatas do calcitriol no cérebro, coração, pâncreas, células mononucleares, linfócitos ativados e pele continuam incertas, mas é consenso que ele é um potente hormônio antiproliferativo e pró-diferenciativo (Abe e cols., 1981; Colston e cols., 1981; Eisman e cols., 1981; Smith e cols., 1987). Portanto, a vitamina D inibe a proliferação celular e estimula a diferenciação das células (Holick, 2004). 4.3 Ossos A deficiência de vitamina D é caracterizada pela inadequada mineralização ou desmineralização do esqueleto. Essa deficiência leva à diminuição dos níveis séricos de cálcio ionizado, provocando um aumento na produção e secreção do PTH (Fraser, 1980; Holick, 1995). Elevados níveis de PTH provocam um aumento da reabsorção óssea a fim de liberar cálcio para a corrente sangüínea e manter a homeostase do cálcio, condição conhecida como hiperparatireoidismo secundário. Sabe-se que uma deficiência severa de vitamina D traz conseqüências severas à saúde óssea, e pesquisas recentes sugerem que essa deficiência é mais comum do que se pensava, aumentando o risco de desenvolvimento de osteoporose e outros problemas de saúde (Heaney, 2003; Zittermann, 2003). Em crianças, a deficiência de vitamina D severa resulta em mineralização óssea inadequada. O crescimento ósseo é severamente afetado pelas fraturas. Os ossos continuam a se alargar, mas com a ausência de uma adequada mineralização, os membros (braços e pernas) tornam-se curvados em arco. Em bebês, fraturas podem resultar em retardo no fechamento das fontanelas

9 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 9 no crânio, e as costelas podem tornar-se deformadas devido à ação do diafragma. Em casos severos, baixos níveis de cálcio sérico (hipocalcêmia) podem causar derrame cerebral (Gartner e Greer, 2003; Wharton e Bishop, 2003). Já em adultos, não há mais crescimento ósseo, eles estão apenas em constante remodelação. Neste caso, a deficiência de vitamina D provoca um defeito na mineralização óssea, levando à osteomalácia. Neste caso, o colágeno da matriz óssea é preservado, mas o cálcio esquelético se perde progressivamente, resultando em dor óssea e osteomalácia. Além disso, o hiperparatireoidismo secundário associado com a deficiência de vitamina D aumenta a mobilização de cálcio do esqueleto, resultando em osso porótico (Favus e Christakos, 1996). Há pouca informação disponível sobre qual nível de 25(OH)D 3 (calcidiol) é essencial para manter normal o metabolismo de cálcio e o pico de massa óssea em adolescentes e jovens adultos. Por outro lado, evidências científicas comprovam que, nos idosos, ocorre aumento do requerimento de vitamina D com o propósito de manter normal o metabolismo de cálcio e maximizar a saúde óssea (Lips e cols., 1988; Krall e cols., 1989; Dawson-Hughes e cols., 1991). 4.4 Pele Na pele, o calcitriol desenvolve importante papel por meio da inibição da proliferação e estimulação da diferenciação de queratinócitos (células diferenciadas do tecido epitelial e invaginações da epiderme para a derme - como os cabelos e unhas - responsáveis pela síntese da queratina), e pelos análogos da vitamina D que são usados no tratamento da psoríase (Brown e cols., 1999; Holick, 1999). 4.5 Sistema imune Há evidências de que a vitamina D, na forma de calcitriol, seja um potente modulador do sistema imune. Receptores de vitamina D (VDR) são expressos na maioria das células do sistema imunológico, incluindo células T e antígenos, assim como células dendríticas e macrófagos (Lin e White, 2004). Os macrófagos também produzem a enzima 1α-hidroxilase, que converte o calcidiol em calcitriol (Hayes e cols., 2003). Existe uma considerável evidência científica de que o calcitriol apresente uma variedade de funções que podem aumentar a imunidade natural e inibir o desenvolvimento de auto-imunidade (Griffin e cols., 2003).

10 10 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 4.6 Outras funções da vitamina D Como já citado anteriormente, a forma ativa da vitamina D, o calcitriol, possui funções em diversos tecidos do organismo humano. Entretanto, algumas delas ainda necessitam de maiores evidências científicas Neuromuscular Há várias evidências de que a vitamina D participa de dois aspectos importantes da função neuromuscular: a força muscular e o equilíbrio. Especialmente no que se refere à célula muscular esquelética, sabe-se que a vitamina D atua por meio de um receptor específico, exercendo ações que envolvem desde a síntese protéica até a cinética de contração muscular, que repercutem na capacidade de realizar movimentos rápidos, evitando quedas (Pedrosa e Castro, 2005). A deficiência de vitamina D pode provocar fraqueza e dor muscular em crianças e adultos. Em um estudo realizado em 150 pacientes de uma clínica em Minnesota (EUA), verificou-se que 93% dos pacientes que apresentavam dor musculoesquelética não específica tinham níveis séricos de calcidiol que indicavam deficiência de vitamina D (Bringhurst e cols., 2003; Plotnikoff e Quigley, 2003). Um outro estudo randomizado revelou que mulheres idosas que receberam suplementação de 800 UI/dia de vitamina D e 1200 mg/dia de cálcio por 3 meses apresentaram aumento da força muscular e diminuição do risco de queda em 50% quando comparadas com o grupo que recebeu apenas suplementação de cálcio (Bischoff e cols., 2003) Secreção de insulina O VDR também pode ser expresso pelas células secretoras de insulina do pâncreas, e alguns estudos com animais sugerem que o calcitriol está envolvido na secreção de insulina quando a demanda desta está aumentada (Zeitz e cols., 2003). Em humanos, limitados dados sugerem que níveis insuficientes de vitamina D podem apresentar efeito adverso na secreção de insulina e na tolerância à glicose no diabetes tipo 2 (não insulino-dependente) (Inomata e cols., 1986; Orwoll e cols., 1994; Borissova e cols., 2003) Regulação da pressão arterial O sistema renina-angiotensina apresenta importante papel na regulação da pressão arterial (Sheng, 2000). A renina é uma enzima que catalisa a divisão da angiotensina I do angiotensinogênio produzido no fígado. A enzima conversora de angiotensina (ECA) catalisa a clivagem de angiotensina I para a forma angiotensina II, um peptídeo que pode aumentar a

