4 SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE UNIDADES CONSUMIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE UNIDADES CONSUMIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA"

Transcrição

1 94 4 SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE UNIDADES CONSUMIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA 4.1 INTRODUÇÃO Conforme dito no capítulo 1, a diminuição das perdas técnicas e comerciais é uma das principais prioridades das concessionárias de energia elétrica. O cenário competitivo da economia mundial exige que as empresas atinjam padrões crescentes de excelência. Estes novos paradigmas envolvem o binômio eficiência (baixo custo de produção) e eficácia (produto com alta confiabilidade) [27]. Neste sentido, as concessionárias buscam reduzir as perdas técnicas e comerciais, de forma a maximizar a energia disponível para comercialização. Outra questão importante é a influência do índice de perdas na composição da tarifa de negociação para o cliente do mercado livre. Quanto menor for este índice, mais competitivo será o valor final da tarifa. Técnicas computacionais clássicas de programação matemática e estatística têm sido aplicadas na análise da variação percentual de consumo, todavia com resultados pouco precisos. A proposta deste estudo é desenvolver um sistema inteligente para a identificação das perdas comerciais e suporte à decisão no direcionamento dos investimentos de recuperação. O trabalho será desenvolvido a partir da amostragem de unidades consumidoras de clientes supridos em baixa tensão (menor do que 1kV) e em média tensão (maior ou igual à 1kV e menor que 69 kv). Fatores ambientais, como a temperatura, fatores político-financeiros e outros fatores exógenos podem influenciar no consumo de energia elétrica, determinando um comportamento sazonal. De forma a minimizar a influência desses fatores, foram analisadas unidades consumidoras de uma mesma área de concessão geopolítica e em um mesmo período de tempo. Assim, considerou-se que todas as unidades consumidoras estiveram sujeitas aos mesmos fatores exógenos de forma equânime.

2 95 Uma das maiores dificuldades na análise de irregularidades na medição de unidades consumidoras de energia elétrica é a diversidade de padrões de carregamento que variam conforme a atividade econômica do cliente. Para viabilizar uma análise abrangente de todas as classes econômicas, este trabalho propõe a categorização natural do espaço amostral de unidades consumidoras pelo algoritmo FCM, em função das características elétricas de demanda e consumo destas unidades nos meses de janeiro a dezembro, independentemente de suas atividades econômicas. Figura 33 Sistema proposto para a e classificação de perdas comerciais em unidades consumidoras de energia elétrica A metodologia, cujo esquema é mostrado na Figura 33, analisará amostras de unidades consumidoras que serão extraídas da base de clientes da Light no período de janeiro de a junho de, da seguinte forma:

3 96 Módulo de Pré-Processamento: neste módulo serão calculados os Fatores de Carga (FC) das unidades consumidoras, conforme a eq. (68) apresentada na seção 4.2. Módulo de categorização: baseado no algoritmo Fuzzy C-Means (FCM) [20]. Neste módulo serão identificados os clusters em função do comportamento sazonal do fator de carga (FC) nos meses de janeiro a dezembro de, exclusivamente para unidades consumidoras sem registro de irregularidade; Uma etapa anterior à classificação fará a identificação dos clusters das unidades consumidoras já categorizadas, e que passaram a apresentar irregularidades na medição a partir de janeiro de A preparação dos padrões é exemplificada a seguir para uma unidade consumidora hipotética nº 25000: Padrão Normal A unidade consumidora nº 25000, sem irregularidades na medição no período de janeiro a dezembro de, foi categorizada como sendo de um cluster A hipotético, a partir dos 12 fatores de carga apresentados na Tabela 4. UC Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Cluster A Tabela 4 Fatores de Carga da Unidade Consumidora Padrão Normal Padrão Irregular Supondo que a mesma unidade consumidora (25000) tenha apresentado duas ocorrências de irregularidade na medição em maio e junho de, o padrão com irregularidade será conforme apresentado na Tabela 5.

4 97 UC Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Cluster A Tabela 5 Fatores de Carga da Unidade Consumidora Padrão Irregular Logo, estes dois padrões (normal e irregular) da UC nº serão entradas do Módulo de Classificação. Módulos de classificação: baseado nos sistemas neuro-fuzzy NEFCLASS [26] e NFHB-Invertido [13]. Para cada cluster gerado pelo Módulo de Categorização será criado um Módulo de Classificação especialista. Portanto, o Módulo de Classificador N receberá como entrada os padrões categorizados na saída do Módulo de Categorização do cluster N, para os padrões normais (não irregulares). À entrada do classificador são também acrescentados os padrões com irregularidades, conforme explicado no item anterior. No módulo de classificação serão consideradas: a análise de desempenho comparativa entre os modelos NEFCLASS e NFHB- Invertido e a extração do conhecimento em forma de regras fuzzy interpretáveis expressas como: SE x é A e y é B então padrão pertence à classe Z. Na seção 4.2, é apresentado o detalhe do pré-processamento dos dados. Na seção 4.3 é descrito o módulo de categorização. Na seção 4.4 é descrito o módulo de classificação.

5 MÓDULO DE PRÉ-PROCESSAMENTO Neste estudo o espaço amostral foi composto de 1684 unidades consumidoras de energia elétrica da área de concessão da Light Serviços de Eletricidade S.A., supridas em baixa tensão e média tensão, e pertencentes às classes comercial e industrial. Deste universo, identificaram-se 292 unidades consumidoras com valores normais de consumo de energia elétrica de janeiro a dezembro de, e que apresentaram pelo menos uma ocorrência de irregularidade na medição de janeiro de a junho de Seleção das Variáveis de Entrada Para se estudar o comportamento de carga das unidades consumidoras de energia elétrica escolheram-se os atributos Demanda e Consumo medidos, mês a mês, durante um período de 12 meses. O ciclo completo de um ano permite uma melhor análise do comportamento sazonal. Portanto, foram lidos 24 atributos para cada unidade consumidora Normalização dos dados Uma vez definida a composição dos atributos para cada unidade consumidora, seus valores foram normalizados pelo cálculo, mês a mês, do fator de carga elétrico (FC), dado pela eq. (68). O FC é adimensional, varia no intervalo [0,1], e identifica o nível de carregamento elétrico de uma unidade consumidora, em um determinado período, com relação ao seu nível máximo de carregamento elétrico, no mesmo período. Cj () i FC j () i = (68) D () i h() i j

6 99 onde: o Cj () i é o valor do consumo de energia elétrica, medido em kwh, do i-ésimo atributo do vetor de entrada da j-ésima unidade consumidora; o Dj () i é o valor da demanda máxima de energia elétrica, medida em kw, do i-ésimo atributo do vetor de entrada j-ésima unidade consumidora; o hi () é o número de horas do ciclo de faturamento do i-ésimo atributo do vetor de entrada. 4.3 MÓDULO DE CATEGORIZAÇÃO Para a etapa de categorização foram preparadas quatro amostras a partir do universo de unidades consumidoras: duas amostras com unidades industriais MT e BT e mais duas com unidades comerciais MT e BT. Após várias execuções do algoritmo FCM, observou-se que o comportamento de categorização das unidades de BT comerciais e industriais apresentava uma categorização similar. Tal fato possibilitou que todas as unidades de BT pudessem compor a mesma amostra. A tabela 6 resume a distribuição dos espaços amostrais utilizados neste trabalho.

7 100 Espaço Amostral Quantidade de Unidades Consumidoras Unidades BT 382 Unidades Industriais MT 436 Unidades Comerciais MT 866 Total 1684 Tabela 6 Composição dos Espaços Amostrais das Unidades Consumidoras de Energia 4.4 MÓDULO DE CLASSIFICAÇÃO Para cada uma das três categorias analisadas (BT, Industrial MT e comercial MT) foram utilizadas as seguintes variáveis para Treinamento e Teste dos Classificadores NEFCLASS [26] e NFHB-Invertido [13]: Entrada o Doze Fatores de Carga (FC) calculados mês a mês de janeiro a dezembro, onde FC = Consumo (kwh) / Demanda (kw) * hora (h) Saída o Classe 1 Instalação Normal o Classe 0 Instalação Irregular Os dados foram obtidos de unidades consumidoras da área de concessão Light Serviços de Eletricidade S.A. no período entre janeiro de 2001 e janeiro de.

8 RESUMO Neste capítulo foi apresentado o Sistema de Classificação de Unidades Consumidoras de Energia Elétrica para detecção de irregularidades na medição. Para a etapa de categorização natural das unidades consumidoras foi escolhido o algoritmo Fuzzy C-Means (FCM) devido a sua característica não rígida de categorização do espaço amostral, o que reflete mais a realidade do diaa-dia. Para a etapa de classificação foram escolhidos os sistemas neuro-fuzzy NEFCLASS e NFHB-Invertido, por terem a capacidade de extrair as regras que regem as irregularidades na medição de energia elétrica das diversas unidades consumidoras. No próximo capítulo será apresentado o estudo de casos, onde serão avaliados os desempenhos dos modelos NEFCLASS e NFHB-Invertido para classificação de irregularidades na medição das unidades consumidoras de energia elétrica.

5 ESTUDO DE CASOS 5.1 CATEGORIZAÇÃO

5 ESTUDO DE CASOS 5.1 CATEGORIZAÇÃO 102 5 ESTUDO DE CASOS 5.1 CATEGORIZAÇÃO Conforme detalhado na seção 4.3, foram criados três conjuntos de dados: clientes BT com 382 padrões, clientes comerciais MT com 866 padrões e clientes industriais

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+ CALENDÁRIO, 2015 7 A JAN. 0 QUARTA -1-0.0018 7022.5 3750.3 1 QUINTA 0 +0.0009 7023.5 3751.3 2 SEXTA 1 +0.0037 7024.5 3752.3 3 SÁBADO 2 +0.0064 7025.5 3753.3 4 DOMINGO 3 +0.0091 7026.5 3754.3 5 SEGUNDA

Leia mais

Tarifação de Energia Elétrica

Tarifação de Energia Elétrica Tarifação de Energia Elétrica Conceitos básicos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica da USP Julho/2012 Exercício Enunciado

Leia mais

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,8 21-Jul-00 Real 0,6493 Sem frete - PIS/COFINS

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12 JANEIRO 2,8451 2,7133 2,4903 2,3303 2,1669 1,9859 1,7813 1,6288 1,4527 1,3148 1,1940 1,0684 FEVEREIRO 2,8351 2,6895 2,4758 2,3201 2,1544 1,9676 1,7705 1,6166 1,4412 1,3048 1,1840 1,0584 MARÇO 2,8251 2,6562

Leia mais

ESTUDO DE CASO: ADEQUAÇÃO TARIFÁRIA

ESTUDO DE CASO: ADEQUAÇÃO TARIFÁRIA Universidade de São Paulo USP Escola de Engenharia de São Carlos EESC Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação SEL0437 Eficiência Energética ESTUDO DE CASO: ADEQUAÇÃO TARIFÁRIA Aluno: Nº USP:

Leia mais

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016 Valores de ATR e Preço da Tonelada de Cana-de-açúcar - Consecana do Estado do Paraná Safra 2016/2017 Mar/16 0,6048 0,6048 0,6048 66,04 73,77 Abr 0,6232 0,6232 0,5927 64,72 72,29 Mai 0,5585 0,5878 0,5868

Leia mais

ANÁLISE PARÂMETROS ELÉTRICOS CONSUMO, FATOR DE CARGA E DEMANDA DE EMPRESAS DE REFINO DE ÓLEO VEGETAL

ANÁLISE PARÂMETROS ELÉTRICOS CONSUMO, FATOR DE CARGA E DEMANDA DE EMPRESAS DE REFINO DE ÓLEO VEGETAL ANÁLISE PARÂMETROS ELÉTRICOS CONSUMO, FATOR DE CARGA E DEMANDA DE EMPRESAS DE REFINO DE ÓLEO VEGETAL Camila Pires Cremasco Gabriel 1 Fernando Ferrari Putti 2 Pedro Fernando Cataneo 3 Luís Roberto Almeida

Leia mais

Produção na Construção acentua variação homóloga negativa

Produção na Construção acentua variação homóloga negativa 10 de fevereiro de 2012 Índices de Produção, Emprego e Remunerações na Dezembro de 2011 Produção na acentua variação homóloga negativa O índice de produção na construção apresentou uma variação homóloga

Leia mais

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Controlar o Consumo de Energia Elétrica para obter economia é tão importante quanto com qualquer outro insumo utilizado em sua empresa! Mas, para planejar ações de economia eficientes e mensuráveis, ou

Leia mais

ÍNDICES DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL Janeiro de 2003

ÍNDICES DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL Janeiro de 2003 Informação à Comunicação Social 3 de Março de 2003 ÍNDICES DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL Janeiro de 2003 Produção Industrial (*) aumentou 0,8% em termos homólogos A produção industrial aumentou 2,3% face ao mês

Leia mais

Geração Distribuída - AP 026/2015 Resolução 687/ Alterações das Resoluções 482 e 414

Geração Distribuída - AP 026/2015 Resolução 687/ Alterações das Resoluções 482 e 414 Geração Distribuída - AP 02/2015 Resolução 87/2015 - Alterações das Resoluções 482 e 414 Brasil, Dezembro de 2015 Micro e Minigeração Distribuída Sistema de Compensação de Energia Troca de energia entre

Leia mais

Estrutura Tarifária do Setor Elétrico Brasileiro PEA 5727 TÓPICOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA

Estrutura Tarifária do Setor Elétrico Brasileiro PEA 5727 TÓPICOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA Estrutura Tarifária do Setor Elétrico Brasileiro PEA 5727 TÓPICOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA Agenda Introdução Conceitos Básicos ANEEL Resolução 456 Leitura e análise de

Leia mais

(Abril 2011 Março 2012)

(Abril 2011 Março 2012) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA COMISSÃO INTERNA DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ANÁLISE DAS CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA DOS SETORES

Leia mais

Vênus Em Aquário 25 Dez 1939. Vênus Em Peixes 18 Jan 1940. Vênus Em Áries 12 Fev 1940. Vênus Em Touro 8 Mar 1940. Vênus Em Gêmeos 4 Abr 1940

Vênus Em Aquário 25 Dez 1939. Vênus Em Peixes 18 Jan 1940. Vênus Em Áries 12 Fev 1940. Vênus Em Touro 8 Mar 1940. Vênus Em Gêmeos 4 Abr 1940 Vênus Em Aquário 25 Dez 1939 Vênus Em Peixes 18 Jan 1940 Vênus Em Áries 12 Fev 1940 Vênus Em Touro 8 Mar 1940 Vênus Em Gêmeos 4 Abr 1940 Vênus Em Câncer 6 Maio 1940 Vênus Em Gêmeos 5 Jul 1940 Vênus Em

Leia mais

Indicadores P&D ( Agosto )

Indicadores P&D ( Agosto ) PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Indicadores P&D 2016 ( Agosto ) Variação do Custo dos produtos base dez 2015 (%) PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Variação do custo ao decorrer do ano 35 30 25 20 15 10 5 0-5 -10-15

Leia mais

5 Metodologia da Pesquisa 5.1 Introdução

5 Metodologia da Pesquisa 5.1 Introdução 5 Metodologia da Pesquisa 5.1 Introdução A empresa estudada possui perdas comerciais elevadas apesar dos diversos projetos executados em suas áreas de concessão. A regional que apresenta o maior percentual

Leia mais

Case study: The Rede Dat project / Estudo de caso: Projeto Rede Dat Wellington Mattos Boaventura

Case study: The Rede Dat project / Estudo de caso: Projeto Rede Dat Wellington Mattos Boaventura Case study: The Rede Dat project / Estudo de caso: Projeto Rede Dat Wellington Mattos Boaventura Cerj REDE DAT Niterói, agosto de 2004 O problema da Cerj tem vários componentes, muitos deles não estão

Leia mais

XVII Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

XVII Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica XVII Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica Programa de Combate às Perdas Não Técnicas EDP Escelsa Vitória, 26 de Novembro de 2015 Sumário I II III IV A EDP Escelsa Perdas

Leia mais

JOSÉ EDUARDO NUNES DA ROCHA. Sistemas Inteligentes no Estudo de Perdas Comerciais do Setor de Energia Elétrica. Tese de Mestrado

JOSÉ EDUARDO NUNES DA ROCHA. Sistemas Inteligentes no Estudo de Perdas Comerciais do Setor de Energia Elétrica. Tese de Mestrado JOSÉ EDUARDO NUNES DA ROCHA Sistemas Inteligentes no Estudo de Perdas Comerciais do Setor de Energia Elétrica Tese de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Engenharia Elétrica

Leia mais

RECALL SMITHS LISTA DOS PRODUTOS ENVOLVIDOS, IMPORTADOS AO BRASIL PELA CIRÚRGICA FERNANDES, COM INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS VENDIDOS E EM ESTOQUE

RECALL SMITHS LISTA DOS PRODUTOS ENVOLVIDOS, IMPORTADOS AO BRASIL PELA CIRÚRGICA FERNANDES, COM INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS VENDIDOS E EM ESTOQUE DOCUMENTO 2 LISTA DOS PRODUTOS ENVOLVIDOS, IMPORTADOS AO BRASIL PELA CIRÚRGICA FERNANDES, COM INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS VENDIDOS E EM ESTOQUE 100.105.025 644425 10 10 fev/05 fev/10 9660 10/10/2005 13/10/2005

Leia mais

1. NÚMERO DE PERTURBAÇÕES OCORRIDAS NA REDE BÁSICA

1. NÚMERO DE PERTURBAÇÕES OCORRIDAS NA REDE BÁSICA Dezembro de 2017 INTRODUÇÃO A missão institucional do Operador Nacional do Sistema Elétrico ONS é assegurar aos usuários do Sistema Interligado Nacional SIN a segurança, a continuidade, a qualidade e a

Leia mais

Como o Centro de Inteligência reduziu as perdas na CELB

Como o Centro de Inteligência reduziu as perdas na CELB Como o Centro de Inteligência reduziu as perdas na CELB Marcos Aurélio Madureira José Ricardo Félix Manoel Messias Vieira Sistema Cataguazes Leopoldina 1 Agenda Área de atuação e mercado CELB Histórico

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: Julio Rodrigues Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: Julio Rodrigues Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: Julio Rodrigues Hiper Energy Ltda Criciúma DATA TECNICO RESPONSÁVEL 29/9/216 Análise econômica Análise das condições econômicas para a instalação de um sistema de produção de

Leia mais

Faturamento das vendas da indústria catarinense cresce 13% no ano e dá sinais de recuperação

Faturamento das vendas da indústria catarinense cresce 13% no ano e dá sinais de recuperação INDICADORES INDUSTRIAIS JUNHO/2018 Faturamento das vendas da indústria catarinense cresce 13%, no ano e dá sinais de recuperação Com aumento de 13,08% no ano, o desempenho do faturamento das vendas da

Leia mais

Título principal. Modelo_2. Texto

Título principal. Modelo_2. Texto Economia 10 Desperdício 0 DECI Diretoria de Engenharia Clinica e Infraestrutura ICESP Inaugurado em maio de 2008, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira é uma Organização

Leia mais

RESOLUÇÃO ANEEL N O 267, DE 13 DE AGOSTO DE 1998

RESOLUÇÃO ANEEL N O 267, DE 13 DE AGOSTO DE 1998 RESOLUÇÃO ANEEL N O 267, DE 13 DE AGOSTO DE 1998 Homologa os Montantes de Energia e Demanda de Potência para os Contratos Iniciais de compra e venda de energia para as empresas da região Sul e dá outras

Leia mais

Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia Dezembro/2017

Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia Dezembro/2017 Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia Dezembro/2017 Estudo coordenado por Erick Azevedo, doutor em Planejamento e Sistemas Energéticos pela Universidade de Campinas (Unicamp)

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO FINANCEIRA CONTRATO 07/2013 EXERCÍCIO 2013 jan/13 fev/13 mar/13 abr/13 mai/13 jun/13 jul/13 ago/13 set/13 out/13 nov/13 dez/13 Número da Nota Fiscal emitida - - - - - - 92 99 110 121/133-157 - - Depósitos realizados

Leia mais

Aferição das Tarefas de Leitura Através do Acompanhamento dos Consumos Médios. João Batista Weiss CEMIG Distribuição S.A

Aferição das Tarefas de Leitura Através do Acompanhamento dos Consumos Médios. João Batista Weiss CEMIG Distribuição S.A 21 a 25 de Agosto de 26 Belo Horizonte - MG Aferição das Tarefas de Leitura Através do Acompanhamento dos Consumos Médios João Batista Weiss CEMIG Distribuição S.A jbweiss@cemig.com.br RESUMO A centralização

Leia mais

1. NÚMERO DE PERTURBAÇÕES OCORRIDAS NA REDE BÁSICA

1. NÚMERO DE PERTURBAÇÕES OCORRIDAS NA REDE BÁSICA Julho de 2017 INTRODUÇÃO A missão institucional do Operador Nacional do Sistema Elétrico ONS é assegurar aos usuários do Sistema Interligado Nacional SIN a segurança, a continuidade, a qualidade e a economicidade

Leia mais

Alturas mensais de precipitação (mm)

Alturas mensais de precipitação (mm) Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos AGUASPARANÁ - Instituto das Águas do Paraná Sistema de Informações Hidrológicas - SIH Alturas mensais de precipitação (mm) Estação: Município: Tipo: Altitude:

Leia mais

M di d ção o El E etrôn ô i n ca Ce C nt n ralizada U a m sol o uç u ão o soc o ial

M di d ção o El E etrôn ô i n ca Ce C nt n ralizada U a m sol o uç u ão o soc o ial Medição Eletrônica Centralizada Uma solução social 19/5/2009 1 A pobreza em algumas regiões do País caso típico do Pará - leva à clandestinidade e à inadimplência no consumo de energia elétrica, com impactos

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL. 29/09/2016 Paulo Costa SOLAR Plus

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL. 29/09/2016 Paulo Costa SOLAR Plus PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma DATA TECNICO RESPONSÁVEL 29/9/26 Paulo Costa SOLAR Plus Análise econômica Análise das condições econômicas para a instalação de um sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Disciplina: Estatística II LISTA DE EXERCÍCIOS 5 1. Quando que as amostras são consideradas grandes o suficiente,

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. As mudanças no cenário político-mundial na última década fizeram. com que o acirramento entre empresas no mercado globalizado aumentasse

1 INTRODUÇÃO. As mudanças no cenário político-mundial na última década fizeram. com que o acirramento entre empresas no mercado globalizado aumentasse 1 INTRODUÇÃO 1.1 MOTIVAÇÃO As mudanças no cenário político-mundial na última década fizeram com que o acirramento entre empresas no mercado globalizado aumentasse em muito. Além disso, a desregulamentação

Leia mais

4 Modelagem do Racionamento de Energia em 2001/ Introdução

4 Modelagem do Racionamento de Energia em 2001/ Introdução 4 Modelagem do Racionamento de Energia em 2001/2002 4.1 Introdução O impacto do racionamento no consumo de energia elétrica no Brasil, em 2001, ocorreu de forma distinta entre as regiões do país e os ramos

Leia mais

Índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS, MANTÉM-SE NEGATIVA.

Índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS, MANTÉM-SE NEGATIVA. 12 de Dezembro de 2006 Índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas Outubro de 2006 CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS, MANTÉM-SE NEGATIVA. A produção no sector

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Negociação da Recuperação de Perdas Comerciais nas Agências de Atendimento

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Negociação da Recuperação de Perdas Comerciais nas Agências de Atendimento XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Negociação da Recuperação de Perdas Comerciais nas Agências de Atendimento Giovanna

Leia mais

8. permanência de vazão

8. permanência de vazão 8. permanência de vazão 8.1. CURVA DE PERMANÊNCIA DE VAZÃO: GENERALIDADES Uma curva de permanência de vazão, também conhecida como curva de duração, é um traçado gráfico que informa com que frequência

Leia mais

Série 34 E 35 Relatório de Acompanhamento do CRI 31-jan-14

Série 34 E 35 Relatório de Acompanhamento do CRI 31-jan-14 31-jan-14 a - Juros 6.691.919,50 a - Juros 1.672.979,81 b - Amortização 3.757.333,97 b - Amortização 939.333,65 a - Saldo atual dos CRI Seniors (984.936.461,48) b - Saldo atual dos CRI Junior (246.234.105,79)

Leia mais

Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa

Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa Entenda a sua conta Facilitar o conhecimento da sua conta é se preocupar com o planejamento financeiro da sua empresa Fique por dentro de cada detalhe da sua conta de energia, isso facilita o seu planejamento

Leia mais

I Resultado (*) [1] Sindipeças Abipeças Relatório do Mercado de Reposição

I Resultado (*) [1] Sindipeças Abipeças Relatório do Mercado de Reposição I Resultado (*) Para o grupo de empresas que atuam no mercado de reposição e informam mensalmente os resultados ao Sindipeças, foi verificada alta de 11,8% do faturamento de outubro, frente à queda de

Leia mais

A energia elétrica alternada não pode ser armazenada

A energia elétrica alternada não pode ser armazenada FUNDAMENTOS BÁSICOS A energia elétrica alternada não pode ser armazenada Necessidade de gerar, transmitir, distribuir e suprir a energia elétrica de forma praticamente instantânea Geração no Brasil: essencialmente

Leia mais

EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE MACEIÓ (AL) - AGOSTO

EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE MACEIÓ (AL) - AGOSTO EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE MACEIÓ (AL) - AGOSTO 2010 - Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico AD HOC Revisão Técnica: José Varela Donato SUMÁRIO 1. RESULTADOS SINTÉTICOS DA

Leia mais

Sistema Inteligente de Suporte à Decisão para Melhoria do Desempenho do Sistema Elétrico da CEB

Sistema Inteligente de Suporte à Decisão para Melhoria do Desempenho do Sistema Elétrico da CEB XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Sistema Inteligente de Suporte à Decisão para Melhoria do Desempenho do Sistema Elétrico

Leia mais

AS OPORTUNIDADES E OS PRODUTOS DO MERCADO LIVRE. Felipe Barroso

AS OPORTUNIDADES E OS PRODUTOS DO MERCADO LIVRE. Felipe Barroso AS OPORTUNIDADES E OS PRODUTOS DO MERCADO LIVRE Felipe Barroso AGENDA CARACTERÍSTICAS DO MERCADO LIVRE ESPECIAL MONITORAMENTO DAS VARIÁVEIS DE FORMAÇÃO DOS PREÇOS APETITE AO RISCO EXPECTATIVA DE PREÇOS

Leia mais

Valor médio de avaliação bancária aumentou

Valor médio de avaliação bancária aumentou dez-15 jan-16 fev-16 mar-16 abr-16 mai-16 jun-16 jul-16 ago-16 set-16 out-16 nov-16 dez-16 25 de janeiro de 2017 Inquérito à Avaliação Bancária na Dezembro de 2016 Valor médio de avaliação bancária aumentou

Leia mais

RESOLUÇÃO ANEEL N O 451, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1998

RESOLUÇÃO ANEEL N O 451, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1998 RESOLUÇÃO ANEEL N O 451, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1998 Homologa os Montantes de Energia e Demanda de Potência para os Contratos Iniciais de compra e venda de energia para as empresas das regiões Norte e Nordeste

Leia mais

Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços Março de 2011

Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços Março de 2011 10 de Maio de 2011 Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços Março de 2011 Volume de Negócios nos Serviços acentua variação homóloga negativa Em Março, o volume

Leia mais

Programa de Gestão Energética em Industrias Madeireiras

Programa de Gestão Energética em Industrias Madeireiras Programa de Gestão Energética em Industrias Madeireiras José Angelo Cagnon (UNESP) jacagnon@feb.unesp.br Ivaldo de Domenico Valarelli (UNESP) ivaldo@feb.unesp.br Resumo O objetivo deste trabalho é a utilização

Leia mais

EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE SALVADOR (BA) - AGOSTO

EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE SALVADOR (BA) - AGOSTO EMPREGO E SALÁRIO DE SERVIÇOS DE SALVADOR (BA) - AGOSTO 2010 - Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico AD HOC Revisão Técnica: José Varela Donato SUMÁRIO 1. RESULTADOS SINTÉTICOS

Leia mais

Índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS COM EVOLUÇÃO NEGATIVA

Índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS COM EVOLUÇÃO NEGATIVA 13 de Fevereiro de 2007 Índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas Dezembro de 2006 CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS COM EVOLUÇÃO NEGATIVA A produção no sector

Leia mais

3 Extração de Regras Simbólicas a partir de Máquinas de Vetores Suporte 3.1 Introdução

3 Extração de Regras Simbólicas a partir de Máquinas de Vetores Suporte 3.1 Introdução 3 Extração de Regras Simbólicas a partir de Máquinas de Vetores Suporte 3.1 Introdução Como já mencionado na seção 1.1, as SVMs geram, da mesma forma que redes neurais (RN), um "modelo caixa preta" de

Leia mais

Smart Grid : O Projeto Eletropaulo

Smart Grid : O Projeto Eletropaulo Smart Grid : O Projeto Eletropaulo Cyro Vicente Boccuzzi Abinee Tec 2007 São Paulo, 26 de Abril de 2007 AES Eletropaulo Maior empresa de distribuição de energia elétrica na América Latina 24 Municípios

Leia mais

Otimizando Resultados com a Gestão das Perdas Não-Técnicas de Energia Elétrica

Otimizando Resultados com a Gestão das Perdas Não-Técnicas de Energia Elétrica 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Otimizando Resultados com a Gestão das Perdas Não-Técnicas de Energia Elétrica Engº Rodrigo Teodoro Bilia de Moraes Elektro Eletricidade e Serviços S.A. rodrigo.teodoro@elektro.com.br

Leia mais

Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais NOVEMBRO 2016

Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais NOVEMBRO 2016 Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais NOVEMBRO 2016 Elaborado pelo Departamento de Pesquisa - AABIC CONSIDERAÇÕES NOVEMBRO DE 2016 IPEVECON Seguindo a tendência esperada para o final do ano,

Leia mais

Fundação Hospitalar São Sebastião Indicadores de Qualidade - Julho 2014

Fundação Hospitalar São Sebastião Indicadores de Qualidade - Julho 2014 Fundação Hospitalar São Sebastião Indicadores de Qualidade - Julho 2014 Meses n. Internações SUS n. Internações conv./particular/sus 01/14 461 652 02/14 410 652 03/14 462 660 04/14 455 641 05/14 490 692

Leia mais

Índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS COM QUEBRA MENOS ACENTUADA

Índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS COM QUEBRA MENOS ACENTUADA 12 de Janeiro de 2007 Índices de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas Novembro de 2006 CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS COM QUEBRA MENOS ACENTUADA No trimestre

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 13 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN 1 mai/8 ago/8 nov/8 fev/9 mai/9

Leia mais

A Importância do Sistema de Telemedição no Controle de Perdas de Grandes Clientes. Paulo H. A. Cavalcante

A Importância do Sistema de Telemedição no Controle de Perdas de Grandes Clientes. Paulo H. A. Cavalcante A Importância do Sistema de Telemedição no Controle de Perdas de Grandes Clientes Paulo H. A. Cavalcante Coelce - Área de Concessão Coelce - Contextualização Medidores Eletrônicos Clientes de MT/AT; Clientes

Leia mais

Valores de ATR e Preço da Tonelada de Cana-de-açúcar - Consecana do Estado de São Paulo

Valores de ATR e Preço da Tonelada de Cana-de-açúcar - Consecana do Estado de São Paulo Valores de ATR e Preço da Tonelada de Cana-de-açúcar - Consecana do Estado de São Paulo Safra 2015/2016 Mensal Acumulado Cana Campo (1) Cana Esteira (2) R$/Kg ATR R$/Kg ATR R$/Ton. R$/Ton. Abr/15 0,4909

Leia mais

Índice de Serviços Postais ISP

Índice de Serviços Postais ISP Índice de Serviços Postais ISP Definição O Índice de Serviços Postais ISP é o índice que mensura a inflação da estrutura de custos dos Correios, instituído pela Portaria n 244, de 25 de março de 2010,

Leia mais

Sistemas Fotovoltaicos: Análise de viabilidade técnica e econômica de projetos solares Uma abordagem empresarial

Sistemas Fotovoltaicos: Análise de viabilidade técnica e econômica de projetos solares Uma abordagem empresarial Eficiência Energética: Acelerando o Desenvolvimento do Brasil 31/08 e 01/09 de 2017 Holiday Inn Parque Anhembi São Paulo SP Sistemas Fotovoltaicos: Análise de viabilidade técnica e econômica de projetos

Leia mais

Soluções Energéticas em Sistemas de Ar Condicionado. 27 e 28. Agosto 2018 São Paulo SP

Soluções Energéticas em Sistemas de Ar Condicionado. 27 e 28. Agosto 2018 São Paulo SP Soluções Energéticas em Sistemas de Ar Condicionado 27 e 28 Agosto 2018 São Paulo SP Sistemas de Ar Condicionado Considerações: Chegam a representar 50% a 60% do consumo de energia em centros comerciais.

Leia mais

Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços Janeiro de 2017

Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços Janeiro de 2017 13 de março de 2017 Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços Janeiro de 2017 Índice de Volume de Negócios nos Serviços 1 desacelerou O índice de volume de negócios

Leia mais

Análise de Adequação Tarifária de uma Indústria

Análise de Adequação Tarifária de uma Indústria Universidade de São Paulo USP Escola de Engenharia de São Carlos EESC Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação SEL0437 Eficiência Energética Análise de Adequação Tarifária de uma Indústria Aluno:

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro

CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro PEIC Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atrasos Não Terão Condições de Pagar fev/10 61,8% 25,6% 8,6% jan/11 59,4%

Leia mais

PESQUISA CESTA BÁSICA ALIMENTAR - LITORAL NORTE/SP

PESQUISA CESTA BÁSICA ALIMENTAR - LITORAL NORTE/SP Caraguatatuba, 15 de março de 2019 PESQUISA CESTA BÁSICA ALIMENTAR - LITORAL NORTE/SP Introdução A pesquisa da Cesta Básica Alimentar é realizada pelo Centro Universitário Módulo desde janeiro de 2018

Leia mais

OPERAÇÕES DE FRETE/2011

OPERAÇÕES DE FRETE/2011 JAN (lta) 213.840 213.840 48.693,90 213.840 213.840 48.693,90 FEV 48.300 48.300 4.859,10 91.839 91.839 8.767,52 722.756 722.756 45.937,39 MAR 862.895 862.895 59.564,01 142.600 142.600 12.482,77 290.232

Leia mais

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 26 de novembro. São Paulo - SP - Brasil

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 26 de novembro. São Paulo - SP - Brasil XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2010 22 a 26 de novembro São Paulo - SP - Brasil Utilização da energia não faturada no cálculo do índice de perda de energia elétrica uma

Leia mais

Potencial de poupança energética e principais medidas identificadas em Quarteis de Bombeiros pela AREANATejo - EcoBombeiros - 24 de novembro de 2016

Potencial de poupança energética e principais medidas identificadas em Quarteis de Bombeiros pela AREANATejo - EcoBombeiros - 24 de novembro de 2016 Potencial de poupança energética e principais medidas identificadas em Quarteis de Bombeiros pela AREANATejo - EcoBombeiros - Área de Atuação Diagnósticos/ Auditorias Energéticas Simplificadas a Quartéis

Leia mais

CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE 2013 CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE %

CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE 2013 CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE % CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR MUNICÍPIO NO 1 TRIMESTRE DE 2013 27% 1 GOIÂNIA 2 JATAÍ 51% 3 TRINDADE 3% 7% 4% 9% 4 ANÁPOLIS 5 RIO VERDE 6 OUTROS FONTE: CDL GOIÂNIA CONCENTRAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA POR

Leia mais

Relatório de Débito Atualizado Monetariamente - Cálculo até 07/11/2016

Relatório de Débito Atualizado Monetariamente - Cálculo até 07/11/2016 1 01883012 01867507 01865678 01866445 01867475 01868560 01869416 01870367 01871257 01872077 01872892 01873716 01874468 01875302 01876585 01877423 01878358 01879376 01880281 01881289 01882199 PROCESSO ATÉ

Leia mais

Valor médio de avaliação bancária acentua tendência decrescente

Valor médio de avaliação bancária acentua tendência decrescente Mar-12 Abr-12 Mai-12 Jun-12 Jul-12 Ago-12 Set-12 Out-12 Nov-12 Dez-12 Jan-13 Fev-13 Mar-13 Inquérito à Avaliação Bancária na Março de 2013 26 de abril de 2013 Valor médio de avaliação bancária acentua

Leia mais

EMPREGO DE ATIVIDADES DE TURISMO DO ESTADO DO CEARÁ (CE) - MAIO Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico

EMPREGO DE ATIVIDADES DE TURISMO DO ESTADO DO CEARÁ (CE) - MAIO Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico EMPREGO DE ATIVIDADES DE TURISMO DO ESTADO DO CEARÁ (CE) - MAIO 2018 - Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico SUMÁRIO 1. RESULTADOS SINTÉTICOS DA PESQUISA...3 Ilustração 1 - Indicadores

Leia mais

Comercializador Varejista

Comercializador Varejista Comercializador Varejista XIX Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica 10/11/201 Rui Altieri Presidente do Conselho de Administração Agenda Governança do setor elétrico e o papel

Leia mais

Total e Secções Contributos para a variação homóloga (p.p.) jul. jul. set. set. mai. mai. nov. mar. mar. jan-17

Total e Secções Contributos para a variação homóloga (p.p.) jul. jul. set. set. mai. mai. nov. mar. mar. jan-17 jan-15 jan-16 jan-17 jan-18 jan-19 01 de ho de 2019 Índice de Produção Industrial Maio de 2019 Índice de Produção Industrial (*) registou uma variação homóloga de -0,6% O índice de produção industrial

Leia mais

Gerencia de Planejamento do Sistema GPS FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO

Gerencia de Planejamento do Sistema GPS FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO A solicitação de acesso é o requerimento formulado pelo acessante que, uma vez entregue à acessada, implica a prioridade de atendimento, de acordo com a ordem cronológica de protocolo. Para acessantes

Leia mais

ÍNDICES DE PREÇOS DO SETOR DE SERVIÇOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (CE) - SETEMBRO

ÍNDICES DE PREÇOS DO SETOR DE SERVIÇOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (CE) - SETEMBRO Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico ÍNDICES DE PREÇOS DO SETOR DE SERVIÇOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (CE) - SETEMBRO 2016 - SUMÁRIO 1. RESULTADOS SINTÉTICOS DA PESQUISA...

Leia mais

Estudo Comparativo Implementação de IMOP

Estudo Comparativo Implementação de IMOP SIMULAÇÃO ENERGETICA ANUAL 30GX122 Estudo Comparativo Implementação de IMOP Elaborado por Pedro Mimoso Fevereiro, 2012 Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Agos Set Out Nov Dez SIMULAÇÃO ENERGETICA Para a elaboração

Leia mais

Variação homóloga do valor médio de avaliação bancária acentua tendência negativa

Variação homóloga do valor médio de avaliação bancária acentua tendência negativa Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação Março de 2012 26 de Abril de 2012 Variação homóloga do valor médio de avaliação bancária acentua tendência negativa O valor médio de avaliação bancária de habitação

Leia mais

INSS 2014 Confira o calendário de Pagamentos dos Benefícios do INSS

INSS 2014 Confira o calendário de Pagamentos dos Benefícios do INSS INSS 2014 Confira o calendário de Pagamentos dos Benefícios do INSS 2013-2014 Confira aqui o Calendário do INSS 2014 e saiba todas as informações divulgadas pelo Ministério da Previdência Social. 1 / 21

Leia mais

Energia solar fotovoltaica:

Energia solar fotovoltaica: Energia solar fotovoltaica: Uma solução para o setor energético brasileiro Raphael Duque Objetivos 1. Desafios do Setor de Energia Elétrica Brasileiro; 2. Uma Solução para o Setor Elétrico Brasileiro;

Leia mais

INTENÇÃO DE INVESTIR DOS COMERCIANTES CRESCE COM PERSPECTIVA DE AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS NO NATAL

INTENÇÃO DE INVESTIR DOS COMERCIANTES CRESCE COM PERSPECTIVA DE AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS NO NATAL INTENÇÃO DE INVESTIR DOS COMERCIANTES CRESCE COM PERSPECTIVA DE AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS NO NATAL O de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou aumento (+0,3%) na passagem de setembro para

Leia mais

Dados Estatísticos Portabilidades. Setembro/2013

Dados Estatísticos Portabilidades. Setembro/2013 Dados Estatísticos Portabilidades Setembro/2013 Índice Termos Técnicos Utilizados... 3 Dados Quantitativos Evolução Mensal do Número de Portabilidades Cadastradas... 13 Apresentação de Resultados Tabela

Leia mais

Exemplo de Fatura de Unidade Consumidora atendida em média tensão: Frente

Exemplo de Fatura de Unidade Consumidora atendida em média tensão: Frente Exemplo de Fatura de Unidade Consumidora atendida em média tensão: Frente Verso 1 - N o do Cliente: Este número deve ser utilizado para o cliente identificar-se ao ligar para o novo telefone da Cemig:

Leia mais

Faturas de energia elétrica (média / alta tensão)

Faturas de energia elétrica (média / alta tensão) 1. Objetivo Faturas de energia elétrica (média / alta tensão) O objetivo deste documento é esclarecer a forma em que é calculada a fatura de energia elétrica, explicando seus principais componentes, padrões

Leia mais

Modelagem de séries temporais de demanda de energia elétrica da Universidade Federal de Lavras, correspondentes ao período de 1995 a 2013

Modelagem de séries temporais de demanda de energia elétrica da Universidade Federal de Lavras, correspondentes ao período de 1995 a 2013 Modelagem de séries temporais de demanda de energia elétrica da Universidade Federal de Lavras, correspondentes ao período de 1995 a 2013 Jair Rocha do Prado 1 Thelma Sáfadi 2 Joaquim Paulo da Silva 3

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE BOMBAS INJETORAS DE LOCOMOTIVAS GE EFI (INJEÇÃO ELETRÔNICA)

RECUPERAÇÃO DE BOMBAS INJETORAS DE LOCOMOTIVAS GE EFI (INJEÇÃO ELETRÔNICA) RECUPERAÇÃO DE BOMBAS INJETORAS DE LOCOMOTIVAS GE EFI (INJEÇÃO ELETRÔNICA) RESUMO Com o início da utilização da frota de locomotivas GE que possui sistema de injeção eletrônica, o setor de manutenção da

Leia mais

Atualização de $ 602,77 de Abr-2006 para Mai-2011 pelo índice INPC. Valor atualizado: $ 784,48

Atualização de $ 602,77 de Abr-2006 para Mai-2011 pelo índice INPC. Valor atualizado: $ 784,48 CONTINUO de $ 602,77 de 2006 para Mai-2011 pelo índice INPC. Valor atualizado: $ 784,48 06=0,12%; Mai-06=0,13%; Jun-06=-0,07%; Jul-06=0,11%; Ago-06=-0,02%; Set- 06=0,43%; Nov-06=0,42%; Dez-06=0,62%; Jan-07=0,49%;

Leia mais

Avaliação e Tendência dos Níveis de Distorção Harmônica de Tensão no Sistema Elétrico de Distribuição

Avaliação e Tendência dos Níveis de Distorção Harmônica de Tensão no Sistema Elétrico de Distribuição 21 a 25 de Agosto de 26 Belo Horizonte - MG Avaliação e Tendência dos Níveis de Distorção Harmônica de Tensão no Sistema Elétrico de Distribuição ERNESTO ALBERTO MERTENS JR BENEDITO DONIZETI BONATTO LUÍS

Leia mais