Dia da Vitória é comemorado no Comando Militar do Planalto. Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dia da Vitória é comemorado no Comando Militar do Planalto. Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade."

Transcrição

1 Informativo Mensal do Comando Militar do Planalto - Edição nº Maio 2015 Dia da Vitória é comemorado no Comando Militar do Planalto No dia 8 de maio, o Comando Militar do Planalto comemorou o Dia da Vitória. Nessa data, diversos países ao redor do mundo comemoram a rendição alemã e o fim dos conflitos da 2ª Guerra Mundial na Europa. Na ocasião, foi realizada uma solenidade militar no Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, na qual estiveram presentes o General de Exército Marco Antônio de Farias, Comandante Logístico, o General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, Chefe do Estado-Maior do Exército, militares da ativa e da reserva, e veteranos que atuaram no campo de batalha italiano, acompanhados pelo General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, Comandante Militar do Planalto. Durante a solenidade foi entregue a Medalha da Vitória. Esta condecoração pode ser concedida a militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para a difusão dos feitos da Força Expedicionária Brasileira e dos demais combatentes brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

2 CMP CMP Coordena Substituição da Bandeira Nacional No dia 10 de maio, o Exército Brasileiro realizou a Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. O evento foi coordenado pelo Comando Militar do Planalto e presidido pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. A Cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre as quais o Gen Ex Joaquim Maia Brandão Júnior, Chefe do Departamento de Engenharia de Construção, o Gen Ex Marco Antônio de Farias, Comandante Logístico, o Gen Ex Francisco Carlos Modesto, Chefe do Departamento Geral do Pessoal, o Gen Ex Gerson Menandro Garcia de Freitas, Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, o Gen Ex Edson Leal Pujol, Secretário de Economia e Finanças, e o Gen Div Racine Bezerra Lima Filho, Comandante Militar do Planalto. Entre as autoridades diplomáticas, participaram da solenidade, os Embaixadores de Suriname, Myanmar, Noruega, Turquia, Japão, Bulgária, Dinamarca, Filipinas e Ucrânia. O Tenente Vasco Duarte Pereira, veterano da 2ª Guerra Mundial também prestigiou o evento. Na oportunidade, o Coral do Colégio Militar de Brasília realizou uma apresentação musical para o público que prestigiou a cerimônia. Após a solenidade militar, ocorreu uma exposição com a temática "Operações Especiais", coordenada pelo Comando de Operações Especiais, sediado em Goiânia-GO.

3 O Comando Militar do Planalto e a 11ª Região Militar estiveram envolvidos na coordenação da reunião do Comitê Executivo para a Conferência Anual da Associação Internacional dos Centros de Operações de Paz (IAPTC). A reunião teve por objetivo preparar a 21ª Conferência Anual da Associação Internacional dos Centros de Operações de Paz, definindo cronogramas e temas a serem debatidos na conferência, que ocorrerá no mês de setembro, em Brasília. O Centro CMP Notícias CMP participa da coordenação do 21º IAPTC e promove visita guiada em Brasília Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), juntamente com o Comando de Operações Terrestres (COTER) são os principais organizadores do evento, que contam com o apoio de outras Organizações Militares, entre elas o Comando Militar do Planalto e a 11ª Região Militar. No dia 20 de maio foi realizada uma visita guiada pelos principais pontos turísticos de Brasília, como o Estádio Nacional, a Praça dos Três Poderes, a Catedral Metropolitana e o Palácio da Alvorada. À noite foi realizado um jantar de despedida para os participantes na Base de Administração e Apoio do CMP. O evento recebeu a presença do General de Exército Arakem de Albuquerque, Comandante de Operações Terrestres, do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, do General de Brigada Glaucio Lucas Alves, 3º Subchefe do Comando de Operações Terrestres, e,outras autoridades. Doações entregues à Abrace geram economia à instituição As doações realizadas pelo Comando Militar do P l a n a l t o à A b r a c e, associação que apoia crianças com câncer e suas f a m í l i a s, g e r o u u m a economia de aproximadamente 3 mil reais à instituição. Por ocasião da realização do I Passeio Motociclístico do CMP, em parceria com a Brasília Harley-Davidson, foram arrecadados cerca de 800 kg de gêneros não perecíveis, entregues à Abrace. A economia gerada pela doação possibilita que a instituição destine este valor para outras necessidades de apoio às crianças e adolescentes. Atualmente a Abrace assiste cerca de 1500 crianças e famílias residentes no Distrito Federal e outros Estados, principalmente os do Norte e Nordeste do Brasil. A partir de doações de pessoas físicas e jurídicas, são desenvolvidos programas e projetos de assistência integrada, visando a qualidade de vida e o acesso a melhores condições no tratamento do câncer e hemopatias. Os resultados obtidos ao longo dos 28 anos de atuação são significativos, tais como: o aumento do índice de cura de 50% para 70%; queda nos indicativos de abandono do tratamento de 28% para zero; e a construção do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, inaugurado em novembro 2011.

4 CComGEx CMP Notícias Semana Nacional das Comunicações O Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) comemorou, na semana de 04 a 09 de maio, a Semana Nacional das Comunicações. Diversas atividades marcaram as comemorações alusivas ao Sesquicentenário de Nascimento do Patrono da Arma de Comunicações, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia; o General de Exército Ueliton José Montezano Vaz, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e oficial oriundo da Arma de Comunicações mais antigo da ativa o General de Exército Marco Antônio de Farias, Comandante Logístico; demais oficiais generais e autoridades civis; o Presidente da Casa da Moeda do Brasil, Sr Francisco de Assis Leme Franco, da Vice Presidente de Negócios dos Correios, Sra Morgana Cristina Santos; e, representando a Família Rondon, o Sr Almanzor Rondon e a Sra Sigorety Rondon, respectivamente, neto e bisneta de Rondon. No dia 04 de maio, três eventos no CCOMGEX abriram a semana festiva: o lançamento, pela Casa da Moeda, de um lote de 500 medalhas em bronze, prata e ouro; o pré-lançamento de uma série de selos comemorativos; e uma cerimônia cívicomilitar alusiva à data. Nos dias 06 e 07 de maio, o CCOMGEX promoveu o simpósio O legado de Rondon no a u d i t ó r i o M a r c e l l o R u f i n o, n o E M E, concomitantemente com uma exposição de material de Comunicações e Guerra Eletrônica, no pátio interno do QGEx. A Semana festiva, encerrou-se com um jantar dançante no dia 09 de maio, no Clube do Exército, ocasião na qual os convidados puderam confratenizar com os discípulos de Rondon na celebração do Sesquicentenário de Nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Prestigiaram os eventos as seguintes autoridades: o General de Exército Sinclair J. Mayer,

5 11ª RM Programa Veterano Ativo 1ª Jornada No dia 28 de maio, no auditório do CMP/11ª RM, ocorreu a 1ª Jornada do Programa Veterano Ativo. O referido programa tem por finalidades promover a melhoria da qualidade de vida e a integração entre militares da Reserva-Ativa e pensionistas. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de assistir a palestra sobre a importância da atividade física ; visitar as instalações da academia Planalto; e realizar avaliação médica e alongamento coletivo conduzido. A 1ª Jornada do Programa Veterano Ativo contou com a presença do Comandante Militar do Planalto, do Comandante da 11ª Região Militar e convidados.! Visita de Instrução No dia 20 de maio, na Seção de Operações e Instrução da 11ª RM, ocorreu a visita de instrução da 2ª Fase do Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO), dos Subtenentes estagiários do HFA, CCIEx e do Cmdo da 11ª RM.

6 COpEsp Visita dos oficiais das Nações Amigas da ECEME No dia 13 de maio de 2015, o Comando de Operações Especiais (COpEsp) recebeu a visita da Comitiva de Oficiais das Nações Amigas que atualmente cursam a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, composta por militares dos EUA, Equador, Alemanha, China, Venezuela, Paquistão, Coréia do Sul, Peru, Paraguai, Argentina, Namíbia e Portugal. O objetivo da visita foi o de apresentar a missão, a estrutura e as! No dia 21 de maio de 2015, o Comando de Operações Especiais (COpEsp) recebeu visita de Comitiva de Oficiais da Alemanha, chefiada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Bernard Friedrich Kuhbier, adido da Alemanha. Após serem recebidos pelo Gen Bda Mauro Sinott LOPES, Comandante de Operações, a comitiva participou de uma palestra na Sala de Guerra do COpEsp. Após o almoço, a comitiva visitou o Simulador de Queda Livre seguindo-se, as despedidas, no salão de honra do COpEsp. principais atividades desenvolvidas pelo COp Esp. Após ter sido recebido pelo Gen Bda Mauro Sinott Lopes, Comandante de Operações Especiais, a comitiva participou de uma Palestra na Sala de Guerra do COpEsp; de uma exposição do B Ap Op Esp e Cia DQBRN; e de uma visita ao Simulador de queda livre e estande de tiro. Visita da Comitiva da Alemanha

7 Visita do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção No dia 27 de maio de 2015, o Comando de Operações Especiais recebeu a visita do Gen Ex Joaquim Maia Brandão JÚNIOR, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção. O objetivo da visita foi apresentar ao Ch DEC os assuntos relacionados às obras e construções. Após ser recebido pelo Gen Bda Mauro Sinott Lopes, Comandante de Operações, o Gen Brandão participou de uma Palestra na Sala de Guerra, visitou as obras dos Próprios Nacionais Residenciais e do complexo dos permissionários, Paiol e Pavilhão de Comando. Por fim, o Ch DEC apresentou suas despedidas e deslocou-se para a Academia de Polícia, a fim de ministrar uma palestra aos Universitários da Universidade UNIANHANGUERA..

8 3ª Bda Inf Mtz Força de Pacificação recebe visita do Comandante Militar do Planalto No dia 26 de maio, o Comando da Força de Pacificação 7 (F Pac 7) Maré recebeu a visita do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, acompanhado por oficiais do seu Estado-Maior. Durante a visita, o Gen Racine verificou o andamento dos trabalhos da Força de Pacificação Maré e assistiu a uma apresentação realizada pelo Comandante da F Pac, General de Brigada Sérgio da Costa Negraes, onde foi apresentada a situação atual das operações em cada zona de ação, as principais ações realizadas, as particularidades encontradas e os resultados alcançados. Após a apresentação, a comitiva visitou as Bases das Forças-Tarefa e percorreu a área de operações dentro do Complexo da Maré, passando por postos de bloqueio e controle de vias urbanas e as principais ruas e vielas das comunidades da Maré. Este é o sétimo contingente da F Pac e a tropa é composta, majoritariamente, por militares do CMP. Seguindo o Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Justiça, o Ministério da Defesa e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o processo de substituição gradativa da F Pac pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro teve início em 1º de abril passado. Seis comunidades já foram repassadas para PMERJ e em 30 de junho, a Força de Pacificação retirar-se-á completamente de todo o complexo. Desde abril de 2014, o Exército Brasileiro vem contribuindo para a paz social e permitindo a atuação de agências governamentais e não governamentais na região, para a melhoria da cidadania e da qualidade de vida da população da Maré.

9 Mais de dois mil atendimentos são realizados na décima Ação Cívico-Social no Complexo da Maré Mais de dois mil atendimentos foram realizados na décima Ação Cívico-Social (ACISO), organizada pela Força de Pacificação 7 (F Pac 7) Maré, no dia 27 de maio. O evento aconteceu na Vila Olímpica da Maré e teve como objetivo levar ações sociais e cidadania aos moradores da área. Pela primeira vez foram oferecidos cursos e oportunidades de empregos pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR) e o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SINDRIO), novos parceiros da F Pac 7. Outra novidade nesta edição foi a benção religiosa feita pelo Capelão da F Pac, Capitão Ednaldo da Costa Pereira, aos recém casados. O serviço de casamento é oferecido gratuitamente pela Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Estiveram presentes, também, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), a Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação contou, ainda, com orientações e alistamento para o Serviço Militar e atendimento médico realizado por profissionais da área de saúde do Exército Brasileiro. Estiveram presentes no local, o Comandante Militar do Leste, General de Exército Fernando Azevedo da Silva, e o Comandante da F Pac, General de Brigada Sérgio da Costa Negraes, os quais acompanharam as atividades em apoio à comunidade. Comandante da Marinha do Brasil visita à Força de Pacificação Maré No dia 29 de maio, a Força de Pacificação (F Pac 7) Maré recebeu a visita do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e comitiva. O Comandante Militar do Leste, Gen Ex Fernando Azevedo da Silva, o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Gen de Bda Willian Georges Felipe Abrahão e o Comandante de Operações Especiais, Gen Bda Mauro Sinott Lopes acompanharam a visita. A comitiva percorreu as instalações da Base do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais e do Comando da F Pac 7. Após a apresentação realizada pelo Comandante da Força de Pacificação, Gen Bda Sérgio da Costa Negraes, as autoridades visitaram o Centro de Comando e Controle. Desde abril de 2014, as Forças Armadas vêm contribuindo para a paz social e permitindo a atuação de instituições estaduais e municipais e agências governamentais e não governamentais na região para a melhoria da cidadania e da vida da população.

10 6º GMF Entrega da Boina Preta Formosa, Vereador Jurandir Humberto Alves de Oliveira; o 2º Secretário da Câmara Municipal de Formosa, Vereador Jesulindo Gomes de Castro; o Diretor Educacional da Universidade Estadual de Goiás/Campus Formosa, Dr Fábio Santiago Santa Cruz; o Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, Major QOPM Edson Ferreira Moura; além de familiares e amigos dos soldados incorporados em No dia 15 de maio, no pátio de formaturas do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, foi realizada a solenidade de Entrega da Boina ao efetivo incorporado em A solenidade constou de entrega da Boina Preta, entrega de certificados aos destaques do período da Instrução Individual Básica, palavras do Comandante do Grupo e de desfile da tropa. O evento foi prestigiado pelas seguintes autoridades: o Presidente da Câmara Municipal de 1º RCG Festa da Cavalaria 2015 No dia 8 de maio de 2105, o 1 Regimento de C a v a l a r i a d e G u a r d a s D r a g õ e s d a Independência" realizou a Festa da Cavalaria e celebrou o seu 207 aniversário. A cerimônia foi presidida pelo General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército. O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Após a chegada da mais alta autoridade, tiveram início as apresentações: volteio, reprise de salto, apresentação do Pelotão de Cavalaria Mecanizado e carrossel militar. Por fim, o Tenente Coronel Siqueira, Comandante do Regimento, recebeu os convidados no Salão de Honra.!

11 Almoço dos Adidos no 1º RCG No dia 23 de maio de 2015, o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas Dragões da Independência sediou o almoço de confraternização da Associação dos Adidos Militares no Brasil. O almoço teve início com as palavras do Ten Cel Siqueira, Comandante do Regimento, que recepcionou os convidados. A Confraternização contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. BGP Formatura de Entrega da Boina Verde-oliva O Batalhão da Guarda Presidencial - "Batalhão Duque de Caxias" - realizou, no dia 16 de maio, a formatura de entrega da boina aos soldados do efetivo variável e aos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). A solenidade marcou o término da Fase de Instrução Individual Básica e contou com a presença de cerca de familiares dos soldados.

12 CMP Notícias O Batalhão da Guarda Presidencial Batalhão Duque de Caxias realizou, no dia 19 de maio, a guarda de honra para o Presidente da China, Sr. Hu Jintao. BPEB Formatura do Braçal PE No dia 06 de maio, o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília realizou a formatura de entrega do Braçal, onde os soldados incorporados em 2015, após concluírem o período de instrução individual básica, receberam a boina e o Braçal PE. Em uma cerimônia marcante, com participação maciça de familiares e amigos, os soldados prestaram o compromisso do braçal, tendo agora a responsabilidade de seguir sempre o Código de Honra do Policial do Exército. BPEB comemora seu aniversário No dia 14 de maio, o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília comemorou 55 anos de existência. Na solenidade, mais de 200 veteranos PE de todas as épocas desfilaram em continência às autoridades presentes, em uma inequívoca demonstração de amor à Instituição e aos valores por ela cultuados. Encerrando a formatura, a tradicional Pirâmide Humana fez mais uma belíssima apresentação.

13 22ª B I Comemoração do Dia da Infantaria de medalhas aos vencedores das competições da Semana da Infantaria, elocução alusiva à data, honras e continência ao Brigadeiro Sampaio, Patrono da Arma, e celebração da Oração do Infante. Encerrando o evento, os presentes assistiram uma demonstração de combate à baioneta. No dia 22 de maio, o 22º Batalhão de Infantaria realizou uma solenidade em comemoração ao Dia da Infantaria, com a presença de autoridades civis e militares da ativa e da reserva do Exército. O evento constou de uma formatura geral, com entrega Visita do Comandante Militar do Planalto à guarnição de Palmas No dia 01 de junho o Gen Div Racine, Comandante Militar do Planalto, realizou uma visita à guarnição de Palmas. Na oportunidade, esteve com o Governador do Estado do Tocantins, o Secretário de Segurança Pública e o Comandante Geral da Polícia Militar.

14 36º B I Mtz 1º Exercício de Longa Duração - NPOR Foi realizado, no Campo de Instrução e Adestramento, no período de 25 a 29 de maio, o 1º Exercício de Longa Duração do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). A atividade tem a finalidade de desenvolver as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora do corpo discente. Na Ocasião, foram realizadas as instruções previstas no Plano de Disciplinas daquele estabelecimento de ensino. 11º D SUP ANIVERSÁRIO DO 11º D SUP No dia 20 de maio, o 11º Depósito de Suprimento comemorou o 54º Aniversário de criação da OM em solenidade prestigiada pelo Comandante Logístico, Gen Ex Marco Antônio de Farias; pelo Vice-Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Gen Div José Orlando Ribeiro Cardoso, militar de Intendência mais antigo presente; pelo Subsecretário de Economia e Finanças, Gen Div Paulo César Souza de Miranda; pelo Diretor de Saúde, Gen Div Túlio Fonseca Chebli e pelo Comandante da 11ª Região Militar, Gen Bda Antônio Carlos Machado Faillace, além de autoridades civis e militares; e convidados. Na solenidade foram entregues ainda os diplomas de Amigo do 11º DSUP e foi feita a premiação à aluna Valentina Alves Menezes Andrade, que se destacou no concurso literário promovido pelo Colégio Militar de Brasília sobre a vida do Marechal Mário Travassos.

15 CMP Notícias 23ª Cia Eng Cmb Formatura do Dia! da Vitória! A 23ª Companhia de Engenharia de Combate comemorou, no dia 08 de maio de 2015, os 70 anos da participação da FEB na Segunda Grande Guerra Mundial. Na oportunidade foi realizada uma formatura geral com a presença do 2º Ten Gomes, ex pracinha da Força Expedicionária Brasileira, que participou dos combates no teatro de operações da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. CMP Notícias Disponível na página eletrônica Sugestões ou envio de matérias: imprensa@cmp.eb.mil.br noticiasdocmp@gmail.com Contato: (61) Comandante: Gen Div Racine Ch 5ª Seção: Maj Morgero Revisão: Maj Queiroz Redação: 1ª Ten Ana Carolina Arte Gráfica e Diagramação: 2º Sgt Murilo Fotografia: Acervo do CMP e OMs citadas Publicação da 5ª Seção do CMP Quartel-General do Comando Militar do Planalto cavenida do Exército S/N - 3º Andar Setor Militar Urbano (SMU)

INFORMATIVO nº A CASA DO ADJUNTO De 1º a 15 de novembro de 2011

INFORMATIVO nº A CASA DO ADJUNTO De 1º a 15 de novembro de 2011 JORNADA CULTURAL 3º TURNO DO CAS 2011 Com a finalidade de proporcionar aos Sargentos Alunos e a seus familiares a oportunidade de conhecer os traços marcantes da Cultura Gaúcha, o Corpo de Alunos da EASA

Leia mais

CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional e realiza exposição temática

CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional e realiza exposição temática Informativo Mensal da 5ª Seção do Comando Militar do Planalto - Edição nº 013 - Julho 2015 Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade. CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira

Leia mais

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Foto: Relações Públicas do 5º RCC Por Everton Lisboa Embora não esteja totalmente pronta, a nova instalação do 5º Regimento de Carros de Combate

Leia mais

VISITA DO DIRETOR DA D MAT

VISITA DO DIRETOR DA D MAT Informativo do º Regimento de Cavalaria Blindado - Campo Grande-MS - Agosto de 13 - Ano 1 - Nº 7 VISITA DO DIRETOR DA D MAT No dia 1º de agosto, o º Regimento de Cavalaria Blindado recebeu a visita da

Leia mais

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº Novembro/Dezembro Passagem de Comando

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº Novembro/Dezembro Passagem de Comando CMP Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº 018 - Novembro/Dezembro 2015 Passagem de Comando No dia 4 de dezembro, ocorreu a Solenidade Militar de Passagem de Comando do Comando Militar

Leia mais

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C o m a ndo e a T ro pa

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C o m a ndo e a T ro pa 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA EASA ENSINO POR COMPETÊNCIAS 3º ESTÁGIO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA NÍVEL II /2011 Foi realizado, no período de 30 de agosto a 2 de setembro de 2011, o 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO Iniciada em 24 de fevereiro de 1995, a Missão de Cooperação Militar Brasil Guatemala (CMBG) está inserida no contexto do Acordo sobre Cooperação no Domínio da

Leia mais

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti Companhia Engenharia Força Paz - Haiti A Engenharia da Paz Informativo quinzenal da Cia E F Paz - Haiti 10º Contingente Porto Príncipe - Haiti, 1º Junho 10 - Ano V - Nr 70 Contingente recebe a medalha

Leia mais

7ª Companhia de Comunicações

7ª Companhia de Comunicações 7ª Companhia de Comunicações O CURUMIM DO SERTÃO Informativo de Janeiro/Fevereiro/Março de 2015 PASSAGEM DE COMANDO Foi realizada no dia 16 de janeiro, a solenidade de Passagem de Comando da 7ª Companhia

Leia mais

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C om a ndo e a Tropa

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C om a ndo e a Tropa AVALIAÇÕES FINAIS DO 3º TURNO DO CAS 2011 No dia 17 de novembro, encerrando as atividades de instrução do 3º Turno do CAS 2011, foi realizada pelos Sargentos Alunos a 4ª Prova Formal Escrita (PFE4). Além

Leia mais

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA CURRICULUM VITAE GEN MOURA General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA Nascido em 31 de maio de 1956, na cidade de Jequié, município brasileiro do Estado da Bahia, localizado a 365 Km da capital Salvador. É filho

Leia mais

Ano XXI nº 76. NOTIME Noticiário do IME

Ano XXI nº 76. NOTIME Noticiário do IME 2016.1 Ano XXI nº 76 Noticiário do IME Aula Inaugural A Aula Inaugural marca o início das atividades acadêmicas. Neste ano, no dia 15 de fevereiro, o General de Exército Villas Bôas, Comandante do Exército,

Leia mais

Especial 27 anos da Aviação

Especial 27 anos da Aviação Especial 27 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro) O 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica Batalhão Casimiro Montenegro

Leia mais

OS ARQUIVOS SECRETOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA. Total da documentação: 108 documentos 1197 páginas 2 A PERSEGUIÇÃO

OS ARQUIVOS SECRETOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA. Total da documentação: 108 documentos 1197 páginas 2 A PERSEGUIÇÃO OS ARQUIVOS SECRETOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA Total da documentação: 108 documentos 1197 páginas 2 A PERSEGUIÇÃO 2 A PERSEGUIÇÃO (Março a Setembro de 1972) 17 documentos 253 páginas 12 telex e avisos 12

Leia mais

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte:

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: 1 - Presidente da República 2 - Vice-Presidente da República (*1) Governador

Leia mais

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2 Porto Príncipe, Haiti, 15 de setembro de 2010 15ª Edição A Substituição do BRABATT 2 Em 15 de agosto, o 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 13º Contingente Brasileiro da Missão das Nações Unidas

Leia mais

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Por Cel Alexandre Marcos Carvalho de Vasconcelos Com a crescente industrialização, aliada à busca de novas tecnologias, formas inovadoras de produção

Leia mais

PROGRAMAÇÃO: 09:00 às 13:00 SEMINDE Acadêmico - Apresentação de Artigos. 09:30 às 12:00 III Rodada de Negócios do APL Polo de Defesa e Segurança

PROGRAMAÇÃO: 09:00 às 13:00 SEMINDE Acadêmico - Apresentação de Artigos. 09:30 às 12:00 III Rodada de Negócios do APL Polo de Defesa e Segurança PROGRAMAÇÃO: 08/11 - QUARTA-FEIRA 09:00 às 13:00 SEMINDE Acadêmico - Apresentação de Artigos 09:30 às 12:00 III Rodada de Negócios do APL Polo de Defesa e Segurança 13:00 CREDENCIAMENTO 14:00 - MESA DE

Leia mais

BRAENGNEWS PREPARO CENTRALIZADO DO 19º CONTINGENTE DA BRAENGCOY. Informativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti Edição 124 Ano 08 Dez/13

BRAENGNEWS PREPARO CENTRALIZADO DO 19º CONTINGENTE DA BRAENGCOY. Informativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti Edição 124 Ano 08 Dez/13 Informativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti Edição 124 Ano 08 Dez/13 PREPARO CENTRALIZADO DO 19º CONTINGENTE DA BRAENGCOY O 19º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti

Leia mais

BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU

BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU Porto Príncipe, Haiti, 15 de outubro de 2010 18ª Edição BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU Em 30 de setembro, o BRABATT 2 recebeu a visita de inspecionadores da ONU, chefiada pelo Coronel Paulo Eduardo,

Leia mais

BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL

BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL Porto Príncipe, Haiti, 30 de setembro de 2010 17ª Edição BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL Em 09 de setembro, a Força Tarefa 4º Esquadrão de Força de Paz realizou uma operação conjunta com

Leia mais

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº junho Preparativos para os JO 2016 se iniciam

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº junho Preparativos para os JO 2016 se iniciam C M P CMP Notícias Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº 021 - junho 2016. C M P Preparativos para os JO 2016 se iniciam Jornada de Sensibilização de Ameaça Terrorista No contexto da preparação

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 09, SETEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Minas Anti-pessoal-

Leia mais

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2016

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2016 Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2016 Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2014. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris. Evento em comemoração aos 194 anos da Independência do Brasil acontece

Leia mais

PARECER Nº, DE nos termos do art. 123, da Constituição Federal, por 20 votos favoráveis.

PARECER Nº, DE nos termos do art. 123, da Constituição Federal, por 20 votos favoráveis. PARECER Nº, DE 2007 DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Mensagem (SF) nº 81, de 2007, que submete à apreciação do Senado Federal o nome do General-de-Exército RENALDO QUINTAS MAGIOLI,

Leia mais

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 FOTO BRABAT 26 Por major Sylvia Martins Porto Príncipe (Haiti), 01/09/2017 A cerimônia na noite desta quinta-feira (31),

Leia mais

Visita do Comandante Militar do Planalto ao Haiti. Profissionalismo e Entusiasmo. Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto

Visita do Comandante Militar do Planalto ao Haiti. Profissionalismo e Entusiasmo. Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 16 a 31 de outubro - 2012 - ano III - edição 57 C M P Visita do Comandante Militar do Planalto ao Haiti Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias

Leia mais

Comemoração do Dia da Infantaria

Comemoração do Dia da Infantaria Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 1º a 15 de junho - 2012 - ano III - edição 48 C M P Comemoração do Dia da Infantaria Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias - nº 48-1º a 15 junho

Leia mais

GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 452, DE 15 DE JULHO DE 2009.

GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 452, DE 15 DE JULHO DE 2009. GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 452, DE 15 DE JULHO DE 2009. Aprova a Diretriz para as Comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Antonio de Sampaio Patrono da Arma de Infantaria. O COMANDANTE

Leia mais

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE 2015 5º BIL na operação anhanguera-2015 2 EDITORIAL Nesta edição do nosso Informativo O Itororó apresentaremos as principais atividades realizadas pelo 5º Batalhão de Infantaria

Leia mais

Remunerações 2009-Corpos Especiais Não Revistos 1 de 13

Remunerações 2009-Corpos Especiais Não Revistos 1 de 13 CORPOS ESPECIAIS NÃO REVISTOS BOMBEIROS MUNICIPAIS (1) Cargos de Comando (Corpo de Bombeiros tipos CB1 e CB2) Comandante de Bombeiros Municipais - (100% de Chefe de Divisão Municipal) 2.613,84 2º Comandante

Leia mais

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Em 11 de fevereiro, chegou em Bogotá-DC para realizar Visita Técnica ao o GMI-CO, o Cel Inf Carlos Henrique Guedes,

Leia mais

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas A última quarta-feira foi de intensa movimentação no Palácio do Planalto para a definição dos novos comandantes das Forças Armadas. Ministério da Defesa

Leia mais

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10. Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.00 HORAS CERIMONIAL 1. Um batalhão, representando os três ramos das

Leia mais

ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO DO TRABALHO

ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO DO TRABALHO ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO DO TRABALHO A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 11 de novembro de 1970, destina se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras,

Leia mais

LAAD - Defence & Security

LAAD - Defence & Security LAAD - Defence & Security LAAD 2011 registra expansão inédita e presença recorde de autoridades e representantes da indústria A LAAD Defence & Security teve crescimento expressivo nesta oitava edição:

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

Comando Militar do Sul. A Elite do Combate Convencional

Comando Militar do Sul. A Elite do Combate Convencional Comando Militar do Sul A Elite do Combate Convencional Comando Militar do Sul REUNIÃO ALMOÇO CIC CAXIAS 10 JUL 17 Gen Ex Edson Leal Pujol A Elite do Combate Convencional COMANDO MILITAR DO SUL OBJETIVO

Leia mais

INFORMATIVO. saiba o que aconteceu nesta semana Corpo de Bombeiros do Paraná. Por uma vida todo sacrifício é dever

INFORMATIVO. saiba o que aconteceu nesta semana Corpo de Bombeiros do Paraná. Por uma vida todo sacrifício é dever Corpo de Bombeiros do Paraná Por uma vida todo sacrifício é dever Pesquisa de Opinião Nível de Escolaridade INFORMATIVO saiba o que aconteceu nesta semana 18.05.2018 1ºEncontro de cobianos é realizado

Leia mais

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Legislação Alterada O Projeto de Lei 1645/2019, de autoria do Poder Executivo, altera 5 leis dos Militares (Forças Armadas, Policiais

Leia mais

Mauritânia quer fortalecer cooperação militar com o Brasil

Mauritânia quer fortalecer cooperação militar com o Brasil Mauritânia quer fortalecer cooperação militar com o Brasil Por Alexandre Gonzaga Brasília, 09/03/2016 - A República da Mauritânia pretender instalar um centro de manutenção de aeronaves na capital do país,

Leia mais

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto As Forças Armadas da Argentina e do Brasil reforçaram os laços de cooperação ao participarem de exercícios de guerra simulada e

Leia mais

Sinergia e interc âmbio entre oficiais de nações amigas

Sinergia e interc âmbio entre oficiais de nações amigas Sinergia e interc âmbio entre oficiais de nações amigas Uma vez que ensino e treinamento são necessários para se galgar postos mais altos na carreira militar, a revista Diálogo publicará, a cada trimestre,

Leia mais

Departamento da Indústria de Defesa - COMDEFESA. Balanço das Atividades COMDEFESA 2015

Departamento da Indústria de Defesa - COMDEFESA. Balanço das Atividades COMDEFESA 2015 Departamento da Indústria de Defesa - COMDEFESA Balanço das Atividades COMDEFESA 2015 FEVEREIRO Pauta 1: Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias Palestrante: Renato Gerundio de Azevedo,

Leia mais

BRABAT 1/16 embarca para a Missão de Paz

BRABAT 1/16 embarca para a Missão de Paz Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 16 a 31 de março - 2012 - ano III - edição 43 C M BRABAT 1/16 embarca para a Missão de Paz P P r o f i s s i o n a l i s m o e E n t u s i a s m o

Leia mais

Substituição da Bandeira Nacional

Substituição da Bandeira Nacional Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 1º a 15 de fevereiro - 2013 - ano IV - edição 64 C M Substituição da Bandeira Nacional P Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias - nº 64-1º a 15

Leia mais

PORTAL DO EX-COMBATENTES DE ITAPETININGA Mantendo aceso o Cachimbo da Vitória!

PORTAL DO EX-COMBATENTES DE ITAPETININGA Mantendo aceso o Cachimbo da Vitória! PORTAL DO EX-COMBATENTES DE ITAPETININGA Mantendo aceso o Cachimbo da Vitória! http://pec.itapetininga.com.br Oficio n 26/2018 Ilma. Sra. Simone Marquetto Prefeita Municipal de Itapetininga Ilmo. Sr. Cel

Leia mais

Presidida por (Alta Entidade a confirmar oportunamente)

Presidida por (Alta Entidade a confirmar oportunamente) 6 DE NOVEMBRO 10H30 SESSÃO SOLENE INAUGURAL Presidida por (Alta Entidade a confirmar oportunamente) - Tenente-General Alexandre de Sousa Pinto Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar - Alta

Leia mais

O TUIUTI. 150 anos da 1ª Batalha de Tuiuti 400 anos da fundação de Belém do Pará. ANO 2016 Novembro N 200

O TUIUTI. 150 anos da 1ª Batalha de Tuiuti 400 anos da fundação de Belém do Pará. ANO 2016 Novembro N 200 1 O TUIUTI ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

Boletim Informativo nº de outubro de /18

Boletim Informativo nº de outubro de /18 Boletim Informativo nº 4 14 de outubro de 2018 1/18 1ª PARTE ATIVIDADES E RESULTADOS: 1. ATIVIDADES: Calendário de eventos: DATA 15 Out (2ª Feira) HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL 08:00 Tênis (J1 e J2 simples)

Leia mais

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados)

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) Altera o soldo e o escalonamento vertical dos militares das Forças Armadas, constantes da Lei nº 11.784,

Leia mais

CURRICULUM VITÆ MAJOR-GENERAL ANTÓNIO XAVIER LOBATO DE FARIA MENEZES Data de Referência: 25/01/2010

CURRICULUM VITÆ MAJOR-GENERAL ANTÓNIO XAVIER LOBATO DE FARIA MENEZES Data de Referência: 25/01/2010 CURRICULUM VITÆ MAJOR-GENERAL ANTÓNIO XAVIER LOBATO DE FARIA MENEZES Data de Referência: 25/01/2010 - ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO - Data de Nascimento 25/01/1960 - Naturalidade Pangim, Índia - Estado Civil

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.283, DE 12 DE JANEIRO DE 1996 Cria a Gratificação de Condição Especial do trabalho - GCET, para os servidores militares federais das forças Armadas, e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

SOLENIDADE COMEMORATIVA DOS 85 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 NO SETOR SUL

SOLENIDADE COMEMORATIVA DOS 85 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 NO SETOR SUL ] Monumento aos Gaviões de Penacho Aviação Constitucionalista a ser inaugurado no Centro Fausto Ramalho às 9AM Monumento aos Gaviões de Penacho Aviação Constitucionalista inaugurado no Centro Fausto Tavares

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS HISTÓRICO DO POSTO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS ASSIS CHATEAUBRIAND 1 OBJETIVO O presente trabalho objetiva

Leia mais

Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República

Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Carlos Takahashi Presidência da República Federativa do Brasil Brasília - DF 1º de Janeiro de 2011 Decreto Federal

Leia mais

4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO REGULAMENTO DO CONCURSO PARA A ESCOLHA DE UM DOBRADO DENOMINADO BRIGADEIRO SAMPAIO OU O COURAÇADO 1. FINALIDADE Regular o concurso

Leia mais

Press-kit Ciclo de eventos comemorativos do centenário da 1.ª Guerra Mundial Ano letivo UTAD Outubro-Abril

Press-kit Ciclo de eventos comemorativos do centenário da 1.ª Guerra Mundial Ano letivo UTAD Outubro-Abril Press-kit Ciclo de eventos comemorativos do centenário da 1.ª Guerra Mundial Ano letivo 2017-2018 UTAD Outubro-Abril PRESS RELEASE: Conferência dia 19 de outubro na UTAD Realiza-se na próxima semana, dia

Leia mais

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Há mais de 10 anos, 5.900 membros das Forças Armadas do Chile se esforçam para devolver segurança, autonomia e paz

Leia mais

1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO NOTAS BIOGRÁFICAS MGEN FERNANDO PEREIRA DOS SANTOS AGUDA 1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO -Data de Nascimento 1946/01/31; -Naturalidade S. Sebastião da Pedreira, Lisboa; -Estado Civil Casado; -Filhos Um Filho;

Leia mais

Encontro de veículos militares No forte de Copacabana - RJ

Encontro de veículos militares No forte de Copacabana - RJ M4A1 Encontro de veículos militares No forte de Copacabana - RJ O evento realizado nos dias 8, 9, 10 e 11/09/2011 reuniu 81 viaturas nos quatro dias de exposição além de várias atrações para o público

Leia mais

Relatório Anual de Atividades 2007

Relatório Anual de Atividades 2007 Documentos, 67 Relatório Anual de Atividades 2007 Convênio de Cooperação Geral entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e o Ministério da Defesa (Exército Brasileiro) Exército Brasileiro Braço Forte,

Leia mais

Navio Escola Brasil (U 27) visita a cidade de Estocolmo-SE 1

Navio Escola Brasil (U 27) visita a cidade de Estocolmo-SE 1 Navio Escola Brasil (U 27) visita a cidade de Estocolmo-SE 1 Por Luiz Padilha O Navio Escola Brasil (U 27) vindo da cidade de São Petesburgo na Rússia, entrou nos canais de navegação suecos no fim da tarde

Leia mais

Outros Assuntos da Atualidade

Outros Assuntos da Atualidade Outros Assuntos da Atualidade Revista Militar XX Encontro Nacional de Homenagem aos Combatentes 10 de Junho de 2013 A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional de Combatentes 2013 promove no próximo

Leia mais

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado Deputado Raul Jungmann Subcomissão Especial de Controle de Armas e Munição (SUBCOMARM) Câmara dos Deputados Análise:

Leia mais

CURRICULUM VITAE. II FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL 1. Cursos de formação académica (Licenciatura/Pós-graduação/Mestrado/Doutoramento)

CURRICULUM VITAE. II FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL 1. Cursos de formação académica (Licenciatura/Pós-graduação/Mestrado/Doutoramento) CURRICULUM VITAE Identificação abreviada: Maj Inf Para Rui Jorge Roma Pais dos Santos I DADOS PESSOAIS Rui Jorge Roma Pais dos Santos 08 de maio de 1974 S. Jorge de Arroios Divorciado Major de Infantaria

Leia mais

Grupo de Monitores Interamericanos na Colômbia (GMI-CO) Chefe Substituído Chefe Substituto Of EM até 18ABR Of EM desde 18ABR.

Grupo de Monitores Interamericanos na Colômbia (GMI-CO) Chefe Substituído Chefe Substituto Of EM até 18ABR Of EM desde 18ABR. Grupo de es Interamericanos na Colômbia (GMI-CO) MENSAGEM DO CHEFE DO GMI-CO Primeiramente expressamos nossa satisfação em voltar às atividades de monitoreio nos sítios de trabalho de Desminagem Humanitária,

Leia mais

ATIVIDADES DA DIRETORIA DA SARGS GESTÃO/2009

ATIVIDADES DA DIRETORIA DA SARGS GESTÃO/2009 ATIVIDADES DA DIRETORIA DA SARGS GESTÃO/2009 Janeiro/2009 10 - O presidente da SARGS, Dr. Daniel Volquind, participou do evento de posse da Diretoria 2009 da SBA, no Rio de Janeiro. 26 Assembleia Extraordinária

Leia mais

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS)

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) O TUIUTI 1 ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

JORGE SAMPAIO ^PORTUGUESES. Volume IX. SUB Hamburg. Imprensa Nacional-Casa da Moeda

JORGE SAMPAIO ^PORTUGUESES. Volume IX. SUB Hamburg. Imprensa Nacional-Casa da Moeda JORGE SAMPAIO ^PORTUGUESES Volume IX SUB Hamburg Imprensa Nacional-Casa da Moeda ÍNDICE PREFÁCIO I PORTUGAL Sessão Solene Comemorativa do 30. Aniversário do 25 de Abril [25 de Abril de 2004] 27 Sessão

Leia mais

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro terá apresentação de oito mil pessoas

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro terá apresentação de oito mil pessoas Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro terá apresentação de oito mil pessoas São Paulo, 3 de setembro de 2015 A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, realiza no próximo dia 7 de

Leia mais

25 DE MAIO DE Cerimónia de Juramento de Bandeira dos Alunos do 1º Ano do Curso General Raúl Augusto Esteves

25 DE MAIO DE Cerimónia de Juramento de Bandeira dos Alunos do 1º Ano do Curso General Raúl Augusto Esteves 25 DE MAIO DE 2018 Cerimónia de Juramento de Bandeira dos Alunos do 1º Ano do Curso General Raúl Augusto Esteves PROGRAMA 25 DE MAIO DE 2018 15H00 Chegada de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército

Leia mais

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Posto de Comando Móvel integrado ao SISCOMIS Por Rubens Barbosa Filho Durante a realização dos

Leia mais

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA

Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA Fonte: Programa Presidencial de Assistência Integral Contra Mina Antipessoal - PAICMA O GMI-CO realizou o Curso de Monitor Interamericano em Desminagem Humanitária, no período de 01 a 15 de abril para

Leia mais

NE 'Brasil' chega a Lisboa

NE 'Brasil' chega a Lisboa NE 'Brasil' chega a Lisboa Por Guilherme Wiltgen O Navio-Escola Brasil (U 27) chegou ontem pela manhã ao porto de Lisboa, em Portugal. A chegada foi registrada pelo nosso leitor Mário Costa, que nos enviou

Leia mais

RELATÓRIO BIENAL PERÍODO 2014 a 2016

RELATÓRIO BIENAL PERÍODO 2014 a 2016 ALIANÇA PRÓ CAPELANIA MILITAR EVANGÉLICA DO BRASIL Assembleia Geral Ordinária 05 de novembro de 2016 RELATÓRIO BIENAL PERÍODO 2014 a 2016 1. AMCF GI 2014 (Association of Military Christian Fellowships

Leia mais

CATÁLOGO COMERCIAL JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL REALIZAÇÃO. uma divisão da Prospectare Brasil

CATÁLOGO COMERCIAL JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL  REALIZAÇÃO. uma divisão da Prospectare Brasil CATÁLOGO COMERCIAL 20-22 JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL WWW.CSTMEXPO.COM REALIZAÇÃO uma divisão da Prospectare Brasil 20-22 DE JUNHO DE 2017 BRASÍLIA BRASIL Em sua sexta edição, a Conferência de Simulação e

Leia mais

Boletim Especial do Exército

Boletim Especial do Exército Boletim Especial do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO Nº 12/2010 Brasília, DF, 10 de novembro de 2010. BOLETIM ESPECIAL DO EXÉRCITO Nº 12/2010 Brasília - DF,

Leia mais

Brasília DF., 29 a 31 de janeiro de 2016

Brasília DF., 29 a 31 de janeiro de 2016 Brasília DF., 29 a 31 de janeiro de 2016 O programa comemorativo teve início na manhã do dia 29 de janeiro de 2016, às 08h30 no 1º Regimento de Cavalaria Dragões da Independência do Exército Brasileiro.

Leia mais

GEN DIV DOMINGOS PINTO VENTURA JÚNIOR,FALECIMENTO -NECROLÓGIO

GEN DIV DOMINGOS PINTO VENTURA JÚNIOR,FALECIMENTO -NECROLÓGIO 1 GEN DIV DOMINGOS PINTO VENTURA JÚNIOR,FALECIMENTO -NECROLÓGIO Cel CLÁUDIO MOREIRA BENTO Historiador Militar e Jornalista, Presidente e Fundador da Federação de Academias de História Militar Terrestre

Leia mais

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO Capitão-de-mar-e-guerra Armando José Dias Correia Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro VICE-ALMIRANTE ANTÓNIO EMÍLIO DE ALMEIDA AZEVEDO BARRETO FERRAZ SACCHETTI ::

Leia mais

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança.

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança. 3 de setembro: 30 anos da Aviação do Exército Brasileiro 1 A Aviação do Exército constitui-se num orgulho para todo o coração verde-oliva, pois trata-se de um centro de referência em eficiência e modernidade,

Leia mais

Pirâmide Humana do BPEB é destaque no Sul do País M

Pirâmide Humana do BPEB é destaque no Sul do País M Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 16 a 31 de outubro - 2011 - ano II - edição 33 C Pirâmide Humana do BPEB é destaque no Sul do País M P P r o f i s s i o n a l i s m o e E n t u s

Leia mais

Porto Príncipe Haiti / Informativo Mensal do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Edição 02/Fevereiro

Porto Príncipe Haiti / Informativo Mensal do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Edição 02/Fevereiro Página 2010 m 04 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de Passagem de Comando do Batalhão Brasileiro de Força E de Paz (BRABATT). Na oportunidade o Coronel João Batista Carvalho Bernardes passou o Comando

Leia mais

Efemérides Sábado, 30 Agosto :09 EFEMÉRIDES

Efemérides Sábado, 30 Agosto :09 EFEMÉRIDES EFEMÉRIDES 1962 Julho - Criado, em Zemba/Angola, o Centro de Instrução N. 21 (Cl 21), onde foram formados os primeiros 6 Grupos de "Comandos". Terminaram a instrução em finais de Novembro do mesmo ano.

Leia mais

Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário*

Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário* Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário* O ministro da Defesa Raul Jungmann, participou na terça-feira (06), da cerimônia em comemoração aos 18 anos do Ministério da Defesa (MD). A solenidade

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JULHO 2018

PROGRAMAÇÃO 2 DE JULHO 2018 PROGRAMAÇÃO 2 DE JULHO 2018 DIA 30/06 (sábado) 07:30 Saída do Fogo Simbólico da Cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HIPISMO FEDERAÇÃO HÍPICA DE BRASÍLIA REGIMENTO DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HIPISMO FEDERAÇÃO HÍPICA DE BRASÍLIA REGIMENTO DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA I - Informações Gerais 1- Desenvolvimento do evento CBA: CAMPEONATO CAN: CONCURSO DE ADESTRAMENTO NACIONAL DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA Data: 07 a 09 de agosto de 2014 Local: 1º Regimento de Cavalaria de Guardas

Leia mais

HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros

HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros A Marinha do Brasil empenhou o valor de R$ 381.081.500,00 (dependendo do câmbio, 79 milhões de libras esterlinas), para aquisição

Leia mais

Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de Constância,

Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de Constância, ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO DIA DO COMANDO DAS FORÇAS TERRESTRES E DA BRIGADA MECANIZADA Excelentíssima Senhora Presidente

Leia mais

PT/AHM/FO/006/L/ :11:58 SR PT/AHM/FO/006/L/14. Datas descritivas Produtor. Cx. 752: sargentos, 1935 Cx.

PT/AHM/FO/006/L/ :11:58 SR PT/AHM/FO/006/L/14. Datas descritivas Produtor. Cx. 752: sargentos, 1935 Cx. PT/AHM/FO/006/L/14 Nível de descrição Código de referência Título SR PT/AHM/FO/006/L/14 Datas descritivas 1931-1939 Condecorações e Louvores. Dimensão e suporte 42 processos (cxs. 751-763). Produtor Ministro

Leia mais

CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA CAEPE

CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA CAEPE MINISTÉRIO DA DEFESA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA CAEPE RESUMO HISTÓRICO A criação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) está interrelacionada

Leia mais

Praça de Esportes onde são realizadas as atividades físicas dos cadetes e prática de várias modalidades esportivas

Praça de Esportes onde são realizadas as atividades físicas dos cadetes e prática de várias modalidades esportivas A AMAN, sediada em Resende, aninha-se num dos recantos mais aprazíveis do País, à sombra do pico das Agulhas Negras, que lhe empresta o nome, e às margens do rio Paraíba do Sul. O município está localizado

Leia mais

COMPLEXO ESPORTIVO DE DEODORO

COMPLEXO ESPORTIVO DE DEODORO I - Informações Gerais 1- Desenvolvimento do evento CAN: RIO DE JANEIRO 2010 Data: 26 e 27 de junho de 2010 Local: Parque Equestre General Eloy Menezes Vila Militar Rio de Janeiro Cidade e Estado : Rio

Leia mais

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército OBJETIVOS - Identificar o uso de cada uniforme. - Descrever a composição dos uniformes mais usados. -

Leia mais

INFORMATIVO. Prezados leitores. Atividades de destaque 2015 "O ORGULHO DE PERTENCER AO 13! SEMPRE!"

INFORMATIVO. Prezados leitores. Atividades de destaque 2015 O ORGULHO DE PERTENCER AO 13! SEMPRE! INFORMATIVO Novembro e Dezembro 006/2015 Prezados leitores Chegamos ao final do ano de instrução de 2015 com todos os objetivos propostos pelo Escalão Superior e pelo Comando da Unidade cumpridos de forma

Leia mais

O TUIUTI 212 ANOS DO NASCIMENTO DE CAXIAS 70 ANOS DAS VITÓRIAS DA FEB NA ITÁLIA. ANO 2015 Maio N 142

O TUIUTI 212 ANOS DO NASCIMENTO DE CAXIAS 70 ANOS DAS VITÓRIAS DA FEB NA ITÁLIA. ANO 2015 Maio N 142 1 O TUIUTI ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

Dia do Quadro de Engenheiros Militares

Dia do Quadro de Engenheiros Militares ANO V N o 17 DEZEMBRO DE 2010 1 Dia do Quadro de Engenheiros Militares NNo dia 3 de agosto de 1748, nascia em Lisboa Ricardo Franco de Almeida Serra, que, mais tarde, pelo Decreto 94.445, de 12 de junho

Leia mais