11 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 11 pressão sangüínea pela indução da constrição de pequenas artérias e aumento da retenção de sódio e água pelo organismo. A taxa de síntese de angiotensina II é dependente da renina (Sigmund, 2002). Pesquisas recentes, em camundongos que não expressam o VDR, indicaram maior expressão de renina e hipertensão (Li e cols., 2002). Desta forma, uma ativação inapropriada do sistema renina-angiotensina está interligada de alguma forma ao desenvolvimento da hipertensão humana, e adequados níveis de vitamina D podem ser importantes para a diminuição do risco de pressão sangüínea elevada. 5 Deficiência de vitamina D Está claro que a deficiência de vitamina D traz sérias conseqüências para a saúde óssea, como osteomalácia e osteoporose. Recentemente, James (2008) publicou dados que estimam deficiência/insuficiência de vitamina D em um bilhão de indivíduos no mundo todo, principalmente em idosos. 5.1 Fatores de risco para a deficiência de vitamina D Pele escura: Pessoas com pele escura sintetizam menos vitamina D quando se expõem à luz solar do que pessoas com pele clara (Holick, 2004). Nos Estados Unidos, 42% das mulheres afro-americanas entre 15 e 49 anos de idade apresentam deficiência de vitamina D, em comparação a 4% das mulheres brancas (Nesby-O Dell e cols., 2002); Idade: Indivíduos idosos apresentam capacidade de sintetizar vitamina D reduzida quando expostos à radiação UVB e têm maior risco de desenvolver deficiência de vitamina D por ficarem maior tempo dentro de casa e por se protegerem mais da luz do sol (Harris e cols., 2000; Allain e Dhesi, 2003); Pouca exposição à luz solar: A osteomalácia tem sido encontrada em mulheres que cobrem mais sua pele quando estão fora de casa por motivos religiosos ou culturais (Dawodu e cols., 2003; Glerup e cols., 2000); Síndrome de má absorção intestinal: Doenças como fibrose cística e colestase diminuem a absorção de vitamina D provinda da dieta (Standing Committee on the Scientific Evaluation of DRI, 1997); Doença inflamatória intestinal: Indivíduos com doença inflamatória intestinal, como a doença de Crohn, apresentam aumento do risco de deficiência de vitamina D, especialmente aqueles que possuem ressecção do intestino curto (Jahnsen e cols., 2002);

12 12 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) Obesidade: A obesidade aumenta o risco de deficiência de vitamina D (Arunabh e cols., 2003). Após esta ser sintetizada na pele ou ingerida, é depositada no organismo no tecido adiposo, fazendo com que indivíduos com grande quantidade de gordura corporal tenham pouca quantidade de vitamina D disponível na corrente sangüínea, mas grande estoque nos adipócitos. 6. Avaliação do estado nutricional da vitamina D A insuficiência de vitamina D tem causado sérios problemas de saúde pública. Para prevenir fraturas, osteomalácia e osteoporose é importante avaliar o estado nutricional dessa vitamina. É consenso que o nível sérico da 25(OH)D 3 é o melhor indicador de deficiência e suficiência de vitamina D, entretanto, os valores de ponto de corte ainda não estão claramente definidos (Zittermann, 2003). Os niveis de referência laboratoriais para a 25(OH)D 3 são baseados em valores para populações saudáveis. Pesquisas recentes sugerem que valores de ponto de corte baseados numa população saudável com o objetivo de prevenir o hiperparatireoidismo secundário e perda óssea devem ser maiores. Em geral, valores séricos de 25(OH)D 3 menores que nmol/l indicam deficiência severa de vitamina D (Heaney, 2003; Wharton e Bishop, 2003); níveis séricos próximos a 50 nmol/l têm sido aceitos como normais (Malabanan e cols., 2003). Entretanto, estudos mais recentes sugerem que níveis de PTH e de absorção de cálcio não são otimizados até que os níveis séricos da 25(OH)D 3 atinjam aproximadamente 80 nmol/l (Chapuy e cols., 1997; Thomas e cols., 1998; Heaney e cols., 2003). Deste modo, valores abaixo de 80 nmol/l são considerados deficientes (Heaney, 2003), ainda que índices entre 75 e 125 nmol/l têm sido sugeridos pela literatura como níveis séricos saudáveis de 25(OH)D 3 (Holick, 2003). Estudos sobre suplementação indicam que uma ingestão de vitamina D entre 800 e 1000 UI/dia é necessária para que adultos mantenham níveis séricos de 25(OH)D 3 em torno de 80 nmol/l (Vieth, 1999; Tangpricha e cols., 2003). 7. Recomendações A quantidade de vitamina D dietética necessária para manter o metabolismo adequado de cálcio e saúde óssea satisfatória para todas as idades é ponto de controvérsia entre pesquisadores. O ser humano de todas as idades, raças e ambos os sexos pode obter todo o requerimento de vitamina D de que o organismo necessita apenas se expondo de forma adequada à luz solar. Entretanto, a síntese de vitamina D na pele mediada pela luz solar é profundamente afetada por uma variedade de fatores, incluindo o grau de pigmentação da

13 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 13 pele, a latitude, a hora do dia, estação do ano, as condições do tempo, poluição atmosférica, o vestuário e protetor solar. Desta forma, segundo as DRIs (Dietary Reference Intakes) é muito difícil determinar um valor acurado para o estabelecimento da EAR (Estimated Average Requeriment) (Standing Committee on the Scientific Evaluation of DRI, 1997). Como não há dados científicos suficientes para se estimar uma EAR, uma Ingestão Adequada (AI - Adequate Intake) pode ser usada como valor de referência de ingestão de vitamina D. A AI representa a ingestão suficiente para manter adequados os níveis séricos da 25-OHD 3 para indivíduos de um determinado grupo que apresentam limitada exposição solar. Segundo as DRIs, a AI é suficiente para minimizar o risco de hipovitaminose D (tabela 2). TABELA 2 - INGESTÃO RECOMENDADA DE VITAMINA D. Ingestão Adequada Estágio Idade Homens Mulheres de vida mcg/dia (UI/dia) mcg/dia (UI/dia) Bebês 0-12 meses 5 (200) 5 (200) Crianças 1-13 anos 5 (200) 5 (200) Adolescentes anos 5 (200) 5 (200) Adultos anos 5 (200) 5 (200) Adultos anos 10 (400) 10 (400) Idosos > 71 anos 15 (600) 15 (600) Gestação todas as idades - 5 (200) Standing Committee on the Scientific Evaluation of DRI, Essas recomendações têm sido muito discutidas por cientistas do mundo todo, pois as recomendações de vitamina D para as diversas faixas etárias são baseadas apenas na manutenção da saúde óssea. Desde 1997, ano em que as DRIs foram publicadas, muito se tem aprendido sobre os efeitos benéficos não-calcêmicos da vitamina D, o que tem tornado essas recomendações obsoletas (Grant e Holick, 2005). Mas, enquanto não surgem novas recomendações para ingestão de vitamina D, as DRIs são usadas como ponto de corte para se determinar se a ingestão dessa vitamina está adequada ou não nas diversas faixas etárias da população. 8 Toxicidade A toxicidade de vitamina D (hipervitaminose D) pode levar a altos níveis séricos de cálcio (hipercalcemia), o que pode resultar em perda óssea, litíase renal e calcificação de órgãos como o coração e rins se não for tratada por um longo período de tempo. Quando o Food

