Mistérios do Tanakh O Teste Secreto de Avraham Por Sha ul Bensiyon. I - Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mistérios do Tanakh O Teste Secreto de Avraham Por Sha ul Bensiyon. I - Introdução"

Transcrição

1 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 1 Mistérios do Tanakh O Teste Secreto de Avraham Por Sha ul Bensiyon I - Introdução Antes de adentrar o tema em questão, gostaria de enfatizar que este texto é uma continuação do tema abordado no artigo O Sacrifício de Yis haq, da mesma série. O autor sugere fortemente a leitura do referido material, antes de dar prosseguimento no texto, uma vez que este artigo partirá da premissa de que o leitor está familiarizado com a ideia nele apresentada. Este artigo foi motivado pelo fato de que o autor teve a sensação de que algo ainda faltava ao estudar a questão da `aqedá (amarração) de Yis haq (Isaque). E se debruçou dia e noite sobre as Escrituras, como um detetive procura pistas, até que algo saltou aos olhos. Há um teste que o Eterno realiza para com Avraham, que escapa aos olhos em uma leitura menos atenta. Algo que só se percebe observando cada detalhe e cada sutileza da narrativa, mas cujo conteúdo é surpreendente e revelador. Mas, é algo que demanda bastante atenção, bem como leitura cuidadosa. O autor recomenda fortemente que este material só seja lido quando houver tempo e disposição para se ler cada detalhe, dada a complexidade das nuances da questão. Este artigo é fruto de várias semanas de estudo sobre o tema, e o autor espera que o leitor, independentemente de suas conclusões, possa crescer em conhecimento ao percorrer a mesma trajetória de reflexão sobre a Torá, e assegura que percorrer esse intrigante caminho valerá à pena. II - A Promessa Ora, ADONAY disse a Avram: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Avram como ADONAY lhe tinha dito, e foi Lot com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Haran. (Bereshit/Gênesis 12:1-4) Como se pode perceber, o princípio da jornada de Avram (Abrão) tinha um chamado: Sair da terra da parentela. Mas, também tinha uma promessa. A promessa era a de que Avram se transformaria numa grande nação. Ou seja, há uma promessa aqui de que ele teria uma descendência. Logo no início da trajetória de Avram, a promessa é enfatizada uma segunda vez, e nesse momento de uma forma ainda mais clara:

2 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 2 "E passou Avram por aquela terra até ao lugar de Shekhem, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.e apareceu ADONAY a Avram, e disse: À tua semente ל ז רע ] - lezar'akhá] darei esta terra. E edificou ali um altar a ADONAY, que lhe aparecera. (Bereshit/Gênesis 12:6-7) O uso do termo semente' (zera`), já na segunda vez em que é reforçada, não deixa nenhuma dúvida de que a promessa é para uma descendência física. III - A Primeira Falha "E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Saray, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista. E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti. Eaconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa. E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó. (Bereshit/Gênesis 12:11-15) Neste momento, Avram (Abrão) comete sua primeira falha em sua jornada. Mesmo tendo confiança suficiente no Eterno para deixar a casa de sua parentela, parece que Avram não acredita na promessa do Eterno. Se Avram perdesse a vida no Egito, como poderia se cumprir a promessa do Eterno de que a sua semente herdaria a terra? Além de não confiar na proteção do Eterno, parece à primeira vista que Avram ainda tinha dúvidas sobre se a promessa dada por Ele iria se realizar. Mesmo assim, o Eterno o livra daquela situação, confirmando a sua promessa de ter grandes planos para Avram: "Feriu, porém, ADONAY a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Saray, mulher de Avram. (Bereshit/Gênesis 12:17) favor. Apesar da falta de confiança de Avram (Abrão), o Eterno foi paciente e agiu em seu IV - Mais Repetições "E disse ADONAY a Avram, depois que Lot se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. (Bereshit/Gênesis 13:14-16) Nada do que está na Torá é por acaso. Principalmente no que se refere a coisas que o Eterno diz. Observe que o teor da mensagem é praticamente idêntico ao que o Eterno já havia prometido anteriormente a Avram (Abrão). Por que repetir a promessa?

3 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 3 A resposta está na própria Torá. Foi necessário relembrar a Avram (Abrão) a promessa depois que Lot (Ló) se apartou dele. Avram (Abrão) certamente considerava que Lot, seu sobrinho, seria seu herdeiro. Quando Lot se aparta, Avram fica possivelmente perplexo acerca do futuro. O sobrinho que viria a herdar a sua casa e os seus bens já não estava mais com ele. Isso significa que Avram ainda não confiava na promessa do Eterno de que a sua semente, isto é, seus descendentes biológicos, herdaria a terra. Essa é a razão pela qual Avram precisa ouvir pela terceira vez a mesma promessa! "Avram, porém, disse ao rei de Sedom: Levantei minha mão a ADONAY, o El-Elyon, o Possuidor dos céus e da terra, jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Avram; Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, `Aner, Eshkol e Mamre; estes que tomem a sua parte. (Bereshit/Gênesis 14:22-24) Depois de auxiliar os cananeus na guerra contra Kedarla`omer, Avram (Abrão) afirma ter jurado ao Eterno que recusaria qualquer despojo de guerra. Em contra-partida, o Eterno lhe ressalta que a recompensa que ele teria seria muito maior: "Depois destas coisas veio a palavra de ADONAY a Avram numa visão, dizendo: Não temas, Avram; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. (Bereshit/Gênesis 15:1) Ao que Avram (Abraão) responde: "Então disse Avram: Ó ADONAY Elohim, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eli`ezer? (Bereshit/Gênesis 15:2) Avram (Abrão) estava desgostoso. Não via sentido em receber nada, porque já tinha muitos bens, e ainda não tinha filhos para que herdassem tais bens. Isso mostra que Avram, mesmo depois de ter ouvido a promessa do Eterno por três vezes, ainda não confiava que o Eterno lhe daria um herdeiro! Pacientemente, o Eterno lhe confirma a promessa pela quarta vez: "Ao que lhe veio a palavra de ADONAY, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro. Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. (Bereshit/Gênesis 15:4-5) Em seguida, a Torá traz uma das passagens mais mal compreendidas de todas as Escrituras: "E confiou Avram em ADONAY, e ADONAY imputou-lhe isto como justiça. (Bereshit/ Gênesis 15:6)

