AUMENTO DE PERFORMANCE POR MEIO DA OTIMIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUMENTO DE PERFORMANCE POR MEIO DA OTIMIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS"

Transcrição

1 AUMENTO DE PERFORMANCE POR MEIO DA OTIMIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS Quezia Gonçalves Oliveira 1, Luiz Fernando Braga Lopes 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí - PR - Brasil queziagonoli@yahoo.com.br, lfbraga@unipar.br Resumo. Este artigo descreve as técnicas de otimização de banco de dados, concentrado especificamente nas de comandos SQL e índices. Apresenta alguns dos fatores que devem ser seguidos para que por meio da otimização consiga um aumento na performance das aplicações de banco de dados, pois se as mesmas forem aplicadas de maneira incorreta podem acarretar perda no desempenho ao invés de ganho. 1. Introdução A otimização de banco de dados consiste em trazer as informações para os usuários no menor tempo possível, encontrando assim um caminho mais eficiente para o processamento das mesmas [Couto 2006]. Otimização de banco de dados trata-se de técnicas para aumentar o desempenho das aplicações, entre as diversas estão as dos comandos SQL e índices. Mesmo em um aplicativo bem projetado podem ocorrer problemas se a escrita dos comandos SQL for mal construída [Volaco 2004]. Portanto, para resolver problemas como este existe a otimização dos comandos SQL. Os índices têm como objetivo aumentar o desempenho na busca dos dados de uma tabela do banco de dados [Gonçalves 2006]. Entretanto eles devem ser usados cuidadosamente, já que em excesso podem prejudicar a performance das aplicações. O objetivo deste trabalho é uma revisão bibliográfica sobre as técnicas de otimização, com foco nas dos comandos SQL e índices e demonstrando alguns dos fatores necessários para se ter um aumento de performance no desempenho das aplicações de banco de dados. 2. Otimização de Banco de Dados A otimização de banco de dados consiste em técnicas para melhorar o desempenho dos mesmos. Existem duas formas de se efetuar a otimização, sendo as baseadas na sintaxe e as não sintáticas (por exemplo, índices, armazenamento, tamanho de tabelas, entre outras). Otimização dos dados que estão armazenadas em um SGBD (Sistema Gerenciador de banco de Dados) qualquer tem dois enfoques: otimizar o armazenamento das informações e o acesso a elas [Molinari apud Gonçalves 2006]. Portanto a otimização de banco de dados tem como objetivo refinar o SGBD, visando melhoria na performance [Gonçalves 2006].

2 Para se otimizar o banco de dados, é necessário identificar quais componentes do sistema estão causando problema, quais tipos de operações estão muito lentas e quando estão retardando para baixo [Greenwald e Stackowiak e Stern 2007] Otimização dos comandos SQL As instruções SQL mal estruturadas podem representar um problema para a performance de uma aplicação, ou seja, a maneira como um código é escrito pode influenciar diretamente no desempenho da aplicação. A otimização de SQL tem como objetivo auxiliar na escrita e execução adequada dos comandos, para que a manipulação dos dados seja realizada com uma maior performance [Gonçalves 2006]. O principal objetivo da otimização de comandos SQL é produzir a escolha mais eficiente para a execução de um comando SQL, garantindo assim um ótimo desempenho para aplicação [Gonçalves 2006]. Entender como acontece o processamento da pesquisa no SGBD é importante para escrever comandos SQL permanente [Ikematu 2000]. Portanto, antes de aplicar as dicas sobre a melhora de desempenho dos comandos SQL, é necessário conhecer algumas considerações conforme descritas na subseção abaixo Considerações gerais Antes de começar otimizar os comandos SQL, o usuário deve estar ciente de que somente algumas instruções tornam a otimização possível e como este tipo esta relacionado com a sintaxe, os fatores não sintáticos devem ser esquecidos. Somente algumas instruções SQL tornam a otimização possível, portanto não é viável tentar otimizar grande parte da sintaxe SQL [Gulutzan e Pelzer 2004]. Antes de executar um ajuste no SGBD com relação a um problema desempenho, deve ter um diagnóstico correto. Sem este diagnóstico, não faz sentido prosseguir. E para fazê-lo de maneira correta, quando o problema é a falta de desempenho, deve-se saber onde o tempo é gasto [Proni 2010]. É necessário que se tenha um planejamento com o objetivo de monitorar e analisar todo o nível de desempenho da aplicação, em outras palavras, deve-se conhecer todos os passos a serem tomados antes de qualquer alteração. O planejamento para o gerenciamento da performance do banco de dados é um componente essencial em qualquer implementação de aplicação. Sem este planejamento para monitorar desempenho, a degradação da mesma fatalmente ocorrerá [Ikematu 2000]. Quando um usuário escreve comandos SQL, é bem provável que os mesmos não estejam escritos da forma esperada pelo otimizador. Como exemplo: códigos escritos em excesso, uso inadequado do operador OR, funções de caracteres ou numéricos que não estejam usadas adequadamente, entre outros. Nestes casos o otimizador tende a aplicar transformações para melhorar as sentenças e torná-las mais eficiente, mas para que isso ocorra pode levar algum tempo e assim refletir na performance de forma negativa [Gonçalves 2006].

3 Ao trabalhar em determinado processo, pode-se estar tirando o desempenho de outro [Gonçalves 2006 p. 64], então deve se conhecer toda a aplicação para saber qual possui mais prioridade para que se possa melhorar sua performance. Também devem ser considerados alguns fatos que ajudam na otimização como: Otimizar comandos SQL somente depois que tiver certeza que os mesmos estão corretos [Couto 2006]. Otimizar primeiro os comandos SQL mais críticos, ou seja, o tempo não deve ser gasto com a otimização de comandos que raramente ou nunca serão usados [Couto 2006]. Evitar o tráfego na rede, ou seja, que um conjunto muito grande de dados seja retornado sem necessidade [Souza 2000]. Trazer do banco de dados somente as informações necessárias. Se não necessita de informação contida em uma coluna especifica, evite trazê-la [Couto 2006]. Exemplo use: SELECT cpf FROM cliente; Ao invés de: SELECT * FROM cliente; Essas e outras considerações são fatores importantes que tendem a auxiliar e trazem benefícios quando o assunto é falta de performance em banco de dados Otimização de índices Índices têm como objetivo aumentar o desempenho das tabelas na busca dos dados. Índices permitem o acesso mais rápido às linhas de uma tabela quando um subconjunto de linhas for recuperado desta mesma tabela [Bryla e Loney 2009]. O principal propósito dos índices é aumentar a performance na busca pelos dados em tabelas do banco de dados [Gonçalves 2006 p. 66]. E com o uso de índices o acesso aos dados tende a acelerar tremendamente [Mayer 2001]. Entretanto, os índices devem ser usados cuidadosamente. Já que o excesso deles pode causar prejuízo para a performance [Mayer 2001]. Outra desvantagem da existência de índices em excesso é que os mesmos podem ocupar espaço desnecessário em disco para seu armazenamento [Mayer 2001]. Portanto a utilização de índices para melhorar o desempenho depende de alguns fatores, os quais serão descritos na subseção seguinte Utilização de índices Índices são criados visando a melhoria na performance das aplicações, entretanto a sua criação e utilização deve ser feita cuidadosamente, pois os mesmos em excesso podem prejudicar o desempenho da aplicação. Os índices também podem gerar perda de desempenho. Por exemplo, em instruções INSERT, o desempenho tende a diminuir. Isto ocorre porque quando se insere uma linha em uma tabela na qual possui colunas indexadas, é inserida também uma linha no índice. Em operações DELETE, quando se exclui a metade dos registros de uma tabela, também exclui metade das linhas do índice [Gonçalves 2006].

4 No caso da atualização (UPDATE) de uma coluna indexada, ocorrerá a exclusão e inserção de uma linha do índice. A linha com o valor antigo será excluída e a com o novo será inserida o que pode deixar o processo mais lento. Nesse caso, deve ser avaliado o benefício que o índice proporcionará, levando em consideração que haverá ganho de performance na recuperação das informações, mas poderá surtir efeitos negativos quando for usadas as instruções INSERT, DELETE, UPDATE [Gonçalves 2006]. Quanto maior o número de índices em uma tabela, maior será o tempo para finalizar um comando SQL INSERT ou SQL UPDATE, pois cada registro precisa ser reposicionado em todos os índices da tabela [Adami 2007 p. 38]. Índices em excessos tendem a trazer diversos prejuízos para a aplicação. Entre os quais se podem destacar: a cada vez que for incluído, modificado ou eliminado uma informação da relação será necessário atualizar um número maior de índices. Se a atualização de índices exigirem reestruturação frequente, a degradação do desempenho será bem maior [Mayer 2001]. Alheio ao tempo de atualização cada índice criado consome espaço em disco, pois precisa organizar os ponteiros e gravar a ordem para ser consultada posteriormente [Adami 2007 p. 38], no entanto um índice pode pesar no momento de inserção e atualização dos registros. Não existe proporção fixa para definir os tamanhos dos índices ao qual varia de acordo com o número de registros existentes em cada tabela e com o tipo de colunas indexadas. Este fator deve ser analisado com cuidado, pois nem sempre economia de espaço em disco, poderá trazer mais benefícios do que uma consulta com baixo tempo de resposta [Adami 2007]. Com a criação de muitos índices, o gerenciador de banco de dados pode escolher o índice errado, já que quando ele precisa escolher entre os muitos índices existentes para executar uma operação, pode ser que não sejam consideradas todas as possibilidades, pois a quantidade de possibilidades torna-se muito grande. Neste caso, ele acaba executando a operação com um índice que não resultaria no melhor desempenho para a consulta. Mas se esse índice fosse o único disponível ou então um entre poucos, o gerenciador escolheria o índice certo [Mayer 2001]. Entretanto antes de fazer qualquer utilização de índices é necessário conhecer todos os benefícios e malefícios dos mesmos, mas se eles forem criados e utilizados de maneira correta pode-se aumentar o desempenho de forma considerável. 3. Metodologia Para a realização deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica em materiais como livros, artigos de revista e sites de internet. 4. Conclusão Otimização de banco de dados são técnicas que visam melhorar a performance das aplicações de banco de dados. No entanto para que as mesmas tragam aumento no desempenho é preciso aplicá-las de forma correta.

5 Este artigo abordou as técnicas de otimização de banco de dados com foco nas dos comandos SQL e índices e alguns dos fatores que devem ser seguidos para que se tenha um aumento de desempenho das aplicações. Com este estudo pode se concluir que para aumentar o desempenho das aplicações às técnicas de otimização devem ser aplicadas de forma correta, pois se forem utilizadas de maneira incorreta podem resultar em perda de desempenho e não em ganho. Referências Adami, T. J. (2007) Criando índices otimizados: técnicas para a criação de índices otimizados em banco de dados relacionais. SQL Magazine, n. 48, p Bryla, Bob; Loney, Kevin. (2009) Oracle Database 11g: Manual do DBA. Editora Bookman: Porto Alegre. Couto, Eder. (2006) Aumentando a performance da aplicação através da otimização de SQL.< e_da_aplicacao_atraves_da_otimizacao_de_sql/> Acesso em: 30 maio Gonçalves, E. (2006) Tuning de SQL: a importância da otimização em comandos SQL. SQL Magazine, n. 31, p Greenwald, R.; Stackowiak, R.; Stern, J. (2007) Oracle Essentials: Oracle Database 11g. Editora O REILLY Media: Sebastopol. Gulutzan, P.; Pelzer T. (2004) Ajustes de desempenho em consultas simples na SQL. SQL Magazine, n. 11, p Ikematu, Ricardo Shoiti. (2000) Realizando tuning na base de aplicações. < Acesso em: 30 maio Mayer, Roberto Carlos. (2001) Otimizando a Performance de Bancos de Dados Relacionais. Editora Axcel Books: Rio de Janeiro. Proni, R. P. (2010) Oracle performance diagnostics e tuning. SQL magazine, n. 73, p Souza, Marco Aurélio de. (2000) Oracle Banco de Dados. Editora Ciência Moderna: Rio de Janeiro. Volaco, Everson Borges. (2004) Otimização de comandos SQL. < Comandos-SQL.html> Acesso em: 22 fev

IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS

IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS MODULO 2 LINGUAGEM SQL CONTEÚDO 2. LINGUAGEM SQL 2.1 Linguagens de Definição de Dados (DDL) 2.1.1 Criação de tabela: CREATE 2.1.2 Alteração de Tabela: ALTER 2.1.3 Exclusão

Leia mais

Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri. Banco de Dados Processamento e Otimização de Consultas

Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri. Banco de Dados Processamento e Otimização de Consultas Processamento e Otimização de Consultas Banco de Dados Motivação Consulta pode ter sua resposta computada por uma variedade de métodos (geralmente) Usuário (programador) sugere uma estratégia para achar

Leia mais

Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Introdução Prof. Marcos Alexandruk EMENTA Sistemas gerenciadores de banco de dados; Configurações do ambiente de trabalho; Diferenças entre as diversas plataformas;

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 10- Indexação. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 10- Indexação. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 10- Indexação Prof. Daniela Barreiro Claro Indexação Indexação em SQL; Vantagens e Custo dos Índices; Indexação no PostgreSQL; FORMAS - UFBA 2 de X; X=23 Indexação Sintaxe: create

Leia mais

Índices. 1. Introdução. Universidade Federal de Pelotas Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação Banco de Dados I

Índices. 1. Introdução. Universidade Federal de Pelotas Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação Banco de Dados I Universidade Federal de Pelotas Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação Banco de Dados I Prof. Paulo Ferreira Atividade para Sala de Aula: 25/11/2008 1. Introdução Índices Os índices

Leia mais

26/04/2017 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situação real

26/04/2017 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situação real www.devmedia.com.br [versão para impressão] Link original: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=28194 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situaçã o real Veja neste

Leia mais

Oracle Database 11g: Introdução à Linguagem SQL Novo

Oracle Database 11g: Introdução à Linguagem SQL Novo Oracle University Contact Us: 0800 891 6502 Oracle Database 11g: Introdução à Linguagem SQL Novo Duration: 5 Days What you will learn Neste curso, os alunos aprendem os conceitos de bancos de dados relacionais.

Leia mais

Administração de Banco de Dados

Administração de Banco de Dados Administração de Banco de Dados Aula 8 Prof. Marcos Alexandruk Aula 8 Índices (Indexes) Índices únicos Índices não únicos Índices de chave invertida Índices baseados em funções Índices de bitmap Tabelas

Leia mais

Banco de Dados I Introdução SQL

Banco de Dados I Introdução SQL Banco de Dados I Introdução SQL Frederico Queiroga fredericoqueiroga@gmail.com https://sites.google.com/site/fredericoqueiroga/ Linguagem SQL Aspectos Gerais: Independência do fabricante: Está incorporada

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

Administração de. José Antônio da Cunha CEFET-RN

Administração de. José Antônio da Cunha CEFET-RN Administração de Banco de Dados José Antônio da Cunha CEFET-RN O Otimizador de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacionais (SGBDR) é responsável por analisar uma consulta SQL e escolher qual

Leia mais

Disciplina: Banco de Dados Tema: SQL Parte 2

Disciplina: Banco de Dados Tema: SQL Parte 2 Disciplina: Banco de Dados Tema: SQL Parte 2 PROFESSOR: DANILO MONTEIRO EMAIL: PROF.DANILO.MONTEIRO@GMAIL.COM O que foi visto na aula passada? create database Drop database Create table Drop table PROF.DANILO.MONTEIRO@GMAIL.COM

Leia mais

Oracle Database 12c: Introdução ao SQL Ed. 2

Oracle Database 12c: Introdução ao SQL Ed. 2 Oracle Database 12c: Introdução ao SQL Ed. 2 Duração: 5 dias O que você irá aprender Esse curso Oracle Database 12c: Introdução ao SQL Ed. 2 ajudará você a escrever subconsultas (subqueries), combinar

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE CONSULTAS - MYSQL. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

OTIMIZAÇÃO DE CONSULTAS - MYSQL. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior OTIMIZAÇÃO DE CONSULTAS - MYSQL Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Para a otimização de um SGBD precisamos identificar as consultas lentas que eventualmente são submetidas ao banco: Configurações do

Leia mais

S U B G R U P O S D M L E D Q L : A L T E R A N D O E A P A G A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A

S U B G R U P O S D M L E D Q L : A L T E R A N D O E A P A G A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 4 S U B G R U P O S D M L E D Q L : A L T E R A N D O E A P A G A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A INDEPENDÊNCIA DOS DADOS A habilidade de modificar a definição

Leia mais

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 BD Introdução Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Motivação A quantidade de informação disponível está crescendo exponencialmente Os dados e as informações tem um papel importante para as organizações

Leia mais

ANEXO B Manual básico de SQL

ANEXO B Manual básico de SQL ANEXO B Manual básico de SQL Este apêndice descreve como utilizar a Linguagem de Pesquisa Estruturada (SQL, Structured Query Language) para criar conjuntos de registros destinados às páginas dinâmicas.

Leia mais

saída durante o runtime Usando Functions de uma Única Linha para Personalizar Relatórios Mostrar as diferenças entre as functions SQL de uma única

saída durante o runtime Usando Functions de uma Única Linha para Personalizar Relatórios Mostrar as diferenças entre as functions SQL de uma única Tópicos do Curso: Introdução Listar os principais recursos do Banco de Dados Oracle 10g Apresentar uma visão geral de: componentes, plataforma de internet, servidor de aplicações e suite do desenvolvedor

Leia mais

AULA 8. Ambientes Visuais 8.1. OBJETIVO DA AULA SQL (Structured Query Language)

AULA 8. Ambientes Visuais 8.1. OBJETIVO DA AULA SQL (Structured Query Language) AULA 8 8.1. OBJETIVO DA AULA Relembrar conceitos e recursos básicos apresentados nas aulas anteriores, dar continuidade nas codificações iniciadas e ainda não finalizadas, explorar acesso a banco de dados

Leia mais

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo BANCO DE DADOS Lima Jan / 2017 1 Índice 1.Introdução a Sistemas de Banco de Dados Evolução dos Sistemas de Informação Conceitos de Bancos de Dados Usuários de Banco de Dados Banco de Dados X Linguagens

Leia mais

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 CONCEITOS Bit: Menor unidade de dados; dígito binário (0,1) Byte: Grupo de bits que representa um único

Leia mais

COMPARATIVO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS DE BANCO DE DADOS SQL E NOSQL USANDO NODE.JS

COMPARATIVO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS DE BANCO DE DADOS SQL E NOSQL USANDO NODE.JS Evolvere Scientia, V. 1, N. 1, 2014 COMPARATIVO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS DE BANCO DE DADOS SQL E NOSQL USANDO NODE.JS Bruno Sampaio Pinho da Silva 1*, Brauliro Gonçalves Leal 1 1 Universidade Federal

Leia mais

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Banco de Dados I Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Conceitos Dados Fatos conhecidos que podem ser registrados e que possuem significado implícito Banco de dados (BD) Conjunto de dados interrelacionados

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 9- Introdução ao JDBC

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 9- Introdução ao JDBC Aula 9- Introdução ao JDBC Conteúdo Programático desta aula Compreender o funcionamento das ferramentas de mapeamento de acesso aos bancos de dados Utilizar componentes para acesso a dados em banco de

Leia mais

Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C

Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C Prof. Lucas Ricken Garcia 2017/1 Introdução a Banco de Dados Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito.

Leia mais

Uso de Índices na Otimização e Processamento de Consultas. Otimização e Processamento de Consultas. Otimização e Processamento de Consultas

Uso de Índices na Otimização e Processamento de Consultas. Otimização e Processamento de Consultas. Otimização e Processamento de Consultas usuário processador de E/S gerador de respostas Uso de Índices na Otimização e Processamento de Consultas Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri analisador controle de autorização verificador de

Leia mais

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

OTIMIZAÇÃO E PERFORMANCE DE BANCO DE DADOS UTILIZANDO SQL TUNING

OTIMIZAÇÃO E PERFORMANCE DE BANCO DE DADOS UTILIZANDO SQL TUNING OTIMIZAÇÃO E PERFORMANCE DE BANCO DE DADOS UTILIZANDO SQL TUNING Jéssica Correa dos Santos¹, Alexandre Paulino Sierra da Silva¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavai-PR-Brasil jessica_07correa@hotmail.com,

Leia mais

Administração de Banco de Dados

Administração de Banco de Dados Administração de Banco de Dados Aula 6 Prof. Marcos Alexandruk Aula 6 Estruturas lógicas do Oracle: Tabelas tabelas relacionais tabelas temporárias tabelas organizadas por índices tabelas de objetos tabelas

Leia mais

Técni n c i as e L i L n i g n u g age g ns n p ara r Ba B nc n o d e D ados I ACCESS

Técni n c i as e L i L n i g n u g age g ns n p ara r Ba B nc n o d e D ados I ACCESS Técnicas e Linguagens para Banco de Dados I ACCESS Criando um Banco de Dados 1 2 3 4 5 6 7 8 Tipos de Relações existentes nos Bancos de Dados Relacionamentos 1 1 Um para Um : neste tipo de Relação,

Leia mais

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)?

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)? O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base de dados Conceito de dados Valor de

Leia mais

A linguagem SQL

A linguagem SQL SQL 2008.1 A linguagem SQL SQL - Structured Query Language. Foi definida nos laboratórios de pesquisa da IBM em San Jose, California, em 1974. Teve seus fundamentos no modelo relacional Sua primeira versão

Leia mais

FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA. Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas

FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA. Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas Competências a serem trabalhadas nessa aula Revisão dos comandos INSERT INTO SELECT Comando WHERE Comando Excluir (DELETE)

Leia mais

Revisão de Bancos de Dados

Revisão de Bancos de Dados Revisão de Bancos de Dados Conceitos Básicos 1. Defina o que é um banco de dados e o que é um sistema gerenciador de bancos de dados (SGBD). 2. Defina as arquiteturas de software em duas camadas (cliente/servidor)

Leia mais

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria Banco de Dados Professora: Luciana Faria Introdução ao linguagem é a SQL (Structured Query Language) Linguagem de Consulta Estruturada Para se utilizar, administrar, e trabalhar com um banco de dados é

Leia mais

NoSql Uma Alternativa ao Tradicional Modelo Relacional

NoSql Uma Alternativa ao Tradicional Modelo Relacional NoSql Uma Alternativa ao Tradicional Modelo Relacional Wesley José dos Santos 1, Tiago Piperno Bonetti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil Wesley199413@gmail.com, bonetti@unipar.br

Leia mais

Configurações de performance no SQL Server José Antônio da Cunha CEFET-RN

Configurações de performance no SQL Server José Antônio da Cunha CEFET-RN Configurações de performance no SQL Server 2005 José Antônio da Cunha CEFET-RN Para obter o máximo de performance, DBAs configuram o SQL Server para atender às suas necessidades de negócio e muitas vezes

Leia mais

2 Instalando e configurando o ambiente de desenvolvimento do Microsoft SQL Server

2 Instalando e configurando o ambiente de desenvolvimento do Microsoft SQL Server Sumário Parte 1 Introdução ao desenvolvimento de banco de dados com o Microsoft SQL Server 2005 1 Apresentando o desenvolvimento de banco de dados com o Microsoft SQL Server 2005... 21 O processo de armazenar

Leia mais

ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL

ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL Objetivo: No curso Oracle 11G Introdução ao Oracle, SQL, PL/SQL será abordado desde a introdução da tecnologia do banco de dados em questão como todos os conceitos

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

Oracle Database 10g: Fundamentos de SQL e PL/SQL

Oracle Database 10g: Fundamentos de SQL e PL/SQL Oracle University Contact Us: 0-800-167225 Oracle Database 10g: Fundamentos de SQL e PL/SQL Duration: 5 Dias O que é que gostaria de aprender Conheça os fundamentos de SQL e PL/SQL usando o SQL Developer

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Modelo Relacional. Josino Rodrigues

Modelo Relacional. Josino Rodrigues Modelo Relacional Josino Rodrigues Modelo Relacional Chave Primária Atributos PILOTO Num-cad Nome CPF Endereço 0101 João 123456 Recife Tuplas 0035 José 234567 São Paulo... 0987 Pedro 567890 Recife 2 Chave

Leia mais

Reindexação Automática em SGBDs Relacionais

Reindexação Automática em SGBDs Relacionais Reindexação Automática em SGBDs Relacionais Eduardo Morelli emorelli@inf.puc-rio.br Ana Carolina Almeida abrito@inf.puc-rio.br José Maria Monteiro monteiro@inf.puc-rio.br Sérgio Lifschitz sergio@inf.puc-rio.br

Leia mais

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Dado Um dado sozinho, dissociado de um contexto, não expressa algo que traga qualquer certeza ou elimine dúvidas de qualquer natureza. No máximo,

Leia mais

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Introdução Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina D. A. Ciferri e Elaine Parros Machado Motivação Operações

Leia mais

Introdução a Ciência da Computação Estrutura e Organização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO

Introdução a Ciência da Computação Estrutura e Organização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução a Ciência da Computação Estrutura e Organização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A qualidade do armazenamento dos dados, permitem uma melhor extração de informações, e consequentemente,

Leia mais

Banco de Dados II. Administrador de Banco de Dados - DBA. Portela

Banco de Dados II. Administrador de Banco de Dados - DBA. Portela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO - UFMA Banco de Dados II Administrador de Banco de Dados - DBA Portela * DBA Introdução Atuação Responsabilidades 2 Atuação O Administrador de Banco de Dados (DBA) é o

Leia mais

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich Introdução a B anco de Dados INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich 1 Introdução Sistema de banco de dados Projetados para gerenciar grandes quantidades de informação Proporcionar

Leia mais

edsoncs@gmail.com www.linkedin.com/in/edsonhu Agenda Banco de Dados Relacional Modelo Descritivo Modelo Conceitual Modelo Lógico Arquitetura Cliente/Servidor Componentes SQL Server Management Studio (SSMS)

Leia mais

BANCO DE DADOS. Vinícius Pádua

BANCO DE DADOS. Vinícius Pádua BANCO DE DADOS O que é Banco de Dados? Introdução Para que serve um arquivo? Salvar, atualizar, recuperar,... Aplicativos e Arquivos Utilizam para salvar os dados mesmo após o programa fechar Estrutura

Leia mais

Banco de dados. Conteúdo: DDL Prof. Patrícia Lucas

Banco de dados. Conteúdo: DDL Prof. Patrícia Lucas Banco de dados Conteúdo: DDL Prof. Patrícia Lucas O mysql MySQL Workbench é uma ferramenta de design de banco de dados visual que integra o desenvolvimento SQL, administração, design de banco de dados,

Leia mais

Prof. Luiz Fernando. Unidade I ADMINISTRAÇÃO

Prof. Luiz Fernando. Unidade I ADMINISTRAÇÃO Prof. Luiz Fernando Unidade I ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS Introdução a bancos de dados Surgimento nas décadas de 60/70 na IBM; de pesquisas de automação de escritórios. Mostra o baixo custo da informatização

Leia mais

23/05/12. Consulta distribuída. Consulta distribuída. Objetivos do processamento de consultas distribuídas

23/05/12. Consulta distribuída. Consulta distribuída. Objetivos do processamento de consultas distribuídas Processamento de Consultas em Bancos de Dados Distribuídos Visão geral do processamento de consultas IN1128/IF694 Bancos de Dados Distribuídos e Móveis Ana Carolina Salgado acs@cin.ufpe.br Bernadette Farias

Leia mais

BANCO DE DADOS AULA-01. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

BANCO DE DADOS AULA-01. Prof. Fabiano Papaiz IFRN AULA-01 Prof. Fabiano Papaiz IFRN Objetivos Conhecer o que é um Banco de Dados (BD) Conhecer o que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) O que é um Banco de Dados (BD)? Segundo (Elmasri e Navathe

Leia mais

LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS

LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta,

Leia mais

Manipulação de Dados com SQL

Manipulação de Dados com SQL Manipulação de Dados com SQL Wendel Melo Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia www.facom.ufu.br/~wendelmelo Banco de Dados I manipulação de dados com SQL 2 Structured Query Language

Leia mais

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas O que é banco de dados? São conjuntos de registros dispostos

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 2- Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 2- Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 2- Sistema Gerenciador de Banco de Dados Prof. Daniela Barreiro Claro Agenda SGBD Visão Geral Componentes Vantagens Arquitetura de um SGBD FORMAS - UFBA 2 de X SGBD Um Sistema

Leia mais

FACULDADE INGÁ Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda Ciência da Computação TRIGGERS. Prof. Erinaldo Sanches Nascimento

FACULDADE INGÁ Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda Ciência da Computação TRIGGERS. Prof. Erinaldo Sanches Nascimento FACULDADE INGÁ Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda Ciência da Computação TRIGGERS Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Especificar restrições mais gerais sobre o banco de dados. Especificar regras

Leia mais

3 Arquitetura do Sistema

3 Arquitetura do Sistema Arquitetura do Sistema 22 3 Arquitetura do Sistema 3.1. Visão geral O sistema desenvolvido permite a criação de aplicações que possibilitam efetuar consultas em um banco de dados relacional utilizando

Leia mais

Benvindo ao Curso de Introdução ao Firebird com Ferramenta de Relatórios!

Benvindo ao Curso de Introdução ao Firebird com Ferramenta de Relatórios! (Apresentação SQL Manager Lite for InterBase and Firebird) Benvindo ao Curso de Introdução ao Firebird com Ferramenta de Relatórios! Ferramenta de alta performance para a otimização da administração de

Leia mais

GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM/BCC

GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM/BCC GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados Plano de Curso e Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/gbd UFU/FACOM/BCC Plano de Curso Ementa Arquitetura de um Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Tabelas. Banco de Dados I MySQL

Tabelas. Banco de Dados I MySQL FACULDADE ANGLO AMERICANO FOZ DO IGUAÇU Curso de Ciência da Computação 5º Período Disciplina: Banco de Dados I Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Tabelas Banco de Dados I MySQL Linguagem de Definição de

Leia mais

Adriano Maranhão PROFISSIONAIS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM UM SGBD

Adriano Maranhão PROFISSIONAIS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM UM SGBD Adriano Maranhão PROFISSIONAIS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM UM SGBD ADMINISTRADOR DA BASE DE DADOS Em qualquer organização onde muitas pessoas compartilham muitos recursos, existe a necessidade de um administrador

Leia mais

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR SQL Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada, foi desenvolvida pela IBM nos anos 70 para demonstrar a viabilidade do modelo relacional para bancos de dados. No final dos anos 80

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A SQL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A SQL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A SQL Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 02/06/2016 SUMÁRIO SQL DDL DML SQL (STRUCTURED

Leia mais

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Processamento e otimização de consultas

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Processamento e otimização de consultas UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Processamento e otimização de consultas Leyza Baldo Dorini 04/Nov/2009 Programação da aula Introdução: processamento e otimização de consultas Etapas:

Leia mais

O Modelo e a Álgebra Relacional

O Modelo e a Álgebra Relacional O Modelo e a Álgebra Relacional O Modelo Relacional Modelo de dados, que se baseia no princípio em que todos os dados estão guardados em tabelas Baseado em lógica de predicados e na teoria de conjuntos.

Leia mais

FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA. Módulo de Programação Prof. Bruno Maciel

FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA. Módulo de Programação Prof. Bruno Maciel FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Bruno Maciel Competências a serem trabalhadas nessa aula Revisão dos comandos INSERT INTO SELECT Comando WHERE Comando Excluir (DELETE)

Leia mais

Banco de dados. Prof. Emiliano S. Monteiro 5º.Sem. Licenciatura

Banco de dados. Prof. Emiliano S. Monteiro 5º.Sem. Licenciatura Banco de dados Prof. Emiliano S. Monteiro 5º.Sem. Licenciatura Quando não usar um DB? Aumento dos custos com: Investimentos iniciais elevados em hardware, software, treinamento e licenciamento, segurança,

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon SGBD SGBD: Sistema de gerenciamento de banco de dados. é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de

Leia mais

Curso PostgreSQL - Treinamento PostgreSQL - Fundamental

Curso PostgreSQL - Treinamento PostgreSQL - Fundamental Curso PostgreSQL - Treinamento PostgreSQL - Fundamental Sobre PostgreSQL PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional (SGBDOR), desenvolvido como projeto de código aberto.hoje,

Leia mais

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua.

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua. (la.vivacqua@gmail.com) Ementa Conceitos básicos Sistemas de banco de dados Relacional Visão Geral do PostGreSQL Álgebra Relacional Operadores básicos Operadores adicionais A Linguagem de Consulta Estruturada

Leia mais

BD II (SI 587) Segurança em Banco de Dados. Josenildo Silva.

BD II (SI 587) Segurança em Banco de Dados. Josenildo Silva. BD II (SI 587) Segurança em Banco de Dados Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Nota Estes slides são baseados nos slides disponibilizados pelos autores ELMASRI e NAVATHE, para o livro Sistemas de Banco

Leia mais

A c c e s s B á s i c o

A c c e s s B á s i c o A c c e s s B á s i c o (referencial): 25 horas A informação na ponta dos dedos, o programa perfeito para cadastros de clientes e fornecedores, controle de estoque, pesquisas relatórios. O Microsoft Access

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 06 Tema: Fundamentos da inteligência

Leia mais

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados Gestão da Informação (07182) Instituto de Ciências Econ., Adm. e Contábeis (ICEAC) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Gestão de Dados As organizações

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS

PROJETO DE BANCO DE DADOS UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I PROJETO DE BANCO DE DADOS Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Discutir o ciclo de vida do sistema de

Leia mais

SQL Básica DML. Prof. Marcos A. Schreiner. 22 de outubro de Curso de Licenciatura em Computação

SQL Básica DML. Prof. Marcos A. Schreiner. 22 de outubro de Curso de Licenciatura em Computação SQL Básica DML Prof. Marcos A. Schreiner Curso de Licenciatura em Computação 22 de outubro de 2015 Prof. Marcos A. Schreiner (UFPR) 22 de outubro de 2015 1 / 16 1 Introdução 2 SQL DML INSERT SELECT UPDATE

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula: Otimização. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula: Otimização. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula: Otimização Prof. Daniela Barreiro Claro Introdução a Otimização SQL, SQL3 e OQL são linguagens declarativas O SGBD deve processar e otimizar estas consultas antes delas serem

Leia mais

Para criarmos um banco de dados no MySql, utilizamos à instrução:

Para criarmos um banco de dados no MySql, utilizamos à instrução: Databases Os objetos que fazem parte de um sistema de banco de dados são criados dentro de um database, uma estrutura lógica responsável por manter a estrutura de tabelas com seus dados. Para criarmos

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação UNIDADE III Banco de Dados Professor : Hiarly Alves www.har-ti.com Fortaleza - 2014 Tópicos Conceito de Banco de Dados. Problemas com Banco de Dados. Modelos de Relacionamento de um Banco de Dados. SGDB

Leia mais

MODELO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL

MODELO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I MODELO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Descrever os princípios básicos

Leia mais

Banco de Dados Relacional

Banco de Dados Relacional Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação Banco de Dados Relacional Renata Lúcia Mendonça Ernesto do Rêgo rlrego@yahoo.com 1 Plano de Ensino Objetivo

Leia mais

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Banco de Dados Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos da Disciplina Interpretar e analisar o resultado da modelagem de dados; Conhecer Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados; Conhecer as principais

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO HeidiSQL É um programa que permite acessar o SGDB Mysql. Pode ser adquirido gratuitamente na internet. Não é necessário instalar. Possui versão portável.

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 5 (pág. 136 - PLT) Fundamentos da Inteligência de Negócios:

Leia mais

2 Conceitos Básicos e Trabalhos Relacionados

2 Conceitos Básicos e Trabalhos Relacionados 2 Conceitos Básicos e Trabalhos Relacionados Com o aumento da utilização de sistemas com bases de dados cada vez maiores e com a alta complexidade das aplicações atuais, tornou-se necessário para os Sistemas

Leia mais

Introdução às Bases de Dados

Introdução às Bases de Dados O Sistema de Base de Dados através do SGBD permite controlar de forma centralizada os dados armazenados. Base de Dados Ficheiro 1 Ficheiro 2 Ficheiro 3 Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) Prog.1

Leia mais

Tratamento dos Erros de Sintaxe. Adriano Maranhão

Tratamento dos Erros de Sintaxe. Adriano Maranhão Tratamento dos Erros de Sintaxe Adriano Maranhão Introdução Se um compilador tivesse que processar somente programas corretos, seu projeto e sua implementação seriam grandemente simplificados. Mas os programadores

Leia mais

3 Arquitetura MVC baseada em modelos

3 Arquitetura MVC baseada em modelos Arquitetura MVC baseada em modelos 30 3 Arquitetura MVC baseada em modelos 3.1. Visão geral Na arquitetura proposta os componentes de Controle e Visão, da arquitetura tradicional do padrão de projetos

Leia mais