CAPÍTULO V. NR-10 - Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO V. NR-10 - Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade"

Transcrição

1 CAPÍTULO V NR-10 - Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade PROFESSOR: SÉRGIO QUEIROZ DE ALMEIDA 1

2 NR-10 - Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Guia Prático de Análise e Aplicação Autores: Benjamim Ferreira de Barros, Elaine Cristina de Almeida Guimarães, Reinaldo Borelli, Ricardo Luis Gedra, Sonia Regina Pinheiro Código:

3 Perfil do Trabalhador

4 Aterramento Temporário Fonte: imagem dos autores.

5 Prontuário Diagramas unifilares atualizados das instalações elétricas. Procedimentos de segurança relacionados com a NR-10 (ou a esta NR), com descrição das medidas de controle existentes. Laudo do para-raios e do sistema de aterramento elétrico. Especificação dos EPIs, EPCs e ferramental aplicável conforme determina a NR-10. Certificados e documentos que comprovem qualificação, habilitação, capacitação e autorização dos trabalhadores. Laudo dos ensaios de isolação elétrica realizados nos EPIs e EPCs. Certificações dos equipamentos e materiais elétricos que estejam instalados em áreas sujeitas a risco de explosão. Relatório técnico com as inspeções atualizadas dos itens anteriores. Caso algum item esteja em desacordo, deve haver um plano de ação para sua adequação contendo cronograma com os respectivos prazos. Descrição dos procedimentos para emergências. SEP Certificação dos EPIs e EPCs.

6 Riscos Elétricos Choque elétrico Arco elétrico Campo eletromagnético

7 Choque Elétrico É uma perturbação de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no corpo humano quando por ele circula uma CORRENTE ELÉTRICA. Corrente circulando entre os membros superior e inferior O corpo humano é ou se comporta como um CONDUTOR ELÉTRICO, que possui, inclusive, uma RESISTÊNCIA.

8 Choque Elétrico Segundo a IEC 60479, os efeitos da corrente elétrica circulando no corpo humano dependem de: Intensidade da corrente Duração do choque Frequência do sinal Densidade da corrente Caminho da corrente

9 Choque Elétrico Zonas de efeito de corrente alternada (50 e 60 Hz) sobre adultos Fonte: IEC Zona 1 Zona 2 Zona 3 Zona 4 Zona 5 Em geral nenhuma reação. Em geral nenhum efeito patofisiológico perigoso. Em geral nenhum risco de fibrilação. Fibrilação possível (Probabilidade de até 50%). Risco de fibrilação (Probabilidade superior a 50%).

10 Choque Elétrico Classificação do choque quanto ao tipo: Choque estático: equipamento ou instalação com característica capacitiva. É proveniente de atrito. Choque dinâmico: contato do corpo humano com ponto energizado. Pode ser causado por tensão de passo ou tensão de toque. Corrente circulando nos membros inferiores Corrente circulando entre os membros superior e inferior

11 Arco Elétrico Constitui a mais intensa fonte de calor conhecida na Terra. A temperatura do núcleo do arco pode alcançar ºC. Pode produzir danos ao sistema auditivo devido ao deslocamento de ar, que pode atingir 160 db. Pode produzir queimaduras profundas, danos ao sistema visual, ocasionar o óbito da vítima e paralisar sistemas produtivos. Impõe despesas para tratamentos médicos e reposição de equipamentos.

12 Campo Eletromagnético De acordo com o ICNIRP, os níveis de campo magnético e campo elétrico considerados seguros são: Tipo de Exposição Campo Elétrico (kv/m) Trabalhadores (jornada de trabalho) 8,3 Trabalhadores (período curto) Público (exposição permanente) Público (algumas horas/dia) 4,2 Tipo de Exposição Trabalhadores (jornada de trabalho) Público (exposição permanente) Campo Magnético (mg) Fonte: ENQUALAB-2005 Encontro para a Qualidade de Laboratórios ICNIRP: International Comittee on Non Ionization Radiation Protection.

13 Medidas de Controle do Risco Elétrico Desenergização; Aterramento funcional, de proteção e temporário; Equipotencialização; Seccionamento automático da alimentação; Dispositivos de corrente de fuga; Extrabaixa tensão; Barreiras e invólucros; Bloqueios e anteparos; Obstáculos e anteparos; Isolamento de partes vivas; Isolação reforçada ou dupla; Colocação fora de alcance; Separação elétrica.

14 Medidas de Controle do Risco Elétrico Aterramento Aterrar significa prover um sistema ou instalação de um potencial de referência e/ou de um caminho de baixa impedância para uma eventual corrente de falta. O aterramento é uma ligação intencional à terra. Tipos de aterramento Aterramento temporário; Aterramento funcional; Aterramento proteção.

15 Fonte: imagem dos autores. ELETRICIDADE APLICADA PROF. SÉRGIO Medidas de Controle do Risco Elétrico Dispositivos de corrente de fuga Obstáculo Isolação básica Isolação reforçada

16 Medidas de Controle do Risco Elétrico Proteção por colocação fora de alcance

17 Equipamentos de Proteção Individual Capacete de proteção Capacete de proteção tipo aba frontal com viseira Luva isolante e luva de sobreposição Manga isolante Calçado de proteção

18 Equipamentos de Proteção Coletiva Cone de sinalização Fita de sinalização Grade dobrável Sinalizador strobo Tapete de borracha isolante Aterramento temporário

19 Equipamentos de Proteção Coletiva Placas de sinalização

20 Análise de Riscos Causas diretas Causas indiretas

21 Análise de Riscos Classificação dos acidentes de trabalho Podemos classificar os acidentes de trabalho relacionando-os com fatores humanos (atos inseguros) e com o ambiente (condições inseguras). Atos inseguros: consistem em como os trabalhadores se expõem (consciente ou inconscientemente) aos riscos de acidentes. É possível analisar e controlar os fatores relacionados com os atos inseguros.

22 Análise de Riscos Fatores determinantes - Atos inseguros Incompatibilidade entre o executante e a função: devido a idade, sexo, nível de inteligência, coordenação motora, problemas com a chefia, ausência de programas para promoção e remuneração. Fatores momentâneos: fadiga, abalos emocionais, álcool, problemas familiares. Desconhecimento de riscos da função: atribuído à falta de treinamento ou seleção deficiente. Personalidade e caráter: trabalhador desatento, exibicionista, brincalhão.

23 Análise de Riscos Fatores determinantes - Condições inseguras A condição insegura, se presente no ambiente de trabalho, põe em risco a integridade física do trabalhador. Está associada a deficiências técnicas. Construção do ambiente: excesso de ruído, falta de sinalização, instalação elétrica deficiente, piso escorregadio, falta de arrumação, iluminação inadequada. Equipamento: falta de proteção em partes girantes, máquinas com problemas, deficiências de isolação, ferramentas impróprias. Proteção do trabalhador: insuficiente ou ausente, falta de EPI e EPC adequados.

24 Análise de Riscos Análise de risco: conjunto de métodos e técnicas que identificam e avaliam qualitativa e quantitativamente os riscos da atividade. Principais resultados: identificação dos cenários de acidentes, frequências esperadas e magnitude das possíveis consequências.

25 Análise de Riscos Na prática significa: Descrever a tarefa passo a passo; Indicar os perigos envolvidos; Listar as causas dos perigos; Realizar ações de controle; Indicar responsável e data de realização da tarefa.

26 Dispositivos de Bloqueio

27 Modelo de Procedimento de Trabalho Logo 1 - Objetivo 2 - Campo de aplicação 3 - Base técnica 4 - Competências 5 - Responsabilidades 6 - Material necessário 7 - Ferramental necessário Nome do procedimento de trabalho 8 - Equipamentos de proteção coletiva 9 - Medidas de controle 10 - Disposições gerais 11 - Orientações finais Profissional autorizado responsável pelo procedimento (nome e assinatura) Profissional do SESMT (nome e assinatura) Página xxx REV x

28 Distância de Segurança ZL = Zona livre. ZC = Zona controlada, restrita a trabalhadores autorizados. ZR = Zona de risco, restrita a trabalhadores autorizados e com a adoção de técnicas, instrumentos e equipamentos apropriados ao trabalho. PE = Ponto da instalação energizado. SI = Superfície isolante construída com material resistente e dotada de todos dispositivos de segurança.

29 Desenergizado 1 - Desligado 2 - Isolado 3 - Bloqueado 4 - Testado 5 - Aterrado 6 - Protegido (se aplicável) 7 - Sinalizado

30 Suporte Básico de Vida 1 - Socorrista. 2 - Médico ou outro profissional da saúde presente no local. 3 - Pessoas leigas, mas que tenham noções de primeiros socorros ou suporte básico de vida. 4 - Pessoas leigas, mas que não tenham noções de primeiros socorros.

31 Princípios Básicos do Socorrista Imediato 1 - Ter consciência de que não possui formação na área de saúde (quando leigo). 2 - Manter a calma (autocontrole). 3 - Avaliar o cenário. 4 - Avaliar a gravidade do acidente. 5 - Priorizar o atendimento. 6 - Possuir espírito de liderança. 7 - Manter a assistência até a chegada do socorro especializado.

32 Verificação da Respiração

33 Verificação da Pulsação

34 Parada Cardiopulmonar

35 Remoção de Vítima

GLOSSÁRIO 1. Alta Tensão (AT): 2. Área Classificada: 3. Aterramento Elétrico Temporário: 4. Atmosfera Explosiva: 5. Baixa Tensão (BT):

GLOSSÁRIO 1. Alta Tensão (AT): 2. Área Classificada: 3. Aterramento Elétrico Temporário: 4. Atmosfera Explosiva: 5. Baixa Tensão (BT): GLOSSÁRIO 1. Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. 2. Área Classificada: local com potencialidade de

Leia mais

EXIGÊNCIA PARA FUNCIONÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS!

EXIGÊNCIA PARA FUNCIONÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS! Treinamento: Obrigatoriedade prevista na NR-10: Todos devem ter Treinamento básico de 40 horas; Trabalhos em SEP e proximidades o Treinamento complementar, além do básico, mais 40 horas Conteúdo e carga

Leia mais

NR-10. Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Antônio Fábio Dantas da Nóbrega

NR-10. Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Antônio Fábio Dantas da Nóbrega NR-10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade Sumário Riscos em instalações e serviços elétricos Visão geral sobre a NR-10 Medidas de Proteção Coletiva Equipamentos de Proteção Coletiva Medidas

Leia mais

PROPOSTA NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

PROPOSTA NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE PROPOSTA NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Texto base apresentado pelo MTE como proposta de atualização da Regulamentação Normativa atual em segurança e saúde no trabalho com atividades

Leia mais

NR - 10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - NOÇÕES BÁSICAS - Jeferson Seidler

NR - 10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - NOÇÕES BÁSICAS - Jeferson Seidler NR - 10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - NOÇÕES BÁSICAS - NR 10 Inst. Elétricas Aplica se à: geração, transmissão, distribuição e consumo, De energia elétrica NR 10 Inst. Elétricas incluindo as etapas de projeto,

Leia mais

BRAGA & BOUWMAN ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

BRAGA & BOUWMAN ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA BRAGA & BOUWMAN ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO - CLT TÍTULO II - DAS NORMAS GERAIS DE TUTELA DO TRABALHO CAPÍTULO V - DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO SEÇÃO XIII

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO E A NR-10 PALESTRA PARA OS COLABORADORES DA RHMED RJ 13/03/2009

SEGURANÇA NO TRABALHO E A NR-10 PALESTRA PARA OS COLABORADORES DA RHMED RJ 13/03/2009 SEGURANÇA NO TRABALHO E A NR-10 PALESTRA PARA OS COLABORADORES DA RHMED RJ 13/03/2009 NR-10 PORTARIA M.T.E 598 DE 07-12-2004 IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS OBJETIVO IMPLEMENTAÇÃO DE

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA NR-10 NAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS IMPACTOS E OPORTUNIDADES

IMPLANTAÇÃO DA NR-10 NAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS IMPACTOS E OPORTUNIDADES IMPLANTAÇÃO DA NR-10 NAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS IMPACTOS E OPORTUNIDADES Engº Wilmar Fratini Comissão Metroferroviária - GT de Gestão Integrada São Paulo - 29.08.07 Norma Regulamentadora nº 10 SEGURANÇA

Leia mais

UMA VIAGEM PELAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

UMA VIAGEM PELAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS UMA VIAGEM PELAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS A SEGURANÇA NA VIAGEM FOTO DO PALESTRANTE JOÃO JOSÉ BARRICO DE SOUZA A SEGURANÇA NA VIAGEM - PARADA SÃO PAULO A NBR 5410 NO AMBIENTE DE TRABALHO. NR-10 10.1.1 Esta

Leia mais

Entenda a nova Norma Regulamentadora NR-10

Entenda a nova Norma Regulamentadora NR-10 Entenda a nova Norma Regulamentadora NR-10 *Autor: Engº Jaques Sherique A nova NR-10 teve como base um texto técnico, elaborado por 53 empresas do setor energético. Esta norma que teve por base o tripartidarismo

Leia mais

SEGURANÇA EM ELETRICIDADE

SEGURANÇA EM ELETRICIDADE 1 SEGURANÇA EM ELETRICIDADE Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO Segundo a legislação brasileira, acidente de trabalho é todo aquele decorrente do exercício do profissional e que provoca, direta ou

Leia mais

atualização da legislação brasileira ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores novo texto

atualização da legislação brasileira ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores novo texto Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores para garantir ambientes de trabalho

Leia mais

Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO

Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO Desenergização A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, seqüenciadas e controladas. Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas

Leia mais

Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO. Desenergização. Desenergização

Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO. Desenergização. Desenergização Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO Desenergização A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, seqüenciadas e controladas. Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas

Leia mais

Dispositivos que ajudam no controle e gerenciamento dos riscos elétricos

Dispositivos que ajudam no controle e gerenciamento dos riscos elétricos Dispositivos que ajudam no controle e gerenciamento dos riscos elétricos Lambda Consultoria www.lambdaconsultoria.com.br - Qualidade de Energia - Laudos de instalações elétricas - Implantação de medidas

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM SITUAÇÕES DE RISCO QUE ENVOLVA ELETRICIDADE

NORMAS DE SEGURANÇA EM SITUAÇÕES DE RISCO QUE ENVOLVA ELETRICIDADE NORMAS DE SEGURANÇA EM SITUAÇÕES DE RISCO QUE ENVOLVA ELETRICIDADE Anderson Rocha Ramos¹, Bruna Neves de Andrade², Felipe Matos Lopes dos Santos 3, Phablo Cabral de Oliveira 4,Silvani Ramos de Oliveira

Leia mais

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade PRINCÍPIOS DA NR 10 AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHOS PADRÕES DE PROCEDIMENTOS PROTEÇÃO DO AMBIENTE E DO TRABALHADOR INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Leia mais

5) CEEE - Sobre a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade -, assinale a alternativa correta

5) CEEE - Sobre a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade -, assinale a alternativa correta 1) TRENSURB - Em serviços executados em instalações elétricas são previstas medidas de proteção coletiva, relacionadas a seguir. Assinale a alternativa que contém a medida coletiva prioritária: a) bloqueio

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978.

LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978. ENG GLAUBER MAURIN LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978. Aprova as Normas Regulamentadoras NR do Capítulo V, título II, da CLT- Consolidação das Leis do

Leia mais

LEGISLAÇÃO NR 10. NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

LEGISLAÇÃO NR 10. NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE LEGISLAÇÃO NR 10. NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE serviço específica para data e local, assinada por superior responsável pela área. (210.072-0/I=2) 10.7.5

Leia mais

NR-10 Segurança em Serviços em Eletricidade Reciclagem Prevenção de Riscos nos Trabalhos com Eletricidade (RAC 10)

NR-10 Segurança em Serviços em Eletricidade Reciclagem Prevenção de Riscos nos Trabalhos com Eletricidade (RAC 10) NR-10 Segurança em Serviços em Eletricidade Reciclagem Prevenção de Riscos nos Trabalhos com Eletricidade (RAC 10) Roberto Diniz, Eng. Módulo #001/6 Versão/ Data: V0 setembro/2016 1 Objetivos do Curso

Leia mais

PALESTRA MINISTRADA EM EMPRESAS CLIENTES AOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA ENG GLAUBER MAURIN

PALESTRA MINISTRADA EM EMPRESAS CLIENTES AOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA ENG GLAUBER MAURIN PALESTRA MINISTRADA EM EMPRESAS CLIENTES AOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ELÉTRICA ENG GLAUBER MAURIN NORMA REGULAMENTADORA Nº 05 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NORMA REGULAMENTADORA

Leia mais

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho Os acidentes de origem elétrica e as normas Edson Martinho 607 Ambientes residenciais 218 mortes por choque elétrico em 2017 Em 2017: Pedreiros e pintores representam - 17% Eletricistas autônomos 15%

Leia mais

Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade

Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade Engenheiro Eletricista Edson Martinho Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade abracopel@abracopel.org.br 11-99688-1148 PROXIMIDADE COM A

Leia mais

SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO NBR 5410

SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO NBR 5410 SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO NBR 5410 Um dispositivo de proteção deve seccionar automaticamente a alimentação do circuito por ele protegido sempre que uma falta entre parte viva e massa der

Leia mais

A segurança do trabalhador na NBR5410 João Cunha CB 03

A segurança do trabalhador na NBR5410 João Cunha CB 03 A segurança do trabalhador na NBR5410 João Cunha CB 03 A segurança do trabalhador Medidas de proteção coletiva NR 6 A empresa é obrigada a fornecer EPI aos empregados, nas seguintes circunstâncias: a)

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO E A NOVA NR-10 III ENCONTRO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA UFRJ

SEGURANÇA NO TRABALHO E A NOVA NR-10 III ENCONTRO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA UFRJ SEGURANÇA NO TRABALHO E A NOVA NR-10 III ENCONTRO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA UFRJ - 2006 Integração CREA-RJ e Estudantes Preparando para o Mercado de Trabalho Os Desafios Globais Sustentabilidade,

Leia mais

engº Gianfranco Pampalon AFT SRTE/SP MTE

engº Gianfranco Pampalon AFT SRTE/SP MTE engº Gianfranco Pampalon AFT SRTE/SP MTE Otimizar a ação fiscalizadora, garantindo que todas as empresas sejam notificadas e cumpram a legislação. Os objetivos são: 1- Abranger um maior nº de empresas.

Leia mais

Segurança em instalações e projetos, conforme a nova NR-10

Segurança em instalações e projetos, conforme a nova NR-10 Segurança em instalações e projetos, conforme a nova João Cunha Algumas questões iniciais 2 Norma x Regulamento Regulamento Técnico: Documento aprovado por órgãos governamentais em que se estabelecem as

Leia mais

Isolamentos elétricos, eliminando a possibilidade de energização indesejada

Isolamentos elétricos, eliminando a possibilidade de energização indesejada CONCEITOS BÁSICOS Impedimento de equipamento Isolamentos elétricos, eliminando a possibilidade de energização indesejada Responsável pelo serviço Empregado ou empresa terceirizada que assume a coordenação

Leia mais

Certificado de Registro (Averbação) Fundaçăo BIBLIOTECA NACIONAL MINISTÉRIO DA CULTURA

Certificado de Registro (Averbação) Fundaçăo BIBLIOTECA NACIONAL MINISTÉRIO DA CULTURA Certificado de Registro (Averbação) Fundaçăo BIBLIOTECA NACIONAL MINISTÉRIO DA CULTURA NORMA REGULAMENTADORA - NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS DE ELETRICIDADE, Educação de Inclusão Social Todos

Leia mais

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão 1.1 Abrangência da NR-10 Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão O primeiro capítulo da NR-10 define o objetivo e o seu campo de aplicação. Logo no primeiro item a NR-10 deixa claro que

Leia mais

NR 10. Prof. Felipe A. Camargo

NR 10. Prof. Felipe A. Camargo QMASS NR 10 Prof. Felipe A. Camargo NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 01 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.1.1 Esta NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando

Leia mais

PLANO DE CURSO PARCERIA SENAI

PLANO DE CURSO PARCERIA SENAI PLANO DE CURSO PARCERIA SENAI 1 - NOME DO CURSO: Qualificação para instalador de equipe de serviços de Rede de Distribuição Aérea. (multifuncional) 2 - ÁREA: Energia Elétrica Sub área Sistema Elétrico

Leia mais

CURSO NR10B - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade

CURSO NR10B - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade CURSO NR10B - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade PROGRAMA DO CURSO Introdução à segurança com eletricidade Riscos em instalações e serviços com eletricidade o choque elétrico, mecanismos

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE D.O.U de 08/12/2004 Seção I NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 10.1- OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.1.1 Esta Norma Regulamentadora NR estabelece os requisitos

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE D.O.U de 08/12/2004 Seção I NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 10.1- OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.1.1 Esta Norma Regulamentadora NR estabelece os requisitos

Leia mais

CE: Segurança em eletricidade. Edson Martinho Abracopel

CE: Segurança em eletricidade. Edson Martinho Abracopel CE: 03.064-12 Segurança em eletricidade Edson Martinho Abracopel A idéia Durante a 4. Edição do ESW em Blumenau 2009 Porque? Necessidade de criar requisitos mínimos de segurança para trabalho e utilização

Leia mais

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica Segurança Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), quase meio milhão de pessoas morre anualmente no Brasil por causa de doenças e acidentes

Leia mais

Elétricas e Serviços com Eletricidade

Elétricas e Serviços com Eletricidade Segurança em Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade 1 NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇOES E SERVIÇOS COM A ELETRICIDADE O curso é teórico e prático e tem carga horária de 40 horas. O curso será ministrado

Leia mais

Conforme a Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 598 de

Conforme a Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 598 de NORMA REGULAMENTADORA 10 - NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Conforme a Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 598 de 07.12.2004 10.1- OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO. B) Aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário;

MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO. B) Aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário; MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO. A) Desenergização. B) Aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário; C) Equipotencialização; D) Seccionamento automático da alimentação; E) Dispositivos

Leia mais

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Instalações e Dispositivos Elétricos Dispositivos de Partida, Acionamento e Parada Dispositivos de Parada de Emergência Clarice I. Lorenzi Eng.

Leia mais

Área de vivência - Vestiário. Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm.

Área de vivência - Vestiário. Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm. Área de vivência - Vestiário Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm. Construção Civil e sua cadeia produtiva 2018 Desafios da fiscalização

Leia mais

Segurança em Eletricidade

Segurança em Eletricidade Segurança em Eletricidade Os serviços que envolvem eletricidade podem provocar acidentes que, na maioria das vezes, são de natureza grave. Essas atividades são responsáveis por um número elevado de mortes

Leia mais

NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Alterado pela Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 - D.O.U. 06/07/78 Alterado pela Portaria SSMT n.º 12, de 06 de junho de 1983 - D.O.U.

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR 10: Portaria n.º 598, de 07/12/2004 (D.O.U. de 08/12/2004 Seção 1) Ementas: Portaria n.º 126, de 03/06/2005 (D.O.U. de 06/06/2005 Seção 1) NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS

Leia mais

NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.2 - MEDIDAS DE CONTROLE 10.3 - SEGURANÇA EM PROJETOS 10.4 - SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO

Leia mais

NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE (Texto dado pela Portaria MTE n.º 598, de 07 de dezembro de 2004) 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Publicação D.O.U. Portaria MTb n.º 3.214,

Leia mais

NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE. Prof. ª Rosana Abbud

NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE. Prof. ª Rosana Abbud NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Prof. ª Rosana Abbud OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando

Leia mais

NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE (Texto dado pela Portaria GM n.º 598, de 07 de dezembro de 2004) 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Publicação D.O.U. Portaria MTb n.º 3.214,

Leia mais

NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE (Texto dado pela Portaria GM n.º 598, de 07 de dezembro de 2004) 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Publicação D.O.U. Portaria MTb n.º 3.214,

Leia mais

b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos; (210.

b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos; (210. NR - 10 INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.. Alterada pela Portaria do MTPS 508/16. Redação dada pela Portaria MTE 598/04. Alterada pela Portaria MTE 484/05. Alterada pela Portaria MTE 62/06 10.1-

Leia mais

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade aprovada pela Portaria MTE n.º 598, de 07 de dezembro de 2004.

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade aprovada pela Portaria MTE n.º 598, de 07 de dezembro de 2004. Eletrotécnica -1-78. Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade aprovada pela Portaria MTE n.º 598, de 07 de dezembro de 2004. Projeto Elétrico Industrial-NR10-1- 78. Eletrotécnica -2-78. Proteção

Leia mais

PORTARIA 598 MTE, DE (DO-U DE )

PORTARIA 598 MTE, DE (DO-U DE ) PORTARIA 598 MTE, DE 7-12-2004 (DO-U DE 8-12-2004) TRABALHO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Instalações e Serviços em Eletricidade Modifica as normas relativas à segurança em Instalações e Serviços em

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA - NR

NORMA REGULAMENTADORA - NR NORMA REGULAMENTADORA - NR 10 1 Instalações e Serviços em Eletricidade (C = 110.000-9) 2 Fixa as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas,

Leia mais

NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Alterado pela Portaria MTPS nº 508, de 02/05/2016 - DOU de 02/05/2016 Alterado pela Portaria GM nº 598, de 07 de dezembro de 2004 - DOU 08/09/2004

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE PORTARIA Nº 598, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE PORTARIA Nº 598, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004 D.O.U de 08/12/2004 Seção I MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE PORTARIA Nº 598, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista

Leia mais

NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Segurança e Saúde do Trabalho ao seu alcance! NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE PREVENÇÃO Esta é a palavra do dia. TODOS OS DIAS! PRECAUÇÃO: Ato ou efeito de prevenir ou de se prevenir;

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE - NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Item 10.1 da NR 10 alterado pelo art. 1º da Portaria MTE nº 598 - DOU 08/12/2004.

Leia mais

O que é NR10? Por quê fazer o curso de NR10? Por quê fazer o curso no NR10 ONLINE? NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 NR-10

O que é NR10? Por quê fazer o curso de NR10? Por quê fazer o curso no NR10 ONLINE? NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 NR-10 NR-10 O que é NR10? Esta Norma Regulamentadora NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança

Leia mais

TÉCNICAS DE TRABALHOS SOB TENSÃO

TÉCNICAS DE TRABALHOS SOB TENSÃO TÉCNICAS DE TRABALHOS SOB TENSÃO TÉCNICA DE LINHA VIVA São atividades realizadas sem o desligamento da linha e mediante a adoção de procedimentos que garantem a segurança dos trabalhadores. Foi desenvolvida

Leia mais

Port. MTE 598/04 - Port. - Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 598 de

Port. MTE 598/04 - Port. - Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 598 de Portaria MTE nº 598, 07 de Dezembro de 2004 - Altera NR 10 D.O.U.: 08.12.2004 Port. MTE 598/04 - Port. - Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº 598 de 07.12.2004 D.O.U.: 08.12.2004 / ***

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS SETOR ELÉTRICO AULA 1 Prof. Luiz Paulo Corrêa Vallandro Engenheiro Eletricista Engenheiro de Segurança do Trabalho

Leia mais

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE Elaborado por Ana Karolina Kalil Oliveira dos Santos Visto Aprovado por Márcio Flávio Ribeiro Pereira Visto Revisado por - CONTROLE DE REVISÃO Revisão Data Item Natureza das alterações 0 20/09/2006 - Emissão

Leia mais

Eletricidade: fenômeno que escapa aos nossos sentidos, percepção apenas de suas manifestações exteriores. Conseqüência da invisibilidade : exposição

Eletricidade: fenômeno que escapa aos nossos sentidos, percepção apenas de suas manifestações exteriores. Conseqüência da invisibilidade : exposição Eletricidade: fenômeno que escapa aos nossos sentidos, percepção apenas de suas manifestações exteriores. Conseqüência da invisibilidade : exposição à situações de riscos ignoradas ou subestimadas. Objetivo

Leia mais

Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Eng. João Cunha

Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Eng. João Cunha Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Eng. João Cunha Responsabilidade Civil por Acidente do Trabalho Artigo 30, da Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro: "Ninguém se

Leia mais

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Aula 02 Norma NR 10 Eletromecânica Módulo 1 Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Objetivo da aula Permitir ao aluno o conhecimento básico dos riscos a que

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde. Ocupacional Procedimento para instalações elétricas provisórias. Revisão: 00 Folha: 1 de 18

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde. Ocupacional Procedimento para instalações elétricas provisórias. Revisão: 00 Folha: 1 de 18 provisórias. Revisão: 00 Folha: 1 de 18 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras tenham maior embasamento técnico sobre instalações elétricas temporárias, orientar profissionais presentes

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS PRÓXIMOS DE INSTALAÇÕES EM TENSÃO 2 DESCRIÇÃO Nas tarefas de exploração, construção e manutenção das instalações eléctricas são susceptíveis

Leia mais

4 - CONDIÇÕES IMPEDITIVAS PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS NO SEP

4 - CONDIÇÕES IMPEDITIVAS PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS NO SEP 4 - CONDIÇÕES IMPEDITIVAS PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS NO SEP A nova NR 10 visando garantir uma maior proteção aos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços

Leia mais

Projeto de extensão realizado no curso de Engenharia Elétrica da Unijuí. 2

Projeto de extensão realizado no curso de Engenharia Elétrica da Unijuí. 2 ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO 1 ELABORATION OF SCENARIOS OF ELECTRICAL INSTALLATIONS IN AN EDUCATIONAL INSTITUTION Caroline Denardi Commandeur 2, Mateus

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Carpintaria Versão_CPN. TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões)

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Carpintaria Versão_CPN. TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões) PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR 18 18.7. Carpintaria Versão_CPN TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões) 18.7.1. As operações em máquinas e equipamentos necessários à realização da atividade de

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS SETOR ELÉTRICO AULA 2 Prof. Luiz Paulo Corrêa Vallandro Engenheiro Eletricista Engenheiro de Segurança do Trabalho

Leia mais

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS. Instalações desenergizadas COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP - 1

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS. Instalações desenergizadas COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP - 1 Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Objetivo Definir procedimentos básicos para execução de atividades/trabalhos em sistema e instalações elétricas desenergizadas. Âmbito de aplicação Aplica-se às áreas

Leia mais

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens:

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens: Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR- 5410 e atendem aos seguintes itens: a) Item 5.1.2.4.3 Fonte de separação 5.1.2.4.3.1 A fonte do circuito separado, consoante o estabelecido em 5.1.2.4.2,

Leia mais

BRIEFING PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E/OU FORNECIMENTO DE PRODUTO

BRIEFING PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E/OU FORNECIMENTO DE PRODUTO FINALIDADE DA CONTRATAÇÃO O objetivo do presente é realizar treinamentos obrigatórios referente as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego: NR 10, NR 13, NR 33 e NR 35, por objetivo

Leia mais

Capítulo 3. Proteção contra choques elétricos fundamentos. 3.1 A corrente elétrica no corpo humano 26/04/2010

Capítulo 3. Proteção contra choques elétricos fundamentos. 3.1 A corrente elétrica no corpo humano 26/04/2010 Capítulo 3 Proteção contra choques elétricos fundamentos 2008 by Pearson Education slide 1 3.1 A corrente elétrica no corpo humano A publicação IEC/TS 60479-1: Effects of current on human beings and livestock.

Leia mais

SEGURANÇA COM ELETRICIDADE

SEGURANÇA COM ELETRICIDADE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA COM ELETRICIDADE Curso de Especialização em Energias Renováveis Motivação e Treinamento Consciência de Segurança Conversação de Segurança Minuto de Segurança Manual

Leia mais

NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA ADENDO AS NORMAS DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADAS DO SISTEMA ENERGISA À NORMA REGULAMENTADORA Nº010 NR

NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA ADENDO AS NORMAS DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADAS DO SISTEMA ENERGISA À NORMA REGULAMENTADORA Nº010 NR NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-021 ADENDO AS NORMAS DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADAS DO SISTEMA ENERGISA À NORMA REGULAMENTADORA Nº010 NR 010 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES...

Leia mais

PORTARIA 598 MTE, DE (DO-U DE )

PORTARIA 598 MTE, DE (DO-U DE ) PORTARIA 598 MTE, DE 7-12-2004 (DO-U DE 8-12-2004) TRABALHO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Instalações e Serviços em Eletricidade Modifica as normas relativas à segurança em Instalações e Serviços em

Leia mais

Deve-se considerar que todo choque elétrico é perigoso. NÃO faz barulho NÃO tem cheiro NÃO tem cor NÃO se vê SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO

Deve-se considerar que todo choque elétrico é perigoso. NÃO faz barulho NÃO tem cheiro NÃO tem cor NÃO se vê SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO O seccionamento automático é composto por um conjunto de dispositivos de proteção que deverá seccionar automaticamente a

Leia mais

Palestra Técnica Interpretando a NR-10 Palestrante: Eng. Carlos Alberto Elyseo Schneider Electric Brasil Ltda. the

Palestra Técnica Interpretando a NR-10 Palestrante: Eng. Carlos Alberto Elyseo Schneider Electric Brasil Ltda. the Palestra Técnica Interpretando a NR-10 Palestrante: Eng. Carlos Alberto Elyseo Schneider Electric Brasil Ltda the Palestra Técnica Interpretando a NR-10 I. Introdução II. Legislação Brasileira III. Norma

Leia mais

Segurança nos serviços de operação e manutenção de subestações

Segurança nos serviços de operação e manutenção de subestações SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documento de Referência 3. Aplicação 4. 5. 6. 6.1 6.1.1 6.1.2 6.2 7. 7.1 7.2 8. Recursos Necessários Definições e Conceitos Descrição Cuidados

Leia mais

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Objetivo Definir procedimentos básicos para execução de atividades/trabalhos em sistema e instalações elétricas desenergizadas. Âmbito de aplicação Aplica-se às áreas

Leia mais

AVISO AVISO. Fascículo 10: Aterramento Elétrico O ATERRAMENTO E A PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS

AVISO AVISO. Fascículo 10: Aterramento Elétrico O ATERRAMENTO E A PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS Aterramento Elétrico PRODUÇÃO: POTÊNCIA EDUCAÇÃO AUTORES: HILTON MORENO E PAULO FERNANDES COSTA Fascículo 10: O ATERRAMENTO E A PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS 10. O ATERRAMENTO E OS DIVERSOS SISTEMAS

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS TET (BT) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos na presença de tensão (TET) de conservação ou reparação, realizados em instalações BT. Nota: Um trabalho

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Obrigatoriedade de capacitação e autorização para trabalhos em altura e com eletricidade

Orientações Consultoria de Segmentos Obrigatoriedade de capacitação e autorização para trabalhos em altura e com eletricidade Orientações Consultoria de Segmentos trabalhos em altura e com eletricidade 08/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3

Leia mais

MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL

MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL MANUTENÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL *NORMA REGULAMENTADORA Nº 10* SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Vitória ES 2006 D.O.U de 08/12/2004 NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Leia mais

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. PORTARIA MTE Nº 143, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2005 Altera no Ementário - Elementos para lavratura de autos de infração as ementas referentes à Norma Regulamentadora Nº 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE REQUISITOS TÉCNICOS INSTALAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA TENSÃO - NBR 5410

GUIA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE REQUISITOS TÉCNICOS INSTALAÇÃO ELÉTRICA DE BAIXA TENSÃO - NBR 5410 1. OBJETIVO O Guia de Avaliação da Conformidade - Requisitos Técnicos de Instalação de elétrica - NBR 5410 QUALINSTAL, da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações ABRINSTAL

Leia mais

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Parte I

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Parte I SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Parte I Portaria nº 06, de 28 de março de 2002 Publicação do DOU de 13 de agosto de 2001 Seção 1 - pág. 69 a 71 (publicação

Leia mais

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA ANÁLISE GLOBAL DO VIGÊNCIA: JANEIRO DE 2018 À AGOSTO DE 2018 Empresa: AGÊNCIA AMAZONENSE DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL CENTRO DE CONV. DO IDOSO. Responsável Técnico: Rogério da Silva Ramos Engº Segurança

Leia mais

NBR Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos

NBR Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos NBR 13570 Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos NBR 13570 As prescrições desta Norma complementam, modificam ou substituem as prescrições de caráter geral contidas

Leia mais

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes. Edital 12/2015 ENGENHARIA ELÉTRICA Campus São João del-rei

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes. Edital 12/2015 ENGENHARIA ELÉTRICA Campus São João del-rei Questão 01 Considere um instrumento de medição básico de tensão de alcance 10 V e corrente máxima igual a 5 ma. Foi calculado um resistor de 24 Ω, com a finalidade de aumentar o calibre para 130 V. Calcule

Leia mais

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA ANÁLISE GLOBAL DO VIGENCIA: JANEIRO DE 2018 À AGOSTO DE 2018 Empresa: AGÊNCIA AMAZONENSE DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL - CENTRO CONVIVÊNCIA PADRE PEDRO VIGNOLA Responsável Técnico: Rogério da Silva Ramos

Leia mais

NR-10 Segurança em Serviços em Eletricidade Reciclagem Prevenção de Riscos nos Trabalhos com Eletricidade (RAC 10)

NR-10 Segurança em Serviços em Eletricidade Reciclagem Prevenção de Riscos nos Trabalhos com Eletricidade (RAC 10) NR-10 Segurança em Serviços em Eletricidade Reciclagem Prevenção de Riscos nos Trabalhos com Eletricidade (RAC 10) Roberto Diniz, Eng. Módulo #002/6 Versão/ Data: V0 setembro/2016 1 2 Ementa 1 Introdução

Leia mais

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA ANÁLISE GLOBAL DO VIGENCIA: JANEIRO DE 2018 À AGOSTO DE 2018 Empresa: AGÊNCIA AMAZONENSE DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL - CENTRO DE CONVIVÊNCIA MAGDALENA ARCE DAOU Responsável Técnico: Rogério da Silva Ramos

Leia mais