4 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 4 Reflita o leitor: Avram (Abrão) precisou ouvir a mesma promessa quatro vezes, e como ainda será visto na continuação da narrativa, ainda voltaria a exibir dúvida acerca da promessa do Eterno. Ou seja, é errônea a ideia de que Avram tenha sido considerado justo por causa de uma suposta fé inabalável na promessa do Eterno. Por que, então, a Torá diz que ele foi considerado como justo? A resposta é: Pelo mesmo motivo que ele inicialmente foi escolhido. Por sua capacidade de obedecer ao Criador, independentemente de seus medos, angústias e anseios. Em quê o Avram obedeceu ao Eterno? A resposta está no começo da narrativa: Avram estava preste a colocar Eli`ezer como herdeiro de todos os seus bens, inclusive da terra que o Eterno havia destinado aos herdeiros biológicos de Avram. Ou seja, quando o Eterno diz este não será seu herdeiro, Avram acata a ordem do Eterno e desiste da ideia de tornar Eli`ezer seu herdeiro. Por essa razão, por ter dado ouvidos à ordem do Eterno, Avram foi considerado justo mesmo tendo dificuldade de aceitar a promessa. V - A Segunda Falha "Ora, Saray, mulher de Avram, não lhe dava filhos. Tinha ela uma serva egípcia, que se chamava Hagar. Disse Saray a Avram: Eis que ADONAY me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Avram a voz de Saray. (Bereshit/Gênesis 16:1-2) No episódio acima, Avram (Abrão) e Saray resolvem dar um jeitinho para tentar ajudar' o Eterno. Já que o herdeiro não vinha, Saray resolve dar a Avram a sua serva, para que concebesse por ela. Trata-se de mais um momento de hesitação de Avram (Abrão), que acaba dando ouvidos à esposa. Observe que em momento algum o Eterno é consultado a respeito de tais planos.

5 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 5 VI - Novas Repetições Por causa disso, o Eterno reafirma a promessa uma quinta vez, para que não houvesse dúvidas de que as coisas seriam realizadas do jeito dele: "Sendo, pois, Avram da idade de noventa e nove anos, apareceu ADONAY a Avram, e disse-lhe: Eu sou o El-Shaday, anda em minha presença e sê perfeito. E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Avram sobre o seu rosto, e falou Elohim com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Avram, mas Avraham será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti; E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Elohim, e à tua descendência depois de ti. E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Kena`an em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Elohim. (Bereshit/Gênesis 17:1-8) Avram, agora denominado Avraham (Abraão), ouve a promessa do Eterno mais uma vez, de que ele teria uma descendência numerosa, que herdaria a terra. Ainda assim, Avraham não acredita na promessa, mesmo dita uma quinta vez, e ainda acha graça do que o Eterno estava dizendo: "Disse Elohim mais a Avraham: A Saray tua mulher não chamarás mais pelo nome de Saray, mas Sará será o seu nome. Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela. Então caiu Avraham sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sará da idade de noventa anos? (Bereshit/Gênesis 17:15-17) Não só Avraham (Abraão) está descrente da promessa acerca de ter um filho com Sara, como ainda tenta argumentar com o Eterno acerca de Yishma`el (Ismael), pois ainda pensa que o jeitinho dado por ele e Sara eram necessários para o cumprimento da promessa: "E disse Avraham a Elohim: Quem dera que viva Yishma`el diante de teu rosto! (Bereshit/Gênesis 17:18) Depois disso, o Eterno precisa lhe confirmar uma sexta vez que a promessa dada a ele iria se cumprir: "E disse Elohim: Na verdade, Sará, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Yis'haq, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele. (Bereshit/Gênesis 17:19) O Eterno deixa claro que a aliança será com Yis haq (Isaque). Ou seja, Ele operaria o milagre, sem depender da ajuda de ninguém, para demonstrar que Ele é o Senhor sobre todas as coisas. Mas, essa não é a última vez em que o Eterno precisará relembrar a promessa.

6 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 6 "E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda.e disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sará tua mulher terá um filho. E Sará escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Avraham e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sará consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? E disse ADONAY a Avraham: Por que se riu Sará, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? Haveria coisa alguma difícil a ADONAY? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sará terá um filho. (Bereshit/Gênesis 18:9-14) Esta é a sétima vez que a promessa é lembrada. Certamente porque ainda havia dúvida da parte do casal. Dessa vez, é Sara quem ri da promessa, por já ser idosa demais para ter um filho. No entanto, o Eterno pacientemente reafirma a promessa mais uma vez, e diz que Sara conceberia brevemente. VII - Conclusão sobre as Promessas Repetidas Como se pode ver, longe de ser a figura intrépida e confiante o tempo todo, Avraham (Abraão) se mostrava uma pessoa disposta a obedecer o Eterno, porém cética e temerária com relação às promessas que o Eterno lhe havia feito. O Eterno precisou reafirmar suas promessas repetidamente, e ainda assim Avraham tinha muita dificuldade de acreditar nelas. VIII - O Problema Devido justamente às suas incertezas, Avraham (Abraão) viria ainda a passar por um grande problema, que a Torá narra abaixo: "Partiu Avraham dali para a terra do Neguev, e habitou entre Qadesh e Sur; e peregrinou em Guerar. E havendo Avraham dito de Sará, sua mulher: É minha irmã; enviou Avimelekh, rei de Guerar, e tomou a Sará. Elohim, porém, veio a Avimelekh, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Eis que estás para morrer por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido. Ora, Avimelekh ainda não se havia chegado a ela: perguntou, pois: ADONAY matarás porventura também uma nação justa? Não me disse ele mesmo: É minha irmã? e ela mesma me disse: Ele é meu irmão; na sinceridade do meu coração e na inocência das minhas mãos fiz isto. Ao que Elohim lhe respondeu em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la; agora, pois, restitui a mulher a seu marido, porque ele é profeta, e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. Levantou-se Avimelekh de manhã cedo e, chamando a todos os seus servos, falou-lhes aos ouvidos todas estas palavras; e os homens temeram muito. Então chamou Avimelekh a Avraham e lhe perguntou: Que é que nos fizeste? e em que pequei contra ti, para trazeres sobre mim o sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste o que não se deve fazer. Perguntou mais Avimelekh a Avraham: Com que intenção fizeste isto? Respondeu Avraham: Porque pensei: Certamente não há temor de Elohim neste lugar; matar-me-ão por causa da minha mulher. (Bereshit/Gênesis 20:1-11)

7 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 7 Infelizmente, Avraham (Abraão) não aprendeu a lição do que passou com faraó, e fez exatamente a mesma coisa com Avimelekh: Por medo de morrer, disse que Sara era sua irmã, e não sua esposa. Mais uma vez, não há confiança na concretização da promessa por parte do Eterno, pois se ele morresse, como é que Sara conceberia e daria a ele um herdeiro? No entanto, é justamente essa sequência de eventos que dará origem a um dos maiores problemas na vida de Avraham. Avimelekh (Abimeleque) quase morreu, mas até então não havia tocado em Sara. Ele se defende perante o Eterno, dizendo que não sabia que ela era esposa de Avraham, e o Eterno afirma que foi por isso que o impediu de tocar nela. É provavelmente aí, contudo, que Avraham começa a desconfiar. "E a Sara disse: Vês que tenho dado ao teu irmão mil moedas de prata; eis que ele te seja por véu dos olhos para com todos os que contigo estão, e até para com todos os outros; e estás justificada. (Bereshit/Gênesis 20:16) Avimelekh está preocupado. Ele faz questão de dar a Avraham (Abraão) mil moedas de prata, porque está preocupado com o que as pessoas iriam pensar a respeito da relação dele com Sara. Ele sabia que as pessoas insinuariam, e que o próprio Avraham poderia desconfiar, que Avimelekh teria tido relações com Sara. Logo em seguida, a esse evento, o que acontece? "ADONAY visitou Sará, como ele tinha dito, e cumpriu em seu favor o que havia prometido. Sará concebeu e, apesar de sua velhice, deu à luz um filho a Avraham, no tempo fixado por Elohim. (Bereshit/Gênesis 21:1-2) Perceba agora o leitor o problema: Imediatamente depois desse incidente - causado pela própria insegurança de Avraham (Abraão) - Sara concebe um filho. Observe a sequência dos eventos: Sara esteve com Avraham durante anos, e não conseguia engravidar. Sara passa pelo menos uma noite na casa de Avimelekh que, atribulado e temeroso, faz questão de restituir a Sara e dar uma indenização generosa a Avraham. Em seguida, Sara concebe um filho. Junte essa sequência inusitada com o próprio contexto da insegurança de Avraham quanto a ter um herdeiro dado pelo Eterno. O que se passaria na cabeça de Avraham acerca desse filho?

8 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 8 A história diz ainda: IX - O Deboche de Yishma`el "E concebeu Sará, e deu a Avraham um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Elohim lhe tinha falado. E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sará lhe dera, o nome de Yis haq. E Avraham circuncidou o seu filho Yis haq, quando era da idade de oito dias, como Elohim lhe tinha ordenado. E era Avraham da idade de cem anos, quando lhe nasceu Yis haq seu filho. (Bereshit/Gênesis 21:2-5) A narrativa é pouco usual. Em apenas quatro versículos, a Torá destaca quatro vezes que Yis haq (Isaque) é filho de Avraham. Deve-se lembrar, neste ponto, que a repetição é um artifício de linguagem semita que é usado para enfatizar uma ideia. Especialmente quanto se lê o restante da história: "E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado. Sara viu que o filho nascido a Avraham de Hagar, a egípcia, escarnecia de seu filho Yis'haq, e disse a Avraham: 'Expulsa esta serva com o seu filho, porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho Yis'haq. Isso desagradou muitíssimo a Avraham, por causa de seu filho Yishma`el. Mas Elohim disse-lhe: 'Não te preocupes com o menino e com a tua serva. Faze tudo o que Sará te pedir, pois é de Yis'haq que nascerá a posteridade que terá o teu nome. Mas do filho da escrava também farei um grande povo, por ser de tua raça. (Bereshit/Gênesis 21:8-13) Yishma`el (Ismael) escarnecia de Yis haq (Isaque). E certamente foi algo com alguma gravidade, considerando a reação de Sara. É importante lembrar que Yishma`el não era mais uma criança. Supondo que Yis haq tinha pelo menos uns 2 anos quando foi desmamado, Yishma`el já teria pelo menos uns 16. O que poderia ter dito Yishma`el para fazer Sara se irar tanto? Teria ele feito insinuações sobre se Yis haq era mesmo filho de Avraham? Embora a Torá não dê detalhes, o autor deste material considera essa uma possibilidade bastante plausível. Na sequência, Avraham (Abraão) precisa ouvir uma oitava vez que a sua descendência seria reconhecida em Yis haq. Pelo texto, ele ainda se mostrava confiante de que isso ocorreria por intermédio de Yishma`el. Ou seja, ao que tudo indica, Avraham ainda não conseguia acreditar na promessa do Eterno. Mas, como isso se justifica pelo texto, uma vez que Yis haq já era nascido. A não ser, como visto anteriormente, se Avraham realmente tivesse dúvidas sobre se o filho era mesmo seu.

9 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 9 X - O Receio de Avimelekh A história se torna mais intrigante ainda quando se observa que Avimelekh (Abimeleque) retorna a Avraham (Abraão), aparentemente sem motivo, e logo em seguida é dito: "E aconteceu naquele mesmo tempo que Avimelekh, com Fikhol, príncipe do seu exército, falou com Avraham, dizendo: Elohim é contigo em tudo o que fazes; Agora, pois, jura-me aqui por Elohim, que não mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste. (Bereshit/Gênesis 21:22-23) O autor deste material entende que a cronologia dos eventos não é por acaso. Lembre-se o leitor que a disputa ocorreu no meio do banquete dado por Avraham (Abraão) em honra a Yis haq. Nessa época, Avraham habitava em meio às terras sobre as quais reinava Avimelekh (Abimeleque), conforme fica evidente pelos versos (20:1,15). Ou seja, certamente que se houve um banquete, Avimelekh teria sido convidado. E provavelmente teria presenciado o deboche de Yishma`el (Ismael) e a ira de Sara, culminando na expulsão de Hagar e seu filho. Por que, imediatamente depois, Avimelekh procura Avraham (Abraão) para selar um acordo de paz? O autor deste material não acredita que isso seja coincidência. É possível que Avimelekh ainda temia que Avraham realmente pensasse que Yis haq pudesse não ser seu filho, fato que pode ter sido insinuado pelo adolescente Yishma`el na frente de todos os convidados de Avraham! XI - Admitindo o Problema Poucos sabem, mas os próprios exegetas judeus da antiguidade admitiam o problema gerado pelos atos de Avraham (Abraão), e o desconforto gerado pela identidade da paternidade de Yis haq. No Midrash Rabá, é dito: Avraham gerou Yis haq: Pois as pessoas teriam dito que Yis haq era filho de Avimelekh, e assim o Sagrado, bendito seja Ele, fez a face de Yis haq semelhante à de Avraham para que fosse conhecido que Yis haq era filho de Avraham, e não filho de Avimelekh. Por isso diz: Avraham gerou Yis haq, e todos que viam Yis haq diziam que ele certamente era filho de Avraham, uma vez que Avraham gerou Yis haq. (Bereshit Rabá 25:19) Deve-se, neste ponto, lembrar o leitor de que o Midrash é uma coletânea de histórias alegóricas e folclóricas, utilizadas nos sermões da antiguidade, e que não deve ser tomado literalmente, ou como fonte histórica.

10 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 10 Mas, esse Midrash em particular só existe justamente porque o autor percebeu o desconforto. Pela narrativa, era muito fácil que Yis haq (Isaque) fosse tido pelas pessoas como sendo filho de Avimelekh. XII - A Confirmação da Torá No entanto, é na Torá que encontramos a confirmação de que realmente isso passou pela cabeça do inseguro Avraham (Abraão), pois mesmo após a oitava vez que o Eterno confirmou sua promessa, logo no início da história do sacrifício de Yis haq, encontramos: "E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Yis haq, a quem amas, e vai-te à terra de Moriyah, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. (Bereshit/Gênesis 22:2) Observe como o Eterno menciona Yis haq (Isaque) não uma, mas três vezes. Uma por nome, e mais duas enfatizando que ele é filho de Avraham (Abraão). Não é por acaso que o Eterno o chama de único filho. O objetivo não era ignorar Yishma`el (Ismael), que também é abençoado, mas sim enfatizar que Yis haq (Isaque) é o único que havia sido prometido pelo Eterno. Ao longo de toda a narrativa do capítulo 22, encontramos essa ênfase na identidade de Yis haq (Isaque), que passa desabercebida se não houver grande atenção na linguagem: " e tomou consigo dois de seus moços e Yis haq seu filho (22:3) "E tomou Avraham a lenha do holocausto, e pô-la sobre Yis haq seu filho (22:6) "Então falou Yis haq a Avraham seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho (22:7) "E disse Avraham: Elohim proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho (22:8) "e amarrou a Yis haq seu filho (22:9) " não me negaste o teu filho, o teu único filho (22:12) em lugar de seu filho. (22:13) " não me negaste o teu filho, o teu único filho (Gn. 22:16) Há nada menos do que 12 referências ao fato de Yis haq (Isaque) ser filho de Avraham tão somente nesse capítulo! Considerando que o capítulo tem 24 versículos, há uma média uma referência a cada dois versículos.

11 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 11 Nenhum outro relato em todo o Tanakh possui esse tipo de linguagem, ou essa quantidade de repetições, ou ênfases. O que indica que realmente há uma mensagem que a Torá deseja comunicar. No final da história do sacrifício de Yis haq, lê-se: "E disse: Por mim mesmo jurei, diz ADONAY: Porquanto fizeste esta ação, e não me retiveste o teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. (Bereshit/Gênesis 22:16-18) Essa é a nona e última vez em que o Eterno repete a Avraham (Abraão) a promessa que havia sido feita desde o começo. Há novamente a ênfase na identidade de Yis haq (Isaque), que é chamado de teu filho, teu único filho. Essa ênfase aparece até mesmo no fim da vida de Avraham, já no capítulo 25: "E estas são as gerações de Yis haq, filho de Avraham: Avraham gerou a Yis haq. (Bereshit/Gênesis 25:19) Essa estrutura também é singular, não encontrando paralelo em nenhum outro registro do Tanakh, em dois aspectos. O primeiro, a própria repetição da informação de que Yis haq (Isaque) era filho de Avraham. O segundo, começar o registro das gerações pelo pai. Em todos os demais registros, começa-se imediatamente falando dos filhos. A grande ênfase, em toda a narrativa da Torá, no fato de Yis haq ser filho de Avraham, não pode ser coincidência. XIII - Uma Interpretação Alternativa Certamente que alguém poderia interpretar que ela ocorre tão somente por Yis haq (Isaque) ser o filho prometido a Avraham (Abraão), em contraste com Yishma`el (Ismael), apesar do último ser o primogênito. No entanto, há dois bons motivos para duvidar dessa ideia: O primeiro é que esse não é o único caso na Torá em que a promessa, ou mesmo a primogenitura, não é transmitida ao primeiro filho. Pode-se citar ainda os casos de `Essaw (Esaú), Re'uven (Rúben), e Menashe (Manassés), onde ainda assim não há essa ênfase. Especialmente na história de `Essaw (Esaú) e Ya`aqov. Também não se encontra tal ênfase na história de Shemu`el (Samuel), apesar de também ter sido um filho prometido.

12 Mistérios do Tanakh: O Teste Secreto de Avraham 12 O segundo motivo é que o embaraço da situação com Avimelekh (Abimeleque) é muito bem documentado pela Torá, ao ponto de ter chamado a atenção até mesmo dos exegetas da antiguidade. Diferentemente de quando se supõe que a ênfase seja simplesmente por conta da promessa em si, quando se traz à tona uma figura mais humana, e menos idealizada, de Avraham, situação na qual todas as peças parecem se encaixar. O autor deste material deixa a opção da melhor leitura a cargo do leitor, mas acredita que quando se olha o todo da narrativa da Torá, a ideia se torna bastante clara. Independentemente da conclusão do próprio leitor, o autor deste material espera que o simples estudo do tema já tenha sido suficiente para estimulá-lo a ler a Torá cuidadosamente, buscando absorver cada detalhe. E esse tipo de exercício é, por si só, bastante precioso. XIV - Conclusão No artigo o sacrifício de Yis haq, o autor deste material expressa algumas leituras que indicam que, na realidade, o teste do sacrifício de Yis haq seria não verificar se Avraham estava disposto a oferecer seu filho, mas sim se Avraham confiava na promessa do Criador, e ensiná-lo a quebrar com os costumes abomináveis da região onde habitava. Este estudo sobre as nuances do texto da Torá revela ainda mais uma faceta: A dúvida de Avraham sobre a paternidade de Yis haq. É indiscutível que Avraham amava Yis haq (Isaque), assim como a Yishma`el (Ismael). Mas, a narrativa mostra uma pessoa conflitada, dividida entre acreditar ou não na promessa de um descendente por parte de Sara. Talvez Avraham pensasse que se sacrificasse Yis haq, ainda teria, e através dele teria descendentes. O que significaria que ainda não acreditava plenamente na promessa do Eterno - e explicaria a razão pela qual teve que ouvir a promessa uma nona vez! É importante ressaltar, apesar disso, que certamente Avraham sofreu com a questão da dúvida da paternidade, visto que ele também sabia que a responsabilidade era dele, uma vez que partiu dele a iniciativa de dizer que Sara era sua esposa. No primeiro artigo, observou-se que o teste de Avraham só chegou ao final quando ele obedeceu à voz do mal akh (mensageiro) que lhe disse para não tocar no menino, e lhe declara que foi essa fidelidade dele, de não impedir a promessa do Eterno de se realizar, que fez com que ele finalmente se tornasse digno da promessa. Talvez parte disso também passasse por reconhecer, finalmente, que Yis haq era seu filho legítimo e que era a partir dele, e não de Yishma`el, que a sua descendência seria conhecida.

Plano de aulas. Honestidade sempre. O resto é com Deus. As provas da intimidade. Em busca de soluções espirituais

Plano de aulas. Honestidade sempre. O resto é com Deus. As provas da intimidade. Em busca de soluções espirituais Plano de aulas 7ª Honestidade sempre. O resto é com Deus 8ª As provas da intimidade 9ª Em busca de soluções espirituais Aula 8 As provas da intimidade A circuncisão Gen. 17 Deus promete um filho a Abraão

Leia mais

Caravaggio, Sacrifício de Isaac

Caravaggio, Sacrifício de Isaac Caravaggio, Sacrifício de Isaac Caravaggio, Sacrifício de Isaac Caravaggio, Sacrifício de Isaac Caravaggio, Sacrifício de Isaac 6 Abraão apanhou a lenha destinada ao holocausto, entregou-a ao seu filho

Leia mais

Capítulos 11 a 13 do livro de Gênesis (adaptado) para leitura em celular. Aprofundamento em:

Capítulos 11 a 13 do livro de Gênesis (adaptado) para leitura em celular. Aprofundamento em: missaocatolica.com Capítulos 11 a 13 do livro de Gênesis (adaptado) para leitura em celular. Aprofundamento em: https://missaocatolica.com/2018/01/28/siquem 1 Partes principais Gênesis 11, 26... 3 Gênesis

Leia mais

AS ALIANÇAS BÍBLICAS!

AS ALIANÇAS BÍBLICAS! AS ALIANÇAS BÍBLICAS! EM NOÉ E ABRÃO! Rev. Rogério F. de Almeida! ! A ALIANÇA BÍBLICA EM ABRAÃO! Abençoando gerações! Gen. 15! - Pano de Fundo! Gen 15:1 Depois destes acontecimentos, veio a Palavra do

Leia mais

Abraão, o amigo de Deus

Abraão, o amigo de Deus Abraão, o amigo de Deus Série: Visões de Deus: Mensagem 01/16 Fernando Leite 07 Março 2010 "Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo, Is 41.8 Introdução

Leia mais

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO EMBRIAGADOS PELO Efésios 5:18 ESPÍRITO E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito ; Efésios 5:18 Contenda Grego: Asótia! Excesso;! Devassidão;! Libertinagem;! Dissolução;!

Leia mais

Tema: Aliança com Israel

Tema: Aliança com Israel Texto Bíblico: Gênesis 12.1-9. Tema: Aliança com Israel Versículo para memorizar: Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. 2 Coríntios 5.17 Princípio

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

segunda-feira, 21 de janeiro de 13

segunda-feira, 21 de janeiro de 13 Recapitulando: Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida

Leia mais

O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus. Anésio Rodrigues

O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus. Anésio Rodrigues O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus Anésio Rodrigues Povo meu, escuta a minha instrução, presta atenção no que eu vou dizer. Vou falar em comparações, vou expor enigmas do passado. Salmos

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Anésio Rodrigues Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, Gênesis 16:1-15 Disse a Abrão: Já que

Leia mais

A Aliança que Vence o Inimigo

A Aliança que Vence o Inimigo A Aliança que Vence o Inimigo Cada dia que a igreja entra na presença de Deus e é ministrada profundamente pela Palavra e pelo Espírito Santo, eu creio que é curada de muitas feridas. Também creio que

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

Direção Divina. Craig Groeschel. Editora Vida

Direção Divina. Craig Groeschel. Editora Vida Direção Divina Craig Groeschel Editora Vida 2 1 - COMEÇAR comece de onde você está 2 - PARAR observe os sinais de PARE 3 - PERMANECER permaneça firme na fé 3 4 AVANCE PARA O SEU DESTINO 4 Você já fez promessas

Leia mais

Sob o controle de deus

Sob o controle de deus Até bem pouco tempo atrás Poderíamos mudar o mundo Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor E toda dor vem do desejo De não sentirmos dor Legião Urbana Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

Gn 27:2 E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte;

Gn 27:2 E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; 1 Capítulo 27 Isaque manda Esaú fazer um guisado Gn 27:1 E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe:

Leia mais

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. 1 Capítulo 32 O bezerro de ouro Êx 32:1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este

Leia mais

1Sm 20:4 E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei.

1Sm 20:4 E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei. 1 Capitulo 20 Entrevista de Davi com Jônatas 1Sm 20:1 Então fugiu Davi de Naiote, em Ramá; e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é o meu crime? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura

Leia mais

Uma história extraordinária! Sonhos. Milagres. Erros. Superação. Suspense. Drama. Romance. Guerra

Uma história extraordinária! Sonhos. Milagres. Erros. Superação. Suspense. Drama. Romance. Guerra Uma história extraordinária! Sonhos Erros Suspense Romance Milagres Superação Drama Guerra Uma história extraordinária! Pai da Fé (Romanos 4.11) Amigo de Deus (Isaías 41.8) Deus de Abrãao Uma história

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 21 A 27 DE ABRIL DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 21 A 27 DE ABRIL DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 21 A 27 DE ABRIL DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

HIDS ACONTECE NO MINISTERIO INFANTIL ESTAÇÃO ROTEIRO DR SEMANA SETEMBRO OE 2017

HIDS ACONTECE NO MINISTERIO INFANTIL ESTAÇÃO ROTEIRO DR SEMANA SETEMBRO OE 2017 ESTAÇÃO HIDS ROTEIRO DR SEMANA 17 23 SETEMBRO OE 2017 ACONTECE NO MINISTERIO INFANTIL 9h I Berçário e Maternal Tempo de Celebração de 3 a 8 anos *Tempo de Celebração: Jogos, brincadeiras bíblicas, parque

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DEUS PROVA O AMOR DE ABRAÃO

Bíblia para crianças apresenta DEUS PROVA O AMOR DE ABRAÃO Bíblia para crianças apresenta DEUS PROVA O AMOR DE ABRAÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M Maillot; Tammy S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

sexta-feira, 18 de janeiro de 13

sexta-feira, 18 de janeiro de 13 O plano de vôo: Origem e destino Detalhamento da rota Possibilidades de pouso em caso de emergência Tempo de vôo Cálculo de consumo de combustível Quantidade de pessoas a bordo A viagem está começando...

Leia mais

Sob o controle de deus

Sob o controle de deus Até bem pouco tempo atrás Poderíamos mudar o mundo Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor E toda dor vem do desejo De não sentirmos dor Legião Urbana Sob o controle de deus A PROVAÇÃO Passado algum tempo,

Leia mais

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão Sê tu uma bênção Gênesis 12:2 diz: Deus disse a Abraão: Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tú uma bênção. A pergunta aqui

Leia mais

DEUS PROVA ABRAÃO Lição Objetivos: Ensinar que os filhos de Deus tornam-se mais fiéis através de provas de dificuldade.

DEUS PROVA ABRAÃO Lição Objetivos: Ensinar que os filhos de Deus tornam-se mais fiéis através de provas de dificuldade. DEUS PROVA ABRAÃO Lição 11 1 1. Objetivos: Ensinar que os filhos de Deus tornam-se mais fiéis através de provas de dificuldade. 2. Lição Bíblica: Gênesis 21.1-8; 1-19 (Base bíblica para a história e o

Leia mais

RETIRO ESPIRITUAL N

RETIRO ESPIRITUAL N RETIRO ESPIRITUAL N 2-2018 1 Deixa a tua terra, a sua família e a casa do teu pai, e vai até a terra que eu te indicar. Farei de ti uma grande nação, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome, serás uma

Leia mais

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida III TRIMESTRE 2015 02 LIÇÃO MI S Preparado por: Pr. Wellington Almeida S IONÁRIOS ABRAÃO: O PRIMEIRO MISSIONÁRIO ESBOÇO ABRAÃO INTRODUÇÃO DOM - O Chamado SEG - O Testemunho TER - O Exemplo QUA - A Peregrinação

Leia mais

Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum

Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum -Abraão- Edilson S Ribeiro & Edson M Zenum Quem foi Abraão? Idoso Pai de família Profeta Pai da Fé Guerreiro Negociador Rico Amigo de Deus Pai das Nações 1. O Chamado

Leia mais

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo:

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: - A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: - Não temas: crê somente, e será

Leia mais

DOMINGO II DA QUARESMA

DOMINGO II DA QUARESMA DOMINGO II DA QUARESMA Perdão Senhor Leitura do Livro do Génesis Gen 22, 1-2.9a.10-13.15-18 Naqueles dias, Deus quis pôr à prova Abraão e chamou-o: «Abraão!». Ele respondeu: «Aqui estou». Deus disse:

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

2Sm 12:2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.

2Sm 12:2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. 1 Capitulo 12 Natã o profeta repreemde Davi 2Sm 12:1 E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. 2Sm 12:2 O rico possuía

Leia mais

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA Ficha No. 8 SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA (Gênesis 17, 21-26) Repensando o próprio nascimento e infância Revendo desde a infância a vida de Isaac, vemos que ele nasce depois da promessa de Deus, quando os

Leia mais

Cláudia Rezende

Cláudia Rezende Cláudia Rezende A palavra de Deus está cheia de promessas maravilhosas a respeito da nossa descendência, nossos filhos. Comece a declarar e profetizar essas promessas sobre a vida deles. Nossos filhos

Leia mais

ELE CONTINUA SENDO BOM! A FÉ VERDADEIRA CONFIA ACIMA DE TUDO QUE DEUS É BOM!

ELE CONTINUA SENDO BOM! A FÉ VERDADEIRA CONFIA ACIMA DE TUDO QUE DEUS É BOM! ELE CONTINUA SENDO BOM! A FÉ VERDADEIRA CONFIA ACIMA DE TUDO QUE DEUS É BOM! CONFIANÇA UM DIA A GENTE APRENDE A CONFIAR EM UM DEUS QUE FAZ MILAGRES, QUE OUVE A NOSSA ORAÇÃO E QUE SE FAZ PRESENTE AQUI.

Leia mais

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO!

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! Venha Teu reino e faça- se a tua vontade aqui na terra como no céu. Mateus 6: 10 Tabernáculos 2013 O leão, o bezerro, o homem é a águia Os Quatro Seres Viventes As

Leia mais

Gn 24:2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,

Gn 24:2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, 1 Capítulo 24 Abraão manda seu servo buscar uma mulher para Isaque Gn 24:1 E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo. Gn 24:2 E disse Abraão ao seu servo,

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

DESCOBRINDO A BÍBLIA DEUS NOS PERMITE ESCOLHER. EBD 18.MAR.18 Miguel Horvath

DESCOBRINDO A BÍBLIA DEUS NOS PERMITE ESCOLHER. EBD 18.MAR.18 Miguel Horvath DESCOBRINDO A BÍBLIA DEUS NOS PERMITE ESCOLHER EBD 18.MAR.18 Miguel Horvath VERSÍCULOS CHAVE Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. (Gn.12.2)

Leia mais

INTRODUÇÃO - Adentrando ao estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida do patriarca Abraão.