14 14 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) and Nutrition Board of the Institute of Medicine estabeleceu o Nível Tolerável de ingestão (UL Upper Level) para a vitamina D, publicações que comprovavam que altas ingestões de vitamina D induziam a hipercalcemia eram muito limitadas. Entretanto, devido às conseqüências da hipercalcemia serem severas, o Food and Nutrition Board estabeleceu uma UL muito cautelosa de 2000 UI/dia (50 mg/dia) para crianças e adultos (Standing Committee on the Scientific Evaluation of DRI, 1997), tabela 3. TABELA 3 - NÍVEL TOLERÁVEL DE INGESTÃO DE VITAMINA D. Estágios de vida Nível Tolerável de Ingestão (UL) Standing Committee on the Scientific Evaluation of DRI, mcg/dia (UI/dia) Bebês 0-12 meses 25 (1000) Crianças e adolescentes 1-18 anos 50 (2000) Adultos 19 anos 50 (2000) Pesquisas publicadas desde 1997 sugerem que a UL para adultos é excessivamente conservadora e que a toxicidade de vitamina D é improvável de acontecer numa população saudável com níveis de ingestão menor que UI/dia (Vieth, 1999; Vieth e cols., 2001; Heaney e cols., 2003). A toxicidade de vitamina D não tem sido observada como resultado de exposição solar. Algumas condições clínicas podem aumentar o risco de hipercalcemia em resposta ao aumento da ingestão de vitamina D, incluindo hiperparatireoidismo primário, sarcoidose e linfomas (Vieth, 1999). 9 Fontes 9.1 Luz solar A exposição à luz solar fornece para a maioria das pessoas o requerimento necessário de vitamina D. Crianças e adolescentes que praticam pelo menos duas ou três vezes por semana atividades ao ar livre geralmente sintetizam toda a vitamina D de que precisam. Em idosos, a capacidade de sintetizar vitamina D pela exposição à luz solar encontra-se diminuída, devido ao uso freqüente de protetor solar ou de vestuário que proteja mais a pele contra os danos da luz solar. A aplicação de protetor solar com fator de proteção 8 reduz a síntese cutânea de vitamina D em 95%. Em latitudes ao redor de 45 graus norte ou 40 graus sul, a radiação de raios UVB disponível para a síntese de vitamina D é insuficiente entre os meses de novembro e março (Holick, 2003).

15 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) Fonte alimentar Na forma natural, poucos alimentos contêm vitamina D. Estes incluem óleo de fígado de peixe, alguns tipos de peixe como sardinha, salmão e atum, gema de ovo e fígado (Grant e Holick, 2005). Em países onde há fortificação de alimentos com vitamina D, o maior consumo dessa vitamina provém de alimentos fortificados como leite, margarina, pães, cereais matinais e suco de laranja. O conteúdo de vitamina D em alimentos não fortificados é geralmente baixo, com exceção dos peixes, que chegam a conter de 5 a 15 mg (200 a 600 UI)/100 g (Standing Committee on the Scientific Evaluation of DRI, 1997). Na tabela 4 estão listados alguns alimentos ricos em vitamina D (em 100 g de alimento). TABELA 4 - ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA D. Alimento Vitamina D (UI/100 g) Vitamina D (mcg/100 g) Salmão cozido 346,95 8,7 Ostra 318,80 8,0 Sardinha em óleo 270,98 6,8 Sardinha em água 183,31 4,6 Gema de ovo 106,80 2,68 Bife de fígado 15,94 0,4 Leite integral 41,05 1,03 Queijo mussarela 6,38 0,16 Manteiga 55,80 1,4 Adaptado: USDA National Nutrient Database for Standard Reference, release Fortificação alimentar A fortificação com vitamina D para diferentes alimentos pode ser obrigatória (alimentos específicos devem conter um certo nível de vitamina D) ou voluntária (é permitido adicionar vitaminas a alimentos específicos, mas não é necessário). Portanto, regulamentações de alimentos devem impor o nível e o tipo de alimento que pode ser fortificado. Entretanto, quando a fortificação é voluntária, o número de alimentos fortificados com vitamina D pode determinar a ingestão da população. Nos Estados Unidos, existe produção voluntária de um grande número de alimentos com vitamina D, como leite, margarina, cereais matinais, pães e massas;

16 16 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) Na Europa, a fortificação com vitamina D é diferente em cada país, e o nível de fortificação pode ser muito variado. Na Finlândia, somente leite e derivados são fortificados com vitamina D; já no Reino Unido, o leite não é fortificado, mas a margarina, sim (Lethonen-Veromaa e cols., 1999); Na Austrália, existe a fortificação obrigatória de alimentos do tipo margarinas e a fortificação voluntária de creme de leite, leite em pó, iogurtes e queijos. Assim, a ingestão de vitamina D varia de acordo com as práticas de fortificação. No Reino Unido, com o aumento da fortificação de cereais, a principal fonte alimentar de vitamina D são agora os produtos de cereais (33%) (Gregory e cols., 1990; Kinyamu e cols., 1998). Na Austrália, a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) estimou que a margarina proporciona mais de 48% do total de ingestão de vitamina D entre os homens e mulheres, seguido de peixe enlatado (16%) e ovos (10%). 10 Consumo no Brasil Por muito tempo acreditou-se que a deficiência de vitamina D não ocorria em países ensolarados. Entretanto, pesquisas recentes têm demonstrado prevalência significante dessa deficiência no mundo todo. No Brasil, há pouquíssimos estudos avaliando o estado nutricional da vitamina D na população. Peters e cols., em 2006, estudando 119 adolescentes com média de idade de 13,5 anos da cidade de Piracicaba-SP, com o objetivo de avaliar o estado nutricional da vitamina D nestes adolescentes, verificou que o nível sérico médio de vitamina D foi de 32,8 (13,9) ng/ml. Um total de 59,7% dos adolescentes apresentava hipovitaminose D (20-40 ng/ml) e 40,3% apresentava níveis desejados desta vitamina (> 40 ng/ml). Os meninos apresentaram níveis séricos de vitamina D significantemente maior do que as meninas (46,0 ± 13,8 ng/ml e 37,2 ± 9,2 ng/ml, respectivamente; p < 0,05). Os adolescentes que realizavam o café da manhã apresentaram ingestão média e níveis séricos de vitamina D maior do que aqueles que não tinham esse hábito. Os adolescentes pré-púberes e obesos apresentaram níveis de 25(OH)D 3 significantemente menores. Observou-se também uma correlação negativa entre vitamina D sérica e IMC (r = -0,229; p = 0,012). A obesidade pareceu contribuir para a maior prevalência dessa hipovitaminose. Nessa mesma pesquisa, em relação à ingestão alimentar, os adolescentes consumiam em média 181,4 ± 105,6 UI/dia (4,53 ± 2,64 mcg/dia). Apenas 35,1% ingeriam 5,0 mcg/dia

17 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 17 (200 UI/dia) de vitamina D, o que representaria uma ingestão adequada (AI), segundo as DRIs. Os meninos apresentaram uma ingestão diária de vitamina D significantemente maior do que as meninas. O hábito de realizar o café da manhã foi associado a maior ingestão de cálcio e vitamina D. Foi encontrada uma forte correlação positiva entre a ingestão de cálcio e vitamina D (r = 0,818, p < 0,001). Esse estudo demonstrou que a minoria dos adolescentes ingere o recomendado para cálcio e vitamina D, e que a prevalência de hipovitaminose D é elevada nessa população. Outro estudo realizado por Peters e cols., em 2007, na cidade de Indaiatuba-SP, em 143 adolescentes com média de idade de 18,2 anos, teve como objetivo de avaliar o estado nutricional da vitamina D e comparar a prevalência de insuficiência de vitamina D de acordo com os diferentes pontos de corte de níveis séricos suficientes de 25(OH)D 3 propostos por diferentes pesquisadores. Nesse estudo, os pesquisadores encontraram uma ingestão de vitamina D de 144,0 ± 12,0 UI/dia (3,6 ± 0,3 mcg/dia), e somente 16,5% dos adolescentes consumiam o recomendado pelas DRIs. Quanto aos níveis séricos da 25(OH)D 3, a média encontrada foi de 74,6 (28,7) nmol/l. A prevalência de insuficiência de vitamina D segundo os diferentes pontos de corte propostos por diferentes pesquisadores está apresentada na tabela 5. TABELA 5 PREVALÊNCIA DE INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA D EM ADOLESCENTES DA CIDADE DE INDAIATUBA-SP, DE ACORDO COM DIFERENTES PONTOS DE CORTE PARA NÍVEIS SUFICIENTES DE 25(OH)D 3, PROPOSTOS PELA LITERATURA. Pontos de Meninos n = 68 Meninas n = 75 Total n = 143 Corte Insuficiência Suficiência Insuficiência suficiência Insuficiência Suficiência 50 nmol/l a 4,5% 95,5% 2,7% 97,3% 3,5% 96,5% 70 nmol/l b 52,2% 47,8% 51,4% 48,6% 51,8% 48,2% 75 nmol/l c 62,7% 37,3% 59,5% 40,5% 61,0% 39,0% 80 nmol/l d 71,6% 28,4% 70,3% 29,7% 70,9% 29,1% a Lips e cols., 1996; b Vieth e cols., 2004; c Holick e cols., 2003; d Heaney e cols., 2003, Dawson-Hughes e cols., Esse estudo demonstra a necessidade de estabelecer-se um ponto de corte de suficiência de vitamina D para adolescentes e apresenta importante implicação para estratégias de saúde pública, uma vez que se podem prevenir futuras complicações relacionadas à insuficiência de vitamina D durante a adolescência.

18 18 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 11 Bibliografia 1. Abe E, Miyaura C, Sakagami H, Takeda M, Konno K, Yamazaki T et al. Differentiation of mouse myeloid leukemia cells induced by 1alpha25-dihydroxyvitamin D3. Proc Natl Acad Sci USA 1981;78: Allain TJ, Dhesi J. Hypovitaminosis D in older adults. Gerontology 2003;49(5): Arunabh S, Pollack S, Yeh J, Aloia JF. Body fat content and 25-hydroxyvitamin D levels in healthy women. J Clin Endocrinol Metab 2003;88(1): Bischoff HA, Stahelin HB, Dick W et al. Effects of vitamin D and calcium supplementation on falls: a randomized controlled trial. J Bone Miner Res 2003;18(2): Borissova AM, Tankova T, Kirilov G, Dakovska L, Kovacheva R. The effect of vitamin D3 on insulin secretion and peripheral insulin sensitivity in type 2 diabetic patients. Int J Clin Pract 2003;57(4): Bringhurst FR, Demay MB, Kronenberg HM. Mineral Metabolism. Em: Larson PR, Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, editores. Larsen Williams Textbook of Endocrinology. Elsevier; p Brown AJ, Dusso A, Slatopolsky S. Vitamin D. Invited Review. Am J Physiol 1999;277 (Renal Physiol 46):F Chapuy MC, Preziosi P, Maamer M, et al. Prevalence of vitamin D insufficiency in an adult normal population. Osteoporos Int 1997;7(5): Chen TC, Castillo L, Korycka-Dahl M, DeLuca HF. Role of vitamin D metabolites in phosphate transport of rat intestine. J Nutr 1974;104(8): Colston K, Colston MJ, Feldman D. 1,25-dihydroxyvitamin D3 and malignant melanoma: The presence of receptors and inhibition of cell growth in culture. Endocrinol 1981;108: Dawodu A, Agarwal M, Hossain M, Kochiyil J, Zayed R. Hypovitaminosis D and vitamin D deficiency in exclusively breast-feeding infants and their mothers in summer: a justification for vitamin D supplementation of breast-feeding infants. J Pediatr 2003;142(2): Dawson-Hughes B, Dallal GE, Krall EA, Harris S, Sokoll LJ, Falconer G. Effect of vitamin D supplementation on wintertime and overall bone loss in healthy postmenopausal women. Ann Intern Med 1991;115:

19 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) DeLuca HF. The vitamin D story: A collaborative effort of basic science and clinical medicine. FASEB J 1988;2: Eisman JA, Suva LJ, Sher E, Pearce PJ, Funder JW, Martin TJ. Frequency of 1,25- dihydroxyvitamin D3 eceptor in human breast cancer. Cancer Res 1981;41: Favus MJ, Christakos S. Primer on the Metabolic Bone Diseases and Disorders of Mineral Metabolism. 3. ed. Filadélfia: Lippincott-Raven; Fraser DR. Regulation of the metabolism of vitamin D. Physiol Rev 1980;60: Gartner LM, Greer FR. Prevention of rickets and vitamin D deficiency: new guidelines for vitamin D intake. Pediatrics 2003;111(4 Pt 1): Glerup H, Mikkelsen K, Poulsen L, et al. Commonly recommended daily intake of vitamin D is not sufficient if sunlight exposure is limited. J Intern Med 2000;247(2): Grant WB, Holick MF. Benefits and requirements of vitamin D for optimal health: a review. Altern Med Rev 2005;10(2): Gregory J, Foster K, Tyler H, Wiseman M. The Dietary and Nutritional Survey of British Adults. Londres: HMSO; Griffin MD, Xing N, Kumar R. Vitamin D and its analogs as regulators of immune activation and antigen presentation. Annu Rev Nutr 2003;23: Harris SS, Soteriades E, Coolidge JA, Mudgal S, Dawson-Hughes B. Vitamin D insufficiency and hyperparathyroidism in a low income, multiracial, elderly population. J Clin Endocrinol Metab 2000;85(11): Hayes CE, Nashold FE, Spach KM, Pedersen LB. The immunological functions of the vitamin D endocrine system. Cell Mol Biol 2003;49(2): Heaney RP. Long-latency deficiency disease: insights from calcium and vitamin D. Am J Clin Nutr 2003;78(5): Heaney RP, Davies KM, Chen TC, Holick MF, Barger-Lux MJ. Human serum 25- hydroxycholecalciferol response to extended oral dosing with cholecalciferol. Am J Clin Nutr 2003;77(1): Heaney RP, Dowell MS, Hale CA, Bendich A. Calcium absorption varies within the reference range for serum 25-hydroxyvitamin D. J Am Coll Nutr 2003;22(2): Holick MF. Noncalcemic actions of 1,25-dihydroxyvitamin D3 and clinical applications. Bone 1995;17(2 Suppl):107S-11S.

20 20 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 28. Holick MF. Vitamin D. Em: Shils ME, Olson JA, Shike M, Ross AC, editores. Modern nutrition in health and Disease. 19. ed. Filadélfia: Lippincott Willams & Wilkins. p ; Holick MF. Evolution, biologic function, and recommended dietary allowances for vitamin D. Em: Vitamin D: Physiology, Molecular Biology, and Clinical Applications. Totowa: Humana Press; p Hollick MF. Vitamin D: A Millenium Perspective. Journal of Cellular Biochemistry 2003;88: Holick MF. Vitamin D deficiency: what a pain it is. Mayo Clin Proc 2003;78(12): Holick MF. Vitamin D: importance in the prevention of cancers, type 1 diabetes, heart disease, and osteoporosis. Am J Clin Nutr 2004;79(3): Inomata S, Kadowaki S, Yamatani T, Fukase M, Fujita T. Effect of 1 alpha (OH)- vitamin D3 on insulin secretion in diabetes mellitus. Bone Miner 1986;1(3): Jahnsen J, Falch JA, Mowinckel P, Aadland E. Vitamin D status, parathyroid hormone and bone mineral density in patients with inflammatory bowel disease. Scand J Gastroenterol 2002;37(2): James WPT. 22nd Marabou Symposium: The changing faces of vitamin D. Nut Ver 2008;66(5): Joint Health Claims Initiative to the Food Standards Agency. Final Technical Report; p Kinyamu HK, Gallagher JC, Rafferty KA, et al. Dietary calcium and vitamin D intake in elderly women: effect on serum parathyroid hormone and vitamin D metabolites. Am J Clin Nutr 1998;67: Krall EA, Sahyoun N, Tannenbaum S, Dallal GE, Dawson-Hughes B. Effect of vitamin D intake on seasonal variations in parathyroid hormone secretion in postmenopausal women. N Engl J Med 1989;321: Lethonen-Veromaa M, Mottonen T, Irjala K et al. Vitamin D intake is low and hypovitaminosis D common in healthy 9- to 15-year old Finnish girls. Eur J Clin Nutr 1999;53: Li YC, Kong J, Wei M, Chen ZF, Liu SQ, Cao LP. 1,25-Dihydroxyvitamin D(3) is a negative endocrine regulator of the renin-angiotensin system. J Clin Invest 2002;110(2):

21 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) Lin R, White JH. The pleiotropic actions of vitamin D. Bioessays 2004;26(1): Lips P, Wiersinga A, vanginkel FC, Jongen MJ, Netelenbos JC, Hackeng WH et al. The effect of vitamin D supplementation on vitamin D status and parathyroid function in elderly subjects. J Clin Endocrinol Metab 1988;67: Malabanan A, Veronikis IE, Holick MF. Redefining vitamin D insufficiency. Lancet 1998;351(9105): Merke J, Ritz E, Boland R. Are recent findings on 1,25-dihydroxycholecalciferol metabolism relevant for the pathogenesis of uremia? Nephron 1986;42(4): Miller WL, Portalle AA. Genetic disorders of vitamin D biosynthesis. Pediatr Endocrinol 1999; 28(4): National Academy of Sciences. Unraveling the Enigma of Vitamin D Disponível em: Nesby-O Dell S, Scanlon KS, Cogswell ME et al. Hypovitaminosis D prevalence and determinants among African American and white women of reproductive age: third National Health and Nutrition Examination Survey, Am J Clin Nutr 2002;76(1): Nowson CA, Margerison C. Vitamin D intake and vitamin D status of Australians. MJA 2002;177 (3): Orwoll E, Riddle M, Prince M. Effects of vitamin D on insulin and glucagon secretion in non-insulin-dependent diabetes mellitus. Am J Clin Nutr 1994;59(5): Pedrosa MAC, Castro ML. Vitamina D e função Neuromuscular. Arq Bras Endocrinol Metab 2005;49(4). 51. Peters BSE, Santos LC, Slater B, Martini LA Prevalência de hipovitaminose D em adolescentes e sua relação com o IMC e a maturação sexual. Anais do 14º Congresso Latino Americano de Nutrição; (NC0028). 52. Peters BSE, Santos LC, Slater B, Martini LA. Vitamin D intake and prevalence of vitamin D deficiency in Brazilian adolescents. Anais da 6th Sixth International Conference on Dietary Assessmente Methods; (P24-15). 53. Peters BSE, Santos LC, Fisberg M, Martini LA. Vitamina D em Adolescentes. Avaliação da Ingestão e Adequação dos Níveis Séricos. Nutrire 2007;32: Plotnikoff GA, Quigley JM. Prevalence of severe hypovitaminosis D in patients with persistent, nonspecific musculoskeletal pain. Mayo Clin Proc 2003;78(12):

22 22 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 55. Reichel H, Koeffler HP, Norman AW. The role the vitamin D endocrine system in health and disease. N Engl J Med 1989;320: Sheng H-W. Sodium, chloride and potassium. Em: Stipanuk M, editor. Biochemical and physiological aspects of human nutrition. Filadélfia: W.B. Saunders Company; p Sigmund CD. Regulation of renin expression and blood pressure by vitamin D(3). J Clin Invest 2002;110(2): Smith KT, Heaney RP, Flora L, Hinders SM. Calcium absorption from a new calcium delivery system (CCM). Calcif Tissue Int 1987;41: Standing Committee on the Scientific Evaluation of Dietary Reference Intakes, Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. Dietary reference intakes (DRI) for calcium, phosphorus, magnesiumvitamin D and fluoride. Washington, DC: National Academy Press; p Stumpf WE, Sar M, Reid FA, Tanakay Y, DeLuca HF. Target cells for 1,25- dihydroxyvitamin D3 in intestinal tract, stomach, kidney, skin, pituitary, and parathyroid. Science 1979;206: Tangpricha V, Koutkia P, Rieke SM, Chen TC, Perez AA, Holick MF. Fortification of orange juice with vitamin D: a novel approach for enhancing vitamin D nutritional health. Am J Clin Nutr 2003;77(6): Thomas MK, Lloyd-Jones DM, Thadhani RI et al. Hypovitaminosis D in medical inpatients. N Engl J Med 1998;338(12): Vieth R. Vitamin D supplementation, 25-hydroxyvitamin D concentrations, and safety. Am J Clin Nutr 1999;69(5): Vieth R, Chan PC, MacFarlane GD. Efficacy and safety of vitamin D3 intake exceeding the lowest observed adverse effect level. Am J Clin Nutr 2001;73(2): Wharton B, Bishop N. Rickets. Lancet 2003;362(9393): Zeitz U, Weber K, Soegiarto DW, Wolf E, Balling R, Erben RG. Impaired insulin secretory capacity in mice lacking a functional vitamin D receptor. FASEB J 2003;17(3): Zittermann A. Vitamin D in preventive medicine: are we ignoring the evidence? Br J Nutr 2003;89(5):

23 Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina D / ILSI Brasil (2008) 23

24 ILSI BRASIL INTERNATIONAL LIFE SCIENCES INSTITUTE DO BRASIL Rua Hungria, conj São Paulo, SP, Brasil Tel./Fax: 55 (11) ilsibr@ilsi.org.br

Vitamina D: é preciso dosar e repor no pré-natal? Angélica Amorim Amato 2013

Vitamina D: é preciso dosar e repor no pré-natal? Angélica Amorim Amato 2013 Vitamina D: é preciso dosar e repor no pré-natal? Angélica Amorim Amato 2013 É preciso dosar e repor vitamina D no pré-natal? A dosagem de vitamina D pelos métodos mais amplamente disponíveis é confiável?

Leia mais

Arquivo D. Informações resumidas sobre a vitamina D. Referências bibliográficas:

Arquivo D. Informações resumidas sobre a vitamina D. Referências bibliográficas: Abril/1 519-BR-VIT-1..19 Referências bibliográficas: 1. DeLuca HF, et al. Mechanisms and functions of vitamin D. Nutr Rev. 1998 Feb;56( Pt ):S-1.. Reichel H, et al. The role of vitamin D endocrine system

Leia mais

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução As proteínas são um importante nutriente necessário para o crescimento

Leia mais

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol COLESTEROL O nome colesterol vem do grego e significa cálculo biliar. Ele foi batizado pelo químico francês Michel Eugene Chevreul, em 1815.

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais

Osteoporose e a importância do Cálcio e Vitamina D

Osteoporose e a importância do Cálcio e Vitamina D Osteoporose e a importância do Cálcio e Vitamina D 13 th ILSI Brasil International Workshop on Functional Foods Nutrição e envelhecimento saudável Profª Associada Lígia Araújo Martini Departamento de Nutrição

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 64 3,20 Carboidratos 14,20 4,73 Proteínas 1,30 1,73 Gorduras

Leia mais

Insuficiência de Vitamina D desafio diagnóstico!!!

Insuficiência de Vitamina D desafio diagnóstico!!! E2- Denise D. Lima Fev/2011 Caso Clínico Mulher, 61 anos, saudável Avaliação de saúde óssea Dosagem de Vit D (25 hidroxivitamina D)= 21 ng/ml Sem história de fraturas, nem histórico familiar de fratura

Leia mais

Sumário: 3 A administração isolada de suplementos de Vitamina D 3 na dose de 700-800 UI diárias,

Sumário: 3 A administração isolada de suplementos de Vitamina D 3 na dose de 700-800 UI diárias, Sumário: 1 2 A elevada prevalência de inadequação de Vitamina D é hoje em dia encarada como um problema de saúde pública que afecta vários países da Europa e os EUA, particularmente os grupos de risco

Leia mais

Vitamina D e Câncer: Quais as evidências?

Vitamina D e Câncer: Quais as evidências? Vitamina D e Câncer: Quais as evidências? Rochele da Silva Boneti Nutricionista CRN 7387 Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral Mestre em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia- UFRGS Vitamina

Leia mais

TEMA: Uso de Calcitriol no hipoparatireoidismo após cirurgia de tireóide

TEMA: Uso de Calcitriol no hipoparatireoidismo após cirurgia de tireóide NT 27/2012 Solicitante: Dra. Jacqueline de Souza Toledo e Dutra Juíza de Direito do 2º JESP do Juizado Especial da Comarca de Pouso Alegre Data: 29/11/2012 Medicamento X Material Procedimento Cobertura

Leia mais

VITAMINA K2. Saúde Óssea e Cardiovascular

VITAMINA K2. Saúde Óssea e Cardiovascular Informações Técnicas VITAMINA K2 Saúde Óssea e Cardiovascular FÓRMULA MOLECULAR: C 46H 64O 2 PESO MOLECULAR: 648,99 CAS NUMBER: 2124-57-4 INTRODUÇÃO A vitamina K ocorre naturalmente em 2 formas principais:

Leia mais

Benefícios da Vitamina D no osso e em todo o organismo. A vitamina D tem um papel importante.

Benefícios da Vitamina D no osso e em todo o organismo. A vitamina D tem um papel importante. Saúde do Osso. Benefícios da Vitamina D no osso e em todo o organismo. A vitamina D desempenha, juntamente com o cálcio, um papel importante na saúde e na manutenção da estrutura óssea. Estudos recentes

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Estrutura adrenal. Função da medula adrenal. Função da medula adrenal. Funções do córtex adrenal. Funções do córtex adrenal. Funções do córtex adrenal

Estrutura adrenal. Função da medula adrenal. Função da medula adrenal. Funções do córtex adrenal. Funções do córtex adrenal. Funções do córtex adrenal Estrutura adrenal Função da medula adrenal O córtex compreende a zona glomerulosa, secretora dos minelocorticóides, e a zona reticulada, secretora de glicocorticóides e dos androgênios adrenais. A medula

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE S E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE Alcachofra e cebola reduzem níveis de Glicemia. Estas são as plantas consideradas 'milagrosas' no combate e na cura do diabetes, preferidas da população. Mas ainda

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

VITAMINA D: MECANISMOS DE AÇÃO

VITAMINA D: MECANISMOS DE AÇÃO VITAMINA D: MECANISMOS DE AÇÃO ROCHA, AMANDA FABIANA INOCÊNCIO DA 1 ; NICLEVITS, CAMILA 1 ; PROTZEK, JULIANA. 1 ; MONTANINI, VIRGINIA DE PAULA SOUZA 1 ; MIKALOUSKI, UDSON. 2 RESUMO As vitaminas são adquiridas

Leia mais

Jornal Especial Fevereiro 2013

Jornal Especial Fevereiro 2013 Jornal Especial Fevereiro 2013 Osteosil Superprotetor dos Ossos: Protege Contra Osteoartrite e Osteoporose O que é: Osteosil é composto de dois dos principais nutrientes necessários à integridade e metabolismo

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

Alimentação na Gestação

Alimentação na Gestação ESPAÇO VIDA Nut. Fabiane Galhardo Unimed Pelotas 2012 Alimentação na Gestação 1 GESTAÇÃO PERÍODO MÁGICO DE INTENSA TRANSIÇÃO, ONDE A NATUREZA MODIFICA O CORPO E A MENTE PARA TRANSFORMAR MULHER EM MÃE A

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

DIFERENTES DIETAS ALIMENTARES E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO.

DIFERENTES DIETAS ALIMENTARES E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO. V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 DIFERENTES DIETAS ALIMENTARES E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO. Izamara Maria Fachim Rauber 1 IZAMARA_MARIA_FACHIM_RAUBER.doc,

Leia mais

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Dia Nacional de Combate ao Câncer O Dia 27 de Novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, é uma data que deve ser lembrada não para comemorarmos e, sim, para alertarmos

Leia mais

Aumentar o Consumo dos Hortofrutícolas

Aumentar o Consumo dos Hortofrutícolas Aumentar o Consumo dos Hortofrutícolas As doenças crónicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das causas de morte no mundo Fonte: WHO; Global status report on noncommunicable diseases, 2010 O

Leia mais

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós Trabalho elaborado por: Enf. Anabela Queirós O que é a diabetes? Uma doença que dura toda vida Provocada pela ausência ou perda de eficácia da insulina; Provoca a subida de açúcar no sangue A diabetes

Leia mais

BIOLOGIA IACI BELO. www.iaci.com.br. 01. Identifique, na figura, as partes indicadas pelos números: 10:

BIOLOGIA IACI BELO. www.iaci.com.br. 01. Identifique, na figura, as partes indicadas pelos números: 10: BIOLOGIA IACI BELO www.iaci.com.br ASSUNTO: FISIOLOGIA Série: 2EM 01. Identifique, na figura, as partes indicadas pelos números: 1: 2: 3: 4 5: 6 7: 8 9: 10: 02. Explique por que o ventrículo esquerdo é

Leia mais

Coração Saudável! melhor dele?

Coração Saudável! melhor dele? As doenças cardiovasculares (DCV s) - incluem as doenças coronarianas e o acidente vascular cerebral (AVC) também conhecido como derrame afetam pessoas de todas as idades, até mesmo mulheres e crianças.

Leia mais

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe!

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Aula: 31 Temática: Vitaminas parte I Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Introdução O termo vitamina refere-se a um fator dietético essencial requerido por um organismo em

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Músculos Ok Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257 Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Conhecendo seu corpo e seus músculos Proteínas e o ganho de

Leia mais

SAL. Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares. Newsletter n.º16 Dezembro 2012

SAL. Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares. Newsletter n.º16 Dezembro 2012 Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares Newsletter n.º16 Dezembro 2012 A Direcção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC)

Leia mais

Figura 1: peridrociclopentanofenantreno

Figura 1: peridrociclopentanofenantreno COLESTEROL A n a L a u r a B u e n o Esteróides são álcoois de alto peso molecular. São compostos lipossolúveis muito importantes na fisiologia humana. Os esteróis possuem uma estrutura básica chamada

Leia mais

EXERCÄCIOS DE HISTOLOGIA. 1- (PUC-2006) Associe o tipo de tecido animal Å sua correlaçéo:

EXERCÄCIOS DE HISTOLOGIA. 1- (PUC-2006) Associe o tipo de tecido animal Å sua correlaçéo: EXERCÄCIOS DE HISTOLOGIA 1- (PUC-2006) Associe o tipo de tecido animal Å sua correlaçéo: 1) Tecido Ñsseo compacto 2) Tecido Ñsseo esponjoso 3) Cartilagem hialina 4) Cartilagem elöstica 5) Cartilagem fibrosa

Leia mais

Curso: Integração Metabólica

Curso: Integração Metabólica Curso: Integração Metabólica Aula 7: Suprarrenal e tireoide Prof. Carlos Castilho de Barros Algumas pessoas podem apresentar distúrbios que provocam a obesidade. Estórias como Eu como pouco mas continuo

Leia mais

estimação tem diabetes?

estimação tem diabetes? Será que o seu animal de estimação tem diabetes? Informação acerca dos sinais mais comuns e dos factores de risco. O que é a diabetes? Diabetes mellitus, o termo médico para a diabetes, é uma doença causada

Leia mais

Julia Hoçoya Sassaki

Julia Hoçoya Sassaki Certifico e dou fé, para os devidos fins, que nesta data me foi apresentado um documento em idioma japonês, com a seguinte identificação: ARTIGO, o qual traduzo para o vernáculo, no seguinte teor: Coletânea

Leia mais

Influência das Vitaminas e minerais e suas recomendações para pacientes com psoríase

Influência das Vitaminas e minerais e suas recomendações para pacientes com psoríase Influência das Vitaminas e minerais e suas recomendações para pacientes com psoríase Fabiana Carneiro Buzzi E-mail: fabianaprata@hotmail.com Mini cv: Fomada e especializada em Nutrição Clínica pelo Centro

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Vila Velha 1 Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável 1) Alimentos Alimentos construtores: fornecem proteínas

Leia mais

Prescrição Dietética

Prescrição Dietética Prescrição Dietética Quantitativo Cálculo de Dietas Cálculo de dietas estimar as necessidades energéticas de um indivíduo (atividade física, estágio da vida e composição corporal) Necessidades energéticas

Leia mais

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS 1. Introdução As Boas Práticas Nutricionais constituem-se um importante instrumento para a modificação progressiva da composição nutricional

Leia mais

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev.

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. OSTEOPREVIX D carbonato de cálcio colecalciferol APRESENTAÇÕES

Leia mais

Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS. HISTOLOGIA = estudo dos tecidos

Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS. HISTOLOGIA = estudo dos tecidos Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS HISTOLOGIA = estudo dos tecidos TECIDOS Grupos de células especializadas, semelhantes ou diferentes entre si, e que desempenham funções específicas. Num

Leia mais

INTOLERÂNCIA À LACTOSE E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO METABOLISMO DO CÁLCIO

INTOLERÂNCIA À LACTOSE E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO METABOLISMO DO CÁLCIO 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 INTOLERÂNCIA À LACTOSE E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO METABOLISMO DO CÁLCIO Cristiane Rickli Barbosa 1 ; Marcia Aparecida Andreazzi 2 RESUMO: A lactose é um dissacarídeo

Leia mais

Treinamento de Força e Diabetes. Ms. Sandro de Souza

Treinamento de Força e Diabetes. Ms. Sandro de Souza Treinamento de Força e Diabetes Ms. Sandro de Souza Taxa de prevalência de Diabetes Mellitus Período: 2009 Relevância Diagnóstico de DIABETES MELLITUS Diabetes Care. 2007;30:S4 41. Resistência a Insulina

Leia mais

Guia. Nutricional. para gestantes

Guia. Nutricional. para gestantes Referências bibliográficas consultadas: 1. Committee on Nutritional Status During Pregnancy and Lactation, Institute of Medicine. Nutrition During Pregnancy: Part I: Weight Gain, Part II: Nutrient Supplements.

Leia mais

DI-INDOL METANO. Composto natural que previne o envelhecimento. Informações Técnicas

DI-INDOL METANO. Composto natural que previne o envelhecimento. Informações Técnicas Informações Técnicas DI-INDOL METANO Composto natural que previne o envelhecimento NOME QUÍMICO: 3,3'-Diindolylmethane. CAS: 1968-05-4. FÓRMULA MOLECULAR: C 17 H 14 N 2. PESO MOLECULAR: 246.31. INTRODUÇÃO

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

Vitamina D3 Vegana Introdução

Vitamina D3 Vegana Introdução Vitamina D3 Vegana Introdução A vitamina D ou colecalciferol, apesar de ser denominada vitamina, trata-se conceitualmente de um pré-hormônio, por não ser produzido por uma glândula endócrina não se trata

Leia mais

NOVEMBRO. NAO SE ESCONDA ATRaS DOS SEUS PRECONCEITOS CUIDAR DA SAUDE TAMBEM e COISA DE HOMEM

NOVEMBRO. NAO SE ESCONDA ATRaS DOS SEUS PRECONCEITOS CUIDAR DA SAUDE TAMBEM e COISA DE HOMEM NOVEMBRO AZUL NAO SE ESCONDA ATRaS DOS SEUS PRECONCEITOS CUIDAR DA SAUDE TAMBEM e COISA DE HOMEM O movimento internacional, conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo, quando teve início

Leia mais

Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Mensagem Química: Hormônios Os hormônios são substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea

Leia mais

Controle da bexiga e do intestino após dano na medula espinhal.

Controle da bexiga e do intestino após dano na medula espinhal. Agent s Stamp FINETECH - BRINDLEY Controle da bexiga e do intestino após dano na medula espinhal. www.finetech-medical.co.uk Phone: +44 (0)1707 330942 Fax: +44 (0)1707 334143 Especialistas na produção

Leia mais

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões:

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: Recuperação Capítulo 01 - Níveis de organização Células tecidos órgãos sistemas - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: A- Membrana Plasmática - Revestimento da célula;

Leia mais

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal Dossier Informativo Osteoporose Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal 2008 1 Índice 1. O que é a osteoporose? Pág. 3 2. Factores de risco Pág. 4 3. Prevenção Pág. 4 4. Diagnóstico

Leia mais

ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL

ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL Sistema Endócrino Prof. Fernando Stuchi Introdução Os mensageiros químicos do corpo (hormônios) são produzidos pelas glândulas endócrinas ou glândulas de secreção interna,

Leia mais

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física A Importância dos Alimentos Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a

Leia mais

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação.

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. NUTRIÇÃO DE GATOS DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3 Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. Introdução Nutrição veterinária é a ciência que tem por objetivo descobrir

Leia mais

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM FISIOLOGIA RENAL 01. A sudorese (produção de suor) é um processo fisiológico que ajuda a baixar a temperatura do corpo quando está muito calor ou quando realizamos uma atividade

Leia mais

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Apresentação do Produto: Potes 2lbs, 5lbs e 10lbs Descrição do Produto: 100% Whey Protein é derivado do soro do leite (livre de lactose)

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Conheça mais sobre. Diabetes

Conheça mais sobre. Diabetes Conheça mais sobre Diabetes O diabetes é caracterizado pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

DO PACIENTE RENAL Tratamento conservador

DO PACIENTE RENAL Tratamento conservador aminidicionário DO PACIENTE RENAL Tratamento conservador Ao paciente e seus familiares, este pequeno dicionário tem a intenção de ajudar no entendimento da doença que passou a fazer parte das suas vidas.

Leia mais

Excreção. Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas.

Excreção. Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas. Fisiologia Animal Excreção Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas. Sistema urinario Reabsorção de açucar, Glicose, sais, água. Regula volume sangue ADH: produzido pela

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente 500mg de cálcio 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio

Leia mais

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão.

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão. Nutrição na Infância e Adolescência A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento

Leia mais

Osteoporose. Disciplina de Fisiopatologia III Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Departamento de Analises Clínicas e Toxicológicas 27-09-07

Osteoporose. Disciplina de Fisiopatologia III Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Departamento de Analises Clínicas e Toxicológicas 27-09-07 FBC0417 - Fisiopatologia III Osteoporose Disciplina de Fisiopatologia III Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Departamento de Analises Clínicas e Toxicológicas 27-09-07 Prof. Mario H. Hirata FCF-USP

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Profa. Joyce Silva Moraes

Profa. Joyce Silva Moraes Alimentação e Saúde Profa. Joyce Silva Moraes saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estarestar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

Kelly Chaves - Nutricionista

Kelly Chaves - Nutricionista Kelly Chaves - Nutricionista Alimentos Saudáveis e Funcionais Substâncias consideradas funcionais Alimentos mais consumidos Boas fontes alimentares de cálcio A Importância do Cálcio na Nutrição O que são

Leia mais

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE Janaína Esmeraldo Rocha, Faculdade Leão Sampaio, janainaesmeraldo@gmail.com

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: DIABETES MELLITUS TIPO II E O ANTIDIABÉTICO METFORMINA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Para que serve o alimento?

Para que serve o alimento? Alimentação e Saúde saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma

Leia mais

O ATLETA VEGETARIANO Priscila Di Ciero - Nutricionista

O ATLETA VEGETARIANO Priscila Di Ciero - Nutricionista O ATLETA VEGETARIANO Priscila Di Ciero - Nutricionista O consumo de dietas vegetarianas tem sido associado a muitos benefícios à saúde, incluindo menores taxas de mortes por doenças cardiovasculares, diabetes

Leia mais

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos Valor Energético É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem

Leia mais

Curso: Integração Metabólica

Curso: Integração Metabólica Curso: Integração Metabólica Aula 9: Sistema Nervoso Autônomo Prof. Carlos Castilho de Barros Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Sensorial Motor Somático Autônomo Glândulas,

Leia mais

PADINACTIVE NUTRI Extrato padronizado da alga Padina pavonica

PADINACTIVE NUTRI Extrato padronizado da alga Padina pavonica PADINACTIVE NUTRI Extrato padronizado da alga Padina pavonica Associado de PADINACTIVE SKIN Evolução no conceito IN/OUT para rejuvenescimento Nutriente, rico em Maltanedienol, capaz de ativar os fibroblastos

Leia mais

Conheça 30 superalimentos para mulheres Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:28 - Última atualização Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:35

Conheça 30 superalimentos para mulheres Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:28 - Última atualização Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:35 Manter a saúde, deixar a barriga sarada e aumentar a energia são benefícios que podem ser conquistados com a escolha correta dos alimentos. Alguns itens colaboram para ter ossos fortes, queimar gordura,

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1 BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1 Paratireoides Tireoide Hipófise Timo Pâncreas Cápsulas suprarrenais ilhotas pancreáticas Testículos (no homem) Ovários (na mulher) glândula tireoide

Leia mais

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO A concentração de glicose no sangue está sempre sendo regulada A glicose é mantida em uma faixa de 60 a 90 g/100ml de sangue (~4,5mM) Homeostase da glicose Necessidade

Leia mais

AA 2-G (Vitamina C estabilizada)

AA 2-G (Vitamina C estabilizada) AA 2-G (Vitamina C estabilizada) INCI NAME: Ácido ascórbico-2-glicosilado CAS Number: 129499-78-1 Descrição: O AA2G (Ácido Ascórbico 2-Glicosídeo) é a vitamina C (ácido ascórbico) estabilizada com glicose.

Leia mais

( ) Falta de vitamina D. Dificuldades em absorver o cálcio, provocando problemas para a calcificação dos ossos.

( ) Falta de vitamina D. Dificuldades em absorver o cálcio, provocando problemas para a calcificação dos ossos. NOME: ANO: 8º ENSINO: FUNDAMENTAL I TURMA: DATA: / / PROF(ª).:Sandra Medeiros ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS 1. Questão Estabeleça relação entre as colunas. (a) Beribéri ( ) Falta de vitamina D. Dificuldades

Leia mais

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo Infância -Promoção e consolidação dos hábitos alimentares - Incremento das necessidades nutricionais para

Leia mais

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de vida. A infância e adolescência são idades ideais para

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Os efeitos endocrinológicos na cirurgia da obesidade.

Os efeitos endocrinológicos na cirurgia da obesidade. Os efeitos endocrinológicos na cirurgia da obesidade. Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan Médico endocrinologista e sanitarista Equipe CETOM Centro de Estudos e Tratamento para a Obesidade Mórbida. Diretor

Leia mais

Células A (25%) Glucagon Células B (60%) Insulina Células D (10%) Somatostatina Células F ou PP (5%) Polipeptídeo Pancreático 1-2 milhões de ilhotas

Células A (25%) Glucagon Células B (60%) Insulina Células D (10%) Somatostatina Células F ou PP (5%) Polipeptídeo Pancreático 1-2 milhões de ilhotas Instituto Biomédico Departamento de Fisiologia e Farmacologia Disciplina: Fisiologia II Curso: Medicina Veterinária Pâncreas Endócrino Prof. Guilherme Soares Ilhotas Células A (25%) Glucagon Células B

Leia mais

Este nível de insulina baixo também o ajuda a controlar a sua fome pois é o nível de insulina que diz ao seu cérebro que está na hora de comer.

Este nível de insulina baixo também o ajuda a controlar a sua fome pois é o nível de insulina que diz ao seu cérebro que está na hora de comer. A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja possui tantas capacidades para a perda de gordura e mesmo os cientistas se dividem sobre esse assunto.

Leia mais

Mulher: antes que você planeje engravidar...

Mulher: antes que você planeje engravidar... Mulher: antes que você planeje engravidar......saiba como prevenir os Defeitos Abertos do Tubo Neural (DATN): anencefalia e espinha bífida. ANENCEFALIA: É POSSÍVEL PREVENIR! Orientações baseadas na 1ª

Leia mais