Noções Básicas sobre Radiocomunicação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Noções Básicas sobre Radiocomunicação"

Transcrição

1 . Noções Básicas sobre Radiocomunicação

2 Qual é o alcance de um rádio? O alcance de um rádio depende de vários fatores, tais como: geografia (topografia) da área de operação; potência do transceptor; utilização ou não de estações repetidoras e outros. Por exemplo, um rádio portátil de 5 Watts de potência pode alcançar outro rádio similar a uma distância média de 4 a 10 km sem uso de repetidora.

3 Qual a diferença entre VHF e UHF? UHF, ou Ultra High Frequency (freqüência ultra alta, compreendendo a faixa de 300 MHz a 3 GHz), é uma faixa com melhor penetração em obstáculos artificiais, como o aço e concreto dos prédios, pontes e outros. VHF, ou Very High Frequency (freqüência muito alta, abrangendo a faixa de 30 MHz a 300 MHz) é uma faixa melhor para longas distâncias em áreas abertas e zonas não urbanizadas densamente.

4 O que é Freqüência Itinerante? Freqüência Itinerante é uma freqüência primariamente designada para atividade comercial que não tem um local fixo de operação. Como exemplo, temos empresas de eventos que operam em diversas partes do país, sempre em locais diferentes.

5 Capacidade vs. Potência A potência que o rádio usa depende consideravelmente da faixa de freqüências, recursos, características e opções. Cada rádio consome energia numa taxa diferente. Exemplo: Um rádio comum de 2 Watts pode operar por mais tempo usando a mesma bateria que um rádio de 5 Watts.

6 O que é Repetidora? Repetidora é uma estação de rádio. Ela é autônoma, pois não necessita de um operador e pode funcionar em locais remotos. Ela trabalha recebendo sinais de um rádio portátil ou estação fixa móvel e retransmitindo este sinal com maior intensidade para outra unidade que, sem a potência da repetidora, não seria capaz de receber este sinal. Em resumo, a repetidora permite aumentar a área de cobertura da comunicação via rádio. Não se esqueça de manter a sua repetidora em ambiente protegido e climatizado.

7 Canais do rádio Qual a relação entre o número de canais dos rádios e o número de pessoas que podem se comunicar em cada um? Não existe uma relação fixa entre o número de canais e o número de pessoas. Cada canal opera sob condições distintas, e nesse canal várias pessoas podem se comunicar. O uso de um mesmo canal por vários operadores fica mais fácil se todos cooperarem no sentido de usar o canal pelo menor tempo possível, permitindo que outros também o utilizem.

8 O que é CTCSS (Sub-tom)? CTCSS ou Continuous Tone Coded Squelch (Silenciador Codificado por Tom Contínuo), é uma opção que permite que seu(s) rádio(s) só receba(m) sinais precedidos por um código. Essa opção ajuda a eliminar a interferência de outros sistemas de rádio operando na mesma freqüência e na mesma área. É também conhecido por PL (Private Line), TPL, DPL.

9 Acessórios.

10 Acessórios Rádios Portáteis Utilize acessórios originais HYT para facilitar as comunicações. Estojo Fone de ouvido Bateria Carregador Microfone

11 Tipos de Carregadores Rápido Simples: Carrega uma bateria entre 60 e 90 minutos. Pró: Provê conforto e uma resposta rápida. Comumente conhecido como Intellichargers Carregadores inteligentes. Tem indicador visual de carga. Contra: N/C Usuário: Todos os usuários de rádios bidirecional.

12 Resumo Baterias/Carregadores Evite os carregadores lentos. Descarregue totalmente a bateria antes de carregá-la, para evitar o efeito memória. Deixe a bateria no carregador rápido por duas horas depois do alerta da luz verde. Não deixe a bateria no carregador toda a noite ou mais do que o recomendado. Carregue uma bateria nova de 14 a 16 horas antes de usá-la. Tente equilibrar a temperatura da bateria antes de carregá-la.

13 O que é o ciclo ? Terminologia de Baterias Termo industrial usado para descrever o tempo médio diário de utilização de um rádio portátil significa que um usuário típico de rádio transmite 5% de um turno de 8 horas (24 minutos), recebe 5% de um turno de 8 horas (24 minutos) e fica em repouso (modo stand by) por 90% do turno de 8 horas diárias (7 horas e 12 minutos).

14 Terminologia de Baterias O que é tempo de operação? É a autonomia, ou a quantidade de tempo (horas, turnos ou dias) que a bateria pode ser usada desde o momento em que ela está totalmente carregada até o momento em que está totalmente descarregada. Esse período é expressado em miliampères/horas (mah).

15 Terminologia de Baterias O que é ciclo de vida/tempo? É a vida útil de uma bateria, ou a quantidade de ciclos/vezes que a bateria pode ser descarregada e carregada antes que sua energia seja consumida, não havendo mais reversão química.

16 Níquel-Cádmio (NiCd NiCd) É a mais confiável tecnologia que se pode ter por um preço economicamente viável. Muito recomendada porque provê um ciclo de vida longo versus custo de aquisição.

17 Vantagens da Bateria de NiCd Capacidade de carga rápida e lenta. Elevado número de ciclos de carga e descarga. Excelente desempenho sob baixa temperatura. Fácil recarga depois de longos períodos de armazenagem. Tolera certos abusos. Boa relação custo/benefício. Disponível em diversos tamanhos e desempenho de operação.

18 Desvantagens da Bateria de NiCd Se a bateria não for totalmente descarregada, ela desenvolve o efeito memória. A bateria não tem bom desempenho se deixada no carregador e se usada por curtos períodos. Contém elementos tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente, devendo ser reciclada. Está sendo retirada do mercado.

19 Níquel-Hidreto Metálico (NiMH NiMH) Essa recente tecnologia opera de forma similar e provê potência idêntica à da NiCd. Geralmente proporciona mais tempo de operação (uso entre cada recarga) porém tem ciclo de vida menor (número de vezes que a bateria pode ser carregada/descarregada) do que a maioria das NiCd.

20 Vantagens da Bateria de NiMH 40% a 50% mais capacidade do que a NiCd. Mais leve do que a NiCd. Menos propensa ao efeito memória do que a NiCd. Seus metais são menos tóxicos, sendo mais Seus metais são menos tóxicos, sendo mais amigável ao meio ambiente.

21 Desvantagens da Bateria de NiMH Ciclo de vida menor do que o da NiCd. Não opera a temperatura tão baixa quanto a de NiCd. Descarrega mais rapidamente quando armazenada sem uso, na taxa de 30% ao mês. Mais sensível a danos ocasionados pelo calor (requer uma carga rápida ou carregador de pulso negativo). Preço da NiMH é cerca de 30% maior do que a NiCd.

22 Íons de Lítio (Li-ion) É a tecnologia mais avançada e de maior densidade de energia existente na atualidade. Requer um circuito de proteção construído dentro da bateria. Li-ion é usada onde seja necessária uma bateria Li-ion é usada onde seja necessária uma bateria mais leve e com mais horas de uso (melhor do que a NiMH).

23 Vantagens da Bateria de Li-ion ion Cerca de 35% mais leve do que a NiMH. Não desenvolve efeito memória. Não necessita de condicionadores. Tem auto descarga mensal quase nula. Provê mais horas de uso e maior tempo de operação do que a NiMH.

24 Desvantagens da Bateria de Li-ion ion Não tem bom desempenho sob baixa temperatura. É a bateria comercial mais cara. Sujeita a envelhecimento quando armazenada por longo período.

25 Comparação das Químicas NiCd NiMH Li-ion Autonomia 8 horas 12 horas 12 horas Nº de Ciclos Vida Útil 5600 horas 3900 horas 5400 horas Temperatura -30 C -10 C -10 C Memória Sim Mínima Não Resistência ao Calor Reciclagem Maior Mínima Não Obrigatória Necessária Dispensa Características podem variar devido a diversos fatores.

26 Efeito Memória Capacidade Disponível Efeito Memória

27 Efeito Memória O que significa a expressão Efeito Memória? Significa que a bateria pode lembrar o quanto de carga foi usado na operação anterior. Como aparece o Efeito Memória? Esse fenômeno aparece nas baterias que não são totalmente descarregadas pelos usuários antes de carregá-las novamente.

28 Efeito Memória O que causa o Efeito Memória? Basicamente são condições adversas de recarga e operação. O eletrólito cristaliza dentro da célula. Os cristais crescem, reduzindo a superfície das placas e causando uma redução na capacidade, que é proporcional à área das placas pelas quais devem passar os íons. Essa reação química limita o tempo de operação do rádio.

29 Efeito Memória Exemplo (Bateria de NiCd) Uma pessoa usa rotineiramente por muitos meses apenas 70% da capacidade da bateria. Nessa bateria de NiCd, que originalmente nos daria uma autonomia de 8 horas quando carregada completamente, teríamos somente 5,6 horas depois de ter aparecido o efeito memória.

30 Efeito Memória Como posso evitar o Efeito Memória? Utilizando sempre toda a capacidade de carga disponível na bateria, antes de carregá-la novamente. (É como dirigir o seu carro até o tanque ficar sem gasolina nenhuma). Substituir a bateria vazia por uma bateria cheia, recarregando-a corretamente. Se um usuário não puder efetivamente descarregá-la então um carregador condicionador pode fazer isso.

31 Muito Obrigado!

VLR150. Pequenos negócios que necessitam manter a comunicação entre os seus funcionários

VLR150. Pequenos negócios que necessitam manter a comunicação entre os seus funcionários VLR150 VLR150 Pequenos negócios que necessitam manter a comunicação entre os seus funcionários Lojas Armazéns Farmácias Condomínios Restaurantes Clubes Esportivos Salas de Cinema Concessionárias de Automóveis

Leia mais

PILHAS RECARREGÁVEIS 2014/2015 MIEEC02_3

PILHAS RECARREGÁVEIS 2014/2015 MIEEC02_3 PILHAS RECARREGÁVEIS 1 Tópicos abordados 1. História das pilhas( invenção da pilha elétrica e recarregável) 2. Funcionamento e composição 3. Principais caraterísticas de cada tipo de pilha 4. Diferenças

Leia mais

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Grupo: MIEEC04_06

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Grupo: MIEEC04_06 Pilhas Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Grupo: MIEEC4_6 O que são pilhas? A invenção da pilha está obviamente relacionada com a descoberta da eletricidade. O que são pilhas? Sistemas em que a

Leia mais

Baterias de alto desempenho para armazenamento de energia em sistemas FV

Baterias de alto desempenho para armazenamento de energia em sistemas FV Baterias de alto desempenho para armazenamento de energia em sistemas FV Maria de Fátima Rosolem CPqD Workshop IEE/USP - Inversores híbridos com Sistemas de Armazenamento de Energia - 19/11/15 Contexto

Leia mais

Inovações Tecnológicas de Baterias para Armazenamento de Energia Maria de Fátima Rosolem - Fundação CPqD

Inovações Tecnológicas de Baterias para Armazenamento de Energia Maria de Fátima Rosolem - Fundação CPqD Inovações Tecnológicas de Baterias para Armazenamento de Energia Maria de Fátima Rosolem - Fundação CPqD Cenário mundial Desenvolvimento de produtos e soluções que reduzam a emissão de gás carbono e que

Leia mais

Carregador de baterias de Iões de Lítio (Li-Ion) / Polímeros de Lítio (Li-Po) de uma célula Introdução

Carregador de baterias de Iões de Lítio (Li-Ion) / Polímeros de Lítio (Li-Po) de uma célula Introdução Carregador de baterias de Iões de Lítio (Li-Ion) / Polímeros de Lítio (Li-Po) de uma célula Introdução As baterias de iões de lítio (Li-Ion) e de polímeros de lítio (Li-Po) estão a ser amplamente utilizadas

Leia mais

Baterias e pilhas para uso em robótica móvel

Baterias e pilhas para uso em robótica móvel Fonte de energia de um robô móvel Baterias e pilhas para uso em robótica móvel Baterias Rede eléctrica Painéis solares Etc. FONTE DE ENERGIA Sistemas Robóticos Engenharia Informática 2003/2004 SENSORES

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Bruno Santo (up ) José Santos (up ) Vitor Batista (up )

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Bruno Santo (up ) José Santos (up ) Vitor Batista (up ) Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Estudo sobre as propriedades de pilhas recarregáveis Bruno Santo (up201506602) José Santos (up201505513) Vitor Batista (up201506348) Relatório de Projecto

Leia mais

NOÇÕES DE ELETRICIDADE BÁSICA PARA VENDEDORES DE BATERIAS

NOÇÕES DE ELETRICIDADE BÁSICA PARA VENDEDORES DE BATERIAS SISTEMAS E TECNOLOGIA APLICADA INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA Rua Matrix, 35 Cotia SP Tel: (5511) 46178530 Fax: (5511) 46178535 EMail: sta@staeletronica.com.br Home Page: http://www.staeletronica.com.br NOÇÕES

Leia mais

- Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento

- Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento Patricio Rodolfo Impinnisi Juliano de Andrade rodolfo@lactec.org.br 1o Congresso Paranaense de Veículos Elétricos Foz de Iguaçu, 07 de dezembro1de 2011

Leia mais

Acessórios para rádios EP450

Acessórios para rádios EP450 Acessórios para rádios EP450 Baterias NNTN4496R NNTN4497R NNTN4851 NNTN4970 Bateria de NiCd, 1100 mah Mais adequada para operações em temperatura extrema. Fornece um número máximo de ciclos de carga e

Leia mais

AUX USB. rádio FM. Carregando. Bluetooth

AUX USB. rádio FM. Carregando. Bluetooth QUICK GUIDE. SP216 ÍNDICE índice...3 ATENÇÃO...4 PRECAUÇÃO...4 SPEAKER. SP216...4 PAINEL DE CONTROLE...5 CONEXÃO BLUETOOTH...5 USB OU CARTÃO DE MEMÓRIA...6 UTILIZANDO O CABO DE ÁUDIO P2 3,5 MM...6 RÁDIO

Leia mais

Whisky I200 Pro Manual

Whisky I200 Pro Manual Whisky I200 Pro Manual Características: Conexão Bluetooth Última versão do Bluetooth 3.0, para garantir uma transmissão mais estável e confiável de áudio de alta qualidade, em tempo real. Speaker Portátil

Leia mais

Sistema de Violência Doméstica GPS por Proximidade 3M - DV GPS Data Sheet

Sistema de Violência Doméstica GPS por Proximidade 3M - DV GPS Data Sheet Sistema de Violência Doméstica GPS por Proximidade 3M - DV GPS Data Sheet 1 Introdução A 3M Monitoramento Eletrônico desenvolveu uma solução pioneira para prevenção de violência doméstica que consiste

Leia mais

ATENÇÃO Por favor leia este manual cuidadosamente antes de usar.

ATENÇÃO Por favor leia este manual cuidadosamente antes de usar. QUICK GUIDE. SP222 ÍNDICE ÍNDICE...3 ATENÇÃO...4 PRECAUÇÃO...4 PAINEL DE CONTROLE...4 CONEXÃO BLUETOOTH...5 REPRODUÇÃO DE MÚSICA / CARTÃO DE MEMÓRIA...5 RÁDIO FM...5 UTILIZANDO O CABO DE ÁUDIO P2 3,5 MM...6

Leia mais

FÍSICA LISTA - TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA POTENCIAL ELÉTRICO E TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA

FÍSICA LISTA - TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA POTENCIAL ELÉTRICO E TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA FÍSICA Prof. Bruno LISTA - TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA POTENCIAL ELÉTRICO E TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA 1. (UNIFESP-2008) A figura representa a configuração de um campo elétrico gerado por duas partículas

Leia mais

Rádio Digital DTR 620 Ideal para Pequenas Empresas

Rádio Digital DTR 620 Ideal para Pequenas Empresas Rádio Digital DTR 620 Ideal para Pequenas Empresas Quanto melhor a comunicação numa equipe, mais eficiente será a sua operação. Os rádios da série DTR são ferramentas poderosas que permitem essa comunicação.

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DE UM CARREGADOR DE BATERIA SOLAR PARA CELULAR. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: ANÁLISE DE UM CARREGADOR DE BATERIA SOLAR PARA CELULAR. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS 16 TÍTULO: ANÁLISE DE UM CARREGADOR DE BATERIA SOLAR PARA CELULAR. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): ELIEL DO SANTOS JESUS,

Leia mais

Manual do Usuário. AC9253 Adaptador Bluetooth Estéreo Portátil

Manual do Usuário. AC9253 Adaptador Bluetooth Estéreo Portátil Manual do Usuário AC9253 Adaptador Bluetooth Estéreo Portátil Introdução! Hoje em dia mais e mais tablets, smartphones e notebooks estão presentes no mercado. Estes poderosos aparelhos são multifuncionais;

Leia mais

CARREGADOR LITHIUM DOUBLE 1941-P-1368 CARREGADOR LITHIUM MINI 1941-P-1341

CARREGADOR LITHIUM DOUBLE 1941-P-1368 CARREGADOR LITHIUM MINI 1941-P-1341 CARREGADOR LITHIUM DOUBLE 1941-P-1368 CARREGADOR LITHIUM MINI 1941-P-1341 LEIA E SIGA CUIDADOSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES Carregadores e Cabos de Lítium Keeler Leia atentamente esta secção de instruções antes

Leia mais

Lenovo Vibe C2. Guia de início rápido. Lenovo K10a40. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe C2. Guia de início rápido. Lenovo K10a40. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe C2 Guia de início rápido Lenovo K10a40 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA BRAGA. SEMINÁRIO DE FÍSICO QUÍMICA II Célula de Níquel e Cádmio. João Pessoa, 31 de julho de 2009

PROFESSORA: CLAUDIA BRAGA. SEMINÁRIO DE FÍSICO QUÍMICA II Célula de Níquel e Cádmio. João Pessoa, 31 de julho de 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE QUIMICA DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA II ALUNA: LÍBIA NAYANE FERNANDES DE QUEIROGA PROFESSORA: CLAUDIA BRAGA SEMINÁRIO

Leia mais

GW 1000 SISTEMA DE FIXAÇÃO A GÁS

GW 1000 SISTEMA DE FIXAÇÃO A GÁS 15 FIXAÇÃO A GÁS GW 1000 SISTEMA DE FIXAÇÃO A GÁS INTRODUÇÃO A GW 1000 fornece uma experiência nova e revolucionária para fixar pinos no concreto, bloco oco e aço estrutural, sem a necessidade de cargas

Leia mais

QUICK GUIDE. PH215 PH216 PH217 PH218

QUICK GUIDE. PH215 PH216 PH217 PH218 QUICK GUIDE. PH215 PH216 PH217 PH218 ÍNDICE ÍNDICE...3 FUNÇÕES...4 PRECAUÇÃO...5 CARREGANDO A ENERGIA...6 STATUS DO INDICADOR DE LED...6 CONECTANDO O HEADPHONE...6 UTILIZANDO O CABO DE ÁUDIO 3.5MM...7

Leia mais

Baterias de Cristal. Qualidade Alemã Garantida

Baterias de Cristal. Qualidade Alemã Garantida Baterias de Cristal Qualidade Alemã Garantida Linha de Produtos Qualidade Alemã Garantida Novas Tecnologias O mercado de armazenamento de energia tem crescido e com um aumento de sensibilização pelo meio

Leia mais

APRESENTAÇÃO TIPOS DE LEITURAS

APRESENTAÇÃO TIPOS DE LEITURAS MANUAL DO USUÁRIO APRESENTAÇÃO O Carregador de Bateria 56A Marine são carregadores de alta potência que possibilitam alimentar e carregar bateria(s) destinadas ao mercado náutico. Possuem duas saídas individuais,

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

Introdução à Eletrónica. Gil Lopes

Introdução à Eletrónica. Gil Lopes Introdução à Eletrónica Gil Lopes Índice O Processo de Soldadura Organização do Posto de Trabalho Procedimento na Soldadura Erros mais frequentes Reparação de uma soldadura Manutenção do ferro de soldar

Leia mais

CABO FINO KEELER LEIA E SIGA CUIDADOSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES

CABO FINO KEELER LEIA E SIGA CUIDADOSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES CABO FINO KEELER LEIA E SIGA CUIDADOSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES Cabo fino Keeler Leia atentamente esta secção de instruções antes de utilizar o produto Keeler. Para a sua segurança e a dos clientes, siga

Leia mais

Dispositivos Informação

Dispositivos Informação Dispositivos Informação de 6.1. - Conceitos O Dispositivo de Informação é a parte do instrumento de medida que apresenta as informações sobre o processo de medida. São tratados pelo termo em inglês "display".

Leia mais

SISTEMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA PARA SOLDA 3M SPEEDGLAS TM 9100 COM ADFLO

SISTEMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA PARA SOLDA 3M SPEEDGLAS TM 9100 COM ADFLO SISTEMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA PARA SOLDA 3M SPEEDGLAS TM 9100 COM ADFLO DESCRIÇÃO DO PRODUTO 837730 832530 O sistema respiratório 3M Adflo é um equipamento combinado de proteção facial com filtro de

Leia mais

CHROMECAST MODELO NC2-6A5 O QUE VOCÊ ENCONTRA NA CAIXA DO CHROMECAST:

CHROMECAST MODELO NC2-6A5 O QUE VOCÊ ENCONTRA NA CAIXA DO CHROMECAST: CHROMECAST MODELO NC2-6A5 O QUE VOCÊ ENCONTRA NA CAIXA DO CHROMECAST: 1. Chromecast: pode ser conectado a qualquer porta HDMI de uma TV e usa a rede Wi-Fi existente para fazer streaming de vídeos da Internet

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES UH-96: RE-96, HT-96 e BT-96

MANUAL DE INSTRUÇÕES UH-96: RE-96, HT-96 e BT-96 MANUAL DE INSTRUÇÕES UH-96: RE-96, HT-96 e BT-96 Introdução Muito obrigado por adquirir mais este produto da marca Lyco, coberto pela garantia nacional de 6 meses. Este sistema de microfone sem fio opera

Leia mais

8W-18W. LED Solar iluminação externa autônoma. Manual do Usuário

8W-18W. LED Solar iluminação externa autônoma. Manual do Usuário 8W-18W LED Solar iluminação externa autônoma Manual do Usuário Prezado cliente, Obrigado por escolher um modo limpo e renovável de iluminação externa LED Solar. Este manual contém instruções e recomendações

Leia mais

Manual. Leia todo o manual antes de usar a bicicleta elétrica.

Manual. Leia todo o manual antes de usar a bicicleta elétrica. Manual Leia todo o manual antes de usar a bicicleta elétrica. 1 IMPORTANTE: Leia cuidadosamente antes de utilizar! Não use e não permita que outros usem esta bicicleta elétrica sem antes ter lido e entendido

Leia mais

Headphone POP Bluetooth manual de instruções

Headphone POP Bluetooth manual de instruções Headphone POP Bluetooth manual de instruções PH246. PH247. PH248 Acompanhe a gente! www.multilaser.com.br Sumário 1. Funções... 03 2. Indicador de LED... 05 3. Especificações... 06 4. Conteúdo da embalagem...

Leia mais

Acessórios para Rádios Móveis

Acessórios para Rádios Móveis Acessórios para Rádios Móveis Rádios Profissionais Tão Dedicado Quanto Você AUMENTE A CAPACIDADE DE SEU RÁDIO Os acessórios para rádios móveis da Série PRO da Motorola, compatíveis com modelos convencionais

Leia mais

EARHOOK. PH microfone 2. arco de fixação 3. almofada de silicone 4. entrada usb para recarregar

EARHOOK. PH microfone 2. arco de fixação 3. almofada de silicone 4. entrada usb para recarregar QUICK GUIDE. PH153 ÍNDICE índice... 3 ATENÇÃO... 4 PRECAUÇÃO... 4 EARHOOK. PH153... 4 CONEXÃO BLUETOOTH... 5 RECARREGANDO O EARPHONE... 6 MODO DE CHAMADAS...6 INSTRUÇÕES DE VOZ... 6 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS...

Leia mais

Lenovo Vibe K6. Guia de início rápido. Lenovo K33b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe K6. Guia de início rápido. Lenovo K33b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe K6 Guia de início rápido Lenovo K33b36 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar

Leia mais

RÁDIOS BAOFENG MODELOS BF-666S / BF-777S / BF-888S

RÁDIOS BAOFENG MODELOS BF-666S / BF-777S / BF-888S RÁDIOS BAOFENG MODELOS BF-666S / BF-777S / BF-888S MANUAL DE INSTRUÇÕES Mesquita-PP6AJM Alcance de Frequência Potência RF ESPECIFICAÇÕES Capacidade de canais 16 Voltagem de operação 3.7V Dimensões Peso

Leia mais

O meu smartphone pode ficar a carregar durante toda a noite?

O meu smartphone pode ficar a carregar durante toda a noite? O meu smartphone pode ficar a carregar durante toda a noite? Date : 2 de Fevereiro de 2015 Quando o assunto é baterias de dispositivos móveis, em concreto baterias de iões de lítio, o que não falta por

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- UFPI COLEGIO TÉCNICO DE TERESINA- CTT CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REDES DE COMPUTADORES PROFº VALDEMIR REIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- UFPI COLEGIO TÉCNICO DE TERESINA- CTT CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REDES DE COMPUTADORES PROFº VALDEMIR REIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- UFPI COLEGIO TÉCNICO DE TERESINA- CTT CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REDES DE COMPUTADORES PROFº VALDEMIR REIS REDES WIMAX ALUNAS: BRUNA BONIFÁCIO PATRICIA SOUSA FRANCISCA

Leia mais

Lenovo Vibe B. Guia de início rápido. Lenovo A2016b30. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe B. Guia de início rápido. Lenovo A2016b30. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe B Guia de início rápido Lenovo A2016b30 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar

Leia mais

Headphone Sem Fio BLUETOOTH CARTÃO DE MEMÓRIA LINE RÁDIO FM. Manual de Instruções

Headphone Sem Fio BLUETOOTH CARTÃO DE MEMÓRIA LINE RÁDIO FM. Manual de Instruções vicini XD Headphone Sem Fio BLUETOOTH CARTÃO DE MEMÓRIA LINE RÁDIO FM Manual de Instruções Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA 1. Leia

Leia mais

Sistema de som 6 em 1 manual de instruções

Sistema de som 6 em 1 manual de instruções Sistema de som 6 em 1 manual de instruções SP289 Acompanhe a gente! www.multilaser.com.br Olá, Obrigado por nos escolher! Leia este guia com atenção a fim de obter um bom relacionamento com o seu produto.

Leia mais

Trabalhar sem fio. Back

Trabalhar sem fio. Back Trabalhar sem fio Back 774 Trabalhar sem fio Vista geral Acessórios Bosch 11/12 Tecnologia que convence as baterias de lítio Sem efeito de memória: carregamentos sem problemas independentemente de a bateria

Leia mais

Dicas Sobre Bicicletas Eletricas

Dicas Sobre Bicicletas Eletricas Dicas Sobre Bicicletas Eletricas Avalie em que situação você vai utilizar a WS Cruiser elétrica : se ela vai substituir a atual forma de locomoção diária (deslocamentos ao trabalho, escola e comércio),

Leia mais

Bluetooth TM LED sound system manual de instruções

Bluetooth TM LED sound system manual de instruções Bluetooth TM LED sound system manual de instruções SP217 Acompanhe a gente! www.multilaser.com.br Sumário 1. Painel de controle: Botões e funções... 03 2. Conectando o Bluetooth... 06 3. Luzes de LED nos

Leia mais

QUICK GUIDE. SP245 SP246 SP253 SP254

QUICK GUIDE. SP245 SP246 SP253 SP254 QUICK GUIDE. SP245 SP246 SP253 SP254 ÍNDICE ENTRADAS DA SUA CAIXA DE SOM...3 PAINEL DE CONTROLE...4 INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO...5 SOLUÇÃO DE PROBLEMAS...9 ESPECIFICAÇÕES...10 CONTEÚDO DA EMBALAGEM...10 Prezado

Leia mais

Introdução à EnerSys Reserve Power Mercado Renovável. Linhas de Produto

Introdução à EnerSys Reserve Power Mercado Renovável. Linhas de Produto Introdução à EnerSys Reserve Power Mercado Renovável Linhas de Produto EnerSys Opções Renováveis PowerSafe RE Nova!! PowerSafe TS, TY, TZ PowerSafe OPzV PowerSafe SBS EON PowerSafe PV Bloc PowerSafe SOL

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CARREGADOR DE BATERIA MODELO: KA-043

MANUAL DO USUÁRIO CARREGADOR DE BATERIA MODELO: KA-043 1 MANUAL DO USUÁRIO CARREGADOR DE BATERIA MODELO: KA-043 Neste manual você vai encontrar informações importantes a respeito do funcionamento do equipamento. Observe primeiramente os cuidados necessários

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

RÁDIO PORTÁTIL KENWOOD MODELO TK-3180-K e TK-3180-K3

RÁDIO PORTÁTIL KENWOOD MODELO TK-3180-K e TK-3180-K3 ENGENHARIA DE SISTEMAS GUIA DE REFERÊNCIAS RÁPIDAS RÁDIO PORTÁTIL KENWOOD MODELO TK-3180-K e TK-3180-K3 ACESSÓRIOS QUE ACOMPANHAM O TRANSCEPTOR: Antena; Bateria; Estojo de Couro; Carregador de Baterias

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 78, DE 18 DEZEMBRO DE 1998

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 78, DE 18 DEZEMBRO DE 1998 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 78, DE 18 DEZEMBRO DE 1998 Aprova o Regulamento sobre Diretrizes para Destinação de Faixas de Freqüências para Sistemas de Acesso Fixo sem Fio, para Prestação

Leia mais

Aspirador sem fios, prático e altamente manobrável.

Aspirador sem fios, prático e altamente manobrável. O Handy 2 em 1 é um aspirador em cabo recarregável, que faz seu trabalho de forma rápida e fácil. Está sempre pronto para limpar quando precisar, e pode escolher entre dois diferentes níveis de velocidade

Leia mais

MICRO-ONDAS NOMES: ADRIEL GOULART IAGO BIANQUINI OSMAR HOFMAN

MICRO-ONDAS NOMES: ADRIEL GOULART IAGO BIANQUINI OSMAR HOFMAN MICRO-ONDAS NOMES: ADRIEL GOULART IAGO BIANQUINI OSMAR HOFMAN MICRO-ONDAS: CONCEITOS INICIAIS As micro-ondas funcionam acima de 100 MHz, as ondas viajam em linhas retas e podem ser estreitamente focadas

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 Introdução 1.1. Acesso sem fio Existem diversos tipos de acesso sem fio [1], dependendo do tipo de aplicação implementada. Sistemas sem fios podem ser usados de forma a permitir mobilidade ao

Leia mais

TEL: 51/

TEL: 51/ 1 - PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA Antes de proceder com a desembalagem, manuseio, instalação e operação de qualquer acumulador chumbo-ácido, as seguintes informações gerais devem ser revistas, juntamente com

Leia mais

Manual de. Utilização BG PRO

Manual de. Utilização BG PRO Manual de Utilização BG PRO 1 Informações Técnicas DIMENSÕES (CM) - COMPRIMENTO X LARGURA X ALTURA: 180 X 80 X 100 MOTOR COM POTÊNCIA DE 1.500 WATTS BATERIA DE 60 VOLTS E 20 AMPERES - 2 UNIDADES BATERIA

Leia mais

CAL. V14J CARACTERÍSTICAS ÍNDICE PORTUGUÊS. Português

CAL. V14J CARACTERÍSTICAS ÍNDICE PORTUGUÊS. Português CAL. V14J PORTUGUÊS ÍNDICE Página CARACTERÍSTICAS... 75 COMO CARREGAR E PÔR A FUNCIONAR O RELÓGIO... 76 ACERTO DA HORA/SEMANA/MÊS... 78 LINHA DIRECTRIZ DO TEMPO DE CARGA/PRECISÃO... 82 FUNÇÃO DE AVISO

Leia mais

Catálogo de Tecnologias

Catálogo de Tecnologias Catálogo de Tecnologias www.makita.com.br Índice 2 Índice 3 Tecnologia LXT CONHEÇA AS Utilize a mesma bateria 18V 4 Tecnologia LXT VANTAGENS DA LINHA 18V. para diversas ferramentas. Disponibilidade do

Leia mais

ZTE Blade L 5 Guia Rápido

ZTE Blade L 5 Guia Rápido ZTE Blade L 5 Guia Rápido 1 Conhecendo seu telefone 2 Tecla Ligar/Desligar Pressione para obter as opções do telefone. Você poderá selecionar o modo Silencioso, Avião ou desligar seu dispositivo. Pressione

Leia mais

SEJA UM PARCEIRO E2U

SEJA UM PARCEIRO E2U A E2U oferece tecnologia e inovação para um público exigente e conectado. Cabos para celulares, power banks, caixas de som à prova d água, fones de ouvido e acessórios para celulares, compõe o nosso portfólio

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CARREGADOR DE BATERIA ANALÓGICO

MANUAL DO USUÁRIO CARREGADOR DE BATERIA ANALÓGICO 1 MANUAL DO USUÁRIO CARREGADOR DE BATERIA ANALÓGICO MODELO: KA-078 2 APRESENTAÇÃO DO EQUIPAMENTO O CARREGADOR DE BATERIA ANALOGICO KA-078 é um equipamento voltado à recarga de baterias automotivas de fácil

Leia mais

Não. logo bem! Faça. invente.

Não. logo bem! Faça. invente. Não invente. Faça logo bem! NOVO! As aparafusadoras sem fio Bosch PSR 14,4 LI-2 e PSR 18 LI-2 com Bosch PowerControl. Furar e aparafusar é agora mais simples e confortável do que nunca. Mais informações

Leia mais

GLAUNACH. Manual de Operação Silenciadores de Respiradouros GLAUNACH GMBH Edição Página 1 de 8

GLAUNACH. Manual de Operação Silenciadores de Respiradouros GLAUNACH GMBH Edição Página 1 de 8 GLAUNACH Manual de Operação Silenciadores de Respiradouros Página 1 de 8 ÍNDICE Página 1. GERAL....... 3 1.1 Introdução...... 3 1.2 Área de aplicação........ 3 2. REGULAMENTOS FUNDAMENTAIS DE SEGURANÇA......

Leia mais

SPEAKER. SP204. Play/ Pause/ Hands-free. Porta micro USB. Entrada AUX 3,5 mm Botão de controle multifuncional

SPEAKER. SP204. Play/ Pause/ Hands-free. Porta micro USB. Entrada AUX 3,5 mm Botão de controle multifuncional QUICK GUIDE. SP204 ÍNDICE índice...3 ATENÇÃO...4 PRECAUÇÃO...4 SPEAKER. SP204...4 CONEXÃO BLUETOOTH...5 UTILIZANDO O CABO DE ÁUDIO P2 3,5 MM...6 RECARREGANDO A CAIXA DE SOM...6 MODO DE CHAMADAS...6 ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

EAGLE Smart Wireless Solution. Implantar a manutenção condicional nunca foi tão simples

EAGLE Smart Wireless Solution. Implantar a manutenção condicional nunca foi tão simples EAGLE Smart Wireless Solution Implantar a manutenção condicional nunca foi tão simples Com o EAGLE, a ONEPROD oferece a solução de monitoramento contínuo de manutenção condicional mais fácil de implantar.

Leia mais

1. Guia de Usuário Resumido. Celular modelo RIU 1

1. Guia de Usuário Resumido. Celular modelo RIU 1 1. Guia de Usuário Resumido Celular modelo RIU 1 1.1 Funções em destaque O celular não tem apenas aas funções básicas de um telefone móvel, mas também suporta funções avançadas, rápidas e práticas. Podem

Leia mais

RÁDIO DIGITAL BIDIRECIONAL PARA COMUNICAÇÃO NO LOCAL DTR 620 PÁGINA 1

RÁDIO DIGITAL BIDIRECIONAL PARA COMUNICAÇÃO NO LOCAL DTR 620 PÁGINA 1 RÁDIO DIGITAL BIDIRECIONAL PARA COMUNICAÇÃO NO LOCAL DTR 620 PÁGINA 1 VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA DESEMPENHAR SEU TRABALHO SEMPRE A TEMPO? COM O RÁDIO DIGITAL BIDIRECIONAL DTR 620 PARA COMUNICAÇÃO NO LOCAL

Leia mais

Televisão digital terrestre e a televisão analógica

Televisão digital terrestre e a televisão analógica Televisão digital terrestre e a televisão analógica PROJETO FEUP - 1MIEEC04_1 Diogo Rodrigues up201505840 Gonçalo Baptista up201504566 Hélder Pereira up201503799 Rui Ramos up201505455 Sumário Comparação

Leia mais

14,4V: Mantêm a fonte operando constantemente com a tensão de saída em 14,4V.

14,4V: Mantêm a fonte operando constantemente com a tensão de saída em 14,4V. MANUAL DO USUÁRIO PARABÉNS! Você acaba de adquirir um produto com a qualidade JFA Eletrônicos, o qual foi desenvolvido com tecnologia avançada e design exclusivo. Leia atentamente as instruções de uso

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS 2018

CATÁLOGO DE PRODUTOS 2018 CATÁLOGO DE PRODUTOS 2018 A BHX é uma empresa jovem com experiência na representação e distribuição exclusiva de marcas importadas no Brasil e na América Latina, no segmento de informática e acessórios.

Leia mais

Bazooka Bluetooth Manual de instruções

Bazooka Bluetooth Manual de instruções Bazooka Bluetooth Manual de instruções Acompanhe a gente! www.multilaser.com.br SP233 Sumário 1. Instruções de segurança...01 2. Painel de controle...01 3. Carregando a unidade...02 4. Indicador de luz...02

Leia mais

EAGLE Smart Wireless Solution Implantar a manutenção condicional nunca foi tão simples!!

EAGLE Smart Wireless Solution Implantar a manutenção condicional nunca foi tão simples!! EAGLE Smart Wireless Solution Implantar a manutenção condicional nunca foi tão simples!! oneprod.com Com o EAGLE, a ONEPROD oferece a solução de monitoramento contínuo de manutenção condicional mais fácil

Leia mais

Comunicações Móveis: Mitos e Realidades

Comunicações Móveis: Mitos e Realidades Comunicações Móveis: Mitos e Realidades Área de Telecomunicações Departamento de Engenharia Electrotécnica Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Leiria Orador: Doutor Rafael F.

Leia mais

Ligar/ Desligar/ Play/ Pause/ Hands-free/ Controle de chamadas. Aumentar o volume ou selecionar faixa de música anteriror

Ligar/ Desligar/ Play/ Pause/ Hands-free/ Controle de chamadas. Aumentar o volume ou selecionar faixa de música anteriror ÍNDICE ÍNDICE...3 ATENÇÃO...4 PRECAUÇÃO...4 HEADPHONE. PH150 PH151 PH152...4 CONEXÃO BLUETOOTH...5 UTILIZANDO O CABO DE ÁUDIO P2 3,5 MM...6 RECARREGANDO O HEADPHONE...6 MODO DE CHAMADAS...6 INSTRUÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA SÉRIE DE EXERCÍCIO #1 (1) DIODOS EM SÉRIE No circuito da figura a seguir

Leia mais

Potência Elétrica - ENEM - Fixação

Potência Elétrica - ENEM - Fixação 1. (Puccamp 017) Há alguns anos a iluminação residencial era predominantemente feita por meio de lâmpadas incandescentes. Atualmente, dando-se atenção à política de preservação de bens naturais, estas

Leia mais

Fone de Ouvido Bluetooth TWS guia rápido

Fone de Ouvido Bluetooth TWS guia rápido Fone de Ouvido Bluetooth TWS guia rápido PH249 Olá, Obrigado por nos escolher! Leia este guia com atenção a fim de obter um bom relacionamento com o seu produto. ESPECIFICAÇÕES Versão Bluetooth: 4.2 Distância

Leia mais

Party Speaker DJ Bluetooth guia do usuário

Party Speaker DJ Bluetooth guia do usuário Party Speaker DJ Bluetooth guia do usuário SP285 1 Sumário 1.Características...03 2. Instruções de segurança...04 3. Painel de controle...05 4. Display de LED...07 5. Modo de operações...08 6. Função DJ

Leia mais

Métodos para Estimativa da Vida Útil de Baterias Chumbo-Ácido. Pedro Bezerra Leite Neto

Métodos para Estimativa da Vida Útil de Baterias Chumbo-Ácido. Pedro Bezerra Leite Neto Métodos para Estimativa da Vida Útil de Baterias Chumbo-Ácido Pedro Bezerra Leite Neto 2 Introdução 1. Baterias chumbo-ácido ainda representam a opção mais viável para aplicações em sistemas híbridos;

Leia mais

Smartphone X GOLD - X GRAY

Smartphone X GOLD - X GRAY www.qbex.com.br MANUAL DO PRODUTO QBEX SUPORTE 3003.2900 0800 722 9029 CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS DEMAIS REGIÕES HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 8 ÀS 17 HORAS(EXCETO FERIADOS).

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO TC600

MANUAL DO USUÁRIO TC600 MANUAL DO USUÁRIO TC600 Obrigada! Somos muito gratos pela sua aquisição de um produto HYT. Acreditamos que a praticidade do rádio irá fornecer a você uma comunicação segura e confiável. O Rádio Portátil

Leia mais

GUIA DE USUÁRIO. SP247 SP248 SP249

GUIA DE USUÁRIO. SP247 SP248 SP249 GUIA DE USUÁRIO. SP247 SP248 SP249 ÍNDICE ÍNDICE...3 INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA...4 PAINEL DE CONTROLE...5 MODO BLUETOOTH...6 TOCANDO SUAS MÚSICAS...6 TECNOLOGIA HANDSFREE...6 MODOS DE ÁUDIO (EQUALIZADORES)...7

Leia mais

PILHAS E CARREGADORES

PILHAS E CARREGADORES PILHAS E CARREGADORES Vista aérea da Unidade Mogi das Cruzes - SP Vista aérea da Unidade Manaus - AM A Elgin, em seus mais de 65 anos de história tornou-se uma marca conhecida por sua Sempre com o foco

Leia mais

Baterias e Conversores DC-DC. Revisão: Conversor AC-DC. Revisão: Conversor AC-DC. Fonte de alimentação não regulada ΔVIN ΔVOUT ΔIOUT ΔVOUT

Baterias e Conversores DC-DC. Revisão: Conversor AC-DC. Revisão: Conversor AC-DC. Fonte de alimentação não regulada ΔVIN ΔVOUT ΔIOUT ΔVOUT Baterias e Conversores DC-DC Jun Okamoto Jr. Revisão: Conversor AC-DC Fonte de alimentação não regulada Tensão Alternada (AC) 127V / 60Hz VIN transformador (grande p/ baixa freq.) ponte retificadora capacitor

Leia mais

Recarregue. Relaxe.Repita.

Recarregue. Relaxe.Repita. Recarregue. Relaxe.Repita. Recarregue. Relaxe.Repita. Conteúdo Seus aparelhos auditivos recarregáveis serão entregues para você em duas caixas. Note que tanto as baterias recarregáveis ZPower quanto baterias

Leia mais

Caixa amplificadora Manual de instruções

Caixa amplificadora Manual de instruções Caixa amplificadora Manual de instruções Acompanhe a gente! www.multilaser.com.br SP293 Olá, Obrigado por nos escolher! Leia este guia com atenção a fim de obter um bom relacionamento com o seu produto.

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Nos últimos anos, a tecnologia de redes sem fio vem sofrendo grandes avanços tecnológicos, o que

Leia mais

RFID. 2 A tecnologia. Lucas Cavalcanti dos Santos, de dezembro de 2008

RFID. 2 A tecnologia. Lucas Cavalcanti dos Santos, de dezembro de 2008 RFID Lucas Cavalcanti dos Santos, 5450572 11 de dezembro de 2008 Resumo Monografia sobre RFID para a disciplina MAC0463 - Computação Móvel 1 Introdução O RFID - Radio Frequency Identification ou Identificação

Leia mais

Pensados para atender as necessidades do mercado brasileiro

Pensados para atender as necessidades do mercado brasileiro Pensados para atender as necessidades do mercado brasileiro Família Smart-UPS BR Agora mais completa! 3000VA Ideais para aplicações críticas: Modelos: 115V 220V Bivolt automático 2200VA Modelos: 115V 220V

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 24 2 TERMÔMETROS DE RADIAÇÃO São medidores de temperatura sem contato. Os componentes

Leia mais

Lenovo Vibe K6 PLUS. Guia de início rápido. Lenovo K53b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe K6 PLUS. Guia de início rápido. Lenovo K53b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe K6 PLUS Guia de início rápido Lenovo K53b36 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou

Leia mais