Críticas ao Processo de Licenciamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a Violação de Direitos Humanos Ambientais. Prof.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Críticas ao Processo de Licenciamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a Violação de Direitos Humanos Ambientais. Prof."

Transcrição

1 Críticas ao Processo de Licenciamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a Violação de Direitos Humanos Ambientais Prof. Paulo Melo Sociólogo Especialista em Gestão Ambiental Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental

2 O que é o Licenciamento? O Licenciamento Ambiental é o procedimento pelo qual o órgão ambiental licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras e/ou degradadoras do Meio Ambiente, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

3 O licenciamento ambiental no Brasil dá-se mediante a concessão de três tipos de Licenças. Estas são denominadas: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, as quais podem ser expedidas isoladamente ou sucessivamente. Isto dependerá da natureza, características e fase da atividade impactante em análise.

4 CRONOGRAMA DA (IN) DISPONIBILIZAÇÃO PÚBLICA DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DA UHE BELO MONTE > 05 de dezembro de Ibama emite o Termo de Referência (TR) para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). > 01 de fevereiro de 2008 Ibama enviou à Eletrobrás o TR CGPIMA/DAS/FUNAI para os Estudos Socioambientais do Componente Indígena referente às Terras Indígenas Paquiçamba, Arara da Volta Grande do Xingu e Juruna do km 17. > 20 de maio de IBAMA enviou à Eletrobrás o TR Funai com as adaptações pertinentes às Terras Indígenas Kararaô, Arawaté do Igarapé Ipixuna, Koatinemo, Cachoeira Seca, Arara e Apiterewa. > 22 de dezembro de 2008 Eletrobrás envia ao IBAMA o EIA incompleto (documento CTA-DE /2008, protocolo n ). > 26 de dezembro de a Funai informou ao Ibama a inclusão da Terra Indígena Trincheira Bacajá.

5 > 08 de janeiro de a Eletrobrás enviou ao Ibama a versão final do TR, aprovado pela Funai, para a população indígena urbana da cidade de Altamira e famílias indígenas moradoras da região da Volta Grande do rio Xingu. > 27 de fevereiro de 2009 Eletrobrás reenvia o EIA/RIMA (documento CTA-DE- 1765/2009, protocolo n 2.253). > 23 e 25 de março de 2009 Eletrobrás e Ibama se reúnem para avaliar o atendimento ao TR do AHE Belo Monte. Foram acertados os itens do TR necessários ao aceite do EIA/RIMA e aqueles que foram considerados necessários à análise de mérito, a serem entregues antes das audiências públicas. > 28 de abril de 2009 Ibama emite parecer elencando Documentos necessários ao aceite do Estudo Ambiental e Documentos necessários à análise de mérito dos estudos, a serem entregues antes das Audiências Públicas. > 25 de maio de 2009 Ibama torna público que recebeu o Estudo de Impacto Ambiental EIA e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental RIMA, informa o endereço na pagina web mas não disponibiliza os arquivos.

6 > 25 de maio de Começa a contar o prazo de 45 dias para que a população interessada solicite realização de Audiência Pública, conforme determina a resolução CONAMA nº 009, de 03 de dezembro de > 27 de maio de 2009 O IBAMA disponibiliza o EIA na pág. %20Monte/, diferente daquela anunciada no dia 25 de maio de São disponibilizados apenas os volumes 1 a 33 e o volume 36. > 28 de maio de 2009 O IBAMA disponibiliza o volume 34. Falta o volume 35. Este começa a ser disponibilizado a partir de 10 de julho de 2009, sendo o último tomo disponibilizado incompleto em 08 de setembro de > 27 de maio de 2009 O Ministério Público Federal propõe Ação Civil Pública (ACP nº ) com pedido de liminar para, dentre outros:

7 declarar a nulidade do ato administrativo do aceite do EIA/RIMA proferido pelo Ibama: por apresentar vício no que tange a não exigir que todas as condicionantes apresentadas no termo de checagem do EIA/RIMA com o Termo de Referência, sejam apresentadas antes da decisão do aceite, violando a Instrução Normativa 184/2008 Ibama, bem como, os princípios constitucionais da publicidade e da participação democrática previsto no art. 1,3, 37e 225 da CRFB, (...); por omitir dolosamente parte do Estudo do Componente indígena do EIA/RIMA (denominado Estudo Etnoecológico), consistente no Estudo dos índios citadinos constantes no Termo de Referência da Funai, integrado ao do Ibama; pela ausência do estudo da sinergia do impacto dos empreendimentos hidrelétricos na bacia hidrográfica quanto a população indígena e bem como a análise integrada do componente indígena ao EIA/RIMA (...); e, por fim, pelo vício formal do ato administrativo consistente na ausência de motivação do ato de aceite do EIA/RIMA pelo Ibama (...).

8 > 03 de junho de 2009 O Juiz Federal de Altamira defere parcialmente o pedido do MPF e decide suspender o prazo do edital publicado pelo IBAMA em 25 de maio de > 11 de agosto - IBAMA reabriu o prazo para solicitação de audiência pública para discussão do projeto da hidrelétrica de Belo Monte. > 25 de agosto de Ibama publica edital de Audiências Públicas para a UHE Belo Monte. 10 de setembro de 2009 Audiência em Brasil Novo 12 de setembro de 2009 Vitória do Xingu 13 de setembro de 2009 Altamira 15 de setembro 2009 Belém.

9 Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica no Rio Xingu, no Pará

10 Para implementar o projeto, o governo federal vem ignorando a legislação e pesquisas sobre a viabilidade econômica, sobre os impactos socioambientais e sobre alternativas de geração de energia.

11 A Eletronorte tentou fazer licenciamento por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará. O MPF conseguiu na Justiça que licenciamento fosse atribuído ao Ibama, conforme prevê a lei. (CONAMA 237/1997)

12 A Justiça também determinou que, ao contrário do que a Eletronorte fez, a empresa responsável pelos estudos de impactos ambientais não poderia ter sido contratada sem licitação.

13 Diferente do que determina a Constituição, oitiva prévia a indígenas não foi realizada.

14 Estudos de impactos ambientais começaram a ser feitos sem o termo de referência, conjunto de diretrizes que o Ibama estabelece sobre o que deve ser abordado nesse tipo de estudo. DIAGNÓSTICO??

15 Sem licitação, foram contratadas três das maiores empreiteiras do país para fazerem os estudos ambientais. Sim. Empresas de engenharia, interessadas em fazer a construção, contratadas para dizer quais serão os impactos ambientais.

16 E mais: as três empreiteiras teriam acesso exclusivo às informações, saindo em vantagem em relação às concorrentes.

17 Os estudos ambientais foram entregues incompletos ao Ibama. O Ibama aceitou-os assim mesmo.

18 As audiências públicas para discussão dos estudos ambientais foram realizadas em apenas quatro dos 11 municípios atingidos.

19 Também houve audiência em Belém, mas local foi mudado às vésperas do evento e não abrigou nem metade do público.

20 Análises de especialistas apontam que os estudos do projeto supervalorizaram os números sobre volume real das águas do Xingu. Números citados nos estudos só foram atingidos em dez dos 35 anos analisados.

21 A seca pode atingir populações indígenas e ribeirinhas, que dependem diretamente do Xingu para sobreviver.

22 Aliás, o aproveitamento hídrico em terras indígenas não está regulamentado em lei. Só com essa regulamentação seria possível avaliar o projeto Belo Monte. Essa foi mais uma questão ignorada.

23 O Ibama concedeu uma licença provisória para que o canteiro da obra pudesse ser instalado. Tal tipo de licença não existe na Legislação (CONAMA 237/97). Licença Prévia - LP Licença de Instalação -LI Licença de Operação - LO

24 Qualquer tipo de licença só poderia ter sido dado se o empreendedor do projeto tivesse realizado uma série de ações de redução de impactos socioambientais. Essa determinação foi estabelecida pelo Ibama. E descumprida pelo Ibama.

25 Todas essas ilegalidades foram denunciadas pelo Ministério Público Federal à Justiça. O 1º caso, do licenciamento ilegal pelo Estado e da 1ª contratação sem licitação, foi julgado a favor do MPF. Os demais aguardam sentença definitiva.

26 Além de violar a lei, o projeto ignora uma série de pesquisas e questões feitas por cientistas e pela população que sofrerá os impactos da obra. > Realização de Estudos Complementares do Rio Bacajá, pois a Licença Prévia nº 342/2010 e a Licença de Instalação nº 795/2011 foram concedidas sem considerar e prever devidamente os impactos da obra sobre o povo Xikrin, da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, e sobre o próprio rio Bacajá.

27

28 Estudo organizado por pesquisador da Unicamp em 2005 diz que a geração de energia chegará no máximo a 1/3 do que propaga o governo e que na maior parte do ano a usina ficará parada em virtude da seca. A Eletronorte ficou de dar uma resposta, o que não ocorreu.

29 A cidade de Altamira terá parte de seus bairros inundados, entretanto não há estudo conclusivo sobre o impacto. Não se sabe a quantidade exata de pessoas a serem removidas, nem está claro para onde serão realocadas.

30 O apodrecimento da vegetação que ficar submersa emitirá grandes quantidades de gás metano, que contribui para o efeito estufa e é 21 vezes mais potente que o gás carbônico. A ex. da UHE de Tucuruí, cujos impactos são percebidos até hoje na região do Baixo Tocantins.

31 O Governo federal estima que 100 mil pessoas migrarão para a região e 32 mil permanecerão lá após as obras. Mas serão necessários apenas 3,5 mil funcionários para operar a usina. Restarão milhares de desempregados, abandonados nas periferias das cidades.

32 Impactos evidentes em Altamira -Aumento da população; -Aumento da violência; -Aumento da exploração sexual; -Aumento da especulação imobiliária; - Aumento do desemprego; - Pressão sobre Terras Indígenas.

33 O MARAVILHOSO RIO XINGU

34

35

36

37

38

39 Créditos das imagens

40

41

42

43

44

45

46 O custo da prevenção é sempre menor que o custo do reparo (Marina Silva) Obrigado! paulomel2007@gmail.com (91) , (91)

Indicadores de Belo Monte

Indicadores de Belo Monte Indicadores de Belo Monte Cronograma de execução do Plano de Proteção de Terras Indígenas (linha do tempo) Tema: Fev/2009 EIA-RIMA da UHE Belo Monte O Componente Indígena do EIA-RIMA aponta como um dos

Leia mais

Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte 1

Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte 1 Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte 1. 1 Parecer Técnico 21/CMAN/CGPIMA-FUNAI, 30 de setembro de 2009. http://www.ibama.gov.br/licenciamento/index.php

Leia mais

Processos caso Belo Monte

Processos caso Belo Monte Processos caso Belo Monte Processo nº Assunto Réus Íntegra da Inicial 1 2001.39.00.005867-6 5850-73.2001.4.01.3900 (Trânsito em julgado) 2 2006.39.03.000711-8 709-88.2006.4.01.3903 LICENCIAMENTO CONDUZIDO

Leia mais

Componente Indígena do Licenciamento Ambiental Estudo de Caso - Rodovia Transamazônica

Componente Indígena do Licenciamento Ambiental Estudo de Caso - Rodovia Transamazônica Componente Indígena do Licenciamento Ambiental Estudo de Caso - Rodovia Transamazônica Betina Maciel Versiani, MSc Eng. Pesquisadora do IVIG/COPPE/UFRJ Apresentação Licenciamento Ambiental Componente Indígena

Leia mais

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Audiência Pública Para Discussão do Estudo de Impacto Ambiental

Leia mais

Programa de Comunicação Indígena UHE Belo Monte

Programa de Comunicação Indígena UHE Belo Monte 1 Programa de Comunicação Indígena UHE Belo Monte Concepção metodológica e textos: Carmen Figueiredo Ilustração: Orlando Pedroso Revisão: Ana Amélia Viana Design gráfico: Anticorp Design 1ª edição 2011

Leia mais

Indicadores de Belo Monte

Indicadores de Belo Monte Indicadores de Belo Monte Escolas 2 de 6 Escolas indígenas regulamentadas no Médio Xingu com Decreto de criação e PPP reconhecido Indicador: Estrutura das escolas indígenas Descrição: Apresenta as escolas

Leia mais

BELO MONTE E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS DO XINGU: em nome do "progresso arcaico' e na contramão do desenvolvimento sustentável

BELO MONTE E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS DO XINGU: em nome do progresso arcaico' e na contramão do desenvolvimento sustentável BELO MONTE E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS DO XINGU: em nome do "progresso arcaico' e na contramão do desenvolvimento sustentável Robson Rodrigues 1 Grasiela Lima 2 Lideranças dos povos indígenas

Leia mais

NORTE ENERGIA S.A. NESA UHE BELO MONTE. CIER TUCURUÍ / PA UHE Belo Monte

NORTE ENERGIA S.A. NESA UHE BELO MONTE. CIER TUCURUÍ / PA UHE Belo Monte NORTE ENERGIA S.A. NESA UHE BELO MONTE CIER TUCURUÍ / PA UHE Belo Monte 22.11.2011 1 Breve Histórico Estudo de Inventário do rio Xingu: realizados na década de 1970 com relatório técnico emitido no final

Leia mais

Sumário. Programa de Comunicação Indígena UHE Belo Monte

Sumário. Programa de Comunicação Indígena UHE Belo Monte 1 Programa de Comunicação Indígena UHE Belo Monte Sumário Apresentação 5 O que é licenciamento ambiental? 6 Quais empreendimentos precisam de licença ambiental? 7 Quem é responsável pelo licenciamento

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 4 e Estudo de Impacto Ambiental Mariana Torres C. de Mello - mariana@ctgas.com.br : O

Leia mais

ESCOLA DE ARTE, CIÊNCIA E HUMANIDADES EACH/USP

ESCOLA DE ARTE, CIÊNCIA E HUMANIDADES EACH/USP ESCOLA DE ARTE, CIÊNCIA E HUMANIDADES EACH/USP Alunos (as): José Mateus P. Rodrigues N USP: 8924245 Laura Beltrami N USP: 8924415 Ludmilla N. N. de Almeida N USP: 8924179 Marina Rainha N USP: 9005231 Max

Leia mais

Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte 1.

Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte 1. Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte 1. Condicionante Aferição Indígena e constatações técnicas Condicionantes de viabilidade

Leia mais

COMUNICAÇÃO INDÍGENA UHE Belo Monte

COMUNICAÇÃO INDÍGENA UHE Belo Monte Programa de COMUNICAÇÃO INDÍGENA UHE Belo Monte Boletim informativo nº 01 - Julho de 2011 Este é o primeiro Boletim Informativo produzido pelo Programa de Comunicação Indígena. O Boletim está disponível

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 65, DE 13 DE ABRIL DE 2005

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 65, DE 13 DE ABRIL DE 2005 INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 65, DE 13 DE ABRIL DE 2005 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁ-VEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida Instrumentos mais Importantes I - Padrões de qualidade ambiental.* II -Zoneamento ambiental.* III - Avaliação de impactos ambientais (AIA). * IV - Licenciamento

Leia mais

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios.

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. Módulo 4 4.1. Órgãos Ambientais Competentes. 4.2. Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. 4.1 Órgãos Ambientais Competentes DILIC - Diretoria de Licenciamento Ambiental Coordenação Geral de

Leia mais

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL - ISA

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL - ISA INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL - ISA TABELA DE ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DAS CONDICIONANTES DO COMPONENTE INDÍGENA - PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE Condicionantes presentes

Leia mais

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA E-MAIL: RAFAELFREIRIA@COM4.COM.BR DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL Instrumentos de Avaliação de Impactos

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 3º- A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente

Leia mais

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais:

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais: Publicada no Diário Oficial nº 5.546, de 10 de julho de 2001. LEI Nº 2.257, DE 9 DE JULHO DE 2001. Dispõe sobre as diretrizes do licenciamento ambiental estadual, estabelece os prazos para a emissão de

Leia mais

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Outubro de 2017 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro

Leia mais

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os procedimentos para licenciamento ambiental com avaliação de impacto ambiental, no âmbito da

Leia mais

Licenciamento ambiental de infra estrutura logística: percalços e perspectivas

Licenciamento ambiental de infra estrutura logística: percalços e perspectivas Licenciamento ambiental de infra estrutura logística: percalços e perspectivas Maria Silvia Romitelli Assistente Executivo Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade ambiental CETESB Apresentação

Leia mais

Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica

Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte 1 Condicionante Aferição Indígena, constatações técnicas e parecer da Funai Condicionantes

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997 Revisa procedimentos e critérios utilizados no licenciamento ambiental, de forma a incorporar ao sistema de licenciamento os instrumentos de gestão ambiental

Leia mais

Projetos do Deconcic. Reunião do Consic 14 de agosto de 2015

Projetos do Deconcic. Reunião do Consic 14 de agosto de 2015 Projetos do Deconcic Reunião do Consic 14 de agosto de 215 Agenda Programa Compete Brasil da Fiesp Responsabilidade com o Investimento Observatório da Construção: novo layout Acompanhamento de Obras Acordo

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas

Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas DIRETRIZES PARA POLI TICAS PU BLICAS E PRA TICAS EMPRESARIAIS PARA INSTALAC A O E OPERAC A O

Leia mais

Direito Ambiental. Licenciamento Ambiental. Professora Viviane Brenner.

Direito Ambiental. Licenciamento Ambiental. Professora Viviane Brenner. Direito Ambiental Licenciamento Ambiental Professora Viviane Brenner www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Ambiental LICENCIAMENTO AMBIENTAL O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO FORUM - PERSPECTIVAS PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO DIANTE DOS PROJETOS ESTRUTURANTES INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE A POLÍTICA ENERGÉTICA E MEIO AMBIENTE VICTOR ZULAR ZVEIBIL SECRETÁRIO

Leia mais

José Queiroz de Miranda Neto Mestre em Geografia pelo Programa de pós graduação em Geografia da UFPA Prof. Assistente da UFPA

José Queiroz de Miranda Neto Mestre em Geografia pelo Programa de pós graduação em Geografia da UFPA Prof. Assistente da UFPA José Queiroz de Miranda Neto Mestre em Geografia pelo Programa de pós graduação em Geografia da UFPA Prof. Assistente da UFPA 1. Abordagem do tema Discutir sobre a geração de energia e as dinâmicas socioespaciais

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei 6938/81 (PNMA), art. 9º, inc. IV Dec. 99.274/90, art. 7, inc. I Resolução CONAMA 001/86 e 237/97 e 006/86 CF/88 art. 225 (proteção e prevenção) Art. 2º

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA Autos n.º: 421-04.2010.4.01.3903. Classe: 7100 (Ação Civil Pública). Referência: Pedido de medida liminar. Requisitos. Presença. Possibilidade. Requerente: OSCIP AMIGOS DA TERRA AMAZÔNIA BRASILEIRA E ASSOCIAÇÃO

Leia mais

Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal. Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP

Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal. Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP Conceitos - AIA: Avaliação de Impactos Ambientais Processo que visa prever os possíveis impactos causados

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL (Legislação, Órgãos Fiscalizadores e Resoluções CONAMA) Profª. Nayra Yumi Tsutsumoto ÓRGÃOS FISCALIZADORES A Lei N.º 6938/1981, com base nos incisos VI e VII do Art. 23 e no Art.

Leia mais

NOTA DA CAI SOBRE A UHE BELO MONTE

NOTA DA CAI SOBRE A UHE BELO MONTE NOTA DA CAI SOBRE A UHE BELO MONTE A Comissão de Assuntos Indígenas da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vem novamente a público expressar a sua profunda preocupação quanto a forma como vem sendo

Leia mais

O PROJETO BELO MONTE III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRACIÓN ENERGÉTICA PERU BRASIL

O PROJETO BELO MONTE III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRACIÓN ENERGÉTICA PERU BRASIL III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRACIÓN ENERGÉTICA PERU BRASIL EL SISTEMA ELÉCTRICO BRASILEÑO Y LAS CUESTIONES SOCIO AMBIENTALES O PROJETO BELO MONTE Energia para os novos tempos Lima, 18 de Novembro

Leia mais

Prof. Murillo S. Gutier

Prof. Murillo S. Gutier Prof. Murillo S. Gutier É instrumento de Política Nacional do Meio Ambiente; art. 10 da Lei 6.938/81 Tem índole preventiva; Visa compatibilizar: (a) Desenvolvimento econômico; (b)proteção ao ambiente;

Leia mais

Tema 114 Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais na Implantação de Barragens. Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2015.

Tema 114 Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais na Implantação de Barragens. Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2015. Tema 114 Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais na Implantação de Barragens Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2015. 1 2 A questão indígena e as hidrelétricas na Amazônia: o interesse de alguns milhares de

Leia mais

Conversando sobre o AHE BELO MONTE

Conversando sobre o AHE BELO MONTE Conversando sobre o AHE BELO MONTE Apresentadores Paulo Fernando Vieira Souto Rezende Coordenador dos Estudos do AHE Belo Monte - Eletrobrás Silviani Froehlich Gerente de Estudos e Projetos Ambientais

Leia mais

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os Procedimentos para o Licenciamento Ambiental com Avaliação de Impacto Ambiental

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate

Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate XIV Reunião da ARIAE Salvador, BA Abril 2010 Garo Batmanian Banco Mundial Objetivos Contribuir para o

Leia mais

AHE BELO MONTE. Universidade Federal do ABC Programa de Pós-Graduação em Energia Seminários da Energia

AHE BELO MONTE. Universidade Federal do ABC Programa de Pós-Graduação em Energia Seminários da Energia Universidade Federal do ABC Programa de Pós-Graduação em Energia Seminários da Energia AHE BELO MONTE PRISCILLA PIAGENTINI PAULO SEIFER DANIEL LADEIRA THIAGO ALENCAR MIGUEL ÂNGELO SANTO ANDRÉ 2010 LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Conversando sobre o AHE Belo Monte

Conversando sobre o AHE Belo Monte Conversando sobre o AHE Belo Monte Nesta cartilha procuramos esclarecer dúvidas sobre os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) Belo Monte, que estão

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

Perspectives on the main benefits and opportunities associated with the development of large hydropower projects

Perspectives on the main benefits and opportunities associated with the development of large hydropower projects Perspectives on the main benefits and opportunities associated with the development of large hydropower projects Tucurui, November 22, 2011 Marcio Drummond Evolução da Capacidade Instalada por Fonte (MW)

Leia mais

Pessoas, Ecossistemas e Energia

Pessoas, Ecossistemas e Energia Painel 3 Pessoas, Ecossistemas e Energia People, Ecosystems and Energy Situação ambiental A matriz elétrica brasileira se destaca pela predominância de fontes renováveis. As fontes renováveis respondem

Leia mais

Belo Monte Crise do Sistema Ambiental e da Democracia

Belo Monte Crise do Sistema Ambiental e da Democracia Seminário A Hidrelétrica de Belo Monte e a Questão Indígena UnB, 7 de Fevereiro de 2011 Belo Monte Crise do Sistema Ambiental e da Democracia Andréa Zhouri GT Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes

Leia mais

EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL. JULIANA KARINA PEREIRA SILVA Gerente de Meio Ambiente

EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL. JULIANA KARINA PEREIRA SILVA Gerente de Meio Ambiente EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL JULIANA KARINA PEREIRA SILVA Gerente de Meio Ambiente 26 de maio de 2017 EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE O LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES EFETIVA OU POTENCIALMENTE POLUIDORAS. AS PENALIDADES ADMINISTRATIVAS. (Art. 9º, Lei n.º 6.938, de

Leia mais

Aula 03. Órgão Consultivo e Deliberativo CONAMA

Aula 03. Órgão Consultivo e Deliberativo CONAMA Turma e Ano: MASTER A - 2015 Matéria / Aula: Direito Ambiental SISNAMA e licenciamento ambiental Professor: Marcelo Jungstedt Monitora: Kathleen Feitosa Aula 03 SISNAMA (art. 6º, Lei 6.938/81) Para a materialização

Leia mais

Licenciamento Ambiental Federal - Setor de Energia -

Licenciamento Ambiental Federal - Setor de Energia - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Licenciamento Ambiental Federal - Setor de Energia - 76ª

Leia mais

Módulo 30. Hidreletricidade (Brasil e mundo) Prof. Lucas Guide 1º ano EM

Módulo 30. Hidreletricidade (Brasil e mundo) Prof. Lucas Guide 1º ano EM Módulo 30 Hidreletricidade (Brasil e mundo) Prof. Lucas Guide 1º ano EM Mundo Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses

Leia mais

AULA 03. SISNAMA art.6º da Lei 6938/81. Órgão Central Ministério do Meio Ambiente. Órgão Consultivo e Deliberativo CONAMA

AULA 03. SISNAMA art.6º da Lei 6938/81. Órgão Central Ministério do Meio Ambiente. Órgão Consultivo e Deliberativo CONAMA Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Ambiental / Aula 03 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 03 CONTEÚDO DA AULA: SISNAMA Estado do Rio de

Leia mais

LIMITAÇÕES NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E CONFLITOS NA PREVENÇÃO DE DANOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA

LIMITAÇÕES NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E CONFLITOS NA PREVENÇÃO DE DANOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA XI ENCONTRO NACIONAL DA ECOECO Araraquara-SP - Brasil LIMITAÇÕES NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E CONFLITOS NA PREVENÇÃO DE DANOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA Marck Fernandes

Leia mais

A SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL

A SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL A SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL As usinas movidas a vento devem se tornar a segunda fonte mais importante do país em 2019 marcusdealmeidalima@gmail.com Histórico O Brasil é um país cuja produção

Leia mais

Principais temas em conflito UHE Belo Monte. Marcia Camargo Eletrobras

Principais temas em conflito UHE Belo Monte. Marcia Camargo Eletrobras Principais temas em conflito UHE Belo Monte Marcia Camargo Eletrobras Set/2012 Localizada no rio Xingu, Estado do Pará; Capacidade total instalada de 11.233,1 MW; Previsão de entrada em operação de sua

Leia mais

EIA/RIMA PREPARAÇÃO, EXIGÊNCIA, ELABORAÇÃO E CUSTEIO

EIA/RIMA PREPARAÇÃO, EXIGÊNCIA, ELABORAÇÃO E CUSTEIO EIA/RIMA PREPARAÇÃO, EXIGÊNCIA, ELABORAÇÃO E CUSTEIO Dado o seu papel de instrumento preventivo de danos, é claro que, para atingir sua missão, o EIA deve ser elaborado antes da decisão administrativa

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2013 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

Intervenientes. Régis Fontana Pinto. Outubro/2018

Intervenientes. Régis Fontana Pinto. Outubro/2018 Licença de Instalação (LI) n 934/2013 resultou na criação do primeiro viaduto para travessia de fauna (overpass) do país. Pará li O Licenciamento Ambiental Federal e os Órgãos Intervenientes Régis Fontana

Leia mais

Unternehmen außer Kontrolle Runder Tisch Brasilien, in Weimar

Unternehmen außer Kontrolle Runder Tisch Brasilien, in Weimar Unternehmen außer Kontrolle Runder Tisch Brasilien, 03.-05.12.2010 in Weimar Forum 4: Investitionen zum Staudammbau Belo Monte ReferentInnen: Antônia Melo (FVPP) und João Roberto Lopes Pinto (IBASE) Moderation:

Leia mais

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil 0 6.11.2017 Obrigação de licenciar CF/88 Art. 225, 1º, IV. Incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS: REFLEXOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO UBERABINHA-MG

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS: REFLEXOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO UBERABINHA-MG AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS: REFLEXOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO UBERABINHA-MG Rafael Mendes Rosa (Ekos Planejamento Ambiental) Gelze Serrat de Souza

Leia mais

AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH S) NA ESTRADA REAL (MG): CONSIDERAÇÕES SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH S) NA ESTRADA REAL (MG): CONSIDERAÇÕES SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH S) NA ESTRADA REAL (MG): CONSIDERAÇÕES SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL Igára de Castro 1 Luiz Eduardo Panisset Travassos 2 As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH

Leia mais

7º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

7º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte 7º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo jul-dez/2014 (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Comitê Gestor Indígena oto 1 Reunião do Comitê Gestor Indígena (CGI), março

Leia mais

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação Legislação Segundo legislação brasileira considera-se impacto ambiental: "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia

Leia mais

II Seminário Energia e Meio Ambiente Perspectivas Legais

II Seminário Energia e Meio Ambiente Perspectivas Legais II Seminário Energia e Meio Ambiente Perspectivas Legais Manaus AM 13 de junho de 2006 O Grupo ELETROBRÁS Arranjo Institucional Política Ambiental AHE Belo Monte MISSÃO Criar, ofertar e implementar soluções

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Licenciamento Ambiental ... Camila Regina Eberle

GESTÃO AMBIENTAL. Licenciamento Ambiental ... Camila Regina Eberle ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Licenciamento Ambiental Camila

Leia mais

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2 9 Análise das leis que definem o uso do extrativismo na Flora Brasileira e a reserva extrativista no Acre que ajuda a preservar Amazônia e manter agricultores na floresta Lorena Abduani 1, Daniella Sette

Leia mais

Parecer n.º 23/02-SC Petição N.º /170 Requerente: União Requerido: Tribunal Regional Federal da 1ª Região Relator: Exmo. Sr. Ministro-Presidente

Parecer n.º 23/02-SC Petição N.º /170 Requerente: União Requerido: Tribunal Regional Federal da 1ª Região Relator: Exmo. Sr. Ministro-Presidente Parecer n.º 23/02-SC Petição N.º 2604-7/170 Requerente: União Requerido: Tribunal Regional Federal da 1ª Região Relator: Exmo. Sr. Ministro-Presidente PETIÇÃO. SUSPENSÃO DE SEGURANÇA. CAUSA QUE ENVOLVE

Leia mais

Valor Econômico - SP 23/02/2011 Opinião / José Luís Fiori A15

Valor Econômico - SP 23/02/2011 Opinião / José Luís Fiori A15 Valor Econômico - SP 23/02/2011 Opinião / José Luís Fiori A15 O Estado de S. Paulo - SP 23/02/2011 Economia & Negócios B5 Correio Braziliense - DF 23/02/2011 Opinião 19 Gás Brasil - SP 23/02/2011 Notícias

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Art. 9 o da Lei 6.938/81 Padrões de Qualidade Ambiental Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente Zoneamento

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 02/2012/GT PROJETOS DE LEI E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL/COMITE DE MEIO AMBIENTE CMA 1

NOTA TÉCNICA Nº 02/2012/GT PROJETOS DE LEI E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL/COMITE DE MEIO AMBIENTE CMA 1 NOTA TÉCNICA Nº 02/2012/GT PROJETOS DE LEI E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL/COMITE DE MEIO AMBIENTE CMA 1 Em, 24 de maio de 2012. 1. Referência Análise do Projeto de Lei nº. 2941/2011, que propõe alterar dispositivo

Leia mais

18º Leilão de Energia Nova

18º Leilão de Energia Nova 1 18º Leilão de Energia Nova Realização: 13/12/2013 Categoria: A-5 Análise Pré-leilão Análise Pós-leilão O documento em PDF encontra-se em anexo (Esta análise foi distribuída às 17:30 do dia 12/12/2013)

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 184, DE 17 DE JULHO DE 2008

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 184, DE 17 DE JULHO DE 2008 ALTERADA PELA IN IBAMA N 14/2011 INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 184, DE 17 DE JULHO DE 2008 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeado pela

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2012 Principais instrumentos de defesa do PNMA, PBHs meio ambiente no Brasil Zoneamento ambiental e macrozoneamento Criação de espaços protegidos (UCs)

Leia mais

UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos

UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos 23 a 28 de julho de 2018 Proposta de agenda 18:00 Abertura Qual o objetivo da reunião pública? Quem é a EPE? Em que fase dos estudos

Leia mais

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Estratégias para mensurar e analisar as dimensões relacionadas ao empreendimento

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Estratégias para mensurar e analisar as dimensões relacionadas ao empreendimento INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Estratégias para mensurar e analisar as dimensões relacionadas ao empreendimento GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA GAI Estratégias do Ciclo de Planejamento: Políticas,

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2015 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

Fecha de consulta: 02/09/2013.

Fecha de consulta: 02/09/2013. "Belo Monte e a proposição formal de participação. Entrevista especial com Maíra Borges Fainguelernt", Instituto Humanitas Unisinos (IHU), Río Grande do Sul, Brasil, 26 de junio de 2013. Consultado en:

Leia mais

GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA:

GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA: MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA SECRETARIA EXECUTIVA Assessoria Especial de Meio Ambiente GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA: Aprendizados e Diretrizes GT sobre Deslocamentos Compulsórios DESAFIOS NO DESLOCAMENTO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 08, de 14/07/2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 08, de 14/07/2011 INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 08, de 14/07/2011 (Alterada) Regulamenta, no âmbito do IBAMA, o procedimento da Compensação Ambiental, conforme disposto nos Decretos nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, com

Leia mais

A Aplicação do Protocolo de Consulta do TIX no caso do licenciamento da BR 242 e FICO. Associação Terra Indígena Xingu - ATIX

A Aplicação do Protocolo de Consulta do TIX no caso do licenciamento da BR 242 e FICO. Associação Terra Indígena Xingu - ATIX A Aplicação do Protocolo de Consulta do TIX no caso do licenciamento da BR 242 e FICO Associação Terra Indígena Xingu - ATIX NOSSA PROPOSTA Realização de um processo único de consulta que aborde conjuntamente

Leia mais

TE033 CENTRAIS ELÉTRICAS Capitulo II: Energia Hidráulica e Centrais Hidrelétricas Parte 2 de 2. Dr. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila

TE033 CENTRAIS ELÉTRICAS Capitulo II: Energia Hidráulica e Centrais Hidrelétricas Parte 2 de 2. Dr. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila TE033 CENTRAIS ELÉTRICAS Capitulo II: Energia Hidráulica e Centrais Hidrelétricas Parte 2 de 2 Dr. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila Classificação da Geração Hidrelétrica Diagrama Esquemático das Usinas Hidrelétricas

Leia mais

09 agosto 2016 CRONOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS INDÍGENAS

09 agosto 2016 CRONOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS INDÍGENAS 09 agosto 2016 CRONOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS INDÍGENAS RESUMO DAS OBRAS INDÍGENAS CRÍTICAS PARA L.O. RELAÇÃO DE OBRAS INDÍGENAS Construção de Casa de Farinha Construção/Reforma de Sistema de

Leia mais

A UHE BELO MONTE E OS POVOS DO XINGU: REPETINDO HISTÓRIAS JÁ CONTADAS

A UHE BELO MONTE E OS POVOS DO XINGU: REPETINDO HISTÓRIAS JÁ CONTADAS DEBATE A UHE BELO MONTE E OS POVOS DO XINGU: REPETINDO HISTÓRIAS JÁ CONTADAS Antonia Melo Silva 1 Dion Márcio C. Monteiro 2 Elementos históricos Em Altamira, cidade escondida entre os enlaces dos rios,

Leia mais

De prejudicados a beneficiários : os povos indígenas e as condicionantes da usina hidrelétrica Belo Monte

De prejudicados a beneficiários : os povos indígenas e as condicionantes da usina hidrelétrica Belo Monte 1 De prejudicados a beneficiários : os povos indígenas e as condicionantes da usina hidrelétrica Belo Monte Estella Libardi de Souza Universidade Federal do Pará A recém-inaugurada Usina Hidrelétrica (UHE)

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017 Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2017 O que é avaliação de impacto ambiental? Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) = processo que visa identificar

Leia mais

Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016

Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016 Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016 São Paulo, 06 de setembro de 2016 Empresas envolvidas Histórico Metodologia Resultados

Leia mais

10 º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL AS CONSULTORIAS AMBIENTAIS E A QUALIDADE DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

10 º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL AS CONSULTORIAS AMBIENTAIS E A QUALIDADE DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL 10 º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL AS CONSULTORIAS AMBIENTAIS E A QUALIDADE DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL Eng. Quím. Mário Kolberg Soares Outubro/2016 Gestão Ambiental Conjunto de

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS Gerência de Meio Ambiente Superintendência de Desenvolvimento Empresarial LICENCIAMENTO AMBIENTAL As atividades econômicas e outras das quais possam resultar intervenções

Leia mais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais Professora: Letícia Rabelo Impacto Ambiental Definição Resolução CONAMA 01/1986, art.1 : Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAETITÉ

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAETITÉ DECRETO Nº 012 DE 08 DE MARÇO DE 2012. REGULAMENTA O ARTIGO Nº 34 DA LEI MUNICIPAL Nº 700, DE 08 DE ABRIL DE 2010 CÓDIGO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

NORTE ENERGIA S.A 1 APRESENTAÇÃO

NORTE ENERGIA S.A 1 APRESENTAÇÃO NORTE ENERGIA S.A 1 APRESENTAÇÃO De forma a atender aos dispositivos legais para procedimento de Autorização de Supressão Vegetal visando o uso alternativo de solo no âmbito do processo de licenciamento

Leia mais

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE.

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. 25/10/2017 Conceitos Importantes Conforme Resolução CONAMA nº 237, de 19/12/1997:

Leia mais

120 GW de capacidade de Geração GW médios de consumo. Crescimento anual de 3-5% no consumo

120 GW de capacidade de Geração GW médios de consumo. Crescimento anual de 3-5% no consumo Potencial Mineiro e Requisitos Ambientais e Legais no Processo de Implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs 120 GW de capacidade de Geração 50-55 GW médios de consumo Crescimento anual de 3-5%

Leia mais

Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos

Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos Seminário Licenciamento Ambiental: Realidade e Perspectivas Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos Alexandre Uhlig Brasília, 5 de novembro de 2015 O conteúdo desta

Leia mais