Trabalho com animais: Biossegurança e Boas Práticas em Biotérios de Experimentação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalho com animais: Biossegurança e Boas Práticas em Biotérios de Experimentação."

Transcrição

1 Trabalho com animais: Biossegurança e Boas Práticas em Biotérios de Experimentação. Biotério: Instalações dotadas de características próprias para atender as exigências dos animais onde são mantidos ou criados bem-estar e saúde desenvolver e reproduzir responder satisfatoriamente aos testes neles realizados.

2 Classificação dos Biotérios Quanto à finalidade: 1. Biotério de Criação: matrizes reprodutoras. 2. Biotério de Manutenção/Produção: fornecimento de órgãos e sangue ou animais. 3. Biotério de Experimentação: animais mantidos durante os experimentos.

3 Classificação dos Biotérios Quanto ao Status Sanitário: 1. Gnotobióticos: vida conhecida, mantidos em isoladores. Axênicos ou Germ Free: nenhuma flora associada. Flora Definida: intencionalmente contaminados. 2. SPF (Specific Patogen Free): microbiota não patogênica, mantidos em barreiras rigorosas. 3. Convencional: microbiota desconhecida, ambiente desprovido de barreiras sanitárias rigorosas.

4 Classificação dos Biotérios Quanto ao Status Genético: 1. Outbred/Heterogênico: - 1% de genes em homozigose; Acasalamentos não consanguineos; Ao acaso. 2. Inbred/Isogênico: 99% genes em homozigose; Obtidos após acasalamentos por 20 gerações; Consanguineos;

5 Biossegurança em Biotérios de Experimentação. Quanto ao Nível de Biossegurança: Biossegurança: ações para prevenir, minimizar ou eliminar riscos. Em Biotérios: físicos químicos ergonômicos mecânicos biológicos: risco de contaminação depende da susceptibilidade dos técnicos, manejo experimental, estado de doença do animal e do agente infeccioso.

6 Biossegurança em Biotérios de Experimentação. Agente infeccioso: classificado com base no seu potencial patogênico (Risco 1 a 4). Definem-se Práticas e Instalações. NB1 (baixo risco individual e para a comunidade): agentes não causam doença. Ex. Lactobacillus NB2 (moderado risco individual e limitado para a comunidade) associados com doença humana ou animal, medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Ex. Staphylococcus aureus, Leshmania spp., T. cruzi etc.

7 Biossegurança em Biotérios de Experimentação. NB3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade) agentes biológicos causam infecções graves potencialmente letais, usualmente com medidas de tratamento e/ou prevenção. Ex. Bacillus anthracis, Clostridium botulinum, HIV, Hantavírus, etc. NB4 (alto risco individual e para a comunidade) doenças de alta gravidade, sem medidas profiláticas ou terapêutica. Ex. Ebola, Arenavírus, Vírus da influenza A aviária. etc.

8 Biotério do IMT. Biotério de Experimentação; Animais com padrão Sanitário Convencional e SPF; Animais com padrão Genético Isogênicos e Heterogênicos (camundongo, rato e hamster); NB2 (classe de risco dos patógenos utilizados nas pesquisas).

9 Biossegurança e Boas Práticas em Biotérios. Principais Riscos (funcionários e usuários): físicos: temperatura, ruídos, iluminação, etc; Em Biotérios químicos: irritantes, tóxicos, alergias, etc; ergonômicos: lombalgias e LER; mecânicos: quedas, esbarrões, etc.

10 Biossegurança e Boas Práticas em Biotérios. Principais riscos animais: Estresse: manipulação e procedimentos; Ferimentos por brigas; Contaminação por agentes patogênicos. Principais riscos ambiente: Descarte de resíduos infectantes (maravalha, fezes e urina, perfuro-cortante); Escape de animais (OGM s); Descarte de carcaças.

11 Biossegurança e Boas Práticas em Biotérios. Treinamento (funcionários e usuários) Pessoal qualificado em condições de: Saúde (vacinação, exames periódicos); Disciplina; Temperamento calmo; Respeito com os animais; Responsabilidade; Gostar do que faz.

12 Práticas aplicadas em NB2: proteção pessoal, ambiental e animal. Autorização para uso dos animais (CEUA s); Autorização para acesso às instalações (obtenção de senha); Símbolo de risco biológico, nome do responsável e telefone para contato.