INTRODUÇÃO - Adentrando ao estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida do patriarca Abraão. INTRODUÇÃO - Adentrando ao estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida do patriarca Abraão. - Abraão mostra-nos que a fé é indispensável em o nosso relacionamento com Deus. I - A

Leia mais

A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4

A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4 A JUSTIFICAÇÃO DE ABRAÃO ROMANOS 4 De acordo com a Palavra de Deus, Abraão é o pai tanto dos judeus como dos gentios que creem (Rm 4.11, 12, 16, 17; Gl 3.7-9, 29). Todo aquele que é da fé, seja gentio

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação:

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação: As promessas da encarnação cronologia vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Na criação: Gênesis 3,15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Gn 19:3 E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram.

Gn 19:3 E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram. 1 Capítulo 19 Ló recebe os dois anjos em sua casa Gn 19:1 E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantouse ao seu encontro e inclinou-se com o

Leia mais

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas Série: Um Natal de Esperança (02/04). JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas 1.26-38 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele

Leia mais

1Sm 15:2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.

1Sm 15:2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. 1 Capitulo 15 Samuel manda a Saul destruir os amalequitas 1Sm 15:1 Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.

Leia mais

Não se esqueça! Fernando Leite

Não se esqueça! Fernando Leite Não se esqueça! 07.05.17 Fernando Leite Introdução 11 Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram... 12 naquela época vocês estavam... 13...antes estavam... Ef 2 A consciência das piores condições

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus 5 Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. Dia após dia, eles continuam a falar;

Leia mais

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo:

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: - A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: - Não temas: crê somente, e será

Leia mais

II Domingo da Quaresma - Ano B

II Domingo da Quaresma - Ano B II Domingo da Quaresma - Ano B - 2012 1ª Leitura: O texto tem "3 vozes": narrador, Deus e Abraão. E o Leitor, sem exageros teatrais, deve ser capaz de o dar a entender. Atenção ao inciso "Oráculo do Senhor"

Leia mais

MOISÉS: DO DESERTO DEUS CHAMA

MOISÉS: DO DESERTO DEUS CHAMA Momento com Deus Crianças de 07 a 09 anos NOME: DATA: 01/09/2013 MOISÉS: DO DESERTO DEUS CHAMA Versículos para Decorar: 1 e 2 Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó preferindo

Leia mais

Semana de 10/04/17 a 16/04/17

Semana de 10/04/17 a 16/04/17 Semana de 10/04/17 a 16/04/17 DENTRE MUITAS VOZES, OUÇA A VOZ DE DEUS! Estação Cultivo OBJETIVO: Levar as crianças a entenderem que apesar de ouvirmos muitas vozes, devemos sempre optar por seguir a voz

Leia mais

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Momento com Deus Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 28/04/2013 AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Versículos para Decorar 1 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar

Leia mais

Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens. I Coríntios 1:25

Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens. I Coríntios 1:25 A Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens. I Coríntios 1:25 Vejamos o contexto: I Coríntios 1:18-31 Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos,

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO. História 27 de 60.

Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO. História 27 de 60. Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Jonathan Hay Traduzido por: Berenyce Brandão Adaptado por: Mary-Anne S. História 27 de 60 www.m1914.org Bible

Leia mais

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: 11-14 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ Ezequiel 37:11-14 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu

Leia mais

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 )

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 ) Sara e Agar Sara e Agar é alegoria das duas alianças: graça e lei respectivamente. Agar e seu filho alcançaram possessão no deserto de Parã, que fica na região do monte Sinai, que é a Jerusalém atual.

Leia mais

SER UM SACRIFÍCIO VIVO. Textos-Base:

SER UM SACRIFÍCIO VIVO. Textos-Base: Textos-Base: Gênesis 13:1-18 1 Subiu, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló. 2 E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. 3 E fez as suas

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta A PROMESSA DE DEUS A

Bíblia para crianças apresenta A PROMESSA DE DEUS A Bíblia para crianças apresenta A PROMESSA DE DEUS A ABRAÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Tammy S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

David: o novo rei ungido

David: o novo rei ungido David: o novo rei unido TEXTOS-BASE 1She 16.1-13; 17; 18.1-5 Talmid(á).................................. O escolhido de Elohim Quando Shaul foi rejeitado por Elohim para não ser mais o rei de Israel, YAHUVAH

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta A PROMESSA DE DEUS A

Bíblia para crianças. apresenta A PROMESSA DE DEUS A Bíblia para crianças apresenta A PROMESSA DE DEUS A ABRAÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Tammy S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

A boca do justo é fonte de vida (...) as palavras dos justos dão sustento a muitos (...). Provérbios 10: 11 e 21

A boca do justo é fonte de vida (...) as palavras dos justos dão sustento a muitos (...). Provérbios 10: 11 e 21 A boca do justo é fonte de vida (...) as palavras dos justos dão sustento a muitos (...). Provérbios 10: 11 e 21 Eu acredito fielmente no que Salomão afirma. Sim, há um poder quando exercermos o nosso

Leia mais

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19 Depressão espiritual Quando a morbidez domina a alma 1 Rs. 19 O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os *profetas do deus *Baal. Aí ela

Leia mais

Js 8:3 Então Josué levantou-se, e toda a gente de guerra, para subir contra Ai; e escolheu Josué trinta mil homens valorosos, e enviou-os de noite.

Js 8:3 Então Josué levantou-se, e toda a gente de guerra, para subir contra Ai; e escolheu Josué trinta mil homens valorosos, e enviou-os de noite. 1 Capítulo 8 Aí e tomada e destrída Js 8:1 Então disse o SENHOR a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o

Leia mais

Capítulo 30 Gn 30:1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.

Capítulo 30 Gn 30:1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro. 1 Capítulo 30 Gn 30:1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro. Gn 30:2 Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou

Leia mais

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão,

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 1 Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 2Sm 14:2 Enviou Joabe a Tecoa, e tomou de lá uma mulher e disse-lhe: Ora, finge que

Leia mais

O sacrifício de Isaque. Anésio Rodrigues

O sacrifício de Isaque. Anésio Rodrigues O sacrifício de Isaque Anésio Rodrigues Depois de todas essas coisas, Deus resolveu testar Abraão. Então, o chamou: Abraão! Abraão respondeu: Pois não! Estou ouvindo. E ele disse: Pegue Isaque, seu filho

Leia mais

IV Domingo do Advento

IV Domingo do Advento IV Domingo do Advento Perdão, Senhor IV Domingo do Advento Leitura do Segundo Livro de Samuel 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 Quando David já morava em sua casa e o Senhor lhe deu tréguas de todos os inimigos

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto mais intenso é o seu amor de Deus, ou derrete ou endurece.

Leia mais

4 - Conforme a Tua Palavra

4 - Conforme a Tua Palavra 4 - Conforme a Tua Palavra Todo Reino tem suas leis O Reino de Deus é governado pela Palavra de Deus Palavra, na bíblia LOGOS: geralmente usado para a palavra de Deus, falada ou escrita; RHEMA: geralmente

Leia mais

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. CRISTO É VERDADEIRAMENTE DEUS vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente A natureza divina: Cristo é verdadeiramente Deus, ele não é um homem elevado à divindade, mas, pelo contrário, ele é o Verbo de

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 28/04 A 04/05 DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 28/04 A 04/05 DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 28/04 A 04/05 DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

Capítulo 22 Balaque e Balaão Nm 22:1 Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó.

Capítulo 22 Balaque e Balaão Nm 22:1 Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó. 1 Capítulo 22 Balaque e Balaão Nm 22:1 Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó. Nm 22:2 Vendo, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo

Leia mais

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra Promessa Eleição Os blocos que formam o Livramento Aliança Lei Terra Pentateuco A Aliança de Yaweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te

Leia mais

LIA. Infância e Outros Ídolos

LIA. Infância e Outros Ídolos LIA Infância e Outros Ídolos Infantolatria: as consequências de deixar a criança ser o centro da família Além das complicações na vida dos filhos, como dificuldade de socialização e insegurança, deixar

Leia mais

Nº 15 B - 2º Domingo da Quaresma

Nº 15 B - 2º Domingo da Quaresma Nº 15 B - 2º Domingo da Quaresma 1.3.2015 Estamos no segundo Domingo da Quaresma, e as leituras de hoje têm vários temas para pensarmos, que nos podem ajudar a mudar para sermos melhores, como Jesus nos

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO 65 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 O reino de David permanecerá eternamente na presença do Senhor Leitura do Segundo Livro de Samuel Quando David já morava em sua casa e o Senhor

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA 4 Leis Espirituais 1. Lei Espiritual Deus AMA você e oferece um Plano maravilhoso para a sua vida. O Amor de Deus: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade

Leia mais

A professora escalada ficará responsável por recolher e cobrar aos pais das crianças a lista de exercícios feita.

A professora escalada ficará responsável por recolher e cobrar aos pais das crianças a lista de exercícios feita. Esse é um resumo das lições de 1 a 7 da revista e no final há uma Lista de Exercícios. As crianças deverão enviar a folha para casa e trazer no próximo culto. A professora escalada ficará responsável por

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.

HÁ MUITO MAIS! por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. HÁ MUITO MAIS! por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. - Efésios 4:20 Reclamam Resmungam!2 Sempre insatisfeitos 1 Pedro 2:9-10

Leia mais

Êx 34:2 E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte.

Êx 34:2 E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte. 1 Capítulo 34 As novas tábuas do dez mandamentos Êx 34:1 Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL DE 25 A 31 DE MARÇO DE 2018 DE 05 A 11 DE AGOSTO DE 2018 estação estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Conheça sua Bíblia - Uma visão panorâmica das Escrituras Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Colocamos em sua folha um gráfico que ajuda a compreender a evolução

Leia mais

Capítilo 14 Aías presiz a ruina da dasa de Jeroboão 1Rs 14:1 Naquele tempo adoeceu Abias, filho de Jeroboão.

Capítilo 14 Aías presiz a ruina da dasa de Jeroboão 1Rs 14:1 Naquele tempo adoeceu Abias, filho de Jeroboão. 1 Capítilo 14 Aías presiz a ruina da dasa de Jeroboão 1Rs 14:1 Naquele tempo adoeceu Abias, filho de Jeroboão. 1Rs 14:2 E disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te agora, e disfarça-te, para que não conheçam

Leia mais

GÊNESIS. arb. Miela. Mimwe. hau. Yrae. brashith. aleim. eartz in-beginning. uath. ath. eshmim. bra. he-created. Elohim. the-heavens.

GÊNESIS. arb. Miela. Mimwe. hau. Yrae. brashith. aleim. eartz in-beginning. uath. ath. eshmim. bra. he-created. Elohim. the-heavens. 1 hiwarb arb Miela ha Mimwe hau Yrae brashith bra aleim ath eshmim uath eartz in-beginning he-created Elohim» the-heavens and» the-earth Yraeu ehie ueh uebu Kwxu lo inp Divisão de GÊNESIS Tema Capítulo

Leia mais

Ministério de Fé e Libertação

Ministério de Fé e Libertação Domingo 08/12/2013 Tema: Dia de Respostas Escritura: II Reis 4.8-37 Nada se pode fazer sem o Espirito Santo. É Ele que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo; Não é pela nossa habilidade ou

Leia mais

Objetivo de Querite. 1. Dependência 2. Descanso 3. Reflexão 4. Humildade 5. Regozijo 6. Proteção

Objetivo de Querite. 1. Dependência 2. Descanso 3. Reflexão 4. Humildade 5. Regozijo 6. Proteção Elias 1. História Divisão dos Reinos 2. Contexto Espiritual de Israel 3. Elias Nome( א ל י ה ו ), Origem 4. Rei Acabe e Jezabel 5. A Profecia de Elias - 1Rs.17:1 6. Querite - Treinamento 1Reis.17:1-6 Objetivo

Leia mais

O tempo desgasta. mas não precisa destruir, pode se renovar

O tempo desgasta. mas não precisa destruir, pode se renovar O tempo desgasta mas não precisa destruir, pode se renovar 24/junho/2018 Permaneça Fiel Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Gênesis

Leia mais

A sabedoria de Shelomô

A sabedoria de Shelomô A sabedoria de Shelomô TEXTOS-BASE 1Div 28; 1Mel 3.3-28; 6; 10 Talmid(á).................................. O conselho do rei David Na lição passada, vimos que Elohim disse para David, que um dos filhos

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais