COOPERATIVAS DE CRÉDITO NO ORDENAMENTO JURÍDICO VIGENTE 33º SEMINÁRIO NACIONAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS - ABDE SALVADOR - BAHIA OUTUBRO 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COOPERATIVAS DE CRÉDITO NO ORDENAMENTO JURÍDICO VIGENTE 33º SEMINÁRIO NACIONAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS - ABDE SALVADOR - BAHIA OUTUBRO 2013"

Transcrição

1 COOPERATIVAS DE CRÉDITO NO ORDENAMENTO JURÍDICO VIGENTE 33º SEMINÁRIO NACIONAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS - ABDE SALVADOR - BAHIA OUTUBRO 2013

2 AGENDA 01 ORIENTAÇÃO CONSTITUCIONAL 02 CONCEITOS E PRINCÍPIOS COOPERATIVOS 03 LEI COOPERATIVISTA LEI 5.764/71 04 SISTEMA NACIONAL DE CRÉDITO COOPERATIVO LC 130/09 05 FUNCIONAMENTO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO RES. CMN 3.859/2010

3 CONSTITUIÇÃO FEDERAL A República Federativa do Brasil, como Estado democrático de Direito, baseia-se em fundamentos como: cidadania, dignidade da pessoa humana, valor social do trabalho, livre iniciativa e pluralismo político, bem assim objetivos como liberdade, justiça, solidariedade, desenvolvimento, redução de desigualdades, promoção do bem comum ou coletivo e não-discriminação.

4 CONSTITUIÇÃO FEDERAL Tais postulados compõem exatamente o rol de valores e princípios do cooperativismo, assim secularmente consagrados. E é por conta dessa convergência que a Constituição Federal faz generosa menção ao cooperativismo.

5 CONSTITUIÇÃO FEDERAL Pelo vínculo mais direto como o tema proposto, abordaremos tão somente os seguintes dispositivos constitucionais: Art. 192 (Sistema Financeiro Nacional); Parágrafo 2º do Art. 174 (situado no título que trata da Ordem Econômica e Financeira Capítulo I, Princípios Gerais) e; Alínea c do inciso III do Art. 146 (inserido no Capítulo reservado ao Sistema Tributário Nacional).

6 CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, ABRANGENDO AS COOPERATIVAS DE CRÉDITO, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram. Art Cabe à lei complementar: [...] III estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: [...] c) Adequado tratamento tributário ao ato cooperativo praticado pela sociedades cooperativas. Art Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, INCENTIVO e planejamento... Parágrafo segundo: A lei APOIARÁ e ESTIMULARÁ O COOPERATIVISMO e outras formas de associativismo.

7 CONCEITO SOBRE COOPERATIVA Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de sociedade coletiva e democraticamente gerida. (Aliança Cooperativa Internacional Manchester 1995)

8 PRINCÍPIOS COOPERATIVOS 1. Adesão livre e voluntária; 2. Gestão democrática; 3. Participação econômica dos membros; 4. Autonomia e independência; 5. Educação, formação e informação; 6. Intercooperação; 7. Interesse pela comunidade.

9 Lei 5.764/71 Art. 4º (Características) Sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos seus associados.

10 Lei 5.764/71 a. Adesão livre e voluntária; b. Capital representado por quotas-partes; c. Limitação de quotas por associado; d. Incessibilidade de quotas a terceiros; e. Singularidade de voto; f. Quórum de AG baseado no número de associados e não no capital; g. Retorno das sobras; h. Indivisibilidade do fundo de reserva e de assistência técnica educacional e social.

11 Lei 5.764/71 Art. 6º (Classificação e composição) 1. Singulares: 20 pessoas físicas (admite PJ excepcionalmente); 2. Centrais: 3 singulares; 3. Confederações: 3 centrais.

12 Lei Complementar 130/2009 O cooperativismo de crédito é o primeiro segmento do Sistema Financeiro a conquistar sua lei complementar (Art. 192 da CF/88). Reconhecimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo composto pelo sistema de 3 níveis e entidades controladas ex: banco cooperativo, corretora de seguros, adm. de consórcios).

13 Lei Complementar 130/2009 Reafirmação da competência regulamentar do CMN e de supervisão do BACEN. Confere às cooperativas de crédito o direito de acessar todos os instrumentos do mercado financeiro, condição que permite sejam a única instituição financeira de seus associados.

14 Lei Complementar 130/2009 Captação de recursos e a concessão de crédito e garantias restritas aos próprios associados (exceção: operações de repasse). É vedado o ingresso no quadro social de pessoas jurídicas de direito público interno (União, Estado, DF e Município), incluindo autarquias, fundações e estatais.

15 Lei Complementar 130/2009 Governança Corporativa As cooperativas de crédito podem assumir os seguintes formatos de composição:

16 Lei Complementar 130/2009 AG DUAL AG MONÍSTICO C A A B C D E C A A B C Subordinação D Subordinação Dir. F G H Dir. E F

17 Resolução CMN 3.859/2010 Modalidades de Admissão: 1. Empregados, servidores e pessoas físicas prestadoras de serviço em caráter não eventual, de uma ou mais pessoas jurídicas, públicas ou privadas, definidas no estatuto, cujas atividades sejam afins, complementares ou correlatas, ou pertencentes a um mesmo conglomerado econômico.

18 Resolução CMN 3.859/2010 Modalidades de Admissão: 2. Profissionais e trabalhadores dedicados a uma ou mais profissões e atividades, definidas no estatuto, cujos objetos sejam afins, complementares ou correlatos.

19 Resolução CMN 3.859/2010 Modalidades de Admissão: 3. Pessoas que desenvolvam, na área de atuação da cooperativa, de forma efetiva e predominante, atividades agrícolas, pecuárias ou extrativistas, ou se dediquem a operações de captura e transformação do pescado.

20 Resolução CMN 3.859/2010 Modalidades de Admissão: 4. Pequenos empresários, microempresários ou microempreendedores, responsáveis por negócios de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, incluídas as atividades da áreas rural, cuja receita bruta anual seja igual ou inferior a R$ 360 mil. (LC 123/2006)

21 Resolução CMN 3.859/2010 Modalidades de Admissão: 5. Empresários participantes de empresas vinculadas direta ou indiretamente a sindicatos patronais.

22 Resolução CMN 3.859/2010 Modalidades de Admissão: 6. Livre de admissão de associados.

23 Resolução CMN 3.859/2010 Possibilidades de Admissão: 1. Seus próprios empregados e pessoas físicas que a elas prestem serviços. 2. Empregados e pessoas físicas prestadoras de serviços a entidades a ela associadas; 3. Aposentados 4. Pais, cônjuge, viúvo, filho e pensionista de associado vivo ou falecido; 5. Estudantes de cursos superiores e de cursos técnicos de áreas afins.

24 Resolução CMN 3.859/2010 Limites de exposição por cliente: 1. Nas aplicações em depósitos e títulos e valores mobiliários de responsabilidade ou de emissão de uma mesma entidade, empresas coligadas e controladora e suas controladoras e suas controladoras: 25% do PR. 2. Nas operações de crédito e de concessão de garantias em favor de um mesmo cliente, bem como nos créditos decorrentes de operações com derivativos: a) Por parte de cooperativa singular: 15% do PR, caso seja filiada a cooperativa central de crédito, e 10% do PR, caso não seja filiada a central; e b) Por parte de confederação e de central: 20% do PR.

25 OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO! Bruno Guimarães Rodrigues ADVOGADO Gerência Jurídica

Supervisão das instituições financeiras cooperativas no Brasil: ação estatal e autocontrole sistêmico

Supervisão das instituições financeiras cooperativas no Brasil: ação estatal e autocontrole sistêmico ACI - Congresso Continental de Direito Cooperativo Supervisão das instituições financeiras cooperativas no Brasil: ação estatal e autocontrole sistêmico Ênio Meinen MARCO LEGAL/REGULAMENTAR 2 Constituição

Leia mais

Cooperativas de Crédito

Cooperativas de Crédito Cooperativas de Crédito INTRODUÇÃO 1. As cooperativas de crédito são instituições financeiras cujas características jurídicas e socioeconômicas, decorrentes do cooperativismo, as diferenciam das demais,

Leia mais

Supervisão das instituições financeiras cooperativas no Brasil: ação do Banco Central e autocontrole sistêmico pelas federações e confederações

Supervisão das instituições financeiras cooperativas no Brasil: ação do Banco Central e autocontrole sistêmico pelas federações e confederações Supervisão das instituições financeiras cooperativas no Brasil: ação do Banco Central e autocontrole sistêmico pelas federações e confederações Ênio Meinen/Brasil MARCO LEGAL/REGULAMENTAR 2 Constituição

Leia mais

COOPERATIVISMO DE CRÉDITO NO BRASIL

COOPERATIVISMO DE CRÉDITO NO BRASIL COOPERATIVISMO DE CRÉDITO NO BRASIL Palestrante: Altamar Mendes altamar@feldensmadruga.com.br Índice 1. Natureza-Origem 2. Características 3. Marco legal 4. Papel do Bacen 5. Desafios do cooperativismo