13 Práticas aplicadas em NB2: proteção pessoal, ambiental e animal. Manter bancadas, equipamentos e a sala sempre em ordem e limpos. Durante o trabalho, as portas do laboratório devem permanecer fechadas.

14 Práticas aplicadas em NB2: proteção pessoal, ambiental e animal. Respeitar o uso correto da cabine/fluxo na sala de manipulação. Manipulação de material não infectante. Manipulação de material infectante.

15 Práticas aplicadas em NB2: proteção pessoal, ambiental e animal. O método aprovado pela CEUA; Eutanásia Responsabilidade do usuário; Não usar éter (irritação pele e mucosas, dores de cabeça, náusea, sonolência e vômito) e clorofórmio (método inaceitável, sérios danos à saúde e carcinógeno humano); Limpar a caixa utilizada como sacrificador antes e após uso. Solicitar ajuda se necessário!!!

16 Práticas aplicadas em NB2: proteção pessoal, ambiental e animal. Uniformes e aventais de uso único no biotério; Não devem ser levados para lavar em casa; Não usá-los em outras dependências do IMTSP.

17 Práticas aplicadas em NB2: proteção pessoal, ambiental e animal. Higiene pessoal (lavar as mãos antes e após procedimentos); Não colocar as mãos com luvas em objetos, olhos, boca ou nariz; Não comer, beber, fumar, usar cosméticos, cabelo solto, sapatos abertos, jóias; Não falar alto ou ouvir música dentro das salas de animais.

18 Práticas aplicadas em NB2: proteção pessoal, ambiental e animal. Cuidado durante a manipulação dos animais, não fazer movimentos bruscos; Evitar a formação de aerossóis; Nunca realizar procedimentos dentro das salas de animais. Na dúvida, sempre perguntar e solicitar ajuda.

19 Práticas aplicadas em NB2: Uso de EPI s e EPC s Equipamentos de proteção individual Área Convencional: uniforme e/ou avental, touca, luva e máscara. Usar o carrinho somente para fazer as trocas. Jamais para experimentação!

20 Práticas aplicadas em NB2: Uso de EPI s e EPC s Área SPF: uniforme e/ou avental de uso exclusivo na área, touca, luva, máscara e pro-pé. Manipular os animais somente dentro da cabine (diferentes para troca e experimentação).

21 Práticas aplicadas em NB2: Uso de EPI s e EPC s Sala de Manipulação: avental de uso exclusivo no biotério, touca, luva e máscara. Manipular os animais na bancada ou na cabine (animais infectados).

22 Práticas aplicadas em NB2: Uso de EPI s e EPC s Outros EPI s: Luvas para quente/frio; Protetor auricular; Respiradores; Óculos; Etc.

23 Práticas aplicadas em NB2: Uso de EPI s e EPC s Equipamentos de proteção coletiva extintores de incêndio. autoclaves

24 Práticas aplicadas em NB2: Uso de EPI s e EPC s racks ventilados cabine de segurança química

25 Práticas aplicadas em NB2: Uso de EPI s e EPC s Outros EPC s: Sistemas de ar condicionado e exaustão; Chuveiros de emergência e lava-olhos; Caixa de material perfuro-cortante; Pia e escova; Etc.

26 Descarte de Resíduos e Carcaças Resolução Nº 306 (ANVISA) e nº 358 (CONAMA) dispõem sobre o tratamento e disposição final de resíduos de serviços de saúde. Grupo A: Resíduo Biológico - Infectante, são aqueles que apresentam risco potencial devido à presença de agentes biológicos. Subgrupo A2 Animal contaminado: carcaça ou parte de animal inoculado, exposto à microrganismos patogênicos ou portador de doença infecto-contagiosa, bem como resíduos que tenham estado em contato com este.

27 Descarte de Resíduos e Carcaças PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (PGRSS): descreve as ações de um estabelecimento de saúde relativas ao manejo dos resíduos, desde a geração até tratamento e disposição final, englobando ainda questões referentes à saúde pública. Considerando que: coleta e o armazenamento de resíduos devem minimizar ou eliminar o risco de exposição às pessoas, ao ambiente de trabalho e ao meio ambiente.

