Gerenciamento de Riscos Ambientais Aula 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento de Riscos Ambientais Aula 3"

Transcrição

1 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental Gerenciamento de Riscos Ambientais Aula 3 Alexandre Martins Fernandes afernandes@cena.usp.br Sorocaba Agosto 2010

2 Identificação de perigos Perigo Definido como uma ou mais condições, físicas ou químicas, com potencial para causar danos às pessoas, à propriedade, ao meio ambiente ou à combinação desses. Objetivo identificar os possíveis eventos indesejáveis que podem levar à materialização de um perigo, permitindo assim definir hipóteses acidentais que podem acarretar conseqüências significativas.

3 Identificação de perigos Técnicas disponíveis: Lista de verificação (Check-list). Análise "E se..." (What if...?). Análise Preliminar de Perigos (APP). Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA - Failure Modes and Effects Analysis). Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp - Hazard and Operability Study).

4 Análise "E se..." (What if...?). É uma técnica de análise geral, qualitativa, cuja aplicação é bastante simples e útil para uma abordagem em primeira instância na detecção exaustiva de riscos, tanto na fase de processo, projeto ou pré-operacional, não sendo sua utilização unicamente limitada às empresas de processo.

5 Análise "E se..." (What if...?). Finalidade -testar possíveis omissões em projetos, procedimentos e normas e ainda aferir comportamento, capacitação pessoal e etc. nos ambientes de trabalho, com o objetivo de proceder a identificação e tratamento de riscos.

6 Análise "E se..." (What if...?). A técnica se desenvolve através de reuniões de questionamento entre duas equipes, e englobam procedimentos, instalações, processo da situação analisada. A equipe questionadora é conhecedora do sistema a ser analisado e formula quesitos com antecedência para guiar a discussão.

7 Análise "E se..." (What if...?). Passos básicos quando da sua aplicação: a) Formação do comitê de revisão (montagens das equipes e seus integrantes); b) Planejamento prévio (planejamento das atividades e pontos a serem abordados na aplicação da técnica);

8 Análise "E se..." (What if...?). Passos básicos quando da sua aplicação: c) Reunião Organizacional (discussão de procedimentos, programação de novas reuniões, definição de metas para as tarefas e informação aos integrantes sobre o funcionamento do sistema sob análise);

9 Análise "E se..." (What if...?). Passos básicos quando da sua aplicação: d) Reunião de revisão de processo (para os integrantes ainda não familiarizados com o sistema em estudo);

10 Análise "E se..." (What if...?). Passos básicos quando da sua aplicação: e) Reunião de formulação de questões: (formulação de questões "O QUE -SE...", começando do início do processo e continuando ao longo do mesmo, passo a passo, até o produto acabado colocado na planta do cliente) ;

11 Análise "E se..." (What if...?). Passos básicos quando da sua aplicação: f) Reunião de respostas às questões (formulação consensual): (após o passo anterior vem o desenvolvimento individual de respostas escritas às questões, que serão analisadas durante a reunião de resposta às questões.)

12 Análise "E se..." (What if...?). Passos básicos quando da sua aplicação: f) Reunião de respostas às questões (formulação consensual): Cada resposta é categorizada como: resposta aceita pelo grupo tal como submetida; resposta aceita após discussão e/ou modificação; aceitação postergada, em dependência de investigação adicional.

13 Análise "E se..." (What if...?). Passos básicos quando da sua aplicação: g) Relatório de revisão dos riscos do processo: (objetivo de documentar os riscos identificados na revisão, bem como registrar as ações recomendadas para eliminação ou controle dos mesmos).

14 Análise Preliminar de Perigos (APP). Técnica estruturada que teve origem no programa de segurança militar do Departamento de Defesa dos EUA. Focaliza todos os eventos perigosos cujas falhas tenham origem na instalação em análise. Contempla tanto as falhas intrínsecas de equipamentos, de instrumentos e de materiais, como erros humanos.

15 Análise Preliminar de Perigos (APP). A APP é precursora de outras análises. Identificar os perigos, as causas e os efeitos (conseqüências) e as categorias de severidade correspondentes, bem como as observações e recomendações pertinentes aos perigos identificados. Os resultados são apresentados em planilha padronizada.

16 Análise Preliminar de Perigos (APP). Categorias de severidade Categoria de Severidade I Desprezível II Marginal III Crítica IV Catastrófica Efeitos Nenhum dano ou dano não mensurável. Danos irrelevantes ao meio ambiente e à comunidade externa. Possíveis danos ao meio ambiente devido a liberações de substâncias químicas tóxicas ou inflamáveis, alcançando áreas externas à instalação. Pode provocar lesões de gravidade moderada na população externa ou impactos ambientais com reduzido tempo de recuperação. Impactos ambientais devido a liberações de substâncias químicas, tóxicas ou inflamáveis, atingindo áreas externas às instalações. Provoca mortes ou lesões graves na população externa ou impactos ao meio ambiente com tempo de recuperação elevado.

17 Análise Preliminar de Perigos (APP). Exemplo de planilha de para APP Perigo Causa Efeito Categoria de Severidade Observações e Recomendações

18 Análise Preliminar de Perigos (APP). Principais informações requeridas: REGIÃO - Dados demográficos - Dados climatológicos INSTALAÇÕES -- Premissas do projeto -- Especificações técnicas do projeto -- Especificação de equipamentos -- Lay-out da instalação -- Descrição dos principais sistemas de proteção e segurança SUBSTÂNCIAS -- Propriedades físicas e químicas -- Características de inflamabilidade -Características de toxicidade

19 Análise Preliminar de Perigos (APP). Pessoal necessário: de 5 a 8 pessoas Coordenador: responsável pelo evento. Líder: conhecedor da metodologia Especialista: conhecedor do sistema a ser analisado Relator: faz as anotações (poder de síntese)

20 Análise Preliminar de Perigos (APP). Metodologia; Definição de objetivo e escopo da análise; Definição das fronteiras do processo/instalação analisado; Subdivisão do processo/instalação em módulos de análise Realização da APP (preenchimento da planilha) Elaboração da estatística dos cenários identificados por Categoria de Risco (frequência e severidade) Análise dos resultados e preparação do relatório

21 Análise Preliminar de Perigos (APP). Planilha exemplo:

22 Análise Preliminar de Perigos (APP). Planilha exemplo:

23 Análise Preliminar de Perigos (APP). Planilha exemplo:

24 Análise Preliminar de Perigos (APP). Os cenários de acidentes são classificados em categorias de frequência:

25 Análise Preliminar de Perigos (APP). Os cenários de acidentes são classificados em categorias de frequência:

26 Análise Preliminar de Perigos (APP). Os cenários de acidentes são classificados em categorias de frequência:

27 Análise Preliminar de Perigos (APP). E também em categorias de severidade:

28 Análise Preliminar de Perigos (APP). E também em categorias de severidade:

29 Análise Preliminar de Perigos (APP). E também em categorias de severidade:

30 Análise Preliminar de Perigos (APP). Nível de risco pela matriz frequência x severidade:

31 Análise Preliminar de Perigos (APP). Nível de risco pela matriz frequência x severidade:

32 Análise Preliminar de Perigos (APP). Nível de risco pela matriz frequência x severidade:

33 Análise Preliminar de Perigos (APP). Estrutura de relatório: Cap. 1 Descrição dos objetivos, do escopo abrangido pela análise e da estrutura do relatório Cap. 2 Descrição do sistema analisado (operação, manutenção e possíveis modificações) Cap. 3 Metodologia utilizada, com os critérios adotados Cap. 4 - Apresentação da APP, contendo a identificação dos módulos analisados, as planilhas, estatística dos cenários de acidentes.

34 Análise Preliminar de Perigos (APP). Estrutura de relatório: Cap. 5 Conclusões gerais da APP listar cenários de risco sério ou crítico e enfatizar as recomendações geradas. Cap. 6 Referências bibliográficas Anexos - Fluxogramas utilizados na APP do sistema analisado.

35 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) Análise detalhada, qualitativa ou quantitativa, das maneiras pelas quais um equipamento ou sistema pode falhar e os efeitos que poderão advir.

36 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) Estima as taxas de falhas e propicia o estabelecimento de mudanças e de alternativas que possibilitem uma diminuição das probabilidades de falha, aumentando a confiabilidade do sistema. Confiabilidade é definida como a probabilidade de uma missão ser concluída com sucesso dentro de um tempo específico e sob condições específicas.

37 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) 1ª etapa -realizada de forma qualitativa, procurando garantir danos mínimos ao sistema como um todo. revisão sistemática dos modos de falha do componente determinação de seus efeitos em outros componentes determinação dos componentes cujas falhas têm efeito crítico na operação do sistema

38 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) 2ª etapa -análise quantitativa para estabelecer a confiabilidade ou probabilidade de falha do sistema ou subsistema. através do cálculo de probabilidades de falhas de montagens, subsistemas e sistemas, a partir das probabilidades individuais de falha de seus componentes, e

39 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) 2ª etapa -análise quantitativa para estabelecer a confiabilidade ou probabilidade de falha do sistema ou subsistema. através do cálculo de probabilidades de falhas de montagens, subsistemas e sistemas, a partir das probabilidades individuais de falha de seus componentes, e determinação de como poderiam ser reduzidas estas probabilidades, inclusive pelo uso de componentes com confiabilidade alta ou pela verificação de redundâncias de projeto.

40 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) Procedimento proposto para elaborar o modelo FMEA: a) Dividir o sistema em subsistemas que podem ser efetivamente controlados; b) Traçar diagramas de blocos funcionais do sistema e subsistemas, para determinar os inter-relacionamentos existentes;

41 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) Procedimento proposto para elaborar o modelo FMEA : c) Preparar um chek-listdos componentes de cada subsistema e sua função específica; d) Determinar através da análise de projetos e diagramas, os modos possíveis de falha que possam afetar outros componentes.

42 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) Procedimento proposto para elaborar o modelo FMEA : d) (Continuação...) Os modos básicos de falha devem ser agrupados em quatro categorias: I-falha em operar no instante prescrito; II- falha em cessar de operar no instante prescrito; III-operação prematura; IV-falha em operação;

43 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) Procedimento proposto para elaborar o modelo FMEA : e) Indicar os efeitos de cada falha sobre outros componentes e como esta afeta a operação do mesmo; f) Estimar a gravidade de cada falha específica de acordo com as categorias de risco, para possibilitar a priorização de alternativas;

44 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) Procedimento proposto para elaborar o modelo FMEA : g) Indicar os métodos usados para detecção de cada falha específica; h) Formular possíveis ações de compensação e reparos que podem ser adotadas para eliminar ou controlar cada falha específica e seus efeitos;

45 Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) Procedimento proposto para elaborar o modelo FMEA : i) Determinar as probabilidades de ocorrência de cada falha específica para possibilitar a análise quantitativa.

46 Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp) HazOp - Hazard and Operability Study Técnica para identificação de perigos projetada para estudar possíveis desvios (anomalias) de projeto ou na operação de uma instalação. O líder da equipe orienta o grupo por meio de um conjunto de palavrasguias que focalizam os desvios dos parâmetros estabelecidos para o processo ou operação em análise.

47 Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp) Exemplo de Palavras-guia Palavra-guia Não Menor Maior Parte de Bem como Reverso Outro que Significado Negação da intenção de projeto Diminuição quantitativa Aumento quantitativo Diminuição qualitativa Aumento qualitativo Oposto lógico da intenção de projeto Substituição completa

48 Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp) Exemplo de Parâmetros, Palavras-guia e Desvios Parâmetro Palavra-guia Desvio Fluxo Pressão Temperatura Nível Não Menor Maior Reverso Menor Maior Menor Maior Menor Maior Sem fluxo Menos fluxo Mais fluxo Fluxo reverso Pressão baixa Pressão alta Baixa temperatura Alta temperatura Nível baixo Nível alto

49 Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp) Essa análise requer a divisão da planta em pontos de estudo (nós ou nodos) entre os quais existem componentes como bombas, vasos e trocadores de calor, entre outros. A equipe deve começar o estudo pelo início do processo, prosseguindo a análise no sentido do seu fluxo natural, aplicando as palavras-guias em cada nó de estudo, possibilitando assim a identificação dos possíveis desvios nesses pontos.

50 Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp) A equipe deve identificar as causas de cada desvio e, caso surja uma conseqüência de interesse, avaliar os sistemas de proteção para determinar se estes são suficientes. A técnica é repetida até que cada seção do processo e equipamento de interesse tenha sido analisada.

51 Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp) Exemplo de Planilha Palavra-Guia Parâmetro Desvio Causas Efeitos Observações e Recomendações

52 Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp) Os principais resultados obtidos do HazOp são: identificação de desvios que conduzem a eventos indesejáveis; identificação das causas que podem ocasionar desvios do processo;

53 Estudo de Perigos e Operabilidade (HazOp) Os principais resultados obtidos do HazOp são: avaliação das possíveis conseqüências geradas por desvios operacionais; recomendações para a prevenção de eventos perigosos ou minimização de possíveis conseqüências.

SUMÁRIO DE REVISÕES. Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Modificação do Modelo de APP Análise preliminar de Perigo.

SUMÁRIO DE REVISÕES. Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Modificação do Modelo de APP Análise preliminar de Perigo. PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE PRELIMINAR DE PERIGO Página: 1 / 8 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Modificação do Modelo de APP Análise preliminar de Perigo. 02 26/02/2014

Leia mais

Gestão Integrada: Saúde, MA e Segurança

Gestão Integrada: Saúde, MA e Segurança : Saúde, MA e Segurança Análise e Gerenciamento de Riscos - Qual nível garante a segurança? - O que garante que uma atividade seja segura? - Quais medidas irão garantir a segurança dos envolvidos? seguro?

Leia mais

Toda pessoa está sujeita a três modalidades de risco:

Toda pessoa está sujeita a três modalidades de risco: Toda pessoa está sujeita a três modalidades de risco: risco genérico a que se expõem todas as pessoas; Exemplo: acidentes de trânsito, na viagem de ida de casa para o trabalho, e vice-versa; risco especifico

Leia mais

DISCIPLINA: SEGURANÇA E AUDITORIA AULA 2: ANÁLISE DE RISCOS. Professor: Rodrigo Rocha

DISCIPLINA: SEGURANÇA E AUDITORIA AULA 2: ANÁLISE DE RISCOS. Professor: Rodrigo Rocha DISCIPLINA: SEGURANÇA E AUDITORIA AULA 2: ANÁLISE DE RISCOS Professor: Rodrigo Rocha ANÁLISE DE RISCOS AGENDA Análise de Riscos Conceitos Origem e classificação dos riscos Fatores das categorias de Riscos

Leia mais

ANÁLISE DE RISCOS EM OBRAS DE ENGENHARIA

ANÁLISE DE RISCOS EM OBRAS DE ENGENHARIA GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS ANÁLISE DE RISCOS EM OBRAS

Leia mais

Emergências e Gerenciamento de Riscos

Emergências e Gerenciamento de Riscos CONCURSO PETROBRAS PROFISSIONAL DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR PROFISSIONAL JÚNIOR - ENG. DE MEIO AMBIENTE Emergências e Gerenciamento de Riscos Questões Resolvidas QUESTÕES

Leia mais

HAZOP ESTUDO DE OPERABILIDADE E RISCOS. HazOp - HAZARD AND OPERABILITY STUDIES

HAZOP ESTUDO DE OPERABILIDADE E RISCOS. HazOp - HAZARD AND OPERABILITY STUDIES TEMA nº47: RESPONSÁVEL: ESTUDO DE OPERABILIDADE E RISCOS HazOp - HAZARD AND OPERABILITY STUDIES 1. APRESENTAÇÃO O estudo de operabilidade e riscos (HazOp) é uma metodologia de Análise de Riscos que foi

Leia mais

PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha

PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha Profº Drº Carlos Roberto Regattieri carlos.regattieri@fatectq.edu.br 1 MFMEA MACHINE FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS MF.M.E.A.

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO Ano III / N o 01 Janeiro-Fevereiro/98

BOLETIM TÉCNICO Ano III / N o 01 Janeiro-Fevereiro/98 BOLETIM TÉCNICO Ano III / N o 01 Janeiro-Fevereiro/98 ANÁLISE DE RISCO 1. INTRODUÇÃO A utilização da Análise de Riscos, em atividades industriais ou não, tem como objetivo minimizar o potencial de ocorrência

Leia mais

Gerência de Riscos. Análise de Modos de Falha e Efeito (AMFE).

Gerência de Riscos. Análise de Modos de Falha e Efeito (AMFE). Análise de Modos de Falha e Efeito (AMFE). É uma técnica que permite analisar as falhas de componentes de equipamentos, estimar as taxas de falhas e determinar os efeitos que podem advir destas falhas.

Leia mais

FMEA ANÁLISE DOS MODOS DE FALHA E SEUS EFEITOS MARIO D ALESSANDRO NETO GRUPO 3 RAPHAEL HÉLIO COSTA ALMEIDA VINICIUS HENRIQUES DE FREITAS

FMEA ANÁLISE DOS MODOS DE FALHA E SEUS EFEITOS MARIO D ALESSANDRO NETO GRUPO 3 RAPHAEL HÉLIO COSTA ALMEIDA VINICIUS HENRIQUES DE FREITAS FMEA ANÁLISE DOS MODOS DE FALHA E SEUS EFEITOS MARIO D ALESSANDRO NETO GRUPO 3 RAPHAEL HÉLIO COSTA ALMEIDA VINICIUS HENRIQUES DE FREITAS OBJETIVO Definir, identificar e eliminar falhas, problemas ou erros

Leia mais

Análise de Riscos Ambientais. Roteiro. Conceitos

Análise de Riscos Ambientais. Roteiro. Conceitos Análise de Riscos Ambientais Lupércio F. Bessegato lupercio@est.ufmg.br Roteiro 1. Conceitos 2. Ferramentas de Análise de Riscos: APP Hazop FMEA e FTA 3. Modelos de Decisão: Determinísticos Probabilísticos

Leia mais

Engª Quim. Fabiani P. Vitt FEPAM -RS

Engª Quim. Fabiani P. Vitt FEPAM -RS Engª Quim. Fabiani P. Vitt FEPAM -RS MANUAL DE ANALISE DE RISCOS - FEPAM Versões: MAR/2001 e FEV/2016 Avaliação do risco possibilidade de decidir sobre a viabilidade ambiental de um empreendimento. Objetivo:

Leia mais

Conceitos Gestão da Manutenção Técnico em Eletrotécnica GESTÃO DA MANUTENÇÃO PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Conceitos Gestão da Manutenção Técnico em Eletrotécnica GESTÃO DA MANUTENÇÃO PROFESSOR FLÁVIO MURILO Conceitos Gestão da Manutenção Técnico em Eletrotécnica 1 NBR 5462 - Confiabilidade e mantenabilidade Falha "Término da capacidade de um item desempenhar a função requerida." a) Depois da falha, o item

Leia mais

TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE RISCOS DE EXPLOSÕES

TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE RISCOS DE EXPLOSÕES II SEMINÁRIO PREVENÇÃO & PROTEÇÃO CONTRA EXPLOSÃO NA INDÚSTRIA TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE RISCOS DE EXPLOSÕES Palestrante: Dr. Anthony Brown RISIKO Análise de Segurança 18 de Abril 2006 1 ESTUDOS DE RISCOS

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Estudos de análise de risco em instalações com produtos perigosos José Carlos de Moura Xavier CETESB Análise

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

PERIGO E RISCO 29/10/2012

PERIGO E RISCO 29/10/2012 1 PERIGO E RISCO PERIGO: Sempre estará presente em qualquer lugar que se esteja, pois é inerente à atividade que se faz ou à substância que se manuseia. 2 1 PERIGO E RISCO RISCO: É a possibilidade que

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Gerenciamento de risco Químico Edson Haddad CETESB Gerenciamento de risco Propósito do PGR Programa de Gerenciamento

Leia mais

FMEA. FMEA - Failure Mode and Effects Analysis (Análise dos Modos e Efeitos de Falha)

FMEA. FMEA - Failure Mode and Effects Analysis (Análise dos Modos e Efeitos de Falha) FMEA FMEA - Failure Mode and Effects Analysis (Análise dos Modos e Efeitos de Falha) Técnica auxiliar no projeto de sistemas, produtos, processos ou serviços. Flávio Fogliatto Confiabilidade PROMINP 1

Leia mais

Estratégias para a seleção de métodos de avaliação de risco. Rui Azevedo

Estratégias para a seleção de métodos de avaliação de risco. Rui Azevedo Estratégias para a seleção de métodos de avaliação de risco Rui Azevedo RISCO? RISCO? Risco: Efeito da incerteza na consecução dos objetivos Um efeito é um desvio, positivo ou negativo, relativamente ao

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DE RISCOS

QUANTIFICAÇÃO DE RISCOS .0 QUANTIFICAÇÃO DE RISCO Como o risco é constituído por dois fatores, a Probabilidade de Ocorrência e a Amplitude da Conseqüência, para que se avalie o Nível do Risco é necessário que se efetue uma estimativa

Leia mais

Módulo Processo (primeira parte: 5.1 Generalidades, 5.2 Comunicação e consulta, 5.3 Estabelecimento de contexto)

Módulo Processo (primeira parte: 5.1 Generalidades, 5.2 Comunicação e consulta, 5.3 Estabelecimento de contexto) Módulo 3 5. Processo (primeira parte: 5.1 Generalidades, 5.2 Comunicação e consulta, 5.3 Estabelecimento de contexto) 5.1 Generalidades Convém que o processo de gestão de riscos seja: parte integrante

Leia mais

Análise de Riscos HAZOP. Hazards and Operability. Análise de Riscos HAZOP. Hazards and Operability

Análise de Riscos HAZOP. Hazards and Operability. Análise de Riscos HAZOP. Hazards and Operability Análise de Riscos Hazards and Operability Análise de Riscos Hazards and Operability O tem sido usado com grande sucesso há aproximadamente 40 anos com o objetivo de identificar os perigos causados pelos

Leia mais

Sumário. Agradecimentos, xv Prefácio à segunda edição, xvii Prefácio à primeira edição, xix Introdução, 1

Sumário. Agradecimentos, xv Prefácio à segunda edição, xvii Prefácio à primeira edição, xix Introdução, 1 Sumário Agradecimentos, xv Prefácio à segunda edição, xvii Prefácio à primeira edição, xix Introdução, 1 1 Abordagem holística, 9 1.1 Objeto de estudo, 14 1.2 Visão holística da segurança, 19 1.3 Diagnóstico

Leia mais

Doctor Quality Consultoria e Treinamento

Doctor Quality Consultoria e Treinamento Gerenciamento de Riscos para cadeia do Frio Como todos sabem o gerenciamento de riscos é um item fundamental, quando falamos em Boas Práticas de transporte, principalmente quando falamos de cadeia do frio.

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Ambientais

Gerenciamento de Riscos Ambientais Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental Gerenciamento de Riscos Ambientais Alexandre Martins Fernandes afernandes@cena.usp.br Sorocaba Agosto 2010 Quem é o professor??

Leia mais

ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS AAF

ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS AAF Universidade Tecnológica Federal do Paraná Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Gerência de Riscos ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS AAF Prof. Me. Marco Antonio Ferreira Finocchio Análise de

Leia mais

FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS

FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES0778 Gestão da Qualidade I FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS (Análise do

Leia mais

Introdução a Engenharia da Confiabilidade

Introdução a Engenharia da Confiabilidade GERENCIA DA MANUTENÇÃO Introdução a Engenharia da Confiabilidade Professor: Emerson Rigoni, Dr. rigoni@utfpr.edu.br www.rigoni.com.br/et54c.htm Evolução dos Conceitos Parte 1 - Análise dos Modos de Falha

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 26/03 aula prática (Aula_6) 02/04 ok - hoje! Aulas previstas:

Leia mais

19 de Setembro de 2017 Maria Vieira Risk Engineering Zurich Brasil Seguros. Gestão de Riscos Metodologias Básicas

19 de Setembro de 2017 Maria Vieira Risk Engineering Zurich Brasil Seguros. Gestão de Riscos Metodologias Básicas 19 de Setembro de 2017 Maria Vieira Risk Engineering Zurich Brasil Seguros Gestão de Riscos Metodologias Básicas Gestão de Riscos - Metodologias Básicas Objetivo Fornecer metodologias simples que nos ajudem

Leia mais

4.1 Determinação do Nível de Significância

4.1 Determinação do Nível de Significância Módulo 4 Etapas do LAIA: determinação e classificação de significância, medidas de controle e aplicação. 4.1. Determinação do nível de significância. 4.2 Classificação do nível de significância. 4.3. Estabelecimento

Leia mais

MÓDULO VI. O Sistema HACCP. Formador: Anabela Portela. Data:16/02/15 18/02/15

MÓDULO VI. O Sistema HACCP. Formador: Anabela Portela. Data:16/02/15 18/02/15 MÓDULO VI O Sistema Formador: Anabela Portela Data:16/02/15 18/02/15 Objectivos Objectivo Geral do Módulo Pretende-se que os formandos conheçam todas fases de implementação de um sistema e a metodologia

Leia mais

Submódulo 11.5 Diagnóstico dos sistemas de proteção e controle

Submódulo 11.5 Diagnóstico dos sistemas de proteção e controle Submódulo 11.5 Diagnóstico dos sistemas de proteção e controle Rev. Nº. Motivo da revisão Data de aprovação pelo ONS Data e instrumento de aprovação pela ANE- EL 0.0 Este documento foi motivado pela criação

Leia mais

Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local MÓDULO 4. Metodologias de Avaliação de Riscos Profissionais. Formadora - Magda Sousa

Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local MÓDULO 4. Metodologias de Avaliação de Riscos Profissionais. Formadora - Magda Sousa Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local MÓDULO 4 Metodologias de Avaliação de Riscos Profissionais Formadora - Magda Sousa OBJECTIVO Aplicar as metodologias adequadas à avaliação

Leia mais

Introdução a Engenharia da Confiabilidade

Introdução a Engenharia da Confiabilidade GERENCIA DA MANUTENÇÃO Introdução a Engenharia da Confiabilidade Professor: Emerson Rigoni, Dr. rigoni@utfpr.edu.br www.rigoni.com.br/et54c.htm Evolução dos Conceitos Parte 1 Análise dos Modos de Falha

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 A nova Norma Regulamentadora NR-20, em seu item 20.14.2, determina que a empresa deve elaborar o plano de resposta

Leia mais

RBI - RISK BASED INSPECTION O QUE É PRECISO SABER?

RBI - RISK BASED INSPECTION O QUE É PRECISO SABER? RBI - RISK BASED INSPECTION O QUE É PRECISO SABER? UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL SOBRE OS RISK BASED INSPECTION E SUA IMPORTÂNCIA NO GERENCIAMENTO DE INTEGRIDADE ABRIL/2018 Equipe Técnica SGS Função - INDUSTRIAL,

Leia mais

Análise e gerenciamento de riscos

Análise e gerenciamento de riscos Análise e gerenciamento de riscos DIFERENÇA ENTRE PERIGO E RISCO PERIGO Embora sua tradução do inglês hazard, seja para o português risco, perigo, para o gerenciamento de risco, perigo e risco apresentam

Leia mais

PHD 2542: Sistema de Gestão Ambiental Aula 10: Aspectos e Impactos Ambientais

PHD 2542: Sistema de Gestão Ambiental Aula 10: Aspectos e Impactos Ambientais PHD 2542: Sistema de Gestão Ambiental Aula 10: Aspectos e Impactos Ambientais Prof. Mierzwa Definições Aspecto ambiental: Elementos das atividades, produtos ou serviços que podem interagir com o meio ambiente.

Leia mais

Gestão de Risco de Dispositivos Médicos. Graça Azeredo 20 Outubro 2016

Gestão de Risco de Dispositivos Médicos. Graça Azeredo 20 Outubro 2016 Gestão de Risco de Dispositivos Médicos Graça Azeredo 20 Outubro 2016 OBJETIVOS Identificar a interação entre Qualidade e Gestão de Risco Definir o Processo da Gestão de Risco Apresentar a Gestão de Risco

Leia mais

VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO

VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO Validação: Estamos construindo o produto certo? Verificação envolve checar se o software cumpre com suas especificações. Verificação: Estamos construindo certo o produto? Validação

Leia mais

NÍVEL DE SEGURANÇA SIL - ESTUDOS PRÁTICOS DO SISTEMA DE PORTAS DE PLATAFORMAS PSD

NÍVEL DE SEGURANÇA SIL - ESTUDOS PRÁTICOS DO SISTEMA DE PORTAS DE PLATAFORMAS PSD NÍVEL DE SEGURANÇA SIL - ESTUDOS PRÁTICOS DO SISTEMA DE PORTAS DE PLATAFORMAS PSD Rubens Navas Borloni Companhia do Metropolitano de São Paulo José Sabariego Ruiz Filho Companhia do Metropolitano de São

Leia mais

Avaliação de riscos em saúde ambiental: caso de acidentes industriais severos

Avaliação de riscos em saúde ambiental: caso de acidentes industriais severos Avaliação de riscos em saúde ambiental: caso de acidentes industriais severos Profa. Adelaide Cassia Nardocci Departamento de Saúde Ambiental FSP/USP AVALIAÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS

Leia mais

Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45001:2018

Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45001:2018 Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45001:2018 Definição: Objetivos: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento de controle e melhoria do nível de desempenho

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Controle de Qualidade de Medicamentos Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto

Leia mais

Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) ESTRUTURA ISO :2016

Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) ESTRUTURA ISO :2016 Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45.001:2016 Definição: Objetivos: ESTRUTURA ISO 45.001:2016 Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento de controle e

Leia mais

FMEA. Failure Mode and Effects Analysis FMEA FAILURE MODE AND EFFECTS ANALYSIS

FMEA. Failure Mode and Effects Analysis FMEA FAILURE MODE AND EFFECTS ANALYSIS SAFETY TPS nº48: RESPONSÁVEL: Técnicas de Análise de Riscos FALURE MODE AND EFFECTS ANALYSS Modo de Falha e Análise de Efeitos (Análise do Tipo e Efeito da Falha Potencial) técnica analítica empregada

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

Produção mais Limpa (P+L) Prof. Dr. Aldo R. Ometto

Produção mais Limpa (P+L) Prof. Dr. Aldo R. Ometto Produção mais Limpa (P+L) Prof. Dr. Aldo R. Ometto Definição Continua Produção mais Limpa Produtos Processos Aumento da Preventiva ESTRATÉGIA Ecoeficiência Redução Riscos Integrada Serviços Homem Meio

Leia mais

Seminário de Licenciamento e Gestão Sócio Ambiental

Seminário de Licenciamento e Gestão Sócio Ambiental Seminário de Licenciamento e Gestão Sócio Ambiental Enio Fonseca FMASE/CEMIG 06 e 07 de outubro 2016 São Paulo Planejamento e Análise de Risco Ambiental Definição de Riscos para a Gestão; Planejamento

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para garantir que os objetivos de segurança

Leia mais

F cópia controlada pág.: 1 de 12 PRO-1 1. TÍTULO: Código: Rev.: Identificação e Análise de Aspectos e Impactos Ambientais

F cópia controlada pág.: 1 de 12 PRO-1 1. TÍTULO: Código: Rev.: Identificação e Análise de Aspectos e Impactos Ambientais 1. OBJETIVO Sistematizar em toda ABCZ a identificação e avaliação preliminar de aspectos e impactos ao Meio Ambiente, com foco preventivo, envolvendo todos os processos, atividades (diretas e ou indiretas),

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

Alexandre Dezem Bertozzi

Alexandre Dezem Bertozzi Aula-01 Alexandre Dezem Bertozzi Técnico em Telecomunicações; Engenheiro Eletricista e Engenheiro Eletrônico; specialista em Engenharia de Segurança a do Trabalho; Especialista em Redes de Computadores;

Leia mais

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Verificação e Validação Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Objetivos Apresentar a verificação e validação de software e discutir a distinção entre elas Descrever

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Escopo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário,

Leia mais

APQP. Advanced Product Quality Planning. Fundamentos do APQP. Objetivos do APQP 16/11/2008. Organização do Desenvolvimento de Produto

APQP. Advanced Product Quality Planning. Fundamentos do APQP. Objetivos do APQP 16/11/2008. Organização do Desenvolvimento de Produto APQP Advanced Product Quality Planning (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto) Fundamentos do APQP Organização do Desenvolvimento de Produto Comunicação Interativa Treinamento Objetivos do APQP

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 6 Gerenciamento de Qualidade. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 6 Gerenciamento de Qualidade. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Conceitos de qualidade Planejamento da qualidade em projetos Stakeholders Revisões / Auditorias Controle de Qualidade Garantia

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora

TESTES DE SOFTWARE. Profa. Maria Auxiliadora TESTES DE SOFTWARE 1 Teste de software É uma atividade crítica na garantia de qualidade de software; Quatro dimensões: Estado do teste ( o momento ); Técnica do teste ( como vou testar ); Metas do testes

Leia mais

Gerencia Industrial. Thiago Alencar

Gerencia Industrial. Thiago Alencar Gerencia Industrial Gerencia Industrial Thiago Alencar thiago.alencar@ifsc.edu.br http://joinville.ifsc.edu.br/~thiago.alencar/ Horário de aulas: 2ª feira das 20:40 até às 10:30 hs sala 212 GERÊNCIA INDUSTRIAL

Leia mais

Coordenador: Dra. Carla Gomes

Coordenador: Dra. Carla Gomes Coordenador: Dra. Carla Gomes Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária...

Leia mais

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação.

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. Aula 06 1 2 No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. No contexto projeto, escopo pode se referir a: Escopo do produto: as características

Leia mais

Submódulo 11.5 Diagnóstico dos sistemas de proteção e controle

Submódulo 11.5 Diagnóstico dos sistemas de proteção e controle Submódulo 11.5 Diagnóstico dos sistemas de proteção e controle Rev. Nº. Motivo da revisão Data de aprovação pelo ONS Data e instrumento de aprovação pela ANEEL 0.0 Este documento foi motivado pela criação

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CONTROLE DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS.

IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CONTROLE DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. 1 de 5 REV. DESCRIÇÃO DAS REVISÕES Emissão inicial. ANÁLISE CRÍTICA ( ) APROVADO VISTO DATA COMENTÁRIOS: ( ) NÃO APROVADO ( ) ATENDER COMENTÁRIOS EMISSÃO REV. REV. 1 REV. 2 REV. 3 REV. 4 REV. 5 REV. 6

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA AR PARA PARCEIROS TQUIM TRANSPORTES

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA AR PARA PARCEIROS TQUIM TRANSPORTES A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA AR PARA PARCEIROS TQUIM TRANSPORTES Estrutura Fundação: 1980 Estrutura: Matriz: Diadema/SP Pátio Estação de limpeza de tanques equipe com 12 operadores, 3 líderes, 3 turnos de

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO Título: ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (PD&I) REVISÃO: 00 PÁGINA: 1 / 6 Data: 01/03/16 Período de vigência: 04 anos SUMÁRIO 1. Objetivo 2. Campo de Aplicação

Leia mais

Ferramentas para Análise de Risco. Roteiro. Introdução

Ferramentas para Análise de Risco. Roteiro. Introdução Ferramentas para Análise de Risco Roteiro 1. Introdução 2. APP Análise Preliminar de Perigo 3. HAZOP Hazard and Operability Study 4. Estudo de Caso APP e HAZOP 5. FMEA Failure Modes and Effects Analysis

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses:

Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

Análise e Gerenciamento de Risco

Análise e Gerenciamento de Risco Análise e Gerenciamento de Risco Introdução APR HAZOP Árvores Versão: Setembro de 2015 Risco Risco Risco Risco f (frequência, severidade) Risco f (frequência, severidade) Frequência Seguros Probabilidade

Leia mais

Miolo_Analise_Falhas_2_Edicao_novo_atual:Miolo_Novo.qxd 13/01/ :51 Página 7. Sumário

Miolo_Analise_Falhas_2_Edicao_novo_atual:Miolo_Novo.qxd 13/01/ :51 Página 7. Sumário Miolo_Analise_Falhas_2_Edicao_novo_atual:Miolo_Novo.qxd 13/01/2014 16:51 Página 7 Sumário 1 Confiabilidade e FTA...17 1.1 Introdução...19 1.2 O que é confiabilidade...19 1.3 Fundamentos de confiabilidade...21

Leia mais

Cursos / Treinamentos

Cursos / Treinamentos Cursos / Treinamentos Carga Horária 1 Estatística Básica em Todos os Níveis. 16 Horas 2 Estatística Avançada. 60 Horas 3 Formação de Auditores Internos da Qualidade. 32 Horas 4 Controle Estatístico de

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL I. INTRODUÇÃO: O Risco Operacional pode ser entendido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falhas, deficiência ou inadequação de processos

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho Prevencionismo Prevencionismo "... O prevencionismo em seu mais amplo sentido evoluiu de uma maneira crescente, englobando um número cada vez maior de fatores e atividades, desde as precoces ações de reparação

Leia mais

APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO LEGISLAÇÃO ORIGEM 27/05/2013 SISTEMA DE ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE - APPCC

APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO LEGISLAÇÃO ORIGEM 27/05/2013 SISTEMA DE ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE - APPCC ORIGEM 27/05/2013 INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL 2 APRESENTAÇÃO Economia e mercados Qualidade de alimentos FERRAMENTAS SISTEMA DE ANÁLISE DE S E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE - APPCC ATENDER A QUESITOS

Leia mais

7 UE Ferramentas SGA: FMEA. Disciplina: Gestão Ambiental Faculdade Pitágoras Prof.a Viviane Maio

7 UE Ferramentas SGA: FMEA. Disciplina: Gestão Ambiental Faculdade Pitágoras Prof.a Viviane Maio 7 UE Ferramentas SGA: FMEA. Disciplina: Gestão Ambiental Faculdade Pitágoras Prof.a Viviane Maio FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) Análise de Modo e Efeitos de Falha É um processo sistemático para

Leia mais

Planejamento dos Riscos

Planejamento dos Riscos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Riscos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do Projeto

Leia mais

Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA)

Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA) Gerencia Industrial Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA) FMEA O método de análise de Modo e Efeito de Falha Potencial ( FMEA - Failure Mode and Effect Analysis ) é descrita através de um conjunto

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DA PROVA ESCRITA

PADRÃO DE RESPOSTA DA PROVA ESCRITA PADRÃO DE RESPOSTA DA PROVA ESCRITA ORIENTAÇÕES: Neste documento o examinador deverá descrever as questões e aspectos relevantes em cada critério de avaliação para obtenção da nota mínima para aprovação.

Leia mais

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

Norma NR-12: Como aplicar sistemas e dispositivos eletroeletrônicos de segurança em máquinas e equipamentos

Norma NR-12: Como aplicar sistemas e dispositivos eletroeletrônicos de segurança em máquinas e equipamentos Norma NR-12: Como aplicar sistemas e dispositivos eletroeletrônicos de segurança em máquinas e equipamentos Eng. Mec. Walter Luís Künzel - contato@bekengenharia.com.br CREA-SC: 102954-3 Eng. Eletric. Guilherme

Leia mais

Corpo de Bombeiros. Controle de fumaça Parte 8 aspectos de segurança

Corpo de Bombeiros. Controle de fumaça Parte 8 aspectos de segurança SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 15/2011 Controle de fumaça Parte 8 aspectos de segurança SUMÁRIO 18

Leia mais

Submódulo 11.4 Sistemas especiais de proteção

Submódulo 11.4 Sistemas especiais de proteção Submódulo 11.4 Sistemas especiais de proteção Rev. Nº. 0.0 0.1 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução Normativa ANEEL

Leia mais

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis)

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) Fonte: http://www.ogerente.com.br/qual/dt/qualidade-dt-fmea.htm Colaborador: Wilson Maretti Responsáveis: Daniel Capaldo, Vander Guerrero, Prof. Henrique Rozenfeld

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes EN3610 Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Santo André, abril de 2011 Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

Risco Operacional Estrutura de Gerenciamento 2016

Risco Operacional Estrutura de Gerenciamento 2016 Risco Operacional Estrutura de Gerenciamento SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... 3 3. GOVERNANÇA PARA A GESTÃO DO RISCO OPERACIONAL... 4 3.1 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO... 4 3.2 DIRETORIA

Leia mais

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL Informação Pública 13/5/2016 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIA... 3 4 CONCEITOS... 3 5 DIRETRIZES... 4 6 RESPONSABILIDADES... 7 7 INFORMAÇÕES DE CONTROLE... 10 13/5/2016 Informação

Leia mais

Gestão de Projetos 26/05/2013

Gestão de Projetos 26/05/2013 Grupo de Processos de Planejamento Unidade 06 www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 2 Grupos de Processos de Planejamento A equipe de gerenciamento utiliza o Grupo de Processos de

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão

TESTES DE SOFTWARE Unidade 1 Importância do Teste de Software. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1 - O teste nas fases de vida e de desenvolvimento de um software. 1.2 - O teste na engenharia de sistemas e na engenharia de

Leia mais

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO 14001 /2015 e OHSAS OMEB Treinamentos e Engenharia de Segurança do Trabalho Perita Oficial

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI Carga horária: 40 horas OBJETIVO O Curso tem por objetivo preparar profissionais de gerenciamento de projetos para realizar o exame de certificação Project

Leia mais

SISTEMA DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL.

SISTEMA DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL. OBJETIVO DO CURSO Capacitar os participantes no entendimento dos conceitos fundamentais de qualidade pertinentes aos requisitos da Norma OHSAS 18000 e interpretar cada um dos requisitos do SISTEMA DE SEGURANÇA

Leia mais