As raízes do liberalismo: liberdade e propriedade no pensamento político do século XVII

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As raízes do liberalismo: liberdade e propriedade no pensamento político do século XVII"

Transcrição

1 As raízes do liberalismo: liberdade e propriedade no pensamento político do século XVII Javier Amadeo 1 I. O pensamento político inglês do século XVII se constitui como um elemento fundamental na transição para perspectivas políticas modernas, das quais uma de suas marcas essenciais é o surgimento da consciência cívica. A essência desta alteração encontra-se no desenvolvimento de uma consciência da dimensão pública na vida social. A ideia de consciência cívica se refere à percepção de que existe uma ordem pública, de que a ordem social é um espaço de problemas e propósitos compartilhados, e na problematização desse reconhecimento como central na discussão política. O desenvolvimento desta visão cívica expressa uma alteração radical em relação ao pensamento político dominante. Implica não só um contexto político novo, mas fundamentalmente uma reestruturação profunda nas concepções relativas à natureza e ao propósito da autoridade política, uma redefinição total nos deveres e obrigações dos cidadãos, e uma mudança radical no foco das lealdades e dos interesses 2. Sem dúvida o intenso conflito político, social e religioso pelo qual passou a Inglaterra durante este século foi uma precondição indispensável na redefinição dos problemas políticos da época. Um dos elementos centrais no surgimento dessa consciência cívica na história inglesa radica na controvérsia constitucional nas décadas que precederam a guerra civil. O ponto crucial foi uma dramática reestruturação da visão política no meio de uma crise profunda, e o que emergiu deste prolongado debate foi uma definição radicalmente nova dos direitos e deveres do cidadão, o que por sua vez envolvia concepções novas de autoridade política legítima. A gravidade da crise provocou uma profunda exploração e experimentação intelectual, dando lugar ao surgimento de ideias e conceitos que se transformariam em dominantes no pensamento e no discurso políticos modernos. 1 Licenciado em Ciência Política pela Universidade de Buenos Aires, Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado no Departamento de História da mesma instituição e Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 2 Cf. Hanson, 1970: 1.

2 Um dos problemas, e desafios, centrais para o estudioso é entender como surgiu a consciência cívica em um ambiente intelectual dominado por conceitos jurídicos e teológicos. A Inglaterra do período podia ser definida como um corpus misticum, isto é, como uma comunidade de razão apta para reconhecer as leis racionais e uma comunidade de experiência adequada para seguir um conjunto de costumes transmitidos pela tradição; não era uma comunidade de ação em que os cidadãos participavam das decisões do governo 3. Foi a partir do colapso da autoridade política e da guerra civil que diferentes elementos de tradições discursivas distintas puderam se desenvolver, dando lugar ao surgimento da consciência cívica. Como afirma Pocock, a dissolução de facto do governo neste processo foi central porque colocou a necessidade de pensar a forma de governo que devia substituí-la, colocando uma série de problemas políticos, éticos, religiosos e legais em relação às obrigações do súdito e em relação ao direito do governo de exigir obediência. Neste momento de aguda crise política, e em meio a um quadro conceitual complexo, as diferentes doutrinas tentaram refletir, principalmente nas linguagens da lei, civil e também natural, sobre uma série de problemas teóricos em relação a: direito, propriedade, revolução, natureza e conhecimento, e a relação entre autoridade política e obrigação (Pocock, 1996a: xii). Desta forma, é possível sustentar que a consciência cívica na Inglaterra revolucionária não se articulou a partir de uma tradição de linguagem exclusivamente, e sim a partir de uma série de tradições discursivas que fizeram eclosão com a dissolução do governo. Um dos elementos centrais para entender as origens do liberalismo está relacionado com as importantes mudanças ocorridas no século XVII nos modos de apropriação e exploração da propriedade. Um dos temas centrais na história do pensamento político é como estas mudanças se expressavam na consciência política do período. Como afirma Pocock (2001c), autores importantes do período, século XVII, fundaram suas explicações da crise política de metade do século XVII na percepção das mudanças nas relações de propriedade. No entanto, afirmar que estavam ocorrendo transformações nas relações de propriedade, continua o autor, parece ser insuficiente. O problema teórico implica entender os complexos mecanismos pelos quais a consciência política do período conseguiu captar esse tipo de transformação social, particularmente porque esse tipo de transformação nunca havia sido observado anteriormente (Pocock, 2003c: 111). 3 Cf. Pocock, 2003a.

3 Com base nestas questões o texto busca entender as origens do liberalismo, analisando as relações existentes entre liberdade e direitos políticos, e como estas se relacionavam com as profundas mudanças nas formas de propriedade que estavam ocorrendo no período. II. Como afirma Pocock (2001c), um dos elementos centrais da teoria política e da história do pensamento político das últimas décadas relativo à crise política e social da Inglaterra do século XVII foi ter avançado rumo a uma compreensão mais sofisticada sobre os fenômenos do período, um dos componentes fundamentais foi uma compreensão mais dialética da relação entre autoridade e liberdade, tanto na esfera política quanto no pensamento político do período. A obra de J. H. Plumb (1967) sobre o desenvolvimento da estabilidade e o desenvolvimento da oligarquia centrou sua atenção no segundo período crítico de , rediscutindo assim a importância central do primeiro período crítico de Tanto o trabalho de Plumb como o próprio trabalho de Pocock 4 ressaltaram a importância do último período para o surgimento de uma Inglaterra mercantilista e imperial. Estes trabalhos de busca das origens dessa nova Inglaterra colocaram a necessidade de retornar ao primeiro período de crise e examiná-lo tanto à luz da Restauração como da Revolução. No entanto, uma analise do esgotamento do impulso revolucionário não implica negar o caráter radical ou revolucionário dos eventos da década de 1640 (Pocock, 2001c: 101). Por outra parte, a partir das pesquisas desenvolvidas nos anos recentes, não é mais possível estudar o primeiro período de crise tendo em mente apenas Hobbes, ou o segundo período, tendo em mente apenas Locke. O pensamento político do período foi estrutura tanto por filósofos e autores como um pensamento sistemático como por autores que escrevem no calor do momento e com objetivos específicos nesse conturbado período histórico. Cada período, afirma o Pocock, fornece uma textura complexa, e muitas vezes contraditória, de pensamento, que tanto proporciona o contexto para Hobbes ou Locke, quanto demonstra funcionar autonomamente 5. Desta forma uma compreensão do primeiro período crítico deve, sem dúvida, levar em consideração o surgimento do antinomianismo democrático, que pode ser chamado de 4 Fundamental para esta discussão, Poccok, 2003a. 5 Para uma crítica dessa abordagem ver entre outros Meiksins Wood, 2012.

4 radicalismo puritano 6. Algumas interpretações procuraram interpretar o radicalismo puritano do século XVII como parte da consciência de uma burguesia revolucionária. Para Pocock, a presença do radicalismo puritano parece ser marcante e intenso de mais, na experiência política e social do período, para ser reduzido a uma ideologia de pequenos comerciantes e artesãos descontentes. Nos trabalhos mais antigos, como Puritanism and Revolution e Intellectual Origins of the English Revolution, Christopher Hill analisa os Independentes e os Levellers em tanto pioneiros de uma sociedade de mercado, numa perspectiva próxima às interpretações clássicas de Macpherson sobre o individualismo possessivo 7. No entanto, como continua o autor, trabalhos posteriores de Christopher Hill, particularmente The World Turned Upside Down, nos quais analisa o milenarismo e antonomianismo de seitas como os Seekers e os Ranters, parecem problematizar o cenário do período enfatizando a existência de seres errantes sem rumo e comando, próximos da agricultura das sociedades pré-industriais, e problematizando, portanto, o tema da burguesia nascente (Pocock, 2001c: 102-3). Em segundo elemento mencionado por Pocock, refere-se ao deslocamento sobre a compreensão do primeiro período crítico. Como afirma o autor, a ênfase especial sobre a ideia de libertação, dada pela visão dos santos de sua própria e radical liberdade, deve ser complementada pela ênfase na discussão da autoridade. A percepção dos homens do século XVII era uma percepção de indivíduos com uma mentalidade em fase de transição para concepções políticas moderna, para os quais autoridade e magistratura ainda eram parte de uma ordem natural; o ponto de partida do pensamento político mais radical foi o colapso de fato da autoridade política na Inglaterra entre 1642 e a partir de essa leitura a Controvérsia do Compromisso (Engagement Controversy) representou uma polêmica tão importante na Revolução Inglesa quanto os Debates de Putney 8. Os pensadores ingleses tentam responder, em alguns casos com extremo radicalismo, à necessidade de reconstituir a autoridade dado que ela se desintegrou e que a tradição e a invocação de Deus são insuficientes para determinar um fundamento legítimo. Ao longo dos debates do período uma série de resposta forma formuladas pelas diferentes tradições teóricas e políticas, desde o patriarcalismo de Sir Robert Filmer que afirmava que o individuo não possuía liberdade natural até o antinomianismo que defendia a noção que se a lei havia sido tirada dos homens, era 6 Ver o estudo clássico de Walzer, 1965 e os trabalhos de Pocock, particularmente Pocock, 2003a. 7 Cf. Macpheron, Sobre os debates de Putney ver Woodhouse, 1974.

5 porque o espírito devia tomar seu lugar. Tanto Hobbes como Harrington também responderam nas suas formulações à questão que havia na natureza humana que tornava a autoridade possível. Como afirma Pocock: Dizer que o individuo cuja espada estivesse enraizada na propriedade ser veria livre da fortuna para se dedicar aos bens do intelecto, e que poderia então se unir a outro individuo para constituir uma organismo político, cuja alma seria a inteligência coletiva, era um outro modo, bem diferentes. Ambas eram respostas à pergunta sobre como os homens desprovidos de tudo, exceto da espada, poderiam restaurar o governo da razão e da autoridade. Estas eram as respostas oferecidas por Hobbes e Harrington, no entanto grande parte do complexo debate do pensamento inglês do primeiro período crítico pode ser vinculada à necessidade radical de restaurar a autoridade (Pocock, 2001c: 106-7). Desta forma podemos ver que a questão da relação entre propriedade e autoridade, como sustenta Pocock, aparece como uma das principais controversas na Inglaterra de meados do século XVII; os teóricos e pensadores políticos do período debateram acerca do significado da propriedade, analisando os vários modos históricos pelos quais ela operava na sociedade. Essas discussões se baseavam na percepção de mudanças profundas nas relações de propriedade e como consequência nas formas de dominação política. A palavra propriedade (property), no século XVII, tinha um significado amplo, era tanto um termo econômico como um termo jurídico. Como afirma Pocock (2001c: 108), ela significava o que era próprio do individuo, aquilo que ele propriamente tinha o direito a reivindicar, e palavras como proprium e proprietas eram aplicadas tanto ao direito quanto à coisa, e muitas outras coisas, como os médios de sustento ou de produção. Nos debates da Inglaterra revolucionária era frequente tanto a sua utilização em sentido amplo, em termos jurídicos, como no sentido econômico produtivo. Portanto, é necessária uma análise sobre as estratégias do debate da época e, especialmente, sobre as estruturas da linguagem do período para entender como as transformações nas relações de propriedade se expressavam no pensamento político da época. III. Entender as origens do liberalismo implica necessariamente compreender as importantes mudanças ocorridas no século XVII nos modos de apropriação e exploração

6 da propriedade. Um dos temas centrais na história do pensamento político moderno é como estas mudanças se expressavam na consciência política do período. Como afirma Pocock, alguns autores do período fundaram suas explicações da crise política de metade do século XVII na percepção das mudanças nas relações de propriedade. Porém afirmar que estavam ocorrendo mudanças nas relações de propriedade, e sustentar que poucos autores perceberam isso; e que aqueles que não o perceberam refletiam, no entanto, as mudanças ainda sem percebê-las parece ser insuficiente e inexato. Os mecanismos, continua o autor, pelos quais a consciência política do momento consegue captar esse tipo de mudança social parecem ser mais complexos (Pocock, 2003c: 111). No seu texto clássico A teoria política do individualismo possessivo, Macpherson procura buscar as raízes do liberalismo na teoria e prática política na Inglaterra do século XVII inglês. Segundo o argumento do autor foi no decorrer da prolongada luta no Parlamento, da guerra civil, da experiência republicana, da restauração monárquica e da revolução constitucional final que evoluíram todos os princípios que viram a ser básicos para o liberalismo 9. Uma das hipóteses centrais do livro parte da ideia que o pensamento político do século XVII tinha como um dos seus elementos reflexivos constitutivos a percepção da propriedade como algo negociável no mercado. Este elemento central se expressa em uma qualidade possessiva que se encontra na concepção do individuo como sendo essencialmente o proprietário de sua própria pessoa e de suas próprias capacidades, nada devendo à sociedade por ela. As relações de propriedade tinha se tornado fundamental para um número cada vez maior de indivíduos, e eram estas que determinavam a liberdade real e a possibilidade de realização das potencialidades do individuo. Achava-se que o individuo é livre na medida em que é proprietário de sua pessoa e suas capacidades. A essência humana é ser livre da dependência das vontades alheias, e a liberdade existe como exercício da posse. A sociedade torna-se uma porção de indivíduos livres e iguais, relacionados entre si como proprietários de suas próprias capacidades. A sociedade consiste em relações de troca entre proprietários. A sociedade política torna-se um artifício calculado para a proteção da propriedade e para a manutenção de um ordeiro relacionamento de trocas (Macpherson, 1979: 15). 9 Retomamos a sugestão de Pocock, no entanto nosso argumento é diferente neste ponto.

7 Nesta interpretação a liberdade existia fundamentalmente no exercício da posse; e a sociedade se baseava numa relação entre indivíduos livres e iguais, relacionados como proprietários. A sociedade política, por sua vez, tornava-se uma instituição construída essencialmente para a proteção dessa propriedade e para a manutenção de uma sociedade baseada na troca de mercadorias. Macpherson construiu um modelo das consequências sociais e políticas de um conjunto de pressupostos mercantilistas 10 e, confrontou a presença de elementos deste em vários pensadores do século XVII Hobbes, Levellers, Harrignton e Locke concluindo que os elementos encontrados permitiam justificar a hipótese de que as premissas mercantilistas eram um determinante constante do pensamento desse período. Como afirma Macpherson Não se pode dizer que os conceitos do século XVII, de liberdade, direitos, deveres e justiça sejam inteiramente derivados desse conceito de posse, mas pode ser demonstrado que foram fortemente moldados por ele (...) as suposições possessivas estão fortemente presentes, não só nas duas teorias sistemáticas (as de Hobbes e as de Locke), mas também onde menos seria de se esperar: nas teorias dos niveladores e nas de Harrington, com sua mentalidade aristocrática (...) essas suposições que, de fato, correspondem substancialmente às relações reais de uma sociedade de mercado, foram o que deu à teoria liberal sua forma no século XVII (...) (Macpherson, 1979: 15). Como afirma Pocock, esta conclusão colocada por Macpherson não parece ser dialética o bastante, parece como se o pensamento político do período expressasse de forma precisa e sem mediações o que estava acontecendo; talvez seja necessário pensar em uma forma mais complexa e sutil do funcionamento da consciência histórica. Uma alternativa seria partir do pressuposto de que existiam vários tipos de indivíduos possessivos e de que havia um debate em andamento acerca dos vários modos de propriedade e individualidade ; desta forma o resultado poderia ser uma descrição mais dialética e menos reducionista do pensamento político do período. Em particular Pocock coloca dúvidas com relação à interpretação de Harrington, porque neste autor era possível perceber dois modelos de relação de propriedade, um definido pela presença do domínio militar subordinado e outro por sua ausência, e o mercado não aparecia como elemento central na diferenciação (Pocock, 2003c: 111-2). 10 Retomamos o argumento de Pocock (2003c: 111).

8 IV. As interpretações dos pensadores clássicos variam de tempos em tempos, dependendo sempre das necessidades do período presente. As interpretações sobre o pensamento de John Locke são um exemplo particularmente claro deste processo continuo de reinterpretação. De um período que identificava Locke como um pensador burguês passou-se a uma fase que enfatizava o aspecto democrático radical das posições defendidas pelo filósofo inglês. Como afirma Meiksins Wood (1992), a interpretação de Locke como um pensador burguês implicava problemas de explicação importantes, no entanto a reinterpretação de Locke como um democrata radical coloca problemas de análise ainda mais complexos. A interpretação de Locke mais formidável neste último sentido, notavelmente bem documentada e extremamente sofisticada do ponto de vista das suas formulações, foi formulada por Richard Ashcraft 11 em Revolutionary Politics & Locke s Two Treatises of Government. Nesse texto Ashcraft procede a situar a Locke no contexto da política radical dos Whigs dos anos de 1670 e 1680, das lutas sobre a tolerância religiosa e da sucessão real, em particular da Crise da Exclusão (Exclusion Crisis) 12. Os argumentos de caráter contextual desenvolvidos por Ashcraft são complementados com diversas interpretações textuais com relação às concepções de Locke sobre: propriedade, consenso, representação, direito de resistência e lei natural. 11 Cf. Ashcraft, A Crise da Exclusão, com motivo da Lei de Exclusão (Exclusion Bill), afetou Inglaterra de 1678 a 1681, sob o reinado de Carlos II e durante a Restauração. A Exclusion Bill era um projeto de lei que buscava excluir da sucessão ao trono da Inglaterra e Irlanda ao irmão do rei, James (o futuro Jaime II de Inglaterra) por causa do seu catolicismo. Os Tories eram contra esta medida, enquanto o Country party, predecessor de whigs, era favorável. Em 1673, James recusou-se a prestar o juramento prescrito pelo Test Act, tornando-se desta forma público seu catolicismo. Os protestantes ingleses temiam o exemplo francês de um rei católico na cabeça de uma monarquia absoluta, e organizaram um movimento para evitar que o mesmo acontecesse na Inglaterra, com o irmão do rei como protagonista. O 15 de Maio de 1679, o Conde de Shaftesbury apresentou na Câmara Baixa o projeto de exclusão (Exclusion Bill), uma lei destinada à exclusão de James da sucessão do trono. Uma minoria apoiou o pedido do filho ilegítimo de Carlos II, o protestante James Scott, Duque de Monmouth. Os partidários da Corte fundaram o grupo tory, em tanto que os Petitioners, que sustentaram ativamente o texto da lei, são a origem dos Whigs. Como tudo parecia indicar que a lei seria provavelmente aprovada, o rei usando sua prerrogativa real dissolveu o Parlamento. Os Whigs buscaram envolver o país em um movimento para manter vivos os receios do complot papista. Apesar de duas tentativas falidas para restaurar o Parlamento e aprovar a Lei de Exclusão, a Coroa conseguiu controlar as tentativas organizadas pelos Whigs. Em 1681, a causa tinha perdido todo o apoio popular e o projeto de lei foi definitivamente abandonado.

9 A influente interpretação de Ashcraft, precedida por outros trabalhos também de enorme importância para a interpretação do pensamento de John Locke 13, estabeleceu como o parâmetro analítico central para entender o pensamento político de Locke, o contexto das lutas políticas de 1670 e No entanto, como afirma Ellen Meiksins Wood, é importante destacar duas questões. Em primeiro lugar, é muito problemático avaliar o papel de alguém como Shaftesbury (mentor político de Locke) sem analisar as condições do capitalismo agrário inglês do século XVII e as configurações das relações de propriedade e das práticas econômicas com elas associadas 14. Em segundo, considerar as ideias políticas de Locke associadas com a política radical Whig do período não implica necessariamente interpretar a teoria política lockeana como democrática 15. O argumento contextual sustentado por Ashcraft se baseia numa análise detalhada da participação de Shaftesbury e Locke nos conflitos políticos do período 16. Ainda que Ashcraft seja cuidadoso em não realizar afirmações excessivas sobre as convicções políticas de Shaftesbury com base na sua aliança tática com os setores politicamente mais radicalizados; os argumentos desenvolvidos ao longo do livro concluem, ao menos no caso de Locke, que essa associação evidencia uma fundamental concordância teórica com estes setores políticos. Para Meiksins Wood, existe outra explicação contextual tão plausível como a anterior, consistente com a história pessoal de Shaftesbury e com as ideias políticas de Locke. Para a autora, os setores Whigs liderados por Shaftesbury foram uma força não democrática na Inglaterra, não a primeira, em procurar uma aliança (que posteriormente seria abandona ou traída) particularmente com os setores radicais de Londres com o objetivo de mobilizar uma força popular contra a monarquia 17. Para a autora, um padrão característico de mobilização e exploração dos setores populares pode ser traçado desde a Guerra Civil, como uma de suas causas imediatas, através das crises dos anos 1680 e posteriormente. De fato, como afirma a autora, é possível afirmar que existiam razões estruturais profundas para este padrão de alianças recorrente na história política inglesa. A classe dominante inglesa era, em comparação com suas similares 13 Sem dúvida a obra pioneira neste processo de reinterpretação foi a Introdução escrita por Peter Laslett para a já canônica Edição dos Dois Tratados sobre o Governo, realizada pela Cambridge University Press em Ver também Dunn, Este ponto sobre o capitalismo agrário será retomado mais a frente. 15 Cf. Meiksins Wood, 1992: Ver especialmente o capítulo 4 da obra de Ashcraft, Sobre as alianças entre as classes proprietárias e os setores políticos radicais na Inglaterra do período ver a obra de Robert Brenner, 1992.

10 europeias, a aristocracia mais desmilitarizada no Estado mais centralizado de Europa, sendo obrigada a buscar alternativas aos exércitos privados das aristocracias tradicionais para apoiar suas rebeliões contra a monarquia (Meiksins Wood, 1992: ). Outro ponto deve ser enfatizado sobre a questão política do período central para o argumento Richard Ashcraft. O autor sugere que a teoria da propriedade de Locke deve ser situada no contexto da estratégia política Whig durante a Crise da Exclusão. No esforço de sustentar uma aliança entre a gentry de uma lado e os setores urbanos radicalizados de outro, os Whigs estiveram obrigados tanto a satisfazer as aspirações mais democráticas dos últimos ao tempo que censuravam as tendências niveladoras com o objetivo de tranquilizar aos primeiros, e nesta tentativa de equilíbrio delicado, a questão da propriedade naturalmente surgiu como fundamental 18. Ashcraft trata o capítulo de Locke sobre a propriedade no Segundo Tratado como uma das críticas mais radicais da proprietária aristocrática: (...) Locke s chapter on property is one of the most radical critiques of the landowning aristocracy produce during the last half of the seventeenth century. A qualification of this statement, as we suggest earlier, is need in order to distinguished between the aristocracy as such and those who were merely the useless members of that class (Ashcraft, 1986: 273). No contexto das alianças políticas construídas pelos Whigs, esta crítica, baseada na defesa de Locke da produção e do melhoramento (industry and improvement), podia ser construída no argumento de Ashcraft como um apelo aos setores laboriosos da nação: comerciantes, artesãos, pequenos lojistas, assim como os pequenos proprietários e a gentry, opostos a uma aristocracia proprietária, ociosa e fútil: ( ) the Whigs had to alienate the gentry from the landowning aristocracy and, if possible, to show the benefits of an economic alliance of the gentry s interests with those of the merchants, tradesmen, and artisans in the cities and towns. This the Whigs attempted to do by comprehending the labor employed to cultivate enclose the idle, luxurious, and useless large landowners who allowed their propriety to go to waste (Ashcraft, 1986: 244). 18 Cf. Brenner, 1992.

11 Ashcraft caracteriza que os ataques de Locke estão apontados contra um setor da aristocracia agrária, assinalando que se dirigem aos membros ociosos e fúteis dessa classe: Locke makes this point clear when he notes that it is not the largeness of his possession in land, but rather the allowing of it or its products to perish uselessly that is the critical standard to be applied to landlords and landownership. So long as a landowner made use of his land in such a way as to benefit others, he did no injury to mankind through the mere largeness of his possessions (Ashcraft, 1986: 273), A análise de Ashcraft parece partir de uma dicotomia, mais o menos sistemática, das classes agrárias inglesas entre: uma aristocracia ociosa e uma classe de pequenos proprietários essencialmente produtiva, esta última constituindo uma base política natural dos setores Whigs. Para Ellen Meiksins Wood, esta representação da sociedade inglesa de fins do século XVII, e das divisões sociais que os Whigs tentavam explorar, é enganosa. Esta representação, continua a autora, parece se basear menos na evidência histórica que na oposição tradicional entre uma aristocracia passiva e parasitária e uma burguesia produtiva e progressista. Uma visão deste tipo não se ajusta às realidades do capitalismo agrário inglês. A cultura do melhoramento (improvement) estava bem estabelecida entre amplos setores da aristocracia agrária. De fato Shaftesbury, o modelo do aristocrata Whig, era ele próprio um proprietário de terras deste tipo. Não existe evidencia que a cultura da produtividade estive mais bem representada entre a pequena gentry que entre a grande aristocracia, e as pressões dos arrendatários de aumentar sua produtividade provinha geralmente dos próprios latifundiários. Partindo do contexto de um capitalismo agrário em desenvolvimento na Inglaterra do período, sustenta Meiksins Wood, é possível afirmar que não há nada no capítulo de Locke sobre a propriedade no Segundo Tratado, que não seja representativo dos interesses dos grandes proprietários de terras como Shaftesbury e não há nada nele que evidencie uma defensa dos pequenos proprietários e trabalhadores contra a aristocracia proprietária (Meiksins Wood, 1992: 663).

12 Neal Wood, por sua vez, sustenta que é possível entender alguns dos elementos centrais de pensamento político de Locke identificando duas categorias do seu pensamento político e social: aqueles elementos que por se próprios não sugerem uma teoria incipiente de capitalismo agrário, porém que servem de fundamento para ela, e aquelas noções que são essenciais para essa teoria. No primeiro grupo, é possível identificar a visão de Locke que todos os membros da sociedade devem ter direito a vida, liberdade e possessões garantidas pela lei natural. No entanto, o direito de propriedade da terra (e outros direitos), ainda que garantidos pela lei natural, não eram incondicionais nem direitos absolutos. Ninguém podia ser privado da propriedade em violação com o direito natural e sem o consentimento da comunidade (Wood, 1984: 113). Locke, como afirma Wood, também expôs uma teoria da propriedade baseado no trabalho e aprovou o uso do dinheiro como afirmando um consenso tácito para propriedades desiguais e para a expansão das relações de intercâmbio. Esta segunda categoria de ideais mostra que Locke era mais que o teórico de uma sociedade agrícola. É possível analisar o pensamento de Locke como uma teoria de um tipo especial de sociedade agrícola emergindo na Inglaterra. Nos seus escritos Locke elabora teoricamente um novo tipo de sociedade agrícola na qual ainda existe um setor agrário tradicional e a apresenta como uma teoria do conjunto. A percepção de uma transformação incipiente nas relações sociais de produção agrícola que estavam acontecendo na Inglaterra do século XVII, quando combinado com o ideal humano de um individuo de espírito prático, egoísta, autônomo, e calculador, permite descrever a Locke como um teórico do capitalismo agrário em desenvolvimento e, num sentido amplo, como um pioneiro do espírito do capitalismo (Wood, 1984: 113-4). É possível, também, avaliar as supostas implicações radical-democráticas das formulações de Locke desde outra perspectiva, analisando a relação entre a teoria da propriedade e da riqueza com a possível concentração de poder político nas mãos das classes proprietárias. Podemos analisar alguns dos argumentos possíveis com base nesta relação 19. Um primer argumento, formulado por Martin Hughes (1990: 437) 20, não só sugere que Locke contestava a concentração de poder político, como também associa essa objeção com uma oposição à concentração de propriedade. Um segundo argumento formulado 19 Retomamos o argumento de Meiksins Wood, 1992: Ver também Tully, (1980).

13 por Ashcraft (1986), quem é mais cauto em relação a afirmar um possível igualitarismo político e social nas formulações de Locke, afirma que a propriedade ou a falta de propriedade não seriam para Locke fundamento para privar a um homem de sua personalidade política ou de sua participação na sociedade política. É possível afirmar, contra a posição de Hugues 21, que para Locke algum grau de concentração da propriedade não só era aceitável como também desejável. O argumento de Locke sobre a propriedade e sobre o melhoramento (improvement) implicava identificar a acumulação não com a cobiça, mas com o benefício da comunidade, na medida em que a acumulação incrementava a produtividade e, com ela, a prosperidade da sociedade como um todo. Na Inglaterra do século XVII, a propriedade estava amplamente concentrada nas mãos dos grandes proprietários, com terras trabalhadas por arrendatários. A estrutura social formada por: proprietário de terra, arrendatário capitalista e trabalhador assalariado tinha criado a agricultura mais produtiva do período na Europa. A experiência inglesa, e contraste com a agricultura na França dominada pelo camponês, parecia demonstrar a clara conexão entre: produtividade, prosperidade nacional e concentração de terras. A teoria de Locke toma como dada esta estrutura social como base da produção agraria e como fonte da prosperidade inglesa, e sua teoria da propriedade, por conseguinte, afirma a conexão entre bem público e a concentração da propriedade agrária (Meiksins, Wood, 1992: 678) 22. V. Consideraremos o segundo tipo de argumento para discutir uma questão chave na Inglaterra do período, a relação entre propriedade e direitos políticos. Mesmo considerando o consentimento de Locke a diferencias importantes de propriedade, surge a questão se a falta de propriedade constituiria o fundamento para negar ao um homem seus direitos políticos. A sociedade civil na perspectiva lockeana contem indivíduos pobres e indivíduos sem propriedade, um número substancial que dependem do trabalho assalariado para sua subsistência. Esses indivíduos teriam 21 Cf. Hugues, Sobre as relações sociais de produção na agricultura inglesa do período, e sua relação com a teoria da propriedade de Locke, ver Wood, 1984.

14 qualquer direito político? Ou em outros termos o que significa ter direitos políticos, possuir uma personalidade política e ser membro da sociedade política para Locke? 23. Martin Hugues (1990) coloca juntos uma série de direitos de diferente tipo: direito de ser governado pela lei, direito de resistência e direito de voto. Por exemplo, para afirmar sua reinvindicação sobre direito a voto, invoca o principio de Locke segundo o qual devia haver uma lei para o favorito na corte e o camponês no arado 24. No entanto esta afirmação de Locke parece um compromisso com a ordem constitucional, na qual todos, governantes e governados, estão subordinados à lei. A defesa do governo constitucional não é incompatível com defesa de princípios antidemocráticos e anti-igualitários, as proposições lockeanas são mais anti-absolutistas, liberais nesse sentido, do que democráticas. Analisemos as posições defendidas por Locke a partir do argumento contextual sustentado por Ashcraft (1986). Nos célebres Debates de Putney 25, o argumento utilizado pelos líderes do Exército contra a proposta dos Levellers sobre um sufrágio amplo era precisamente que os pobres já tinham conseguido suficiente sem a necessidade do sufrágio, conseguindo o direito de estar submetidos a um governo constitucional em vez de ao governo arbitrário de um homem. Como afirma Meiksins Wood, é possível ver no Segundo Tratado de Locke uma posição política de Locke na qual os direitos compartilhados por ricos e pobres se limitam ao direito de viver juntamente sob um governo constitucional com uma justiça em comum. De fato a posição de Cromwell, e dos líderes do Exército, é bastante instrutiva por várias razões, ele possibilitou um socialmente inclusivo direito à revolução na sua forma mais dramática, mobilizando um exército popular na forma do Novo Exército Modelo, e ao mesmo tempo negando o direito a voto da grande maioria dos soldados. É, portanto, possível afirmar que o radicalismo de Shaftesbury e Locke estive mais próximo das posições de Cromwell que de os Levellers (Meiksins Wood, 1992: 686). Um homem podia ter o direito a ser governado por uma autoridade constitucional, e ainda ser representado (pelo menos de forma virtual, o conceito de 23 Cf. Meiksins Wood, 1992: Locke, 2001, 142, Hugues, 1990: O Conselho Geral do Exército reuniu-se em Putney, em outubro de 1647, para discutir as demandas apresentadas pelos agitadores. Os objetivos dos líderes do Exército Fairfax, Cromwell e Ireton eram em aspectos vitais incompatíveis com aqueles dos porta-vozes Levellers em Putney, desta forma os debates representaram uma disputa crucial de poder assim como um embate entorno de princípios políticos. Um dos pontos centrais era a questão dos direitos políticos, e em decorrência a relação entre estes e o direito de propriedade. Para uma análise detalhada dos debates de Putney ver: Woodhouse, 1974.

15 representação virtual utilizado nos debates do período é fundamental neste sentido) no Parlamento sem ter necessariamente direito a voto 26. Isto possivelmente é o que implica para Locke ser membro da sociedade política. É certamente suficiente, na visão do filósofo inglês, para dotar a um homem de personalidade política. Existia uma diferencia fundamental entre servidão e trabalho assalariado, que é decisiva neste ponto da discussão. O servo está sujeito a uma dependência de caráter pessoal, a uma subordinação pessoal que se expressa num status jurídico inferior. No caso do trabalhador assalariado a relação é diferente. Como afirma Meiksins Wood, a diferença entre um trabalhador assalariado e um servo é precisamente que, no caso do último existe uma relação de desigualdade jurídica e dependência pessoal, que não existe no caso do trabalhador. Proprietário e trabalhador assalariado, senhor e servidor, como parte de um contrato, são iguais frente à lei, assim como juridicamente livres. Ainda quando as condições do mercado foram desvantajosas para o trabalhador com a consequência que sua liberdade de movimento era efetivamente negada, existia uma igualdade e liberdade do ponto de vista jurídico. O trabalhador estava subordinado a uma autoridade impessoal, constitucional, num sentido que o servo por definição não estava. A visão de Locke sobre senhor (master) e servidor (servant) não era completamente inequívoca, porém Locke podia afirmar, com absoluta consistência e sem realizar qualquer reivindicação sobre o direito a voto, que o trabalhador (homem adulto) era livre e igual perante a lei, e desta forma possuída certos direitos constitucionais e ainda uma personalidade política (Meiksins Wood, 1992: 686-7). O que significa, de acordo com as formulações de Locke, possuir personalidade política, ou de para formulá-lo de maneira mais precisa: ser membro de uma sociedade política? As referências de Locke não estabelecem uma relação direta entre ser membro da sociedade política e direito de voto. Os homens são membros de uma sociedade política quando: (...) estão unidos em um corpo político e têm uma lei estabelecida comum e uma judicatura à qual apelar, com autoridade para decidir sobre as controvérsias entre eles e punir os infratores, estão em sociedade civil uns com os outros (Locke, 2001, 87). 26 Cf. Meiksins Wood, 1992: 686.

16 Como sustenta Meiksins Wood, a solução política encontrada por Locke consiste em afirmar que os homens de mais baixa condição (meanest man), cuja propriedade consista unicamente na vida e na liberdade, porém sem possessões, podem ser membros da sociedade política e possuir uma personalidade política, ainda que não tenha direito a voto, dado que são governados por uma autoridade constitucional sujeita à regra da lei e não ao governo pessoal. Os argumentos desenvolvidos parecem colocar a Locke como um defensor do governo constitucional ou limitado, um crente na tradicional constituição mista, ainda que na sua forma mais constitucional e parlamentar. No espectro político de seu tempo e lugar, Locke pode sem dúvida ser colocado entre os membros menos conservadores do partido Whig, no entanto isto de forma alguma permite afirmar uma posição política democrática radical, mesmo pelos padrões de aquele período (Meiksins Wood, 1992: 689). VI. Para concluir, gostaríamos, brevemente, buscar retomar algumas das questões colocadas no inicio do texto sobre as origens do liberalismo. Para Pocock, a ideia de Macpherson que o pensamento político do século XVII tinha como um dos seus elementos reflexivos constitutivos a percepção da propriedade como um bem intercambiável no mercado parece explicar um grupo de fenômenos, no entanto não responderia pelos fenômenos contrários. O pressuposto que coloca o surgimento do homo economicus em algum momento do século XVII parece, continua o autor, levar em conta apenas alguns fenômenos históricos. Para Pocock, o ideal clássico simplesmente não morreu, que ele foi retomado com a grande recuperação da aristocracia que marca o final do século XVII e início do XVIII, resultando em que a questão da propriedade foi discutida no contexto político da autoridade versus liberdade. A propriedade era a base da personalidade (Pocock, 2003c: 125). Como afirma Pocock, no século XVIII tinha surgido um indivíduo historicamente problemático, que não podia nem retornar à antiga virtude nem encontrava meios de substituí-la completamente. Pocock pretende com isso questionar não a realidade histórica do liberalismo e sim as interpretações liberais da história, no qual o pensamento político de aproxima ou distancia de uma visão dominada por ideias liberais. Para Pocock, o que aconteceu no século XVIII não foi uma transformação

17 unidirecional do pensamento, no sentido de uma aceitação do homem liberal ou mercantil, mas um acerbo, consciente e ambivalente diálogo (Pocock, 2003c: 125-6). Concordamos com a posição de Pocock sobre que a transformação no pensamento político não foi unidirecional, a questão parece ser mais complexa. Como tem demonstrado vários autores, e o trabalho de Pocock neste sentido tem sido fundamental 27, o pensamento republicano continuou tendo uma presença importante nos debates políticos do século XVIII, especialmente no mundo anglo-saxão. No entanto, ter uma visão mais dialética do processo não deve implicar negar um processo de transformação radical nas relações de propriedade, como temos analisado, no sentido do surgimento de um novo tipo de relações de propriedade, que tem sido denominado capitalismo agrário na Inglaterra do século XVII, e uma transformação igualmente importante do pensamento político. 27 Ver Pocock, 2003.

18 Bibliografia: ASHCRAFT, Richard. Revolutionary Politics & Locke s Two Treatises of Government. Princeton-New Jersey: Princeton University Press, ASHCRAFT, Richard. The Radical Dimension of Locke s Political Thought: A Dialogic Essay on Some Problems of Interpretation. In: History of Political Thought, Vol. XIII, No. 4, Winter AYLMER, G. E. (ed). The Interregnum. The Quest for Settlement, London e Basingstoke: The Macmillan Press Ltd., BALL, T.; FARR, J. e HANSON, R. L. Political Innovation and Conceptual Change. Cambridge: Cambridge University Press, BRENNER, Robert. Merchants and Revolution: Commercial Change, Political Conflict, and London s Overseas Traders, Princeton: Princeton University Press, BURNS, J. H. The Cambridge History of Political Thought Cambridge: Cambridge University Press, DAGGER, Richard. Rights. In: BALL, T.; FARR, J. e HANSON, R. L. Political Innovation and Conceptual Change. Cambridge: Cambridge University Press, DUNN, John. The Political Thought of John Locke. An Historical Account of the Argument of the Two Treatises of Government. Cambridge: Cambridge University Press, FINNIS, John. Natural law and natural rights. Oxford: Clarendon (1980) GROTIUS, Hugo. O direito da guerra e da paz. Ijuí: Ed. Unijuí: Fondazione Cassamarca, HILL, Christopher. O mundo de ponta cabeça. Idéias radicais durante a Revolução Inglesa de São Paulo: Companhia das Letras (1972) HILL, Christopher. Puritanism and Revolution. Studies in Interpretation of the English Revolution of the 17 th Century. New York: St. Martin s Press, HILL, Christopher. Los orígenes intelectuales de la revolución inglesa. Barcelona: Editorial Crítica (1965) HUGHES, Martin. Locke on Taxation and Suffrage. In: History of Political Thought, Vol. XII, LASLETT, Peter. Introdução. In: LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

19 LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, MACPHERSON, C. B. A teoria política do individualismo possessivo. De Hobbes a Locke. São Paulo: Paz e Terra, MEIKSINS WOOD, Ellen. Liberty and Property. A Social History of Western Political Thought from Renaissance to Enlightenment. London-New York: Verso, MEIKSINS WOOD, Ellen. Citizens to Lords. A Social History of Western Political Thought. From Antiquity to the Middle Ages. London-New York: Verso, MEIKSINS WOOD, Ellen. Radicalism, Capitalism and Historical Contexts: No Only a Reply to Richard Ashcraft on John Locke. In: History of Political Thought, Vol. XV, No. 3, Autumm MEIKSINS WOOD, Ellen. Locke Against Democracy: Consent, Representation and Suffrage in the Two Treatises. In: History of Political Thought, Vol. XIII, No. 4, Winter PARKER, Henry Observation upon some of this Majesties late Answers and Expresses, In: ERSKINE-HILL, H. e STORE G. (ed.) Revolutionary Prose of English Civil War. Cambridge: Cambridge University Press, PLUMB, J. H. The Growth of Political Stability in England, London Macmillan, POCOCK, J. G. A. The Maquiavellian Moment. Florentine Political Thought and the Atlantic Republican Tradition. Princeton-Oxford: Princeton University Press (1975) 2003a. POCOCK, J. G. A. Linguagens do ideário político. São Paulo: EDUSP, 2003b. POCOCK, J. G. A. Autoridade e propriedade. A questão das origens do liberalismo. In POCOCK, J. G. A. Linguagens do ideário político. São Paulo: EDUSP, 2003c. POCOCK, J. G. A. Virtudes, direitos e maneiras. Um modelo para historiadores do pensamento político. In POCOCK, J. G. A. Linguagens do ideário político. São Paulo: EDUSP, 2003d. POCOCK, J. G. A. Introduction, In: HARRINGTON, J. The Commonwealth of Oceana, ed. POCOCK, J. G. A. Cambridge: Cambridge University Press, SKINNER, Quentin. Hobbes and Republican Liberty. Cambridge: Cambridge University Press, SKINNER, Quentin. Liberdade antes do liberalismo. São Paulo: Editora UNESP- Cambridge University Press, 1998.

20 SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras (1978) STONE, Lawrence. Causas da revolução inglesa Bauru: EDUSC (1972) TUCK, Richard. Grotius and Selden. In: BURNS, J. H. The Cambridge History of Political Thought Cambridge: Cambridge University Press, TUCK, Richard. Natural Rights Theories. Their Origin and Development. Cambridge: Cambridge University Press, TULLY, James. A Discourse on Property: John Locke and his Adversaries. Cambridge: Cambridge University Press, WALZER, Michael. The Revolution of the Saints: A Study in the Origins of Radical Politics. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, WILLIAMS, Raymond. Palavras-Chave. Um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, WOOD, Neal. John Locke and Agrarian Capitalism. Berkeley-Los Angeles-Londoon: University of California Press, WOODHOUSE, A. S. P. Puritanism and Liberty. Being and Army Debates (1647-9) from the Clarke Manuscripts. Chicago: J. M. Dent & Son Ltd London, 1974.

As origens do liberalismo: liberdade, autoridade e propriedade no pensamento político do século XVII

As origens do liberalismo: liberdade, autoridade e propriedade no pensamento político do século XVII As origens do liberalismo: liberdade, autoridade e propriedade no pensamento político do século XVII Javier Amadeo 1 I O pensamento político inglês do século XVII se constitui como um elemento fundamental

Leia mais

AS RAÍZES DO LLIBERALISMO: LIBERDADE E PROPRIEDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XVII

AS RAÍZES DO LLIBERALISMO: LIBERDADE E PROPRIEDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XVII AS RAÍZES DO LLIBERALISMO: LIBERDADE E PROPRIEDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XVII Javier Amadeo 1 RESUMO: Uma das questões centrais para entender as origens do liberalismo está relacionada com as

Leia mais

AS RAÍZES DO LIBERALISMO: LIBERDADE E PROPRIEDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XVII

AS RAÍZES DO LIBERALISMO: LIBERDADE E PROPRIEDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XVII AS RAÍZES DO LIBERALISMO: LIBERDADE E PROPRIEDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XVII Javier AMADEO 1 RESUMO: Uma das questões centrais para entender as origens do liberalismo está relacionada com as

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA III 1º semestre de 2013 Disciplina Optativa Destinada: alunos de filosofia e de outros departamentos Código: FLF0463 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Alberto Ribeiro G.

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 11 Revoluções Inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 11 Revoluções Inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 11 Revoluções Inglesas Introdução (I) Período e fases 1640/1688 Revolução Inglesa, Puritana e Gloriosa Um movimento. Um processo revolucionário Superações definitivas

Leia mais

PERSPECTIVAS. Revista de Ciências Sociais

PERSPECTIVAS. Revista de Ciências Sociais PERSPECTIVAS Revista de Ciências Sociais UNESP Universidade Estadual Paulista Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora Marilza Vieira Cunha Rudge Pró-Reitora de Pesquisa Maria José Soares Mendes Giannini

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE Línguas e Humanidades DISCIPLINA:História ANO:11ºA Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: _1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas *Compreender

Leia mais

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo.

Leia mais

HISTÓRIA. aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra

HISTÓRIA. aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra HISTÓRIA aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra Liberalismo econômico Princípios: Não intervenção do Estado na economia Autorregulação do mercado Livre concorrência entre as empresas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA MODERNA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA MODERNA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA MODERNA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira 2014.2. A R E VO L U Ç Ã O I N G L E S A D E 1 6 4 0 H I L L, C H R I S T O P H E R. A R E V O L U Ç

Leia mais

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Competências e habilidades desenvolvidas na aula de acordo com o ENEM: - Competência de área 1 - compreender

Leia mais

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação.

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação. AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2012/2013 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período Panorâmica geral dos séculos XII e XIII. Observação directa Diálogo

Leia mais

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento.

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento. REVOLUÇÃO INGLESA DEFINIÇÃO Movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da história. Quando: século XVII. Antecedentes/causas:

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA A EUROPA DOS ESTADOS ABSOLUTOS E A EUROPA DOS PARLAMENTOS COTAÇÕES (Total 200 Estratificação social e poder político nas sociedades de Antigo Regime. Caraterizar

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA A EUROPA DOS ESTADOS ABSOLUTOS E A EUROPA DOS PARLAMENTOS COTAÇÕES (Total 200 Estratificação social e poder político nas. Caraterizar a sociedade de Antigo regime.

Leia mais

O acirramento das tensões

O acirramento das tensões Revolução Inglesa Puritana(1640-1649): responsável pela execução do Rei Carlos I e a instalação do governo republicano de Cromwell. Gloriosa(1688): completou o processo político liderado pela burguesia.

Leia mais

27/08/2014. Direitos Humanos e Sociedade de Classes. Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias

27/08/2014. Direitos Humanos e Sociedade de Classes. Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias Direitos Humanos e Sociedade de Classes Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias A Constituição Federal de 1988 trata da igualdade de todos perante a lei, da inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade,

Leia mais

Aula 10 Iluminismo e o Despotismo Esclarecido

Aula 10 Iluminismo e o Despotismo Esclarecido Aula 10 Iluminismo e o Despotismo Esclarecido Conceito Iluminismo, Ilustração, Século das Luzes Século XVIII: França. Maturidade e maior expressão do movimento Produção cultural e intelectual de Paris:

Leia mais

PROGRAMA OBJETIVOS: JUSTIFICATIVA:

PROGRAMA OBJETIVOS: JUSTIFICATIVA: Programa de Pós-Graduação FLF5170 - Ética e Filosofia Política (Republicanismo e Liberalismo: as teorias políticas de Algernon Sidney e John Locke) Prof. Dr. Alberto Barros Duração: 12 semanas Nº de créditos:

Leia mais

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO PLATÃO (428-347 a.c.) Foi o primeiro grande filósofo que elaborou teorias políticas. Na sua obra A República ele explica que o indivíduo possui três almas que correspondem aos princípios: racional, irascível

Leia mais

Prof. Alan Carlos Ghedini

Prof. Alan Carlos Ghedini Prof. Alan Carlos Ghedini ABSOLUTISMO A Coroa concentra todo o poder Pensadores do Sistema Absolutista: Thomas Hobbes: Estado Todo-Poderoso Nicolau Maquiavel: o Príncipe está acima do bem e do mal Jacques

Leia mais

Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX. Profª Ms. Ariane Pereira

Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX. Profª Ms. Ariane Pereira Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX Profª Ms. Ariane Pereira As transformações na Europa final do século XVIII Ideias Iluministas: liberdade e igualdade; Revolução Francesa estabeleceu

Leia mais

Fábio Konder Comparato

Fábio Konder Comparato Fábio Konder Comparato Contrato: - Forma Social que se funda a partir do relacionamento entre individuos mediado por objeto-mercadoria (material e/ou imaterial) Sujeito Objeto - Sujeito (decorrente da

Leia mais

JOHN LOCKE. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

JOHN LOCKE. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) JOHN LOCKE Nasceu em Bristol, Inglaterra, em 1632 e faleceu em 1704. Filho de família burguesa, com pai comerciante que lutou a favor do Parlamento na Guerra Civil; Estudo em Westminster e Oxford, escolas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Constitucionalismo moderno: limitação jurídica do poder do Estado em favor da liberdade individual. É uma

Leia mais

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos EUROPA SÉCULO XIX Revoluções Liberais e Nacionalismos Contexto Congresso de Viena (1815) Restauração do Absolutismo Princípio da Legitimidade Santa Aliança Equilíbrio Europeu -> Fim Sacro I. Romano Germânico

Leia mais

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E 1 Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários

Leia mais

DEMOCRACIA P R O F. D R. S I L V I O L U I Z D E A L M E I D A

DEMOCRACIA P R O F. D R. S I L V I O L U I Z D E A L M E I D A DEMOCRACIA P R O F. D R. S I L V I O L U I Z D E A L M E I D A Política e democracia Polis - lugar da definição sobre: a) Legitimidade do poder; b) Lugar do indivíduo; c) Organização da vida econômica;

Leia mais

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli O pensamento sociológico no séc. XIX Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Avisos Horário de Bate Papo: sextas-feiras, 17hs às 17hs:30 Atenção com o prazo de envio das respostas das atividades eletrônicas.

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA CAPÍTULO 9 CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA A centralização do poder Colapso do feudalismo. Ascensão da burguesia e declínio da nobreza (ambas sem força para impor sua hegemonia). Necessidades

Leia mais

Absolutismo TEORIA DO DIREITO DIVINO JACQUES BOSSUET JEAN BODIN

Absolutismo TEORIA DO DIREITO DIVINO JACQUES BOSSUET JEAN BODIN Prof. Thiago Absolutismo QUANDO: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. ONDE: sobretudo na FRA, ING, POR e ESP. TEÓRICOS ABSOLUTISTAS: JEAN BODIN (A República). JACQUES BOSSUET (Política Segundo

Leia mais

Universidade Católica Instituto de Estudos Políticos HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. João Marques de Almeida

Universidade Católica Instituto de Estudos Políticos HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. João Marques de Almeida Universidade Católica Instituto de Estudos Políticos HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS João Marques de Almeida 2010-2011 1 Objectivos: Esta cadeira estuda a evolução histórica da sociedade internacional

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS O REI FOI O ELEMENTO UNIFICADOR DE UMA NOBREZA EM CRISE, CONCILIANDO, QUANDO POSSÍVELCOM A RICA BURGUESIA, CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O FINANCIAMENTO DO PRÓPRIO ESTADO NACIONAL.

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTÓRIA Professora: ALESSANDRA PRADA Ano: 2º Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com As revoluções inglesas e o capitalismo industrial. A origem da sociedade industrial Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm

Leia mais

Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico

Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico Aula ao vivo 21/03/2014 Pensamento Sociológico 1) Através dos tempos o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, foi apenas no século XVIII que uma confluência de eventos na Europa levou

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 4 O Absolutismo

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 4 O Absolutismo PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 4 O Absolutismo Introdução (I) Sécs XII a XV Alterações da ordem geopolítica europeia Os três poderes Poder local Poder supranacional Poder do Estado-Nação Senhores

Leia mais

O ANTIGO REGIME. A vida social e política na Europa Moderna

O ANTIGO REGIME. A vida social e política na Europa Moderna O ANTIGO REGIME A vida social e política na Europa Moderna CONCEITUAÇÃO A expressão Antigo Regime foi cunhada pelos historiadores para designar o conjunto de características predominantes nas sociedades

Leia mais

(Uepg 2010) O liberalismo é uma corrente de pensamento econômico e político que se originou no século XVIII. A seu respeito, assinale o que for

(Uepg 2010) O liberalismo é uma corrente de pensamento econômico e político que se originou no século XVIII. A seu respeito, assinale o que for (Uepg 2010) O liberalismo é uma corrente de pensamento econômico e político que se originou no século XVIII. A seu respeito, assinale o que for correto. 01) A Riqueza das Nações, livro escrito pelo inglês

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE _Línguas e Humanidades DISCIPLINA: História B ANO: 10º Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1º_ Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas *Reconhecer

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal 2º ano

Professor Eustáquio Vidigal 2º ano Professor Eustáquio Vidigal 2º ano Processo histórico das Revoluções Inglesas 1) a Revolução Puritana e a Guerra Civil, que transcorreu de 1640 a 1649; 2) a República de Oliver Cromwell, que durou de 1649

Leia mais

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade.

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade. O homem é um animal político por natureza; Política visa (ou deveria visar) um fim útil e bom para sociedade; Característica do ser humano é a vida em comunidade. Origem na palavra Politéia, que se refere

Leia mais

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização. Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos

Leia mais

Interpretações sobre a noção de desenvolvimento em Marx: Uma revisão crítica

Interpretações sobre a noção de desenvolvimento em Marx: Uma revisão crítica Interpretações sobre a noção de desenvolvimento em Marx: Uma revisão crítica Seminários de Pesquisa PPED Rio, 13/10/2014 Patrick Galba de Paula 1) Objetivos do estudo Analisar as principais interpretações

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO = GRANDE TRANSFORMAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL GRANDE TRANSFORMAÇÃO NA SOCIEDADE, NO SISTEMA DE PRODUÇÃO, POLÍTICO E ECONÔMICO PELO GRANDE AUMENTO DA INDÚSTRIA PERÍODO SÉCULO

Leia mais

Varia Historia ISSN: Universidade Federal de Minas Gerais Brasil

Varia Historia ISSN: Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Varia Historia ISSN: 0104-8775 variahis@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Amadeo, Javier Liberalismo e humanismo. As linguagens da consciência cívica na Inglaterra do século XVII Varia

Leia mais

REVOLUÇÃO INGLESA. Profª Stéfanny Soares

REVOLUÇÃO INGLESA. Profª Stéfanny Soares REVOLUÇÃO INGLESA Profª Stéfanny Soares Revolução Inglesa do século XVII Primeira manifestação contra o absolutismo. Começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.

Leia mais

Revolução Inglesa IDADE MODERNA

Revolução Inglesa IDADE MODERNA IDADE MODERNA Revolução Inglesa Para muitos historiadores, o Iluminismo tem forte influencia em um movimento do século XVII, a Revolução Inglesa (que, entre 1642 e 1689, divide-se em: Guerra Civil, Republica

Leia mais

1B Aula 01. O Iluminismo

1B Aula 01. O Iluminismo 1B Aula 01 O Iluminismo O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender a sociedade e significou uma transformação

Leia mais

Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado moderno. Luiz Carlos Bresser-Pereira

Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado moderno. Luiz Carlos Bresser-Pereira Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado moderno Luiz Carlos Bresser-Pereira Notas para o curso de Teoria do Estado, do Mestrado Profissional em Gestão Pública da EAESP, 23 de agosto de 2010; revisto

Leia mais

1 Nesta perspectiva é fundamental

1 Nesta perspectiva é fundamental 1 Introdução Esta Tese tem como objetivo analisar a Revista Americana, publicação oriunda das fileiras diplomáticas brasileiras, que circulou entre 1909 e 1919, tornando-se local de divulgação, dentre

Leia mais

Bibliografia e plano de aulas Aula 01 15/03: Apresentação do curso

Bibliografia e plano de aulas Aula 01 15/03: Apresentação do curso Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Sociologia e Ciência política SPO510060 Teoria sociológica clássica Professor: Luiz Gustavo da Cunha de Souza Contato: gustavo.cunha.s@ufsc.br Ementa

Leia mais

1B Aula 01. O Iluminismo

1B Aula 01. O Iluminismo 1B Aula 01 O Iluminismo O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender a sociedade e significou uma transformação

Leia mais

Professor: Décius Caldeira HISTÓRIA 3ª série Ensino Médio HISTÓRIA E PENSAMENTO POLÍTICO

Professor: Décius Caldeira HISTÓRIA 3ª série Ensino Médio HISTÓRIA E PENSAMENTO POLÍTICO Professor: Décius Caldeira HISTÓRIA 3ª série Ensino Médio HISTÓRIA E PENSAMENTO POLÍTICO I- OS HOMENS DEVEM AMOR AO REI: SÃO SÚDITOS. Jacques Bossuet II- AS VIRTUDES DO HOMEM PÚBLICO SE CONFUNDEM COM AS

Leia mais

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral SOCIOLOGIA 3º EM

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral SOCIOLOGIA 3º EM Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral SOCIOLOGIA 3º EM NOME: IMPRIMA AS FOLHAS. RESOLVA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO OU FOLHA DE FICHÁRIO; OS TESTES PODERÃO SER RESPONDIDOS

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Predicado Verbal Leitura: págs. 91 e 92 do livro

Leia mais

DEMOCRACIA. Significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo.

DEMOCRACIA. Significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. DEMOCRACIA A palavra DEMOCRACIA vem do grego: DEMOS = POVO KRATOS = PODER; AUTORIDADE Significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. Pode estar no governo uma só pessoa, ou um grupo, e ainda

Leia mais

ENSINO MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL SECUNDÁRIO

ENSINO MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL SECUNDÁRIO Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Básica e Secundária de Rio Tinto ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Disciplina:

Leia mais

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I APRESENTAÇÃO Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA

Leia mais

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA A palavra vem do latim civitas significa cidade, no sentido de entidade política. Refere-se ao que é próprio da condição daqueles que convivem em uma cidade. Esta relacionado

Leia mais

CADERNO 2 Módulo 7. A Revolução Francesa: Antigo Regime X Iluminismo Módulo 9. A Primeira Revolução Industrial: progresso e brutalidade

CADERNO 2 Módulo 7. A Revolução Francesa: Antigo Regime X Iluminismo Módulo 9. A Primeira Revolução Industrial: progresso e brutalidade MARIANA - HISTÓRIA - ROTEIRO E EXERCÍCIOS - 8º ANO ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- --------------------------------

Leia mais

REVISIONAL DE FILOSOFIA Questões de 1 a 10

REVISIONAL DE FILOSOFIA Questões de 1 a 10 REVISIONAL DE FILOSOFIA Questões de 1 a 10 1) Hobbes assim define a essência da república ou cidade: Uma cidade (...) é uma pessoa cuja vontade, pelo pacto de muitos homens, há de ser recebida como sendo

Leia mais

TEMA G2: A Revolução Liberal Portuguesa - antecedentes

TEMA G2: A Revolução Liberal Portuguesa - antecedentes História 8º ano Guião de Trabalho de Grupo 3º Período Nome: Data: / / TEMA G2: A Revolução Liberal Portuguesa - antecedentes GRUPO 1 Consulta as páginas 156 à pág. 165 do teu manual Objetivo: 1. Conhecer

Leia mais

Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados?

Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados? Questão 1 Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados? a. O Primeiro Estado era representado pelos religiosos, o Segundo Estado era representado

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Livro Didático Língua Portuguesa Diálogo em gênero. Caderno de atividades Módulo 1 da pág.

Leia mais

O poder e a política SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO

O poder e a política SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO Capítulo 6 Poder, política e Estado 1 O poder e a política Poder se refere à capacidade de agir ou de determinar o comportamento dos outros. As relações de poder perpassam todas as relações sociais. As

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS I 1º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do departamento de Filosofia Código: FLF0278 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Luiz Repa Carga horária: 120h

Leia mais

Antecedentes Históricos da Administração. Professor Maurício Teixeira

Antecedentes Históricos da Administração. Professor Maurício Teixeira Antecedentes Históricos da Administração Professor Maurício Teixeira Abordagens Mostrar a história Incipiente preocupação com a Administração na antiguidade Influencias da Administração Filosóficas Da

Leia mais

HOBBES: ARISTOCRATA OU BURGUÊS? Agemir Bavaresco 1

HOBBES: ARISTOCRATA OU BURGUÊS? Agemir Bavaresco 1 HOBBES: ARISTOCRATA OU BURGUÊS? Agemir Bavaresco 1 O professor Carlos Balzi, da Universidade Nacional de Córdoba, em seu artigo intitulado El valor de un hombre: anotaciones al Hobbes burguês, de 2011,

Leia mais

3- O Homem do Renascimento (1975), de Agnes HELLER [pp. 9 a 49 da edição portuguesa Editorial Presença- Lisboa, 1982].

3- O Homem do Renascimento (1975), de Agnes HELLER [pp. 9 a 49 da edição portuguesa Editorial Presença- Lisboa, 1982]. DISCIPLINA: HISTÓRIA MODERNA I CÓDIGO: FLH 0231 SEMESTRE/ANO: 1 O semestre 2013 PERIODO: Vespertino e Noturno CRÉDITOS: 06 (05 aulas e 01 trabalho) Prof. Responsável: Modesto Florenzano PROGRAMA (OBJETIVOS

Leia mais

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito Sociologia Jurídica Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito O direito na sociedade moderna Fonte: UNGER, Roberto Mangabeira. O Direito na Sociedade Moderna contribuição à crítica da teoria social.

Leia mais

RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER

RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER Vander Schulz Nöthling 1 SKINNER, Quentin. Meaning and Understand in the History of Ideas, in: Visions of Politics, Vol. 1, Cambridge: Cambridge

Leia mais

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império França Napoleônica Revolução Francesa Diretório Napoleão - Cônsul 18 Brumário - 1799 Segunda Coligação - 1799 Conservadora Áustria, Prússia e Rússia Nascimento Campanha da Itália -1797 Ilha francesa Córsega

Leia mais

1- As matrizes clássicas do Estado de Direito - Características comuns 2- O Rule of Law Britânico

1- As matrizes clássicas do Estado de Direito - Características comuns 2- O Rule of Law Britânico 1- As matrizes clássicas do Estado de Direito - Características comuns 2- O Rule of Law Britânico Profa. Nina Ranieri 15/09/2017 1 Plano de aula I - Introdução As matrizes clássicas do Estado de Direito

Leia mais

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Volume 05, número 01, fevereiro de 2018. EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Francisco Vieira Cipriano 1 Para iniciarmos nosso debate acerca do complexo da educação é necessário um debate acerca do ser social.

Leia mais

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA MAX WEBER 1864-1920 A SOCIOLOGIA WEBERIANA TEM NO INDIVÍDUO O SEU PONTO PRINCIPAL DE ANÁLISE. ASSIM, O AUTOR SEMPRE PROCURA COMPREENDER O SENTIDO DA AÇÃO INDIVIDUAL NO CONTEXTO EM QUE ELA SE INSERE. O

Leia mais

AS ORIGENS DO PENSAMENTO MODERNO E A IDÉIA DE MODERNIDADE

AS ORIGENS DO PENSAMENTO MODERNO E A IDÉIA DE MODERNIDADE AS ORIGENS DO PENSAMENTO MODERNO E A IDÉIA DE MODERNIDADE Prof. Sandro Luiz Bazzanella AS ORIGENS DO PENSAMENTO MODERNO E A IDÉIA DE MODERNIDADE Modernidade Relacionado ao novo. Àquiloquerompecomatradição.

Leia mais

MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos.

MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos. 1. resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como exemplo, a situação da classe trabalhadora,

Leia mais

HISTÓRIA CONTEÚDOS. 1. População da Europa nos séculos XVII e XVIII: crises e crescimento

HISTÓRIA CONTEÚDOS. 1. População da Europa nos séculos XVII e XVIII: crises e crescimento HISTÓRIA O exame de História é concebido para avaliar, com base num conjunto de conteúdos programáticos circunscrito, as competências básicas exigidas para o acesso a um curso de nível superior na área

Leia mais

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O LIBERALISMO ECONÔMICO

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O LIBERALISMO ECONÔMICO A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O LIBERALISMO ECONÔMICO Na segunda metade do século XVIII, a Inglaterra iniciou um processo que teve consequências em todo o mundo. Esse novo sistema de produção modificou as relações

Leia mais

Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18. Profª Ms. Ariane Pereira

Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18. Profª Ms. Ariane Pereira Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18 Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof. Iair. Prof. Jorge Diacópulos

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA. Prof. Iair. Prof. Jorge Diacópulos Prof. Jorge Diacópulos Revolução burguesa. Antecedentes/causas: IDADE CONTEMPORÂNEA Maior população da Europa Ocidental (25 milhões). 80% rural. Absolutismo parasitário Luís XVI Festas, banquetes, pensões,

Leia mais

Aula 06 HISTORIA DA CIDADANIA

Aula 06 HISTORIA DA CIDADANIA Aula 06 HISTORIA DA CIDADANIA Sociedade e cidadania são inseparáveis, posto que a cidadania é o exercício de direitos dos cidadãos na sociedade em que vivem. Assim, dada a dinâmica e relatividade das interações

Leia mais

Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais

Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais Cidadania moderna (contexto); Crise do Absolutismo; Desintegração do sistema feudal; Surgimento do Estado de Direito (liberalismo); Democracia Representativa

Leia mais

dicionario ilustrado das revoluçoes modernas.

dicionario ilustrado das revoluçoes modernas. dicionario ilustrado das revoluçoes modernas. ABSOLUTISMO Absolutismo é um regime político em que apenas uma pessoa exerce poderes absolutos, amplos poderes, onde só ele manda, geralmente um rei ou uma

Leia mais

Absolutismo. Setor Aula Absolutismo. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Características. 3 Absolutismo Francês

Absolutismo. Setor Aula Absolutismo. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Características. 3 Absolutismo Francês Aula 10 Absolutismo 1 Origens Setor 1606 2 Características 3 Absolutismo Francês 4 Absolutismo Inglês Aula 10 10 Absolutismo 1.1 A O fortalecimento do rei Formação de exércitos profissionais e permanentes.

Leia mais

Avaliações: Serão duas avaliações escritas, valendo cada uma, 50% da média final. P1 07/05; P2 25/06; Final 02/07.

Avaliações: Serão duas avaliações escritas, valendo cada uma, 50% da média final. P1 07/05; P2 25/06; Final 02/07. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Economia Economia Política I - 60 horas aula Prof. Alexandre Laino Freitas Programa 2018-01 -EMENTA: As origens da Economia Política Clássica. Fisiocracia:

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA Drª Gisele Masson Departamento de Educação Programa de Pós-graduação em Educação OS FUNDAMENTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR A concepção de educação está vinculada

Leia mais

Agenealogia dos Estudos Culturais é objeto de dissenso

Agenealogia dos Estudos Culturais é objeto de dissenso Cinqüentenário de um discurso cultural fundador WILLIAMS, R. Culture and society 1780-1950. [Londres, Longman, 1958]. Cultura e sociedade. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1969. Agenealogia dos Estudos

Leia mais

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 1º Período.

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 1º Período. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CARVALHOS Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento: 400 Coordenadora: Rosa Santos Subcoordenadora: Armando Castro Planificação Trimestral de

Leia mais

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO Uma empresa pode operar simultaneamente em vários países, cada um dentro de um regime econômico diferente. 1 A ética não parece ocupar o papel principal nos sistemas

Leia mais

Foram movimentos que romperam radicalmente com as estruturas do Antigo Regime e marcou a ascensão da burguesia como nova classe economica.

Foram movimentos que romperam radicalmente com as estruturas do Antigo Regime e marcou a ascensão da burguesia como nova classe economica. Foram movimentos que romperam radicalmente com as estruturas do Antigo Regime e marcou a ascensão da burguesia como nova classe economica. O Absolutismo na Inglaterra a presentava uma característica peculiar:

Leia mais

A transição do século XVIII para o XIX. Mundo tradicional >< Mundo capitalista. no mundo, buscando criar o seu espaço.

A transição do século XVIII para o XIX. Mundo tradicional >< Mundo capitalista. no mundo, buscando criar o seu espaço. A transição do século XVIII para o XIX Mundo tradicional >< Mundo capitalista o indivíduo não existe isolado, ele é o papel que ocupa no todo social. o indivíduo com existência isolada, válido por si só,

Leia mais

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria 1. (Uel) O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo sociedade separadamente

Leia mais

REVISÃO HISTÓRIA 3 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre

REVISÃO HISTÓRIA 3 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre REVISÃO HISTÓRIA 3 EM Prova Bimestral 2º Bimestre REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA A divisão do trabalho surgiu no período da Revolução Industrial, uma vez que o trabalho artesanal foi substituído pela

Leia mais

Os Sociólogos Clássicos Pt.2

Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Max Weber O conceito de ação social em Weber Karl Marx O materialismo histórico de Marx Teoria Exercícios Max Weber Maximilian Carl Emil Weber (1864 1920) foi um intelectual

Leia mais