28 Etapas do Gerenciamento dos Resíduos. 1. Separação dos resíduos Maravalha Perfuro cortante

29 Etapas do Gerenciamento dos Resíduos. Lixo do Iaboratório Lixo Comum

30 Etapas do Gerenciamento dos Resíduos. 2. Acondicionamento (fechamento com lacre); 3. Identificação;

31 Etapas do Gerenciamento dos Resíduos. SOMENTE Carcaças Freezer para acondicionamento interno Separadas por espécies; Acondicionadas em sacos plásticos; Identificadas; Colocadas no freezer.

32 Etapas do Gerenciamento dos Resíduos. Fichas de Identificação

33 Etapas do Gerenciamento dos Resíduos. 4. Coleta; 5. Transporte Interno;

34 Etapas do Gerenciamento dos Resíduos. 6. Armazenamento externo: carcaças em câmara fria e outros resíduos em abrigo. 7. Recolhimento pelo órgão competente (LIMPURB). Submetidos a tratamento de inativação microbiana (Desativação Eletrotérmica) Encaminhados para o aterro sanitário licenciado; Carcaças de animais encaminhadas para cremação.

35 OBRIGADA!!! Tel: (11) Referência Bibliográfica: ANDRADE, A., org. Animais de Laboratório Criação e Experimentação. Rio de Janeiro: Fiocruz, LAPCHIK, V., org. Cuidado e Manejo de Animais de Laboratório. São Paulo: Atheneu, MAJEROWICZ, J. Boas Práticas em Biotérios e Biossegurança. Rio de Janeiro: Interciência, VALLE, S., org. Biossegurança em Biotérios. Rio de Janeiro:Interciência, Resolução da Diretoria Colegiada Res Resolução do Ministério do Meio ambiente Res

Comissão de Biossegurança do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Comissão de Biossegurança do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Comissão de Biossegurança do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo NR-32 http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamen tadoras/nr_32.pdf Consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - risco indica a probabilidade de que um dano, um ferimento ou uma doença ocorra. - Avaliação de risco: é o processo

Leia mais

Manual de Biossegurança Biotério DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR E BIOAGENTES PATOGÊNICOS - FMRP

Manual de Biossegurança Biotério DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR E BIOAGENTES PATOGÊNICOS - FMRP https://oacu.oir.nih.gov/sites/default/files/fields/poster/pdf/37-_good_animal_care_and_good_science_go_hand_in_hand.pdf Manual de Biossegurança Biotério DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR E

Leia mais

Biossegurança no Laboratório de Microbiologia

Biossegurança no Laboratório de Microbiologia Métodos laboratoriais em microbiologia Disciplina: Microbiologia Geral iossegurança no Laboratório de Microbiologia Permitem estudo detalhado dos microrganismos Objetivo acadêmico Objetivo científico Métodos

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão FMUSP - HC. Faculdade de Medicina da USP Diretoria Executiva da FMUSP e Diretoria Executiva dos LIMs

Procedimento Operacional Padrão FMUSP - HC. Faculdade de Medicina da USP Diretoria Executiva da FMUSP e Diretoria Executiva dos LIMs 1. OBJETIVOS: fixar norma para realização dos procedimentos de coleta interna e descarte de s infectantes do grupo A no Sistema FMUSP-HC, à exceção de carcaças de animais de experimentação, observando-se

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: ENDOTOXEMIA E ENFERMIDADES DE GRANDES ANIMAIS (LEEGA) Docentes responsáveis pelo laboratório: Profa.

Leia mais

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a É o conjunto de ações para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a obtenção

Leia mais

BOAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO

BOAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO DEVE HAVER SEMPRE PELO MENOS DUAS (02) PESSOAS NO LABORATÓRIO QUANDO DA EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS. DEVE-SE PLANEJAR PROTOCOLO ANTES DE EXECUTAR EXPERIMENTO. DEVE-SE VERIFICAR SE OS EQUIPAMENTOS, REAGENTES

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: HISTOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS Docente responsável pelo laboratório: Prof.ª Cristina Maria Rodrigues

Leia mais

Noções Gerais de Biossegurança. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves

Noções Gerais de Biossegurança. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves Noções Gerais de Biossegurança Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves Conceito Conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização eliminação de RISCOS inerentes às atividades de pesquisa, produção,

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PGRSS IPTSP/UFG

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PGRSS IPTSP/UFG PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PGRSS IPTSP/UFG PGRSS Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde: conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ACONDICIONAMENTO E SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS DOS GRUPOS A e E Prefeitura do Campus USP Fernando Costa (PUSP-FC)

PROCEDIMENTO PARA ACONDICIONAMENTO E SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS DOS GRUPOS A e E Prefeitura do Campus USP Fernando Costa (PUSP-FC) Página 1 de 5 Elaborado: Revisado: Aprovado: Vera Letticie de Azevedo Ruiz Grupo de Gestão Integrada de Resíduos do Campus Grupo de Gestão Integrada de Resíduos do Campus 1. OBJETIVOS Estabelecer os procedimentos

Leia mais

Segurança do Trabalho e Biossegurança

Segurança do Trabalho e Biossegurança Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Bioquímica Segurança do Trabalho e Biossegurança Prof: Tatiane da Franca Silva tatianedafranca@usp.br

Leia mais

NÍVEIS DE BIOSSEGURANÇA APLICADOS À SAÚDE

NÍVEIS DE BIOSSEGURANÇA APLICADOS À SAÚDE NÍVEIS DE BIOSSEGURANÇA APLICADOS À SAÚDE Jenifer Muriel Ferreira de Araújo Costa Graduanda em Biomedicina, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Michele Roberta Prado Silva Graduanda em Biomedicina,

Leia mais

Biossegurança em Organismos Geneticamente Modificados

Biossegurança em Organismos Geneticamente Modificados Biossegurança em Organismos Geneticamente Modificados Prof. Dr. Vinicius Campos Disciplina de BBB Graduação em Biotecnologia - UFPel OGMs x Biossegurança Conceito de OGMs: Organismos geneticamente modificados

Leia mais

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA MANUAL DE BIOSSEGURANÇA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS RIO CLARO - SP COMISSÃO INTERNA DE BIOSSEGURANÇA CIBio 2014 APRESENTAÇÃO Este manual visa

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS Docente responsável pelo laboratório: Prof.ª Roberto Gameiro de

Leia mais

24/02/2016. Instrumentação e técnicas básicas de assepsia. Sobre as aulas práticas Profa. Dra. Ilana Camargo. Aula 1

24/02/2016. Instrumentação e técnicas básicas de assepsia. Sobre as aulas práticas Profa. Dra. Ilana Camargo. Aula 1 Instrumentação e técnicas básicas de assepsia Sobre as aulas práticas Profa. Dra. Ilana Camargo Aula 1 1 Biossegurança Conjunto de procedimentos adotados com o objetivo de dar proteção e segurança ao profissional

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: VERMINASE Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: VERMINASE Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara Primavera.

Leia mais

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde/ Biotério/ Instituto de Biociências/ Campus Rio Claro/SP

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde/ Biotério/ Instituto de Biociências/ Campus Rio Claro/SP Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde/ Biotério/ / Campus Rio Claro/SP Rio Claro, 2017 Este Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (PGRSSS) foi elaborado

Leia mais

TEL: (77)

TEL: (77) SARAH_FILADELFO@HOTMAIL.COM TEL: (77) 9999-6558 EDUCAÇÃO E BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE Prof: Sarah Filadelfo O que é biossegurança? O SIGNIFICADO DE BIO (DO GREGO BIOS) =VIDA E SEGURANÇA SE REFERE

Leia mais

Introdução Classificação dos riscos biológicos: Classe de Risco 1: Classe de Risco 2: Classe de Risco 3:

Introdução Classificação dos riscos biológicos: Classe de Risco 1: Classe de Risco 2: Classe de Risco 3: 1 Biossegurança em Laboratório de Analises Clinicas Biosecurity in Clinical Laboratory Analysis Telma Galdino da Silva Ferreira a ; Pedro Virgilio de Bellis a a: Faculdade de Biomedicina, Centro Universidades

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Docente responsável pelo laboratório: Prof a Dr a Gisele Zoccal Mingoti

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO HISTOPATOLOGIA Técnico Responsável pelo Laboratório: Lorinaldo Lopes de Moraes Docentes responsáveis

Leia mais

Biossegurança em biotério e para o trabalho em contenção com animais transgênicos Robison José da Cruz Centro de Bioterismo FMUSP

Biossegurança em biotério e para o trabalho em contenção com animais transgênicos Robison José da Cruz Centro de Bioterismo FMUSP Biossegurança em biotério e para o trabalho em contenção com animais transgênicos Robison José da Cruz Centro de Bioterismo FMUSP robisoncruz@usp.br TRABALHO EM EQUIPE! autovigilância Biotério Dependência

Leia mais

Biotério de Produção e Experimentação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

Biotério de Produção e Experimentação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Biotério de Produção e Experimentação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. BARREIRAS DE CONTROLE: consiste em estruturas físicas ou em um complexo

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto: Amaciante Aquafast 1.2. Natureza Química: Amaciante de Roupas 1.3.