Leia mais

Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) 09 de setembro de 2015

Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) 09 de setembro de 2015 Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) 09 de setembro de 2015 AGENDA Funções do cooperativismo de crédito Representatividade Regulação e Solidez O que se espera do cooperativismo de crédito? Os

Leia mais

NATUREZA JURÍDICA DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

NATUREZA JURÍDICA DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS E SUAS CARACTERÍSTICAS NATUREZA JURÍDICA DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS E SUAS CARACTERÍSTICAS 31 de Outubro de 2014 Goiânia GO José Cláudio Ribeiro Oliveira Superintendente Jurídico Institucional Unimed do Brasil SOCIEDADES COOPERATIVAS

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO COOPERATIVO

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO COOPERATIVO 1ª Fase PROVA OBJETIVA P á g i n a 1 DIREITO COOPERATIVO QUESTÃO 1 - Com base na Lei n. 5.764/1971, como recepcionada pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta, sobre a representação

Leia mais

Av: Borges de Medeiros, 340 -Salas 61 e 62 -Centro -Porto Alegre/RS -CEP:

Av: Borges de Medeiros, 340 -Salas 61 e 62 -Centro -Porto Alegre/RS -CEP: Av: Borges de Medeiros, 340 -Salas 61 e 62 -Centro -Porto Alegre/RS -CEP: 90020-020 www.credcorreios.com.br 0800 643-0070 - 3286-7501 COOPERATIVISMO Cooperativismo é a doutrina que recomenda a colaboração

Leia mais

COOPERATIVISMO SUSTENTÁVEL

COOPERATIVISMO SUSTENTÁVEL COOPERATIVISMO SUSTENTÁVEL O SURGIMENTO DO COOPERATIVISMO NO MUNDO Em 1844, no bairro de Rochdale, em Manchester, na Inglaterra 28 operários, a maioria tecelões, fundaram um armazém cooperativo, nascia

Leia mais

Sociedades Cooperativas

Sociedades Cooperativas Sociedades Cooperativas 634 O que são sociedades cooperativas? As sociedades cooperativas estão reguladas pela Lei n o 5.764, de 1971 que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, DA AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO E DA ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA

RESOLUÇÃO Nº CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, DA AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO E DA ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA RESOLUÇÃO Nº 3.859 Altera e consolida as normas relativas à constituição e ao funcionamento de cooperativas de crédito. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro

Leia mais

Page 1 of 12 Busca de normativos 28/05/2010 12:30 Início Ajuda Sair Início Pesquisa de normativos Resultado da pesquisa Conteúdo do normativo [NORFW0003] RESOLUCAO N. 003859 RESOLUCAO 3.859 ---------------

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Autarquias Professora Taís Flores www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito administrativo AUTARQUIAS QUANTO AO ÂMBITO DE ATUAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS AUTARQUIAS

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVA

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVA O que é necessário para constituir uma cooperativa? As cooperativas nascem da iniciativa das pessoas que têm necessidades comuns, onde todos os sócios

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Agências Reguladoras Parte 2 Prof. Denis França Classificação Serviços Públicos Propriamente Ditos (ANEEL, ANATEL, ANAC, ANTT e ANTAQ) Atividades

Leia mais

Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características

Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características 05.11.2016 Das sociedades cooperativas Lei nº 5.764/71 Art. 3º Celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente

Leia mais

Rumos da Previdencia complementar e ameaças `a representação dos participantes

Rumos da Previdencia complementar e ameaças `a representação dos participantes SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA FENAE/ANAPAR Rumos da Previdencia complementar e ameaças `a representação dos participantes 2 HISTÓRICO Complementação de aposentadoria de natureza trabalhista (em especial nas estatais)

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Sistema Financeiro Nacional Prof. Thamiris Felizardo -Conceito O Sistema Financeiro Nacional estruturado de forma a

Leia mais

Adequada utilização dos fundos da cooperativa: FATES, Reserva Legal e outros

Adequada utilização dos fundos da cooperativa: FATES, Reserva Legal e outros Adequada utilização dos fundos da cooperativa: FATES, Reserva Legal e outros Lajyárea Barros Duarte Paulo Gonçalves Lins Vieira Sistema OCESP SESCOOP/SP Resgate histórico Cooperativa de Rochdale: destinação

Leia mais

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Art. 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Art. 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Art. 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO COOPERATIVO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO COOPERATIVO PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO COOPERATIVO P á g i n a 1 Questão 1. Assinale a alternativa correta: É princípio do cooperativismo reafirmado pela Lei 5.764/71 e também pelos marcos normativos

Leia mais

A Regulamentação do Artigo 192: desenvolvimento e cidadania

A Regulamentação do Artigo 192: desenvolvimento e cidadania A Regulamentação do Artigo 192: desenvolvimento e cidadania Banco Central: função de Estado, autonomia e controle social São Paulo, 30 de abril de 2010 Ricardo Patah Presidente da União Geral dos Trabalhadores

Leia mais

Política institucional de governança corporativa. 1. Esta Política institucional de governança corporativa:

Política institucional de governança corporativa. 1. Esta Política institucional de governança corporativa: 1. Esta Política institucional de governança corporativa: a) é elaborada por proposta da área de Normas da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação), entidade definida como

Leia mais

Cooperativa de Crédito: o que é, como funciona e como aproveitar os benefícios.

Cooperativa de Crédito: o que é, como funciona e como aproveitar os benefícios. Cooperativa de Crédito: o que é, como funciona e como aproveitar os benefícios. Sumário O que é uma cooperativa? É uma associação de pessoas que se uniram voluntariamente para realizar um objetivo comum,

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO TCE DIREITO ADMINISTRATIVO Organização Da Administração Pública Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. CONCENTRAÇÃO X DESCONCENTRAÇÃO

Leia mais

AULA 02: RELAÇÃO DE CONSUMO

AULA 02: RELAÇÃO DE CONSUMO AULA 02: RELAÇÃO DE CONSUMO Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA José Eurico conheceu Mariclécia pela rede social Facebook e combinaram seu primeiro encontro no Shopping Compre Tranquilo. Para facilitar o

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Da Previdência Social Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Art. 201. A PREVIDÊNCIA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Concentração x Desconcentração Centralização x Descentralização O DL 200/1967 dispõe sobre a organização da Administração

Leia mais

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita OAB e sua estrutura Prof. Savio Chalita 1. Natureza jurídica da OAB -Conceito clássico (ultrapassado): Autarquia Federal Especial -Conceito recente: ADI 3026/2006 STF: serviço público independente (art.

Leia mais

Cooperativas de crédito Opções de associação para micro e pequenas empresas Vantagens e desvantagens com relação ao sistema bancário

Cooperativas de crédito Opções de associação para micro e pequenas empresas Vantagens e desvantagens com relação ao sistema bancário Cooperativas de crédito Opções de associação para micro e pequenas empresas Vantagens e desvantagens com relação ao sistema bancário 1- Opções de associação de empresas a cooperativas de crédito As pessoas

Leia mais

Cooperativas Sociais. Marcelo Mauad Assessor jurídico da UNISOL/Brasil Professor Universitário Autor do livro: Cooperativas de Trabalho Editora LTr

Cooperativas Sociais. Marcelo Mauad Assessor jurídico da UNISOL/Brasil Professor Universitário Autor do livro: Cooperativas de Trabalho Editora LTr Cooperativas Sociais Marcelo Mauad Assessor jurídico da UNISOL/Brasil Professor Universitário Autor do livro: Cooperativas de Trabalho Editora LTr Ressalva inicial Não se pretende substituir o imprescindível

Leia mais

1. Quais as vantagens e desvantagens da autonomia do BC nos seguintes aspectos: a) Administrativa. b) Orçamentária. c) Operacional

1. Quais as vantagens e desvantagens da autonomia do BC nos seguintes aspectos: a) Administrativa. b) Orçamentária. c) Operacional QUESTÕES PARA DISCUSSÃO versão 1.0: 1. Quais as vantagens e desvantagens da autonomia do BC nos seguintes aspectos: a) Administrativa b) Orçamentária c) Operacional 2. O Art. 192 da Constituição Federal

Leia mais

Resolução nº de

Resolução nº de Resolução nº 3.106 de 25.06.2003 Dispõe sobre os requisitos e procedimentos para a constituição, a autorização para funcionamento e alterações estatutárias, bem como para o cancelamento da autorização

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Econômica e Financeira Intervenção do Estado no domínio econômico Profª. Fabiana Coutinho - Classificação de Eros Grau nas formas de intervenção do Estado na ordem econômica:

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

2º É vedada a constituição de cooperativa mista com seção de crédito.

2º É vedada a constituição de cooperativa mista com seção de crédito. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e revoga dispositivos das Leis 4.595/64 de 31 de dezembro de 1964 e 5.764/71 de 16 de dezembro de 1971. Art. 1º As instituições financeiras constituídas

Leia mais

RESOLUCAO Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de cooperativas de crédito.

RESOLUCAO Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de cooperativas de crédito. RESOLUCAO 3.442 --------------- Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de cooperativas de crédito. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público

Leia mais

Efeitos financeiros do Simples

Efeitos financeiros do Simples Efeitos financeiros do Simples Limites de sua utilização frente ao ordenamento jurídico PAULO AYRES BARRETO Simples e Efeitos Financeiros Arrecadação Custo de Conformidade Constituição Federal Lei Complementar

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA IV FÓRUM NACIONAL DE COOPERATIVISMO MÉDICO COOPERATIVISMO E TERCEIRIZAÇÃO A VISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA IV FÓRUM NACIONAL DE COOPERATIVISMO MÉDICO COOPERATIVISMO E TERCEIRIZAÇÃO A VISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA IV FÓRUM NACIONAL DE COOPERATIVISMO MÉDICO COOPERATIVISMO E TERCEIRIZAÇÃO A VISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Brasília, DF, 15 de junho de 2011 DIREITO DO TRABALHO E

Leia mais

Cooperativas: situação no Estado do Tocantins

Cooperativas: situação no Estado do Tocantins Cooperativas: situação no Estado do Tocantins Quézia Duarte de Oliveira ; José Roberto Yoshihiro Tinen¹; Adriano Barreira de Andrade²; Marli Terezinha Vieira³ ¹Aluno do Curso de Ciências Contábeis; Campus

Leia mais

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2013 AGU Procurador Federal) Considerando o entendimento prevalecente na doutrina e na jurisprudência do STF sobre o preâmbulo constitucional e as disposições

Leia mais

Lei remuneração de dirigentes: Uma discussão sobre a nova realidade do Terceiro Setor

Lei remuneração de dirigentes: Uma discussão sobre a nova realidade do Terceiro Setor Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Art. 2º Publicar o Termo de Responsabilidade (anexo I) firmado pela Diretoria a respeito das estratégias de investimento.

Art. 2º Publicar o Termo de Responsabilidade (anexo I) firmado pela Diretoria a respeito das estratégias de investimento. Resolução Sicoob Cosae 004 Aderir Parcialmente ao Manual de Instruções Gerais (MIG) Risco de Mercado e Liquidez A Diretoria Executiva da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores do Setor Aeroespacial

Leia mais

ASSEMBLEIA ORDINÁRIA ABRIL DE 2018

ASSEMBLEIA ORDINÁRIA ABRIL DE 2018 ASSEMBLEIA ORDINÁRIA ABRIL DE 2018 EDITAL DE CONVOCAÇÃO O Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Poupança e Crédito Mútuo dos Empresários e Profissionais Liberais do Oeste Paulista SICOOB

Leia mais

COOPERATIVAS DE CRÉDITO QUESTÕES ATUAIS VISÃO E POSICIONAMENTO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL

COOPERATIVAS DE CRÉDITO QUESTÕES ATUAIS VISÃO E POSICIONAMENTO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL COOPERATIVAS DE CRÉDITO QUESTÕES ATUAIS VISÃO E POSICIONAMENTO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL COOPERATIVAS DE CRÉDITO São instituições financeiras reconhecidas pelo Banco Central mas não podem ser confundidas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Considere as seguintes normas constitucionais: I. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Professor Sergio Barata Art. 43. As disponibilidades de caixa dos entes da Federação serão depositadas conforme estabelece

Leia mais

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA. SUGESTÃO N o 117, DE 2005 I - RELATÓRIO. Altera a Lei n 5.764/71, no tocante às cooperativas de crédito.

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA. SUGESTÃO N o 117, DE 2005 I - RELATÓRIO. Altera a Lei n 5.764/71, no tocante às cooperativas de crédito. COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA SUGESTÃO N o 117, DE 2005 Altera a Lei n 5.764/71, no tocante às cooperativas de crédito. Autor: Conselho de Defesa Social de Estrela do Sul - Condesesul Relator: Deputado

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I - 6º período Prof. Danilo Vieira Vilela. Organização jurídico-administrativa: terceiro setor

DIREITO ADMINISTRATIVO I - 6º período Prof. Danilo Vieira Vilela. Organização jurídico-administrativa: terceiro setor Direito Administrativo UNISO 1 http://direitoeticaedignidade.webnode.com.br1 DIREITO ADMINISTRATIVO I - 6º período Prof. Danilo Vieira Vilela Organização jurídico-administrativa: terceiro setor Sumário

Leia mais

DIREITO COLETIVO (conceito) DIREITO DO TRABALHO II

DIREITO COLETIVO (conceito) DIREITO DO TRABALHO II Aula 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais. MARIA INÊS GERARDO www.mariainesgerardo.com.br Conteúdo Programático desta aula O Direito

Leia mais

SUMÁRIO 2. DO EMPRESÁRIO DIREITO EMPRESARIAL... 1

SUMÁRIO 2. DO EMPRESÁRIO DIREITO EMPRESARIAL... 1 STJ00094827 SUMÁRIO 1. DIREITO EMPRESARIAL... 1 1.0. Considerações preliminares... 1 1.1. Teorias do Direito Comercial...... 4 1.2. Unificação dos Direitos Civil e Comercial... 6 1.3. Fontes do Direito

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Ciência das Finanças Públicas. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Ciência das Finanças Públicas. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Prof. Thamiris Felizardo -Conceito A Ciência das Finanças é a disciplina que, pela investigação dos fatos, procura

Leia mais

TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO

TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO Organização Normativa Título VI Da Tributação e do Orçamento Do Sistema Tributário Nacional Princípios Gerais Das Limitações do Poder de Tributar Dos impostos da União Dos impostos

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Competências Prof. Thamiris Felizardo -Competência para legislar sobre o direito financeiro Competências Art. 24. Compete

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. As Resoluções 40, 43 e 19 do Senado federal. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. As Resoluções 40, 43 e 19 do Senado federal. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Lei de Responsabilidade Fiscal Prof. Thamiris Felizardo RESOLUÇÃO Nº 40, DE 2001 Dispõe sobre os limites globais para o montante da dívida pública consolidada e da dívida pública mobiliária

Leia mais

módulo 3 Organização do Estado brasileiro

módulo 3 Organização do Estado brasileiro módulo 3 Organização do Estado brasileiro unidade 1 introdução aos princípios constitucionais fundamentais princípios constitucionais fundamentais Carl Schmitt decisões políticas do Estado normas fundadoras

Leia mais

Santarém, 6 de Junho de 2012 Quadro jurídico e fiscal do Sector Cooperativo: Que resposta aos novos desafios?

Santarém, 6 de Junho de 2012 Quadro jurídico e fiscal do Sector Cooperativo: Que resposta aos novos desafios? Santarém, 6 de Junho de 2012 Quadro jurídico e fiscal do Sector Cooperativo: Que resposta aos novos desafios? José Alberto Pitacas japitacas@gmail.com Que novos desafios? Visibilidade e reconhecimento

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Parte 1 Prof. Denis França São espécies de autarquias. Integram a administração indireta. Características da administração indireta: Finalidade

Leia mais

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO FATES. (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social)

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO FATES. (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social) REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO FATES (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social) SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. FINALIDADE... 1 3. DAS COMPETÊNCIAS... 1 4. DA FORMAÇÃO... 1 5. DA ALOCAÇÃO E APLICAÇÃO

Leia mais

PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 36, de 02 de abril de 2007

PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 36, de 02 de abril de 2007 Fls. 30 MINISTÉRIO DA FAZENDA 29 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 6ª REGIÃO FISCAL PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 36, de 02 de abril de 2007 INTERESSADO CNPJ/CPF

Leia mais

COMPARATIVO DAS RESOLUÇÕES 3.859/2010 E 4.434/2015

COMPARATIVO DAS RESOLUÇÕES 3.859/2010 E 4.434/2015 COMPARATIVO DAS RESOLUÇÕES 3.859/2010 E 4.434/2015 O quadro apresentado na sequência tem por finalidade demonstrar as alterações que serão produzidas pela Resolução n.º 4.434/2015, comparativamente à Resolução

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 80 /2017.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 80 /2017. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 80 /2017. Altera a Lei Complementar nº 5.623/2009, que regulamenta no município de Rio Verde-GO, tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno

Leia mais

REGULAÇÕES, RESOLUÇÕES E RISCOS... 9 Órgãos Reguladores A Resolução CMN Riscos de Responsabilização... 11

REGULAÇÕES, RESOLUÇÕES E RISCOS... 9 Órgãos Reguladores A Resolução CMN Riscos de Responsabilização... 11 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 5 Associativismo e Cooperativismo... 6 A CrediAliança... 6 Crédito e Responsabilidade Socioambiental... 8 REGULAÇÕES, RESOLUÇÕES E RISCOS... 9 Órgãos Reguladores... 10 A Resolução

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Guia de Tributos Retidos na Fonte: IRRF: Cooperativas de trabalho e associações profissionais ou assemelhados

Guia de Tributos Retidos na Fonte: IRRF: Cooperativas de trabalho e associações profissionais ou assemelhados Guia de Tributos Retidos na Fonte: IRRF: Cooperativas de trabalho e associações profissionais ou assemelhados Resumo: Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos as regras para retenção do Imposto

Leia mais

Legislação Aplicável aos Ativos Orientações da Susep ao Mercado

Legislação Aplicável aos Ativos Orientações da Susep ao Mercado Legislação Aplicável aos Ativos Orientações da Susep ao Mercado Julho/2015 Conteúdo 1. BASE LEGAL... 2 1.1. NORMAS... 2 1.2. OUTRAS NORMAS RELACIONADAS... 4 2. NORMAS ADMINISTRATIVAS APLICÁVEIS... 5 1.

Leia mais

ARTIGOS COMPLEMENTARES DA ORDEM ECONÔMICA.

ARTIGOS COMPLEMENTARES DA ORDEM ECONÔMICA. Página1 Curso/Disciplina: Direito Econômico Aula: Artigos complementares da ordem econômica. Professor (a): Luiz Jungstedt. Monitor (a): Felipe Loyola Nº da aula 07 ARTIGOS COMPLEMENTARES DA ORDEM ECONÔMICA.

Leia mais

CONTRATOS COM O MESMO GRUPO VALOR ORIGINAL

CONTRATOS COM O MESMO GRUPO VALOR ORIGINAL CONTRATOS MESMO GRUPO ITEM CONTRATOS MESMO GRUPO 01 Funcafé Fundo de Defesa da Economia Cafeeira: - Contrato 010/1/2004: Contratação de instituição financeira para atuar em operações de crédito com recursos

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direitos e Garantias Fundamentais Introdução. Classificação dos Direitos Fundamentais. Direitos Individuais. Direitos Coletivos. Direitos Sociais. Direito de Nacionalidade. Direitos Políticos. Garantias.

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e Do Sistema Financeiro Nacional Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III

Leia mais

Cenário Político e Cooperativismo. Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil

Cenário Político e Cooperativismo. Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil Cenário Político e Cooperativismo Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil Fórum Político Nacional Unimed Brasília/DF 24. Fev. 2015 IDENTIDADE Uma cooperativa é uma associação autónoma

Leia mais

NOÇÃO DE COOPERATIVA

NOÇÃO DE COOPERATIVA NOÇÃO DE COOPERATIVA As cooperativas são pessoas colectivas autónomas, de livre constituição, de capital e composição variáveis, que, através da cooperação e entreajuda dos seus membros, com obediência

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Organização Estatal Vedação aos entes federativos: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles

Leia mais

DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017

DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 Cria o Programa Nacional de Voluntariado, institui o Prêmio Nacional do Voluntariado e altera o Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

@profluisalberto.

@profluisalberto. @profluisalberto https://www.youtube.com/profluisalberto @profluisalberto TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS ART. 1º FUNDAMENTOS ART. º SEPARAÇÃO DOS PODERES ART. 3º OBJETIVOS ART. 4º RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

Altera e acrescenta dispositivos da Lei 9626/99 Revoga a Lei 8786/95

Altera e acrescenta dispositivos da Lei 9626/99 Revoga a Lei 8786/95 Altera e acrescenta dispositivos da Lei 9626/99 Revoga a Lei 8786/95 Insolvência patrimonial Lastro financeiro negativo Defasagem de receitas Aumento de rol de cobertura pela ANS Envelhecimento da carteira

Leia mais

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada. Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 02 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 1.3 Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro

Leia mais

Condições para o exercício de cargos

Condições para o exercício de cargos Condições para o exercício de cargos 1. São condições para o exercício de cargos em órgãos estatutários de cooperativas de crédito, além de outras exigidas pela legislação e pela regulamentação em vigor

Leia mais

CódigoCooperativo(selecçãodeapenasalgunsartigos) Aprovado pela Lei n.º 51/96, de 7 de Setembro

CódigoCooperativo(selecçãodeapenasalgunsartigos) Aprovado pela Lei n.º 51/96, de 7 de Setembro CódigoCooperativo(selecçãodeapenasalgunsartigos) Aprovado pela Lei n.º 51/96, de 7 de Setembro Artigo1.º Âmbito O presente diploma aplica-se às cooperativas de todos os graus e às organizações afins cuja

Leia mais

Resumão sobre Cooperativismo

Resumão sobre Cooperativismo Resumão sobre Cooperativismo Apresentação Com o intuito de facilitar a compreensão em relação às cooperativas, eu tive a ideia de fazer este resumão. A iniciativa visa, primordialmente, esclarecer e tirar

Leia mais

O Reflexo da Reforma no Regime de Previdência Complementar

O Reflexo da Reforma no Regime de Previdência Complementar O Reflexo da Reforma no Regime de Previdência Complementar Nilton Santos, 17 de agosto de 2017 1 O Regime de Previdência Complementar - RPC 2 Sistema de previdência Regime Geral Regimes Próprios Previdência

Leia mais

DESPESAS LIQUIDADAS - ULTIMOS 12 MESES

DESPESAS LIQUIDADAS - ULTIMOS 12 MESES ESTADO DA BAHIA DEMONSTRATIVO DE DESPESA COM PESSOAL ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL PERÍODO DE REFERÊNCIA: JANEIRO/2018 à DEZEMBRO/2018 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESA

Leia mais

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i)

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) CAMILA VILLARD DURAN! Pessoa jurídica! Personalidade! Capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações! Registro dos atos constitutivos 1 ! Pessoas

Leia mais

Linhas de Defesa nas Cooperativas Auditoria Cooperativa. Desuc/Gsuc1/Disep/Cosep-03 Álvaro Luiz

Linhas de Defesa nas Cooperativas Auditoria Cooperativa. Desuc/Gsuc1/Disep/Cosep-03 Álvaro Luiz Linhas de Defesa nas Cooperativas Auditoria Cooperativa Desuc/Gsuc1/Disep/Cosep-03 Álvaro Luiz Cooperativas Independentes Auditoria Interna Modelo Anterior Cooperativas Filiadas Supervisão Auxiliar Auditoria

Leia mais

Organização da Administração Pública

Organização da Administração Pública Direito Administrativo Organização da Administração Pública Estado - Povo; - Território; - Governo soberano. Organização do Estado - Federação: União Estados Distrito Federal Municípios Governo e Administração

Leia mais

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) SÃO PESSOAS JURÍDICAS SÃO ENTES FEDERATIVOS PREVISTOS NA CF/88 SÃO REGIDOS PREDOMINANTEMENTE PELO DIREITO CONSTITUCIONAL ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu

Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Edgar Abreu Conhecimentos Bancários 1. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Geral de Preços (IGP-M) é o índice utilizado no sistema de metas

Leia mais

56,19% 54,00% 51,30% 48,60%

56,19% 54,00% 51,30% 48,60% ESTADO DA BAHIA DEMONSTRATIVO DE DESPESA COM PESSOAL ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL PERÍODO DE REFERÊNCIA: JANEIRO/2018 à DEZEMBRO/2018 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESA

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA VIÇOSA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA VIÇOSA ESTADO DA BAHIA DEMONSTRATIVO DE DESPESA COM PESSOAL ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL PERÍODO DE REFERÊNCIA: MAIO/2018 à ABRIL/2019 RGF ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESAS LIQUIDADAS

Leia mais

QUARTA DO CONHECIMENTO

QUARTA DO CONHECIMENTO QUARTA DO CONHECIMENTO Tema: Organização jurídica de organizações religiosas e aspectos contábeis Facilitador: Jonatas Nascimento E-mail: jonatasnascimento@hotmail.com Contato: 21 99247-1227 1 Jonatas

Leia mais

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo Página1 Curso/Disciplina: Regimento Interno da ALERJ Aula: Introdução. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Nº da aula 01 No programa do concurso há menção a uma Resolução, a

Leia mais

Aspectos Jurídicos no Mercado de Geração Distribuída. 17 de Maio de 2018

Aspectos Jurídicos no Mercado de Geração Distribuída. 17 de Maio de 2018 Aspectos Jurídicos no Mercado de Geração Distribuída 17 de Maio de 2018 ADVOCACIA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DO NEGÓCIO Rodrigo Hsu Ngai Leite, Sócio rleite@leiteroston.com.br Clibas Pacheco, Associado

Leia mais

e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro

e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro SEGURADO EMPREGADO e) o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Orçamento e Planejamento. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Orçamento e Planejamento. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Prof. Thamiris Felizardo A Lei no 4.320/64 corporificou o orçamento-programa ao estabelecer no seu Art. 2 Lei 4.320/64 A Lei do Orçamento conterá a discriminação

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Princípios Fonte: elfactorhumanoburgos.com Direito Constitucional Princípios PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Elementos basilares da Constituição. - Eles nos auxiliam a entender

Leia mais