PONTO 1: Introdução. PONTO 2: Fontes do direito das obrigações PONTO 3: Princípios INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO 1: Introdução. PONTO 2: Fontes do direito das obrigações PONTO 3: Princípios INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 1 PONTO 1: Introdução. PONTO 2: Fontes do direito das obrigações PONTO 3: Princípios INTRODUÇÃO A relação obrigacional parte da estrutura: sujeito ativo e sujeito passivo. Essas expressões têm funções para a esfera material e processual. Na esfera material, o sujeito ativo é igual a credor e o sujeito passivo é devedor. No direito processual: autor e réu. A formatação da relação obrigacional é distinta da Real. Os sujeitos, em direito material, credores e devedores são ligados pelo vínculo chamado obrigação, que poderão ser autor ou réu no direito processual, dependendo a prestação exigida. Também os sujeitos poderão ser pessoas físicas ou jurídicas, plúrimas, determináveis ou passíveis de determinação que implicará a necessidade de identificação obrigacional pra saber a responsabilidade havida entre eles (se subsidiária ou solidária). O objeto na relação obrigacional é sempre uma prestação. A doutrina divide: dar, fazer e não fazer. Podem ser divididos em objeto principal/imediato e objeto secundário/mediato. A base da relação obrigacional é o vínculo jurídico. Quando há quebra do vínculo poderá sofrer sanção (caráter declaratório), que se perfaz de duas maneiras: estabelece o status quo e/ou se indeniza. Em casos extremados essa sanção assume um caráter coercitivo que se dá através da prisão civil (somente quando há inadimplemento das pensões alimentícias). A doutrine também menciona o caráter educativo que a sanção civil assume (ideia de prevenir e educar o réu). A grande dificuldade é como operacionalizar o caráter educativo. Há duas posições quanto ao fato de o Juiz impô-lo ou ser feito através de requerimento da parte. Uma posição menciona que como a própria sanção só será aplicada se a parte suscitá-la, portanto, o caráter educativo também deve ser suscitado, não havendo distinção. Por outro lado, entendem que como a sanção educativa é social poderia o Juiz de ofício impor o caráter.

2 2 Outra discussão na jurisprudência é quanto a forma de imposição do caráter educativo (independente de ter sido suscitado ou ter sido declarado de ofício). Não há outra forma senão pecuniária, majorando a condenação. A discussão será quanto a quem direcionar a condenação de caráter educativo. A quebra do vínculo está prevista no art do CC (para alguns está presente o pacta sunt servanda) na qual prevê a perdas e danos (natureza indenizatória), juros (natureza remuneratória), atualização monetária (natureza compensatória), honorários advocatícios (natureza ressarcitória) e, se prevista do contrato, ainda poderá ser aplicada a cláusula penal (natureza punitiva) todas de aplicação CUMULADA, uma vez que de naturezas distintas. A doutrina menciona a teoria da universalidade passiva, pois na relação real se exige a relação entre o sujeito ativo e passivo, sendo que o sujeito passivo pode ser qualquer pessoa, ou seja, há uma universalidade passiva (sujeitos passíveis de determinação/determináveis). O objeto é a própria coisa (diferente do objeto mediato e imediato da relação obrigacional). O vínculo da relação jurídica de direito real incide diretamente no objeto, já na relação obrigacional o vínculo é inter partes (entre os sujeitos), e erga singulum. No direito real é erga omnes. Outra diferença é que a relação obrigacional segue a previsão do art são consideradas ilimitadas. As relações de direito real, segundo o art , CC, é limitada, taxativa. 1 Art Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado. 2 Art É lícito às partes estipular contratos atípicos, observadas as normas gerais fixadas neste Código. 3 Art São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese. XI - a concessão de uso especial para fins de moradia; (Incluído pela Lei nº , de 2007) XII - a concessão de direito real de uso.