Leia mais

MANUSEIO, CONTROLE E DESCARTE DE PRODUTOS BIOLÓGICOS. CLAUDIA PINHO HARTLEBEN

MANUSEIO, CONTROLE E DESCARTE DE PRODUTOS BIOLÓGICOS. CLAUDIA PINHO HARTLEBEN MANUSEIO, CONTROLE E DESCARTE DE PRODUTOS BIOLÓGICOS CLAUDIA PINHO HARTLEBEN (hartlebenclaudia@gmail.com) RISCOS BIOLÓGICOS: CLASSIFICAÇÃO GRUPO DE RISCO 1 Riscos: individual e comunitário baixos # Microorganismos

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: VIROLOGIA E CULTIVO CELULAR Docente responsável pelo laboratório: Profa. Tereza Cristina Cardoso

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SERVIÇO DE SAÚDE/BIOTÉRIO BIOTÉRIO BIODINAMICA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CAMPUS DE RIO CLARO/SP

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SERVIÇO DE SAÚDE/BIOTÉRIO BIOTÉRIO BIODINAMICA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CAMPUS DE RIO CLARO/SP PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SERVIÇO DE SAÚDE/BIOTÉRIO BIOTÉRIO BIODINAMICA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CAMPUS DE RIO CLARO/SP Nosso plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviço de

Leia mais

Conheça a nova estrutura de produção de animais SPF no Biotério Central

Conheça a nova estrutura de produção de animais SPF no Biotério Central Conheça a nova estrutura de produção de animais SPF no Biotério Central INTRODUÇÃO O Biotério Central da UFSC está prestes a inaugurar uma nova unidade: o CPMR (Centro de Produção e Manutenção de Roedores),

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos interno: Pureza: 4021 (500 ml) / 4022 (1L) / 19255 (2 L) / 19256 (5 L) Harmonia: 4023 (500 ml) / 4024 (1L) / 19257 (2 L) Magia: 4025

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: GENÉTICA ANIMAL Docente responsável pelo laboratório: Prof.ª Dr.ª Maria Margareth Theodoro Caminhas

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE PATOLOGIA APLICADA - LApap Docente responsável pelo laboratório: Profa. Gisele Fabrino Machado

Leia mais

Equipamentos De Proteção Individual.

Equipamentos De Proteção Individual. Equipamentos De Proteção Individual. O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo profissional, destinado à proteção de riscos que podem ameaçar

Leia mais

Ética e Biossegurança em investigações de surtos e epidemias

Ética e Biossegurança em investigações de surtos e epidemias Ética e Biossegurança em investigações de surtos e epidemias Eduardo Hage Carmo Diretor de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Salvador,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE EPIGENÔMICA Docente responsável pelo laboratório: Prof. Flavia Lombardi Lopes 1. Introdução No

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Pigmento Preto. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção LTDA. Endereço:

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS. LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Bacteriologia e Micologia

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS. LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Bacteriologia e Micologia PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Bacteriologia e Micologia Docente responsável: Prof a. Adj. Márcia Marinho LABORATÓRIO

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO E BIOSSEGURANÇA DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL (LANUTE)

NORMAS DE UTILIZAÇÃO E BIOSSEGURANÇA DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL (LANUTE) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL NORMAS DE UTILIZAÇÃO E BIOSSEGURANÇA DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL (LANUTE) Goiânia 2017 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão de Coco em Pó Mon Bijou (500g) Códigos interno: 16002 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

BIOSSEGURANÇA E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

BIOSSEGURANÇA E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL BIOSSEGURANÇA E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL A biossegurança e a experimentação animal são dois pontos que se unem em um único processo. Este processo pode ser chamado de conscientização, educação ou em algumas

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EXPERIMENTAL E BIOTÉRIO

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EXPERIMENTAL E BIOTÉRIO REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EXPERIMENTAL E BIOTÉRIO FACULDADE CERES FACERES Nossa Missão é: Produzir, disseminar e democratizar o acesso ao conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento

Leia mais

Prática de Proteção Radiológica

Prática de Proteção Radiológica Prática de Proteção Radiológica Dr. Almy A. R. Da Silva Físico Especialista em Proteção Radiológica SESMT - Superintendência de Saúde - Reitoria LICENCIAMENTO Registro de pessoa física para o preparo uso

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS LABORATÓRIO: LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE ALIMENTOS - LAA Docente responsável pelo laboratório - Prof a Elisa Helena Giglio Ponsano LABORATÓRIO

Leia mais

FAEFI - UFU LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DO DESEMPENHO (LAFIDE)

FAEFI - UFU LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DO DESEMPENHO (LAFIDE) UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UFU FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAEFI FAEFI - UFU LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DO DESEMPENHO (LAFIDE) Coordenador: Prof. Ms. Guilherme Gularte De Agostini UBERLÂNDIA

Leia mais

Produto: ZINCAGEM A FRIO

Produto: ZINCAGEM A FRIO 1. Identificação do produto e da empresa Produto: ZINCAGEM A FRIO Nome do produto: Zincagem a Frio Nome da empresa: COLORART Ind. e Com. Ltda. Endereço: Rua Solimões, 476 - Diadema, SP Telefone: 11 4053-2988

Leia mais

Controle de Cópia Impressa

Controle de Cópia Impressa 1. Objetivo Estabelecer procedimento para garantir segurança aos discentes, desenvolvendo as rotinas de trabalho com um mínimo de riscos e estabelecendo princípios básicos de segurança. 2. Abrangência

Leia mais

- FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLORO (PÓ) Elaboração: P&D Solange Hernandes

- FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLORO (PÓ) Elaboração: P&D Solange Hernandes Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Sapólio Radium Cloro (Pó) Código Interno: 14003 / 14016 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Lava Roupas Pronto com Amaciante Códigos interno: 24027 (500 g) / 24028 (1 kg) Empresa: BOMBRIL S/A Endereço: Marginal Direita da Via Anchieta

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SABÃO DE COCO PASTOSO LIMPOL

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SABÃO DE COCO PASTOSO LIMPOL Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sabão de Coco Pastoso Limpol Códigos internos: 15602 (500g) / 15605 (200g) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação:

Leia mais

Descarte de Materiais. Profª Soraya Ferreira Habr

Descarte de Materiais. Profª Soraya Ferreira Habr Descarte de Materiais Profª Soraya Ferreira Habr Gerenciamento de Resíduos Busca minimizar a quantidade gerada de resíduos e também impõe um valor máximo na concentração de substâncias notoriamente tóxicas

Leia mais

ROTEIRO PARA POSTO DE COLETA DE ANÁLISES CLÍNICAS

ROTEIRO PARA POSTO DE COLETA DE ANÁLISES CLÍNICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA DA SAÚDE EQUIPE DE CONTROLE E VIGILÂNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE versão 06/03/2007 ROTEIRO PARA POSTO DE

Leia mais

09/03/2015. Profa Elaine C. S. Ovalle

09/03/2015. Profa Elaine C. S. Ovalle Introdução à Biossegurança Conceito A Biossegurança pode ser conceituada como um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção,

Leia mais

Treinamento: Limpeza e descontaminação de áreas e superfícies. Maio de 2013

Treinamento: Limpeza e descontaminação de áreas e superfícies. Maio de 2013 Treinamento: Limpeza e descontaminação de áreas e superfícies Maio de 2013 Limpeza, esterilização, descontaminação ou desinfecção? Limpeza: procedimento antimicrobiano de remoção de sujidades e detritos

Leia mais

Manual Técnico de Boas. Práticas Laboratoriais Universidade Brasil. Volume 1 Edição 1 Data 14/12/2018

Manual Técnico de Boas. Práticas Laboratoriais Universidade Brasil. Volume 1 Edição 1 Data 14/12/2018 Manual Técnico de Boas Volume 1 Edição 1 Data 14/12/2018 Práticas Laboratoriais Universidade Brasil Produzido por Porfa. Dra. Amanda F. F. Barros, mestrando Rogério Ferraz Biondi e Profa. Dra. Silvia Cristina

Leia mais

Centro Universitário das Faculdade Associadas de Ensino - UNIFAE CURSO DE PSICOLOGIA

Centro Universitário das Faculdade Associadas de Ensino - UNIFAE CURSO DE PSICOLOGIA Centro Universitário das Faculdade Associadas de Ensino - UNIFAE CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE RESOLUÇÃO CEPE 14/2016 REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE O presente Regulamento estabelece

Leia mais

A palavra laboratório se origina de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão.

A palavra laboratório se origina de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão. A maior parte das atividades cotidianas de um químico se desenvolve no laboratório; portanto é necessário ter pelo menos uma idéia de como é esse local, de como se trabalha e dos cuidados que se deve ter

Leia mais

Desinfecção de alto nível: Desinfecção de médio nível: Desinfecção de baixo nível:

Desinfecção de alto nível: Desinfecção de médio nível: Desinfecção de baixo nível: LIMPEZA Consiste na remoção do Material Biológico; No material biológico se encontra a maior parte da carga microbiana; 1º Passo da Desinfecção e Esterilização; É feita com Detergente e Água; A desinfecção

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: ELETROFORESE Docente responsável pelo laboratório: Prof. Marcelo Vasconcelos Meireles 1. Introdução

Leia mais

NORMAS INTERNAS PARA UTILIZAÇÃO DO BIOTÉRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

NORMAS INTERNAS PARA UTILIZAÇÃO DO BIOTÉRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE (IMS) CAMPUS ANISIO TEIXEIRA COORDENAÇÃO GERAL DE LABORATÓRIOS NORMAS INTERNAS PARA UTILIZAÇÃO DO BIOTÉRIO PARA

Leia mais

Biossegurança. Odontológico: para você!

Biossegurança. Odontológico: para você! Biossegurança no atendimento Odontológico: veja o que é importante para você! Transformando a Odontologia do Brasil. Aqui cuidamos da sua Saúde praticando a Biossegurança. Entenda como: Em todos os atendimentos

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA

COLORART IND. e COMERCIO LTDA Produto: Tinta 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: COLORART Cores Diversas Nome da empresa: COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimões, 471 Diadema - SP. Telefone: 1140532988

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Limpa Inox Códigos Internos: 14036 (12/300ml) Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão FMUSP - HC. Faculdade de Medicina da USP Diretoria Executiva da FMUSP e Diretoria Executiva dos LIMs

Procedimento Operacional Padrão FMUSP - HC. Faculdade de Medicina da USP Diretoria Executiva da FMUSP e Diretoria Executiva dos LIMs 6-1. OBJETIVOS: fixar norma para realização dos procedimentos de coleta interna de resíduos radioativos sólidos do grupo C (segundo classificação da NBR 12808/1993) no Sistema FMUSP-HC, observando-se as

Leia mais

ICADERM SABONETE LÍQUIDO

ICADERM SABONETE LÍQUIDO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ICADERM SABONETE LÍQUIDO 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: ICADERM SABONETE LÍQUIDO b) Código do Produto: c) Nome da Empresa:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/7 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Fixador de Cal. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção LTDA. Endereço:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Indicador de Alcalinidade Aplicação: Indicador de Alcalinidade Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos

Leia mais

2. Composição e informações sobre os ingredientes

2. Composição e informações sobre os ingredientes Página: 1/5 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Cleusa Marques Malheiros EPP Endereço: Rua Papa Pio XII- Bairro:Industrial II Telefone: 19-33041002 Fax: 19-33041002

Leia mais

SABONETE LIQUIDO SOAP CLEAN GLICERINADO

SABONETE LIQUIDO SOAP CLEAN GLICERINADO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Literaturas específicas sobre o produto PÁG Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: SOAP CLEAN GLICERINADO Principais usos recomendados: O Soap Clean Glicerinado é indicado

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: TRIMETOX SOLUÇÃO Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: TRIMETOX SOLUÇÃO Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA.

COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Produto: ALL-LUB 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: ALL LUB Nome da empresa: COLORART IND e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimoes 476 Diadema - SP Telefone: 11 4053-2988 Fax: 2.

Leia mais

Biossegurança nos laboratórios de pesquisa do Departamento de Microbiologia. Denise M S Bazzolli - DMB

Biossegurança nos laboratórios de pesquisa do Departamento de Microbiologia. Denise M S Bazzolli - DMB Biossegurança nos laboratórios de pesquisa do Departamento de Microbiologia Denise M S Bazzolli - DMB Biossegurança Conjunto de medidas direcionadas à prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Códigos internos: Gatilho (12X500 ml): 07104 Refil (12X500 ml): 07105 Squeeze (12X500 ml): 07106 Aplicação: Limpa Vidros. Empresa:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: PULMOLIN Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: PULMOLIN Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara Primavera.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Bloco Sanitário Pinho Bril Accept Códigos internos: Completo Refil Flor de Lilly 6014 6017 Flor de Gardênia 6015 6018 Flor de Lavanda 6016

Leia mais

XIII Simpósio de Biossegurança e Descartes de Produtos Químicos Perigosos em Instituições de Ensino e Pesquisa 04/12/2014

XIII Simpósio de Biossegurança e Descartes de Produtos Químicos Perigosos em Instituições de Ensino e Pesquisa 04/12/2014 Bryan E. Strauss bstrauss@usp.br www.terapiagenica.net.br XIII Simpósio de Biossegurança e Descartes de Produtos Químicos Perigosos em Instituições de Ensino e Pesquisa 04/12/2014 Imagem popular de laboratórios

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: ENROFARM Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: ENROFARM Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara Primavera.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA LOUÇAS CONCENTRADO (Maracujá com Alecrim e Laranja com Gengibre)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA LOUÇAS CONCENTRADO (Maracujá com Alecrim e Laranja com Gengibre) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Ecobril Lava Louças Concentrado Códigos internos: Maracujá e Alecrim frasco (24/500ml): 13003 Maracujá e Alecrim refil (24/500ml): 13004 Laranja

Leia mais

BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES

BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES Dra. Dulcelene de Sousa Melo Enfermeira do HC-UFG. Docente FEN-UFG Jeenna Louhanna Umbelina Spagnoli Enfermeira da SES-DF. Mestranda FEN-UFG Goiânia, 2015. PORTARIA

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7504 (12 X 100 ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação: detergente para pré-lavagens.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Lava Roupas Tanto Múltipla Ação Códigos interno: 10003 (500 g) / 10002 (1 kg) Nome: Lava Roupas Tanto Múltipla Ação Flores de Limão Códigos

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: CIPRONIL SOLUÇÃO Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: CIPRONIL SOLUÇÃO Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão

Leia mais

CICLO NEUTRO. irritações aos olhos. Podendo provocar irritação na pele e vermelhidão local. Em altas concentrações e puro pode contaminar o solo.

CICLO NEUTRO. irritações aos olhos. Podendo provocar irritação na pele e vermelhidão local. Em altas concentrações e puro pode contaminar o solo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Literaturas específicas sobre o produto PÁG Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Nome do Produto: Principais usos recomendados: Este produto pode ser aplicado em utensílios

Leia mais

BIOSSEGURANÇA. Diogo Domingues Sousa Gerente de Segurança e Saúde Ocupacional

BIOSSEGURANÇA. Diogo Domingues Sousa Gerente de Segurança e Saúde Ocupacional BIOSSEGURANÇA Diogo Domingues Sousa Gerente de Segurança e Saúde Ocupacional CRONOGRAMA Introdução e definição Biossegurança Avaliação do Risco Biológico Risco Biológico Tríade Epidemiológica Níveis de

Leia mais

O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos

O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ ACIDO CÍTRICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ ACIDO CÍTRICO 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Ácido Cítrico Nome Químico : Ácido Cítrico Código interno do produto : 001.003 Peso Molecular : 192,123 Aspecto do produto : Granulado Branco

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: VITAMINASE Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: VITAMINASE Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Limpador Sanitário Pinho Bril Accept Códigos internos: 500ml Flor de Lilly 6010 Flor de Gardênia 6011 Flor de Lavanda 6012 Aplicação: Limpador

Leia mais

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Revisão: 20/01/2017 Número Revisão: 001 Página: 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO Nome da substancia ou mistura (nome comercial): Anti-odor antibacterial Principais usos recomendados para a substância ou mistura:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: TRIMETOX Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: TRIMETOX Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara Primavera.

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA (Nível de Biossegurança 1)

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO PERBOROX 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO PERBOROX 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO PERBOROX 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: PERBOROX. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa: ICARAÍ DO BRASIL IND. COM.

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS Instalação: CANIL DO DCCRA Docente responsável pelo laboratório: Prof. Flavia de Almeida Lucas (Chefe DCCRA)

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS GerenciamentodeResíduos Parte 2 Profª PolyAparecida O ACONDICIONAMENTO dos RSS nos estabelecimentos deve ser feita obedecendo a Resolução no 275 de 2001 do CONAMA, ao qual estipula

Leia mais