3 3 Há duas correntes quanto natureza jurídica da alienação fiduciária em garantia: uma corrente refere que como nasce do contrato é um vinculo obrigacional. Outra corrente refere que como a garantia incide diretamente do objeto é mais importante o seu efeito, assim, a alienação é um direito real em razão da garantia. Uma última diferença de cunho processual: as relações de direitos obrigacionais admitem ações de natureza indenizatória, e as relações de direitos reais admitem ação de natureza reivindicatória. FONTES DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES: Atualmente há quatro fontes definidas do direito das obrigações: Lei: obrigação de reparar o dano por mandamento legal. Exemplos: as obrigações tributárias são obrigações que decorrem da lei; assim como alimentos; nas hipóteses de responsabilidade objetiva que decorrem da lei: art ; art ; art ; art ; art ; art do CC. Atos ilícitos: há dois modelos de atos ilícitos. 4 Art São também responsáveis pela reparação civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia; II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições; III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele; IV - os donos de hotéis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educação, pelos seus hóspedes, moradores e educandos; V - os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, até a concorrente quantia. 5 Art As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que não haja culpa de sua parte, responderão pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos. 6 Art O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior. 7 Art Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresários individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulação. 8 Art O dono de edifício ou construção responde pelos danos que resultarem de sua ruína, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse manifesta. 9 Art Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido.

4 4 1) Ilícito Culposo art. 186: Art Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. O artigo não prevê expressamente a imperícia que estaria (segundo alguns autores) nas entrelinhas do artigo, pois ela é causa de tipificação de ato ilícito. Esqueleto do art 186: base é a culpa stricto sensu que se divide em: - Negligência. - Imprudência. - Imperícia. Obs: A conduta lato senso apenas verifica se é consciente, voluntário e reprovável pelo direito. Num segundo momento que se irá analisar o dano que poderá ser voluntário ou involuntário. 2) Ilícito por Abuso - art. 187 do CC: Art Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes. É o excesso no exercício de um direito. * Art Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo. Contratos: (são 20 contratos típicos e atípicos) Todo o contrato é um negócio jurídico bilateral pressupõe bilateralidade na sua formação; podendo ser classificado como unilateral quando houver obrigação apenas para uma das partes ex.: comodato; ou pode ser classificado como bilateral quando houver obrigações recíprocas. Exemplos: A doação é um negócio jurídico bilateral que gera obrigação unilateral; o testamento é um negócio jurídico unilateral (não é contrato); a constituição de renda é um negócio jurídico bilateral. Atos Unilaterais: são tipos híbridos, pois misturam natureza jurídica do negócio unilateral com bilateral. São quatro:

5 5 - Promessa de recompensa. - Gestão de negócio. - Pagamento indevido. - Enriquecimento sem causa. PRINCÍPIOS: O CC/02 veio com um viés constitucional, dando uma maior atenção aos princípios, o que atribui uma maior maleabilidade, flexibilidade das relações jurídicas. 1. Liberdade de Contratar/Liberdade Contratual: Art. 421 do CC Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Inicialmente, as partes tinham autonomia (autonomia da vontade) para contratar, sem que houvesse gerência estatal que foi, ao longo do tempo, se mostrando equivocado, necessitando de intervenção estatal legislativa, administrativa (através de órgãos) e judicial. Essa necessidade de intervenção fez com que o antigo modelo da autonomia da vontade abrisse espaço para a liberdade de contratar (que retira da vontade das partes os contratos coativos, cuja contratação é imposta. Ex.: contrato de prestação de luz) e a liberdade contratual, que é a livre disponibilidade sobre o conteúdo do contrato (que retira da vontade das partes os chamados contratos de adesão, cuja contratação não é imposta, mas acaso venha contratar não é possível a discussão de clausulas.) LIMITADORES FORMAIS. Então a livre independência de contratar não é mais tão absoluta. 2. Função social: art. 421 CC Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Há um terceiro limitador legal à liberdade de contratar, presente no artigo 421 do CC: Função Social do Contrato, cuja conseqüência de sua não observância sujeita a nulidade, previsto no artigo 166, segunda parte, CC. Art É nulo o negócio jurídico quando: VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção.

6 6 Por ser nulidade absoluta (total ou parcial), deve ser declarado de ofício pelo juiz, previsto no parágrafo único art. 168, CC. Art Parágrafo único. As nulidades devem ser pronunciadas pelo juiz, quando conhecer do negócio jurídico ou dos seus efeitos e as encontrar provadas, não lhe sendo permitido supri-las, ainda que a requerimento das partes. A conseqüência da não observância desse limitador está previsto legalmente, entretanto não há um conceito determinado do que seja função social do contrato, que deverá ser analisado, modelo por modelo, porém, sempre visando o equilíbrio contratual e estabilidade social. Exemplos de cláusulas que entendem a função social: juros abusivos; cláusulas de isenção de responsabilidade (principalmente em contrato de seguro); cláusulas de renúncia a direito essencial do contrato. 3. Pacta Sunt Servanda: art. 389 Art Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado. Ninguém é obrigado a estabelecer relações obrigacionais, mas se estabeleceu, é obrigado a cumpri-lo. Ainda é a regra nas relações contratuais, mas vem sendo relativizado pelas chamadas Teorias Revisionista Teorias Revisionistas Pacta Sunt Servanda: Teoria da Imprevisão: 1º requisito: relação de natureza civil com equilíbrio inicial; 2º requisito: obrigações continuadas; 3º requisito: ocorrência de circunstancia superveniente; 4º requisito: ocorrência de circunstancia imprevisível/extraordinária; 5º requisito: Binômio = Excesso de ônus e Excesso de vantagem. Seu intuito é evitar a extinção, resolução do contrato e restabelecer equilíbrio.

7 7 Teoria da quebra da base objetiva do negócio jurídico: 1º requisito: relação de consumo com desequilíbrio no início; 2º requisito: prestações continuadas; 3º requisito: Binômio = Excesso de ônus e Excesso de vantagem. Seu intuito é evitar a extinção, resolução do contrato. Teoria da onerosidade excessiva (teoria da lesão): 1º requisito: relação de natureza civil com desequilíbrio no início; 2º requisito: prestações continuadas; 3º requisito: Binômio = excesso de ônus e excesso de vantagens Exemplos: Art Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação. ao invés de extinguir aplica-se a teoria da imprevisão. Art Quando, por motivos imprevisíveis, sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o do momento de sua execução, poderá o Juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possível, o valor real da prestação. - Teoria da imprevisão, que pode ser requisitado tanto pelo devedor como pelo credor. Art Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta. 1o Aprecia-se a desproporção das prestações segundo os valores vigentes ao tempo em que foi celebrado o negócio jurídico. - Teoria da onerosidade excessiva/teoria da Lesão **Teoria da quebra da base está no CDC (art ) 10 Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos. Nas relações de consumo entre o fornecedor e o consumidor pessoa jurídica, a indenização poderá ser limitada, em situações justificáveis; II - subtraiam ao consumidor a opção de reembolso da quantia já paga, nos casos previstos neste código; III - transfiram responsabilidades a terceiros; IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade; V - (Vetado); VI - estabeleçam inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor; VII - determinem a utilização compulsória de arbitragem; VIII - imponham representante para concluir ou realizar outro negócio jurídico pelo consumidor;

8 8 4. Boa Fé /Probidade: art. 422 do CC Art Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé. A probidade vem reforçar a boa-fé, o que se denomina atualmente de publicização do direito privado. A boa-fé presente no CC é presumida, é objetiva, tal qual no CDC, e tem três funções: Função Integrativa: a boa-fé funciona como um suprimento de lacunas; Função Interpretativa: a boa-fé cria um padrão médio/ esperado de conduta; Função Informativa: a boa-fé cria deveres conexos/anexos, não escritos, extrapolando os limites do contrato. A lei focou na conclusão e execução do contrato (fase contratual). Mas também deve ser observada a boa-fé também na fase de formação (pré-contratual ex.: tratativas, ofertas, propostas, contrato individual, etc.) e na fase pós-contratual (ex.: vício redibitório, evicção, etc.). 5. Proteção ao aderente: art. 423 e 424 do CC: Art Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente. Art Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio. Os contratos de adesão são modelos de contratação lícita e necessária e deve proteger o aderente, já que este não teve liberdade de contratação. IX - deixem ao fornecedor a opção de concluir ou não o contrato, embora obrigando o consumidor; X - permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, variação do preço de maneira unilateral; XI - autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor; XII - obriguem o consumidor a ressarcir os custos de cobrança de sua obrigação, sem que igual direito lhe seja conferido contra o fornecedor; XIII - autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração; XIV - infrinjam ou possibilitem a violação de normas ambientais; XV - estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor; XVI - possibilitem a renúncia do direito de indenização por benfeitorias necessárias.

9 9 CDC. *O art. 423 equivale ao artigo do CDC e o 424 do CC equivale ao artigo 51 do 6. Princípio da Atipicidade: art. 425 do CC: Art É lícito às partes estipular contratos atípicos, observadas as normas gerais fixadas neste Código. Lei abre a possibilidade de contratos atípicos, de forma ilimitada. 11 Art. 47. As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor.

ESTRUTURA RELAÇÃO OBRIGACIONAL RELAÇÃO OBRIGACIONAL RELAÇÃO JURIDICA DE DIREITO REAL SUJ. ATIVO VINC SUJ. PASSIVO = VINCULO

ESTRUTURA RELAÇÃO OBRIGACIONAL RELAÇÃO OBRIGACIONAL RELAÇÃO JURIDICA DE DIREITO REAL SUJ. ATIVO VINC SUJ. PASSIVO = VINCULO 1 PONTO 1: OBRIGAÇÕES PONTO 2: a) ESTRUTURA DA RELAÇÃO OBRIGACIONAL PONTO 3: b) PRINCÍPIOS DO DIREITO OBRIGACIONAL ESTRUTURA RELAÇÃO OBRIGACIONAL RELAÇÃO OBRIGACIONAL RELAÇÃO JURIDICA DE DIREITO REAL SUJ.

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Cláusulas Abusivas Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação Aula XX LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor Cláusulas Abusivas Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito do Consumidor LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA

Leia mais

PONTO 1: OBRIGAÇÕES (...)CONTINUAÇÃO

PONTO 1: OBRIGAÇÕES (...)CONTINUAÇÃO 1 PONTO 1: OBRIGAÇÕES (...)CONTINUAÇÃO PONTO 2: a) PRINCÍPIOS, TEORIAS REVISIONISTAS PONTO 3: b) MODALIDADES E CLASSIFICAÇÕES DAS OBRIGAÇÕES 3º) PACTA SUN SERVANDA: art. 389 CC 1. 3.1) TEORIAS REVISIONISTAS:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 59. O Código Civil pátrio estabelece as formas em que a propriedade da coisa móvel pode ser adquirida. Assinale a alternativa que NÃO prevê uma forma de aquisição da

Leia mais

Direito Civil II Direito das Obrigações

Direito Civil II Direito das Obrigações Direito Civil II Direito das Obrigações Elementos Constitutivos das Obrigações 2 Elementos Constitutivos das Obrigações Elemento Subjetivo Vimos que uma relação obrigacional possui sempre os mesmos elementos,

Leia mais

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA POSSE PROF. PAULO H M SOUSA Posse X Detenção Ordem de outrem para manter a posse (art. 1.198) Detenção Atos de tolerância do proprietário (art. 1.208) Posse violenta ou clandestina (art. 1.208) Vício objetivo

Leia mais

Discente do 3º ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.

Discente do 3º ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. ¹ CLÁUSULAS ABUSIVAS NOS CONTRATOS DE ADESÃO Thiago Afonso ENDLER 1 Fernando do Rego BARROS FILHO 2 RESUMO: Os contratos de adesão são aqueles, cujas clausulas contratuais são previamente estipuladas por

Leia mais

LEI Nº , DE 8 DE OUTUBRO DE 2008

LEI Nº , DE 8 DE OUTUBRO DE 2008 LEI Nº 11.795, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008 Dispõe sobre o Sistema de Consórcio. CAPÍTULO III DO FUNCIONAMENTO DO GRUPO Seção III Das Contemplações Art. 24. O crédito a que faz jus o consorciado contemplado

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte VI Prof. Francisco Saint Clair Neto DECRETO Nº 2.181, DE 20 DE MARÇO DE 1997. SEÇÃO III DAS PENALIDADES ADMINISTRATIVAS Art. 18. A inobservância das normas contidas na Lei nº

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Cláusulas Abusivas - Parte XIII Prof. Francisco Saint Clair Neto Em contrato de mútuo, avençou-se garantia fidejussória com expressa previsão de manutenção da fiança em caso de prorrogação

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao consumidor Compra fora do

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho

DIREITO DO CONSUMIDOR. Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho DIREITO DO CONSUMIDOR Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho Contrato Proteção Contratual CONCEPÇÃO TRADICIONAL DE CONTRATO X NOVA REALIDADE DAS RELAÇÕES CONTRATUAIS Visão Histórica: Delineada especialmente

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Obrigação Solidária: Solidariedade não se presume, decorre de lei ou da vontade das partes, conforme

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 28/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR OAB Direito do Consumidor Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 02 CONTRATO ATÍPICO AUTOCONTRATO PRINCÍPIOS CONTRATUAIS INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS CONTRATOS ATÍPICOS (425 CC/2002): AUTOCONTRATO (ou contrato

Leia mais

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações Do Adimplemento e Extinção das Obrigações TÍTULO IV Do Inadimplemento das Obrigações CAPÍTULO V 1 2 Conforme afirma Orlando Gomes, a cláusula penal, também chamada pena convencional, é o pacto acessório

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/02/2018) Contratos, requisitos e princípios. Introdução ao estudo dos contratos. Código de Hamurábi de 2093

Leia mais

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a Proteção do Consumidor e dá outras providências. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983:

Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Plano de ensino de Direito Civil II do primeiro e segundo semestre de 1983: Créditos: 03 Carga horária: 90 Teoria Geral das Obrigações Obrigações. Conceito. Evolução. Distinção entre direitos obrigacionais

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

Profª. Tatiana Marcello

Profª. Tatiana Marcello Profª. Tatiana Marcello facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello CONTEÚDOS: ATENDIMENTO: Resolução CMN nº 4.433, de 23/07/15 Sobre a constituição e o funcionamento

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos no CDC Introdução Prof. Francisco Saint Clair Neto NOVA CONCEPÇÃO CONCEPÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL INTERVENCIONISMO ESTATAL LIMITAÇÃO DE LIBERDADE DE CONTRATAR A PROTEÇÃO DO

Leia mais

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO CRIMINAL E CIVIL Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE CRIMINAL" DOLO E CULPA responsabilidade do engenheiro,

Leia mais

Sumário. TÓPICO I Introdução ao Estudo do Direito do Consumidor e Aspectos Gerais Arts. 1º 3º do CDC...1

Sumário. TÓPICO I Introdução ao Estudo do Direito do Consumidor e Aspectos Gerais Arts. 1º 3º do CDC...1 Sumário TÓPICO I Introdução ao Estudo do Direito do Consumidor e Aspectos Gerais Arts. 1º 3º do CDC...1 1. ABORDAGEM HISTÓRICA... 1 2. ORIGEM DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR... 6 3. CLASSIFICAÇÃO QUANTO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

Projeto de Lei nº de (Do Sr. Marcos Rotta)

Projeto de Lei nº de (Do Sr. Marcos Rotta) Projeto de Lei nº de 2016 (Do Sr. Marcos Rotta) Dispõe sobre a proibição de imposição da cobrança de consumação mínima em casas noturnas, bares, boates, restaurantes e congêneres e dá outras providências

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR J STJ00097418 PAULO R. ROQUE A. KHOURI Advogado, Professor, Mestre em Direito Privado pela Universidade de Lisboa DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos, Responsabilidade Civil e Defesa do Consumidor em Juízo

Leia mais

Aula 13. 1) Na forma do art. 424, CC, a RENÚNCIA ANTECIPADA DE DIREITOS é considerada NULA.

Aula 13. 1) Na forma do art. 424, CC, a RENÚNCIA ANTECIPADA DE DIREITOS é considerada NULA. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 13 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 13 Obs.: Formas de proteção

Leia mais

Rodrigo Andrade de Almeida ROTEIRO DE ESTUDOS. Direito Civil. Responsabilidade Civil. Volume

Rodrigo Andrade de Almeida ROTEIRO DE ESTUDOS. Direito Civil. Responsabilidade Civil. Volume Rodrigo Andrade de Almeida ROTEIRO DE ESTUDOS Direito Civil D Volume 4 Civil www.rodrigoandrade.pro.br Versão 3.0 2018.1 Rodrigo Andrade de Almeida www.rodrigoandrade.pro.br www.direitolevadoaserio.com.br

Leia mais

Projeto de Lei nº de O Congresso Nacional decreta:

Projeto de Lei nº de O Congresso Nacional decreta: Projeto de Lei nº de 2011. Altera a Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, a fim de disciplinar o prazo de entrega de imóveis ofertados no mercado de consumo e dá outras providências. O Congresso Nacional

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais Teoria Geral dos Contratos Empresariais AULA 3. PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO CONTRATUAL. INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS EMPRESARIAIS. CONTRATOS TÍPICOS E ATÍPICOS, UNILATERAIS, BILATERAIS E PLURILATERAIS,

Leia mais

CONTRATOS DE CONSUMO

CONTRATOS DE CONSUMO CONTRATOS DE CONSUMO Fundamento caput, artigo 4 Respeito interesses econômicos Inciso IV, artigo 4 educação / informação Inciso II, artigo 6 educação e divulgação sobre o consumo adequado Inciso III, artigo

Leia mais

ATOS UNILATERAIS (Prof. Laryssa Cesar)

ATOS UNILATERAIS (Prof. Laryssa Cesar) ATOS UNILATERAIS 1. CONCEITO: manifestações volitivas unilaterais PROMESSA DE RECOMPENSA GESTAO DE NEGÓCIOS ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA PAGAMENTO INDEVIDO ART. 854 Art. 861 Art. 884 Art. 876 Obrigação instituída

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. A classificação dos contratos é importante para uma

Leia mais

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Atos Jurídicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COACHING

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COACHING CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COACHING Base Legal Artigos 593 a 609 Novo Código Civil; Código de Defesa do Consumidor Art. 593. A prestação de serviço, que não estiver sujeita às leis trabalhistas

Leia mais

Art Não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora.

Art Não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora. O inadimplemento obrigacional é tratado nos artigos 389 a 420, do CC e se trata do não cumprimento de uma prestação por culpa do devedor. É necessário que haja uma conduta imputável ao devedor para que

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 17 1. Noções iniciais... 17 2. defesa do consumidor e a constituição federal... 17 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 18

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

PARTE 1 TEORIA GERAL DO DIREITO DO CONSUMIDOR

PARTE 1 TEORIA GERAL DO DIREITO DO CONSUMIDOR Sumário APRESENTAÇÃO PARTE 1 TEORIA GERAL DO DIREITO DO CONSUMIDOR CAPÍTULO 1 O DIREITO DO CONSUMIDOR Sylvio Capanema de Souza 1. Evolução Histórica 2. A Evolução do Direito do Consumidor no Brasil 3.

Leia mais

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Crise imobiliária e o Direito A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Rubens Leonardo Marin 27/04/2017 Plano de aula As extinções contratuais e suas formas Crise no mercado imobiliário

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: 23 Professor(a): Samuel Côrtes Monitor(a): Vanessa Souza. Aula nº. 23

Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: 23 Professor(a): Samuel Côrtes Monitor(a): Vanessa Souza. Aula nº. 23 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: 23 Professor(a): Samuel Côrtes Monitor(a): Vanessa Souza Aula nº. 23 1. Proteção Contratual do Consumidor (Parte IV) Página1 Sujeito vulnerável, o código defesa

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

Pós-Graduação em Direito da Saúde

Pós-Graduação em Direito da Saúde Pós-Graduação em Direito da Saúde TEMA DA AULA DE HOJE Como Diminuir os Aumentos Abusivos Aplicados pelas Operadoras de Planos de Saúde CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE 1. Definição de contrato de plano de

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos Profa. Roberta Densa Art. 6º São direitos básicos do consumidor: I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento

Leia mais

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor.

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor. 1 PONTO 1: Vícios Redibitórios PONTO 2: Evicção PONTO 3: Quadro comparativos entre ilícito contratual e extracontratual. 1. Vícios redibitórios art. 441 1, CC: São defeitos ocultos por duas razões: por

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

I - RESPONSABILIDADE CIVIL

I - RESPONSABILIDADE CIVIL I - RESPONSABILIDADE CIVIL A Ordem Jurídica protege o lícito e reprime o ilícito, para atingir o desiderato estabelece deveres jurídicos (dar, fazer, não-fazer), por exigência da convivência social. A

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Promessa de Compra e Venda: a) Conceito: São direitos reais de aquisição os adquiridos em favor do compromissário

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello LEI Nº 8.078/1990 Código de Defesa do Consumidor - CDC Profª. Tatiana Marcello RESPONSABILIDADE

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 Parte Geral e Obrigações 01 Direito Civil Constitucional. Conceito, princípios e aplicação prática. Os princípios do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade e operabilidade. 02 Lei de introdução

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

CONTINUAÇÃO DA AULA 03. OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS

CONTINUAÇÃO DA AULA 03. OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS CONTINUAÇÃO DA AULA 03 OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS 1. DAS OBRIGAÇÕES DE DAR A COISA INCERTA 1.1. Definição: A expressão coisa incerta indica que a obrigação tem objeto indeterminado,

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas Aula 37 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas 1 As cláusulas abusivas não se confunde com o abuso de direito do art. 187

Leia mais

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO:

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: UM PORTAL DA ACESSE O QUE É RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: O DEVER DE REPARAR O DANO. POR QUE DIVULGAR ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DA CONTABILIDADE? PREVENÇÃO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1 CONCEITO DE DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO Dano moral e material - vício e defeito Vício: atinge o produto ou o serviço (lata de sardinha estragada) Defeito:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 31/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE MÓDULO II Contratos em Espécie no Código de Defesa do Consumidor (30 horas-aula) AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Aula n. 31 do Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais.

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Direito Empresarial Pessoa Jurídica Personalidade jurídica Responsabilidades da pessoa jurídica

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente?

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 22 De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL Tópico da aula: Limitação de cobertura para materiais e medicamentos utilizados durante a internação de beneficiário de plano de saúde. Caso prático Beneficiária,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE 1 1. Conceito do contrato de plano de saúde O contrato de plano privado de assistência à saúde é o pacto firmado entre a administradora, a operadora

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof.

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof. DIREITO CIVIL Contratos em Geral Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva Prof. Vinicius Marques Formas de extinção dos contratos: Normal. Fatos anteriores à celebração. Fatos posteriores à

Leia mais

SUMÁRIO. 1.ª Parte DIREITO MATERIAL. Flávio Tartuce 1. O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E SUA POSIÇÃO NO ORDENA- MENTO JURÍDICO BRASILEIRO

SUMÁRIO. 1.ª Parte DIREITO MATERIAL. Flávio Tartuce 1. O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E SUA POSIÇÃO NO ORDENA- MENTO JURÍDICO BRASILEIRO SUMÁRIO 1.ª Parte DIREITO MATERIAL Flávio Tartuce 1. O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E SUA POSIÇÃO NO ORDENA- MENTO JURÍDICO BRASILEIRO 1.1. Primeiras palavras sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 29-03-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Intervenção de Terceiros: a) Denunciação da Lide: Previsto no art. 125 do NCPC. Art. 125. É admissível

Leia mais

SUMÁRIO. 1.ª Parte DIREITO MATERIAL. Flávio Tartuce

SUMÁRIO. 1.ª Parte DIREITO MATERIAL. Flávio Tartuce SUMÁRIO 1.ª Parte DIREITO MATERIAL Flávio Tartuce 1. O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E SUA POSIÇÃO NO ORDE- NAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO... 3 1.1. Primeiras palavras sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Leia mais

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI Fala, concurseiro! Degustação 2018 Direito Civil Depois de certo tempo estudando e não obtendo os resultados esperados e tão almejados, percebi que o errado

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (CESPE PC/PE Delegado de Polícia 2016) Com base nas disposições do Código Civil, assinale a opção correta a

Leia mais

A Ouvidoria é um canal de atendimento diferenciado, que tem como objetivo defender os direitos dos clientes dentro de uma empresa.

A Ouvidoria é um canal de atendimento diferenciado, que tem como objetivo defender os direitos dos clientes dentro de uma empresa. Ouvidoria A Ouvidoria é um canal de atendimento diferenciado, que tem como objetivo defender os direitos dos clientes dentro de uma empresa. Para alcançar o objetivo proposto, cabe à Ouvidoria: receber,

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Das Diversas Espécies de Execução Disposições Gerais Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO DISPOSIÇÕES

Leia mais

Aula 15. Na denunciação à lide, o evicto pode exigir do alienante todas as hipóteses do art. 450, CC. In verbis:

Aula 15. Na denunciação à lide, o evicto pode exigir do alienante todas as hipóteses do art. 450, CC. In verbis: Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 15 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 15 Exemplo: A e B celebram

Leia mais

ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica)

ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica) PROVA CESPE = TCE/PR = 2016 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica) COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1

Leia mais

Aula 12 Dos Defeitos dos Negócios Jurídicos II: Por Marcelo Câmara

Aula 12 Dos Defeitos dos Negócios Jurídicos II: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Introdução: texto Sumário: 1 -texto Defeitos nos negócios jurídicos: 1.1 - Estado de Perigo: 1.2 - Lesão: 1.3 - Fraude contra credores: texto Desenvolvimento: 1 -texto Defeitos

Leia mais

LEI Nº 8.078/1990. Código de Defesa do Consumidor - CDC. Profª. Tatiana Marcello

LEI Nº 8.078/1990. Código de Defesa do Consumidor - CDC. Profª. Tatiana Marcello LEI Nº 8.078/1990 Código de Defesa do Consumidor - CDC Profª. Tatiana Marcello DISPOSIÇÕES GERAIS CF: art. 5, XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor. - cláusula pétrea CDC:

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais